Brigadão hombre, pelo empenho em compartilhar conosco sua experiencia, me auxiliou a entender a dinamica do funcionamento dele em algumas coisas que eu ainda não sabia, em especial o parafuso da mistura.
Ótima explicação. Obrigado. Conhece algum especialista em carburador da Ténéré 600z ? A minha falha no alto giro e dois mecânicos não conseguiram descobrir. Já coloquei gasolina sem álcool e mesmo assim está falhando na alta. Obrigado.
tchê, a minha eu mesmo arrumo, o basico é, verificar o nivel de gasolina da cuba, ver se bomba de gasolina a vacuo esta fucionando, ela pode causar falta na cuba, se ela não estiver funcionando a gasolina passa assim mesmo , mas é pouco não da conta de manter a cuba no nivel, e falha na alta, a minha eu não uso, ta direto do tanque pra cuba, perco uns 4l finais do tanque q não tem força pra ir pra cuba pois esta quase no mesmo nivel da cuba, ver se não esta entupido aa mangueiras e registro da gasolina, ver se os diafragmas não estão furados, verificar a folga do parafuso q aciona o segundo estagio e é isso, a minha funciona muito bem, é encontrar um q queira lervo manual dela e assistir videos de regulagem do carburador no youtube, inclusive deixei um link de um cara q explica direitinho,veu fiz tudo q ele falou e a moto ta perfeita , ectem q andar nela né, eu só tenho ela e é do dia a dia. sorte ae em encontrar um mecanico q goste de mexer pois os novatos só querem barbadinha e os veteranos se não sabem, ja estão com preguiça de olharem no youtube kkkk.
Aos 41min:50s do video deste link o Pedro Nascimento ensina como medir o nível da cuba, Montagem do carburador, ua-cam.com/video/nuBJi7nmwxI/v-deo.html
Tenho um problema difícil de solucionar sozinho. A minha XT-600E está falhando quando entra o segundo estágio. Ja foi tudo ajustadinho nos conformes mas ainda encontro este problema. Motor retificado e zerado, carburador totalmente limpo e ajustado nos padrões recomendados e observando as suas recomendações. Curiosamente se eu tirar o filtro de ar ela funciona normalmente. A única coisa que eu não consegui averiguar foi uma peça (talvez uma válvula de 1 sentido?) que fica na ponta do tudo que sai do carburador secundário. A da minha moto passa ar em ambos os sentidos. É assim mesmo ou essa peça tem alguma função específica? E também vc sabe dizer se ela vai conectada em algum lugar ou fica solta mesmo? Agradeço a ajuda.
Se a válvula que tu se refere é a que eu comento no meu video, dos 1:30 até 3:00, sim , ela só tem um sentido , e o diafragma não pode estar furado, no video eu comento que a válvula, fica sempre aberta, e fecha quando a motor atinge uma certa rotação, acho que esta errado, e o certo é , quando o motor é ligado, ela fecha porque tem sucção, vácuo, no corpo secundário, (pois a borboleta esta fechada), que suga o diafragma e faz com que a válvula, no interior, abaixo do diafragma, feche a abertura (um pino, que mostro no video) . Para testar se ela esta funcionando, eu coloquei uma seringa na ponta da mangueira que vai no corpo secundário, puxei o embolo da seringa e travei, para que o vácuo puxasse o diafragma, depois coloquei um caninho na entrada do orifício que mostro no video , soprei e suguei. Se ela estiver funcionando corretamente, tu não vai conseguir sugar e soprar ar , pois ela terá que estar fechada, ao retirar a seringa, ai então soltara o diafragma, que abrira a válvula. Se não conseguir fazer com que a seringa sugue o ar e puxe o diafragma é porque ou, o diafragma esta furada ou mau colocada. outra coisa que pode estar acontecendo é os oringues de vedação do pulverizador, ou do afogador estarem partidos, mas não é para estar se é tudo novo, mas pode acontecer de partir, é uma hipótese. e tem que ser criterioso no nível da cuba, pois se estiver abaixo ela vai custar a pegar e se tiver acima vai afogar e vazar pelo ladrão da cuba.se der certo informa pra nós.
