Tudo aconteceu no GOVERNO Quércia e seu bando impôs uma carga de impostos a pedido das montadoras estrangeiras , visto que a GURGEL, estava ganhando o mercado BRASILEIRO, e o governo federal da época também recebia ajuda para sus campanhas eleitorais , tudo bem por aí com TODOS? João Paulo de Oliveira Palmas tocantins
Toda vez que vejo algo sobre a história do Gurgel, me emociono e seguro as lágrimas. Foi um cara que mostrou que o Brasil tem a possibilidade de criar, produzir e finalizar qualquer produto, porém e triste ver um homem quê lutou perder seu sonho. Brasil e cheio de pessoas burras achando que só vale a pena trabalhar ao invés de criar trabalho. Espero que isso mude pq o que o Brasil precisa são de novos empreendedores pra mudar nossa historia sobre só o que e bom e de fora.
@@felipesilva4995 eu montei todo um trabalho visual e modelos de uma marca de roupas que criei. Pedi 30 peças em diversos tamanhos. E adivinha!? Quase não consegui vender pq não era uma marca conhecida, aí os caras preferiam comprar uma camisa de marca falsa 10 reais mais barata e com material muito inferior, tenho 2 camisas da.minha marca e já fazem 2 anos e elas continuam do mesmo jeito impecáveis. O brasileiro é borrou por não valorizar nada que seja daqui. E como comprar uma troller 20 anos atrás e comprar uma troller hoje, só sai mais pq hoje quem e dona da marca e uma multinacional estrangeira.
Sou um feliz proprietário de um Gurgel supermini 1993. Mesmo sendo carburado, faz 22km/L. Hoje com veículos ultra moderno, tanta tecnologia e plastico pra todo lado, injeção eletrônica, etc ... Não temos um veículo para 5 ocupantes que não faz se quer 20km/L. Imagina a Gurgel hoje com a tecnologia que temos a disposição.......
@@joseanecruz3914 km por litro é a medida de consumo. quantos quilômetros um veículo faz com 1 litro de combustível. quanto maior for o quilometro rodado com 1 litro de combustível, mais econômico é o veículo. É bom pra mim que tenho um Gurgel até hoje e ruim pra quem na época escolheu Fiat Uno, Fusca Itamar, Etc....
Queria ter ser proprietário de um pelo o orgulho da história de um brasileiro como ele, se fosse nos dias de hoje tenho certeza que ele ia consegui infelizmente não está mas entre nós, hoje ouvir falar da nbr também pretende ser totalmente brasileira vamos ver.
Sou indignado de como o Brasil trata seus empreendedores. O Sr. Gurgel foi um homem a frente de seu tempo, inclusive criando um carro elétrico na década de 70. Mas no Brasil as prioridades foram sempre as multinacionais.
Basta um empreendedor começar a ganhar dinheiro que as pessoas já o difamam e querem vê-lo falir. Passei por isso na minha família, meu pai é um engenheiro que abriu uma empresa de tecnologia em uma cidade de interior, antes dele as pessoas só tinham trabalhos agrícolas. O que aconteceu? Funcionários copiaram os projetos e abriram uma concorrente, sabotaram a empresa de meu pai por meio de espionagem empresarial e a cidade toda apoiou tais atos. Meu pai faliu, todo mundo riu da cara dele e da minha família, ignorando tudo o que ele trouxe pra cidade, afinal "patrão bom é patrão morto". Não adianta a gente cobrar do governo, quando a base, o grosso da população, ainda tem aquela visão podre de que empresário é explorador e não uma pessoa com um sonho, trabalhando duro e arriscando tudo o que tem para realizar tal sonho.
Se. Ois GOVERNOIS estaduais é federais desem apoio de insentivois fiscais de fabricação dois carros nacionais como dão INCENTIVOIS aos artistas e músicos com a lei RUANET nois brasileiros já teria andando num carro nacional até hoje.nao foram ois estrangeiros que impediram foi bom saber da verdade 🤔
Infelizmente sei o que é isso, sou engenheiro mecânico e estou fora do país a mais de dois anos, é gritante o potencial técnico de nós trabalhadores brasileiros e somos muito bem reconhecidos aqui fora, já aí no Brasil as coisas são bem mais difíceis.
Aqui aquela frase de "santo de casa não faz milagre" é o que impera tanto pra iniciativas simples de geração de renda quanto pra criação de empresas micro e médias!
Agora saber que foi por sacanagem do próprio governo brasileiro, é o que me deixou mais indignado, esses caras realmente são uma pedra no sapato, mais interessados em ganhos ilícitos do que no próprio país.
@@h.f.v.1428 Imagina como seria o nosso país, hj em dia Gurgel motores, Engesa indústria militar, FNM motores, Embraer muito mais avançada e rica, brasinca fábrica de carrocerias automotivas etc.. entre outras!!! Muito Triste sabia!.
Governos devem proteger as empresas do proprio país, foi assim que todos os países que se desenvolveram fizeram... Mas aqui, tem gênio defendendo liberalismo econômico e bla bla bla . . .
@@leonardogama510 governo tem é que ficar na dele e n meter imposto, com o governo atrapalhando a Gurgel ainda conseguiu ser uma boa empresa, não precisamos de governo "protegendo"
Foi um tempo em que, era comum vc ter na família, um pai, irmão ou parente trabalhando em uma fábrica. As conversas eram “Meu filho trabalha de soldador numa metalúrgica! Aquela moça filha da vizinha trabalha numa fábrica de chocolate”. Hoje o Brasil não fabrica mais nada, somos um país agrícola e de trabalhador de aplicativos!!!
Somos um país agrícola porque ainda a Cleptocracia não vendeu o seu chão, a sua casa. Mas fica dormindo e aceitando estes 92 anos de Bandidolatria que foram replicados em farsante e corrupta Redemocracia que você verá ser um forasteiro dentro de sua própria casa. ÁS RUAS !!!!
@@KemelPinto171 Está fazendo isto há 92 anos. Estude a História do Brasil. É Projeto de Poder desde o Golpe da Ditadura Esquerdopata-Fascista de 1930 com Eugênio Gudin. O Revisionismo Histórico e Escolas de MEC e Paulo Freire trataram de deixar o "cérebros brasileiros" em coma pela Indústria do Analfabetismo.
Conheci Sr João Gurgel no salão do automóvel de 82. Eu na época com 14 anos fiquei impressionado com a conversa dele. Esse homem do bem, confiou em governos e homens traidores da pátria. Foi uma grande perda. A fábrica, os carros e o Sr João. Ele estava estudando fazer e patentear uma residência a prova de som externo. Isso em 82. Pensem no sucesso hoje.
A suposta traição dos governos foi algo distinto: outras empresas conseguiram usar as vantagens tributárias criadas especificamente para a Gurgel - que, incrivelmente, não previu esta ameaça. Erro básico de planejamento.
@@FrankitoSapiente mais Infelizmente SEMPRE SERÁ ASSIM: APOIO MESMO, SÓ QUANDO O RETORNO APARECE 🤑🤑🤑...Antes...Vixxx...! 🤦♂️🙈🤦♀️É SÓ TRAMPO PRA QUEM, OS QUE BANCAM E TEM O PODER, CONTINUEM NESSE PODER...!... ...e AI DE QUEM TENTE FAZER ALGO PARA AJUDAR O BRASIL CRESCER, ...SE TER OS PRIVILÉGIOS DOS SANGUE SUGAS QUE ESTÃO NESSES CARGOS DOA GOVERNOS FINANCIANDO TUDO... ...Eles que ditaram as Regras Só Lamentos... ...só DEUS pra nos livrar de tanto mal...!... MARANATHÁ: HORA VEM SENHOR JESUS! PAZ e BEM 🙌🌅 😁😝😗
História incrível do Sr. Gurgel, idéias muito a frente de seu tempo, um visionário. Em qualquer outro lugar teria feito sucesso e deixado seu legado na história, mas infelizmente ele nasceu no Brasil.
Nas décadas de 1980 e 1990 tínhamos homens inteligentíssimos e que realmente amavam esse país, como João Gurgel e Enéas Carneiro. Pena que o nosso destino foi outro...
Tales, parabens pelo vídeo e máximo respeito a Gurgel e seu fundador. Precisamos cada vez mais de vídeos como esse , para mostrar o quão bom nós somos e que o povo brasileiro sempre foi guerreiro e lutador, mesmo contra tanta coisa que nos aparece.
Infelizmente ela faliu, mas o merdado livre sempre vai ser o caminho... Se uma empresa precisar falir por não haver demanda, nada o governo deverá fazer... Concentrações de renda é completamente errado e empresas vão e vem... Se quando o governo aporta ou cria subsidios ele esta invevitavelmete criando distorções mercadologicas que fará a medio e longo prazo com que o consumidor pague caro por uma merda.... De la pra cá não melhorou quase nada com abertura do mercado nacional automobilistico... Nem carro usado podemos comprar de outros países nos obrigando a comprar porcaria!
