O problema é o imediatismo, as redes sociais tem uma influência grande nisso, hoje todos querem conquistar algo muito bom, fácil, sem passar pelos caminhos difíceis até chegar lá.
@Golti Eu sinto o mesmo em relação ao instagram, uma das redes que mais causam casos de depressão e ansiedade, todos tem uma vida perfeita, não é inveja, mas se vc não está passando por um momento bom, vc acha que só a sua vida é uma bosta, na verdade nem sabemos o que se passa por trás das fotos bonitas..
Anna Carolina verdade, sou da geraçao do Imediatismo e infelizmente só ha pouco tempo descobri isso, a duras penas, e sei que as midias sociais pioram muito esse imediatismo! Sempre achamos que estamos atrás do resto do mundo! Pessoas que vendem independencia financeira aos 30 anos de idade com varias fontes de renda diferentes! Entre outras coisas! Nos faz nos achar incompetentes!
@@annacarolina5089 fanatismos, depressão, ansiedade desegeneralizada e compulsiva, Transtorno desenfreado, crises loucas, eufória de loucura desesperada com isso e esquizofrênia com isso...
Dr. Daniele Riva....um médico que exerce seu juramento fielmente.....eu tive um problema sério aos 6 meses de idade e todos os médicos disseram que eu não teria cura...ele acreditou e disse quer iria me ajudar a curar...e aos 11 anos de idade, finalmente tomei o último medicamento....hoje após 30 anos da minha cura, poder vê-lo ainda atuando só mostra o quanto Deus é maravilhoso. Gratidão eterna ao Dr. Daniele
Até que em fim um médico que vai na contra mão da indústria de medicamentos. Ou seja, os sentimentos que são inerentes ao ser humano, viraram doenças e são explorados pela indústria farmacêutica do lucro. Ótima entrevista!
7:48 hoje a cultura moderna exige que a vida seja administrada como a contabilidade de uma empresa, e isso obviamente é uma fonte de frustração, já que é impossível controlar todas as variáveis Que frase! Que entrevista maravilhosa! Esse é um dos melhores canais do UA-cam, sem sombra de dúvidas.
5 років тому+35
É muito bonito ver um médico falar em "cosmovisão" nos dias de hoje. Isso parece mostrar que a classe ainda tem pessoas sábias.
Justamente. Não entendem que a vida é feitas de fases, é como uma montanha russa. A vida não é felicidade o tempo todo, é um momento. E também momentos tristes e estressantes servem pra nos moldar como seres humanos.
Eu, como leiga, penso exatamente a mesma coisa. As pessoas estão tristes, melancólicas, com algum problema para resolver, uma perda, e nada disso é depressão. A depressão é uma situação fisiológica grave e que realmente precisa de fármacos. Dou um exemplo: há pessoas que declaram aos influenciadores digitais que curaram a depressão a vê-los. Ora isso é impossível. Se a pessoa estava num momento de tristeza e melhorou a ver as histórias dessa pessoa, é excelente. Mas não tinha depressão. Quem tem depressão nem quer contactos com o mundo exterior, ainda que seja numa tela de celular.
A terapia cognitivo comportamental possuí eficácia comparada e ainda maior (possivelmente) do que a farmacêutica para os transtornos depressivos na verdade. Tanto a Psicologia e a psiquiatra tem a acrescentar nesse âmbito. Todo o nosso mundo é interpretativo, duas pessoas podem passar pela mesma situação mas a interpretarem de forma diferente. Não são as situações necessariamente que nos causam o que sentimos, mas as nossas interpretações dela nos levam a sentir reações Emocionais, fisiológicas e comportamentais e isso é um jogo de cabo de guerra... Tanto um déficit químico ou a forma como interpretamos as situações de nossa vida (por causa de nossas histórias de vida diferentes, genética e criação) podem levar alguém a desenvolver um transtorno depressivo quê é reforçado pela maneira como a pessoa se sente.
Blisteryship006 exatamente! As pessoas tendem a achar q a depressão é somente de caráter biologico e ignoram o fator psíquico/social da nossa subjetividade como se nao existissem,ou como se nao tivessem q ser levadas a serio como uma depressão com origens biólogicas. Eh claro q existem pessoas que usam o termo ou se auto denominam “depressivas” equivocadamente, é realmente uma linha tênue e dificil de se estipular. Mas fiquemos atentos p nao levar o debate contra a “biologização” das doenças mentais como uma forma de negar a existencia destas. As causas mtas vezes sao relacionadas com uma visão problemática q o individuo tem sobre a vida e isso tem,assim como fatores biologicos,consequencias reais q resultam em um quadro depressivo
Exatamente isso pq as redes sociais propagam o imediatismo, ninguém quer mais lidar com problema e ao menos realizar uma pesquisa superficial sobre a própria condição. Na minha opinião esse comportamento hoje nos adultos é uma extensão da infância, uma insistência em manter atenção a todo custo.
