Essa Malu Cursino tem um talento pra escolher matérias interessantes. Não sei se ela vai ler meu comentário, mas mesmo assim quero deixar um depoimento: você é um dos jornalistas responsáveis pela minha inscrição nesse canal!!
Ela é sensacional né? Além dos ótimos assuntos, a narração dela é fluida e agradável! BBC tem um time sensacional, e ela é gigante entre os gigantes! Haha
Hola amadinha!!! Eu abençoo você com toda sorte de prosperidade completa!!! Amo a forma como você transmite as reportagens!!! Faça outras reportagens sobre médicas e médicos de destaque no tratamento de enfermidades mentais.
Lima Barreto foi uma vítima de seu tempo e de meio social. Ainda assim foi (e continua sendo) um escritor brilhante que morreu novo por causa do racismo estrutural que corrói nossa sociedade até os dias atuais! Juliano Moreira teve um papel fundamental na vida dele e de muitos outros. Eu simplesmente não sabia que ele era negro, sendo negra!
Tenho uma sugestão sim. A Profa. Dra. Bárbara Carine da UFBA (Instituto de Química) tem feito um trabalho muito legal em organizar e apresentar as descobertas e invenções de negros em redes sociais, artigos científicos e livros. É um trabalho que vale a pena conhecer! Obrigada, Malu e BBC/Br.
Preconceito de educação brasileira e por que que os vermes do movimento negro não falam dele só sabe falar de baboseiras falsos dados estatísticos essas merdas!
Não é questão de preconceito, mas sim seletividade. Exemplo desta seletividade: Não é ensinado física quântica na escola pública, seja pela complexidade, seja pela falta de aplicabilidade na vida de uma pessoa comum. Em resumo, a base curricular do ensino é seletiva, escolhendo os pontos da história que são mais relevantes. Caso o aluno venha desejar obter mais conhecimentos têm livros e a internet para auxiliar.
Eu não vejo um verme do movimento negro contar a história dele só os vejo condenar a miscigenação! Só os vejo dizer que foi parte de um plano de branqueamento, bem como aqueles praga daqueles eugenistas acreditavam!
Excelente!!! É isso que precisamos, de mais e mais pessoas como Juliano Moreira. Tudo começa com a EDUCAÇÃO, é preciso ESTUDAR MUITO, com isso conseguimos vencer! Pois, não conheço outros países, mas sei que no Brasil a vida nos pretos não é fácil, principalmente no Sul. Educação e Sucesso a Todos!!!
A história esconde os homens negros de destaque existe vários outros e outras. Devido a esse fato as pessoas fala que negro e só festa e bagunça não gosta de estudos sendo que na verdade os que não estuda são os que fala que não conhece esses ilustres.
Juliano Moreira e Nise da Silveira são os reizinhos da psiquiatria aqui no Brasil, chega a dar orgulho do legado deles nesse país que ainda ridiculariza tanto o tema
@@anacletwilliams8315 Interpretação mano, olha o comentário do cara... Da pra ver que ele usou o diminutivo de rei para dar um tom mais meigo, com certeza é um elogio.
Matéria incrível! Equipe da BBC, se vocês puderem, façam por gentileza um vídeo sobre o Holocausto Brasileiro e os horrores do Hospital Colônia de Barbacena (MG). O mundo precisa ter conhecimento sobre as desumanidades que ocorreram nesse lugar.
Ótimo trabalho. Recomendo também sobre o Holocausto brasileiro que ocorreu em Barbacena-MG. Uma das histórias mais tristes do tratamento psiquiátrico no Brasil.
Excelente conteúdo, BBC. Podemos chamar jornalistas indígenas para abordar conteúdos acerca da temática indígena também? Em um país como o Brasil já passamos da hora de isso acontecer. Somos o agora e existimos e resistimos hoje. Hoje mesmo. Representem-nos também. Precisamos de visibilidade e voz.
@@rael5926 Grata Rael! Agwyjevete para quem luta! Precisamos e estamos preparados para sermos ouvidos e não sermos mais temas de reportagens (isso quando somos). Somos sujeitos. Atima Porã! Obrigada! 💚
Hoje é 20 de novembro de 2024. Passo aqui nesse Dia da Consciência Negra só pra rever essa matéria, que além do conteúdo excepcional, prestigia a figura de um ilustre médico psiquiatra negro, que infelizmente não é conhecido por boa parte da população brasileira. São pessoas como Juliano Moreira e tantos outros que não têm o reconhecimento devido, e muito menos são lembrados nos livros de história. Parabéns à equipe da BBC.
Há muito tempo a "educação básica" não era exatamente organizada por séries como hoje. Se o aluno demonstrava saber o conteúdo de determinada cartilha, era considerado apto a se formar.
Eu sei que a geração dos meus avós (nascidos na década de 1920) ainda foi educada dessa forma. Uns poucos estudantes (mais autodidatas, digamos) completavam o que a gente chama hoje de 5o ano do ensino fundamental bem antes de cinco anos. Mas no interior do Brasil, no início do século XX, muitas cidades menores não tinham acesso ao ensino fundamental mais avançado e muito menos ao ensino médio.
