Tenho uma dúvida, preciso sugerir e precificar o preço de venda de um item para um cliente. Qual recomendação markup ou margem? Reforçando que não tenho acessos aos custos fixos e variável interno do cliente. Teria algum exemplo ou vídeo? Obrigado.
Samuel, nós sabemos que a reposição de produtos, como de uma mercearia por exemplo, acontece a todo momento certo? Como eu faço para efeito de cálculo a contar em determinado mês a data início das reposições dos produtos?
De todos os videos que assisti, e foram muitos, esse foi o único me ajudou de verdade e explicou de forma clara. Conteúdo muito bom. A única dúvida que ainda estou tentando tirar e entender é: Como ter as despesas fixas e variáveis em porcentagem? Se eu pudesse dar mais que um like, eu deixaria! 👏👏👏🤝
Que legal que o vídeo te ajudou. Feliz em ajudar. Sobre as despesas em percentual confere esse vídeo que fiz a pouco tempo: ua-cam.com/video/yAE7Xe7RkHg/v-deo.html
No markup a referencia para o % de despesas fixas e o % dos custos variáveis são as receitas totais (30.000,00) que é mostrada no início do vídeo? Ou essas porcentagens são referentes às despesas (22.000,00)? Estou tentando entender para aplicar aqui em minha loja
Paz e bem a todos! Samuel, ainda não iniciei o meu negócio, que será no ramo de alimentação. Nesse caso, como ainda não sei a margem de lucro, como faço para precificar os meus pratos?
O ideal é projeções, mesmo antes de iniciar o negócio é quase obrigatório nós fazermos um planejamento. Ou seja, listar todas as despesas e custos que devemos ter durante os meses e assim simular uma receita (venda) que supriria todas esses custos e despesas. Assim com essas projeções conseguimos simular e fazer precificação dos pratos.
Tem que fazer previsões, quanto é a meta de vendas e o que acredita ser possível vender? E quais são as despesas que vai ter? Faça essas projeções e calcula em cima disso.
Olá, tudo ótimo. Para cálculo preço de venda se usa Markup. A margem de contribuição é indicador importantíssimo para análise, pois consegue identificar antes de pagar as despesas fixas da empresa se as vendas estão com boa margem ou não.
Despesas fixas sim. Custos variáveis você pode também fazer com base na venda mas geralmente eles são conhecidos e em percentuais como comissão, imposto, taxa cartão, etc.
Samuel, se mantivermos as despesas, e aumentarmos as receitas para 60 , como ficariam os cálculos? Pque à margem subiria mto. É praticamente mantendo os custos variáveis. Mto obrigado
Isso mesmo, aumentando as receitas e mantendo as despesas terá mais margem de lucro e também será mais competitivo. Uma vez que poderá até formar o preço de venda com uma despesa fixa mais baixa para competir por preço, caso seja a estratégia.
Oi boa tarde, eu tenho uma dúvida como q eu calculo o percentual DF e o percentual CV? Consegui entender os conceitos, mas como q vc chegou ao percentual de 30% e 5%? E entendi que isso varia de negócio pra negócio. Obrigada ☺️
O percentual de DF você pega a média que gasta de despesas fixas mensais e divide pela média de receitas mensais, vai saber em % quanto representa. Já o % CV já é conhecido por nós, que não os impostos que pagamos (peça para o contador), comissão, taxa de cartão, já pagamos CV tudo em percentuais, basta ficar atento e não esquecer de nenhum. O exemplo de 30% e 5% são exemplos, mas é isso que comentei.
Olá Samuel, uma dúvida: em custos e despesas entra o nosso pró-labore também, certo? (custos fixos+ despesas variáveis + meu salário) no meu caso, sou MEI.
Boa tarde Se o meu produto tem vários produtos agregados, como faço para precificar. Exemplo: tenho uma loja de Yakisoba, no Yakisoba vai, frango, carne e camarão como calcular
Samuel, e no caso de eu estar iniciando o meu negocio agora, vou trabalhar dentro da minha casa e ainda não tenho os dados de Despesas fixas e Custos variáveis, como faço o markup? Ou qual seria a forma de calcular o custo de venda de um produto?
