As pessoas falam no cão "naturalmente" ir pra cima por instinto de sobrevivência dos cães, o problema é q esquecem o instinto do ser humano, ladrão vai sim preferir a fuga, mas nem sempre vai dar pra pular um muro alto a tempo, e a única saída é enfrentar o cão, onde geralmente o cão desiste q de ir pra cima com tudo e começa a tentar repelir ao invés de finalizar, e é isso q as pessoas não entendem...
Depende... tem cães que já nascem prontos. Tá cada vez mais raro encontrar canis que cruzam esses cães, mas existe pra rott, pra doberman e fila. De modo geral estes que tem um a resposta de guarda natural extrema vão até a morte de um ou de outro.
@@sanntos.kaua7 para de ser papagaio de pirata. Você está repetindo o que os adestradores querem fazer você acreditar . Eles vendem a solução dos problemas que eles mesmo estão criando. Você vai se tornar um mentiroso fácil de desmascarar se ficar indo nesta. Mostra um vídeo seu pulando em uma empresa que tem fila fazendo guarda e mostra pro mundo que não existe guarda natural.
Eu tenho um APBT, uma raça que nao é indicada para guarda por nao ser considerada agressiva contra humanos. Meu cão não deixa ninguém entrar no pátio, ate aqui ok, estou falando de latidos e investidas no portão, sem recuo mas sem combate corpo a corpo. Porém, houve uma ocasião em que um vagabundo foi me abordar na rua e o cao, que me observava do meu portao, atacou, derrubou o homem e segurou no chão ate que eu mandasse soltar. Foi tudo muito rapido mas sem exitar em nenhum momento. O unico treinamento que faço com ele é de comandos básicos/obediência. Ele nunca atacou ninguem na rua, salvo esta situação onde ele me salvou. Se isto nao é guarda natural, o que é? Claro que vc nao pode adquirir um cão na expectativa de que ele irá necessariamente agir assim, mas em alguns indivíduos vejo que é possível por experiência própria. Me considero muito sortuda! Tenho vontade de treinar meu cao para guarda, vejo que é um ótimo candidato. Obs. O cão tem um vinculo forte comigo, diferente do vínculo que tem com as demais pessoas com as quais convive. Isso provavelmente seja um dado importante.
Oi Carol! Obrigado por compartilhar seu relato. Esse vídeo é a PARTE 1, damos mais explicações na PARTE 2 e além disso, lancei um vídeo ontem dando mais ensinamentos sobre o treino de GUARDA TERRITORIAL. O APBT não é um cão de guarda, mas existem indivíduos com essa pré-disposição. Mas um indivíduo servir, não muda o fato da raça não servir, da mesma forma um indivíduo neutralizar um bandido não faz da GUARDA NATURAL uma verdade. Sei que não quis dizer isso, apenas estou explicando. O que os defensores dessa teoria dizem é que GUARDA NATURAL é o cão nascer PRONTO para a função de GUARDA sem precisar de treinamento algum, e ainda por cima, saber agir sob qualquer circunstância, "NATURALMENTE", sem treinamento, isso porque citam alguns casos raros isolados de cães que botaram bandidos pra correr, só que isso até GANSO faz! A questão não é pôr pra correr, mas sim, ser efetivo em vários tipos de situações adversas. Existem bandidos que se assustam com o cão, mas existem outros que tiram a vida do cão com uma faca, fora outras situações que poderia citar e que cito nos vídeo que indiquei. O instinto é natural, já a efetividade é adquirida através de treinamento. Então o que existe é INSTINTO NATURAL, não GUARDA NATURAL.
Tem um adestrador e criador, que defende a guarda natural e que o cão deve trabalhar sem treino se for o caso, é um cara que cria rottweiler e outras raças de guarda, lá perto de São Paulo, vi ele expondo a visão dele em uma live lá no canal do Projeto Bandog, eu acho que seria massa fazer um bate papo, entre vocês três, não pra se atacar, mas pra debater e cada um colocar seu ponto sobre a questão, ele diz que aceita as pessoas irem lá e testarem os cães não treinados pra ver se pegam mesmo, seria legal também se vc pudesse em algum momento ir como figurante profissional e por isso a verá, e depois dizer o que achou, cada um colocando suas impressões que vai se formando um conhecimento melhor sobre o tema, mas gostei muito do vídeo!
Muito interessante, admiro muito o trabalho do Jairo, e sou inscrito novo desse canal, que por sinal é muito bom. Mas uma dúvida, se a guarda natural não existe, e os cães só serão efetivos com treinamento, como que nós humanos usamos esses animais pra guarda a centenas de anos? E mais, se a guarda natural não existe, como um cão sem treino mata alguém que entra em seu território?
Acredito que a discussão maior está na definição do que é a guarda natural . No vídeo ambos não desacreditam que existem cães que irão atacar estranhos, Contudo o cão que possuem esse potencial natural se treinado será como um praticante de arte marcial ,suportará mais fisicamente e mentalmente, os demais agiram por instinto , podendo ser bons ou ruins .
O que os defensores dessa teoria defendem é que o cão irá agir por instinto sem ter sido condicionado, treinado, aperfeiçoado, porém, isso é totalmente anti-natural, então, não devia se chamar GUARDA NATURAL. Natural é o cão aprender com sua matilha, se somos a matilha do cão, devemos ensiná-lo, cães são animais de grupo, na natureza aprendem a caçar uns com os outros, a mãe abate um coelho e ensina o filhote a comer, realmente ela ensina. Após um tempo, ela trás o animal MEIO ABATIDO, para ele aprender a finalizar, aos poucos ela trás o animal cada vez menos abatido e assim o filhote ganha confiança e experiência, além disso ele observa ela nas caçadas, isso é condicionamento! Depois de certa idade, ele começa a arriscar caçar, até ter sucesso e se tornar um especialista realmente efetivo. Os defensores da GUARDA NATURAL esquecem justamente isso, que cães selvagens aprendem TUDO com a sua matilha, nenhum comportamento é "DO NADA".
@@treinadornick Se essa sua teoria estiver certa, todos os cães, sem excessão, podem ser excelentes cães de guarda. Porque é só treina-lo ou condiciona-lo desde novo! Ou seja, não tem necessidade de selecionar um cão que está dentro da categoria de guarda. Podemos pegar os Labradores Retrievers e condicioná-los que eles poderão ser parecidos com os pastores malinois na guarda e proteção. Vejo que muitas coisas são bem questionaveis!
