Tatiana, comprei hj o meu Os Miseráveis ( edição Martin Claret). Encontrei num sebo aqui de Natal, bem baratinho e conservado. Fiquei tão feliz q me abestalhei e peguei o ônibus errado na volta pra casa. Rsrs. Bjão. Adoro seu canal.
Aaa parabens, pra mim isto é um sonho ainda longe de se realizar haha. Por quanto foi? Ando pensando em procurar livros mais em sebos mesmo, o dinheiro tá pouco.
Os Miseráveis é simplesmente o melhor livro de todos os tempos e Tati me desculpe mas terei que discordar, o livro não beira a perfeição. Os Miseráveis.... É PERFEITO. Todas as pessoas deveriam ter a oportunidade de pelo menos uma vez em suas vidas de ler esta obra única e Épica.
forçado demais jean valjean nunca querer ter uma vida, reconstruir sua vida viver só para cosette. Nem minha mãe que me criou sozinha foi assim. Não tem erros. Dmitri dos irmãos karamazov parece mais humano, co qualidades e defeitos.
Tati eu li esse livro em dezembro de 2014 e janeiro de 2015, por causa de desse video, nessa época eu tinha 16 anos. Amei o livro. Minha maior felicidade foi quando eu falai para minha professora de literatura e quando começo as aulas ela me citou como exemplo. Mas essa história irá ficar comigo para sempre.
A digressão de Victor Hugo sobre a Batalha de Waterloo é uma poesia!! Não consegui parar de ler até que o ultimo soldado fosse morto! É incrível a forma como ele narra essa passagem da historia da França!! Por isso acho importante esse "desvio momentâneo do assunto".
Eu acho o ultimo capitulo de Os Miseraveis (claro, devido a toda a construção da historia antes) a coisa mais linda já escrita pelo homem. Esse livro é pra mim a definição de perfeição.
Eu li esta versão. É o melhor livro do mundo, sem dúvida. Indispensável para quem quer se tornar humano. De uma sensibilidade impar. Todo padre e pastor deveria ler, pelo menos as ações do Bispo Dom Mirel e a conversão de Jean Valjean. Me marcou tanto que voltei para a igreja depois de 16 anos por causa deste livro, mudou minha pesquisa de TCC. Eu estava com a monografia sobre Roma antiga pronta, fui ler os Miseráveis, retardei minha formatura em um ano só para pesquisar as Revoluções na França em 1832.
O livro é realmente espetacular. Li pela primeira vez com 12 anos. Obviamente não consegui absorver totalmente o que o livro tem a oferecer. O legal é que eu fui relendo ele várias vezes desde então e toda vez uma nova reflexão é despertado. Cresci lendo Os Miseráveis e absorvendo seus valores e lições. Até hoje leio ele uma vez ao ano pelo menos. Se eu fosse para uma ilha deserta e tivesse q escolher um único livro pra ler pelo resto da vida, seria Os Miseráveis. Espetacular!!! Consegue me surpreender e se renovar a cada leitura!
Também adorei esse livro. É uma excelente reflexão sobre o sistema carcerário, ressocialização de presos, seletividade do sistema penal e o quanto "evoluímos" de lá pra cá.
Uma correção, o quadro famoso citado no final do vídeo "A liberdade guiando o povo" não pertence a revolução francesa e sim a revolução de julho de 1830 que resultou na queda de Carlos X, rei que tentou restaura o antigo regime absolutista derrubado pela revolução francesa. Marianne, a moça do quadro, tem seu rosto nas cédulas do real e é a personificação do regime republicano.
Sobre o tema de "Os miseráveis", há uma passagem em "Os trabalhadores do mar", na verdade uma espécie de epígrafe, em que o Hugo mostra que esses livros formam uma trilogia com "Notre Dame": "A religião, a sociedade, a natureza: tais são as três lutas do homem. Estas três lutas são ao mesmo tempo as suas três necessidades; precisa crer, daí o templo; precisa criar, daí a cidade; precisa viver, daí a charrua e o navio. Mas há três guerras nessas três soluções. Sai de todas a misteriosa dificuldade da vida. O homem tem de lutar com o obstáculo sob a forma superstição, sob a forma preconceito e sob a forma elemento. Tríplice 'ananke' pesa sobre nós, o 'ananke' dos dogmas, o 'ananke' das leis, o 'ananke' das coisas. Na Notre-Dame de Paris, o autor denunciou o primeiro; em 'Os Miseráveis', mostrou o segundo; neste livro indica o terceiro. A essas três fatalidades que envolvem o homem, junta-se a fatalidade interior, o 'ananke' supremo, o coração humano." Os trabalhadores do mar
Lembro que o li quando eu tinha uns 13 ou 14 anos (estou com 21 agora) e foi a edição de capa vermelha da Editora FTD com tradução e adaptação do Walcyr Carrasco, não sei se era reduzida, mas eu lembro que tinha ADORADO o livro. Agora, depois dessa resenha e dessa lembrança que eu tive, deu vontade de ler/comprar a edição que tenha a história completa.
Preciso dizer que sou apaixonada pelo Gavroche, ele é simplesmente o personagem mais sensacional da história da literatura. Uma criança que não tem nem nunca teve nada, tanto no sentido material como afetivamente; no entanto ele possui coragem, altruísmo, vivacidade... Qualidades inatas, todas no superlativo. Gavroche faz meu coração vibrar de admiração.
Já comentei na sua postagem sobre O Corcunda de Notre Dame que me considero um discípulo de Victor Hugo. Considero a obra Os Miseráveis a melhor obra que já li em toda minha vida. O Humanismo de Victor Hugo me faz sentir em casa. Também sou espírita, ele se viu no espiritismo, se não me engano, quando uma filha dele faleceu. E o contexto era das mesas girates. Sua mãe era católica seu pai um deista. Segundo o que li em algum lugar na rede. Conan Doyle também era espírita, tem um livro belíssimo no Brasil chamado História do Espiritismo onde ele usa a sua capacidade investigativa para mostrar os fenômenos mediúnicos. Questões sociais, personagens excluídos socialmente e a política na arte da História. Isto é Victor Hugom.
acabei de leu 'Os miseráveis' e " A tentação do Impossível" e quero agradecer tua dica. Amei os dois. A obra de Vitor Hugo me encantou. Muito obrigado !!!
