A solução Quando o interesse for desenvolvimento do Brasil Com taxas de juros modica como são em países sadios, Como são em países ricos Como são em países civilizados O Brasil tem jeito, agora tem até PRESIDENTE por que bozó é vasculho histórico
Realmente, precisa de uma intervenção de planejamento urbano urgente, os proprietários empilham caixas e caixas transformando as próprias casas em cortiços, praticamente fazendo uma favela vertical, e nem um reboco eles colocam por fora, deixa aquele tijolo baiano laranja horroroso amostra
Eu acho a natureza do Brasil bonita, mas não sei porque, acho as florestas de clima temperado mais bonitas. Aqueles pinheiros altos e árvores que mudam de cor durante várias épocas do ano, principalmente outono, lugares cercados por vales e montanhas nevadas com lagos de cor transparente ou azul, além da floresta ser mais espaçada facilitando andar pela mesma.
Aqui na minha cidade uma grande avenida no centro sofreu uma revitalização e todos os postes foram retirados, e substituídos por luminárias ornamentais. A fiação toda foi aterrada.
Um dos problemas tbm é o fato de que empresas que utilizam os postes não recolhem a fiação quando o cliente cancela o serviço, a exemplo das empresas de Internet
Não permitir novos loteamentos com fios aéreos é o começo. Com os instalados, um programa gradual de substituição principalmente onde houver necessidade de manutenção.
O ideal era aterrar os fios e não permitir que novos loteamentos sejam feitos sem a estrutura adequada para o aterramento, mas num país como o Brasil onde planejamento urbano nunca foi levado a sério, fica difícil.
Aqui na minha cidade já começaram a organização dos postes de energia, mas infelizmente esse é um processo muito demorado, eu sou da cidade de Paulo Afonso
aqui no meu bairro, de uns 10 anos para aumentou demais os cabos, acredito que seja principalmente provedores grandes e pequenos de internet que lançam cabos de mais cabos de fibra óptica. Por exemplo, antes aqui só tinha internet da Vivo que vinha no cabo do telefone (2 MB), hoje em dia, tem pelo menos 5 empresas que ofertam até 1 GB.
o problema que eu acho aqui no Brasil é que quando começou a privatizar as elétricas estaduais o pessoal que estava privatizando não incluiu o aterramento da fiação como prioridade infelizmente, poderia e deveria ter colocado para as empresas que comprasse o aterramento em no máximo 20 ou 25 anos para aterrar, hoje o cenário seria totalmente diferente. Interessante no vídeo que você não mostrou em países desenvolvidos como que é esse sistema, você colocou só países de 3º mundo, aqui no Brasil se não me engano em Brasília a fiação é aterrada, você disse bem a fiação exposta é mais barata mas de difícil manutenção, a fiação aterrada é mais cara mas de fácil manutenção e como essa fiação exposta é horrorosa no Brasil.
@Milva Cerqueira no plano piloto o aterramento é de 99% é uma coisa ou outra exposta mas na grande maioria sem dúvida é aterrada, agora nas cidades satélites ai sim é tudo exposto, no plano piloto além de ser aterrado e a cidade planejada e você andando de carro o que é o mais comum ou até mesmo andando a pé a cidade a cidade de Brasília é muito bonita visualmente e isso acaba fazendo bem pra gente acaba fazendo uma sensação diferente, é interessante dizer isso parece que a cidade é até mais limpa.
Um dos problemas são os fios de telefones fixos desativados que as prestadores não retiram. Se desde o início fossem retirados já teria ajudado muito. Mesma coisa para os cabos de internet metálicos e fibra, quando o cliente solicita transferência os cabos não são retirados.
No Rio de Janeiro o pouco que conheço de avenida com fiação escondida fica no Porto Maravilha, apesar de ser numa parte mínima da cidade mas isso já anima muito quem vê de perto o ótimo aspecto, já que fiação não aparente é algo quase inédito no Brasil.
Aqui em POA nas partes nobres já tem algumas ruas revitalizadas e bem organizadas, mas no geral, principalmente em bairros periféricos e em entradas de vilas, é um horror
Aqui em Brasília, os fios são todos aterrados e somente em regiões afastadas que ainda tem, mas somente de Alta tensão. O problema é que toda hora furtam
Moro na Asa Norte, mas vejo diariamente que até no Plano Piloto, Sudoeste, Noroeste estão repletos da fiação área, a coisa mais horrenda. Na expansão da cidade, não estão respeitando a sua concepção original.
Nikola Tesla tinha uma idéia, construir torres de fornecimento de de energia e comunicação sem fio,ele chegou a quase fazer um protótipo (Torre de Tesla)mas infelizmente não foi pra frente por questões financeiras😢
A maioria desses fios são de telefone e internet, na rua onde moro os fios de energia foram ate renovados e padronizados. No município onde moro foi feita essa padronização, mas em outros municípios notei que ainda não ocorreu essa mudança.
esses postes de energia acho que são o fator numero 1 que mais prejudicam o visual de qualquer lugar. E não tem nada que vc possa fazer em termos de embelezamento da casa ou da calçada que resista a um poste cheio de fio passando pela frente.
As cidades brasileiras infelizmente são uma gigantesca bagunça... A maioria não possuem linhas de metrôs, VLT's, bondes, transporte em balsas, barcos ou trens além de muitas ruas serem de chão batido ou calçamento mal feito... Asfalto parece até que é coisa só de capital ou cidade grande... O que fazem os trânsitos serem caóticos; uma manifestação política para praticamente todas as cidades brasileiras por dependermos exclusivamente de ônibus, taxis ou carros próprios... As cidades brasileiras não tem saneamento básico e a fiação é toda exposta o que faz com que qualquer chuva forte cause apagões por causa de quedas de árvores nos fios elétricos e alagamentos por causa dos esgotos a céu aberto jogados nos próprios rios que a população usa pra consumo e até mesmo pra tomar banho..., e até o gás não é encanado, o gás é distribuído desde os anos 50 em Botijões de gás de 13kg o que aumenta o custo do gás para nós.... A real é que isso é uma característica muito forte em países subdesenvolvidos em todo o hemisfério sul... Tudo isso causam problemas de saúde nessas populações e encarece tudo relacionado a serviços e comércio... Uma solução bem prática é a regularização das cidades brasileiras.... Leis que obriguem o saneamento básico, tratamento das águas, encanamento do gás, construção de calçadas e ruas padronizadas, aterramento da fiação de energia elétrica, internet e tv à cabo e licitações para transportes públicos através de bondes, metrôs, barcos, balças e VLT's... Ou seja começar tudo do zero... As cidades brasileiras são feias porque não são regularizadas, cada um que se vire como puder...Existe um conceito muito bonito na Europa, partes da Ásia, partes da Oceania e em parte das Américas que é o conceito de cidade jardim... Cidades voltadas para o transporte coletivo e bem arborizadas e floridas onde a prioridade é o pedestre... Se existisse isso no Brasil muita gente estaria viva hoje em dia porque o que mais tem nesse país é gente doida dirigindo alcoolizada ou drogada... Fico imaginando o que os jornais da tv brasileira iriam exibir se resolvessem esses problemas, até a televisão ia ser outra coisa... Aqueles jornais da Record e Band estilo cidade alerta, Datena, não iam ter nem o que exibir. :P
Aqui em Tucuruí/PA é uma vergonha de ver essa situação até no centro da cidade. Isso impede até a arborização da cidade por conta desse emaranhado de fios de energia e fibra óptica. Essa imagem na minha opinião, como se fosse uma medalha de desleixo e falta de espírito público de Governadores, Prefeitos e vereadores. Aos gestores públicos: "Quando os homens se comportam de maneira oportunista, e revelam o tempo todo que não tem convicções, e pq na verdade oq os movem, a essas pessoas sem convicções sao seus interesses próprios, das suas próprias famílias, é o patrimonialismo famoso no Brasil, daqueles q querem se valer do poder para enriquecerem os seus patrimônios. Que não tem como objetivo fim as pessoas a sociedade o Brasil, espírito público, mas apenas o seu espírito próprio e de todos os q te rodeiam.
Já morei em Belém-PA e te digo que não é muito diferente. Engraçado que, você teoricamente está "dentro" da região amazônica mas o que menos vê são árvores e áreas verdes na cidade. O centro da cidade e o subúrbio não são diferentes na questão do emaranhados de fios e da poluição visual... uma bela bagunça. No centro, não se vê os casarões antigos (que atualmente são lojas) preservados, vê-se demolidos (totalmente ou parcialmente), altamente modificado ou mesmo com placas de propagandas ou nome da loja cobrindo todo local, deixando mais feio e poluído. Coisa que não vi em Ouro Preto, Gramado e Paraty. Além disso existe a sujeira e pixações. Os fios deveriam ser enterrados.
As cidades brasileiras infelizmente são uma gigantesca bagunça... A maioria não possuem linhas de metrôs, VLT's, bondes, transporte em balsas, barcos ou trens além de muitas ruas serem de chão batido ou calçamento mal feito... Asfalto parece até que é coisa só de capital ou cidade grande... O que fazem os trânsitos serem caóticos; uma manifestação política para praticamente todas as cidades brasileiras por dependermos exclusivamente de ônibus, taxis ou carros próprios... As cidades brasileiras não tem saneamento básico e a fiação é toda exposta o que faz com que qualquer chuva forte cause apagões por causa de quedas de árvores nos fios elétricos e alagamentos por causa dos esgotos a céu aberto jogados nos próprios rios que a população usa pra consumo e até mesmo pra tomar banho..., e até o gás não é encanado, o gás é distribuído desde os anos 50 em Botijões de gás de 13kg o que aumenta o custo do gás para nós.... A real é que isso é uma característica muito forte em países subdesenvolvidos em todo o hemisfério sul... Tudo isso causam problemas de saúde nessas populações e encarece tudo relacionado a serviços e comércio... Uma solução bem prática é a regularização das cidades brasileiras.... Leis que obriguem o saneamento básico, tratamento das águas, encanamento do gás, construção de calçadas e ruas padronizadas, aterramento da fiação de energia elétrica, internet e tv à cabo e licitações para transportes públicos através de bondes, metrôs, barcos, balças e VLT's... Ou seja começar tudo do zero... As cidades brasileiras são feias porque não são regularizadas, cada um que se vire como puder...Existe um conceito muito bonito na Europa, partes da Ásia, partes da Oceania e em parte das Américas que é o conceito de cidade jardim... Cidades voltadas para o transporte coletivo e bem arborizadas e floridas onde a prioridade é o pedestre... Se existisse isso no Brasil muita gente estaria viva hoje em dia porque o que mais tem nesse país é gente doida dirigindo alcoolizada ou drogada... Fico imaginando o que os jornais da tv brasileira iriam exibir se resolvessem esses problemas, até a televisão ia ser outra coisa... Aqueles jornais da Record e Band estilo cidade alerta, Datena, não iam ter nem o que exibir. :P
No eram assim n época da antiga TELESP, os cabos de rede elétrica seguem num padrão, uma norma. Mas os cabos de dados, telefonía, e tv a cabo eles não obedece qualquer norma. Mas nem sempre foi assim, antes da telefônica, atual Vivo, os profissionais da extinta TELESP, eram organizandos.