Lucas Boliveira cara o capitalismo tá aí faz bastante tempo kkkk, ele tem inúmeros defeitos, mas não acredito que você possa culpar o sistêma econômico por todos os defeitos de uma geração kk
@@arturjuliano8364 também não creio tanto.. porém se parar pra pensar, pelo menos uns 70 a 80% dos problemas do século decorrem de uma influência direta ou indireta do capitalismo
O capitalismo tem sua culpa sim. Não vejo outro sistema para a sociedade, mas quanto mais ele for agressivo e o país desigual, pior ele é. Tu inicia teu dia a dia profissional em um emprego que não gosta, pra garantir um salário, frustrado, sendo induzido a consumir na sociedade, aumentando as parcelas pra pagar e a dependência de um trabalho ou uma área que se odeia, meramente pelo salário. Muita gente não tem prazer em viver ou não atua na área que gosta ou tem vocação, por pagar muito pouco pra manter o padrão de vida. Capitalismo e redes sociais vendendo consumismo e a vida dos sonhos dos outros, mais os aproveitadores, tipo muitos coachs, nossa combinação perfeita.
sou estudante de psicologia e achei riquíssimo o vídeo! falar q as soluções não estão só no campo biológico e químico é fundamental, até pq o estudo do comportamento e a elaboração do problema não deixam de ser científicos. além de valorizar o conhecimento filosófico, o popular e a validade da terapia
Estou emocionada, sabia que era os outros que estava fora da caixa. Sentir tristeza, angústia, dor etc, num mundo aonde tantas pessoas sofrem e normal. A vida é uma aventura mesmo, hoje estamos bem, amanhã podemos não está tão bem assim. Seja feliz com o que vc tem.
'A busca pelo momento perfeito faz pessoas sobreviverem do imediatismo, das ilusões do AGORA! Onde absolutamente, tudo é valido, onde tudo pode para se esconder da realidade. Essas pessoas escolhem desaprender a sofrer. E, como não sofrer com perdas irreparáveis!? Graças a Deus o que estou sentindo tem nome próprio, chama-se TRISTEZA e, o remédio é o TEMPO e ESPERAR EM DEUS.
" O conhecimento deixou de ter um valor cultural" ... Eu tenho falado isso direto, com outras palavras, e piorou bastante na atual conjuntura. Olha que essa entrevista antecedeu o smartphone
Desaprendeu a sofrer? Antigamente não existia conta de água ou luz, se resolvia com a água do poço e a luz da vela e era feliz... hoje as conta chega a 300 reais para um assalariado! Se plantava a comida no seu terreno... hoje é mercado e as casas mal têm 48 metros quadrados, vai fazer plantação aonde? Filho se criava na rua, sem medo de vir um carro ou alguém pra estuprar ou sequestrar, hoje se cria filho dentro de casa... Como não vai ter depressão? Poucos vivem como deve se viver, hoje a gente trabalha pra garantir o pão de amanhã, no mundo de hoje a chance de passar fome no Brasil é grande! Só Deus para entender o tamanho do estress que eu passo no meu serviço todo dia! Minha mãe não passou por tanta carga de pressão que eu passo hoje. A mulher recebe hoje uma carga tão pesada que só Deus pra dar o equilíbrio que precisamos, porque de resto.
Feliz, para cima. Sempre fazer algo novo, se movimentar. Nunca, nunca parar. Ser feliz virou obrigação e muita obrigação faz a gente se esgotar e acabar bugando.
Que vídeo importante! Estou há quase dois anos atuando como psicóloga no campo da Educação Especial e vejo diariamente a produção de demandas em saúde mental a partir das queixas escolares e quanto o excesso de meios específicos pra fins vagos distorce a nossa compreensão de que há uma diversidade em modos de existir que não pode ser compreendida em sua totalidade nem deveria ser homogeinizada.
Que vídeo incrível, como linguista aplicada diria que estudar esse fenômeno lexical é de uma relevância tamanha, inclusive, para a medicina, linguistas aplicados e médicos psiquiatras e neurologias poderiam desenvolver pesquisas multidisciplinares juntos. Parabéns, doutores pela qualidade do conteúdo.
Até que enfim alguém disse sobre o quanto as escolas ensinam um monte de conteúdos inúteis! 🙏🏼E pior: a tendência é aumentar. Empreendedorismo e desenvolvimento da inteligência emocional deveriam ser o foco nas instituições de ensino.
