Ohhh! Amada! Amei a sua forma de explicar, tornou muito mais fácil a assimilação dessas correntes. Fenomenologia: Estudo , a partir das indagações sobre os fenômenos ocorridos com o sujeito ; Existencialismo: método de interpretação do ser , diante de sua angústia, desejo de liberdade e como ele reage às responsabilidades; Humanismo, o terapeuta auxilia o sujeito a se refazer , pois ele não está fadado a um determinismo , ele pode vir a ser outrem , que incorpore mais bem estar, vez que não está pronto.
Acredito que todo estudante de psicologia tem um flerte com a fenomenologia, as críticas ao behaviorismo e psicanálise são muito pertinentes, a construção da fenomenologia - existencialismo - humanismo é riquíssimo!!! Que canal maravilhoso ❤
Esse vídeo é um presente pra nós estudantes Gabi! Muito obrigada mesmo! Já era fã do vídeo antigo, mas você conseguiu se superar, resumindo e facilitando ainda mais nesse novo
Não jogue essa sobrinha (atrapalhada) no lixo. Ela me ajudou e continua me ajudando a não me (atrapalhar) mais na hora dos estudos. Ela e seus ensinamentos didáticos valem ouro.
heheh Ana Paula, fica tranquila, a sombrinha é patrimônio do Nosso Gabinete. Fico feliz que ela tenha te auxiliado nos estudos! Obrigada pela participação.
O dom de ensinar é fantástico mesmo, muito obrigada Gabi. Que Deus te abençoe grandemente e que vc possa ser cada vez mais conhecida e reconhecida ❤🥰❤️🌸🌹
Embora eu tenha afeição pelo kantismo, e o seu imperativo categórico, não deixo de absorver abordagens múltiplas como a filosofia clínica, Freud, Carl Jung, filosofias orientais, neurolinguística, ... O viver é experienciar.
Nossa, esse vídeo salvou minha vida. Sempre tive essa dúvida e discuto isso com meu amigo da gestalt que também tinha essa dúvida. Sobre separar ou não as abordagens. Estou encantando em perceber que me encontrei.
Meus parabens professora. Quanto tempo, fui pesquisar sobre a fenomenologia. E encontrei o video. Fico feliz em me ajudar na pesquisa. E ver quanto foi importante a graduação.
SEN - SA - CIO - NAL Me ajudou muito a diferenciar o existencialismo do humanismo, e agora acredito que as duas contribuições embasam o que desejo trabalhar
esse vídeo ME SALVOU. Meio do semestre e a aula de fenomenologia vem sendo uma bagunça, parece que nao conseguem explicar nem o basico para nós alunos sem colocar 10 mil coisas no meio e dificultar. Meio semestre e nao entendi nem 1% do que entendi agora vendo 11 min de video.. MUITISSIMO OBRIGADA
Gratidão pelo compartilhamento de ideias e de conhecimentos. Espero passar no curso de psicologia de minha cidade (UFF). E acredito que possuo um perfil existencialista, me aguçou a curiosidade para estudar sobre o tema. Poderia me indicar mais livros sobre? Além dos conhecidos como Sartre e etc? Bjs.
Que bacana que tem se interessado pelo curso e pelo existencialismo! Em questão de texto, sugiro que busque artigos acadêmicos. E aqui no canal também trabalhamos outros autores, além de Sartre; agora em dezembro, estamos usando o livro "Viver apaixonadamente com Kierkegaard", que é considerado o 'pai do existencialismo'. Vou deixar aqui o link da playlist: ua-cam.com/play/PLgFZ1-SO8zLw4KdU5FOS7hnVrauFTHJC8.html Abraços, e bons estudos!
Olha ele aí...uns dois meses atrás estava procurando sobre os temas e vi a imagem de uma moça segurando um guarda-chuva rsrsrs...hoje sou inscrita e acompanho os vídeos do canal. Amo!
Gabi, muito obrigado ❤ comecei o cursar Psicologia agora, e este video me ajudou a compreender melhor as perspectivas fenomenológicas, irei me aprofundar mais. Obrigado ❤
Sou leigo no assunto ("ignorante"), trazia no meu interior os "mitos"(vergonha medo....) sobre tema "tabu" sobre saúde mental. Hoje sou um apaixonado, sendo que terapia hoje é necessidade essencial. VC foi sensacional explanação do tema.
