Cassiudes! Eu concluí o ensino médio em 2000 e só fiz meu Enem agora e, vou ingressar a universidade só agora, 4 anos depois desse vídeo, meeu Deus !!!!
Passei pra engenharia, finalmente, vim atrás aqui de base matemática pra poder começar na faculdade. Olha quem eu encontro. Salve helinho, vou me preparar usando seu canal com certeza, você é O CARA.
Grande Dalvi, teremos mais videos de calculo agora em breve!!! parabens por ter passado pra engenharia, desejo muito sucesso no curso! tamo junto camarada!
Eu particularmente gosto muito de cálculo. Mas uma crítica que eu tenho contra o sistema de ensino é que eles apresentam as fórmulas de maneira pronta, sem explicar sua origem. Por exemplo, nos é dito que o Teorema de Pitágoras afirma que "a soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa", mas não explicam como Pitágoras chegou a essa conclusão. Aí o aluno entra naquela de decorar fórmulas sem realmente entender como ela funciona, o que implica na ojeriza que a maioria das pessoas tem por cálculo e matemática em geral. Enfim, mais um vídeo excelente, Helio. Um abraço!
Parece besteira, mas... Onde eu encontro essas coisas? Digo, onde eu encontro a interpretação das fórmulas? Em quais livros? Preciso aprender matemática, mas me falta muito. E, geralmente, só consigo aprender algo quando sei de onde saiu... =/ Só vejo apostilas com fórmulas prontas e apesar de conseguir aplicar a maioria, não consigo jamais compreender onde aplicar diretamente na minha área de atuação.
Exato, a matemática deveria ser explica com uma mistura de lógica, história e pensamento, demonstração, conclusão, aplicação e experimento. Cumprimentos
Eu sou prova do sufoco do cálculo no primeiro ano da universidade comecei no ano passado e até não avancei em nada e sentia me muito triste por isso, mas agora Depois desse vídeo eu me sinto com muita vontade de estudar cálculo agora sei a importância do cálculo na minha vida.
precisava muito de uma playlist de "pré-calculo"... to a aproximadamente 4 meses de iniciar engenharia e to querendo dar uma boa revisada nas matérias antes de começar.
Meu também agora pego os livros do ensino fundamental e médio estou fazendo uma revisão, eu entendo que tudo é uma sequência e uma dica que eu dou e a seguinte todo lugar que vejo livros para doação vou lá e pego tudo sobre matemática tenho encontrado livros excelentes.
Gostei do vídeo, muito explicativo. Fiquei 10 anos sem estudar e resolvi começar graduação em eng. elétrica, agora preciso correr atrás do conteúdo (cálculo), para poder acompanhar minhas aulas presentes (calculo diferencial e integral) e as próximas matérias que virão. +1 inscrito
Adorei, professor!! Eu também não consigo me interessar tanto por um assunto sem saber a sua utilidade e como foi descoberto. Estava justamente procurando videos de pré-calculo, ainda bem que encontrei esse!
Caramba, que vídeo top. Tira um pouco desse medo. Tem cálculo no meu curso de química e pior que as vezes a gente pensa em desistir, mas é isso, na medida vamos revisando os conceitos básicos.
Muito obrigada! Eu estava prestes a desistir da engenharia, reprovei uma vez e estou prestes a reprovar de novo... mas vou tentar no próximo semestre focar no pré cálculo pq realmente tenho dificuldades nas questões básicas
Obrigado pela aula e pela motivação também, gostaria de ter tido professores como você no ensino médio, ultimamente as escolas publicas sem investimentos, e com educação de péssima qualidade nós faz recorrer bastante e até desistir da faculdade por ser difícil ou coisa do tipo, essa foi minha situação no começo do curso, mesmo conseguindo passar em calculo 1 ainda sinto que falta muito para mim, e que cada vez devo investir mais em mim mesmo. Obrigado pelo vídeo e continue assim!
Mano. Cheguei um ano depois do vídeo, mas professor, esse vídeo me deu um alívio que você não tem noção! Muito obrigado. Já estava querendo revisar o EM inteiro no desespero hahaha
Na vida não adianta dar saltos. Para uma construção sólida é necessário uma base bem preparada ou tudo aquilo que vc acha que vem construindo desmorona na sua cabeça. Aí vc fica perdido e não sabe o que fazer, culpa os outros e as dificuldades que a vida vai colocando na sua frente.... Nada deixa isso tão evidente do que estudar Cálculo. Estava até procurando um tal de um livro Russo da época soviética, mas acho que antes vou comprar uma tabuada! 😂"
Valeu, abriu minha mente realmente do que fazer e como fazer pra iniciar o estudos de Pre-calculo e Cálculo Diferencial e Integral a uma Variável na UC
Nenhuma engenharia vê somente matemática básica. Pelo menos cálculo 1, 2 e 3, cálculo numérico, álgebra linear, geometria analitica, estatística, equações diferenciais. Nada básico isso…
Velho, muito foda esse vídeo. Como não saberia descrever o quão valioso é para mim, direi apenas que já baixarei o vídeo para rever a cada avanço que eu for fazendo na matéria. Eu simplesmente senti a necessidade de pegar matérias de pré-cálculo, pois estou indo para o 2º semestre de Economia. Velho, utilidade ímpar esse seu vídeo. Vou assinar seu canal, enfim. Eu sempre busco esses conteúdos que te dão um background do porquê das coisas e é raríssimo encontrar, afinal geral só quer saber de aplicar, ninguém dá a mínima para contextualização. Essa é a parte boa de vir de humanas/sociais (buscar contexto). Essas links que você correlaciona, adianta a vida do estudante anos luz. Arrisco dizer que esses vídeos é um dos melhores que eu já assisti, aqueles que você diz: Bingo, é isso que eu gosto, é disso que estou falando "That's what I'm talking about"... Fucking great dude!
Concordo totalmente. Estudar parecendo um papagaio repetindo fórmula pra receber um biscoito no final é muito raso e burro rs É tipo aprender a assentar tijolo sem nunca ter contemplado uma casa, sem saber seus motivos e fins. Em mim, retira toda a inspiração e motivação pra calcular números. Duvido que gênios da matemática, etc, eram calculadoras humanas sem curiosidade.
@@leandrolucato É sobre isso. Sobre contemplar a jornada, a chegada é um dado natural quando se faz o percurso certo, da maneira certa! Pena que somos minorias, hoje o importante é “resultado”, sabe se lá pra que serve esse resultado. Enfim, C’est la vie!
@@matheusxavier8157 É isso mesmo. E a busca pelos atalhos, ao meu ver, limita a criatividade e novas fronteiras. Só serve pra burlarmos o sistema, mas sermos seres rasos.
