Que legal !!! Teu avô foi um grande visionário e empreendedor, que como muitos não teve o valor reconhecido nem pelos brasileiros e nem pelos governantes !!!
Ciro Gomes prometeu um monte de coisa para que o doutor João Gurgel leva se uma fábrica do BR 800 ... porém Ciro Gomes não cumpriu em nada do prometido e o abandonou , deixando o endividado.
Se a gente fica muito triste vendo essas imagens imagina o homem que sonhou fez acontecer e viu se perder por falta de investimentos, parabéns pelo vídeo.
João Gurgel se estivesse na Europa, Ásia ou EUA ainda estaria com sua Fábrica. Um homem muito a frente da sua época. Sem subsídios e apoio fez história. Parabéns ao grande empreendedor.
A Gurgel foi a empresa que mais recebeu dinheiro público na época. Todas as repartições públicas (Forças armadas, PMs e outras) receberam carros da Gurgel. O BEC (Banco do estado do Ceará) DEU a Gurgel, dinheiro, o governador do Ceará na época (Ciro Coroné Sardinha Gomes) deu terreno com toda infra estrutura na cidade de Horizonte. Lógico que ele levou o dele $$$...Gurgel pegou a sua parte e largou tudo lá e foi gastar em Rio Claro. A Gurgel ficou devendo no mínimo 6x o que valia na época em dividas com fornecedores. Os funcionários não receberam suas indenizações trabalhistas ainda. Gurgel foi um grande engenheiro mas um péssimo administrador e um grande caloteiro. Várias concessionária da VW que faziam serviços de garantia pra Gurgel TB não receberam dela.
@@areal-paintchromecustom - Tem coisa errada ae.... BESC era BANCO DO ESTADO DE SANTA CATARINA, e foi incorporado pelo Banco do Brasil quando foi "salvo" eu sou de SC... atualmente !
@@slzema trabalhei na década de 90. Primeiro no almoxarifado central, depois no almox do Centro de usinagem , onde nasciam os motores do BR 800. Eu e meu parceiro Luiz Henrique levavamos os motores montados ao Dinamômetro e depois para linha de montagem. Ótimo aprendizado, equipe nota 10 . Saudade
@@acaciocamilo9617 Deve realmente ter sido um ótimo período. Eu era criança na década (90) mas sonhava em ter um Gurgel (ainda desejo) BR 800 ou Supermini. Obrigado pela resposta.
@@gilbertodesena4564 acho que não pois a GURGEL antes do BR800 atuava e fazia sucesso num nicho de mercado onde as outras montadoras não "queriam" atuar só após a GURGEL entrar na disputa com as outras montadoras com os carros populares ( BR800 e Supermini ) que o negócio começou a dar errado pois a GURGEL investiu em uma fábrica no Ceará ( com a promessa do governo cearense que não se cumpriu ) além de comprar maquinário da Citroen que não chegou a ser usado , só pra resumir foram diversos fatores que contribuíram para a falência da GURGEL...
o Bndes não liberou a verba para a gurgel,revolucionária montadora brasileira,carros elétricos a mais 20 anos atrás,o Collor vetou e abriu o mercado para as multinacionais..e tudo importado,atrasou o Brasil.. nunca investiram em tecnologia nacional,sempre tiveram o complexo de vira latas...vendidos..
@@ckp5186 não entendi o q vc falou , mas se foi q o Gurgel nunca prestou e por isso faliu , vc tá errado , erra um carro com muitos problemas sim , mas se tivesse incentivo. Hoje nos teríamos uma marca nacional & tem carros muito piores q o Gurgel q sobrevi eram , porque evoluíram com investimentos e tempo , mas aqui no Brasil só dão valor pra as coisas de forra .
Tem uma reportagem que passou na TV a muitos anos de uma pessoa que trabalhou no desenvolvimentos dos carros a história foi que se ele Gurgel foi obrigado a parar com o motor ele pois seria deportado do Brasil um brasileiro infelizmente ele se desmotivou o carro tanto que quase não fez investimentos no quesito carroceria dos carros mas o ponto forte era o motor elétrico...olha eu vi o cara da reportagem chorou pq um brasileiro que não teve apoio do próprio país difícil imagina se tivesse apoiado o motor estariamos a frente de muitos pais mas BRASIL E SEU REGRESSO...
Uma pena uma fábrica nacional como a Gurgel ter acabado assim. Além da falta de incentivo dos governos passados, os próprios brasileiros não valorizam o que é nosso, lamentável! Parabéns pelo vídeo Um forte abraço
Ele foi o nosso Elon Musk. Visionário, empreendedor e sonhador. A diferença é que Musk sempre foi, é e sempre será amparado pelo governo dos EUA, enquanto Gurgel foi perseguido, destruído e, finalmente, criminalizado pelos políticos brasileiros, subservientes aos interesses estrangeiros. Se antes eram EUA e europeus, hoje é a China meus queridos. Linda reportagem, de altíssimo valor histórico, moral e existencial para os brasileiros. Parabéns CANAL PL.
Trabalhei em Rio Claro e sempre observava esta fábrica da Gurgel, e me sinto triste ao ver o sonho de um grande engenheiro e patriota que tinha tudo para ir muito longe, mais infelizmente o Brasil não tem políticos patriotas...
Verdade amigo, oque temos aqui no melhor país do mundo, é a maior quantidade de crápulas apátridas do mundo. Basta ver na história os casos do barão de Mauá, Santos Dumont, Amaral Gurgel, Airton Senna, Dr Enéias Carneiro e outros que foram apagados por esse bando de entreguistas. E o nosso povo, na verdade, dormindo doutrinado a gritar goooool ao som da narração do Galvão Bueno.
Fiquei emocionado com esse vídeo!!! Eu sou fã desse senhor até hoje mesmo ele não estando entre nós. Pensa num ser humano inteligente e com uma visão extraordinária. Seu único erro foi aceitar abrir a fábrica na Bahia, o governo aceitou sua proposta e depois não deu o retorno que ele precisava, aí veio a falência. Que pena.