Assunto absolutamente necessário! É admirável como eu, psicólogo, não tinha conhecimento desta admirável história. Este fato apenas corrobora o racismo institucional fomentado pela "educação bancária" ;/
@@nativaindocil Exato! Isto é apenas um "detalhe" da prática etnocentrica obscurantista europeia, outro "pequeno" é o fato de que 80% do contingente dos presídios serem pessoas afrodescendentes detidas por posse de pequenas quantidades de narcóticos. Enquanto um des"presidente" cuja necropolítica continua solto :/
Muito bom vídeo o Brasil tem muitos pretos fundamentais, para nossa história que nunca são lembrados. Como André Rebolsas por exemplo. Faça mais como esse! Obrigada vc é uma das melhores profissionais aqui da BBC!
Tema maravilhoso! Prova que à população negra bastava - e basta - dar oportunidades educacionais que eles decolam e se tornam referências profissionais.
Conheci Juliano Moreira por meio da obra "Diário do Hospício" do gigante Lima Barreto. O autor conta não somente o encontro com Juliano, mas também todos os detalhes do dia a dia no Hospício. Recomendo demais a leitura.
Muito interessante essa meteria! Já li obras de Lima Barreto. Pesquisei pouca coisa sobre esse grandioso Psiquiatra, mas não fui a fundo. Por isso não conhecia seu trabalho. Esperança Garcia foi uma mulher negra, escravizada na região de Oeiras, sul do Piauí, no século 18. A mulher que lutou por direitos teve sua natureza jurídica percebida logo cedo, quando escreveu uma petição ao então Governador da Capitania de São José do Piauí denunciando os maus-tratos que ela e sua família sofriam. Há mais de 100 anos, em 15 de dezembro de 1909, uma mulher da Bahia se tornou a primeira médica negra do Brasil. Maria Odília Teixeira, que nasceu São Félix do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, em 1884, superou os desafios da época, marcada pelo racismo e machismo, e se formou pela Faculdade de Medicina da Bahia. Também uma outra pessoa muito importante: Nesse sentido, a EECC, sendo a primeira escola de enfermagem do Brasil situada fora do estado do Rio de Janeiro(13), abriu espaço para alunas fora do padrão almejado à época. Assim, se inseriu Maria Barbosa Fernandes em 1935, sendo a primeira mulher negra a diplomar-se enfermeira.
Sou baiano e nunca havia estudado a historia deste ilustre medico. Sempre foi assim tudo que se referia aos negros que escapavam dos preconceitos e se tornavam personalidades marcantes, eram e até hoje somos apagados da historia nacional. Mas a luta continua, pois a perseguiçao impera ainda hoje.
Malu minha linda! Você é fantástica! Fui ouvir de Juliano Moreira depois de adulta, vejo essa ausência nos livros de personalidades negras para referência para os nossos pequenos. Obrigada minha flor!! Grande abraço!
Maravilha de documentário sobre um Doutor/Mestre que eu não conhecia: Juliano Moreira. Parabéns, BBC News Brasil por essa preciosidade de informação. Esse pequenino episódio sobre Lima Barreto, eu também não sabia. Parabéns pelos trabalhos.
As escolas precisam ensinar aos alunos sobre a vida e biografia do doutor Juliano Moreira. Sabemos muito pouco sobre esse grande brasileiro. Realmente, o ensino, a educação e as oportunidades libertam e revelam grandes gênios. É o que precisa o povo brasileiro pobre, preto e indígena.
Parabéns Pl didática e por tão bem retratar de forma tão sintética o monstruoso racismo estrutural e sistêmico no Brasil. O legado do Dr Juliano Moreira segue vivo e como tant@s será inapagável na História.
Poxa...que legal saber desse ilustre brasileiro...são esses feitos que nos enchem de orgulho e alegria. Quando eu escutava esse nome Juliano Moreira, só vinha a minha memória essa instituição psiquiátrica, na verdade era uma espécie de "depósito" de pessoas com problemas mentais que não poderia viver em sociedade. Excelente informações, parabéns pela matéria! 👏👏👏👏👏😉😃
Eu tinha ouvido falar de um hospital Juliano Moreira aqui no Rio mas não sabia da sua história. Finalmente a história de um homem negro que não é sambista ou jogador, não desmerecendo as história destes mas são muito poucos que se destacam em seus estudos ou melhor não valorizamos os nossos cientistas!!!
@@anacletwilliams8315 Temos que pensar, ou melhor repensar essa linguagem, que assim como outros elementos não estão desassociado do racismo no Brasil. "Beleza exótica" é uma construção linguística que caracteriza grupos raciais não brancos no país, ou seja, "beleza exótica" é um eufemismo linguístico para não dizer que há uma beleza na jornalista. Ainda que esse debate não deveria acontecer, porque essa é uma reportagem, e não um ignominioso concurso de "beleza".
@@tese3840 Pois é, seu Edergênio, a língua tem dessas complicações. De repente, umas expressões entram na moda, outras caem em desuso, outras são acusadas de serem racistas, muitas vezes sem nenhuma razão de ser. Eu entendo as susceptibilidades, e usei mesmo a expressão "beleza exótica" já esperando uma reação como a sua. Mas veja bem, exótico é só aquilo que não é comum no lugar onde estamos. Se, na Bahia, desce do avião uma bela turista nórdica, loiríssima, de olhos azuis e pele alvíssima, sim, ela terá uma beleza exótica, sem que haja nada de preconceituoso nisso. Exótico é só diferente, incomum, fora do padrão dominante. Nada mais do que isso. E todos nós somos, de certa forma e em algum lugar, exóticos. Não brigue com as palavras, combata as ideias!
