@Romário Neves Cardoso Kkkkk ate pela logica irmão, embora jesus champu pascou ele tava inalgurando ali a ceia do senhor , agora medite comigo se a pascoa era celebrado com pães asmos e é dito q esles não podia colocar fermento em casa não podiaaa oq faz vcs acreditar q o vinho era fernentado? E olha q blasfêmias esse vinho estava representando o sangue de cristo comp pode isso jente? P sangue de cristo contaminado com fefmento sombolo de pecado...
@Romário Neves Cardoso , mas se você fosse pastor de uma igreja evangélica, você ficaria incomodado em servir vinho aos irmãos ? Se um irmão da igreja onde você fosse pastor fosse multado numa blitz pelo teor alcoólico no sangue este não seria um péssimo testemunho da sua igreja onde você seria o pastor ? Se um ex hébrio e membro da igreja fosse tentado a beber e bebesse você não se sentiria mal com isto ? Então, mesmo que os argumentos usados pelo Pastor Martinez tenham muitos erros eu não acho prudente servir vinho na Igreja. Mas, é claro, esta é apenas a minha opinião. Além disto, nós não somos judeus e temos leis no nosso país que devem ser cumpridas.
@Romário Neves Cardoso , obrigado por sua explicação. Mas, estou com uma dúvida: qual o sentido espiritual do Senhor ter transformado água em vinho ? Faço esta pergunta porque todos os milagres que são citados nas Escrituras Sagradas tem sempre um sentido que apontam para o Salvador que iria, em seguida, para a Cruz(mas, agora, Ele já saiu de lá, da Cruz) O que este milagre aponta para o Salvador ? Só o mero fato de que Ele podia fazer milagres ? Só o mero fato de satisfazer aos convidados da festa ? Este milagre tem a ver, por acaso, com os odres velhos e novos ? Qual o significado espiritual dos odres velhos e novos ? Por que o vinho, naquela ocasião, foi importante para o Reino de Deus ? O que o vinho significava antes da Cruz, naquela ocasião ? Para o quê o vinho apontava, enfim ? E, também, preciso saber se uma dose de uma pequena taça de vinho é detectada pelo bafômetro, pelas leis brasileiras: e isto é muito importante, porque se uma pequena dose de vinho é detectada pelo bafômetro, os crentes precisam ser avisados. Você tem esta informação técnica ? São dúvidas, pertinentes, parece-me, mas não desejo que você fique chateado comigo. Em Cristo. Grande abraço.
@Romário Neves Cardoso , sei que o assunto é o vinho. E também tenho certeza absoluta que o Senhor transformou água em vinho. Disto eu não tenho dúvidas. É por isto que a questão espiritual é importante aqui. Ou seja, os objetivos deste milagre são o que vão importar, considerando que ninguém tem dúvida que Jesus transformou água em vinho. Para avançar nas implicações deste milagre, em nossas igrejas(sou cristão evangélico), é preciso que se aprofunde na questão que, na verdade, é a única questão de todos(sem exceção) os milagres de Jesus: Por que Ele transformou água em vinho(para além daquela festa) ? (já que todos concordamos que Ele transformou água em vinho). Se comunidade cristã(aqueles que só se ajoelham diante do Deus Triuno, em nome do Filho) não enfrentar esta questão(ou semelhantes) que, ora, proponho, creio que ficaremos remoendo ressentimentos e desprezo de uns pelos outros(e, com certeza, esta não é a vontade de nosso Deus, em Cristo. Mas, tudo bem, na certeza que todos nós temos que o Senhor transformou água em vinho, caminhemos orando uns pelos outros. Em Cristo. Em tempo: obrigado pelo esclarecimento sobre a questão técnica do bafômetro; para que todos nós possamos dar bons testemunhos de que nós obedecemos as leis de nossos país.
Meu pai era alcóolatra e isso acabou com a nossa família, foi cada um pra um lado, eu tinha 16 anos, aos 30 conheci a Cristo e hoje Deus tem nos reunido novamente, exceto meu irmao falecido, inclusive meus pais se divorciaram por conta disso por 15 anos separados mas o Senhor é tão misericordioso que os uniu novamente e hoje tenho minha mae Cristã e meu pai nao bebe mais nenhuma gota e eles vão se casar denovo, tudo para honra e glória de Deus a saber que somente Jesus pode restaurar uma família dessa forma como fez com a minha e por isso sou grata. A oraçao do justo pode muito em seus efeitos. Obg Pr Martinez por tamanho esclarecimento.
Sim, minha irmã, mas você não pode por causa do teu pai fazer disso uma regra para todos. Da mesma forma que teu pai tinha problemas com o álcool, existem muitos pais que sabem beber. O meu mesmo era um. Então se uma pessoa é imprudente com carro e provoca um acidente que destrói uma família, a culpa é do carro ou do motorista? Se for do carro teremos que proibir a circulação dos carros então. O problema não está na bebida, mas no coração das pessoas.
Concordo plenamente e teológicamente. Poucos falam da glutonaria, que aparece nas Escrituras ao lado da bebedice... Muitos não bebem mas são verdadeiros glutões e vivem se empanturrando e criticando quem bebe com responsabilidade. Enfim, é um assunto um tanto vasto e até complexo e não deve ser colocado de forma radicalizada como é feita por muitos líderes religiosos e muito menos imposta uma regra. O fato de muitos terem tido problemas com bebida também não significa que todos terão... Quanto ao bafômetro, principalmente no Brasil, também está a indústria financeira envolvida, assim como outras coisas...
