"Muitos, muitos mil" saíram à rua nos 50 anos do 25 de Abril

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 25 кві 2024
  • Um mar de gente, uma coisa “como nunca se viu”. Rostos emocionados de várias gerações, de quem cresceu em ditadura, de quem nasceu em liberdade. As músicas foram todas entoadas. E Depois do Adeus, de Paulo de Carvalho, Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso, Somos livres, de Ermelinda Duarte. As Cantadeiras da Essência Alentejana, vestidas a rigor, dão o tom. Espontaneamente, um coro de vozes segue-as: “Somos livres, somos livres. Não voltaremos atrás.”
    São milhares e milhares de pessoas que percorrem a Avenida da Liberdade, em Lisboa. Tão diferentes como iguais. Mães, pais, filhos e filhas, namoradas e namorados, famílias inteiras. Seguem de mãos dadas. Há crianças às cavalitas que gritam “25 de Abril sempre! Fascismo nunca mais!” Grupos de amigos que empunham cartazes com palavras de ordem. “A paz, o pão, habitação, saúde, educação.”
    Erica Porru, de 53 anos, distribui cravos pelas crianças para que, de alguma forma, não se esqueçam do que representa este dia. “Os meus filhos nunca falharam um desfile.” É uma força que a comove, como a muitos dos milhares que ali estão ao seu lado.” “Esta força… é preciso não dar como garantido a liberdade e os direitos que temos.”
    Foi isso que trouxe Filipa Pereira, de 40 anos, de propósito do Porto com o marido e os três filhos. Já ali tinham estado na barriga da mãe e ainda bebés. Voltaram porque é preciso mostrar-lhes “o quanto a liberdade é importante”. “Essa ideia de que temos de lutar pelas coisas”, diz Filipa.
    Manuel Fernando e Maria do Carmo são “do tempo em que não se podia comemorar nada”. Conheceram-se e casaram em ditadura. Manuel, de 83 anos, esteve nas lutas académicas da década de 60. Maria do Carmo, de 78, tornou-se educadora de infância numa escola dedicada à “educação para meninas”. O casamento foi a porta para a sua liberdade, depois do domínio de pais “conservadores”. Até que chegou o dia “inicial, inteiro e limpo”. Maria do Carmo queria ir para a rua, mas tinha ao seu cuidado uma filha com quatro meses. No dia seguinte foi ver a libertação dos presos políticos, alguns seus amigos. Hoje, não faltam a um desfile. “A democracia não está consolidada. Temos de trabalhar para que isto não volte para trás”, diz Maria do Carmo.
    Beatriz Lopes, de 23 anos, “mulher, jovem, preta”, como se descreve, vem à procura de voz, de representação, de respeito, de oportunidades para escapar a um futuro precário como o da família, vinda de Cabo Verde nos anos 90. “Estar aqui na rua, como pessoas periféricas, dos bairros, importa, visto que não temos representação nenhuma. Nasci cá, sou portuguesa, mas continuam a tratar-me como se tivesse chegado na semana passada.”
    Um mar de cravos vermelhos ondula na avenida, de olhos postos no amanhã. “Procuro Abril no meu futuro”, alguém escreveu num cartaz. Partilham o comum sentimento de que “a democracia não é um dado adquirido”. E que por isso “não basta celebrar, é preciso cuidar”. Meio século depois do dia em que a porta da democracia se abriu, o povo saiu à rua. Ainda há “muitos, muitos mil para continuar Abril”.
    #25abril #democracia #lisboa
    🔔 Subscreve • bit.ly/youtubepublico
    Facebook • / publico
    Twitter • / publico
    Instagram • / publico.pt

    Visita-nos em: www.publico.pt/
    #Público #Jornal #Notícias #News

КОМЕНТАРІ • 64

  • @anacardoso8896
    @anacardoso8896 Місяць тому +4

    Mostremos aos mais jovens o significado deste dia para não haver retrocesso dos nossos direitos que tanto custaram adquirir.
    Não podemos esquecer que muitos morreram e sofreram nas mãos da Pide para que hoje poderemos estar na rua a festejar desta forma.
    Viva a Liberdade!!

