Tenho, 19 anos, fui traficante de drogas, comecei a vida errante, com 9 anos, usava seis tipos de drogas, e principalmente "maconha com vinho", porém, confessei Jesus como meu salvador e faz quase quatro anos que Jesus me libertou, pois a bíblia diz: se permanecerem nas minhas palavras, verdadeiramente sereis meus discípulos. E conhecerei a verdade "Jesus,Deus", e a verdade vós libertará. Só basta crer. Deus abençoe a todos.
Lindo testemunho de sua escolha em caminhar com Deus. Deus te abençoe e fortaleça suas raizes para que muitos jovens se beneficiem de seu testemunho para não caírem em ciladas.
Sou católica mas tenho uma grande admiração pela sua pessoa seus esclarecimentos gosto muito de assistir suas palestras e vejo que você é mesmo um ungido de Deus peço a Deus por você todos os dias e que não deixe de nós ajudar esclarecendo tantas duvidas.
Olá Dr. Rodrigo primeiramente parabéns pelo teu programa, teu conhecimento é admirável e deve ser respeitado. Entendo seu ponto de vista e ficou explícito suas intenções nas declarações, as quais têm todo meu respeito. Particularmente sobre o vinho acredito ser possível existir os dois tipos (fermentado/não fermentado), onde concluo que não é pecado beber o vinho fermentado desde que haja o autocontrole de quem faz e não adentre nos campos ilusórios da embriaguez, que julgo ser pecado. Portanto concluo meu raciocínio assim: - A glutonaria também é pecado o erro não está nos alimentos, mas sim no descontole de quem come, da mesma maneira que um simples hábito de tomar café pode trazer a nós o vício da cafeína e nos colocar também em pecado. O que precisamos é equilíbrio e não escandalizar em nenhuma parte do nosso comportamento. É louvável quem não bebe e também é admirável aquele que tem o autocontrole de beber um pouco de vinho sem se deixar dominar, porque não nos condena o que entra pela nosso boca (No caso o vinho), mas o que sai (no caso das palavras torpes do que não consegue se controlar e embriaga-se).
Porém temos que lembrar de que para quem tem genética dominante para vícios em drogas e álcool ,basta experimentar para ser dominado pelo vício .... eu passo isso na minha família ...e digo aos meus filhos :nunca prove nem experimentem pois será o suficiente para serem escravos do maldito vício da bebida ... Entao concluo no meu entendimento que para quem não tem controle próprio não basta moderação pois uma hora perderam esse auto controle .
A cultura, o gigantesco lucro e investimento de mkt, a glamourização, tornaram a droga não apenas aceitável, mas desejada, regra social, permitida, sem regulamentação. Mas qual seria o motivo do uso do álcool? Não é alimento. O motivo é ter prazer imediato sem esforço, reduzir os níveis de consciência, anestesiar dores internas, como qualquer outra droga. Nem tudo se resolve moderando a dose, pois não é sempre que precisamos de remédio ( nem veneno, a menos que deseje encerrar viver). Só quando estamos doentes, mesmo assim, com receita, consciência da doença, tratamento programado. Seu argumento é contraditório em si, pois o efeito do produto é justamente inibir o autocontrole, afrouxar a moderação, sem que o usuário perceba. Ficando maravilhado pela anestesia, euforia durante o consumo, desejando mais, defendendo e casando com o produto. Afinal, vivemos socialmente com frequência, tornando muito fácil nomear o uso como "apenas" social.
Assunto importante é muito relevante! Parabéns Dr. Rodrigo! As pessoas precisam saber que todas as coisas de Deus são perfeitas. A biblia não se contradiz. Sua vontade é sempre para o nosso bem. Nunca para reprimir.
antes de estar convertido a Jesus, eu bebia e buscava nisso a alegria de viver. quando conheci o senhor Jesus e o Espírito Santo preencheu os vazios da minha mente, coração e alma fiquei renovado. Se o vinho tinha ou não álcool, pra mim é irrelevante porque o senhor me libertou de muitas coisas deste mundo que fazia mal ora mim e toda minha casa. Vamos servir ao senhor. glorificar seu nome Santo.
As explicações estão bem estruturadas, mas, julgo que faltam alguns elementos chave. Minha questão é: Dr., nestas perspectivas, não há mal algum alguém de beber o vinho não fermentado? Porquê Paulo proibiu os Bispos de beberem o vinho não fermentado? 1ª Timóteo 3:3. O muito vinho a que se refere Paulo aos diáconos, tem a ver com a purificação da água ao a embriagues? 1ª Timóteo 3:8.
Acredito que o texto de Provérbios 23 talvez seja o mais completo que encontramos para lidar com a questão do consumo da bebida alcoólica na bíblia. O versículo 31 é claro: "Não olhes". Esse é o claro conselho da sabedoria divina: "Nem ao menos olhe". Obviamente, trata-se de uma hipérbole, mas ainda assim é um conselho para todo aquele que busca a sabedoria - pois esse é o propósito do livro de provérbios: ensinar a sabedoria. Apenas o versículo anterior, o 30, é que fala sobre aqueles que "se demoram" e andam "procurando vinho misturado". Estes acabam sofrendo todo o dano que a bebida alcóolica pode trazer, pois ela, por natureza - e não apenas por excesso - é escarnecedora e alvoroçadora (Pv 20:1). E para fugir do perigo dos ais, dos pesares, das pelejas, das queixas, das feridas sem causa e dos olhos vermelhos mencionados no versículo 29, a sabedoria bíblica conclui: "Não olhes", o melhor é "Nem ao menos olhe". Infelizmente, também já vi muitas vezes que em nome de uma suposta "moderação", alguns dos apologistas ao álcool relativizam algumas passagens bíblicas, ignoram outras e negam completamente o contexto histórico-cultural do primeiro século sobre o consumo do vinho (que demonstram que nem Jesus, nem os apóstolos se colocaram em risco de embriaguez, não apenas pela suposta "moderação" defendida, mas também porque não havia risco algum proveniente do tipo de vinho consumido socialmente naqueles tempos, que seguia regras dietéticas, sociais e morais.). Podem negar o quanto quiserem, mas essa é a verdade. Não somos chamados a viver "no limite" do que é ou não pecado. Somos chamados a sobriedade completa e a fugir da aparência do mal (aquilo que pode nos levar para o mal); e não apenas a viver "moderadamente". Se a embriaguez é condenada na bíblia, se no fim o vinho é capaz de picar como a serpente e morder como basilisco (Pv 23:32), por qual razão eu escolheria trilhar um caminho que pode me levar a minha própria destruição? Porque colocaria minha tenda na beira do "precipício"? Isso não é uma escolha sensata, nem bíblica. Mais uma vez, eu discordo, porém com todo respeito, da apologia ao consumo "moderado" do álcool em qualquer circunstância, tempo ou cultura. Não tomar bebida alcoólica também é um ato de amor consigo mesmo, e não apenas com o próximo. Não tomar bebida alcoólica também é um ato de sabedoria bíblica para resguardar a própria vida, fugindo da aparência do mal (aquilo que pode nos levar ao mal). Deus abençoe a todos.