Estive aí prestando serviços de qualificação de soldagem em 2015 para uma caldeiraria mineira que fornece peças para grande Caterpillar e que locava um dos barracões. Me sentia emocionado por saber que aí foi a nossa Gurgrel. Parabéns pelo vídeo!!!!
João do Amaral Gurgel!!!! Um visionário, brasileiro que ousou somhar e por em prática. Fabricar sess carros. Só não teve apoio dos governantes para fazdr em larga escala o carro popular nacional. Mas seu legado sempre será lembrado e quem sabe resgatado em novo tempo que virá.
É PEDRÃO O BRASIL MERECE UMA FÁBRICA DE AUTOMOTIVOS QUE NOS ORGULHE E TRAGA UM AVANÇO TECNOLÓGICO PARA NOSSO POVO. PARABÉNS MEU AMIGO. COM VOCÊ A HISTÓRIA VIVE. ABRAÇOS DE BARRETOS SP
A pressão das grandes montadoras , a falta de nacionalismo dos nossos políticos deu nisso. Assim a gente entende por que o Brasil não evolui pra um posto de destaque no mundo.
*É uma tristeza ver essa fábrica desse jeito, Sr.Gurgel deu o seu próprio sangue por essa fábrica e viveu o seu sonho que acabou qdo ele se foi. Muito obrigado pelo vídeo.*
Lamentavel perder um investidor nacional , hj talvez estaria com veiculos de grande concorrecia , mas o Brasil nao presa por produtos nacionais ! Parabens belo registro
não se acabaram, os donos venderam por verdadeiras fortunas para não competirem com os outros. eles foram inteligentes. encheram o bolso e os brasileiros ainda na pobreza.
Excelente video ! Eu tive a oportunidade de visitar essas instalações na época em que operavam no auge de sua produção .Bons tempos ( que deixam muita saudade ...)
Tive a oportunidade de conhecer o sr. Amaral Gurgel na última vez que a Gurgel participou no salão do automóvel do Anhembi . Sou proprietário de Gurgel BR 800 desde 2002 , eu o mantenho totalmente original inclusive o motor Enertron de 2 cilindros refrigerado a água . O BR800 é um ótimo projeto que se tornou realidade , pois é um veículo além de muito econômico, é resistente .
Estou amando seus vídeos e inclusive até minha esposa está assistindo. Caldo que essa relação à nostalgia é que meu saudoso Pai trabalhou na Volkswagen do Brasil em São Bernardo por 15 anos (desde anos 70 até anos 90). Era tecnólogo e viajou o país todo dando aulas nas concessionárias, como também foi chefe de seção na linha de montagem. Era apaixonado pela VW s herdei essa paixão do Velho. Sou de Rio Claro e tenho um amigo que era praticamente "braço direito" do também saudoso Amaral Gurgel. Esse sim, sabe de detalhes e 'verdades' que nós não sabemos acerca do visionário e sonhador Gurgel (é sempre muito bom ouvir as histórias que ele cobra acerca do tema).
Excelente vídeo Pedro...me aposentei na VW Anchieta e os depósitos da VW também tem estas janelas de fibra..coisa muito antiga...talvez mera ligação com a Gurgel na ocasião...Parabéns pelo vídeo 👍
Hoje moro em pederneiras , mas na época morava em Sumaré SP me lembro quando passava aí de ônibus ou trem , meus filhos todos ainda pequeno, a gente via a fábrica, saudades
É emocionante e ao mesmo tempo de doer a alma. Hoje já pensou sendo uma montadora moderna? lembro de um professor na época do colegial com um sem placa em 1993. O que não faz o interesse em lucros e a má política no Brasil, investiram em marcas europeias e a indústria do próprio país deixada. Bem realidade do Brasil. Creio que foi inimigo o sr. Gurgel de muitos tubarões da ramo automobilístico e políticos. Não restou o que vimos!! mas no futuro podem ainda si reerguer!! Exemplo a ( BUSSCAR) novamente no mercado. Parabéns ao canal !!
@@mcsw2226 o CARRO ELÉTRICO com certeza não foi inventado pelo Gurgel, você fazendo uma breve pesquisa no Google você vai ver que em 1901, Ferdinand Porsche, já tinha ganhado uma corrida com um carro 100% eletrônico.
Video sensacional, muito importante para reavivar sonhos e preservar a História dos guerreiros nacionais. Parabens pela iniciativa de publicar este tipo de documentários.
Lembro vagamente sobre a caixa d'água no início do vídeo, ela existia sim, com com o nome Gurgel descrito na vertical com letras bem visíveis da pista.
Achei genial ver as imagens do que já fez parte da história da indústria automotiva no BR. Obrigado! Com certeza, o Sr João do Amaral Gurgel estava muito a frente do que acontecia no BR. Infelizmente, além da falta de incentivo para as indústrias internas, tivemos a abertura do mercado para importados e tb, em meados dos anos 90, já se falava na globalização da indústria automotiva. Com tudo isto acontecendo, tudo se tornou mais difícil para a Gurgel.
Sensacional. belíssimo trabalho, realmente emociona e muito um registro como esse, última chance que tínhamos.. muito triste mesmo!! Parabéns.. pelo registro.
3 роки тому+1
eita sô... bão de mai ês video, cumpadi... agradicido por amostra um cadim da nossa história... Diário Dum Caipira - As aventuras dum caipira na cidade grande
O João Gurgel um sujeito trabalhdor cearense que infelizmente teve que fechar a fábrica com carros de modelos interessantes como jeep gurgel, Carajás, vans e o propio carrinho gurgel 800 que ainda tem alguns em Fortalexa. Abraço meu amigo em ter divulgado Parabéns
Parabéns Pedro, sei o que você sentiu, eu gravei lá na frente em março, mas não tive autorização para entrar, sempre acompanho seus vídeos, também gosto de brasilia, obrigado por nos trazer este vídeo, sucesso sempre!