As cidades brasileiras infelizmente são uma gigantesca bagunça... A maioria não possuem linhas de metrôs, VLT's, bondes, transporte em balsas, barcos ou trens além de muitas ruas serem de chão batido ou calçamento mal feito... Asfalto parece até que é coisa só de capital ou cidade grande... O que fazem os trânsitos serem caóticos; uma manifestação política para praticamente todas as cidades brasileiras por dependermos exclusivamente de ônibus, taxis ou carros próprios... As cidades brasileiras não tem saneamento básico e a fiação é toda exposta o que faz com que qualquer chuva forte cause apagões por causa de quedas de árvores nos fios elétricos e alagamentos por causa dos esgotos a céu aberto jogados nos próprios rios que a população usa pra consumo e até mesmo pra tomar banho..., e até o gás não é encanado, o gás é distribuído desde os anos 50 em Botijões de gás de 13kg o que aumenta o custo do gás para nós.... A real é que isso é uma característica muito forte em países subdesenvolvidos em todo o hemisfério sul... Tudo isso causam problemas de saúde nessas populações e encarece tudo relacionado a serviços e comércio... Uma solução bem prática é a regularização das cidades brasileiras.... Leis que obriguem o saneamento básico, tratamento das águas, encanamento do gás, construção de calçadas e ruas padronizadas, aterramento da fiação de energia elétrica, internet e tv à cabo e licitações para transportes públicos através de bondes, metrôs, barcos, balças e VLT's... Ou seja começar tudo do zero... As cidades brasileiras são feias porque não são regularizadas, cada um que se vire como puder...Existe um conceito muito bonito na Europa, partes da Ásia, partes da Oceania e em parte das Américas que é o conceito de cidade jardim... Cidades voltadas para o transporte coletivo e bem arborizadas e floridas onde a prioridade é o pedestre... Se existisse isso no Brasil muita gente estaria viva hoje em dia porque o que mais tem nesse país é gente doida dirigindo alcoolizada ou drogada... Fico imaginando o que os jornais da tv brasileira iriam exibir se resolvessem esses problemas, até a televisão ia ser outra coisa... Aqueles jornais da Record e Band estilo cidade alerta, Datena, não iam ter nem o que exibir. :P
algo que tinha que levar em conta naquele tempo era que para ter uma linha telefonica ou ate mesmo internet, era artigo de luxo, era pouca gente que tinha, por conta disso era ate mais organizado ter a fiaçao de telefone pois era para um pessoal bem especifico, hoje em dia como a internet é essencial e a populaçao menos favorecida tem acesso a isso, e bem mais dificil manter organizado, fora que existem os gatos e os mendingos que roubam a fiaçao
Um dia desses no centro da cidade meu pé se enrolou num fio de internet deixado no chão. Só não cai porque me apoiei num carro que estava estacionado. As empresas de internet só colocam a fiação mas não retiram.
As cidades brasileiras infelizmente são uma gigantesca bagunça... A maioria não possuem linhas de metrôs, VLT's, bondes, transporte em balsas, barcos ou trens além de muitas ruas serem de chão batido ou calçamento mal feito... Asfalto parece até que é coisa só de capital ou cidade grande... O que fazem os trânsitos serem caóticos; uma manifestação política para praticamente todas as cidades brasileiras por dependermos exclusivamente de ônibus, taxis ou carros próprios... As cidades brasileiras não tem saneamento básico e a fiação é toda exposta o que faz com que qualquer chuva forte cause apagões por causa de quedas de árvores nos fios elétricos e alagamentos por causa dos esgotos a céu aberto jogados nos próprios rios que a população usa pra consumo e até mesmo pra tomar banho..., e até o gás não é encanado, o gás é distribuído desde os anos 50 em Botijões de gás de 13kg o que aumenta o custo do gás para nós.... A real é que isso é uma característica muito forte em países subdesenvolvidos em todo o hemisfério sul... Tudo isso causam problemas de saúde nessas populações e encarece tudo relacionado a serviços e comércio... Uma solução bem prática é a regularização das cidades brasileiras.... Leis que obriguem o saneamento básico, tratamento das águas, encanamento do gás, construção de calçadas e ruas padronizadas, aterramento da fiação de energia elétrica, internet e tv à cabo e licitações para transportes públicos através de bondes, metrôs, barcos, balças e VLT's... Ou seja começar tudo do zero... As cidades brasileiras são feias porque não são regularizadas, cada um que se vire como puder...Existe um conceito muito bonito na Europa, partes da Ásia, partes da Oceania e em parte das Américas que é o conceito de cidade jardim... Cidades voltadas para o transporte coletivo e bem arborizadas e floridas onde a prioridade é o pedestre... Se existisse isso no Brasil muita gente estaria viva hoje em dia porque o que mais tem nesse país é gente doida dirigindo alcoolizada ou drogada... Fico imaginando o que os jornais da tv brasileira iriam exibir se resolvessem esses problemas, até a televisão ia ser outra coisa... Aqueles jornais da Record e Band estilo cidade alerta, Datena, não iam ter nem o que exibir. :P
Aki em Cariacica a EDP exige um padrão que controla um pouco esse bololô, mas nas áreas comerciais da cidade o caos é evidente. Acho que só nas rodovias que há fiação enterrada, pq são obras do estado ou do governo federal.
As cidades brasileiras infelizmente são uma gigantesca bagunça... A maioria não possuem linhas de metrôs, VLT's, bondes, transporte em balsas, barcos ou trens além de muitas ruas serem de chão batido ou calçamento mal feito... Asfalto parece até que é coisa só de capital ou cidade grande... O que fazem os trânsitos serem caóticos; uma manifestação política para praticamente todas as cidades brasileiras por dependermos exclusivamente de ônibus, taxis ou carros próprios... As cidades brasileiras não tem saneamento básico e a fiação é toda exposta o que faz com que qualquer chuva forte cause apagões por causa de quedas de árvores nos fios elétricos e alagamentos por causa dos esgotos a céu aberto jogados nos próprios rios que a população usa pra consumo e até mesmo pra tomar banho..., e até o gás não é encanado, o gás é distribuído desde os anos 50 em Botijões de gás de 13kg o que aumenta o custo do gás para nós.... A real é que isso é uma característica muito forte em países subdesenvolvidos em todo o hemisfério sul... Tudo isso causam problemas de saúde nessas populações e encarece tudo relacionado a serviços e comércio... Uma solução bem prática é a regularização das cidades brasileiras.... Leis que obriguem o saneamento básico, tratamento das águas, encanamento do gás, construção de calçadas e ruas padronizadas, aterramento da fiação de energia elétrica, internet e tv à cabo e licitações para transportes públicos através de bondes, metrôs, barcos, balças e VLT's... Ou seja começar tudo do zero... As cidades brasileiras são feias porque não são regularizadas, cada um que se vire como puder...Existe um conceito muito bonito na Europa, partes da Ásia, partes da Oceania e em parte das Américas que é o conceito de cidade jardim... Cidades voltadas para o transporte coletivo e bem arborizadas e floridas onde a prioridade é o pedestre... Se existisse isso no Brasil muita gente estaria viva hoje em dia porque o que mais tem nesse país é gente doida dirigindo alcoolizada ou drogada... Fico imaginando o que os jornais da tv brasileira iriam exibir se resolvessem esses problemas, até a televisão ia ser outra coisa... Aqueles jornais da Record e Band estilo cidade alerta, Datena, não iam ter nem o que exibir. :P
As cidades brasileiras infelizmente são uma gigantesca bagunça... A maioria não possuem linhas de metrôs, VLT's, bondes, transporte em balsas, barcos ou trens além de muitas ruas serem de chão batido ou calçamento mal feito... Asfalto parece até que é coisa só de capital ou cidade grande... O que fazem os trânsitos serem caóticos; uma manifestação política para praticamente todas as cidades brasileiras por dependermos exclusivamente de ônibus, taxis ou carros próprios... As cidades brasileiras não tem saneamento básico e a fiação é toda exposta o que faz com que qualquer chuva forte cause apagões por causa de quedas de árvores nos fios elétricos e alagamentos por causa dos esgotos a céu aberto jogados nos próprios rios que a população usa pra consumo e até mesmo pra tomar banho..., e até o gás não é encanado, o gás é distribuído desde os anos 50 em Botijões de gás de 13kg o que aumenta o custo do gás para nós.... A real é que isso é uma característica muito forte em países subdesenvolvidos em todo o hemisfério sul... Tudo isso causam problemas de saúde nessas populações e encarece tudo relacionado a serviços e comércio... Uma solução bem prática é a regularização das cidades brasileiras.... Leis que obriguem o saneamento básico, tratamento das águas, encanamento do gás, construção de calçadas e ruas padronizadas, aterramento da fiação de energia elétrica, internet e tv à cabo e licitações para transportes públicos através de bondes, metrôs, barcos, balças e VLT's... Ou seja começar tudo do zero... As cidades brasileiras são feias porque não são regularizadas, cada um que se vire como puder...Existe um conceito muito bonito na Europa, partes da Ásia, partes da Oceania e em parte das Américas que é o conceito de cidade jardim... Cidades voltadas para o transporte coletivo e bem arborizadas e floridas onde a prioridade é o pedestre... Se existisse isso no Brasil muita gente estaria viva hoje em dia porque o que mais tem nesse país é gente doida dirigindo alcoolizada ou drogada... Fico imaginando o que os jornais da tv brasileira iriam exibir se resolvessem esses problemas, até a televisão ia ser outra coisa... Aqueles jornais da Record e Band estilo cidade alerta, Datena, não iam ter nem o que exibir. :P
Lembro de quando eu era criança q os postes só carregavam os fios de alta tensão, os fios de média tensão e os cabos telefônicos. Hoje em dia tem de tudo no poste! Não sei como o poste consegue suportar tantos fios e cabos em excesso.
Eu acho que tinham que enterrar toda essa fiação e não se limitar somente ao centro da cidade e sim em toda a cidade. Além desse emaranhado de fios deixar a cidade com uma péssima aparência (poluição visual), facilita a criação de gatos e também expõe os fios ao ambiente externo, facilitando sua deterioração.
As cidades brasileiras infelizmente são uma gigantesca bagunça... A maioria não possuem linhas de metrôs, VLT's, bondes, transporte em balsas, barcos ou trens além de muitas ruas serem de chão batido ou calçamento mal feito... Asfalto parece até que é coisa só de capital ou cidade grande... O que fazem os trânsitos serem caóticos; uma manifestação política para praticamente todas as cidades brasileiras por dependermos exclusivamente de ônibus, taxis ou carros próprios... As cidades brasileiras não tem saneamento básico e a fiação é toda exposta o que faz com que qualquer chuva forte cause apagões por causa de quedas de árvores nos fios elétricos e alagamentos por causa dos esgotos a céu aberto jogados nos próprios rios que a população usa pra consumo e até mesmo pra tomar banho..., e até o gás não é encanado, o gás é distribuído desde os anos 50 em Botijões de gás de 13kg o que aumenta o custo do gás para nós.... A real é que isso é uma característica muito forte em países subdesenvolvidos em todo o hemisfério sul... Tudo isso causam problemas de saúde nessas populações e encarece tudo relacionado a serviços e comércio... Uma solução bem prática é a regularização das cidades brasileiras.... Leis que obriguem o saneamento básico, tratamento das águas, encanamento do gás, construção de calçadas e ruas padronizadas, aterramento da fiação de energia elétrica, internet e tv à cabo e licitações para transportes públicos através de bondes, metrôs, barcos, balças e VLT's... Ou seja começar tudo do zero... As cidades brasileiras são feias porque não são regularizadas, cada um que se vire como puder...Existe um conceito muito bonito na Europa, partes da Ásia, partes da Oceania e em parte das Américas que é o conceito de cidade jardim... Cidades voltadas para o transporte coletivo e bem arborizadas e floridas onde a prioridade é o pedestre... Se existisse isso no Brasil muita gente estaria viva hoje em dia porque o que mais tem nesse país é gente doida dirigindo alcoolizada ou drogada... Fico imaginando o que os jornais da tv brasileira iriam exibir se resolvessem esses problemas, até a televisão ia ser outra coisa... Aqueles jornais da Record e Band estilo cidade alerta, Datena, não iam ter nem o que exibir. :P
vc aceita ser cobrado por isso? tipo 200 mensal? ou aceita retirar recursos da saúde e educação pra investir nisso? pois fazer todo mundo quer mas ninguém quer pagar. Aqui no meu condomínio custou 60 mil pra ligar o esgoto até a rua, uma obra de pouco mais de 30 metros enterrada. imagina enterrar os fios da cidade inteira.
Hoje sou um engenheiro sênior. Na minha juventude prestei estágio numa concessionária de distribuição de energia elétrica. Os postes pertenciam a essa empresa, que era privada. O uso dos postes por terceiros era obrigatório obedecer um padrão de instalação. Logo em seguida essa empresa, que era muito organizada, foi estatizada. A empresa foi perdendo sua organização institucional e logo os postes foram "invadidos". Vejo isso hoje como solução, seriam regulamentações municipais. Ao longo do tempo, a utilização de tubovias enterradas.
na minha cidade ta virando mais caos, com esses provedores de internet fibra ótica, a cidade aqui é pequena mas e todos os dias vejo eles com carreteis de fios colocando no poste!