Como amo esse canal, que Deus continue te abençoando com grande sabedoria 🙏🏻❤️ tava quase aceitando essa falácia de que beber vinho moderado era permitido 😂
Dr. Rodrigo eu gostaria de sugerir a apresentação ou recomendação da bibliografia ao final do vídeo. O canal Nerdologia faz e é bem legal, independente de livros técnicos, estrangeiros e etc, eles apresentam. Além de demonstrar o rigor acadêmico, também enriquece culturalmente a audiência. Obrigado pelos vídeos excelentes! Sou um teólogo católico (ISTJPII - Sorocaba SP) e foco meus estudos na história de Israel e primórdios do cristianismo, e não perco um vídeo seu. Deus te abençoe!
Parabéns, sou da AD Guarulhos SP ministério madureira, é isso aí se o mundo condena só um pouco de álcool, está de parabéns pastor @rodrigo Silva , continue assim
Parabéns Rodrigo S. As pessoas tem sempre as desculpas para fazerem o mal " à porque o fulano fez, á porque meu líder faz, à porque minha igreja permite, à porque eu quero....Se esquecendo que é Deus que esta falando através da bíblia, ou seja, essa opinião que tais pessoas rejeitam é a ordem de Deus ..... Esquecem que tudo que fazemos tem suas consequências.
muito bom professor, eu estava debatendo sobre esse assunto com meu pai ontem. E Deus me iluminou nas respostas, porque eu ainda na tinha assistido o video, mas respondi a mesma coisa que o senhor explicou agora. Agora yenho base histórica para debater esse assunto.
Tema Fantástico, excelente esclarecimento com relação temas que são polemizados pelas pessoas do mundo moderno como é o caso do tema do vídeo. Parabéns!👏👏👏👏
Muito bom, vou acrescentar, se uma pessoa fica embreagada, não tem como sentir a diferença de uma bebida no final da festa. mais o que é mais importante é a informação e as fontes históricas, um dos melhores canais que eu tenho seguido, parabéns. 👏👏👏👏
Gostei muito de ouvir,aprender sobre o vinho ,me esclareceu bastante.Pois,já havia pesquisado sobre o assunto em bíblias de estudos mas não tão esclarecedor.☺👍
Caro Rodrigo, sou espírita e te parabenizo pela profunda pesquisa e esclarecimento sobre um assunto de extrema relevância, uma vez que vemos ao nosso redor, jovens, amigos e familiares perdendo a sua vida por causa da bebida alcoólica, essa droga social infelizmente permitida e recomendada pela sociedade. Abraços fraternos.
Dá pra entender que o doutor Rodrigo faz uma avaliação do contexto histórico dos eventos do velho e novo testamento para entendermos a intenção dos textos (bíblicos) quando foram escritos em suas respectivas épocas. Isso nos tira do risco da afirmação especulativa que fazem constante e desmedidamente em nossos dias, reflexo de mentes inconsequentes que se embriagam com a justificativa do mal. Dr. Rodrigo parabéns, como sempre brilhante!
muito bom mesmo, sempre defendi a tese do vinho não alcoólico, mas nunca tinha visto com essas informações, mas o Espírito Santo sempre nos ensina a verdade.
Muito bom, que Deus continue te usando assim, achei que não teria problema em beber com moderação, mais depois de seus argumentos acho que não é bem assim, principalmente no milagre do vinho. Deus abençoe sua vida.
ricardo martins verdade? Ele não conseguiu provar que o vinho na Bíblia era suco de uva, ele inventou suco de uva na Bíblia. Tenta fazer um suco de uva natural e deixa em cima da mesa de um dia para o outro e tenta tomar, esta podre. Eu não bebê bebida alcoólica nenhuma, mas não vou torcer a Bíblia para apoiar ideias pessoais
Brigas e Tretas, vc não assistiu a parte em que explica como os antigos conservavam o suco? Pior é dizer que ele inventou. Ele deu tantas evidências históricas que chega a ser ridículo negar a ambiguidade da palavra vinho em grego. Aceitar uma verdade tão densamente provada chega a ser inevitável, exceto para aqueles que têm medo de confessar que não possuíam essa informação e para esconder a ignorância profunda do significado das palavras que lê na Bíblia.
