O Atila é a prova que não existe assunto chato! O professor em si torna um assunto chato, ou seja, o professor faz total diferença em um assunto. Concordam?
Um papo com o Átila deve ser mó legal. Pq? O cara consegue fazer um vídeo de DOZE MINUTOS explicando o porquê dos parafusos serem incríveis ksksksksk Parabéns, Átila!!!
Meu pai foi mecânico de aeronaves por anos, ele já comentou do quão diferentes do comum eram os parafusos usados na aviação. Este vídeo me lembrou dele! 😃
Atila, mesmo eu tendo mestrado em eng. mecanica e ter estudado parafusos e trabalhando com eles diariamente eu assisti esse video e a quantidade de informacao legal que aprendi foi incrivel. Eu imagino o trabalho de ter pesquisado e mastigado a informacao pra chegar nesse produto final. Eu so posso dizer OBRIGADO!
Pra quem tem curiosidade, cursos de Mecânica (técnico ou superior) têm uma disciplina chamada Elementos de Máquinas, que discutem parafusos, rebites, soldas, travas, pinos, porcas, arruelas etc. e o SENAI tem apostilas bastante completas sobre o assunto.
Trabalho como mecânico e acho que o parafuso exagonal ou "sextavado" é o melhor! Para alojamentos claro que os allen de cabeça chata ou cilíndrica são indicados mas os sextavados exercem muito mais força e aperto que os demais. Quanto a padronização, hoje ainda é uma bagunça, temos cabeça exagonal, allen cabeça cilíndrica, chata e abaulada, torx, fenda de vários tipos, Philips também de vários tipos, alojamento quadrado, especiais... Quanto as roscas o problema é a diferença entre o padrão métrico e o imperial, temos parafusos metricos de diversos passos, tamanhos e durezas, M8, M12 e M5 por exemplo com roscas normais, finas e grossas. Entre os imperiais temos: Withworth ou Bsw, UNF, UNC, Bsp, Npt gás entre outras... E ainda temos a dureza que aparecem na cabeça de parafusos allen e exagonais como 8.8 ou 12.9 por exemplo, que juntamente com a tabela de torque específica a força adequada para o aperto É um assunto ainda mais complexo que deixa até profissionais da área de cabelo em pé
Trabalho numa distribuidora de parafusos a bastante tempo temos mais de 40.000 itens cadastrados o parafuso hexagonal é mais popularmente chamado de parafuso sextavado e o Allen também é chamado de parafuso sextavado interno. Além de todas as variedades de cabeça, rosca e ponta do parafuso temos também uma variedade de acabamentos feitos por meio de tratamento químico como zincagem, parafusos niquelados, parafusos com cádmio que agora são proibidos etc. Excelente vídeo Átila, parabéns.
Achei muito bacana o seu vídeo, sou mecânico industrial e trabalho com os mais diversos tipos de parafusos diariamente, aprendi muita coisa legal pra passar para os meus colegas amanhã. Grande abraço!
@Atila Como professor dessa área posso dizer que parafusos são incríveis. Sua parte mais interessante são as roscas, que podem ter vários perfis e formatos dependendo da aplicação, roscas cônicas permitem que o gás não escape pela válvula que colocamos no bujão, roscas redondas fazem parte dos bocais das nossas lâmpadas. As roscas são usadas não só para fixação, mas também para transporte, pois é através de uma rosca que o plástico aquece, derrete e é depositado sobre os fios de cobre que usamos diariamente, e o mesmo principio é usado para movimentar os mais diversos materiais, como alimentos por um tubo, por exemplo, que no final faz cair o sorvete na nossa casquinha. Procure por extrusão de alimentos e você vai achar vários alimentos que usam roscas/parafusos para sua confecção, como as massas por exemplo
É genial ! Simplesmente genial olhar as banalidades com olhar científico, Historico, econômico, e explicar de forma tão sucinta e pedagógica! Admiração imensa por seu trabalho!!❤️❤️❤️❤️
Uma vez no colégio o professor passou um trabalho para os alunos escolherem alguma invenção do homem que você achasse incrível. Meu trabalho foi sobre parafuso.
Trabalho em uma metalúrgica no norte do ES, tem uma máquina de parafusos no meu setor, e relativamente nova, foi implementada este ano, enorme, fábrica em escala industrial muito legal vê-la em funcionamento.
Parabéns pelo vídeo Atila! Sugestão: Gostaria que você fizesse um vídeo sobre madeiras brasileiras...pode parecer chato, mas vc vai se apaixonar e entender a biodiversidade do nosso país.
@@Lhama666 Desenho Industrial - Projeto de Produto tem uma disciplina que foca quase exclusivamente em materiais e uma que foca em oficina destes materiais (aqui no caso Madeiras, mas também tem oficinas de Metais, Têxteis e também Plásticos).
Até as pequenas coisas que as pessoas nem dão bola no dia a dia tem muita história pra contar, esse vídeo é um excelente exemplo disso. Acho que tudo pode ser da sua forma interessante se você for atrás de entender!
Atila, um detalhe bastante interessante com relação aos parafusos hexagonais e allen é que existe diferença conforme a unidade de medida utilizada pelo fabricante, que devem ser exatamente o mesmo da ferramenta para evitar desgaste desnecessário do parafuso ou ferramenta. Um exemplo simples é um parafuso com cabeça 5/16", que equivale a 7,94 mm, ao utilizar uma chave de 8mm, vai dar certo, mas essa folga mínima causa desgaste, pois o encaixe não é perfeito. Ocorre ao contrário também, um parafuso que não conseguimos encaixar a ferramenta por bem pouco, isso ocorre pq as unidades de medida são diferentes, polegadas x milímetros. Aproveitando o assunto, gostaria de deixar a sugestão de um dia falar sobre rebites, é um campo muito interessante e muito vasto, com diferentes tipos para diferentes aplicações e tipos de cargas. Abração, e parabéns pelo trabalho!
