Lito, o posto policial fica na SC 401, e não na BR 101. A BR 101 fica a cerca de 30 km de ratones. Mas bela história, dizem que ainda é possível encontrar marcas do acidente no morro.
@@giovanapcdespindula é uma boa pergunta, com certeza ainda era pista simples mas deveria ter algo por ali sim. Pois realmente da BR 101 fica bem mais longe e não apenas 7 km para conseguir chegar rápido e ver o fogo dele mesmo
@@giovanapcdespindula existia um Posto Policial da Policia Rodoviária Estadual que deixou de existir quando construíram o pedágio (hoje também desativado).
Parabéns pelo vídeo. Sou filho de Flávio Goulart Barreto, um dos sobreviventes do voo da TransBrasil. Já havia lido e assistido algumas reportagens sobre o acidente, mas nenhuma com tantos detalhes. Na época eu tinha apenas 2 anos e passei os seguintes escutando meu pai contar suas poucas lembranças dos fatos para jornalistas e curiosos. Ele continua gozando com saúde a 2.ª vida que ganhou e eu aproveitando a criação e afeto que me foram oportunizados.
Eu conheço o seu pai e toda a família dele. Fomos vizinhos em Laguna SC. Eu o reconheci pelo jornal, já morava em BH na época. Rezamos muito por ele. Abraços a todos!
Meu pai morreu neste acidente. Estive lá já na manhã de domingo. Grato Lito por dar detalhes. Não nos informaram que não era o capitão que estava pilotando.
Pelo que dá para entender com esses relatos de acidentes no Brasil até o fim dos anos 80 quem voou nas companhias aéreas vou literalmente na mão de Deus
@@nascidoem7938 fora q a mídia raramente encerra a narrativa e qd encerra eh mais pra uma notinha. Muitos só ficam sabendo por programas de aviação ou internet
Meu avô estava nesse vôo da Trans Brasil, e desceu em Congonhas. Ele acordou assustado e em choque na manhã seguinte, porque em algum noticiário do rádio disseram que era aniversário do comandante, e parece que eles inclusive cantaram parabéns para ele durante as primeiras pernas da viagem, o que fez ele identificar bem facilmente que era o voo em que estava. É o que minha avó conta... infelizmente ele não está aqui pra contar mais detalhes
É assustador imaginar que enquanto pessoas agonizam a espera de socorro outros carregam os seus pertences. Lembrei de um caso que aconteceu aqui no ES, certa vez um homem foi atropelado e uma mulher foi correndo para, aparentemente, ajuda-lo. Na verdade ela foi até lá, enfiou a mão no bolso do homem, e levou sua carteira. Triste.
Como dizia o Toretto (personagem do Vin Diesel no filme Velozes e Furiosos), aqui é o Brasil! Se SAQUEIAM um CAMINHÃO ACIDENTADO na estrada, imagina os pertences dos passageiros de um acidente aéreo!
Aconteceu algo parecido na minha cidade, um caminhão com laranja tombou e colidiu com um carro de passeio. As pessoas que chegaram no local não ligaram para a polícia ou ambulância, foram direto para o carregamento saquear. Quem ligou foi um dos passageiros de um ônibus que passou e disse q o motorista do caminhão estava gritando por socorro pq estava preso na cabine, infelizmente o mesmo faleceu, os casal do outro carro envolvido também veio a óbito dias depois. Mesmo assim várias pessoas ficaram contando vantagem e alguns revenderem as laranjas para pessoas que estavam na BR paradas devido o acidente. Eu fico abismada até hj com frieza de algumas pessoas, nem ligarem para socorrer foram capaz.
Eu vi um vídeo de um caminhão de combustível que colidiu com um ônibus, o cenário por si só já assustava e tinha indícios que iria piorar. Tinham várias pessoas roubando combustível, tinha até crianças, várias pessoas mesmo, até que o pior aconteceu, o caminhão entrou em combustão e houve uma explosão, vários foram mortos carbonizados na hora, tinha gente gritando e correndo em chamas, horrível, horrível mesmo. Fica a pergunta, vale mesmo a pena se arriscar por tão pouco? Esses acidentes com caminhão de carga são muito imprevisíveis, não tem como dizer que está seguro, sendo assim, é melhor nem chegar perto e sempre ligar para o socorro e a polícia.