Salmos, 75:8 - Porque na mão do Senhor há um cálice, cujo vinho espuma, cheio de mistura, do qual ele dá a beber; certamente todos os ímpios da terra sorverão e beberão as suas fezes. Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Provérbios, 23:30 Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Provérbios, 23:31 Isaías, 5:22 - Ai dos que são poderosos para beber vinho, e valentes para misturar bebida forte; Isaías, 65:11 - Mas a vós, os que vos apartais do Senhor, os que vos esqueceis do meu santo monte, os que preparais uma mesa para a fortuna, e que misturais vinho para o Destino
Gosto de assistir teus vídeos pois com eles aprendo muito,mas gostaria de contribuir algo eu não consumo álcool e a minha religião proíbe o consumo, mais isto não tira a realidade da bíblia, em muitos aspectos ai dito são parecer de Homens não da Bíblia, a seria melhor que quando fosse levar algum assunto serio as pessoas largassem os padrões das igrejas que foram incutidas para ir atrás da verdade, "excepto se a igreja é a patrocinadora do canal (Para salvaguardar o pão)" A forma de analisar alguns versículos. sinceramente são sentimentos não bíblicos em vários momentos ate parece que quando a bíblia trata do alcool é tudo uma profecia ate nos livros evangélicos. sem querer contenda espero que continuem com a verdade porque eu aprendo muito.
O fato é que se o cristão bebe, está se assemelhando ao resto do mundo! Qual o testemunho que vc quer dar? Que diferença fará nesse mundo se fizer o que todo mundo faz? "Não vos contamineis com esse mundo". "Bem-aventurados os que não se assentam na roda dos escarnecedores".
Rodrigo, parabéns pelo trabalho que tem feito. Espero um dia poder compartilhar um suco de uva contigo irmão, quem sabe até compartilhar uma ou outra verdade espiritual inédita para você, assim como tem me mostrado muitas. Abraço.
Será que alguém é ingênuo o suficiente para ler "...e o suco de uva que alegra o seu coração"? A exortação para a celebração da ceia do Senhor era de que se controlassem para não ficarem embriagados, uma admoestação que não faria qualquer sentido se a ceia fosse celebrada com suco de uva: 1 Co 11:21 "Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome, e outro embriaga-se".TE que distorce muito a sagrada escritura isso e ediotice
Quem está no pecado sempre vai arrumar uma desculpa para continuar pecando. Só quando crê no evangelho em JESUS CRISTO. Vai mudar . Este é o destino do velho Adão. Tentar arrumar desculpas para o pecado é a natureza do Adão.
Fiquei com uma dúvida. Já existiam técnica para se guardar o vinho sem que viesse a fermentar, ou seja, puro suco de uva. Em 1 Coríntios 11:21 "porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. 1 Coríntios 11:21. Por que então chegariam ao ponto de se embriagar, pois já tendo em mente que deveriam se abster de qualquer quantidade. É apenas uma dúvida, não estou confrontando o que foi explanado kkk
A paz de Deus irmão Rodrigo. Já vi cristão brigar por muita coisa.... mas brigar pelo direito de tomar bebida alcoólica é o fim. Como alguém que se propõe ser seguidor de Cristo pode ser seguidor de baco também ? Parabens pelo canal
Salmos 104 14 faz brotar a erva para o gado, as plantas que o homem cultiva, tirando da terra o alimento, 15 o vinho que alegra o coração, o óleo que dá brilho às faces e o pão que sustenta o vigor dos seres humanos. 16 As árvores do SENHOR saciam-se e os cedros do Líbano que Ele plantou,…
Sou cristão, graças à Deus! Sou abstêmio, por opção há 18 anos, porém não posso deixar passar tamanha desinformação! Onde a Bíblia fala "vinho" ela quer dizer exatamente "vinho"! Deus, na sua infinita sabedoria não deixaria dúvidas para nós, e nem dupla interpretação da sua PALAVRA! JESUS falava com pessoas simples, e se ele quisesse realmente que entendessem " suco de uva" Ele assim o teria feito!
Não meu caro, Deus fez isso sim, pra testar a sinceridade dedicação e espiritualidade do coração de cada um nos dias atuais, eu sou simples e sei claramente que beber vinho alcoólico é pecado em qualquer quantidade. Veja essa passagem: 2Pedro 3:16 "Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição"... Ore mais e leia mais a bíblia para Deus abrir mais a sua mente. Não se engane vc tem que suar muito e abrir mão de muita coisa pra adquirir sabedoria.
A bebida em si não é o problema, mas o problema está nas atitudes de um coração mau e na falta de limites. Realmente tem gente que é melhor nem beber, porém não se deve condenar todos pelo exemplo desastroso de alguns. De fato está escrito na bíblia advertência ao beberrão, a pessoa que comete excessos. Isso sim não agrada a Deus e aos seus semelhantes.
Vi que referencias como: I Samuel 1 e Mateus 11 dao a entender que tomavam; inclusive Yeshua. Mas concordo com o Rodrigo. para mim, o Adon nao aprova o uso de bebida.
Se era um casamento e a bebida como dito na própria bíblia alegra essas ocasiões, pq no momento de celebração o povo beberia suco? É louvável a sua escolha de não ingerir bebida mais não podemos transforma as escrituras baseada nas escolhas particulares que fazemos. O Nosso DEUS não é radical
Concordo com você Pr Rodrigo silva mas para os que não concordam e acham que não e pecado beber vinho (não digo o suco de uva) Paulo apóstolo de Jesus disse em umas de suas epístolas, tiro me é lícito mas nem tudo me convém ou seja tudo é permitido mas nem tudo edifica.
Muito bom! Qualquer que tenha coragem de sentar a bunda na cadeira e estudar este assunto irá chegar a mesma conclusão. Infelizmente existem os cegos que não querem enxergar, e debater com estes seria lançar pérolas aos porcos.
Boa explicação! Mas em momento algum a Bíblia deixa claro que não se pode beber moderadamente. Não especifica se é o suco de uva ou vinho. Só diz que não devemos nos embriagar. Eu não bebo nada, mas sei que não seria pecado tomar uma taça de vinho.
Assunto importantíssimo. Quem ainda acredita que o álcool não é nocivo mesmo de forma moderada deveria ler, por exemplo, sobre a Síndrome Alcoólica Fetal. O álcool tem afinidade particularmente pelo cérebro atuando no sistema nervoso central. Acredito fortemente que os adultos que consomem álcool, mesmo de forma moderada, prejudicam, de certa forma, a clareza mental, espiritual, o bom senso, a racionalidade e por aí vai...
