Mestrado | Bolsas | Capes | Fapesp

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 26 чер 2016
  • A pedidos de leitores, hoje falo um pouco sobre as possibilidades de bolsa no mestrado. Não esqueça de curtir, compartilhar e se inscrever no canal. =]

КОМЕНТАРІ • 56

  • @rafaelmoraes9473
    @rafaelmoraes9473 3 роки тому +5

    ótima dica, eu trabalhei no primeiro semestre no Mestrado que estou finalizando na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), foi muito difícil trabalhar e estudar, rsrs. mas agora, estou finalizando dissertação e me inscrevendo em um processo seletivo para Doutorado :). Foco é tudo..

  • @Rbiologa
    @Rbiologa 8 років тому +2

    Oieee Ruth,adorei o vídeo. Muito obrigada pelo esclarecimento, e realmente foi de grande valia. Esperando o próximo vídeo. Super beijo

  • @EdimarPosse
    @EdimarPosse 6 років тому

    Parabéns. Preciosas dicas para quem está trilhando o caminho rumo ao mestrado.

  • @brendabarbosa3079
    @brendabarbosa3079 7 років тому +10

    Oie! Em setembro do ano passado eu assisti aos vídeos sobre o processo de seleção de mestrado e foi muito importante para eu ter contato, ainda que mediatizado, com pessoas que prestaram mestrado para USP. Depois de todo o processo, fui aprovada, há um mês iniciaram minhas aulas e está sendo um grande desafio. Acabei de sair da graduação, voltei para casa da minha família na capital, minha mãe passou por uma grande cirurgia e estamos cuidando dela em casa, moro bem longe do campus (USP LESTE)... Peguei três disciplinas e achei que seriam mais leve, estou no grupo de estudos da minha orientadora e ainda mantenho vínculo com outro em minha antiga faculdade. Tá sendo "pauleira", mas estou amando a oportunidade de passar por esses desafios! Mas preciso de bolsa urgentemente kkkk O programa que eu curso recebe recursos da CAPES, mas fazem um novo processo seletivo para distribuir essas bolsas e a bolsa de Demanda Social/emergencial (que considera também aspectos socioeconômicos, além do projeto de pesquisa e classificação na seleção). Estou pleiteando estas e também melhorando meu projeto para prestar FAPESP. Sobre a bolsa da FAPESP, realmente têm esse lance de que é mais difícil obtê-la e além do valor da bolsa ser maior (atualmente a de mestrado está R$1800), os bolsistas contam com "reserva técnica" - uma grana para participar de atividades que fortaleçam sua pesquisa, como estágio no exterior, congressos, workshops... Se, por um lado, a FAPESP é mais "difícil", por outro, você pode fazer o pedido em qualquer momento, se não for aprovado você recebe o parecer e assim pode corrigir e tentar novamente, não há limite de tentativas... Uma hora vai, rs! Outra coisa que conta MUITO é o orientador/a. Se ele/a já teve bolsistas FAPESP ou mesmo se ele/a for um pesquisador FAPESP, então fica mais fácil... Não que haja um favorecimento dos estudantes requerentes, mas pelos professores já "conhecerem" os caminhos da pedra. Eu me sentia muito insegura pra pleitear bolsa FAPESP, mesmo tendo uma trajetória acadêmica considerada acima da média ( só considerada mesmo kkkk). Minha orientadora maravilhosa tem trabalhado essa insegurança comigo e incentivado a tentar e tentar, pois só assim saberei se e no que preciso melhorar.

    • @eusolitude
      @eusolitude Рік тому

      Você conseguiu?

    • @brendabarbosa3079
      @brendabarbosa3079 Рік тому +1

      Sim, consegui! Fui bolsista CAPES e consegui conciliar com vínculo empregatício (em situações específicas é - ou era - possível isso e eu precisava de mais grana 🤷🏾). Conclui esse mestrado, estou atuando na docência no ensino superior privado, iniciei outro que concluo esse semestre (e não fui bolsista) e estou me preparando para o Doutorado no mesmo programa que conclui o primeiro mestrado. Continua a mesma pauleira, correria e desafios de sempre, mas sigo seguindo 😂

    • @eusolitude
      @eusolitude Рік тому +1

      @@brendabarbosa3079 Que legal, parabéns, Brenda!! Eu estou esperando resultado de pós-doc na Fapesp. O orientador já tem bastante experiência por lá. Muito sucesso pra nós, então! Que teu doutorado seja incrível!!

