Fiquei pensando se não vem daí o hábito das mulheres irem em dupla ao banheiro. Enquanto uma fazia as necessidades a outra ajudava a segurar a saia (sim, naquela época também tinha as criadas)...
Eu só vou com alguém pro banheiro pra minha amiga poder segurar a porta kkk, pra não vir alguém doido e abrir enquanto eu tô fazendo xixi ou trocando o absorvente. Nem sabia dessa história de criada kkk
@@vick2792 Fazer as necessidades fisiológicas sempre foi mais complicado para nós, mulheres, de modo q mesmo hj ainda é necessário uma companhia. No passado se banhar sozinha no Rio podia ocasionar um estupro.
Minha avó usava toalhinhas na menstruação, e depois tinha que lavar a toalhinha. Quando eu fiquei mocinha, minha avó me deu uma toalhinha de presente, eu peguei e falei: pra que isso vó Ela disse: sua mãe disse que vc ficou mocinha é pra vc usar e depois lavar direitinho no banho, e por favor não lava a cabeça pro sangue não subir. .😂😂😂😂 Que fofa, saudades da minha avó.
Eu sou do tempo das toalhinhas kkkk absorvente era só p sair era o q minha mãe podia me dar...A mesma coisa criei meus filhos com fraldas de pano na época em 1982 quando nasceu meu primeiro filho fraldas descartáveis era p rico era muito cara
Roupas LINDÍSSIMAS! A sociedade jamais terá essa elegância novamente. Mas em termos de praticidade era um caos. Menstruar já é ruim, naquela época então...
As mulheres pobres não usavam anquinhas ou crinolinas. Usavam anáguas sim, por cima do camisolão ou da calça (depois que ela passou a ser adotada). As escravas usavam ainda menos. Normalmente usavam só uma saia por cima da camisola de dormir, roupa de baixo, ou "roupa branca" como a literatura chama. Isso porque as mulheres pobres ou escravas, precisam trabalhar e para isso precisam de agilidade, precisam se ajoelhar no chão, precisam fazer movimentos mais rápidos que essa roupa toda não permite. Vocês conseguem imaginar uma saia tão rodada dentro de uma cozinha cheia de gente? Não daria certo. Quando lemos Dostoevsky ou Tostoy, que retratam as camadas urbanas empobrecidas da Rússia Czarista, que é exatamente nessa época do século XIX, aparece esse tipo de situação. Mulheres que cuidam sozinhas do serviço doméstico, pois a família pobre não tem condições de contratar empregados e que por isso, passam o dia todo com apenas o camisolão, a roupa de baixo. Para facilitar o serviço. Era uma ofensa muito grande aparecer na casa de alguma família sem avisar antes, para que as mulheres da casa se vestissem adequadamente para receber a visita.
@@anapetry8859 Havia puritarismos muito bravo nas eras victoriana! que um mulher ñ poderia mostrar sua nudez pois a igreja fazia as uma espece de punição que era joelhar no milho e rezar uma enorme ladainha! ou recebia a palmatoria como castigo,etc conforme tb meninas sofria quando masturbava..... ou mais serios pimenta ,evitar uma desonra ....
Eu tenho 81 anos, usei muito as toalhinhas que eu prendia na calcinha com alfinetes e trocava sempre, eram feitas de tecido de toalha ou de toalhas velhas, de pois modess, presos do mesmo modo com alfinetes e meus filhos (2) usaram fraldas de tecidos, mas na época era tudo normal, como não tinha coisa melhor a gente usava tranquilamente.
Eu tenho 29 anos e também usei toalhinhas porque não tinha dinheiro pra comprar absorvente. Eu usava e lavava bem lavadinha, pra poder usar novamente.Normal,não tinha nada demais 😊
Tbm usei muito toalhinhas. Mas te conto , toalhinhas nao é pra qualquer uma...tem que ter higiene redobrada.... lembro na minha adolescência que fui na casa de uma amiga e ela tbm usava e era nojento aqueles panos embrulhado e lavado uma vez na semana....minha avó nos ensinava lavar todas as vezes que trocava "assim que mochinha faz " ela nos dizia. Saudade da minha avó tao limpinha e discreta.
Outra, coisa que devemos lembrar é que as mulheres casavam muito cedo, tinham muitos filhos e tinham pouco tempo para passar menstruada, né. Passava-se mais tempo grávida que tudo...
Que humilhação... ser usada para parir como uma porca leiteira e praticamente vendida para algum cara sem direito de escolha. Parece que o suicídio sempre foi uma melhor opção pra nós mulheres.
Você disse pouca higiene? Não minha cara. A higiene era nenhuma. Basta pensar que não haviam, banheiros, absorventes, papel higiênico, barbeador e por aí vai.
@Modéstia Parte Depilação não é sinônimo de falta de higiene. Você pode até se depilar, mas do que adianta se não toma banho, lava as mãos ou não se limpa após fazer as necessidades?
Minha avó disse que na roça amarrava uma tira lá de baixo, frente / costas e amarrava no ombro segurando o tecido absorvente. Daí no baile os rapazes atentados viam o laço no ombro, mesmo que discreto o laço, já sabia que aquela moça estava "de visita" kkkkk minha avó foi conhecer calcinha nos anos 60.
Naquela época as mulheres quase ñ menstruavam....pois, viviam grávidas! E casava-se muito novas! Poucas mulheres chegavam aos 40 anos! Morriam de várias doenças, pragas, pestes,morriam no parto...enfim, q bom q a medicina evoluiu bastante!
Em 1957 menstruei e usei, por muitos anos, usei as malditas toalhinhas higiênicas que eu mesma lavava. O ruim não era lavar. Era usar mesmo. Um trambolho enorme, grosso que só se disfarçava porque usávamos as saias rodadas e com armação. Comecei a usar as cintas em 1960, pq a única marca que existia era o modess da J&J que não tinha cola aderente. E não não havia como segurar o bicho. É certo que as cintas foram ficando sexies, mas ainda eram cintas. Quando surgiu o OB, foi o paraíso!
Os absorventes colantes surgiram antes ou depois do OB? Já perguntei sobre pra minha avó, mas ela passou da toalhinhas pro absorvente (e logo entrou na menopausa, alem disso não tinha dinheiro pra gastar em coisas não duráveis).
Luana costa tenho 53, qdo menstruei tinha 10, e já tinha duas marcas de absorventes descartáveis, modess e sempre livre, com e sem fita colante, com fita colante era mais caro. No interior ainda usava-se as toalhinhas. Meu pai era evoluído e ia no armazém comprava fardos de modess para mim. Modess é marca. O ob já existia no Brasil desde os anos 70, mas dizia-se que só não virgens poderiam usar então as moças da época não usavam, só as casadas podiam fazer uso.
Misericórdia,mulher já sofre de todas as formas possíveis e nessa época então,?Afff,inaginem então as pobres que além de ter que se cuidar,ainda tinha que ajudar as ricas.
Sim fora que não tinha descanso caso casasse que naquela época era normal casar bem jovem, várias gestações passavam a maior parte da vida procriando tenho agonia só de imaginar...
joelma ribeiro nem era comum os ricos tomarem banhos com frequência como é hoje. Mas perfumes e pequenas higienizaçoes durante o dia. Nem era bem visto escravos e criadas do lar sujos e mal vestidos. Algumas usavam espartilho tbm. Há pinturas do tempo da escravidão que vemos escravos de companhia bem vestidos para que os senhores tbm não passassem vergonha tendo escravos maltrapilhos do lado deles quando recebiam visitas e essas coisas...
Muito esclarecedor para desmistificar algumas crenças sobre estes assuntos! Gostaira de acrescentar que, apesar de serem mais camadas de roupas, elas eram feitas de tecido natural (principalmente linho e também algodão) e não o plástico (o nosso poliéster) de hoje. Isso resulta em roupas incrivelmente mais frescas, pois elas auxiliam na regulação corporal, permitindo que o corpo respire, além de absorver o suor muito mais facilmente. Por ter perdido sua popularidade, o linho é extremamente caro e não faz parte do nosso dia a dia mais, infelizmente. Outro pró dos tecidos naturais é que, uma vez cobrindo seu corpo, eles conseguiam reduzir o impacto da luz solar, evitando o aquecimento da exposição direta da pele à luz do sol e também previnindo queimaduras, em épocas onde não existia protetor solar. Além disso, as roupas se adequavam a estação: tecidos mais leves no verão, menos anáguas e, dependendo da situação, espartilhos feitos com menos estruturação. As pessoas também possuíam apetrechos de proteção, como os toucados, os chapéus, as boinas, os parassóis, as luvas para, novamente, evitar esta exposição direta e leques para arejar um pouco! Um detalhe curioso é que os edifícios antigos possuiam janelas muito altas, para garantir o máximo de iluminação interna numa época onde não existia energia elétrica, mas isso também contribuia para um ambiente muito mais bem arejado. Para finalizar, um pouco de bom senso: as pessoas, assim como hoje, preferiam ficar, sempre que possível, na sombra, o que auxilia muito em um dia particularmente quente.