Tem uma pequena inobservância no vídeo. Existem pelo menos 5 padrões de "encaixes Philipps". A JIS (Japanese Industrial Standards), usada por fabricantes orientais no geral, especialmente nipônicos. O Pozidriv ou Pozidrive, e o Supadriv ou Supadrive, que sei muito pouco. Mas parece ser um padrão russo. Frearson, que é um padrão mais clássico, usado pela Phillips praticamente em desuso. E logicamente, o padrão Phillips, "criado" pelo H. F. Phillips, citado no vídeo. Que curiosamente, é para ser fabricado de um jeito mais rápido, fácil, e portanto mais barato. Ainda que sejam parecidos, eles são ligeiramente incompatíveis. Se usar uma chave A, num parafuso B, existe grande chance de espanar o encaixe ou a chave - dependendo do material. É extremamente comum no mercado de motos, onde as marcas japonesas dominam, ver parafusos """Phillips""" (do tipo JIS), estragados por uso de chaves erradas.
Uma vez que trabalhei para um japonês, ele me deu 1 kit de chaves para usar na Honda e Yamaha. E realmente se usar qualquer outro tipo de Philips nos parafusos dessas marcas a chance de espanar é grande.
Um vídeo que começou com a origem dos parafusos e foi parar em como eles impactam a vida moderna, inclusive as tecnologias digitais. Concedo a este canal o selo Vsauce com tempero BR a la Atila, muito bom ^,..,^
Se um aluno na turma não se interessa pelo assunto o problema está no aluno, se toda a turma não se interessa pelo assunto o problema está do professor.
Átila, ótimo video. Parabéns pela explicação! Sou professor de mecânica e queria só fazer um adendo: geralmente a cabeça dos parafusos não é padronizada também por conta do torque aplicado nelas. Os parafusos Allen e sextavados conseguem aplicar uma força de aperto muito maior devido a chave ser em formato de alavanca (momento torçor = força x distância), enquanto parafusos fenda ou phillips possuem chaves quase retas ao centro de aperto, o que faz com que o torque seja muito menor. Assim, no geral, phillips e fenda são usados em coisas mais frágeis, como aparelhos domésticos de plásticos, chapas finas e etc, enquanto os parafusos allen e sextavado são usados em sistemas mais pesados e que demandam de um aperto maior, como máquinas e equipamentos industriais ;)
Esse ano fiz a limpeza geral do motor de uma motocicleta que está lá em casa há um tempão. Pretendia fazer o mesmo com o câmbio. Sqn. As cabeças dos parafusos da manta do câmbio possuem um formato "distorcido" em forma de hexagono. Então por curiosidade me informei na concessionária Ducati que me explicaram que pra este modelo de motocicleta, o câmbio, diferente do motor italiano, é fábrica na Finlândia que enviam essas chaves somente para as concessionárias autorizadas. Meu câmbio poderia ser desmontado em Brasília, local mais próximo de SP. Interessante não!?
O Átila apresenta o vídeo de uma forma tão natural e tranquila, que passa uma calma, pra quem assisti. A gente consegue compreender mais fácil o que ele tá falando, sem ele precisar gritar e/ou gesticular. E ainda consegue deixar qualquer assunto interessante! Muito bom, parabéns pelos vídeos e pelo trabalho de divulgação científica.👏♥️
Parabéns Atila! Pelo que eu entendi o assunto não é apenas o parafuso mais sim o do por que eles existem e como eles influenciam no cotidiano, na verdade o vídeo mostra que não devemos só aceita mais sim ser critico em relação as coisas normais da vida.
Muito interessante, já tive essa "aula" com meu professor de elementos de máquina na universidade, como sempre disseminando conhecimento de alto nível para todos!!
Excelente Átila, só adicionaria um detalhe que poucos imaginam: parafusos tem a função de fixarem duas superfícies ao aplicarem uma força normal de ordem elevada sobre elas, assim o atrito entre as duas que garante que elas não deslizarão entre sí, ou seja, o parafuso tem mais relação com uma morsa que com um prego. Pode parecer só um detalhe, mas é o que diferencia o parafuso de um prego e um rebite, mas só me contaram isso no terceiro ano da faculdade de engenharia mecânica.
Olá! Gostaria que você comentasse um pouco sobre o amplo uso dos sensores (seu princípio de funcionamento, sua história e quem contribuiu para o seu desenvolvimento). Sua importância decisiva no funcionamento de vários equipamentos.
Átila, vídeo sensacional!!! Eu sou torneiro Mecanico faço parafusos todos os dias na minha oficina e nunca parei pra pensar no quão interessante isto é... você é 10 ... consegue tornar um assunto simples em algo atrativo e legal de aprender!!!! Parabéns!!
Cara, tenho que lidar com isso todo dia. eu defendo o direito de consertar! tem um movimento americano "Right to repair" querendo lutar contra as empresas inventando cabecas de parafuso com conecoes especiais pra serem desmontados com ferramentas especiais que só tecnicos autorizados possuem e desestimulam voce a consertar suas proprias coisas, o "do it yourself" ou DIY . empresas como Ifixit lutam uma guerra jurídica pelo Right to repair e ela desenvolve sets de ferramentas para todas essas cabecas exóticas.
Isso é interessante. Trabalho com manutenção elétrica na indústria vez ou outra encontro uns padrões de parafusos que só a equipe oficial do fabricante tem
Eles devem então estar indignados com essa nova arquitetura Eletronica dos computadores da Apple, antes eles ainda usavam processadores arquitetura Intel, agora passaram a usar uma arquitetura totalmente própria e totalmente integrada num chip só.