    • @merciaferreira1687
      @merciaferreira1687 5 місяців тому

      ​@@brendabarbosa3079 como funciona a duração da bolsa? Vc recebe por 12 meses, 24 meses? Todo ano tem q se inscrever ou so se inscreve uma vez e ja recebe ate o final do mestrado?

  • @franciscoarthur3467
    @franciscoarthur3467 6 років тому +1

    Boa noite! Me responde essa pergunta, por gentileza:
    O aluno ingressado no mestrado que consegue uma bolsa, tem alguma atividade extra a exercer? É como as bolsas do PIBIC, PIBID ou PIBEX, disponibilizados na graduação que eles tem que realizar projetos e outras atividades?

  •  8 років тому +10

    Não sei quem, mas tem doutorando do nosso programa que tem bolsa. Eu não consegui a bolsa e vou ter começar a trabalhar também, porque SP é caro demais!!! Adorei o vídeo!

    • @RuthMaschke
      @RuthMaschke  8 років тому

      Ah tem? Eu não sabia. Eu também preciso começar a trabalhar logo! Vamos conseguir! Obrigada pela participação, Amanda! =]

    • @Rbiologa
      @Rbiologa 8 років тому +1

      Oi,tudo bem? já vi que vou ter que arrumar um emprego logo logo. Ainda estou no processo do projeto e assistir as aulas com o meu futuro orientador na Usp. O que eu acho ruim é que os professores falam de uma maneira,(meio que iludindo os alunos) como se fosse fácil conseguir essas bolsas e na verdade é bem mais burocrático do que pensamos. Estou um pouco desanimada,mas,vou seguir pq é o que eu quero de fato!

    • @RuthMaschke
      @RuthMaschke  8 років тому +1

      Oi, Rogeria. Depende muito do departamento que você estuda. Algumas áreas tem mais prioridade que outras, infelizmente. Então pode ser que na sua área existam mais bolsas disponíveis. Agora é só se dedicar bastante pra enriquecer o currículo lattes e estudar pra se destacar no processo seletivo. Você deve conseguir!

    • @Rbiologa
      @Rbiologa 8 років тому

      +Ruth Maschke acredito que seja isso mesmo alguns cursos tenham mais "benefícios"do que os outros. E acho injusto! Minha area é na parte de medicina,ou seja,concorrência máxima hahah. Por via das dúvidas já estou preparada para enfrentar o mestrado conciliando com um emprego,e seja o que Deus quiser e permitir. Morar em sp infelizmente não é pra qualquer um,se não for o apoio dos pais,eu já estaria mais que desesperada hahaha.

    • @Rbiologa
      @Rbiologa 8 років тому

      +Ruth Maschke Se me permite tenho mais uma dúvida,é se puder me ajudar ficaria grata. Meu caso é que ainda não entrei no programa do mestrado,eu simplesmente participo das aulas e faço o projeto junto com mais dois professores,sendo, um orientador e um co orientador. Ainda não conversei com os dois professores sobre o processo seletivo para o mestrado,logo,a minha dúvida é :assistindo as aulas tenho mais chance de entrar no mestrado ou não,ou vou passar pelo mesmo processo de um aluno que não faz as aulas assim como eu?

  • @thiagomaia4329
    @thiagomaia4329 7 років тому

    Olá, Ruth! Tenho acompanhado suas ótimas dicas sobre Mestrado que têm me ajudado bastante a respeito de definir estratégias para tentar o processo seletivo. Sou estudante do 4º semestre de Letras - Português/Inglês na Unisantos e pretendo tentar o mestrado na PUC - SP, na área de Língua Portuguesa, ou na área de Linguística, na própria USP (ainda estou decidindo, pois gosto muito de ambas as linhas de pesquisa, mas confesso que estou pendendo mais para a 1ª opção rs) Tenho uma dúvida : Na minha faculdade, existe um grupo de pesquisa cuja duração do trabalho é de 1 semestre. Ao final, é emitido um certificado. Pretendo participar, pois a linha de pesquisa (estudos da linguagem) me interessa, mas quero saber se isso também me ajudará futuramente na hora do processo seletivo da pós (se conta no currículo, especificamente, se tal tipo de atividade é levada em consideração). E mais : se realmente é necessário passar pelo procedimento de aluno ouvinte antes de tentar o processo seletivo para Mestrado.
    Desde já agradeço!
    Seu canal é ótimo! Parabéns pelo trabalho!