Prezados Jairo e Nick, Creio que para falar em guarda natural devamos voltar aos primordios das raças utilizadas com essa finalidade. Pode escolher qualquer uma... Pastor Alemão, Rotweiller, Cane Corso, Mastins Napolitano e Inglês ou o próprio Fila. Naquela é poca, não se tinha os recursos de conhecimento e técnicas de treinamento de defesa. Esses animais foram apenas sendo cruzados a medida que apresentavam comportamento aversivo a estranhos ou de FATO se mostravam aptos a realizar um trabalho de guarda e proteção da família, propriedade e bens. Quantos casos todos nós ouvimos de cães que realizaram verdadeiras façanhas. Salvando vidas inclusive... Sem jamais terem mordido uma luva ou manga de proteção. Pensem nos próprios Malamutes e Huskys antigos deitados na neve a beira do fogo. Qualquer um que se aproximasse até mesmo Ursos seriam atacados ferozmente. Assim, creio que guarda natural exista e deva ser cada vez mais buscada através de cruzamentos menos comerciais e mais inteligentes. Utilizando animais que pai e mãe que demonstrem acima de tudo uma atitude destemida perante estranhos. Isso, vejam bem... Não muda o fato de que um cão com treinamento adequado seja provavelmente MAIS APTO para esse trabalho. Mas não é que não exista a guarda, proteção, defesa... sem treinamento. Vejam os cães de andarilhos. Que se vc falar mais alto as vezes ou levantar a mão pro mendigo, darão a vida por eles. Grato pela participação.
ai sim, ai realmente entende ,falou a verdade os caes antigamente faziam uma boa guarda, principalmente os vira latas, tenho amigo que cria rotweiller e cria vira lata , disse que o vira lata, que ele tem e mais agressivo, do que o rotweiller, que parte para cima de estranho como um louco, vive solto no sitio ele disse que o vira lata chega a fica babando querendo pega as pessoas, ele falou que o cachorro e muito o bediente a ele ,que ele nunca treinou o cao apenas fala em voz alta ele atende,
Ele explicou bem no vídeo, para eles o cão tem que resolver a parada até o momento critico de se entrar na porrada, mas na maioria das vezes não chega a esse ponto.
No caso em tela estamos falando de guarda natural, os cães eram treinados , talvez com Menas técnica. sou criador de Pitt Bull tradicional, a única coisa que ué vi que que não concordo com Jairo, foi quando ele falou a muito tempo atrás , que o Pitt Bull não briga naturalmente. os meus brigam sim , quando eu era leigo tentava acostumar macho e fêmea a já tive casos de morte entre eles, criados juntos. ninguém enconoi eles a brigarem, iam nas patas,
Na verdade, para falar de guarda natural, devamos entender do assunto na PRÁTICA e anos de experiência. O que muitos confundem, na maioria das vezes (e isso foi falado no vídeo), é que as pessoas confundem um TALENTO natural (INATO) para a proteção, morder, e ter temperamento para a função, não é GUARDA, GUARDA é o cumprimento de uma função de forma efetiva, INDEPENDENTE da situação.
Excelente explicação, Jairo... O desconhecido causa medo em todos e devemos lembrar que todo valente morre cedo na natureza, que a fuga é a defesa mais inteligente e dependendo da situação a mais eficiente. Como vc mencionou, o cão que faz a "guarda natural" vai ter eficiência até um certo ponto, talvez como um alarme para alertar que alguém está próximo e que vc deve tomar uma outra atitude, como por exemplo, procurar um abrigo seguro e chamar a policia, ou pegar uma arma de fogo, mas não passará disso, ele por si só, não terá capacidade de resolver a situação. Um treinamento com um bom figurante, que tem a função de explorar e canalizar os impulsos desse cão, formar uma mordida forte e com a capacidade de neutralizar o agressor, imobilizando o mesmo, ensinar qual região do corpo ele deve morder e aprender a lidar com o stress durante o combate com o agressor, ai sim, vc terá um cão que irá resolver a situação.
Nick, pergunta para o Jairo, sobre um caso que ele contou uma vez, era um rotwiller humanizado que ficava na cama e sofá, eventualmente começou a apresentar agressividade contra a dona, que ficou com medo do cachorro, deu o cachorro, na nova residência esse rotwiller matou um invasor, nesse caso onde o Jairo presenciou, a guarda foi natural ? Afinal era um cachorro mimado humanizado sem nenhum tipo de treinamento
A grande complicação é pra quem mora em cidade pequena, na minha cidade msm não há quem trabalhe como adestrador e figurante. Creio que não tem como treinar uma cão de segurança sozinho
É só se dedicar como um adestrador, tira 3/4 horas pra se dedicar ao seu cão por dia, ensine a ter gosto em morder, dps comandos como atenção, pega e solta, e daí pra evoluir vai precisar de um figurante, daí o resto vai depender da própria natureza do animal, se pegar um rott, doberman, pastor alemão, malinois eai vai...
@@treinadornick kkkkkkkk vc quer vender seu serviço... Mas na realidade todo mundo sabe que segurança REAL (sem romantismo e nem firulas) é só segurança armada mesmo e condomínio fechado. Ou vai falar que vc treina seus cachorros pra virar o Rambo? Já vi cachorro sem treinamento nenhum expulsar o invasor.