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t Місяць тому +5

    Somos Livres não voltaremos atrás. Não existe melhor expressão da fragilidade do nosso acervo de direitos e por isso mesmo os nossos direitos são irrenunciaveis e indisponíveis.

    • @brunobarreiros704
      @brunobarreiros704 Місяць тому

      Não voltaremos atrás. Tens um país que parece mais a Índia que Portugal. Os arredores parecem Angola, é só gangs africanos. Não se pode dizer nada contra isso porque se não é logo os rótulos todos. E a única coisa que funciona em Portugal é a corrupção. A saúde não funciona, a educação tbm não, a justiça tbm não e por causa disso a segurança tbm não consegue funcionar, mas a corrupção, há isso é cada vez melhor. E a ideologia marada, a delinquência e a criminalidade tbm andam cada vez melhor.

  • @conceicaosantos7259
    @conceicaosantos7259 Місяць тому +13

    Estive presente. Muita emoção pela presença da juventude.

  • @davidcampelo
    @davidcampelo Місяць тому +9

    Como emigrante, está é sempre uma data que me custa pois marchar no 25 de Abril é imperativo! 25 de Abril SEMPRE. Fascismo nunca mais! ✊🏻

    • @MariaMorrice-ql9dw
      @MariaMorrice-ql9dw Місяць тому

      25 de abril nao e nada mais que o facismo com uma outra cara os portugueses que eram pobres na pobresa ficaram so isso we isso socialismo para ums nao para todos que Deus julgue tudos os quwe contribuiram e contribuem para a miserian e pobreza de muitos ...

    • @brunobarreiros704
      @brunobarreiros704 Місяць тому

      Quando vieres nos arredores de Lisboa rodeado de gangs imigrantes e não possas ser contra isso, adorava te ver a falar da dita revolução que deu para isso.

    • @davidcampelo
      @davidcampelo Місяць тому

      @@brunobarreiros704 What???

    • @brunobarreiros704
      @brunobarreiros704 Місяць тому

      @@davidcampelo não é "what". É vem dar umas voltinhas nos arredores de Lisboa em muito bairro social, ou pelo Martim Moniz em Lisboa.

  • @joseduarte8293
    @joseduarte8293 Місяць тому +9

    A Liberdade é isto. Permite que os grunhos digam o que lhes vai na tripa cagueira, em pé de igualdade com os defensores da democracia. Viva a Liberdade! 25 de Abril sempre!

    • @brunobarreiros704
      @brunobarreiros704 Місяць тому

      Ou seja, se eu disser que a única coisa que funciona neste país, sou um dos grunhos? Ok.

    • @joseduarte8293
      @joseduarte8293 Місяць тому +1

      @@brunobarreiros704 tu lá saberás quem és... 😏

    • @brunobarreiros704
      @brunobarreiros704 Місяць тому

      @@joseduarte8293 se eu disser que neste país só funciona a corrupção, a porta aberta para a criminalidade e a delinquência promovida pela esquerda, sou um dos grunhos, é isso não é???

  • @isabelhenriquesdealmeida6624
    @isabelhenriquesdealmeida6624 Місяць тому

    O povo unido nunca mais serà vencido mas continuare no respeito na educaçao para havere a liverdade e sabere seguire para frente eu conheçi o 25 de Avril tinha 18 anos foi muito bem organizado sem havere guerra nem sangue mesmo que tivemos um pouco de medo, viva Portugal viva a liverdade

  • @joseantoniocarvalhodesa4289
    @joseantoniocarvalhodesa4289 Місяць тому +16

    25 de Abril Sempre ...Fascismo nunca mais...

  • @allora1048
    @allora1048 Місяць тому +2

    Viva a Liberdade ❤

  • @lafayettemoreira4423
    @lafayettemoreira4423 Місяць тому +2

    Otelo Saraiva de Carvalho o Libertador, teria recebido as homenagens eternas de seu povo.

  • @TheMrRodrimat
    @TheMrRodrimat Місяць тому +1

    Muito bom! Daqui a 50 anos há mais 😅

  • @HolyGaia
    @HolyGaia Місяць тому +24

    É muito sadio ver a memória do 25 de Abril viva.