Parabéns pelo vídeo, aprecio muito o trabalho do Sr Gurgel. Infelizmente até hj o Brasil nao mudou muita coisa, perdemos a chance talvez a maior delas de termos uma montadora nacional. Lembrando que ele fez naquela época um Gurgel elétrico.
A Gurgel deveria ter mudado o foco e feito veiculos pra uso rural ,a diesel ou ate micro tratores ,fazer pick ups pra roça , isso lhe daria sobrevida,mas o ipi reduzido dos carros 1.0 e a falta de incentivos ,a quebrou. Teve um cara que se apropriou da marca e tava importando triciclos chineses e estampando a marca tava em briga judicial. a propriedade do nome Gurgel.
O IPI reduzido veio justamente para beneficiar o Gurgel, mas as outras também aproveitaram. O Gurgel acabou dando um passo maior do que a perna na espectativa de obter mais financiamento, onde havia interferência política... Basicamente foi o mesmo destino de quase todos os fabricantes nacionais. Só a Agrale escapou
@@jeronimo031980 eu já conversei com parentes do Gurgel. A verdade é que eles não querem se envolver, pois o processo de falência foi bastante traumático para a família. O alzheimer que se manifestou no João com todo o estresse e sofrimento da falência marcou toda a família. Nós aqui de fora perdemos um empreendedor, para os familiares, o que se perdeu é uma pessoa amada...
Lamentável ver essas imagens, com sinal de abandono apesar que o local está sendo " cuidado", saber que alí, um dia foi uma fábrica de sonhos, fruto de muitos esforços dedicação e investimentos, para poucos inventivos por parte dos nossos governantes da época e dos próprios brasileiros em não valorizar um produto nacional que marcaria toda uma geração... Parabéns pela matéria!!!
Cara que vídeo top Pedro! Uma pena a Gurgel não ter seguido, mas valeu pois deixou um legado, um exemplo que sonhos são possíveis, basta buscar realizá-los.
Conheci muito os carros da Gurgel , andei muito nesse tipo de veículos , mas nunca aceitei muito a ideia deque a Gurgel fosse uma fábrica de veículos , usando a plataforma do Fusca , a Gurgel foi mais uma montadora doque uma fábrica .pode até ter feito algumas carrocerias mas no fundo .ela se enquadrava mais no requisito montadora .
Você não conhece Gurgel não parceiro só os primeiros Gurgel que saiu com chassi de fusca só o Ipanema os x10 pra frente tudo chassi de metalon plastil da própria Gurgel
Vale lembrar que até o final da década de 80 no Brasil a importação de automóveis era praticamente inexistente e o mercado era fechado para uma meia dúzia de empresas com fábricas no Brasil, essas empresas consideravam a Gurgel como ameaça e fizeram o possível para atrapalhar. Além disso, no início da década de 90 o mercado começo a se abrir para as importações tornando o mercado ainda mais hostil para a Gurgel.
BOM DIA, ESSE CANAL É MUITO BOM, OUTRA FABRICA QUE FECHOU E DEIXOU SAUDADES FOI Á FABRICA DA PUMA/ DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, UM AMIGO MEU QUE TEM PUMA ASSIM COMO EU ME ENVIOU VARIAS FOTOS DA FABRICA DA PUMA, COM OS MOLDES DA CARROCERIA, PORTAS CAPÔ, É QUE EU NÃO TENHO MAIS SE NÃO EU IA, TE ENVIAR, EU ACHO QUE VALE A PENA IR DAR UMA OLHADA NESSA FABRICA, ÓTIMO DIA Á TODOS, EDI SILVA DE SÃO PAULO. ABRAÇOS.
Grande Gurgel , o que hj se fala tanto em mobilidade nosso querido já tinha projetado, Itaipu carro 100% nacional e eletrico. Que esteja em paz e sirva de inspiração !
Mto legal esse registro e lamentável lembrança de uma das sabotagens que os nossos Políticos fazem com o nosso País. Faz um vídeo com a Fábrica da Miura tbm. Recentemente a Souza Ramos fechou as portas
Parabéns pelo vídeo. Comentários pertinentes dos internautas. Infelizmente Gurgel não foi valorizado como deveria. A indústria automotiva nacional poderia estar em outro patamar. Vamos torcer para que apareçam outros brasileiros como este e principalmente que o governo e a sociedade não cometam os mesmos erros.
Rapaz , conheço alguns ex funcionários da Gurgel , hoje moro em Jacareí mais morei de 1969 a 2002 em rio claro e em uma gurita quem passava na rodovia conseguia ver um boneco com roupas de vigilante e com boné de guarda .
Parabéns pela reportagem!! Muitos da nova geração que acompanham o setor automotivo não tem conhecimento dessa indústria de automóveis chamada GURGEL!!
Imagine o quão legal seria ver estes funcionando na época, e mais legal se tivessem continuado com a fábrica. Meus olhos suaram ao ver o Sr. Gurgel falando sobre sua fábrica....
Trabalho nesse condomínio que abriga algumas empresas, mais preciso Termotecnica, e está todos os dias nessas instalações que um dia foi da industria de automóvel de um gênio chamado João Gurgel, é um misto de alegria por existir um homem tão importante na história brasileira, e ao mesmo tempo tão triste em saber que acabaram com o que poderia ter sido uma grande empresa automobilística nacional, assim como fizeram recentemente com a troller, simplesmente o governo não contribui e ainda as grandes indústrias automobilísticas tem prazer de forma tão cruel de eliminar futuros concorrentes.
Homens como dr Enéias Carneiro e João Gurgel eram brasileiros que desejam um país melhor para todos. Pena que a história e a mídia jamais vão honrar esses homens.
