DOTE DA NOIVA NO SÉCULO 19

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 3 жов 2024
  • Você sabe o que era o dote da noiva e pra quê ele servia? Então bora falar de dote da noiva e costumes de casamento no século 19 e até na Idade Média.
    CURTIU O CANAL? APOIE MEU TRABALHO!
    Me ajude a produzir mais conteúdo gratuito sobre história da moda e costura histórica
    Seja membro: / @amodistadodesterro
    Seja apoiador: apoia.se/amodis...
    Me manda um pix: amodistadodesterro@gmail.com

КОМЕНТАРІ • 52

  • @Maria-qi7wx
    @Maria-qi7wx 6 місяців тому +20

    Seria legal um vídeo sobre enxoval de casamento. Sempre ouvi que antigamente as meninas já montavam, bordavam coisas antes mesmo de namorar. O que continha nesse enxoval de bordar, tricotar, essas coisas?

    • @Bianca-qb4st
      @Bianca-qb4st 5 місяців тому +2

      No vídeo "quantos vestidos uma mulher tinha na era vitoriana?" Ela toca nesse tópico a partir do minuto 6:25

  • @deboranascimento6963
    @deboranascimento6963 6 місяців тому +11

    Eu acho a questão da menstruação interessante pq de minha geração para geração da minha mãe e da geração minha mãe para geração minha vó eu já percebo uma pequena diferença na idade da menstruação geral das meninas. Atualmente percebo que a menstruação tem vindo cada vez mais cedo, tendo sido, inclusive, motivo de preocupação medica quando as meninas menstruam antes dos 10 anos.

  • @laishp1
    @laishp1 6 місяців тому +28

    20 anos? E elas menstruavam tão tarde? Pensei que elas se casariam entre os 14 aos 20 anos em média "normal". Ela não debutavam com uns 15/16 anos para se casar? Muitas dúvidas, quero mais detalhes kkkkk

    • @AModistadoDesterro
      @AModistadoDesterro  6 місяців тому +34

      Eu tava falando de Idade Média quando mencionei a questão da menstruação e num contexto muito específico de casamentos da nobreza.
      Debutar é coisa do século 19 e ainda assim só foi se popularizar no século 20.

    • @cecybraganca9729
      @cecybraganca9729 6 місяців тому +15

      ​@@AModistadoDesterro interessante, poderia falar mais dessa moda de debutantes e de q cabeça mirabolante surgiu esse evento?

    • @NataliaLimaV
      @NataliaLimaV 6 місяців тому +2

      Por favooor 😮 um vídeos sobre debutanteees

  • @sandra-hs6lf
    @sandra-hs6lf 6 місяців тому +13

    Mais aqui no Brasil e em alguns países da Europa o dote quem cobrava era o noivo e não a noiva e ela só podia o pai dela podia pedir esse dote de volta caso o motivo da separação fosse culpa do marido tipo se ele fosse gay algo fo tipo, esse era um dos poucos motivos para o qual a mulher não sairia tão culpada ou difamada após uma separação , o dote era negociado antes do casamento e isso gerou muitos crimes de bigamia pelos os homens já que muitos se casavam só pelo o dote e era chique a família falar sobre o valor alto , essa prática ainda existe na Índia e infelizmente até hoje muitas mulheres ainda sao mortas la pelo o crime de dote,já no oriente principalmente na religião muçulmana o dote é o pai da noiva quem cobra e embora digam que é pra mulher a verdade é que não é o dote é um dos motivos para o qual as famílias pobres casam as filhas muito jovens e em caso de separação a mulher não ganha nada desse dote porque já foi gasto, e outra curiosidade é que o dote não é um valor fixo e o pai tende a cobrar de acordo com a beleza e juventude da filha, e creio que antigamente não era diferente, além que também no Brasil o dote podia ser até mesmo a quitação de uma dívida, exemplo se o noivo devia o pai da moça ele se casava com ela e não ganhava o dote da família dela, e meninas de famílias pobres casavam bemais cedo entre 12 e 17 anos, isso porque as famílias tinham muitas crianças e não podiam sustentar , era mais fácil casar as meninas, infelizmente é a triste realidade de muitos países do Oriente até hoje , então mesmo que a tradição dissesse que o dote era uma segurança pra mulher na verdade não era, e sim uma forma do pai ou noiva extorquir dinheiro pela a moça.