Que orientação e cristalino entendimento nesse vídeo do Pastor Martinez. Deus continue abençoando e o Espírito Santo orientando grandemente as instruções da Bíblia Sagrada. A paz
Pastor Martinez o senhor me representa em todas as suas falas e entendimentos bíblicos. Temos a mesma compreensão e discernimento da palavra de DEUS, e eu sou grato a DEUS pela sua vida e de todos da CACP. Continue assim meu irmão...DEUS o abençoe muitíssimo!
Ótima explicação e explanação da palavra de Deus, nobre amado pastor Flávio Martinez, como sempre, autêntico, original e competente nas colocações apresentadas aqui, infelizmente muitos distorcem e deturpam aquilo que realmente é verdadeiro, nas escrituras sagradas encontramos a bíblia totalmente contra ao uso de álcool em qualquer momento ou situação na igreja e em qualquer outro lugar, muito bem colocado pelo pastor Flávio Martinez... graça e paz
A paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Mateus 26.29 E digo-vos que , desde agora, não beberei deste FRUTO DA VIDE ,até àquele Dia em que beba de novo convosco no Reino de meu Pai. Marcos 14.25 Em verdade vos digo que não beberei mais do FRUTO DA VIDE, até àquele Dia em que o beber de novo, no Reino de Deus. Deus abençoe pastor João Flávio Martinez , ótimo estudo Bíblico . Deus continue abençoando seu ministério.
Que maravilhosa explicação,eu, como ex alcoólatra, sempre falo para as pessoas que ninguém fica sóbrio com um cálice de vinho.A pessoa quando bebe, nem que seja um pouco de vinho,ela sempre fica mais alegre, fala um pouco mais, etc...Ela perde a sobriedade. Outra coisa, a embriaguez, sempre começa com um cálice de bebida
Que argumento mais sem noção. Jesus e os apóstolos beberam vinho na santa ceia, como também era comum para os judeus beber vinho acompanhado nas refeições e nunca Jesus como também os apóstolos ficaram viciados em vinho se tornando beberrões.
Deus abençoe o senhor pastor por abrir os nossos a respeito deste mau que é o alcolismo que assola o mundo , destruindo família e vidas. Realmente o reverendo Augustus Nicodemos não foi feliz em sua colocação a respeito do vinho e o senhor novamente está de parabéns!!!
10:04 Concordo que os sacerdotes do tempo da Lei mosáica NÃO podiam oficiar sob o efeito de bebidas alcoólicas, porém, *NÃO estamos mais debaixo da lei que tais sacerdotes estavam* ( Veja *Hebreus 7 : 12, Romanos 6 : 14* ) e os sacerdotes cristãos estão sob a Nova Lei de Cristo ( Gál. 6 : 2) que apenas condena os que _se embriagam_ com vinho,.." veja bem,..os que _se embriagam_ ",..e não os cristãos que bebem moderadamente um pouco de bebida alcoólica, seja vinho ou qualquer outra bebida com teor alcoólico, pois os verdadeiros cristãos cultivam os frutos do Espírito Santo , e um deles é o DOMÍNIO PRÓPRIO ou AUTODISCIPLINA, concluindo ; BEBEM EQUILIBRADAMENTE. ( aliás, até água demais MATA ). e e me corrijam se eu estiver errado.
ACF'11, 1Co 5:6-8: "6 Não é boa a vossa vanglória. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? 7 Purificai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. 8 Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade."
Sou totalmente abstêmio, uma das coisas que aprendi, logo, no meu período de novo convertido aprendi a evitar a bebida alcóolica e mesmo porque em minha família e da minha esposa há um histórico de alcóolatras. Nasci na IPB, e sempre fui veemente com meus colegas de ministério de ser contra o cristão ingerir bebida alcóolica. Portanto, também como historiador, sei perfeitamente que o vinho nunca era, mesmo numa mesa de romanos, consumido puro, sempre era bebido com água. Portanto, o cálice da ceia deve ser sempre o suco da uva. Aprendi que cristão não deve ser motivo de escárnio e deve ser livre de coisas que suscitam vícios que destroem o indivíduo e sua família. Lembrando, continuo reformado e calvinista, mas não sou mais da IPB há 13 anos. Parabéns pelo vídeo Pr Martinez.
Pastor Flávio, estou vendo seu vídeo com 3 anos de atraso mas de qualquer forma MEUS PARABÉNS ANTOLÓGICOS pela sua retidão e pela contundente defesa DA FÉ EVANGÉLICA NO BRASIL!!! Pode ser que um dia O EVANGELHO NO BRASIL DEIXE O PRIMEIRO AMOR mas vamos permanecer LABUTANDO E ORANDO PARA QUE SEMPRE ESTEJAMOS ÁVIDOS E AVIVADOS PELO 🔥 FOGO SANTO DO ESPÍRITO DA GRAÇA!!! SEJA RADICAL - JESUS VEM VINDO!!!