Boa entrevista, mais uma vez reconheço o olhar de Freud a respeito do Mal-estar na cultura. Falam que o motivo é a tecnologia e a rede social, mas vejo que a nossa cultura é de preparo e sucesso pessoal sob o olhar social. Pois antes, você aprendia algo novo na escola era para culturalizar o estudante, hoje o ensinar tem o objetivo de preparar o estudante a algo, um exemplo claro é passar no vestibular de uma grande faculdade. Estamos cada vez mais mercantizando tudo, ou estamos, ou estamos fora...
A visão pragmática do conhecimento, na minha opinião, é o fator raiz da causa dessa doenças psiquiátricas modernas. Somos condicionados de uma maneira abusiva a alcançar o sucesso. A frustração vem daí.
Crianças estressadas...imaginem quando chegarem ao mercado de trabalho e serem submetidas aos trastes de Rhs, aí será uma geração se jogando das pontes. Não há mente que aguenta às exigências do mercado e seus sociopatas. Doutor, pode fazer uma entrevista com foco no público adulto?
Essa quantificação das competências humanas realmente é um absurdo. Prefiro entrevistas de emprego com dinâmicas de grupo que avaliam a minha interação humana e capacidade de resolver problemas do que a aplicação de um bando de perguntinhas organizadas em um teste inútil! Profissionais de RH competentes não fazem testezinhos ridículos!
Falou tudo no passado as pessoas viviam com pouco e felizes E tocava a vida Hoje as pessoas não aprende que as frustrações faz parte da vida, e hoje querem tudo e rápido E ai quando não consegui vem as frustrações e as doenças!!!
Estou muito contente de ouvir o doutor falar sobre o Deficit de Atencao. Eu sou diagnosticada com TDAH mas eu sempre gostei de conhecimento, de pesquisa, devo ter dado sorte!
Muito bom. Meu psicólogo perguntou logo no começo, porque eu achava que estava com depressão... Mas conversando com ele e a psiquiatra eu estava tambem com Ansiedade generalizada.. agora estou tratando ... Mas muita coisa é difícil de separar, o que é tristeza, o que é depressão, o que é voce se sabotando, o que é seu corpo com ansiedade (como vomitar com medo de alguma coisa...etc) Mas tb acho mt errado isso de sair tomando remédio e só e nao qr nem fazer acompanhamento psicológico, como vc pode so tomar remédio e ficar tudo bem?
estou passando por essa situaçao, vou ao psiquiatra. Tenho ansiedade e as vezes nao sei se é tristeza ou depressao, se é frustração ou depressao , enfim! O tratamento é realmente necessário
Eu tenho depressão a anos e não tomo remédios, é lógico que a uma Questão química do corpo, mas acho que terapia junto com exercícios físicos e mental é primordial pra amenizar a depressão
Essa entrevista poderia durar horas ,pois como aprendi com os dois colegas de faculdade .Parabéns aos bons médicos que sabem diagnosticar patologias de problemas cotidianos
Adorei a fala sensata e equilibrada deste médico ...... parabéns Drauzio vc sempre nos trazendo tanto conhecimento.....verdade não há como controlar a vida. Parabéns.....em 2020 estou assistindo essa palestra tão atual
É verdade nossos pais tinham aspirações modestas ....e hoje estamos enlouquecidos (bem mais os jovens) atrás de um milhão e ser Diretor de uma empresa aos 23 anos
Que vídeo maravilhoso!!! Amei, o seu canal é incrível, Dráuzio!!! Passa muito conhecimento de forma fácil e direta mas sem perder a reflexão causada em quem assiste!
É muito atualizada essa entrevista as pessoas não querem viver naturalmente, a vida é uma grande a aventura mesmo, que não gosta de aventura não sabe viver!
Muitos anos que espera e frusta no meio do caminho fica pesado a mente parace que a louza esta cheia de letras e a turbação faz a depressão. E só cura com um amor e cuidado.
Que delicia de aula; me alivia saber que nao sou eu o doido heheh e que também estava tristemente certo em pensar que esse pensamento equivocado é irreversível ... temo pelo futuro da Medicina ... da Humanidade ... Abraço aos gigantes da Medicina " Antiga " !!
Pois é Dr. Drauzio, o senhor só não tocou no assunto do médico atender o paciente em 5 minutos, não querer conversar com o paciente, para poder atender mais e lucrar junto ao plano de saúde. Hoje o atendimento se resume em passar uma dezena de exame médicos .