Bom, a partir do 7° 8° ano, senti que a matemática tornará-se difícil pra mim, e desde lá, tenho cisma com essa matéria; consegui me formar, pois sempre fui esforçada. Mas a sequela que carrego disso, é que, deixei de fazer cursos na área de exatas por achar que nunca conseguiria. Hoje, aos 20, estou me interessando por engenheira naval e sei que a demanda de cálculo é quase pura, mas não quero desistir e vou batalhar por isso.Acho que começar na revisão de base e estudar calmamente, vai me ajudar; entender que existiram vários estudiosos e que houve uma grande lacuna de tempo pra que esses conceitos matemáticos fossem solucionados, é o que me me deixa mais tranquila. O resumo é que: se não tivermos um fundamental forte, o resto acaba se tornando mais amargo. E por esse sentimento, pode infelizmente acabar florescendo a ideia errada de deixar de fazer um curso muito legal por achar que não é capaz. Nossa relação com a matemática está muito ligada a como ela nos foi apresentada, seja na escola ou no suporte em casa. Enfim; é algo treinável, que vai depender do quanto você está disposto a encarar e entender nossa querida /odiada matemática.
Que vídeo maravilhoso! Todos deveriam assisti-lo antes de cursar uma faculdade de exatas! Você foi extremamente detalhista, sincero e verdadeiro !!! Eu Amo cálculo, quando estava no ensino médio tinha muuuuuuito receio de cursar engenharia porque não gostava de funções, nem muito de matemática. Porém, com a pandemia, tive muito tempo para estudar cálculo sozinho antes de começarem as aulas! Entrei no curso de engenharia mecânica na universidade de Pernambuco (pública ) , esse estudo prévio de cálculo, sem a cobrança de faculdade e de provas, me ajudou muito a chegar no primeiro período com uma base muito boa, mês que vem começo o 4° periodo, cursando cálculo 4 e muito ansioso para começar a cadeira, bem como as demais do período, complementos, mecflu, dinâmica …
é isso mesmo... vc mandou bem... a necessidade de se revisar (sempre quando tiver dificuldade) é muito importante para ter resiliência no estudo..não só da matemática...mas de várias outras matérias. parabéns
Amei! me senti mais aliviada, depois de encontra uma opniao parecida com a minha de como a historia da matematica tbm é importante alem de formulas e decorebas
Meus parabéns 👏👏👏 hoje que eu recebi,seu vídeo não vi até agora ninguém com tanto incentivar alguém a continuar a estudar.Ja me escrever no seu canal,parabens.👏👏👏👏👏...
Cara gostei muito do jeito que você explica, pelo jeito que dá as informações sabe que quem tá ouvindo precisa entender tbm. Entendeu não só pra saber mas pra ensinar tbm. Obrigado.
Cara, preciso fazer Eng. Elétrica, mas à muitos anos evitei de fazer devido ao Cálculo, mas depois desse vídeo, tão esclarecedor, me deu coragem para começar. Muito obrigado!
Canal top, aula top, Professor nota 10 a enésima potência 👏 👏 👏 Esse é o método corretíssimo em ensinar e aplicar a Matemática desde o básico ao avançado, explicando, a fundo, a história e suas aplicações em todos os segmentos para o progresso !!!
Cara, comecei Engenharia Mecânica e de cara precisei trancar cálculo pois entrei atrasado no semestre. Esse vídeo foi muito necessário, sério!! Tive um ensino básico ruim e estou tendo que voltar atrás pra recuperar, com certeza a ideia passada nesse vídeo é muito válida e real. Deu até vontade de estudar mais kkkk show!!
Estudo Matematica na UFF e gosto da base que eles dao. La tem Matematica Basica no 1o periodo e Pre-Calculo no 2o antes de comecar com Calculo I, II, III e IV a partir do 3o periodo.. Depois que a grade foi modificada a esse molde o numero de formandos no curso aumentou consideravelmente pois constroem uma base e acabam causando um nivelamento nos alunos. Antes ja comecava estudando calculo no 1o periodo e era um desastre.
Essa aula faz total sentido para mim! Não sei se você considera certo ou errado, mas está tendo Pré-Calculo na faculdade que entrei, mas achei bem impossível em 3 semanas eu aprender todas as matérias que eles passaram. Preferi anotar e ir estudando aos poucos, no meu ritmo, já que não sou nenhuma gênia. E ai o que eu tiver dúvida irei abordar na monitoria!
video muuuito bom. so tenho um conselho. quando tiver falando sobre formulas ou simbolos, coloque eles na tela, facilita a vizualizaçao e o entendimento pra quem como eu tem um conhecimento menor. igual quando vc falou do simbolo das integrais
Vídeo fera parceiro, estou com dificuldades para estudar pra cálculo I e vc deu uma luz para começar a estudar. Não sei se já possui no canal, mas se puder fazer alguns vídeos mais a fundo a respeito da matéria de cálculo I. Abraços
Helio Trinas . muito obrigado pela suas palavras de insentivos, na matemática estou me desafiando em fazer engenharia civil em 2025. vou fazer minha primeira faculd, motivado na suas palavras. sei que não tão bom em matemática mas não vou desistir. estou pesquisando um curso básico de matemática para enfrentar o curso de ENGENHARIA. VOCÊ PODE ME AJUDAR? NESSA PREPARAÇÃO PARA ENGRESSAR NA ENGENHARIA? DESDE JÁ AGRADEÇO!!!!
Salve salve prof Helio, parabéns pelo canal inscrita e likesss,bora estudar cálculo com uma boa base,que eles não te ensinam no ensino médio completamente
A la vamos nós encarar o cálculo pela terceira vez. O maior problema é a base mesmo, consigo entender a matéria mas quando envolve trigonometria, logaritmos e tals eu não consigo resolver por não ter essa base. Mas nunca é tarde pra aprender.
Assim como o prof. fez no vídeo, pesquise a História dos Logaritmos e da Trigonometria. Tenho usado a História da Matemática para entender a "lógica", o "sentido" de conteúdos que não pude estudar
obrigada pela maravilhosa explicação, eu precisava mesmo assitir esse video, eu estava totalmente perdida no me curso de engenharia, não sabia nem por onde começar, depois desse vídeo fiquei mas direcionada. obrigadaaaaaaa!!!!