Boa noite jovem ,amei o seu vídeo, entendo que vc devia ter mostrado mais aqueles ônibus, se eles era utilizados no tempo do funcionamento da fábrica por exemplo ! Mais excelente vídeo parabéns!
Essa marca foi vendida aqui na minha cidade presidente prudente-sp uma pena essa fabrica gostaria muito um dia visitar essa fabrica te muita historia ae......
Eu trabalhei em uns desses barracões em 2015 pela owens corning barracões são grandes tinga um quartinho no fundo que tinha uma lateral do carro Gurgel deu uma tristeza séria uma grande montadora para nosso país.
Parabéns pelo conteúdo até por ter se transformado num "tabu" regional, nacional e até mundial, você conseguiu passar imagens da nossa real história que começou feliz e teve um triste fim.
Top foi um dos melhores carros e principalmente o inventor do carro elétrico lembro de quando ele foi na porta da esperança tem que tirar o chapéu pra ele
O que aconteceu com a Gurgel e com o Sr. Gurgel foi uma pena. Mas, apesar dos anos, as instalações estão em melhores condições do que eu pensei, dá pra ver que tem uma administração mantendo as instalações. Bom, espero que as instalações possam virar grandes empresas e gerar empregos para as pessoas.
Me doi em ver oque era pra dar certo acabou assim e triste isso gurgel motores saudade passa em frente da gurgel sempre quando eu ia pra taquaritinga sp
Lembrei , quando a Gurgel lançou o carro elétrico e foi fazer uma demostração eu estudava no Sesi em rio claro onde a escola ficava na largo de Santa Cruz , a diretoria levou os alunos para ver a apresentação eu estava na quarta série. Foi mais ou menos em 1974 se não estou enganado , isso mostra a visão que o Sr Gurgel tinha.
❤️❤️❤️
Que legal !!!
Teu avô foi um grande visionário e empreendedor, que como muitos não teve o valor reconhecido nem pelos brasileiros e nem pelos governantes !!!
Tem que reabrir a gurgel
Que pena ,vejo carros da Gurgel até hoje aqui na baixada magagua
Ciro Gomes prometeu um monte de coisa para que o doutor João Gurgel leva se uma fábrica do BR 800 ... porém Ciro Gomes não cumpriu em nada do prometido e o abandonou , deixando o endividado.
nossa que gata
Se a gente fica muito triste vendo essas imagens imagina o homem que sonhou fez acontecer e viu se perder por falta de investimentos, parabéns pelo vídeo.
@@antoniocarlos7496 verdade irmão
João Gurgel se estivesse na Europa, Ásia ou EUA ainda estaria com sua Fábrica. Um homem muito a frente da sua época. Sem subsídios e apoio fez história. Parabéns ao grande empreendedor.
Seria, nossa esperança
A Gurgel foi a empresa que mais recebeu dinheiro público na época. Todas as repartições públicas (Forças armadas, PMs e outras) receberam carros da Gurgel. O BEC (Banco do estado do Ceará) DEU a Gurgel, dinheiro, o governador do Ceará na época (Ciro Coroné Sardinha Gomes) deu terreno com toda infra estrutura na cidade de Horizonte. Lógico que ele levou o dele $$$...Gurgel pegou a sua parte e largou tudo lá e foi gastar em Rio Claro. A Gurgel ficou devendo no mínimo 6x o que valia na época em dividas com fornecedores. Os funcionários não receberam suas indenizações trabalhistas ainda. Gurgel foi um grande engenheiro mas um péssimo administrador e um grande caloteiro. Várias concessionária da VW que faziam serviços de garantia pra Gurgel TB não receberam dela.
NÃO MESMO... vai por mim... la foram tudo compradas pelas grandes ou falidas...
@@areal-paintchromecustom - Tem coisa errada ae.... BESC era BANCO DO ESTADO DE SANTA CATARINA, e foi incorporado pelo Banco do Brasil quando foi "salvo" eu sou de SC... atualmente !
@@netowork3d ops...corrigido. Morei em Floripa e Fortaleza... troquei as siglas.
Mais um sonho enterrado pelo nossos maravilhosos governantes , parabéns aos envolvidos
Não só a Gurgel,varias outras foram simplesmente enterradas..
Ciro Gomes fez parte dessa sacanagem, imagina presidente
Que saudade da Gurgel. Trabalhei la com muito orgulho e prazer
Deve ter sido uma honrra trabalhar em uma empresa 100% nacional. Meu comprimentos amigo
@@paulovitorvito7687 boa noite. Foi realmente sensacional, equipe maravilhosa , fiz grandes amigos. Dr Gurgel era grande
Muito bom ler o relato de alguém que trabalhou na fábrica.
@@slzema trabalhei na década de 90. Primeiro no almoxarifado central, depois no almox do Centro de usinagem , onde nasciam os motores do BR 800. Eu e meu parceiro Luiz Henrique levavamos os motores montados ao Dinamômetro e depois para linha de montagem. Ótimo aprendizado, equipe nota 10 . Saudade
@@acaciocamilo9617 Deve realmente ter sido um ótimo período. Eu era criança na década (90) mas sonhava em ter um Gurgel (ainda desejo) BR 800 ou Supermini. Obrigado pela resposta.
Fico imaginando como seriam os modelos da Gurgel nos dias de hoje, uma pena o governo da época, ter virado as costas pra um gênio desse !!
Foi o produto q n agradou o conssumidor
Foi contra os grandes e as petroleiros o governo senvergonha não perdoa mesmo
@@gilbertodesena4564 acho que não pois a GURGEL antes do BR800 atuava e fazia sucesso num nicho de mercado onde as outras montadoras não "queriam" atuar só após a GURGEL entrar na disputa com as outras montadoras com os carros populares ( BR800 e Supermini ) que o negócio começou a dar errado pois a GURGEL investiu em uma fábrica no Ceará ( com a promessa do governo cearense que não se cumpriu ) além de comprar maquinário da Citroen que não chegou a ser usado , só pra resumir foram diversos fatores que contribuíram para a falência da GURGEL...