Custos variáveis você sabe, é o imposto que vai pagar ao emitir nota, é a comissão se tiver de vendedor, é a taxa de cartão quando vender no crédito, etc. As despesas fixas você pode fazer uma projeção, quanto voce estima faturar por mes? E quanto estima de despesas fixas todo mes? Ai chega nesses percentuais.
Sim é considerado mas não é feito nem no fluxo de caixa e nem no DRE gerencial que somos acostumados a fazer e analisar. Acaba sendo gerado no DRE contábil.
Samuel 1 pergunta pode parece besta a pergunta!,mas digamos que você vai comprar 1 produto para revender,a marca dar sugestão de venda ou colocaria sua porcentagem?,só que tem concorrência coloca o preço de sugestão de venda e outros não,que você faria?,no caso a marca coloca de 120% a 124,5%,dependendo do modelo do calçados que você escolher para comprar
Eu sempre avaliaria se o preço final fazendo o calculo da forma correta como é o caso utilizando markup ficaria competitivo ou não. Se ficar acima do preço sugerido e eu ainda consigo vender bem não mudaria nada, utilizaria a minha margem, se por um caso ficou muito elevado o preço teria que pensar em 2 coisas: ou eu baixo minha margem de lucro ou eu revejo minhas despesas fixas para redução de custos e ficar mais competitivo.
Tem que projetar as despesas que vai ter, o máximo possível da realidade, busque tudo que você terá de despesas e projete o faturamento, vai ter que trabalhar com esses números de projeções e vai atualizando.
To com uma dúvida poderia me ajudar? Calculei o markup e percebi que tenho um produto que vendemos abaixo do valor calculado com o multiplicador. Criei um multiplicados sem lucro nenhum só com os custos e mesmo assim não consigo um preço competitivo. O que fazer nessa situação? Teria alguma maneira de visualizar o prejuizo real dele?
Isso é comum acontecer. Os dois caminhos que precisa fazer é: 1) procurar fornecedores mais baratos para ser mais competitivo 2) mesmo com lucro zerado e incluiu o % de despesas fixas na conta significa que de certa forma a venda ajuda a pagar as despesas fixas, o que é bom, mas tem que rever de igual forma essas despesas fixas pois pode estar elevadas demais para o tamanho da empresa, como um padrão nao poderia ser maior que 30% por exemplo
Oi Samuel, uma dúvida......: Como calcular a porcentagem das despesas fixas quando não se tem ainda um faturamento? Pois essa formula só nos permite o cálculo em porcentagens, correto? Mas não consegui realizar a formula, pois não tenho receita, então digamos que as despesas fixas giram em torno de 17mil, como chegar na porcentagem disto sem receita? Obrigada desde já!
Com base em previsões. Quando não temos faturamento ainda e muitas vezes nem despesas fixas pois estamos começando tem que realizar uma previsão o mais próximo possível. Mensurar todas as contas fixas que irá pagar e informar o mínimo atingível que terá de faturamento para realizar o cálculo % e ir trabalhando com base nesse resultado.
Custos variáveis é tudo aquilo que está diretamente ligado na venda do seu produto. São custos que vão aumentar ou diminuir de acordo com as vendas. Diferente das despesas fixas que essa você paga sempre, indiferente se vende ou não. Já custos variáveis é aquilo que paga diretamente depois que vende, por exemplo: imposto da nota, comissão vendedor, taxa maquininha cartão, comissão ecommerce, frete de venda. Se não sabe quantos % cada um desses custos variáveis você paga poderá fazer uma média, soma todos os valores que pagou e divide pelo valor de venda, ai vai ter um % base.
Nesse exemplo, se as DF é 30% e CV é 5%, sobre os 78 reais daria 23,40 de DF e 3,90 de CV. Assim, o lucro seria de 50,70. Se verificarmos a margem de lucro , que é (Receita - Custos - Despesas) / Receita, daria 50,70/78,00 = 65%, diferente dos 26,66%. O que eu fiz de errado aqui?