Boa palavra pastor, me responde uma dúvida em Deuteronomio 14.26 Deus ordena que as pessoas que não pudesse levar o seu dízimo para o templo deveria troca lo para comprar comida e BEBIDA FORTE e come lo e bebê lo perante o Senhor. Me explica esse versículo por favor?
A paz Pastor: uma pequena refutação, segundo a tradição judaica a pasheer (páscoa) é proibido uso de alimentos feitos com 5 grãos; aveia, trigo, cevada ...(os outros dois não lembro) contendo fermentação, para o vinho não a restrição, quem disse isso foi uma Judia que mora em Jerusalém cujo o sogro e rabino ortodoxo....então não procede o não uso do vinho por conta da fermentação.
concordo contigo. alias o vinho era advindo da ultima safra na festa das cabanas, 06 meses antes da pascoa, ou seja era vinho alcoólico , porque o vinho não duraria 6 meses, outra a fermentação proibida era a fermentação induzida e não a natural, como era a do vinho (natural), por isso não poderia ter nada fermentado, como o fermento nos pães. como pensar no vinho não fermentaria, depois desse tempo. porque vc acha que os discipulos dormiriam logo apos a ceia, na ocasião fazia o consumo de 03 calices de vinho na ceia, ou ate mesmo quatro, em referencia a abraão, isaque, jaco e elias.
Muito bom a sua explicação. Em relação a tomar só suco de uva na ceia sou a favor. Porque em uma cerimônia dessa não acho acho que seja adequado, ou necessário usar vinho fermentado. Estamos ali para celebrar a ceia e fazermos memória do Senhor até que venha. Por isso não acho necessário e nem ambiente para beber vinho com álcool. Mas ficou a dúvida do pão. Se o vinho não pode ser fermentado, então porquê o pão pode.
Eu tenho um histórico nos meus familiares que chegaram a perder até uma casa por causa das bebidas e, ainda hoje por resultado vivem uma vida de derrota.
Não sou batista, mas amo os ensinamentos dos ministros batista, adquiro muitos Materiais batista.Mas me perdoem, nunca me simpatizei com presbiterianos, até mesmo por se acharem donos da verdade. Parabéns ao pastor Martinez!
Esse tipo.de ensino do Augusto e Leandro Lima é fruto de uma soteorologia de quem não pode deixar de salvo não importa erros ou pecados que seja cometido Uma vez salvo sempre salvo
1 Timóteo 5:23 não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades. Paulo fez este alerta para Timóteo, mas ao que parece o Irmão critica a Palavra Viva de DEUS.
Parabéns equipe CACP excelente explicação, a uma possibilidade da palavra embriagado ser traduzido como cheio ( como dizem aqui no norte empanzinado ) e não necessariamente bêbados.
Visto que os judeus receberam ordens de não ter “nada levedado” (ou fermentado) durante a Páscoa, por que Jesus usou vinho - um produto de fermentação - quando instituiu a Comemoração de sua morte? - Êxodo 12:20; Lucas 22:7, 8, 14-20. A Páscoa, em comemoração do Êxodo dos filhos de Israel do Egito, foi instituída em 1513 AEC. Ao explicar como celebrá-la, Jeová disse: “Não deveis comer nada levedado. Em todas as vossas moradas deveis comer pães não fermentados.” (Êxodo 12:11, 20) Essa proibição divina se aplicava apenas ao tipo de pão que seria comido na Páscoa. Não havia nenhuma menção a vinho. O motivo principal da restrição ao fermento foi que a partida dos israelitas do Egito se deu às pressas. “O povo carregou no seu ombro a sua massa antes de ela ter ficado levedada”, explica Êxodo 12:34, “com as suas amassadeiras embrulhadas nas suas capas”. Não usar fermento nas posteriores celebrações da Páscoa serviria para lembrar as futuras gerações desse importante fato. Com o tempo, o fermento muitas vezes veio a ser encarado como símbolo de pecado e corrupção. Referindo-se a uma pessoa imoral na congregação cristã, por exemplo, o apóstolo Paulo perguntou: “Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?” Daí ele disse: “Retirai o velho fermento, para que sejais massa nova, conforme estiverdes livres do levedo. Pois, deveras, Cristo, a nossa páscoa, já tem sido sacrificado. Conseqüentemente, guardemos a festividade, não com o velho fermento, nem com o fermento de maldade e iniqüidade, mas com os pães não fermentados da sinceridade e da verdade.” (1 Coríntios 5:6-8) Somente o pão não-fermentado serviria como símbolo do corpo humano sem pecado de Jesus. - Hebreus 7:26. O uso do vinho na Páscoa foi introduzido mais tarde pelos judeus. É provável que tenha sido depois do retorno deles do exílio em Babilônia. Na Bíblia não há nada contra essa inovação, de modo que Jesus podia corretamente usar vinho na refeição da Páscoa. É óbvio que a fermentação natural do vinho nos tempos antigos era diferente da que ocorria com o pão. No caso da massa, a fermentação exigia a adição de levedo, ou fermento. O vinho de uvas não precisava desse aditivo. Os ingredientes da fermentação já estavam presentes nas uvas. Não seria possível encontrar simples suco de uva na Páscoa, pois desde a colheita, no outono, até a Páscoa, na primavera, ele já teria fermentado. Portanto, ter Jesus usado vinho como emblema ao instituir a Comemoração de sua morte de modo algum violou as instruções sobre a Páscoa com relação ao fermento. Qualquer vinho tinto não adocicado, fortificado ou aromatizado é apropriado para ser usado como símbolo do “sangue precioso” de Cristo. - 1 Pedro 1:19.
