Olá professor eu sou um trabalhador braçal e volta e meia no meu serviço o pessoal fala sobre esses assuntos (estado mínimo, imposto é roubo e etc)e quando eu entro na conversa mencionando o que aprendo com pessoas como o senhor o pessoa fica sem argumentos e incrivelmente começam a desviar o assunto para pautas morais, aborto, gays e etc. Como o senhor mesmo diz, contra fatos não há argumentos, por isso desviam de assuntos econômicos reais para falarem sobre pautas morais, muitas vezes fictícias. Obrigado por mais uma aula.
eu fui mais privilegiado na familia e tive mais tempo pra estudar e realmente quando se coloca fatos na mesa maioria desvia pra paltas morais, principalmente quando se desmentem falacias como PT de esqueda/Comunista/socialista, como que bolsa familia nao é o que a as pessoas na pobreza etc... nao sabem descrever nem o Capitalismo, literalmente se pergunta o que é capitalismo nao sabem explicar nem o basico, desviam do assunto e continuam com aquela visao mediana que no brasil é bem mediocre.
@@dioliver85 Então vamos aos fatos: quem cria dívida são governos como do PT, que não respeitam orçamento, gastam demais, fazem eststais dar prejuízo e atrapalham o crescimento da economia, criando mais dívida. Ai dão uma esmola pros escravos sociais, dependentes do Estado, pra garantir votos pra se perpetuar no poder. Brasil. Ai roubam a riqueza do povo burro com impostos altos, sempre na ilusão da promessa que o Estado ira resolver algo. Não há solução feita com "canetas e leis". Riqueza só se cria com inovações, novas tecnologias e trabalho eficiente. Coisa que políticos não fazem
até a eleição passada (2022), eu estava com esse mesmo raciocínio. Comecei a sair da "minha bolha" em rede social e mudei minha concepção. Este canal me ajudou muito pra isso. Grande abraço, professor.
como assim brasil pagou 2,5 trilhoes de juros em um ano? em 4 anos pagaria 10 trilhoes? ...brasil nao paga nada sr jk... é por isso que a divida so cresce e ja ta em 7,6trilhoes..o rombo do governo lula 3 ja passou de 1 trilhao de reais... devidos aos deficits....se nao ha superavit primario... ...como é que pagamos 2,5 trilhoes..se sequer temos superavit de meros 100bilhoes antes dos juros? depois dos juros vai pra quase 1 trilhao ..e juro se baixa pagando, com superavit primario ..confiança, baixa gastos e impostos. inflaçao baixa, ...amortizaçoes
Suas aulas deveriam compor um curso de formação obrigatória para políticos, sem a conclusão da qual nenhum político deveria assumir um cargo público. Parabéns pela explanação professor👏👏
Quando eu vejo que até no governo a maior parte da grana é destinada a juros, penso que esse sistema de cobrança de juros em empréstimos PRECISA ser revisto pela sociedade.
Muito grato pelos esclarecimentos professor. O Brasil realmente é sugado pelo mercado financeiro. Já pagamos 700 bilhões de Reais só de juros SELIC nos últimos 12 meses.
Não tem magica. Se gasta mais do que arrecada tem que se sujeitar a juros de mercado. O povo tem que se insurgir sim contra castas privilegiadas... Agro recebendo 750bi por ano, isenções fiscais absurdas aos amigos do rei, milico se aposentando com 50 anos, juiz ganhando 100k... E claro, deixar de ser fazendão...
Cara, te recomendo o podcast do Inteligência Ltda que saiu essa semana, com o Eduardo Moreira e Cesar Calejon que abordam, entre outros assuntos, estas monstruosidades praticadas pelo mercado financeiro com os mais desfavorecidos.
A política de juros altos (Selic elevada) é uma ferramenta poderosa, mas com efeitos colaterais importantes. Com grande parte do orçamento comprometido com juros e amortização da dívida pública, fica evidente quem autoridade monetária quer beneficiar com essa política se concentram em um grupo específico da sociedade. A narrativa de que essa é a única solução para controlar a inflação, enquanto a população arca com os custos, A autoridade monetária e os farias limas (Mercado) insulta a inteligência do povo brasileiro e tenta esconder os verdadeiros impactos dessa política. É crucial buscar um equilíbrio entre o controle da inflação, o desenvolvimento econômico e a justiça social, garantindo que os custos e benefícios sejam distribuídos de forma mais equitativa.
Professor Kobori sou assíduo ouvinte de seus podcasts e gosto muito do conteúdo de suas explicações, mas entendo que ao responder a primeira pergunta em relação ao nível de poder de compra do estadunidense em relação ao brasileiro faltou o senhor falar sobre a divisão internacional do trabalho extremamente desfavorável em uma economia de capitalismo dependente como é a nossa. A super exploração da força de trabalho no Brasil. Obrigado e parabéns pelotrabalho.
Prezado prof Kobori, acabei de ler a sua carta aberta ao publico no seu site. Apesar de ter seguir ja ha algum tempo e gostar demais de vc, nao tinha ideia da sua estoria. Se possivel te admiro ainda mais e acredite que nada acontece por acaso. Voce está exatamente aonde o mundo precisa de voce. Um grande abraco e continue seu trabalha incrivel e imprescindivel.
4 місяці тому
Fico feliz que tenha lido. Muito obrigado pelo carinho!! Forte abraço!
Professor, obrigado por existir esse canal. Faça um vídeo, se for da mesma opinião que a minha, sobre a forma que os governos mais poderosos estão levando a economia mundial baseado em dividas e que fim vai dar quando ninguém puder pagar mais esse endividamento.
Muito bom!!! “ O que importa é a jornada” Cleyton assim como nós também,achamos interessante ouvir relatos de história de vida de seres humanos que estão trilhando a vida dignamente… degrau por degrau!! Os milagres somente pertencem a Deus!!! Ninguém se deita e amanhece bem sucedido!! A nós somente está reservado a luta por melhores dias e ainda assim sob o sustento das mãos de Deus. Parabéns professor Kobori!🙏🇧🇷🌎👏
4 місяці тому
Muito obrigado pelo carinho, Lucrecia. Forte abraço!
Me identifico com a "direita" (Apesar de não concordar com todas as ideias comuns de quem se identifica) assim como algumas ideias libertárias de estado mínimo, e comecei hoje a assistir seus conteúdos e achei eles super inteligentes, bem trabalhados, é muito importante a gente sempre ouvir os dois polos de uma discussão, isso ajuda a desenvolver mais ainda a compreensão do todo. Espero um dia conseguir entender de fato a economia e as suas diversas facetas.
Olá Professor, Gosto muito de suas colocações sobre o papel da economia, do estado e da qualidade da vida dos cidadãos que desejamos almejar. Só queria lembrar que dos 5.5 trilhões do orçamento 1.7 trilhao é rolagem da divida, logo não é arrecadação de tributos nem receita de dividendos das empresas estatais e juros de empréstimo do bndes. Assim sendo, o percentual que vc disse, respondendo ao ouvinte sobre os tributos, é outro.
Sim JK, moro na Noruega e quanto mais voce ganha mais % de imposto voce paga, chega um momento que você pode pagar até 60% ou um pouco mais, mas a partir disso a porcentagem fica fixa, entao nao vai mais que 60% e poucos.
