Curta, se inscreva e compartilhe o canal da Garage 545: bit.ly/norivalsilva Se quiser sugerir um conteúdo sinta-se à vontade para inserir nos comentários! Obrigado por colaborarem sempre!
Só uma correção amigo: a medida não é em Siemens, é em micro-Siemens, ou seja, é a milionésima parte de Siemens. A condutividade tem uma relação com a resistividade, sendo uma, o inverso da outra (R = 1/G). É por isso que o micro-siemens (que seria da ordem de 10[-6], quando inverte na fração será 10[6], ou seja, a condutividade (em micro) passará a resistividade (em Mega), é por isso que a resistência fica na ordem de Mega-ôhms. Quando vc tiver uma condutividade 1 milhão de vezes maior, na casa dos Siemens (e não microsiemens), a resistência diminuirá e ficará ma casa dos ôhms. Então 0,1 Siemens terá a resistência de 10 óhms (situação onde um material que apresenta gigantesca condutividade se comporta como um excelente condutor) E sim, para esse teste de resistência medido com o multímetro ser correto a ponto de ser transformado em condutividade, é preciso que as pontas de provas estejam a 1 cm, caso contrário, a medida terá que ser compensada. (Exemplo, se estiverem a 8 mm, então estará a 80% de 1 cm, logo a condutividade será maior que o indicado no multímetro, caso utilize a fórmula que passei.
Fui alertado que falei Siemes e não μS, como deixei na descrição, onde gosto de colocar algo sempre. Excelente a explicação, melhora inclusive o que lá deixei. Obrigado!
Parabéns pelo vídeo ,uma dica ,seria dizer o que pode causar de diferença uma agua wue não fosse aprovada ou até mesmo a de torneira ,pois muitos leigos tambem podem assistir o video
Tanto no TDS como colocando nitrato de prata aparece. Se encontrar esta marca aqui faço o teste. O medidor de TDS e EC não é caro, baratinho mesmo, vale a pena ter.
Eu costumo coletar a água do ar-condicionado e faço uma filtragem em filtros de papel para cafeteiras. Aqui, eu consigo aguas de 8 uS/cm, e quando o evaporador precisa de limpeza, fica em torno de 18 uS/cm. Não é o ideal para usar, mas eu sempre guardo 1 garra de 5 litros como emergência, para o caso em que eu não tiver água destilada, pois é melhor usar essa do que água de torneira. Sempre que vou fazee a limpeza do arrefecimento, eu coleto umas 4 a 5 garrafas de 5 litros, pois eu prefiro fazer a limpeza e enxágue com essa água de ar-condicionado antes de usar a água destilada no final misturada com o aditivo. Eu sei que não compensa pata o mecânico ter esse trabalho todo nos carros dos clientes, mas no meu eu tenho toda a paciência, e sempre teservo o fim de semana para fazer isso. 👍🏻🙂
@@garage545 , show de bola! Para vc que tem oficina (eu acho) compensa comprar um equipamento desses, pois terá um trabalho primoroso nos serviço de arrefecimento. Eu acho que é um investimento que todo mecânico deveria pensar, pois fazer um serviço usando água de torneira estraga a reputação do reparador, pois é certeza que irá estragar o serviço. Eu faço a minha num laboratório, num sistema de destilação, que leva em torno de 1h para fazer 5L 😂😂 . Mas eu só uso no meu carro👍🏻
@@AquinoSamuel o desmineralizador que tenho, comprado, até que tem boa produção. Mas não tenho como atestar pois para isto só um químico que assine. Mas é algo melhor para limpeza.
@@AquinoSamuel Prolab - Ele normalmente zera, tenho também um kit de filtros na entrada da caixa de água que alimenta ele. Aliás, a caixa alimenta ele e alguns pontos da oficina.
