Muito bom o tópico.. Desenvolvendo com Python e, recentemente, com javascript sempre tive a necessidade de tipar estaticamente muitas coisas. No mundo javascript, o typescript é realmente uma mão na roda. Esse vídeo, para mim, foi muito esclarecedor.
Boa tarde, acabei de fazer o desafio, e surpreendentemente acertei tudo, claro isso foi uma ótima supresa, pois para mim parece sempre que estou a um passo a trás, e isso traz um certo conforto em saber que estou no caminho certo.
Eu comecei na carreira praticamente com JS e C#... e sempre amei essas 2 linguagens, o TS pra mim veio pra fundir essas 2 linguagens em 1, e é espetacular. Ainda uso muito C# e JS, mas TypeScript já virou a minha outro linguagem preferida
@@IsaacLuizAngelo a sintaxe é parecida em diversos pontos, principalmente pq são linguagens orientadas a objeto... Mas a semelhança maior com o C# é o TypeScript, já que tem diversos pontos que o TS força o "javascript" a se comportar como uma linguagem com tipagem forte. Exemplo de códigos em C#, JS e TS: ***C#*** public static int Soma(int num1, int num2) { return num1 + num2; } public static void Main() { System.Console.WriteLine(Soma(5, 3)); } ***JS*** function soma(num1, num2) { return num1 + num2; } console.log(soma(5, 3)); ***TS*** function soma(num1: number, num2: number): number { return num1 + num2; } console.log(soma(5, 3)); Nesse exemplo tem as 3 linguagens, e da pra perceber que o JS é mais "simples" que o C#, mas o TypeScript trás alguns pontos positivos do C# (como no exemplo, a tipagem) com a simplicidade do JS. Espero que tenha entendido, e bons estudos!
@@kevinvff entendi , o C# também deve ter alguma semelhança com o C puro pois a função main está presente, as provas da universidade, da matéria de programação de computadores eram todas em C puro, saudade dessa época.
Quando eu estava iniciando eu vi PHP e Javascript mas a tipagem é algo extremamente importante pra mim, com isso eu fui para Java, com o tempo fui aprender Typescript, para quem fala do 'Any' é so usar 'ESlint'
Igor, se me permite com todo respeito te dar uma dica pra você não cometer mais esse erro (principalmente se for em ambiente de trabalho). No caso, "trás" tá errado. O certo seria "traz" do verbo trazer. A gente usa o "trás" pra se referir a lugar. "De trás" de alguma coisa. Como você já escreve bem, achei pertinente. No meu caso, ainda tô aprendendo programação. Lá eu cometi vários erros. 😅
@@nativadu7300 Porque eu não quero e acho que já tem muitos profissionais mais competentes que eu fazendo um excelente trabalho. Ressalto que eu falei com todo respeito sem desmerecer ninguém. Mas já que você se interessou, segue uma aula grátis. A sua frase escrita de forma correta seria: "Amigo, por que você não vira professor de português e ensina?" Vírgula depois do vocativo, por que separado para pergunta, virá sem acento e tem ponto de interrogação em excesso. De nada!
Eu que vim do Java foi muito tranquilo ir para o TypeScript, sobre o JavaScript, penso que o desenvolvedor só precisa saber o básico mesmo da linguagem.
Typescript amooo, é sensacional. Eu sem saber muito de JS na época ajudei um colega a portar o código dele pra TS e utilizar o maximo dos typpings. É simplesmente incrivel.
nice job!! eu tenho utilizado TS ultimamente e me parece um caminho sem volta, de fato o tooling em volta do TS é muito bacana, além de que te força a escrever um código mais coeso.
eu só usava javascript vanilla msm, mas por incrivel q pareça aprender typescript foi um bagulho tão fácil q nem parecia q tava aprendendo algo de novo
Quem reclamou sobre o Ruby On Rails foi gente que nem sabe o que é o Turbo. O typescript não era usado pelos usuários da biblioteca, era só a nível de desenvolvimento mesmo. Inclusive o propósito do Turbo é você escrever o mínimo de javascript possível.
JavaScript e uma tecnologia que a meu ver foi desenvolvida so para navegadores codigos com complexidades menores. nao pensaram que a linguagem iria crescer a ponto de devs criarem uma ferramenta para utilizar a linguagem no back end. Espero que coloquem typeScript em direto na linguagem.
