A HIGIENE E O USO DOS COSMÉTICOS AO LONGO DA HISTÓRIA
Вставка
- Опубліковано 9 лют 2025
- Olá, no vídeo de hoje veremos como era os hábitos de higiene ao longo da história e como as pessoas faziam para se embelezarem.
--
Gostou do vídeo? Se inscreva no canal, deixe o like e compartilhe o vídeo.
--
Leia Mais:
Artigo sobre a linha do Tempo: siaibib01.univa...
Higiene no Palácio de Versalhes: super.abril.co...
Nossas redes sociais:
Twitter do canal: twitter.com/HistoriaeTu
Instagram do canal: instagram.com/canalhistoriatu/
Instagram prof. Danilo: @daniloleandro28
Instagram prof. Zilmar: @zilmarpvh
Parabéns pelos vídeos, conteúdos riquíssimos continue assim👏👏👏😍😍😍😍
O senhor deveria se informar mais, já que o cristianismo venho através de Cristo,como vc ousa dizer que o cristianismo repudiava banhos,tenho certeza que isso é equívoco!!
@@flaviagou7028 Cristianismo é a institucionalização, são as regras e os dogmas, a Igreja Católica criou o cristianismo.
@@canalhistoriaetu15Se for assim estou perplexa,pq na bíblia não é assim,esse "cristianismo"não saiu de lá!!! obrigada pela informação!! Sucesso!!!
@@flaviagou7028. Isso foi uma imperfeição da igreja medieval, não do cristianismo em si.
Imagina o desespero dos índios qdo os europeus chegaram aqui
Sentiram a catinga de longe,não foi á toa que os sebentos foram atacados por flechadas.
@@tatasilva5877 kkkkk
@@brunaobrendo9930 quem tem nariz tem medo 😂😂😂😂😂
Ahaahaaha
@@sidineidesouza5683 tentaram espantar os Portugues para não impregnar no ambiente.
Os egípcios sempre à frente da modernidade 😎😎😎😘😘😘😘
Os gregos tbm, rsrsrsrs !
E os romanos afrente dos egípcios
@Identity V Paródias os romanos eram a frente do seu tempo!! Isso n se discute até suas leis ainda são consultadas para criar uma nova lei, pra se ter noção de como eles eram. e se formos falar de riqueza ai q os egípcios ficam pra traz msm, o Egito no apse do seu poder foi dominada por Roma, por vários séculos
N tem como comparar
@Identity V Paródias bem a frente msm! De sua epoca
Nossos índios também, toda prática de higiene que temos hj é graças a eles.
Impossível não pensar nos momentos íntimos dos casais. Assim, como, na hora do parto! Coitadinhos dos bebês!
Hahahahaha sexo oral era letal 😆
@@fabianekasparferreirafabi acho que nem existia isso.
Pensei que só eu ficava pensando nisso ahahhah
0% de chance de ter oral haahah
Relaxa, eles lavavam as mãos 🤣
Josiane Maria iam passar pelo canal vaginal sem higiene nenhuma, grande risco de contaminação. Sem contar que não deveriam dar banhos neles também, aí já viu.
Como a realidade em nosso país era diferente, poderiam fazer um vídeo sobre os hábitos de higiene antes e pós a colonização do Brasil.
Opa, esse será o próximo.
Já ouvi falar que quando a família real veio para o Brasil tiveram infestação de piolhos nos barcos e todos tiveram que rapar o cabelo e usar turbantes e a sociedade na colônia acharam que era moda na Europa.
Também já li sobre essa história, no livro 1808, do Laurentino Gomes, sempre conto na sala de aula, ahhaha.
Meu professor de história falou que o hábito de tomar banho todos os dias vem dos índios. Eles eram mais limpos que os portugueses que chegaram aqui.
As pessoas jogavam fezes ,e urina pela janela de suas casas no Brasil colônia
faraós reizinhos da skin care
Né 🤣
Só pensei isso kkk
@Marcelo Bianchi que maravilha
KKKKKKKKKKKKKK
@Marcelo Bianchi aí sim ein.produtos Ivone nelas
Ainda bem que nasci no século da limpeza e higiene 😳
Simmm, eu dou graças a Deus por isso.
Né, graças a Deus... Amooo tomar banho...e ficar cheirosa
É mesmo?