Gurgel era visionário demais, um cara muito a frente do seu tempo. Admiro a coragem dele de peitar as multinacionais Mas infelizmente foi silênciado pela máquina pública, que destruiu uma empresa que poderia gerar milhões de empregos
Cara, não romantiza muito não, Gurgel faliu por decisões erradas. Nem mesmo a Ford permaneceu no Brasil por depender de incentivos do governo para ser lucrativa. Nenhuma empresa pode achar que a dependência de benesses do governo vai mante-la no mercado.
Vc tem toda a razão. Toodos os países desenvolvidos tiveram apoio incondicional dos seus governos e seus políticos enquanto desenvolviam a sua indústria e sua tecnologia, criavam patentes, geravam empregos e mão-de-obra especializada. Aqui, sempre vagabundos da política que preferem a propina por loby a pensar um país do futuro. Ainda tem gente que compara tomate com bugalhos. Pqp.
A Gurgel faliu por falta de apoio do governo! É o tal do neoliberalismo que alguns jênios defendem . . . Pegou empréstimo de Banco público, não pagou . . . se f%deu!
Tive empresa por 11 anos, no início foi bem difícil, comecei no meu quarto com apenas 1 impressora e 1 computador. As coisas foram melhorando até que consegui alugar uma sala comercial em um bairro nobre e contratar meu primeiro funcionário. Após 5 anos eu já tinha 3 salas no mesmo andar do empresarial e 5 funcionários. Após esses 5 anos comecei a sentir dificuldades em relação aos impostos em geral, inflação, funcionários e aumento da materia prima (papel, plásticos e tintas). Após 10 anos eu me via falido, sem nenhum funcionário, maior parte dos meus lucros foram para bancar a saída deles e quitar alguns financiamentos em rede privada, como também as mudanças de endereços dos meus escritórios. Hoje estou escrevendo isso para que outras pessoas saibam que por mais que vc ganhe dinheiro aqui no Brasil, não será o suficiente para você viver em paz e com segurança. Pensando assim, antes de dar aquele passo maior que suas pernas, pense e pergunte a si mesmo se realmente você precisa dar esse passo. Impostos, matéria prima, funcionários, máquinas, tecnologia e escritório são fatores que cedo ou tarde irão acabar com você e seus negócios aqui no BR.
Um cara que não tinha dinheiro pra pagar funcionário, precisou pegar dinheiro emprestado...... Depois jogar lorota que foram direitos trabalhistas que quebrou sua empresa. Por favor né.
@@raphaelmufjf curioso pra saber se vc teve a coragem de empreender, ou se é mais um escorado no setor público, que gosta de criticar do sofá, mas q jamais teria a coragem de abrir seu próprio negócio.
O que o Gurgel ouviu de seu professor é o mesmo que tenho escutado no meu trabalho de pessoas com mentes envelhecidas e desatualizadas - descartam comprar softwares de uma empresa brasileira (a Griaule), preferindo de estrangeiras, como a francesa e a japonesa. Só que essa empresa 100% BRASILEIRA foi PREMIADA no exterior e fornece seu produtos até para AUTORIDADES NORTEAMERICANAS. Com muito orgulho, recebi a notícia de wue ela ganou a licitação e hoje utilizamos o seu sistema, que faz o anterior parecer um calhambeque.
Parabéns pelo vídeo precisamos de gente que acredita no nosso país Brasil é muito rico mais é mal distribuído suas riquezas que perde no imposto abusivo ⛽🚛⚓✈🏗
É maravilhoso e motivador ver a história de pessoas como Gurgel, mas extremamente triste e desmotivador ver a negligência e o desprezo pela pátria dos governantes brasileiros.
Tenho um Gurgel super mini. Amo. ( preciso de uma bandeja lado do passageiro) . Estou deixando o meu Gurgel lindo aos poucos. Se eu pudesse ele dormiria dentro do meu quarto.
Parabéns pelo canal...Admiro até hoje o nosso engenheiro Gurgel...Para mim este jornalista que te fala ele era o nosso Tesla...Uma vergonha do Brasil não apoiar o próprio brasileiro
Foi por conhecer a história do Gurgel, meu primeiro carro foi o SuperMini!! Muito legal o que esse visionário fez, e infelizmente, montadoras o sabotaram por causa do tal "carro popular" e teve os políticos que ganharam muito com a pilantragem...
Parabéns a Gurgel, no Brasil e sempre assim, a Gurgel, Willys, Troller, Cbt, foram marcas que acabaram por falta de Caráter do governo. Na minha opinião o Brasileiro deveria ficar pelo menos um ano sem comprar um carro 0km, aí queria ver se essa grandes marcas não abaixam o preço. Absurdo. Parabéns pelo vídeo 👍
@@jmvneto51 A origem da Willys é americana mas a Willys migrou todo seu maquinario e administração para o Brasil, e cessou todas as atividades americanas, a willys pode se dizer que se naturalizou Brasileira.
O problema não foi a falta de tecnologia que certamente ia melhorar com o tempo; o que matou a fabricante foi o descaso do governo que preferiu dar subsídios só para as fábricas estrangeiras.
Gurgel, assim como Enéias Carneiro, foi um homem que estava à frente do seu tempo. Hoje grande parte da população tem consciência do valor que o Brasil tem no cenário mundial. Gurgel hoje arrebentaria com muitas marcas estrangeiras aqui no Brasil, pois o apoio popular seria maior.
fique 3 anos na fabrica de rio claro, um verdadeiro museu, sempre me emocionava vendo os projetos, nunca imaginei a grandiosidade que era vendo isso hoje
Cara, você está de parabéns, sou apaixonado por automobilismo e pela Gurgel, tomara que um dia montadoras como Gurgel, Puma, Bianco, Lobini, Hofsteter, Troller, Envemo, Jpx e Stark(todas montadoras brasileiras) parem de falir e se desenvolvam. Por favor, faça vídeos sobre essas marcas...
@@joseoliveirag exatamente lá isso é chamado patriotismo; aqui fazem de tudo pra vender o que o brasileiro fez pra outras empresas de fora vender pra nós
Não conhecia a história do Gurgel. Inclusive, achava que era mais um carro estrangeiro. É triste ver algo nosso se acabar assim, por conta de nós mesmos!
Serio mesmo que voce acha que o governo brasileiro, atolado em controlar a hiperinflação da década de 80 deveria ter tirado dinheiro público da eduação, saúde, infra-estrutura para ficar investindo na GURGEL ??? A Gurgel faliu pois era insustentavel vender carro popular, com pouca margem e sem escala produtiva
2 роки тому+41
Tales, é incrível a qualidade do conteúdo que você traz aqui pra gente! Parabéns pelo trabalho!
Faz um vídeo falando sobre a fabricante brasileira de computadores e notebooks gamer, a empresa Avell. Que a meu ver, é a única empresa desse segmento que tem boas referências e bom preço.
Cara, seu vídeo ficou maravilhoso! A história do João Gurgel é impressionante e emocionante! Toda vez que eu passo na Anhanguera em Rio Claro eu penso nele.
Serio mesmo que voce acha que o governo brasileiro, atolado em controlar a hiperinflação da década de 80 deveria ter tirado dinheiro público da eduação, saúde, infra-estrutura para ficar investindo na GURGEL ??? A Gurgel faliu pois era insustentavel vender carro popular, com pouca margem e sem escala produtiva
Depois que conheci a história da Gurgel passei a admira-la , mas infelizmente sendo governado por mentes esquisitas como Fleury e Ciro fora outros e grande parte dos próprios brasileiros que na época e até hoje só visam status, e assim acabando com uma empresa que tinha tudo para ser um ícone de orgulho para nós.
Elementar é nosso portal de conhecimento Brasileiro muito foda como sempre. É uma pena nossos inventores brasileiros terem morrido sem ter um reconhecimento digno aonde nós poderíamos está agora curtindo com as tecnologias mas antigas, que seriam muito top no atual presente.
Gurgel, CBT e FNM foram marcas automobilísticas que tentaram mudar a situação do mercado nacional que está nas mãos da multinacionais, mas infelizmente pela falta de apoio do governo em proteger oq é nosso, fracassou em termos veículos 100% nacionais que os tornam ainda mais baratos. Excelente vídeo e muito bem explicativo.
Assisti certa vez um documentário extenso e bem elaborado sobre a trajetória do engenheiro Gurgel e confesso que chorei por este país ter condenado e matado um gênio. O Brasil é um ass4ssino de gênios.
Como é bom agente assistir a vídeos qui ensina e informa pois moro aqui em Saanta Bárbara do Este onde está fundada as indústrias Romi onde foi construída a Romi Inseta o qual ele participou de sua criação fornecendo peças.
Muito bom o vídeo. Eu sou um grande fã e admirador de Gurgel eu sempre lamentei a falência da Gurgel, mas hoje eu entendo que ele cometeu muitos erros na gestão. Posso estar enganado, mas impressão que eu tenho é de que a empresa era extremamente centralizada na pessoa dele, tanto nos projetos quanto na gestão, e seus gostos e convicções pessoais influenciaram muito o seu rumo, tanto para o bem quanto para o mal. Muito louvável buscar um modelo econômico e acessível, mas a empresa pecou por deixar de lado os seu carros chefe que eram os ótimos Carajás e Tocantins.