Saca muito...legal...dá pra ver que gostas do q faz como professor. Sorte para quem o tiver como mestre de matemática.... estudei tudo isso MUUUUITO na EsPCEx e AMAN
Obrigado! Olha, alem do livro do Boyer que é um classico bem pesado de se ler, eu gosto muito da janela de euclides do Mlodinow, tambem gosto do livro da Tatiana Roque e de alguns livrps estrangeiros como os E.T Bell the Man of Mathematics
Comecei engenharia elétrica esse ano, e bem, tô no fim do primeiro semestre, e caramba, não consigo pegar nada da matéria de cálculo 1, das matérias no caso, minha base no ensino médio não foi das melhores, e peguei so o terceiro ano presencial do ensino médio. To vendo os resultados da dificuldade, fiquei tão perdida que não consigo me concentrar em aprender sabe, e bem, eu estou estudando aos poucos, espero que agora eu entenda algo, pois com professor infelizmente não rolou.
Ótimo vídeo. Adorei seu canal! Eu tô no 2ª ano do Ensino Médio e quero cursar Física assim que concluir o EMI. Desde o 9ª ano do Ensino Fundamental eu reconheço a importância que a disciplina de Cálculo será para mim no futuro, então decidi, juntamente com a ajuda de um dos meus professores atuais, estudar Cálculo, antes do ingresso na faculdade de Física. E aí pretendo estudar através do livro de cálculo do Guidorizzi, o auxílio do meu professor e o auxílio da Internet. Na sua opinião, me recomendaria esse livro para iniciar?
É um excelente livro, um pouco mais voltado pra matemática pura, mas como vc vai fazer física pode ser muito bom sim. Caso ache muito pesado vc pode tentar algum livro mais simples.
A “invenção” do Cálculo é, geralmente, atribuída a Newton e a Leibniz. No entanto, o surgimento do Cálculo como conhecemos hoje foi resultado da evolução de uma ideia que remonta desde os antigos gregos que a usavam para encontrar valores de áreas e volumes de figuras e sólidos de formatos não triangulares ou retangulares (círculo e esfera, p.e.). A palavra cálculo é o diminutivo de calx, que em latim significa pedra. Atualmente o Cálculo é uma abreviação de Cálculo Diferencial e Integral. A palavra Derivada veio da expressão Fonction Dérivée da obra Théorie des fonctions analytiques (Teoria das Funções Analíticas) de Joseph Louis Lagrange, publicada em 1797. Na verdade, o Cálculo é uma engenhosa criação do intelecto humano que não é exatamente um novo ramo da Matemática. É sim um novo método de lidar com as ideias de infinito, função e o conceito de variação aplicada à Álgebra, à Geometria e à Trigonometria por meio da (ferramenta) Geometria Analítica. A grande dificuldade no aprendizado das ideias do Cálculo reside na forma equivocada como seus conceitos são definidos e ensinados em livros didáticos e em sala de aula. A função é o objeto de estudo do Cálculo. Outro problema da dificuldade de entendimento está relacionado com a definição do que é uma função. A atual definição adotada de função é complexa porque ela é definida em termos de pares ordenados da teoria formal dos conjuntos (domínio versus imagem ou contradomínio, lembram?) A definição formal e abstrata de função foi adotada no ensino moderno e nos livros apenas no século XX após a consolidação da Teoria dos Conjuntos (de George Cantor) e da aritmetização da análise matemática divulgada pelo grupo de matemáticos franceses de pseudônimo Nicolas Bourbaki (1939). Estes por sua vez se basearam na descrição de Dirichlet (1837). Mas a palavra função surgiu pela primeira vez - em 1673 - em um manuscrito de Leibniz intitulado O método inverso das tangentes, ou sobre funções (Methodus tangentium inversa, seu de functionibus). Outra grande confusão é definir o conceito de derivada com a interpretação da reta tangente a uma curva usando o conceito do quociente (razão/taxa) da variação de uma reta secante deslizante "misturada" com o conceito de limite sem exatamente dar uma explicação inteligível da relação valor do coeficiente angular (tangente) com o valor da derivada. Por que usar uma reta tangente a uma curva ? (respondo mais a frente) E por que é difícil entender o que é uma reta tangente em um único ponto em uma determinada curva? Ora, quem vê a reta desenhada tangendo a curva observa que ela não toca somente um ponto. Não faz sentido e não é convincente (Descartes conseguiu um modo engenhoso de explicar essa tangente - explico mais a frente). E o que é exatamente um ponto? E a linha? E a linha reta? As definições descritas no livro Os Elementos (página 97 do livro traduzido por Irineu Bicudo) responde: • Ponto é aquilo de que nada é parte; • E linha é comprimento sem largura; • E linha reta é a que está posta por igual com os pontos sobre si mesma. Deu para entender estas três definições? A definição da linha reta pode ser traduzida como uma disposição uniforme e unidimensional de pontos. Mas se você não sabe o que é abstração, vai continuar sem entender essas definições. Abstração [do latim abstractione] é um processo mental de se obter ou extrair uma ou mais partes de uma totalidade complexa, seja ela elemento da realidade ou da própria imaginação. No sentido matemático (e computacional), abstração é uma representação de um modelo mental de uma realidade ou de um elemento constituinte da realidade do qual se extrai apenas determinadas propriedades ou características relevantes. Assim, a partir da abstração é criado um modelo mental no qual se pode manipulá-lo independentemente da realidade. Então, estes entes geométricos são abstrações de formas de objetos (elementos ou coisas) concretos (reais) que a mente humana criou para obter uma percepção de parte do mundo que nos cerca. Portanto, se eles são abstrações da mente humana: o ponto e a reta não têm medida finita, ou seja, são adimensionais. Por isso não faz sentido ao visualizarmos um gráfico de uma curva com uma reta tangente afirmando-se que ela toca a curva em um único ponto. O que visualizamos na verdade é que essa tangente toca vários pontos. Isso acaba causando uma confusão cognitiva nos discentes ao primeiro contato com a definição de derivada. Então, o que é esse ponto que os professores e autores de livros de Cálculo afirmam que toca a curva em um único ponto da curva utilizado para definir a derivada e seu valor atrelado ao conceito de limite? Existe um modo mais engenhoso de explicar esse ponto único da reta tangente a uma curva? Sim, existe. Ele foi imaginado por Descartes nos seus momentos de devaneios iniciais na gênese da Geometria Analítica. Descartes imaginou um... *** (Continua numa próxima atualização desta resenha [parte1]...) Mas, o que tem a ver essa tal reta tangente com uma curva? Bem, imagine um gráfico de uma parábola ou de uma onda senoidal. Como podemos saber se a curva está em algum estágio crescente ou decrescente, ou até mesmo em um estágio máximo (crista da curva) ou em um estágio mínimo? *** (Continua numa próxima atualização desta resenha [parte2]...) A ideia do infinito, seja ele o infinitamente pequeno ou infinitamente grande, não cabe na mente humana. Talvez porque somos seres finitos; não vivemos para sempre. Não faz sentido para nós não encontrarmos um início e um fim. É dessa ideia de infinito que o grego Zenão criou seus famosos paradoxos (Aquiles e a tartaruga, p.e.) e Eudoxo criou o seu método da Exaustão. Depois dos gregos é que surgiu o termo infinitesimal para designar um valor infinitamente pequeno. Galileu e Cavalieri o utilizaram para dar base a formulação de suas teorias físicas e matemáticas. O conceito de infinito foi relacionado com o de limite e este, por sua vez, foi formalizado por Cauchy, Bolzano e Karl Weierstrass. *** (Continua numa próxima atualização desta resenha [parte3]...)