Excelente vídeo com ótimas explicações como sempre professor José Kobori, professor eu gostaria de fazer algumas perguntas um pouco diferentes a você, no caso pelo que você disse em um vídeo a muito tempo atrás sobre o fato do Brasil estar neste processo de "privatização" de estatais estratégicas para o país indo nesta onda do neo-liberalismo principalmente nas áreas de energia, saneamento básico, mineração entre outras fazendo o que muitos países fizeram no passado principalmente no governo de Margaretch Tacher na inglaterra, pelo que você disse aconteceu um processo de nacionalização destas empresas estratégicas e eu lembro que você disse que viveu um tempo trabalhando na alemanha e se eu não me engano talvez em outros países me corrija se eu estiver errado, e no caso ao ver o Brasil como um país burocrático pra fazer investimentos além de ter uma infraestrutura ruim em algumas áreas alem de muitos problemas sociais, isso nunca te desanimou e o fez pensar em viver em outros paises pelo resto da sua vida? Inclusive o Japão que é o pais dos seus ancestrais? E nunca houve em você um sentimento de "vergonha de dizer que é brasileiro" Coloco isso porquê isso traz também a tona do complexo de "vira lata" mencionado por Nelson Rodrigues, E você acha que o Brasil é um país mal visto no exterior por conta disto? Um forte abraço e mais sucesso
Sobre a primeira pergunta, sobre o orçamento da União, a conclusão que se tira sobre tudo isso é que o orçamento já foi completamente sequestrado pelos banqueiros, deputados e parlamentares. O poder executivo já não tem quase nenhuma força ativa em grandes projetos de desenvolvimento no país.
Pensei a mesma coisa embora o professor koburi não tenha citado claramente esse é o segredo da nossa miséria de 5 trilhões de PIB, metade já vai para o bolso do banqueiro, os políticos pegam uma fatia senão eles não aprovam nada e para manter essa engrenagem, o trabalhador é o escravo dessa história trabalha até a morte sem quase nenhum benefício enquanto durar esse sistema iremos agonizar nesse país sem futuro
@@gerdanio6575o governo não dá dinheiro aos banqueiros de graça, ele pega dinheiro emprestado dos bancos com juros altos, e pega emprestado porque não tem uma boa gestão. A culpa não é do banco pela ineficiência do governo em gerir seus gastos.
Parabéns professor, grande trabalho de politização!! Precisamos sempre acertar o alvo; ou seja, destacar bem os problemas . No caso Brasil, Universidades públicas, Pesquisa, trabalhos acadêmicos, fóruns, grupos multidisciplinares etc... Melhor saída.
Professor, seria bom também comentar sobre a avassaladora corrupção que assola qualquer tipo de orçamento público e intenção de desenvolvimento de uma sociedade.
Só que ele não respondeu não é mesmo ? Por isso que é fácil catequisar no youtube. A pergunta não era "QUAL A SUA SUGESTÃO PARA A SOLUÇÃO DOS CUSTOS DA DìVIDA DO PAÍS" Ele não deu nenhuma !
4 місяці тому
Eu quem agradeço a participação, Danilo. Forte abraço!
Isso é o que a Fattorelli do "auditoria cidadã" sempre diz! Gastamos demais em juros e amortização da dívida do que todos os outros gastos, como saúde e educação! Mas o mercado jamais vai permitir que essa divisão injusta mude! O vagabundo que suga recursos do estado não é o pobre que recebe auxílio! É aquele que não produz nada, mas ganha com essa dívida!
tu é burro cara, é o estado que pede dinheiro emprestado pra auto financiar sua maquina publica ineficiente, se vc acha injusto quem empresta dinheiro a ele cobrar juros, mostre a diferença, pega seu dinheiro e empresta pro governo sem juros
A dívida se não é paga por juros, é paga por inflação. O problema não é empréstimos terem juros, é quem faz empréstimos em nome do povo. Seu vizinho que guarda 30% do que ganha e compra títulos públicos não tem culpa alguma disso.
o discurso dela é falacioso. vai ver se ela quer mexer na aposentadoria privilegiada dela como auditora fiscal da receita. Quer dar calote na dívida, mas continuar recebendo dezenas de milhares de reais mensais. Assim fica fácil... Ela aceitaria uma contribuição extraordinária pro INSS de 45% de sua aposentadoria p acabar com o deficit ?
Professor, próxima vez, ao falar do gráfico de rolagem de juros, sugiro mostrar o orçamento de outros países em relação à isso. Nos países do centro do capitalismo, percebe-se grande diferença em relação à juros da dívida.
@ 5:00 sobre orçamento do Governo: desses 38 Bilhoes que esta na mao do congresso é incrivel que, folha, estadao, uol, Poder 360, Cnn, Joven Pan em suma todas as midias Mainstream nao cobram nenhuma resposabilidade fiscal sobre o congresso apenas sobre o Executivo.
Por força do meu trabalho, eu transito entre a economia real e a economia financeira o tempo todo. É realmente desesperante ver o pessoal do comércio e indústria se descabelar com cada alta da SELIC, enquanto no mercado financeiro, eles exigem mais austeridade e juros maiores. O sr. fala muito disso, da financeirização da economia brasileira. Grande parte dos analistas de mercado - sejam coachs mequetrefes metidos a besta ou executivos de primeira linha de fundos - costumam avaliar os fatores econômicos sob um ótica meramente financeira, que contamina a percepção pública e do próprio Estado de como a economia deveria ser direcionada.
Ele era a favor de responsabilidade fiscal, sabia muito bem que se dívida não fosse paga diretamente (por juro) seria paga indiretamente (por inflação)
Tu só pode está de sacanagem cara. Paulo Gala pertence ao mercado financeiro. Acorda gado!!! Metade do orçamento está indo pra uma minoria de ricos e tu querendo ver mais vídeos de gente criticando a ACD. Gado gado gado@@paulonegrato9810
Auditoria pra que ?? Todo mundo já sabe . É público. A falta de vergonha é tanta que nem escondem mais. O problema é que é LEGAL porque o congresso eo Senado diz que é. E vai ficar sendo enquanto não mudar a lei ou simplesmente um governo com culhão tomar de volta o Banco do Brasil e a caixa econômica federal , bancos estatais, dizer que não vai pagar mais juros pra banco nenhum , e o dinheiro público ser administrado por um banco público a “taxa” zero .
Prof. Kobori sempre com colocações importantes. Só gostaria de observar que uma forma que o governo pode contribuir para a redução do endividamento público, no longo prazo, é construir orçamentos e executa-los sem produzir déficits, ou seja, gastarmos como país aquilo que somos capazes de produzir e a União de arrecadar da sociedade. A parcela elevada do orçamento para amortizar dívida e pagar juros é pq temos que cobrir nossos déficits públicos. Cada ano gastando mais que arrecadamos, desde 2015 no segundo governo Dilma, significa continuar gerando a necessidade de endividamento e, portanto, de pagamentos de juros. O que pagamos hj de juros é resultado de anos anteriores de endividamento público. Na resposta do professor faltou, na minha opinião, falar da necessidade de esforço fiscal do governo em ter um orçamento equilibrado, o que permitirá a redução da nossa dívida e o menor gasto com juros e amortizações, no médio prazo.
Faltou informação sobre a dívida e juros. O setor público, inclusos governos federal, estadual e municipal, juntamente com as estatais, é deficitário sem considerar os juros da dívida, ou seja: para arcar com todas as despesas, desconsiderando o pagamento dos juros, o governo necessariamente precisa emitir mais dívida. Tecnicamente isso é chamado de déficit primário. Se quiser saber mais, procure pela noticia "Setor público tem déficit primário de R$ 21,2 bilhões em julho", publicada ontem pelo próprio governo federal.