✋ É óbvio que um cão com treinamento será mais efetivo porém o cão "indivíduo" bom não importa a raça deixando bem claro, este bom indivíduo msm sem treinamento será efetivo na guarda natural sim! As pessoas gostam de complicar as coisas, ex cão de guarda é diferente de cão de proteção? Óbvio que sim, mas não fazem questão de te explicar, te ajudar! Aí o cara vem e diz há o meu malinois é uma fera no treinamento de "ataque", aí na hora do vamo ver ele não dá conta! Explicação: cães com alto drive de caça no treinamento mordendo a manga ele foca apenas na manga ou seja a manga é a caça, 👍 por isso que dá merda a "caça", o inimigo é o ser humano e não a manga! É relativo isso foi apenas um exemplo, por isso eu digo um bom cão "indivíduo" já nasce bom o que nós podemos fazer é aprimorar o que já é dele!🤝
Minutos 11:00 quando o Jairo fala o cão tem que atacar pegar na manga e só soltar quando eu chegar, eu entendo mas há outras opções! Uma delas é o cão atacar não necessariamente no braço mas sim em qualquer parte do corpo onde o cão pegar primeiro e alternar e isso com a chance do meliante cair no chão e ser mordido no rosto, pescoço enfim, como eu falo a guarda natural é pra "indivíduo" bom sei que é raro hoje em dia mas existe e sempre existiu! Outro ponto cão treinado para agarrar a manga, o braço como o Jairo falou é excepcional para cão de proteção, ou cão de polícia onde o ataque nestes casos é para apenas imobilizar o bandido e não matar!👍 Mas se eu quero uma cão de guarda territorial o correto não seria um cão para matar? Um cão treinado para morder principalmente em locais vitais onde cause mais dano no meliante!👍 O treinamento de guarda territorial não deveria ser diferente do treinamento de defesa? Já que eu tenho um cão de guarda territorial eu quero que ele mate pelo seu território, eu não quero um cão que morda ou agarre só no braço, então o correto não deveria ser treinar o cão para agarrar nas partes superiores pescoço, rosto enfim, como eram treinados alguns cães de guerras nos primórdios? Eu afirmo que sim!✋
@@romariofreitas8346 se pensarmos que muitos filas brasileiros geralmente atacam o rosto ou a cabeça da pessoa, o que eles podem realmente fazer naturalmente? Tudo muito discutível e questionável!
Não existe instinto de luta ligado a DEFESA, é sempre ligado a CAÇA. Porque a DEFESA é somente repelir, afastar, afugentar, já a CAÇA é perseguir, apresar e neutralizar, no meio disso pode haver LUTA. Na LUTA há prazer, na DEFESA, somente estresse.
Não, estão em agressão. E esse tipo de comportamento (disputa e luta entre cães) é algo natural, já com seres humanos não, pois os seres humanos botam medo em qualquer animal.
O irmão esqueceu que o Jairo é dessa época hehehe Ir pra cima, morder, ter instinto, tudo isso é comum em cães, mas isso não tem nada a ver com GUARDA EFETIVA, isso são os talentos naturais que contribuem para um trabalho de GUARDA.
Estes cães ainda existem. O problema é são os treinadores forçando uma perversão do português, na tentativa de manipular os termos e adequar ao gosto deles, para tentar passar a ideia de que só o cão treinado por eles é que vai funcionar. Mas leva um Golden para eles treinar e você vai ouvir que aquele indivíduo não tem aptidão natural pra defesa.
@@treinadornick rottweiler, fila brasileiro dos anos 80,90 eram cães por natureza agressivos de defesa alta mas com nervos para entrar em combate , maioria dos cachorro hj em dia é fraco que necessitam de treinamento para aumentar a confiança do cão
Amigos, admiro muito vcs dois, aprendo muito com vcs. Porém acho q a guarda natural que muitos defendem e eu Tbm eh a atitude agressiva e violenta do cão ao entrar em seu território um estranho, já tive doberman e nunca foi treinada assim com profissional só por mim msm e Qndo era adolescente e vi a raça ter muita disposição e realmente funcionar, já pegou alguns vagabundos do bairro lutando e segurando e isso na Rua, não era nem dentro d casa, filha de cães da polícia, isso tem 20 anos, oq quero dizer q eh como um lutador de rua e um lutador de mma acho no simples isso a maior diferença, claro um cao treinado será mais efetivo, sem dúvidas porém não subestimo um bom cão d guarda. Pq um rot, um doberman, um presa de linhagem d trabalho se negar fogo eh pq não presta. Aí vc faz o trabalho em cima p aperfeiçoar o cão, q eh oq faço hj com meu rot, bem abaixo da doberman q tive Qndo adolescente, porém treinado e faz um bom trabalho, cão mais controlado.
Ja to ouvindo esse assunto desde a polemica inicial... Penso que guarda natural eh aquela que funciona contra uma pessoa natural. Quem nao vai ter medo de cachorro? Pessoa doida ou treinador de cachorro, nao tem medo. Pessoa normal naturalmente vai dar fuga na primeira ameaça... E o cao vai crescer. Maioria dos assaltos sao de ladrao de galinha. Ladrao de ocasiao. Qdo eh premeditado pode ser treinado, pode ser blindado, muro alto, cerca eletrica... que fica complicado mesmo. Ate o silvio santos e o oliveto ja dancou nessa
para mim a confusão de guarda natural é efectividade, claro que um cão treinado vai fazer o serviço de forma mais adequada, mas dizer que o cão não vai de forma espalhafatosa atacar invasor ou agressor não acredito
Treina nick, eu tenho um rottweilers que quando chegar pessoas estranhas ele fica muito bravo chega ate bate a cabeça no canil para tentar pega, mais eu queria sabe se ele realmente iria morde de verdade, ele nuca foi treinado por que aqui onde eu moro nao temos adestrador de cae, sera que em uma situação real ele realmente iria para cima?
Em uma situação real por mais que o cão seja bravo, ele não sabe o que fazer, na natureza tudo é aprendido com a matilha, até a lutar! Desde filhote os cães aprendem a brigar entre si, já com o ser humano não é assim, por isso que existe o treinamento.
ola. voces tem conhecimento se akitas tem a guarda natural...? ja vi um akita de 2 anos pegar um cara e morder muito...só se salvou por que conseguiu fechar uma porta...
Boa ideia, quando tiver cães para reabilitar, sendo Akitas ou outros, vou filmar os primeiros momentos e filmar o depois. Tenho apenas 1 vídeo desses aqui no UA-cam, vou tentar gravar situações dessas. O último Akita foi em 2020.
Você acredita mesmo que eram máquinas só porque falaram? Sempre tiveram pessoas provocando e potencializando os DRIVES dos cães, muito antes dos Presas, a milênios atrás, é um treinamento arcaico mas é treinamento.
Aí é que está um ponto importante, existem indivíduos que farão, da mesma forma que existem cães que vão comer abóbora crua, e isso não quer dizer que cães são onivoros, continuarão sendo carnívoros. Para dizer que existe um tipo de comportamento dito padrão entre canídeos, é necessário ter uma grande maioria de cães cumprindo a função de forma natural (sem treinamento).