Assistindo seu vídeo após dois anos da minha leitura só consigo reafirmar o sentimento de maravilhamento que tive com a história. Obrigado por reacender a paixão que eu sinto por essa obra e por me fazer ter como OBRIGAÇÃO de reler essa perfeição em forma de livro.
O mais triste é que já fui para França 2 vezes e visitei a região de Montfermeil, onde Victor Hugo escreveu Les Misérables, e lá, a miséria e a pobreza ainda reinam, principalmente por seu uma área de refugiados africanos e árabes, em que o governo simplesmente esqueceu deles. Não mudou nada nos dias de hoje. "E lembrem-se, meus amigos: não existem plantas ruins nem pessoas ruins, o que existem são maus cultivadores".
Boa noite a todos. Iniciei a leitura do referido livro em outubro de de 2022 e terminei em setembro de 2024. No começo o livro “ Os miseráveis “ não capturou minha atenção e algumas vezes pegava outros livros para ler entre outros fatores. Algumas capítulos do livro são bem descritivos e alguns nomes citados pelo autor são pessoas que contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento de Paris. Certamente, na minha análise, o livro mais dinâmico desse romance é o último. Ao final da leitura conclui que o livro é esplêndido e magnífico. Agora partir para ler a trilogia dos “Os três mosqueteiros “. Abraços cara Tati.
Tati! Vi este vídeo e fiquei morrendo de vontade de ler o livro, acabei de ler o livro agora pouco (depois de 3 meses) e estou revendo o vídeo. E o que tenho a dizer é que são MARAVILHOSOS, tanto o livro quanto a fidelidade do seu vídeo. É exatamente tudo isso mesmo. A única coisa que penso diferente é que o protagonista do livro é sim o Jean Valjan (não sei escrever francês!). De resto, super concordo 100%!!!!!!!! Um dos melhores livros da minha vida também.
Meu Deus! Terminei esse livro absolutamente em prantos! Muito amor pelo Gavroche e Jean Valjean... meus personagens favoritos.. além do narrador! Com certeza a experiência da leitura seria outra sem as "intromissões" dele!
Adquiri recentemente a versão da Martin Claret. Agora que cheguei no livro 3 da primeira parte, e já estou achando sensacional!!! Sem dúvida, ler esta obra é um dos melhores favores que um ser humano pode fazer a si mesmo!
Que livro fenomenal, e olha que ainda não cheguei nem na metade. Já tomei um tapa na cara (melhor, uma voadora) no último ato entre o bispo bemvindo e Jean Valjean, descontruiu-me, mostrou o quão insignificante sou com aquele sublime caráter do bispo, e agora Sr. Madeleine está a fazer o mesmo. Tipo de leitura que fiquei grato conhecer, as digressões, e são várias, estão me fazendo ir além do livro e buscar um pouco da história em outras fontes. Parabens Tati, suas sugestões e resenhas enlevam o uso da youtube como fonte de conteúdo, meus sinceros agradecimentos.
Acabei de ler Os Miseráveis hoje, depois de 7 meses de leitura, por indicação sua. Hoje posso dizem com certeza que é um dos meus livros favoritos da vida! Obrigada
esse livro é perfeito. chorei rios com ele e sim é a obra que beira a perfeição! resumo dele em uma palavra IMPECÁVEL! A forma pela qual você fala do livro me faz querer lê-lo de novo.
Li os Miseráveis em 2021, e lembro que seu vídeo me fez ir atrás da obra, eu ainda era uma estudante começando o ensino médio. Acabei de ser aprovada em Letras, e cá estou eu reassistindo o seu vídeo e pronta para ler esse livro incrível novamente haha. Li da primeira vez em menos de um mês, não conseguia largar o livro, dessa vez eu quero prestar ainda mais atenção aos detalhes. É bizarro o quão presente vc é na minha vida como leitora e como os seus vídeos me acompanham há anossss
Iniciei o livro por indicação sua. Terminei-o chorando, soluçando, me emocionando igual uma criança. Toda a preparação para inclusão de personagens é perfeita. Saúdo os clássicos.
tati a minha ediçao tava quietinha na estante e so comecei depois de ver sua resenha que me deixou animado e OMG que livro! to amando! obrigadooo pela dica valiosa
Melhor livro do mundo! Tenho que ler uma vez por ano no mínimo. Já li diversas versões diferentes, a primeira vez foi uma versão infantil aos 09 anos... choro toda vez q leio e me torno cada vez mais humana com esse livro!
Minha querida Tati, permita-me explicar o porquê de você ser espetacular: pelo fato de você quebrar todos os paradigmas em volta de qualquer estória. Quando comecei o Ensino Médio, tudo o que sabiam me dizer sobre Dom Quixote é que o livro era extremamente chato. Os livros da biblioteca servem mais para acumular poeira que para serem lidos. Hoje em dia são cada vez mais vistos como inutilidade (estou me sentindo em uma era pré-Farenheit 451 -- aliás, li; delicioso). Então, muito obrigada por me incentivar. Acho que todo mundo deveria contar com incentivo à leitura, porque não sabem quão maravilhoso é. Um beijo enorme.
Antes de assistir o video, já quero deixar a minha PROFUNDA E INALTERÁVEL por essa obra prima de VH. Um dos 10 livros mais bem escritos da história da humanidade.
Já de longe o melhor livro que já li,embora ainda não tenha terminado,comecei por acaso,sem grandes pretensões,fui tomado de cara pelo personagem magnífico do bispo D.Bienvenu,encantei-me de uma certa forma que queria comprar vários para presentear muitas pessoas,estou na metade (1° volume da edição menor recente da cosac)e a ideia que tenho é que o cerne da coisa é a história da bondade de um homem para com outro ....