@@opiniaosemfundamento9839 Bom dia. Eis alguns livros interessantes sobre o assunto: Tópicos de história da Matemática para uso em sala de aula: Cálculo - Carl Benjamin Boyer (Atual editora, 1992). História da matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas (Tatiana Roque). Em busca do infinito: Uma história da matemática dos primeiros números à teoria do caos (Ian Stewart). O mais recentemente lançado pela Sextante 2022: O Poder do Infinito: Como o Cálculo revela os segredos do universo (Steven Strogatz). "e" - a história de um número (Eli Maor). A Janela de Euclides: A História da Geometria, das Linhas Paralelas ao Hiperespaço (Leonard Mlodinow). Filosofia da Matemática (são dois livros de dois autores, respectivamente: Stewart Shapiro e Jairo José da Silva). Introdução à Filosofia Matemática (Bertrand Russel). Conceitos Fundamentais da Matemática (Bento de Jesus Caraça). Revista Scientific American - Gênios da Ciência - A Vanguarda da Matemática. Scientific American - As diferentes faces do Infinito. Revista Cálculo - Matemática para todos (mais de 40 edições). Um livro mais específico sobre números e operações: História Universal dos Algarismos - Georges Ifrah (2 volumes). Curso de História da Matemática: Origens e Desenvolvimento do Cálculo - 5 volumes (Margareth E. Baron), ed. UNB, 1985.
Como vocês mesmos disseram, o ponto central do estudo de Cálculo é a Função. Mas acho que não basta falar sobre pares ordenados ao explicar para quem é leigo ou iniciante nessa área. É preciso dizer que Função, na vida real, é a representação (ou modelo) da evolução de um fenômeno (o famoso "f(x)" ) influenciado pela evolução de outro fenômeno (o "x"). O comportamento dessa evolução está subordinado a uma lei ou regra, que é representada pela "fórmula" da função. Enfim, parabéns pelo canal e excelentes explicações!!!
Pq não se vê aqui na internet ninguém falando sobre os Calculos V, VI e VII, que falam sobre as variáveis complexas? Aliás só se fala em Caculo I !!!!(
Na grade de Ciência da Computação da minha facul, não tem nenhuma matéria de matemática (exceto métodos numéricos, onde vimos bem por cima alguns tópicos, mas sem muita profundidade, afinal, não tinhamos nenhuma base matemática)... Agora o jeito é tentar correr atrás do tempo perdido pra aprender um pouquinho de matemática, daí quem sabe eu consiga um dia atuar na Ciência de Dados, que por sinal acho muito top. Mas as vezes eu fico pensando: pelo que fizeram com a grade da CC pra evitar evasão dos alunos, eu não quero nem imaginar o que devem ter feito com as engenharias kkkkkkk é rir pra não chorar... Obrigado pelo vídeo, Helio, muito bom!
Deixou um gostinho de quero mais pra matéria de Cálculo I. Fica a dica!
Nem comecei e já tou aqui
Comprou os livros ?
Aprender a matemática em conjunto com seu contexto histórico torna a experiência extremamente mais agradável.
Cassiudes! Eu concluí o ensino médio em 2000 e só fiz meu Enem agora e, vou ingressar a universidade só agora, 4 anos depois desse vídeo, meeu Deus !!!!
Passei pra engenharia, finalmente, vim atrás aqui de base matemática pra poder começar na faculdade. Olha quem eu encontro. Salve helinho, vou me preparar usando seu canal com certeza, você é O CARA.
Grande Dalvi, teremos mais videos de calculo agora em breve!!! parabens por ter passado pra engenharia, desejo muito sucesso no curso! tamo junto camarada!
Nem comecei e já tou aqui
Tô começando Engenharia e vim estudar pré cálculo
fala cara, vc segue na engenharia ainda?
@@iagozz9456 sim
Eu particularmente gosto muito de cálculo. Mas uma crítica que eu tenho contra o sistema de ensino é que eles apresentam as fórmulas de maneira pronta, sem explicar sua origem. Por exemplo, nos é dito que o Teorema de Pitágoras afirma que "a soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa", mas não explicam como Pitágoras chegou a essa conclusão. Aí o aluno entra naquela de decorar fórmulas sem realmente entender como ela funciona, o que implica na ojeriza que a maioria das pessoas tem por cálculo e matemática em geral.
Enfim, mais um vídeo excelente, Helio. Um abraço!
A mais pura verdade. Obrigado pela força!
Parece besteira, mas... Onde eu encontro essas coisas? Digo, onde eu encontro a interpretação das fórmulas? Em quais livros? Preciso aprender matemática, mas me falta muito. E, geralmente, só consigo aprender algo quando sei de onde saiu... =/ Só vejo apostilas com fórmulas prontas e apesar de conseguir aplicar a maioria, não consigo jamais compreender onde aplicar diretamente na minha área de atuação.
@@BrunoSouza-hf7me livros, nem todos são bons, mas somente através deles vc encontrará o que procura! abraços
@@HelioTrinas vc poderia indicar algum?
Exato, a matemática deveria ser explica com uma mistura de lógica, história e pensamento, demonstração, conclusão, aplicação e experimento.
Cumprimentos
Eu sou prova do sufoco do cálculo no primeiro ano da universidade comecei no ano passado e até não avancei em nada e sentia me muito triste por isso, mas agora Depois desse vídeo eu me sinto com muita vontade de estudar cálculo agora sei a importância do cálculo na minha vida.
Conseguiu aprender?
precisava muito de uma playlist de "pré-calculo"... to a aproximadamente 4 meses de iniciar engenharia e to querendo dar uma boa revisada nas matérias antes de começar.
Dps desse video me deixou com vontade de estudar calculo, conciliar os numeros com as figuras históricas ajuda muito a deixar a matéria interessante
Meu ensino médio foi horrível , e que aula incrível
Meu também agora pego os livros do ensino fundamental e médio estou fazendo uma revisão, eu entendo que tudo é uma sequência e uma dica que eu dou e a seguinte todo lugar que vejo livros para doação vou lá e pego tudo sobre matemática tenho encontrado livros excelentes.