Olá. Sou Cleber Abip Moreira Filho, fui feito dentro do hospital em Florianópolis. Sou filho do casal sobrevivente. Eles já são falecidos hj, e me emociono muito com essa história, que escutava por eles, desde muito pequeno. Levei por muitos anos, muita culpa, por ter morrido tanta gente, para que eu pudesse nascer. A vida deles nunca mais foi a mesma. Por consequência, nem a minha e nem a da minha irmã. Meus pais perderam um Filho, o João Ricardo de 4 anos e meio. Eu nasci dia 3 de maio de 81 como por milagre. Pois minha mãe nem poderia ter engravidado. Enfim , nem sei pq estou escrevendo. É isso.
Tu nasceria igual irmão, independente do acidente acontecer ou não, mesmo não sendo plano do seus pais, o plano do universo já tava escrito e de qualquer forma tu viria ao mundo, fica em paz meu irmão
Trabalhei 25 anos na eterna, saudosa, e maravilhosa Transbrasil. O Conte Teixeira era hiper competente, pois era oriundo da FAB, onde foi Coronel aviador. Sofremos muito com a perda dele, e de todos os tripulantes e passageiros que pereceram nesse triste acidente. O filho do CmteTeixeira, Ricardo Teixeira, também foi Cmte anos depois na Transbrasil. Ambos ja estão no céu onde voaram por muitos anos.🙏🙏
Ser oriundo da FAB não é garantia de ser melhor do que os não oriundos. Tem gente que nasce para a coisa, e o treinamento constante é a melhor forma de ser competente na cabine de um avião.
Àquela época, basicamente ricos voavam. Pessoas pobres sabiam disso e viam como oportunidade. Existe um problema moral aí, mas também existe a questão social.
@@mrhr619 infelizmente, está sim. Eu não vejo caminhões acidentados sendo saqueados em zonas nobres da cidade, mas isso acontece com frequência nas zonas mais pobres. Veríamos muito mais aviões sendo saqueados na favela (caso caíssem em maior número) do que no Leblon, Jardins ou qualquer bairro nobre de qualquer cidade brasileira. É muito bonito ostentar altos padrões morais, ignorando o mundo que o cerca.
Eu participei desse resgate. Era militar da FAB. Fomos avisados do acidente as 22:15 da noite. Foi Muito triste. Fiquei várias horas conversando com o doutor Barreto.
Essa prática, de populares pilharem objetos e valores em locais de acidentes (seja aéreo ou rodoviário), é uma das maiores vergonhas que ocorrem neste país. É um desrespeito às vítimas e seus familiares, e uma profunda falta de educação e de humanidade. Quanto ao vídeo em si, ficou muito bom! Valeu Lito!
Lito, trabalhei na Sadia empresa da família Fontana e uma coisa que todos os funcionários que relatavam era o tratamento humano que eles tinham com seus funcionários, tenho colegas que fala que eles cuidavam muito bem tanto de seus funcionários como clientes.
Na época morava bem perto do acidente e fui no local do acidente. Nessa noite dei uma entrevista para TV Cultura (da época). Foi muito triste. Com relação as joias, vc descreveu exatamente o que aconteceu, mas nós moradores de Floripa sabemos onde elas foram parar.
Meu tio ajudou no resgate dos corpos, na época ele tinha uns 27 anos. Ele estava na região entregando madeira com o seu caminhão, e foi ajudar no transporte dos corpos, que era trazidos morro abaixo dentro de sacos, colocados nas carrocerias e levados até um certo ponto. Diz ele que nunca esqueceu o que viu lá.
eu uso tecnologias assistivas para acessar o youtube, sou totalmente cego. Fico muito feliz que existam canais como o seu, graças ao excelente conteúdo ele está crescendo tão rápido! Parabéns pelo excelente trabalho e por nos trazer um conteúdo tão único e inovador. Motivado pelo gosto pela área da informática, com meus amigos criei o canal Blind Center, ele possui vídeos sobre tecnologia e jogos adaptados para pessoas com deficiência.