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t Місяць тому +4

    Depois do 25/04/74 nunca a Liberdade esteve tão ameaçada como hoje, na iminência de uma guerra global em que somos metidos por irresponsáveis sem minima consciência democratica apesar das suas falas.

  • @angelinapalminha5691
    @angelinapalminha5691 Місяць тому +15

    Foi simplesmente maravilhoso este mar de gente .Foi lindoooooo .
    Temos de continuar a lutar para preservar e consolidar a LIBERDADE.
    ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

  • @LastMusic-bo7xe
    @LastMusic-bo7xe Місяць тому +3

    Uau

  • @davidcampelo
    @davidcampelo Місяць тому +2

  • @marianomendes8759
    @marianomendes8759 Місяць тому +8

    Foram a volta de um milhão e duzentos mil 😂

  • @vandaarriscado6192
    @vandaarriscado6192 Місяць тому +18

    Comemoração impactante mesmo😊Crianças jovens adultos mais velhos todos juntosssss gritando somos livres não voltaremos atrás. 😊❤

  • @mariadaluzmoutinho5701
    @mariadaluzmoutinho5701 Місяць тому +5

    Foi um 25 muito impressionante de Democracia e Liberdade!! A bela imperfeita Democracia Une, lutar por ela e torná-lá mais adulta!! Nos ventos bafientos que sopram ...demos uma lição quiçá ao mundo que ( afastamos estes odores horríveis) que querem amordaçar, estou crente e como somos diferentes este odor passe depressa e seja temporário!!?
    Agora, no Parlamento há um muro de Berlim à Portuguesa entre o 25 de Abril e o 25 de Novembro?! Porquê tanta mesquinhez?! Cravos a milhares e Ferraduras a alguns!!

  • @joaomanuelmacedorato1690
    @joaomanuelmacedorato1690 Місяць тому +1

    50 anos a ver políticos a encher o papo 😂
    Abre os olhos carroça,
    que a mula vai cega 🤔

  • @user-go9jn4gv2t
    @user-go9jn4gv2t Місяць тому +1

    Morte a Pide. Há que ter e manter bem viva a consciência de quão grave isto é.

  • @MariaMorrice-ql9dw
    @MariaMorrice-ql9dw Місяць тому +4

    muito bonito

  • @jorgealves8578
    @jorgealves8578 Місяць тому +8

    Há 50 anos, o 25 de Abril era um grito, gritava LIBERDADE. Hoje o 25 de Abril é uma arma. Grite-se 25 DE ABRIL SEMPRE, os fachos agoniam-se. Cante-se-lhes Grândola Vila Morena, não aguentam, sentem-se mal e fogem. Rui Tavares ganhou o meu voto para as europeias ontem. 25 de Abril sempre.

    • @AnaPaula-qs1qx
      @AnaPaula-qs1qx Місяць тому

      😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

    • @AnaPaula-qs1qx
      @AnaPaula-qs1qx Місяць тому

      AI, comunas ditadores...Não passarão

    • @TheMrRodrimat
      @TheMrRodrimat Місяць тому

      Bem melhor votar no livre do que votar nos comunas ou no bloco! Rui Tavares é o futuro da esquerda em Portugal!!

  • @josealvaro-bc7zv
    @josealvaro-bc7zv Місяць тому +13

    Obrigado heróis Otelo e Maia.
    Por nos libertarem da miséria,fome ,piolhos e ditaduras.
    25 foi cumprido,acabar com a morte da nata da nossa juventude numa guerra de ...M...
    Abril sempreeee 🇵🇹🇵🇹💪💪🇵🇹🇵🇹

  • @marcinhonovavista
    @marcinhonovavista Місяць тому +6

    2 coisas importantes q o 25 de Abril trouxe e permitiu,houve muitas outras mas só vou lembrar 2, acabou com a guerra e as pessoas já ficaram livre pra beijar, em público.

  • @josemanuelrocha2813
    @josemanuelrocha2813 Місяць тому +5

    Povo notável a que eu honrosamente pertenço.
    Obrigado aos Capitães de Abril e a alma da liberdade que perdurará eternamente.

    • @MariaMorrice-ql9dw
      @MariaMorrice-ql9dw Місяць тому

      os que se trurnarao ricos we se esqueceram dos pobres?