O governo sempre virou as costas para os empresarios desse ramo...ou seja não tem o mínimo interesse..
com o governo de hoje nessa crise econômica talvez eles teriam fechado também
Seria 100% Brasil é a melhor montadora com carros duráveis com fácil manutenção se não fosse o boicote contra o Gurgel
Falou tudo
Vdd
o Bndes não liberou a verba para a gurgel,revolucionária montadora brasileira,carros elétricos a mais 20 anos atrás,o Collor vetou e abriu o mercado para as multinacionais..e tudo importado,atrasou o Brasil.. nunca investiram em tecnologia nacional,sempre tiveram o complexo de vira latas...vendidos..
Gurgel nunca prestou não por isso faliu
@@ckp5186 não entendi o q vc falou , mas se foi q o Gurgel nunca prestou e por isso faliu , vc tá errado , erra um carro com muitos problemas sim , mas se tivesse incentivo. Hoje nos teríamos uma marca nacional & tem carros muito piores q o Gurgel q sobrevi eram , porque evoluíram com investimentos e tempo , mas aqui no Brasil só dão valor pra as coisas de forra .
Seria legal achar um ex funcionário para dar seu depoimento sobre a fábrica.
Ótima idéia.
Tem uma reportagem que passou na TV a muitos anos de uma pessoa que trabalhou no desenvolvimentos dos carros a história foi que se ele Gurgel foi obrigado a parar com o motor ele pois seria deportado do Brasil um brasileiro infelizmente ele se desmotivou o carro tanto que quase não fez investimentos no quesito carroceria dos carros mas o ponto forte era o motor elétrico...olha eu vi o cara da reportagem chorou pq um brasileiro que não teve apoio do próprio país difícil imagina se tivesse apoiado o motor estariamos a frente de muitos pais mas BRASIL E SEU REGRESSO...
@@neimacorin3730 Caraca, cada uma...
Eu vi pessoas saindo chorando de lá,
Tinha muitos sanguessugas também e abutres,muitas horas extras abusivas, isso pesou muito também,
Uma pena uma fábrica nacional como a Gurgel ter acabado assim. Além da falta de incentivo dos governos passados, os próprios brasileiros não valorizam o que é nosso, lamentável!
Parabéns pelo vídeo
Um forte abraço
Que belo registro Pedro, principalmente o final alternando com imagens de época: Emocionante!!! 👏👏👏
As montadoras quebraram a Gurgel , junto com Governador do Ceará da época , o Senhor Ciro Gomes !
Cara não sei pq existe um ser humano que dá deslike num vídeo que o cara faz pra nós. Tmj meu amigo
Ele foi o nosso Elon Musk. Visionário, empreendedor e sonhador. A diferença é que Musk sempre foi, é e sempre será amparado pelo governo dos EUA, enquanto Gurgel foi perseguido, destruído e, finalmente, criminalizado pelos políticos brasileiros, subservientes aos interesses estrangeiros. Se antes eram EUA e europeus, hoje é a China meus queridos. Linda reportagem, de altíssimo valor histórico, moral e existencial para os brasileiros. Parabéns CANAL PL.
Volkswagen...
Trabalhei em Rio Claro e sempre observava esta fábrica da Gurgel, e me sinto triste ao ver o sonho de um grande engenheiro e patriota que tinha tudo para ir muito longe, mais infelizmente o Brasil não tem políticos patriotas...
Tem sim politicos vendilhões que por uma mala de dinheiro dos chinas vendem até a alma pro diabo....!!!
Verdade amigo, oque temos aqui no melhor país do mundo, é a maior quantidade de crápulas apátridas do mundo. Basta ver na história os casos do barão de Mauá, Santos Dumont, Amaral Gurgel, Airton Senna, Dr Enéias Carneiro e outros que foram apagados por esse bando de entreguistas. E o nosso povo, na verdade, dormindo doutrinado a gritar goooool ao som da narração do Galvão Bueno.
Fiquei emocionado com esse vídeo!!!
Eu sou fã desse senhor até hoje mesmo ele não estando entre nós. Pensa num ser humano inteligente e com uma visão extraordinária. Seu único erro foi aceitar abrir a fábrica na Bahia, o governo aceitou sua proposta e depois não deu o retorno que ele precisava, aí veio a falência. Que pena.
Estive aí prestando serviços de qualificação de soldagem em 2015 para uma caldeiraria mineira que fornece peças para grande Caterpillar e que locava um dos barracões. Me sentia emocionado por saber que aí foi a nossa Gurgrel. Parabéns pelo vídeo!!!!
João do Amaral Gurgel!!!! Um visionário, brasileiro que ousou somhar e por em prática. Fabricar sess carros. Só não teve apoio dos governantes para fazdr em larga escala o carro popular nacional. Mas seu legado sempre será lembrado e quem sabe resgatado em novo tempo que virá.
É PEDRÃO O BRASIL MERECE UMA FÁBRICA DE AUTOMOTIVOS QUE NOS ORGULHE E TRAGA UM AVANÇO TECNOLÓGICO PARA NOSSO POVO.
PARABÉNS MEU AMIGO.
COM VOCÊ A HISTÓRIA VIVE.
ABRAÇOS DE BARRETOS SP
João Augusto Conrado do Amaral Gurgel foi um visionário, e brilhante engenheiro brasileiro.
A pressão das grandes montadoras , a falta de nacionalismo dos nossos políticos deu nisso.
Assim a gente entende por que o Brasil não evolui pra um posto de destaque no mundo.
*É uma tristeza ver essa fábrica desse jeito, Sr.Gurgel deu o seu próprio sangue por essa fábrica e viveu o seu sonho que acabou qdo ele se foi. Muito obrigado pelo vídeo.*
Deveria ser feito um filme com a história da Gurgel .