Prezada. Li o livro nos últimos dois meses por conta do seu video. Obrigado. De fato é um livro para a vida e Mario Vargas Llosa acerta em sua definição. Lerei o Tentação do Impossível enquanto assisto a versão do Depardieu d'Os Miseráveis. Um grande abraço.
Tati... Amo teus vídeos, desde o primeiro que assisti.. de modo bem aleatório o UA-cam me recomendou vc há uns anos, e realmente.. me vem um sorriso automático ao assistir você🥰😍
Faz um bom tempo que li o livro, mas, entendi que Jean se apaixonou sim por Cossete. Depois fez a renuncia do sentimento por entender que era muito velho. Teve o ciúmes e se calou na sua renúncia entendendo o seu papel na vida de Cossete. Como eu disse, faz tempo que li Os Miseráveis, e hoje poderia ver o meu erro de interpretação. Como vc entendeu que foi apenas um sentir paternal. Ainda assim, se fosse somente isto,foi possessivo. Ele era só, vivia fugindo e só tinha ela. Depois ela se apaixona ele descobre que não poderia ter a presença dela por toda a sua vida. Foi um mártire do coração bom.
Comecei ler Os Miseráveis e posso dizer que a leitura é agradavel, apesar de voce sofrer com que acontece com os personagens. É um livro que ter pressa vai dificultar sua leitura, por ja ter enfrentado ano passado A Revolta de Atlas (que é menos página), já sabia que ler com pressa ou com intenção de terminar rapido só iria me frustar. Mas posso dizer que estou amando o livro, quando pego para ler não quero parar e faz tanto tempo que um livro não me provoca essa sensação ❤
Fiquei com vontade de ler o livro! Já assisti ao filme (musical) e super recomendo! Claro que nunca é tão completo quanto o livro mas, ouvindo o que você falou, me parece bastante fiel. E as músicas são maravilhosas!!
Vi o vídeo antes e agr depois de ter lido, e só venho dizer que é realmente SENSACIONAL. Um dos poucos livros que me fizeram chorar em mais de um momento (cenas com Valjean, Cosette, Gavroche e Éponine...). As intromissões do autor são super válidas, para mim pelo menos, só fez acrescentar conhecimento. Só tenho um pouco de estranheza com a quantidade de coincidências, mas vindo de um livro com 1200~1500 páginas e pelo período que foi escrito dá até pra relevar.
Tati, queria vir te agradecer por ter me influenciado a ler os miseráveis. Eu terminei ontem e estou em choque até agora, nunca chorei tanto lendo na minha vida! Já achei meu TCC Haha grata por existir canal como este, Descobri um favorito pra vida. Você é mara!
Amo "Os miseráveis"! Já li duas vezes, assisti várias versões de filmes e adaptações pro teatro e sempre me emociono com essa obra magnífica! É um dos livros da vida. Adorei o vídeo (como sempre), Tati!
Ótimo video, Tati! Quando eu estava na 6° série, eu li uma daquelas versões resumidas de clássicos do Miseráveis e achei a coisa mais incrível do mundo. Estou louco pra botar as mãos nele agora!
eu não percebi muitos erros na versão pocket...alguns, sim, de concordância, principalmente. é que realmente fiquei hipnotizada pela história! gostei muito dos teus comentários, penso da mesma forma. =)
Assisti primeiro ao filme e confesso que fui assistir somente por causa da participação da atriz Anne Hathaway e eu não fazia ideia do que se tratava o filme e pior ainda, não imaginava que era um musical. Achei tão fascinante a história, que fui pesquisar mais sobre os Os Miseráveis e descobri que o filme era uma adaptação do livro de Victor Hugo. De primeira, não tive coragem de ler por causa do tamanho do livro, então resolvi ler uma adaptação e amei ainda mais a história. Não fiquei satisfeita e comprei a edição integral do livro e realmente vale muito a pena ler o livro integral! Se tornou um dos meus livros favoritos. e o meu filme favorito, tanto que só ano passado eu assisti 7 vezes.
Eu li Os Miseráveis faz mais de dez anos (uma edição de biblioteca de escola) e fiquei encantada, depois que a Tatiana começou a falar dele fiquei com uma vontade enorme de ler a versão integral.
Ele é bem descritivo mesmo, em "O Corcunda de Notre Dame" ele se estende bastante (mas de forma alguma o livro fica cansativo)... Tenho certeza que você vai amar as descrições que ele faz das construções arquitetônicas de alguns lugares da França, a forma como ele expôs a selvageria das pessoas naquela época. Enfim, "Corcunda" também é um livro sensacional.
Tati, pela maneira como você se empolga em falar dos personagens dá mais vontade de ler. Achei que você explicou bem melhor a história e até mesmo não achei tão difícil de ser lido. Quero muito ler, vamos ver se encaixo ele na minha lista "pequenininha". Beijos
Nenhum filme baseado nesse livro foi capaz de captar toda a dimensão. É uma grande e emblemática obra política e social, e mesmo romanceado e até mesmo politicamente parcial em dados momentos tem um grande valor histórico. Todo mundo deveria ler Os Miseráveis, inclusive deveria ser uma obra a ser discutida em escolas, principalmente pela sua escrita pop e de fácil discernimento. Vale a pena sempre!
Nossa, assistindo ao seu vídeo me deu vontade de reler os miseráveis. Foi o primeiro clássico que eu li e me marcou demais. Li quando tinha 14 anos uma versão que deram na escola e depois li o texto integral e me apaixonei mais ainda pela história! Todos deveriam ler os miseráveis porque esse livro é simplesmente fantástico.
Os Miseráveis foi um livro que me fez sentir muitas coisas diferentes. Sem dúvida é maravilhoso. Como você disse no vídeo, beira a perfeição. Um beijo! =D
Taatii! Comecei a ler esse livro após ver sua magnífica e entusiasmada resenha! Estou amando. Sempre tive medo de ler clássicos e admito q comecei receosa, mas estou apaixonada pelos personagens e pela narrativa! *-* Obrigada pela dica espetacular! ♡
Oi, comecei a acompanhar o canal hoje, por indicando do Tiago Belotti, do canal Meus 2 centavos. O conteúdo do canal é muito bom. O miseráveis é meu livro preferido, e agradeço por você ter feito um vídeo sobre essa obra magnífica.