Excelente abordagem do Dr. Daniele Riva. A saúde mental nos dias de hoje é um tema e uma doença que ainda temos dificuldade de lidar e expor. Há muito preconceito. Um dos muitos pontos interessantes do presente encontro aponta para o DESINTERESSE pelo CONHECIMENTO.
Dráuzio, poderia fazer um vídeo sobre a psilocibina e o potencial terapêutico que está sendo observado? Poderia chamar um nutricionista para falar sobre benefícios do consumo de cogumelos comestíveis como o Shiitake e o shimeji? Muito grato, sou professor de ciências e adoro seus vídeos, sempre estão nas minhas recomendações.
Ótima entrevista , muita facetas envolvidas na recuperação de pessoa com transtornos mental. Nada se simplificar e medical izar. Tem ter o social, a família e o cuidado da saúde.
O problema é o imediatismo, as redes sociais tem uma influência grande nisso, hoje todos querem conquistar algo muito bom, fácil, sem passar pelos caminhos difíceis até chegar lá.
Anna Carolina verdade viu.
@Golti Eu sinto o mesmo em relação ao instagram, uma das redes que mais causam casos de depressão e ansiedade, todos tem uma vida perfeita, não é inveja, mas se vc não está passando por um momento bom, vc acha que só a sua vida é uma bosta, na verdade nem sabemos o que se passa por trás das fotos bonitas..
Anna Carolina verdade, sou da geraçao do
Imediatismo e infelizmente só ha pouco tempo descobri isso, a duras penas, e sei que as midias sociais pioram muito esse imediatismo! Sempre achamos que estamos atrás do resto do mundo! Pessoas que vendem independencia financeira aos 30 anos de idade com varias fontes de renda diferentes! Entre outras coisas! Nos faz nos achar incompetentes!
@@annacarolina5089 fanatismos, depressão, ansiedade desegeneralizada e compulsiva, Transtorno desenfreado, crises loucas, eufória de loucura desesperada com isso e esquizofrênia com isso...
Que merda
Dr. Daniele Riva....um médico que exerce seu juramento fielmente.....eu tive um problema sério aos 6 meses de idade e todos os médicos disseram que eu não teria cura...ele acreditou e disse quer iria me ajudar a curar...e aos 11 anos de idade, finalmente tomei o último medicamento....hoje após 30 anos da minha cura, poder vê-lo ainda atuando só mostra o quanto Deus é maravilhoso. Gratidão eterna ao Dr. Daniele
Simplesmente isto: "o conhecimento não tem valor social".
O conhecimento é fundamental para a vida.
verdase
Infelizmente
@@lucianaluciana2214 "verdase" é foda
Lastimável.
Até que em fim um médico que vai na contra mão da indústria de medicamentos. Ou seja, os sentimentos que são inerentes ao ser humano, viraram doenças e são explorados pela indústria farmacêutica do lucro.
Ótima entrevista!
os tiozão trocando idéia é mil grau! Parabéns!
diroxa
É Nóis
Treino aeróbio regular é uma das melhores formas para manter a saúde do cérebro em dia. Vamos nessa!
Ajuda muito mesmo!
Bruno Silva Bruno Silva a filosofia e a arte tornam a vida possível. Quanto a atividade física to tentando fazer esse caminho.
Estou nessa! Caminhada e corrida por 1 hora quase todos os dias. E penso agora em malhar tbm.
Muito verdade.
Fácil falar, né ô bunitão?
7:48 hoje a cultura moderna exige que a vida seja administrada como a contabilidade de uma empresa, e isso obviamente é uma fonte de frustração, já que é impossível controlar todas as variáveis
Que frase! Que entrevista maravilhosa!
Esse é um dos melhores canais do UA-cam, sem sombra de dúvidas.
É muito bonito ver um médico falar em "cosmovisão" nos dias de hoje. Isso parece mostrar que a classe ainda tem pessoas sábias.
O problema é que as pessoas querem ser felizes o tempo todo.
E querem obrigar os outros a ser/parecer felizes também.
Justamente. Não entendem que a vida é feitas de fases, é como uma montanha russa. A vida não é felicidade o tempo todo, é um momento. E também momentos tristes e estressantes servem pra nos moldar como seres humanos.
Isso mesmo Elisabeth
O problema não é ser feliz algumas vezes. Mas sim em ser triste o tempo todo!
@@talitamacedo3709 Verdade.
Eu, como leiga, penso exatamente a mesma coisa. As pessoas estão tristes, melancólicas, com algum problema para resolver, uma perda, e nada disso é depressão. A depressão é uma situação fisiológica grave e que realmente precisa de fármacos.