Olá....adoro seus vídeos! Amo todas essas roupas dos séculos passados! A quesito de informação tá....eu tenho 56 anos e minha mãe, que nasceu em 1943, me disse que quando ela era criança, as mulheres da roça não usavam calcinha, nas ainda usavam saias até os pés. Me disse que era comum ver as mulheres só puxando um pouco a saia pra frente e fazendo xixi em pé mesmo, daí imaginem como ficavam essas saias. Quando as mulheres menstruação, elas usavam bonecas, o que nada mais era do que um pano dobrado várias vezes em forma de retângulo, onde elas costuravam quatro tiras de tecidos (formando os braços e pernas em alusão a boneca), uma em cada cada quina e amarravam nas coxas para ficarem fixas. Disse também que era comum ver manchas de sangue nas saias, das mulheres mais relaxadas (assim diz ela) Disse ainda que só as crianças usavam calcinha. Desculpe me intrometer em sua narrativa histórica, muito bem estudada, mas só quis colaborar com mais essa informação verídica, de quem viveu nessa época. Beijo no coração! Deus abençoe!
@@Vanessa-uk7hf sei muito bem disso. Tanto que coloquei a data para dizer/informar que esse costume abrangeu também até meados do século 20, pelo menos, na população mais pobre. 😉 Só não quis deixar meu comentário ainda mais longo, pois esse não era meu intuito. 😼
Não tinha muita gente no Brasil antes de nós chegarmos. Eram índios que viviam aqui e não era bem "Brasil" era só um grande território de densa vegetação sem nome.
tem uma série na netflix chamada "aliás grace" q mostra alguns detalhes das roupas íntimas, até dessa q usaram na menstruação. vale a pena assistir, o figurino é incrível
MUITO INTERESSANTE SEUS VÍDEOS ,UMA ÉPOCA EM QUE AS COISAS ERAM MUITO DIFÍCEIS.HÁ MUITOS MISTÉRIOS ENTRE O SEU CÉU E A TERRA POIS,MUITAS PESSOAS SE SENTEM COMO SE TIVESSE VIVIDO NESSAS ÉPOCAS E PASSAM POR LUGARES QUE NUNCA TIVERAM NESSA VIDA MAS, A SENSAÇÃO É DE QUE VIVERAM NESSE TEMPO.
Na verdade, menstruei em 1973, e não havia absorvente adesivo, tinham as calcinhas higiênicas que tinham prendedores de absorventes, e fundo de plástico. Os adesivos surgiram depois. Quanto a menstruação no SEC XVIII, só digo que estes vestidos ficavam imundos de urina, fezes e sangue, não tem a possibilidade do contrário. O cheiro devia ser terrível.
Tenho 38 anos e quando menstruei aos 12 anos eu usava pano dobrado e tinha que lavar porque minha mãe não tinha dinheiro pra comprar absorvente, éramos três meninas, então era pano mesmo! Hoje em dia tudo é mais fácil! Absorvente quando ela podia comprar era só um pacote da marca disfarce, não tinha abas, parecia um tijolo kkk e só um pacote pra mim não dava, pois menstruava muito e por muito tempo, mais de 10 dias as vezes... Enfim era pano mesmo!!!
Gente pior época, a corte toda fedia não tinham o hábito de Tomar banho nos países mais frios tomavam banho no mês de maio que era mais quente os casamentos tbm eram marcados nesse mês pra aproveitar já que era costume tomar banho nesse mês o buquê da noiva surgiu pq as noivas usavam flor de Laranjeiras para espantar as moscas,gente eles eram extremamente sujoss,fedidos e piolhentos era um horror as sinhazinha não eram todo esse romantismo não,por isso os homens gostavam das escravas pois elas não usavam tanta roupa e como viviam nós riachos tendo seus afazeres tinham frescor na pele,a sociedade já fedia desde aquela época e de lá para cá só vem piorando🙈😎🤮
Quem não tinha dinheiro, usava um "paninho" para conter a menstruação ( decadas de 40/50/60/70), e era lavável. Olha só como estamos bem melhor que na época de nossas bisas.
Teve uma época que eu era bem pobre e cheguei a usar paninho algumas vezes. minha mãe disse que quando ela era jovem e também não tinha dinheiro, usava paninho também. Só não dá para usar com calça ou short que marca. No início parece fralda, mas depois se acostuma. Como eu tenho um pouco de alergia do absorvente, o paninho foi até melhor. Inclusive hoje tem algumas calcinhas que substituem o absorvente
@@20dalik Ah, com certeza. Eu não tive alergia a absorventes, mas eu conheço mulheres que têm. Nesse caso o absorvente de pano moderno de algumas marcas e o coletor menstrual é o mais ideal.
Muito legal o que você comentou sobre a percepção de conforto que temos hoje! Realmente não podemos comparar estar vestido de camiseta e calça jeans a ter que colocar todas as camadas de peças requeridas pelas modas do século 18, 19, é outro conceito de conforto e de roupa confortável.
A menstruação só passou a ser frequente após a primeira guerra mundial, antes disso ou a mulher estava grávida ou amamentando, portanto com a ida dos maridos para a guerra foi que as mulheres passavam mais tempo sem estarem grávidas ou amamentando.
Heide Rogues E Então, com uma belíssima delicadeza, a duquesa cagou na roupa, e depois de mijou, entristecida, ela cantarolou e se cagou mais! ÓH MUNDO TRIIIISSSSSTE!
Estava procurando videos intessantes e me deparei com esta jóia.Fui até o final e amei. Tenho paixão por história e sempre desejei saber sobre o vestuário daquela época .Hoje tive a grata surpresa de encontrar um vídeo explicando sem enrolação .Ganhou uma inscrita e admiradora.
Fico imaginando que naquela as mulheres, coitadas, não cheiravam bem. Hoje podemos usar uma ducha higiênica tranquilamente, tomar banho ao trocar o absorvente. Viva o século XXI.
10:33 Verdade moro aqui no sul, e os habitantes mais antigos diziam que, no inverno sempre nevava, o que hoje em dia é um cenário difícil, sem falar quase raro. Mas gostei muito do seu canal, é muito bom ver uma brasileira, falando sobre um período tão rico do nosso pais. É muito bom ver um conteúdo na nossa língua, ganhou uma inscrita.
Uma coisa importante que é necessário lembrar é que as mulheres não trabalhavam fora, salvo as camponesas, peixeiras ou escravas, etc. que não usavam a roupa desse jeito, não tinham tantas armações e tantos panos. Mas para as mulheres que não trabalhavam, as chamadas "moças de família" das classes médias e altas, na época de menstruação, elas costumavam ficar no quarto de dormir, de camisola e o tal "cinturão" de menstruação, o dia todo, com "problemas de mulher", conforme aparece na literatura. Creio que antes de inventarem esse cinto especial para menstruação, ou seja, antes da revolução industrial, as mulheres deviam usar uma espécie de fraldão. Mas é uma ótima pergunta, nunca vi fonte histórica sobre isso. Você sabe Eneida, como era? Adorei seu canal. Cheguei aqui meio "sem querer", pesquisando outras coisas, mas gostei muito. Parabéns. Já me inscrevi. Abraços
Nasci em 55 e em 67 tive a primeira menstruação e essa "cinta liga" era usada com o absorvente Modess,o primeiro que conheci.Minha mãe comprou algumas cintinhas elásticas cor-de-rosa com lacinhos,um charme.Mas foi por pouco tempo,pois o absorvente evoluiu muito rápido!Não incomodava,eu me lembro muito bem!
Oi, D. Berenice, eu pesquiso em jornais e revistas antigos e vez ou outra me deparava com anúncios destas cintas, como minha mãe só usou paninho e mais tarde o absorvente, não sabia como elas funcionavam direito. Obrigada por dividir conosco seu relato da época!
Eu acho que não ficaria incomodada em usar uma cinta dessas! Eu até queria usar uma vez pra saber a sensação (claro que o absorvente é muito mais prático, mas eu queria poder passar por isso, pra saber como é)
Agradecendo ao UA-cam pela sugestão desse canal que eu nem sabia que existia até hoje, mas já estou amando! Excelente vídeo que me tirou algumas dúvidas. E parabéns pelo bebê :)
Só fico imaginando quando a mulher estiver grávida com a barriga enorme e estiver com esse vestido que desconfortável que deve ser ;-; graças a Deus que isso mudou
Naquele tempo, as saias e os vestidos para mulheres grávidas tinham cinturas mais altas e mais camadas de tecido para não ficarem justinhos na barriga.
Graças a Deus nasci no século XX. Agora a pergunta que não quer calar: elas não se limpavam depois de fazer suas necessidades ou no período menstrual??? Como elas se higienizavam??