Les Misérables é sem dúvidas um dos grandes livros das literatura mundial . Vale muito a pena ler, cada segundo investido na leitura, vai ser bem gasto. As reflexões do narrador e do Javert, na no final do livro é pura filosofia. É quase impossível não gostar.
Li o livro em formato de hq e simplesmente é incrível,sei que sendo pelo formato de quadrinhos normalmente uma parte do conteúdo é "cortado" mas tirando essa exceção é um livro emocionante e tão intrigante que li em poucas horas. Antes achava impossível entender um clássico,mas apenas é preciso encontrar um meio em que você se sinta confortável para a leitura. Recomendo milhões de vezes.
Depois da sua resenha e da vevs acho que vou ter dificuldade de ler qualquer coisa se não pegar pra ler os miseraveis. Ótima resenha uma das melhores sua.
Os Miseráveis é maravilhoso mesmo! Li há uns 2 anos na edição da Martin Claret e já penso em reler, mas agora talvez eu pegue a edição da Cosac Naify...
Quero muito ler esse livro... Adorei o vídeo! Sua paixão pelos livros é contagiante e admirável. Conheci o seu canal a pouco tempo e agora acompanho todos os vídeos. Parabéns pelo trabalho!
Eu ainda não li esse livro, mas assisti ao filme de 2012. Um dia, lê-lo-ei. Concordo com a Vevs quando ela diz que as pessoas gostam do filme por causa da história. A parte musical é totalmente desnecessária. Mesmo assim, gostei bastante dele. Comentando especificamente sobre os personagens, eu adorei MUITO o Jean. Ele é o tipo de cara que seria muito agradável de se ter por perto. Também amei a Eponine. Eu olhava pra ela e sentia vontade de abraçar, ninar ela, falar que vai dar tudo certo. Mas um que eu realmente me surpreendi por me apegar foi o Javert. Ele realmente conseguiu conquistar a minha simpatia, apesar de tudo de ruim que ele fez. Realmente consegui entender os motivos dele fazer tudo aquilo, apesar de não concordar. Acho que ser o Russell Crowe a interpretá-lo ajudou um pouco. hahaha
A Tati 2022 PRE-CI-SAAA reler e fazer outro vídeo de Os Miseráveis!! Please, ops, s'il vous plaît 🙏
Ela vai ler no clube de leituras dela!!! Vem ler com a gente, Henrique!
Quando será ?
Tbm acho
E o meu pai que disse para o meu avô que eu queria o livro "os vagabundos" do Victor Hugo kkkkkkkkk
Meu pai erra o nome de tudo rsrsrs
😂 melhor comentário do dia 😂 teu avô deve ser uma figura! 😂
Kkkkkkkkkkkk
🤣🤣🤣🤣🤣
Eu tô lendo esse comentário o tempo inteiro KKKKKKKK scr
Acho que ele queria a dama e o vagabundo.
Tatiana, comprei hj o meu Os Miseráveis ( edição Martin Claret). Encontrei num sebo aqui de Natal, bem baratinho e conservado. Fiquei tão feliz q me abestalhei e peguei o ônibus errado na volta pra casa. Rsrs. Bjão. Adoro seu canal.
Aaa parabens, pra mim isto é um sonho ainda longe de se realizar haha. Por quanto foi? Ando pensando em procurar livros mais em sebos mesmo, o dinheiro tá pouco.
Sou de Natal também e comprei o meu na saraiva.
Jean valjean é incrível em suas aventuras!!
Comprei o livro em 2024, pq não há como passar nesta vida sem ler “Os miseráveis “! Obrigada
10 anos depois eu reapareci aqui pra dizer que os últimos dez foram tempos de despertar. Quero agradecer ao seu canal que é maravilhoso!
Os Miseráveis é simplesmente o melhor livro de todos os tempos e Tati me desculpe mas terei que discordar, o livro não beira a perfeição.
Os Miseráveis.... É PERFEITO.
Todas as pessoas deveriam ter a oportunidade de pelo menos uma vez em suas vidas de ler esta obra única e Épica.
forçado demais jean valjean nunca querer ter uma vida, reconstruir sua vida viver só para cosette. Nem minha mãe que me criou sozinha foi assim. Não tem erros. Dmitri dos irmãos karamazov parece mais humano, co qualidades e defeitos.
Os irmãos karamazov do Dostoievski é muito melhor e mais complexo.
Vc falou tudo: " os miseráveis é perfeição". A história da Fantine é de partir o coração.
@@grushenka886 Eu li e não gostei, sou muito mais de os miseráveis. Mas opinião é muito pessoal então não vamos ditar regras!
O próximo livro que comprarei
Esse livro é um gigante literário. Que obra grandiosa! Divina!
LITERALMENTE gigante kkkkk
@@gabrielavelino6256 KKKKKK então
A Tati é como vinho, só fica melhor com o passar do tempo 🖤 ela é a mulher da minha vida kkkk
sim.
Tati eu li esse livro em dezembro de 2014 e janeiro de 2015, por causa de desse video, nessa época eu tinha 16 anos. Amei o livro. Minha maior felicidade foi quando eu falai para minha professora de literatura e quando começo as aulas ela me citou como exemplo. Mas essa história irá ficar comigo para sempre.
Tati ficou empolgada mesmo com o livro... nunca tinha visto ela gesticular tanto! rsrs :) tão fofa *.*
Ou abraçar o livro tantas vezes hehe
A digressão de Victor Hugo sobre a Batalha de Waterloo é uma poesia!! Não consegui parar de ler até que o ultimo soldado fosse morto! É incrível a forma como ele narra essa passagem da historia da França!! Por isso acho importante esse "desvio momentâneo do assunto".
