Quais são os avanços e retrocessos da terceira versão da Base Nacional Curricular?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 29 сер 2024
  • Um documento para estabelecer os direitos e objetivos de aprendizagem em cada segmento de ensino. Esse é o objetivo principal da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A ideia, como o próprio nome sugere, é que o documento ofereça subsídios para que redes e escolas elaborem seus programas de ensino. Ou seja, ela oferece a base sobre qual devem ser construídos os currículos.
    Depois de passar pela redação de especialistas, ser submetido a consulta pública no site do Ministério da Educação (MEC) e ser discutido em encontros promovidos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o texto chegou a sua terceira versão e foi encaminhado para o Conselho Nacional de Educação (CNE). O órgão irá revisar o trabalho e sugerir ajustes antes do início da fase de implementação, que deverá começar em 2018.
    A nova versão do documento tem suscitado intenso debate no meio educacional. Afinal, quais são os pontos positivos e negativos da atual redação? O que está em jogo nesse momento? Para responder a essas e outras perguntas, veja o vídeo com a entrevista da superintendente do Centro de Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), uma das organizações participantes do Movimento pela Base, Anna Helena Altenfelder, e do professor de políticas públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC) Salomão Ximenes.
    Na primeira parte desse debate, eles falam sobre o processo de discussão para elaboração da BNCC, seu papel na educação brasileira e o impacto da ausência de indicações sobre e para o ensino médio.

КОМЕНТАРІ • 19

  • @susanalopes4385
    @susanalopes4385 6 років тому +6

    Ele garante e concretiza o direito que todos tem de aprender ,mas porém não
    asseguram o direito a vaga ao mesmo.

  • @antoniosouzadossantos5671
    @antoniosouzadossantos5671 7 років тому +6

    Quando se quer conhecer melhor a sociedade e certas situações, o IBGE vai aos lares; as famílias nem se quer foram consultadas sobre como pensam a instrução de seus filhos ou orientadas sobre as propóstas do MEC. E há muitas delas que são perigosas.

    • @rebecaanastacia3020
      @rebecaanastacia3020 6 років тому

      Oi Antônio, quais as propostas que você diz que seriam perigosas? E de que forma você imagina que as famílias poderiam ajudar nessa nova base, como você pensa que as famílias quereriam a instrução?

    • @desativadodesativado9303
      @desativadodesativado9303 6 років тому

      Rebeca Anastácia questionei o mesmo a ele lá em cima. Ele fala de forma geral sem aprofundamento. Isso é típico de pessoas que têm o conhecimento tão raso que não conseguem exor suas opiniões... Uma pena..

    • @COACHMT291
      @COACHMT291 2 роки тому

      Alienado

  • @pedrooctavio5085
    @pedrooctavio5085 Рік тому +1

    Os caras são CONTRA a PRIVATIZAÇÃO da educação em um CANAL DE EMPRESA PRIVADA ? Contraditório ????? Discutindo em Canal de Empresa Privada ? Brezil de contrastes.Esses são os "gestores" ? Não entendi ? Agendas ?

  • @AlanaRaquelblog
    @AlanaRaquelblog 6 років тому +6

    Eu gostaria de convidar ao MINISTRO DA EDUCAÇÃO a passar um dia em algumas escolas da Rede Municipal de Ensino, preferencialmente no Fundamental II, verificar a realidade de hoje, depois de entenderem de fato como está a educação do Brasil, façam algum planejamento.

  • @muriloamati2092
    @muriloamati2092 6 років тому +3

    Onde está a segunda parte do debate?

    • @Instituto_Claro
      @Instituto_Claro  6 років тому +1

      Olá Murilo, tudo bem?
      Você pode conferir a segunda parte no link: ua-cam.com/video/lisHU7hAWGU/v-deo.html

  • @antoniosouzadossantos5671
    @antoniosouzadossantos5671 7 років тому +4

    Reducionista mesmo! E tirana sobre as decisões das famílias sobre os filhos e dos educadores sobre os alunos. A autonomia é subtraída.

    • @rebecaanastacia3020
      @rebecaanastacia3020 6 років тому

      Oi, de que forma você vê esse reducionismo? Pelo o que eu entendi como proposta da base, é que ela quer que o aluno aprenda a ter seu pensamento crítico e invista esforços na área que lhe é de interesse.

  • @antoniosouzadossantos5671
    @antoniosouzadossantos5671 7 років тому +3

    12 milhões não é a saciedade.

  • @heliojose5994
    @heliojose5994 6 років тому +3

    Ensino de verdade era o da minha época no regime militar. Professor de qualidade escolas de qualidade. Acabaram com o ensino público e tentan remendar. .

    • @barbaralima9321
      @barbaralima9321 4 роки тому +7

      Hélio muita coisa mudou e colocar a culpa só nos professores e na escola, é covardia.

    • @istariistar118
      @istariistar118 3 роки тому +2

      Não delira!!