  • @user_522
    @user_522 5 років тому

    Eu quero fazer mestrado, mas quero continuar trabalhado para manter meu processo de obtenção de experiencia profissional logo apos acabar a faculdade. Você sabe o curso de mensal para fazer um mestrado?

  • @hermescc9
    @hermescc9 7 років тому

    Oi, muito bom os videos parabéns..tem ajudado muito....tenho uma dúvida ...uma pessoa que é graduada em História e tem uma especialização em Filosofia poderá lecionar Filosofia no ensino médio ?

  • @MillenaAbreu
    @MillenaAbreu 7 років тому +6

    Por favor, que nível de Inglês o Mestrado pede? Na hora de fazer o projeto de pesquisa científica precisa ser da área de estudo do Mestrado? Desculpe a minha pergunta, mas agora que estou pesquisando como funciona o processo de Mestrado.

    • @RuthMaschke
      @RuthMaschke  7 років тому +6

      Milena Abreu, imagina! Tem que perguntar, mesmo! Aqui no canal já tem um vídeo falando sobre a prova de proficiência de inglês para o mestrado e sobre a elaboração do projeto de pesquisa. Acredito que esses vídeos possam responder as suas perguntas. Dê uma olhadinha lá e se vc ainda tiver alguma dúvida, vc pode se sentir à vontade para perguntar. =]

  • @Pain28248
    @Pain28248 7 років тому +3

    Depende do mestrado. Tenta conciliar trabalho e estudo com um mestrado na área de exatas? Disciplinas, pesquisas e etc? Tudo depende do curso e da área. Existem cursos onde não demanda vc ter necessariamente muita dedicação. Já tem outros que além de dedicação, exige tempo, além de muita fé em Deus e força de vontade. Passei recentemente no mestrado da USP também, minha pesquisa envolve duas áreas: Engenharia Elétrica e Métodos e Técnicas computacionais utilizados em biometria e, sinceramente, é muito difícil. As disciplinas são terrivelmente difíceis e tem índices de reprovações que chegam a 80%. Muitos que estudaram comigo e trabalhavam, acredite, todos sem exceção de nenhum ficaram pelo menos na disciplina mais difícil de lá justamente por falta de tempo para estudar.

    • @RuthMaschke
      @RuthMaschke  7 років тому +2

      Pois é, eu confesso que hoje eu tenho outra opinião sobre o assunto. Talvez eu faça um vídeo falando melhor sobre o assunto. Mas muito obrigada por contribuir com a sua experiência e seu ponto de vista. =]

  • @wellingtonbio6451
    @wellingtonbio6451 7 років тому

    Olá, comecei a acompanhar o seu canal recentemente, iniciei minha graduação esse ano e já estou pensando na pós rsrs.
    Tenho algumas dúvidas que talvez vc possa saná-las, mas a principal é: Posso fazer uma segunda graduação durante o Mestrado?!

  • @anavitoriacarlin2320
    @anavitoriacarlin2320 7 років тому +1

    Escrevi uma dissertação sobre desenvolvimento regional sustentável. Citei os cinco autores no texto. Achei que o texto estava excelente. Mas, não passei! Pode me dar algumas dicas sobre essa dissertação? UTFR e a maiores das universidades do Paraná usam como segundo método avaliativo. Aguardo resposta! Um abraço!

    • @RuthMaschke
      @RuthMaschke  7 років тому

      Oi, Ana. Você pode me chamar no face pra gente conversar melhor? Fica mais fácil de entender a situação e dar alguma possível sugestão. Desde já, agradeço a participação aqui no canal. Abraço.

  • @elvesferreira5796
    @elvesferreira5796 5 років тому +4

    Olá, gostei muito do vídeo! Gostaria de saber, é necessário ter algum pré projeto para ingressar em um mestrado?

    • @leonardoferreira7695
      @leonardoferreira7695 4 роки тому

      Também gostaria de saber sobre isso e se é de graça o mestrado, se é necessário ser fluente em 1 ou mais linguás para ser selecionado..

    • @AnaBeatriz-uv4lt
      @AnaBeatriz-uv4lt 4 роки тому

      Oq eu faço é preciso pré projeto, no primeiro ano é preciso fazer uma prova pra comprovar proficiência em inglês.

    • @camilaaps8959
      @camilaaps8959 3 роки тому

      Pós graduação em universidades públicas é de graça, porém algumas já pedem um pré projeto como um dos requisitos no processo seletivo. Não é necessário ser fluente em língua estrangeira, mas recomendo algum conhecimento, não só pela prova de proficiência que você precisa fazer no primeiro ano, também vai ser útil durante toda a produção da sua dissertação/artigo.