Lamentavel perder um investidor nacional , hj talvez estaria com veiculos de grande concorrecia , mas o Brasil nao presa por produtos nacionais ! Parabens belo registro
Gurgel assim como a Miura, nacionais de verdade que acabaram infelizmente.
Vdd
Esqueceu da Puma, pra mim a mais lendária de todas.
Miura fabricava carros muito revolucionários, muito à frente do seu tempo, mas precisava abolir a fibra de vidro para ir adiante.
O Brasil nunca teve uma indústria automobilística. Só produzia carroceria em fibra. A mecânica estrangeira.
não se acabaram, os donos venderam por verdadeiras fortunas para não competirem com os outros. eles foram inteligentes. encheram o bolso e os brasileiros ainda na pobreza.
Seria bom algum empresário resgatar e voltar a produzir veículos Gurgel. Principalmente carros elétricos
O último que tentou usar a marca vendeu alguns triciclos chineses, mas não deu tão certo
muito bom parabéns pelas descrição dessa linda história da Gurgel.
Excelente video ! Eu tive a oportunidade de visitar essas instalações na época em que operavam no auge de sua produção .Bons tempos ( que deixam muita saudade ...)
Tive a oportunidade de conhecer o sr. Amaral Gurgel na última vez que a Gurgel participou no salão do automóvel do Anhembi . Sou proprietário de Gurgel BR 800 desde 2002 , eu o mantenho totalmente original inclusive o motor Enertron de 2 cilindros refrigerado a água . O BR800 é um ótimo projeto que se tornou realidade , pois é um veículo além de muito econômico, é resistente .
Seu canal é muito top, realmente sinto muita paz ao ver seu canal, as coisas simples.
Estou amando seus vídeos e inclusive até minha esposa está assistindo. Caldo que essa relação à nostalgia é que meu saudoso Pai trabalhou na Volkswagen do Brasil em São Bernardo por 15 anos (desde anos 70 até anos 90). Era tecnólogo e viajou o país todo dando aulas nas concessionárias, como também foi chefe de seção na linha de montagem. Era apaixonado pela VW s herdei essa paixão do Velho. Sou de Rio Claro e tenho um amigo que era praticamente "braço direito" do também saudoso Amaral Gurgel. Esse sim, sabe de detalhes e 'verdades' que nós não sabemos acerca do visionário e sonhador Gurgel (é sempre muito bom ouvir as histórias que ele cobra acerca do tema).
Excelente vídeo Pedro...me aposentei na VW Anchieta e os depósitos da VW também tem estas janelas de fibra..coisa muito antiga...talvez mera ligação com a Gurgel na ocasião...Parabéns pelo vídeo 👍
Impressionante, uma história perdida, do maior entusiasta automotivo do Brasil....."fábrica de sonhos" vem de encontro ao que foi a Gurgel !!!
Muito bom vídeo, realmente dá um vazio e tristeza ver tudo assim vazio sem o Amaral Gurgel, muito bom esse registro que vc fez. Grande abraço Pedro !
Hoje moro em pederneiras , mas na época morava em Sumaré SP me lembro quando passava aí de ônibus ou trem , meus filhos todos ainda pequeno, a gente via a fábrica, saudades
É emocionante e ao mesmo tempo de doer a alma. Hoje já pensou sendo uma montadora moderna? lembro de um professor na época do colegial com um sem placa em 1993.
O que não faz o interesse em lucros e a má política no Brasil, investiram em marcas europeias e a indústria do próprio país deixada.
Bem realidade do Brasil.
Creio que foi inimigo o sr. Gurgel de muitos tubarões da ramo automobilístico e políticos.
Não restou o que vimos!! mas no futuro podem ainda si reerguer!! Exemplo a ( BUSSCAR) novamente no mercado.
Parabéns ao canal !!
Admiro a capacidade do João Gurgel de ter conseguido instalar uma fábrica desse tamanho no Brasil era um homem a frente do seu tempo.
E foi o primeiro que feis o carro elétrico que está na Itaipu tem dois
@@aldemirkozlowski6444 o primeiro que fez carro elétrico kkkkkk apaga logo esse comentário que vai passar vergonha.
@@diogoranniery960 foi quem
@@mcsw2226 o CARRO ELÉTRICO com certeza não foi inventado pelo Gurgel, você fazendo uma breve pesquisa no Google você vai ver que em 1901, Ferdinand Porsche, já tinha ganhado uma corrida com um carro 100% eletrônico.
@@diogoranniery960 Primeiro carro elétrico brasileiro.
Video sensacional, muito importante para reavivar sonhos e preservar a História dos guerreiros nacionais. Parabens pela iniciativa de publicar este tipo de documentários.
Muito legal a sua visita a fabrica da Gurgel!
Lembro vagamente sobre a caixa d'água no início do vídeo, ela existia sim, com com o nome Gurgel descrito na vertical com letras bem visíveis da pista.
Teve uma fábrica de triciclos Gurgel perto da minha casa 🏠, anos atrás mudou pra Três Lagoas,um amigo meu trabalhou lá.
ESSA ERA FAKE ,PEGAVA TRICICLOS CHINESES E ESTAMPAVA O NOME ,POIS OS HERDEIROS ESQUECERAM DE REGISTRAR A MARCA GURGEL
@@maquiavel628 pastel de *FLANGO*
Em Presidente Venceslau/SP eles também montaram uma montadora de triciclos com a marca, a qual foi embora pra três Lagoas/MS.
Parabéns pelo vídeo, para que não caia no esquecimento a história da GURGEL.
Achei genial ver as imagens do que já fez parte da história da indústria automotiva no BR. Obrigado! Com certeza, o Sr João do Amaral Gurgel estava muito a frente do que acontecia no BR. Infelizmente, além da falta de incentivo para as indústrias internas, tivemos a abertura do mercado para importados e tb, em meados dos anos 90, já se falava na globalização da indústria automotiva. Com tudo isto acontecendo, tudo se tornou mais difícil para a Gurgel.