Na minha percepção, a indústria automotiva brasileira ficou tão defasada com o bloqueio da importações que por não ter concorrência e novas tecnologias, fez com que quando liberaram as importações logo ela fosse passada instantâneamente para trás, esse é meu ponto de vista.
só vc olha Como é o Governo do Brasil aí vc vai saber o por que Varig Tam entre milhares de empresa Brasileira só Morre as 4 citadas só tão rica Hoje Graças ao Governo Americano.
Mas para desenvolver qualquer indústria nacional você precisa bloquear as importações ou ao menos taxá-las muito, não tem outra solução. Os EUA há 120 anos atrás taxavam muito o aço europeu, fazendo com que empresas americanas novas tivesse uma chance para concorrer com as grandes europeias, o Japão também fez isso no pós-guerra e mais recentemente a China, a China até hoje só permite que uma empresa estrangeira opere no país, se essa empresa fizer um acordo de transferência de tecnologia para uma parceira chinesa local. Claro que só fechar o mercado interno não basta, Brasil se quisesse realmente crescer uma indústria automotiva nacional, não ficaria 20 anos com o mercado fechado sem fazer nada além disso, deveria ter tido um forte investimento do governo e bancos privados, mas a elite econômica brasileira sempre foi extremamente burra e egoísta, nunca amaram o país
@@2555Edu eu até concordo. Outro país que fez is foi a Coreia do Sul, mas para ter incentivos do governo era preciso sempre estar inovando e melhoran os produtos constantemente. Mas o problema é que a indústria brasileira não corre atrás para se sobressair sobre as demais, basta só olha a Multilaser e Alcatel, ela não correm atrás de nada e acaba que fica um produto orrivel
@@2555Edu tive um Alcatel e só passava raiva e conheci um menino que tinha um tablet da Multilaser que tbm era um lixo. Então é difícil comprar coisas tecnologias nacionais
Achei incrível a questão das datas. No mesmo ano (1969) nasceu a Gurgel e também a Embraer, que podemos dizer que é a principal empresa brasileira que fabrica produtos com tecnologia de ponta. No caso da Embraer, dificilmente ela teria nascido se não fosse por forma de estatal, e também já teria acabado se continuasse nas mãos do estado.
Tive o prazer e honra de conhecer o João, assim como outro ícone da ind de carros brasileira, o Gobbi (Miura), este, era querido amigo. Gente que, em seu tempo, ousou desafiar não as grades empresas, mas os podres políticos brasileiros, que até hoje enterram toda capacidade de nossa gente.
Thales parabéns pelo vídeo e riqueza de informações. Uma pena que o próprio brasileiro no caso os políticos (nem sei se da pra considerar mas) se sabotam, e outros seguimentos aqui no nosso país acontece a mesma coisa, lamentável ! Temos que quebrar este ciclo, sempre analisando as nossa escolhas de compra por ex., não é fácil, e nem de uma hora para outra mas tenho que fazer pois só assim o Brasil irá mudar
Hoje o Brasil é um parquinho para as grandes empresas internacionais, e o povo acha que deixar o mercado comandar o país é Bom mas eu acho que não existe país desenvolvido que não proteja seu mercado nacional, parabéns pelo vídeo você assim como Gurgel foi é um orgulho do Brasil.
Tem também dos miuras, a última tentativa sobre fazer uma marca de carros nacionais acho que foi em 2012 ou 15 que tentaram fazer um carro esportivo brasileiro mas n deu tbm.
A montadora tinha potencial para dar certo, e bastante gente tinha vontade de comprar os carros. O grande problema é que Gurgel se ufanou, e com isso acabou cometendo erros de concepção muito graves. Um exemplo foi o uso de um material compósito disposto em molde aberto, o que provou repetidas vezes ser inadequado para a produção em massa (vide o BMW i3). Gurgel poderia ter desenvolvido uma liga metálica ou tratamento que tornasse os carros mais resistentes à corrosão, e isso seria um grande diferencial para a marca. Dependendo da qualidade do material, ele poderia ter até mesmo licenciado esse material para outras montadoras, obtendo acesso a propriedade intelectual e peças em uma posição mais favorável.
Não viaja não, eram carros que eram uma bosta mesmo,vivi essa época ninguém queria ter essa desgraça,feio, beberão, apertado e caro . Preciso continuar, porque a troller deu certo!?
Prezado, Boa Noite Muito Obrigado pelo excelente documentário, um maravilha. O João Gurgel será sempre lembrado por aqueles que o considera uma super Brasileiro. Valeu
Eu tive um Gurgel BR 800,tenho muita saudade desse carro eu o chamava de minha caixinha de fósforo. Nunca me deixou na mão, era super econômico ,tive que me desfazer dele pois não encontrava peças de reposição. Ainda está rodando,soube que o novo dono adaptou peças de outras marcas e modelos de carros.Quando o vejo passar meu coração aperta de saudade.
O Brasil não foi descoberto, foi inventado. Prega-se muito o sentimento nacional, mas valorizamos o que vem de fora. Até nos empregos. Basta uma pessoa passar um tempo lá no primeiro mundo e voltar, que já tem empregado garantido. Muitos já ousaram por enfrentar essas gigantes estrangeiras, mas acaram esmagadas pelo poder.
Grande vídeo! Obrigado. Era um sonho de infância possuir um modelo Gurgel... Quem sabe, durante meus dias de vida ainda consiga. É uma pena toda essa história!
Primeiramente parabéns pelo canal e pela qualidade dos vídeos e importância dos temas. Concordo com absolutamente quase tudo que é explanado no canal, porém neste vídeo discordei de muita coisa e gostaria de contrapor. Antes de iniciar a explanação, concordo que o Sr. João Gurgel foi um expoente de grande importância num país que empreender não é lá uma das coisas mais fáceis. Entendo que o grande feito de Gurgel foi conseguir captar recursos via mercado mobiliário, numa época que esse mercado era desconhecido pela maioria dos brasileiros. Não tínhamos cultura nessa área e realmente foi um feito absolutamente extraordinário. Minha discordância está em ter creditado a descontinuidade da fábrica ao governo ou às outras montadores. Uma empresa que vive dependendo de BNDS ou de leis especiais está sujeita à revezes, ou pior: ter que entrar na corrupção para continuar com vantagens. Sobre a concorrência, como o próprio nome diz... empresas irão competir e utilizar dos meios para se sobressair,. Seja com acesso à financiamento mais baratos, compra em escala, diluição de gastos em projetos, etc. Isso é o mercado, e nós consumidores somos favorecidos por isso! Sobre os automóveis da Gurgel que eram para entrar no mercado de carros populares (BR 800 e depois o Supermini), esses veículos tinham falhas conceituais de projetos. O motor boxer é mais caro para se produzir que os em linha, e a transmissão traseira trazia a necessidade de peças extra que acarretavam maior custo e peso ao veículo. Como iriam competir com essas desvantagens? Outro problema foi que a marca fazia constantes inovações do modelo durante o ano. O que pode parecer uma vantagem, tornou um problema... pois era complicado manter catálogo de peças de reposição e muitas peças acabavam não sendo intercambiáveis. Espero que eu não seja atacado pelos nacionalistas, pois como disse... Gurgel fez um enorme feito neste país.
Sábias palavras amigo a galera de hoje não sabe o que realmente aconteceu na época... O dos grandes problemas do nosso querido Brasil é a corrupção... aquele famoso jeitinho brasileiro de querer se dá bem...
Todas as grandes industrias do mundo são financiadas em parte pelo governo de seus países. Todas tem alguma isenção de imposto, algum financiamento com banco federal, algum subsídio. É uma coisa normal. Nao é errado conseguir um empréstimo, muito menos quando seu projeto é válido para ajudar no desenvolvimento do país.
Hoje em dia é até bagunça. O senhor Gurgel tava tentando pagar as suas dívidas sobre milhares de calotes e restasteiras. Hoje alguns grupos econômicos (empresas) pega dinheiro com o governo depois declara falência não paga e fica se arrastando na justiça. Algum tempo depois vai lá e monta outra empresa como nada fosse nada.
Muito bom este vídeo ainda mais, explorando um tema que todo o brasileiro é apaixonado não considerando o gênero. A Gurgel entrou no mercado com o propósito de criar um veículo genuinamente brasileiro, sonho de seu fundador. Pena não ter seguido exemplos dados pelas empresas WEG, Marcopollo e a Agrale. Estas empresas cresceram atuando em ninchos diferentes da Gurgel e avançaram. Mesmo tendo condições técnicas e financeira para produzirem veículos nacionais, não se arriscam neste mercado protistuido dominado pelas multinacionais.
Lendo seu comentário me veio o seguinte pensamento: se Gurgel tivesse dados passos mais lentos e sólidos, poderia ter alcançado êxito no objetivo de se consolidar como uma grande marca nacional.
A Agrale infelizmente tá bem mal das pernas hoje em dia se não fossem a compra dos marruá pelo exercito provavelmente é outra que já teria falido também. Uma pena porque eu sempre achei a história deles incrível apesar de pouquíssima conhecida pela maioria da população
A Agrale já se aventurou em produzir chassi de ônibus, tratores e até tinha uma linha de produção de motos italianas que por sinal, muito bonitas e robustas. Lembra disso? Os veículos Marrua são um belo exemplo do que a indústria brasileira é capaz. Se não estou enganado, este veículo é genuinamente brasileiro.