Uma pergunta, um cão com um talento natural inato ele tem noção de que morder no pescoço de um homem ou de um gambá pode matar mais rápido? Ou isso só o trabalho de guarda vai ensinar?@@treinadornick
Sou totalmente a favor do treinamento para aumentar as chances do cão ser efetivo na guarda! Porém, nesse vídeo, vocês não deixam claro o que é guarda natural. Além disso, percebe-se que vocês tentem a falar de uma guarda especializada ao mencionar como o cão deveria agir. Penso que não há necessidade de desvalidar a guarda natural para validar uma guarda especializada. Vocês poderiam falar o quanto a guarda especializada (aprendida com técnicas de treinamento) tem muito mais chances de sucesso, sem desqualificar a guarda natural que uma pequena parte dos cães têm! Acredito que essa discussão acabaria se vocês apresentassem um estudo / uma pesquisa real, seguindo critérios como: raça, idade do cão, gênero do cão, donos diferentes etc. Repito, sou a favor do treinamento, porém sem dados, sem números, vamos sempre ouvir opiniões sem uma comprovação real sobre o assunto!
SE VOCÊ CRÊ EM DEUS🙏 AMA SUA FAMÍLIA♥️ SE ORGULHA DO BRASIL🇧🇷 E NAO ABRE MÃO DA SUA LIBERDADE👍 NESSE SEGUNDO TURNO SOMOS TODOS 100% BOLSONARO 22 🙏♥️🇧🇷👍 COMPARTILHE AO MÁXIMO ESSA MENSAGEM. PRA CIMA DELES BRASIL🇧🇷
Não acredito em duas coisas muito vendidas: (1) qualquer cachorro da raça X é cão de guarda e (2) qualquer cachorro pode ser preparado para guarda. Não sou adestrador profissional nem expositor de cães mas sempre tive cães de guarda de excelência por escolher uma raça com potencial combativo, selecionar indivíduos com temperamento adequado pelos testes de Campbell, educar o cão e inserir ele na minha família e preparar ele para ação de guarda. Me considero muito burro perto de pessoas que compram qualquer filhote, de qualquer canto, de qualquer raça ou mestiçagem, e imediatamente possuem um cão de guarda - são gênios. Seriamente falando, existem 2 bobos e 2 picaretas nessa área: quem compra e quem vende um cão de uma raça esperando que entregue todo potencial sem seleção nem preparação e outros que compram ou vendam cães sem a estrutura anatômica nem a personalidade adequadas (vira-latas sem seleção) porém adestrados que vão fazer milagres depois disso (no melhor estilo anão bem treinado no basquete). Pena que toda vez que um picareta vende apareça um trouxa.
É claro que um cão treinado seria o ideal, mas a realidade é que um cão comum resolve o problema a maioria das vezes e graças a Deus por isso. Não dá para "elitizar" o uso dos cães.
Dizer que não existe guarda natural, seria o mesmo que desprezar caça natural ou qualquer outro instinto que o cachorro já nasce com mais evidência. Como explicar ataques de cachorros que nunca tiveram na frente de um figurante e mesmo assim levam um invasor a óbito? Treinadores que não reconhecem a guarda natural em estágios diferentes, mas dizem que alguns cachorros servem para ser treinados enquanto outros não servem, justamente por mostrar a aptidão natural para a tarefa, estão cometendo uma " contradição esquizofrenica ". Tudo bem que estão vendendo o peixe de vocês, mas deste jeito não vou me assustar de ver vocês treinando para clientes, um Bull Terrier para a guarda e um fila para a caça, apenas visando o lucro e sem levar em conta a aptidão natural.
O irmão nitidamente não entendeu nem 15% do que foi dito, e acabou confundindo o pouco de informação que absorveu. Ninguém disse que o cão possui instintos naturais, os impulsos/drives são inatos, nascem com o cão, isso é fato. Guarda natural não tem nada a ver com instinto natural.
@@treinadornick mas se são naturais, quer dizer que são inatos. Se não existe guarda natural ou caça natural, então devemos desconsiderar qualquer raça que apresenta qualquer aptidão, pois se o condicionamento por meio do treinamento já basta, podemos treinar o pug como cão farejador, o apbt para condução de cegos e o Golden para a defesa territorial. Já que o treino supera além do instinto.
As pessoas falam no cão "naturalmente" ir pra cima por instinto de sobrevivência dos cães, o problema é q esquecem o instinto do ser humano, ladrão vai sim preferir a fuga, mas nem sempre vai dar pra pular um muro alto a tempo, e a única saída é enfrentar o cão, onde geralmente o cão desiste q de ir pra cima com tudo e começa a tentar repelir ao invés de finalizar, e é isso q as pessoas não entendem...
Exato.
Depende... tem cães que já nascem prontos. Tá cada vez mais raro encontrar canis que cruzam esses cães, mas existe pra rott, pra doberman e fila. De modo geral estes que tem um a resposta de guarda natural extrema vão até a morte de um ou de outro.
@@eleedequeraca NÃO EXISTE cão que nasce pronto, amigão. É EXATAMENTE ISSO que o vídeo tenta desconstruir
@@sanntos.kaua7 para de ser papagaio de pirata. Você está repetindo o que os adestradores querem fazer você acreditar . Eles vendem a solução dos problemas que eles mesmo estão criando. Você vai se tornar um mentiroso fácil de desmascarar se ficar indo nesta. Mostra um vídeo seu pulando em uma empresa que tem fila fazendo guarda e mostra pro mundo que não existe guarda natural.
As vezes tem que desenhar...
Eu tenho um APBT, uma raça que nao é indicada para guarda por nao ser considerada agressiva contra humanos. Meu cão não deixa ninguém entrar no pátio, ate aqui ok, estou falando de latidos e investidas no portão, sem recuo mas sem combate corpo a corpo. Porém, houve uma ocasião em que um vagabundo foi me abordar na rua e o cao, que me observava do meu portao, atacou, derrubou o homem e segurou no chão ate que eu mandasse soltar. Foi tudo muito rapido mas sem exitar em nenhum momento. O unico treinamento que faço com ele é de comandos básicos/obediência. Ele nunca atacou ninguem na rua, salvo esta situação onde ele me salvou. Se isto nao é guarda natural, o que é? Claro que vc nao pode adquirir um cão na expectativa de que ele irá necessariamente agir assim, mas em alguns indivíduos vejo que é possível por experiência própria. Me considero muito sortuda! Tenho vontade de treinar meu cao para guarda, vejo que é um ótimo candidato.
Obs. O cão tem um vinculo forte comigo, diferente do vínculo que tem com as demais pessoas com as quais convive. Isso provavelmente seja um dado importante.
