Kogos é foda. Sua explanação é perfeita, domina totalmente aquilo que está falando, ainda deixa a palestra muito mais agradável com as piadas esporádicas. Gostaria de saber quanto de seus detratores conseguiriam agir da mesma forma. Parabéns, Paulo.
+Francisco Litvay Os acessos de raiva são o melhor dele. Tomemos o caso Nando Moura vs. Anarcocapitalistas. O Raphael (Ideias Radicais) respondeu com uma educação que o Nando não merecia. O Kogos já foi sentando a chinela. Embora o Raphael tenha argumentado de maneira impecável, o vídeo do Kogos foi mais gratificante de assistir.
Lembro da minha professora de história falando que o salário mínimo foi um grande avanço pros mais inferiores. Uma coisa que não tenho saudade é de escola, melhor coisa é vc mesmo estudar pro si próprio. A internet é um refúgio para aqueles que buscam a verdade, convenhamos o que se aprende em 10 minutos na internet vc não aprende em um 1 dia na escola.
ola concordo com vc em tudo sou prova viva disto pois ao perder minha empresa para um desastre ecológico e para governo por imposto obriguei a voltar a trabalhar na are técnica com 33 anos com 2 filhos tive que trabalhar na mecânica onde era minha área ao me deparar com mercado de época em menos de 6 meses meu salario de 1200,00 para 2,800,00 assim a mesma empresa não teve com eu permanecer tendo outras oportunidades fui para uma concorrente onde meu salario 3,500,00 estou me recuperando financeiramente e ai retornarei com minha empresa mas serei muito mais ilegal em impostos senão vou falir novamente
Em países como Hong Kong que jogaram fora os direitos trabalhistas os pobres recebem 8x mais que em países como Venezuela que lutam por esses direitos.
gaby barbosa TV primeiro não é controle de preço por que ele não define o preço, de todos os serviços que são prestados, ainda existe poder de barganha.
@@lucasfcnunes ue, mas se os donos de empresas pagarem 50 conto pra um cara, sendo que, em valor justo, o trabalho daquele cara valesse 900? A falta de um piso de salário acarreta em escravismo.
Macfly, se o empregador pagaria menos do que o que o trabalhador de fato rende, por que hoje, nas indústrias, não se paga APENAS o salário mínimo? Se o patrão sempre paga o mínimo do mínimo, por que tem gente que ganha mais que um salário mínimo?
Parabéns Kogos! Boa explicação! Nesses 32 minutos de vídeo você fala o verdeiro terror que é o socialismo, sindicalismo, comunismo, nazismo, fascismo, corporativismo, estatismo, idealogias vermelhas e especialmente do salário minimo.
Paulo Kogos tem toda razão! já vi muitas pessoas sendo barradas pelo sindicato e não puderam trabalhar com carteira assinada, trabalhar frio hoje e dia, é a salvação!
Cara, embora haja um zilhão de memes zoando o kogos, o cara argumentou bem nessa palestra, na minha cidade vai ter concurso e não tenho o mínimo interesse em fazer, prefiro continuar ganhando abaixo do salário e trabalhando irregularmente do que ficar ''protegido'' por um monte de direitos numa profissão "provavelmente" sem demanda economica, não estou desmerecendo todos que trabalham no setor público, mas essa é uma escolha pessoal minha.
Caralho, que retórica e habilidade em passar o conhecimento extraordinária!! Por mais que muitos erros o Kogos cometa, ele ainda sim é um indivíduo que, até certo ponto, ajuda em muito o Libertarianismo
Meu professor de história chegou na sala e disse: "Salário mínimo, é o mínimo que você precisa para sobreviver e isso foi definido pelo Estado, pois senão os industriais jamais pagariam um salário para os operários, eles seriam escravizados". Aí vai a pergunta: "E quem não produz o "mínimo" imposto pelo Estado? Fica sem emprego, vira um lazarone e dependente de programas sociais? Mas isso não é um ciclo intermitente para o Estado criar carência e se perpetuar no poder como um agente paternalista?!"
@@jhol2807 sapateiro,lavador de carros, sacoleiro, no interior se você for pedir salário mínimo vc não vive porque lá quem contrata as vezes nem lucra tanto pra bancar um salário mínimo, trabalhei por muito tempo sem CLT porque se eu tivesse que escolher entre achar um emprego que pagasse salário mínimo eu já teria idade pra me aposentar, então aceitava trabalhar ganhando 200 reais ou morria de fome já que não tinha outra opção e ate hoje em muitos lugares pessoas aceitam trabalhar sem ganhar salário mínimo pq é melhor assim do que ganhar nada
@@LetCas cara tu já parou pra pensar q os salários dessas profissões q vc citou é tão baixo justamente pq as pessoas aceitam? Claro q morrer de fome n é uma opção Oq n pode é o patrão se aproveitar da sua condição pra explorar vc. Na Europa e nos EUA a mão de obra humana é muito bem valorizada já no Brasil é bem desvalorizado isso contando com a CLT. Vc trabalhar 9h por dia e ganhar menos de um salário mínimo é trabalho escravo, e digo mais os escravos passavam por isso de trabalhar por um prato de comida.
@@jhol2807 na Alemanha o País mais rico da Europa não tinha salário mínimo até 2017 e a renda média era de 2.000 Euros, é pouco para você ? 2 mil euros deve equivaler a uns 8 mil reais. Ou seja a maioria dos trabalhadores ganhavam 8 mil euros.
@@andreleandro6931 Mas qual a influência do salário mínimo com o desemprego? como é esse processo? Desculpe, eu ainda sou leigo e queria tirar essa dúvida kkkk
@@matheussueda5995 é que tem muito trabalhador q não tem experiência ou não é qualificado no mercado de trabalho (os jovens por exemplo),e por isso,muitos patrões preferem não contrata-los,afim de não pagar os 1000 reais de salário mínimo. Aí caso essa lei não existisse,os patrões poderiam contratar quem eles quisessem pelo valor q eles quisessem (claro q seria com o consentimento do empregado também). O salário mínimo, resumindo,é uma forma de desempregar os menos qualificados
Mas qual a diferença de contratar a pessoa por 800 (exemplo) ou por um salário mínimo? Ele não estaria pagando da mesma forma uma pessoa sem experiência? Es os outros demais direitos trabalhistas como 13°, FGTS e etc influenciam no desemprego? Se sim, como?