@@Ry78383 skksksks psh né
E no Brasil rs
Imagine ser prostituta. O quanto de doença deveriam ter e a nojeira que devia ser o sexo nessa época aaargh
Já pensou na hora do sexo oral? Kkkkkkkkkkkkkk
As prostitutas eram verdadeiras mártires!
o bafo delas devia disfarçar o gosto kkkkk
@@tonydesaunier510 Se eu não me engano o sexo oral só passou a ser comum na nossa Idade Contemporânea, antes não tinha isso kkk
@@arklima6804 verdade. Também nem tinha como ser algo normal diante de tanta imundície. Kkkk
@@tonydesaunier510 isso é nojento de qualquer jeito e em qualquer época. Repugnante.
Os egípcios muito à frente do seu tempo em muitos quesitos. Um povo fascinante.
O egípcios eram mais higiênicos
Na verdade cada povo tinha suas nessecidades e o Egito é deserto o e humido (muito parecido ao sertão) então o que causa que se proliferace doenças facilmentes e essa necessidade fez com que eles tivessem que ter mais hegiene. Diferente da Europa que é bem mais Frio o que dificulta na proliferação de doenças. Mas na Iberia já era mais limpa e na Itália. Discordo do vídeo por acusar o cristianismo, pois o cristianismo só manteve e até ajudou a manter a higiene entre os Bárbaros
@@guilhermebicca9958 Só entre os barbáros mesmo
@@Blanka767 se não fosse o cristianismo teríamos casos como os vikings, esse povo sim conseguiu chegar ao limite de falta de higiene
@@guilhermebicca9958 Não deve ser muito diferente do que levar gente que "toma muito banho" para a fogueira. Vsf, isso é irrelevante, ninguém liga para os Vikings
Só faltou falar sobre a higiene em países orientais/asiáticos.
Eles eram limpos e incrívelmente civilizados... Enquanto todo o mundo comiam com as mãos, eles já comiam de "palitinhos".
@@dadanid.m.1339 Ava, só se for os japoneses que eram limpos. Por que houve casos que a PESTE NEGRA não surgiu na EUROPA e sim na China, tem várias histórias na internet mesmo..
@@maynaralima6209 Sim, por que se está na internet é verdade! 😔👌🏽
@Luh H sim, houve na china, inclusive se não estou enganado chegou à europa através dos navios. Mas devemos lembrar que a doença vinha dos ratos, porém a falta de higiene levou a grande epidemia na europa. Na china ela existiu, mas rapidamente foi contido pelos hábitos higiênicos e também pela medicina da época
kittycat VDD NO JUDAÍSMO EXISTIAM E EXISTEM MUITOS BANHOS DESDE A ANTIGUIDADE
Até hoje o povo europeu não é chegado em se banhar com frequência, experimente entrar em um metrô em Paris. E não precisa ser no inverno não, kkkkkkk.
Já fui lá no inverno, não senti, mas no avião sim.
Na Alemanha tambem, ouvi dizer que dentro do metro no verao é insuportavel o fedor.
Sim, os franceses não são chegados à higiene pessoal..Muitos"desprevenidos" desmaiam no metrô em razão dos odores fetidos..E em repartições públicas, lugares sem circulação de ar...E por aí vai!
Micheline Oliveira
Os Europeus mais idosos continuam com hábitos de higiene mais antigos.
Por exemplo, a sogra Francesa de uma conhecida minha, usa um pano velho para se lavar. Ela umedece o pano e passa no corpo. Não toma banho.
@@claudiapinho-memorias pano velho? Credo 😝. Será que ninguém deu para ela um pacote de lenços umedecidos? É menos pior. 😆
Professor !!!
Como o povo era pooodre!!!
Por isto que a França faz perfumes tão bons e caros era pra aliviar a catinga.
E você fala do seu país a imundice que é? Quantas pessoas deram ok para as besteiras que falou! Fique sabendo a França é um país limpíssimo.organizado. Eles tem perfumes caros sim, para o embelezamento das pessoas e não para esconder sujeira.Nos tempos antigos tudo era muito difícil não tínhamos desenvolvimento nenhum.Hoje as coisas são totalmente diferente, e seu país continua sujo,muitas casas no Brasil se quer tem saneamento básico, defecam e a sujeira vai para os rios,canais ,lixo nas ruas ,uma imundice em pleno século XXI .
@@gilzabrito5139 "não tinha desenvolvimento"
E o Egito e a Roma Antiga?
@@gilzabrito5139 KKK
O povo era porco sim! "só pra dizer que está na França".
@@marialves1525 Sem princípios de Educação.Eu não estou na França não.Mas já estive lá umas 6 vezes por isso posso opinar ao Contrário de pessoas sem Cultura como você.Olha para os países difamando sua Cultura enquanto vive em um país Imundo em pleno séc XXI torno a repetir.
