Leitura Dramas Clássicos - Ep. 07 - Oresteia, de Ésquilo

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 вер 2024
  • Grupo de leitura dos Dramas Clássicos da tradição ocidental.
    Nessa primeira etapa, leremos as principais tragédias gregas durante o ano de 2023.
    A postagem com a lista das obras a serem lidas está em:
    literaducandos...
    #leitura #clássicos #tragédia #literatura

КОМЕНТАРІ • 7

  • @priscilanogueira5196
    @priscilanogueira5196 Рік тому

    Embora a trilogia gire em torno da vingança, algo que observei nas outras peças que lemos mas principalmente nessa é uma abordagem secundaria sobre a "herança" (não a herança material). Que os seres não herdam apenas a si mesmos (colho o que planto) mas que há uma herança coletiva e nesse caso, principalmente, uma herança familiar. O que podemos chamar de forma mais comum de "maldição" na verdade seria uma forma do universo dizer: vcs não são seres independentes (deixa eu resolver minha parte e o resto que se exploda) nós estamos realmente todos interligados e pagaremos nao somente pelos nossos proprios erros mas tb pelos erros dos outros.

    • @projetosocratica
      @projetosocratica  Рік тому +1

      Sim, tens razão! Os laços geracionais são fundamentais para entender o princípio tanto da maldição quanto da determinação de quem se é.

  • @priscilanogueira5196
    @priscilanogueira5196 Рік тому

    No mais o sexismo me pareceu mais forte nessa trilogia. As mulheres são meras coadjuvantes no mundo. Inclusive na própria maternidade: "ela é a nutriz do germe semeado, o homem que a fecunda é realmente o criador" 😡 (além de outras passagens). Por fim achei que nessa trilogia ficou mais claro as hierarquias entre nobres, povo, servos e escravos. São citadas em todas essas peças que lemos, porem nessa parece que Ésquilo destrinchou mais essas relações. Me fez pensar nas relações atuais entre patroas e empregadas onde a patroa tem a convicção que é uma benfeitora para sua empregada (considerada parte da família): "...não é pequena a graça de ficar submisso a nobres donos, de fortuna muito antiga; os novos ricos são cruéis com seus escravos..."

    • @projetosocratica
      @projetosocratica  Рік тому +1

      Também tive a impressão de haver em Esquilo, de modo mais acentuado, um peso maior à questão do sexismo e de uma visão excessivamente patriarcal. É algo que, por exemplo, o Eurípides vai trabalhar muito, invertendo essa lógica.

  • @priscilanogueira5196
    @priscilanogueira5196 Рік тому

    Duas questões não ficaram claras para mim (em alguns trechos para mim fica claro uma coisa em outros trecho fico com um entendimento completamente diferente): 1) O caso amoroso em Egisto e Clitemnestra foi motivado pelo odio em comum que possuiam por Agamemnon? 2) Egisto e a rainha tramaram contra Agamemnon unicamente por vingança ou teve motivação pelo poder (subir ao trono com a Clitemnestra)?

    • @projetosocratica
      @projetosocratica  Рік тому +1

      Muito boa observação, Priscila. Em parte, há uma motivação geracional que me parece estar no centro da questão para Egisto, a vingança do seu pai. Aí a rainha entrou na artimanha seduzida por ele, talvez em parte também usando o fato da morte da filha.

    • @priscilanogueira5196
      @priscilanogueira5196 Рік тому

      @@projetosocratica uniram o útil ao agradável!