Gabi, recentemente assisti uma aula (existencialismo não é humanismo) e li um livro indicado também (psicoterapia existencial) que basicamente diz que: não é correto o termo existencial-humanista e sim fenomenológica-existencial e que muitos teóricos não concordam com uma junção de existencialismo e humanismo por serem tão distintos. você poderia falar algo sobre?
Oi, Bianca. Na verdade, compreendo que são dois termos distintos. Quando falamos que trabalhamos na perspectiva existencial-humanista, de alguma forma também estamos dizendo que usamos a Feno como método. Então estaríamos juntando coisas do existencialismo e coisas do humanismo... o Frankl é um autor existencial-humanista, por exemplo. Ele usa a Feno como método... e conduzia as sessões a partir do diálogo socrático também. Quando alguém se declara da fenomenologia-existencial, essa pessoa basicamente está dizendo que não é humanista, rs... Ela seria mais "purista", mais ortodoxa... A diferença basicamente está em inserir ou não o humanismo.
Para o humanismo há a noção de tendência atualizante... o paciente estaria a caminho de uma evolução-positiva... Para o pessoal da feno-existencial não há essa tendência atualizante... nem um caminho de evolução-positiva.
Hey Gabi, tudo bem? Você explicou a diferença entre o humanismo e o existencialismo. Tem até 2 frases mais conhecidas. No existencialismo "A existência precede a essência." e no humanismo "A essência precede a existência.". Quando vc diz sobre sua prática clinica fala usar das 2 abordagens, como isso é possível sendo que elas divergem entre si?
Excelente pergunta. Tem um livro chamado Existencial-Humanistic Therapy em que os autores definem da seguinte forma: “são oposições que se complementam”. Há realmente divergências teóricas, mas que quando pensadas no fazer clínico (no modo como fazemos), entendo que elas praticamente se aplainam.
Boa tarde Gabi. Sou estudante de psicologia e tenho interesse na psicologia fenomenológica existencial. Tem uma dica de por onde começar os estudos? Tipo, de livros.
Oi Briana, boa noite. Fico muito contente que tenha chegado aqui no Nosso Gabinete! Aqui no canal temos um playlist com vídeos sobre Fenomenologia, e lá trabalho alguns livros: ua-cam.com/play/PLgFZ1-SO8zLyh6l7fah8hLyH0vnpPDTWN.html Outra recomendação que te faço também é buscar por artigos científicos. Se ficar com alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato... Abraços, e bons estudos!
Ohhh! Amada! Amei a sua forma de explicar, tornou muito mais fácil a assimilação dessas correntes.
Fenomenologia: Estudo , a partir das indagações sobre os fenômenos ocorridos com o sujeito ;
Existencialismo: método de interpretação do ser , diante de sua angústia, desejo de liberdade e como ele reage às responsabilidades;
Humanismo, o terapeuta auxilia o sujeito a se refazer , pois ele não está fadado a um determinismo , ele pode vir a ser outrem , que incorpore mais bem estar, vez que não está pronto.
Lembrando que existem 2 práticas terapêuticas importantes advindas do Humanismo, é a Gestal Terapia e a Abordagem Centrada na Pessoa.
Muito interessante a sua explicação e reflexão. Grato.
Saí de 5 anos de faculdade com isso confuso na minha cabeça e você me ajudou a entender em 11 minutos, muito obrigada!
Pâmela, obrigada pelo comentário. Fico contente que pude te auxiliar nesse entendimento!
Acredito que todo estudante de psicologia tem um flerte com a fenomenologia, as críticas ao behaviorismo e psicanálise são muito pertinentes, a construção da fenomenologia - existencialismo - humanismo é riquíssimo!!!
Que canal maravilhoso ❤
Esse vídeo é um presente pra nós estudantes Gabi! Muito obrigada mesmo! Já era fã do vídeo antigo, mas você conseguiu se superar, resumindo e facilitando ainda mais nesse novo
Andressa, muito obrigada por esse retorno! Vamos seguir estudando juntas!