Lnguagens não tipadas no geral, são boas pra sair do 0 pra construir uma aplicação que 1) seja enxuta e que 2) você consiga gerar um mvp rápido. Para projetos corporativos, uma linguagem fortemente tipada é infinitamente melhor, especialmente na questão de manutenção de código. O desenvolvimento às vezes pode parecer meio demorado no inicio mas depois que existe uma base bem estruturada, a manutenção e integração de novos componentes fica MUITO melhor
Duas verdades absolutas sejam ditas: a comunidade js é uma das mais top's, e, JavaScript tem que morrer. Porque? 1. A linguagem é antiga e foi pensada para casos simples. NINGUÉM imaginou que ela Seria usada em Tanta coisa. A comunidade criou as solucoes só que isso tá complexando as arquiteturas que deveriam ser mais simples. 2. A curva de aprendizagem para resolver problemas que não deveriam existir, como babel e typescript só rolam porque o mercado tem muita demanda, muita mesmo. 3. Coisas como babel e typescript funcionam bem, graças a muito esforço conjunto da comunidade, seja na manutencao e atualiazao das ferramentas, e a quantidade de material didatico. Mas, metrifique nas equipes o tempo para resolver coisas, vera que rola um custo adicional pra manter Tudo alinhado (necessario ao projeto, mas, na realidade não deveriam existir) 4. Eu tinha esperança em coisas como o dart (conheço por alto) mas dá pra ver que não é tão simples e requer uma curva de aprendizado 5. JavaScript tem que morrer, mas, enquanto não surge algo tipado, performatico e SIMPLES ... é o melhor que Temos e vamos fazendo com ele mesmo. Burn incluir typescript e babel já ameniza muito as coisas,.mas, goste você ou não é colocar pano novo em roupa velha. 6. Minha esperança agora é com o webassembly. Mas, mesmo ele avancando, as dependencies de API JavaScript para acesso de recursos tornará o js vivo e por um longo tempo. Eu sei, morrer foi muito forte. Mass uma das maravilhas da vida são as novas criações. Usem enquanto é necessario, mas, assim que surgir Algo que seja simples, rapido e tipado o JavaScript morrerá. E deixem-o ir com dignidade. Ele chegou muito mais longe do que foi pensado, já está de parabens (os criadores, a criatura e sua excelente comunidade).
Typescript é tão bom que as vezes vc quer fazer aqueles hacks de javascript de inserir chave/valor dentro de objetos e pegar eles que o TS não deixa (tipo: myObj['chave_indefinida']) kkkkkk ai vc tem que fazer cast pra pra fazer esse "work-around"
Eu não sou fã da Microsoft principalmente por sempre serem fechados em seu mundo, mas as linguagens feitas por elas são bem o meu estilo especialmente pela tarabpor tipagem forte. Que bom que atualmente os caminhos dessa empresa está mudando.
JavaScript é uma linguagem poderosa em muitos contextos, mas em alguns casos, a presença do TypeScript pode tornar a experiência de desenvolvimento ainda melhor
Engraçado que dependendo da região onde se mora e a cultura de empresas X recursos predominam sobre o montante deles! Em SC a esmagadora maioria das empresas do Alto Vale do Itajaí usam PHP no backend! em Blumenau Java é mais utilizado... Typescript nunca havia ouvido falar e C# é raro assim como .Net e outras linguagens!
E meu Líder Técnico de Front que decidiu que não usaríamos TS numa V2 (de uma V1 que era absurdamente bagunçada) só por causa da "curva de aprendizado"... Fiquei puto. Quase nenhum front JS hoje só sabe usar Javascript
Eu não gostava do typescript e hoje sei que era apenas o medo do desconhecido. Como muitos disseram aqui, é uma delicinha e evita muita dor de cabeça futura.
Eu não gostava também. E continuo não gostando depois de usar. Não vejo nenhuma melhora de produtividade. Pelo contrário, em muitos momentos é necessário fazer uma malabarismo porque a ***** do typescript não conseguiu pegar o tipo por inferência.
@@youtuberteam se você precisa de malabarismo, você deveria estar querendo fazer um hack de desempenho. Se você não queria fazer um hack de desempenho, você é um dos motivos do TypeScript existir.