Meu pai era o Chefe da Base Rio da Transbrasil nessa época. Lembro quando o telefone de casa tocou e ele foi atender, logo em seguida caiu em prantos. Eu entrei nessa maravilhosa empresa em 1985 ficando 10 anos trabalhando. Parabéns pela riqueza dos detalhes.
O engenheiro Walter Mendes era meu primo em segundo grau. Lembro disso tudo, foi reconhecido pelo dentista, era filho único. Uma perda irreparável para a família. O piloto jamais poderia ter colocado uma pessoa inexperiente para tal missão. Foi exatamente como vc contou, Lito. Fizeram curva errada e deram de cara com a montanha. Meu primo era apenas um jovem cheio de sonhos. O piloto o chamou e ele foi, pois era o último voo deste piloto que ele adorava.
"O piloto jamais poderia ter colocado uma pessoa inexperiente para tal missão." ou você não tem capacidade cognitiva para entender um vídeo tão claro como a água, ou é maliciosa mesmo !!! Primeiro que uma pessoa que está ali para supervisionar, NUNCA será uma pessoa inexperiente, pelo contrário !!!
@@tiagopimenta Eu maliciosa? Aconteceu com a minha família. A caixa Preta mostrou que o Piloto colocou um inexperiente sim. Meu primo foi convidado, não fera ele que pilotava no momento do acidente.
Parabéns pela atitude respeitosa em narrar os dois acidentes. Havia um colega de profissão e de empresa nesse voo. Uma investigação séria e as medidas tomadas para evitar que se repita são as maiores provas de respeito que se pode demonstrar pelas vítimas.
Deve ser muito duro uma pessoa que está no comando de Cia Área ter que ordenar a preparação de um avião carregado de caixões para resgatar os corpos de seus clientes. Se tratando do Senhor Fontanna, esse foi um dia extremamente doloroso da sua vida.
"Pessoas indo ao local e, ao invés de prestar socorro aos feridos, foram pra pilhar os mortos e os vivos". As pessoas falam que o problema do Brasil são os políticos. Não, não são. Faz muito tempo que não são.
Lito, não conhecia teu canal mas esse vídeo apareceu como sugestão ao procurar infos sobre o voo 303. Minha vó paterna, Juracy Schmitt, estava nesse avião e eu cresci ouvindo a história trágica de sua morte. Foi tudo muito traumático para o meu pai e ao ver seu vídeo me senti ainda mais próxima dele e dessa avó que não pude conhecer. Foi esclarecedor e muito emocionante. Obrigada pelas informações tão detalhadas e pelo tom respeitoso. Mandei para minha mãe e ela tbm se emocionou muito. Ela disse que foi como uma viagem no tempo para aquele dia.
Eu como brasileiro tenho que admitir, o Brasil só não está entre os países mais ricos, desenvolvidos, e com qualidade de vida, graças a essa cultura de tirar vantagem independentemente da situação.
@Zhero3 Brave Os políticos não são brasileiros? Eles são uma amostra fiel da população. Existem pessoas muito honestas, pessoas pouco honestas, e nada honestas, o que define a cultura é a média desse total. E a média do brasileiro é de maioria nada honestas.
não é culpa de políticos, o povo pilhar os mortos (seja neste acidente aéreo, ou como fazem com os caminhoneiros nas rodovias)! o erro de um não justifica o do outro! essa cultura do jeitinho brasileiro é a média do Br mesmo, e por serem os politicos saídos da sociedade essa cultura reflete-se nas instituições.
Concordo, o brasileiro sempre tenta levar vantagem em tudo, claro que temos pessoas muito honestas no Brasil mas parece que está no sangue da maioria tirar aproveito das situações, a nossa política é só o espelho da nossa sociedade infelizmente
Será que ele não sabia de algo a mais cara? Provavelmente Centenas de avioes desta empresa decolavam por dia, justo este ele previa que algo poderia ocorrer????