Dou um exemplo: há pessoas que declaram aos influenciadores digitais que curaram a depressão a vê-los. Ora isso é impossível. Se a pessoa estava num momento de tristeza e melhorou a ver as histórias dessa pessoa, é excelente. Mas não tinha depressão.
Quem tem depressão nem quer contactos com o mundo exterior, ainda que seja numa tela de celular.
A terapia cognitivo comportamental possuí eficácia comparada e ainda maior (possivelmente) do que a farmacêutica para os transtornos depressivos na verdade. Tanto a Psicologia e a psiquiatra tem a acrescentar nesse âmbito. Todo o nosso mundo é interpretativo, duas pessoas podem passar pela mesma situação mas a interpretarem de forma diferente. Não são as situações necessariamente que nos causam o que sentimos, mas as nossas interpretações dela nos levam a sentir reações Emocionais, fisiológicas e comportamentais e isso é um jogo de cabo de guerra... Tanto um déficit químico ou a forma como interpretamos as situações de nossa vida (por causa de nossas histórias de vida diferentes, genética e criação) podem levar alguém a desenvolver um transtorno depressivo quê é reforçado pela maneira como a pessoa se sente.
Blisteryship006 exatamente! As pessoas tendem a achar q a depressão é somente de caráter biologico e ignoram o fator psíquico/social da nossa subjetividade como se nao existissem,ou como se nao tivessem q ser levadas a serio como uma depressão com origens biólogicas. Eh claro q existem pessoas que usam o termo ou se auto denominam “depressivas” equivocadamente, é realmente uma linha tênue e dificil de se estipular. Mas fiquemos atentos p nao levar o debate contra a “biologização” das doenças mentais como uma forma de negar a existencia destas. As causas mtas vezes sao relacionadas com uma visão problemática q o individuo tem sobre a vida e isso tem,assim como fatores biologicos,consequencias reais q resultam em um quadro depressivo
Exatamente isso pq as redes sociais propagam o imediatismo, ninguém quer mais lidar com problema e ao menos realizar uma pesquisa superficial sobre a própria condição. Na minha opinião esse comportamento hoje nos adultos é uma extensão da infância, uma insistência em manter atenção a todo custo.
@@caiorezende5862 3
@@Jaguadarte__ 👏
O mau do século são as redes sociais e a comparação.
O mal do século é o capitalismo
Lucas Boliveira de fato!
Lucas Boliveira cara o capitalismo tá aí faz bastante tempo kkkk, ele tem inúmeros defeitos, mas não acredito que você possa culpar o sistêma econômico por todos os defeitos de uma geração kk
@@arturjuliano8364 também não creio tanto.. porém se parar pra pensar, pelo menos uns 70 a 80% dos problemas do século decorrem de uma influência direta ou indireta do capitalismo
O capitalismo tem sua culpa sim. Não vejo outro sistema para a sociedade, mas quanto mais ele for agressivo e o país desigual, pior ele é. Tu inicia teu dia a dia profissional em um emprego que não gosta, pra garantir um salário, frustrado, sendo induzido a consumir na sociedade, aumentando as parcelas pra pagar e a dependência de um trabalho ou uma área que se odeia, meramente pelo salário. Muita gente não tem prazer em viver ou não atua na área que gosta ou tem vocação, por pagar muito pouco pra manter o padrão de vida. Capitalismo e redes sociais vendendo consumismo e a vida dos sonhos dos outros, mais os aproveitadores, tipo muitos coachs, nossa combinação perfeita.
Uma entrevista "antiga" perfeitamente atual! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Sete anos não é antigo para um tema como este. Nem entre aspas.
@Andreza Melo concordo
sou estudante de psicologia e achei riquíssimo o vídeo! falar q as soluções não estão só no campo biológico e químico é fundamental, até pq o estudo do comportamento e a elaboração do problema não deixam de ser científicos. além de valorizar o conhecimento filosófico, o popular e a validade da terapia
Pessoas que dão dislike em um vídeo bacana como este. Quem são? De onde vem? O que querem? Não perca, hoje no globo repórter
Kkkkkkkkk
Em toda a minha vida profissional, nunca tinha visto um médico com um argumento tão confiável e racional! Parabéns.
Verdade mesmo!
Dr., fala de bipolaridade, por favor!!!!!
Dráuzio Varella é um excelente entrevistador! Respeita o tempo de fala dos entrevistados e fala/pergunta com leveza e claridade. Sou fã desse cara.
Tem que fazer outra entrevista.
Também acho as coisas pioraram muito de 2012 pra cá, muito coisa mudou...
Concordo demais!