Eu sou formada em psicologia. Sei que em João Pessoa - PB tem um hospital psiquiátrico com o nome Juliano Moreira, mas não conhecia a história desse ilustríssimo médico. Eu amei conhecer. Sou fã dele agora.
Sou Baiano mas nunca tinha ouvido falar que Juliano Moreira era negro e tão relevante para a psiquiatria brasileira. Parabéns a BBC excelente matéria realmente a história do Brasil precisa ser revisada pois a muitas lacunas causadas pelo preconceito.
Que história linda, isso é mais uma prova de que quando se quer vai e faz, imaginem um negro entrar na universidade com 13 anos, numa época em que o preconceito e a desigualdade era mil vezes pior que hoje? Eu tbm nunca tinha ouvido falar dele, mais amei conhecer a sua história!
Muito boa a matéria... Que possamos sempre lembrar de grandes nomes negros do nosso país, que não venhamos apagar, mas que o nosso país cresça culturalmente e socialmente cada vez 👏🏼
Muito bom!!! Nunca tinha ouvido falar sobre ele, talvez por ser negro...,mas fico muito impressionada de um homem negro na época ter chegado onde ele chegou... 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Esta série, sobre figuras históricas e seus feitos e ideias, *é fantástica!!* Informativa e interessante , principalmente quando apresentada pela Malu Cursino, carismática que só!!!
Que história interessante e mais que importante! Infelizmente só conheci Juliano Moreira agora. Realmente lamentável que esses brasileiros que tanto contribuíram pra nossa sociedade serem apagados ou nunca lembrados na nossa história e mídia. Muito obrigada, BBC!
Sou de Salvador, conheço o Hospital Juliano Moreira e cursei Psicologia, mas nunca soube da história dele. Na faculdade nunca se falou sobre ele mas sim de Kraepelin que é europeu. Soube mais sobre Dra Nise que teve até filme, era mulher, mas não era negra. Aí a gente vê na prática como o racismo apaga a história das pessoas. Obrigado por compartilhar sua história.
Mais um incrivel e brilhante brasileiro (infelizmente) desconhecido. Vou compartilhar este vídeo com os amigos. São em heróis como este que precisamos nos inspirar. Agradeço a equipe da BBC por compartilhar este conhecimento.
*_Obrigado por este vídeo que pode ser caracterizado como aula, obrigado por mostrar pessoas negras relevantes e talentosas na nossa sociedade, que infelizmente por preconceitos foram apagadas da história. Nas escolas e nas faculdades não são falados, mas eles precisam ser._*
Parabéns a BBC Brasil pelos ótimos conteúdos publicados. Sugiro que contem a história de George Washington Carver. Vida e obra admiráveis deste negro norte americano.
Muito obrigado, Malu, por me apresentar a esse grande brasileiro. Eu nunca tinha ouvido falar sobre ele. Por mais vídeos assim, resgatando a memória de grandes homens negros e de grandes mulheres negras que ajudaram a construir nosso país, mas que infelizmente foram varridos para debaixo do tapete da História pelo simples fato de serem negros.
Seu último comentário é pertinente. Na minha incipiência cultural desconhecia este nome. Juliano Moreira. Espero conhecer melhor seus trabalhos, especialmente se minha idéia de uma terceira residência médica vier a se concretizar em meu futuro. Que exatamente tenho visualizado como sendo psiquiatria. Que triste essa questão de preconceitos de toda espécie no mundo, não só aqui. Mas o Brasil do século XXI escancarou esta realidade infelizmente com a escolha do atual presidente...mas tudo que vem a tona fica mais fácil de se erradicar, como um abscesso cutâneo. Tenho esperança. A civilização só vem melhorando ao longo dos...milênios. Obrigada! Parabéns.
Eu já tinha ouvido falar do Hospital Juliano Morerira em Salvador, se não me engano, mas não sabia dessa história de superação e perspicácia. Belíssima reportagem!
Malu Cursino esbanja simpatia! Eu não sabia nada da história de Juliano Moreira. Só conhecia o seu nome por causa da instituição onde o genial Arthur Bispo do Rosário esteve em tratamento psiquiátrico. Que bela história! Fiquei fã dele!
Excelente vídeo, Malu, como sempre bem explicado e interessantíssimo! Só uma sugestão, em especial em temas como esse: sugerir uma bibliografia para que se possa ler mais sobre o assunto, eu mesmo, vou buscar saber mais!
Que vídeo maravilhooooosoooo, Malu! Eu sugiro que a BBC News Brasil produza mais vídeos assim, para resgatar os heróis brasileiros que estão esquecidos, inclusive os heróis negros! 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏
Grande Juliano Moreira...vemos mais uma vez aí o apagamento do negro na nossa história, deveriam falar aos 4 ventos sobre esse mestre, que conhecemos tão pouco. Enalteço o tb citado Lima Barreto, que teve o racismo atravessando sua vida tb. Estou maratonando os vídeos com a Malu, tô amando vc mulher😍👏👏
Essa Malu Cursino tem um talento pra escolher matérias interessantes. Não sei se ela vai ler meu comentário, mas mesmo assim quero deixar um depoimento: você é um dos jornalistas responsáveis pela minha inscrição nesse canal!!