Agora vou te fazer uma pergunta. Digamos que você tenha uma máquina de imprimir dinheiro em casa. Você iria se preocupar com dívida ? Se você pode simplesmente imprimir o dinheiro de pagar essa dívida ? Pois é. O estado é assim. Dívida em real o Brasil imprime e paga . Ponto final . Não existe inflação nem déficit de dívida em moeda nacional. Dívida ruim é externa, em dólar , sem ter reserva de dólar , o que não é o caso do Brasil
professor, faz umm vídeo sobre esssa "crise" que o mercado ta criando pra poder subir juros e frear a atividade economica do país que, finalmente esta á melhorando e com bons dados industriais. Sabemos que a intenção é criar desemprego para impedir a subida dos salarios e claro, garantir aquele 1% ao mes de rendimento; é como o sociólogo Jessé Souza fala " a elite do traso" que atua contra o Brasil
Gerenciei operações em órgãos públicos e empresas "gigantes" de economia mista, assim como fui 4 anos militar. É um disperdício de recursos diante do baixo retorno. Fora a estrutura do judiciário que é pesadíssima.
Sempre ouvi dizer que investi nos titulos do governo é um dos mais garantidos risco baixo , então pergunto , porque então os juros são altos , não devia ser ao contrario , já que são de risco baixo porque o mercado sempre quer mais e mais se o risco é baixo .
Pesquise por paridade das taxas de juros. É necessário considerar uma taxa livre de risco em moeda forte, geralmente a Americana. A razão entre a taxa de juros livre de risco no Brasil e a taxa livre de risco nos Estados Unidos deve ser igual a razão entre a inflação brasileira e a inflação dos Estados Unidos, bem como igual a razão entre a taxa de câmbio forward e a taxa de câmbio spot. Caso essa igualdade não seja verdadeira, você encontrou uma possibilidade de arbitragem. É como se diz no mercado: não existe almoço grátis.
justamente pq quando a dívida aumenta, aumenta tbem o risco de alguém adotar a solução mágica de calotear a dívida ou pagar a mesma via inflação. inclusive já teve moratório no Brasil. mais risco, tem que ter mais prêmio.
Não é tão simples assim, O EUA elevou os juros pra 5,50% ao ano. O Brasil pra atrair recursos (dólares) precisa colocar um prêmio de risco em cima desses 5,50, pra valer a pena pro gringo investir aqui.
Pelo que entendi para o Brasil se desenvolver necessitaria basicamente de: 1. Não entregar 46% do PIB para os rentistas nacionais e estrangeiros. Criar lei para Estabelecer um percentual baixo do PIB (5 ou 10% apenas) para pagamentos de juros e amortização da dívida externa. 2. Tributar renda e patrimônio, não tributar consumo de produtos essenciais 3. Investimento público em infraestrutura e na formação da mão de obra 4. Cortar os privilégios da elite do funcionalismo público e cargos eletivos (miliatres, juízes e políticos) Acho que está até na ordem de importância.
8:18 na minha opinião o governo precisa atrair mais investidores ao redor do mundo. A título de comparação, o valor de todas as empresas listadas na B3 somado, corresponde a menos de um quarto do valor total da NVidia. Enquanto a B3 tem em torno de 500 empresas listadas, a bolsa de Nova York tem mais de 5.000. Uma coisa que afasta investidores do Brasil, com certeza é a insegurança jurídica. Apenas para exemplificar, estamos vendo agora vários abusos do STF. Mas a rotina do Brasil é não ter certeza se a lei vai ser seguida.
Outra coisa que afasta investidores é a cultura da corrupção que nós temos aqui. Sobre o julgamento da lava jato, podemos dizer que teve erro no processo, podem não gostar dos procedimentos adotados pelo juiz Sérgio Moro, e da relação dele com o deltan dallagnol, mas não dá para dizer que os crimes não aconteceram. E mesmo assim os eleitores saíram de casa para escolher o líder desse esquema de corrupção, vai voltar para presidência. E do outro lado a gente tem um cara que normalizou a rachadinha, o que é o tipo de crime que ele tinha acesso, e quando teve acesso a valores maiores, passou a roubar joias, possivelmente desvio de valores em contratos de vacinas, ou seja, crimes mais robustos em valores, porém, pouco sofisticados. E esse cara quase venceu a disputa presidencial, e até hoje é aclamado como herói.
A Maria Lúcia Fatorelli está ha anos na luta para que seja feita uma auditoria na dívida pública....esses juros precisam ser auditados...estamos nas mãos dos banqueiros
A minha conclusão sobre a primeira pergunta é que ela não foi respondida "O que o governo pode fazer?", só foi dito que metade da da dívida é juros, mas o que o governo deve fazer para melhorar a situação não foi dita
Não disse diretamente porque não tem o que fazer, metade do nosso PIB é dos banqueiros uma outra é dívidas obrigatórias então sobra pouco dinheiro pro governo investir a proposta do Enéas era bater de frente com o sistema financeiro fazendo auditoria da dívida e pagar de maneira parcelada sem juros , e só com o dinheiro dos juros investir no país por isso não deixaram ele se eleger , os demais presidentes já são acordados com os banqueiros o acordo é simples vocês pagam o que devem a gente o que sobrar façam o que quiserem , é claro que realocar os recursos de forma eficaz melhora bastante mais não resolve porque o grosso do Dinheiro vai pro banqueiro
Sobre a pergunta do Vinícius, se a gente diminuir os 400 bilhões do plano safra e redirecionar esse dinheiro para industrializar e desenvolvimento de tecnologia, já ia avançar demais! E não, o problema do nosso país não é imposto, é que o dinheiro arrecadado não chega na sociedade como deveria e nossa economia agro exportadora empregada muito pouco. Como muitos já disseram, a gente não come PIB. Plano safra, 400 bilhões, EU FALEI 400 BILHÕES
Claro que imposto é necessário. Mas é exatamente a percepção de que ele está sendo gasto da maneira errada que faz o pagador ter a sensação de estar sendo roubado. E não é só na forma de distribuição de privilégio que se tem essa percepção. O próprio serviço público mal prestado é outro exemplo de recurso mal gasto. A sensação é de que não há esforço para a melhorar isso já que toda cadeia do primeiro escalão de gerenciamento é praticamente composta de favorecidos e apadrinhados de políticos e financiadores de campanha.
Parte do lucro líquido que será distribuído aos acionistas, já tributado, seria tributado novamente? Não geraria efeito contrário, desestimulando investimento em empresas e ações?
Se a divida maior tem vencimento em 4 anos, porque então não fazer criar uma estratégia de não criar novas dividas para aliviar o orçamento, com esse alivio é possível fazer investimentos superiores aos feitos através da divida (que hoje é feita para pagar a divida anterior e ficar no looping espiral da morte)?
Brasil precisa de pessoas como o professor na presidência e no congresso. Não adianta só um na presidência. Com a mentalidade que existe hoje no congresso não deixaram fazer o que tem que ser feito. Pelo menos um já temos. Parece que está aparecendo novas safras com novas mentalidades ratinho Junior, Marçal, datena... Quem sabe?
Você está de brincadeira né?? Esses que você mencionou estão aí exatamente para manter as regras políticos econômicas da maneira que está, a favor do mercado financeiro e destruição de empregos e poder aquisitivo. Marçal então nem se fala, não dá nem pra chamar de político esse comédia aventureiro charlatão, hora acha que é o profeta, hora acha que é o boxeador, hora acha que é o político 😅😅😂😂😂😂😂😂 Vai se tratar
É impossível tributar renda e patrimônio no Brasil. Motivo: as pessoas mais ricas do país são políticos, servidores públicos federais e do judiciário em geral, ou seja justamente aqueles que tem o poder de definir quem pagará mais impostos.