Todas as cidades tem este problema, como as empresas de distribuição são estatais os governos não gostam de precionar. As cidades perdem oportunidade de faturar pois ao fazerem as redes de esgoto e agua já deviam aproveitar para passar dutos e depois alugar para as empresas. Tirando os cabos de telecomunicação dos postes ja melhora significamente.
Trabalho num pequeno provedor de internet no interior do RJ e há coisas importantes a serem consideradas. 1º: esse emaranhado de cabos é culpa dos provedores de internet, tv e telefonia, pois da concessionária de energia só ocupam espaço nos postes os cabos de alta tensão, baixa tensão e de residência. A bagunça é de cabos que em sua maioria não estão sendo utilizados. 2º: Cabos presos em cordoalha de aço (geralmente cabo telefônico e cabos ópticos mais grossos) são grandes vilões, pois esses são presos por um arame que envolve o a cordoalha, que com o passar do tempo e falta de manutenção, acabam cedendo. 3º: A maioria dos provedores não recolhe os cabos em caso de cancelamento; Quando uma pessoa troca de provedor, a caixa da nova internet não é no mesmo local onde fica a caixa do antigo provedor (o que impossibilita o reaproveitamento do cabo), então é necessário passar mais cabo (eu já instalei internet em casa que havia 4 cabos de 4 operadoras diferentes). 4º: A maioria dos provedores não conta com controle de qualidade (que evita que um cabo baixo ou mal passado arrebente outros cabos do poste e fique aquela bagunça de cabo arrebentado, emendas e etc). 5º: Subterrâneo tem de ser muito bem planejado, pois mesmo sendo aéreo, muitas residências sequer tem tubulação para a entrada do cabo na mesma, imagine uma tubulação que interligue ao sistema subterrâneo? Enfim, são vários e vários fatores que dependem da boa vontade e profissionalismo de todas as partes envolvidas em telecomunicações.
Parabéns pelo vídeo! É um assunto que poucas vezes se vê sendo abordado. Se me permite um comentário, faltou considerar um ponto cada vez mais importante que é a segurança pública. Moro no Rio de Janeiro que, apesar de ter uma natureza linda, é um retrato do futuro apresentando a todos a que ponto pode chegar a degradação urbana causada pelo comportamento leniente das autoridades com os ataques à segurança pública. Aqui tudo o que pode ser retirado com alguma facilidade e vendido é motivo de roubo. Aqui se rouba até guarda corpo de ciclovias e fios de cobre em dutos subterrâneos. E o Estado não tem nenhuma medida efetiva, além de passar fios no alto dos postes para reativar iluminação pública. E não estou falando de favelas, mas sim de vias da Zona Sul e Oeste amplamente utilizadas e ditas seguras. Ao aceitar este proceder, enterrar cabos é o mesmo que doar dinheiro para o tráfego de drogas que se sustentas no roubo praticado pelos consumidores de crack. Um vexame! Mais uma vítima da insegurança publica.
Até nas imagens que voce mostrou é visível que o problema é com os cabos de comunicações (tv, telefone e interner), redes elétricas ja foram bagunçadas assim mas não são mais questões óbvias de segurança, mesmo nos EUA não onde tem mais de uma concessionária na mesma área a rede elétrica é compartilhada, essa provavelmente é a melhor solução para redes de comunicação porque mesmo onde não tem redes abandonadas as varias empresas trabalhando cada uma com sua própria infraestrutura geram poluição visual e quanto mais densa é população pior e mais difícil de manter manutenção
@@davi_mayer onde vivo os cabos são todos subterrâneos, não se vê nenhum cabo. Nos bairros mais antigos os cabos são aéreos, mas os postos tem 4m ou mais e num posto (com instalações legalizadas) nunca se vê o volume de cabos que vi por aí.
Vi uma postagem no Instagram onde mostra uma cidade do país que teve a fiação da rua posta debaixo do chão como em vários países de primeiro mundo, nos comentários muitos citaram que as outras cidades do país não faziam o mesmo dizendo ser um processo caro.
Também acredito ser algo fora de realidade em grandes metrópoles e cidades Só a cidade de sp tem 12 milhões de habitantes, mais que a população da Bélgica, isso em uma espaço de 1.500km², casa emcima de casa, muitas ruas e vielas... Em uma cidade com uns 100 mil habitantes é até possível, mas aqui não seria prático
@@nordesteindependente9065tamanho é proporcional, não tem nada a ver ter 10 milhões ou 10 mil habitantes, é até melhor colocar em cidades grandes do que em pequenas.
um grande problema da rede subterrânea e o custo, um exemplo e que mesmo em países de primeiro mundo, zonas de baixa densidade e classe media/baixa ainda usam fios aéreos como EUA, Japão e China, pois a rede subterrânea aumenta muito os custos de manutenção, o que encarece o custo de energia, em contra partida a demanda de tais zonas e menor permitindo postes com poucos fios, o que permite organizar, já em zonas densas a rede subterrânea sim e a melhor opção, pois além de permitir um aumento da capacidade da rede aumenta a organização.
Na minha cidade Paracatu M.G. eles n tão dando conta nem de manter a energia elétrica e a internet ligada... Os postes tá uma bagunça e as ruas destruídas
Tem um detalhe importante: antes da corrente alternada ser adotada, esse emaranhado era ainda pior! Artistas do final do século 19 descrevem a capital de Londres com o céu quase tampado de tanto fio
Aqui em Belém do Pará é um caos a fiação emaranhada, mas como a cidade vai ser sede da COP30 da ONU o governo já lançou projetos de aterrar os fios de parte do centro (Infelizmente só do centro), agora é esperar pra ver se isso vai realmente acontecer, e eu espero que no futuro o aterramento se expanda
A tecnologia está muito avançada, com o avanço de muito acelerado é possível eliminar todo esse emaranhado de fios nos postes, nas ruas e avenidas confeccionado aparelho que possa captar sinais através de aparelhos instalados dentro de cada residência. Por outro lado, ainda que se usa cabos, é importante que as fornecedoras de internet utilizem os mesmo cabo já instado quando um cliente decide mudar de fornecedor. Com isso evita acréscimo de novos cabos causando um emaranhado nas ruas. Tudo isso é possível, uma vez que se tenha políticos públicas para limpar a ruas, desentoxicar as vias públicas, desobstruir as ruas e deixar com aspectos de beleza as ruas, avenidas e praças da cidade.
Na Ásia, todas residências e comércios são obrigados instalação WI-FI . Não existe linha telefônica a cabo . No Brasil , as Torres de telefonia CELULAR, deveria fazer essas funções usadas na ASIA.
Deviria existir um fio central compartilhado através de dados excluindo a necessidade de diversos fios emaranhados facilitando também a instalação subterrânea sem grandes escavações.
thomas edison criou a primeira lampada comercialmente viável. antes dele muitos outros inventores também tentaram criar a lâmpada elétrica, até conseguiram mas eram modelos bem inviaveis.
esse é um dos motivos pra eu querer morar fora da cidade, estética horrorosa, ruas todas tortas, esburacadas, cheia de água e lixo espalhado por todo lado, lotes mal cuidados parecendo um matagal, além dos postes que todos nós sabemos como são. Não só esses motivos, claro, mas é um fator que me impulsiona cada vez mais a querer sair dessa loucura chamada cidade
Na minha cidade uma das grandes e importante do interior se São Paulo além de ter fiação que não acaba mais nos postes , e por incrível que pareça ainda tem postes de madeira com mais de 50 anos em alguns bairros ... Eita CPFL
Eu sou da área de Telecom e lhe digo que a coisa já é extremamente regulamentada e burocratizada e esse é justamente um dos motivos dos serviços serem caros e ruins. A verdade é uma só, mais burocracia só vai piorar a situação, kkk
Na minha cidade essa bagunça é gritante. Fora os acidentes que já ocorreram. Em uma chuva uma senhora e uma criança morreram porque o fio de energia se rompeu com a ventania e a queda de árvores. Infelizmente, a Prefeitura de Macaé/RJ deixa de lado essa questão.
Os postes são de responsabilidade das prefeituras que não fiscalizam essa bagunça e a distribuidoras de energia elétrica é que são cobradas. As provedoras de Internet são as grandes responsáveis por isso. Não fiscalização o trabalho de seus funcionários, normalmente terceirizados que ganham por instalação. Ou seja, fazem um serviço rápido para passar para outro.
Aqui em Patos, no Sertão da Paraíba, é um caso seríssimo: quando um poste não pega fogo, os transeuntes sofrem acidentes de alguma maneira. O emaranhado de fios é um "ninho de mafagafos".
A grande maioria dos fios nos postes é das empresas de internet, o problema é que existem milhares de empresas terceiras e cada uma quer colocar a sua internet no poste, isso acaba gerando esse emaranhado de fio, que realmente deixa tudo poluído esteticamente.
O que dizer de algumas pessoas que fazem marimba dos tenis usados e jogam na rede elétrica>> Aí fica misturado com pipa avoada e o emaranhado de fios citados..
Deveriam criar redes neutras, onde apenas uma ou duas operadoras principais operam e pronto.. Não precisa de cada operadora ter o seu cabo passado nos postes.. Isso já eliminaria grande parte dessa bagunça aí! E cada operadora que quisesse atender o local, utilizaria dessa rede neutra.
Tenho uma dúvida. Nas vias urbanas qual a diferença entre o semáforo 🚦 entre a rede aérea exposta e a rede aérea enterrada (como é feita em Curitiba e em SP, eu acho que é chamada como coluna SEMCO)
Na minha cidade no interior do Estado do Rio de Janeiro, a fiação também é caótica, um completo emaranhado de fios sem fim. Tem de tudo. Fiação frouxa, fiação solta, um verdadeiro perigo para quem transita pelas causadas.
Aqui em BH esta um absurdo e fios pra tudo quanto e lado no poste e no chao, outro dia estava voltando pra casa, chovendo e vi varios fios dando curto no chão, esta um caos, ja esta na hora de arrumarem isso
Os problemas de enterrar Planta Externa (Rede de cabos/armários, etc para levar os serviços de telecomunicações aos usuários finais) são o custo e o tempo para conclusão do projeto: Construção de Rede subterrânea tem um custo MAIOR QUE 10 vezes o custo de Rede Aérea. E não é apenas o investimento, mas principalmente o tempo necessário para a obra, que se desdobra em tempo de pay-back (retorno do investimento) inviável para o acionista! Eu, por exemplo, moro em uma área de Rede subterrânea, e a minha área residencial teve o investimento não aprovado para implantação de projeto de internet via fibra óptica, mesmo com estudos detalhados do marketing informando a viabilidade financeira e estratégica do projeto. Eu trabalhava nesta empresa e tive de contratar o serviço de "concorrente". Outro fato: Este quadro é resultado de Rede Legada de telefonia *pares trançados de cobre* e de Cabos Coaxiais abandonados, em que as operadoras não mais operam, portanto, não têm mais "dono". Como profissional da área, entendo tratar-se de um IMENSO desafio!
Video top. Mas faltou falar mais dos bons examples. Como a União Europeia esta resolvendo este problema.... criando uma pequena taxa para os moradores e empresas...extra impostos nas companhias de telecomunicações e electricidade... privatizado as obras... criando mais trabalhos.. e investimento..
Os fios de energia não é o problema. O problema é os fios de telecomunicações, porque são na maioria dos lugares são mais de 5 empresas de telecom para passar em uma rua, imagina aí, 10 empresas operando em uma rua do começo até o fim dela. Enquanto isso a empresa de energia é só uma, os fios de energia em regra são os do topo do poste e com isso as casas a baixo só puxa cada uma 1 fio direto do topo do poste. O restante dos fios é tudo de empresas de telecom.