Oi Carol! Obrigado por compartilhar seu relato. Esse vídeo é a PARTE 1, damos mais explicações na PARTE 2 e além disso, lancei um vídeo ontem dando mais ensinamentos sobre o treino de GUARDA TERRITORIAL.
O APBT não é um cão de guarda, mas existem indivíduos com essa pré-disposição. Mas um indivíduo servir, não muda o fato da raça não servir, da mesma forma um indivíduo neutralizar um bandido não faz da GUARDA NATURAL uma verdade. Sei que não quis dizer isso, apenas estou explicando.
O que os defensores dessa teoria dizem é que GUARDA NATURAL é o cão nascer PRONTO para a função de GUARDA sem precisar de treinamento algum, e ainda por cima, saber agir sob qualquer circunstância, "NATURALMENTE", sem treinamento, isso porque citam alguns casos raros isolados de cães que botaram bandidos pra correr, só que isso até GANSO faz! A questão não é pôr pra correr, mas sim, ser efetivo em vários tipos de situações adversas. Existem bandidos que se assustam com o cão, mas existem outros que tiram a vida do cão com uma faca, fora outras situações que poderia citar e que cito nos vídeo que indiquei.
O instinto é natural, já a efetividade é adquirida através de treinamento. Então o que existe é INSTINTO NATURAL, não GUARDA NATURAL.
Qualquer conteúdo com Jairo Teixeira é sucesso !!
🔥🔥🔥
Grande mestre Jairo Teixeira!!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Aí sim em dupla de peso
Parabens! uma verdadeira Aula de Adestramentos 👋🏾👋🏾👋🏾👋🏾Parabens Jário Nícolas
O boby é brabo, é o melhor cão do Jairo. Tanto que ele só fala do só fala desse tal de Boby, desse eu quero uma cria.
Tem um adestrador e criador, que defende a guarda natural e que o cão deve trabalhar sem treino se for o caso, é um cara que cria rottweiler e outras raças de guarda, lá perto de São Paulo, vi ele expondo a visão dele em uma live lá no canal do Projeto Bandog, eu acho que seria massa fazer um bate papo, entre vocês três, não pra se atacar, mas pra debater e cada um colocar seu ponto sobre a questão, ele diz que aceita as pessoas irem lá e testarem os cães não treinados pra ver se pegam mesmo, seria legal também se vc pudesse em algum momento ir como figurante profissional e por isso a verá, e depois dizer o que achou, cada um colocando suas impressões que vai se formando um conhecimento melhor sobre o tema, mas gostei muito do vídeo!
Eu vi este video também
O treino leva a perfeição.
Muito interessante, admiro muito o trabalho do Jairo, e sou inscrito novo desse canal, que por sinal é muito bom.
Mas uma dúvida, se a guarda natural não existe, e os cães só serão efetivos com treinamento, como que nós humanos usamos esses animais pra guarda a centenas de anos?
E mais, se a guarda natural não existe, como um cão sem treino mata alguém que entra em seu território?
Acredito que a discussão maior está na definição do que é a guarda natural . No vídeo ambos não desacreditam que existem cães que irão atacar estranhos, Contudo o cão que possuem esse potencial natural se treinado será como um praticante de arte marcial ,suportará mais fisicamente e mentalmente, os demais agiram por instinto , podendo ser bons ou ruins .
O que os defensores dessa teoria defendem é que o cão irá agir por instinto sem ter sido condicionado, treinado, aperfeiçoado, porém, isso é totalmente anti-natural, então, não devia se chamar GUARDA NATURAL.
Natural é o cão aprender com sua matilha, se somos a matilha do cão, devemos ensiná-lo, cães são animais de grupo, na natureza aprendem a caçar uns com os outros, a mãe abate um coelho e ensina o filhote a comer, realmente ela ensina. Após um tempo, ela trás o animal MEIO ABATIDO, para ele aprender a finalizar, aos poucos ela trás o animal cada vez menos abatido e assim o filhote ganha confiança e experiência, além disso ele observa ela nas caçadas, isso é condicionamento! Depois de certa idade, ele começa a arriscar caçar, até ter sucesso e se tornar um especialista realmente efetivo.
Os defensores da GUARDA NATURAL esquecem justamente isso, que cães selvagens aprendem TUDO com a sua matilha, nenhum comportamento é "DO NADA".
@@treinadornick Se essa sua teoria estiver certa, todos os cães, sem excessão, podem ser excelentes cães de guarda. Porque é só treina-lo ou condiciona-lo desde novo! Ou seja, não tem necessidade de selecionar um cão que está dentro da categoria de guarda. Podemos pegar os Labradores Retrievers e condicioná-los que eles poderão ser parecidos com os pastores malinois na guarda e proteção. Vejo que muitas coisas são bem questionaveis!
Prezados Jairo e Nick,
Creio que para falar em guarda natural devamos voltar aos primordios das raças utilizadas com essa finalidade. Pode escolher qualquer uma... Pastor Alemão, Rotweiller, Cane Corso, Mastins Napolitano e Inglês ou o próprio Fila.
Naquela é poca, não se tinha os recursos de conhecimento e técnicas de treinamento de defesa. Esses animais foram apenas sendo cruzados a medida que apresentavam comportamento aversivo a estranhos ou de FATO se mostravam aptos a realizar um trabalho de guarda e proteção da família, propriedade e bens. Quantos casos todos nós ouvimos de cães que realizaram verdadeiras façanhas. Salvando vidas inclusive... Sem jamais terem mordido uma luva ou manga de proteção.
Pensem nos próprios Malamutes e Huskys antigos deitados na neve a beira do fogo. Qualquer um que se aproximasse até mesmo Ursos seriam atacados ferozmente.
Assim, creio que guarda natural exista e deva ser cada vez mais buscada através de cruzamentos menos comerciais e mais inteligentes. Utilizando animais que pai e mãe que demonstrem acima de tudo uma atitude destemida perante estranhos.
Isso, vejam bem... Não muda o fato de que um cão com treinamento adequado seja provavelmente MAIS APTO para esse trabalho. Mas não é que não exista a guarda, proteção, defesa... sem treinamento.
Vejam os cães de andarilhos. Que se vc falar mais alto as vezes ou levantar a mão pro mendigo, darão a vida por eles.