Procure a variação do salario minimo ao longo dos anos, em relação a renda percapita, e você notará algo surprendente, não falarei o que, mas quero que pesquise.
@@henrique-3d além da diminuição da produção e do maior poder de compra, momentaneamente, de pessoas como o pafúncio, aumentando a demanda e diminuindo a oferta, oq causa a inflação.
Um dos vídeos mais sublimes do anarcocapitalismo brasileiro, talvez o mais importante. Livre de ideias pré compreendidas, para que se possa definir o que de fato é a verdade.
Realmente, em parte eu concordo com suas idéias, e uma delas é essa, realmente esses cursos aí de hoje em dia não ensinam quase nada, enquanto aquele que começa cedo aprendendo com um profissional na prática, aprende muito mais...
@@joaoherique6872 Amigo, acredito que em cidades bem pequenas ou em áreas rurais é normal os pais ou parentes ensinarem o ofício ao seus filhos, ou até msm haver contratações irregulares em relação a CLT
@@tadashishizaka e por que em 1100 não cria? Se isso em si já está aumentando o valor da mão de obra artificialmente? E se não está aumentando o valor, pra que serve essa bosta então?
@@danielmu22 lógico que cria. Problema que tu não vê. Lógica simples, toda interferência entre uma negociação entre duas pessoas será paga pelo elo mais fraco. O cara vai repassar o aumento de custo no produto. Se vc obriga pagar mais pelo trabalhador além do lucro que vc pode pagar, existe duas formas de vc manter tal serviço. 1 aumentando o valor final do produto para aumentar output de lucro(para pagar por esse aumento artificial, além de causar outros problemas. 2 simplesmente fica inviável manter tal serviço, emprego deixa de existir de forma lícita, vai para o mercado negro assim como era grande parte da economia da União Soviética e atualmente Cuba.
Também pensei nisso. Salário mínimo proporciona horrores sim não deveria ter essas aspas no título do vídeo, dado que essa é uma das maiores arbitrariedades da democracia atual.
Até que é bom. Quem quer conhecer mais sobre o assunto vai assistir do mesmo jeito, e quem ouviu falar mal dele e veio procurar mais no youtube vai acabar se interessando por um vídeo que aparenta tratar com ironia suas propostas, fazendo com que essa pessoa acabe aprendendo algumas coisas.
Muito provável. Se formos analisar a "reação em cadeia" de tudo isso, seria mais ou menos assim. Pessoas passariam a trabalhar legalmente com salários menores (200, 300 reais). Assim, o custo de produção poderia ser cortado em praticamente todas as áreas. Com o corte nos custos, o preço desses produtos/serviços cai, logicamente. (Se um capitalista safadão não baixar, assim que um deles baixar não será mais lucrativo manter o preço alto). Com a queda dos preços, o que voce antes precisava economizar digamos 500 reais pra comprar, talvez voce compre com 100. Com um uso adequado do dinheiro, e julgando que voce conseguisse viver bem com aquele gasto previo de 500, voce tera um "superavit" de 100. Esse dinheiro vai para poupança (ou algum outro método de money storage, sei la. Enfim!) e começa a criar uma reserva de segurança para esse trabalhador pobre. Com esse trabalhador ("esse" leia-se milhares de trabalhadores) recebendo alguma remuneração, ele passa a participar do ciclo econômico, e talvez comece a investir em negócios proprios, gerando mais empregos. O trabalhador que conseguiu permanecer em um emprego ganha experiencia nesse, conseguindo galgar cargos que, com uma lei de salário mínimo, seria impossivel ele ter sem. talvez, um curso profissionalizante ou superior. Logo, sinto-me seguro ao concluir que, a médio, talvez até curto prazo, o PIB per capita aumentaria, sim.
Eduardo Cella concordo plenamente além do mais haveria muito mais pessoas trabalhando já q um empresa q possuí 10 funcionários poderia ter 15 ou até mesmo 20 isso aumentaria a produção dá empresa e por consequência diminuiria o preço dos produtos ou seja se baixar o salário mínimo muitas mais pessoas poderiam trabalhar e não haveria como hj 11 milhões de desempregados
Um moço tem 16 anos e não sabe fazer nada ainda. Ele poderia lavar pratos no fim de expediente de um restaurante por 500 por mês. Seria mais um empregado, mas o maior causador de desemprego é o estado.
Essa visão é bizarra se tratando de Brasil. O salario minimo aqui é extremamente baixo e nao impede ngm pouco qualificado de conseguir emprego. Quando vc ler algum autor de outro país, entenda que o universo dele é outro, diferente do qual vc esta inserido.
@@diegodiego229 Pode me explicar, então, como as leis econômicas irão variar para cada pedaço de chão? A oferta e demanda é diferente na Bulgária, Letonia, Brasil, Argentina?
+Leonardo Ortiz Acabei de ler a entrevista, mas ainda fiquei com um dúvida, me explica uma coisa, o Mises.org é do Hélio? e o Instituto Rothbard do Chiocca?
O que é melhor, ganhar 300 reais temporariamente pelo trabalho (com expectativa de crescimento), ou permanecer desempregado por tempo indefinido? Muitos prefeririam a primeira opção, e quem é você pra decidir no lugar delas?
@@maf5157 Trabalhos que pagam um salário baixo não tem o propósito de "resolver" a pobreza de alguém, não confunda emprego com filantropia. Um emprego tem o único propósito de PRODUZIR algum bem ou serviço, e a remuneração desse empregado está associado a expectativa de aumento na produtividade que ele oferece ao empregador. Portanto, se a mão de obra de um sujeito desqualificado profissionalmente é improdutiva e os custos de contratação excedem os benefícios, é de se esperar que ele não receba uma remuneração tão alta quanto um sujeito experiente, qualificado e altamente produtivo. Como Schiff escreveu em um artigo: "Defensores do salário mínimo argumentam que é impossível sustentar uma família quando se vive apenas com um salário mínimo. Sim, é verdade. Mas isso é totalmente irrelevante, pois os empregos que pagam salário mínimo não foram feitos para sustentar uma família. O certo seria que as pessoas optassem por não iniciar uma família até que estivessem ganhando o suficiente para sustentá-las. Empregos de baixos salários servem para capacitar os trabalhadores a, com o tempo, adquirirem as habilidades necessárias que os permitirão ganhar salários altos o suficiente para sustentar uma família. Será que alguém realmente acha que um adolescente que trabalha como entregador de jornal deveria ganhar um salário capaz de sustentar uma família? A única maneira de se aumentar salários é aumentando a produtividade. Se os salários pudessem ser aumentados simplesmente por decreto governamental, poderíamos determinar o salário mínimo em $10.000 por mês e todos os problemas estariam resolvidos. Já deve estar claro para todos que, nesse nível, a maioria da população perderia seus empregos, e a mão-de-obra remanescente seria tão cara que os preços dos bens e serviços iriam disparar. Este é exatamente o fardo que as leis de salário mínimo impõem aos trabalhadores pobres e pouco qualificados - e, em última instância, a todos os consumidores."