@@twqzjsidIsndusiakdixisqjeksixi ah ok, faz sentido eu fazer um código "malabarento" no typescript por causa disso. O que eu faria no javascript puro seria muito mais objetivo e fluido, mas os amantes das linguagens fortemente tipadas decidiram estragar o que funcionava muito bem por si próprio. Simplesmente pelo bel prazer de codar da forma que prefere. Eu não acho o typescript um lixo puro, ele ajuda em alguns momentos, mas é anulado nos momentos que atrapalha.
@@youtuberteam ele é igual toda a linguagem. Possui suas próprias regras e devem ser seguidas, do contrário, use JS puro e seja feliz. O TS existiu por uma motivação extremamente válida, e quando alguém traz demérito a ele por não ser como JS, é na verdade, um elogio. Só esqueceram de te avisar.
O typescript é ótimo. Não sou fã da Microsoft, mas em linguagens de programação essa empresa sempre mandou bem, pecando somente na abrangência mas isso, como o próprio typescript demonstra, vem mudando muito já faz um certo tempo. Quem diria que a maior fonte de renda dela seria o Azure onde reina o Linux.😂
sei não, hein... tem gente importante largando mão. preferem vanilla js, devido à vários probleminhas que impedem produtividade. além disso, a tipagem pode ser feita com jsdoc (que é o maior motivo de uso do ts). em breve, o ecmascript também vai ter especificações para tipagem. eu ainda estou em cima do muro, mas depois que comecei a aprender linguagens que não são superset: comecei a entender como typescript tem várias deficiências e se comporta muito como uma muleta fajuta.
No começo eu achei que não precisava do Typescript e que ele era inútil, mas depois que eu comecei a utilizar o Typescript não consigo mais usar o js kkkkk
Mas o TypeScript existe justamente para isso. Se o JavaScript implementar tipagem estática, todo mundo vai sair ganhando, pois vai ser a mesma coisa só que de forma nativa. Prefiro mil vezes nativo do que usar um recurso externo.
Eu não uso TS, mas defino o tipo de todas as minhas variáveis no JS la no topo das coisas (JSDoc é tipo TS, mas só tipo, sem TS -). É um meio a meio será? Eu tipo porque eu gosto, não porque sou obrigado! kkk
É interessante começar com o JS msm. O Typescript, como script, quando foi 'construído', seja pelo node ou React, vai transformar seu código em Javascript.
Piada para descontrair: o typescript foi uma vingança tardia da Microsoft contra a Netscape por conta do VBScript ter morrido por culpa do Javascript 😂
Acho curioso o range de salário aqui dentro pagando até R$8k pra senior em TS, enquanto lá fora, um JUNIOR ganha em média R$25k (bruto). Depois ninguém entende pq o turnover é tão grande e pq tem tanto talento indo embora ou trabalhando pra fora. Já vi pessoas com 20 anos de TIME ganhando menos de R$20k, o que é um completo absurdo, e muito triste.
O Intellisense já um dos ótimos motivos. Além de que a configuração do TypeScript é super simples e rápida. Além disso, ele permite outras formas de lidar com o código. Como: criar namespaces em arquivos e exportá-los junto de suas classes e funções. Coisa essa que é impossível fazer de maneira intuitiva em JavaScript.
Eu também pensava assim, mas depois de entender o que realmente é o TS, eu entendi que ela ajuda no desenvolvimento, depois você pode buscar os benefícios de usar TS. Mas o seu pensamento não está errado, TS é uma ferramenta que ajuda a resolver certos tipos de problemas, se você nunca teve esses problemas não faz sentido usar mesmo, bem, acho que esse é o grande problema do front-end hoje em dia, pessoas buscando soluções pra um problema que elas nunca tiveram.