Grato pela participação.
ai sim, ai realmente entende ,falou a verdade os caes antigamente faziam uma boa guarda, principalmente os vira latas, tenho amigo que cria rotweiller e cria vira lata , disse que o vira lata, que ele tem e mais agressivo, do que o rotweiller, que parte para cima de estranho como um louco, vive solto no sitio ele disse que o vira lata chega a fica babando querendo pega as pessoas, ele falou que o cachorro e muito o bediente a ele ,que ele nunca treinou o cao apenas fala em voz alta ele atende,
Ele explicou bem no vídeo, para eles o cão tem que resolver a parada até o momento critico de se entrar na porrada, mas na maioria das vezes não chega a esse ponto.
Concordo com voce amigo plenamente
No caso em tela estamos falando de guarda natural, os cães eram treinados , talvez com Menas técnica. sou criador de Pitt Bull tradicional, a única coisa que ué vi que que não concordo com Jairo, foi quando ele falou a muito tempo atrás , que o Pitt Bull não briga naturalmente. os meus brigam sim , quando eu era leigo tentava acostumar macho e fêmea a já tive casos de morte entre eles, criados juntos. ninguém enconoi eles a brigarem, iam nas patas,
Na verdade, para falar de guarda natural, devamos entender do assunto na PRÁTICA e anos de experiência.
O que muitos confundem, na maioria das vezes (e isso foi falado no vídeo), é que as pessoas confundem um TALENTO natural (INATO) para a proteção, morder, e ter temperamento para a função, não é GUARDA, GUARDA é o cumprimento de uma função de forma efetiva, INDEPENDENTE da situação.
Grande mestre Jairo Teixeira
Jairo Texeira é fera
baaaah vou ter que espera até quinta pela parte dois🥲
Já tá na descrição
@@treinadornick ai sim
Duas feras juntas, sucesso. Quero mais encontros desses
Tmj querido aluno! Ainda terá vídeo no canal do Jairo e também no Instagram.
@@treinadornick mestre
Indo daqui a pouco pro meu Instagram fazer essa publicação
Hop! Bora propagar a verdade.
Show de bola muito conteúdo top
Grande mestre
🔥🔥🔥
Excelente explicação, Jairo... O desconhecido causa medo em todos e devemos lembrar que todo valente morre cedo na natureza, que a fuga é a defesa mais inteligente e dependendo da situação a mais eficiente. Como vc mencionou, o cão que faz a "guarda natural" vai ter eficiência até um certo ponto, talvez como um alarme para alertar que alguém está próximo e que vc deve tomar uma outra atitude, como por exemplo, procurar um abrigo seguro e chamar a policia, ou pegar uma arma de fogo, mas não passará disso, ele por si só, não terá capacidade de resolver a situação. Um treinamento com um bom figurante, que tem a função de explorar e canalizar os impulsos desse cão, formar uma mordida forte e com a capacidade de neutralizar o agressor, imobilizando o mesmo, ensinar qual região do corpo ele deve morder e aprender a lidar com o stress durante o combate com o agressor, ai sim, vc terá um cão que irá resolver a situação.
Enfim, alguém que prestou atenção no vídeo.
Nick, pergunta para o Jairo, sobre um caso que ele contou uma vez, era um rotwiller humanizado que ficava na cama e sofá, eventualmente começou a apresentar agressividade contra a dona, que ficou com medo do cachorro, deu o cachorro, na nova residência esse rotwiller matou um invasor, nesse caso onde o Jairo presenciou, a guarda foi natural ? Afinal era um cachorro mimado humanizado sem nenhum tipo de treinamento
Você não entendeu o que falamos nos vídeos.. Morder, atacar não é fazer GUARDA. É a apenas uma parte.
Muito bom Nick parabéns mais 😉👍🏻
Top dois casca grossas e entededores na área canina!
TMJ👊👊🐾🐾
Tmj
A grande complicação é pra quem mora em cidade pequena, na minha cidade msm não há quem trabalhe como adestrador e figurante. Creio que não tem como treinar uma cão de segurança sozinho
É só se dedicar como um adestrador, tira 3/4 horas pra se dedicar ao seu cão por dia, ensine a ter gosto em morder, dps comandos como atenção, pega e solta, e daí pra evoluir vai precisar de um figurante, daí o resto vai depender da própria natureza do animal, se pegar um rott, doberman, pastor alemão, malinois eai vai...
Se fosse simples assim todo mundo tinha cão de guarda.
@@treinadornick kkkkkkkk vc quer vender seu serviço... Mas na realidade todo mundo sabe que segurança REAL (sem romantismo e nem firulas) é só segurança armada mesmo e condomínio fechado.
Ou vai falar que vc treina seus cachorros pra virar o Rambo?
Já vi cachorro sem treinamento nenhum expulsar o invasor.
Tava louco para ver essa dupla
Já faz muito tempo que o pessoal pede! 🔥
Esse Jairo é TOP!
👏🏻🙌🏼
✋ É óbvio que um cão com treinamento será mais efetivo porém o cão "indivíduo" bom não importa a raça deixando bem claro, este bom indivíduo msm sem treinamento será efetivo na guarda natural sim!
As pessoas gostam de complicar as coisas, ex cão de guarda é diferente de cão de proteção? Óbvio que sim, mas não fazem questão de te explicar, te ajudar! Aí o cara vem e diz há o meu malinois é uma fera no treinamento de "ataque", aí na hora do vamo ver ele não dá conta! Explicação: cães com alto drive de caça no treinamento mordendo a manga ele foca apenas na manga ou seja a manga é a caça, 👍 por isso que dá merda a "caça", o inimigo é o ser humano e não a manga! É relativo isso foi apenas um exemplo, por isso eu digo um bom cão "indivíduo" já nasce bom o que nós podemos fazer é aprimorar o que já é dele!🤝
Minutos 11:00 quando o Jairo fala o cão tem que atacar pegar na manga e só soltar quando eu chegar, eu entendo mas há outras opções!
Uma delas é o cão atacar não necessariamente no braço mas sim em qualquer parte do corpo onde o cão pegar primeiro e alternar e isso com a chance do meliante cair no chão e ser mordido no rosto, pescoço enfim, como eu falo a guarda natural é pra "indivíduo" bom sei que é raro hoje em dia mas existe e sempre existiu!
Outro ponto cão treinado para agarrar a manga, o braço como o Jairo falou é excepcional para cão de proteção, ou cão de polícia onde o ataque nestes casos é para apenas imobilizar o bandido e não matar!👍
Mas se eu quero uma cão de guarda territorial o correto não seria um cão para matar? Um cão treinado para morder principalmente em locais vitais onde cause mais dano no meliante!👍
O treinamento de guarda territorial não deveria ser diferente do treinamento de defesa?