@@viniciougeon2862 não é a válvula enriquecedora. No corpo secundário ao lado da tampa do oistonete secundário sai um tubo de borracha e na ponta dele tem uma peça de plástico. É a peça que me referi. A minha tem apenas uma tela dentro mas permite passagem de ar em ambos os sentidos. É assim mesmo? Qual é a função dela é onde ela se encaixa, você sabe?
@@nandoguitar2008 TCHÊ , pelo video do Pedro Nascimento, o que eu respondi no comentário anterior é sobre a válvula enriquecedora, eu acredito, o que tu esta se referindo é sobre este cano que ele fala no video dele, (enumerado 6), aos 46:00 . Ele não fala sobre esta peça que tu te referiu , mas eu suponho sim que ela seja uma válvula, que apenas deixe o ar entrar, pois se tu ver como le testa paa ver se esta funcionando talvez concorde comigo, e ainda mais que ja vi em outro videos, que algumas não possuem este cano no corpo secundário, acredito que seja uma válvula para que o ar entre possibilitando a descida do pistonete mais rápido ao desacelerar. Tche, eu sou mechanico que nem tu kkkk, então é tudo baseado na observação o que estou te falando, só mecânico das antigas pra mexer nestes carburadores, a gurizada nova é só no computador agora, a minha tenere 600ano 90 , não tem esse cano, então , de novo, acho que se tu tampar este cano é provável que, se o problema dela for de estar permitindo a entrada de ar nos dois sentido, ao tapa -la nãoo vai mais ocorrer o problema que tu se referiu, apenas o q pode acontecer é de o pistonete demorar para descer ao desacelerar, é minha opinião né.
Pode ser a valvula da boia na cuba, tem q trocar e ajustar o nivel dela. Tem uma cara q mstra dieitin como fazer eu indiquei o lik para outro comentou agota nao lembro o nome dele.
Sim, claro, se tiveres sorte, e ele não estiver muito preso, não vais nem precisar retirar o carburador, fica do lado direito, troquei o meu, varias vezes fazendo um teste de consumo, comecei com 110, 120, e fiquei no que estava, acho que esta na medida original, 155, não é possível ler, e como não comprei a medida original, não sei com certeza. Retira o parafuso sextavado, depois com uma chave de fenda retira o gicler, eu comprei uma chave de fenda de teste no 199, quebrei ela ficando somente com a parte de ferro, o metal é bem fácil de entortar, dobrei em formato da letra L e tive sorte que não esta muito apertado, e c depois entortei novamente em formato letra U, e com paciência fui desrosqueando, até sair,, coloque um pano em baixo do carburador pois quando tirar o sextavado vai sair um pouco de gasolina, feche antes as torneiras por precaução, retirei o sextavado com um alicate achei mais fácil, pois ele estava arredondado, não precisa junta , pelo menos no meu não tinha, não exagere no aperto, espero ter ajudado.
Vinicio Ugeon o meu está com gicle 110,a minha tenere ta com carburador de Xt 600. penso em botar o 155 que é o original, mas penso Que vai gastar igual um landau. também pensei num 140
A minha esta com 140 no principal medida original (circuito intermediário), lenta é original não lembro medida, fiz uns teste mas quando conseguia 20 km/l não passava de 80km/h. ta fazendo 16km/l na estrada, e na cidade faz mais, chegando a 19km/l, (não ultrapassando os 80k/h), a trava da agulha principal no meio, e no secundário a trava da agulha esta na fresa numero 4, (sobrando uma embaixo) configuração original tenere ano 90, retirei o parafuso de ajuste abertura do segundo estagio, abre só no final do manete, não passa de 120 km/h, não tosse, pramim ta otimo, velocidade maior que isso, não me interessa. Na negociação das ultrapassagens esta boa tem forçã. tem gente que diz que faz 18/km/l , 20km/l, eu não consegui esse ajuste, Obs: coloquei uma garrafa de um litro e marquei ate onde ela ia na estrada e na cidade, não fiz media enchendo o tanque e depois calculando. Quanto a tua ta fazendo, e que ano é.