Preço Venda = 78 Custo Produto = - 30 CV 5% = - 3,90 DF 30% = - 23,40 Lucro = 20,70 (20,70 dividido por 78 x 100 = 26% de margem de lucro) Uma coisa é margem de lucro que é o calculo que eu fiz, outra coisa é o markup que é usado para calcular o preço de venda.
Essas despesas são consideradas despesas fixas, todo mês tem essas contas indiferente se vendeu ou não. Empréstimos são despesas não operacionais, não entra no cálculo, o lucro tem que servir para pagar as dívidas e/ou empréstimo.
Samuel n é todo mes ! É por dia .. um dia tem outro dia n tem ! Essas despesas que sai no dia a dia - como embalagens , cadeado etc.. pode acontecer de sair ou n e quando sai ela é considerada fixa ?
@@plasticosmaranhense2016 A lógica é a que descrevi. Se o produto que você vende usa essa embalagem, então é custo variável. Agora se é uma embalagem que compra para outros fins que não é um custo direto do produto aí é despesa fixa.
Eu como indústria vendo através de distribuidor, ele alega que precisa de 29% de margem. Como posso descubrir o valor do markup do produto que ele está utilizando?
Se souber o preço de venda que ele está vendendo e divide pelo custo de compra que ele pega de você terá o markup. Mas dificilmente saberá se ele terá 29% etc pois nao sabemos como ele está montando o markup, dentro do markup tem custo mercadoria mas tem tambem custos variáveis, despesas fixas e lucro desejado, entao dificil sabermos como ele fez a composição.
Isso mesmo. No markup de 2,6 está incluído 30% despesas fixas + 5% custos variações + 26,66% de lucro. É um exemplo mas é bastante coisa para ser acionado ao custo do produto
Eu também fiquei com dúvida. Gostei da técnica do markup, porém isso funciona na prática? Nesse sentido, como dobrou o preço do produto mais de 100% o preço do produto ficaria além do valor de mercado, em um mercado competitivo prejudicaria as vendas do produto. Isso sempre acontece? Desde já ótimos vídeos. Estou maratonando as playlists, estar me ajudando muito . Sucesso!
@@felipedouglas7828 Acontece sim. Isso muito ocorre pelas despesas fixas elevadas e pela margem de lucro. Mas é comum ficar elevado aí o que sempre eu sugiro é reduzir um pouco o lucro até ficar em um preço competitivo mas pelo menos fica claro que com as despesas fixas atuais não consigo ser competitivo com preço. Eu sempre gosto de incluir despesas fixas, tem pessoas que não incluem, mas eu prefiro deixar ela e vou reduzindo um pouco o lucro para ter clareza que preciso melhorar esses custos.
@@samubasso Isso é muito bom ! Com isso o gestor financeiro tem um bom controle da saúde financeira da empresa, uma visão ampla. Não conhecia essa técnica, não sei se vou conhecer ainda na faculdade. Sou músico e outras coisas, agora estou entrando nesse ramo das finanças, estou gostando muito. Seus vídeos valem ouro.
Markup é uma formula: 100/100 - (%Despesa fixa + %Custo variável + % Lucro) No exemplo falei que despesa fixa é 30%, custos variáveis 5% e lucro 26,66%. Somando tudo isso da 61,11% 100/100 - (61,66) 100/38,34 markup 2,60
@@beds1827 Não. Pode olhar que meu exemplo e o seu o markup foi o mesmo 2,6. Se utilizar como no meu exemplo 100 - 61,66 estávamos na mesma representatividade em %. Agora se usar 1 - 0,6166. O resultado é o mesmo, eu utilizei 61% e você 0,61
Gente! Sei que é muita burrice. Mas alguém me explica pelo amor de Deus como que eu chego na porcentagem das despesas fixas e variáveis. Não tô entendendo Se minhas despesas fixas são 1300, divido por 100? 13% são minhas despesas fixas? Não acho em lugar nenhum que explique esse ponto.