Ela é sensacional né?
Além dos ótimos assuntos, a narração dela é fluida e agradável!
BBC tem um time sensacional, e ela é gigante entre os gigantes! Haha
Hola amadinha!!! Eu abençoo você com toda sorte de prosperidade completa!!!
Amo a forma como você transmite as reportagens!!! Faça outras reportagens sobre médicas e médicos de destaque no tratamento de enfermidades mentais.
Sim, todos que vi até agora, cliquei kkkk
Lima Barreto foi uma vítima de seu tempo e de meio social. Ainda assim foi (e continua sendo) um escritor brilhante que morreu novo por causa do racismo estrutural que corrói nossa sociedade até os dias atuais! Juliano Moreira teve um papel fundamental na vida dele e de muitos outros. Eu simplesmente não sabia que ele era negro, sendo negra!
Vim pra seção de comentários pra dizer exatamente isso!
Tenho uma sugestão sim. A Profa. Dra. Bárbara Carine da UFBA (Instituto de Química) tem feito um trabalho muito legal em organizar e apresentar as descobertas e invenções de negros em redes sociais, artigos científicos e livros.
É um trabalho que vale a pena conhecer!
Obrigada, Malu e BBC/Br.
Excelente!
Muito bom
nossa, ela tem instagram? Gostaria muito de saber mais sobre
@@bunnybr2556, sim. Tem @uma_intelectual_diferentona (insta e YT) e o @descolonizando_saberes, que virou livro.
A minha sobrinha ganhou dois livros escritos pela professora Bárbara Carine, eu dei de presente. A minha sobrinha está cursando arquitetura na UFRJ.
Eu nunca tinha ouvido falar de Juliano Moreira... Como dito na reportagem, isso é mais demonstração do preconceito na educação brasileira
VC apenas não estudo e simples ao ver
Preconceito de educação brasileira e por que que os vermes do movimento negro não falam dele só sabe falar de baboseiras falsos dados estatísticos essas merdas!
Não é questão de preconceito, mas sim seletividade. Exemplo desta seletividade: Não é ensinado física quântica na escola pública, seja pela complexidade, seja pela falta de aplicabilidade na vida de uma pessoa comum. Em resumo, a base curricular do ensino é seletiva, escolhendo os pontos da história que são mais relevantes. Caso o aluno venha desejar obter mais conhecimentos têm livros e a internet para auxiliar.
@@daniellion1193 você também não viu gramática básica, como é possível perceber...
@@Andre-cl5zg sim não gosto da minha língua nem do país só estudo minha profissão e assim que faço
Que história linda, ele nos deixou um grande legado.
Deixou sim.
Eu não vejo um verme do movimento negro contar a história dele só os vejo condenar a miscigenação! Só os vejo dizer que foi parte de um plano de branqueamento, bem como aqueles praga daqueles eugenistas acreditavam!
@@carlseygel9460já ouviu falar sobre o médico carioca João Baptista de Lacerda
@@ceuazul5275 ouvir sim e o que isso tem a ver?
No UA-cam digite psiquiatria uma indústria da morte e depois o marketing da loucura.
Apesar de aqui na Paraíba termos um hospital com nome deste homem, nunca imaginei que ele teria uma história tão interessante. Parabéns pela matéria.
Excelente!!! É isso que precisamos, de mais e mais pessoas como Juliano Moreira. Tudo começa com a EDUCAÇÃO, é preciso ESTUDAR MUITO, com isso conseguimos vencer! Pois, não conheço outros países, mas sei que no Brasil a vida nos pretos não é fácil, principalmente no Sul. Educação e Sucesso a Todos!!!
Que história interessante! Mais histórias assim devem ser divulgadas
Concordo Carlos...👍
Existe várias só não e difundida na sociedade, o brasileiro gosta de história e documentários de ladrões, assassinos, corrupção e estelionatário.
Fascinante, nunca tinha ouvido falar sobre ele...
Tem os irmãos Rebouças tbm🙄‼️✊🏾🇧🇷
A história esconde os homens negros de destaque existe vários outros e outras.
Devido a esse fato as pessoas fala que negro e só festa e bagunça não gosta de estudos sendo que na verdade os que não estuda são os que fala que não conhece esses ilustres.
Juliano Moreira e Nise da Silveira são os reizinhos da psiquiatria aqui no Brasil, chega a dar orgulho do legado deles nesse país que ainda ridiculariza tanto o tema
Verdade Igor...assiste ao filme sobre a vida de Nise...
"Reizinhos"?!? Isso lá é um elogio ou uma crítica?
@@anacletwilliams8315 Interpretação mano, olha o comentário do cara... Da pra ver que ele usou o diminutivo de rei para dar um tom mais meigo, com certeza é um elogio.
@@anacletwilliams8315 elogio kkkk
@@lucydias8597 Já assisti, chorei que nem uma porca grávida, é muito bommmm
Matéria incrível! Equipe da BBC, se vocês puderem, façam por gentileza um vídeo sobre o Holocausto Brasileiro e os horrores do Hospital Colônia de Barbacena (MG). O mundo precisa ter conhecimento sobre as desumanidades que ocorreram nesse lugar.