Pois é. Cá estou eu importando ferramentas pra reparo, entre outras, uma chave de fenda Y pro nintendo switch e um hot air gun pra abrir um asus rog 2 que é todo fechado por vidro. De uns anos pra cá a maioria dos celulares tem ficado bem mais difícil de reparar... Tenho um oneplus one de 2014 que você literalmente desmonta ele todo só com uma chavinha philips...
Trabalho em fabricante de parafusos desde 2006, sou ferramenteiro e faço as ferramentas que fazem desde a fenda até as matrizes que dão as formas e design do corpo onde vai a rosca. É muito legal ver aquilo que vc ajuda a produzir desde os carros, móveis, eletrodomésticos. Parabéns pelo vídeo!
Parafuso é uma das seis máquinas simples. Eu particularmente sou fã do parafuso! Sua aula foi ótima. Obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos.
Conteúdo excelente! Faltou falar um pouco mais sobre as roscas de outros perfis - trapezoidal, quadrado, dente de serra - os fusos! Faltou também comentar sobre roscas com mais de uma entrada, rosca direita e esquerda, parafusos prisioneiros, passos de roscas, roscas de tubos, entre outros assuntos. Mas reconheço que é muito conteúdo para um vídeo só. Parabéns!
Eu trabalho em uma casa de parafuso e vocês não tem noção do quão interessante é esse mundo, fiquei muito feliz por ver um vídeo desses. Parabéns pelo trabalho!
Oi Atila! Muito bacana o material! Parabéns! Até bateu aquela saudades das aulas de mecânica. Se possiível, quero adicionar o fator "acesso da ferramenta", que influencia no formato da cabeça ainda mais do que a resistência que ela oferece. O parafuso com cabeça fenda, permite que a sua ferramenta seja encaixada em intervalos de 180º. O parafuso Phillips por ter 2 fendas, permite que a ferramenta seja encaixada em intervalos de 90º. O parafuso sextavado externo ou interno, permite a entrada da ferramenta em intervalos de 60º. Então imagina que para acessar parafusos em espaços apertados (muito comuns na industria) onde você não consegue um acesso direto e tem pouco espaço para fazer o movimento de giro, provavelmente esse parafuso será sextavado. O que também explica (em partes) porquê a chave Allen é curvada 90º. Quanto aos parafusos com cabeça especial, são criados especialmente para limitar o acesso para pessoas que tem a ferramenta. Temos parafusos com cabeça quadrada, triangular, double beard, etc. O tipo do perfil de rosca (triangular, trapezoidal, quadrada ou redonda), tem características de aplicação mecânica. As roscas triangulares, são ideais para materiais macios, em atividade de perfuração pela cunha formada. As roscas retangulares, são as que conseguem manter os maiores niveis de força de aperto pela característica de ter grande área de contato com a porca, ou rosca sendo fixada. As roscas trapezoidais misturam características triangulares com as retangulares, e são as mais comuns no mercado. As roscas redondas, são mais observadas em aplicações de altas vibrações que parafusos com perfil reto tenderiam a desrosquear.
Eu uso muito nas minhas cirurgias de ortopedia! Eles possibilitam fixação de ossos fraturados e recuperaçao mais rápida e melhor.. Muitos podem ficar no corpo e não precisam ser retirados pelo resto da vida, tanto de aço quanto titânio
Conheci os vídeos do Átila, por indicação do meu filho!!! Achei que ia ver só sobre vírus, bactérias.... E eu ficava me perguntando, porque meu filho, universitário da engenharia mecânica, assistia o Átila. Hoje entendi!!!!!! Eita profissional versátil !!!! Parabéns.
Além de todo o conteúdo, sensacional como sempre, é uma delícia assistir um vídeo sem ser cortado por anúncios. Para ficar melhor, tem um anúncio dentro do próprio vídeo, mas que só aparece no finalzinho. Parabéns!
Essa quarentena precisa acabar... Cheguei ao absurdo de dormir maratonando vídeos do Átila e sonhar que tava vendo um vídeo sobre tipos e história de parafusos... Veja que absurdo!?
Parabéns pelo vídeo Átila, é um universo gigantesco o Mundo de fixadores, trabalhei alguns anos como balconista numa loja de parafusos,acredite, eventualmente temos que adivinhar e sempre conversar sobre a aplicação do produto, pode demorar horas pra uma venda de 30 centavos,mas também pode render ótimas histórias, minha dica é SEMPRE LEVE UMA AMOSTRA DO PARAFUSO.
Atila, recomendo assistir o vídeo da Aston Martin Red Bull Racing "The Life of a Bolt". É um vídeo perfeito que explica a necessidade, e como é maravilhoso a vida de um único parafuso.
Átila deve ser daqueles que olha pra uma coisa qualquer e pensa como isso funciona? da onde surgiu? quem inventou? pra que serve isso? E resolve correr atrás pra aprender e de quebra ganha uma grana fazendo os vídeos aleatórios KKKK.