  • @manuertoelalbsilvafereira3396
    @manuertoelalbsilvafereira3396 Місяць тому +1

    Ppois

  • @TheMrRodrimat
    @TheMrRodrimat Місяць тому +2

    25 de Abril sempre! Fascismo e Comunismo nunca mais! Que os próximos 50 anos tragam uma mudança e sejam bem melhores que os últimos 50 que todos merecemos!!

  • @goyakat2211
    @goyakat2211 Місяць тому +11

    Liberdade sempre, abaixo o comunismo!

  • @BernardeteCorreia
    @BernardeteCorreia Місяць тому +5

    Já pensaram bem que já temos mais anos de Liberdade do que ditadura e não evoluímos nada.Pois estamos com os impostos mais altos e estamos muito abaixo de muitos paises que entraram na E.U..Muito pior de quando nós entramos n E.U.e já nos ultrapassaram. NESTA altura temos é que perguntar aos nossos governantes o que vão. Fazer nestes próximos quatro anospara que não ficamos mais outros tantos anos atrasados çomo a Saúde Habitação Justiça EDUCAÇÃO EMPREGO ETC😂😂😂😂😂😂.

    • @joaorosado7106
      @joaorosado7106 Місяць тому +3

      Nao evoluímos nada? Baseou-se em que dados para proferir uma afirmação tão triste e tão errada?

    • @user-op5tb7px7w
      @user-op5tb7px7w Місяць тому +2

      Não evoluímos nada????
      Valha-me Deus.

    • @HolyGaia
      @HolyGaia Місяць тому +1

      Mentir é feio. Mentir a si próprio é imperdoável.

    • @nunolopes8351
      @nunolopes8351 Місяць тому +1

      Este anda de palas

  • @JoaoFerreira-pj4me
    @JoaoFerreira-pj4me Місяць тому +1

    50 anos de Democracia,e continuamos na miséria!Como é possível?

    • @jesuinacravo7079
      @jesuinacravo7079 Місяць тому +5

      Devia ter vivido antes, aí sabia o que era miséria, física, social e intelectual

    • @HolyGaia
      @HolyGaia Місяць тому +1

      Fala de boca cheia.

  • @MariaMorrice-ql9dw
    @MariaMorrice-ql9dw Місяць тому +1

    o que esta sabe? ainda nem tinha nascido francament

  • @luissantos3533
    @luissantos3533 Місяць тому +2

    Gritam por 25 Abril, mas verdadeiramente eles não sabem a história real, enfim ignorância que dá muito jeito aos políticos corruptos.

  • @fpiedade9451
    @fpiedade9451 Місяць тому +2

    OS PORTUGUESES 🇵🇹
    LIVRARAM-SE do FASCISMO
    Mas VIRARAM-SE. PARA. O
    COMUNISMO 🇷🇺 🇨🇳 🇨🇺

  • @MariaMorrice-ql9dw
    @MariaMorrice-ql9dw Місяць тому +1

    falem fale falem esqueceram-se do sa carneiro foi ele que comessou o 25 e o mataram

  • @nelsonduarte2423
    @nelsonduarte2423 Місяць тому +1

    Canto alentejano é terrível.

    • @mariadosanjossousa6181
      @mariadosanjossousa6181 Місяць тому +2

      Eu acho o cantar Alentejano
      Lindo e com muito significado
      Gosto de todas as letras mas
      O GRÂNDOLA Vila Morena é
      Lindíssimo e tem um efeito
      Óptimo contra os FASCISTAS
      RETRÓGRADOS e DITADORES
      AS AVES DE MAU AGOIRO
      FOGEM A GRANDE
      VELOCIDADE !!!

    • @nelsonduarte2423
      @nelsonduarte2423 Місяць тому

      @@mariadosanjossousa6181 é péssimo. 💩

    • @manuelfelicio7856
      @manuelfelicio7856 Місяць тому

      Terrivel é quando abres a boca, para dizeres caca.

    • @jessicasousa9301
      @jessicasousa9301 Місяць тому

      mais um brazuca… o cante é património imaterial da humanidade. Agora chora 🤣