Na minha empresa temos um app em React Native em javascript e outro mais novo com o Typescript... Sinceramente, dá até uma agonia trabalhar com js quando vc acostuma com o ts kkkk
se vc precisa navegar por caixas pretas, obviamente não é open source, pior pra sua empresa que tem um orçamento menor que uma faang, um advogado com uma propina para o alto escalao fala mais alto que uma meras linhas de codigo. #codewars ( patentes vs criatividade )
Eu acho Typescript fantástico, especialmente com Angular. Mas ele tem problemas e limitações com generics e programação avançada por causa do Javascript. Se um dia o Typescript rodar direto no navegador o salto será gigantesco e todos problemas resolvidos. Iria se aproximar muito do Java com relação a especificação e opções da linguagem.
estou desenvolvendo lambdas aws em type, mesmo sendo uma simples function … acelera o desenvolvimento consistente e onboarding de novos desenvolvedores no projeto
Typescript é uma tentativa de dar dignidade ao JS, mas o problema continua lá na raiz.... kkkk... meu sonho é que o webassembly transforme o JS numa espécie de cgi-script, todo mundo sabe que existe mas ninguém nunca viu.
@@fabiohenrique8430JS é uma linguagem que dá liberdade ao dev. Esse é o problema. Muito fácil de codar e ao mesmo tempo muito fácil de ter bugs grotescos que a gente demora pra descobrir e pra manter, fazer a manutenção e previnir.
Apesar de sua história de benefícios oriundos do TypeScript, ele hoje é meio que uma muleta pros Nutellas não sujarem suas mãozinhas com as raízes Javascript. Desenvolvedores frufrus adoram TypeScript porque dá uma ilusão de superioridade pairando acima dos dramas do JavaScript Vanilla. Só que esse sonho é destruído na primeira exception que obrigar o sujeito a olhar no fonte transpilado (em JS). Repete isso todo dia e mais a pilha de acessórios pra suportar TypeScript, os prazos curtos e o sujeito vai acabar largando mão de toda essa parafernália e partindo pro bare metal JavaScript. 😂
Não quero levantar polêmica, nem mesmo iniciar uma discussão acalorada, apenas expressar a minha opinião, que é a de que o TypeScript só resolve os problemas que ele mesmo criou.
Uma correção meus amigos.
Na vaga de Londres o pagamento é em Libra, ou seja, o salário é muito mais alto!😊
Muito bom o tópico.. Desenvolvendo com Python e, recentemente, com javascript sempre tive a necessidade de tipar estaticamente muitas coisas. No mundo javascript, o typescript é realmente uma mão na roda.
Esse vídeo, para mim, foi muito esclarecedor.
Boa tarde, acabei de fazer o desafio, e surpreendentemente acertei tudo, claro isso foi uma ótima supresa, pois para mim parece sempre que estou a um passo a trás, e isso traz um certo conforto em saber que estou no caminho certo.
👏👏👏👏 parabéns!
Eu comecei na carreira praticamente com JS e C#... e sempre amei essas 2 linguagens, o TS pra mim veio pra fundir essas 2 linguagens em 1, e é espetacular.
Ainda uso muito C# e JS, mas TypeScript já virou a minha outro linguagem preferida
Estou estudando javascript estou na fase de leitura de livro, como é a sintaxe do C# é parecida ?
@@IsaacLuizAngelo a sintaxe é parecida em diversos pontos, principalmente pq são linguagens orientadas a objeto... Mas a semelhança maior com o C# é o TypeScript, já que tem diversos pontos que o TS força o "javascript" a se comportar como uma linguagem com tipagem forte.
Exemplo de códigos em C#, JS e TS:
***C#***
public static int Soma(int num1, int num2)
{
return num1 + num2;
}
public static void Main()
{
System.Console.WriteLine(Soma(5, 3));
}
***JS***
function soma(num1, num2) {
return num1 + num2;
}
console.log(soma(5, 3));
***TS***
function soma(num1: number, num2: number): number {
return num1 + num2;
}
console.log(soma(5, 3));
Nesse exemplo tem as 3 linguagens, e da pra perceber que o JS é mais "simples" que o C#, mas o TypeScript trás alguns pontos positivos do C# (como no exemplo, a tipagem) com a simplicidade do JS.
Espero que tenha entendido, e bons estudos!
@@kevinvff entendi , o C# também deve ter alguma semelhança com o C puro pois a função main está presente, as provas da universidade, da matéria de programação de computadores eram todas em C puro, saudade dessa época.
Eu mal sei uma 😅😅
Quando eu estava iniciando eu vi PHP e Javascript mas a tipagem é algo extremamente importante pra mim, com isso eu fui para Java, com o tempo fui aprender Typescript, para quem fala do 'Any' é so usar 'ESlint'
Trabalho com TypeScript no front e realmente é muito bom. Trás mais organização, torna fácil a manutenção e a escalabilidade do projeto.