Natureza humana, ocorre em qualquer lugar do Mundo, me lembro de um filme de guerra em que um dos soldados rouba o relógio e a carteira de um soldado inimigo, o Tenente chefe desse imbecil atira nele, e recupera a carteira ao abrir está a foto da esposa e filha desse soldado inimigo. (recoloca a carteira e relógio no corpo do inimigo) Mas existe uma justiça que todos passaremos e certamente não ocorrerão falhas, o julgamento será “preciso”
Meu primo, hoje com mais de 70 anos, morava em Ratones. Ele sempre conta essa história igual a que o Lito está contando. Ele sempre fala que ajudou no socorro.
Moro em Santo Antônio de Lisboa, do outro lado do morro onde ocorreu o acidente. Já ouvi muita história sobre o acidente. O pessoal não vai até o local porque tem muita jararaca. E tem mesmo, aqui em casa em pouco tempo foram mais de 20. Conheço um dos bombeiros que auxiliou no resgate, ele é aposentado, trabalha numa barbearia aqui no centro, o nome dele é Álvaro. Ele comentou sobre a dificuldade de chegar até o local.
Lito, saudações aeronáuticas! Muito obrigado por esse vídeo! Moro em Florianópolis, e fui um dos que pediram a história do voo 303 para você. É impressionante que, mesmo após tanto tempo, histórias sobre esse acidente ainda repercutem na cidade. Até hoje minha mãe lembra de olhar pela janela da nossa casa, que ficava na região continental de Floripa, e enxergar a fumaça vinda do morro da Virgínia no dia seguinte ao ocorrido. Hoje, eu trabalho na mesma empresa onde trabalha a neta de uma das vítimas desse fatídico acidente. Um grande abraço!!!
Esse TransBrasil 303 sim que foi uma verdadeira tragédia: a morte dos passageiros e tripulantes, os bandidos que foram saquear os mortos, a investigação, o relatório final e o roubo das joias. Que povinho esse nosso, hein?
Infelizmente é a verdade do nosso país...muita gente não respeita nem uma tragédia como este desastre da Transbrasil .....eu não entendo como existem pessoas tão cruéis roubando os pertences dos passageiros. .
No acidente da transbrasil eu tinha 12 anos e lembro do acidente perfeitamente. Na época morávamos em um bairro próximo ao morro onde ocorreu o acidente. Lembro da intensa tempestade e do avião passando em cima da nossa casa fazendo bastante barulho.
Meu avô ele ia no voo 303 so q n quis ir e foi de varig chegou em porto alegre com a noticia q o avião q ele ia caiu ele se emociona cada vez q ele conta a historia
Quando viajei muito na Amazônia, por ocasião da instalação do programa SIVAM, pudemos verificar a diferença de procedimento dos pilotos civis e os pilotos da FAB Os pilotos civis que voam todos os dias, tem muito mais experiência que os pilotos militares
Legal seu relato Marcelo, trabalho no aeroporto de Jacareacanga onde tem uma base do SIVAM. Sobre a frequência de vôo é real, tenho amigos Pilotos na FAB que voam 20h ano, que pra nós da Aviação Civil é possível voar em menos de 2 semanas.
@@jadsongmoreno Sim, os pilotos civis, principalmente aí são os caras que conhecem a região de verdade mesmo. Eu trabalhei na instalação do radar de Jacareacanga e os demais na região
1:24 O Lito já falou sobre o Correio Aéreo Nacional? Caso negativo, poderia ser uma excelente pauta para as próximas edições do "Senta que Lá Vem História", pois a história do CAN é simplesmente fantástica.
Verdade, hein!!! E outra coisa que tenho curiosidade em saber: são os voos mais seguros? Eu viajo de CAN e SEMPRE escuto dizer que são melhores pilotos, mecânicos, etc...fico bem curiosa kkkkkkkk
Ahhhh enfim saiu!!!!!!! Tava esperando há muito tempo por ele!!!! Minha mãe tava neste voo da Transbrasil. Nós somos de Fortaleza e na época ela trabalhava em Brasília, tinha vindo passar a páscoa e pegou o 303 voltando pra Brasília, ela desceu lá e depois ficou sabendo que o voo tinha caído em Floripa. Esse acidente faz aniversário junto comigo, ele é 1980 e eu de 1995. Cresci ouvindo essa história. Valeu!!!!!!! Não há outras informações sobre ele no youtube, pelo menos não achei, tava querendo muito ver/ouvir alguém falando sobre. Arrasou bonito, aplausos!!!!!