Particularmente, foi a parte mais chata do livro. Aliás, achei o livro bem chato, pra ser sincero.
Eu acho o ultimo capitulo de Os Miseraveis (claro, devido a toda a construção da historia antes) a coisa mais linda já escrita pelo homem. Esse livro é pra mim a definição de perfeição.
Para mim também!❤
Eu li esta versão. É o melhor livro do mundo, sem dúvida. Indispensável para quem quer se tornar humano. De uma sensibilidade impar. Todo padre e pastor deveria ler, pelo menos as ações do Bispo Dom Mirel e a conversão de Jean Valjean. Me marcou tanto que voltei para a igreja depois de 16 anos por causa deste livro, mudou minha pesquisa de TCC. Eu estava com a monografia sobre Roma antiga pronta, fui ler os Miseráveis, retardei minha formatura em um ano só para pesquisar as Revoluções na França em 1832.
O livro é realmente espetacular. Li pela primeira vez com 12 anos. Obviamente não consegui absorver totalmente o que o livro tem a oferecer. O legal é que eu fui relendo ele várias vezes desde então e toda vez uma nova reflexão é despertado. Cresci lendo Os Miseráveis e absorvendo seus valores e lições.
Até hoje leio ele uma vez ao ano pelo menos.
Se eu fosse para uma ilha deserta e tivesse q escolher um único livro pra ler pelo resto da vida, seria Os Miseráveis. Espetacular!!! Consegue me surpreender e se renovar a cada leitura!
Também adorei esse livro. É uma excelente reflexão sobre o sistema carcerário, ressocialização de presos, seletividade do sistema penal e o quanto "evoluímos" de lá pra cá.
Vc esta me fazendo querer ler essas coisas antigas
Uma correção, o quadro famoso citado no final do vídeo "A liberdade guiando o povo" não pertence a revolução francesa e sim a revolução de julho de 1830 que resultou na queda de Carlos X, rei que tentou restaura o antigo regime absolutista derrubado pela revolução francesa.
Marianne, a moça do quadro, tem seu rosto nas cédulas do real e é a personificação do regime republicano.
Sobre o tema de "Os miseráveis", há uma passagem em "Os trabalhadores do mar", na verdade uma espécie de epígrafe, em que o Hugo mostra que esses livros formam uma trilogia com "Notre Dame":
"A religião, a sociedade, a natureza: tais são as três lutas do homem. Estas três lutas são ao mesmo tempo as suas três necessidades; precisa crer, daí o templo; precisa criar, daí a cidade; precisa viver, daí a charrua e o navio. Mas há três guerras nessas três soluções. Sai de todas a misteriosa dificuldade da vida. O homem tem de lutar com o obstáculo sob a forma superstição, sob a forma preconceito e sob a forma elemento. Tríplice 'ananke' pesa sobre nós, o 'ananke' dos dogmas, o 'ananke' das leis, o 'ananke' das coisas. Na Notre-Dame de Paris, o autor denunciou o primeiro; em 'Os Miseráveis', mostrou o segundo; neste livro indica o terceiro. A essas três fatalidades que envolvem o homem, junta-se a fatalidade interior, o 'ananke' supremo, o coração humano."
Os trabalhadores do mar
Acho que você é a única pessoa na face da terra que consegue me passar vontade de ler um livro do séc. XIX.
Lembro que o li quando eu tinha uns 13 ou 14 anos (estou com 21 agora) e foi a edição de capa vermelha da Editora FTD com tradução e adaptação do Walcyr Carrasco, não sei se era reduzida, mas eu lembro que tinha ADORADO o livro. Agora, depois dessa resenha e dessa lembrança que eu tive, deu vontade de ler/comprar a edição que tenha a história completa.
Mesma história que a minha.
também li esse livro em 2003. anos depois fiquei muito feliz em saber que na verdade era uma versão infantilizada e havia a original bem maior.
Kyloren Sousa estou lendo esse.
Podia rolar uma releitura e vídeo de novas impressões sobre "Os Miseráveis"!! Que tal, Tati?!
Vdd
Preciso dizer que sou apaixonada pelo Gavroche, ele é simplesmente o personagem mais sensacional da história da literatura. Uma criança que não tem nem nunca teve nada, tanto no sentido material como afetivamente; no entanto ele possui coragem, altruísmo, vivacidade... Qualidades inatas, todas no superlativo. Gavroche faz meu coração vibrar de admiração.
Já comentei na sua postagem sobre O Corcunda de Notre Dame que me considero um discípulo de Victor Hugo.
Considero a obra Os Miseráveis a melhor obra que já li em toda minha vida.
O Humanismo de Victor Hugo me faz sentir em casa.
Também sou espírita, ele se viu no espiritismo, se não me engano, quando uma filha dele faleceu.
E o contexto era das mesas girates.
Sua mãe era católica seu pai um deista.
Segundo o que li em algum lugar na rede.
Conan Doyle também era espírita, tem um livro belíssimo no Brasil chamado História do Espiritismo onde ele usa a sua capacidade investigativa para mostrar os fenômenos mediúnicos.
Questões sociais, personagens excluídos socialmente e a política na arte da História.
Isto é Victor Hugom.
Eu amo acompanhar os cabelos da Tati ao longo dos anos. Lindinha
acabei de leu 'Os miseráveis' e " A tentação do Impossível" e quero agradecer tua dica. Amei os dois. A obra de Vitor Hugo me encantou. Muito obrigado !!!
Assistindo seu vídeo após dois anos da minha leitura só consigo reafirmar o sentimento de maravilhamento que tive com a história. Obrigado por reacender a paixão que eu sinto por essa obra e por me fazer ter como OBRIGAÇÃO de reler essa perfeição em forma de livro.
Livraço, Vinícius!
Feliz ano novo! :)
Esse livro é uma das coisas mais lindas que já tive o prazer de ler. ❤
Acabei de ler, chorei horrores hehe. É lindo demais!
Que tipo de gente da um deslaike nesse video? Uma resenha maravilhosa..... que povo chato... aff
Vc
Um dos meus livros favoritos, realmente incrível.