Muito bom a sua explicação. Em relação a tomar só suco de uva na ceia sou a favor. Porque em uma cerimônia dessa não acho acho que seja adequado, ou necessário usar vinho fermentado. Estamos ali para celebrar a ceia e fazermos memória do Senhor até que venha. Por isso não acho necessário e nem ambiente para beber vinho com álcool. Mas ficou a dúvida do pão. Se o vinho não pode ser fermentado, então porquê o pão pode.
Lógico q era alcoólico! o verso da ceia comprova: "De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro *EMBRIAGA-SE* ".1Co 11:20,21... se fosse suco de uva não haveria embriaguez! E no batismo do Espírito Santo, as pessoas próximas assustadas, achavam q os discipulos estavam cheios de mosto (embriaguez) às 9 hs da manhã!
Deixo aqui um conselho legal pra esses 2 pastores; se é pra vir à internet pra dizer coisas que não convém fiquem em casa quietinhos.Parabens Pastor João Flávio louvo a Cristo por sua vida.
Eu sou totalmente contra a embriaguez. Todavia, o povo de Israel, já que foi tomado o antigo testamento como referência para hoje, o Dízimo tão requirido nos nossos dias, também tinha a orientação bíblica na lei para com ele comprarem bebida forte. 26. E aquele dinheiro darás por tudo o que desejares, por bois, por ovelhas, por vinho, por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; comerás ali perante o Senhor teu Deus, e te regozijarás, tu e a tua casa. (Deuteronômio, 14)
O Apóstolo Paulo nos adverti de tantas coisas e não nos ensinaria sobre pão e vinho fermentado Sendo pois o momento mais importante do cristão de ceiar?
Gosto muito do Augusto Nicodemus mas discordo de tudo que foi dito por ele. Cada vez mais louvo a Deus por esse canal de defesa da palavra
@Romário Neves Cardoso
Kkkkk ate pela logica irmão, embora jesus champu pascou ele tava inalgurando ali a ceia do senhor , agora medite comigo se a pascoa era celebrado com pães asmos e é dito q esles não podia colocar fermento em casa não podiaaa oq faz vcs acreditar q o vinho era fernentado? E olha q blasfêmias esse vinho estava representando o sangue de cristo comp pode isso jente? P sangue de cristo contaminado com fefmento sombolo de pecado...
@Romário Neves Cardoso , mas se você fosse pastor de uma igreja evangélica, você ficaria incomodado em servir vinho aos irmãos ?
Se um irmão da igreja onde você fosse pastor fosse multado numa blitz pelo teor alcoólico no sangue este não seria um péssimo testemunho da sua igreja onde você seria o pastor ?
Se um ex hébrio e membro da igreja fosse tentado a beber e bebesse você não se sentiria mal com isto ?
Então, mesmo que os argumentos usados pelo Pastor Martinez tenham muitos erros eu não acho prudente servir vinho na Igreja.
Mas, é claro, esta é apenas a minha opinião.
Além disto, nós não somos judeus e temos leis no nosso país que devem ser cumpridas.
@Romário Neves Cardoso , obrigado por sua explicação.
Mas, estou com uma dúvida: qual o sentido espiritual do Senhor ter transformado água em vinho ?
Faço esta pergunta porque todos os milagres que são citados nas Escrituras Sagradas tem sempre um sentido que apontam para o Salvador que iria, em seguida, para a Cruz(mas, agora, Ele já saiu de lá, da Cruz)
O que este milagre aponta para o Salvador ? Só o mero fato de que Ele podia fazer milagres ? Só o mero fato de satisfazer aos convidados da festa ? Este milagre tem a ver, por acaso, com os odres velhos e novos ?
Qual o significado espiritual dos odres velhos e novos ?
Por que o vinho, naquela ocasião, foi importante para o Reino de Deus ?
O que o vinho significava antes da Cruz, naquela ocasião ?
Para o quê o vinho apontava, enfim ?
E, também, preciso saber se uma dose de uma pequena taça de vinho é detectada pelo bafômetro, pelas leis brasileiras: e isto é muito importante, porque se uma pequena dose de vinho é detectada pelo bafômetro, os crentes precisam ser avisados.
Você tem esta informação técnica ?
São dúvidas, pertinentes, parece-me, mas não desejo que você fique chateado comigo.
Em Cristo.
Grande abraço.
@Romário Neves Cardoso , sei que o assunto é o vinho. E também tenho certeza absoluta que o Senhor transformou água em vinho.
Disto eu não tenho dúvidas.
É por isto que a questão espiritual é importante aqui. Ou seja, os objetivos deste milagre são o que vão importar, considerando que ninguém tem dúvida que Jesus transformou água em vinho.
Para avançar nas implicações deste milagre, em nossas igrejas(sou cristão evangélico), é preciso que se aprofunde na questão que, na verdade, é a única questão de todos(sem exceção) os milagres de Jesus:
Por que Ele transformou água em vinho(para além daquela festa) ?
(já que todos concordamos que Ele transformou água em vinho).