Minha prima, Sonia Beatriz Cabral faleceu neste acidente. Meu pai fala bastante dela, hoje ainda conversamos e ele chorou como menino. Tem 78 anos e tem muito carinho por ela ainda. Que ela esteja em paz, junto com todos os sobreviventes e suas amigas, as irmãs Koerich.
Lembro perfeitamente do 'day after' ao acidente. Praticamente todos os habitantes de Florianópolis, da classe média para cima, conheciam alguém que morreu no sinistro. Eu, por exemplo, tinha 9 anos e um colega de escola e vizinho meu, o Políbio, perdeu o pai. Mais tarde, estudei com a Ana Cristina da Nova, que perdeu pai e mãe nesse voo. E, por acaso, anos depois, no final dos anos 90, tive o privilégio de conhecer e conversar com o Kleber Moreira, um dos três sobreviventes (aquele cuja esposa - Marlene - também sobreviveu). Ele trabalhava de garçon na praia da Armação, onde eu tenho casa.
Sou de Curitiba, mas a partir de 1975 fui morar em Floripa, e neste fatídico sábado de 1980 , Eu e minha esposa estávamos assistindo TV quando veio a triste noticia da queda do avião em Ratones, aquilo foi muito estranho a cidade ficou com um clima de tristeza e comoção muito grande por uns 2 , 3 dias ( a gente sentia isso no ar) . Mais tarde quando veio a lista dos passageiros que foram a óbito estava o nome da Sonia Beatriz Cabral , que havia sido minha colega de trabalho em um Órgão do Governo Estadual de Santa Catarina. Ficando muito triste
Segundo minha mãe, fui concebido no dia do acidente da Trans Brasil, em abril de 1980. Como manezinho (nascido e criado em Floripa), lamento profundamente os furtos ocorridos em ambos acidentes. Demonstram a pequinês de meus conterrâneos. Infelizmente são fatos que se repetem em acidentes rodoviários. Parabéns Lito por mais este ótimo registro! Sucesso!
Sou de Curitiba, mas a partir de 1975 fui morar em Floripa, e neste fatídico sábado de 1980 , Eu e minha esposa estávamos assistindo TV quando veio a triste noticia da queda do avião em Ratones, aquilo foi muito estranho a cidade ficou com um clima de tristeza e comoção muito grande por uns 2 , 3 dias ( a gente sentia isso no ar) . Mais tarde quando veio a lista dos passageiros que foram a óbito estava o nome da Sonia Beatriz Cabral , que havia sido minha colega de trabalho em um Órgão do Governo Estadual de Santa Catarina. Ficando muito triste. Natureza humana, ocorre em qualquer lugar do Mundo, me lembro de um filme de guerra em que um dos soldados rouba o relógio e a carteira de um soldado inimigo, o Tenente chefe desse imbecil atira nele, e recupera a carteira ao abrir está a foto da esposa e filha desse soldado inimigo. (recoloca a carteira e relógio no corpo do inimigo) Mas existe uma justiça que todos passaremos e certamente não ocorrerão falhas, o julgamento será "preciso"
Já tem algum tempo que acompanho o canal e está excelente essa narrativa. Parabéns! Sou filho do comerciante citado, Manoel J. do Nascimento e essa lembrança muito me emocionou.
Me lembro bem dessa noite do acidente da de Fpolis...no morro de Ratones. Eu e meu pai vimos...da janela de casa...o fogo no alto do morro. Chovia muito. Eu não tinha visto nada...mas meu pai comentou comigo que estava achando estranho aquele "clarão" no topo do morro. No dia seguinte..logo cedo..ficamos sabendo que era um acidente de avião. Qto a citação da BR 101...provavelmente era a SC-401. No título do vídeo diz 2 acidentes em Fpolis...mas o Lito fala depois em SC...correto....como sempre...porque um deles foi na cidade de Palhoça...pertinho de Fpolis.