Gostei do vídeo, muito explicativo. Fiquei 10 anos sem estudar e resolvi começar graduação em eng. elétrica, agora preciso correr atrás do conteúdo (cálculo), para poder acompanhar minhas aulas presentes (calculo diferencial e integral) e as próximas matérias que virão. +1 inscrito
Adorei, professor!! Eu também não consigo me interessar tanto por um assunto sem saber a sua utilidade e como foi descoberto. Estava justamente procurando videos de pré-calculo, ainda bem que encontrei esse!
Obrigado Hélio pela transparência, vc mostrou um caminho que eu estava atrás.
Que achado maravilhoso esse vídeo, sério mesmo
Caramba, que vídeo top. Tira um pouco desse medo. Tem cálculo no meu curso de química e pior que as vezes a gente pensa em desistir, mas é isso, na medida vamos revisando os conceitos básicos.
Muito obrigada! Eu estava prestes a desistir da engenharia, reprovei uma vez e estou prestes a reprovar de novo... mas vou tentar no próximo semestre focar no pré cálculo pq realmente tenho dificuldades nas questões básicas
Obrigado pela aula e pela motivação também, gostaria de ter tido professores como você no ensino médio, ultimamente as escolas publicas sem investimentos, e com educação de péssima qualidade nós faz recorrer bastante e até desistir da faculdade por ser difícil ou coisa do tipo, essa foi minha situação no começo do curso, mesmo conseguindo passar em calculo 1 ainda sinto que falta muito para mim, e que cada vez devo investir mais em mim mesmo. Obrigado pelo vídeo e continue assim!
Vídeo motivador ... Bóra lá e seja o que Deus quiser
você explicou maravilhosamente o que é limite em 1 frase!!!!!!!!! parabéns
Mano. Cheguei um ano depois do vídeo, mas professor, esse vídeo me deu um alívio que você não tem noção! Muito obrigado. Já estava querendo revisar o EM inteiro no desespero hahaha
Cara valeu salvou meu semestre kkkkkk já achei que iria estudar o ensino médio tudo denovo
Esse vídeo deveria ser a introdução de toda aula de cálculo 1
Na vida não adianta dar saltos. Para uma construção sólida é necessário uma base bem preparada ou tudo aquilo que vc acha que vem construindo desmorona na sua cabeça. Aí vc fica perdido e não sabe o que fazer, culpa os outros e as dificuldades que a vida vai colocando na sua frente....
Nada deixa isso tão evidente do que estudar Cálculo. Estava até procurando um tal de um livro Russo da época soviética, mas acho que antes vou comprar uma tabuada! 😂"
12:25 é parte do videio definiu limtes de uma forma que nenhum livro nunca fez!
Muito obg professor,faço Física e tenho muita dificuldades no Calculo,seu incentivo ira muito me ajudar ok/! não irei desistir!!!
Valeu, abriu minha mente realmente do que fazer e como fazer pra iniciar o estudos de Pre-calculo e Cálculo Diferencial e Integral a uma Variável na UC
Dois anos depois de formada, me sinto uma engenheira incompleta, por conta da minha matemática básica .
nao se sinta assim. ninguém sai engenheirão foda, todos vão se aprimorando ao longo do tempo
@@cesarviniciusalmeida9491 😍
Olá @Tha, uma pergunta indecente, mas estou curioso, onde você se formou?
Nenhuma engenharia vê somente matemática básica. Pelo menos cálculo 1, 2 e 3, cálculo numérico, álgebra linear, geometria analitica, estatística, equações diferenciais. Nada básico isso…
Como você passou em cálculo 1, 2, 3, algebra linear, física, etc?
Velho, muito foda esse vídeo. Como não saberia descrever o quão valioso é para mim, direi apenas que já baixarei o vídeo para rever a cada avanço que eu for fazendo na matéria. Eu simplesmente senti a necessidade de pegar matérias de pré-cálculo, pois estou indo para o 2º semestre de Economia. Velho, utilidade ímpar esse seu vídeo. Vou assinar seu canal, enfim. Eu sempre busco esses conteúdos que te dão um background do porquê das coisas e é raríssimo encontrar, afinal geral só quer saber de aplicar, ninguém dá a mínima para contextualização. Essa é a parte boa de vir de humanas/sociais (buscar contexto). Essas links que você correlaciona, adianta a vida do estudante anos luz. Arrisco dizer que esses vídeos é um dos melhores que eu já assisti, aqueles que você diz: Bingo, é isso que eu gosto, é disso que estou falando "That's what I'm talking about"... Fucking great dude!
Concordo totalmente. Estudar parecendo um papagaio repetindo fórmula pra receber um biscoito no final é muito raso e burro rs É tipo aprender a assentar tijolo sem nunca ter contemplado uma casa, sem saber seus motivos e fins. Em mim, retira toda a inspiração e motivação pra calcular números. Duvido que gênios da matemática, etc, eram calculadoras humanas sem curiosidade.
@@leandrolucato É sobre isso. Sobre contemplar a jornada, a chegada é um dado natural quando se faz o percurso certo, da maneira certa! Pena que somos minorias, hoje o importante é “resultado”, sabe se lá pra que serve esse resultado. Enfim, C’est la vie!
@@matheusxavier8157 É isso mesmo. E a busca pelos atalhos, ao meu ver, limita a criatividade e novas fronteiras. Só serve pra burlarmos o sistema, mas sermos seres rasos.
Bom, a partir do 7° 8° ano, senti que a matemática tornará-se difícil pra mim, e desde lá, tenho cisma com essa matéria; consegui me formar, pois sempre fui esforçada. Mas a sequela que carrego disso, é que, deixei de fazer cursos na área de exatas por achar que nunca conseguiria. Hoje, aos 20, estou me interessando por engenheira naval e sei que a demanda de cálculo é quase pura, mas não quero desistir e vou batalhar por isso.Acho que começar na revisão de base e estudar calmamente, vai me ajudar; entender que existiram vários estudiosos e que houve uma grande lacuna de tempo pra que esses conceitos matemáticos fossem solucionados, é o que me me deixa mais tranquila.
O resumo é que: se não tivermos um fundamental forte, o resto acaba se tornando mais amargo. E por esse sentimento, pode infelizmente acabar florescendo a ideia errada de deixar de fazer um curso muito legal por achar que não é capaz.
Nossa relação com a matemática está muito ligada a como ela nos foi apresentada, seja na escola ou no suporte em casa. Enfim; é algo treinável, que vai depender do quanto você está disposto a encarar e entender nossa querida /odiada matemática.
Você é muito jovem e consciente, com certeza seguindo sempre em frente sem desistir você chega onde quiser! Boa sorte!
Direto ao ponto e sem enrolação, parabéns, me deixou mais tranquilo e determinado para os estudos na Eng.
Comentário bastante lúcido, realista. Mesmo sabendo que haverá desafios. Nos motivou bastante.