Vinicio Ugeon a minha ta fazendo mais de 20. so Que da uma falta em alta...pra chegar em 120 é um esforço,culpa do gicle de 110. marcha lenta ta original, gigle do primário está original 140. ela quando puxo o acelerador total da falta.
Outra coisa não faz que nem o desatento aqui que voz fala, em uma das substituições do gicler, eu esqueci de retirar o pano, que encostou no cano e pegou fogo, quase perdi a moto, motorista me ajudaram com extintor, mas o estrago foi grande na elétrica, tive que refazer fiação, e mangueiras do oleo. Ja esta na estrada de novo, melhor que antes, e moto boa rsrsrs.
socorro!!!! estou a mais de 1 ano sem moto pois já desmontei o carburador umas 500 vezes, RESPEITANDO O MANUAL, e sempre FICA NA LENTA OSCILANDO E QUANDO EU FECHO A TORNERAS QUE A GASOLINA ESTA ACABANDO AI QUE ELE DISPARA NUMA OTIMA ACELERAÇAO QUE EU FAÇO?
Tche o fato do motor disparar quando a gasolina esta chegando ao fim na cuba do carburador é normal, acredito que em todas acontece isso, mas o que eu verificaria seria o nível da cuba se esta correto, se o oring do Gicler que fica na flauta esta integro e se o gicler ainda tem rosca q o aperte na flauta, se o diafragma da valvula de maxima esta integro e funcionando corretamente, , se os coletores de admissão não estão furados e bem apertados, se a agulha do afogador esta com vedação fechando ate o curso final, o ajuste do parafuso da mistura e abertura do pistonete da agulha, e se o gicler de lenta esta desentupido, tem que trar ele, e ver, e se todos os gicler estao na medida correta, nao lembro de outra causa que possa alterar a lenta, sendo que estou imaginando que ela acelera em alta normalmente sem apagar, na minha moto fiz um furo bem embaixo da cubo e coloquei uma mangueirinha transparente para sempre verificar o nivel da cuba pois esse nivel influencia muito na horade dar a partida, caso ela esteja abaixo do nivel, dificulta a partida entáo eu asopro no tanque ate o nivel ficar correto, claro faço isso quando a gasolina esta em nivel baixo no tanque e de um dia para outro, e com pelomenos uma torneira aberta é logico ne kkkk.
Aht também se a propia flauta esta bem atarrrachada no local dela , pois a gasolina tem de entrar pelo orificio do gicler, se esta floucha na sede dela aperte com cuidado para não espanar a rosca ou troque a flauta na esperança que a rosca dela tenha espanado,
qual objetivo deste vídeo que você postou?importante é regulagem de ar,regulagem de equalização,agulha,regular boia,e outros. peças danificadas etc...onde ar vai passar não interessa a ninguém.postou pra quê ?
Esta moto na sua concepção era muito desejada, fazemos varias peças para ela e da bomba de combustível temos vídeos de como restaurar, veja ua-cam.com/video/3GtOwdh8ags/v-deo.html www.nucleomoto.com.br/p-11209864-KIT-TENERE-XT-600-REPARO-BOMBA-E-DIAFRAGMA- www.nucleomoto.com.br/p-11092373-Reparo-Bomba-vacuo-xt600-tenere
Não precisa desligar a bateria, no motor de partida só tem alimentação quando é acionada a partida da moto e a chave da moto vai estar desligada
Verdade tens razão, obrigado.
Precisa sim , fui tirar carburador, só triscou no positivo e abriu o relé de partida
Brigadão hombre, pelo empenho em compartilhar conosco sua experiencia, me auxiliou a entender a dinamica do funcionamento dele em algumas coisas que eu ainda não sabia, em especial o parafuso da mistura.
Like já estou inscrito aí no canal cheguei para somar.
Parabéns pelo vídeo.
Fique com Deus
Obrigado! Você deu uma aula sobre o carburador da XT 600! Várias coisas eu não sabia.