Um ótimo dia a todos eu me chamo Edson. Samuel estou estudando esse assunto agora, e nesse vídeo lá no final, quando você fala que (PV $78 - 30% -5%) da o valor de 26.66%, eu não achei esse valor. Por favor se tiver um tempo e puder me responder eu agradeço. Obrigado e parabéns pelo conteúdo.
Se você pegar o PV R$78 e descontar 35% vai sobrar R$50,70 com esse dinheiro você paga o custo da mercadoria de R$30,00 vai sobrar R$20,70 que é exatamente 26,66% de lucro que foi adicionado na formula.
Nada a ver, ele tá ensinando errado Existe o Mark up divisor e multiplicador Mark up divisor= (100-CTV) / 100 Mark up multiplicador= 1/Mark up divisor Margem de contribuição unitária= PV-CV-DV Margem de contribuição total= RM-CV%-DV% A fórmula da margem de contribuição é uma perspectiva diferente de custos em relação à disposição dos custos de acordo com a fórmula do markup divisor
Sim existe markup divisor e multiplicador. O que mostrei é o divisor e a fórmula é a apresentada 100/100 - (%Despesa Fixa + %Custo Variável; + %LUCRO). Margem de contribuição não falei em nenhum comento, acho que confundiu, eu falei de Margem de lucro. Apresentei a diferente e o que é margem de lucro e markup que o pessoal confunde. Abraço.
Samuel, nossa... muito obrigada por esse vídeo! Que o seu canal cresça e ajude a milhares de pessoas! 🙏
Muito obrigado. 😀
Tenho uma dúvida, preciso sugerir e precificar o preço de venda de um item para um cliente. Qual recomendação markup ou margem? Reforçando que não tenho acessos aos custos fixos e variável interno do cliente. Teria algum exemplo ou vídeo? Obrigado.
Esse conteúdo está ajudando muita gente!!
Muito obrigado. Feliz em ajudar.
Que vídeo necessário!! Parabéns pelo conteúdo
Muito obrigado. 😉
Grande aula...Obrigado Samuel!
Muito obrigado
Excelente explicação, Samuel. Parabéns.
😉
Perfeito
😉
Caramba...que video instrutivo para uma aula de contabilidade.
Eu sou contador e estudante de economia!
👊
Gratidão
Gostei sim minha querida da explicação;
😉
Conteúdo valioso, explicação clara e objetiva. Muito obrigada, Samuel!
Muito obrigado. Feliz em ajudar.
Muito obrigado
😉
você explica muito bem!! parabéns pela dedicação! seu conhecimento muda vidas!
Muito obrigado 😃
Excelente explicação!
Já sabia de tudo procurei para relembrar e me deparei com seu vídeo. Obrigada pelo conteúdo!
😉
MUITO BOM ESSE VIDEO PARABÉNS
Obrigado
Samuel, parabéns pelo vídeo aula! Acredito que você está contribuindo muito para a evolução de milhares empreendedores que estão iniciando um negócio.
Muito Obrigado Nilson pelo teu feedback. Esse é o meu propósito, poder ajudar outros empreendedores a obterem sucesso!
Excelente explicação, obrigado, estava quebrando a cabeça para resolver uma atividade e consegui após assistir seu video.
Que bom que consegui lhe ajudar
@Camilosouzza
Samuel, nós sabemos que a reposição de produtos, como de uma mercearia por exemplo, acontece a todo momento certo? Como eu faço para efeito de cálculo a contar em determinado mês a data início das reposições dos produtos?
Excelente explicação!!