Concordo com o pastor. A Bíblia no contexto geral deixa claro que o Vinho fermentado é prejudicial e não é uma prática aprovada por Deus. Toda a vez que a Bíblia condena o Vinho, no original esta condenando o vinho fermentado ou o alcoolismo. Quando a Bíblia parece permitir se refere ao vinho sem fermentação ou suco da uva.
Em Lucas cap. 1 versículo 15 fala que João Batista não poderia beber vinho e nem bebida forte , porque será que Deus não mandou ele beber só um pouco e não se embriagar ?
Lamento a posição de certos irmãos e amigos, pois o prof. Rodrigo refletiu de maneira bíblica. Ele só cometeu o equívoco ou se omitiu em explicar o seguinte. Realmente no NT o termo para vinho que aparece é "oinos", e significa vinho fermentado Mas na Grécia do século 1 existia outro termo específico para suco de uva ou "vinho novo", e o termo é "gleoúkous e aparece em Atos 2:13..Sendo assim, todo vinho que aparece no NT, com exceção o da ceia do Senhor com os apóstolos são fermentados.(alcoólicos).
Querem refutar que jesus bebia vinho ELE não só bebia mas como fez 6 talhas de vinho ALCOÓLICO 390 litros aproximadamente. note que o diretor da festa fala do vinho que Jesus acabará de fazer João 2:10 ele faz referência as pessoas bêbadas, alcoolizadas,inebriadas.
Infelizmente, grande parte das pessoas, parem terem desculpas para veber, arrumam pretextos para dizerem, que Jesus transformou a água em vinho alcoólico ou vinho fermentado.
Eis a questão se beber não vai para o ceu? ou se não beber vai para o ceu? Nao é a bebida ou a abstinencia que leva ou deixa de levar alguem para o ceu ,tudo não passa de costumes de religiosos que só sabem colocar peso sobre os ombros dos outros.
Na verdade a falta de água também se dava a necessidade de tomar o vinho. Até mesmo na Idade Média os monges tomavam, até o próprio Martinho Lutero porém não se compara a hoje que podemos purificar a água e está é bastante disponível para as pessoas.
Neste monte o Eterno, o SENHOR dos Exércitos, preparará um farto banquete para todos os povos, uma grande mesa de vinho envelhecido, com carnes saborosas, suculentas e muitos vinhos finos. Isaias 25:6
Sou Cristão, não bebo por convicção, mas sinceramente não existe argumentos suficientes pra dizer que o vinho não tenha teor alcoólico. Creio que nenhum cristão verdadeiro deva tomar bebida alcoólica, mas o condenado na Bíblia é o excesso.
Rodrigo...me explica uma coisa,por favor...quando Paulo repreende a igreja de Corinto,a respeito da ceia do Senhor...ele não fala que estavam se embriagando com o vinho? Então, não seria o vinho da ceia, alcoólico? Graça e paz...Deus abençoe.
Tenho, 19 anos, fui traficante de drogas, comecei a vida errante, com 9 anos, usava seis tipos de drogas, e principalmente "maconha com vinho", porém, confessei Jesus como meu salvador e faz quase quatro anos que Jesus me libertou, pois a bíblia diz: se permanecerem nas minhas palavras, verdadeiramente sereis meus discípulos.
E conhecerei a verdade "Jesus,Deus", e a verdade vós libertará. Só basta crer.
Deus abençoe a todos.
cinco anos
Maconha com vinho? Essa foi a primeira vez que ouvi.
Deus te abençoe ! Vc escolheu a vida e a vida em Cristo.
Foi sua melhor escolha.
@@camilolopes7630 tá por fora kkk e uma delícia
Lindo testemunho de sua escolha em caminhar com Deus. Deus te abençoe e fortaleça suas raizes para que muitos jovens se beneficiem de seu testemunho para não caírem em ciladas.
Sou católica mas tenho uma grande admiração pela sua pessoa seus esclarecimentos gosto muito de assistir suas palestras e vejo que você é mesmo um ungido de Deus peço a Deus por você todos os dias e que não deixe de nós ajudar esclarecendo tantas duvidas.
APRENDI,E MUITO QUE O SENHOR JESUS CRISTO,CONTINUE A LHE ABENÇOAR!
Olá Dr. Rodrigo primeiramente parabéns pelo teu programa, teu conhecimento é admirável e deve ser respeitado. Entendo seu ponto de vista e ficou explícito suas intenções nas declarações, as quais têm todo meu respeito. Particularmente sobre o vinho acredito ser possível existir os dois tipos (fermentado/não fermentado), onde concluo que não é pecado beber o vinho fermentado desde que haja o autocontrole de quem faz e não adentre nos campos ilusórios da embriaguez, que julgo ser pecado. Portanto concluo meu raciocínio assim:
- A glutonaria também é pecado o erro não está nos alimentos, mas sim no descontole de quem come, da mesma maneira que um simples hábito de tomar café pode trazer a nós o vício da cafeína e nos colocar também em pecado. O que precisamos é equilíbrio e não escandalizar em nenhuma parte do nosso comportamento. É louvável quem não bebe e também é admirável aquele que tem o autocontrole de beber um pouco de vinho sem se deixar dominar, porque não nos condena o que entra pela nosso boca (No caso o vinho), mas o que sai (no caso das palavras torpes do que não consegue se controlar e embriaga-se).
Porém temos que lembrar de que para quem tem genética dominante para vícios em drogas e álcool ,basta experimentar para ser dominado pelo vício .... eu passo isso na minha família ...e digo aos meus filhos :nunca prove nem experimentem pois será o suficiente para serem escravos do maldito vício da bebida ... Entao concluo no meu entendimento que para quem não tem controle próprio não basta moderação pois uma hora perderam esse auto controle .