Recordo do acidente, pois era pequeno, foi uma grande tragédia, o morro onde ocorreu o acidente, fica na localidade de Ratones,bem em frente ao trevo da SC401 que da acesso ao bairro de ratones, quem vem das praias de Jurere, sentido SC401 centro da cidade, consegue ver o morro onde ocorreu a colisão, a vegetação já tomou seu lugar, na época a cauda da aeronave, ficou no local por bastante tempo,l. O relato da pilhagem ocorrida, também é verdadeiro, lembro do comentário que chegaram a cortar os dedos dos corpos, para retirarem anéis, alianças dos corpos. A unidade de Polícia na verdade não é um PRF, era uma unidade da PRE, polícia rodoviária estadual, que ficava bem próxima ao local do impacto. Morreram muitas pessoas da cidade, que até hoje são lembradas, por se ter algum conhecido ainda vivo. Parabéns pelas matérias, sempre bem elaboradas.
@@renatofurtadojr eu, de pequeno, recordo do H1 levando, "partes" até o aterro, onde hoje está a passarela, O Morro do acidente, e aquele logo na entrada do Ratones, quando se estava na pista voltando de jurere, e se olha pro elevado, é o morro a direta, acredito que não tem como chegar lá, o mato cresceu e não se vê mais marca alguma na vegetação, talvez na pedra onde ocorreu o impacto.
Eu residia no bairro da forquilhinhas São José,soube que um vizinho meu estava enrolado sobre umas jóias, mas parece que o inocentaram, muito comentado tal evento de fato era uma noite de muita chuva, soubemos uma hora depois do ocorrido.
Sou de Curitiba, mas a partir de 1975 fui morar em Floripa, e neste fatídico sábado de 1980 , Eu e minha esposa estávamos assistindo TV quando veio a triste notícia da queda do avião em Ratones, aquilo foi muito estranho a cidade ficou com um clima de tristeza e comoção muito grande por uns 2 , 3 dias ( a gente sentia isso no ar) . Mais tarde quando veio a lista dos passageiros que foram a óbito estava o nome da Sonia Beatriz Cabral , que havia sido minha colega de trabalho em um Órgão do Governo Estadual de Santa Catarina. Ficando muito triste. Me lembro também da médica carioca que foi retirada dos escombros com vida, e rezei muito por sua recuperação, mas acabou em tristeza. Quanto aos saques : Natureza humana, ocorre em qualquer lugar do Mundo, me lembro de um filme de guerra em que um dos soldados rouba o relógio e a carteira de um soldado inimigo, o Tenente chefe desse imbecil atira nele, e recupera a carteira ao abrir está a foto da esposa e filha desse soldado inimigo. (recoloca a carteira e relógio no corpo do inimigo) Mas existe uma justiça que todos passaremos e certamente não ocorrerão falhas, o julgamento será “preciso”
O ser humano.... o ser humano...ganancia... arrogância. Acobertar os erros, principalmente de um militar, demonstra quanto custa a verdade. Como vc relembra sempre, a questão não é apontar culpados, mas, aprender com os erros, o DAC deveria se envergonhar da postura idiota, pois militares não são seres superiores ou impolutos, são humanos e como qualquer pessoa estão sujeitos a erros e interpretações equivocadas. Que servisse de exemplo. Fora isso, com sinceridade, alguém que chega em um ambiente de acidente e saqueia, e há relatos no dia a dia que até bombeiros fazem isso, deveria ser banido da sociedade. É muito hediondo. Sempre importante vc levantar e mostrar essas historia, os seres pensantes devem usa-los para uma seria reflexão. Parabéns Lito, boa história, e muitos likes para o conteúdo com todos os sentimentos para as pessoa que morreram nesta tragédia.
Lito! Que documentário excelente apesar de triste, não é!? Como sou padre, preciso te dizer que no primeiro acidente no Cambirela um Padre, Capelão do Exército na época ajudou na busca dos corpos numa expedição bem difícil ! Foi o Pe Dr. Itamar da Costa Franco.
Lito, ilha de Santa Catarina, é o nome da ilha onde fica a maior parte do município de Fpolis. Eu surfava na Praia do Forte este final de tarde. Lembro de um vento sul tempestuoso chegando no começo da noite. Dormi na casa de praia em Jurerê e me surpreendi com uma aproximação inusual de um jato por cima de Jurerê, as rotas de chegada norte ou eram por cima do continente ( vento sul) ou do mar ( vento nordeste).