Não jogue essa sobrinha (atrapalhada) no lixo. Ela me ajudou e continua me ajudando a não me (atrapalhar) mais na hora dos estudos. Ela e seus ensinamentos didáticos valem ouro.
heheh Ana Paula, fica tranquila, a sombrinha é patrimônio do Nosso Gabinete. Fico feliz que ela tenha te auxiliado nos estudos! Obrigada pela participação.
Vídeo perfeito!! A faculdade devia ser mais assim, ensinar teoria sim, mas focando no lado prático.
Muito obrigada pela participação, Isabel!
Verdade quando você vai para a prática tudo muda, a realidade é outra...
Estou cursando Psicologia, estou gostando muito da Psicologia Humanista
6:03 palavras chave existencialismo
Prova de gestalt terça feira e só consegui entender com seu vídeo, obrigada ❤️
Que bom ler isso, Isadora! Boa prova! 🧡
Obrigada Gabi!
Vou fazer prova de psicologia fenomenológica existencial e o seu vídeo esclareceu bastante o assunto!
Esse guarda-chuva tem história!! Nunca mais esqueci essa explicação. Sensacional, Gabi!! 👏💕
hehe Fico muito contente em saber que a explicação "pegou"! Bons estudos!
O dom de ensinar é fantástico mesmo, muito obrigada Gabi.
Que Deus te abençoe grandemente e que vc possa ser cada vez mais conhecida e reconhecida ❤🥰❤️🌸🌹
Vanessa, fico muito grata pelo carinho e pela companhia! Continue com a gente 🧡
obrigada moça 😔 tomei bomba na ultima prova e acabei ficando pra final, espero que dê tudo certo, consegui entender
Na torcida por você!
Nossa, como você é maravilhosa! Ameiiiii ❤
Amo, amo, amo seus vídeos! Você tem um método maravilhoso de ensino.
Obrigada pelo carinho e pela companhia! Adoro quando vocês interagem 🧡
Embora eu tenha afeição pelo kantismo, e o seu imperativo categórico, não deixo de absorver abordagens múltiplas como a filosofia clínica, Freud, Carl Jung, filosofias orientais, neurolinguística, ... O viver é experienciar.
Finalmente, alguém para me explicar de forma clara essas distinções. Os professores complicam.
Ívina, obrigada pela participação! Bons estudos!
Nossa, esse vídeo salvou minha vida. Sempre tive essa dúvida e discuto isso com meu amigo da gestalt que também tinha essa dúvida. Sobre separar ou não as abordagens. Estou encantando em perceber que me encontrei.
Fico muito contente em saber que pude contribuir, e contente por você ter se encontrado! Qualquer dúvida, estou à disposição! Bons estudos!
@@nossogabinete agradeço o carinho!
Gente, que metáfora maravilhosa! A 🌂 jamais será só uma 🌂 pra mim. Olha o fenômeno aí hehehe. Obrigado! 😘
Hehe. Kaique, fico muito contente com a sua participação. Bons estudos!
Sou paciente e vim aqui porque vou começar terapia com alguém da abordagem "fenomenologia existencial", não sei o que esperar.
o que achou?
brigada gabi me salvou pra prova de amanhã e me ajudou com questões existenciais que tenho conversado na terapia também!
Gabriela, fico contente que o vídeo tenha te auxiliado. Bons estudos!
Meus parabens professora. Quanto tempo, fui pesquisar sobre a fenomenologia. E encontrei o video. Fico feliz em me ajudar na pesquisa. E ver quanto foi importante a graduação.
7:07 foco percepção do sujeito sobre as coisas
Maravilhoso seu vídeo Gabi. Sua didática e perfeita é muito esclarecedora. Obrigado por compartilhar o conhecimento 🥰
Júlio, obrigada pela sua participação e carinho! Bons estudos!
Sou aspirante em Psicanálise do Instituto Cássia Rodrigues e amei a explicação. Parabéns Gabi.
SEN - SA - CIO - NAL
Me ajudou muito a diferenciar o existencialismo do humanismo, e agora acredito que as duas contribuições embasam o que desejo trabalhar
Rodrigo, fico muito contente em saber que o vídeo te ajudou! Obrigada pela participação, vamos seguir estudando juntos!