A cultura, o gigantesco lucro e investimento de mkt, a glamourização, tornaram a droga não apenas aceitável, mas desejada, regra social, permitida, sem regulamentação. Mas qual seria o motivo do uso do álcool? Não é alimento. O motivo é ter prazer imediato sem esforço, reduzir os níveis de consciência, anestesiar dores internas, como qualquer outra droga. Nem tudo se resolve moderando a dose, pois não é sempre que precisamos de remédio ( nem veneno, a menos que deseje encerrar viver). Só quando estamos doentes, mesmo assim, com receita, consciência da doença, tratamento programado. Seu argumento é contraditório em si, pois o efeito do produto é justamente inibir o autocontrole, afrouxar a moderação, sem que o usuário perceba. Ficando maravilhado pela anestesia, euforia durante o consumo, desejando mais, defendendo e casando com o produto. Afinal, vivemos socialmente com frequência, tornando muito fácil nomear o uso como "apenas" social.
Assunto importante é muito relevante! Parabéns Dr. Rodrigo!
As pessoas precisam saber que todas as coisas de Deus são perfeitas. A biblia não se contradiz. Sua vontade é sempre para o nosso bem. Nunca para reprimir.
Parabéns pela iniciativa, o seu canal é muito importante para a igreja do Senhor Jesus! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
antes de estar convertido a Jesus, eu bebia e buscava nisso a alegria de viver.
quando conheci o senhor Jesus e o Espírito Santo preencheu os vazios da minha mente, coração e alma fiquei renovado.
Se o vinho tinha ou não álcool, pra mim é irrelevante porque o senhor me libertou de muitas coisas deste mundo que fazia mal ora mim e toda minha casa.
Vamos servir ao senhor.
glorificar seu nome Santo.
Tô assistindo de novo. 30/12/19.
O estudo mais esclarecedor sobre vinho na bíblia. Muito top.
As explicações estão bem estruturadas, mas, julgo que faltam alguns elementos chave. Minha questão é: Dr., nestas perspectivas, não há mal algum alguém de beber o vinho não fermentado? Porquê Paulo proibiu os Bispos de beberem o vinho não fermentado? 1ª Timóteo 3:3. O muito vinho a que se refere Paulo aos diáconos, tem a ver com a purificação da água ao a embriagues? 1ª Timóteo 3:8.
Pastor, não se preocupe com as críticas! A “boca fala” do que o coração está cheio... 😉
Acredito que o texto de Provérbios 23 talvez seja o mais completo que encontramos para lidar com a questão do consumo da bebida alcoólica na bíblia.
O versículo 31 é claro: "Não olhes". Esse é o claro conselho da sabedoria divina: "Nem ao menos olhe". Obviamente, trata-se de uma hipérbole, mas ainda assim é um conselho para todo aquele que busca a sabedoria - pois esse é o propósito do livro de provérbios: ensinar a sabedoria.
Apenas o versículo anterior, o 30, é que fala sobre aqueles que "se demoram" e andam "procurando vinho misturado". Estes acabam sofrendo todo o dano que a bebida alcóolica pode trazer, pois ela, por natureza - e não apenas por excesso - é escarnecedora e alvoroçadora (Pv 20:1).
E para fugir do perigo dos ais, dos pesares, das pelejas, das queixas, das feridas sem causa e dos olhos vermelhos mencionados no versículo 29, a sabedoria bíblica conclui: "Não olhes", o melhor é "Nem ao menos olhe".
Infelizmente, também já vi muitas vezes que em nome de uma suposta "moderação", alguns dos apologistas ao álcool relativizam algumas passagens bíblicas, ignoram outras e negam completamente o contexto histórico-cultural do primeiro século sobre o consumo do vinho (que demonstram que nem Jesus, nem os apóstolos se colocaram em risco de embriaguez, não apenas pela suposta "moderação" defendida, mas também porque não havia risco algum proveniente do tipo de vinho consumido socialmente naqueles tempos, que seguia regras dietéticas, sociais e morais.).
Podem negar o quanto quiserem, mas essa é a verdade. Não somos chamados a viver "no limite" do que é ou não pecado. Somos chamados a sobriedade completa e a fugir da aparência do mal (aquilo que pode nos levar para o mal); e não apenas a viver "moderadamente".
Se a embriaguez é condenada na bíblia, se no fim o vinho é capaz de picar como a serpente e morder como basilisco (Pv 23:32), por qual razão eu escolheria trilhar um caminho que pode me levar a minha própria destruição? Porque colocaria minha tenda na beira do "precipício"? Isso não é uma escolha sensata, nem bíblica.
Mais uma vez, eu discordo, porém com todo respeito, da apologia ao consumo "moderado" do álcool em qualquer circunstância, tempo ou cultura.
Não tomar bebida alcoólica também é um ato de amor consigo mesmo, e não apenas com o próximo. Não tomar bebida alcoólica também é um ato de sabedoria bíblica para resguardar a própria vida, fugindo da aparência do mal (aquilo que pode nos levar ao mal). Deus abençoe a todos.
Como amo esse canal, que Deus continue te abençoando com grande sabedoria 🙏🏻❤️ tava quase aceitando essa falácia de que beber vinho moderado era permitido 😂
eu também
Eu tive duvida tbm por isso comecei a estudar, o movimento de desigrejados está implantando uma falsa doutrina pura obra de satanás
Dr. Rodrigo eu gostaria de sugerir a apresentação ou recomendação da bibliografia ao final do vídeo. O canal Nerdologia faz e é bem legal, independente de livros técnicos, estrangeiros e etc, eles apresentam. Além de demonstrar o rigor acadêmico, também enriquece culturalmente a audiência. Obrigado pelos vídeos excelentes! Sou um teólogo católico (ISTJPII - Sorocaba SP) e foco meus estudos na história de Israel e primórdios do cristianismo, e não perco um vídeo seu. Deus te abençoe!
Parabéns, sou da AD Guarulhos SP ministério madureira, é isso aí se o mundo condena só um pouco de álcool, está de parabéns pastor @rodrigo Silva , continue assim
Como é bom ouvir a verdade ela é doce e agradável, não me embriago ao ouvi-la.