Já que eu tenho um cão de guarda territorial eu quero que ele mate pelo seu território, eu não quero um cão que morda ou agarre só no braço, então o correto não deveria ser treinar o cão para agarrar nas partes superiores pescoço, rosto enfim, como eram treinados alguns cães de guerras nos primórdios? Eu afirmo que sim!✋
@@romariofreitas8346 se pensarmos que muitos filas brasileiros geralmente atacam o rosto ou a cabeça da pessoa, o que eles podem realmente fazer naturalmente? Tudo muito discutível e questionável!
Qual é a diferença entre o instinto de luta, como consequência da defesa e o instinto de luta, como consequência da caça?
Não existe instinto de luta ligado a DEFESA, é sempre ligado a CAÇA. Porque a DEFESA é somente repelir, afastar, afugentar, já a CAÇA é perseguir, apresar e neutralizar, no meio disso pode haver LUTA.
Na LUTA há prazer, na DEFESA, somente estresse.
Então, quando dois cães lutam pelo território e estão agarrados, significa que estão em caça?
Há um instinto de luta para homem e para cães?
Toda a agressividade é apenas defensiva ou existe agressividade que transfere do comportamento defensivo para ofensivo?
Não, estão em agressão. E esse tipo de comportamento (disputa e luta entre cães) é algo natural, já com seres humanos não, pois os seres humanos botam medo em qualquer animal.
Sim, existe a DEFESA: Repelir, amedrontar, blefar.
E existe a AGRESSÃO: Buscar confronto e subjugar o inimigo.
Quem viu os Fila Brasileiro , Rottweiler dos anos 80 não esqueçe , cães agressivos que ia pra cima msm sem treinamento algum
O irmão esqueceu que o Jairo é dessa época hehehe
Ir pra cima, morder, ter instinto, tudo isso é comum em cães, mas isso não tem nada a ver com GUARDA EFETIVA, isso são os talentos naturais que contribuem para um trabalho de GUARDA.
Estes cães ainda existem. O problema é são os treinadores forçando uma perversão do português, na tentativa de manipular os termos e adequar ao gosto deles, para tentar passar a ideia de que só o cão treinado por eles é que vai funcionar. Mas leva um Golden para eles treinar e você vai ouvir que aquele indivíduo não tem aptidão natural pra defesa.
O treinamento por meio de condicionamento, eleva o nível da aptidão que o cachorro já nasce naturalmente com ele.
@@treinadornick rottweiler, fila brasileiro dos anos 80,90 eram cães por natureza agressivos de defesa alta mas com nervos para entrar em combate , maioria dos cachorro hj em dia é fraco que necessitam de treinamento para aumentar a confiança do cão
Eu tbm procuro cães de guarda de verdade em matilha por que é fazenda
👏🏻👏🏻👏🏻
excelente, mestre Jairo, e onde consigo esse Delorean?
Top demais!
🔥🔥🔥
E o que seria aqueles casos de que um ladrão ou invasor pula um muro e acabam morto por algum cão??
Assista todos os vídeos para entender
Muito bom.
Amigos, admiro muito vcs dois, aprendo muito com vcs.
Porém acho q a guarda natural que muitos defendem e eu Tbm eh a atitude agressiva e violenta do cão ao entrar em seu território um estranho, já tive doberman e nunca foi treinada assim com profissional só por mim msm e Qndo era adolescente e vi a raça ter muita disposição e realmente funcionar, já pegou alguns vagabundos do bairro lutando e segurando e isso na Rua, não era nem dentro d casa, filha de cães da polícia, isso tem 20 anos, oq quero dizer q eh como um lutador de rua e um lutador de mma acho no simples isso a maior diferença, claro um cao treinado será mais efetivo, sem dúvidas porém não subestimo um bom cão d guarda. Pq um rot, um doberman, um presa de linhagem d trabalho se negar fogo eh pq não presta. Aí vc faz o trabalho em cima p aperfeiçoar o cão, q eh oq faço hj com meu rot, bem abaixo da doberman q tive Qndo adolescente, porém treinado e faz um bom trabalho, cão mais controlado.
Tenho uma dúvida,o cão atacando o figurante,qd o mesmo ataca o cão c/ o chicote, o cão troca a mordida,isso é bom ou não ???
Depende do gosto do proprietário.
Ja to ouvindo esse assunto desde a polemica inicial... Penso que guarda natural eh aquela que funciona contra uma pessoa natural. Quem nao vai ter medo de cachorro? Pessoa doida ou treinador de cachorro, nao tem medo. Pessoa normal naturalmente vai dar fuga na primeira ameaça... E o cao vai crescer. Maioria dos assaltos sao de ladrao de galinha. Ladrao de ocasiao. Qdo eh premeditado pode ser treinado, pode ser blindado, muro alto, cerca eletrica... que fica complicado mesmo. Ate o silvio santos e o oliveto ja dancou nessa
👍🏼
para mim a confusão de guarda natural é efectividade, claro que um cão treinado vai fazer o serviço de forma mais adequada, mas dizer que o cão não vai de forma espalhafatosa atacar invasor ou agressor não acredito
Treina nick, eu tenho um rottweilers que quando chegar pessoas estranhas ele fica muito bravo chega ate bate a cabeça no canil para tentar pega, mais eu queria sabe se ele realmente iria morde de verdade, ele nuca foi treinado por que aqui onde eu moro nao temos adestrador de cae, sera que em uma situação real ele realmente iria para cima?
Em uma situação real por mais que o cão seja bravo, ele não sabe o que fazer, na natureza tudo é aprendido com a matilha, até a lutar! Desde filhote os cães aprendem a brigar entre si, já com o ser humano não é assim, por isso que existe o treinamento.
ola. voces tem conhecimento se akitas tem a guarda natural...? ja vi um akita de 2 anos pegar um cara e morder muito...só se salvou por que conseguiu fechar uma porta...
MEU IRMÃO! NÃO EXISTE GUARDA NATURAL! PRESTE ATENÇÃO NO VÍDEO! SÃO VÁRIOS MINUTOS FALANDO DISSO.
so acredito vendo...voce entrar no quintal de um akita macho adulto...