O mais triste é que já fui para França 2 vezes e visitei a região de Montfermeil, onde Victor Hugo escreveu Les Misérables, e lá, a miséria e a pobreza ainda reinam, principalmente por seu uma área de refugiados africanos e árabes, em que o governo simplesmente esqueceu deles. Não mudou nada nos dias de hoje.
"E lembrem-se, meus amigos: não existem plantas ruins nem pessoas ruins, o que existem são maus cultivadores".
Boa noite a todos. Iniciei a leitura do referido livro em outubro de de 2022 e terminei em setembro de 2024. No começo o livro “ Os miseráveis “ não capturou minha atenção e algumas vezes pegava outros livros para ler entre outros fatores. Algumas capítulos do livro são bem descritivos e alguns nomes citados pelo autor são pessoas que contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento de Paris. Certamente, na minha análise, o livro mais dinâmico desse romance é o último. Ao final da leitura conclui que o livro é esplêndido e magnífico. Agora partir para ler a trilogia dos “Os três mosqueteiros “. Abraços cara Tati.
Muito bom ler 'Os Miseraveis'... primeiro li a versao adaptada e em seguida comprei o box da editora Nova Fronteira com texto integral!
Me convenceu. Seu canal tem sido um Norte para a escolha dos livros, parabéns.
Tati! Vi este vídeo e fiquei morrendo de vontade de ler o livro, acabei de ler o livro agora pouco (depois de 3 meses) e estou revendo o vídeo. E o que tenho a dizer é que são MARAVILHOSOS, tanto o livro quanto a fidelidade do seu vídeo. É exatamente tudo isso mesmo. A única coisa que penso diferente é que o protagonista do livro é sim o Jean Valjan (não sei escrever francês!). De resto, super concordo 100%!!!!!!!! Um dos melhores livros da minha vida também.
Jacques de Molay deixa o pessoal curtir e dar risada do livro que você não gostou.. hahahahahahahahahha
Estou lendo Os Miseráveis e tenho a mesma sensação que você. Maravilhoso! Não quero largar...não quero que acabe.
Meu Deus! Terminei esse livro absolutamente em prantos! Muito amor pelo Gavroche e Jean Valjean... meus personagens favoritos.. além do narrador! Com certeza a experiência da leitura seria outra sem as "intromissões" dele!
Adquiri recentemente a versão da Martin Claret. Agora que cheguei no livro 3 da primeira parte, e já estou achando sensacional!!! Sem dúvida, ler esta obra é um dos melhores favores que um ser humano pode fazer a si mesmo!
Que livro magnífico! O Vitor Hugo foi e é excepcional
Que livro fenomenal, e olha que ainda não cheguei nem na metade. Já tomei um tapa na cara (melhor, uma voadora) no último ato entre o bispo bemvindo e Jean Valjean, descontruiu-me, mostrou o quão insignificante sou com aquele sublime caráter do bispo, e agora Sr. Madeleine está a fazer o mesmo. Tipo de leitura que fiquei grato conhecer, as digressões, e são várias, estão me fazendo ir além do livro e buscar um pouco da história em outras fontes. Parabens Tati, suas sugestões e resenhas enlevam o uso da youtube como fonte de conteúdo, meus sinceros agradecimentos.
Acabei de ler Os Miseráveis hoje, depois de 7 meses de leitura, por indicação sua.
Hoje posso dizem com certeza que é um dos meus livros favoritos da vida!
Obrigada
Amo demais os Miseráveis, eu li ele era novinha, uns 12/13 anos acho, preciso reler, mas na época mesmo me apaixonei.
esse livro é perfeito.
chorei rios com ele e sim é a obra que beira a perfeição!
resumo dele em uma palavra IMPECÁVEL!
A forma pela qual você fala do livro me faz querer lê-lo de novo.
Li os Miseráveis em 2021, e lembro que seu vídeo me fez ir atrás da obra, eu ainda era uma estudante começando o ensino médio. Acabei de ser aprovada em Letras, e cá estou eu reassistindo o seu vídeo e pronta para ler esse livro incrível novamente haha. Li da primeira vez em menos de um mês, não conseguia largar o livro, dessa vez eu quero prestar ainda mais atenção aos detalhes. É bizarro o quão presente vc é na minha vida como leitora e como os seus vídeos me acompanham há anossss
Iniciei hoje a leitura. Mais uma obra que comprei após sua indicação! Seu canal é uma referência que me reconfigurou enquanto leitora!
Gente 7 anos! Vc mudou bastante! Cada vez mais linda!
Iniciei o livro por indicação sua. Terminei-o chorando, soluçando, me emocionando igual uma criança. Toda a preparação para inclusão de personagens é perfeita. Saúdo os clássicos.
São personagens maravilhosos e intensos. Uma obra prima ♥️
tati a minha ediçao tava quietinha na estante e so comecei depois de ver sua resenha que me deixou animado e OMG que livro! to amando! obrigadooo pela dica valiosa
Li esse livro no original em francês e está, com certeza, na lista de meus livros preferidos. Genial.
Melhor livro do mundo! Tenho que ler uma vez por ano no mínimo. Já li diversas versões diferentes, a primeira vez foi uma versão infantil aos 09 anos... choro toda vez q leio e me torno cada vez mais humana com esse livro!
seu cabelo tá lindo demais, Tati!
Aí gente. Que livro. Eu li só agora em 2022 kkk... Estou extasiada. MT lindo .. bom de mais
2020... sigo encantado com esse canal. Parabéns pelo seu Trabalho, Tatiana.
amo esse livro, amo, amo, me ajudou e ajuda tanto, eu simples, de familia simples, é realmente umas vidas deliciosa, todos pessoagem, casal,
Tati, obrigada eternamente pela recomendação. Nunca pensei q fosse conseguir ler um livro tão grande assim!! Estou amando!!!