@@TheLucasbr152 Eclesiastes 5,10 Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico nunca terá tudo o que quer. Isso também é ilusão. =========================== 1 Timóteo 6,10 Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro, por cujo desenfreado desejo alguns se afastaram da fé, e a si mesmos se afligem com múltiplos tormentos.
vcs acham que 1 hora de trabalho vale menos que 5 reais ? E como vamos saber se a empresa abusa dos seus trabalhadores assim como alguns assalariados ?
@@madokamagicadosmorroteanpo4220 sua pergunta é respondida pelo funcionamento da inflação e da demanda. Numa estrutura como essas, os preços não são os mesmos de agora, mas proporcionalmente menores, em razão da quantidade de pessoas aptas a participar do mercado, bem maior.
@@madokamagicadosmorroteanpo4220 Uma lei com direitos trabalhistas não impede abusos, até porque mais de 1000 pessoas são resgatadas anualmente no país em situação de escravidão. O que faz essas pessoas terem de se submeter a isso é a falta de alternativas. Num sistema em rede em que não há imposições de pagamentos mínimos, é a própria lei da oferta e da demanda que impede os abusos, uma vez que os trabalhadores poderão migrar pra empresas que cumpram com um tratamento digno. É um acerto natural, que se dá com o tempo, mas que pode ser acelerado pela inserção de uma ideologia mais comunitária. Aquelas empresas que abusarem serão coagidas a perderem seus empregados. Isso significa que mais vale um sistema com desemprego quase zero do que com altos salários, mas desemprego altíssimo, em que trabalhadores não podem receber 1100 (se o empregador só tiver isso pra pagar) e, caso sejam demitidos ou não concordem com as condições de trabalho, pouco terão a fazer. Um sistema libertário preza pelo máximo de ofertantes e demandantes possíveis. Com monopólios, tem-se poder econômico capaz de repressão, de chancela política, de fazer oq quiser sem consequências ou sem os trabalhadores poderem reclamar
Você prefere 1 milhão de desempregados e mais 14 milhões ganhando 600 reais, sem conseguir uma vida digna com isso, fazendo greve ou 15 milhões de desempregados fazendo greve?
Ele domina o assunto e eu gostei da palestra. Mas já não gosto de como ele se expressa. Ele se comporta com raiva e de maneira ofensiva com a esquerda, exatamente como a esquerda faz com a direita/liberais.
Compensações não monetárias : um empresário no RS oferecia curso de aprimoramento (ensino médio, faculdade e outros cursos) para os funcionários que desejassem melhorar o currículo. Os funcionários deitados, preguiçosos denunciaram o empresário para o Ministério do Trabalho - que aplicou multa porque considerou os cursos pagos como salário disfarçado e exigiu equiparação salarial para os preguiçosos que não estudavam .... então, o empresário pagou a multa e todos os funcionários deixaram de estudar ...
Você não percebeu que esse vídeo já é motivo de chacota. Então ele já fazia passarem vergonha nessa época sim. Mas quem faz mesmo ancap virar chacota são os próprios ancaps. Não posso falar de todos, obviamente, mas dá uma olhada na comunidade ancap na internet.
Nome disso que vc está falando é uma mistura ad-hominem (buscar ofender e não refutar) com apelo autoridade ex: vc nao é mulher não pode falar que é ser mulher. Algo análogo a lugar de fala. Tu és jogoloide.
+Ze Felipe sim, e vou enumera-las 1) a absurda premissa de que o homem age 2) a iningulível premissa da utilidade marginal decrescente 3) a ridicula premissa de que o homem deseja ir de um estado de menor satisfação para um de maior satisfação são essas três... mto loucas não?
o q acontece na interação entre elas é o que vc recheia de suposições não muito isentas. acho, nem lembro mais. comentei mais como uma anotação pra mim mesmo. caso esbarre de novo com o vídeo. não fique muito preocupado em me responder
Quem disse que o salário condiz com a produtividade de um individuo em uma empresa do sec XXI? Os grandes gestores de corporações tiveram salarios aumentados em mais de 400% nos ultimos 30 anos, ao passo que a produtividade não aumentou da mesma forma (Piketty, 2010, Stieglitz, 2009, Krugman, 2013). Não estaria havendo concentração de capital em uma camada mais elevada de gestores? No exemplo tosco desse rapaz, porquê não abdicar de ganhar um absurdo salário de modo a aumentar os míseros 500 reais do office boy? Ou seja, egoísmo, concentração e tributação desajustada são os problemas, não salário minimo. É a mesma coisa um medico tentar curar um paciente com cancer dizendo para ele comer mais saudavel de modo a não ter cancer numa proxima vida ou reincarnação. É cada acéfalo que aparece sem nenhum conhecimento de macroeconomia que me espanta! O sistema brasileiro de educação deve ser uma grande merda, não é possivel! Pra piorar, o idiota paga de sabichão da teoria economica e do empirismo socio-economico e ao mesmo tempo conclui mostrando a sua fé cristã, que é hierarquizada e baseada em 0 factos! 0! É muita estupidez para uma apresentação apenas.