Pior que não cara. Não na regra. Alta cúpula do judiciário não é o pior dos problemas. Alguns políticos de fato , mas a minoria. Nosso problema mesmo são uma casta de menos de 0,5% da sociedade que ganham milhões de reais por dia. Bilhão por ano. Pra você ter ideia, 5 famílias no Brasil (donas dos bancões) sequestram metade do orçamento público. Eles que são os inimigos maiores e mais emergenciais. Depois vamos discutindo os inimigos menores
Professor, não teria como usar parte do caixa externo para abater uma parte da dívida, baixando o custo da dívida, assim sobrando parte do orçamento para abater a dívida?
Olá, professor. Obrigado pelo conteúdo. Tenho uma dúvida....E quanto a rolagem da dívida? Com a rolagem esse cálculo próximo dos 50% em amortização e juros se mantém? Faz sentido a análise desse gráfico desconsiderando a rolagem? Poderia explicar, por gentileza?
Professor uma duvida que eu tenho, de ondem vem a divida do Brasil? Essa divida é muito alta. 2.2T pagos e ela permanece. Eu cheguei a pesquisar nos sites da transparência, mas é confuso.
maior parte dos juros altos desde a década de 90, que por sua vez são remédios pra curar a hiperinflação deixada pelos militares, construção de Brasília, etc..
4 місяці тому+3
Kobori, um governo coloca camadas de gastos e dívidas em cima do outro.... O Governo não tem muito o que fazer? Ah! Pára vai?
É a cara da esquerda amigo. A pergunta foi "QUAL A SUA SUGESTÃO PARA A SOLUÇÃO DOS CUSTOS DA DÍVIDA DO PAÍS?" Ele respondeu ? Não. A esquerda nunca tem a solução, enrola, explica o que não foi perguntado e tenta sair como entendido.
Se o governo baixasse os juros as pessoas provavelmente irão tirar o dinheiro investido e direcionado para lugares mais seguros ou rentáveis. Dessa forma, o governo para pagar as contas, terá que imprimir dinheiro e, adivinha, inflação. Governo precisa diminuir os gastos e gerir melhor, isentivar produção para assim diminuir juros.
O Governo tem enormes reservas cambiais que poderiam ser utilizadas para reduzir o tamanho da dívida ou escalonar melhor a dívida no tempo. A redução da taxa de juros precisa ser feita de forma equilibrada, o que não dá é pra manter essa relação absurda entre inflação na casa de 4% e taxa de juros na casa de 14%... a taxa real de juros precisa ser menor, pra fomentar o acesso ao crédito, para incentivar o crescimento da demanda, que por sua vez incentiva a produção, os empregos, a renda... a economia passa a girar... focar no controle da inflação, esquecendo que a economia está estagnada, não faz sentido...
Na verdade essa análise requer um pouco mais de cuidado. A pizza somente tem esse valor de receita porque já está computado o que será captado no mercado financeiro. Em termos líquidos não amortizamos nem pagamos juros, apenas rolamos com mais dívida. A dívida só aumenta e os impostos sequer pagam as contas.
Pra melhorar o gasto público do parlamento, o povo tem que deixar de eleger parlamentares fisiologista, como Artur lira,bancada da bala, bancada do boi , bancada da bíblia os de extrema direita e o centrão.
Olá professor eu sou um trabalhador braçal e volta e meia no meu serviço o pessoal fala sobre esses assuntos (estado mínimo, imposto é roubo e etc)e quando eu entro na conversa mencionando o que aprendo com pessoas como o senhor o pessoa fica sem argumentos e incrivelmente começam a desviar o assunto para pautas morais, aborto, gays e etc. Como o senhor mesmo diz, contra fatos não há argumentos, por isso desviam de assuntos econômicos reais para falarem sobre pautas morais, muitas vezes fictícias. Obrigado por mais uma aula.
Vc precisa estudar e ler pra passar a perceber o qto vago são as colocações do prof. Volta pra escola e compra bons livros meu amigo
Eles estão iludidos, acham que os parasitas lhe darão alguns trocados por tal serviço.
E o que vc defende quando você entra na conversa, meu querido ?! Fala aqui... eu conheço de economia, não vou desviar o assunto para pautas morais.
eu fui mais privilegiado na familia e tive mais tempo pra estudar e realmente quando se coloca fatos na mesa maioria desvia pra paltas morais, principalmente quando se desmentem falacias como PT de esqueda/Comunista/socialista, como que bolsa familia nao é o que a as pessoas na pobreza etc... nao sabem descrever nem o Capitalismo, literalmente se pergunta o que é capitalismo nao sabem explicar nem o basico, desviam do assunto e continuam com aquela visao mediana que no brasil é bem mediocre.
@@dioliver85 Então vamos aos fatos: quem cria dívida são governos como do PT, que não respeitam orçamento, gastam demais, fazem eststais dar prejuízo e atrapalham o crescimento da economia, criando mais dívida. Ai dão uma esmola pros escravos sociais, dependentes do Estado, pra garantir votos pra se perpetuar no poder. Brasil. Ai roubam a riqueza do povo burro com impostos altos, sempre na ilusão da promessa que o Estado ira resolver algo. Não há solução feita com "canetas e leis". Riqueza só se cria com inovações, novas tecnologias e trabalho eficiente. Coisa que políticos não fazem
Fui fisgado pelo discurso liberal de muitos canais, mas ultimamente tenho me identificado mais com suas ideias. Obrigado! Abraço!!!
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal.
Forte abraço!
até a eleição passada (2022), eu estava com esse mesmo raciocínio. Comecei a sair da "minha bolha" em rede social e mudei minha concepção. Este canal me ajudou muito pra isso. Grande abraço, professor.
O conhecimento liberta, de vdd... ⚖️⚖️⚖️
como assim brasil pagou 2,5 trilhoes de juros em um ano? em 4 anos pagaria 10 trilhoes? ...brasil nao paga nada sr jk... é por isso que a divida so cresce e ja ta em 7,6trilhoes..o rombo do governo lula 3 ja passou de 1 trilhao de reais... devidos aos deficits....se nao ha superavit primario... ...como é que pagamos 2,5 trilhoes..se sequer temos superavit de meros 100bilhoes antes dos juros? depois dos juros vai pra quase 1 trilhao
..e juro se baixa pagando, com superavit primario ..confiança, baixa gastos e impostos. inflaçao baixa, ...amortizaçoes
Tbm
Suas aulas deveriam compor um curso de formação obrigatória para políticos, sem a conclusão da qual nenhum político deveria assumir um cargo público. Parabéns pela explanação
professor👏👏
Muito obrigado pelo carinho.
Forte abraço!
Os políticos sabem disso tudo . Sabem tanto que inclusive eles operam em favor dos conglomerados capitalistas para não mudar nada 😂
Quando eu vejo que até no governo a maior parte da grana é destinada a juros, penso que esse sistema de cobrança de juros em empréstimos PRECISA ser revisto pela sociedade.
Muito grato pelos esclarecimentos professor. O Brasil realmente é sugado pelo mercado financeiro. Já pagamos 700 bilhões de Reais só de juros SELIC nos últimos 12 meses.