Se comunidade cristã(aqueles que só se ajoelham diante do Deus Triuno, em nome do Filho) não enfrentar esta questão(ou semelhantes) que, ora, proponho, creio que ficaremos remoendo ressentimentos e desprezo de uns pelos outros(e, com certeza, esta não é a vontade de nosso Deus, em Cristo.
Mas, tudo bem, na certeza que todos nós temos que o Senhor transformou água em vinho, caminhemos orando uns pelos outros.
Em Cristo.
Em tempo: obrigado pelo esclarecimento sobre a questão técnica do bafômetro; para que todos nós possamos dar bons testemunhos de que nós obedecemos as leis de nossos país.
Da até vontade de rir, vendo alguém tentando refutar ao Rev. Augustus, grande teólogo e exegeta. Este senhor deveria estudar um pouco mais!
Meu pai era alcóolatra e isso acabou com a nossa família, foi cada um pra um lado, eu tinha 16 anos, aos 30 conheci a Cristo e hoje Deus tem nos reunido novamente, exceto meu irmao falecido, inclusive meus pais se divorciaram por conta disso por 15 anos separados mas o Senhor é tão misericordioso que os uniu novamente e hoje tenho minha mae Cristã e meu pai nao bebe mais nenhuma gota e eles vão se casar denovo, tudo para honra e glória de Deus a saber que somente Jesus pode restaurar uma família dessa forma como fez com a minha e por isso sou grata. A oraçao do justo pode muito em seus efeitos. Obg Pr Martinez por tamanho esclarecimento.
Sim, minha irmã, mas você não pode por causa do teu pai fazer disso uma regra para todos. Da mesma forma que teu pai tinha problemas com o álcool, existem muitos pais que sabem beber. O meu mesmo era um. Então se uma pessoa é imprudente com carro e provoca um acidente que destrói uma família, a culpa é do carro ou do motorista? Se for do carro teremos que proibir a circulação dos carros então. O problema não está na bebida, mas no coração das pessoas.
Concordo plenamente e teológicamente.
Poucos falam da glutonaria, que aparece nas Escrituras ao lado da bebedice...
Muitos não bebem mas são verdadeiros glutões e vivem se empanturrando e criticando quem bebe com responsabilidade.
Enfim, é um assunto um tanto vasto e até complexo e não deve ser colocado de forma radicalizada como é feita por muitos líderes religiosos e muito menos imposta uma regra.
O fato de muitos terem tido problemas com bebida também não significa que todos terão...
Quanto ao bafômetro, principalmente no Brasil, também está a indústria financeira envolvida, assim como outras coisas...
Apologética de verdade e séria, Deus continue abençoando poderosamente a vida do senhor.
Que a graça e a paz do Senhor Jesus seja com todos 😊🙏🏼👍🏼
Parabéns pastor Martinez pela sua posição,Deus é contigo
Deus abençoe o CACP sempre!🙌🏼
Parabéns pastor o senhor é umas das poucas vozes do evangelho verdadeiro do evangelho.
Parabéns pastor João Martinez pela sua explicação e verdade dita
Deus continue te abençoando com sabedoria pra nos ensinar.
Que orientação e cristalino entendimento nesse vídeo do Pastor Martinez.
Deus continue abençoando e o Espírito Santo orientando grandemente as instruções da Bíblia Sagrada.
A paz
EXCELENTE EXPLANAÇÃO! QUE NOSSO SANTO E SOBERANO DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA!!!
Perfeito pastor Flávio.
Parabéns pastor, que ensino profundo,tambem discordo a bebida so causa o mau..temos que nos abster de todas essas coisas..
Vídeo incrível simplesmente Espetacular essa exposição gosto muito do seu vídeo pastor Flávio parabéns
Que aula! Parabéns Pastor. Que continue te abençoando.
Descobri hoje essa fonte de conhecimento apologético, tô gostando muito de suas explicações. Que Deus continue abençoando esse canal.
Excelente explicação. Deus abençoe vocês pastor Martinez e CACP.
Muito esclarecedor! Obrigado!
👏👏Muito bom o comentário!!
Concordo com tudo o que foi dito.
É o que ensino e sigo na minha família.
Pastor Martinez o senhor me representa em todas as suas falas e entendimentos bíblicos. Temos a mesma compreensão e discernimento da palavra de DEUS, e eu sou grato a DEUS pela sua vida e de todos da CACP. Continue assim meu irmão...DEUS o abençoe muitíssimo!
Maravilhoso o argumento pastor Martinez Glória a Deus. Não tem como refuta-lo
Conheci a pouco tempo esse canal e acredito que é um dos melhores na defesa da fé cristã.
Parabéns pastor muito bom Deus abençoe
Parabéns excelente comentário Deus abençoe um abraço
Paz do senhor pastor João fravio Martinez Deus abençoe pelas palavras abençoada PB Marcos dias
Concordo plenamente com vc pastor João Flávio , verdade incontestável
Lavou minha alma , até que enfin 1 pra defender a verdade, Deus te abençoe 👏👏👏
Corretíssimo, Parabéns Pastor!!
Parabéns. Muito profundo. Fiz um estudo também e o vinho não tinha fermento.
