Saiba como proteger o corpo das ondas de calor extremo

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 січ 2024
  • Cardiologista explica que é preciso controlar a temperatura interna para evitar a falência dos órgãos
    As recentes ondas de calor no Brasil têm obrigado as pessoas a conviverem com temperaturas muito acima do suportável pelo corpo. Os efeitos afetam a saúde dos órgãos internos e da pele. Os picos de temperatura - que chegaram a atingir 60ºC de sensação térmica em alguns bairros do Rio de Janeiro (RJ), por exemplo - indicam que há uma necessidade de prevenção, principalmente para crianças, idosos e trabalhadores que não conseguem evitar a exposição prolongada ao sol, como entregadores e outros profissionais que trabalham nas ruas.
    Para lidar com essa realidade, a cardiologista do Hospital do Coração e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia Cristina Milagre explica como o calor impacta o corpo e dá dicas para perceber quando o “termostato corporal” falha e são necessárias medidas de resfriamento para evitar a falência dos órgãos.
    “Tem que perceber os sinais antes; parar a atividade física, procurar um lugar fresco, tomar água, evitar álcool em excesso, remédios que causam sedação, drogas de forma geral, cafeína. Tudo isso interfere no sistema termorregulatório do nosso corpo. E pessoas expostas a muito calor têm de prestar atenção na vestimenta, hidratação e alimentação leve, usar chapéu, boné e protetor solar porque podem ter problemas de pele também”, explica Milagre.
    Clique no botão acima e assista à íntegra da entrevista.
    Veja mais no portal do Instituto Claro: www.institutoclaro.org.br
    Acompanhe nossas redes sociais:
    Instagram: institutoclaro
    Facebook: institutoclaro
    Twitter: instituto_claro
    Tiktok: www.tiktok.com/@institutoclaro
    #calorextremo #ondasdecalor

КОМЕНТАРІ • 1

  • @raphacrodrigues
    @raphacrodrigues 6 місяців тому

    Curioso que tbm ao fazer muita atividade física mesmo bebendo muita água a urina sai escura depois de um determinado tempo. Uma coisa que eu não sabia é da aceleração do batimento cardíaco. Até achava que pudesse ser benéfico um pouco de calor por baixar a pressão.