Professor Hélio, positivo! Você é um marco de estímulo e sabedoria!
Muito top! Eu estou aprendendo muito
Nossa vc é mt bom. Amei seu encorajamento para alunos que desistem dos seus sonhos por causa deste temido cálculo. Parabéns!
Que vídeo maravilhoso! Todos deveriam assisti-lo antes de cursar uma faculdade de exatas! Você foi extremamente detalhista, sincero e verdadeiro !!! Eu Amo cálculo, quando estava no ensino médio tinha muuuuuuito receio de cursar engenharia porque não gostava de funções, nem muito de matemática. Porém, com a pandemia, tive muito tempo para estudar cálculo sozinho antes de começarem as aulas! Entrei no curso de engenharia mecânica na universidade de Pernambuco (pública ) , esse estudo prévio de cálculo, sem a cobrança de faculdade e de provas, me ajudou muito a chegar no primeiro período com uma base muito boa, mês que vem começo o 4° periodo, cursando cálculo 4 e muito ansioso para começar a cadeira, bem como as demais do período, complementos, mecflu, dinâmica …
meus parabens seu exemplo é muito importsnte para que ads pessoas percam o medo do calculo
é isso mesmo... vc mandou bem... a necessidade de se revisar (sempre quando tiver dificuldade) é muito importante para ter resiliência no estudo..não só da matemática...mas de várias outras matérias. parabéns
Verdade 😊
Amei! me senti mais aliviada, depois de encontra uma opniao parecida com a minha de como a historia da matematica tbm é importante alem de formulas e decorebas
Meus parabéns 👏👏👏 hoje que eu recebi,seu vídeo não vi até agora ninguém com tanto incentivar alguém a continuar a estudar.Ja me escrever no seu canal,parabens.👏👏👏👏👏...
Cara gostei muito do jeito que você explica, pelo jeito que dá as informações sabe que quem tá ouvindo precisa entender tbm. Entendeu não só pra saber mas pra ensinar tbm. Obrigado.
Muito feliz e lisonjeado com seu comentario! Euq ue agradeço e bons estudos!
Cara, preciso fazer Eng. Elétrica, mas à muitos anos evitei de fazer devido ao Cálculo, mas depois desse vídeo, tão esclarecedor, me deu coragem para começar. Muito obrigado!
Eu também estou pensando em fazer Engenharia Elétrica, você ainda tem esse objetivo?
Adorei seu vídeo, excelente conteúdo, você falou tudo o que qualquer estudante de exatas precisa saber
Canal top, aula top, Professor nota 10 a enésima potência 👏 👏 👏
Esse é o método corretíssimo em ensinar e aplicar a Matemática desde o básico ao avançado, explicando, a fundo, a história e suas aplicações em todos os segmentos para o progresso !!!
poderia criar uma playlist com as aulas de cálculo?? obrigdaaaaaaaaaaaaaaa pelo conteúdo
Ótima sugestão!
Cara, comecei Engenharia Mecânica e de cara precisei trancar cálculo pois entrei atrasado no semestre. Esse vídeo foi muito necessário, sério!! Tive um ensino básico ruim e estou tendo que voltar atrás pra recuperar, com certeza a ideia passada nesse vídeo é muito válida e real. Deu até vontade de estudar mais kkkk show!!
Que maravilha Pedro! Boa sorte, fico muito feliz
Estudo Matematica na UFF e gosto da base que eles dao. La tem Matematica Basica no 1o periodo e Pre-Calculo no 2o antes de comecar com Calculo I, II, III e IV a partir do 3o periodo..
Depois que a grade foi modificada a esse molde o numero de formandos no curso aumentou consideravelmente pois constroem uma base e acabam causando um nivelamento nos alunos. Antes ja comecava estudando calculo no 1o periodo e era um desastre.
é maravilhoso o curriculo da UFF, me formei em licenciatura pela UFF
Essa aula faz total sentido para mim! Não sei se você considera certo ou errado, mas está tendo Pré-Calculo na faculdade que entrei, mas achei bem impossível em 3 semanas eu aprender todas as matérias que eles passaram. Preferi anotar e ir estudando aos poucos, no meu ritmo, já que não sou nenhuma gênia. E ai o que eu tiver dúvida irei abordar na monitoria!
video muuuito bom. so tenho um conselho. quando tiver falando sobre formulas ou simbolos, coloque eles na tela, facilita a vizualizaçao e o entendimento pra quem como eu tem um conhecimento menor. igual quando vc falou do simbolo das integrais
Muito bom, Hélio. Parabéns, você é excelente.
Poxa meu amigo, obrigado mesmo!
Vídeo fera parceiro, estou com dificuldades para estudar pra cálculo I e vc deu uma luz para começar a estudar. Não sei se já possui no canal, mas se puder fazer alguns vídeos mais a fundo a respeito da matéria de cálculo I. Abraços
Ótima aula!
Muito obrigado!
Ótimo vídeo. Motivador pra quem tem interesse no assunto. Vou pesquisar mais sobre a história do cálculo. Obrigado!!
Gostei muito do vídeo!
Helio Trinas . muito obrigado pela suas palavras de insentivos, na matemática estou me desafiando em fazer engenharia civil em 2025. vou fazer minha primeira faculd, motivado na suas palavras.
sei que não tão bom em matemática mas não vou desistir.
estou pesquisando um curso básico de matemática para enfrentar o curso de ENGENHARIA.
VOCÊ PODE ME AJUDAR? NESSA PREPARAÇÃO PARA ENGRESSAR NA ENGENHARIA?
DESDE JÁ AGRADEÇO!!!!
Mes que vem irei começar a cursar Engenharia de produçao. Que video esclarecedor.!!
Volta a postar mais videos de ensino superior de engenharia. Já maratonei seu canal quase todo
Excelente claro preciso. SUCESSO
Comecei economia nesse ano , tou enferrujado mesmo kkkk mas não vou desistir de cara , até o fim.
Salve salve prof Helio, parabéns pelo canal inscrita e likesss,bora estudar cálculo com uma boa base,que eles não te ensinam no ensino médio completamente
eu já tava pensando em desistir. agora tô maluco pra aprender. obrigado
Vou mergulhar de cabeça em cálculo
obrigado pelo video
Parabéns, muito bem explicado.
Excelente canal...Professor Top, aula maravilhosa !!!
ótimo vídeo! deu pra dar uma esclarecida no que vem pela frente. sou do curso de ciencia da computação e vou ver "Cálculo Aplicado - Uma Variável"
Obrigado pela exposição. Estou empenhado em estudar novamente.
A la vamos nós encarar o cálculo pela terceira vez. O maior problema é a base mesmo, consigo entender a matéria mas quando envolve trigonometria, logaritmos e tals eu não consigo resolver por não ter essa base. Mas nunca é tarde pra aprender.