Ótima explicação e explanação da palavra de Deus, nobre amado pastor Flávio Martinez, como sempre, autêntico, original e competente nas colocações apresentadas aqui, infelizmente muitos distorcem e deturpam aquilo que realmente é verdadeiro, nas escrituras sagradas encontramos a bíblia totalmente contra ao uso de álcool em qualquer momento ou situação na igreja e em qualquer outro lugar, muito bem colocado pelo pastor Flávio Martinez... graça e paz
Obrigado Pastor pelos esclarecimentos da bebida correta na Santa Ceia. Vou compartilhar esse vídeo para mais pessoas.
Concordo plenamente com o ensino do vídeo, e assim ensino na igreja.
Muito esclarecedor! Parabéns 👏👏👏👏👏👏
Excelente esclarecimento..
Glórias a Deus
A paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Mateus 26.29 E digo-vos que , desde agora, não beberei deste FRUTO DA VIDE ,até àquele Dia em que beba de novo convosco no Reino de meu Pai.
Marcos 14.25 Em verdade vos digo que não beberei mais do FRUTO DA VIDE, até àquele Dia em que o beber de novo, no Reino de Deus.
Deus abençoe pastor João Flávio Martinez , ótimo estudo Bíblico .
Deus continue abençoando seu ministério.
Fruto da vide é o vinho e não suco de uva. Pelo amor de Deus, deixa da letra estudo teológico, se apegam com o verdadeiro discernimento do espírito !
Deus abençoe.
Trabalho apologético é muito difícil.
DEUS abençoe os apologistas brasileiros
Jesus de forma alguma incentivaria uma prática que destrói vidas. Excelente explicação Pastor, como sempre.
Então quando ele transformou água em vinho naquela festa de casamento ele estava fazendo o que? Ou vai dizer que era Tang sabor uva 😂
Que maravilhosa explicação,eu, como ex alcoólatra, sempre falo para as pessoas que ninguém fica sóbrio com um cálice de vinho.A pessoa quando bebe, nem que seja um pouco de vinho,ela sempre fica mais alegre, fala um pouco mais, etc...Ela perde a sobriedade. Outra coisa, a embriaguez, sempre começa com um cálice de bebida
Oxi
Que argumento mais sem noção. Jesus e os apóstolos beberam vinho na santa ceia, como também era comum para os judeus beber vinho acompanhado nas refeições e nunca Jesus como também os apóstolos ficaram viciados em vinho se tornando beberrões.
@@ruan9121as qual era a porcentagem do álcool do vinho na época de Cristo? Será que era a mesma de hoje?
Sim! Tudo que é demasiado é sim pecado!Cada um tem que ter muito cuidado!se não tem controle, o melhor é obesterce.
Like CACP na área , like mai like, um dos melhores canais de apologética , Glória a Deus
Concordo Plenamente.
@@oseiasraimundo8740 Concordo plenamente também!
Amém 🙏🙏🙏 orem por mim
Excelente Pastor.
parabéns João Flávio pela resposta nota 10
Exelente nobre pastor!
excelente explicação. Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento.
Ótimo comentário pastor 👏👏
Ótimo esclarecimento.
Louvado seja Deus por esse vídeo, muito bom gostei Cacp!!
Paz do Senhor Jesus pastor Martinez obrigado pela explicação
Muito boa a sua colocação pastor
Parabéns pastor Deus ter abençoe
Deus abençoe o senhor pastor por abrir os nossos a respeito deste mau que é o alcolismo que assola o mundo , destruindo família e vidas.
Realmente o reverendo Augustus Nicodemos não foi feliz em sua colocação a respeito do vinho e o senhor novamente está de parabéns!!!
Da festa da colheita até a páscoa são 7 meses não tinha como eles terem guardado o tal suco de uva por todo esse tempo sem fermentação era vinho sim
Eu não endosso o uso do vinho,mas dizer que na transformação da água em vinho, a multidão estava tomando suco de uva?
É subestimar a inteligência.
Exatamente
Este canal está de parabéns. Perfeito.❤
10:04 Concordo que os sacerdotes do tempo da Lei mosáica NÃO podiam oficiar sob o efeito de bebidas alcoólicas, porém, *NÃO estamos mais debaixo da lei que tais sacerdotes estavam* ( Veja *Hebreus 7 : 12, Romanos 6 : 14* ) e os sacerdotes cristãos estão sob a Nova Lei de Cristo ( Gál. 6 : 2) que apenas condena os que _se embriagam_ com vinho,.." veja bem,..os que _se embriagam_ ",..e não os cristãos que bebem moderadamente um pouco de bebida alcoólica, seja vinho ou qualquer outra bebida com teor alcoólico, pois os verdadeiros cristãos cultivam os frutos do Espírito Santo , e um deles é o DOMÍNIO PRÓPRIO ou AUTODISCIPLINA, concluindo ; BEBEM EQUILIBRADAMENTE. ( aliás, até água demais MATA ). e e me corrijam se eu estiver errado.
ACF'11, 1Co 5:6-8: "6 Não é boa a vossa vanglória. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? 7 Purificai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. 8 Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade."
Nossa, tenho que tirar o chapéu para o Martinez. Melhor video ❤️
Deus te abençoe pastor.
Concordo Plenamente diga não ao Alcoolismo.