Qual é a relação do comentário com o conteúdo do vídeo? Qual o percentual de colaboradores da empresa são os grandes gestores que tiveram o salário aumentado em 400%? Se eles representam uma mínima fração dos colaboradores, como você pode imaginar que seja coerente comparar o aumento desta mínima fração como o crescimento de produtividade global? Se estes gestores são onerosos, mas não representam nenhum impacto na produtividade, porque o detentor do capital, ou os acionistas gastariam seus recursos pagando salários tão elevados? Porque tais gestores tem um rostinho bonito? Porque eles jogam golf juntos? E outra, o impacto é sobre a contratação de indivíduos cuja especialização e produtividade consequente é MENOR do que o mínimo legalmente exigido o argumento econômico da palestra. Então sua tentativa sequer aborda a linha de raciocínio tangencialmente, não passa nem perto. No fim das contas é um baita comentario ad hominem com algumas ponderações e argumentos iniciais para dar um verniz de quem conseguiu contradizer alguma coisa, mas que não chegaram nem próximos ao ponto central da argumentação.
Primeiro: Boicote essas empresas. Segundo: Se o salário mínimo fosse absolutamente necessário para não existirem salários miseráveis, ninguém ganharia mais do que o próprio salário mínimo.
Kogos é foda. Sua explanação é perfeita, domina totalmente aquilo que está falando, ainda deixa a palestra muito mais agradável com as piadas esporádicas. Gostaria de saber quanto de seus detratores conseguiriam agir da mesma forma. Parabéns, Paulo.
+Daniel Santiago muito obrigado pelo comment
+Francisco Litvay Os acessos de raiva são o melhor dele.
Tomemos o caso Nando Moura vs. Anarcocapitalistas. O Raphael (Ideias Radicais) respondeu com uma educação que o Nando não merecia. O Kogos já foi sentando a chinela. Embora o Raphael tenha argumentado de maneira impecável, o vídeo do Kogos foi mais gratificante de assistir.
+Daniel Santiago Parede e discurso aceita tudo ... na pratica o furo é mais embaixo !
Fabrício C. Almeida ler "as seis lições" esse livro explica a sua dúvida sz, tem download em pdf pra ler.
sz
@jorgeluisdoravis4839
Vá lá, detrator, e faça igual.
Que aula, em 30 minutos aprendi mais do que em anos na escola!!
wakaehe vc foi alienado.isso sim
Exatamente
N aprendi quase ND na escola kkkkk
Lembro da minha professora de história falando que o salário mínimo foi um grande avanço pros mais inferiores. Uma coisa que não tenho saudade é de escola, melhor coisa é vc mesmo estudar pro si próprio. A internet é um refúgio para aqueles que buscam a verdade, convenhamos o que se aprende em 10 minutos na internet vc não aprende em um 1 dia na escola.
@@Ragnarok707 realmente cara
ola concordo com vc em tudo sou prova viva disto pois ao perder minha empresa para um desastre ecológico e para governo por imposto obriguei a voltar a trabalhar na are técnica com 33 anos com 2 filhos tive que trabalhar na mecânica onde era minha área ao me deparar com mercado de época em menos de 6 meses meu salario de 1200,00 para 2,800,00 assim a mesma empresa não teve com eu permanecer tendo outras oportunidades fui para uma concorrente onde meu salario 3,500,00 estou me recuperando financeiramente e ai retornarei com minha empresa mas serei muito mais ilegal em impostos senão vou falir novamente
Eu te entendo perfeitamente.
TO CANSADO DAS PALESTRAS DE LGBT, DIREITOS HUMANOS, ETC AQUI NA ESCOLA
AJUDA-ME KOGOS! VC É ÓTIMO COM PALESTRAS
Tenso mano
Essa foi a melhor palestra que eu já assisti! Obrigadão, Paulo, abriu muito meus olhos. Todos deveriam assistir isso
Pelo amor de Deus, frequente menos a cantina italiana e faça mais vídeos.
+frankstrawnation LOL,
Rsssss !
Em países como Hong Kong que jogaram fora os direitos trabalhistas os pobres recebem 8x mais que em países como Venezuela que lutam por esses direitos.
O "L" é inteligente até em economia XD
''liberais'' , kkk somos libertários !
#paulokogosnothenoite
Essa foto de perfil KKKKKKK
Kogos só é levado a sério por quem já tem algum conhecimento sobre ética libertária
Excelente como sempre, Kogos!
+Luiz Renckmann =)
😁
Kogos, volte a fazer vídeos para seu canal. É raro encontrar alguém com oratória tão excepcional
As universidades brasileiras mais deformam que formam .
Os maiores professores que tive eram autodidatas
Por isso vc escreve errado.
Cara, não creio, O Kogos no Instituto Rothbard? Meus parabéns à vocês! Chamaram a pessoa certa.
Umas das melhores palestras que eu já vi!
então o salário mínimo é um controle de preços como qualquer outro e claro n funciona.
exatamente
gaby barbosa TV primeiro não é controle de preço por que ele não define o preço, de todos os serviços que são prestados, ainda existe poder de barganha.
E é imoral...
@@lucasfcnunes ue, mas se os donos de empresas pagarem 50 conto pra um cara, sendo que, em valor justo, o trabalho daquele cara valesse 900? A falta de um piso de salário acarreta em escravismo.
Macfly, se o empregador pagaria menos do que o que o trabalhador de fato rende, por que hoje, nas indústrias, não se paga APENAS o salário mínimo? Se o patrão sempre paga o mínimo do mínimo, por que tem gente que ganha mais que um salário mínimo?
Tudo que o estado define é usando eufemismos. Salário mínimo, contribuição, arrecadação. Máfia manipuladora desgraçada.
Parabéns Kogos!
Boa explicação!
Nesses 32 minutos de vídeo você fala o verdeiro terror que é o socialismo, sindicalismo, comunismo, nazismo, fascismo, corporativismo, estatismo, idealogias vermelhas e especialmente do salário minimo.
muito bom Kogos, você longe do fanatismo explica tudo muito bem.
Salário mínimo, fgts, inss, isso tudo é um grande problema travestido de "direitos", para nós, trabalhadores...
Paulo Kogos tem toda razão! já vi muitas pessoas sendo barradas pelo sindicato e não puderam trabalhar com carteira assinada, trabalhar frio hoje e dia, é a salvação!
SE
TU
FREMES
+Jorge Oliveira diante do mercado
+Artemis. Eva Clamando por regulação do Estado, PARA TRÁS, INDITOSO ESQUERDISTA!
nunca serás um conservador capitalista
kkkkkkk muito foda
PARA TRAS
+Paulo Kogos Cara, você tem uma oratória fantástica, parabéns pela ótima explicação!
O cara é doido mas manja muito .
Grato, Kogos.