@@CovilSecreto putz, no queimando a língua com o sr k. ele foi perguntado o motivo da pimenta arder e o cara responde na lata. eu sei que no caso é algo mais próximo da área dele do que parafusos, mas não deixei de me impressionar com a agilidade da resposta
Acho muito legal quando você traz conteúdos assim!!! Ver coisas simples, e que passam até despercebidas em nosso dia, com o olhar da ciência, as tornam super interessantes e incríveis. Parabéns pelo conteúdo e pela qualidade dos vídeos!!! :D
Parafusos são uma ótima invenção, além de tudo o que o Átila falou, cada um tem sua função específica, não só pela "cabeça" e sua chave, mas pelo seu composto, quer usar em madeira? Usa parafuso soberbo, em máquinas, usa parafusos milímetros ou polegadas com cada um tendo seu passo de rosca específico (não dá pra usar um mm em Pol mesmo sendo quase do mesmo diâmetro), quer prender uma chapa em um metalon, usa parafuso autobrocante sem precisar fazer um furo antes, quer mover uma peça em movimento linear e preciso, usa um fuso (um eixo roscado onde quem se move é a porca)
Show. Parafusos são essenciais para a nossa vida. Inclusive em cirurgias ortopédicas onde cada empresa desenvolve um tipo de parafuso para o cirurgião não utilizar de marcas diferentes e comprar todo material (chave e implantes) de um único lugar.
KAJSKJAS esse parafuso era o inferno pra tentar abrir o console, nossa o tanto que eu penei pra tentar abrir aquele console irmão Para no final eu NÃO CONSEGUIR KAKSKAJS
Black Week Doppel Store: Insira 6 ou mais produtos no carrinho que o desconto de 40% aparece sozinho bit.ly/CamisetasDoppelStore
@@opopulista8134 que comentário mais ridículo.
Atila consegue deixar qualquer assunto interessante. ótima explicação.
Concordo.
Concordo plenamente
Ss
Esse consegue manipular e enganar qualquer um
O jeito como O atila me explica coisas aparentemente inúteis, porém uteis, porém que seriam desinteressantes e q eu adoro é diferente
Kkkkk ri demais, deve ser porque você me representa!
Explicou bem o que sinto
Ele é um excelente prof
Sim, eu pensei: "q assunto chato", daí comecei a assistir e aprendi muito 😁
@@Ketllinn Sempre penso isso. Queria ter aula de biologia com ele kkkl
O jeito que ele segura o parafuso sei lá, é diferente.
O Atila é a prova que não existe assunto chato! O professor em si torna um assunto chato, ou seja, o professor faz total diferença em um assunto. Concordam?
Um papo com o Átila deve ser mó legal. Pq? O cara consegue fazer um vídeo de DOZE MINUTOS explicando o porquê dos parafusos serem incríveis ksksksksk Parabéns, Átila!!!
@@Ren4to2858 Daria pra fazer um TCC em cima disso também.
Meu pai foi mecânico de aeronaves por anos, ele já comentou do quão diferentes do comum eram os parafusos usados na aviação. Este vídeo me lembrou dele! 😃
o homem carregou uma história braba, enorme responsabilidade nas mãos, parabéns
Ele explica como se fosse para um acéfalo, exatamente do jeito que eu preciso
Amigo, isso é um meme.
Tu fez um textão por um meme
Kkkkkkk
@@MafiadaVovozinha nossa você deve ser divertido em festas...
@@MafiadaVovozinha nem li & nem lerei
Transformar informação aparentemente simples em informação de qualidade, é o jeito Átila de ser, kkk.
Obrigado!
Atila, mesmo eu tendo mestrado em eng. mecanica e ter estudado parafusos e trabalhando com eles diariamente eu assisti esse video e a quantidade de informacao legal que aprendi foi incrivel. Eu imagino o trabalho de ter pesquisado e mastigado a informacao pra chegar nesse produto final. Eu so posso dizer OBRIGADO!
Pra quem tem curiosidade, cursos de Mecânica (técnico ou superior) têm uma disciplina chamada Elementos de Máquinas, que discutem parafusos, rebites, soldas, travas, pinos, porcas, arruelas etc. e o SENAI tem apostilas bastante completas sobre o assunto.
Spaceman258258, se tiver o endereço do senai sobre os assuntos relatados,por gentileza mande pra nós.
Vlw
e
Trabalho como mecânico e acho que o parafuso exagonal ou "sextavado" é o melhor! Para alojamentos claro que os allen de cabeça chata ou cilíndrica são indicados mas os sextavados exercem muito mais força e aperto que os demais.
Quanto a padronização, hoje ainda é uma bagunça, temos cabeça exagonal, allen cabeça cilíndrica, chata e abaulada, torx, fenda de vários tipos, Philips também de vários tipos, alojamento quadrado, especiais...
Quanto as roscas o problema é a diferença entre o padrão métrico e o imperial, temos parafusos metricos de diversos passos, tamanhos e durezas, M8, M12 e M5 por exemplo com roscas normais, finas e grossas. Entre os imperiais temos: Withworth ou Bsw, UNF, UNC, Bsp, Npt gás entre outras... E ainda temos a dureza que aparecem na cabeça de parafusos allen e exagonais como 8.8 ou 12.9 por exemplo, que juntamente com a tabela de torque específica a força adequada para o aperto
É um assunto ainda mais complexo que deixa até profissionais da área de cabelo em pé
Trabalho numa distribuidora de parafusos a bastante tempo temos mais de 40.000 itens cadastrados o parafuso hexagonal é mais popularmente chamado de parafuso sextavado e o Allen também é chamado de parafuso sextavado interno. Além de todas as variedades de cabeça, rosca e ponta do parafuso temos também uma variedade de acabamentos feitos por meio de tratamento químico como zincagem, parafusos niquelados, parafusos com cádmio que agora são proibidos etc. Excelente vídeo Átila, parabéns.
por que cádmio sao proibidos
@@q36230toa Riscos de intoxicação. Ele também atrapalha a absorção de zinco e cobre pelo corpo humano, entre outras coisas.
Achei muito bacana o seu vídeo, sou mecânico industrial e trabalho com os mais diversos tipos de parafusos diariamente, aprendi muita coisa legal pra passar para os meus colegas amanhã. Grande abraço!
UA-cam: vc quer ver um vídeo sobre parafusos?
Me: nah...