Parabéns pastor
Ameiiiiiii HOMEM DE DEUS 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Muito bom, Pastor.
Sensacional é o seu poder Jesus , biltemos ao evangelho bíblico, acabei de assistir o vídeo , esclarecedor fica no erro quem quer
Esse deveria ser assistido em todas as igrejas do Brasil.
É verdade irmão Berg
Sou totalmente abstêmio, uma das coisas que aprendi, logo, no meu período de novo convertido aprendi a evitar a bebida alcóolica e mesmo porque em minha família e da minha esposa há um histórico de alcóolatras. Nasci na IPB, e sempre fui veemente com meus colegas de ministério de ser contra o cristão ingerir bebida alcóolica. Portanto, também como historiador, sei perfeitamente que o vinho nunca era, mesmo numa mesa de romanos, consumido puro, sempre era bebido com água. Portanto, o cálice da ceia deve ser sempre o suco da uva. Aprendi que cristão não deve ser motivo de escárnio e deve ser livre de coisas que suscitam vícios que destroem o indivíduo e sua família. Lembrando, continuo reformado e calvinista, mas não sou mais da IPB há 13 anos. Parabéns pelo vídeo Pr Martinez.
Isso não inclui o vinho e até hoje os judeus usam vinho fermentado na Páscoa
Muito bem !
Pastor Flávio, estou vendo seu vídeo com 3 anos de atraso mas de qualquer forma MEUS PARABÉNS ANTOLÓGICOS pela sua retidão e pela contundente defesa DA FÉ EVANGÉLICA NO BRASIL!!!
Pode ser que um dia O EVANGELHO NO BRASIL DEIXE O PRIMEIRO AMOR mas vamos permanecer LABUTANDO E ORANDO PARA QUE SEMPRE ESTEJAMOS ÁVIDOS E AVIVADOS PELO 🔥 FOGO SANTO DO ESPÍRITO DA GRAÇA!!!
SEJA RADICAL - JESUS VEM VINDO!!!
O amor ao dinheiro esse sim é a raiz de todos os males.
Boa palavra pastor, me responde uma dúvida em Deuteronomio 14.26 Deus ordena que as pessoas que não pudesse levar o seu dízimo para o templo deveria troca lo para comprar comida e BEBIDA FORTE e come lo e bebê lo perante o Senhor. Me explica esse versículo por favor?
A paz Pastor: uma pequena refutação, segundo a tradição judaica a pasheer (páscoa) é proibido uso de alimentos feitos com 5 grãos; aveia, trigo, cevada ...(os outros dois não lembro) contendo fermentação, para o vinho não a restrição, quem disse isso foi uma Judia que mora em Jerusalém cujo o sogro e rabino ortodoxo....então não procede o não uso do vinho por conta da fermentação.
concordo contigo. alias o vinho era advindo da ultima safra na festa das cabanas, 06 meses antes da pascoa, ou seja era vinho alcoólico , porque o vinho não duraria 6 meses, outra a fermentação proibida era a fermentação induzida e não a natural, como era a do vinho (natural), por isso não poderia ter nada fermentado, como o fermento nos pães.
como pensar no vinho não fermentaria, depois desse tempo.
porque vc acha que os discipulos dormiriam logo apos a ceia, na ocasião fazia o consumo de 03 calices de vinho na ceia, ou ate mesmo quatro, em referencia a abraão, isaque, jaco e elias.
Muito bom a sua explicação.
Em relação a tomar só suco de uva na ceia sou a favor. Porque em uma cerimônia dessa não acho acho que seja adequado, ou necessário usar vinho fermentado. Estamos ali para celebrar a ceia e fazermos memória do Senhor até que venha. Por isso não acho necessário e nem ambiente para beber vinho com álcool.
Mas ficou a dúvida do pão.
Se o vinho não pode ser fermentado, então porquê o pão pode.
Eu tenho um histórico nos meus familiares que chegaram a perder até uma casa por causa das bebidas e, ainda hoje por resultado vivem uma vida de derrota.
Excelente vídeo!
Não sou batista, mas amo os ensinamentos dos ministros batista, adquiro muitos Materiais batista.Mas me perdoem, nunca me simpatizei com presbiterianos, até mesmo por se acharem donos da verdade.
Parabéns ao pastor Martinez!
Esse tipo.de ensino do Augusto e Leandro Lima é fruto de uma soteorologia de quem não pode deixar de salvo não importa erros ou pecados que seja cometido
Uma vez salvo sempre salvo
Muito bom!
1 Timóteo 5:23 não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades. Paulo fez este alerta para Timóteo, mas ao que parece o Irmão critica a Palavra Viva de DEUS.
Parabéns equipe CACP excelente explicação, a uma possibilidade da palavra embriagado ser traduzido como cheio ( como dizem aqui no norte empanzinado ) e não necessariamente bêbados.
Os versículos que itam fruto da videira estão errados,
Os corretos são Mateus 26:29 / Marcos 14:5 / Lucas está correto 22:18
Amém
E o Pão da ceia na igreja de vcs, é com fermento ou sem ffermento?
Comum de padaria. Fermentado sim!
Mestre sala tomou foi suco?
Visto que os judeus receberam ordens de não ter “nada levedado” (ou fermentado) durante a Páscoa, por que Jesus usou vinho - um produto de fermentação - quando instituiu a Comemoração de sua morte? - Êxodo 12:20; Lucas 22:7, 8, 14-20.