Que pessoa admirável, imagino como pode ter sido a luta dele contra a ignorância e o racismo. Obrigado Malu Cursino, que matéria incrível
sim, muito bom
Já tinha ouvido falar sobre ele, mas não q tenham apresentado ele na faculdade mas em pesquisa própria pra um projeto de extensão que descobri ele.
Eu não sabia que ele era negro
@@carlosivan8486
Do mesmo modo que os Rebolças
Ótimo trabalho. Recomendo também sobre o Holocausto brasileiro que ocorreu em Barbacena-MG. Uma das histórias mais tristes do tratamento psiquiátrico no Brasil.
Desumas...
Meu ilustre conterrâneo nomeia o principal hospital psiquiátrico do Estado da Bahia, localizado na capital.
Nomeia sim!
Tem um em João Pessoa também.
@@aparecidahigino Tem sim!
Verdade.
A Faculdade de Medicina da Bahia foi a primeira faculdade do Brasil
Excelente conteúdo, BBC. Podemos chamar jornalistas indígenas para abordar conteúdos acerca da temática indígena também? Em um país como o Brasil já passamos da hora de isso acontecer. Somos o agora e existimos e resistimos hoje. Hoje mesmo. Representem-nos também. Precisamos de visibilidade e voz.
Apoiado!
Apoio🥰
@@rael5926 Grata Rael! Agwyjevete para quem luta! Precisamos e estamos preparados para sermos ouvidos e não sermos mais temas de reportagens (isso quando somos). Somos sujeitos. Atima Porã! Obrigada! 💚
No nosso país há como cada etnia falar por si... somos o mundo num só país...
Sim
Hoje é 20 de novembro de 2024. Passo aqui nesse Dia da Consciência Negra só pra rever essa matéria, que além do conteúdo excepcional, prestigia a figura de um ilustre médico psiquiatra negro, que infelizmente não é conhecido por boa parte da população brasileira. São pessoas como Juliano Moreira e tantos outros que não têm o reconhecimento devido, e muito menos são lembrados nos livros de história. Parabéns à equipe da BBC.
Curioso como ele acessou à Facul de Medicina com apenas 13 anos; precoce pacas... Não lhe conhecia a História. Muito bom vídeo.
Curiosa a sua maneira de escrever.
Há muito tempo a "educação básica" não era exatamente organizada por séries como hoje. Se o aluno demonstrava saber o conteúdo de determinada cartilha, era considerado apto a se formar.
Eu sei que a geração dos meus avós (nascidos na década de 1920) ainda foi educada dessa forma. Uns poucos estudantes (mais autodidatas, digamos) completavam o que a gente chama hoje de 5o ano do ensino fundamental bem antes de cinco anos. Mas no interior do Brasil, no início do século XX, muitas cidades menores não tinham acesso ao ensino fundamental mais avançado e muito menos ao ensino médio.
Corrigindo - não bastava saber o conteúdo, tinha que prestar exame, mas poucos lugares eram aptos para isso
@@anacletwilliams8315 talvez ele seja um querido português 😍
Este médico foi um fenômeno em vários sentidos!
Pela trajetória, pela humanidade e pelo profissional !
Assunto absolutamente necessário! É admirável como eu, psicólogo, não tinha conhecimento desta admirável história. Este fato apenas corrobora o racismo institucional fomentado pela "educação bancária" ;/
Pra gente ver como a elite racista brasileira manobrou e manobra a educação para apagar os grandes feitos e conquistas das pessoas pretas.
@@nativaindocil Exato! Isto é apenas um "detalhe" da prática etnocentrica obscurantista europeia, outro "pequeno" é o fato de que 80% do contingente dos presídios serem pessoas afrodescendentes detidas por posse de pequenas quantidades de narcóticos. Enquanto um des"presidente" cuja necropolítica continua solto :/
Que homem brilhante, não conhecia a sua história de vida! Obrigada.
Eu amo os vídeos da Malu. O trabalho dela é muito maravilhoso.
Mais herói que pantera Negra. Obrigado por compartilhar essa história. 🤠
Difícil conhecer as narrativas nacionais atuais... Imagina saber o que é verdade ou mentira de uma narrativa antiga e do exterior...
De fato já que o pantera Negra em essência só se preocupa com o bem-estar de seu país além de ser personagem fictício!
@@carlseygel9460 verdade, rsrsrs
Muito bom vídeo o Brasil tem muitos pretos fundamentais, para nossa história que nunca são lembrados. Como André Rebolsas por exemplo. Faça mais como esse! Obrigada vc é uma das melhores profissionais aqui da BBC!
A dicção dessa menina é PERFEITA! Adoro todos os vídeos com ela
Tema maravilhoso! Prova que à população negra bastava - e basta - dar oportunidades educacionais que eles decolam e se tornam referências profissionais.
Todo brasileiro tem a capacidade de decolar, mais quem disse q o Estado quer a nossa independência. Prova disso é as novas regulamentações do Enem
@Relaxa Musica construir as pirâmides foi pouco pra vc???
maravilhosa história um exemplo para todos.