UA-cam: é um vídeo do Átila
Me: *HECK YEAH!*
Mano,tu é do mal?
Heck yeah significa diabos sim
@@eriel9115 Sim, ele é
Hell yeah*
@@eriel9115 eis que vc não sabe nada sobre inglês e vai pesquisar uma expressão idiomática no Google Tradutor
@@hartye ambas expressões são usadas. não tente corrigir alguém sobre algo em um idioma que vc não conhece, sério.
Everything is interesting if you go into deeply enough
-Feynman
Good phrase
Carisma e inteligência é tudo que uma pessoa precisa, o cara me prendeu durante minutos falando sobre parafuso haha
O Atila estudou até os parafusos na quarentena e vocês ai reclamando do EAD
Mas o Átila tá com a vida ganha. Fez até pós-doc na gringa. Agora ele tem tempo pra fazer o que dá na telha
@@TheMrAout exatamente, quem não tem a vida ganha que não deveria reclamar do EAD
@Atila Como professor dessa área posso dizer que parafusos são incríveis. Sua parte mais interessante são as roscas, que podem ter vários perfis e formatos dependendo da aplicação, roscas cônicas permitem que o gás não escape pela válvula que colocamos no bujão, roscas redondas fazem parte dos bocais das nossas lâmpadas. As roscas são usadas não só para fixação, mas também para transporte, pois é através de uma rosca que o plástico aquece, derrete e é depositado sobre os fios de cobre que usamos diariamente, e o mesmo principio é usado para movimentar os mais diversos materiais, como alimentos por um tubo, por exemplo, que no final faz cair o sorvete na nossa casquinha. Procure por extrusão de alimentos e você vai achar vários alimentos que usam roscas/parafusos para sua confecção, como as massas por exemplo
Excelente observação. Roscas merecem um vídeo à parte. É um assunto quase inesgotável.
É genial ! Simplesmente genial olhar as banalidades com olhar científico, Historico, econômico, e explicar de forma tão sucinta e pedagógica! Admiração imensa por seu trabalho!!❤️❤️❤️❤️
Uma vez no colégio o professor passou um trabalho para os alunos escolherem alguma invenção do homem que você achasse incrível. Meu trabalho foi sobre parafuso.
Qualquer coisa com o Atila fica interessante. 🙃🙃🙃
Incrível é o Átila que me faz ver 10 mim de vídeo sobre parafusos
Trabalho em uma metalúrgica no norte do ES, tem uma máquina de parafusos no meu setor, e relativamente nova, foi implementada este ano, enorme, fábrica em escala industrial muito legal vê-la em funcionamento.
Amo o talento do Atila de deixar qualquer assunto interessante!
O cara consegue fazer parafuso ficar interessante
Parabéns pelo vídeo Atila!
Sugestão: Gostaria que você fizesse um vídeo sobre madeiras brasileiras...pode parecer chato, mas vc vai se apaixonar e entender a biodiversidade do nosso país.
Mega Up. Tô começando a estudar madeiras agora na faculdade e um vídeo sobre seria excelente!
@@itsjonesh em qual curso tem isso?
@@Lhama666 Desenho Industrial - Projeto de Produto tem uma disciplina que foca quase exclusivamente em materiais e uma que foca em oficina destes materiais (aqui no caso Madeiras, mas também tem oficinas de Metais, Têxteis e também Plásticos).
Ele ia ficar mais de meia hora falando,mas seria muito top esse vídeo
up!
Eu trabalho com manutenção de equipamentos médicos e há uns anos todos estão sendo padronizados com parafuso Torx, esse é brabo.
Onde trabalho só duas pessoas tem chave torx, e nem sempre nas medidas que precisa, o trem é feio
brabo bom ou brabo ruim?
@@henriqueserafin5035 kkkkkkkkkkk
@@henriqueserafin5035 brabo bom pq não é todo mundo q tem a chave então menos pessoas faz besteira, e a chave tork ainda serve pra parafusos allen
Brabo é encontrar uma chave torx que presta, aqueles conjuntinhos apertam 10 parafusos e já comem a ponta da chave e você tem que trocar...
Você me trouxe lembranças maravilhosas do meu Técnico em Mecânica no CEFET/RJ com esse assunto. Obrigada!
Até as pequenas coisas que as pessoas nem dão bola no dia a dia tem muita história pra contar, esse vídeo é um excelente exemplo disso. Acho que tudo pode ser da sua forma interessante se você for atrás de entender!
Atila, um detalhe bastante interessante com relação aos parafusos hexagonais e allen é que existe diferença conforme a unidade de medida utilizada pelo fabricante, que devem ser exatamente o mesmo da ferramenta para evitar desgaste desnecessário do parafuso ou ferramenta.
Um exemplo simples é um parafuso com cabeça 5/16", que equivale a 7,94 mm, ao utilizar uma chave de 8mm, vai dar certo, mas essa folga mínima causa desgaste, pois o encaixe não é perfeito. Ocorre ao contrário também, um parafuso que não conseguimos encaixar a ferramenta por bem pouco, isso ocorre pq as unidades de medida são diferentes, polegadas x milímetros.
Aproveitando o assunto, gostaria de deixar a sugestão de um dia falar sobre rebites, é um campo muito interessante e muito vasto, com diferentes tipos para diferentes aplicações e tipos de cargas.
Abração, e parabéns pelo trabalho!
Tem uma pequena inobservância no vídeo. Existem pelo menos 5 padrões de "encaixes Philipps". A JIS (Japanese Industrial Standards), usada por fabricantes orientais no geral, especialmente nipônicos.
O Pozidriv ou Pozidrive, e o Supadriv ou Supadrive, que sei muito pouco. Mas parece ser um padrão russo.