Minha querida Tati, permita-me explicar o porquê de você ser espetacular: pelo fato de você quebrar todos os paradigmas em volta de qualquer estória. Quando comecei o Ensino Médio, tudo o que sabiam me dizer sobre Dom Quixote é que o livro era extremamente chato. Os livros da biblioteca servem mais para acumular poeira que para serem lidos. Hoje em dia são cada vez mais vistos como inutilidade (estou me sentindo em uma era pré-Farenheit 451 -- aliás, li; delicioso). Então, muito obrigada por me incentivar. Acho que todo mundo deveria contar com incentivo à leitura, porque não sabem quão maravilhoso é. Um beijo enorme.
Antes de assistir o video, já quero deixar a minha PROFUNDA E INALTERÁVEL por essa obra prima de VH. Um dos 10 livros mais bem escritos da história da humanidade.
Já de longe o melhor livro que já li,embora ainda não tenha terminado,comecei por acaso,sem grandes pretensões,fui tomado de cara pelo personagem magnífico do bispo D.Bienvenu,encantei-me de uma certa forma que queria comprar vários para presentear muitas pessoas,estou na metade (1° volume da edição menor recente da cosac)e a ideia que tenho é que o cerne da coisa é a história da bondade de um homem para com outro ....
Prezada. Li o livro nos últimos dois meses por conta do seu video. Obrigado. De fato é um livro para a vida e Mario Vargas Llosa acerta em sua definição. Lerei o Tentação do Impossível enquanto assisto a versão do Depardieu d'Os Miseráveis. Um grande abraço.
Tati... Amo teus vídeos, desde o primeiro que assisti.. de modo bem aleatório o UA-cam me recomendou vc há uns anos, e realmente.. me vem um sorriso automático ao assistir você🥰😍
Faz um bom tempo que li o livro, mas, entendi que Jean se apaixonou sim por Cossete.
Depois fez a renuncia do sentimento por entender que era muito velho.
Teve o ciúmes e se calou na sua renúncia entendendo o seu papel na vida de Cossete.
Como eu disse, faz tempo que li Os Miseráveis, e hoje poderia ver o meu erro de interpretação.
Como vc entendeu que foi apenas um sentir paternal.
Ainda assim, se fosse somente isto,foi possessivo.
Ele era só, vivia fugindo e só tinha ela.
Depois ela se apaixona ele descobre que não poderia ter a presença dela por toda a sua vida.
Foi um mártire do coração bom.
Tati comprei hoje o livro por que vc fala dele com tanta paixão que é impossivel não querer essa experiência. Obrigada :-)
Comecei ler Os Miseráveis e posso dizer que a leitura é agradavel, apesar de voce sofrer com que acontece com os personagens. É um livro que ter pressa vai dificultar sua leitura, por ja ter enfrentado ano passado A Revolta de Atlas (que é menos página), já sabia que ler com pressa ou com intenção de terminar rapido só iria me frustar.
Mas posso dizer que estou amando o livro, quando pego para ler não quero parar e faz tanto tempo que um livro não me provoca essa sensação ❤
Tati, te sigo por aqui. Muito legal ver um video seu de 10 anos atrás, tão novinha!
Esse livro nos trás uma reflexão grandiosa. Maldita Thernadier, quanto sofrimento a Fantine passou.
Traz diversas reflexões, eu diria.
Fiquei com vontade de ler o livro! Já assisti ao filme (musical) e super recomendo! Claro que nunca é tão completo quanto o livro mas, ouvindo o que você falou, me parece bastante fiel. E as músicas são maravilhosas!!
Estou apaixonada por JeanValjean ❤ é o personagem mais incrível de todos os livros que já li
Vi o vídeo antes e agr depois de ter lido, e só venho dizer que é realmente SENSACIONAL. Um dos poucos livros que me fizeram chorar em mais de um momento (cenas com Valjean, Cosette, Gavroche e Éponine...).
As intromissões do autor são super válidas, para mim pelo menos, só fez acrescentar conhecimento. Só tenho um pouco de estranheza com a quantidade de coincidências, mas vindo de um livro com 1200~1500 páginas e pelo período que foi escrito dá até pra relevar.
Tati, queria vir te agradecer por ter me influenciado a ler os miseráveis. Eu terminei ontem e estou em choque até agora, nunca chorei tanto lendo na minha vida! Já achei meu TCC Haha grata por existir canal como este, Descobri um favorito pra vida. Você é mara!
Eu já tô mega ansiosa esperando o livro chegar e vejo esse vídeo e fico muito mais ansiosa, Socorro
Amo "Os miseráveis"! Já li duas vezes, assisti várias versões de filmes e adaptações pro teatro e sempre me emociono com essa obra magnífica! É um dos livros da vida. Adorei o vídeo (como sempre), Tati!
Ótimo video, Tati!
Quando eu estava na 6° série, eu li uma daquelas versões resumidas de clássicos do Miseráveis e achei a coisa mais incrível do mundo. Estou louco pra botar as mãos nele agora!
eu não percebi muitos erros na versão pocket...alguns, sim, de concordância, principalmente. é que realmente fiquei hipnotizada pela história! gostei muito dos teus comentários, penso da mesma forma. =)
Assisti primeiro ao filme e confesso que fui assistir somente por causa da participação da atriz Anne Hathaway e eu não fazia ideia do que se tratava o filme e pior ainda, não imaginava que era um musical. Achei tão fascinante a história, que fui pesquisar mais sobre os Os Miseráveis e descobri que o filme era uma adaptação do livro de Victor Hugo. De primeira, não tive coragem de ler por causa do tamanho do livro, então resolvi ler uma adaptação e amei ainda mais a história. Não fiquei satisfeita e comprei a edição integral do livro e realmente vale muito a pena ler o livro integral! Se tornou um dos meus livros favoritos. e o meu filme favorito, tanto que só ano passado eu assisti 7 vezes.
Eu li Os Miseráveis faz mais de dez anos (uma edição de biblioteca de escola) e fiquei encantada, depois que a Tatiana começou a falar dele fiquei com uma vontade enorme de ler a versão integral.