Conheci Juliano Moreira por meio da obra "Diário do Hospício" do gigante Lima Barreto. O autor conta não somente o encontro com Juliano, mas também todos os detalhes do dia a dia no Hospício. Recomendo demais a leitura.
Grande Juliano moreira ❤❤❤❤ grande psiquiatra ❤ Nise da silveira ❤️ orgulho nordeste ❤️ orgulho Brasil ❤️
ADOREI E FIQUEI EMOCIONADÍSSIMO! LEMBRO BEM DA SAGA DE LIMA BARRETO QUANDO CONHECI SUAS OBRAS! PARABÉNS MALU CURSINO! PARABÉNS A BBC BRASIL!
Aqui na minha cidade João Pessoa, PB. Tem um hospital psiquiátrico com o nome dele, dado em sua homenagem.
Coisa linda! Sou psicanista e nunca tinha ouvido falar nele. Quem perde com isso é a ciência e o Brasil. Parabéns pela materia. Façam mais como esta.
Meu xará era o cara! É bom saber que ele revolucionou a psiquiatria no Brasil e no mundo.
Muito interessante essa meteria!
Já li obras de Lima Barreto.
Pesquisei pouca coisa sobre esse grandioso Psiquiatra, mas não fui a fundo. Por isso não conhecia seu trabalho.
Esperança Garcia foi uma mulher negra, escravizada na região de Oeiras, sul do Piauí, no século 18. A mulher que lutou por direitos teve sua natureza jurídica percebida logo cedo, quando escreveu uma petição ao então Governador da Capitania de São José do Piauí denunciando os maus-tratos que ela e sua família sofriam.
Há mais de 100 anos, em 15 de dezembro de 1909, uma mulher da Bahia se tornou a primeira médica negra do Brasil. Maria Odília Teixeira, que nasceu São Félix do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, em 1884, superou os desafios da época, marcada pelo racismo e machismo, e se formou pela Faculdade de Medicina da Bahia.
Também uma outra pessoa muito importante: Nesse sentido, a EECC, sendo a primeira escola de enfermagem do Brasil situada fora do estado do Rio de Janeiro(13), abriu espaço para alunas fora do padrão almejado à época. Assim, se inseriu Maria Barbosa Fernandes em 1935, sendo a primeira mulher negra a diplomar-se enfermeira.
Sou baiano e nunca havia estudado a historia deste ilustre medico. Sempre foi assim tudo que se referia aos negros que escapavam dos preconceitos e se tornavam personalidades marcantes, eram e até hoje somos apagados da historia nacional. Mas a luta continua, pois a perseguiçao impera ainda hoje.
Que orgulho para nossa Bahia ter um baiano como pai da pisquiatria moderna no nosso Brasil.
Ótima Matéria não conhecia o trabalho do Juliano Moreira mas ele foi muito importante pra história do Brasil e deveria ser mas lembrado.
Malu minha linda! Você é fantástica! Fui ouvir de Juliano Moreira depois de adulta, vejo essa ausência nos livros de personalidades negras para referência para os nossos pequenos. Obrigada minha flor!! Grande abraço!
Matéria genial e relevante. Imagino o sentimento ambíguo desta repórter entre orgulho e a indignação e espero que o bom prevaleça.
Maravilha de documentário sobre um Doutor/Mestre que eu não conhecia: Juliano Moreira. Parabéns, BBC News Brasil por essa preciosidade de informação. Esse pequenino episódio sobre Lima Barreto, eu também não sabia. Parabéns pelos trabalhos.
Que voz e capacidade de apresentação MARAVILHOSAS!
Parabéns a Malu e a BBC!
Parabéns!
Matéria muito boa!
És uma excelente profissional!
Tens um futuro espetacular pela frente!
Só te peço uma coisa!
Não vai para a Globo!
Estou muito grata pelas informações. Sou graduada em História, conheci as teorias de Nina Rodrigues e nunca ouvi sequer menção à Juliano Moreira
As escolas precisam ensinar aos alunos sobre a vida e biografia do doutor Juliano Moreira. Sabemos muito pouco sobre esse grande brasileiro. Realmente, o ensino, a educação e as oportunidades libertam e revelam grandes gênios. É o que precisa o povo brasileiro pobre, preto e indígena.
Parabéns Pl didática e por tão bem retratar de forma tão sintética o monstruoso racismo estrutural e sistêmico no Brasil. O legado do Dr Juliano Moreira segue vivo e como tant@s será inapagável na História.
Que conteúdo sensível... me arrepiei com a potente vida de Juliano Moreira! ✊🏽✊🏾✊🏿 Viva o povo preto!
Eu conheço a Colonia Juliano Moreira, mas também nunca tinha ouvido falar nele, com 13 anos já cursando medicina que lindo!
Poxa...que legal saber desse ilustre brasileiro...são esses feitos que nos enchem de orgulho e alegria. Quando eu escutava esse nome Juliano Moreira, só vinha a minha memória essa instituição psiquiátrica, na verdade era uma espécie de "depósito" de pessoas com problemas mentais que não poderia viver em sociedade. Excelente informações, parabéns pela matéria! 👏👏👏👏👏😉😃
Eu tinha ouvido falar de um hospital Juliano Moreira aqui no Rio mas não sabia da sua história. Finalmente a história de um homem negro que não é sambista ou jogador, não desmerecendo as história destes mas são muito poucos que se destacam em seus estudos ou melhor não valorizamos os nossos cientistas!!!