Não me canso de dizer, melhor canal do UA-cam, 100% cultura, sou de Florianópolis, não sabia dessa história, moro há 15 min do cambirela. Show show show 👍🏻👍🏻👍🏻
Sou de Florianópolis também, nascido em 82, cresci ouvindo essa história do acidente aéreo em Ratones. Inclusive alguém da família que trabalhou no resgate desse acidente, tinha a capa do encosto de cabeça de uma das poltrona do Boeing, com a serigrafia TRANSBRASIL.
Sou de Curitiba, mas a partir de 1975 fui morar em Floripa, e neste fatídico sábado de 1980 , Eu e minha esposa estávamos assistindo TV quando veio a triste notícia da queda do avião em Ratones, aquilo foi muito estranho a cidade ficou com um clima de tristeza e comoção muito grande por uns 2 , 3 dias ( a gente sentia isso no ar) . Mais tarde quando veio a lista dos passageiros que foram a óbito estava o nome da Sonia Beatriz Cabral , que havia sido minha colega de trabalho em um Órgão do Governo Estadual de Santa Catarina. Ficando muito triste. Me lembro também da médica carioca que foi retirada dos escombros com vida, e rezei muito por sua recuperação, mas acabou em tristeza. Quanto aos saques : Natureza humana, ocorre em qualquer lugar do Mundo, me lembro de um filme de guerra em que um dos soldados rouba o relógio e a carteira de um soldado inimigo, o Tenente chefe desse imbecil atira nele, e recupera a carteira ao abrir está a foto da esposa e filha desse soldado inimigo. (recoloca a carteira e relógio no corpo do inimigo) Mas existe uma justiça que todos passaremos e certamente não ocorrerão falhas, o julgamento será “preciso”
Interessante a preocupação do comando da Transbrsil. O comandante não estava comandando e o Major que deveria fiscalizar estava no Comando. O relatório da FAB foi corporativista.
@@arthurgabriel2444 o segundo acidente é de 1980, época em que o Brasil estava em uma ditadura militar. Nessa época os órgãos do governo não tinham transparência, sendo assim, dados de que o major estava no comando da aeronave não foram divulgados. Estes dados só foram encontrados depois com a dissolução da ditadura.
Saudades dos boeings 727 e 707. Eram os mais comuns nos aeroportos. Só o 737 sobreviveu ao tempo. Lembro até hoje de um amigo de infância que tinha irmão de um piloto da TransBrasil na época. A família chegou a pensar nervosa que era o vôo dele que também vinha da mesma origem e depois viria pra cá(RJ)Depois ainda me contou que teve gente que acabou em cima da hora trocando lugar no vôo, sobrevivendo por isso(isso certamente já aconteceu em outros acidentes). Naquela época acho que ainda podia dizer que perder um vôo era uma dor de cabeça, mas tb podia ser um alívio pra vida...
O Comandante do C-47 2023, Carlos Augusto de Freitas Lima, era meu avô paterno. Somente hoje recebi esse vídeo. Parabéns pela produção. Há um livro na Amazon, sob o título "O último voo do C-47 2023", que conta detalhes sobre o acidente.
Sou de Curitiba, mas a partir de 1975 fui morar em Floripa, e neste fatídico sábado de 1980 , Eu e minha esposa estávamos assistindo TV quando veio a triste notícia da queda do avião em Ratones, aquilo foi muito estranho a cidade ficou com um clima de tristeza e comoção muito grande por uns 2 , 3 dias ( a gente sentia isso no ar) . Mais tarde quando veio a lista dos passageiros que foram a óbito estava o nome da Sonia Beatriz Cabral , que havia sido minha colega de trabalho em um Órgão do Governo Estadual de Santa Catarina. Ficando muito triste. Me lembro também da médica carioca que foi retirada dos escombros com vida, e rezei muito por sua recuperação, mas acabou em tristeza. A Sonia era amiga das filhas desse empresário, parece que tinham ido a são Paulo.