Graças a Deus que não peguei esse tempo Deus me livre deveria ser pesada aquelas roupas Deus me livre que absurdo pelo menos essa nossa época é melhor acabou os tabus coisa ridícula kkkkkkkk
@@gildetegomessoares4490 pra vc seria normal pois nao teria outra para comparar. Hj existem fraldas descartáveis, mas ha alguns anos eram fraldinha de pano com uma outra plástica por cima. Tínhamos que jogar o excesso do cocozinho no vaso e lavar a fraldinha melada nas maos. O duro era qdo tinha diarreia kkkkkkkk
Meu professor me disse que as índias ficavam isoladas durante os dias de menstruação e as mães levavam comida pra elas. Elas ficavam quase o tempo todo de cócoras pro sangue pingar. 🙄
Também tenho 62 anos, mas não usei toalhinha, minha mãe usava, mas eu já usei modess. Menstruei pela primeira vez com 13. Aos 15 tomei nojo daquilo e sem ninguém nunca saber eu usei papel higiênico, e jogava fora toda vez que eu quisesse. Usei só o papel higiênico até entrar na menopausa.
Também eu, tenho "sessenta e uns"Havia uma calça e higiênica tipo um V...seria quase um biquíni muito cavado de hoje....um "asa delta" só que vem estreito. No fundo tinha um plástico maleável...e duas presilhas de metal com pontas onde se perfurava e prendia as abas do então MODESS.Alguém lembra das calças de bebê onde se colocava a fralda? Pois as fraldas não eram como hoje....eram um absorvente grande, colocados nessas calças também cavadas, onde as perninhas ficavam bem livres.E dentro havia uma parte "um forro"tipo um bolso, em todo o tamanho da "calça "para ser colocada dentro,a tal "fralda " Para o MODESS, não havia esse bolso.Era o fundo com plástico e as duas presilhas. Mas antes desse"progresso ",minha mãe usou as tais "toalhinhas " que também eram como uma "tira bem larga...em tecido de toalha mesmo....grossa para evitar"vazar ".Nas duas laterais "frente e costas"havia uma parte tbm.com "casas" para prender em algum botão...em alguma calcinha própria...imagino... Vocês podem achar engraçado, mas não havia lingeries como hoje. As calcinhas eram"calçolas" feitas em tecido de algodão. Kkkkk!Quanto progresso tivemos!!!As feiras para serem usadas "naqueles dias " assim é que se falava, tinham botões...um na frente...outro atrás, para prender as "toalhinhas " kkkk.Era assim, meninas!!!
Canal muito bom. Eu adoro as histórias dos séculos passados, mas a minha preferência pontual é o séc 19 e os anos 20, esses são cheios de histórias sublimes e estranhas kkk que sempre pesquiso.
O assunto é interessante e a explanação da pesquisadora é o que mais cativa. Didática impecável e acredito que tirou dúvidas de muitas pessoas, inclusive as minhas. Parabéns!👏
Meus amores, tenho 65 anos e aqui no Brasil até 1969 ainda se usavam toalhinhas presas na calcinha com alfinetes, toalhinhas que eram lavadas e reutilizadas, porque absorventes íntimos ainda não eram conhecidos pela população mais humilde e eram muito caros. Só por volta dos 14 anos é que eu passei a comprar absorvente e era preso na calcinha com alfinete, ou com uma espécie de cinta parecida com a cinta liga, ou ainda com uma calça plástica feminina, própria para isso. Era muito desagradável passar por isso todo mês.
Eu tenho 65 anos e embora não tenha pegado as toalhinhas (usava Modess) peguei os alfinetes (prendia na calcinha) e cinta presilha que prendiam nas abas do absorvente. Mas era horrível, vazava, saía do lugar, ô desgosto de mentruação!
Até as fraldas dos bebês eram de pano entre as pessoas comuns até os anos 70, e laváveis... i é recicláveis. As fraldas que conhecemos só emplacaram nos anos 80 e não tinham abas que colavam, mas uns botões ou elásticos e também escorriam.
Assistindo e gostando muito em setembro de 2022. Quando menstruei, em1968, fui apresentada ao cinto pra fixar o absorvente. Aliás, convivi com ele por vários anos.
Isso mesmo!!!! E ainda era usada a toalhinha pela aspereza do marterial q envolvia o absorvente. Aliás, era possível prender a toalhinha neste "cinto".
Engraçado como eu parei aqui: tava vendo um vídeo do Jim Carrey e do nada cai aqui kkkkkk Ainda bem, porque além de eu amar coisas antigas e inclusive querer me vestir assim, são informações interessantes. Amei o vídeo! ❤❤❤
Sempre volto para te ouvir nesse vídeo para escutar também o som da música do Yiruma e o vestido do Klint e o quadro da Moça de Brinco de Pérola. Além do conteúdo maravilhoso, seus videos são ricos até nos detalhes.
Em 1954 tornou-se moda, novamente, a crinolina. Eu usei, para roupa de festa. Algumas eram aramadas, outras com camadas franzidas de bordado inglês e outras com (mais modernas) um tecido plástico, para dar volume. Isto, sob vestidos amplos de tule ou seda até a altura dos tornozelos. Gostei muito da sua apresentação: humorada e didática. Um abraço.
Eneida, até o final dos anos 70 ainda não existia o absorvente com o adesivo e eu usei esta cinta pra prender as extensões do absorvente, que ficava sambando e se retorcendo e também usei calcinhas higiênicas, mais modernas, onde o absorvente era encaixado como uma fralda e havia prendedores internos pra prender as duas extensões do absorvente. Mesmo assim ele se mexia, virava, não era muito eficiente na absorção, vazava praticamente toda a vez que era usado e manchava a calça do uniforme escolar. Ora subia todo na direção do umbigo, ora escorregava na direção das costas e costumava ficar torcido ao caminhar, além de ser de um chumaço de algodão alto, pouco compactado e pouco absorvente e que costumava esfarelar também. A única barreira era um plástico fino e de cor azul. As meninas sempre andavam com as amigas que davam uma olhada disfarçadamente pra ver o que estava acontecendo com o absorvente, pois ele costumava também ficar marcado sob a calça comprida.
Minha avó nasceu em 1917 ela comentava sobre essa calcinha estranha ela mesma inventava pois era costureira, (tem um nome específico para costureira mas não lembro agora)... Enfim, cheguei neste canal tão especial. Paixão pela história! Abraço 😘😘😘😘
Eneida Queiroz me parece ser uma palavra mais antiga, vou perguntar para as irmãs e volto a responder. Minha avó morou em Porto Alegre muitos anos, faleceu em 2004. De vez em quando sonho com ela, aqueles cabelos brancos. Muito vovó do desenho do Piu piu, sabe, coque que só ela sabia fazer Miracy Josephina Pias da Silva Barcellos. Que Deus a tenha!
Tenho na memória uma cena da novela Chica da Silva, onde as mulheres falavam dos suportes para colocarem potinhos de mel embaixo dos trajes, que funcionavam como armadilha para moscas!!! Nunca esqueci dessa cena!!! Não sei se ela tem realmente alguma conexão com a história, ou se era pura ficção, mas só consigo pensar: Que No-joooooo!!!
Sobre as índias vi um vídeo em que elas nesse período de menstruação, ficam numa Cabana separada das outras índias sozinhas até o período menstrual passar
Eu amaria assistir o vídeo todo, pois me interessei muito! Mas infelizmente essa música de fundo é um gatilho pra minha ansiedade, por diversos traumas. Espero voltar e conseguir assistir algum dia.❤️
Fiquei pensando se não vem daí o hábito das mulheres irem em dupla ao banheiro. Enquanto uma fazia as necessidades a outra ajudava a segurar a saia (sim, naquela época também tinha as criadas)...
Vdd!
Eu só vou com alguém pro banheiro pra minha amiga poder segurar a porta kkk, pra não vir alguém doido e abrir enquanto eu tô fazendo xixi ou trocando o absorvente. Nem sabia dessa história de criada kkk
No pinico. Nem banheiro tinha. Socorroooooooo!!!
@@vick2792 Fazer as necessidades fisiológicas sempre foi mais complicado para nós, mulheres, de modo q mesmo hj ainda é necessário uma companhia. No passado se banhar sozinha no Rio podia ocasionar um estupro.
Eu já imaginei uma criada limpando o traseiro da sinhazinha após defecar KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Minha avó usava toalhinhas na menstruação, e depois tinha que lavar a toalhinha. Quando eu fiquei mocinha, minha avó me deu uma toalhinha de presente, eu peguei e falei: pra que isso vó
Ela disse: sua mãe disse que vc ficou mocinha é pra vc usar e depois lavar direitinho no banho, e por favor não lava a cabeça pro sangue não subir. .😂😂😂😂 Que fofa, saudades da minha avó.