Obrigado 😃
Caramba, nem na faculdade foi assim tão claro! Gratidão
Muito obrigado
@gabitere
Muito esclarecedor. Valeu
Que bom que gostou. 😉
De todos os videos que assisti, e foram muitos, esse foi o único me ajudou de verdade e explicou de forma clara. Conteúdo muito bom. A única dúvida que ainda estou tentando tirar e entender é: Como ter as despesas fixas e variáveis em porcentagem? Se eu pudesse dar mais que um like, eu deixaria! 👏👏👏🤝
Que legal que o vídeo te ajudou. Feliz em ajudar. Sobre as despesas em percentual confere esse vídeo que fiz a pouco tempo: ua-cam.com/video/yAE7Xe7RkHg/v-deo.html
Muito obrigado, ajudou bastante 👍🏻
👊
No markup a referencia para o % de despesas fixas e o % dos custos variáveis são as receitas totais (30.000,00) que é mostrada no início do vídeo? Ou essas porcentagens são referentes às despesas (22.000,00)? Estou tentando entender para aplicar aqui em minha loja
Excelente explicação
Obrigado
Paz e bem a todos! Samuel, ainda não iniciei o meu negócio, que será no ramo de alimentação. Nesse caso, como ainda não sei a margem de lucro, como faço para precificar os meus pratos?
O ideal é projeções, mesmo antes de iniciar o negócio é quase obrigatório nós fazermos um planejamento. Ou seja, listar todas as despesas e custos que devemos ter durante os meses e assim simular uma receita (venda) que supriria todas esses custos e despesas. Assim com essas projeções conseguimos simular e fazer precificação dos pratos.
Tem mt vídeo na internet que criam uma guerra entre mark-up e margem, só esse que eu vi mostrando a importância e o uso dos dois juntos!
😉
Excelenteeeeee !!!
Muito obrigado!!
Bem explicado! E sé eu estiver abrindo a empresa e só tive despesas. Quantos por centos eu devo colocar em cima?
Tem que fazer previsões, quanto é a meta de vendas e o que acredita ser possível vender? E quais são as despesas que vai ter? Faça essas projeções e calcula em cima disso.
Oi Samuel tudo bem! Muito bom o vídeo! Uma dúvida, quando é mais adequado utilizar M.C e quando é mais adequado utilizar o MkUP?
Olá, tudo ótimo. Para cálculo preço de venda se usa Markup. A margem de contribuição é indicador importantíssimo para análise, pois consegue identificar antes de pagar as despesas fixas da empresa se as vendas estão com boa margem ou não.
Olá Samuel, vídeo top demais! Uma dúvida e quando não se tem estoque, só compra quando tem venda certa, como saber o percentual??
O calculo é o mesmo. Não muda nada.
Muito bom
Muito obrigado.
Obrigado pelo video, muito esclarecedor. Apenas para confirmar, os percentuais de despesas fixas e variaveis é com base no valor de venda mês, certo?
Despesas fixas sim. Custos variáveis você pode também fazer com base na venda mas geralmente eles são conhecidos e em percentuais como comissão, imposto, taxa cartão, etc.
Samuel, se mantivermos as despesas, e aumentarmos as receitas para 60 , como ficariam os cálculos? Pque à margem subiria mto. É praticamente mantendo os custos variáveis. Mto obrigado
Isso mesmo, aumentando as receitas e mantendo as despesas terá mais margem de lucro e também será mais competitivo. Uma vez que poderá até formar o preço de venda com uma despesa fixa mais baixa para competir por preço, caso seja a estratégia.
Oi boa tarde, eu tenho uma dúvida como q eu calculo o percentual DF e o percentual CV?
Consegui entender os conceitos, mas como q vc chegou ao percentual de 30% e 5%?
E entendi que isso varia de negócio pra negócio.
Obrigada ☺️
O percentual de DF você pega a média que gasta de despesas fixas mensais e divide pela média de receitas mensais, vai saber em % quanto representa. Já o % CV já é conhecido por nós, que não os impostos que pagamos (peça para o contador), comissão, taxa de cartão, já pagamos CV tudo em percentuais, basta ficar atento e não esquecer de nenhum. O exemplo de 30% e 5% são exemplos, mas é isso que comentei.
Obrigada
Boa noite samuel m basso
👋
Olá Samuel, uma dúvida: em custos e despesas entra o nosso pró-labore também, certo? (custos fixos+ despesas variáveis + meu salário) no meu caso, sou MEI.
Sim. Pro-labore está dentro de despesas fixas da empresa.
Bom dia !!! Meu salário entra nas despesas fixas ou teria que ficar dentro do lucro ?
Salário de sócios da empresa é o que chamamos de pró-labore, esse entra em despesa fixa.