E a história que se vai,e as lembranças e tristeza de que éramos felizes e não dávamos valor.
Amaral Gurgel deixou um grande legado tem meu total respeito e admiração
melhor empreendedor na história automobilística no Brasil 👏👏
Sensacional. belíssimo trabalho, realmente emociona e muito um registro como esse, última chance que tínhamos.. muito triste mesmo!!
Parabéns.. pelo registro.
eita sô... bão de mai ês video, cumpadi... agradicido por amostra um cadim da nossa história...
Diário Dum Caipira - As aventuras dum caipira na cidade grande
O João Gurgel um sujeito trabalhdor cearense que infelizmente teve que fechar a fábrica com carros de modelos interessantes como jeep gurgel, Carajás, vans e o propio carrinho gurgel 800 que ainda tem alguns em Fortalexa.
Abraço meu amigo em ter divulgado
Parabéns
Parabéns Pedro, sei o que você sentiu, eu gravei lá na frente em março, mas não tive autorização para entrar, sempre acompanho seus vídeos, também gosto de brasilia, obrigado por nos trazer este vídeo, sucesso sempre!
eu trabalhei na fabricação em São Paulo capital na avenida curcino na época que mudou para rio claro parabéns deu muitas saudades
Parabéns pelo vídeo, aprecio muito o trabalho do Sr Gurgel. Infelizmente até hj o Brasil nao mudou muita coisa, perdemos a chance talvez a maior delas de termos uma montadora nacional. Lembrando que ele fez naquela época um Gurgel elétrico.
A Gurgel deveria ter mudado o foco e feito veiculos pra uso
rural ,a diesel ou ate micro tratores ,fazer pick ups pra roça ,
isso lhe daria sobrevida,mas o ipi reduzido dos carros 1.0 e a falta de incentivos ,a quebrou.
Teve um cara que se apropriou da marca e tava importando triciclos chineses e estampando a marca tava em briga judicial. a propriedade do nome Gurgel.
O IPI reduzido veio justamente para beneficiar o Gurgel, mas as outras também aproveitaram. O Gurgel acabou dando um passo maior do que a perna na espectativa de obter mais financiamento, onde havia interferência política... Basicamente foi o mesmo destino de quase todos os fabricantes nacionais. Só a Agrale escapou
@@andresouza2314 Os carros 1.0 mataram,a Gurgel pois tinham aliquotas reduzidas
@@maquiavel628 yeap, e essa alíquota foi criada por demanda da Gurgel para beneficiar os BR800
Eu soube, é um picareta oportunista. Pena a familia da Gurgel não ter tido pulso pra pegar ela de volta.
@@jeronimo031980 eu já conversei com parentes do Gurgel. A verdade é que eles não querem se envolver, pois o processo de falência foi bastante traumático para a família. O alzheimer que se manifestou no João com todo o estresse e sofrimento da falência marcou toda a família. Nós aqui de fora perdemos um empreendedor, para os familiares, o que se perdeu é uma pessoa amada...
Me emocionei com este vídeo pôquer o meu Irmão trabalhou ali.
Boa noite, adoro seus vídeos bem explicado.
interessante esse video, seria bom um video com os funcionarios que chegou a trabalhar na época :)
Lamentável ver essas imagens, com sinal de abandono apesar que o local está sendo " cuidado", saber que alí, um dia foi uma fábrica de sonhos, fruto de muitos esforços dedicação e investimentos, para poucos inventivos por parte dos nossos governantes da época e dos próprios brasileiros em não valorizar um produto nacional que marcaria toda uma geração... Parabéns pela matéria!!!
Fui acionista da fabrica e possui um gurgel x12 teto de lona motorv1.600.
Boa tarde! Poderia fazer a gentileza de encaminhar imagens? Caso seja possível, deixo o e-mail.
@@autoviatransportes9399 não tenho mais o carro ja vendi a 4 anos atrás
@@fredericoguilhermefortespe2508 tudo bem.
Aham.. sei 🤣
Cara que vídeo top Pedro!
Uma pena a Gurgel não ter seguido, mas valeu pois deixou um legado, um exemplo que sonhos são possíveis, basta buscar realizá-los.
Muito bom ver parte dessa história
Conheci muito os carros da Gurgel , andei muito nesse tipo de veículos , mas nunca aceitei muito a ideia deque a Gurgel fosse uma fábrica de veículos , usando a plataforma do Fusca , a Gurgel foi mais uma montadora doque uma fábrica .pode até ter feito algumas carrocerias mas no fundo .ela se enquadrava mais no requisito montadora .
O BR 800 USAVA SUA PRÓPRIA PLATAFORMA E MECÂNICA .
Você está sendo muito simplista. Se a Gurgel tivesse tido apóio iria evoluir tecnologicamente.
Você não conhece Gurgel não parceiro só os primeiros Gurgel que saiu com chassi de fusca só o Ipanema os x10 pra frente tudo chassi de metalon plastil da própria Gurgel
Tem quem continue chamando uma Realidade de Sonhos... Fazer o que, não? Sobre tudo, grato por mostrar NAonde era a fábrica e como está.
A Gurgel não teve apoio dos governos na época . infelizmente !
Vdd
O Governo do Estado de São Paulo e do Ceará.
Vale lembrar que até o final da década de 80 no Brasil a importação de automóveis era praticamente inexistente e o mercado era fechado para uma meia dúzia de empresas com fábricas no Brasil, essas empresas consideravam a Gurgel como ameaça e fizeram o possível para atrapalhar. Além disso, no início da década de 90 o mercado começo a se abrir para as importações tornando o mercado ainda mais hostil para a Gurgel.
@@augustozefiro3176 verdade !!
CIRO GOmes sabotou .
Eu comprei um GURGEL BR800 no lançamento, um carro excelente, foi um sonho dirigir um carro cem por cento Nacional.