  • @robsondias2059
    @robsondias2059 7 років тому +1

    Legal seu vídeo. Essa bolsa é destinada à qual público?

    • @RuthMaschke
      @RuthMaschke  7 років тому +1

      Robson Dias, pra qualquer pessoa que entrar no mestrado em uma universidade pública. Mas como eu disse no vídeo, eles dão prioridade pros candidatos que obtiveram melhores resultados no processo seletivo.

  • @MestreLopes
    @MestreLopes 4 роки тому

    Atualmente a CAPES está com sistema fechado, não foi possível cadastrar nenhum pesquisador novo até o momento, todos os que dependem da bolsa está sem saber se haverá bolsas, quantas haverá e quando sairá? O governo não se pronuncia a respeito, a CAPES só alega problemas técnicos nos sistemas, mas ninguém da um prazo ou um parecer claro. Muitos que precisam das bolsas não sabem nem se quer se vão receber ou não o mês de março em abril. Meu mestrado tem aulas em períodos integrais, muitos pesquisadores estão extremamente aflitos nas paginas da capes. Infelizmente o governo valoriza cada vez menos os pesquisadores do Brasil.

  • @user-vw9ke2ou4w
    @user-vw9ke2ou4w 6 років тому +3

    E quem não tem inglês? existe possibilidade de fazer mestrado?

    • @mariananeris100
      @mariananeris100 5 років тому

      פּאַטריסיאַ פּאַטריסס não

  • @XimenesBraga
    @XimenesBraga 7 років тому +3

    Olá. Você poderia fazer um vídeo sobre a prova de proficiência em língua estrangeira da prova do mestrado?

    • @RuthMaschke
      @RuthMaschke  7 років тому

      Posso sim, Matheus. Já está na lista dos próximos vídeos. =]

    • @XimenesBraga
      @XimenesBraga 7 років тому

      Obrigado. Não sei o idioma que estão pedindo mais, mas gostaria que falasse do espanhol. :) (Desculpa a exigência, é só desespero de alguém q tem prova daqui 7 dias)

    • @RuthMaschke
      @RuthMaschke  7 років тому +1

      Matheus Ximenes hahaha entendo. Vou dar uma pesquisada, mas acho que não deve ser muito diferente da prova em inglês. ;)

    • @XimenesBraga
      @XimenesBraga 7 років тому

      Ok. Obrigado :), tô gostando das dicas e sucesso no seu canal.

  • @mellywilkes23
    @mellywilkes23 7 років тому

    Olá, Ruth! Quero primeiro agradecer e parabenizar pela tua iniciativa que eu acredito que está ajudando muita gente, assim como eu. Bom .... sobre as bolsas .... No ultimo edital da de Mestrado em Educação da USP, tem um parágrafo que diz, pelo que entendi, que os alunos de mestrado só podem passar a receber ou solicitar a bolsa apartir do 3º semestre. Segue o trecho: "No caso das bolsas de mestrado, poderão concorrer apenas os/as alunos/as que, na ocasião da concessão da bolsa,
    estiverem matriculados/as no terceiro semestre do curso em diante;". Você sabe algo a respeito disso? No caso os alunos só tem acesso ao benefício a partir do 3º semestre? Grata de desde já pela atenção! Abraço! Lara

    • @RuthMaschke
      @RuthMaschke  7 років тому

      Oi, Melly. Ou seria Lara? hahaha =]
      Eu é que agradeço pela sua participação aqui no canal!
      Olha, conceder bolsa de mestrado apenas a partir do terceiro semestre não faz sentido algum, já que a duração do mestrado, teoricamente, é de quatro semestres. Mas o trecho dá a entender isso mesmo. Vc teria como me mandaro link pra eu dar uma olhada?
      Um abraço pra você tbm!

    • @mellywilkes23
      @mellywilkes23 7 років тому

      Olá, Ruth! Grata mais uma vez pela atenção. É Lara! rs .... Bom, to tentando postar o link direto do último edital de bolsa divulgado (o edital vigente), de onde tirei a citação da minha mensagem anterior, mas não ta dando certo, não sei porque. Nesse caso, vou te mandar in box pelo seu face cujo link vc disponibilizou aqui, ok. Abraço!

  • @talytasbarcelos
    @talytasbarcelos 6 років тому +3

    se candidatar/apply 👽

  • @conradosantos5469
    @conradosantos5469 8 років тому

    Tem jeito de fazer mestrado com diploma ead na capes quais os procedimentos seria tecnólogo.