Existe uma fórmula que converte ppm para uS/cm, mas é um pouco complexa explicar, mas vc pode adotar como fórmula pratica pegar o valor em PPM e multiplicar por 2x , que vc terá o valor em uS/cm. (Na verdade, é isso o que esse aparelho faz!) Exemplo: se o valor lido em ppm for 18 ppm, então o valor em uS/cm será 36. (36 uS/cm). Eu uso muito o condutivímetro, pelo preço que custa, acho que todo mecânico e entusiasta deveria ter. Sempre que vou trocar a água do radiador, após fazer um enxágue com a água de torneira, sempre vai ficar água presa no bloco (que apresenta condutividade alta). Daí eu vou colocando água destilada, e para saber se a água destilada já fez a diluição suficiente para diminuir a condutividade da água que tem no bloco, eu vou de vez em quando coletando a água que sai pela mangueira que vem do bloco do motor e medindo com o condutivímetro. Na medida que eu vou adicionando a água destilada, a condutividade vai diminuindo para 80... 60.. 50.. 30.. etc. Quando chega a cerca de 10 uS/cm , (porque é muito difícil zerar, pois vc precisarria de mais de 10 L de água destilada para isso), aí quando chega a próximo de 5 a 10 uS/cm, aí eu adiciono o aditivo 👍🏻🙂
Excelente explicação e método, e realmente utilizo porque acho tão barato que não entendo porque todos não compram. Aqui eu faço a limpeza para enxágue com desmineralizada "caseira", de um deionizador para aquário. Realmente termino com a desmineralizada comprada e por último abasteço o sistema com a mistura pré-realizada ou o pronto uso. Gostei da dica e vou seguir, aliás é fato que no sistema quase nunca vemos o valor zero. Aliás, o sensor de nível de alguns veículos, como VW Kombi, VW UP, Jetta e similares verificam justamente se há líquido com dois eletrodos no reservatório. Talvez nem funcione se realmente chegar ao valor zero absoluto. Valeuuuu!
@@garage545 , em relação ao sensor de nível, vc não terá problemas, mesmo que vc use uma água a 0 uS/cm, quando vc mistura com o aditivo, a condutividade explode para a casa dos milhares de uS/cm (fica em torno de 1600, 1800 uS/cm). Não sei se são com todos, mas pelo menos com os aditivos que eu testei (ACDelco, Delphi) são assim. E também, eu acho (só acho, não tenho certeza) que a leitura do nível não é baseada na condutividade em si, mas na passagem de uma pequena corrente (da ordem de microAmperes) daí ele deve usar uma configuração do tipo Darlington que faz o transistor elevar bastante o sinal que passa pelo líquido, fornecendo uma tensão suficiente para um nivel lógico 1. Apesar deu não ter certeza que é assim, eu já fiz um projeto em que precisava de um sensor de nível e eu utilizei transistores para isso. Funciona muito bem, é facil de fazer, e não sofre muita interferência.
Curta, se inscreva e compartilhe o canal da Garage 545: bit.ly/norivalsilva
Se quiser sugerir um conteúdo sinta-se à vontade para inserir nos comentários!
Obrigado por colaborarem sempre!
Só uma correção amigo: a medida não é em Siemens, é em micro-Siemens, ou seja, é a milionésima parte de Siemens. A condutividade tem uma relação com a resistividade, sendo uma, o inverso da outra (R = 1/G).
É por isso que o micro-siemens (que seria da ordem de 10[-6], quando inverte na fração será 10[6], ou seja, a condutividade (em micro) passará a resistividade (em Mega), é por isso que a resistência fica na ordem de Mega-ôhms.
Quando vc tiver uma condutividade 1 milhão de vezes maior, na casa dos Siemens (e não microsiemens), a resistência diminuirá e ficará ma casa dos ôhms. Então 0,1 Siemens terá a resistência de 10 óhms (situação onde um material que apresenta gigantesca condutividade se comporta como um excelente condutor)
E sim, para esse teste de resistência medido com o multímetro ser correto a ponto de ser transformado em condutividade, é preciso que as pontas de provas estejam a 1 cm, caso contrário, a medida terá que ser compensada.
(Exemplo, se estiverem a 8 mm, então estará a 80% de 1 cm, logo a condutividade será maior que o indicado no multímetro, caso utilize a fórmula que passei.
Fui alertado que falei Siemes e não μS, como deixei na descrição, onde gosto de colocar algo sempre.
Excelente a explicação, melhora inclusive o que lá deixei.
Obrigado!
Parabéns pelo vídeo ,uma dica ,seria dizer o que pode causar de diferença uma agua wue não fosse aprovada ou até mesmo a de torneira ,pois muitos leigos tambem podem assistir o video
Bora fazer outro vídeo!
Amigo onde vocr comprou essa galão da additive? Sou de Bh
Chama o Sandro: (31)98010-5487
Aqui no Rio de Janeiro, tem uma "Coolant MSZ" que um conhecido comprou e a "olho nú" vemos partículas, ou seja, provavelmente seria reprovada!!!!
Tanto no TDS como colocando nitrato de prata aparece. Se encontrar esta marca aqui faço o teste.
O medidor de TDS e EC não é caro, baratinho mesmo, vale a pena ter.
Sempre a frente do seu tempo...... Parabéns!!!
Obrigado Anderson!!!!
Foi indicação do Pianaro!
Eu costumo coletar a água do ar-condicionado e faço uma filtragem em filtros de papel para cafeteiras. Aqui, eu consigo aguas de 8 uS/cm, e quando o evaporador precisa de limpeza, fica em torno de 18 uS/cm.
Não é o ideal para usar, mas eu sempre guardo 1 garra de 5 litros como emergência, para o caso em que eu não tiver água destilada, pois é melhor usar essa do que água de torneira.