Frearson, que é um padrão mais clássico, usado pela Phillips praticamente em desuso. E logicamente, o padrão Phillips, "criado" pelo H. F. Phillips, citado no vídeo. Que curiosamente, é para ser fabricado de um jeito mais rápido, fácil, e portanto mais barato.
Ainda que sejam parecidos, eles são ligeiramente incompatíveis. Se usar uma chave A, num parafuso B, existe grande chance de espanar o encaixe ou a chave - dependendo do material.
É extremamente comum no mercado de motos, onde as marcas japonesas dominam, ver parafusos """Phillips""" (do tipo JIS), estragados por uso de chaves erradas.
Uma vez que trabalhei para um japonês, ele me deu 1 kit de chaves para usar na Honda e Yamaha. E realmente se usar qualquer outro tipo de Philips nos parafusos dessas marcas a chance de espanar é grande.
Isso mesmo. Muita gente pega sem olhar uma ponteira pra pozidriv pra apertar philips e não sabe pq detona tudo.
Boa
Um vídeo que começou com a origem dos parafusos e foi parar em como eles impactam a vida moderna, inclusive as tecnologias digitais. Concedo a este canal o selo Vsauce com tempero BR a la Atila, muito bom ^,..,^
Tudo se torna fascinante quando abordamos o assunto da maneira certa...rsrsrs..😀😀
ótima frase, (roubartilherei a mesma) haha
Se um aluno na turma não se interessa pelo assunto o problema está no aluno, se toda a turma não se interessa pelo assunto o problema está do professor.
@@evertonchaves2674 acho que o problema tá no sistema de educação mesmo hein
Canal do Atila é disparado um dos melhores do youtube br!
amo ferramentas, parafusos e porcas! vídeo excelente, daqueles que dá até quentinho no corassaum!!!!!!
se o Atila fizer um vídeo sobre desinteresse, eu vou achar interessante
Adoro como voce pega coisas simples e traz as suas minúcias de uma maneira complexa, porém, de fácil entendimento.
Átila, ótimo video. Parabéns pela explicação!
Sou professor de mecânica e queria só fazer um adendo: geralmente a cabeça dos parafusos não é padronizada também por conta do torque aplicado nelas. Os parafusos Allen e sextavados conseguem aplicar uma força de aperto muito maior devido a chave ser em formato de alavanca (momento torçor = força x distância), enquanto parafusos fenda ou phillips possuem chaves quase retas ao centro de aperto, o que faz com que o torque seja muito menor. Assim, no geral, phillips e fenda são usados em coisas mais frágeis, como aparelhos domésticos de plásticos, chapas finas e etc, enquanto os parafusos allen e sextavado são usados em sistemas mais pesados e que demandam de um aperto maior, como máquinas e equipamentos industriais ;)
Fascinante observar como toda vez que se fala de "Padrões para facilitar para o consumidor" a Apple faz o exato oposto
Esse ano fiz a limpeza geral do motor de uma motocicleta que está lá em casa há um tempão. Pretendia fazer o mesmo com o câmbio. Sqn.
As cabeças dos parafusos da manta do câmbio possuem um formato "distorcido" em forma de hexagono. Então por curiosidade me informei na concessionária Ducati que me explicaram que pra este modelo de motocicleta, o câmbio, diferente do motor italiano, é fábrica na Finlândia que enviam essas chaves somente para as concessionárias autorizadas.
Meu câmbio poderia ser desmontado em Brasília, local mais próximo de SP.
Interessante não!?
Como eu vim parar num vídeo sobre parafusos ? e como o Átila fez isso ficar super interessante ?
O Átila apresenta o vídeo de uma forma tão natural e tranquila, que passa uma calma, pra quem assisti. A gente consegue compreender mais fácil o que ele tá falando, sem ele precisar gritar e/ou gesticular.
E ainda consegue deixar qualquer assunto interessante!
Muito bom, parabéns pelos vídeos e pelo trabalho de divulgação científica.👏♥️
Mas ele gesticula o tempo inteiro
Parabéns Atila! Pelo que eu entendi o assunto não é apenas o parafuso mais sim o do por que eles existem e como eles influenciam no cotidiano, na verdade o vídeo mostra que não devemos só aceita mais sim ser critico em relação as coisas normais da vida.
Eu nunca achei que eu ia parar domingo à noite pra assistir um vídeo sobre parafusos. Claramente, estava errado
Idem, meu amigo! kkkkkkkk
Muito interessante, já tive essa "aula" com meu professor de elementos de máquina na universidade, como sempre disseminando conhecimento de alto nível para todos!!
Excelente Átila, só adicionaria um detalhe que poucos imaginam: parafusos tem a função de fixarem duas superfícies ao aplicarem uma força normal de ordem elevada sobre elas, assim o atrito entre as duas que garante que elas não deslizarão entre sí, ou seja, o parafuso tem mais relação com uma morsa que com um prego.
Pode parecer só um detalhe, mas é o que diferencia o parafuso de um prego e um rebite, mas só me contaram isso no terceiro ano da faculdade de engenharia mecânica.
Olá! Gostaria que você comentasse um pouco sobre o amplo uso dos sensores (seu princípio de funcionamento, sua história e quem contribuiu para o seu desenvolvimento). Sua importância decisiva no funcionamento de vários equipamentos.
O Átila consegue fazer um vídeo sobre parafusos ser extremamente interessante e informativo.
Átila, vídeo sensacional!!! Eu sou torneiro Mecanico faço parafusos todos os dias na minha oficina e nunca parei pra pensar no quão interessante isto é... você é 10 ... consegue tornar um assunto simples em algo atrativo e legal de aprender!!!! Parabéns!!