A Páscoa, em comemoração do Êxodo dos filhos de Israel do Egito, foi instituída em 1513 AEC. Ao explicar como celebrá-la, Jeová disse: “Não deveis comer nada levedado. Em todas as vossas moradas deveis comer pães não fermentados.” (Êxodo 12:11, 20) Essa proibição divina se aplicava apenas ao tipo de pão que seria comido na Páscoa. Não havia nenhuma menção a vinho.
O motivo principal da restrição ao fermento foi que a partida dos israelitas do Egito se deu às pressas. “O povo carregou no seu ombro a sua massa antes de ela ter ficado levedada”, explica Êxodo 12:34, “com as suas amassadeiras embrulhadas nas suas capas”. Não usar fermento nas posteriores celebrações da Páscoa serviria para lembrar as futuras gerações desse importante fato.
Com o tempo, o fermento muitas vezes veio a ser encarado como símbolo de pecado e corrupção. Referindo-se a uma pessoa imoral na congregação cristã, por exemplo, o apóstolo Paulo perguntou: “Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?” Daí ele disse: “Retirai o velho fermento, para que sejais massa nova, conforme estiverdes livres do levedo. Pois, deveras, Cristo, a nossa páscoa, já tem sido sacrificado. Conseqüentemente, guardemos a festividade, não com o velho fermento, nem com o fermento de maldade e iniqüidade, mas com os pães não fermentados da sinceridade e da verdade.” (1 Coríntios 5:6-8) Somente o pão não-fermentado serviria como símbolo do corpo humano sem pecado de Jesus. - Hebreus 7:26.
O uso do vinho na Páscoa foi introduzido mais tarde pelos judeus. É provável que tenha sido depois do retorno deles do exílio em Babilônia. Na Bíblia não há nada contra essa inovação, de modo que Jesus podia corretamente usar vinho na refeição da Páscoa. É óbvio que a fermentação natural do vinho nos tempos antigos era diferente da que ocorria com o pão. No caso da massa, a fermentação exigia a adição de levedo, ou fermento. O vinho de uvas não precisava desse aditivo. Os ingredientes da fermentação já estavam presentes nas uvas. Não seria possível encontrar simples suco de uva na Páscoa, pois desde a colheita, no outono, até a Páscoa, na primavera, ele já teria fermentado.
Portanto, ter Jesus usado vinho como emblema ao instituir a Comemoração de sua morte de modo algum violou as instruções sobre a Páscoa com relação ao fermento. Qualquer vinho tinto não adocicado, fortificado ou aromatizado é apropriado para ser usado como símbolo do “sangue precioso” de Cristo. - 1 Pedro 1:19.
Muito bom a sua explicação.
Em relação a tomar só suco de uva na ceia sou a favor. Porque em uma cerimônia dessa não acho acho que seja adequado, ou necessário usar vinho fermentado. Estamos ali para celebrar a ceia e fazermos memória do Senhor até que venha. Por isso não acho necessário e nem ambiente para beber vinho com álcool.
Mas ficou a dúvida do pão.
Se o vinho não pode ser fermentado, então porquê o pão pode.
No tempo da ceia não havia uvas nas parteiras era vinho sim
Melhor explicação que eu já vi👏
E sobre o pão?
Jesus era Nazireu de Deus, não poderia beber vinho álcool ❤
Lógico q era alcoólico! o verso da ceia comprova: "De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro *EMBRIAGA-SE* ".1Co 11:20,21... se fosse suco de uva não haveria embriaguez!
E no batismo do Espírito Santo, as pessoas próximas assustadas, achavam q os discipulos estavam cheios de mosto (embriaguez) às 9 hs da manhã!
Perfeito!
E outra amigo,
Se não é fermentado conforme vc diz,então pq há um NÃO na Escrituras sobre tomar vinho se não tem álcool?
O VINHO BOM É O VELHO OU O NOVO?
E verdade pastor
Esse canal é o melhor
Deixo aqui um conselho legal pra esses 2 pastores; se é pra vir à internet pra dizer coisas que não convém fiquem em casa quietinhos.Parabens Pastor João Flávio louvo a Cristo por sua vida.
Pra mim , bebida alcoólica e desgraça são mãe e filha.
Concordo Plenamente.
CONCORDO
Por causa desta desgraça meu pai tá morto
@@saulonathan3351
O meu também.
Eu sou totalmente contra a embriaguez.
Todavia, o povo de Israel, já que foi tomado o antigo testamento como referência para hoje, o Dízimo tão requirido nos nossos dias, também tinha a orientação bíblica na lei para com ele comprarem bebida forte.
26. E aquele dinheiro darás por tudo o que desejares, por bois, por ovelhas, por vinho, por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; comerás ali perante o Senhor teu Deus, e te regozijarás, tu e a tua casa.
(Deuteronômio, 14)
Alguém já disse que quando a torneira tá muito apertada é porque tem vazamento 😢
O Apóstolo Paulo nos adverti de tantas coisas e não nos ensinaria sobre pão e vinho fermentado Sendo pois o momento mais importante do cristão de ceiar?
E o vinho que Jesus fez no casamento em Caná? Era sem álcool tbm?