Essa repórter tem uma beleza única.
Linda em tds os sentidos ⚘
Tem sim! Uma beleza exótica.
@@anacletwilliams8315 o quê é exótico num país de miscigenados?
Perdão, quando me chamam de exótica imagino logo uma Arara azul😅😅😅😅
@@anacletwilliams8315 Temos que pensar, ou melhor repensar essa linguagem, que assim como outros elementos não estão desassociado do racismo no Brasil. "Beleza exótica" é uma construção linguística que caracteriza grupos raciais não brancos no país, ou seja, "beleza exótica" é um eufemismo linguístico para não dizer que há uma beleza na jornalista. Ainda que esse debate não deveria acontecer, porque essa é uma reportagem, e não um ignominioso concurso de "beleza".
@@tese3840 Pois é, seu Edergênio, a língua tem dessas complicações. De repente, umas expressões entram na moda, outras caem em desuso, outras são acusadas de serem racistas, muitas vezes sem nenhuma razão de ser. Eu entendo as susceptibilidades, e usei mesmo a expressão "beleza exótica" já esperando uma reação como a sua. Mas veja bem, exótico é só aquilo que não é comum no lugar onde estamos. Se, na Bahia, desce do avião uma bela turista nórdica, loiríssima, de olhos azuis e pele alvíssima, sim, ela terá uma beleza exótica, sem que haja nada de preconceituoso nisso. Exótico é só diferente, incomum, fora do padrão dominante. Nada mais do que isso. E todos nós somos, de certa forma e em algum lugar, exóticos. Não brigue com as palavras, combata as ideias!
Eu sou formada em psicologia. Sei que em João Pessoa - PB tem um hospital psiquiátrico com o nome Juliano Moreira, mas não conhecia a história desse ilustríssimo médico. Eu amei conhecer. Sou fã dele agora.
Sou Baiano mas nunca tinha ouvido falar que Juliano Moreira era negro e tão relevante para a psiquiatria brasileira. Parabéns a BBC excelente matéria realmente a história do Brasil precisa ser revisada pois a muitas lacunas causadas pelo preconceito.
Que história linda, isso é mais uma prova de que quando se quer vai e faz, imaginem um negro entrar na universidade com 13 anos, numa época em que o preconceito e a desigualdade era mil vezes pior que hoje? Eu tbm nunca tinha ouvido falar dele, mais amei conhecer a sua história!
As histórias que precisam ser contadas...👏🏼👏🏼👏🏼
Uuuuaaauu!! Que homem genial👏👏 grata por divulgar a história de superação e sucesso desse grande terapêuta, Dr.Juliano Moreira💙
Todos que estudam saúde mental, psicologia e psiquiatria conhecem muito bem, GRANDE HOMEM.
A Malu tem uma energia tão boa e é uma profissional excelente. Reportagem maravilhosa! Juliano vive na história brasileira!
Que orgulho do Juliano!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Não conhecia... Fascinante!!
Muito boa a matéria... Que possamos sempre lembrar de grandes nomes negros do nosso país, que não venhamos apagar, mas que o nosso país cresça culturalmente e socialmente cada vez 👏🏼
Trabalho belíssimo, Malu e equipe. Comunicação da história, da ciência, do conhecimento, colocando a questão do racismo com precisão.
Que matéria incrível e necessária. Aaahh, por favor, façam mais vídeos assim. Com mais ícones negros invisibilizados pela nossa história.
Muito bom!!! Nunca tinha ouvido falar sobre ele, talvez por ser negro...,mas fico muito impressionada de um homem negro na época ter chegado onde ele chegou... 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Parabéns a Juliano Moreira que nos deixou um legado maravilhoso. Obrigada pela aula.
Grande homem.Fala-se pouco desse médico, justamente porque era negro.Precisamos divulgar esses fatos.💗💗💗
Que satisfação conhecer esse canal e saber quem foi juliano Moreira!
Gratidão!🙏👏👏👏👏
Meu Deus, que homem! Merece toda homenagem.❤️
@Haroldo Rego estou bem sim! E você como está?
Esta série, sobre figuras históricas e seus feitos e ideias, *é fantástica!!* Informativa e interessante , principalmente quando apresentada pela Malu Cursino, carismática que só!!!
Que história interessante e mais que importante! Infelizmente só conheci Juliano Moreira agora. Realmente lamentável que esses brasileiros que tanto contribuíram pra nossa sociedade serem apagados ou nunca lembrados na nossa história e mídia. Muito obrigada, BBC!
Tenho 52 anos e não conhecia a história do médico Juliano Moreira. Obrigada, Malu! 👏🏽👏🏽👏🏽
Sou de Salvador, conheço o Hospital Juliano Moreira e cursei Psicologia, mas nunca soube da história dele. Na faculdade nunca se falou sobre ele mas sim de Kraepelin que é europeu. Soube mais sobre Dra Nise que teve até filme, era mulher, mas não era negra. Aí a gente vê na prática como o racismo apaga a história das pessoas. Obrigado por compartilhar sua história.