Parabéns Rodrigo S. As pessoas tem sempre as desculpas para fazerem o mal " à porque o fulano fez, á porque meu líder faz, à porque minha igreja permite, à porque eu quero....Se esquecendo que é Deus que esta falando através da bíblia, ou seja, essa opinião que tais pessoas rejeitam é a ordem de Deus ..... Esquecem que tudo que fazemos tem suas consequências.
Amo cada explicação e detalhes que você coloca irmão é maravilhoso Deus continue abençoando sua vida
Só posso agradecer a Deus por sua vida. Obrigado por mas um grande esclarecimentos
Muito bom!!!! Excelente explicação!!! Todos os dias, venho aqui neste canal e tomo um pouco da porção de sabedoria. Deus seja louvado!!! Aleluias!!!!
Isso é mentira, vc não faz isso hipócrita
muito bom professor, eu estava debatendo sobre esse assunto com meu pai ontem. E Deus me iluminou nas respostas, porque eu ainda na tinha assistido o video, mas respondi a mesma coisa que o senhor explicou agora. Agora yenho base histórica para debater esse assunto.
Tema Fantástico, excelente esclarecimento com relação temas que são polemizados pelas pessoas do mundo moderno como é o caso do tema do vídeo.
Parabéns!👏👏👏👏
Excelentes explicações dr. Rodrigo. Parabéns a toda equipe do programa Evidências. 👏🏼 👏🏼 👏🏼
Muito bom, vou acrescentar, se uma pessoa fica embreagada, não tem como sentir a diferença de uma bebida no final da festa. mais o que é mais importante é a informação e as fontes históricas, um dos melhores canais que eu tenho seguido, parabéns.
👏👏👏👏
Arrasa pra Jesus, ai bênção!!
Liga pro povo que está errado e quer se manter no erro, não. Graça e paz!!
Maravilhosa explicação Dr Rodrigo Silva adoro esse programa não pare nunca 👏🏻👏🏻👏🏻🙌🏻👉🏻🍇🍷
Ainda tem Pastores que fala em púlpito que pode beber . Deus Continue abençoando Pr R.Silva.
Parabéns pelo documentário. Eu sou crente e bebia vinho, mas estou revendo minha posição. Deus te abençoe!
Gostei muito de ouvir,aprender sobre o vinho ,me esclareceu bastante.Pois,já havia pesquisado sobre o assunto em bíblias de estudos mas não tão esclarecedor.☺👍
Muito esclarecedor, pr. Rodrigo, seu comentário, enriquecedor!
Caro Rodrigo, sou espírita e te parabenizo pela profunda pesquisa e esclarecimento sobre um assunto de extrema relevância, uma vez que vemos ao nosso redor, jovens, amigos e familiares perdendo a sua vida por causa da bebida alcoólica, essa droga social infelizmente permitida e recomendada pela sociedade. Abraços fraternos.
Valeu Pastor Rodrigo muito bem esclarecido.Deus abençoe!!
Dá pra entender que o doutor Rodrigo faz uma avaliação do contexto histórico dos eventos do velho e novo testamento para entendermos a intenção dos textos (bíblicos) quando foram escritos em suas respectivas épocas. Isso nos tira do risco da afirmação especulativa que fazem constante e desmedidamente em nossos dias, reflexo de mentes inconsequentes que se embriagam com a justificativa do mal. Dr. Rodrigo parabéns, como sempre brilhante!
muito bom mesmo, sempre defendi a tese do vinho não alcoólico, mas nunca tinha visto com essas informações, mas o Espírito Santo sempre nos ensina a verdade.
Parabéns Dr. Rodrigo Silva, otimo video....
Muito bom, que Deus continue te usando assim, achei que não teria problema em beber com moderação, mais depois de seus argumentos acho que não é bem assim, principalmente no milagre do vinho. Deus abençoe sua vida.
Os bebedouros estão furiosos. Embreaguem - se do Espírito Santo ! Parabéns Rodrigo , um dos grandes propagadores do evangelho de Cristo.
Não entra na cabeça, não adianta nem desenhar. Quem distorce essa verdade, é porque gosta de beber um gole mesmo.
Até porque todo mundo fica bêbado com suco de uva e uma falacia de conservação kkkk
ÁREA 21, esperimente tomar uma grande quantidade de suco de uva concentrado (sem álcool e açúcar), e VC vai ver se não vai ficar tonto.
Aldo Mendonça meu comentário era pra ser uma ironia ...
ricardo martins verdade? Ele não conseguiu provar que o vinho na Bíblia era suco de uva, ele inventou suco de uva na Bíblia. Tenta fazer um suco de uva natural e deixa em cima da mesa de um dia para o outro e tenta tomar, esta podre. Eu não bebê bebida alcoólica nenhuma, mas não vou torcer a Bíblia para apoiar ideias pessoais
Brigas e Tretas, vc não assistiu a parte em que explica como os antigos conservavam o suco?
Pior é dizer que ele inventou. Ele deu tantas evidências históricas que chega a ser ridículo negar a ambiguidade da palavra vinho em grego. Aceitar uma verdade tão densamente provada chega a ser inevitável, exceto para aqueles que têm medo de confessar que não possuíam essa informação e para esconder a ignorância profunda do significado das palavras que lê na Bíblia.
Salmos, 75:8 - Porque na mão do Senhor há um cálice, cujo vinho espuma, cheio de mistura, do qual ele dá a beber; certamente todos os ímpios da terra sorverão e beberão as suas fezes.
Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada.
Provérbios, 23:30
Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.
Provérbios, 23:31
Isaías, 5:22 - Ai dos que são poderosos para beber vinho, e valentes para misturar bebida forte;
Isaías, 65:11 - Mas a vós, os que vos apartais do Senhor, os que vos esqueceis do meu santo monte, os que preparais uma mesa para a fortuna, e que misturais vinho para o Destino
Q MARAVILHOSA esplanaçao
Fico tão feliz! com esses vídeos muito bem explicado
Excelente explicação! Muito obrigado Dr Rodrigo Silva!👍👍👍
Quanta informação esclarecedora!