Kkkk, tadinha gente fofura
Melhor coisa do mundo é avó
Eu sou do tempo das toalhinhas kkkk absorvente era só p sair era o q minha mãe podia me dar...A mesma coisa criei meus filhos com fraldas de pano na época em 1982 quando nasceu meu primeiro filho fraldas descartáveis era p rico era muito cara
Que fofinha sua avó skskskdkd
Mas o sangue não sai do tecido,como faziam será?Esse final de semana eu tava falando com minha avó sobre isso
mano quem criou o absorvente merece o mundo kkkkk
O ABSORVENTE INTERNO, MAIS AINDA...
E quem criou o papel Higiênico merece o céu!
Foi um indiano
vd principalmente absorvente com gel.isso foi a revolução!
Verdade, pensa, usar um pano e depois lavar todo cheio de sangue,ecaaa
Roupas LINDÍSSIMAS! A sociedade jamais terá essa elegância novamente. Mas em termos de praticidade era um caos. Menstruar já é ruim, naquela época então...
Mas não tinha muita coisa pra fazer sobrava tempo
Né. As roupas eram lindas, a moda.. mas infelizmente muita coisa era precária e difícil
@@elizangelamrodrigues8380 agradece q vc pode usar oq quiser, agradece pq tem direitos, AGRADECE POHA BOOMER DO KRL
@@torrescesar__ eu agradeço mais mesmo assim eu usaria pra minha vida toda essas roupas ;-;
Um sonho 💛
Até onde uma quarentena pode levar a curiosidade de um homem ? Como eu vim parar aqui kkkkkkk
Kkkkkkkk
Puta que pariu kkk mim pegou nessa também
kkkkkkkkk
E eu q estava vendo anime e parei aqui kkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkk digo o mesmo.
Essas mulheres q se vestiam assim, eram Mullheres nobre .....As pobres não se vestiam assim não!
Verdade
Na verdade elas se vestiam assim sim. Tem algumas diferenças, mas a maior delas eram os tecidos
As mulheres pobres não usavam anquinhas ou crinolinas. Usavam anáguas sim, por cima do camisolão ou da calça (depois que ela passou a ser adotada).
As escravas usavam ainda menos. Normalmente usavam só uma saia por cima da camisola de dormir, roupa de baixo, ou "roupa branca" como a literatura chama.
Isso porque as mulheres pobres ou escravas, precisam trabalhar e para isso precisam de agilidade, precisam se ajoelhar no chão, precisam fazer movimentos mais rápidos que essa roupa toda não permite.
Vocês conseguem imaginar uma saia tão rodada dentro de uma cozinha cheia de gente? Não daria certo.
Quando lemos Dostoevsky ou Tostoy, que retratam as camadas urbanas empobrecidas da Rússia Czarista, que é exatamente nessa época do século XIX, aparece esse tipo de situação. Mulheres que cuidam sozinhas do serviço doméstico, pois a família pobre não tem condições de contratar empregados e que por isso, passam o dia todo com apenas o camisolão, a roupa de baixo. Para facilitar o serviço.
Era uma ofensa muito grande aparecer na casa de alguma família sem avisar antes, para que as mulheres da casa se vestissem adequadamente para receber a visita.
@@anapetry8859 Havia puritarismos muito bravo nas eras victoriana! que um mulher ñ poderia mostrar sua nudez pois a igreja fazia as uma espece de punição que era joelhar no milho e rezar uma enorme ladainha! ou recebia a palmatoria como castigo,etc conforme tb meninas sofria quando masturbava..... ou mais serios pimenta ,evitar uma desonra ....
Verdade , o povo de antigamente era muito diferenciado por essas coisas , roupas , acessórios , etc ...
Eu tenho 81 anos, usei muito as toalhinhas que eu prendia na calcinha com alfinetes e trocava sempre, eram feitas de tecido de toalha ou de toalhas velhas, de pois modess, presos do mesmo modo com alfinetes e meus filhos (2) usaram fraldas de tecidos, mas na época era tudo normal, como não tinha coisa melhor a gente usava tranquilamente.
Sra Elza, minha mãe tem a sua idade e quando eu era criança ela ainda usava dessa forma.
Eu tenho 29 anos e também usei toalhinhas porque não tinha dinheiro pra comprar absorvente.
Eu usava e lavava bem lavadinha, pra poder usar novamente.Normal,não tinha nada demais 😊
Ahhhhhhh agora eu entendi pq minha mãe chamava absorvente de modes
@@belladonnasilva121 Modess é uma marca de absorventes descartáveis.Ela é bem antiga.Dá uma pesquisada no Google😊
Tbm usei muito toalhinhas.
Mas te conto , toalhinhas nao é pra qualquer uma...tem que ter higiene redobrada.... lembro na minha adolescência que fui na casa de uma amiga e ela tbm usava e era nojento aqueles panos embrulhado e lavado uma vez na semana....minha avó nos ensinava lavar todas as vezes que trocava "assim que mochinha faz " ela nos dizia.
Saudade da minha avó tao limpinha e discreta.
A parte do xixi, deveria respingar no vestido e ficar fedendo...
Pensei isso também
Deveria ficar com um cheiro de morte!
E o qu dizer de uma dor de barriga ,depois daquelas comida da época!Eca!
Kkk
@@mariacristinavianadasilva5407 kkkkkkkkk
Outra, coisa que devemos lembrar é que as mulheres casavam muito cedo, tinham muitos filhos e tinham pouco tempo para passar menstruada, né. Passava-se mais tempo grávida que tudo...
KKKKKKKKKJKKJJ crlh isso faz sentido!
Vdd.
Eu acho que as europeias principalmente, ñ tinham tantos filhos, até hj são muito infértil, filharada é com nós brasileiras kkkk
Perdão: inférteis kkk
Que humilhação... ser usada para parir como uma porca leiteira e praticamente vendida para algum cara sem direito de escolha. Parece que o suicídio sempre foi uma melhor opção pra nós mulheres.
Só a pandemia pra me trazer até aqui
Ooo falta do que fazer 🤦♀️🤦♀️🤦♀️
Kkkkkkk eu tb
Eu nem sei como vim parar aqui! 🤔 Fiquei pensando: pq o UA-cam me indicou esse vídeo? 😂
Mas o vídeo é curioso
Vdd kk
Gente não achei q fosse só eu...kkk
eu tbm kkkkkk
É esclarecedor, época de pouca higiene, não era tão romântico assim, obrigada por compartilhar.
Você disse pouca higiene? Não minha cara. A higiene era nenhuma. Basta pensar que não haviam, banheiros, absorventes, papel higiênico, barbeador e por aí vai.
Deveria ser horrível!!!🤔😥😥😥
@Modéstia Parte Depilação não é sinônimo de falta de higiene. Você pode até se depilar, mas do que adianta se não toma banho, lava as mãos ou não se limpa após fazer as necessidades?
Que lindos os vestidos deste seculo.... Valorizavam o tecido.. As combinaçoes e cores, não o corpo! Pura arte!
Só tenho uma coisa a dizer: OBRIGADA MEU PAI POR TER ME DEIXADO NASCER NO SÉCULO 21
Kkk penso o mesmo
vdd, hj em dia é mt mais facilitado as coisas
que assim seja..... obrigada TBM .
Bruna, eu estava pensando a mesma coisa kkkkkkkkkkk não consigo nem pensar
Aaaaah 😹 vrd ❤
Minha avó disse que na roça amarrava uma tira lá de baixo, frente / costas e amarrava no ombro segurando o tecido absorvente. Daí no baile os rapazes atentados viam o laço no ombro, mesmo que discreto o laço, já sabia que aquela moça estava "de visita" kkkkk minha avó foi conhecer calcinha nos anos 60.
Anos 60 , eita preula
Nossa que interessante
@@laurasophya7511 minha avó morreu em 1990. Ela usava combinação e nunca usou calcinha.
Eu ia usar esse laço toda santa vez que fosse sair pra evitar vir caras desnecessários. Ahahauus
@@Renatiinhas voce nunca teria compromisso ou seja viver solteira a vida toda,torrar seca com essa mentalidade.
#mudaojeito
Misericórdia, Piedade. É sabido que a higiene não era a grande preocupação das pessoas naquela época. Ainda assim deveria ser muito incômodo 😱😡😳
Imagina só pra lavar.....
Faziam o xixi e não secavam ?? Nesta época era tudo difícil, não tinham água encanada, sabonete, papel higiênico, e muito menos chuveiro !🙊🤭
@@oliverra_d2949 misericórdia
Acho que não ficavam muito incomodados porque eles já nasceram com isso, então pra eles era normal.
Mas que é nojento e estranho é kkkkkkk
Kkkkk. Imagine você em uma festa. ?? !!!.