Muito interessante, a história da Gurgel. Gostei. Desde criança, tive essa curiosidade em saber da história. Afinal, sou Brasileiro. E Brasileiro, é apaixonado por carro.
Magnifico documentário , sempre admirei o sr. GURGEL mas infelizmente o sonho dele era no brasil ! ! se fosse na CHINA , COREIA OU JAPÃO talvez estivesse vendendo seus carros aqui.,.,.,.,..,.,.,
As kombis da década de 70 tinham o bloqueio diferencial em suas caixas de câmbio, nenhuma novidade pq o Gurgel usava peças da VW para.montar seus carros.
O Brasil tem q da mais valor e apoia as nossa coisa em geral ,aqui só é bom oq vem lá de fora , estrangeiros, ficamos dependendo dos outros até hoje , Gurgel foi pra época visionário e muito inteligente criou até um elétrico brasileiro .
Belo vídeo...tem um documentário no You Tube: Sonhos Enferrujam. El foi o nosso Tucker! Pior, ainda não temos montadoras nacionais. Muito nacional, foi ótimo!
@Zairo Menezes nesse caso, o Estado se ausentou da responsabilidade social de fomentar a indústria nacional. Collor , o liberal, destruiu a Gurgel, com um decreto.
@@marcosgomes1989 nada mais falso. Aguardo que você me dê exemplos de desenvolvimento económico-social sem a atuação do Estado. Simplesmente não há exemplos. Falou em "eliminação de impostos", pronto, é um pessoa que pensa com o umbigo e ignora a história dos países.
Esse ufanismo em torno da Gurgel é inacreditável. O governo federal encheu a Gurgel de incentivos. O Exército praticamente só comprava Gurgel. O BR800 era horrível, lento, cheio de problemas, gastava muito mais do que rendia. Os carros eram terrivelmente feios o ineficiêncientes. A frase " sem o apoio do governo federal" diz tudo. A Gurgel teve apoio durante décadas, mas quando a fonte secou, acabou. Nunca aproveitou. Menos romantismo e mais verdade!!!!
Empresas multinacionais saindo do Brasil, é a nossa chance de investir em empresas nacionais. Gurgel mostrou que é possível, e nós podemos reforçar essa ideia!
O complicado é que o Brasil suga tanto do empreendedor quanto do assalariado. Quaisquer coisas aqui são extremamente caras e burocráticas para se fazer.
É uma pena, o que o governo fez com a Gurgel e a PanAir. Ambas destruída pelo governo, poderia tranquilamente ser 2 multinacionais gerando empregos e riquezas para o país. 😔
Gostaria de saber se hoje, depois de mais de 20 anos do fim da GURGEL, existe a possibilidade de trazer a GURGEL de novo para o cenário automobilístico?
Difícil, as leis e regulações de segurança são tão rígidas que até as montadoras internacionais estão sofrendo para fabricar carros aqui. O fim da Kombi e do Uno Mille dizem bastante da rigidez atual.
Me lembro de ter andado neste carrinho! Por fora era até legal mas por dentro, sem comentário! Meu antigo patrão ganhou de presente do banco do Brasil, ele era acionista e o banco na época adquiriu muitos BR's para presentear seus clientes. Fomos pegar uma pequena viagem até a região dos lagos no RJ, na estrada choveu e dentro do carro também! rsrsrsrsrsrs
🎬 Aula Grátis - Como criar um negócio Sólido e Lucrativo na Internet: site.canalelementar.com.br/cadastro-aula-sc?src=yt-gurgel
Encima para o dono da Gurgel kkk talvez agora com seus cursos ele vai para frente kkkkkkk
O governo fudeu e fode o Brasil e sua empresas,,
Tudo aconteceu no GOVERNO Quércia e seu bando impôs uma carga de impostos a pedido das montadoras estrangeiras , visto que a GURGEL, estava ganhando o mercado BRASILEIRO, e o governo federal da época também recebia ajuda para sus campanhas eleitorais , tudo bem por aí com TODOS? João Paulo de Oliveira Palmas tocantins
@@wemersonnarciso a Gurgel era apenas uma fábrica de mini bugs, não tem como levar uma empresa dessas a sério.
@@gdogdumal2871, tá cheirado?
Toda vez que vejo algo sobre a história do Gurgel, me emociono e seguro as lágrimas. Foi um cara que mostrou que o Brasil tem a possibilidade de criar, produzir e finalizar qualquer produto, porém e triste ver um homem quê lutou perder seu sonho. Brasil e cheio de pessoas burras achando que só vale a pena trabalhar ao invés de criar trabalho. Espero que isso mude pq o que o Brasil precisa são de novos empreendedores pra mudar nossa historia sobre só o que e bom e de fora.
Não vai mudar amigo. A saída desse esgoto é o aeroporto. Não vale a pena gastar talento aqui
@@felipesilva4995 então na sua opinião,onde é que um brasileiro que tem uma idéia começa seu negócio?
@@felipesilva4995 eu montei todo um trabalho visual e modelos de uma marca de roupas que criei. Pedi 30 peças em diversos tamanhos. E adivinha!? Quase não consegui vender pq não era uma marca conhecida, aí os caras preferiam comprar uma camisa de marca falsa 10 reais mais barata e com material muito inferior, tenho 2 camisas da.minha marca e já fazem 2 anos e elas continuam do mesmo jeito impecáveis. O brasileiro é borrou por não valorizar nada que seja daqui. E como comprar uma troller 20 anos atrás e comprar uma troller hoje, só sai mais pq hoje quem e dona da marca e uma multinacional estrangeira.
Meu sonho meio que adormeceu, mas eu sei que um dia eu o acorde.
A política no Brasil e um câncer se não for tratada , impossível empreendedores acreditar no país .
Sou um feliz proprietário de um Gurgel supermini 1993. Mesmo sendo carburado, faz 22km/L. Hoje com veículos ultra moderno, tanta tecnologia e plastico pra todo lado, injeção eletrônica, etc ... Não temos um veículo para 5 ocupantes que não faz se quer 20km/L. Imagina a Gurgel hoje com a tecnologia que temos a disposição.......
Isso é bom ou ruim?
@@joseanecruz3914 km por litro é a medida de consumo. quantos quilômetros um veículo faz com 1 litro de combustível. quanto maior for o quilometro rodado com 1 litro de combustível, mais econômico é o veículo. É bom pra mim que tenho um Gurgel até hoje e ruim pra quem na época escolheu Fiat Uno, Fusca Itamar, Etc....
@@rodrigolindemberga obrigada entendi .🤗
Queria ter ser proprietário de um pelo o orgulho da história de um brasileiro como ele, se fosse nos dias de hoje tenho certeza que ele ia consegui infelizmente não está mas entre nós, hoje ouvir falar da nbr também pretende ser totalmente brasileira vamos ver.
@@joseanecruz3914 em termos de consumo de combustível, é melhor que muito 1.0.
Sou indignado de como o Brasil trata seus empreendedores. O Sr. Gurgel foi um homem a frente de seu tempo, inclusive criando um carro elétrico na década de 70. Mas no Brasil as prioridades foram sempre as multinacionais.
Basta um empreendedor começar a ganhar dinheiro que as pessoas já o difamam e querem vê-lo falir. Passei por isso na minha família, meu pai é um engenheiro que abriu uma empresa de tecnologia em uma cidade de interior, antes dele as pessoas só tinham trabalhos agrícolas. O que aconteceu? Funcionários copiaram os projetos e abriram uma concorrente, sabotaram a empresa de meu pai por meio de espionagem empresarial e a cidade toda apoiou tais atos.
Meu pai faliu, todo mundo riu da cara dele e da minha família, ignorando tudo o que ele trouxe pra cidade, afinal "patrão bom é patrão morto". Não adianta a gente cobrar do governo, quando a base, o grosso da população, ainda tem aquela visão podre de que empresário é explorador e não uma pessoa com um sonho, trabalhando duro e arriscando tudo o que tem para realizar tal sonho.
Enquanto isso, os bancos e as estatais possuem tudo que é tipo de incentivos
Se. Ois GOVERNOIS estaduais é federais desem apoio de insentivois fiscais de fabricação dois carros nacionais como dão INCENTIVOIS aos artistas e músicos com a lei RUANET nois brasileiros já teria andando num carro nacional até hoje.nao foram ois estrangeiros que impediram foi bom saber da verdade 🤔
@@henriquelange7384 triste mesmo amigo , TRISTE DEMAIS !!!!
Se pagam propina 🙈
Trabalhei na Gurgel, era maravilhoso ver a fábrica a todo vapor.
Era neu ponto de referência quando eu ainda nem sonhava morar em Rio Claro.
Podemos manter contato Zaqueu gostaria de saber mais sobre a Gurgel.
Voce e um cara privilegiado por conhecer este grande homem que acreditou nos seus sonhos queria ter conhecido senhor gurgel
Que incrível
Infelizmente sei o que é isso, sou engenheiro mecânico e estou fora do país a mais de dois anos, é gritante o potencial técnico de nós trabalhadores brasileiros e somos muito bem reconhecidos aqui fora, já aí no Brasil as coisas são bem mais difíceis.