Não tem magica. Se gasta mais do que arrecada tem que se sujeitar a juros de mercado. O povo tem que se insurgir sim contra castas privilegiadas... Agro recebendo 750bi por ano, isenções fiscais absurdas aos amigos do rei, milico se aposentando com 50 anos, juiz ganhando 100k... E claro, deixar de ser fazendão...
Cara, te recomendo o podcast do Inteligência Ltda que saiu essa semana, com o Eduardo Moreira e Cesar Calejon que abordam, entre outros assuntos, estas monstruosidades praticadas pelo mercado financeiro com os mais desfavorecidos.
na verdade não pelo mercado financeiro, o Brasil é sugado por sua pessima gestão, financiando politicas burras... rombos gigantes
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal.
Forte abraço!
@@felipedumbo2160 tá brincando????
A política de juros altos (Selic elevada) é uma ferramenta poderosa, mas com efeitos colaterais importantes.
Com grande parte do orçamento comprometido com juros e amortização da dívida pública, fica evidente quem autoridade monetária quer beneficiar com essa política se concentram em um grupo específico da sociedade.
A narrativa de que essa é a única solução para controlar a inflação, enquanto a população arca com os custos, A autoridade monetária e os farias limas (Mercado) insulta a inteligência do povo brasileiro e tenta esconder os verdadeiros impactos dessa política.
É crucial buscar um equilíbrio entre o controle da inflação, o desenvolvimento econômico e a justiça social, garantindo que os custos e benefícios sejam distribuídos de forma mais equitativa.
meta de 3% não é realista pro BR.
Pois é, mas tenta dizer isso pros econocoachs da internet.
Que trabalho fundamental, Sr. Kobori! Parabéns!
Hoje foi muito bom. Abordou temas importantes. Obrigado
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal.
Forte abraço!
Precisamos de mais canais assim.
Vdd
Excelente. Obrigado pela resposta. Deus abençoe que as soluções mencionadas sejam implantadas em algum momento no nosso Brasil.
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal, Vinicius.
Forte abraço!
Boa tarde professor, vendo-o daqui da Barra da Tijuca, e compartilhando seus ensinamentos.
Muito bom Prof. Kobori!
Esta visão humanista faz tudo diferença em qualquer área/profissão.
Muito obrigado pelo conteúdo!
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal, Lucas..
Forte abraço!
Olá professor. Como sempre, um excelente conteúdo. Parabéns!
Muito obrigado pelo reconhecimento.
Forte abraço!
Obrigada pelo aprendizado de sempre!
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal.
Forte abraço!
Explicação muito boa na segunda pergunta. Obrigado, professor Kobori.
Os banqueiros são verdadeiros agiotas é um absurdo
São CRIMINOSOS, isso sim!
E possuem uma força política muito poderosa. Nunca deixaram essa mamata acabar
Camarada Kobori
lkkkkkkkkk
Professor Kobori sou assíduo ouvinte de seus podcasts e gosto muito do conteúdo de suas explicações, mas entendo que ao responder a primeira pergunta em relação ao nível de poder de compra do estadunidense em relação ao brasileiro faltou o senhor falar sobre a divisão internacional do trabalho extremamente desfavorável em uma economia de capitalismo dependente como é a nossa. A super exploração da força de trabalho no Brasil. Obrigado e parabéns pelotrabalho.
Prezado prof Kobori, acabei de ler a sua carta aberta ao publico no seu site. Apesar de ter seguir ja ha algum tempo e gostar demais de vc, nao tinha ideia da sua estoria. Se possivel te admiro ainda mais e acredite que nada acontece por acaso. Voce está exatamente aonde o mundo precisa de voce. Um grande abraco e continue seu trabalha incrivel e imprescindivel.
Fico feliz que tenha lido.
Muito obrigado pelo carinho!!
Forte abraço!
Professor, obrigado por existir esse canal. Faça um vídeo, se for da mesma opinião que a minha, sobre a forma que os governos mais poderosos estão levando a economia mundial baseado em dividas e que fim vai dar quando ninguém puder pagar mais esse endividamento.
Bacana, José kobori... obrigado p/ Noção!
Olá professor Kobori! Foi dito a palavra correta "sequestro" acerca das emendas parlamentares.
PARABÉNS PROFESSOR! SE TODOS OS BRASILEIROS ENTENDEREM ESTE VÍDEO, PRINCIPALMENTE A PARTE SOBRE O ORÇAMENTO FEDERAL, RESOLVEREMOS O PROBLEMA DO PAÍS!
Muito bom!!! “ O que importa é a jornada” Cleyton assim como nós também,achamos interessante ouvir relatos de história de vida de seres humanos que estão trilhando a vida dignamente… degrau por degrau!! Os milagres somente pertencem a Deus!!! Ninguém se deita e amanhece bem sucedido!! A nós somente está reservado a luta por melhores dias e ainda assim sob o sustento das mãos de Deus. Parabéns professor Kobori!🙏🇧🇷🌎👏
Muito obrigado pelo carinho, Lucrecia.
Forte abraço!
Excelente aula, professor!
Produção e Consumo
Renda e Bens
Obrigado pelos ensinamentos
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal.
Fico feliz que tenha sido útil.
Forte abraço!
Muito boa a mensagem do por onde começar. Super legal.
bom dia sempre acompanho o Senhor, Ribeirão Preto sp, esse video mostra a roubalheira dos nossos parlamentares.
Me identifico com a "direita" (Apesar de não concordar com todas as ideias comuns de quem se identifica) assim como algumas ideias libertárias de estado mínimo, e comecei hoje a assistir seus conteúdos e achei eles super inteligentes, bem trabalhados, é muito importante a gente sempre ouvir os dois polos de uma discussão, isso ajuda a desenvolver mais ainda a compreensão do todo. Espero um dia conseguir entender de fato a economia e as suas diversas facetas.
Bom demais
Olá Professor,
Gosto muito de suas colocações sobre o papel da economia, do estado e da qualidade da vida dos cidadãos que desejamos almejar.
Só queria lembrar que dos 5.5 trilhões do orçamento 1.7 trilhao é rolagem da divida, logo não é arrecadação de tributos nem receita de dividendos das empresas estatais e juros de empréstimo do bndes. Assim sendo, o percentual que vc disse, respondendo ao ouvinte sobre os tributos, é outro.
Cognitivamente as pessoas aprendem mais ;a questao é o que se pesquisa
Professor sensacional seus vídeos!
Obrigado pelas informações professor! Precisamos muito destas respostas abrangentes e didáticas!
Eu quem agradeço por acompanhar o conteúdo do canal, Welington.
Forte abraço!
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.
qnd o cara entende do q fala e bonito de ouvir
Parabéns aos envolvidos. Todos que apoiam de alguma forma têm sua parcela de responsabilidade.
Parabéns Mestre Kobori, obrigado
Eu quem agradeço o carinho e reconhecimento, Francisco.
Forte abraço!
Muito esclarecedor! 👏
Sim JK, moro na Noruega e quanto mais voce ganha mais % de imposto voce paga, chega um momento que você pode pagar até 60% ou um pouco mais, mas a partir disso a porcentagem fica fixa, entao nao vai mais que 60% e poucos.
E convenhamos, deveria ser assim no Brasil - os ricos aqui vivem na gandaia, enquanto o pobre se ferra...
Hoje foi direto e reto: em pontos que me atingem na economia real.