Muito bom.
esse vídeo ME SALVOU. Meio do semestre e a aula de fenomenologia vem sendo uma bagunça, parece que nao conseguem explicar nem o basico para nós alunos sem colocar 10 mil coisas no meio e dificultar. Meio semestre e nao entendi nem 1% do que entendi agora vendo 11 min de video.. MUITISSIMO OBRIGADA
Fico contente que tenha te ajudado! Bons estudos!
1000 likes pra vc Gabi . Como sempre muito pertinente. Parabens é ótima .
Andre, muito obrigada pelo carinho! hehe Bons estudos!
sensacional....que Deus te exalte cada vez mais..
Amém, Diego! Obrigada pelo carinho!
Ótima explicação!!!
Didática é tudo! Parabéns e gratidão pela aula. 😘
Betania, obrigada pela participação! Bons estudos!
Melhor explicação!!! Estava perdido no meu estágio... agora já faz muito mais sentido!!! Obrigado Gabi✌🏼🤩
Antonio, fico contente em ter contribuído! Obrigada pela participação, bons estudos!
acho que esse acabou de se tornar meu vídeo favorito do canal ❤️
Amanda, muito obrigada pela sua participação aqui! Me conta, qual era o favorito antes? hehe Abraços, bons estudos!
que explicação fantástica 😍muito obrigada!!! uma pergunta: como fica a questão da postura em uma perspectiva existencial humanista? otimista ou não? 🤔
Professora maravilha
Obrigada pelo esclarecimento. Muito mais enriquecedor do que 4 horas de aula na faculdade 😊
Obrigada pela companhia, Maira! 🧡
Gratidão pelo compartilhamento de ideias e de conhecimentos. Espero passar no curso de psicologia de minha cidade (UFF). E acredito que possuo um perfil existencialista, me aguçou a curiosidade para estudar sobre o tema. Poderia me indicar mais livros sobre? Além dos conhecidos como Sartre e etc? Bjs.
Que bacana que tem se interessado pelo curso e pelo existencialismo! Em questão de texto, sugiro que busque artigos acadêmicos. E aqui no canal também trabalhamos outros autores, além de Sartre; agora em dezembro, estamos usando o livro "Viver apaixonadamente com Kierkegaard", que é considerado o 'pai do existencialismo'.
Vou deixar aqui o link da playlist: ua-cam.com/play/PLgFZ1-SO8zLw4KdU5FOS7hnVrauFTHJC8.html
Abraços, e bons estudos!
@@nossogabinete Ok, acompanharei a playlist. Obrigado!
Amei vc é ótima e tbm estou contigo . Essa teoria e abordagem faz todo sentido pra mim
Adorei saber disso! Obrigada por escrever!
Maravilha Gabi, muito didática e assertiva. Uma delícia ouví-la. Ganhou um seguidor. Viu, põe Merleau-Ponty nesse bololô aí vai! Há-braços!
Maurício, seja muito bem-vindo! Hehe, obrigada pela participação. E gostei da sugestão.
Obrigada, muito grata.
Tatiana, obrigada pela sua participação! Bons estudos!
Você caiu do céu! Gratidão.
heheh, Fico feliz em saber que pude contribuir um pouco!
Estou no primeiro período, adoro ouvir como vc explica. Muito obrigado por compartilhar
Ana, fico muito feliz em saber que os vídeos estão contribuindo contigo! Seja sempre muito bem-vinda ao Nosso Gabinete! Abraços.
Perfeito! Me ajudou muito. Gratidão 🙏
Obrigada pela participação, Gi! Bons estudos!
Adorei o vídeo ! Muito elucidativo Gabi.
Gostaria de saber se você já leu sobre Esquizoanálise de Deleuze e Guatarri.
Abraço!
Explicação perfeita!! Obrigada por compartilhar tanto conhecimento de uma forma tão dinâmica e de fácil entendimento
Obrigada pelo feedback! Que o Nosso Gabinete continue contribuindo com seus estudos 🧡
Gabi muito obrigada pelas aulas. Só consegui entender com vc. Didática dez!!!
Renata, fico feliz que tenha conseguido entender. Bons estudos!
Sempre vejo esse vídeo, e ele me ajuda demais! 💓🌻
Thamara, fico muito contente em saber disso!
Que explicação esclarecida. Obrigada por nós explicar de forma tão prática.🎉❤
Obrigada, vc foi pfta na didática!!!
Jacia, muito obrigada pela participação! Bons estudos!