Que incrível!! A história desse herói, deveria virar filme 🎥🌻
Mais um incrivel e brilhante brasileiro (infelizmente) desconhecido. Vou compartilhar este vídeo com os amigos. São em heróis como este que precisamos nos inspirar. Agradeço a equipe da BBC por compartilhar este conhecimento.
Mais uma matéria de alto nível da BBC! Malu Cursino você é muito talentosa. Amo seus vídeos!
No UA-cam digite psiquiatria uma indústria da morte e depois o marketing da loucura.
Juliano Moreira fez tudo isso sem precisar de nenhuma cota racial. Que maravilha! Isso sim dá orgulho.❤❤❤
Cala a sua boca!
*_Obrigado por este vídeo que pode ser caracterizado como aula, obrigado por mostrar pessoas negras relevantes e talentosas na nossa sociedade, que infelizmente por preconceitos foram apagadas da história. Nas escolas e nas faculdades não são falados, mas eles precisam ser._*
Já vou deixar o meu "Incrível!" neste vídeo!
Excelente conteúdo! Na minha cidade existia um hospital psiquiátrico com o nome Juliano Moreira, eu desconhecia sua bela história de vida ! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bom, Malu Cursino. Esse sim é um verdadeiro herói nacional.
Parabéns a BBC Brasil pelos ótimos conteúdos publicados. Sugiro que contem a história de George Washington Carver. Vida e obra admiráveis deste negro norte americano.
Muito obrigado, Malu, por me apresentar a esse grande brasileiro. Eu nunca tinha ouvido falar sobre ele. Por mais vídeos assim, resgatando a memória de grandes homens negros e de grandes mulheres negras que ajudaram a construir nosso país, mas que infelizmente foram varridos para debaixo do tapete da História pelo simples fato de serem negros.
Parabéns à Malu Cursino por mais uma matéria excepcional! Amo os seus conteúdos!
Através dessas histórias, na maior parte do tempo esquecidas, tomamos contato com nossos verdadeiros heróis nacionais. Parabéns pela reportagem!
Seu último comentário é pertinente. Na minha incipiência cultural desconhecia este nome. Juliano Moreira. Espero conhecer melhor seus trabalhos, especialmente se minha idéia de uma terceira residência médica vier a se concretizar em meu futuro. Que exatamente tenho visualizado como sendo psiquiatria. Que triste essa questão de preconceitos de toda espécie no mundo, não só aqui. Mas o Brasil do século XXI escancarou esta realidade infelizmente com a escolha do atual presidente...mas tudo que vem a tona fica mais fácil de se erradicar, como um abscesso cutâneo. Tenho esperança. A civilização só vem melhorando ao longo dos...milênios.
Obrigada! Parabéns.
Eu já tinha ouvido falar do Hospital Juliano Morerira em Salvador, se não me engano, mas não sabia dessa história de superação e perspicácia. Belíssima reportagem!
Para sempre seja louvado doutor Juliano Moreira. Louvadas sejam as suas pautas, Malu!
Aprendi desde sempre, quem foi o grande Juliano Moreira, e a psiquiatria o referência
Matéria incrível, parabéns Malu Cursino e toda a equipe BBC.
História fantástica. Nessas horas tenho orgulho de ser brasileira.
Que demais!! espero ver mais reportagens como essa relevando o trabalho daqueles que sempre foram discriminados apesar de ter valor inestimável.
Não sabia! essa história merece ser compartilhada! 😁 O homem fez história e veio daqui do Nordeste...
Incrível que existam pessoas tão essenciais para a evolução da humanidade. Pena que não sejam reconhecidos como merecem.
Nossa, estou arrepiada com essa historia linda... Que deveria ser mais contada!!!!
Não consigo imaginar o quão difícil foi pra Juliano sendo negro, estudando medicina, fazendo psiquiatria e numa época daquelas… Grande figura. Mesmo.
Que matéria incrível,muito obrigado! Um grande herói desconhecido até então por mim...parabéns pela reportagem
Esta história me encheu de orgulho!!
Malu Cursino esbanja simpatia! Eu não sabia nada da história de Juliano Moreira. Só conhecia o seu nome por causa da instituição onde o genial Arthur Bispo do Rosário esteve em tratamento psiquiátrico. Que bela história! Fiquei fã dele!
Excelente vídeo, Malu, como sempre bem explicado e interessantíssimo! Só uma sugestão, em especial em temas como esse: sugerir uma bibliografia para que se possa ler mais sobre o assunto, eu mesmo, vou buscar saber mais!
Que vídeo maravilhooooosoooo, Malu! Eu sugiro que a BBC News Brasil produza mais vídeos assim, para resgatar os heróis brasileiros que estão esquecidos, inclusive os heróis negros! 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏
Grande Juliano Moreira...vemos mais uma vez aí o apagamento do negro na nossa história, deveriam falar aos 4 ventos sobre esse mestre, que conhecemos tão pouco. Enalteço o tb citado Lima Barreto, que teve o racismo atravessando sua vida tb. Estou maratonando os vídeos com a Malu, tô amando vc mulher😍👏👏
Eu nunca tinha ouvido falar desse médico! Mas que história linda!
Deveriamos saber muito mais do Juliano Moreira; isso foi uma introducao bem valiosa a sua vida!