Boa ideia, quando tiver cães para reabilitar, sendo Akitas ou outros, vou filmar os primeiros momentos e filmar o depois. Tenho apenas 1 vídeo desses aqui no UA-cam, vou tentar gravar situações dessas. O último Akita foi em 2020.
Se não tem guarda natural, como que os presas antigamente viviam nas ilhas e eram máquinas?
Você acredita mesmo que eram máquinas só porque falaram?
Sempre tiveram pessoas provocando e potencializando os DRIVES dos cães, muito antes dos Presas, a milênios atrás, é um treinamento arcaico mas é treinamento.
Blz! Se eu comprar um presa do Brunão, ele não vai fazer a guarda natural?
Hj em dia nao tem cães com temperamentos! So tem beleza
Eu teria mais mendo de um cara de casaco com as mãos no bolso do de um sem camisa
Cara ja vi cao q sem treinamento nenhum ja levo ate tiro e nao largo imagina um soco nao ia faze nenhuma diferenca tem caes muito bom
Aí é que está um ponto importante, existem indivíduos que farão, da mesma forma que existem cães que vão comer abóbora crua, e isso não quer dizer que cães são onivoros, continuarão sendo carnívoros.
Para dizer que existe um tipo de comportamento dito padrão entre canídeos, é necessário ter uma grande maioria de cães cumprindo a função de forma natural (sem treinamento).
QUANTOS FAZEM ISSO??
primeiro haha
Hop!
Uma pergunta, um cão com um talento natural inato ele tem noção de que morder no pescoço de um homem ou de um gambá pode matar mais rápido? Ou isso só o trabalho de guarda vai ensinar?@@treinadornick
se o cão te respeita como lider ele "entende" que tu é um igual . Um animal selvagem as vezes perde o medo do homem e começa a caçar e comer gente.
Sou totalmente a favor do treinamento para aumentar as chances do cão ser efetivo na guarda! Porém, nesse vídeo, vocês não deixam claro o que é guarda natural. Além disso, percebe-se que vocês tentem a falar de uma guarda especializada ao mencionar como o cão deveria agir. Penso que não há necessidade de desvalidar a guarda natural para validar uma guarda especializada. Vocês poderiam falar o quanto a guarda especializada (aprendida com técnicas de treinamento) tem muito mais chances de sucesso, sem desqualificar a guarda natural que uma pequena parte dos cães têm! Acredito que essa discussão acabaria se vocês apresentassem um estudo / uma pesquisa real, seguindo critérios como: raça, idade do cão, gênero do cão, donos diferentes etc. Repito, sou a favor do treinamento, porém sem dados, sem números, vamos sempre ouvir opiniões sem uma comprovação real sobre o assunto!
SE VOCÊ CRÊ EM DEUS🙏 AMA SUA FAMÍLIA♥️ SE ORGULHA DO BRASIL🇧🇷 E NAO ABRE MÃO DA SUA LIBERDADE👍 NESSE SEGUNDO TURNO SOMOS TODOS 100% BOLSONARO 22 🙏♥️🇧🇷👍 COMPARTILHE AO MÁXIMO ESSA MENSAGEM. PRA CIMA DELES BRASIL🇧🇷
🇧🇷
@@treinadornick
AMÉM 🙏♥️🙏
AMÉM 🙏♥️🙏
AMÉM 🙏♥️🙏
Não acredito em duas coisas muito vendidas: (1) qualquer cachorro da raça X é cão de guarda e (2) qualquer cachorro pode ser preparado para guarda. Não sou adestrador profissional nem expositor de cães mas sempre tive cães de guarda de excelência por escolher uma raça com potencial combativo, selecionar indivíduos com temperamento adequado pelos testes de Campbell, educar o cão e inserir ele na minha família e preparar ele para ação de guarda. Me considero muito burro perto de pessoas que compram qualquer filhote, de qualquer canto, de qualquer raça ou mestiçagem, e imediatamente possuem um cão de guarda - são gênios. Seriamente falando, existem 2 bobos e 2 picaretas nessa área: quem compra e quem vende um cão de uma raça esperando que entregue todo potencial sem seleção nem preparação e outros que compram ou vendam cães sem a estrutura anatômica nem a personalidade adequadas (vira-latas sem seleção) porém adestrados que vão fazer milagres depois disso (no melhor estilo anão bem treinado no basquete). Pena que toda vez que um picareta vende apareça um trouxa.
Exato
É claro que um cão treinado seria o ideal, mas a realidade é que um cão comum resolve o problema a maioria das vezes e graças a Deus por isso. Não dá para "elitizar" o uso dos cães.
Exatamente, graças a Deus. 👏🏻👏🏻👏🏻
Por que sem camisa os índios andam sem camisa...
Já vi cão de fazenda rasgar pessoas ! Tem cão realmente bom ! Mais se treinar fica melhor!
ua-cam.com/video/UA5LVf0xQ0M/v-deo.html cão treinado será?
ua-cam.com/video/5Yo-dj4I-58/v-deo.html cão treinado?
Dizer que não existe guarda natural, seria o mesmo que desprezar caça natural ou qualquer outro instinto que o cachorro já nasce com mais evidência. Como explicar ataques de cachorros que nunca tiveram na frente de um figurante e mesmo assim levam um invasor a óbito? Treinadores que não reconhecem a guarda natural em estágios diferentes, mas dizem que alguns cachorros servem para ser treinados enquanto outros não servem, justamente por mostrar a aptidão natural para a tarefa, estão cometendo uma " contradição esquizofrenica ". Tudo bem que estão vendendo o peixe de vocês, mas deste jeito não vou me assustar de ver vocês treinando para clientes, um Bull Terrier para a guarda e um fila para a caça, apenas visando o lucro e sem levar em conta a aptidão natural.
O irmão nitidamente não entendeu nem 15% do que foi dito, e acabou confundindo o pouco de informação que absorveu. Ninguém disse que o cão possui instintos naturais, os impulsos/drives são inatos, nascem com o cão, isso é fato. Guarda natural não tem nada a ver com instinto natural.
@@treinadornick mas se são naturais, quer dizer que são inatos. Se não existe guarda natural ou caça natural, então devemos desconsiderar qualquer raça que apresenta qualquer aptidão, pois se o condicionamento por meio do treinamento já basta, podemos treinar o pug como cão farejador, o apbt para condução de cegos e o Golden para a defesa territorial. Já que o treino supera além do instinto.
Guarda natural é ridículo.