Cara, tenho que lidar com isso todo dia. eu defendo o direito de consertar! tem um movimento americano "Right to repair" querendo lutar contra as empresas inventando cabecas de parafuso com conecoes especiais pra serem desmontados com ferramentas especiais que só tecnicos autorizados possuem e desestimulam voce a consertar suas proprias coisas, o "do it yourself" ou DIY . empresas como Ifixit lutam uma guerra jurídica pelo Right to repair e ela desenvolve sets de ferramentas para todas essas cabecas exóticas.
Isso é interessante. Trabalho com manutenção elétrica na indústria vez ou outra encontro uns padrões de parafusos que só a equipe oficial do fabricante tem
Eles devem então estar indignados com essa nova arquitetura Eletronica dos computadores da Apple, antes eles ainda usavam processadores arquitetura Intel, agora passaram a usar uma arquitetura totalmente própria e totalmente integrada num chip só.
Pois é. Cá estou eu importando ferramentas pra reparo, entre outras, uma chave de fenda Y pro nintendo switch e um hot air gun pra abrir um asus rog 2 que é todo fechado por vidro. De uns anos pra cá a maioria dos celulares tem ficado bem mais difícil de reparar... Tenho um oneplus one de 2014 que você literalmente desmonta ele todo só com uma chavinha philips...
@@Conta_Completamente_Inativa Fabricando pessoas? Kkk
@@renatodiniz2810 kkkkkkkkk
Atila é a única pessoa que consegue me fazer assistir um vídeo de 12min sobre parafusos prestando atenção e ainda achando interessante
Nunca imaginei na vida passar doze minutos amarradão assistindo um video sobre parafusos!!!
Trabalho em fabricante de parafusos desde 2006, sou ferramenteiro e faço as ferramentas que fazem desde a fenda até as matrizes que dão as formas e design do corpo onde vai a rosca. É muito legal ver aquilo que vc ajuda a produzir desde os carros, móveis, eletrodomésticos. Parabéns pelo vídeo!
Ninguém:
Atila: REVIEW DE PARAFUSO
Parafuso é uma das seis máquinas simples.
Eu particularmente sou fã do parafuso!
Sua aula foi ótima.
Obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos.
Para mim que curto olhar (e penso em comprar) caixas de ferramenta, esse vídeo é perfeito.
Átila fala tão bem e prende tanto vc que eu to de cara como que eu consegui assistir um vídeo INTEIRO sobre PARAFUSOS
mano eu acho que eu nunca vi nem verei um conteúdo tão explicativo e facilmente entendível sobre parafusos
Conteúdo excelente! Faltou falar um pouco mais sobre as roscas de outros perfis - trapezoidal, quadrado, dente de serra - os fusos! Faltou também comentar sobre roscas com mais de uma entrada, rosca direita e esquerda, parafusos prisioneiros, passos de roscas, roscas de tubos, entre outros assuntos. Mas reconheço que é muito conteúdo para um vídeo só. Parabéns!
Atila, vc me faz ficar tão inteligente! O próximo vídeo é sobre buchas! Obrigada pela conteúdo de qualidade!
Eu trabalho em uma casa de parafuso e vocês não tem noção do quão interessante é esse mundo, fiquei muito feliz por ver um vídeo desses. Parabéns pelo trabalho!
Só pela camiseta já dei like.
Yeah, Mr. Iamarino, yeah science!
Mano, não é possível q o Átila Tamarindo conseguiu fazer um vídeo tão interessante, sobre PARAFUSOS, alguém segura esse homem.
Átila tá tomando o lugar do VSauce rapidamente. Falando sobre praticamente qualquer assunto e ensinando a gente no processo.
Oi Atila!
Muito bacana o material! Parabéns! Até bateu aquela saudades das aulas de mecânica.
Se possiível, quero adicionar o fator "acesso da ferramenta", que influencia no formato da cabeça ainda mais do que a resistência que ela oferece.
O parafuso com cabeça fenda, permite que a sua ferramenta seja encaixada em intervalos de 180º.
O parafuso Phillips por ter 2 fendas, permite que a ferramenta seja encaixada em intervalos de 90º.
O parafuso sextavado externo ou interno, permite a entrada da ferramenta em intervalos de 60º.
Então imagina que para acessar parafusos em espaços apertados (muito comuns na industria) onde você não consegue um acesso direto e tem pouco espaço para fazer o movimento de giro, provavelmente esse parafuso será sextavado. O que também explica (em partes) porquê a chave Allen é curvada 90º.
Quanto aos parafusos com cabeça especial, são criados especialmente para limitar o acesso para pessoas que tem a ferramenta. Temos parafusos com cabeça quadrada, triangular, double beard, etc.
O tipo do perfil de rosca (triangular, trapezoidal, quadrada ou redonda), tem características de aplicação mecânica.
As roscas triangulares, são ideais para materiais macios, em atividade de perfuração pela cunha formada.
As roscas retangulares, são as que conseguem manter os maiores niveis de força de aperto pela característica de ter grande área de contato com a porca, ou rosca sendo fixada.
As roscas trapezoidais misturam características triangulares com as retangulares, e são as mais comuns no mercado.
As roscas redondas, são mais observadas em aplicações de altas vibrações que parafusos com perfil reto tenderiam a desrosquear.
Como alguém que trabalha criando padrões da web me sinto representado por esse vídeo sobre parafusos.
Incrível a capacidade do Atila (e equipe) de transformar o cotidiano em algo fascinante!
Você consegue fazer um video sobre parafusos, se tornar incível! Parabéns Atila, meu querido, sou seu fã!!
Eu uso muito nas minhas cirurgias de ortopedia! Eles possibilitam fixação de ossos fraturados e recuperaçao mais rápida e melhor.. Muitos podem ficar no corpo e não precisam ser retirados pelo resto da vida, tanto de aço quanto titânio
Muito instrutivo! O Átila é incrível! 👏👏👏👏
Gostei muito do vídeo. Não despreguei os olhos até o fim. A construção da sua narrativa é demais.