Assim como o prof. fez no vídeo, pesquise a História dos Logaritmos e da Trigonometria. Tenho usado a História da Matemática para entender a "lógica", o "sentido" de conteúdos que não pude estudar
"O tanto de possibilidades disponíveis está para as oportunidades de sentir-se não ter tomado a melhor escolha"
Professor Top, aula show, canal nota 10
Obrigado cara, você me deu um gás nos estudos
Ótimo vídeo, muita qualidade e prende bem a atenção!
Que bela abordagem reflexiva e introdutória ao Cálculo!
Obrigado!
Esse vídeo é ouro!
Você tocou no meu coração, amigo.
obrigada pela maravilhosa explicação, eu precisava mesmo assitir esse video, eu estava totalmente perdida no me curso de engenharia, não sabia nem por onde começar, depois desse vídeo fiquei mas direcionada. obrigadaaaaaaa!!!!
Esse era exatamente nosso objetivo ao fazer vídeo! Fico muito feliz, bons estudos!
Começando a estudar cálculo I esse semestre, me motivou bastante esse vídeo
Excelente vídeo. Estimulante.
Saca muito...legal...dá pra ver que gostas do q faz como professor. Sorte para quem o tiver como mestre de matemática.... estudei tudo isso MUUUUITO na EsPCEx e AMAN
Excelente vídeo! O senhor recomenda algum livro sobre a história da matemática? Sensacional essa abordagem histórica!
Obrigado! Olha, alem do livro do Boyer que é um classico bem pesado de se ler, eu gosto muito da janela de euclides do Mlodinow, tambem gosto do livro da Tatiana Roque e de alguns livrps estrangeiros como os E.T Bell the Man of Mathematics
Vídeo enriquecedor! Parabéns,professor 👏👏
Muito obrigado
Show. Gostei muito.
Sinceramente Muito Bom o Vídeo.
Show de bola , parabéns ! Muito bem abordado ... Inscrito concerteza
pô, brother. Valeu demais por esse vídeo! Tava precisando.
ass. Leandro Amorim.
Todo mundo vendo esse vídeo já na faculdade e eu n tô nem no ensino médio ainda kkkk vejo esses assuntos pq acho interessante
Aí sim!
Vídeo claro e objetivo Parabéns e obrigada..
Eu que agradeço
Comecei engenharia elétrica esse ano, e bem, tô no fim do primeiro semestre, e caramba, não consigo pegar nada da matéria de cálculo 1, das matérias no caso, minha base no ensino médio não foi das melhores, e peguei so o terceiro ano presencial do ensino médio. To vendo os resultados da dificuldade, fiquei tão perdida que não consigo me concentrar em aprender sabe, e bem, eu estou estudando aos poucos, espero que agora eu entenda algo, pois com professor infelizmente não rolou.
Ótimo vídeo. Adorei seu canal!
Eu tô no 2ª ano do Ensino Médio e quero cursar Física assim que concluir o EMI. Desde o 9ª ano do Ensino Fundamental eu reconheço a importância que a disciplina de Cálculo será para mim no futuro, então decidi, juntamente com a ajuda de um dos meus professores atuais, estudar Cálculo, antes do ingresso na faculdade de Física. E aí pretendo estudar através do livro de cálculo do Guidorizzi, o auxílio do meu professor e o auxílio da Internet.
Na sua opinião, me recomendaria esse livro para iniciar?
É um excelente livro, um pouco mais voltado pra matemática pura, mas como vc vai fazer física pode ser muito bom sim. Caso ache muito pesado vc pode tentar algum livro mais simples.
@@HelioTrinas Obrigado pela sugestão!
Muito didático! Ajudou bastante!
A “invenção” do Cálculo é, geralmente, atribuída a Newton e a Leibniz. No entanto, o surgimento do Cálculo como conhecemos hoje foi resultado da evolução de uma ideia que remonta desde os antigos gregos que a usavam para encontrar valores de áreas e volumes de figuras e sólidos de formatos não triangulares ou retangulares (círculo e esfera, p.e.).
A palavra cálculo é o diminutivo de calx, que em latim significa pedra. Atualmente o Cálculo é uma abreviação de Cálculo Diferencial e Integral.
A palavra Derivada veio da expressão Fonction Dérivée da obra Théorie des fonctions analytiques (Teoria das Funções Analíticas) de Joseph Louis Lagrange, publicada em 1797.
Na verdade, o Cálculo é uma engenhosa criação do intelecto humano que não é exatamente um novo ramo da Matemática. É sim um novo método de lidar com as ideias de infinito, função e o conceito de variação aplicada à Álgebra, à Geometria e à Trigonometria por meio da (ferramenta) Geometria Analítica.
A grande dificuldade no aprendizado das ideias do Cálculo reside na forma equivocada como seus conceitos são definidos e ensinados em livros didáticos e em sala de aula.
A função é o objeto de estudo do Cálculo. Outro problema da dificuldade de entendimento está relacionado com a definição do que é uma função. A atual definição adotada de função é complexa porque ela é definida em termos de pares ordenados da teoria formal dos conjuntos (domínio versus imagem ou contradomínio, lembram?)
A definição formal e abstrata de função foi adotada no ensino moderno e nos livros apenas no século XX após a consolidação da Teoria dos Conjuntos (de George Cantor) e da aritmetização da análise matemática divulgada pelo grupo de matemáticos franceses de pseudônimo Nicolas Bourbaki (1939). Estes por sua vez se basearam na descrição de Dirichlet (1837). Mas a palavra função surgiu pela primeira vez - em 1673 - em um manuscrito de Leibniz intitulado O método inverso das tangentes, ou sobre funções (Methodus tangentium inversa, seu de functionibus).
Outra grande confusão é definir o conceito de derivada com a interpretação da reta tangente a uma curva usando o conceito do quociente (razão/taxa) da variação de uma reta secante deslizante "misturada" com o conceito de limite sem exatamente dar uma explicação inteligível da relação valor do coeficiente angular (tangente) com o valor da derivada. Por que usar uma reta tangente a uma curva ? (respondo mais a frente) E por que é difícil entender o que é uma reta tangente em um único ponto em uma determinada curva? Ora, quem vê a reta desenhada tangendo a curva observa que ela não toca somente um ponto. Não faz sentido e não é convincente (Descartes conseguiu um modo engenhoso de explicar essa tangente - explico mais a frente). E o que é exatamente um ponto? E a linha? E a linha reta? As definições descritas no livro Os Elementos (página 97 do livro traduzido por Irineu Bicudo) responde:
• Ponto é aquilo de que nada é parte;
• E linha é comprimento sem largura;
• E linha reta é a que está posta por igual com os pontos sobre si mesma.