As cidades brasileiras infelizmente são uma gigantesca bagunça... A maioria não possuem linhas de metrôs, VLT's, bondes, transporte em balsas, barcos ou trens além de muitas ruas serem de chão batido ou calçamento mal feito... Asfalto parece até que é coisa só de capital ou cidade grande... O que fazem os trânsitos serem caóticos; uma manifestação política para praticamente todas as cidades brasileiras por dependermos exclusivamente de ônibus, taxis ou carros próprios... As cidades brasileiras não tem saneamento básico e a fiação é toda exposta o que faz com que qualquer chuva forte cause apagões por causa de quedas de árvores nos fios elétricos e alagamentos por causa dos esgotos a céu aberto jogados nos próprios rios que a população usa pra consumo e até mesmo pra tomar banho..., e até o gás não é encanado, o gás é distribuído desde os anos 50 em Botijões de gás de 13kg o que aumenta o custo do gás para nós.... A real é que isso é uma característica muito forte em países subdesenvolvidos em todo o hemisfério sul... Tudo isso causam problemas de saúde nessas populações e encarece tudo relacionado a serviços e comércio... Uma solução bem prática é a regularização das cidades brasileiras.... Leis que obriguem o saneamento básico, tratamento das águas, encanamento do gás, construção de calçadas e ruas padronizadas, aterramento da fiação de energia elétrica, internet e tv à cabo e licitações para transportes públicos através de bondes, metrôs, barcos, balças e VLT's... Ou seja começar tudo do zero... As cidades brasileiras são feias porque não são regularizadas, cada um que se vire como puder...Existe um conceito muito bonito na Europa, partes da Ásia, partes da Oceania e em parte das Américas que é o conceito de cidade jardim... Cidades voltadas para o transporte coletivo e bem arborizadas e floridas onde a prioridade é o pedestre... Se existisse isso no Brasil muita gente estaria viva hoje em dia porque o que mais tem nesse país é gente doida dirigindo alcoolizada ou drogada... Fico imaginando o que os jornais da tv brasileira iriam exibir se resolvessem esses problemas, até a televisão ia ser outra coisa... Aqueles jornais da Record e Band estilo cidade alerta, Datena, não iam ter nem o que exibir. :P
@@xlz0034 Quis dizer oito mil. A sua extensão é de 7637 km de linha de costa, podendo alcançar 8500 se se considerarem as baías... Fora o rio Amazônia, rio negro e solimões e vários outros rios como São Francisco e tantos outros sabichão.
O problema da fiação nos postes é somente um: falta de dinheiro. Para que possamos ter dinheiro para embelezar isso o valor da conta de luz ou dos impostos tem que aumentar e duvido que alguém concorde em fazer isso quando verem o valor da conta.
São as áreas com mais celebridades e políticos por quilômetro², óbvio que vai haver um esforço maior pra mantê-los com uma boa qualidade de vida, enquanto a população num geral vai ser deixada de lado
Aqui no Paraná existe na Copel o setores de compartilhamento, onde para se usar os postes as empresas de telecomunicações tem que pagar um aluguel simbólico por ponto e manter a manutenção desses cabos de telefonia e fibra, porém esse setor não tem perna pra fiscalizar e regularizar tanta coisa, visto que 80% desses cabos estão compartilhando estruturas irregularmente, e são esses os que acabam poluindo visualmente, tanto por não terem manutenção, quanto por deixar pendurados de qualquer maneira cabos desativados e/ou rompidos. Com tudo isso, apenas empresas de telecomunicações realmente sérias mantêm seus próprios cabos organizados e em conformidade com esse setor de compartilhamento da Copel, setor este que faz um trabalho de "formiguinha", ou seja, aos poucos, porém não de uma maneira que consegue vencer tanto serviço.
Ao longo da história os ricos e poderosos pouco se lixavam sobre como e onde os pobres moravam, aí virou essa nojeira estética que é o Brasil. Se os poderosos ao longo da história se preocupassem com a estética do país, ajudando na criação de habitações padronizadas para as áreas pobres o pais seria diferente, e seria benéfico para todos. Ganância e egoísmo são uma desgraça.
Imaginava que haveria alguma explicação para hoje em dia termos tantos fios. Enterrar é uma medida cara, inimaginável em diversos lugares, então o ponto é: porque existem tantos fios? Se existem 4 grandes empresas de telefonia, na era da fibra óptica, como pode ter centenas de fios para a mesma função?
O problema maior não e a rede elétrica, pois são 4 fios da baixa tensão que vai para as casas o os três fios no alto dos postes da alta tensão, o problema e as companhias telefônicas e internet, e um cabo sobreposto ao outro e muitos cabos ali já não tem utilidade nenhuma, e pelo que sei as operadoras pagam um aluguel para as companhias elétricas para usarem os postes, logo e uma bagunça paga.
no canal história na guerra da correntes entre tesla e tomas Edson, o sistema de geração de energia elétrica Ac conhecida mundial mente foi tesla que fez e ganhou de tomas Edson que era DC.
E e incrível como o brasileiro justifica a sua miséria a pontando o dedo para os problemas dos outros paises como se os problemas do Brasil não fossem maiores é essa normatização que matou o Brasil A periferia de pais primeiro e bem diferente de pais de terceiro mundo como o Brasil por mais que a periférica de nova York tenha rede elétrica aérea e as ruas de comércio. Tenha uma certa semelhança com as ruas do Brasil A maioria das periferia e grandes cidades americanas tem o cabimento subterrâneo note que estamos falando de um distrito de nova York como Queens já no Brasil não existe cabimento subterrâneo Mas continue com essa ideia de justificar os buracos de sua rua pois também tem buraco na quinta avenida em nova York Eu tenho certeza que isso que vai melhora o Brasil
As cidades brasileiras infelizmente são uma gigantesca bagunça... A maioria não possuem linhas de metrôs, VLT's, bondes, transporte em balsas, barcos ou trens além de muitas ruas serem de chão batido ou calçamento mal feito... Asfalto parece até que é coisa só de capital ou cidade grande... O que fazem os trânsitos serem caóticos; uma manifestação política para praticamente todas as cidades brasileiras por dependermos exclusivamente de ônibus, taxis ou carros próprios... As cidades brasileiras não tem saneamento básico e a fiação é toda exposta o que faz com que qualquer chuva forte cause apagões por causa de quedas de árvores nos fios elétricos e alagamentos por causa dos esgotos a céu aberto jogados nos próprios rios que a população usa pra consumo e até mesmo pra tomar banho..., e até o gás não é encanado, o gás é distribuído desde os anos 50 em Botijões de gás de 13kg o que aumenta o custo do gás para nós.... A real é que isso é uma característica muito forte em países subdesenvolvidos em todo o hemisfério sul... Tudo isso causam problemas de saúde nessas populações e encarece tudo relacionado a serviços e comércio... Uma solução bem prática é a regularização das cidades brasileiras.... Leis que obriguem o saneamento básico, tratamento das águas, encanamento do gás, construção de calçadas e ruas padronizadas, aterramento da fiação de energia elétrica, internet e tv à cabo e licitações para transportes públicos através de bondes, metrôs, barcos, balças e VLT's... Ou seja começar tudo do zero... As cidades brasileiras são feias porque não são regularizadas, cada um que se vire como puder...Existe um conceito muito bonito na Europa, partes da Ásia, partes da Oceania e em parte das Américas que é o conceito de cidade jardim... Cidades voltadas para o transporte coletivo e bem arborizadas e floridas onde a prioridade é o pedestre... Se existisse isso no Brasil muita gente estaria viva hoje em dia porque o que mais tem nesse país é gente doida dirigindo alcoolizada ou drogada... Fico imaginando o que os jornais da tv brasileira iriam exibir se resolvessem esses problemas, até a televisão ia ser outra coisa... Aqueles jornais da Record e Band estilo cidade alerta, Datena, não iam ter nem o que exibir. :P
No Brasil é país párea quando se trata de taxas de juros apreciadas. Enquanto nos países ricos e desenvolvidos a taxa de juros são depreciadas. Em um país que tem favelas é de se esperar falta de ordenamento na super estrutura.
se as verbas nao fossem tão desviadas assim, e povo cobrasse mais em vez de ficar em uma treta inuteis e cobrar mais da aqueles que bateram e colocaram mão do fogo falando que valia seu voto quem sabe muita coisa ja podia ter mudado, ate lá e esse "até lá" que ja durou decadas quem sabe muda alguma coisa
@@Delwin_reis O Brasil deve ter CONTROLE SOCIAL nas políticas públicas O controle oficial interno e externo são importantes, mas a participação popular é mais efetiva, eficiente e eficaz no trato da coisa pública.
AULA GRÁTIS - Como estou fazendo esse canal ir de ZERO a 100 MIL inscritos no UA-cam utilizando o ALGORITMO HUMANO: bit.ly/AulaGratis_AlgoritimoHumano
Muita redundância nesse vídeo, e não apresentou as soluções.
kkkkk Tem que ver a bagunça de fios no bairro nobre Tamboré-Alphaville
E vc parece ser o mesmo carinha do vamos falar de história, a voz parece.
A solução
Quando o interesse for desenvolvimento do Brasil
Com taxas de juros modica como são em países sadios,
Como são em países ricos
Como são em países civilizados
O Brasil tem jeito, agora tem até PRESIDENTE
por que bozó é vasculho histórico
Basculho
No Brasil só a natureza é bonita, pois se for depender da estética urbana é pior do que um filme de terror do mais macabro.
É mesmo
Concordo. Só excluiria condomínios de luxo com casas e jardins realmente bonitos. Mas é a minoria da minoria do país ...
Pow aqui no meu bairro parece um cenário de guerra, é barricada, chao esburacado e olhe lá
Realmente, precisa de uma intervenção de planejamento urbano urgente, os proprietários empilham caixas e caixas transformando as próprias casas em cortiços, praticamente fazendo uma favela vertical, e nem um reboco eles colocam por fora, deixa aquele tijolo baiano laranja horroroso amostra
Eu acho a natureza do Brasil bonita, mas não sei porque, acho as florestas de clima temperado mais bonitas. Aqueles pinheiros altos e árvores que mudam de cor durante várias épocas do ano, principalmente outono, lugares cercados por vales e montanhas nevadas com lagos de cor transparente ou azul, além da floresta ser mais espaçada facilitando andar pela mesma.
Aqui na minha cidade uma grande avenida no centro sofreu uma revitalização e todos os postes foram retirados, e substituídos por luminárias ornamentais. A fiação toda foi aterrada.
Os noias piram. 😅
Qual cidade?
.
Onde vc mora???
Volta redonda
Um dos problemas tbm é o fato de que empresas que utilizam os postes não recolhem a fiação quando o cliente cancela o serviço, a exemplo das empresas de Internet
A vivo em São Paulo é Campeã dessa modalidade.
Não permitir novos loteamentos com fios aéreos é o começo. Com os instalados, um programa gradual de substituição principalmente onde houver necessidade de manutenção.
SIMMMM
Sim
Acho q de começo as prefeituras devíam planejar os novos bairros
Muitos gostam desses fios aéreos pra facilitar fazer gato, se tiver enterrado vai ser mais difícil... aquelas barraquinhas de rua desaparecerão
Vai na favela ikkkk
Ótimo vídeo! Na minha cidade, lançou-se o projeto "caça-fios", e a situação está melhorando cada vez mais!
Rio de Janeiro, Curitiba?
Vídeos como esse deveria tá no em alta.
Se todo mundo curtir e compartilhar o vídeo, quem sabe chegamos lá. Vamos nessa galera? 👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼
Poucos se interessam por conteúdo que é importante
@@Z.Kimperium18 né o povo quer ver funk fofoca e bunda
@@_Lu4N_, então vá ver isso, já que o "povo gosta disso"...
@@rafac7384 mas eu não gosto. Esses conteúdos que a mídia me oferece são muito vagas.
O ideal era aterrar os fios e não permitir que novos loteamentos sejam feitos sem a estrutura adequada para o aterramento, mas num país como o Brasil onde planejamento urbano nunca foi levado a sério, fica difícil.
Pais onde tem muita pobreza e pior salario minimo do mundo nao tem como exigir bairros bonitos é dificil amigo .