Atila, viajou legal e fez conexões maravilhosas entre os assuntos, ficou incrível parabéns
Adoro saber como as coisas funcionam e são feitas!
Meu nome é atila, biólogo pesquisador, e parafuso é igual amigo, vc sabe que é bom na hora do aperto.
Conheci os vídeos do Átila, por indicação do meu filho!!! Achei que ia ver só sobre vírus, bactérias.... E eu ficava me perguntando, porque meu filho, universitário da engenharia mecânica, assistia o Átila. Hoje entendi!!!!!! Eita profissional versátil !!!! Parabéns.
Eu nunca gostei de jogar palavras fora ,e você e um deste . gratidão Deus abençoe sua vida .
A BLUSA DO ÁTILA = TUDO PRA MIM!
QUERO! ❤️
Muito bom, um tema simples porém muito interessante graças aos carisma do Átila. Parabéns pelo seu trabalho 👏
Além de todo o conteúdo, sensacional como sempre, é uma delícia assistir um vídeo sem ser cortado por anúncios. Para ficar melhor, tem um anúncio dentro do próprio vídeo, mas que só aparece no finalzinho. Parabéns!
PARABÉNS! Seu trabalho é relevante, muito obrigada! muito Obrigada Dr. Atila.
Essa quarentena precisa acabar... Cheguei ao absurdo de dormir maratonando vídeos do Átila e sonhar que tava vendo um vídeo sobre tipos e história de parafusos... Veja que absurdo!?
como assim eu acabei assistir um vídeo sobre parafuso, e achei muito bom ???? incrível como o Atila consegue deixar qualquer tema interessante
Parabéns pelo vídeo Átila, é um universo gigantesco o Mundo de fixadores, trabalhei alguns anos como balconista numa loja de parafusos,acredite, eventualmente temos que adivinhar e sempre conversar sobre a aplicação do produto, pode demorar horas pra uma venda de 30 centavos,mas também pode render ótimas histórias, minha dica é SEMPRE LEVE UMA AMOSTRA DO PARAFUSO.
Atila, recomendo assistir o vídeo da Aston Martin Red Bull Racing "The Life of a Bolt". É um vídeo perfeito que explica a necessidade, e como é maravilhoso a vida de um único parafuso.
Nunca achei que um vídeo falando sobre parafusos seria tão bom e interessante!
Minha mina fala que eu sou aleatório, mas o Átila.......
idJkqsdkakdka realmente o atila bate recordes
Átila deve ser daqueles que olha pra uma coisa qualquer e pensa como isso funciona? da onde surgiu? quem inventou? pra que serve isso? E resolve correr atrás pra aprender e de quebra ganha uma grana fazendo os vídeos aleatórios KKKK.
@@CovilSecreto putz, no queimando a língua com o sr k. ele foi perguntado o motivo da pimenta arder e o cara responde na lata. eu sei que no caso é algo mais próximo da área dele do que parafusos, mas não deixei de me impressionar com a agilidade da resposta
Kkkkkkkkkkkkk muito né?!
Kzkamsmamsmakskakkaakk
E o melhor canal do UA-cam ❤️
Cara, que vídeo sensacional! Você é fera!
Achei que ia ser um video chato e acabei adorando. Muito bom!!
Mds to vendo um vídeo sobre um parafuso e estou super entretido
Acho muito legal quando você traz conteúdos assim!!! Ver coisas simples, e que passam até despercebidas em nosso dia, com o olhar da ciência, as tornam super interessantes e incríveis. Parabéns pelo conteúdo e pela qualidade dos vídeos!!! :D
Vc sabe que o cara é muito fera quando ele te explica detalhadamente algo que parece ser simples e desinteressante e ainda desperta seu interesse 😂
Parabéns por trazer assuntos que não imaginávamos que precisávamos entender mais... Parabéns, como sempre, ótimo vídeo! Deus te abençoe cara!
Aquele conteúdo completamente aleatório e que vc nao imaginaria qur veria, porem eh super interessante so encontra com o Átila
Incrível trabalho, como sempre!
Parabéns a todos da organização.
Muito bom conteúdo cara. Sou torneiro e adoro fazer parafusos especiais.
Parafusos são uma ótima invenção, além de tudo o que o Átila falou, cada um tem sua função específica, não só pela "cabeça" e sua chave, mas pelo seu composto, quer usar em madeira? Usa parafuso soberbo, em máquinas, usa parafusos milímetros ou polegadas com cada um tendo seu passo de rosca específico (não dá pra usar um mm em Pol mesmo sendo quase do mesmo diâmetro), quer prender uma chapa em um metalon, usa parafuso autobrocante sem precisar fazer um furo antes, quer mover uma peça em movimento linear e preciso, usa um fuso (um eixo roscado onde quem se move é a porca)
Faltou falar da expressão máxima da evolução dos parafusos: os implantes odontológicos. Mecânica e biologia juntos pelo bem comum.
Show. Parafusos são essenciais para a nossa vida. Inclusive em cirurgias ortopédicas onde cada empresa desenvolve um tipo de parafuso para o cirurgião não utilizar de marcas diferentes e comprar todo material (chave e implantes) de um único lugar.
Faltou mencionar o mais famoso de todos que deixou os técnicos loucos o parafuso da Nintendo
esse eu n conheço, vou até pesquisar aqui
KAJSKJAS esse parafuso era o inferno pra tentar abrir o console, nossa o tanto que eu penei pra tentar abrir aquele console irmão
Para no final eu NÃO CONSEGUIR KAKSKAJS