Ótima explicação. Obrigado. Conhece algum especialista em carburador da Ténéré 600z ? A minha falha no alto giro e dois mecânicos não conseguiram descobrir. Já coloquei gasolina sem álcool e mesmo assim está falhando na alta. Obrigado.
tchê, a minha eu mesmo arrumo, o basico é, verificar o nivel de gasolina da cuba, ver se bomba de gasolina a vacuo esta fucionando, ela pode causar falta na cuba, se ela não estiver funcionando a gasolina passa assim mesmo , mas é pouco não da conta de manter a cuba no nivel, e falha na alta, a minha eu não uso, ta direto do tanque pra cuba, perco uns 4l finais do tanque q não tem força pra ir pra cuba pois esta quase no mesmo nivel da cuba, ver se não esta entupido aa mangueiras e registro da gasolina, ver se os diafragmas não estão furados, verificar a folga do parafuso q aciona o segundo estagio e é isso, a minha funciona muito bem, é encontrar um q queira lervo manual dela e assistir videos de regulagem do carburador no youtube, inclusive deixei um link de um cara q explica direitinho,veu fiz tudo q ele falou e a moto ta perfeita , ectem q andar nela né, eu só tenho ela e é do dia a dia. sorte ae em encontrar um mecanico q goste de mexer pois os novatos só querem barbadinha e os veteranos se não sabem, ja estão com preguiça de olharem no youtube kkkk.
Saberia me dizer quantos ml fica na cuba do carburador
Aos 41min:50s do video deste link o Pedro Nascimento ensina como medir o nível da cuba, Montagem do carburador, ua-cam.com/video/nuBJi7nmwxI/v-deo.html
@@viniciougeon2862 muito obrigado, vou ver
Muito bom vídeo camarada!! Já ganhou mais um inscrito!!
Quais são as posições padrão de fábrica das travas das agulhas principal é secundária por favor?
Aos 16:22 e 32:40 no video "Montagem do carburador da XT" do canal de pedro nascimento encontrara a resposta. ua-cam.com/video/nuBJi7nmwxI/v-deo.html
@@viniciougeon2862 TOP! Valeu!!!
Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
obrigado. buen video me viene bien para limpiar conductos sabiendo donde pertenecen
Meus 600 agradecimentos amigo, bom saber q lhe foi útil o video.
Valeu
Tenho um problema difícil de solucionar sozinho. A minha XT-600E está falhando quando entra o segundo estágio. Ja foi tudo ajustadinho nos conformes mas ainda encontro este problema. Motor retificado e zerado, carburador totalmente limpo e ajustado nos padrões recomendados e observando as suas recomendações. Curiosamente se eu tirar o filtro de ar ela funciona normalmente. A única coisa que eu não consegui averiguar foi uma peça (talvez uma válvula de 1 sentido?) que fica na ponta do tudo que sai do carburador secundário. A da minha moto passa ar em ambos os sentidos. É assim mesmo ou essa peça tem alguma função específica? E também vc sabe dizer se ela vai conectada em algum lugar ou fica solta mesmo? Agradeço a ajuda.
Se a válvula que tu se refere é a que eu comento no meu video, dos 1:30 até 3:00, sim , ela só tem um sentido , e o diafragma não pode estar furado, no video eu comento que a válvula, fica sempre aberta, e fecha quando a motor atinge uma certa rotação, acho que esta errado, e o certo é , quando o motor é ligado, ela fecha porque tem sucção, vácuo, no corpo secundário, (pois a borboleta esta fechada), que suga o diafragma e faz com que a válvula, no interior, abaixo do diafragma, feche a abertura (um pino, que mostro no video) . Para testar se ela esta funcionando, eu coloquei uma seringa na ponta da mangueira que vai no corpo secundário, puxei o embolo da seringa e travei, para que o vácuo puxasse o diafragma, depois coloquei um caninho na entrada do orifício que mostro no video , soprei e suguei. Se ela estiver funcionando corretamente, tu não vai conseguir sugar e soprar ar , pois ela terá que estar fechada, ao retirar a seringa, ai então soltara o diafragma, que abrira a válvula. Se não conseguir fazer com que a seringa sugue o ar e puxe o diafragma é porque ou, o diafragma esta furada ou mau colocada. outra coisa que pode estar acontecendo é os oringues de vedação do pulverizador, ou do afogador estarem partidos, mas não é para estar se é tudo novo, mas pode acontecer de partir, é uma hipótese. e tem que ser criterioso no nível da cuba, pois se estiver abaixo ela vai custar a pegar e se tiver acima vai afogar e vazar pelo ladrão da cuba.se der certo informa pra nós.