Aqui na minha cidade já começaram a organização dos postes de energia, mas infelizmente esse é um processo muito demorado, eu sou da cidade de Paulo Afonso
aqui no meu bairro, de uns 10 anos para aumentou demais os cabos, acredito que seja principalmente provedores grandes e pequenos de internet que lançam cabos de mais cabos de fibra óptica. Por exemplo, antes aqui só tinha internet da Vivo que vinha no cabo do telefone (2 MB), hoje em dia, tem pelo menos 5 empresas que ofertam até 1 GB.
o problema que eu acho aqui no Brasil é que quando começou a privatizar as elétricas estaduais o pessoal que estava privatizando não incluiu o aterramento da fiação como prioridade infelizmente, poderia e deveria ter colocado para as empresas que comprasse o aterramento em no máximo 20 ou 25 anos para aterrar, hoje o cenário seria totalmente diferente. Interessante no vídeo que você não mostrou em países desenvolvidos como que é esse sistema, você colocou só países de 3º mundo, aqui no Brasil se não me engano em Brasília a fiação é aterrada, você disse bem a fiação exposta é mais barata mas de difícil manutenção, a fiação aterrada é mais cara mas de fácil manutenção e como essa fiação exposta é horrorosa no Brasil.
@Milva Cerqueira no plano piloto o aterramento é de 99% é uma coisa ou outra exposta mas na grande maioria sem dúvida é aterrada, agora nas cidades satélites ai sim é tudo exposto, no plano piloto além de ser aterrado e a cidade planejada e você andando de carro o que é o mais comum ou até mesmo andando a pé a cidade a cidade de Brasília é muito bonita visualmente e isso acaba fazendo bem pra gente acaba fazendo uma sensação diferente, é interessante dizer isso parece que a cidade é até mais limpa.
Eu mesmo me sinto mal quando ando nas ruas do chimpazil, estética tenebrosa
😂😂😂😂😂😂
Opa mano tô indo ali e depois eu te respondo blz
Vc também é um desses chimpanzés parça
Chimpanzil kkkkk
@@OI_AMIGOMó rabão.
Um dos problemas são os fios de telefones fixos desativados que as prestadores não retiram. Se desde o início fossem retirados já teria ajudado muito.
Mesma coisa para os cabos de internet metálicos e fibra, quando o cliente solicita transferência os cabos não são retirados.
Eu tenho a impressão que essa história dos fios vai ser como o Rio Tietê - NUNCA será despoluído.
No Rio de Janeiro o pouco que conheço de avenida com fiação escondida fica no Porto Maravilha, apesar de ser numa parte mínima da cidade mas isso já anima muito quem vê de perto o ótimo aspecto, já que fiação não aparente é algo quase inédito no Brasil.
Aqui em POA nas partes nobres já tem algumas ruas revitalizadas e bem organizadas, mas no geral, principalmente em bairros periféricos e em entradas de vilas, é um horror
Aqui em Brasília, os fios são todos aterrados e somente em regiões afastadas que ainda tem, mas somente de Alta tensão.
O problema é que toda hora furtam
Moro na Asa Norte, mas vejo diariamente que até no Plano Piloto, Sudoeste, Noroeste estão repletos da fiação área, a coisa mais horrenda.
Na expansão da cidade, não estão respeitando a sua concepção original.
Nikola Tesla tinha uma idéia, construir torres de fornecimento de de energia e comunicação sem fio,ele chegou a quase fazer um protótipo (Torre de Tesla)mas infelizmente não foi pra frente por questões financeiras😢
E também era fisicamente impossível, Tesla era um bom engenheiro, porém suas dedução física era uma atrocidade
Foi por falta de cálculo mesmo.
Ele era mais prático do que teórico.
Fisicamente o que tesla pensava é impossível
A maioria desses fios são de telefone e internet, na rua onde moro os fios de energia foram ate renovados e padronizados. No município onde moro foi feita essa padronização, mas em outros municípios notei que ainda não ocorreu essa mudança.
Isso mesmo.
Se os cabos de fibra ótica e telefone fossem agrupados, já mudaria muito. E não é difícil de se fazer.
Leis.aqui.na.Brasuela.fais.me.kkk
Aqui no Rio de Janeiro continua a mesma bagunça de sempre, em poucos locais foram realizados redes subterrâneas... Lamentável.
No EUA também está descontrolado. Visitei a Índia, e realmente estão mudando tudo por lá. Belo vídeo.
Quando eu vi a capa do vídeo eu fiquei impressionado. Nem dava para ver a cor do poste kkkkk
esses postes de energia acho que são o fator numero 1 que mais prejudicam o visual de qualquer lugar. E não tem nada que vc possa fazer em termos de embelezamento da casa ou da calçada que resista a um poste cheio de fio passando pela frente.
As cidades brasileiras infelizmente são uma gigantesca bagunça... A maioria não possuem linhas de metrôs, VLT's, bondes, transporte em balsas, barcos ou trens além de muitas ruas serem de chão batido ou calçamento mal feito... Asfalto parece até que é coisa só de capital ou cidade grande... O que fazem os trânsitos serem caóticos; uma manifestação política para praticamente todas as cidades brasileiras por dependermos exclusivamente de ônibus, taxis ou carros próprios... As cidades brasileiras não tem saneamento básico e a fiação é toda exposta o que faz com que qualquer chuva forte cause apagões por causa de quedas de árvores nos fios elétricos e alagamentos por causa dos esgotos a céu aberto jogados nos próprios rios que a população usa pra consumo e até mesmo pra tomar banho..., e até o gás não é encanado, o gás é distribuído desde os anos 50 em Botijões de gás de 13kg o que aumenta o custo do gás para nós.... A real é que isso é uma característica muito forte em países subdesenvolvidos em todo o hemisfério sul... Tudo isso causam problemas de saúde nessas populações e encarece tudo relacionado a serviços e comércio... Uma solução bem prática é a regularização das cidades brasileiras.... Leis que obriguem o saneamento básico, tratamento das águas, encanamento do gás, construção de calçadas e ruas padronizadas, aterramento da fiação de energia elétrica, internet e tv à cabo e licitações para transportes públicos através de bondes, metrôs, barcos, balças e VLT's... Ou seja começar tudo do zero... As cidades brasileiras são feias porque não são regularizadas, cada um que se vire como puder...Existe um conceito muito bonito na Europa, partes da Ásia, partes da Oceania e em parte das Américas que é o conceito de cidade jardim... Cidades voltadas para o transporte coletivo e bem arborizadas e floridas onde a prioridade é o pedestre... Se existisse isso no Brasil muita gente estaria viva hoje em dia porque o que mais tem nesse país é gente doida dirigindo alcoolizada ou drogada... Fico imaginando o que os jornais da tv brasileira iriam exibir se resolvessem esses problemas, até a televisão ia ser outra coisa... Aqueles jornais da Record e Band estilo cidade alerta, Datena, não iam ter nem o que exibir. :P
Aqui na mimha cidade Jataí-Goiás, essa situação tem piorado a cada ano, postes com um emaranhados de fios e so aumenta, lamentável.
Aqui na cidade de São Paulo, alguns bairros como a Vila Olímpia, estão começando a retirada dos fios expostos.
Esse canal está de parabéns, aqui vemos conteúdo relevante e valioso para a sociedade brasileira.
É um prazer produzir esses conteúdos para vocês haha Obrigado por acompanhar o canal.
Se juntassem os cabos de internet e telefone num feixe só, já ficaria muito bom.
Aqui em Tucuruí/PA é uma vergonha de ver essa situação até no centro da cidade. Isso impede até a arborização da cidade por conta desse emaranhado de fios de energia e fibra óptica.
Essa imagem na minha opinião, como se fosse uma medalha de desleixo e falta de espírito público de Governadores, Prefeitos e vereadores.
Aos gestores públicos:
"Quando os homens se comportam de maneira oportunista, e revelam o tempo todo que não tem convicções, e pq na verdade oq os movem, a essas pessoas sem convicções sao seus interesses próprios, das suas próprias famílias, é o patrimonialismo famoso no Brasil, daqueles q querem se valer do poder para enriquecerem os seus patrimônios. Que não tem como objetivo fim as pessoas a sociedade o Brasil, espírito público, mas apenas o seu espírito próprio e de todos os q te rodeiam.
Já morei em Belém-PA e te digo que não é muito diferente. Engraçado que, você teoricamente está "dentro" da região amazônica mas o que menos vê são árvores e áreas verdes na cidade.
O centro da cidade e o subúrbio não são diferentes na questão do emaranhados de fios e da poluição visual... uma bela bagunça. No centro, não se vê os casarões antigos (que atualmente são lojas) preservados, vê-se demolidos (totalmente ou parcialmente), altamente modificado ou mesmo com placas de propagandas ou nome da loja cobrindo todo local, deixando mais feio e poluído. Coisa que não vi em Ouro Preto, Gramado e Paraty. Além disso existe a sujeira e pixações.
Os fios deveriam ser enterrados.
As cidades brasileiras infelizmente são uma gigantesca bagunça... A maioria não possuem linhas de metrôs, VLT's, bondes, transporte em balsas, barcos ou trens além de muitas ruas serem de chão batido ou calçamento mal feito... Asfalto parece até que é coisa só de capital ou cidade grande... O que fazem os trânsitos serem caóticos; uma manifestação política para praticamente todas as cidades brasileiras por dependermos exclusivamente de ônibus, taxis ou carros próprios... As cidades brasileiras não tem saneamento básico e a fiação é toda exposta o que faz com que qualquer chuva forte cause apagões por causa de quedas de árvores nos fios elétricos e alagamentos por causa dos esgotos a céu aberto jogados nos próprios rios que a população usa pra consumo e até mesmo pra tomar banho..., e até o gás não é encanado, o gás é distribuído desde os anos 50 em Botijões de gás de 13kg o que aumenta o custo do gás para nós.... A real é que isso é uma característica muito forte em países subdesenvolvidos em todo o hemisfério sul... Tudo isso causam problemas de saúde nessas populações e encarece tudo relacionado a serviços e comércio... Uma solução bem prática é a regularização das cidades brasileiras.... Leis que obriguem o saneamento básico, tratamento das águas, encanamento do gás, construção de calçadas e ruas padronizadas, aterramento da fiação de energia elétrica, internet e tv à cabo e licitações para transportes públicos através de bondes, metrôs, barcos, balças e VLT's... Ou seja começar tudo do zero... As cidades brasileiras são feias porque não são regularizadas, cada um que se vire como puder...Existe um conceito muito bonito na Europa, partes da Ásia, partes da Oceania e em parte das Américas que é o conceito de cidade jardim... Cidades voltadas para o transporte coletivo e bem arborizadas e floridas onde a prioridade é o pedestre... Se existisse isso no Brasil muita gente estaria viva hoje em dia porque o que mais tem nesse país é gente doida dirigindo alcoolizada ou drogada... Fico imaginando o que os jornais da tv brasileira iriam exibir se resolvessem esses problemas, até a televisão ia ser outra coisa... Aqueles jornais da Record e Band estilo cidade alerta, Datena, não iam ter nem o que exibir. :P
Vc pode começar pedindo pra remover o fio q vai até sua casa. Já é um fio a menos.
No eram assim n época da antiga TELESP, os cabos de rede elétrica seguem num padrão, uma norma. Mas os cabos de dados, telefonía, e tv a cabo eles não obedece qualquer norma. Mas nem sempre foi assim, antes da telefônica, atual Vivo, os profissionais da extinta TELESP, eram organizandos.