@@bielzinhobarbosa6122 Eram Impérios diferentes. E cada Região com seus Recursos, uns mais avançados outros nem tanto.
A humanidade evoluiu muito neste quesito! Ainda bem.
Depende da região, rs.
Depende do país q vc está falando, muitos países euroupeus ainda tem costume de não tomar todos os dias
@@eduardacarvalho4638 é no inverno e muito frio aí eles não toman banho, passam perfume.
@@sandraluciadeoliveira7422 minha amiga faz intercâmbio em Paris, e disse q no verão eles ainda levam o costume de não tomar banho todos os dias, e ficam um fedor de suor misturado com perfume, principalmente em ambientes fechados, disse ela kskskek
@@sandraluciadeoliveira7422 não é desculpa, todas as casas lá são adaptadas ao frio, no inverno passamos mais frio que eles, e as torneiras são aquecidas juntamente com as banheiras e chuveiros, é só uma questão de habito
Meu Deus... estamos muito bem hj, obrigado!
Verdade!!!! Imagine perfume misturado com fedor !!!!!
O povo europeu ainda mantém um pouco o costume de não tomar banho frequentemente. Somente Portugal, Espanha, Itália e Grécia é que são mais chegados ao banho devido à temperatura alta.Aqui na Escócia o pessoal têm habituas bem ruins.
Tipo tomarem 1 banho só por dia ou menos? Eles usam hidratante corporal e desodorante? Não consigo imaginar como ficar dias sem tomar banho e sem usar pelo menos um desodorante.
Kim Jessy tem gente q as vezes nem 1 banho toma, passa um lencinho umedecido nas partes e vai
@@actshiha misericórdia, sem condições. Independente de ser frio ou não, não tem como passar dias sem tomar banho.
Kim Jessy eles usam desodorante na sua meio-dia, mas tomar banho muito pouco, talvez uma ou duas vezes por semana.Como a grande parte tem o cabelo liso, o cabelo fica com um aspecto mega oleoso , horrível! Eu nunca perguntei quantas vezes eles tomam banho ou o porque de eles tomarem pouco banho, mas eles passam a vida a dizer que eu cheiro muito bem, quando eu acho que cheiro normal 😅
😲😲😳😳😳
Só uma breve correção, eles usavam pó de arroz, vc confundiu com farinha de trigo rs
Esqueci de mencionar que esse pó também continha muito chumbo, tanto que muitos morriam intoxicados por conta disso
Verdade, no texto estava farinha de trigo.
😂😂😂😂😂Farinha de trigo.
W I N N Y, acredito ter sido a tradução do texto.
Sobre cosmética antiga e até vestuário eu recomendo fortemente o blog e página "A modista do desterro". Sempre com muita pesquisa histórica e ela sempre tenta reproduzir vestimentas e cosméticos o mais próximo (E obviamente seguro) os modos antigos e artesanais.
Esse tema me interessa. Vou dar uma olhada nesse blog. Obrigada bjs
@@Dulcemara recomendo tanto por quem curte o tema como desenhista em busca de referências
Olha só, dica excelente, gosto muito desse tema.
@@canalhistoriaetu15 confere ela, quem sabe não sai uma collab boa?
@@MahouneArrow cosmética antiga. Esse assunto me interessa muito. Saber como as mulheres se cuidavam antigamente, como lavavam os cabelos etc.. A referência mais antiga que consegui foi no livro Arte de Amar, de Ovídio. No final do livro ele passa umas receitinhas. É muito engraçado, tem que pegar o chifre do veado tal, raspar numa tigela de mármore tal, é engraçado porém impraticável por razões óbvias. As mulheres sempre dão um um jeitinho de ajudar a natureza. Mas parece que muito desse conhecimento se perdeu. E hoje em dia estamos expostas a muita química na área da estética, poluindo o planeta e nossa pele também.
Bj obrigada
Se com um dia sem banho começo a passar mal, avaria um mês
DEUS ME FREE
@@cinthiaamartins kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É batata se eu não tomo banho antes de dormir ou não durmo direito ou levanto no meio da noite pra tomar banho, e o cabelo?? Se eu não lavo me dá dor de cabeça
Mas se você nascesse, e crescesse em meio a esta cultura, acharia estranho tomar banho todos os dias. Somos assim.
Eu também, tenho certeza que eu morreria rápido só de imaginar da um calafrio.
Por mais vídeos desse estilo de conteúdo! São tão interessantes quanto os demais!
E pensar que 150 atrás o povo ainda era imundo. mds! Mas são pessoas de suas épocas... era a vida.