    • @RuthMaschke
      @RuthMaschke  8 років тому +1

      Oi, Conrado. Tudo bem? Acredito que o seu diploma, mesmo sendo EAD, é válido para que você passe pelo processo seletivo do mestrado. Se ele for reconhecido pela capes, tá tudo certo! Tem um vídeo aqui no canal em que falo melhor sobre o processo seletivo e dou algumas dicas pra encontrar o mestrado que se enquadra melhor a sua necessidade e ao seu perfil profissional. O link é: ua-cam.com/video/0iXlV_rlRTo/v-deo.html . Se vc tiver mais alguma dúvida, ficarei feliz em poder ajudar.

  • @leonardoferreira7695
    @leonardoferreira7695 4 роки тому

    O mestrado é de graça ?

  • @katty.barroso1105
    @katty.barroso1105 7 років тому +1

    Será que tem bolsa para nutriçao?

    • @RuthMaschke
      @RuthMaschke  7 років тому

      Katy, com certeza tem. Conheço uma pessoa que fez o mestrado e terminou o doutorado em nutrição e ganhou bolsa em todos esses anos. Você só precisa se informar direitinho e estudar bem pra se destacar no processo seletivo! =]

    • @katty.barroso1105
      @katty.barroso1105 7 років тому +1

      Obrigada por responder, eu me sentir incentivada ao assistir esse vídeo. Estou acompanhando seu canal e gostando muito😘

    • @RuthMaschke
      @RuthMaschke  7 років тому

      Que bom, Katy! Fico feliz em saber disso! =]

  • @Daniel-xi4bo
    @Daniel-xi4bo 7 років тому

    HONESTAMENTE acho qua ha muito alvoroço com relaçao ao mestrado estrangeiro, isso de dizer que é melhor que o brasileiro, nada a ver, tem universidades brasileiras que produzem o triplo de teses de univ. americanas, talvez pra area de engenharia isso seja verdade devido aos laboratorios caros e tal, mas eu acho que em humanas n ha muita diferenca

  • @brendabarbosa3079
    @brendabarbosa3079 7 років тому

    Oie! Em setembro do ano passado eu assisti aos vídeos sobre o processo de seleção de mestrado e foi muito importante para eu ter contato, ainda que mediatizado, com pessoas que prestaram mestrado para USP. Depois de todo o processo, fui aprovada, há um mês iniciaram minhas aulas e está sendo um grande desafio. Acabei de sair da graduação, voltei para casa da minha família na capital, minha mãe passou por uma grande cirurgia e estamos cuidando dela em casa, moro bem longe do campus (USP LESTE)... Peguei três disciplinas e achei que seriam mais leve, estou no grupo de estudos da minha orientadora e ainda mantenho vínculo com outro em minha antiga faculdade. Tá sendo "pauleira", mas estou amando a oportunidade de passar por esses desafios! Mas preciso de bolsa urgentemente kkkk O programa que eu curso recebe recursos da CAPES, mas fazem um novo processo seletivo para distribuir essas bolsas e a bolsa de Demanda Social/emergencial (que considera também aspectos socioeconômicos, além do projeto de pesquisa e classificação na seleção). Estou pleiteando estas e também melhorando meu projeto para prestar FAPESP. Sobre a bolsa da FAPESP, realmente têm esse lance de que é mais difícil obtê-la e além do valor da bolsa ser maior (atualmente a de mestrado está R$1800), os bolsistas contam com "reserva técnica" - uma grana para participar de atividades que fortaleçam sua pesquisa, como estágio no exterior, congressos, workshops... Se, por um lado, a FAPESP é mais "difícil", por outro, você pode fazer o pedido em qualquer momento, se não for aprovado você recebe o parecer e assim pode corrigir e tentar novamente, não há limite de tentativas... Uma hora vai, rs! Outra coisa que conta MUITO é o orientador/a. Se ele/a já teve bolsistas FAPESP ou mesmo se ele/a for um pesquisador FAPESP, então fica mais fácil... Não que haja um favorecimento dos estudantes requerentes, mas pelos professores já "conhecerem" os caminhos da pedra. Eu me sentia muito insegura pra pleitear bolsa FAPESP, mesmo tendo uma trajetória acadêmica considerada acima da média ( só considerada mesmo kkkk). Minha orientadora maravilhosa tem trabalhado essa insegurança comigo e incentivado a tentar e tentar, pois só assim saberei se e no que preciso melhorar.