Igor, se me permite com todo respeito te dar uma dica pra você não cometer mais esse erro (principalmente se for em ambiente de trabalho). No caso, "trás" tá errado. O certo seria "traz" do verbo trazer. A gente usa o "trás" pra se referir a lugar. "De trás" de alguma coisa.
Como você já escreve bem, achei pertinente. No meu caso, ainda tô aprendendo programação. Lá eu cometi vários erros. 😅
@@g_sanchesmarques amigo porque você não virá professor de português? e ensina ?
@@nativadu7300 Porque eu não quero e acho que já tem muitos profissionais mais competentes que eu fazendo um excelente trabalho. Ressalto que eu falei com todo respeito sem desmerecer ninguém.
Mas já que você se interessou, segue uma aula grátis. A sua frase escrita de forma correta seria:
"Amigo, por que você não vira professor de português e ensina?"
Vírgula depois do vocativo, por que separado para pergunta, virá sem acento e tem ponto de interrogação em excesso.
De nada!
@@g_sanchesmarques kkkkk e um fudido mesmo sabe nem programar kkkkk
Eu que vim do Java foi muito tranquilo ir para o TypeScript, sobre o JavaScript, penso que o desenvolvedor só precisa saber o básico mesmo da linguagem.
Typescript amooo, é sensacional. Eu sem saber muito de JS na época ajudei um colega a portar o código dele pra TS e utilizar o maximo dos typpings. É simplesmente incrivel.
Sempre tô acompanhando, gosto muito dos conteúdos!
9/11 no teste, me sai muito bem! Gostei dms do resultado!
Tem pouco mais de 3 anos que trabalho full time com TS e adoro. Lá no início tive minhas dificuldades, mas me forcei a usar e não me arrependo.
Obvio
nice job!! eu tenho utilizado TS ultimamente e me parece um caminho sem volta, de fato o tooling em volta do TS é muito bacana, além de que te força a escrever um código mais coeso.
Eu sei Java, então aprender TypeScript foi fácil demais.
Vdd, bastante coisa do ts quem estudou java já tava familiarizado
eu só usava javascript vanilla msm, mas por incrivel q pareça aprender typescript foi um bagulho tão fácil q nem parecia q tava aprendendo algo de novo
Quem reclamou sobre o Ruby On Rails foi gente que nem sabe o que é o Turbo. O typescript não era usado pelos usuários da biblioteca, era só a nível de desenvolvimento mesmo. Inclusive o propósito do Turbo é você escrever o mínimo de javascript possível.
O maintainer com o segundo maior número de commits no projeto foi publicamente contra a mudança
@@tiagoc9754 Sim, porque ele desenvolve a biblioteca, ele tem o direito. Agora sobre todo o resto… não sabem nem o que é Turbo.
Boa tarde meu casal youtuber preferido 😊
Obrigada pela informação!
JavaScript e uma tecnologia que a meu ver foi desenvolvida so para navegadores codigos com complexidades menores. nao pensaram que a linguagem iria crescer a ponto de devs criarem uma ferramenta para utilizar a linguagem no back end. Espero que coloquem typeScript em direto na linguagem.
Faz um vídeo só de Next.JS para ficar completao no estilo desse vídeo de Typescript
Ótimo conteúdo! Parabéns e obrigado!
Seria algo incrível se o Javascript fosse integrado ao Typescript Nativamente.
Lnguagens não tipadas no geral, são boas pra sair do 0 pra construir uma aplicação que 1) seja enxuta e que 2) você consiga gerar um mvp rápido. Para projetos corporativos, uma linguagem fortemente tipada é infinitamente melhor, especialmente na questão de manutenção de código. O desenvolvimento às vezes pode parecer meio demorado no inicio mas depois que existe uma base bem estruturada, a manutenção e integração de novos componentes fica MUITO melhor
Esperando a análise do ABAP 😀
Aí!!! Sou aluno fullcycle!
Que legal saber Roger, como tem sido sua experiência com eles? Queremos saber. 🤓
Nossa eu só errei uma questão do quiz (4ª). Curti de mais.
PS: Turbo não ficou sem suporte, usam quem quer.
Duas verdades absolutas sejam ditas: a comunidade js é uma das mais top's, e, JavaScript tem que morrer. Porque?