Correndo pra um banheiro??. Que sofrimento. 🤭🤣🤣
Do jeito que sou lezada ia mijar eu e o vestido Kkkkk
Kkkk aiai
kkkkkkkkl
Ksksksksksksksksk então né
Kkkkkkkkkll
Kkkkkkkkkkk eu a mesma coisa
Naquela época as mulheres quase ñ menstruavam....pois, viviam grávidas! E casava-se muito novas! Poucas mulheres chegavam aos 40 anos! Morriam de várias doenças, pragas, pestes,morriam no parto...enfim, q bom q a medicina evoluiu bastante!
Verdade kkk
Grávidas ou amamentando..e logo em seguida grávidas de novo kkk
mais algum momento menstruava
@@beatrizmartuscelli6285 eu vi em um a livro algo sobre "esponjas" que usavam, não sei bem
@@vanessat.91 Não sei se é o que conheço kkk já ouvi falar de "esponja" como um tipo de absorvente interno.
Em 1957 menstruei e usei, por muitos anos, usei as malditas toalhinhas higiênicas que eu mesma lavava. O ruim não era lavar. Era usar mesmo. Um trambolho enorme, grosso que só se disfarçava porque usávamos as saias rodadas e com armação. Comecei a usar as cintas em 1960, pq a única marca que existia era o modess da J&J que não tinha cola aderente. E não não havia como segurar o bicho. É certo que as cintas foram ficando sexies, mas ainda eram cintas. Quando surgiu o OB, foi o paraíso!
Os absorventes colantes surgiram antes ou depois do OB? Já perguntei sobre pra minha avó, mas ela passou da toalhinhas pro absorvente (e logo entrou na menopausa, alem disso não tinha dinheiro pra gastar em coisas não duráveis).
O modess tinham 1 faixa alongada na frente e atrás por onde se prendiam a cinta
@@Luna-gm3td O OB surgiu depois do absorvente colante
que interessante! ainda bem que eu peguei a parte fácil. Anos 90 em diante!
Luana costa tenho 53, qdo menstruei tinha 10, e já tinha duas marcas de absorventes descartáveis, modess e sempre livre, com e sem fita colante, com fita colante era mais caro. No interior ainda usava-se as toalhinhas. Meu pai era evoluído e ia no armazém comprava fardos de modess para mim. Modess é marca. O ob já existia no Brasil desde os anos 70, mas dizia-se que só não virgens poderiam usar então as moças da época não usavam, só as casadas podiam fazer uso.
Abençoado seja o inventor da calcinha kkkkk
Ninguém vira piranha por não usar sutiã.
canal vou mudar minha vida. o corpo é da mulher e ela faz o que quiser
@@canalumrapazpensador92.58 eu Não virei piranha por para de usar sutiã
kelly ribeiro ainda bem kkkk
@@canalumrapazpensador92.58 só pq eu n uso sutiã eu sou piranha??
Coitadas das empregadas que tinha que lavar esses paninhos sujos de sangue.
De verdade
Kkkkk
Empregadas?!
@@fredericobaami escravas.
@@sulamitacardozo7385Na Idade Média eram servas.
Sugiro que vc não fique repetindo: “já falei isso”, “já mostrei isso”... etc. pode ser que algumas pessoas estejam te vendo pela primeira vez!!! 🥴🥴🥴
Eu por exemplo 😊
Eu tb
Eu também, nem quis terminar o vídeo.
@@leydesantos6050 tbm
Eu também kkk
Nossa, que sofrimento! Roupas desconfortáveis, quentes. E a falta de higiene, com certeza elas fediam
Verdade.
Sim, inclusive só se tomava banho em maio, se eu n me engano
So penso no cc e na candidiase
@A mais encantadora das anfitriãs kkkkk basicamente, por isso maio é o mês das noivas pq era quando se tomava banho
Tmbm acho imagina toda vez q ia fazer xixi respingava na roupa o cheiro de mijo exalava de longe😂😂😂
Misericórdia,mulher já sofre de todas as formas possíveis e nessa época então,?Afff,inaginem então as pobres que além de ter que se cuidar,ainda tinha que ajudar as ricas.
Sim fora que não tinha descanso caso casasse que naquela época era normal casar bem jovem, várias gestações passavam a maior parte da vida procriando tenho agonia só de imaginar...
E tomar banho então ..Acho q era só de vez em quando pobrezinhas como sofriam naquela.época
@@joelmaribeiro1263 verdade
joelma ribeiro nem era comum os ricos tomarem banhos com frequência como é hoje. Mas perfumes e pequenas higienizaçoes durante o dia. Nem era bem visto escravos e criadas do lar sujos e mal vestidos. Algumas usavam espartilho tbm. Há pinturas do tempo da escravidão que vemos escravos de companhia bem vestidos para que os senhores tbm não passassem vergonha tendo escravos maltrapilhos do lado deles quando recebiam visitas e essas coisas...
Ata
Fiz uma associação e entendi o porquê que a mulher da época sentava de lado no cavalo e não montava com as pernas abertas.
Muito esclarecedor para desmistificar algumas crenças sobre estes assuntos! Gostaira de acrescentar que, apesar de serem mais camadas de roupas, elas eram feitas de tecido natural (principalmente linho e também algodão) e não o plástico (o nosso poliéster) de hoje. Isso resulta em roupas incrivelmente mais frescas, pois elas auxiliam na regulação corporal, permitindo que o corpo respire, além de absorver o suor muito mais facilmente. Por ter perdido sua popularidade, o linho é extremamente caro e não faz parte do nosso dia a dia mais, infelizmente.
Outro pró dos tecidos naturais é que, uma vez cobrindo seu corpo, eles conseguiam reduzir o impacto da luz solar, evitando o aquecimento da exposição direta da pele à luz do sol e também previnindo queimaduras, em épocas onde não existia protetor solar.
Além disso, as roupas se adequavam a estação: tecidos mais leves no verão, menos anáguas e, dependendo da situação, espartilhos feitos com menos estruturação.
As pessoas também possuíam apetrechos de proteção, como os toucados, os chapéus, as boinas, os parassóis, as luvas para, novamente, evitar esta exposição direta e leques para arejar um pouco!
Um detalhe curioso é que os edifícios antigos possuiam janelas muito altas, para garantir o máximo de iluminação interna numa época onde não existia energia elétrica, mas isso também contribuia para um ambiente muito mais bem arejado.
Para finalizar, um pouco de bom senso: as pessoas, assim como hoje, preferiam ficar, sempre que possível, na sombra, o que auxilia muito em um dia particularmente quente.
Walter Lopes exatamente!!!
Walter Lopes👍👏👏
Da calor só de olhar rsrs
Obrigadaaaa.
Tenho quase certeza que elas fediam muito
Olá....adoro seus vídeos! Amo todas essas roupas dos séculos passados!
A quesito de informação tá....eu tenho 56 anos e minha mãe, que nasceu em 1943, me disse que quando ela era criança, as mulheres da roça não usavam calcinha, nas ainda usavam saias até os pés. Me disse que era comum ver as mulheres só puxando um pouco a saia pra frente e fazendo xixi em pé mesmo, daí imaginem como ficavam essas saias.
Quando as mulheres menstruação, elas usavam bonecas, o que nada mais era do que um pano dobrado várias vezes em forma de retângulo, onde elas costuravam quatro tiras de tecidos (formando os braços e pernas em alusão a boneca), uma em cada cada quina e amarravam nas coxas para ficarem fixas.
Disse também que era comum ver manchas de sangue nas saias, das mulheres mais relaxadas (assim diz ela)
Disse ainda que só as crianças usavam calcinha.
Desculpe me intrometer em sua narrativa histórica, muito bem estudada, mas só quis colaborar com mais essa informação verídica, de quem viveu nessa época.
Beijo no coração!
Deus abençoe!
Cleusa Gonçalves amei
Você tem o nome de uma pessoa muito especial 😉
Bem interessante, mas cabe lembrar que 1943 é século 20. O século 19 vai de 1801 à 1900.
@@Tequinha34 sério?
Muito obrigada😁
@@Vanessa-uk7hf sei muito bem disso. Tanto que coloquei a data para dizer/informar que esse costume abrangeu também até meados do século 20, pelo menos, na população mais pobre. 😉
Só não quis deixar meu comentário ainda mais longo, pois esse não era meu intuito. 😼
O UA-cam me recomendou isso junto quando eu imaginava como as mulheres faziam as necessidades
No passado
O UA-cam sabe até o que eu penso
Tá amarrado
Kkkkkkkkkk.
🤣🤣🤣🤣
😂😂😂Tbm ja aconteceu comigo .YouTobbe não é de Deus!😂😂😂😂
kkkkk
Isso já aconteceu comigo também 🤔
"Essa moda veio para o Brasil por causa da colonização..."
Antes disso todo mundo andava pelado
Não tinha muita gente no Brasil antes de nós chegarmos. Eram índios que viviam aqui e não era bem "Brasil" era só um grande território de densa vegetação sem nome.