Deu para entender estas três definições?
A definição da linha reta pode ser traduzida como uma disposição uniforme e unidimensional de pontos.
Mas se você não sabe o que é abstração, vai continuar sem entender essas definições.
Abstração [do latim abstractione] é um processo mental de se obter ou extrair uma ou mais partes de uma totalidade complexa, seja ela elemento da realidade ou da própria imaginação.
No sentido matemático (e computacional), abstração é uma representação de um modelo mental de uma realidade ou de um elemento constituinte da realidade do qual se extrai apenas determinadas propriedades ou características relevantes.
Assim, a partir da abstração é criado um modelo mental no qual se pode manipulá-lo independentemente da realidade.
Então, estes entes geométricos são abstrações de formas de objetos (elementos ou coisas) concretos (reais) que a mente humana criou para obter uma percepção de parte do mundo que nos cerca.
Portanto, se eles são abstrações da mente humana: o ponto e a reta não têm medida finita, ou seja, são adimensionais.
Por isso não faz sentido ao visualizarmos um gráfico de uma curva com uma reta tangente afirmando-se que ela toca a curva em um único ponto. O que visualizamos na verdade é que essa tangente toca vários pontos. Isso acaba causando uma confusão cognitiva nos discentes ao primeiro contato com a definição de derivada.
Então, o que é esse ponto que os professores e autores de livros de Cálculo afirmam que toca a curva em um único ponto da curva utilizado para definir a derivada e seu valor atrelado ao conceito de limite?
Existe um modo mais engenhoso de explicar esse ponto único da reta tangente a uma curva?
Sim, existe. Ele foi imaginado por Descartes nos seus momentos de devaneios iniciais na gênese da Geometria Analítica.
Descartes imaginou um...
*** (Continua numa próxima atualização desta resenha [parte1]...)
Mas, o que tem a ver essa tal reta tangente com uma curva?
Bem, imagine um gráfico de uma parábola ou de uma onda senoidal. Como podemos saber se a curva está em algum estágio crescente ou decrescente, ou até mesmo em um estágio máximo (crista da curva) ou em um estágio mínimo?
*** (Continua numa próxima atualização desta resenha [parte2]...)
A ideia do infinito, seja ele o infinitamente pequeno ou infinitamente grande, não cabe na mente humana. Talvez porque somos seres finitos; não vivemos para sempre. Não faz sentido para nós não encontrarmos um início e um fim.
É dessa ideia de infinito que o grego Zenão criou seus famosos paradoxos (Aquiles e a tartaruga, p.e.) e Eudoxo criou o seu método da Exaustão.
Depois dos gregos é que surgiu o termo infinitesimal para designar um valor infinitamente pequeno. Galileu e Cavalieri o utilizaram para dar base a formulação de suas teorias físicas e matemáticas.
O conceito de infinito foi relacionado com o de limite e este, por sua vez, foi formalizado por Cauchy, Bolzano e Karl Weierstrass.
*** (Continua numa próxima atualização desta resenha [parte3]...)
Excelentes observações, pretendo fazer mais vídeos sobre o assunto vou lembrar de incluir esses tópicos que são mesmo muito importantes.
@@opiniaosemfundamento9839 Bom dia. Eis alguns livros interessantes sobre o assunto: Tópicos de história da Matemática para uso em sala de aula: Cálculo - Carl Benjamin Boyer (Atual editora, 1992). História da matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas (Tatiana Roque). Em busca do infinito: Uma história da matemática dos primeiros números à teoria do caos (Ian Stewart). O mais recentemente lançado pela Sextante 2022: O Poder do Infinito: Como o Cálculo revela os segredos do universo (Steven Strogatz). "e" - a história de um número (Eli Maor). A Janela de Euclides: A História da Geometria, das Linhas Paralelas ao Hiperespaço (Leonard Mlodinow). Filosofia da Matemática (são dois livros de dois autores, respectivamente: Stewart Shapiro e Jairo José da Silva). Introdução à Filosofia Matemática (Bertrand Russel). Conceitos Fundamentais da Matemática (Bento de Jesus Caraça). Revista Scientific American - Gênios da Ciência - A Vanguarda da Matemática. Scientific American - As diferentes faces do Infinito. Revista Cálculo - Matemática para todos (mais de 40 edições). Um livro mais específico sobre números e operações: História Universal dos Algarismos - Georges Ifrah (2 volumes). Curso de História da Matemática: Origens e Desenvolvimento do Cálculo - 5 volumes (Margareth E. Baron), ed. UNB, 1985.
Como vocês mesmos disseram, o ponto central do estudo de Cálculo é a Função. Mas acho que não basta falar sobre pares ordenados ao explicar para quem é leigo ou iniciante nessa área. É preciso dizer que Função, na vida real, é a representação (ou modelo) da evolução de um fenômeno (o famoso "f(x)" ) influenciado pela evolução de outro fenômeno (o "x"). O comportamento dessa evolução está subordinado a uma lei ou regra, que é representada pela "fórmula" da função.
Enfim, parabéns pelo canal e excelentes explicações!!!
Certa vez li que Archimedes disse que o cálculo está relacionado com a religião, infelizmente perdi o texto
Vídeo top, parabéns.
Adoro calculo
Boa aula
Pq não se vê aqui na internet ninguém falando sobre os Calculos V, VI e VII, que falam sobre as variáveis complexas? Aliás só se fala em Caculo I !!!!(
Cheguei a ter vontade de aprender... você quase me enganou, parabéns!
Gostei muito, valeu pela força, que Deus te abençoe
Gostei muito, vc é ótimo. Faz mais vídeos explicando pré cálculo.
Na grade de Ciência da Computação da minha facul, não tem nenhuma matéria de matemática (exceto métodos numéricos, onde vimos bem por cima alguns tópicos, mas sem muita profundidade, afinal, não tinhamos nenhuma base matemática)... Agora o jeito é tentar correr atrás do tempo perdido pra aprender um pouquinho de matemática, daí quem sabe eu consiga um dia atuar na Ciência de Dados, que por sinal acho muito top. Mas as vezes eu fico pensando: pelo que fizeram com a grade da CC pra evitar evasão dos alunos, eu não quero nem imaginar o que devem ter feito com as engenharias kkkkkkk é rir pra não chorar... Obrigado pelo vídeo, Helio, muito bom!
Queria ter visto isso antes, to me lascando em cálculo 1 pois fui muito mal na primeira avaliação, agora estou tendo que correr atrás do prejuízo
Super esclarecedor e direto ao ponto. Gostei muito!
que vídeo incrível
Professor top! Parabéns
Obrigado pelo elogio
Obrigado!