1. A linguagem é antiga e foi pensada para casos simples. NINGUÉM imaginou que ela Seria usada em Tanta coisa. A comunidade criou as solucoes só que isso tá complexando as arquiteturas que deveriam ser mais simples.
2. A curva de aprendizagem para resolver problemas que não deveriam existir, como babel e typescript só rolam porque o mercado tem muita demanda, muita mesmo.
3. Coisas como babel e typescript funcionam bem, graças a muito esforço conjunto da comunidade, seja na manutencao e atualiazao das ferramentas, e a quantidade de material didatico. Mas, metrifique nas equipes o tempo para resolver coisas, vera que rola um custo adicional pra manter Tudo alinhado (necessario ao projeto, mas, na realidade não deveriam existir)
4. Eu tinha esperança em coisas como o dart (conheço por alto) mas dá pra ver que não é tão simples e requer uma curva de aprendizado
5. JavaScript tem que morrer, mas, enquanto não surge algo tipado, performatico e SIMPLES ... é o melhor que Temos e vamos fazendo com ele mesmo. Burn incluir typescript e babel já ameniza muito as coisas,.mas, goste você ou não é colocar pano novo em roupa velha.
6. Minha esperança agora é com o webassembly. Mas, mesmo ele avancando, as dependencies de API JavaScript para acesso de recursos tornará o js vivo e por um longo tempo.
Eu sei, morrer foi muito forte. Mass uma das maravilhas da vida são as novas criações. Usem enquanto é necessario, mas, assim que surgir Algo que seja simples, rapido e tipado o JavaScript morrerá. E deixem-o ir com dignidade. Ele chegou muito mais longe do que foi pensado, já está de parabens (os criadores, a criatura e sua excelente comunidade).
Typescript é uma delícia. É os benefícios de uma linguagem tipada com a liberdade e simplicidade do JS.
Typescript é tão bom que as vezes vc quer fazer aqueles hacks de javascript de inserir chave/valor dentro de objetos e pegar eles que o TS não deixa (tipo: myObj['chave_indefinida']) kkkkkk ai vc tem que fazer cast pra pra fazer esse "work-around"
Typescript é um fuxiqueiro de erros do javascript.
Eu não sou fã da Microsoft principalmente por sempre serem fechados em seu mundo, mas as linguagens feitas por elas são bem o meu estilo especialmente pela tarabpor tipagem forte.
Que bom que atualmente os caminhos dessa empresa está mudando.
Sugestão, fazer um vídeo sobre Power FX
JavaScript é uma linguagem poderosa em muitos contextos, mas em alguns casos, a presença do TypeScript pode tornar a experiência de desenvolvimento ainda melhor
Engraçado que dependendo da região onde se mora e a cultura de empresas X recursos predominam sobre o montante deles! Em SC a esmagadora maioria das empresas do Alto Vale do Itajaí usam PHP no backend! em Blumenau Java é mais utilizado... Typescript nunca havia ouvido falar e C# é raro assim como .Net e outras linguagens!
Eu particularmente não gosto de tipagem estática devido a verbosidade, maior tempo de desenvolvimento e amarração.
Sigo feliz no javascript.
E meu Líder Técnico de Front que decidiu que não usaríamos TS numa V2 (de uma V1 que era absurdamente bagunçada) só por causa da "curva de aprendizado"... Fiquei puto. Quase nenhum front JS hoje só sabe usar Javascript
Eu não gostava do typescript e hoje sei que era apenas o medo do desconhecido. Como muitos disseram aqui, é uma delicinha e evita muita dor de cabeça futura.
Eu não gostava também. E continuo não gostando depois de usar.
Não vejo nenhuma melhora de produtividade. Pelo contrário, em muitos momentos é necessário fazer uma malabarismo porque a ***** do typescript não conseguiu pegar o tipo por inferência.
@@youtuberteam se você precisa de malabarismo, você deveria estar querendo fazer um hack de desempenho. Se você não queria fazer um hack de desempenho, você é um dos motivos do TypeScript existir.
@@twqzjsidIsndusiakdixisqjeksixi ah ok, faz sentido eu fazer um código "malabarento" no typescript por causa disso. O que eu faria no javascript puro seria muito mais objetivo e fluido, mas os amantes das linguagens fortemente tipadas decidiram estragar o que funcionava muito bem por si próprio. Simplesmente pelo bel prazer de codar da forma que prefere.