Up up
Que neuro de respeito. Estou impressionada com tudo!! MARAVILHOSO! As pessoas banalizam a palavra depressão
Isso ai mesmo senhorita amável!
Estou emocionada, sabia que era os outros que estava fora da caixa. Sentir tristeza, angústia, dor etc, num mundo aonde tantas pessoas sofrem e normal. A vida é uma aventura mesmo, hoje estamos bem, amanhã podemos não está tão bem assim. Seja feliz com o que vc tem.
"A vida é uma aventura"... Show essa entrevista!
'A busca pelo momento perfeito faz pessoas sobreviverem do imediatismo, das ilusões do AGORA! Onde absolutamente, tudo é valido, onde tudo pode para se esconder da realidade. Essas pessoas escolhem desaprender a sofrer. E, como não sofrer com perdas irreparáveis!? Graças a Deus o que estou sentindo tem nome próprio, chama-se TRISTEZA e, o remédio é o TEMPO e ESPERAR EM DEUS.
Faz tempo que não assisto uma entrevista tão maravilhosa, com profissionais super preparados. Parabéns🔝👏🏻👏🏻
" O conhecimento deixou de ter um valor cultural" ... Eu tenho falado isso direto, com outras palavras, e piorou bastante na atual conjuntura. Olha que essa entrevista antecedeu o smartphone
Desaprendeu a sofrer?
Antigamente não existia conta de água ou luz, se resolvia com a água do poço e a luz da vela e era feliz... hoje as conta chega a 300 reais para um assalariado!
Se plantava a comida no seu terreno... hoje é mercado e as casas mal têm 48 metros quadrados, vai fazer plantação aonde?
Filho se criava na rua, sem medo de vir um carro ou alguém pra estuprar ou sequestrar, hoje se cria filho dentro de casa...
Como não vai ter depressão?
Poucos vivem como deve se viver, hoje a gente trabalha pra garantir o pão de amanhã, no mundo de hoje a chance de passar fome no Brasil é grande!
Só Deus para entender o tamanho do estress que eu passo no meu serviço todo dia!
Minha mãe não passou por tanta carga de pressão que eu passo hoje.
A mulher recebe hoje uma carga tão pesada que só Deus pra dar o equilíbrio que precisamos, porque de resto.
Achei que era depressão, era capitalismo
Capitalismo desenfreado, redes sociais tóxicas, etc.....
Todo mundo vivia na simplicidade... hoje tudo que se tinha de graça, se paga!
Feliz, para cima. Sempre fazer algo novo, se movimentar. Nunca, nunca parar. Ser feliz virou obrigação e muita obrigação faz a gente se esgotar e acabar bugando.
Que vídeo importante! Estou há quase dois anos atuando como psicóloga no campo da Educação Especial e vejo diariamente a produção de demandas em saúde mental a partir das queixas escolares e quanto o excesso de meios específicos pra fins vagos distorce a nossa compreensão de que há uma diversidade em modos de existir que não pode ser compreendida em sua totalidade nem deveria ser homogeinizada.
Que vídeo incrível, como linguista aplicada diria que estudar esse fenômeno lexical é de uma relevância tamanha, inclusive, para a medicina, linguistas aplicados e médicos psiquiatras e neurologias poderiam desenvolver pesquisas multidisciplinares juntos. Parabéns, doutores pela qualidade do conteúdo.
Até que enfim alguém disse sobre o quanto as escolas ensinam um monte de conteúdos inúteis! 🙏🏼E pior: a tendência é aumentar. Empreendedorismo e desenvolvimento da inteligência emocional deveriam ser o foco nas instituições de ensino.
Boa entrevista, mais uma vez reconheço o olhar de Freud a respeito do Mal-estar na cultura.
Falam que o motivo é a tecnologia e a rede social, mas vejo que a nossa cultura é de preparo e sucesso pessoal sob o olhar social. Pois antes, você aprendia algo novo na escola era para culturalizar o estudante, hoje o ensinar tem o objetivo de preparar o estudante a algo, um exemplo claro é passar no vestibular de uma grande faculdade.
Estamos cada vez mais mercantizando tudo, ou estamos, ou estamos fora...
Exatamente!
Muito boa a entrevista
A visão pragmática do conhecimento, na minha opinião, é o fator raiz da causa dessa doenças psiquiátricas modernas. Somos condicionados de uma maneira abusiva a alcançar o sucesso. A frustração vem daí.
Mano do céu, essa entrevista é muito esclarecedora! Todo mundo deveria ver esse vídeo.
Assunto de gente grande! Parabéns, doutores, por esse vídeo esclarecedor!
Que entrevista maravilhosa, como é bom ouvir pessoas calmas e cheias de conhecimento.