Pode deixar.
Depende da região os egípcios eram limpos a realeza tomava até 3 banhos por dia (creio que pelo calor)
É sera que tinha Corrupção igual tem Hoje ?
Eu fico pensando que como os povos antigos eram mais civilizados do que nós. Os antigos egípcios já sabiam das necessidades do banho. Também mostra como a religiosidade pode ser um atraso na voda do homem.
Banho sem sabão ou sabonete não limpava bem, veja aqui sobre a história do sabão (e sabonete):
www.pucsp.br/maturidades/curiosidades/curiosidades_ed62.html
@@shermanwillian6785 então como os povos da antiguidade eram limpos ? E enquanto aos índios ?
@@roniconceicaoconceicao.4981 No vídeo informa que usavam cinzas e/ou argila, mas obviamente isso não dá uma boa limpeza como usar sabão ou o mais moderno sabonete. Experimente usar cinzas e/ou argila ou pelo menos só pense e imagine o resultado.
A religiosidade é um atraso na vida das pessoas.
@@shermanwillian6785 na verdade, limpa, sim. Os sabonetes naturais usam argila e alguns não colocam a saponina (que era o que não existia). E óleo limpa, além do quê, eles usam uma lâmina pra limpar, e, por uma questão de química, sabe-se que óleo atraí óleo, logo, ele puxa a seborreia do corpo, que saia na lâmina.
Até hoje os asiáticos utilizam o óleo pra limpar, principalmente, o rosto.
Me admira o ser humano não ter entrado em extinção.
Pasta de chumbo para os olhos deveria deixar os egípcios doidões.
Brisa não dá, mas faz muitíssimo mal pra saúde.
Kkkkkk
@@alexdione mds kkkk
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
E a higiene em nossos tempos é muito necessário. E com a pandemia ainda mais.
Tomar banho uma vez por ano?! Misericórdia! No verão eu tomo três banhos e acho pouco.
Toma só três banhos o verão todo???
@@mikachu8753 🤣🤣🤣🤣
@@mikachu8753 kkklkkkkkkk
Três por dia né!? 😅
@@mikachu8753 por isso que ela disse, tomo 3 banhos e acho pouco 🤣 pra 90 dias é bem pouco mesmo kkkk eu tô rindo e não é pouco com o seu comentário kkk
Cleopatra era exemplo de beleza e cuidados admiroooo
Deus abençoe a evolução humana. Apesar de que o hábito de tomar banhos diários devemos aos índios.
No império romano se tomavam muitos banhos, haviam banhos públicos e as famílias mais ricas tinham fornecimento de água em suas casas. Ainda existe um aqueduto em funcionamento ininterrupto em Roma com mais de 2.000 anos
Sugestão de tema a comida ao longo da história 👍. Muitos ficariam surpresos em saber assim como ficaram com esse vídeo. Obrigada.
Obrigado pela dica, é um excelente tema.
Os egípcios sempre limpos e vaidosos, incrível.
Tema muito interessante , continuem trazendo mais curiosidades históricas , além das biograficas. Estão de parabéns
Olá, obrigado pelo comentário, traremos sim mais vídeos assim.
Gracas a Deus somos descendentes do índios e considerados hoje em dia um dos povos mais limpos do mundo.
Que tema interessantíssimo!! Parabéns pelo conteúdo maravilhoso 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼. Feliz ano novo pra todos 🥂
Muito obrigado!!! Feliz ano novo.
Vc disse feliz ano novo..quem diria que o ano seria assim..muito triste
Eita! Levei um banho de história!!!!
Toda vez que faço número dois já tomo banho em seguida, imagina como era na idade média, acho que nem limpavam a bunda direito!! Aaarghh!
Imagina aquelas saias compridas até o chão que as mulheres usavam arrastando no chão imundo....
Ah já sei pq algumas pessoas não fazem o número 2 fora de casa!
Eu também: após o "número 2", tomo banho.
@@setembroflorido7998 vdd sera que tinha papel naquela época
Há muitos anos eu vi nem lembro onde q as cuecas foram inventadas para não ficar cagada as roupas, não sei se é real mas conhecendo os hábitos higiênicos de antigamente é de se acreditar
Ótimo conteúdo!