BOM DIA, ESSE CANAL É MUITO BOM, OUTRA FABRICA QUE FECHOU E DEIXOU SAUDADES FOI Á FABRICA DA PUMA/ DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, UM AMIGO MEU QUE TEM PUMA ASSIM COMO EU ME ENVIOU VARIAS FOTOS DA FABRICA DA PUMA, COM OS MOLDES DA CARROCERIA, PORTAS CAPÔ, É QUE EU NÃO TENHO MAIS SE NÃO EU IA, TE ENVIAR, EU ACHO QUE VALE A PENA IR DAR UMA OLHADA NESSA FABRICA, ÓTIMO DIA Á TODOS, EDI SILVA DE SÃO PAULO. ABRAÇOS.
Grande Gurgel , o que hj se fala tanto em mobilidade nosso querido já tinha projetado, Itaipu carro 100% nacional e eletrico. Que esteja em paz e sirva de inspiração !
Mto legal esse registro e lamentável lembrança de uma das sabotagens que os nossos Políticos fazem com o nosso País. Faz um vídeo com a Fábrica da Miura tbm. Recentemente a Souza Ramos fechou as portas
Parabéns pelo vídeo. Comentários pertinentes dos internautas. Infelizmente Gurgel não foi valorizado como deveria. A indústria automotiva nacional poderia estar em outro patamar. Vamos torcer para que apareçam outros brasileiros como este e principalmente que o governo e a sociedade não cometam os mesmos erros.
Muito importante o seu Trabalho.
Da , uma Nostalgia , Matozinhos Mg
Rapaz , conheço alguns ex funcionários da Gurgel , hoje moro em Jacareí mais morei de 1969 a 2002 em rio claro e em uma gurita quem passava na rodovia conseguia ver um boneco com roupas de vigilante e com boné de guarda .
Muito legal, ate emocionante
Parabéns pela reportagem!! Muitos da nova geração que acompanham o setor automotivo não tem conhecimento dessa indústria de automóveis chamada GURGEL!!
Imagine o quão legal seria ver estes funcionando na época, e mais legal se tivessem continuado com a fábrica.
Meus olhos suaram ao ver o Sr. Gurgel falando sobre sua fábrica....
Me lembra os ônibus entrando e saindo uma multidão,meu crachá era de número 1270 ,que saudade,,,
Realmente é de arrepiar misericórdia uma indústria inteiramente nacional, conseguiram destruir .
🙏🇧🇷
Trabalho nesse condomínio que abriga algumas empresas, mais preciso Termotecnica, e está todos os dias nessas instalações que um dia foi da industria de automóvel de um gênio chamado João Gurgel, é um misto de alegria por existir um homem tão importante na história brasileira, e ao mesmo tempo tão triste em saber que acabaram com o que poderia ter sido uma grande empresa automobilística nacional, assim como fizeram recentemente com a troller, simplesmente o governo não contribui e ainda as grandes indústrias automobilísticas tem prazer de forma tão cruel de eliminar futuros concorrentes.
Vendo a história de Gurgel deu até vontade de. Comprar um xavante
Homens como dr Enéias Carneiro e João Gurgel eram brasileiros que desejam um país melhor para todos. Pena que a história e a mídia jamais vão honrar esses homens.
Boa noite jovem ,amei o seu vídeo, entendo que vc devia ter mostrado mais aqueles ônibus, se eles era utilizados no tempo do funcionamento da fábrica por exemplo ! Mais excelente vídeo parabéns!
Boa noite show de bola 🙌
Que triste 😢queria que nosso pais tivesse um carro 100 nacional 😢 que homem genio parabéns joao Amaral Gurgel
Está organizado e conservado.
Essa marca foi vendida aqui na minha cidade presidente prudente-sp uma pena essa fabrica gostaria muito um dia visitar essa fabrica te muita historia ae......
Brasil... 😢 Imagino a sua sensação ao estar ali ...
É de cortar o coração !
Meu pai já teve um Gurgel 84 , boas lembranças eu tenho do carrinho ...
Ótima matéria !!!, relembra uma das maiores covardias do Governo com uma indústria Brasileira!!!!
Belo vídeo da Gurgel alternado imagens de época e o antigo barracões da Gurgel hoje em dia
Eu trabalhei em uns desses barracões em 2015 pela owens corning barracões são grandes tinga um quartinho no fundo que tinha uma lateral do carro Gurgel deu uma tristeza séria uma grande montadora para nosso país.
Máximo respeito!
Parabéns pelo conteúdo até por ter se transformado num "tabu" regional, nacional e até mundial, você conseguiu passar imagens da nossa real história que começou feliz e teve um triste fim.
Top foi um dos melhores carros e principalmente o inventor do carro elétrico lembro de quando ele foi na porta da esperança tem que tirar o chapéu pra ele
Parabéns Sr Gurgel .
Meus sentimentos 👏
O que aconteceu com a Gurgel e com o Sr. Gurgel foi uma pena. Mas, apesar dos anos, as instalações estão em melhores condições do que eu pensei, dá pra ver que tem uma administração mantendo as instalações. Bom, espero que as instalações possam virar grandes empresas e gerar empregos para as pessoas.
EXCELENTE VÍDEO MEU AMIGO
Nossa muito legal gostei muito
velhos e bons tempos que não voltam mais.
Me doi em ver oque era pra dar certo acabou assim e triste isso gurgel motores saudade passa em frente da gurgel sempre quando eu ia pra taquaritinga sp
Como dizia Renato Russo que país é esse, que não guarda as suas memórias!
Gurgel um sonho que durou pouco
Parabéns pelo Vídeo
Lembrei , quando a Gurgel lançou o carro elétrico e foi fazer uma demostração eu estudava no Sesi em rio claro onde a escola ficava na largo de Santa Cruz , a diretoria levou os alunos para ver a apresentação eu estava na quarta série. Foi mais ou menos em 1974 se não estou enganado , isso mostra a visão que o Sr Gurgel tinha.