Cara isso faz muito sentido!! Parabéns pela palestra Paulo.
Deixou de ser monarquista? Rsrsrs
@@henrique-3d hahahah, pelo contrário
Grande Kogos!! É a 2ª ou a 3ª vez q vejo este vid! O Homem tem q vir a Lisboa!!
Esse vídeo é um clássico do libertarianismo brasileiro
Obrigado kogos pelas suas informações
Cara, embora haja um zilhão de memes zoando o kogos, o cara argumentou bem nessa palestra, na minha cidade vai ter concurso e não tenho o mínimo interesse em fazer, prefiro continuar ganhando abaixo do salário e trabalhando irregularmente do que ficar ''protegido'' por um monte de direitos numa profissão "provavelmente" sem demanda economica, não estou desmerecendo todos que trabalham no setor público, mas essa é uma escolha pessoal minha.
Obrigado pela palestra, Paulo Kagos!
Por favor, façam mais eventos como este. As duas palestras foram fantásticas.
Onde eu posso ver a outra palestra?
Caralho, que retórica e habilidade em passar o conhecimento extraordinária!! Por mais que muitos erros o Kogos cometa, ele ainda sim é um indivíduo que, até certo ponto, ajuda em muito o Libertarianismo
Meu professor de história chegou na sala e disse: "Salário mínimo, é o mínimo que você precisa para sobreviver e isso foi definido pelo Estado, pois senão os industriais jamais pagariam um salário para os operários, eles seriam escravizados".
Aí vai a pergunta: "E quem não produz o "mínimo" imposto pelo Estado? Fica sem emprego, vira um lazarone e dependente de programas sociais? Mas isso não é um ciclo intermitente para o Estado criar carência e se perpetuar no poder como um agente paternalista?!"
Cita um tipo de trabalho que produz menos que um salário mínimo?
@@jhol2807 sapateiro,lavador de carros, sacoleiro, no interior se você for pedir salário mínimo vc não vive porque lá quem contrata as vezes nem lucra tanto pra bancar um salário mínimo, trabalhei por muito tempo sem CLT porque se eu tivesse que escolher entre achar um emprego que pagasse salário mínimo eu já teria idade pra me aposentar, então aceitava trabalhar ganhando 200 reais ou morria de fome já que não tinha outra opção e ate hoje em muitos lugares pessoas aceitam trabalhar sem ganhar salário mínimo pq é melhor assim do que ganhar nada
@@LetCas cara tu já parou pra pensar q os salários dessas profissões q vc citou é tão baixo justamente pq as pessoas aceitam?
Claro q morrer de fome n é uma opção
Oq n pode é o patrão se aproveitar da sua condição pra explorar vc.
Na Europa e nos EUA a mão de obra humana é muito bem valorizada já no Brasil é bem desvalorizado isso contando com a CLT.
Vc trabalhar 9h por dia e ganhar menos de um salário mínimo é trabalho escravo, e digo mais os escravos passavam por isso de trabalhar por um prato de comida.
@@jhol2807 na Alemanha o País mais rico da Europa não tinha salário mínimo até 2017 e a renda média era de 2.000 Euros, é pouco para você ? 2 mil euros deve equivaler a uns 8 mil reais. Ou seja a maioria dos trabalhadores ganhavam 8 mil euros.
@@luccassilva7304 se essa informação for real é um caso bem isolado em amigo.
Kogos, quando não fala de religião, sempre é genial e didático.
Vdd
Excelente explicação do assunto.
Obrigado por essa ótima palestra Paulo.
tem como me passar as imagens e tirinhas desse slide?Quero fazer uma apresentação de um trabalho aqui no meu colégio
Cara, muito boa a palestra! Parabéns!
Salário mínimo é como água numa piscina: quanto mais água há, mais pessoas morrerão afogadas, começando pelas menos favorecidas.
Por que as pessoas são prejudicadas com salário mínimo? Poderia me explicar?
@@matheussueda5995 o salário mínimo (q é um eufimismo)causa desemprego basicamente
@@andreleandro6931 Mas qual a influência do salário mínimo com o desemprego? como é esse processo? Desculpe, eu ainda sou leigo e queria tirar essa dúvida kkkk
@@matheussueda5995 é que tem muito trabalhador q não tem experiência ou não é qualificado no mercado de trabalho (os jovens por exemplo),e por isso,muitos patrões preferem não contrata-los,afim de não pagar os 1000 reais de salário mínimo. Aí caso essa lei não existisse,os patrões poderiam contratar quem eles quisessem pelo valor q eles quisessem (claro q seria com o consentimento do empregado também). O salário mínimo, resumindo,é uma forma de desempregar os menos qualificados
Mas qual a diferença de contratar a pessoa por 800 (exemplo) ou por um salário mínimo? Ele não estaria pagando da mesma forma uma pessoa sem experiência? Es os outros demais direitos trabalhistas como 13°, FGTS e etc influenciam no desemprego? Se sim, como?
É sempre bom ouvir o Kogos falar
Melhor palestra que eu já vi na vida! Parabéns, Kogos!
+301 Views É isso mesmo...
Impaciente Games É ué
Grande Paulo Kogos, genial como sempre !
Quando o Kogos ainda não dava dó
Kogos se desviou um pouco pro caminho do Bolsonarismo, e você tem inscrição em canal mgtown hahahahahaha, você é digno de dó.
Grande palestra
Este video é uma delícia
O Paulo Kogos as vezes não bate bem da cabeça mas quando ele acerta certa muito bem. Parabéns pela palestra!
"salário mínimo é pra valorizar o trabalhador" Se for assim vamo dar um salário mínimo de 9000 mil reais então, que tal?
Só não é assim pq o empresário n iria contratar ngm né.
fantastico kogos...simplesmente fantastico.
Kogos quer o fim do salário mínimo pra ter escravos construindo seus tanques! acordem coxinhas! #KogosMito #TanqueNaCicloviaJá
Procure a variação do salario minimo ao longo dos anos, em relação a renda percapita, e você notará algo surprendente, não falarei o que, mas quero que pesquise.
Acho que ele quer que você receba seu salário por hora e não por mês.
Como eu queria ter estudado com esse Kogos, e ver ele apresentando em época de Escola ou faculdade deveria ser mt top kkkk.
Devia ter citado que o Pafúncio teria que fazer 2 funções, a dele mesmo e a do suposto Zézim.