Todo mundo deveria ter acesso a esse vídeo
Desinteresse generalizado pelo conhecimento...A frase do milênio...Obrigada Dr!
O único ruim dessa conversa é que ela acaba. Poderia ouvir por horas
me lembrou o SOMA de Admirável Mundo Novo quando fala da medicalização dos problemas psicológicos
Concordo com o Dr., realmente nós não sabemos lidar com os problemas inerentes a existência.
Parabéns acredito na frase: O sofrimento é inerente ao ser humano !!
Maravilhoso ouvir um psiquiatra com esse ponto de vista, trazendo a importância de não patologizar tudo
Ele é meu médico atualmente! Também salvou minha vida, meus pensamentos...fez e faz muita diferença na minha vida! Graças a Deus te encontrei! 🙏🏻
Doutor Riva é fantástico! Que entrevista maravilhosa, atual...
Senhor Dráuzio seu canal é ótimo, vc não precisa da Globo!
Crianças estressadas...imaginem quando chegarem ao mercado de trabalho e serem submetidas aos trastes de Rhs, aí será uma geração se jogando das pontes. Não há mente que aguenta às exigências do mercado e seus sociopatas.
Doutor, pode fazer uma entrevista com foco no público adulto?
Perfeito!
"Trastes do RH". Mandou muito bem! Eu adicionaria que as agências de emprego são os tubarões do mercado de trabalho.
Perfeito. Trastes.. é até pior que isso
Essa quantificação das competências humanas realmente é um absurdo. Prefiro entrevistas de emprego com dinâmicas de grupo que avaliam a minha interação humana e capacidade de resolver problemas do que a aplicação de um bando de perguntinhas organizadas em um teste inútil! Profissionais de RH competentes não fazem testezinhos ridículos!
Que pessoa e médico brilhante!
Fascinante, não apenas pelo conhecimento literário científico, mas também pelo pensamento filosófico ❤️
Falou tudo no passado as pessoas viviam com pouco e felizes
E tocava a vida
Hoje as pessoas não aprende que as frustrações faz parte da vida, e hoje querem tudo e rápido
E ai quando não consegui vem as frustrações e as doenças!!!
Estou muito contente de ouvir o doutor falar sobre o Deficit de Atencao. Eu sou diagnosticada com TDAH mas eu sempre gostei de conhecimento, de pesquisa, devo ter dado sorte!
Muitas vezes a depressão é confundida com insatisfação com a vida! É preciso distinguir entre depressão e insatisfação com a vida!!!
Parabéns pela entrevista Dr. Dráuzio! Apesar do pouco tempo de entrevista, é notável a grandiosidade do Dr. Daniele, vocês dois são incríveis!
Muito bom. Meu psicólogo perguntou logo no começo, porque eu achava que estava com depressão... Mas conversando com ele e a psiquiatra eu estava tambem com Ansiedade generalizada.. agora estou tratando ... Mas muita coisa é difícil de separar, o que é tristeza, o que é depressão, o que é voce se sabotando, o que é seu corpo com ansiedade (como vomitar com medo de alguma coisa...etc)
Mas tb acho mt errado isso de sair tomando remédio e só e nao qr nem fazer acompanhamento psicológico, como vc pode so tomar remédio e ficar tudo bem?
estou passando por essa situaçao, vou ao psiquiatra. Tenho ansiedade e as vezes nao sei se é tristeza ou depressao, se é frustração ou depressao , enfim! O tratamento é realmente necessário
Eu tenho depressão a anos e não tomo remédios, é lógico que a uma Questão química do corpo, mas acho que terapia junto com exercícios físicos e mental é primordial pra amenizar a depressão
Essa entrevista poderia durar horas ,pois como aprendi com os dois colegas de faculdade .Parabéns aos bons médicos que sabem diagnosticar patologias de problemas cotidianos
Adorei a fala sensata e equilibrada deste médico ...... parabéns Drauzio vc sempre nos trazendo tanto conhecimento.....verdade não há como controlar a vida. Parabéns.....em 2020 estou assistindo essa palestra tão atual
É verdade nossos pais tinham aspirações modestas ....e hoje estamos enlouquecidos (bem mais os jovens) atrás de um milhão e ser Diretor de uma empresa aos 23 anos
"meios mais específicos para fins cada vez mais vagos" deveria ser o Slogan da Foreo 🤭
Andressa Fontoura Hahahaha sim!!
Huahuahua
Adoraria conhecer este Sr.Dr. Daniele ! Bravíssimo!
Duas pessoas inteligentes .e cultas.A entr3vista é outro nivel
Drauzio, faz um vídeo sobre a saúde mental dos vestibulandos de medicina
Que médico maravilhoso.