Eu não acho o typescript um lixo puro, ele ajuda em alguns momentos, mas é anulado nos momentos que atrapalha.
@@youtuberteam ele é igual toda a linguagem. Possui suas próprias regras e devem ser seguidas, do contrário, use JS puro e seja feliz.
O TS existiu por uma motivação extremamente válida, e quando alguém traz demérito a ele por não ser como JS, é na verdade, um elogio.
Só esqueceram de te avisar.
@@twqzjsidIsndusiakdixisqjeksixi blz
O typescript é ótimo. Não sou fã da Microsoft, mas em linguagens de programação essa empresa sempre mandou bem, pecando somente na abrangência mas isso, como o próprio typescript demonstra, vem mudando muito já faz um certo tempo.
Quem diria que a maior fonte de renda dela seria o Azure onde reina o Linux.😂
sei não, hein... tem gente importante largando mão.
preferem vanilla js, devido à vários probleminhas que impedem produtividade.
além disso, a tipagem pode ser feita com jsdoc (que é o maior motivo de uso do ts). em breve, o ecmascript também vai ter especificações para tipagem.
eu ainda estou em cima do muro, mas depois que comecei a aprender linguagens que não são superset: comecei a entender como typescript tem várias deficiências e se comporta muito como uma muleta fajuta.
Eu preciso saber muito do javascript pra começar a estudar typescript?
Não precisa saber muito, só precisar saber a linguagem a nível confortável.
No começo eu achei que não precisava do Typescript e que ele era inútil, mas depois que eu comecei a utilizar o Typescript não consigo mais usar o js kkkkk
O problema é que se o javascript inserir tipagem opcional por padrão na linguagem, como vi em uma palestra, o typescript morre na hora.
Mas o TypeScript existe justamente para isso. Se o JavaScript implementar tipagem estática, todo mundo vai sair ganhando, pois vai ser a mesma coisa só que de forma nativa. Prefiro mil vezes nativo do que usar um recurso externo.
Eu não uso TS, mas defino o tipo de todas as minhas variáveis no JS la no topo das coisas (JSDoc é tipo TS, mas só tipo, sem TS -). É um meio a meio será? Eu tipo porque eu gosto, não porque sou obrigado! kkk
pra mim typescript em projetos muito pequenos pode ser perda de tempo, mas se não for capaz de entender o código só passando o olho, typescript é vida
acertei 8 de 11 perguntas na pesquisa
Salve! 🎉
Para um iniciante, começa pelo javascript ou pegar já o TS?
É interessante começar com o JS msm. O Typescript, como script, quando foi 'construído', seja pelo node ou React, vai transformar seu código em Javascript.
Piada para descontrair: o typescript foi uma vingança tardia da Microsoft contra a Netscape por conta do VBScript ter morrido por culpa do Javascript 😂
Acho curioso o range de salário aqui dentro pagando até R$8k pra senior em TS, enquanto lá fora, um JUNIOR ganha em média R$25k (bruto). Depois ninguém entende pq o turnover é tão grande e pq tem tanto talento indo embora ou trabalhando pra fora.
Já vi pessoas com 20 anos de TIME ganhando menos de R$20k, o que é um completo absurdo, e muito triste.
Eu já faco tudo que quero com javascript, seja como front ou back end, não sei como esta "complicação a mais" poderia melhorar meu trabalho 🤔
O Intellisense já um dos ótimos motivos. Além de que a configuração do TypeScript é super simples e rápida. Além disso, ele permite outras formas de lidar com o código. Como: criar namespaces em arquivos e exportá-los junto de suas classes e funções. Coisa essa que é impossível fazer de maneira intuitiva em JavaScript.
Eu também pensava assim, mas depois de entender o que realmente é o TS, eu entendi que ela ajuda no desenvolvimento, depois você pode buscar os benefícios de usar TS.
Mas o seu pensamento não está errado, TS é uma ferramenta que ajuda a resolver certos tipos de problemas, se você nunca teve esses problemas não faz sentido usar mesmo, bem, acho que esse é o grande problema do front-end hoje em dia, pessoas buscando soluções pra um problema que elas nunca tiveram.