As cidades brasileiras infelizmente são uma gigantesca bagunça... A maioria não possuem linhas de metrôs, VLT's, bondes, transporte em balsas, barcos ou trens além de muitas ruas serem de chão batido ou calçamento mal feito... Asfalto parece até que é coisa só de capital ou cidade grande... O que fazem os trânsitos serem caóticos; uma manifestação política para praticamente todas as cidades brasileiras por dependermos exclusivamente de ônibus, taxis ou carros próprios... As cidades brasileiras não tem saneamento básico e a fiação é toda exposta o que faz com que qualquer chuva forte cause apagões por causa de quedas de árvores nos fios elétricos e alagamentos por causa dos esgotos a céu aberto jogados nos próprios rios que a população usa pra consumo e até mesmo pra tomar banho..., e até o gás não é encanado, o gás é distribuído desde os anos 50 em Botijões de gás de 13kg o que aumenta o custo do gás para nós.... A real é que isso é uma característica muito forte em países subdesenvolvidos em todo o hemisfério sul... Tudo isso causam problemas de saúde nessas populações e encarece tudo relacionado a serviços e comércio... Uma solução bem prática é a regularização das cidades brasileiras.... Leis que obriguem o saneamento básico, tratamento das águas, encanamento do gás, construção de calçadas e ruas padronizadas, aterramento da fiação de energia elétrica, internet e tv à cabo e licitações para transportes públicos através de bondes, metrôs, barcos, balças e VLT's... Ou seja começar tudo do zero... As cidades brasileiras são feias porque não são regularizadas, cada um que se vire como puder...Existe um conceito muito bonito na Europa, partes da Ásia, partes da Oceania e em parte das Américas que é o conceito de cidade jardim... Cidades voltadas para o transporte coletivo e bem arborizadas e floridas onde a prioridade é o pedestre... Se existisse isso no Brasil muita gente estaria viva hoje em dia porque o que mais tem nesse país é gente doida dirigindo alcoolizada ou drogada... Fico imaginando o que os jornais da tv brasileira iriam exibir se resolvessem esses problemas, até a televisão ia ser outra coisa... Aqueles jornais da Record e Band estilo cidade alerta, Datena, não iam ter nem o que exibir. :P
algo que tinha que levar em conta naquele tempo era que para ter uma linha telefonica ou ate mesmo internet, era artigo de luxo, era pouca gente que tinha, por conta disso era ate mais organizado ter a fiaçao de telefone pois era para um pessoal bem especifico, hoje em dia como a internet é essencial e a populaçao menos favorecida tem acesso a isso, e bem mais dificil manter organizado, fora que existem os gatos e os mendingos que roubam a fiaçao
Resumido do Brasil e do brasileiro: Economia acima de tudo, acima de segurança, acima de qualidade, acima da saúde.
Um dia desses no centro da cidade meu pé se enrolou num fio de internet deixado no chão.
Só não cai porque me apoiei num carro que estava estacionado.
As empresas de internet só colocam a fiação mas não retiram.
As cidades brasileiras infelizmente são uma gigantesca bagunça... A maioria não possuem linhas de metrôs, VLT's, bondes, transporte em balsas, barcos ou trens além de muitas ruas serem de chão batido ou calçamento mal feito... Asfalto parece até que é coisa só de capital ou cidade grande... O que fazem os trânsitos serem caóticos; uma manifestação política para praticamente todas as cidades brasileiras por dependermos exclusivamente de ônibus, taxis ou carros próprios... As cidades brasileiras não tem saneamento básico e a fiação é toda exposta o que faz com que qualquer chuva forte cause apagões por causa de quedas de árvores nos fios elétricos e alagamentos por causa dos esgotos a céu aberto jogados nos próprios rios que a população usa pra consumo e até mesmo pra tomar banho..., e até o gás não é encanado, o gás é distribuído desde os anos 50 em Botijões de gás de 13kg o que aumenta o custo do gás para nós.... A real é que isso é uma característica muito forte em países subdesenvolvidos em todo o hemisfério sul... Tudo isso causam problemas de saúde nessas populações e encarece tudo relacionado a serviços e comércio... Uma solução bem prática é a regularização das cidades brasileiras.... Leis que obriguem o saneamento básico, tratamento das águas, encanamento do gás, construção de calçadas e ruas padronizadas, aterramento da fiação de energia elétrica, internet e tv à cabo e licitações para transportes públicos através de bondes, metrôs, barcos, balças e VLT's... Ou seja começar tudo do zero... As cidades brasileiras são feias porque não são regularizadas, cada um que se vire como puder...Existe um conceito muito bonito na Europa, partes da Ásia, partes da Oceania e em parte das Américas que é o conceito de cidade jardim... Cidades voltadas para o transporte coletivo e bem arborizadas e floridas onde a prioridade é o pedestre... Se existisse isso no Brasil muita gente estaria viva hoje em dia porque o que mais tem nesse país é gente doida dirigindo alcoolizada ou drogada... Fico imaginando o que os jornais da tv brasileira iriam exibir se resolvessem esses problemas, até a televisão ia ser outra coisa... Aqueles jornais da Record e Band estilo cidade alerta, Datena, não iam ter nem o que exibir. :P
Aki em Cariacica a EDP exige um padrão que controla um pouco esse bololô, mas nas áreas comerciais da cidade o caos é evidente. Acho que só nas rodovias que há fiação enterrada, pq são obras do estado ou do governo federal.
As cidades brasileiras infelizmente são uma gigantesca bagunça... A maioria não possuem linhas de metrôs, VLT's, bondes, transporte em balsas, barcos ou trens além de muitas ruas serem de chão batido ou calçamento mal feito... Asfalto parece até que é coisa só de capital ou cidade grande... O que fazem os trânsitos serem caóticos; uma manifestação política para praticamente todas as cidades brasileiras por dependermos exclusivamente de ônibus, taxis ou carros próprios... As cidades brasileiras não tem saneamento básico e a fiação é toda exposta o que faz com que qualquer chuva forte cause apagões por causa de quedas de árvores nos fios elétricos e alagamentos por causa dos esgotos a céu aberto jogados nos próprios rios que a população usa pra consumo e até mesmo pra tomar banho..., e até o gás não é encanado, o gás é distribuído desde os anos 50 em Botijões de gás de 13kg o que aumenta o custo do gás para nós.... A real é que isso é uma característica muito forte em países subdesenvolvidos em todo o hemisfério sul... Tudo isso causam problemas de saúde nessas populações e encarece tudo relacionado a serviços e comércio... Uma solução bem prática é a regularização das cidades brasileiras.... Leis que obriguem o saneamento básico, tratamento das águas, encanamento do gás, construção de calçadas e ruas padronizadas, aterramento da fiação de energia elétrica, internet e tv à cabo e licitações para transportes públicos através de bondes, metrôs, barcos, balças e VLT's... Ou seja começar tudo do zero... As cidades brasileiras são feias porque não são regularizadas, cada um que se vire como puder...Existe um conceito muito bonito na Europa, partes da Ásia, partes da Oceania e em parte das Américas que é o conceito de cidade jardim... Cidades voltadas para o transporte coletivo e bem arborizadas e floridas onde a prioridade é o pedestre... Se existisse isso no Brasil muita gente estaria viva hoje em dia porque o que mais tem nesse país é gente doida dirigindo alcoolizada ou drogada... Fico imaginando o que os jornais da tv brasileira iriam exibir se resolvessem esses problemas, até a televisão ia ser outra coisa... Aqueles jornais da Record e Band estilo cidade alerta, Datena, não iam ter nem o que exibir. :P
Na minha cidade, Cataguases - MG, é uma vergonha a qtd de cabos de provedores de Internet embaraçados nos postes.
As cidades brasileiras infelizmente são uma gigantesca bagunça... A maioria não possuem linhas de metrôs, VLT's, bondes, transporte em balsas, barcos ou trens além de muitas ruas serem de chão batido ou calçamento mal feito... Asfalto parece até que é coisa só de capital ou cidade grande... O que fazem os trânsitos serem caóticos; uma manifestação política para praticamente todas as cidades brasileiras por dependermos exclusivamente de ônibus, taxis ou carros próprios... As cidades brasileiras não tem saneamento básico e a fiação é toda exposta o que faz com que qualquer chuva forte cause apagões por causa de quedas de árvores nos fios elétricos e alagamentos por causa dos esgotos a céu aberto jogados nos próprios rios que a população usa pra consumo e até mesmo pra tomar banho..., e até o gás não é encanado, o gás é distribuído desde os anos 50 em Botijões de gás de 13kg o que aumenta o custo do gás para nós.... A real é que isso é uma característica muito forte em países subdesenvolvidos em todo o hemisfério sul... Tudo isso causam problemas de saúde nessas populações e encarece tudo relacionado a serviços e comércio... Uma solução bem prática é a regularização das cidades brasileiras.... Leis que obriguem o saneamento básico, tratamento das águas, encanamento do gás, construção de calçadas e ruas padronizadas, aterramento da fiação de energia elétrica, internet e tv à cabo e licitações para transportes públicos através de bondes, metrôs, barcos, balças e VLT's... Ou seja começar tudo do zero... As cidades brasileiras são feias porque não são regularizadas, cada um que se vire como puder...Existe um conceito muito bonito na Europa, partes da Ásia, partes da Oceania e em parte das Américas que é o conceito de cidade jardim... Cidades voltadas para o transporte coletivo e bem arborizadas e floridas onde a prioridade é o pedestre... Se existisse isso no Brasil muita gente estaria viva hoje em dia porque o que mais tem nesse país é gente doida dirigindo alcoolizada ou drogada... Fico imaginando o que os jornais da tv brasileira iriam exibir se resolvessem esses problemas, até a televisão ia ser outra coisa... Aqueles jornais da Record e Band estilo cidade alerta, Datena, não iam ter nem o que exibir. :P
Lembro de quando eu era criança q os postes só carregavam os fios de alta tensão, os fios de média tensão e os cabos telefônicos.
Hoje em dia tem de tudo no poste! Não sei como o poste consegue suportar tantos fios e cabos em excesso.
O vídeo é bom, mas eu esperava mais, queria ver como se é construído a infraestrutura subterrânea e as novas ideias da área
ele só repetiu a mesma coisa várias vezes no vídeo…
Eu acho que tinham que enterrar toda essa fiação e não se limitar somente ao centro da cidade e sim em toda a cidade. Além desse emaranhado de fios deixar a cidade com uma péssima aparência (poluição visual), facilita a criação de gatos e também expõe os fios ao ambiente externo, facilitando sua deterioração.
questão e se custar muito caro e tiver repasse as tarifas eu prefiro que fique como esta.
@@cesarericson15 infelizmente existem pessoas que só pensam no próprio umbigo e bolso.
As cidades brasileiras infelizmente são uma gigantesca bagunça... A maioria não possuem linhas de metrôs, VLT's, bondes, transporte em balsas, barcos ou trens além de muitas ruas serem de chão batido ou calçamento mal feito... Asfalto parece até que é coisa só de capital ou cidade grande... O que fazem os trânsitos serem caóticos; uma manifestação política para praticamente todas as cidades brasileiras por dependermos exclusivamente de ônibus, taxis ou carros próprios... As cidades brasileiras não tem saneamento básico e a fiação é toda exposta o que faz com que qualquer chuva forte cause apagões por causa de quedas de árvores nos fios elétricos e alagamentos por causa dos esgotos a céu aberto jogados nos próprios rios que a população usa pra consumo e até mesmo pra tomar banho..., e até o gás não é encanado, o gás é distribuído desde os anos 50 em Botijões de gás de 13kg o que aumenta o custo do gás para nós.... A real é que isso é uma característica muito forte em países subdesenvolvidos em todo o hemisfério sul... Tudo isso causam problemas de saúde nessas populações e encarece tudo relacionado a serviços e comércio... Uma solução bem prática é a regularização das cidades brasileiras.... Leis que obriguem o saneamento básico, tratamento das águas, encanamento do gás, construção de calçadas e ruas padronizadas, aterramento da fiação de energia elétrica, internet e tv à cabo e licitações para transportes públicos através de bondes, metrôs, barcos, balças e VLT's... Ou seja começar tudo do zero... As cidades brasileiras são feias porque não são regularizadas, cada um que se vire como puder...Existe um conceito muito bonito na Europa, partes da Ásia, partes da Oceania e em parte das Américas que é o conceito de cidade jardim... Cidades voltadas para o transporte coletivo e bem arborizadas e floridas onde a prioridade é o pedestre... Se existisse isso no Brasil muita gente estaria viva hoje em dia porque o que mais tem nesse país é gente doida dirigindo alcoolizada ou drogada... Fico imaginando o que os jornais da tv brasileira iriam exibir se resolvessem esses problemas, até a televisão ia ser outra coisa... Aqueles jornais da Record e Band estilo cidade alerta, Datena, não iam ter nem o que exibir. :P
vc aceita ser cobrado por isso? tipo 200 mensal? ou aceita retirar recursos da saúde e educação pra investir nisso? pois fazer todo mundo quer mas ninguém quer pagar. Aqui no meu condomínio custou 60 mil pra ligar o esgoto até a rua, uma obra de pouco mais de 30 metros enterrada. imagina enterrar os fios da cidade inteira.