Aqui o que reina é a corrupção na política
Qquem paga mais fica no lucro
Creio que as multinacionais bancaram mais 💲💰💰💰
Entendi
Aqui aquela frase de "santo de casa não faz milagre" é o que impera tanto pra iniciativas simples de geração de renda quanto pra criação de empresas micro e médias!
Toda vez que ouço a história da Gurgel, chega da tristeza no coração!!!! De como poderia estar hoje em dia essa empresa!😔
eu tbm..
Agora saber que foi por sacanagem do próprio governo brasileiro, é o que me deixou mais indignado, esses caras realmente são uma pedra no sapato, mais interessados em ganhos ilícitos do que no próprio país.
@@h.f.v.1428 Imagina como seria o nosso país, hj em dia Gurgel motores, Engesa indústria militar, FNM motores, Embraer muito mais avançada e rica, brasinca fábrica de carrocerias automotivas etc.. entre outras!!! Muito Triste sabia!.
Governos devem proteger as empresas do proprio país, foi assim que todos os países que se desenvolveram fizeram...
Mas aqui, tem gênio defendendo liberalismo econômico e bla bla bla . . .
@@leonardogama510 governo tem é que ficar na dele e n meter imposto, com o governo atrapalhando a Gurgel ainda conseguiu ser uma boa empresa, não precisamos de governo "protegendo"
Foi um tempo em que, era comum vc ter na família, um pai, irmão ou parente trabalhando em uma fábrica. As conversas eram “Meu filho trabalha de soldador numa metalúrgica! Aquela moça filha da vizinha trabalha numa fábrica de chocolate”. Hoje o Brasil não fabrica mais nada, somos um país agrícola e de trabalhador de aplicativos!!!
Somos um país agrícola porque ainda a Cleptocracia não vendeu o seu chão, a sua casa. Mas fica dormindo e aceitando estes 92 anos de Bandidolatria que foram replicados em farsante e corrupta Redemocracia que você verá ser um forasteiro dentro de sua própria casa. ÁS RUAS !!!!
O governo privatizando tudo, somos colônia de extração
@@KemelPinto171 Está fazendo isto há 92 anos. Estude a História do Brasil. É Projeto de Poder desde o Golpe da Ditadura Esquerdopata-Fascista de 1930 com Eugênio Gudin. O Revisionismo Histórico e Escolas de MEC e Paulo Freire trataram de deixar o "cérebros brasileiros" em coma pela Indústria do Analfabetismo.
@@zesergio8421 Escreveu esquerda, já sei que é gado
@@KemelPinto171, e falou que o outro é gado eu já sei que é burro.
Conheci Sr João Gurgel no salão do automóvel de 82. Eu na época com 14 anos fiquei impressionado com a conversa dele. Esse homem do bem, confiou em governos e homens traidores da pátria. Foi uma grande perda. A fábrica, os carros e o Sr João. Ele estava estudando fazer e patentear uma residência a prova de som externo. Isso em 82. Pensem no sucesso hoje.
A suposta traição dos governos foi algo distinto: outras empresas conseguiram usar as vantagens tributárias criadas especificamente para a Gurgel - que, incrivelmente, não previu esta ameaça. Erro básico de planejamento.
@@FrankitoSapiente
mais Infelizmente
SEMPRE SERÁ ASSIM: APOIO MESMO, SÓ QUANDO O RETORNO APARECE
🤑🤑🤑...Antes...Vixxx...!
🤦♂️🙈🤦♀️É SÓ TRAMPO PRA QUEM,
OS QUE BANCAM E TEM O PODER, CONTINUEM NESSE PODER...!...
...e AI DE QUEM TENTE FAZER ALGO PARA AJUDAR O BRASIL CRESCER,
...SE TER OS PRIVILÉGIOS DOS SANGUE SUGAS QUE ESTÃO NESSES CARGOS DOA GOVERNOS FINANCIANDO TUDO...
...Eles que ditaram as Regras Só Lamentos...
...só DEUS pra nos livrar de tanto mal...!...
MARANATHÁ:
HORA VEM SENHOR JESUS! PAZ e BEM 🙌🌅 😁😝😗
História incrível do Sr. Gurgel, idéias muito a frente de seu tempo, um visionário.
Em qualquer outro lugar teria feito sucesso e deixado seu legado na história, mas infelizmente ele nasceu no Brasil.
Nascer brasileiro e um carma infelizmente
@@Dragonyper Da vergonha isso!
Melhor comentário 👏👏👏👏👏
Nas décadas de 1980 e 1990 tínhamos homens inteligentíssimos e que realmente amavam esse país, como João Gurgel e Enéas Carneiro. Pena que o nosso destino foi outro...
E voce viu quem no governo do Ceara apoiou o Gurgel? Ciro Gomes, o governo tomou calote.
Tales, parabens pelo vídeo e máximo respeito a Gurgel e seu fundador. Precisamos cada vez mais de vídeos como esse , para mostrar o quão bom nós somos e que o povo brasileiro sempre foi guerreiro e lutador, mesmo contra tanta coisa que nos aparece.
A Fueltech hoje seria a Gurgel de antigamente, orgulho pros brasileiros.
Infelizmente ela faliu, mas o merdado livre sempre vai ser o caminho... Se uma empresa precisar falir por não haver demanda, nada o governo deverá fazer... Concentrações de renda é completamente errado e empresas vão e vem... Se quando o governo aporta ou cria subsidios ele esta invevitavelmete criando distorções mercadologicas que fará a medio e longo prazo com que o consumidor pague caro por uma merda.... De la pra cá não melhorou quase nada com abertura do mercado nacional automobilistico... Nem carro usado podemos comprar de outros países nos obrigando a comprar porcaria!
@@linsjonas Isso aí seu Ancapi.
Além de carro usado importado, você deve querer lixo importado também?
Tem a história do Nelmo Suzano que também poderia revolucionar a defesa do Brasil inclusive no mercado privado mas a máquina estatal comeu ela.
Gurgel era visionário demais, um cara muito a frente do seu tempo. Admiro a coragem dele de peitar as multinacionais
Mas infelizmente foi silênciado pela máquina pública, que destruiu uma empresa que poderia gerar milhões de empregos
Ciro Gomes aí.
Os políticos são os maiores bandidos que existem!
Cara, não romantiza muito não, Gurgel faliu por decisões erradas. Nem mesmo a Ford permaneceu no Brasil por depender de incentivos do governo para ser lucrativa. Nenhuma empresa pode achar que a dependência de benesses do governo vai mante-la no mercado.
Vc tem toda a razão. Toodos os países desenvolvidos tiveram apoio incondicional dos seus governos e seus políticos enquanto desenvolviam a sua indústria e sua tecnologia, criavam patentes, geravam empregos e mão-de-obra especializada. Aqui, sempre vagabundos da política que preferem a propina por loby a pensar um país do futuro. Ainda tem gente que compara tomate com bugalhos. Pqp.
A Gurgel faliu por falta de apoio do governo!
É o tal do neoliberalismo que alguns jênios defendem . . .
Pegou empréstimo de Banco público, não pagou . . . se f%deu!
Tive empresa por 11 anos, no início foi bem difícil, comecei no meu quarto com apenas 1 impressora e 1 computador. As coisas foram melhorando até que consegui alugar uma sala comercial em um bairro nobre e contratar meu primeiro funcionário. Após 5 anos eu já tinha 3 salas no mesmo andar do empresarial e 5 funcionários. Após esses 5 anos comecei a sentir dificuldades em relação aos impostos em geral, inflação, funcionários e aumento da materia prima (papel, plásticos e tintas). Após 10 anos eu me via falido, sem nenhum funcionário, maior parte dos meus lucros foram para bancar a saída deles e quitar alguns financiamentos em rede privada, como também as mudanças de endereços dos meus escritórios. Hoje estou escrevendo isso para que outras pessoas saibam que por mais que vc ganhe dinheiro aqui no Brasil, não será o suficiente para você viver em paz e com segurança. Pensando assim, antes de dar aquele passo maior que suas pernas, pense e pergunte a si mesmo se realmente você precisa dar esse passo. Impostos, matéria prima, funcionários, máquinas, tecnologia e escritório são fatores que cedo ou tarde irão acabar com você e seus negócios aqui no BR.
Nenhum governo brasileiro é dirno de confiança,uma estirpe de larápios e corruptos endemicos.
Resumindo, vc quis ter uma empresa, mas pra isso precisa de escravo que trabalhe de graça, e aí lembrou que precisava pagar salário. Vida que segue.
Um cara que não tinha dinheiro pra pagar funcionário, precisou pegar dinheiro emprestado...... Depois jogar lorota que foram direitos trabalhistas que quebrou sua empresa. Por favor né.
@@raphaelmufjf curioso pra saber se vc teve a coragem de empreender, ou se é mais um escorado no setor público, que gosta de criticar do sofá, mas q jamais teria a coragem de abrir seu próprio negócio.
@@raphaelmufjf Acho que vc não sabe ler ou melhor, você não sabe do que está falando.