Excelente vídeo com ótimas explicações como sempre professor José Kobori, professor eu gostaria de fazer algumas perguntas um pouco diferentes a você, no caso pelo que você disse em um vídeo a muito tempo atrás sobre o fato do Brasil estar neste processo de "privatização" de estatais estratégicas para o país indo nesta onda do neo-liberalismo principalmente nas áreas de energia, saneamento básico, mineração entre outras fazendo o que muitos países fizeram no passado principalmente no governo de Margaretch Tacher na inglaterra, pelo que você disse aconteceu um processo de nacionalização destas empresas estratégicas e eu lembro que você disse que viveu um tempo trabalhando na alemanha e se eu não me engano talvez em outros países me corrija se eu estiver errado, e no caso ao ver o Brasil como um país burocrático pra fazer investimentos além de ter uma infraestrutura ruim em algumas áreas alem de muitos problemas sociais, isso nunca te desanimou e o fez pensar em viver em outros paises pelo resto da sua vida? Inclusive o Japão que é o pais dos seus ancestrais? E nunca houve em você um sentimento de "vergonha de dizer que é brasileiro" Coloco isso porquê isso traz também a tona do complexo de "vira lata" mencionado por Nelson Rodrigues, E você acha que o Brasil é um país mal visto no exterior por conta disto? Um forte abraço e mais sucesso
Excelente aula!!! Obrigado professor!!!
Fico feliz que tenha gostado, Leonardo.
Forte abraço!
Sobre a primeira pergunta, sobre o orçamento da União, a conclusão que se tira sobre tudo isso é que o orçamento já foi completamente sequestrado pelos banqueiros, deputados e parlamentares. O poder executivo já não tem quase nenhuma força ativa em grandes projetos de desenvolvimento no país.
fique tranquilo. a solução neoliberal pro brasil é privatizar até o céu
Pensei a mesma coisa embora o professor koburi não tenha citado claramente esse é o segredo da nossa miséria de 5 trilhões de PIB, metade já vai para o bolso do banqueiro, os políticos pegam uma fatia senão eles não aprovam nada e para manter essa engrenagem, o trabalhador é o escravo dessa história trabalha até a morte sem quase nenhum benefício enquanto durar esse sistema iremos agonizar nesse país sem futuro
@@gerdanio6575o governo não dá dinheiro aos banqueiros de graça, ele pega dinheiro emprestado dos bancos com juros altos, e pega emprestado porque não tem uma boa gestão. A culpa não é do banco pela ineficiência do governo em gerir seus gastos.
Parabéns professor, grande trabalho de politização!!
Precisamos sempre acertar o alvo; ou seja, destacar bem os problemas . No caso Brasil, Universidades públicas, Pesquisa, trabalhos acadêmicos, fóruns, grupos multidisciplinares etc...
Melhor saída.
politização.....
Professor, seria bom também comentar sobre a avassaladora corrupção que assola qualquer tipo de orçamento público e intenção de desenvolvimento de uma sociedade.
Muito bom
Aprendi muita coisa com tua fala professor José katori
excelente!!
Ótima aula!
Fico feliz que tenha gostado, Marcos.
Forte abraço!
Contínuo era um termo que nos bancos de antes do bug do milênio usavam pra designar a garota empregada como o jovem Kobori relembrado neste episódio.
Muito obrigado por responder minha pergunta professor!!!
Só que ele não respondeu não é mesmo ? Por isso que é fácil catequisar no youtube. A pergunta não era "QUAL A SUA SUGESTÃO PARA A SOLUÇÃO DOS CUSTOS DA DìVIDA DO PAÍS" Ele não deu nenhuma !
Eu quem agradeço a participação, Danilo.
Forte abraço!
No Brasil se tributa-se muito TUDO.
Tá faltando o principal…
Herança, patrimônios e dividendos
Isso é o que a Fattorelli do "auditoria cidadã" sempre diz! Gastamos demais em juros e amortização da dívida do que todos os outros gastos, como saúde e educação!
Mas o mercado jamais vai permitir que essa divisão injusta mude!
O vagabundo que suga recursos do estado não é o pobre que recebe auxílio! É aquele que não produz nada, mas ganha com essa dívida!
tu é burro cara, é o estado que pede dinheiro emprestado pra auto financiar sua maquina publica ineficiente, se vc acha injusto quem empresta dinheiro a ele cobrar juros, mostre a diferença, pega seu dinheiro e empresta pro governo sem juros
O Estado é pobre. Não paga nada de juros. Apenas toma dinheiro no mercado com uma mão e paga na outra. Fattorelli não faz a análise correta.
A dívida se não é paga por juros, é paga por inflação. O problema não é empréstimos terem juros, é quem faz empréstimos em nome do povo.
Seu vizinho que guarda 30% do que ganha e compra títulos públicos não tem culpa alguma disso.
o discurso dela é falacioso. vai ver se ela quer mexer na aposentadoria privilegiada dela como auditora fiscal da receita. Quer dar calote na dívida, mas continuar recebendo dezenas de milhares de reais mensais. Assim fica fácil... Ela aceitaria uma contribuição extraordinária pro INSS de 45% de sua aposentadoria p acabar com o deficit ?
muito bom ser rentista no brasil
Professor, próxima vez, ao falar do gráfico de rolagem de juros, sugiro mostrar o orçamento de outros países em relação à isso. Nos países do centro do capitalismo, percebe-se grande diferença em relação à juros da dívida.
Como a gente faz para o governo federal colocar o Kobori no Bacen?
Só pedir.. e se der certo, desfrute de um longo período inflacionário meu querides.
@@tonyalkmin falou o paul jegues
Impossível cara. Quem decide quem manda lá são os banqueiros
na minha opiniao oq o governo pode fazer é justamente enfrentar publicamente e escancarar essa situação, deixar a população a par de tudo isso
@ 5:00 sobre orçamento do Governo: desses 38 Bilhoes que esta na mao do congresso é incrivel que, folha, estadao, uol, Poder 360, Cnn, Joven Pan em suma todas as midias Mainstream nao cobram nenhuma resposabilidade fiscal sobre o congresso apenas sobre o Executivo.
Por força do meu trabalho, eu transito entre a economia real e a economia financeira o tempo todo.
É realmente desesperante ver o pessoal do comércio e indústria se descabelar com cada alta da SELIC, enquanto no mercado financeiro, eles exigem mais austeridade e juros maiores.
O sr. fala muito disso, da financeirização da economia brasileira. Grande parte dos analistas de mercado - sejam coachs mequetrefes metidos a besta ou executivos de primeira linha de fundos - costumam avaliar os fatores econômicos sob um ótica meramente financeira, que contamina a percepção pública e do próprio Estado de como a economia deveria ser direcionada.
Dr Enéas falava disso em 1989!!! Esses juros são um assalto aos brasileiros!
Ele era a favor de responsabilidade fiscal, sabia muito bem que se dívida não fosse paga diretamente (por juro) seria paga indiretamente (por inflação)
"o que você está contribuindo para uma sociedade melhor" foi muito bom.... parabéns professor.
Tinha q fazer 1 vídeo sobre as críticas e as defesas ao pessoal da Auditoria Cidadã, pq as críticas parecem bem fundamentadas
tem um vídeo bem esclarecedor do Prof. Paulo Gala. q nada tem de neoliberal.
Tu só pode está de sacanagem cara. Paulo Gala pertence ao mercado financeiro. Acorda gado!!! Metade do orçamento está indo pra uma minoria de ricos e tu querendo ver mais vídeos de gente criticando a ACD. Gado gado gado@@paulonegrato9810
O mínimo que deveria ser feito é uma auditoria em relação à dívida pública do país
Auditoria pra que ?? Todo mundo já sabe . É público. A falta de vergonha é tanta que nem escondem mais. O problema é que é LEGAL porque o congresso eo Senado diz que é. E vai ficar sendo enquanto não mudar a lei ou simplesmente um governo com culhão tomar de volta o Banco do Brasil e a caixa econômica federal , bancos estatais, dizer que não vai pagar mais juros pra banco nenhum , e o dinheiro público ser administrado por um banco público a “taxa” zero .