@@eleonorsecond tá falando tanta bosta, que eu acho que toda essa merda do esgoto que vocês implantaram, foi parar na sua cabeça
Hoje sou um engenheiro sênior. Na minha juventude prestei estágio numa concessionária de distribuição de energia elétrica. Os postes pertenciam a essa empresa, que era privada. O uso dos postes por terceiros era obrigatório obedecer um padrão de instalação. Logo em seguida essa empresa, que era muito organizada, foi estatizada. A empresa foi perdendo sua organização institucional e logo os postes foram "invadidos". Vejo isso hoje como solução, seriam regulamentações municipais. Ao longo do tempo, a utilização de tubovias enterradas.
na minha cidade ta virando mais caos, com esses provedores de internet fibra ótica, a cidade aqui é pequena mas e todos os dias vejo eles com carreteis de fios colocando no poste!
Aqui em João PessoaPB já começou a limpeza nos postes de iluminação.
Todas as cidades tem este problema, como as empresas de distribuição são estatais os governos não gostam de precionar. As cidades perdem oportunidade de faturar pois ao fazerem as redes de esgoto e agua já deviam aproveitar para passar dutos e depois alugar para as empresas. Tirando os cabos de telecomunicação dos postes ja melhora significamente.
Parece aqui que a minha cidade tem postes de fio bagunçado nas ruas
Trabalho num pequeno provedor de internet no interior do RJ e há coisas importantes a serem consideradas.
1º: esse emaranhado de cabos é culpa dos provedores de internet, tv e telefonia, pois da concessionária de energia só ocupam espaço nos postes os cabos de alta tensão, baixa tensão e de residência. A bagunça é de cabos que em sua maioria não estão sendo utilizados.
2º: Cabos presos em cordoalha de aço (geralmente cabo telefônico e cabos ópticos mais grossos) são grandes vilões, pois esses são presos por um arame que envolve o a cordoalha, que com o passar do tempo e falta de manutenção, acabam cedendo.
3º: A maioria dos provedores não recolhe os cabos em caso de cancelamento; Quando uma pessoa troca de provedor, a caixa da nova internet não é no mesmo local onde fica a caixa do antigo provedor (o que impossibilita o reaproveitamento do cabo), então é necessário passar mais cabo (eu já instalei internet em casa que havia 4 cabos de 4 operadoras diferentes).
4º: A maioria dos provedores não conta com controle de qualidade (que evita que um cabo baixo ou mal passado arrebente outros cabos do poste e fique aquela bagunça de cabo arrebentado, emendas e etc).
5º: Subterrâneo tem de ser muito bem planejado, pois mesmo sendo aéreo, muitas residências sequer tem tubulação para a entrada do cabo na mesma, imagine uma tubulação que interligue ao sistema subterrâneo?
Enfim, são vários e vários fatores que dependem da boa vontade e profissionalismo de todas as partes envolvidas em telecomunicações.
Parabéns pelo vídeo! É um assunto que poucas vezes se vê sendo abordado. Se me permite um comentário, faltou considerar um ponto cada vez mais importante que é a segurança pública. Moro no Rio de Janeiro que, apesar de ter uma natureza linda, é um retrato do futuro apresentando a todos a que ponto pode chegar a degradação urbana causada pelo comportamento leniente das autoridades com os ataques à segurança pública. Aqui tudo o que pode ser retirado com alguma facilidade e vendido é motivo de roubo. Aqui se rouba até guarda corpo de ciclovias e fios de cobre em dutos subterrâneos. E o Estado não tem nenhuma medida efetiva, além de passar fios no alto dos postes para reativar iluminação pública. E não estou falando de favelas, mas sim de vias da Zona Sul e Oeste amplamente utilizadas e ditas seguras. Ao aceitar este proceder, enterrar cabos é o mesmo que doar dinheiro para o tráfego de drogas que se sustentas no roubo praticado pelos consumidores de crack. Um vexame! Mais uma vítima da insegurança publica.
Aqui em Recife é uma bagunça nos postes que as vezes pegam fogo com tanta gambiarra
Até nas imagens que voce mostrou é visível que o problema é com os cabos de comunicações (tv, telefone e interner), redes elétricas ja foram bagunçadas assim mas não são mais questões óbvias de segurança, mesmo nos EUA não onde tem mais de uma concessionária na mesma área a rede elétrica é compartilhada, essa provavelmente é a melhor solução para redes de comunicação porque mesmo onde não tem redes abandonadas as varias empresas trabalhando cada uma com sua própria infraestrutura geram poluição visual e quanto mais densa é população pior e mais difícil de manter manutenção
Sugestão de vídeo: O que NÃO é bagunçado no Brasil
Aqui na minha rua, o problema são casas de alugueis que cada vez que vem um novo vizinho, um novo cabo e instalado,o o fio velho vai ficando
Sou angolano, e isso é uma das coisas que me deixou assustado quando visitei o Rio de Janeiro.
ox e em Angola os cabos são aterrados?
@@davi_mayer onde vivo os cabos são todos subterrâneos, não se vê nenhum cabo.
Nos bairros mais antigos os cabos são aéreos, mas os postos tem 4m ou mais e num posto (com instalações legalizadas) nunca se vê o volume de cabos que vi por aí.
Só sei que são estes postes kkk que salvam nosso pescoço na temporada de raia/pipa kkkk😅
Vi uma postagem no Instagram onde mostra uma cidade do país que teve a fiação da rua posta debaixo do chão como em vários países de primeiro mundo, nos comentários muitos citaram que as outras cidades do país não faziam o mesmo dizendo ser um processo caro.
Também acredito ser algo fora de realidade em grandes metrópoles e cidades
Só a cidade de sp tem 12 milhões de habitantes, mais que a população da Bélgica, isso em uma espaço de 1.500km², casa emcima de casa, muitas ruas e vielas...
Em uma cidade com uns 100 mil habitantes é até possível, mas aqui não seria prático
Maioria é contra porque dificultaria fazer gatos
@@nordesteindependente9065tamanho é proporcional, não tem nada a ver ter 10 milhões ou 10 mil habitantes, é até melhor colocar em cidades grandes do que em pequenas.
Se os políticos não roubassem tanto dinheiro público, esse caro não seria TÃO caro.
Eu vi que fizeram isso em algumas ruas de Camboriú
um grande problema da rede subterrânea e o custo, um exemplo e que mesmo em países de primeiro mundo, zonas de baixa densidade e classe media/baixa ainda usam fios aéreos como EUA, Japão e China, pois a rede subterrânea aumenta muito os custos de manutenção, o que encarece o custo de energia, em contra partida a demanda de tais zonas e menor permitindo postes com poucos fios, o que permite organizar, já em zonas densas a rede subterrânea sim e a melhor opção, pois além de permitir um aumento da capacidade da rede aumenta a organização.
Na minha cidade Paracatu M.G. eles n tão dando conta nem de manter a energia elétrica e a internet ligada... Os postes tá uma bagunça e as ruas destruídas
Tem um detalhe importante: antes da corrente alternada ser adotada, esse emaranhado era ainda pior! Artistas do final do século 19 descrevem a capital de Londres com o céu quase tampado de tanto fio
Aqui em Belém do Pará é um caos a fiação emaranhada, mas como a cidade vai ser sede da COP30 da ONU o governo já lançou projetos de aterrar os fios de parte do centro (Infelizmente só do centro), agora é esperar pra ver se isso vai realmente acontecer, e eu espero que no futuro o aterramento se expanda
A tecnologia está muito avançada, com o avanço de muito acelerado é possível eliminar todo esse emaranhado de fios nos postes, nas ruas e avenidas confeccionado aparelho que possa captar sinais através de aparelhos instalados dentro de cada residência. Por outro lado, ainda que se usa cabos, é importante que as fornecedoras de internet utilizem os mesmo cabo já instado quando um cliente decide mudar de fornecedor. Com isso evita acréscimo de novos cabos causando um emaranhado nas ruas.
Tudo isso é possível, uma vez que se tenha políticos públicas para limpar a ruas, desentoxicar as vias públicas, desobstruir as ruas e deixar com aspectos de beleza as ruas, avenidas e praças da cidade.
aqui em Campinas é comum ver fios soltos
ESSE É O RETRATO DO BRASIL UMA VERDADEIRA VERGONHA BAGUNÇA GERAL
Na Ásia, todas residências e comércios são obrigados instalação WI-FI . Não existe linha telefônica a cabo . No Brasil , as Torres de telefonia CELULAR, deveria fazer essas funções usadas na ASIA.
Deviria existir um fio central compartilhado através de dados excluindo a necessidade de diversos fios emaranhados facilitando também a instalação subterrânea sem grandes escavações.
Moro em Niterói RJ, mas sou de Itaperuna, a situação é essa mesmo, crítica..
thomas edison criou a primeira lampada comercialmente viável.
antes dele muitos outros inventores também tentaram criar a lâmpada elétrica, até conseguiram mas eram modelos bem inviaveis.
Sim, é uma absurdo isso viu. Palmeira dos Índios, Alagoas
esse é um dos motivos pra eu querer morar fora da cidade, estética horrorosa, ruas todas tortas, esburacadas, cheia de água e lixo espalhado por todo lado, lotes mal cuidados parecendo um matagal, além dos postes que todos nós sabemos como são. Não só esses motivos, claro, mas é um fator que me impulsiona cada vez mais a querer sair dessa loucura chamada cidade
Excelente vídeo! Parabéns. Te desejo todo suscesso do mundo
Muito obrigado, gratidão em ler esse comentário :)
Na minha cidade uma das grandes e importante do interior se São Paulo além de ter fiação que não acaba mais nos postes , e por incrível que pareça ainda tem postes de madeira com mais de 50 anos em alguns bairros ...
Eita CPFL
Até aqui em Brasília, Plano Piloto, já tem muita fiação aérea, a coisa mais monstruosa, parece que o brasileiro se acostumou com a feiura.
Tem lugar que a chuva nem molha mais o chão, os fios não deixam😂
Que vídeo satisfatório, 😍❤com essa vibe, home resonance ficou show😊🤙🏻
Aqui em FORTALEZA tá desse jeito já teve até curto circuito. Os fios pegando fogo é uma desorganização TOTAL.
Eu sou da área de Telecom e lhe digo que a coisa já é extremamente regulamentada e burocratizada e esse é justamente um dos motivos dos serviços serem caros e ruins. A verdade é uma só, mais burocracia só vai piorar a situação, kkk
Na minha cidade essa bagunça é gritante. Fora os acidentes que já ocorreram. Em uma chuva uma senhora e uma criança morreram porque o fio de energia se rompeu com a ventania e a queda de árvores. Infelizmente, a Prefeitura de Macaé/RJ deixa de lado essa questão.
Uma edição semelhante ao do canal ELEMENTAR que por sinal é tão boa quanto, sucesso para o canal amigo.
Os postes são de responsabilidade das prefeituras que não fiscalizam essa bagunça e a distribuidoras de energia elétrica é que são cobradas. As provedoras de Internet são as grandes responsáveis por isso. Não fiscalização o trabalho de seus funcionários, normalmente terceirizados que ganham por instalação. Ou seja, fazem um serviço rápido para passar para outro.
Eu moro no sítio e os postes são poucos fios, organizados e fácil de identificar. Tipo: 5 fios em um poste
Percebi que tua edição é inspirada na do canal elementar. Parabéns mano.
Aqui em Patos, no Sertão da Paraíba, é um caso seríssimo: quando um poste não pega fogo, os transeuntes sofrem acidentes de alguma maneira. O emaranhado de fios é um "ninho de mafagafos".
A grande maioria dos fios nos postes é das empresas de internet, o problema é que existem milhares de empresas terceiras e cada uma quer colocar a sua internet no poste, isso acaba gerando esse emaranhado de fio, que realmente deixa tudo poluído esteticamente.
O que dizer de algumas pessoas que fazem marimba dos tenis usados e jogam na rede elétrica>> Aí fica misturado com pipa avoada e o emaranhado de fios citados..
Deveriam criar redes neutras, onde apenas uma ou duas operadoras principais operam e pronto.. Não precisa de cada operadora ter o seu cabo passado nos postes.. Isso já eliminaria grande parte dessa bagunça aí! E cada operadora que quisesse atender o local, utilizaria dessa rede neutra.
Tenho uma dúvida.