Aumentando assim a carga horária, diminuindo o tempo de dencanso e dimimuindo a produtividade a médio-longo prazo
@@henrique-3d além da diminuição da produção e do maior poder de compra, momentaneamente, de pessoas como o pafúncio, aumentando a demanda e diminuindo a oferta, oq causa a inflação.
e pessoas como o zezim, q já está ferrado, ficam mais ferrados ainda.
4:02 esse chute já valeu a palestra inteira
Até o Marx disse que o salário mínimo não dá certo jsjsjsksksjsjskksksksk
No livro preço e lucro.
Kkkkkkk até aquele boçal
perfeito cara!uma das melhores palestras que já vi!
O Brasil já acontecendo isso já faz um tempinho!!!!😱😱😱😱
O Kogos tem que escrever um artigo para o site do instituto Rothbard sobre o tema dessa palestra.
Um dos vídeos mais sublimes do anarcocapitalismo brasileiro, talvez o mais importante. Livre de ideias pré compreendidas, para que se possa definir o que de fato é a verdade.
Paulo kogos,GENIAL.
Muito boa palestra
mas teve um problema
foi só meia hora! !
Não é preciso muito tempo pra refutar o absurdo que é a CLt e seus regulamentos.
parabens kogos, excelente palestra.
+Jhonathan Banczek valeu!
Puta que pariu! Que aula!
Excelente como sempre
Se colocasse o slide pra download iria ser nice rsrs
Realmente, em parte eu concordo com suas idéias, e uma delas é essa, realmente esses cursos aí de hoje em dia não ensinam quase nada, enquanto aquele que começa cedo aprendendo com um profissional na prática, aprende muito mais...
Será que ainda existe isso
@@joaoherique6872 Amigo, acredito que em cidades bem pequenas ou em áreas rurais é normal os pais ou parentes ensinarem o ofício ao seus filhos, ou até msm haver contratações irregulares em relação a CLT
Falou tudo a respeito do salário mínimo. Os tolos comemoram quando o salário mínimo aumenta, não percebendo que aumenta também o desemprego.
2022. A luta continua
esse kogos é foda
bom vídeos Paulo Kogos
Excelente palestra!
FODISSIMO, o karinha ai mandou DEMIASSSSSSSSSS. Meus parabens já estou inscrito like certeza!!!!!!
Uma pergunta pra quem acredita em salario minimo: ja que salario minimo é tão bom, pq n bota ele logo em 1000000 de reais?
É o que eu sempre digo kkk
Simples irá criar inflação e inexistência de produção.
porque é minimo e não maximo e é acima da inflação
@@tadashishizaka e por que em 1100 não cria? Se isso em si já está aumentando o valor da mão de obra artificialmente? E se não está aumentando o valor, pra que serve essa bosta então?
@@danielmu22 lógico que cria.
Problema que tu não vê.
Lógica simples, toda interferência entre uma negociação entre duas pessoas será paga pelo elo mais fraco.
O cara vai repassar o aumento de custo no produto.
Se vc obriga pagar mais pelo trabalhador além do lucro que vc pode pagar, existe duas formas de vc manter tal serviço.
1 aumentando o valor final do produto para aumentar output de lucro(para pagar por esse aumento artificial, além de causar outros problemas.
2 simplesmente fica inviável manter tal serviço, emprego deixa de existir de forma lícita, vai para o mercado negro assim como era grande parte da economia da União Soviética e atualmente Cuba.
otima explicacao, com final supreendente!
é isso qu devia estar nas escolas
Kogos é brutal!! Parabéns!!
Paulo Kogos genial.
Excelente!
Tire as aspas do título. Dá a entender que é irônico.
Também pensei nisso. Salário mínimo proporciona horrores sim não deveria ter essas aspas no título do vídeo, dado que essa é uma das maiores arbitrariedades da democracia atual.
Até que é bom. Quem quer conhecer mais sobre o assunto vai assistir do mesmo jeito, e quem ouviu falar mal dele e veio procurar mais no youtube vai acabar se interessando por um vídeo que aparenta tratar com ironia suas propostas, fazendo com que essa pessoa acabe aprendendo algumas coisas.
Clickbait irmao
Excelente apresentação e conteúdo, Kogos. Não sabia desse evento, tentarei me manter informado na próxima.
bom dia libertarios e libertarias e alguns socialistas infiltrados ali no canto
KKKKKKKKKKKKKKK
Parabéns otima palestra.
Fiquei mais inteligente só de ouvir. AHAH
Uma pergunta, a extinção do salário mínimo aumentaria o PIB per capita em um segundo momento?
Muito provável. Se formos analisar a "reação em cadeia" de tudo isso, seria mais ou menos assim.
Pessoas passariam a trabalhar legalmente com salários menores (200, 300 reais). Assim, o custo de produção poderia ser cortado em praticamente todas as áreas. Com o corte nos custos, o preço desses produtos/serviços cai, logicamente. (Se um capitalista safadão não baixar, assim que um deles baixar não será mais lucrativo manter o preço alto).
Com a queda dos preços, o que voce antes precisava economizar digamos 500 reais pra comprar, talvez voce compre com 100. Com um uso adequado do dinheiro, e julgando que voce conseguisse viver bem com aquele gasto previo de 500, voce tera um "superavit" de 100. Esse dinheiro vai para poupança (ou algum outro método de money storage, sei la. Enfim!) e começa a criar uma reserva de segurança para esse trabalhador pobre.
Com esse trabalhador ("esse" leia-se milhares de trabalhadores) recebendo alguma remuneração, ele passa a participar do ciclo econômico, e talvez comece a investir em negócios proprios, gerando mais empregos. O trabalhador que conseguiu permanecer em um emprego ganha experiencia nesse, conseguindo galgar cargos que, com uma lei de salário mínimo, seria impossivel ele ter sem. talvez, um curso profissionalizante ou superior.
Logo, sinto-me seguro ao concluir que, a médio, talvez até curto prazo, o PIB per capita aumentaria, sim.
A curto prazo diminuiria o PIB per capita, pois demoraria um pouco a acontecer as novas contratações, considerando que ainda existem as burocracias.