Prof. Kobori sempre com colocações importantes. Só gostaria de observar que uma forma que o governo pode contribuir para a redução do endividamento público, no longo prazo, é construir orçamentos e executa-los sem produzir déficits, ou seja, gastarmos como país aquilo que somos capazes de produzir e a União de arrecadar da sociedade. A parcela elevada do orçamento para amortizar dívida e pagar juros é pq temos que cobrir nossos déficits públicos. Cada ano gastando mais que arrecadamos, desde 2015 no segundo governo Dilma, significa continuar gerando a necessidade de endividamento e, portanto, de pagamentos de juros. O que pagamos hj de juros é resultado de anos anteriores de endividamento público. Na resposta do professor faltou, na minha opinião, falar da necessidade de esforço fiscal do governo em ter um orçamento equilibrado, o que permitirá a redução da nossa dívida e o menor gasto com juros e amortizações, no médio prazo.
Faltou informação sobre a dívida e juros. O setor público, inclusos governos federal, estadual e municipal, juntamente com as estatais, é deficitário sem considerar os juros da dívida, ou seja: para arcar com todas as despesas, desconsiderando o pagamento dos juros, o governo necessariamente precisa emitir mais dívida. Tecnicamente isso é chamado de déficit primário.
Se quiser saber mais, procure pela noticia "Setor público tem déficit primário de R$ 21,2 bilhões em julho", publicada ontem pelo próprio governo federal.
Agora vou te fazer uma pergunta. Digamos que você tenha uma máquina de imprimir dinheiro em casa. Você iria se preocupar com dívida ? Se você pode simplesmente imprimir o dinheiro de pagar essa dívida ? Pois é. O estado é assim. Dívida em real o Brasil imprime e paga . Ponto final . Não existe inflação nem déficit de dívida em moeda nacional. Dívida ruim é externa, em dólar , sem ter reserva de dólar , o que não é o caso do Brasil
O governo pode utilizar parte das reservas internacionais e amortizar parte da dívida de curto prazo está seria uma solução
Olá, tudo bem? Por que não fazem a auditoria da dívida?
professor, faz umm vídeo sobre esssa "crise" que o mercado ta criando pra poder subir juros e frear a atividade economica do país que, finalmente esta á melhorando e com bons dados industriais. Sabemos que a intenção é criar desemprego para impedir a subida dos salarios e claro, garantir aquele 1% ao mes de rendimento; é como o sociólogo Jessé Souza fala " a elite do traso" que atua contra o Brasil
Obrigado
Gerenciei operações em órgãos públicos e empresas "gigantes" de economia mista, assim como fui 4 anos militar. É um disperdício de recursos diante do baixo retorno. Fora a estrutura do judiciário que é pesadíssima.
José kobori, sou um pessoa procurando tentar entender o mundo como as coisas funcionam. " Sensatez" sumiu em todas vertentes. O igoismo imperador.
O que deve se fazer é uma auditoria,tendo em vista que ela já foi paga,e revisão do sistema da dívida.
Parabéns! 👍👏👏👏
Muito obrigado.
Forte abraço!
Boa
Sempre ouvi dizer que investi nos titulos do governo é um dos mais garantidos risco baixo , então pergunto , porque então os juros são altos , não devia ser ao contrario , já que são de risco baixo porque o mercado sempre quer mais e mais se o risco é baixo .
Pesquise por paridade das taxas de juros. É necessário considerar uma taxa livre de risco em moeda forte, geralmente a Americana. A razão entre a taxa de juros livre de risco no Brasil e a taxa livre de risco nos Estados Unidos deve ser igual a razão entre a inflação brasileira e a inflação dos Estados Unidos, bem como igual a razão entre a taxa de câmbio forward e a taxa de câmbio spot. Caso essa igualdade não seja verdadeira, você encontrou uma possibilidade de arbitragem.
É como se diz no mercado: não existe almoço grátis.
Deveria, mas no caso nossa banca ass4lta o país, nossa burguesia e a burguesia internacional exigem ganhos exorbitantes no mundo "moreno".
justamente pq quando a dívida aumenta, aumenta tbem o risco de alguém adotar a solução mágica de calotear a dívida ou pagar a mesma via inflação. inclusive já teve moratório no Brasil. mais risco, tem que ter mais prêmio.
Não é tão simples assim, O EUA elevou os juros pra 5,50% ao ano. O Brasil pra atrair recursos (dólares) precisa colocar um prêmio de risco em cima desses 5,50, pra valer a pena pro gringo investir aqui.
Pelo que entendi para o Brasil se desenvolver necessitaria basicamente de:
1. Não entregar 46% do PIB para os rentistas nacionais e estrangeiros. Criar lei para Estabelecer um percentual baixo do PIB (5 ou 10% apenas) para pagamentos de juros e amortização da dívida externa.
2. Tributar renda e patrimônio, não tributar consumo de produtos essenciais
3. Investimento público em infraestrutura e na formação da mão de obra
4. Cortar os privilégios da elite do funcionalismo público e cargos eletivos (miliatres, juízes e políticos)
Acho que está até na ordem de importância.
8:18 na minha opinião o governo precisa atrair mais investidores ao redor do mundo. A título de comparação, o valor de todas as empresas listadas na B3 somado, corresponde a menos de um quarto do valor total da NVidia.
Enquanto a B3 tem em torno de 500 empresas listadas, a bolsa de Nova York tem mais de 5.000.
Uma coisa que afasta investidores do Brasil, com certeza é a insegurança jurídica.
Apenas para exemplificar, estamos vendo agora vários abusos do STF. Mas a rotina do Brasil é não ter certeza se a lei vai ser seguida.
Outra coisa que afasta investidores é a cultura da corrupção que nós temos aqui.
Sobre o julgamento da lava jato, podemos dizer que teve erro no processo, podem não gostar dos procedimentos adotados pelo juiz Sérgio Moro, e da relação dele com o deltan dallagnol, mas não dá para dizer que os crimes não aconteceram. E mesmo assim os eleitores saíram de casa para escolher o líder desse esquema de corrupção, vai voltar para presidência.
E do outro lado a gente tem um cara que normalizou a rachadinha, o que é o tipo de crime que ele tinha acesso, e quando teve acesso a valores maiores, passou a roubar joias, possivelmente desvio de valores em contratos de vacinas, ou seja, crimes mais robustos em valores, porém, pouco sofisticados. E esse cara quase venceu a disputa presidencial, e até hoje é aclamado como herói.
Tem que tributar os que tem renda alta
A Maria Lúcia Fatorelli está ha anos na luta para que seja feita uma auditoria na dívida pública....esses juros precisam ser auditados...estamos nas mãos dos banqueiros
É muito desanimador😢
Maria Lúcia fatoreli luta a respeito desse assunto
A minha conclusão sobre a primeira pergunta é que ela não foi respondida "O que o governo pode fazer?", só foi dito que metade da da dívida é juros, mas o que o governo deve fazer para melhorar a situação não foi dita
Não disse diretamente porque não tem o que fazer, metade do nosso PIB é dos banqueiros uma outra é dívidas obrigatórias então sobra pouco dinheiro pro governo investir a proposta do Enéas era bater de frente com o sistema financeiro fazendo auditoria da dívida e pagar de maneira parcelada sem juros , e só com o dinheiro dos juros investir no país por isso não deixaram ele se eleger , os demais presidentes já são acordados com os banqueiros o acordo é simples vocês pagam o que devem a gente o que sobrar façam o que quiserem , é claro que realocar os recursos de forma eficaz melhora bastante mais não resolve porque o grosso do Dinheiro vai pro banqueiro
Mais absurdo que os juros da dívida é esse orçamento para os políticos
Então isso juros da dívida é menos nocivo pr o país???