O que o Gurgel ouviu de seu professor é o mesmo que tenho escutado no meu trabalho de pessoas com mentes envelhecidas e desatualizadas - descartam comprar softwares de uma empresa brasileira (a Griaule), preferindo de estrangeiras, como a francesa e a japonesa. Só que essa empresa 100% BRASILEIRA foi PREMIADA no exterior e fornece seu produtos até para AUTORIDADES NORTEAMERICANAS. Com muito orgulho, recebi a notícia de wue ela ganou a licitação e hoje utilizamos o seu sistema, que faz o anterior parecer um calhambeque.
Parabéns pelo vídeo precisamos de gente que acredita no nosso país
Brasil é muito rico mais é mal distribuído suas riquezas que perde no imposto abusivo ⛽🚛⚓✈🏗
É maravilhoso e motivador ver a história de pessoas como Gurgel, mas extremamente triste e desmotivador ver a negligência e o desprezo pela pátria dos governantes brasileiros.
Da burguesia brasileira, vira lata
@@venusplatinada3704 Da Burguesia e do resto povo também.
Se a Gurgel fosse de outro país, esta empresa seria uma potência automobilística mundial!!!
Gurgel estará sempre no coração dos brasileiros justos, HONESTOS, patriotas.
Gurgel Orgulho do Brasil !!!
Falou tudo!!!
Isso e patriotismo.. nao essa bost4 de governo.. batendo continencia pra bandeira america!!
A História do Gurgel é sensacional e me inspiro muito, se eu conseguir no meu segmento 10% do que o Gurgel fez… morro feliz!
Tenho um Gurgel super mini. Amo. ( preciso de uma bandeja lado do passageiro) . Estou deixando o meu Gurgel lindo aos poucos. Se eu pudesse ele dormiria dentro do meu quarto.
Parabéns pelo canal...Admiro até hoje o nosso engenheiro Gurgel...Para mim este jornalista que te fala ele era o nosso Tesla...Uma vergonha do Brasil não apoiar o próprio brasileiro
Foi por conhecer a história do Gurgel, meu primeiro carro foi o SuperMini!! Muito legal o que esse visionário fez, e infelizmente, montadoras o sabotaram por causa do tal "carro popular" e teve os políticos que ganharam muito com a pilantragem...
Parabéns a Gurgel, no Brasil e sempre assim, a Gurgel, Willys, Troller, Cbt, foram marcas que acabaram por falta de Caráter do governo. Na minha opinião o Brasileiro deveria ficar pelo menos um ano sem comprar um carro 0km, aí queria ver se essa grandes marcas não abaixam o preço. Absurdo. Parabéns pelo vídeo 👍
Mais o povão a maioria é puxa saco de gringos
Nossa politicaiada está aqui para prejudicar a população. Nada mais.
Se nos unimos seria uma boa ideia
Willys era americana, Willys Overland.
@@jmvneto51 A origem da Willys é americana mas a Willys migrou todo seu maquinario e administração para o Brasil, e cessou todas as atividades americanas, a willys pode se dizer que se naturalizou Brasileira.
Eu sempre achei o design dos carros Gurgel os que mais se aproximam do "modo Transformers" de ser, desde a minha infância.
Vídeo muito bom, parabéns!!
O problema não foi a falta de tecnologia que certamente ia melhorar com o tempo; o que matou a fabricante foi o descaso do governo que preferiu dar subsídios só para as fábricas estrangeiras.
Gurgel, assim como Enéias Carneiro, foi um homem que estava à frente do seu tempo. Hoje grande parte da população tem consciência do valor que o Brasil tem no cenário mundial. Gurgel hoje arrebentaria com muitas marcas estrangeiras aqui no Brasil, pois o apoio popular seria maior.
Hoje temos mais acesso a informação, mas o Estado continua contra a população.
fique 3 anos na fabrica de rio claro, um verdadeiro museu, sempre me emocionava vendo os projetos, nunca imaginei a grandiosidade que era vendo isso hoje
Cara, você está de parabéns, sou apaixonado por automobilismo e pela Gurgel, tomara que um dia montadoras como Gurgel, Puma, Bianco, Lobini, Hofsteter, Troller, Envemo, Jpx e Stark(todas montadoras brasileiras) parem de falir e se desenvolvam. Por favor, faça vídeos sobre essas marcas...
Esqueceu da Miura
Interessante.
Agrale
São todas nacionais? Que legal, q orgulho!!
@@MoabOliveira11esqueceu da Kadron.
Essa é a primeira vez que chorei assistindo um documentário
O vídeo é de chorar mesmo. Acho que não chorei porque já conhecia a história.
Gurgel sempre se apoiou no estado. Infelizmente não teve a expertize da criação eficaz. Mas seu pioneirismo ainda é admiravel.
falou e disse.....
sim era brasileiro e pequeno ia se apoiar em quem? outras empresas vieram de fora pra sugar aqui era apoiadas por seus governos
Sabia, não sabia. Nos EUA o governo sempre a apoiou as empresas, é ilusão e marketing que as grandes americanas se fizeram sozinhas.
@@joseoliveirag exatamente lá isso é chamado patriotismo; aqui fazem de tudo pra vender o que o brasileiro fez pra outras empresas de fora vender pra nós
Que documentário fantástico.
😭😭😭
Chorando aqui.
Gurgel foi um guerreiro
Parabéns pela reportagem!!!!!!
Não conhecia a história do Gurgel. Inclusive, achava que era mais um carro estrangeiro. É triste ver algo nosso se acabar assim, por conta de nós mesmos!
Serio mesmo que voce acha que o governo brasileiro, atolado em controlar a hiperinflação da década de 80 deveria ter tirado dinheiro público da eduação, saúde, infra-estrutura para ficar investindo na GURGEL ??? A Gurgel faliu pois era insustentavel vender carro popular, com pouca margem e sem escala produtiva
Tales, é incrível a qualidade do conteúdo que você traz aqui pra gente! Parabéns pelo trabalho!
Sobrenome igual 😅
crime sobre crime é o que se comete contra os brasileiros verdadeiros que pensam em construir algo genuíno e próprio do brasil.
O que impactou também na Gurgel foi o Design dos veículos, um bom design é importante para o sucesso de uma empresa automotiva
Tudo na Gurgel era péssimo.
@@daltonagre Não era não...
@@batler12 Os veículos da Gurgel eram tão "bons" que, você nunca comprou nenhum deles.
Melhor história sobre a Gurgel, parabéns!
Infelizmente Brasil, um país para não se acreditar.
Essa história é muito triste, eu conhecia boa parte dela, e vc hoje me explanou os detalhes, muito bom, parabéns!!
Faz um vídeo falando sobre a fabricante brasileira de computadores e notebooks gamer, a empresa Avell. Que a meu ver, é a única empresa desse segmento que tem boas referências e bom preço.
Que baita documentário.
Parabéns pela criação. Ficou muito bom.
Obrigado Doutor Gurgel!
Cara teu canal é bom demais.
Cara, seu vídeo ficou maravilhoso! A história do João Gurgel é impressionante e emocionante! Toda vez que eu passo na Anhanguera em Rio Claro eu penso nele.
Da vontade de chorar vendo uma matéria como essa!🥺
Ótima matéria Elementar , meus parabéns, seu conteúdo são incríveis em todo os sentidos!!
Eu compraria um carro nacional!
Sou Brasileiro e sou patriota!
As histórias de Gurgel e Dr. Eneas me dão a triste constatação de que o Brasil nunca foi e está bem longe de ser um país sério.
Serio mesmo que voce acha que o governo brasileiro, atolado em controlar a hiperinflação da década de 80 deveria ter tirado dinheiro público da eduação, saúde, infra-estrutura para ficar investindo na GURGEL ??? A Gurgel faliu pois era insustentavel vender carro popular, com pouca margem e sem escala produtiva
@@rafaelteixeira7876 vc realmente acredita nisso q está falando?
@@murderface3r eu disse alguma mentira ?
@@rafaelteixeira7876Nunca gastaram em saúde e educação,para de falar besteira
@@danielmagal8716 e dar dinheiro/subsídios/renúncia fiscal para a Gurgel só iria postergar o fim de um ptojeto natimorto
Quando vejo a historia da Gurgel, chego a sentir um aperto no coração.
Depois que conheci a história da Gurgel passei a admira-la , mas infelizmente sendo governado por mentes esquisitas como Fleury e Ciro fora outros e grande parte dos próprios brasileiros que na época e até hoje só visam status, e assim acabando com uma empresa que tinha tudo para ser um ícone de orgulho para nós.
Elementar é nosso portal de conhecimento Brasileiro muito foda como sempre. É uma pena nossos inventores brasileiros terem morrido sem ter um reconhecimento digno aonde nós poderíamos está agora curtindo com as tecnologias mas antigas, que seriam muito top no atual presente.
Parabéns pelo vídeo, meu professor de geografia me indicou um canal maravilhoso, simplesmente não paro de assistir, em frente sempre.
Ótimo vídeo muito bem explicávedo 😎💪🏻✌🏻
Vou salvar esse documentário numa pasta!!
Gurgel, CBT e FNM foram marcas automobilísticas que tentaram mudar a situação do mercado nacional que está nas mãos da multinacionais, mas infelizmente pela falta de apoio do governo em proteger oq é nosso, fracassou em termos veículos 100% nacionais que os tornam ainda mais baratos. Excelente vídeo e muito bem explicativo.