Nossa, errei apenas duas perguntas 😮 Espero que isso seja bom.
Na minha empresa temos um app em React Native em javascript e outro mais novo com o Typescript... Sinceramente, dá até uma agonia trabalhar com js quando vc acostuma com o ts kkkk
gostaria de saber como encontro essas vagas de R$5000 R$10.000 que vcs falam
se vc precisa navegar por caixas pretas, obviamente não é open source, pior pra sua empresa que tem um orçamento menor que uma faang, um advogado com uma propina para o alto escalao fala mais alto que uma meras linhas de codigo. #codewars ( patentes vs criatividade )
Não sei programar sem type-safety
Eu acho Typescript fantástico, especialmente com Angular. Mas ele tem problemas e limitações com generics e programação avançada por causa do Javascript. Se um dia o Typescript rodar direto no navegador o salto será gigantesco e todos problemas resolvidos. Iria se aproximar muito do Java com relação a especificação e opções da linguagem.
Abandonar o JS❤ nunca.😊 Aproveitando trás um conteúdo top como este sobre nosso JS de todo dia.
O teste é fazer o botão do Quiz iniciar, não está funcionando kkkkkkk
Abro o quiz empolgado, vejo que pede email, percebo que é bait pra que me enviem spam, adquiro nojo da empresa
Resumindo, Typescript é javascript, só que tipado, então claro que tem que conhecer javascript
mas eu não acho essas vagas que pagam 8k 😪
Faz tbm com python
Eu particularmente gosto muito mas tem hora que da raiva lkkkk
Não esqueçam do Dart pra 2024
estou desenvolvendo lambdas aws em type, mesmo sendo uma simples function … acelera o desenvolvimento consistente e onboarding de novos desenvolvedores no projeto
Typescript é uma tentativa de dar dignidade ao JS, mas o problema continua lá na raiz.... kkkk... meu sonho é que o webassembly transforme o JS numa espécie de cgi-script, todo mundo sabe que existe mas ninguém nunca viu.
Qual o problema do JS que vejo tanta gente reclamando? Sou iniciante e queria entender
@@fabiohenrique8430JS é uma linguagem que dá liberdade ao dev. Esse é o problema. Muito fácil de codar e ao mesmo tempo muito fácil de ter bugs grotescos que a gente demora pra descobrir e pra manter, fazer a manutenção e previnir.
Primeiro a curtir e comentar kkkk
100k libras :O
Achei o quiz pouco abrangente... É mais pra pegar nosso email e celular mesmo que eles fazem... Nao agregou nada.
Nunca fui fã do javascript, hoje em dia o TypeScript paga minhas contas kkkkkk
TS > > JS
Quiz confirmou minha deficiência em Docker 😢😢😂😂
fiz 9/11 no teste, errei containers e DDD, que são 2 coisas que não uso.
Eu acho um retrocesso imenso quem não usa TS hoje em dia
Apesar de sua história de benefícios oriundos do TypeScript, ele hoje é meio que uma muleta pros Nutellas não sujarem suas mãozinhas com as raízes Javascript.
Desenvolvedores frufrus adoram TypeScript porque dá uma ilusão de superioridade pairando acima dos dramas do JavaScript Vanilla.
Só que esse sonho é destruído na primeira exception que obrigar o sujeito a olhar no fonte transpilado (em JS).
Repete isso todo dia e mais a pilha de acessórios pra suportar TypeScript, os prazos curtos e o sujeito vai acabar largando mão de toda essa parafernália e partindo pro bare metal JavaScript.
😂
Vocês acham que eu sou doido em migrar do php para javascript, e almejar usar bun e aprender zig ?
O TypeScript tirou a melhor parte do JavaScript que é a palavra Java.
Segundo dev a comentar ❤
Quiz Codigo Fonte: 8x3, kkkkkk
Sou hater assumido mas infelizmente o mercado ta pedindo kkkkkkk
sou Hater assumido
Tem algum motivo específico?
@@codigofontetv tenho, mas é tão polemico, que prefiro me abster.
Não quero levantar polêmica, nem mesmo iniciar uma discussão acalorada, apenas expressar a minha opinião, que é a de que o TypeScript só resolve os problemas que ele mesmo criou.
🤮TypeScript 🤮Desinscrito.
Microsoft venceu, aceitem.