@@viniciougeon2862 não é a válvula enriquecedora. No corpo secundário ao lado da tampa do oistonete secundário sai um tubo de borracha e na ponta dele tem uma peça de plástico. É a peça que me referi. A minha tem apenas uma tela dentro mas permite passagem de ar em ambos os sentidos. É assim mesmo? Qual é a função dela é onde ela se encaixa, você sabe?
@@nandoguitar2008 TCHÊ , pelo video do Pedro Nascimento, o que eu respondi no comentário anterior é sobre a válvula enriquecedora, eu acredito, o que tu esta se referindo é sobre este cano que ele fala no video dele, (enumerado 6), aos 46:00 . Ele não fala sobre esta peça que tu te referiu , mas eu suponho sim que ela seja uma válvula, que apenas deixe o ar entrar, pois se tu ver como le testa paa ver se esta funcionando talvez concorde comigo, e ainda mais que ja vi em outro videos, que algumas não possuem este cano no corpo secundário, acredito que seja uma válvula para que o ar entre possibilitando a descida do pistonete mais rápido ao desacelerar. Tche, eu sou mechanico que nem tu kkkk, então é tudo baseado na observação o que estou te falando, só mecânico das antigas pra mexer nestes carburadores, a gurizada nova é só no computador agora, a minha tenere 600ano 90 , não tem esse cano, então , de novo, acho que se tu tampar este cano é provável que, se o problema dela for de estar permitindo a entrada de ar nos dois sentido, ao tapa -la nãoo vai mais ocorrer o problema que tu se referiu, apenas o q pode acontecer é de o pistonete demorar para descer ao desacelerar, é minha opinião né.
ua-cam.com/video/JXiOimFj2Jg/v-deo.html&feature=em-lsp
@@viniciougeon2862 não entendi o link postado
Rapaz a minha moto está vazando gasolina e quando eu ligo ela fica tossindo dentro do carburador e ela não pega sem ser com afogador puxado
Pode ser a valvula da boia na cuba, tem q trocar e ajustar o nivel dela. Tem uma cara q mstra dieitin como fazer eu indiquei o lik para outro comentou agota nao lembro o nome dele.
Boa noite amigo
Estou precisando trocar o gicle de alta.
pode me dar uma luz?
Sim, claro, se tiveres sorte, e ele não estiver muito preso, não vais nem precisar retirar o carburador, fica do lado direito, troquei o meu, varias vezes fazendo um teste de consumo, comecei com 110, 120, e fiquei no que estava, acho que esta na medida original, 155, não é possível ler, e como não comprei a medida original, não sei com certeza. Retira o parafuso sextavado, depois com uma chave de fenda retira o gicler, eu comprei uma chave de fenda de teste no 199, quebrei ela ficando somente com a parte de ferro, o metal é bem fácil de entortar, dobrei em formato da letra L e tive sorte que não esta muito apertado, e c depois entortei novamente em formato letra U, e com paciência fui desrosqueando, até sair,, coloque um pano em baixo do carburador pois quando tirar o sextavado vai sair um pouco de gasolina, feche antes as torneiras por precaução, retirei o sextavado com um alicate achei mais fácil, pois ele estava arredondado, não precisa junta , pelo menos no meu não tinha, não exagere no aperto, espero ter ajudado.