E uma empresa que acabou de ser aberta, que no inicio não te esse lucro bruto? Como fazer
Tudo projeção. Projeta o que você tem de meta e planejamento de receitas e mesma coisa para despesas para fazer os cálculos.
Boa tarde
Se o meu produto tem vários produtos agregados, como faço para precificar. Exemplo: tenho uma loja de Yakisoba, no Yakisoba vai, frango, carne e camarão como calcular
Tem que montar a ficha técnica. O custo do produto nesse caso tem que ser a soma dos custos de todos ingredientes.
Samuel, e no caso de eu estar iniciando o meu negocio agora, vou trabalhar dentro da minha casa e ainda não tenho os dados de Despesas fixas e Custos variáveis, como faço o markup? Ou qual seria a forma de calcular o custo de venda de um produto?
Custos variáveis você sabe, é o imposto que vai pagar ao emitir nota, é a comissão se tiver de vendedor, é a taxa de cartão quando vender no crédito, etc. As despesas fixas você pode fazer uma projeção, quanto voce estima faturar por mes? E quanto estima de despesas fixas todo mes? Ai chega nesses percentuais.
Boooooa!
👊
Me ajuda Emerson..estou começando com minha loja ..vendendo produtos de agropecuária o que vc me indica MAKUP ou margem Real ?
Para calculo preço de venda é Markup.
Tenho uma dúvida que não sei se encaixa nesse vídeo.
Provisionamentos (férias, 13°, Rescisão…) são inclusos em despesas fixas?
Sim, pq você vendendo ou não, seus funcionários tem que receber férias e 13º (revisão eu não sei)
Sim é considerado mas não é feito nem no fluxo de caixa e nem no DRE gerencial que somos acostumados a fazer e analisar. Acaba sendo gerado no DRE contábil.
Samuel 1 pergunta pode parece besta a pergunta!,mas digamos que você vai comprar 1 produto para revender,a marca dar sugestão de venda ou colocaria sua porcentagem?,só que tem concorrência coloca o preço de sugestão de venda e outros não,que você faria?,no caso a marca coloca de 120% a 124,5%,dependendo do modelo do calçados que você escolher para comprar
Eu sempre avaliaria se o preço final fazendo o calculo da forma correta como é o caso utilizando markup ficaria competitivo ou não. Se ficar acima do preço sugerido e eu ainda consigo vender bem não mudaria nada, utilizaria a minha margem, se por um caso ficou muito elevado o preço teria que pensar em 2 coisas: ou eu baixo minha margem de lucro ou eu revejo minhas despesas fixas para redução de custos e ficar mais competitivo.
Eu não tenho receita hoje , estou abrindo um comércio como buscar se não tem vendas ainda ? Abraços
Tem que projetar as despesas que vai ter, o máximo possível da realidade, busque tudo que você terá de despesas e projete o faturamento, vai ter que trabalhar com esses números de projeções e vai atualizando.
To com uma dúvida poderia me ajudar?
Calculei o markup e percebi que tenho um produto que vendemos abaixo do valor calculado com o multiplicador. Criei um multiplicados sem lucro nenhum só com os custos e mesmo assim não consigo um preço competitivo. O que fazer nessa situação? Teria alguma maneira de visualizar o prejuizo real dele?
Isso é comum acontecer. Os dois caminhos que precisa fazer é:
1) procurar fornecedores mais baratos para ser mais competitivo
2) mesmo com lucro zerado e incluiu o % de despesas fixas na conta significa que de certa forma a venda ajuda a pagar as despesas fixas, o que é bom, mas tem que rever de igual forma essas despesas fixas pois pode estar elevadas demais para o tamanho da empresa, como um padrão nao poderia ser maior que 30% por exemplo
Oi Samuel, uma dúvida......:
Como calcular a porcentagem das despesas fixas quando não se tem ainda um faturamento?
Pois essa formula só nos permite o cálculo em porcentagens, correto? Mas não consegui realizar
a formula, pois não tenho receita, então digamos que as despesas fixas giram em torno de 17mil, como chegar na porcentagem disto sem receita?