Que conteúdo relevante! Obrigado, professor!
Tremendo meu amado
Gostei muito desse seu comentário
Deus abençoe🙌🏻🙌🏻🙌🏻
Muito bom! Parabéns!
Gosto de assistir teus vídeos pois com eles aprendo muito,mas gostaria de contribuir algo eu não consumo álcool e a minha religião proíbe o consumo, mais isto não tira a realidade da bíblia, em muitos aspectos ai dito são parecer de Homens não da Bíblia, a seria melhor que quando fosse levar algum assunto serio as pessoas largassem os padrões das igrejas que foram incutidas para ir atrás da verdade, "excepto se a igreja é a patrocinadora do canal (Para salvaguardar o pão)" A forma de analisar alguns versículos. sinceramente são sentimentos não bíblicos em vários momentos ate parece que quando a bíblia trata do alcool é tudo uma profecia ate nos livros evangélicos. sem querer contenda espero que continuem com a verdade porque eu aprendo muito.
O fato é que se o cristão bebe, está se assemelhando ao resto do mundo! Qual o testemunho que vc quer dar? Que diferença fará nesse mundo se fizer o que todo mundo faz? "Não vos contamineis com esse mundo". "Bem-aventurados os que não se assentam na roda dos escarnecedores".
Você come? Você defeca? Você bebe agua para matar a sede? Você urina? Tente não fazer essas coisas para não ser igual ao restante do mundo.
Quero ter a metade do teu conhecimento bíblico Rodrigo parabéns
ai vai ter q estudar a metade do que ele estudou kkk
Muito bom vídeo!! 🙏🏼♥️
Rodrigo, parabéns pelo trabalho que tem feito. Espero um dia poder compartilhar um suco de uva contigo irmão, quem sabe até compartilhar uma ou outra verdade espiritual inédita para você, assim como tem me mostrado muitas. Abraço.
Será que alguém é ingênuo o suficiente para ler "...e o suco de uva que alegra o seu coração"?
A exortação para a celebração da ceia do Senhor era de que se controlassem para não ficarem embriagados, uma admoestação que não faria qualquer sentido se a ceia fosse celebrada com suco de uva:
1 Co 11:21 "Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome, e outro embriaga-se".TE que distorce muito a sagrada escritura isso e ediotice
UM ABRAÇO PASTOR RODRIGO!
Quem está no pecado sempre vai arrumar uma desculpa para continuar pecando.
Só quando crê no evangelho em JESUS CRISTO.
Vai mudar .
Este é o destino do velho Adão.
Tentar arrumar desculpas para o pecado é a natureza do Adão.
muito bem explicado, tenho ate como informar a outras pessoas
Muito bom Rodrigo .
Parabéns e Gratidão 🙏 🙏
Fiquei com uma dúvida.
Já existiam técnica para se guardar o vinho sem que viesse a fermentar, ou seja, puro suco de uva. Em 1 Coríntios 11:21 "porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga.
1 Coríntios 11:21.
Por que então chegariam ao ponto de se embriagar, pois já tendo em mente que deveriam se abster de qualquer quantidade.
É apenas uma dúvida, não estou confrontando o que foi explanado kkk
Forte mesmo pastor homem de Deus abençoe sempre
A paz de Deus irmão Rodrigo. Já vi cristão brigar por muita coisa.... mas brigar pelo direito de tomar bebida alcoólica é o fim. Como alguém que se propõe ser seguidor de Cristo pode ser seguidor de baco também ? Parabens pelo canal
Salmos 104
14 faz brotar a erva para o gado, as plantas que o homem cultiva, tirando da terra o alimento, 15 o vinho que alegra o coração, o óleo que dá brilho às faces e o pão que sustenta o vigor dos seres humanos. 16 As árvores do SENHOR saciam-se e os cedros do Líbano que Ele plantou,…
Sou cristão, graças à Deus! Sou abstêmio, por opção há 18 anos, porém não posso deixar passar tamanha desinformação! Onde a Bíblia fala "vinho" ela quer dizer exatamente "vinho"! Deus, na sua infinita sabedoria não deixaria dúvidas para nós, e nem dupla interpretação da sua PALAVRA! JESUS falava com pessoas simples, e se ele quisesse realmente que entendessem " suco de uva" Ele assim o teria feito!
Não meu caro, Deus fez isso sim, pra testar a sinceridade dedicação e espiritualidade do coração de cada um nos dias atuais, eu sou simples e sei claramente que beber vinho alcoólico é pecado em qualquer quantidade. Veja essa passagem: 2Pedro 3:16 "Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição"... Ore mais e leia mais a bíblia para Deus abrir mais a sua mente. Não se engane vc tem que suar muito e abrir mão de muita coisa pra adquirir sabedoria.
A bebida em si não é o problema, mas o problema está nas atitudes de um coração mau e na falta de limites. Realmente tem gente que é melhor nem beber, porém não se deve condenar todos pelo exemplo desastroso de alguns. De fato está escrito na bíblia advertência ao beberrão, a pessoa que comete excessos. Isso sim não agrada a Deus e aos seus semelhantes.
tudo me convém mas nem tudo é lícito....
.
Jesus te ama
Vi que referencias como: I Samuel 1 e Mateus 11 dao a entender que tomavam; inclusive Yeshua. Mas concordo com o Rodrigo. para mim, o Adon nao aprova o uso de bebida.
Esse canal é incrível
Eu amo vinho, e bebo moderadamente
sempre quis conhecer o dr.Rodrigo
"teranformou em suco de composto recem espremido"?
Se era um casamento e a bebida como dito na própria bíblia alegra essas ocasiões, pq no momento de celebração o povo beberia suco? É louvável a sua escolha de não ingerir bebida mais não podemos transforma as escrituras baseada nas escolhas particulares que fazemos. O Nosso DEUS não é radical
Concordo com você Pr Rodrigo silva mas para os que não concordam e acham que não e pecado beber vinho (não digo o suco de uva) Paulo apóstolo de Jesus disse em umas de suas epístolas, tiro me é lícito mas nem tudo me convém ou seja tudo é permitido mas nem tudo edifica.