Parabéns. Excelente didática.
Olha ele aí...uns dois meses atrás estava procurando sobre os temas e vi a imagem de uma moça segurando um guarda-chuva rsrsrs...hoje sou inscrita e acompanho os vídeos do canal. Amo!
hehe É um prazer te ter como estudante do Nosso Gabinete! Obrigada pelo carinho.
Explicação clara e didática, me ajudando a comhecer mais sobre o tema, obrigada Gabi ❤
Fabiana, fico contente com sua participação! Bons estudos!
Gabi, muito obrigado ❤ comecei o cursar Psicologia agora, e este video me ajudou a compreender melhor as perspectivas fenomenológicas, irei me aprofundar mais. Obrigado ❤
Obrigada pela companhia, Erick! 🧡
Esse vídeo é maravilhoso!
Objetivo e fácil de entender! Muito obrigada por compartilhar!
Obrigada pela companhia, Natalia! 🧡
Gostei, a teoria dessa abordagem é muito carregada, dificil de enxergar na prática, mas você conseguiu me dar uma luz ❤️
Fico contente que tenha te auxiliado! Aqui temos mais vídeos sobre a prática clínica. Bons estudos!
Cadê o canal? eu amei o conceito e o vídeo! Continua com ele
Olá Angelo, o canal chama Nosso Gabinete, temos diversos vídeos já. Obrigada pela participação, espero que aproveite de mais vídeos também!
Gabi, que fala linda! Um resumo bem recheadinho. Comecei a acompanhar a pouco e aprendendo muito desde já!
Vitória, fico muito contente com seu comentário! Bons estudos!
Muitíssimo obrigado pelo conteúdo!
Guido, agradecemos sua participação! Abraços.
Linda explicação !
Obrigado !
Wesley, fico contente que tenha te ajudado. Bons estudos!
Perfeito. Muito obrigado!
Samuel, obrigada pela sua participação! Bons estudos!
Massa a explicação Gaby !
Oi Pedro! Obrigada pela participação!
Sou leigo no assunto ("ignorante"), trazia no meu interior os "mitos"(vergonha medo....) sobre tema "tabu" sobre saúde mental. Hoje sou um apaixonado, sendo que terapia hoje é necessidade essencial. VC foi sensacional explanação do tema.
Obrigada pela companhia, Glauber!
Vc é muito clara e didática. Parabéns!❤️👏👏👏👏
Myrcea, obrigada pela participação! Bons estudos!
parabéns pela ótima explicação e por facilitar a compreensão!
Amir, obrigada pela participação! Bons estudos!
Parabéns pela explicação simples e compreensível! Agora entendi perfeitamente a diferença entre cada uma delas.
Fico feliz em contribuir, Soraya! Obrigada pela companhia! 🧡
Muito bom!! Obrigada pela explicação.
Larissa, agradeço sua participação! Bons estudos!
Maravilhosa sua aula! Amei! Muito obrigada ❤❤❤
SHOW!! Muito obrigado pela explicação!!!
Fico contente que tenha aproveitado do conteúdo, bons estudos!
Que explicação fenomenal!! 👏👏👏
Zacarias, muito obrigada pela sua participação! Bons estudos!
Gabi, recentemente assisti uma aula (existencialismo não é humanismo) e li um livro indicado também (psicoterapia existencial) que basicamente diz que: não é correto o termo existencial-humanista e sim fenomenológica-existencial e que muitos teóricos não concordam com uma junção de existencialismo e humanismo por serem tão distintos. você poderia falar algo sobre?
Oi, Bianca. Na verdade, compreendo que são dois termos distintos. Quando falamos que trabalhamos na perspectiva existencial-humanista, de alguma forma também estamos dizendo que usamos a Feno como método. Então estaríamos juntando coisas do existencialismo e coisas do humanismo... o Frankl é um autor existencial-humanista, por exemplo. Ele usa a Feno como método... e conduzia as sessões a partir do diálogo socrático também. Quando alguém se declara da fenomenologia-existencial, essa pessoa basicamente está dizendo que não é humanista, rs... Ela seria mais "purista", mais ortodoxa... A diferença basicamente está em inserir ou não o humanismo.