Ele é bem descritivo mesmo, em "O Corcunda de Notre Dame" ele se estende bastante (mas de forma alguma o livro fica cansativo)... Tenho certeza que você vai amar as descrições que ele faz das construções arquitetônicas de alguns lugares da França, a forma como ele expôs a selvageria das pessoas naquela época. Enfim, "Corcunda" também é um livro sensacional.
Tati, pela maneira como você se empolga em falar dos personagens dá mais vontade de ler. Achei que você explicou bem melhor a história e até mesmo não achei tão difícil de ser lido. Quero muito ler, vamos ver se encaixo ele na minha lista "pequenininha".
Beijos
Nenhum filme baseado nesse livro foi capaz de captar toda a dimensão. É uma grande e emblemática obra política e social, e mesmo romanceado e até mesmo politicamente parcial em dados momentos tem um grande valor histórico. Todo mundo deveria ler Os Miseráveis, inclusive deveria ser uma obra a ser discutida em escolas, principalmente pela sua escrita pop e de fácil discernimento. Vale a pena sempre!
Nossa, assistindo ao seu vídeo me deu vontade de reler os miseráveis. Foi o primeiro clássico que eu li e me marcou demais. Li quando tinha 14 anos uma versão que deram na escola e depois li o texto integral e me apaixonei mais ainda pela história! Todos deveriam ler os miseráveis porque esse livro é simplesmente fantástico.
Tati
1° de janeiro de 2024, comecei a ler Os Miseráveis!
Antes tarde, do que nunca!
🥰
Os Miseráveis foi um livro que me fez sentir muitas coisas diferentes. Sem dúvida é maravilhoso. Como você disse no vídeo, beira a perfeição.
Um beijo! =D
Estou lendo a edição Victor Hugo OS MISERÁVEIS Título original: Les Misérables (1862) Tradução: Francisco Ferreira da Silva Vieira (1851-1888) © Centaur Editions 2013
É uma edição muito boa !
Recomendo
li uma adaptação primeiro e descobri que o original era bem maior...
Estou lendo no meu Kindle pois o livro é imenso ,mais de 800 páginas, mas vale a pena.
Amei a resenha Tati!
Taatii!
Comecei a ler esse livro após ver sua magnífica e entusiasmada resenha!
Estou amando. Sempre tive medo de ler clássicos e admito q comecei receosa, mas estou apaixonada pelos personagens e pela narrativa! *-*
Obrigada pela dica espetacular! ♡
Muito bem explicado, uma obra prima de Victor Hugo um mestre da literatura Francesa
Realmente, um dos livros mais emocionante que já li, deveria ser obrigação universal ler este livro.
Tatiana, parabéns pelos comentários, realmente obra simplesmente maravilhosa!!!! A teia de acontecimentos e personagens é fantástica!!!
Oi, comecei a acompanhar o canal hoje, por indicando do Tiago Belotti, do canal Meus 2 centavos. O conteúdo do canal é muito bom. O miseráveis é meu livro preferido, e agradeço por você ter feito um vídeo sobre essa obra magnífica.
Les Misérables é sem dúvidas um dos grandes livros das literatura mundial . Vale muito a pena ler, cada segundo investido na leitura, vai ser bem gasto. As reflexões do narrador e do Javert, na no final do livro é pura filosofia. É quase impossível não gostar.
Por sua causa,eu comprei o livro e acabei há uns dias atrás. Simplesmente amei! Obrigada pela recomendação tão incrível!❤️
Quanto ele foi mesmo?
Li o livro em formato de hq e simplesmente é incrível,sei que sendo pelo formato de quadrinhos normalmente uma parte do conteúdo é "cortado" mas tirando essa exceção é um livro emocionante e tão intrigante que li em poucas horas. Antes achava impossível entender um clássico,mas apenas é preciso encontrar um meio em que você se sinta confortável para a leitura. Recomendo milhões de vezes.
A forma de descrever os lugares é muito bom.
Logo logo eu começo a ler essa prima. Quando eu terminar eu passo aqui para dar um oii..!!!
Depois da sua resenha e da vevs acho que vou ter dificuldade de ler qualquer coisa se não pegar pra ler os miseraveis. Ótima resenha uma das melhores sua.
Estou lendo OS MISERÁVEIS,tmb intercalando, mas já tô ansiosa pra concluir essa rica leitura ! 😍 📚 😍
Concluiu? Eu irei começar essa semana
Divino, maravilhoso tudo o que encontrei aqui!
Parabéns pelo vídeo e obrigado por dividir suas impressões conosco. ♥
Os Miseráveis é maravilhoso mesmo! Li há uns 2 anos na edição da Martin Claret e já penso em reler, mas agora talvez eu pegue a edição da Cosac Naify...
agora vou conseguir fzer minha prova de literatura com sua explicação
Estou lendo e amando esse livro! Já entrou na minha lista de livros queridos antes mesmo de ter terminado de lê-lo.
Demais!
Quero muito ler esse livro... Adorei o vídeo! Sua paixão pelos livros é contagiante e admirável. Conheci o seu canal a pouco tempo e agora acompanho todos os vídeos. Parabéns pelo trabalho!
Eu ainda não li esse livro, mas assisti ao filme de 2012. Um dia, lê-lo-ei. Concordo com a Vevs quando ela diz que as pessoas gostam do filme por causa da história. A parte musical é totalmente desnecessária. Mesmo assim, gostei bastante dele.
Comentando especificamente sobre os personagens, eu adorei MUITO o Jean. Ele é o tipo de cara que seria muito agradável de se ter por perto. Também amei a Eponine. Eu olhava pra ela e sentia vontade de abraçar, ninar ela, falar que vai dar tudo certo. Mas um que eu realmente me surpreendi por me apegar foi o Javert. Ele realmente conseguiu conquistar a minha simpatia, apesar de tudo de ruim que ele fez. Realmente consegui entender os motivos dele fazer tudo aquilo, apesar de não concordar. Acho que ser o Russell Crowe a interpretá-lo ajudou um pouco. hahaha