Nas vias urbanas qual a diferença entre o semáforo 🚦 entre a rede aérea exposta e a rede aérea enterrada (como é feita em Curitiba e em SP, eu acho que é chamada como coluna SEMCO)
A bagunça nos cabos de energia é muito grande, mas a dos cabos de comunicações (telefones, TVs e internet) é muito pior.
Na minha cidade no interior do Estado do Rio de Janeiro, a fiação também é caótica, um completo emaranhado de fios sem fim. Tem de tudo. Fiação frouxa, fiação solta, um verdadeiro perigo para quem transita pelas causadas.
Aqui em BH esta um absurdo e fios pra tudo quanto e lado no poste e no chao, outro dia estava voltando pra casa, chovendo e vi varios fios dando curto no chão, esta um caos, ja esta na hora de arrumarem isso
Os problemas de enterrar Planta Externa (Rede de cabos/armários, etc para levar os serviços de telecomunicações aos usuários finais) são o custo e o tempo para conclusão do projeto: Construção de Rede subterrânea tem um custo MAIOR QUE 10 vezes o custo de Rede Aérea. E não é apenas o investimento, mas principalmente o tempo necessário para a obra, que se desdobra em tempo de pay-back (retorno do investimento) inviável para o acionista! Eu, por exemplo, moro em uma área de Rede subterrânea, e a minha área residencial teve o investimento não aprovado para implantação de projeto de internet via fibra óptica, mesmo com estudos detalhados do marketing informando a viabilidade financeira e estratégica do projeto. Eu trabalhava nesta empresa e tive de contratar o serviço de "concorrente". Outro fato: Este quadro é resultado de Rede Legada de telefonia *pares trançados de cobre* e de Cabos Coaxiais abandonados, em que as operadoras não mais operam, portanto, não têm mais "dono". Como profissional da área, entendo tratar-se de um IMENSO desafio!
Video top. Mas faltou falar mais dos bons examples. Como a União Europeia esta resolvendo este problema.... criando uma pequena taxa para os moradores e empresas...extra impostos nas companhias de telecomunicações e electricidade... privatizado as obras... criando mais trabalhos.. e investimento..
Os fios de energia não é o problema.
O problema é os fios de telecomunicações, porque são na maioria dos lugares são mais de 5 empresas de telecom para passar em uma rua, imagina aí, 10 empresas operando em uma rua do começo até o fim dela.
Enquanto isso a empresa de energia é só uma, os fios de energia em regra são os do topo do poste e com isso as casas a baixo só puxa cada uma 1 fio direto do topo do poste. O restante dos fios é tudo de empresas de telecom.
As cidades brasileiras infelizmente são uma gigantesca bagunça... A maioria não possuem linhas de metrôs, VLT's, bondes, transporte em balsas, barcos ou trens além de muitas ruas serem de chão batido ou calçamento mal feito... Asfalto parece até que é coisa só de capital ou cidade grande... O que fazem os trânsitos serem caóticos; uma manifestação política para praticamente todas as cidades brasileiras por dependermos exclusivamente de ônibus, taxis ou carros próprios... As cidades brasileiras não tem saneamento básico e a fiação é toda exposta o que faz com que qualquer chuva forte cause apagões por causa de quedas de árvores nos fios elétricos e alagamentos por causa dos esgotos a céu aberto jogados nos próprios rios que a população usa pra consumo e até mesmo pra tomar banho..., e até o gás não é encanado, o gás é distribuído desde os anos 50 em Botijões de gás de 13kg o que aumenta o custo do gás para nós.... A real é que isso é uma característica muito forte em países subdesenvolvidos em todo o hemisfério sul... Tudo isso causam problemas de saúde nessas populações e encarece tudo relacionado a serviços e comércio... Uma solução bem prática é a regularização das cidades brasileiras.... Leis que obriguem o saneamento básico, tratamento das águas, encanamento do gás, construção de calçadas e ruas padronizadas, aterramento da fiação de energia elétrica, internet e tv à cabo e licitações para transportes públicos através de bondes, metrôs, barcos, balças e VLT's... Ou seja começar tudo do zero... As cidades brasileiras são feias porque não são regularizadas, cada um que se vire como puder...Existe um conceito muito bonito na Europa, partes da Ásia, partes da Oceania e em parte das Américas que é o conceito de cidade jardim... Cidades voltadas para o transporte coletivo e bem arborizadas e floridas onde a prioridade é o pedestre... Se existisse isso no Brasil muita gente estaria viva hoje em dia porque o que mais tem nesse país é gente doida dirigindo alcoolizada ou drogada... Fico imaginando o que os jornais da tv brasileira iriam exibir se resolvessem esses problemas, até a televisão ia ser outra coisa... Aqueles jornais da Record e Band estilo cidade alerta, Datena, não iam ter nem o que exibir. :P
@@jpsousajunior840Realmente você desconhece o Brasil em certas partes... Como colocará um transporte de balsas, em cidades sem rios o mar?
@@xlz0034 cara, são 8 milhões de km de litoral...
@@jpsousajunior840 8 milhões? Tá certo! Realmente não conhece nada.
@@xlz0034 Quis dizer oito mil. A sua extensão é de 7637 km de linha de costa, podendo alcançar 8500 se se considerarem as baías... Fora o rio Amazônia, rio negro e solimões e vários outros rios como São Francisco e tantos outros sabichão.
As empresas deixam cabos "extra" enrolados nos postes para facilitar instalações futuras, isso é um dos problemas. 🤔
Parabéns pelo vídeo mano gostei muito do
É exatamente oque penso quando vejo instalação de fibra invés de Starlink.
O problema da fiação nos postes é somente um: falta de dinheiro. Para que possamos ter dinheiro para embelezar isso o valor da conta de luz ou dos impostos tem que aumentar e duvido que alguém concorde em fazer isso quando verem o valor da conta.
Em Porto Alegre foi criada uma lei que até o ano de 2037 todos os fios devem ser subterrâneos.
Mas engraçado que se vc for nas áreas nobres do rio, é tudo subterrâneo e organizado.
São as áreas com mais celebridades e políticos por quilômetro², óbvio que vai haver um esforço maior pra mantê-los com uma boa qualidade de vida, enquanto a população num geral vai ser deixada de lado
Aqui no Paraná existe na Copel o setores de compartilhamento, onde para se usar os postes as empresas de telecomunicações tem que pagar um aluguel simbólico por ponto e manter a manutenção desses cabos de telefonia e fibra, porém esse setor não tem perna pra fiscalizar e regularizar tanta coisa, visto que 80% desses cabos estão compartilhando estruturas irregularmente, e são esses os que acabam poluindo visualmente, tanto por não terem manutenção, quanto por deixar pendurados de qualquer maneira cabos desativados e/ou rompidos. Com tudo isso, apenas empresas de telecomunicações realmente sérias mantêm seus próprios cabos organizados e em conformidade com esse setor de compartilhamento da Copel, setor este que faz um trabalho de "formiguinha", ou seja, aos poucos, porém não de uma maneira que consegue vencer tanto serviço.
Precisamos fazer barulho pros políticos aterrarem estes fios!
Ao longo da história os ricos e poderosos pouco se lixavam sobre como e onde os pobres moravam, aí virou essa nojeira estética que é o Brasil. Se os poderosos ao longo da história se preocupassem com a estética do país, ajudando na criação de habitações padronizadas para as áreas pobres o pais seria diferente, e seria benéfico para todos. Ganância e egoísmo são uma desgraça.
Imaginava que haveria alguma explicação para hoje em dia termos tantos fios. Enterrar é uma medida cara, inimaginável em diversos lugares, então o ponto é: porque existem tantos fios? Se existem 4 grandes empresas de telefonia, na era da fibra óptica, como pode ter centenas de fios para a mesma função?
O problema maior não e a rede elétrica, pois são 4 fios da baixa tensão que vai para as casas o os três fios no alto dos postes da alta tensão, o problema e as companhias telefônicas e internet, e um cabo sobreposto ao outro e muitos cabos ali já não tem utilidade nenhuma, e pelo que sei as operadoras pagam um aluguel para as companhias elétricas para usarem os postes, logo e uma bagunça paga.
no canal história na guerra da correntes entre tesla e tomas Edson, o sistema de geração de energia elétrica Ac conhecida mundial mente foi tesla que fez e ganhou de tomas Edson que era DC.
New York também tem isto periferia com poste de madeira, Japão periferia também
E e incrível como o brasileiro justifica a sua miséria a pontando o dedo para os problemas dos outros paises como se os problemas do Brasil não fossem maiores é essa normatização que matou o Brasil
A periferia de pais primeiro e bem diferente de pais de terceiro mundo como o Brasil por mais que a periférica de nova York tenha rede elétrica aérea e as ruas de comércio. Tenha uma certa semelhança com as ruas do Brasil
A maioria das periferia e grandes cidades americanas tem o cabimento subterrâneo note que estamos falando de um distrito de nova York como Queens já no Brasil não existe cabimento subterrâneo
Mas continue com essa ideia de justificar os buracos de sua rua pois também tem buraco na quinta avenida em nova York
Eu tenho certeza que isso que vai melhora o Brasil
As cidades brasileiras infelizmente são uma gigantesca bagunça... A maioria não possuem linhas de metrôs, VLT's, bondes, transporte em balsas, barcos ou trens além de muitas ruas serem de chão batido ou calçamento mal feito... Asfalto parece até que é coisa só de capital ou cidade grande... O que fazem os trânsitos serem caóticos; uma manifestação política para praticamente todas as cidades brasileiras por dependermos exclusivamente de ônibus, taxis ou carros próprios... As cidades brasileiras não tem saneamento básico e a fiação é toda exposta o que faz com que qualquer chuva forte cause apagões por causa de quedas de árvores nos fios elétricos e alagamentos por causa dos esgotos a céu aberto jogados nos próprios rios que a população usa pra consumo e até mesmo pra tomar banho..., e até o gás não é encanado, o gás é distribuído desde os anos 50 em Botijões de gás de 13kg o que aumenta o custo do gás para nós.... A real é que isso é uma característica muito forte em países subdesenvolvidos em todo o hemisfério sul... Tudo isso causam problemas de saúde nessas populações e encarece tudo relacionado a serviços e comércio... Uma solução bem prática é a regularização das cidades brasileiras.... Leis que obriguem o saneamento básico, tratamento das águas, encanamento do gás, construção de calçadas e ruas padronizadas, aterramento da fiação de energia elétrica, internet e tv à cabo e licitações para transportes públicos através de bondes, metrôs, barcos, balças e VLT's... Ou seja começar tudo do zero... As cidades brasileiras são feias porque não são regularizadas, cada um que se vire como puder...Existe um conceito muito bonito na Europa, partes da Ásia, partes da Oceania e em parte das Américas que é o conceito de cidade jardim... Cidades voltadas para o transporte coletivo e bem arborizadas e floridas onde a prioridade é o pedestre... Se existisse isso no Brasil muita gente estaria viva hoje em dia porque o que mais tem nesse país é gente doida dirigindo alcoolizada ou drogada... Fico imaginando o que os jornais da tv brasileira iriam exibir se resolvessem esses problemas, até a televisão ia ser outra coisa... Aqueles jornais da Record e Band estilo cidade alerta, Datena, não iam ter nem o que exibir. :P
No Brasil é país párea quando se trata de taxas de juros apreciadas.
Enquanto nos países ricos e desenvolvidos a taxa de juros são depreciadas.
Em um país que tem favelas é de se esperar falta de ordenamento na super estrutura.
se as verbas nao fossem tão desviadas assim, e povo cobrasse mais em vez de ficar em uma treta inuteis e cobrar mais da aqueles que bateram e colocaram mão do fogo falando que valia seu voto quem sabe muita coisa ja podia ter mudado, ate lá e esse "até lá" que ja durou decadas quem sabe muda alguma coisa
@@Delwin_reis O Brasil deve ter CONTROLE SOCIAL nas políticas públicas
O controle oficial interno e externo são importantes, mas a participação popular é mais efetiva, eficiente e eficaz no trato da coisa pública.
Faltou citar o Nikola tesla,O criador da rede alternada que usamos até hoje.
Graças a ele temos luz em nossas casas.
O mais loco é saber que em mil e pouco EUA ja resolveu esse problema com fiações subterrânea, enquanto o brasil ta na luta desde sempre