A higiene realmente se modificou com o tempo, ainda bem, e pensar que não faz muito tempo que hábitos se remodelaram. Minha Avó de 93 anos, por exemplo, me conta que na época dela, as mulheres quando tinham filhos não tomavam banho por 1 mês, assim como a criança. Depois do tempo elas ainda não podiam banhar regularmente tinham que usar ervas nas partes íntimas por um tempo, porém muitas voltavam a engravidar nesse meio tempo e continuava em um ciclo de horror com a higiene. Por isso é muito comum ver que muitas mães tinham entre 8 a 10 filhos e sobreviviam 4 ou 5. Logicamente haviam muitas decorrências, mas muitas doenças se proliferavam nessa época pela falta de higiene.
A fedentina rolava solta...eca...
O mais incrível é que a humanidade sobreviveu
A pandemia me trouxe aqui !
Obrigada por expandir meus conhecimentos !
Só tenho a agradecer a Deus por ter nascido fora dessa época.
Vdd as coisas só começaram a melhorar a partir do século 18 pra frente
adorei a temática do vídeo, podem trazer mais nesse estilo.
e feliz ano novo!
Pode deixar e feliz ano novo.
faz sobre a moda ao longo da história
Amo história! Não sei porque mas aprender sobre história me deixa feliz!
Faça mais vídeos como esse professor é muito interessante saber como as pessoas viviam em tempos antigos
Pode deixar, já tenho ideias para alguns.
Q nojo !!!! De q adiantava tantas rendas...sedas...jóias...
Eu amo essa abertura, me dá um entusiasmo de assistir vários.
Nossa... Fico imaginando o cheiro que os ambientes tinham na época da idade média. Kkkkk Eca.
Uma professora de história me contou, que a tradição de usar flores no casamento (tanto a decoração como o buquê) era um truque para espantar o mal cheiro
@@mariamelanie1289 Interessante.
Pelo menos eles recolhiam as fezes dos corredores duas vezes na semana 🤣
@@setembroflorido7998🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 "Pelo menos" isso, né?
pior eram as pessoas. imagina como n deveria ser horrivel beijar, namorar ou fazer sexo naquela época. hj em dia podemos pegar doenças e fungos por falta de higienizaçao intima imagina como n era nesse tempo? que horror
Por isso sempre dou graças a Deus por ter nascido em uma época e lugar onde o desodorante existe e é acessível 🙏🏻
Fala da moda decorrente a história acho que cada década, cultura ,fascinante a
A história por trás
Por favor
É um tema que muito me agrada, e faremos sim, acho que a Moda no tempo de Luís XIV (pq estou assistindo a série Versailles e gostando muito do figurino hahaha)
@@canalhistoriaetu15 que legal e obrigada ! E esse ano 2020 vai ter roupas no estilo ou inspiração na era vitoriana para mulheres não sei se para homens vai ter
Eu não tenho certeza de quantas vezes já assisti esse vídeo, é tão legal, tão detalhado, tão descritivo, dá vontade de assistir sempre que tenho tempo livre.
Ah! 🖤
Música da abertura: "A Tempestade", Presto, Terceiro Movimento do Segundo Concerto "Verão" de "As quatro estações" de Antonio Lucio Vivaldi.
Gostei, mas achei difícil de acompanhar a ordem cronológica, vc fala de Luiz XIV ao mesmo tempo que fala de Elizabeth I da Inglaterra
Gostei muito do assunto do video e da forma que o narrador entrou e saiu do video. Parabéns continue com o bom trabalho. Muito obrigada.
Um fato que eu nunca vou entender é de que no mundo antigo haviam diversas práticas de higiene, porém quando chegou na era medieval a coisa desandou.... E as pessoas começaram a ter práticas imundas ...
A religião influenciou muito sobre isso, foi um retrocesso.
Angela Camila na verdade esse extremismo é um mito, eles não passavam tanto tempo assim sem tomar banho, houve uma época que sim, mas dps isso acabou ficando insuportável e voltaram com os bons hábitos, eles usavam almofadas perfumadas nas axilas, e o sabão já existia desde o sec 8, acrescentaram óleos perfumados no sabão, e usavam o mesmo para o cabelo!
Eles não eram sujos pq sujeira naquela época era indicio de pecado, só pecadores eram sujos, eles eram muito limpos e elegantes, se depilavam com lâmina as mulheres todo o corpo, e os homens a barba, era uma época linda.
Pra se viver no campo né kk, pq as cidades eram um nojo!! Nojo mesmo! Bosta pela janela, e etc
A França que é tão linda hoje, naquela época era a cidade mais fedorenta que existia.