Obrigada desde já!
Com base em previsões. Quando não temos faturamento ainda e muitas vezes nem despesas fixas pois estamos começando tem que realizar uma previsão o mais próximo possível. Mensurar todas as contas fixas que irá pagar e informar o mínimo atingível que terá de faturamento para realizar o cálculo % e ir trabalhando com base nesse resultado.
Como eu faço pra achar o percentual do custo variável
Custos variáveis é tudo aquilo que está diretamente ligado na venda do seu produto. São custos que vão aumentar ou diminuir de acordo com as vendas. Diferente das despesas fixas que essa você paga sempre, indiferente se vende ou não. Já custos variáveis é aquilo que paga diretamente depois que vende, por exemplo: imposto da nota, comissão vendedor, taxa maquininha cartão, comissão ecommerce, frete de venda. Se não sabe quantos % cada um desses custos variáveis você paga poderá fazer uma média, soma todos os valores que pagou e divide pelo valor de venda, ai vai ter um % base.
Nesse exemplo, se as DF é 30% e CV é 5%, sobre os 78 reais daria 23,40 de DF e 3,90 de CV. Assim, o lucro seria de 50,70.
Se verificarmos a margem de lucro , que é (Receita - Custos - Despesas) / Receita, daria 50,70/78,00 = 65%, diferente dos 26,66%.
O que eu fiz de errado aqui?
Preço Venda = 78
Custo Produto = - 30
CV 5% = - 3,90
DF 30% = - 23,40
Lucro = 20,70 (20,70 dividido por 78 x 100 = 26% de margem de lucro)
Uma coisa é margem de lucro que é o calculo que eu fiz, outra coisa é o markup que é usado para calcular o preço de venda.
Que tipo de conta eu faço pra descobrir o percentual das despesas?
Despesas / faturamento x 100
E quando não tenho faturamento ainda?
@@legendasvb4712 Projeções. Quais as despesas e faturamento projetados. Com base nisso consegue calcular.
E Quando tem emprestimos e despesas saindo no dia a dia como almoço , material escritório etc..? Entra aonde nesse calculo ?
Essas despesas são consideradas despesas fixas, todo mês tem essas contas indiferente se vendeu ou não. Empréstimos são despesas não operacionais, não entra no cálculo, o lucro tem que servir para pagar as dívidas e/ou empréstimo.
Samuel n é todo mes ! É por dia .. um dia tem outro dia n tem ! Essas despesas que sai no dia a dia - como embalagens , cadeado etc.. pode acontecer de sair ou n e quando sai ela é considerada fixa ?
@@plasticosmaranhense2016 A lógica é a que descrevi. Se o produto que você vende usa essa embalagem, então é custo variável. Agora se é uma embalagem que compra para outros fins que não é um custo direto do produto aí é despesa fixa.
Eu como indústria vendo através de distribuidor, ele alega que precisa de 29% de margem. Como posso descubrir o valor do markup do produto que ele está utilizando?
Se souber o preço de venda que ele está vendendo e divide pelo custo de compra que ele pega de você terá o markup. Mas dificilmente saberá se ele terá 29% etc pois nao sabemos como ele está montando o markup, dentro do markup tem custo mercadoria mas tem tambem custos variáveis, despesas fixas e lucro desejado, entao dificil sabermos como ele fez a composição.
@@samubasso Obrigada!
👏👏👏👏👏👏
😉
Roi e margens é isso?
Margem de lucro é o que sobra das receitas. ROI é outra coisa, é retorno sobre investimentos. É quanto retornou em % um investimento que fez.
Pv =30 X 2.6. = 78 mais que dobrou o preço do produto mais de 100% . Não entendi
Isso mesmo. No markup de 2,6 está incluído 30% despesas fixas + 5% custos variações + 26,66% de lucro. É um exemplo mas é bastante coisa para ser acionado ao custo do produto
Eu também fiquei com dúvida. Gostei da técnica do markup, porém isso funciona na prática? Nesse sentido, como dobrou o preço do produto mais de 100% o preço do produto ficaria além do valor de mercado, em um mercado competitivo prejudicaria as vendas do produto. Isso sempre acontece?