Assisti certa vez um documentário extenso e bem elaborado sobre a trajetória do engenheiro Gurgel e confesso que chorei por este país ter condenado e matado um gênio. O Brasil é um ass4ssino de gênios.
Meu sogro tem um Gurgel.. Amo dirigir esse carro, enfrenta qualquer terreno e é muito resistente ao tempo.
Como é bom agente assistir a vídeos qui ensina e informa pois moro aqui em Saanta Bárbara do Este onde está fundada as indústrias Romi onde foi construída a Romi Inseta o qual ele participou de sua criação fornecendo peças.
Muito bom o vídeo. Eu sou um grande fã e admirador de Gurgel eu sempre lamentei a falência da Gurgel, mas hoje eu entendo que ele cometeu muitos erros na gestão. Posso estar enganado, mas impressão que eu tenho é de que a empresa era extremamente centralizada na pessoa dele, tanto nos projetos quanto na gestão, e seus gostos e convicções pessoais influenciaram muito o seu rumo, tanto para o bem quanto para o mal. Muito louvável buscar um modelo econômico e acessível, mas a empresa pecou por deixar de lado os seu carros chefe que eram os ótimos Carajás e Tocantins.
Por conta da concorrência dos jipes importados, a Gurgel deixou de produzir jipes, no começo de 1991.
Na minha percepção, a indústria automotiva brasileira ficou tão defasada com o bloqueio da importações que por não ter concorrência e novas tecnologias, fez com que quando liberaram as importações logo ela fosse passada instantâneamente para trás, esse é meu ponto de vista.
Alguém pode corrigir minhas pontuações, se quiser.
só vc olha Como é o Governo do Brasil aí vc vai saber o por que Varig Tam entre milhares de empresa Brasileira só Morre as 4 citadas só tão rica Hoje Graças ao Governo Americano.
Mas para desenvolver qualquer indústria nacional você precisa bloquear as importações ou ao menos taxá-las muito, não tem outra solução. Os EUA há 120 anos atrás taxavam muito o aço europeu, fazendo com que empresas americanas novas tivesse uma chance para concorrer com as grandes europeias, o Japão também fez isso no pós-guerra e mais recentemente a China, a China até hoje só permite que uma empresa estrangeira opere no país, se essa empresa fizer um acordo de transferência de tecnologia para uma parceira chinesa local.
Claro que só fechar o mercado interno não basta, Brasil se quisesse realmente crescer uma indústria automotiva nacional, não ficaria 20 anos com o mercado fechado sem fazer nada além disso, deveria ter tido um forte investimento do governo e bancos privados, mas a elite econômica brasileira sempre foi extremamente burra e egoísta, nunca amaram o país
@@2555Edu eu até concordo. Outro país que fez is foi a Coreia do Sul, mas para ter incentivos do governo era preciso sempre estar inovando e melhoran os produtos constantemente. Mas o problema é que a indústria brasileira não corre atrás para se sobressair sobre as demais, basta só olha a Multilaser e Alcatel, ela não correm atrás de nada e acaba que fica um produto orrivel
@@2555Edu tive um Alcatel e só passava raiva e conheci um menino que tinha um tablet da Multilaser que tbm era um lixo. Então é difícil comprar coisas tecnologias nacionais
Achei incrível a questão das datas. No mesmo ano (1969) nasceu a Gurgel e também a Embraer, que podemos dizer que é a principal empresa brasileira que fabrica produtos com tecnologia de ponta. No caso da Embraer, dificilmente ela teria nascido se não fosse por forma de estatal, e também já teria acabado se continuasse nas mãos do estado.
E acredite que tem gente que ainda não aceita o fato da Embraer ter saido das garras do estado.
Tive o prazer e honra de conhecer o João, assim como outro ícone da ind de carros brasileira, o Gobbi (Miura), este, era querido amigo. Gente que, em seu tempo, ousou desafiar não as grades empresas, mas os podres políticos brasileiros, que até hoje enterram toda capacidade de nossa gente.
Valeu!
Parabéns!
Esse é o melhor vídeo que assisti sobre a Gurgel.
O mal de uma pessoa estar afrente de seu tempo; É QUE ELA NUNCA É TOTALMENTE COMPREENDIDA!
E é dada como louca. Lembre-se do Enéas
@@empresario5589 Melhor
Lembre-se de NIKOLA TESLA
@@tiagocarrasco8520 Melhor ainda!!!
Eu!
Thales parabéns pelo vídeo e riqueza de informações. Uma pena que o próprio brasileiro no caso os políticos (nem sei se da pra considerar mas) se sabotam, e outros seguimentos aqui no nosso país acontece a mesma coisa, lamentável ! Temos que quebrar este ciclo, sempre analisando as nossa escolhas de compra por ex., não é fácil, e nem de uma hora para outra mas tenho que fazer pois só assim o Brasil irá mudar
Hoje o Brasil é um parquinho para as grandes empresas internacionais, e o povo acha que deixar o mercado comandar o país é Bom mas eu acho que não existe país desenvolvido que não proteja seu mercado nacional, parabéns pelo vídeo você assim como Gurgel foi é um orgulho do Brasil.
Eu tive o prazer de trabalhar na Gurgel aqui em Rio Claro, 1990 . Saudade do Dr Gurgel.
Meu pai tinha um Gurgel x-12. Que saudade! Minha infância foi dentro desse Gurgel viajando!
Tem também dos miuras, a última tentativa sobre fazer uma marca de carros nacionais acho que foi em 2012 ou 15 que tentaram fazer um carro esportivo brasileiro mas n deu tbm.
Seu trabalho é sensacional. Sempre compartilho!!! Sensacional
A montadora tinha potencial para dar certo, e bastante gente tinha vontade de comprar os carros. O grande problema é que Gurgel se ufanou, e com isso acabou cometendo erros de concepção muito graves. Um exemplo foi o uso de um material compósito disposto em molde aberto, o que provou repetidas vezes ser inadequado para a produção em massa (vide o BMW i3). Gurgel poderia ter desenvolvido uma liga metálica ou tratamento que tornasse os carros mais resistentes à corrosão, e isso seria um grande diferencial para a marca. Dependendo da qualidade do material, ele poderia ter até mesmo licenciado esse material para outras montadoras, obtendo acesso a propriedade intelectual e peças em uma posição mais favorável.
Não viaja não, eram carros que eram uma bosta mesmo,vivi essa época ninguém queria ter essa desgraça,feio, beberão, apertado e caro . Preciso continuar, porque a troller deu certo!?
@@sergiogonzales3851 porque troller deu certo é marca brasileira?
@@joseanecruz3914 não,da índia, daí a Ford comprou pra virar do Panamá que é um país da Oceania,do lado da nova Zelândia.
@@sergiogonzales3851 obrigada pela ajuda
@@joseanecruz3914 Kkkkkkk, tu acreditou na mentira dele ainda
Prezado,
Boa Noite
Muito Obrigado pelo excelente documentário, um maravilha.
O João Gurgel será sempre lembrado por aqueles que o considera uma super Brasileiro.
Valeu
Eu tive um Gurgel BR 800,tenho muita saudade desse carro eu o chamava de minha caixinha de fósforo. Nunca me deixou na mão, era super econômico ,tive que me desfazer dele pois não encontrava peças de reposição. Ainda está rodando,soube que o novo dono adaptou peças de outras marcas e modelos de carros.Quando o vejo passar meu coração aperta de saudade.
O Brasil não foi descoberto, foi inventado. Prega-se muito o sentimento nacional, mas valorizamos o que vem de fora. Até nos empregos. Basta uma pessoa passar um tempo lá no primeiro mundo e voltar, que já tem empregado garantido.
Muitos já ousaram por enfrentar essas gigantes estrangeiras, mas acaram esmagadas pelo poder.
Faz um vídeo falando sobre o puma
O país precisava e ainda precisa de mais pessoas como o Gurgel.
Na verdade precisa sair do Brasil, pq só assim você consegue alguma coisa...
Já aqui, mesmo você tendo espírito de guerreiro, você só se fod@
O cara teve que lutar, com os de dentro, e os de fora...
Um herói...um gigante...
Mas no Brasil, isso não é suficiente...
Saúde e paz à todos.
Grande vídeo! Obrigado.
Era um sonho de infância possuir um modelo Gurgel... Quem sabe, durante meus dias de vida ainda consiga.
É uma pena toda essa história!
Excelente conteúdo sobre a Gurgel, bem que poderiam ressuscitar um projeto assim !
Primeiramente parabéns pelo canal e pela qualidade dos vídeos e importância dos temas.
Concordo com absolutamente quase tudo que é explanado no canal, porém neste vídeo discordei de muita coisa e gostaria de contrapor.
Antes de iniciar a explanação, concordo que o Sr. João Gurgel foi um expoente de grande importância num país que empreender não é lá uma das coisas mais fáceis. Entendo que o grande feito de Gurgel foi conseguir captar recursos via mercado mobiliário, numa época que esse mercado era desconhecido pela maioria dos brasileiros. Não tínhamos cultura nessa área e realmente foi um feito absolutamente extraordinário.