Sobre a pergunta do Vinícius, se a gente diminuir os 400 bilhões do plano safra e redirecionar esse dinheiro para industrializar e desenvolvimento de tecnologia, já ia avançar demais! E não, o problema do nosso país não é imposto, é que o dinheiro arrecadado não chega na sociedade como deveria e nossa economia agro exportadora empregada muito pouco. Como muitos já disseram, a gente não come PIB. Plano safra, 400 bilhões, EU FALEI 400 BILHÕES
Claro que imposto é necessário.
Mas é exatamente a percepção de que ele está sendo gasto da maneira errada que faz o pagador ter a sensação de estar sendo roubado.
E não é só na forma de distribuição de privilégio que se tem essa percepção.
O próprio serviço público mal prestado é outro exemplo de recurso mal gasto.
A sensação é de que não há esforço para a melhorar isso já que toda cadeia do primeiro escalão de gerenciamento é praticamente composta de favorecidos e apadrinhados de políticos e financiadores de campanha.
Andarilho 🐺👣👣👣👣
Parte do lucro líquido que será distribuído aos acionistas, já tributado, seria tributado novamente? Não geraria efeito contrário, desestimulando investimento em empresas e ações?
Não é tributado.
Únicos dividendos tributados são em renda fixa
O que é tributado são os JCP (juros sobre capital próprio)
Conclusao: Tem que o mais rapido possivel, baixar essa taxa selic, que e uma aberracao.
"Infinitamente mais feliz" KKKKKKKKK
Se a divida maior tem vencimento em 4 anos, porque então não fazer criar uma estratégia de não criar novas dividas para aliviar o orçamento, com esse alivio é possível fazer investimentos superiores aos feitos através da divida (que hoje é feita para pagar a divida anterior e ficar no looping espiral da morte)?
Brasil precisa de pessoas como o professor na presidência e no congresso.
Não adianta só um na presidência. Com a mentalidade que existe hoje no congresso não deixaram fazer o que tem que ser feito.
Pelo menos um já temos. Parece que está aparecendo novas safras com novas mentalidades ratinho Junior, Marçal, datena... Quem sabe?
Você está de brincadeira né?? Esses que você mencionou estão aí exatamente para manter as regras políticos econômicas da maneira que está, a favor do mercado financeiro e destruição de empregos e poder aquisitivo.
Marçal então nem se fala, não dá nem pra chamar de político esse comédia aventureiro charlatão, hora acha que é o profeta, hora acha que é o boxeador, hora acha que é o político 😅😅😂😂😂😂😂😂
Vai se tratar
Único que você mencionou aí que aparenta ter bom senso é o Datena
É impossível tributar renda e patrimônio no Brasil. Motivo: as pessoas mais ricas do país são políticos, servidores públicos federais e do judiciário em geral, ou seja justamente aqueles que tem o poder de definir quem pagará mais impostos.
Pior que não cara. Não na regra. Alta cúpula do judiciário não é o pior dos problemas. Alguns políticos de fato , mas a minoria. Nosso problema mesmo são uma casta de menos de 0,5% da sociedade que ganham milhões de reais por dia. Bilhão por ano. Pra você ter ideia, 5 famílias no Brasil (donas dos bancões) sequestram metade do orçamento público. Eles que são os inimigos maiores e mais emergenciais. Depois vamos discutindo os inimigos menores
Servidor público federa não manda nada. Agora, se fores membro do judiciário, legislativo e topo do executivo, todos do âmbito federal, aí sim.
Professor, não teria como usar parte do caixa externo para abater uma parte da dívida, baixando o custo da dívida, assim sobrando parte do orçamento para abater a dívida?
Bom dia
Por acaso você trabalhou no BAS? Se sim, fomos colegas!
Olá, professor. Obrigado pelo conteúdo. Tenho uma dúvida....E quanto a rolagem da dívida? Com a rolagem esse cálculo próximo dos 50% em amortização e juros se mantém? Faz sentido a análise desse gráfico desconsiderando a rolagem? Poderia explicar, por gentileza?
Professor uma duvida que eu tenho, de ondem vem a divida do Brasil? Essa divida é muito alta. 2.2T pagos e ela permanece. Eu cheguei a pesquisar nos sites da transparência, mas é confuso.
maior parte dos juros altos desde a década de 90, que por sua vez são remédios pra curar a hiperinflação deixada pelos militares, construção de Brasília, etc..
Kobori, um governo coloca camadas de gastos e dívidas em cima do outro.... O Governo não tem muito o que fazer? Ah! Pára vai?
É a cara da esquerda amigo. A pergunta foi "QUAL A SUA SUGESTÃO PARA A SOLUÇÃO DOS CUSTOS DA DÍVIDA DO PAÍS?" Ele respondeu ? Não. A esquerda nunca tem a solução, enrola, explica o que não foi perguntado e tenta sair como entendido.
o professor teve o trabalho de trazer os números e gráficos, mas aparentemente, é dificil demais pra entender, né?
Se o governo baixasse os juros as pessoas provavelmente irão tirar o dinheiro investido e direcionado para lugares mais seguros ou rentáveis. Dessa forma, o governo para pagar as contas, terá que imprimir dinheiro e, adivinha, inflação. Governo precisa diminuir os gastos e gerir melhor, isentivar produção para assim diminuir juros.
Isso aí o professor não comenta. Dá pra fazer mais com menos. Não queremos acabar com o Estado. Queremos que o Estado seja mais eficiente.
tirar, não. até pq não há recompra pra maioria dos títulos. mas o tesouro n conseguiria rolar a dívida e viria muita inflação.
O Governo tem enormes reservas cambiais que poderiam ser utilizadas para reduzir o tamanho da dívida ou escalonar melhor a dívida no tempo. A redução da taxa de juros precisa ser feita de forma equilibrada, o que não dá é pra manter essa relação absurda entre inflação na casa de 4% e taxa de juros na casa de 14%... a taxa real de juros precisa ser menor, pra fomentar o acesso ao crédito, para incentivar o crescimento da demanda, que por sua vez incentiva a produção, os empregos, a renda... a economia passa a girar... focar no controle da inflação, esquecendo que a economia está estagnada, não faz sentido...
Professor, se abaixar o juros e restringir o crédito? Não solucionaria tudo?
Na verdade essa análise requer um pouco mais de cuidado. A pizza somente tem esse valor de receita porque já está computado o que será captado no mercado financeiro. Em termos líquidos não amortizamos nem pagamos juros, apenas rolamos com mais dívida. A dívida só aumenta e os impostos sequer pagam as contas.
o erro do gráfico está em considerar os débitos mas não os créditos das amortizações....
Em um carrinho de supermercado 50 % e imposto para manter o estado que nao te devolve nada
Pra melhorar o gasto público do parlamento, o povo tem que deixar de eleger parlamentares fisiologista, como Artur lira,bancada da bala, bancada do boi , bancada da bíblia os de extrema direita e o centrão.