Eduardo Cella concordo plenamente
além do mais haveria muito mais pessoas trabalhando já q um empresa q possuí 10 funcionários poderia ter 15 ou até mesmo 20
isso aumentaria a produção dá empresa e por consequência diminuiria o preço dos produtos
ou seja se baixar o salário mínimo muitas mais pessoas poderiam trabalhar e não haveria como hj 11 milhões de desempregados
O PIB é uma falácia.
Muito bom o video,além de informaçoes,tem um pouco de humor
Um moço tem 16 anos e não sabe fazer nada ainda. Ele poderia lavar pratos no fim de expediente de um restaurante por 500 por mês. Seria mais um empregado, mas o maior causador de desemprego é o estado.
Melhor vídeo do youtube.
Essa visão é bizarra se tratando de Brasil. O salario minimo aqui é extremamente baixo e nao impede ngm pouco qualificado de conseguir emprego.
Quando vc ler algum autor de outro país, entenda que o universo dele é outro, diferente do qual vc esta inserido.
A lei da gravidade varia para cada país? Pq a lei econômica iria variar?
@@AlexandreSkeete economia não é ciencias exatas, animal.
@@diegodiego229 Pode me explicar, então, como as leis econômicas irão variar para cada pedaço de chão? A oferta e demanda é diferente na Bulgária, Letonia, Brasil, Argentina?
@@AlexandreSkeete Lei de oferta e demanda é a mesma. Salário mínimo já é outro papo. Não desvie do tema.
@@AlexandreSkeete Que argumento ruim em , poderia te usado qualquer outra teoria.
Perfeito Paulo Kogos. E quem defende o salário mínimo é o mesmo que culpa as soluções.
Instituto Rothbard???
É um site novo formado pelos antigos fundadores do Instituto Mises que saíram por questões internas
+daniel moreira Sim, o IMB morreu.
+Leonardo Ortiz Acabei de ler a entrevista, mas ainda fiquei com um dúvida, me explica uma coisa, o Mises.org é do Hélio? e o Instituto Rothbard do Chiocca?
@@LuizRenckmann não morreu não
@@7canal Eu falei isso porque o nível de conteúdo caiu
Saudades desse kogos
Resumindo: estamos no pau da goiaba.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK JESUS QUE SIMPLIFICAÇÃO GENIAL KKKKKKKKKKK ESSE KOGOS VAI SER ESTUDADO DAQUI A ALGUNS ANOS... ......
Se não fosse pelo salário mínimo, muita gente ia ganhar 300 reais e o patrão ainda ia dar uma de bom samaritano por empregar a pessoa.
Sim, claro.
Afinal todos ganham o mínimo.
Não existe qualificação de mercado, oferta e demanda trabalhista.
Cada jogoloide que não consegue pensar.
O que é melhor, ganhar 300 reais temporariamente pelo trabalho (com expectativa de crescimento), ou permanecer desempregado por tempo indefinido? Muitos prefeririam a primeira opção, e quem é você pra decidir no lugar delas?
@@TheLucasbr152 Essa palhaçada não resolve nada...continua a pobreza com pobres ganhando uma miséria que não dá pra nada!
@@maf5157 Trabalhos que pagam um salário baixo não tem o propósito de "resolver" a pobreza de alguém, não confunda emprego com filantropia. Um emprego tem o único propósito de PRODUZIR algum bem ou serviço, e a remuneração desse empregado está associado a expectativa de aumento na produtividade que ele oferece ao empregador. Portanto, se a mão de obra de um sujeito desqualificado profissionalmente é improdutiva e os custos de contratação excedem os benefícios, é de se esperar que ele não receba uma remuneração tão alta quanto um sujeito experiente, qualificado e altamente produtivo. Como Schiff escreveu em um artigo:
"Defensores do salário mínimo argumentam que é impossível sustentar uma família quando se vive apenas com um salário mínimo. Sim, é verdade. Mas isso é totalmente irrelevante, pois os empregos que pagam salário mínimo não foram feitos para sustentar uma família.
O certo seria que as pessoas optassem por não iniciar uma família até que estivessem ganhando o suficiente para sustentá-las. Empregos de baixos salários servem para capacitar os trabalhadores a, com o tempo, adquirirem as habilidades necessárias que os permitirão ganhar salários altos o suficiente para sustentar uma família. Será que alguém realmente acha que um adolescente que trabalha como entregador de jornal deveria ganhar um salário capaz de sustentar uma família?
A única maneira de se aumentar salários é aumentando a produtividade. Se os salários pudessem ser aumentados simplesmente por decreto governamental, poderíamos determinar o salário mínimo em $10.000 por mês e todos os problemas estariam resolvidos. Já deve estar claro para todos que, nesse nível, a maioria da população perderia seus empregos, e a mão-de-obra remanescente seria tão cara que os preços dos bens e serviços iriam disparar. Este é exatamente o fardo que as leis de salário mínimo impõem aos trabalhadores pobres e pouco qualificados - e, em última instância, a todos os consumidores."
@@TheLucasbr152 Eclesiastes 5,10
Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico nunca terá tudo o que quer. Isso também é ilusão.
===========================
1 Timóteo 6,10
Porque a
raiz de todos os males é o amor ao dinheiro, por cujo desenfreado desejo
alguns se afastaram da fé, e a si mesmos se afligem com múltiplos
tormentos.
o que eu mais gostei na explicação dele é que ele usa uma linguagem fácil de entender
Em síntese: vocês preferem 1 milhão de desempregados e a maioria das pessoas ganhando 600 reais ou 15 milhões de desempregados e um salário de 1200?
@Ditador Democratico Mas daria para viver com isso daí?
vcs acham que 1 hora de trabalho vale menos que 5 reais ? E como vamos saber se a empresa abusa dos seus trabalhadores assim como alguns assalariados ?
@@madokamagicadosmorroteanpo4220 sua pergunta é respondida pelo funcionamento da inflação e da demanda. Numa estrutura como essas, os preços não são os mesmos de agora, mas proporcionalmente menores, em razão da quantidade de pessoas aptas a participar do mercado, bem maior.