Eu amo a idade média, mas preferia viver como camponesa kkk
Aqui no rio a regiao do caju na epoca imperial era o lugar da casa de banho de dom joao vi, que era inclusive recomendado a tomar banho de mar devido as doenças/perebas que tinham....
aparentemente sempre se fala só da europa, não da pra saber como era nas outras regiões na mesma época
Lais Grilo Nunes As outras regiões eram higiênicas,os asiáticos,indígenas tomavam banho td dia
Não vou julgar. Porque se eu fosse dessas épocas, eu seria como eles. Kkkk já que eu iria fazer parte da sociedade deles...
Verdade cada um ao seu tempo não podemos julgar.
Isso mesmo era um costume. Embora nojento
Logicamente. Não podemos olhar o passado com os olhos de hoje.
Com certeza.
Não esperava esse tema, ADOREI!!!!
Como sempre o canal nos surpreendendo com temas maravilhos.
Rumo ao 💯 mil inscritos 😘😉
Rumo aos 100 mil!!!!
Esse canal é tudo pra mim 💙 tá vendo gnt? Vcs aí querendo viver na idade média kkk aí que nojo o povo devia feder pra caramba, fico feliz da humanidade ter avançado tanto
Vdd falou tudo a idade media na europa foi m ruim
Grande pesquisa prof.: Danilo parabéns! Muito interessante, eu acho que o período do Antigo Regime foi o menos higiênico de todos. Louis XIV, tem fama de que não gostava de banhos, uma vez eu li uma anedota que dizia que Louis XIV tomou apenas dois banhos em sua vida, um quando nasceu e outro quando morreu, porem sabemos que isso é mito. Mas por ai já se vislumbra um pouco de como era higiene naqueles tempos.
Primeiramente obrigado, e eu tbm já ouvi essa anedota, mas sobre D. João VI, acredito que se tornou uma espécie de lenda.
Há também aquela lenda de que uma rainha ou princesa, num jantar, recebendo convidados, um deles diz a ela:
-Como suas mãos estão sujas!
E ela responde:
- É que você não viu os meus pés.
Ainda hoje em outros paises a noção de higiene é bem diferente dos brasileiros. Vi um video de uma casa de doces em NY onde a mulher passava o chocolate com as maos, atendia o telefone, tirava pó da estante com o mesmo pano que limpava as maos,conversava por.cima do chocolate,tudo sem luva,touca nem avental.
Na Alemanha é comum fazerem seu sanduíche sem luvas e ja ate vi uma atendente assoar o nariz e,sem higienizar as mãos, fazer sanduiche(obvio qie desisti do lugar.Os outros podem ter o mesmo "padrao de higiene"mas eu nao vi...rs)
É verdade, ainda hoje tem regiões que a higiene não é tão levada a sério, sempre me lembro da Índia.
@@canalhistoriaetu15
Prof. Não é lá q tomar banho naquele rio onde eles tb queimam corpos é a coisa mais comum ?? Muita gente suja se lavando ao mesmo tempo na mesma água!!!??🤔😐
@@ligialg1000 sim, o Rio Ganges. Inclusive há pessoas q acreditam q aquelas águas são sagradas e às vezes tem potinhos dessa água em casa para "se purificarem".
Sobre a sequência de quem tomava banho, existe um ditado inglês (se não me engano) que é "Don't throw the baby out with the bath water" ou jogue o bebê com a água do banho, justamente porque quando o último, tomava banho a água já estava escura de tão imunda.
Olá feliz ano novo!!! Sou farmacêutica e professora de cosmética e amei sua aula .... foi incrível seu relato eu sempre falo isso para meus alunos vou indicar seu canal !!! Parabéns!!!!
Olha que legal, muito bom te ter aqui no canal.
QUERIDÃO, UMA SUGESTÃO: FAÇA UM VÍDEO SOBRE A OBESIDADE NO DECORRER DA HISTÓRIA! 😊
Pode deixar, ía falar sobre a estética e o corpo na história.
AMO OS CONTEÚDOS! Sempre com muita clareza e explicando numa linguagem que facilita pra gente que não entende sobre!
Fico imaginando as mulheres quando menstruava e depois do sexo eca
E os homens que ficam com o penis seboso e fedorento quando não tomam banho. Coitadas das mulheres que foram obrigadas a fazer sexo oral em seus maridos porcos. Foi tudo um grande chiqueiro.
@@human.j.vitor9981 kkkkkkkkkkkkkk
@@human.j.vitor9981 Agora pensa comigo, o cara com a linguiça fedendo a queijo podre e a mina com a boca fedendo a bosta, que combinação ótima. 😱😖
Não mostra no vídeo sobre a menstruação, mas, geralmente as mulheres não se preocupavam muito não (ficava escorrendo pela perna mesmo, de boa), só as mais "limpinhas" usavam uma espécie de absorvente, feito de panos limpos e limo grosso (àqueles
verde de planta).