Desde já ótimos vídeos. Estou maratonando as playlists, estar me ajudando muito . Sucesso!
Já consegui entender!😅
@@felipedouglas7828 Acontece sim. Isso muito ocorre pelas despesas fixas elevadas e pela margem de lucro. Mas é comum ficar elevado aí o que sempre eu sugiro é reduzir um pouco o lucro até ficar em um preço competitivo mas pelo menos fica claro que com as despesas fixas atuais não consigo ser competitivo com preço. Eu sempre gosto de incluir despesas fixas, tem pessoas que não incluem, mas eu prefiro deixar ela e vou reduzindo um pouco o lucro para ter clareza que preciso melhorar esses custos.
@@samubasso Isso é muito bom ! Com isso o gestor financeiro tem um bom controle da saúde financeira da empresa, uma visão ampla. Não conhecia essa técnica, não sei se vou conhecer ainda na faculdade. Sou músico e outras coisas, agora estou entrando nesse ramo das finanças, estou gostando muito. Seus vídeos valem ouro.
Desculpa, mas poderia me explicar como saiu de 100/100-61,66 para 100/38,34 por favor!!?
Markup é uma formula: 100/100 - (%Despesa fixa + %Custo variável + % Lucro)
No exemplo falei que despesa fixa é 30%, custos variáveis 5% e lucro 26,66%. Somando tudo isso da 61,11%
100/100 - (61,66)
100/38,34
markup 2,60
A equação está mal representada, deduzo que seria 1/(1-(DF+CV+MG)) = 1/(1-0,3-0,05-0,2666) = 1/0,3834 = 2,608
@@beds1827 Não. Pode olhar que meu exemplo e o seu o markup foi o mesmo 2,6. Se utilizar como no meu exemplo 100 - 61,66 estávamos na mesma representatividade em %. Agora se usar 1 - 0,6166. O resultado é o mesmo, eu utilizei 61% e você 0,61
Gente! Sei que é muita burrice. Mas alguém me explica pelo amor de Deus como que eu chego na porcentagem das despesas fixas e variáveis. Não tô entendendo
Se minhas despesas fixas são 1300, divido por 100? 13% são minhas despesas fixas? Não acho em lugar nenhum que explique esse ponto.
Seus problemas acabaram assista esse vídeo hehe ua-cam.com/video/yAE7Xe7RkHg/v-deo.html
A formula quando uso não da esses resultados não
Me diz qual calculo está fazendo que te explico, mas todas formulas estão corretas
Um ótimo dia a todos eu me chamo Edson.
Samuel estou estudando esse assunto agora, e nesse vídeo lá no final, quando você fala que (PV $78 - 30% -5%) da o valor de 26.66%, eu não achei esse valor.
Por favor se tiver um tempo e puder me responder eu agradeço.
Obrigado e parabéns pelo conteúdo.
Se você pegar o PV R$78 e descontar 35% vai sobrar R$50,70 com esse dinheiro você paga o custo da mercadoria de R$30,00 vai sobrar R$20,70 que é exatamente 26,66% de lucro que foi adicionado na formula.
Pode me ajudar
👍
Nada a ver, ele tá ensinando errado
Existe o Mark up divisor e multiplicador
Mark up divisor= (100-CTV) / 100
Mark up multiplicador= 1/Mark up divisor
Margem de contribuição unitária= PV-CV-DV
Margem de contribuição total= RM-CV%-DV%
A fórmula da margem de contribuição é uma perspectiva diferente de custos em relação à disposição dos custos de acordo com a fórmula do markup divisor
Sim existe markup divisor e multiplicador. O que mostrei é o divisor e a fórmula é a apresentada 100/100 - (%Despesa Fixa + %Custo Variável; + %LUCRO). Margem de contribuição não falei em nenhum comento, acho que confundiu, eu falei de Margem de lucro. Apresentei a diferente e o que é margem de lucro e markup que o pessoal confunde. Abraço.