Como fala bem 👏👏👏
Que vídeo maravilhoso!!! Amei, o seu canal é incrível, Dráuzio!!! Passa muito conhecimento de forma fácil e direta mas sem perder a reflexão causada em quem assiste!
Esse conteúdo é maravilhoso. Drauzio, te amo!❤️ Que oportunidade incrível acompanhar esse papo.
O problema é que todo mundo quer ser bem sucedido, rico, bonito e nao sofrer.
dr. Drauzio seja meu médico!!
Que cara fantástico! Muito além do nosso tempo.
Parabéns a esses dois Grandes Mestres, continuem compartilhando a sabedoria de Vocês 👏👏👏
Só não gostei muito da parte das anfetaminas, pois quem não toma fica em desvantagem nos estudos???😞
Nunca vi uma entrevista tão boa..
É muito atualizada essa entrevista as pessoas não querem viver naturalmente, a vida é uma grande a aventura mesmo, que não gosta de aventura não sabe viver!
Que conversa enriquecedora. É uma reflexão um tanto profunda. Agradeço pelo vídeo.
A multiplicidade de diagnósticos, a medicamentalização e medicalização são fatores que devem ser observados com muita atenção!
Assustei nesse ponto em que aparece a data da entrevista... 2012... Estamos nesse processo há um bom tempo já e a tendência é piorar... Que coisa!
Excelente entrevista! Acho que vale uma nova entrevista expandindo ainda mais os temas abordados.
Faz um sobre ansiedade
Entrevista sensacional!!
Obrigada pelo compartilhamento de conhecimento!
Gratidão, pela partilha epistêmica.
"Jovens de 30 anos" e eu me sentindo velha aos 28... Obrigada, Doutor, por me lembrar de que ainda sou jovem! ❤🦋
Obrigada entrevista maravilhosa
Essa entrevista é um presente e um convite à reflexão.
Interessantíssimo!!!!
Muitos anos que espera e frusta no meio do caminho fica pesado a mente parace que a louza esta cheia de letras e a turbação faz a depressão. E só cura com um amor e cuidado.
Parece.
O melhor vídeo que assisti nos últimos tempos, obrigada doutor!
Essa entrevista tá muito melhor que qualquer vídeo de autoajuda que eu já vi! Bem conduzida e desenvolvida!
Que delicia de aula; me alivia saber que nao sou eu o doido heheh e que também estava tristemente certo em pensar que esse pensamento equivocado é irreversível ... temo pelo futuro da Medicina ... da Humanidade ...
Abraço aos gigantes da Medicina " Antiga " !!
Pois é Dr. Drauzio, o senhor só não tocou no assunto do médico atender o paciente em 5 minutos, não querer conversar com o paciente, para poder atender mais e lucrar junto ao plano de saúde.
Hoje o atendimento se resume em passar uma dezena de exame médicos .
Atualíssima entrevista, assim como esclarecedora...
Parabens por abordar de forma tão simples problemas da nova especie humana
Uma aula extremamente atual e necessária.
Meu deus queria ver as aulas deles sei lá meu deus que conteúdo interessante
Sensacional!! Esse assunto é bastante extenso e interessante! Seria ótimo uma outra entrevista!!!!
Excelente abordagem do Dr. Daniele Riva. A saúde mental nos dias de hoje é um tema e uma doença que ainda temos dificuldade de lidar e expor. Há muito preconceito. Um dos muitos pontos interessantes do presente encontro aponta para o DESINTERESSE pelo CONHECIMENTO.
Umas das melhores entrevistas do Drauzio!
Olha o nível desse papo! Slc!
Excelente entrevista, uma aula de saúde mental e de vida, Parabéns!
Não pode doer. Não pode sentir. A garganta não pode dar nó. A gente perde tanto quando não lida com esses sentimentos.
Obrigado por compartilhar conosco esta conversa franca e sincera.
Dráuzio, poderia fazer um vídeo sobre a psilocibina e o potencial terapêutico que está sendo observado? Poderia chamar um nutricionista para falar sobre benefícios do consumo de cogumelos comestíveis como o Shiitake e o shimeji? Muito grato, sou professor de ciências e adoro seus vídeos, sempre estão nas minhas recomendações.
Que entrevista necessária. Parabéns.
👏👏👏👏
Perguntas pertinentes,
Respostas inteligentes ‼️
Parabéns ‼️😀
Ótima entrevista , muita facetas envolvidas na recuperação de pessoa com transtornos mental. Nada se simplificar e medical izar. Tem ter o social, a família e o cuidado da saúde.