    • @telarium1361
      @telarium1361 2 місяці тому

      @@sandra-hs6lf faz um canal do UA-cam que eu assisto

  • @NataliaLimaV
    @NataliaLimaV 6 місяців тому +6

    Mano, amei a pergunta e ameeei a respostaaaa. De vdd oq eu tinha no meu imaginário era muuito diferente kkkk

  • @marianna3132
    @marianna3132 6 місяців тому +6

    Obrigada #tiamodista, os cortes ajudam muito , pois nem sempre consigo acompanhar um vídeo longo. Conteúdo incrível e de qualidade ❤
    Vc já leu " casamento por conveniência" ?

  • @Eric-sd5hn
    @Eric-sd5hn 6 місяців тому +6

    Amo seu canal ❤️ seu conteúdo é incrível!!!

  • @ANNEFLORENCE
    @ANNEFLORENCE 6 місяців тому +2

    Queremos mais conteúdos assim gosto muito!! ❤❤❤

  • @REBELDIA100fim
    @REBELDIA100fim 6 місяців тому +5

    Sempre aprendo muito com os seus vídeos :)

  • @reginafarias
    @reginafarias 6 місяців тому +2

    Meu tio costumava dizer que recebeu a minha avó, sogra dele, como dote pelo casamento com a minha tia. Era engraçado e irônico, ao mesmo tempo.

  • @MariaEduarda-kz4fn
    @MariaEduarda-kz4fn 5 місяців тому

    queria entender mais sobre esse mundo

  • @evelinegomes
    @evelinegomes 6 місяців тому +11

    a Danny do canal sobrevivendo na turquia já explicou algumas vezes que lá e em muitos países árabes os presentes de casamento são em ouro 18 e 24k e que é muito raro ter pensão alimentícia maaaaas que todo o ouro que a noiva recebe é dela então é como se fosse essa garantia de bem estar em caso de divórcio.

    • @silviaferreira6619
      @silviaferreira6619 5 місяців тому +1

      Não sei como vocês caem nisso...... Aqui no Egito/ Arábia Saudita, Emirados..... Existe pensão alimentícia para mulher ...... Meu cunhado se divórciou há pouco tempo, paga pensão para ela e os 3 filhos .......Fora que o ouro que ele deu é um apartamento ficaram exclusivamente para ela .....

    • @evelinegomes
      @evelinegomes 5 місяців тому

      @@silviaferreira6619 bom, eu disse que é raro ter não que não existe. a própria Danny disse que precisou abrir mão da pensão em troca de liberdade na criação do filho. seu cunhado não fez mais do que a obrigação aliás.

    • @silviaferreira6619
      @silviaferreira6619 5 місяців тому

      Disse ela ...,..... E ela é da onde mesmo Turquia ......ATA .....

    • @evelinegomes
      @evelinegomes 5 місяців тому

      @@silviaferreira6619 bom, já vi que vc não quer conversar. Boa sorte aí no Egito.

  • @srteste1406
    @srteste1406 6 місяців тому

    🙏👏👏👏👏👏👏👏🤝🤝🤝👏🤝

  • @mariluzdaluz3
    @mariluzdaluz3 3 місяці тому

    Amo o conteúdo desse canal e honestamente, fico meio irritada com os comentários simplórios de algumas pessoas, que questionam as explicações da modista, sendo que ela tem anos de estudo, e embasamento de conteúdos documentados para nos passar essas informações.

    • @AModistadoDesterro
      @AModistadoDesterro  3 місяці тому

      Imagina o tanto de raiva que eu passo todo dia.

    • @mariluzdaluz3
      @mariluzdaluz3 3 місяці тому

      @@AModistadoDesterro siiiimmm, por isso admiro ainda mais seu trabalho, por estar persistindo! 🫶🏻

  • @marianadesouza7676
    @marianadesouza7676 6 місяців тому +2

    Sempre fiquei pensando nisso, de que as meninas não se casavam tão cedo como dão a entender, pelos simples fato de que as meninas menstruavam mais tarde do que as meninas de hj em dia por conta da menstruação. Elas ate podiam se casar no papel mais cedo, mas para ter sua primeira relação sexual e ter filhos, imaginei que eles esperavam a garota menstruar. Acho que ja tinha ouvido isso antes há muito tempo.