Seguramente tinham os órgãos sexual podres de fedidos.
@@human.j.vitor9981 sexo oral não é tão antigo assim. É uma coisa relativamente nova kk
Até q o Profeta Muhammad ﷺ disse: "A pureza (exterior e interior) é a metade da fé!"
Gosto muito dos vídeos biográficos, mas este também foi muito interessante. Parabéns pelo trabalho.
Muito obrigado, procuraremos trazer mais vídeos assim.
Vendo esse vídeo em época de pandemia me causa gatilhos!! Já pensou viver sem higiene meu pai!
Sem comentarios , maravilhoso documentario professor obrigado pelo conhecimento !!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Hahaa, pessoal gostou bastante, muito obrigado.
O Egito tá de parabéns 👏👏👏
Gostei demais do tema abordado! Foi muito interessante essa "fugida" das biografias. Como sempre, vocês trataram do tema com a competência de sempre e de forma a prender a atenção. Parabéns pelo ótimo trabalho!
Fezes nos corredores? Meeee viviam pior que animais rsrs
Relaxa, eles mandavam recolher 2 vezes por semana 🤣🤣🤣
pelo menos os gatos enterram kkkkkkk. imagina ficar com aquilo nos corredor.devia ser horrivel
@@alexdione Putz, Kkkk.
🤢
Véi, que nojooooooooo
Top.Bom saber. Que coisa,não é mesmo?Nós gostamos tanto de banho(pelo menos imagino, que a maioria )Que não consigo me imaginar ficar sem banho. Obrigado.
E a tal carta de Napoleão á Josefina que dizia: "querida, não se banhe nesta semana, pois estou chegando da batalha..."
????
Impossível não se inscrever , obrigado paz e luz felicidades sempre um forte abraço
Muito bom. Ainda bem que nasci neste novo momento kkk
Quando falaram que tomavam banho 1 vez por mês fiquei impressionada mas depois falaram UMA VEZ POR ANO (???) eu sempre fico chocada com essas coisas do passado e agradeço por ter nascido nesse tempos de hj
Práticas aterrorizantes hoje em dia.
Bem fazem os indígenas por aqui e seus banhos diários, aí os portugueses pegaram o hábito, e cá estamos nós, limpinhos.
Se eu fosse viva na idade Média, eu preferiria ser indígena do Brasil!
Maria Antonieta, bendita sois vós entre os europeus do séc XVIII 🙏🏽
Gregos sempre tao inteligentes,igreja católica só matando em massa por negligência
Ignorância sua.
@@LiviaLang a história mostra se vc nao tem inteligência pra enxergar,é ignorância sua
@@LiviaLang então vc nao deve tomar banho, ja que eu sou ignorante.
De certa forma sim.
Você olha lá os povos antigos, todos trabalhados nas descobertas, o céu é o limite e talz. Aí vem a igreja católica, cria a era das trevas, enterra excelentes descobertas e avanços tecnológicos e científicos...
Nem continuar as obras dos romanos continuaram 🤦🏻♀️😥
os egípcios e os gregos são futurista, uma pena não termos seguido os passos deles.
Ótimo video, achei o assunto bem interessante... Não vivo sem banho gente! Não consigo nem imaginar a vida sem banho!
Como essas pessoas deviam feder, ainda por cima usados essas rouponas.🤢🤢🤢 #ÓtimoVídeo👏🏻
Essas rouponas ajudavam a escorder o fedor kkkkkkkk
Adorei! Podia ter uma comparação com os hábitos de higiene dos povos indígenas brasileiros e também falar que a água utilizada para beber e fazer comida na Europa da Idade Média era tão insalubre que era mais seguro beber cerveja, vinho e outras bebidas fermentadas e lavar-se e lavar as coisas com vinagre. Minha avó contava também que aquela moda de usar perucas cacheadas, primeiro brancas e depois com cores "naturais" pegou depois de uma infestação especialmente agressiva de piolhos... Tem também a ligação entre a mortandade dos gatos, por motivos religiosos, e a peste bubônica.
Mas, mesmo sem esses pequenos detalhes, ficou muito bom!
"Não tome banho, pois apenas o divino os purifica"
Egípcios: acabou pra mim.
Maio é o mês das noivas por que era a época do ano na qual se tomava banho. Como o banho estava recente os convidados ainda não estariam fedendo.
Eu fico imaginando como era o ato sexual desse povo, imagina fazer sexo com uma pessoa que não toma banho a meses.......