@@madokamagicadosmorroteanpo4220 Uma lei com direitos trabalhistas não impede abusos, até porque mais de 1000 pessoas são resgatadas anualmente no país em situação de escravidão. O que faz essas pessoas terem de se submeter a isso é a falta de alternativas. Num sistema em rede em que não há imposições de pagamentos mínimos, é a própria lei da oferta e da demanda que impede os abusos, uma vez que os trabalhadores poderão migrar pra empresas que cumpram com um tratamento digno. É um acerto natural, que se dá com o tempo, mas que pode ser acelerado pela inserção de uma ideologia mais comunitária. Aquelas empresas que abusarem serão coagidas a perderem seus empregados. Isso significa que mais vale um sistema com desemprego quase zero do que com altos salários, mas desemprego altíssimo, em que trabalhadores não podem receber 1100 (se o empregador só tiver isso pra pagar) e, caso sejam demitidos ou não concordem com as condições de trabalho, pouco terão a fazer. Um sistema libertário preza pelo máximo de ofertantes e demandantes possíveis. Com monopólios, tem-se poder econômico capaz de repressão, de chancela política, de fazer oq quiser sem consequências ou sem os trabalhadores poderem reclamar
Você prefere 1 milhão de desempregados e mais 14 milhões ganhando 600 reais, sem conseguir uma vida digna com isso, fazendo greve ou 15 milhões de desempregados fazendo greve?
Ele domina o assunto e eu gostei da palestra. Mas já não gosto de como ele se expressa. Ele se comporta com raiva e de maneira ofensiva com a esquerda, exatamente como a esquerda faz com a direita/liberais.
Vanessa DF É o jeito dele
Discutir de forma distinta com quem nao está em busca da verdade dos fatos confere ao adversário um ar de dignidade que ele nao tem e nao merece.
Não seja tolerante com os intolerantes. É assim que devemos agir agora e sempre.
Sim, ele não é frouxo e tem argumentos, ao contrário dos esquerdalhas.
Marcelo Kurtz Popper
Compensações não monetárias : um empresário no RS oferecia curso de aprimoramento (ensino médio, faculdade e outros cursos) para os funcionários que desejassem melhorar o currículo. Os funcionários deitados, preguiçosos denunciaram o empresário para o Ministério do Trabalho - que aplicou multa porque considerou os cursos pagos como salário disfarçado e exigiu equiparação salarial para os preguiçosos que não estudavam .... então, o empresário pagou a multa e todos os funcionários deixaram de estudar ...
Quando o kogos n fazia a gnt passar tanta vergonha na internet fazendo ancap virar chacota
Você não percebeu que esse vídeo já é motivo de chacota. Então ele já fazia passarem vergonha nessa época sim.
Mas quem faz mesmo ancap virar chacota são os próprios ancaps. Não posso falar de todos, obviamente, mas dá uma olhada na comunidade ancap na internet.
Cara pelo amor de Deus faça mais palestras , precisamos !
O. Cara não trabalha, vive da renda dos pais e quer falar de salário kkkkk
Nome disso que vc está falando é uma mistura ad-hominem (buscar ofender e não refutar) com apelo autoridade ex: vc nao é mulher não pode falar que é ser mulher. Algo análogo a lugar de fala.
Tu és jogoloide.
Kogos é empresário e tem uma livraria👍🏽
Você nunca leu e quer falar de livros?
Análise sublime.
discurso cheio de supositórios.
+Ze Felipe como assim supositorios?
+Paulo Kogos muitos suposiçoes são necessárias para o avanço da sua fala.
+Ze Felipe sim, e vou enumera-las
1) a absurda premissa de que o homem age
2) a iningulível premissa da utilidade marginal decrescente
3) a ridicula premissa de que o homem deseja ir de um estado de menor satisfação para um de maior satisfação
são essas três... mto loucas não?
o q acontece na interação entre elas é o que vc recheia de suposições não muito isentas. acho, nem lembro mais. comentei mais como uma anotação pra mim mesmo. caso esbarre de novo com o vídeo. não fique muito preocupado em me responder
Ze Felipe Que eu saiba, supositórios servem para enfiar no cu.
Isso deveria ser minha aula de história
Quem disse que o salário condiz com a produtividade de um individuo em uma empresa do sec XXI? Os grandes gestores de corporações tiveram salarios aumentados em mais de 400% nos ultimos 30 anos, ao passo que a produtividade não aumentou da mesma forma (Piketty, 2010, Stieglitz, 2009, Krugman, 2013). Não estaria havendo concentração de capital em uma camada mais elevada de gestores? No exemplo tosco desse rapaz, porquê não abdicar de ganhar um absurdo salário de modo a aumentar os míseros 500 reais do office boy? Ou seja, egoísmo, concentração e tributação desajustada são os problemas, não salário minimo. É a mesma coisa um medico tentar curar um paciente com cancer dizendo para ele comer mais saudavel de modo a não ter cancer numa proxima vida ou reincarnação. É cada acéfalo que aparece sem nenhum conhecimento de macroeconomia que me espanta! O sistema brasileiro de educação deve ser uma grande merda, não é possivel! Pra piorar, o idiota paga de sabichão da teoria economica e do empirismo socio-economico e ao mesmo tempo conclui mostrando a sua fé cristã, que é hierarquizada e baseada em 0 factos! 0! É muita estupidez para uma apresentação apenas.
Qual é a relação do comentário com o conteúdo do vídeo? Qual o percentual de colaboradores da empresa são os grandes gestores que tiveram o salário aumentado em 400%? Se eles representam uma mínima fração dos colaboradores, como você pode imaginar que seja coerente comparar o aumento desta mínima fração como o crescimento de produtividade global?
Se estes gestores são onerosos, mas não representam nenhum impacto na produtividade, porque o detentor do capital, ou os acionistas gastariam seus recursos pagando salários tão elevados? Porque tais gestores tem um rostinho bonito? Porque eles jogam golf juntos?
E outra, o impacto é sobre a contratação de indivíduos cuja especialização e produtividade consequente é MENOR do que o mínimo legalmente exigido o argumento econômico da palestra. Então sua tentativa sequer aborda a linha de raciocínio tangencialmente, não passa nem perto.
No fim das contas é um baita comentario ad hominem com algumas ponderações e argumentos iniciais para dar um verniz de quem conseguiu contradizer alguma coisa, mas que não chegaram nem próximos ao ponto central da argumentação.
Carlos B Destruiu as falácias que o cara usou, sinceramente, meus parabéns.
Primeiro: Boicote essas empresas. Segundo: Se o salário mínimo fosse absolutamente necessário para não existirem salários miseráveis, ninguém ganharia mais do que o próprio salário mínimo.