Muito bom! Qualquer que tenha coragem de sentar a bunda na cadeira e estudar este assunto irá chegar a mesma conclusão. Infelizmente existem os cegos que não querem enxergar, e debater com estes seria lançar pérolas aos porcos.
Boa explicação! Mas em momento algum a Bíblia deixa claro que não se pode beber moderadamente. Não especifica se é o suco de uva ou vinho. Só diz que não devemos nos embriagar. Eu não bebo nada, mas sei que não seria pecado tomar uma taça de vinho.
Assunto importantíssimo. Quem ainda acredita que o álcool não é nocivo mesmo de forma moderada deveria ler, por exemplo, sobre a Síndrome Alcoólica Fetal. O álcool tem afinidade particularmente pelo cérebro atuando no sistema nervoso central. Acredito fortemente que os adultos que consomem álcool, mesmo de forma moderada, prejudicam, de certa forma, a clareza mental, espiritual, o bom senso, a racionalidade e por aí vai...
Concordo com o pastor. A Bíblia no contexto geral deixa claro que o Vinho fermentado é prejudicial e não é uma prática aprovada por Deus. Toda a vez que a Bíblia condena o Vinho, no original esta condenando o vinho fermentado ou o alcoolismo. Quando a Bíblia parece permitir se refere ao vinho sem fermentação ou suco da uva.
Claro! Quando Paulo diz que os diáconos nao devem ser dados a muito vinho, certamente estava dizendo pra nao beberem muito suco de uva.
Jesus o nosso libertador
Em Lucas cap. 1 versículo 15 fala que João Batista não poderia beber vinho e nem bebida forte , porque será que Deus não mandou ele beber só um pouco e não se embriagar ?
porque o dr fala tanto dos gregos e omitiu levíticos 14 que diz que vc pode trocar o dinheiro do dizimo por vinho ou bebida forte ?
Lamento a posição de certos irmãos e amigos, pois o prof. Rodrigo refletiu de maneira bíblica. Ele só cometeu o equívoco ou se omitiu em explicar o seguinte. Realmente no NT o termo para vinho que aparece é "oinos", e significa vinho fermentado Mas na Grécia do século 1 existia outro termo específico para suco de uva ou "vinho novo", e o termo é "gleoúkous e aparece em Atos 2:13..Sendo assim, todo vinho que aparece no NT, com exceção o da ceia do Senhor com os apóstolos são fermentados.(alcoólicos).
Sinto muito até mesmo o vinho da ceia era alcoólico .
Querem refutar que jesus bebia vinho ELE não só bebia mas como fez 6 talhas de vinho ALCOÓLICO 390 litros aproximadamente. note que o diretor da festa fala do vinho que Jesus acabará de fazer João 2:10 ele faz referência as pessoas bêbadas, alcoolizadas,inebriadas.
Belo cenário 🙂👏
Vivi Metanoia assistindo esse vídeo. Obrigado
Mais um aprendizado.
pura verdade, e pura lógica né
Infelizmente, grande parte das pessoas, parem terem desculpas para veber, arrumam pretextos para dizerem, que Jesus transformou a água em vinho alcoólico ou vinho fermentado.
Rodrigo o vídeo foi ótimo, mais não concluiu se é permitido moderadamente o álcool ou e proibido?
pois é
Proibido por lei não, porem a várias passagens na bíblia condenando a embriaguez .Assim eu entendi
Eis a questão se beber não vai para o ceu? ou se não beber vai para o ceu? Nao é a bebida ou a abstinencia que leva ou deixa de levar alguem para o ceu ,tudo não passa de costumes de religiosos que só sabem colocar peso sobre os ombros dos outros.
muito bom!
Que bom ter pessoas como o Sr Dr Rodrigo! !!gostamos muito de seus ensinos 👍abraços !Deus te abençoe.
Parabéns!!! Como sempre um vídeos maravilhoso!!!
Na verdade a falta de água também se dava a necessidade de tomar o vinho. Até mesmo na Idade Média os monges tomavam, até o próprio Martinho Lutero porém não se compara a hoje que podemos purificar a água e está é bastante disponível para as pessoas.
Onde consigo desse vinho????se naquele tempo eles conseguiam sem tecnologia,hj em dia deve ser fácil achar desse vinho nehh? Esse sem alcool,
Neste monte o Eterno, o SENHOR dos Exércitos, preparará um farto banquete para todos os povos, uma grande mesa de vinho envelhecido, com carnes saborosas, suculentas e muitos vinhos finos. Isaias 25:6
Bastante esclarecedor.
Só acho que o assunto foi exposto rápido demais. Dois programas, para abordar o assunto, seria melhor!
O vídeo tem 2 partes, procura lá
Muito bom!
Alguém me explica a mágica para a conservação do "suco de uva" numa época que nao existia pasteurização? Grato.
Veja o vídeo completo que ele explica.
Sou Cristão, não bebo por convicção, mas sinceramente não existe argumentos suficientes pra dizer que o vinho não tenha teor alcoólico. Creio que nenhum cristão verdadeiro deva tomar bebida alcoólica, mas o condenado na Bíblia é o excesso.
Dr Rodrigo "força" a bíblia pra caber dentro das doutrinas dos adventistas.
Rodrigo...me explica uma coisa,por favor...quando Paulo repreende a igreja de Corinto,a respeito da ceia do Senhor...ele não fala que estavam se embriagando com o vinho? Então, não seria o vinho da ceia, alcoólico?
Graça e paz...Deus abençoe.
Se o fermento simboliza o pecado, o vinho da santa ceia que simboliza o sangue de Jesus deve ser fermentado ou não, vide pães azimos.
gostaria de saber, os nórdicos tomavam hidromel. e agora , tomar bebida de mel é proibido também???
um vinho de DEUS/JESUS é um vinho preparado sem alcool ou com baixa dosagem alcoólica.