Até anos kk
Prefiro virar freira
Isso que pensei,o cheiro de sebo de meses .
Imagina o oral. 🤮🤮🤮🤮
Devia sair pereba na boca no dia seguinte.
@@anaflavia6691 acho que isso nem existia,se uma pessoa fazer um oral em alguém que está há 1 mês sem lavar morre de infecção com certeza.
E em pleno 2020 ainda temos que ensinar o povo e fazer campanhas para o povo lavarem suas mãos
Super Like. Estranho, existem passagens bíblicas onde o banho aparece ( Bateseba se banhava quando Davi a viu, Esau se banhava quando retornava das caçadas, Naama se curou de lepra banhando-se no rio, por exemplo), creio que usaram a fé como desculpa para não tomarem banho, isso sim😂😂😂
Abraços.
Ao contrário dos que muitos entenderam errado por aqui, o Cristianismo NUNCA FEZ apologia de imundice e de sujeira.
Se você pegar a lei do Antigo Testamento, você vai ver uma preocupação pela limpeza e higiene. Porém, as pessoas não tinham acesso à Bíblia na idade média, portanto, não tinham como questionar muitas das coisas que a igreja fazia e que ia de encontro à própria Bíblia.
Gostei de ver esse tema fora da sala de aula obrigada 👍.
Meu Deus, quantas porquices..Mulheres menstruadas, homens com piriri..🤢
Fico imaginando os ratos, baratas e afins...
;-; nheca
Piriri Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Então imagine a medicina...
Ksksksksksks😂😂😂😂
Jóia esse seu vídeo!
Eu estou espantada com essas informações.
Como iniciante na linha de saboaria, essas informações ajudam nos estudos!
Obrigada!👏👏👏😉
É por isso que até hoje ainda existe pessoas que não tomam banho e não escovam os dentes.
Misericordia!
Coitadinhos dos filhos caçulas,pegam a água imunda kkkk
Eu tinha uma professora que dizia que sua família tomava banho assim, na banheira e todos com a mesma água até o mais novo que seria o último. Porém tomavam banho todos os dias.
Mas já imaginou 😅
Nefertiti l credo
@@setembroflorido7998 kkkkkkkkk
@@setembroflorido7998 minha tia-avò tinha uma cunhada que a familia toda tomava banho de banheira, todo dia e com a mesma àgua, o pai, a mãe, e os quatro filhos, porque tinha que pegar àgua no rio, porque não tinha chuveiro nas casas, e as vezes ninguem queria pegar àgua limpa e preferia usar àgua usada.
@@setembroflorido7998 que nojeira YSUDUDUDUJDJJSYSY
Muito obrigado por partilhar seus conhecimentos conosco
De nada.
Eu amo a hipocrisia europeia kkkkkkkkkkkkkkkk eram tão burrinhos q pegaram a peste.
A Peste tbm foi consequência da "caça às bruxas", o que não deixa de ser uma grande burrice europeia.
@@janeflorencebr como assim?
@@smallbaby3223 os gatos eram vistos pela inquisição como um animal do demônio então muitos e muitos gatos foram mortos e eles são predadorores naturais dos ratos os que transmitiram a doença e a má igenilização dos portos e etc contribuíl para ploriferação da doença
@@JoaoVictor-tb1mg Aí gente os cara era muito burro slslsksk
@@JoaoVictor-tb1mg nossa, n sabia disso, obrigada pela informação. Só uma coisa, a peste era transmitida por pulgas q parasitasitavam os ratos
Que bom que a prosperidade chegou😂😂😂
Ainda existem muitos que não tomam banho nem escovam os dentes, além de repetir roupa suada e fedendo. É tétrico principalmente no clima quente! Eca!
Rá, sempre tem esses.
Infelizmente tenho familiares que fazem essa coisa nojenta, fica até difícil ficar perto
Muitos fatos aconteceram na nossa História, mas estamos até hoje a procura de novos conceitos de beleza ( produtos )e de higiene...atualmente temos a medicina a nosso favor.
Trabalho em um bar em paris, sinto o cheiro doa clientes do outro lado do balcão
Obrigada prof. Danilo
Esse assunto sempre me interessou. A vida privada na História é plena de aspectos muito interessantes
Esse canal é incrível.😘😍❤👍
Legal
Muito Bom! adorei o conteúdo desse vídeo.
😀😊♥👏👏
Que legal, estava ansioso pela sua resposta.
Muito bom! Faça mais vídeos assim e n apenas biográficos.
Obrigado. Essa semana saíra um nesse estilo, espero que a repercussão seja tão boa quanto esse.