Andavam semi nu
@@saintpinewood562 não tinha muita gente???? Haviam milhares, MILHARES de índios! Índio pra você não é gente? É o que, então?
@@saintpinewood562 não tinha muita gente? Pulou as aulas de história foi?
"como é sentar na cadeira com uma crinolina?"
É assim gente você chega e... Senta kkkkkkkkk amei
tem uma série na netflix chamada "aliás grace" q mostra alguns detalhes das roupas íntimas, até dessa q usaram na menstruação. vale a pena assistir, o figurino é incrível
Melissa Silva Vou assistir! 💕
Já assistir, e super recomendo também!
Que legal. Vou assistir
Amo essa série
@@rayshl armys em todo lugar
Espectativa: lindo pra fotos. Realidade: um caos cotidiano.
Nem tanto
se ignorar o contexto do comentario, ainda estamos na mesma kkk
MUITO INTERESSANTE SEUS VÍDEOS ,UMA ÉPOCA EM QUE AS COISAS ERAM MUITO DIFÍCEIS.HÁ MUITOS MISTÉRIOS ENTRE O SEU CÉU E A TERRA POIS,MUITAS PESSOAS SE SENTEM COMO SE TIVESSE VIVIDO NESSAS ÉPOCAS E PASSAM POR LUGARES QUE NUNCA TIVERAM NESSA VIDA MAS, A SENSAÇÃO É DE QUE VIVERAM NESSE TEMPO.
Na verdade, menstruei em 1973, e não havia absorvente adesivo, tinham as calcinhas higiênicas que tinham prendedores de absorventes, e fundo de plástico. Os adesivos surgiram depois.
Quanto a menstruação no SEC XVIII, só digo que estes vestidos ficavam imundos de urina, fezes e sangue, não tem a possibilidade do contrário. O cheiro devia ser terrível.
Somos da mesma época
O que você disse é verdade
Os absorventes não colavam na calcinha , e não tinham abas , e me davam alergias
E as doença não pegava?
Sobre as roupas toda fedidas, pensei a mesma coisa 🤪🤢🤮😷😝
Tenho 38 anos e quando menstruei aos 12 anos eu usava pano dobrado e tinha que lavar porque minha mãe não tinha dinheiro pra comprar absorvente, éramos três meninas, então era pano mesmo! Hoje em dia tudo é mais fácil! Absorvente quando ela podia comprar era só um pacote da marca disfarce, não tinha abas, parecia um tijolo kkk e só um pacote pra mim não dava, pois menstruava muito e por muito tempo, mais de 10 dias as vezes...
Enfim era pano mesmo!!!
Talvez elas trocavam as calçolas diariamente que nem trocamos a calcinha, então mesmo q respingasse xixi não ficava tanto em contato
Gente pior época, a corte toda fedia não tinham o hábito de Tomar banho nos países mais frios tomavam banho no mês de maio que era mais quente os casamentos tbm eram marcados nesse mês pra aproveitar já que era costume tomar banho nesse mês o buquê da noiva surgiu pq as noivas usavam flor de Laranjeiras para espantar as moscas,gente eles eram extremamente sujoss,fedidos e piolhentos era um horror as sinhazinha não eram todo esse romantismo não,por isso os homens gostavam das escravas pois elas não usavam tanta roupa e como viviam nós riachos tendo seus afazeres tinham frescor na pele,a sociedade já fedia desde aquela época e de lá para cá só vem piorando🙈😎🤮
Nos filmes e novelas é td romantizado, não mostram a realidade que era nessa época.
Cruz credo minha amiga 😹😹😹 ó povo sebozo.
Elisiane Thais da silva carak o comentário Mais fodah !! Parabéns,por mais comentários assim ! Crítico e explicativo 👍🏻
Kkkkkkk
Amei o comentário😂
Quem não tinha dinheiro, usava um "paninho" para conter a menstruação ( decadas de 40/50/60/70), e era lavável. Olha só como estamos bem melhor que na época de nossas bisas.
Eu usei muito paninho. Passava com ferro bem quente dobrado como um absorvente.
Teve uma época que eu era bem pobre e cheguei a usar paninho algumas vezes. minha mãe disse que quando ela era jovem e também não tinha dinheiro, usava paninho também. Só não dá para usar com calça ou short que marca. No início parece fralda, mas depois se acostuma. Como eu tenho um pouco de alergia do absorvente, o paninho foi até melhor. Inclusive hoje tem algumas calcinhas que substituem o absorvente
Hj vc compra usa e joga fora muito prático kkk
@@20dalik Ah, com certeza.
Eu não tive alergia a absorventes, mas eu conheço mulheres que têm.
Nesse caso o absorvente de pano moderno de algumas marcas e o coletor menstrual é o mais ideal.
@@leudimaroliveira3140 pratico e super poluente e nocivo ao planeta. Uma pena que a tecnologia, conforto e praticidade tenha causado tanto dano a ele.
Muito legal o que você comentou sobre a percepção de conforto que temos hoje! Realmente não podemos comparar estar vestido de camiseta e calça jeans a ter que colocar todas as camadas de peças requeridas pelas modas do século 18, 19, é outro conceito de conforto e de roupa confortável.
A menstruação só passou a ser frequente após a primeira guerra mundial, antes disso ou a mulher estava grávida ou amamentando, portanto com a ida dos maridos para a guerra foi que as mulheres passavam mais tempo sem estarem grávidas ou amamentando.
Que triste kkkk
@@NatalieMcyrus muito triste
mdssss
santa guerra kkkkkkkk brincadeirinha
Minha nossa!
Ela falando de xixi, cocô e menstruação com o piano no fundo kkkkk gente eu ri
NADA A VER, PARECE UM LINDO ROMANCE O SOM MARAVILHOSO DO PIANO.
Kkkkk achei q só eu tinha me incomodado kkkkkk
Pra quem quer saber a música ela se chama River Flows in you.
Quem q não ri? 🤣🤣🤣🤣
Heide Rogues E Então, com uma belíssima delicadeza, a duquesa cagou na roupa, e depois de mijou, entristecida, ela cantarolou e se cagou mais! ÓH MUNDO TRIIIISSSSSTE!
Estava procurando videos intessantes e me deparei com esta jóia.Fui até o final e amei. Tenho paixão por história e sempre desejei saber sobre o vestuário daquela época .Hoje tive a grata surpresa de encontrar um vídeo explicando sem enrolação .Ganhou uma inscrita e admiradora.
Fico imaginando que naquela as mulheres, coitadas, não cheiravam bem. Hoje podemos usar uma ducha higiênica tranquilamente, tomar banho ao trocar o absorvente. Viva o século XXI.
Pra isso inventaram perfume
10:33 Verdade moro aqui no sul, e os habitantes mais antigos diziam que, no inverno sempre nevava, o que hoje em dia é um cenário difícil, sem falar quase raro.
Mas gostei muito do seu canal, é muito bom ver uma brasileira, falando sobre um período tão rico do nosso pais. É muito bom ver um conteúdo na nossa língua, ganhou uma inscrita.
Uma coisa importante que é necessário lembrar é que as mulheres não trabalhavam fora, salvo as camponesas, peixeiras ou escravas, etc. que não usavam a roupa desse jeito, não tinham tantas armações e tantos panos.
Mas para as mulheres que não trabalhavam, as chamadas "moças de família" das classes médias e altas, na época de menstruação, elas costumavam ficar no quarto de dormir, de camisola e o tal "cinturão" de menstruação, o dia todo, com "problemas de mulher", conforme aparece na literatura.
Creio que antes de inventarem esse cinto especial para menstruação, ou seja, antes da revolução industrial, as mulheres deviam usar uma espécie de fraldão.
Mas é uma ótima pergunta, nunca vi fonte histórica sobre isso. Você sabe Eneida, como era?
Adorei seu canal. Cheguei aqui meio "sem querer", pesquisando outras coisas, mas gostei muito.
Parabéns. Já me inscrevi.
Abraços
As mulheres trabalhavam fora, salvo as brancas ricas*
Cai de paraquedas aqui em plena quarentena.... amei!
Like e inscrição 😍
Eu também! 🙋🏽♀️🙋🏽♀️🙋🏽♀️🙋🏽♀️🙋🏽♀️🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Amei o canal!
Eu também 🤣♥️
Eu também 🤩
Acho que era um sofrimento, para aquelas mulheres, eu cheguei a usar paninhos, quando ficava menstruada, graças a Deus, alguém inventou o absorvente!
Graças a 1guerra mundial
@@marcelonando5297 pq cara kkkkk
Nasci em 55 e em 67 tive a primeira menstruação e essa "cinta liga" era usada com o absorvente Modess,o primeiro que conheci.Minha mãe comprou algumas cintinhas elásticas cor-de-rosa com lacinhos,um charme.Mas foi por pouco tempo,pois o absorvente evoluiu muito rápido!Não incomodava,eu me lembro muito bem!