Para o humanismo há a noção de tendência atualizante... o paciente estaria a caminho de uma evolução-positiva... Para o pessoal da feno-existencial não há essa tendência atualizante... nem um caminho de evolução-positiva.
Que maravilha
Parabéns
Luiz, muito obrigada pela participação! Bons estudos!
Esse vídeo é perfeito! MUITO OBRIGADA!
Caroline, eu que agradeço a sua participação! Bons estudos!
Perfeito esse vídeo , sou estudante de Psicologia e contribuí muito , continue gratidão 💕
Iara, obrigada pela participação e carinho! Bons estudos!
Gabi, eu amei sua explicação! Você foi uma grande facilitadora, estou grata 💜
Sabrina, muito obrigada pela participação. Bons estudos!
Maravilhosa....ajudou muitooooooooo
Mariângela, fico contente em saber que tenha contribuído para você! Bons estudos!
Adorei o vídeo muito legal sua abordagem
Juliana, obrigada pela participação!
linda explicação, me ajudou demais! ❤
Excelente compreensão.
Obrigada pela participação :)
Perfeita explicação!
Antonio, obrigada pela participação!
Amei o vídeo, está me ajudando muito maratonar seus vídeos.
Darlyana, fico muito contente em saber isso! Bons estudos!
Humanista percepção otimismo( foca o bom que os clientes tem).
Hey Gabi, tudo bem? Você explicou a diferença entre o humanismo e o existencialismo. Tem até 2 frases mais conhecidas. No existencialismo "A existência precede a essência." e no humanismo "A essência precede a existência.". Quando vc diz sobre sua prática clinica fala usar das 2 abordagens, como isso é possível sendo que elas divergem entre si?
Excelente pergunta. Tem um livro chamado Existencial-Humanistic Therapy em que os autores definem da seguinte forma: “são oposições que se complementam”. Há realmente divergências teóricas, mas que quando pensadas no fazer clínico (no modo como fazemos), entendo que elas praticamente se aplainam.
Super entendi!! Muito obrigada! 💐
Maria, fico contente em saber isso! Bons estudos!
Perfeito! Gratidão pela partilha...!
Obrigada pela participação, Bruno!
Boa tarde Gabi.
Sou estudante de psicologia e tenho interesse na psicologia fenomenológica existencial. Tem uma dica de por onde começar os estudos? Tipo, de livros.
Oi Briana, boa noite. Fico muito contente que tenha chegado aqui no Nosso Gabinete! Aqui no canal temos um playlist com vídeos sobre Fenomenologia, e lá trabalho alguns livros: ua-cam.com/play/PLgFZ1-SO8zLyh6l7fah8hLyH0vnpPDTWN.html
Outra recomendação que te faço também é buscar por artigos científicos.
Se ficar com alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato... Abraços, e bons estudos!
Parabéns pelo trabalho 👏👏👏👏
Laura, obrigada pela participação! Bons estudos!
Vídeo muito bom e esclarecedor!!!
Thais, muito obrigada pela participação! Bons estudos!
Estou tendo essa matéria na facul, mas achei muito raso. Que bom achar você!
Que bom que você chegou por aqui, Alessandra! Continue com a gente 🧡
que aula INCRÍVEL!!
Roberta, obrigada pela participação! 🧡
Preciso desse curso ❤
Vem com a gente, Tharcyanne! Será um prazer te receber! 🧡
Obrigada pelo conteúdo, me acrescentou muito!
Fico feliz em saber, Bruna! Continue com a gente 🧡
Me salvou
Oi Mohani! Obrigada pela companhia e pelo carinho! Que o Nosso Gabinete continue contribuindo com seus estudos! 🧡
Que explicacao incrível!! Agregou muito, obrigada
Olá !!!
Que explicação maravilhosa !!!
Obrigada pela companhia, Everton! 🧡
sorte a minha ter conhecido Gabi dps d minha primeira aula sobre o tema *)
Obrigada pelo carinho, Margot!
Que vídeo bommmm! Muito obrigada 🎉❤
Que explicação incrível!!! Obrigada por esse vídeo, Gabi 🌷✨
Nayara, obrigada pela participação! Bons estudos!
Ótima explicação, muito bom obrigada
Obrigada pela participação, Carolina!
Sensacional! Que aulinha boa! 😍
Amanda, muito obrigada pela sua participação! Bons estudos!