Stalking (Perseguição): como a vítima de um stalker deve agir | Daniel Barros - CRM/SP 100.674

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 29 вер 2024
  • Perseguição: você já foi vítima de stalking ou perseguiu alguém? Mais de uma pessoa pediu para falar sobre esse tema. Bisbilhotar, tentar comunicação com alguém, tudo isso é stalking, ou seja, perseguir alguém.
    Sabe quando o sujeito fica monitorando a vida do outro? Não é o marido ciumento. Às vezes é alguém desconhecido ou um ex que fica perturbando, tentando forçar contato e mandando até presentes. De qualquer forma, é perturbador. Quem sofre stalking pode sofrer, ter depressão, ansiedade, perda de qualidade de vida.
    Quando alguém famoso sofre stalking, na maioria das vezes o stalkeador tem alguma doença mental e precisa se tratar. É um problema psiquiátrico. Mas se quem passa por isso é uma pessoa anônima, na maioria das vezes o stalkeador não tem problemas mentais. Às vezes eles até fazem perfil falso para seguir a pessoa. Isso indica apenas dificuldade de seguir em frente sem esse relacionamento, a possessividade.
    Uma revista fez um perfil de 200 stalkers (perseguidores) e revelou que 87% dos casos duravam mais de 15 dias. Nesse caso, o perfil dos stalkers era: desconhecidos, jovens, solteiros, que não forçavam intimidade.
    Metade dos casos durava poucas semanas. São casos desgastantes, há tentativa de contato e são pessoas já conhecidas. Com o tempo vai diminuindo.
    Apenas 25% dos casos dura mais de um ano, ou seja, minoria. O fator de risco para a perseguição durar mais era de perfis de ex-maridos ou ex-namorados.
    Como agir nesses casos? O mais importante é não responder aos contatos. Não responda mensagens, não tente acalmar o stalker. Pode ser perigoso. A maioria dos stalkings não dá em nada, mas uma minoria pode dar em perigo.
    Se você sofrer ameaças reais, avise amigos ou mesmo à polícia. A melhor coisa é ignorar e pedir ajuda às autoridades e à família, a amigos. É importante tomar medidas de precaução. Na dúvida, procure ajuda médica, não se deixe adoecer por esse problema. Não minimize!
    Compartilhe esse vídeo. Alguém perto de você pode estar passando por isso e com vergonha de falar.
    ---------------------------------------------------------------------------------
    A gente se encontra nas minhas redes sociais:
    -- Facebook: / danielbarrospsiquiatra
    -- Instagram: / danielmbarros
    -- Twitter: / danielmbarros

КОМЕНТАРІ • 547