Melhor e mais claro testemunho, cara Berenice.
Oi, D. Berenice, eu pesquiso em jornais e revistas antigos e vez ou outra me deparava com anúncios destas cintas, como minha mãe só usou paninho e mais tarde o absorvente, não sabia como elas funcionavam direito. Obrigada por dividir conosco seu relato da época!
Eu acho que não ficaria incomodada em usar uma cinta dessas! Eu até queria usar uma vez pra saber a sensação (claro que o absorvente é muito mais prático, mas eu queria poder passar por isso, pra saber como é)
Graças a Deus não nasci nessa época , mais por questão de higiene
A gente viveu essa época sim kkkkk, em outras encarnações, mas graças a Deus a gente não lembra kkkkkk.
❤
A gente viveu essa época sim kkkkk em outras encarnações, mas graças a Deus a gente não lembra kkkkk.❤
Dou graças à Deus pós eu seria escrava, mucama... tava ferrada!
@@Daniela0310 eu ainda tenho umas lembranças. Que ódio.
@ Mas já passou, estamos em condições melhores, graças a Deus.❤🙏
Gente, essas recomendações do UA-cam são muito aleatórias! 😂
Mas assisti até o final.
😂😂
Eu tava vendo vídeo sobre cabelo cacheado e parei aqui kkkkk
Jéssica Asevedo rindo alto
Vrdd kkkkkkk... É cada queda de paraquedas que a gente leva kkkkk
Tadinha das minhas vozinhas que nem conheci.😭😭
Encontrei esse canal por acaso e desde que conheci "virei fã". Sucesso Eneida e parabéns pelo bebê.
Danielly Florêncio obrigada!!!! ❤️
Daqui alguns anos vão achar ridículo termos usado absorvente tbm
kkkk verdade
Agora tem o coletor menstrual de silicone! Último grito !!!😂
Vdd , pq daqui a uns anos não terá mais virgens então só terão absorventes internos ou copinhos
@@tatysilva2304 abs internos podem ser usados por virgens
Mas antes tem q se consultar ginecologista.
@@tatysilva2304 O que tem a ver uma coisa com a outra?
Sukita é melhor que fanta uva
sim KKKK
Muito
@@PauloRoberto-pl7dc Homem também não trabalha não?
@@irenysilva2599 ela ta falando da mulher...
D+
Por isso tudo a média de vida era até os 40 anos de idade.
Agradecendo ao UA-cam pela sugestão desse canal que eu nem sabia que existia até hoje, mas já estou amando! Excelente vídeo que me tirou algumas dúvidas. E parabéns pelo bebê :)
E eu aqui à admirar a bela pintura de Vermeer “Moça do Brinco de Pérolas”.
Eu tbm kakakakak
Já leu o livro dessa história? É muito interessante
Idem
Tem o filme no youtube mt bom
E tbm a melodia de fundo 😍
Só fico imaginando quando a mulher estiver grávida com a barriga enorme e estiver com esse vestido que desconfortável que deve ser ;-; graças a Deus que isso mudou
Lembrando que as mulheres escodiam a gravidez, principalmente dos filhos, inventavam que a cegonha que trazia o bebe.
Naquele tempo, as saias e os vestidos para mulheres grávidas tinham cinturas mais altas e mais camadas de tecido para não ficarem justinhos na barriga.
eu amo os vídeos da Karolyna, não sabia que tinha conteúdo sobre história da moda no Brasil, amei
A moça ta ofegante só falando... imagine vestindo isso tudo kkkkk
Murri 🤣🤣
Ela tá grávida 😍
Kkkkkkk ela tá grávida
Por causa da gravidez, né?
Ah, meninas kkk já estou sabendo. Pq vcs ficam repetindo isso? Rs
Obrigada por deixar nossa quarentena mais leve e cheia de conhecimentos! Parabéns pelo Bebê!
Graças a Deus nasci no século XX. Agora a pergunta que não quer calar: elas não se limpavam depois de fazer suas necessidades ou no período menstrual??? Como elas se higienizavam??
As ricas tinham criadas pra isso
Queria saber tbm
Graças a Deus que não peguei esse tempo Deus me livre deveria ser pesada aquelas roupas Deus me livre que absurdo pelo menos essa nossa época é melhor acabou os tabus coisa ridícula kkkkkkkk
E o que eu queria saber
Tbm
@@gildetegomessoares4490 pra vc seria normal pois nao teria outra para comparar. Hj existem fraldas descartáveis, mas ha alguns anos eram fraldinha de pano com uma outra plástica por cima. Tínhamos que jogar o excesso do cocozinho no vaso e lavar a fraldinha melada nas maos. O duro era qdo tinha diarreia kkkkkkkk
Eneida muito obrigada, como sempre seu vídeo e maravilhoso e educativo! E como eu sempre digo, o “OB” e uma das melhores invenções do século 20!
Não sei o que mais me tira o ar, se é pensar no corona ou nesses espartilhos.
Melhor os espartilhos ....dá para continuar vivo.
Não vi se alguém comentou, mas está tocando River Flows in You, do Yiruma, ao fundo. Excelente vídeo. :)
Reparei nisso!
Você é demais.
Carinho lindo com a turma, respondendo as perguntas
A curiosidade me trouxe aqui e eu nem sou mulher kkkkkkk
Mas a época também menciona os homens com suas ciroulas( cuecas).
Kkkkkkkkkkkkkkk
Que lindo
A curiosidade na maioria das vzs trás conhecimento.
Kkkkkkkk não é só mulher que é curiosa não kkkk
4:19
Século XXI.
Até eu me interessei pelo vídeo! Haha Muito interessante! Parabéns!
Conhecimento é MT bom...e ningu tira da gente!! ☝☝☝🎓
@@ligialg1000 vdd
Conhecimento nunca éh demais!
Faltou falar das indígenas nessa época, fiquei curiosa 🤔
Pelo que eu já ouvi, na sociedade indígena a mulher menstruada ficava separada em um lugar sozinha
Up
Meu professor me disse que as índias ficavam isoladas durante os dias de menstruação e as mães levavam comida pra elas. Elas ficavam quase o tempo todo de cócoras pro sangue pingar. 🙄
@@steffie6008 Que horror
@@fabyassis2673 né isso kkkkkkk
Até 1970 os modess ñ tinham aderência. Antes disso era toalhas pequenas laváveis. Tenho 62 anos e usei
Também tenho 62 anos, mas não usei toalhinha, minha mãe usava, mas eu já usei modess. Menstruei pela primeira vez com 13. Aos 15 tomei nojo daquilo e sem ninguém nunca saber eu usei papel higiênico, e jogava fora toda vez que eu quisesse. Usei só o papel higiênico até entrar na menopausa.
Minha mãe usava toalhinhas , e dava uns pontos com linha pra não sair do lugar.
Também eu, tenho "sessenta e uns"Havia uma calça e higiênica tipo um V...seria quase um biquíni muito cavado de hoje....um "asa delta" só que vem estreito. No fundo tinha um plástico maleável...e duas presilhas de metal com pontas onde se perfurava e prendia as abas do então MODESS.Alguém lembra das calças de bebê onde se colocava a fralda? Pois as fraldas não eram como hoje....eram um absorvente grande, colocados nessas calças também cavadas, onde as perninhas ficavam bem livres.E dentro havia uma parte "um forro"tipo um bolso, em todo o tamanho da "calça "para ser colocada dentro,a tal "fralda "
Para o MODESS, não havia esse bolso.Era o fundo com plástico e as duas presilhas. Mas antes desse"progresso ",minha mãe usou as tais "toalhinhas " que também eram como uma "tira bem larga...em tecido de toalha mesmo....grossa para evitar"vazar ".Nas duas laterais "frente e costas"havia uma parte tbm.com "casas" para prender em algum botão...em alguma calcinha própria...imagino...
Vocês podem achar engraçado, mas não havia lingeries como hoje. As calcinhas eram"calçolas" feitas em tecido de algodão. Kkkkk!Quanto progresso tivemos!!!As feiras para serem usadas "naqueles dias " assim é que se falava, tinham botões...um na frente...outro atrás, para prender as "toalhinhas " kkkk.Era assim, meninas!!!
Eu tb. Sou de 1964. Usei o 'paninho' até 12/13 anos (menstruei aos 10 anos).
@@MARIAJCSILVA meu pai kkkk imagina como era na noite de núpcias 🤦♀️ não tinha uma lagerir legal
Sensacionais suas aulas. Obrigada por compartilhar seu conhecimento com tanta desenvoltura, que torna tudo mais fácil para memorizar
Eneida, arrasou nesse vídeo! Muito instrutivo e divertido! Perfeito para mostrar nas aulas de História!