Minha discordância está em ter creditado a descontinuidade da fábrica ao governo ou às outras montadores. Uma empresa que vive dependendo de BNDS ou de leis especiais está sujeita à revezes, ou pior: ter que entrar na corrupção para continuar com vantagens.
Sobre a concorrência, como o próprio nome diz... empresas irão competir e utilizar dos meios para se sobressair,. Seja com acesso à financiamento mais baratos, compra em escala, diluição de gastos em projetos, etc. Isso é o mercado, e nós consumidores somos favorecidos por isso!
Sobre os automóveis da Gurgel que eram para entrar no mercado de carros populares (BR 800 e depois o Supermini), esses veículos tinham falhas conceituais de projetos. O motor boxer é mais caro para se produzir que os em linha, e a transmissão traseira trazia a necessidade de peças extra que acarretavam maior custo e peso ao veículo. Como iriam competir com essas desvantagens? Outro problema foi que a marca fazia constantes inovações do modelo durante o ano. O que pode parecer uma vantagem, tornou um problema... pois era complicado manter catálogo de peças de reposição e muitas peças acabavam não sendo intercambiáveis.
Espero que eu não seja atacado pelos nacionalistas, pois como disse... Gurgel fez um enorme feito neste país.
Sábias palavras amigo a galera de hoje não sabe o que realmente aconteceu na época...
O dos grandes problemas do nosso querido Brasil é a corrupção... aquele famoso jeitinho brasileiro de querer se dá bem...
Todas as grandes industrias do mundo são financiadas em parte pelo governo de seus países. Todas tem alguma isenção de imposto, algum financiamento com banco federal, algum subsídio. É uma coisa normal. Nao é errado conseguir um empréstimo, muito menos quando seu projeto é válido para ajudar no desenvolvimento do país.
@@1320MHz ninguém disse que é errado..!?? Errado é fazer é não pagar...
Hoje em dia é até bagunça. O senhor Gurgel tava tentando pagar as suas dívidas sobre milhares de calotes e restasteiras. Hoje alguns grupos econômicos (empresas) pega dinheiro com o governo depois declara falência não paga e fica se arrastando na justiça. Algum tempo depois vai lá e monta outra empresa como nada fosse nada.
Muito bom este vídeo ainda mais, explorando um tema que todo o brasileiro é apaixonado não considerando o gênero. A Gurgel entrou no mercado com o propósito de criar um veículo genuinamente brasileiro, sonho de seu fundador. Pena não ter seguido exemplos dados pelas empresas WEG, Marcopollo e a Agrale. Estas empresas cresceram atuando em ninchos diferentes da Gurgel e avançaram. Mesmo tendo condições técnicas e financeira para produzirem veículos nacionais, não se arriscam neste mercado protistuido dominado pelas multinacionais.
Lendo seu comentário me veio o seguinte pensamento: se Gurgel tivesse dados passos mais lentos e sólidos, poderia ter alcançado êxito no objetivo de se consolidar como uma grande marca nacional.
@@luizsobreduasrodas Hoje, a CAOA esta andando a passos largos para atingir isto. Vai depender dos herdeiros do Sr CAOA.
A Agrale infelizmente tá bem mal das pernas hoje em dia se não fossem a compra dos marruá pelo exercito provavelmente é outra que já teria falido também. Uma pena porque eu sempre achei a história deles incrível apesar de pouquíssima conhecida pela maioria da população
A Agrale já se aventurou em produzir chassi de ônibus, tratores e até tinha uma linha de produção de motos italianas que por sinal, muito bonitas e robustas. Lembra disso? Os veículos Marrua são um belo exemplo do que a indústria brasileira é capaz. Se não estou enganado, este veículo é genuinamente brasileiro.
@@influsitivo Sim, porque ela esta alicerçada em projetos estrangeiros, sendo uma mera linha de montagem.
Poxa... quando criança eu já admirava esses jipe. Poxa que legal.
Muito interessante, a história da Gurgel.
Gostei.
Desde criança, tive essa curiosidade em saber da história.
Afinal, sou Brasileiro.
E Brasileiro, é apaixonado por carro.
Magnifico documentário , sempre admirei o sr. GURGEL mas infelizmente o sonho dele era no brasil ! ! se fosse na CHINA , COREIA OU JAPÃO talvez estivesse vendendo seus carros aqui.,.,.,.,..,.,.,
Sad, but true
que gramar é esse véi kkkkk
O X12 não tinha tração nas quatro, mas tinha o "seletraction", que ajudava a desatolar o carro.
As kombis da década de 70 tinham o bloqueio diferencial em suas caixas de câmbio, nenhuma novidade pq o Gurgel usava peças da VW para.montar seus carros.
Tales, obrigado por nos esclarecer sobre este magnífico brasileiro. É terrível perceber o que os inimigos do Brasil fizeram e fazem.
Fantástico !!! Andei muito de Gurgel !!
O Brasil tem q da mais valor e apoia as nossa coisa em geral ,aqui só é bom oq vem lá de fora , estrangeiros, ficamos dependendo dos outros até hoje , Gurgel foi pra época visionário e muito inteligente criou até um elétrico brasileiro .
Belo vídeo...tem um documentário no You Tube: Sonhos Enferrujam. El foi o nosso Tucker! Pior, ainda não temos montadoras nacionais. Muito nacional, foi ótimo!
Ter tem, mas não consegue competir com as grandes montadoras e muito menos as pequenas.
Boa noite, cara que história top, eu tenho um modelo x12 do gurgel e fiquei maravilhado com a história...
Visionário, um homem muito a frente do seu tempo 🇧🇷✨
Grande video, verdade eu amo a Gurgel queria que meu país tivesse um carro brasileiro.
Não recebeu incentivo.
Eu acho lindo esses carros da Gurgel e vou comprar 1 se Deus quiser
Moral da história, sem o Estado não há desenvolvimento tecnológico de qualquer natureza.
@Zairo Menezes nesse caso, o Estado se ausentou da responsabilidade social de fomentar a indústria nacional. Collor , o liberal, destruiu a Gurgel, com um decreto.
É e sempre foi assim!
Neoliberalismo econômico matou a Gurgel.
Eu acho que ele poderia se ausentar de cobrar impostos e regulações absurdas também. Aí, sem o Estado, da pra crescer.
@@marcosgomes1989 nada mais falso. Aguardo que você me dê exemplos de desenvolvimento económico-social sem a atuação do Estado. Simplesmente não há exemplos.
Falou em "eliminação de impostos", pronto, é um pessoa que pensa com o umbigo e ignora a história dos países.
Moral da história pt. 2: o pecado do Gurgel foi empreender e investir no país errado.
Esse ufanismo em torno da Gurgel é inacreditável. O governo federal encheu a Gurgel de incentivos. O Exército praticamente só comprava Gurgel. O BR800 era horrível, lento, cheio de problemas, gastava muito mais do que rendia. Os carros eram terrivelmente feios o ineficiêncientes. A frase " sem o apoio do governo federal" diz tudo. A Gurgel teve apoio durante décadas, mas quando a fonte secou, acabou. Nunca aproveitou. Menos romantismo e mais verdade!!!!
Pois é.
Opa Tales, se puder fazer da história do Puma, a fábrica de carros esportivos brasileiros
Muito bom esse documentário.. nós Brasileiros não damos valor no que temos..
Excelente Vídeo! Ai meu ver, inclusive o design era inovador e bonito, pois eram de design linhas simples.
Empresas multinacionais saindo do Brasil, é a nossa chance de investir em empresas nacionais. Gurgel mostrou que é possível, e nós podemos reforçar essa ideia!
O complicado é que o Brasil suga tanto do empreendedor quanto do assalariado.
Quaisquer coisas aqui são extremamente caras e burocráticas para se fazer.
@@viciouswild Sim, muito complicado...
É uma pena, o que o governo fez com a Gurgel e a PanAir. Ambas destruída pelo governo, poderia tranquilamente ser 2 multinacionais gerando empregos e riquezas para o país. 😔
O Brasil seria muito mais rico. Se não tivesse vendido a Vale do Rio Doce por mixaria tbm
O que o governo fez?
Quem era o governo na época ?😂
@@joseriwolnisouzacruz4057 Fernando Henrique Cardoso, o abiguinho do Luladrão que faliu o brasil
É uma pena mesmo
Gostaria de saber se hoje, depois de mais de 20 anos do fim da GURGEL, existe a possibilidade de trazer a GURGEL de novo para o cenário automobilístico?
Difícil, as leis e regulações de segurança são tão rígidas que até as montadoras internacionais estão sofrendo para fabricar carros aqui. O fim da Kombi e do Uno Mille dizem bastante da rigidez atual.
@@viniciuscvj talvez com um novo Congresso Nacional mudariamos isso.
A Burocracia, na prática, impede
Crownfunding para renascer a Gurgel no Brasil já!. Kkkkkkkk
@@zepequeno7720 q isso ?
Me lembro de ter andado neste carrinho! Por fora era até legal mas por dentro, sem comentário! Meu antigo patrão ganhou de presente do banco do Brasil, ele era acionista e o banco na época adquiriu muitos BR's para presentear seus clientes. Fomos pegar uma pequena viagem até a região dos lagos no RJ, na estrada choveu e dentro do carro também! rsrsrsrsrsrs