Vinicio Ugeon
o meu está com gicle 110,a minha tenere ta com carburador de Xt 600.
penso em botar o 155 que é o original, mas penso Que vai gastar igual um landau.
também pensei num 140
A minha esta com 140 no principal medida original (circuito intermediário), lenta é original não lembro medida, fiz uns teste mas quando conseguia 20 km/l não passava de 80km/h. ta fazendo 16km/l na estrada, e na cidade faz mais, chegando a 19km/l, (não ultrapassando os 80k/h), a trava da agulha principal no meio, e no secundário a trava da agulha esta na fresa numero 4, (sobrando uma embaixo) configuração original tenere ano 90, retirei o parafuso de ajuste abertura do segundo estagio, abre só no final do manete, não passa de 120 km/h, não tosse, pramim ta otimo, velocidade maior que isso, não me interessa. Na negociação das ultrapassagens esta boa tem forçã. tem gente que diz que faz 18/km/l , 20km/l, eu não consegui esse ajuste, Obs: coloquei uma garrafa de um litro e marquei ate onde ela ia na estrada e na cidade, não fiz media enchendo o tanque e depois calculando. Quanto a tua ta fazendo, e que ano é.
Vinicio Ugeon
a minha ta fazendo mais de 20.
so Que da uma falta em alta...pra chegar em 120 é um esforço,culpa do gicle de 110.
marcha lenta ta original, gigle do primário está original 140.
ela quando puxo o acelerador total da falta.
Outra coisa não faz que nem o desatento aqui que voz fala, em uma das substituições do gicler, eu esqueci de retirar o pano, que encostou no cano e pegou fogo, quase perdi a moto, motorista me ajudaram com extintor, mas o estrago foi grande na elétrica, tive que refazer fiação, e mangueiras do oleo. Ja esta na estrada de novo, melhor que antes, e moto boa rsrsrs.
ONDE COMPRO UM CARBURADOR QUE PRESTE?
socorro!!!! estou a mais de 1 ano sem moto pois já desmontei o carburador umas 500 vezes, RESPEITANDO O MANUAL, e sempre FICA NA LENTA OSCILANDO E QUANDO EU FECHO A TORNERAS QUE A GASOLINA ESTA ACABANDO AI QUE ELE DISPARA NUMA OTIMA ACELERAÇAO QUE EU FAÇO?
Tche o fato do motor disparar quando a gasolina esta chegando ao fim na cuba do carburador é normal, acredito que em todas acontece isso, mas o que eu verificaria seria o nível da cuba se esta correto, se o oring do Gicler que fica na flauta esta integro e se o gicler ainda tem rosca q o aperte na flauta, se o diafragma da valvula de maxima esta integro e funcionando corretamente, , se os coletores de admissão não estão furados e bem apertados, se a agulha do afogador esta com vedação fechando ate o curso final, o ajuste do parafuso da mistura e abertura do pistonete da agulha, e se o gicler de lenta esta desentupido, tem que trar ele, e ver, e se todos os gicler estao na medida correta, nao lembro de outra causa que possa alterar a lenta, sendo que estou imaginando que ela acelera em alta normalmente sem apagar, na minha moto fiz um furo bem embaixo da cubo e coloquei uma mangueirinha transparente para sempre verificar o nivel da cuba pois esse nivel influencia muito na horade dar a partida, caso ela esteja abaixo do nivel, dificulta a partida entáo eu asopro no tanque ate o nivel ficar correto, claro faço isso quando a gasolina esta em nivel baixo no tanque e de um dia para outro, e com pelomenos uma torneira aberta é logico ne kkkk.
Aht também se a propia flauta esta bem atarrrachada no local dela , pois a gasolina tem de entrar pelo orificio do gicler, se esta floucha na sede dela aperte com cuidado para não espanar a rosca ou troque a flauta na esperança que a rosca dela tenha espanado,
qual objetivo deste vídeo que você postou?importante é regulagem de ar,regulagem de equalização,agulha,regular boia,e outros. peças danificadas etc...onde ar vai passar não interessa a ninguém.postou pra quê ?
Esta moto na sua concepção era muito desejada, fazemos varias peças para ela e da bomba de combustível temos vídeos de como restaurar, veja ua-cam.com/video/3GtOwdh8ags/v-deo.html
www.nucleomoto.com.br/p-11209864-KIT-TENERE-XT-600-REPARO-BOMBA-E-DIAFRAGMA-
www.nucleomoto.com.br/p-11092373-Reparo-Bomba-vacuo-xt600-tenere