Laleska Vieira 😍😍😍😍
Nem sei como vim parar aqui mas sempre tive essa curiosidade
Canal muito bom. Eu adoro as histórias dos séculos passados, mas a minha preferência pontual é o séc 19 e os anos 20, esses são cheios de histórias sublimes e estranhas kkk que sempre pesquiso.
O assunto é interessante e a explanação da pesquisadora é o que mais cativa. Didática impecável e acredito que tirou dúvidas de muitas pessoas, inclusive as minhas. Parabéns!👏
Meus amores, tenho 65 anos e aqui no Brasil até 1969 ainda se usavam toalhinhas presas na calcinha com alfinetes, toalhinhas que eram lavadas e reutilizadas, porque absorventes íntimos ainda não eram conhecidos pela população mais humilde e eram muito caros. Só por volta dos 14 anos é que eu passei a comprar absorvente e era preso na calcinha com alfinete, ou com uma espécie de cinta parecida com a cinta liga, ou ainda com uma calça plástica feminina, própria para isso. Era muito desagradável passar por isso todo mês.
Só existia uma marca e sem abas sem adesivo era o modess vc andava e ele saía do lugar
Eu tenho 65 anos e embora não tenha pegado as toalhinhas (usava Modess) peguei os alfinetes (prendia na calcinha) e cinta presilha que prendiam nas abas do absorvente. Mas era horrível, vazava, saía do lugar, ô desgosto de mentruação!
Eu ja vi roupas de epoca numa exposicao na capital kkkkkkk
Nossa que martírio.
Até as fraldas dos bebês eram de pano entre as pessoas comuns até os anos 70, e laváveis... i é recicláveis. As fraldas que conhecemos só emplacaram nos anos 80 e não tinham abas que colavam, mas uns botões ou elásticos e também escorriam.
Assistindo e gostando muito em setembro de 2022. Quando menstruei, em1968, fui apresentada ao cinto pra fixar o absorvente. Aliás, convivi com ele por vários anos.
Isso mesmo!!!!
E ainda era usada a toalhinha pela aspereza do marterial q envolvia o absorvente.
Aliás, era possível prender a toalhinha neste "cinto".
Engraçado como eu parei aqui: tava vendo um vídeo do Jim Carrey e do nada cai aqui kkkkkk
Ainda bem, porque além de eu amar coisas antigas e inclusive querer me vestir assim, são informações interessantes.
Amei o vídeo! ❤❤❤
Sempre volto para te ouvir nesse vídeo para escutar também o som da música do Yiruma e o vestido do Klint e o quadro da Moça de Brinco de Pérola.
Além do conteúdo maravilhoso, seus videos são ricos até nos detalhes.
Acabei de me inscrever. Descobri hoje o teu canal. Amo a história do Brasil, e vc é uma ótima contadora de histórias , parabéns!
gente pq isso apareceu no meu recomendados
o UA-cam ta entrando no efeito da quarentena
Me perguntei a mesma coisa
Nem sei como vim parar aqui...mas adorei o video
Foi o que pensei
😅😅😅😅
Em 1954 tornou-se moda, novamente, a crinolina. Eu usei, para roupa de festa. Algumas eram aramadas, outras com camadas franzidas de bordado inglês e outras com (mais modernas) um tecido plástico, para dar volume. Isto, sob vestidos amplos de tule ou seda até a altura dos tornozelos. Gostei muito da sua apresentação: humorada e didática. Um abraço.
Quantos anos tu tem ?
200
Caraca 1954
@@MrRobertoGoiaba 🤣🤣🤣🤣 povo engraçado.
@@MrRobertoGoiaba eu também me perguntei isso kkkk.
Eneida, até o final dos anos 70 ainda não existia o absorvente com o adesivo e eu usei esta cinta pra prender as extensões do absorvente, que ficava sambando e se retorcendo e também usei calcinhas higiênicas, mais modernas, onde o absorvente era encaixado como uma fralda e havia prendedores internos pra prender as duas extensões do absorvente. Mesmo assim ele se mexia, virava, não era muito eficiente na absorção, vazava praticamente toda a vez que era usado e manchava a calça do uniforme escolar. Ora subia todo na direção do umbigo, ora escorregava na direção das costas e costumava ficar torcido ao caminhar, além de ser de um chumaço de algodão alto, pouco compactado e pouco absorvente e que costumava esfarelar também. A única barreira era um plástico fino e de cor azul. As meninas sempre andavam com as amigas que davam uma olhada disfarçadamente pra ver o que estava acontecendo com o absorvente, pois ele costumava também ficar marcado sob a calça comprida.
Que canal interessante! Sobre épocas e história ❤️
Esses vestidos de época eram lindos! Tinha essas curiosidades também... Rsrs
MDS eu estava assistindo vídeos de psiquiatria e vim parar aqui... Amei! Tô chocada com tudo isso e viciada no canal 😂❤️
Gostei dessa matéria, interessante. Que sofrimento das mulheres do passado ,meu Deus. Cheguei aqui no canal por acaso ,mas gostei.
Adoro os seus vídeos, são bem humorados e bastante educativo.
monica policarpo obrigada
Minha avó nasceu em 1917 ela comentava sobre essa calcinha estranha ela mesma inventava pois era costureira, (tem um nome específico para costureira mas não lembro agora)... Enfim, cheguei neste canal tão especial. Paixão pela história! Abraço 😘😘😘😘
Silvia Correia seria: modista?
Eneida Queiroz me parece ser uma palavra mais antiga, vou perguntar para as irmãs e volto a responder. Minha avó morou em Porto Alegre muitos anos, faleceu em 2004. De vez em quando sonho com ela, aqueles cabelos brancos. Muito vovó do desenho do Piu piu, sabe, coque que só ela sabia fazer Miracy Josephina Pias da Silva Barcellos. Que Deus a tenha!
Existia as calcinhas higiênicas
@@sofiagameslobaalpha8828 e
@@catarinaemidioluiz4859 como eram?
Nossa aquele povo sofria heim o mal cheiro que devia ser banho era difícil 🤢🤮
Gostei muito, pois sou apaixonada por História!
A História nos trás cultura, conhecimento!!
Sem contar que a História sempre se REPETE....
Gratidão!
Adorei o vídeo. Mas a pergunta que não quer calar... como que raios eu vim parar aqui? 🤣🤣🤣🤣🤣
É a fuga do terrorismo do corona vírus. Quer coisa melhor que assistir esses videos?
@@dialmeida1282 tô bolada até agora 🤣🤣🤣🤣🤣
Tenho na memória uma cena da novela Chica da Silva, onde as mulheres falavam dos suportes para colocarem potinhos de mel embaixo dos trajes, que funcionavam como armadilha para moscas!!! Nunca esqueci dessa cena!!! Não sei se ela tem realmente alguma conexão com a história, ou se era pura ficção, mas só consigo pensar: Que No-joooooo!!!
Sobre as índias vi um vídeo em que elas nesse período de menstruação, ficam numa Cabana separada das outras índias sozinhas até o período menstrual passar
Vc está certa. É isso mesmo
A bíblia no velho testamento, fala que a mulher nesse período era imunda, e ficava separada,e ninguém podia tocar nela,era assim.
@@agnaildasimoes1293 horror
Até hoje é dito em culturas atrasadas que a mulher está "impura"@@agnaildasimoes1293
Adorei o vídeo. Muito informativo, e esse toque de diversão que você tem faz toda a diferença. Parabéns
Sempre quis saber como as mulheres faziam quando menstruavam nessa época
passei o video inteiro pensando em "anne with an e"
Eu tbm
Eu tbm
Eu tbm
Né 😄
Serioo eu. Tbmm assisto dez de quando lançou
Abençoado seja os criadores de calcinha, absorvente e roupas leves, imagina se nós mulheres até hoje usaremos essas bugigangas 😂😂😂
Neh
Eu amaria assistir o vídeo todo, pois me interessei muito!
Mas infelizmente essa música de fundo é um gatilho pra minha ansiedade, por diversos traumas.
Espero voltar e conseguir assistir algum dia.❤️
3:00 da manhã e eu me pergunto como que eu vim parar aqui? Mas adorei o vídeo hahah
Eu tmb. 24 horas depois de vc kkk
@@carolinebarbosa7632 ... curiosidade minha cara kkkkkkkk
@@gracamaria9636 não sei como eu fui parar nesse vídeo kkk. Mas nessa quarentena até armadilha caseira de ratos a gente tá vendo kkkk
@@carolinebarbosa7632 ... vdd kkkkk já estou é cansada de quarentena não tem mais nada pra fazê..
Pandamanda ! Eu idem.
assistindo isso eu realmente sou orgulhosa de ser mulher e mt agradecida por ter nascido já em 2000
Pleno 2020 ouvindo modess, última vez que ouvi isso era criança 😂😂😂
Parabéns moça. Apesar de Historiador aprendi muito com este magnífico vídeo.