  • @mariadioga9585
    @mariadioga9585 5 місяців тому

    Boa tarde,de outra forma o tal dote permaneceu até o século XX com o tal enxoval que a noiva obrigatoriedade tinha que levar

  • @natalydejesus6372
    @natalydejesus6372 6 місяців тому +1

    Tia Modista, tava lendo as revistas que vc usa como fonte de pesquisa e queria muito que você comentasse uma matéria do Jornal das Moças, primeira edição, ano 1914, intitulada "O que a mulher deve ser". Nossa, fiquei muito surpresa e parece com aquele vídeo da matéria de 1941, mas com a diferença que vc falou: modéstia e virtude como beleza e que a mulher deve agradar ao homem e se acordar mais cedo que o marido pra que ele não a veja desgrenhada. Comenta, por favorrrrr.

  • @licinhaferreira
    @licinhaferreira 6 місяців тому +2

  • @priscillagusmaonogueirarat1401
    @priscillagusmaonogueirarat1401 4 місяці тому

    Obrigada por esclarecer a questão do dote, sou advogada e ja escutei colega achar que o dote era errado uma comora e venda e na verdade era exatamente a garantia da segurança da mulher.

  • @nataliamoreno5941
    @nataliamoreno5941 6 місяців тому

    Então eu tava ferrada eu tive minha primeira menstruação com 8 anos de idade!!!!

  • @cecybraganca9729
    @cecybraganca9729 6 місяців тому

    Só pra entender melhor, nesse momento histórico em q diz no vídeo, o dote seria o q um chá de panela (sem despedida de solteiro, né? Rsrs) e a arrecadação de valor na festa de casamento fazem nos dias de hj?

  • @gildetecamposdesouza
    @gildetecamposdesouza 5 місяців тому

    Lindos modelos eu gostaria de ter uma combinação antiga pra usar em baixo da roua

  • @markp6323
    @markp6323 6 місяців тому

    amei seus videos bom conteudo abracos shirley

  • @lucieliapaiva5592
    @lucieliapaiva5592 6 місяців тому

    👏👏👏👏👏👏👏

  • @Beatriz-cx2bj
    @Beatriz-cx2bj 4 місяці тому +2

    Eu acho que com relação à idade das meninas que casavam na idade média você passou pano bonito viu... elas casavam muito novas sim, inclusive morriam muito jovens, muitas não chegavam nem aos 30.

    • @AModistadoDesterro
      @AModistadoDesterro  4 місяці тому +6

      Beleza, qual é tua fonte pra afirmar isso? Porque os estudos que existem sobre o assunto apontam claramente que casamentos antes dos 16 anos eram predominantes apenas na nobreza. Entre os trabalhadores, os casamentos se davam já na casa dos 20 anos por questões econômicas mesmo.

    • @AModistadoDesterro
      @AModistadoDesterro  4 місяці тому +6

      Eu não "passo pano", Beatriz. Eu trabalho com dados, com pesquisas acadêmicas, não é com senso comum

  • @wagner......
    @wagner...... 6 місяців тому

    ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

  • @deniseleite7053
    @deniseleite7053 6 місяців тому

  • @thaiscarolinecintra767
    @thaiscarolinecintra767 6 місяців тому

    Mas o dote até hoje existe na Índia e tem noivo casando só por causa do dote e até matando a esposa para ficar com o dote.

    • @AModistadoDesterro
      @AModistadoDesterro  6 місяців тому +6

      Tá, mas eu tô falando de século 19 no vídeo.

    • @deboranascimento6963
      @deboranascimento6963 6 місяців тому +1

      Na Índia e em outros países. Mas na Índia, particularmente, é proibido por lei porém é uma cultura milenar e segue bem resistente nas cidades e vilarejos mas rurais. Acontece de diferentes formas e por motivos diferentes, mas da mesma forma que no passado aqui no ocidente pode ser qualquer coisa o dote dependendo da casta das famílias ( o sistema de castas legalmente também foi abolido, mas persiste).

    • @deboranascimento6963
      @deboranascimento6963 6 місяців тому

      mais*

  • @jf2388
    @jf2388 6 місяців тому

    Obrigada!

  • @luizatavares3353
    @luizatavares3353 6 місяців тому

    Carlota Joaquina, casou com dom João VI com cinco anos!

  • @rosaramos3483
    @rosaramos3483 4 місяці тому

    Gosto muito das informações que você traz, mas não suporto esse seu "todes" na língua portuguesa só existe todos ou todas, e "todos" também pode ser dito de forma genérica,( significando masculino e feminino).