Sempre que vou fazee a limpeza do arrefecimento, eu coleto umas 4 a 5 garrafas de 5 litros, pois eu prefiro fazer a limpeza e enxágue com essa água de ar-condicionado antes de usar a água destilada no final misturada com o aditivo.
Eu sei que não compensa pata o mecânico ter esse trabalho todo nos carros dos clientes, mas no meu eu tenho toda a paciência, e sempre teservo o fim de semana para fazer isso. 👍🏻🙂
Tenho um deionizador que comprei por 800,00
Uso a água dele para limpeza do sistema. Pelo menos nos últimos processos de enxágue.
Valeuuu!
@@garage545 , show de bola! Para vc que tem oficina (eu acho) compensa comprar um equipamento desses, pois terá um trabalho primoroso nos serviço de arrefecimento. Eu acho que é um investimento que todo mecânico deveria pensar, pois fazer um serviço usando água de torneira estraga a reputação do reparador, pois é certeza que irá estragar o serviço.
Eu faço a minha num laboratório, num sistema de destilação, que leva em torno de 1h para fazer 5L 😂😂 . Mas eu só uso no meu carro👍🏻
@@AquinoSamuel o desmineralizador que tenho, comprado, até que tem boa produção. Mas não tenho como atestar pois para isto só um químico que assine. Mas é algo melhor para limpeza.
@@garage545, quanto fica o valor de condutividade nele?
Só por curiosidade: qual o modelo desse deionizador?
@@AquinoSamuel Prolab - Ele normalmente zera, tenho também um kit de filtros na entrada da caixa de água que alimenta ele. Aliás, a caixa alimenta ele e alguns pontos da oficina.
Existe uma fórmula que converte ppm para uS/cm, mas é um pouco complexa explicar, mas vc pode adotar como fórmula pratica pegar o valor em PPM e multiplicar por 2x , que vc terá o valor em uS/cm. (Na verdade, é isso o que esse aparelho faz!)
Exemplo: se o valor lido em ppm for 18 ppm, então o valor em uS/cm será 36. (36 uS/cm).
Eu uso muito o condutivímetro, pelo preço que custa, acho que todo mecânico e entusiasta deveria ter.
Sempre que vou trocar a água do radiador, após fazer um enxágue com a água de torneira, sempre vai ficar água presa no bloco (que apresenta condutividade alta). Daí eu vou colocando água destilada, e para saber se a água destilada já fez a diluição suficiente para diminuir a condutividade da água que tem no bloco, eu vou de vez em quando coletando a água que sai pela mangueira que vem do bloco do motor e medindo com o condutivímetro. Na medida que eu vou adicionando a água destilada, a condutividade vai diminuindo para 80... 60.. 50.. 30.. etc. Quando chega a cerca de 10 uS/cm , (porque é muito difícil zerar, pois vc precisarria de mais de 10 L de água destilada para isso), aí quando chega a próximo de 5 a 10 uS/cm, aí eu adiciono o aditivo 👍🏻🙂
Excelente explicação e método, e realmente utilizo porque acho tão barato que não entendo porque todos não compram.
Aqui eu faço a limpeza para enxágue com desmineralizada "caseira", de um deionizador para aquário.
Realmente termino com a desmineralizada comprada e por último abasteço o sistema com a mistura pré-realizada ou o pronto uso.
Gostei da dica e vou seguir, aliás é fato que no sistema quase nunca vemos o valor zero.
Aliás, o sensor de nível de alguns veículos, como VW Kombi, VW UP, Jetta e similares verificam justamente se há líquido com dois eletrodos no reservatório.
Talvez nem funcione se realmente chegar ao valor zero absoluto.
Valeuuuu!
@@garage545 , em relação ao sensor de nível, vc não terá problemas, mesmo que vc use uma água a 0 uS/cm, quando vc mistura com o aditivo, a condutividade explode para a casa dos milhares de uS/cm (fica em torno de 1600, 1800 uS/cm). Não sei se são com todos, mas pelo menos com os aditivos que eu testei (ACDelco, Delphi) são assim.
E também, eu acho (só acho, não tenho certeza) que a leitura do nível não é baseada na condutividade em si, mas na passagem de uma pequena corrente (da ordem de microAmperes) daí ele deve usar uma configuração do tipo Darlington que faz o transistor elevar bastante o sinal que passa pelo líquido, fornecendo uma tensão suficiente para um nivel lógico 1. Apesar deu não ter certeza que é assim, eu já fiz um projeto em que precisava de um sensor de nível e eu utilizei transistores para isso. Funciona muito bem, é facil de fazer, e não sofre muita interferência.
@@AquinoSamuel Excelente aprender!!!
Obrigado!