Tenho 29 anos sou nascida em Florianópolis e NUNCA ouvi essas histórias 😱 muito bem contado em riqueza de detalhes 👏 sinto pela desumanidade das pessoas em meio a essas tragédias, falta de empatia e respeito de certos seres humanos me assusta 💔 meus sentimentos a todos os que perderam seus entes queridos 🙏
Ótimo vídeo Lito. Só duas correções, é Polícia Rodoviária Estadual. E e o local dela era e ainda é na SC-401. Por muitos anos foi assunto recorrente. Na época minha vó, que morava a uns 3km de frente para esse morro, disse que escutou o barulho do impacto e em seguida viu o fogo. Naquela época eu tinha apenas 4 anos de idade.
Sou de Curitiba, mas a partir de 1975 fui morar em Floripa, e neste fatídico sábado de 1980 , Eu e minha esposa estávamos assistindo TV quando veio a triste notícia da queda do avião em Ratones, aquilo foi muito estranho a cidade ficou com um clima de tristeza e comoção muito grande por uns 2 , 3 dias ( a gente sentia isso no ar) . Mais tarde quando veio a lista dos passageiros que foram a óbito estava o nome da Sonia Beatriz Cabral , que havia sido minha colega de trabalho em um Órgão do Governo Estadual de Santa Catarina. Ficando muito triste. Me lembro também da médica carioca que foi retirada dos escombros com vida, e rezei muito por sua recuperação, mas acabou em tristeza.
pra quem n sabe politramaustismo e quando ocorre varias lesões nos orgãos internos, a pessoa pode está bem por fora, mais por dentro está totalmente destruida, sem chance de vida.
Fala Lito! Os relatos de acidentes são de dar incômodo no estômago. Mas admiro muito a prioridade e a clareza desses relatórios que você apresenta nos vídeos, a gente sempre acaba aprendendo um pouquinho. Parabéns pelo conteúdo! 👏🏿
Seres humanos são horríveis. Já passei por um acidente entre um caminhão da Garoto e um carro policial. Os corpos dos policias ainda estavam dentro do carro. As pessoas estavam roubando as caixas de bombom do caminhão e ainda ficaram chamando meus pais pra pegarem caixas para as crianças (eu e meu irmão). Felizmente meus pais não pararam, estavam horrorizados.
@Zhero3 Brave tem de tudo nesses saques. Veja o vídeo. Muito antes de existir o 13 já haviam saqueadores. A ditadura militar não deixou o relatório constar que um militar pilotava na hora do acidente. A polícia roubou as jóias sob sua custódia. E dentro do meu carro, meus pais e anos depois eu e meu irmão votamos 13. Justamente a família que votou 13 é a que achou um horror e não parou pra saquear.
tu pegastes um viés de alguns seres humanos desprezíveis. Existem piores, mas também seres humanos de grande valor ético e baseiam suas vidas na educação, exemplo e reeducação moral.
Lito, esse terreno que caiu o Avião da Transbrasil é da minha família. Bons anos atrás estive no local, ainda tinha bastante coisa da fuselagem. A marca na pedra está até hoje lá, como uma cruz. Hoje o terreno está cercado e a mata está fechada, provavelmente muita coisa já apodreceu em meio à mata. Esse terreno começa no bairro Saco Grande e termina no bairro Ratones. Essa época não era nascido, mas meus tios contaram muitas histórias, desde a contribuição para levar o resgate terrestre até o local(feito pelo meu tio) como relatos de pessoas que invadiram o terreno para roubar as coisas dos passageiros. Até hoje é um assunto cheio de mistérios!
Sou de Curitiba, mas a partir de 1975 fui morar em Floripa, e neste fatídico sábado de 1980 , Eu e minha esposa estávamos assistindo TV quando veio a triste notícia da queda do avião em Ratones, aquilo foi muito estranho a cidade ficou com um clima de tristeza e comoção muito grande por uns 2 , 3 dias ( a gente sentia isso no ar) . Mais tarde quando veio a lista dos passageiros que foram a óbito estava o nome da Sonia Beatriz Cabral , que havia sido minha colega de trabalho em um Órgão do Governo Estadual de Santa Catarina. Ficando muito triste. Me lembro também da médica carioca que foi retirada dos escombros com vida, e rezei muito por sua recuperação, mas acabou em tristeza. Quanto aos saques : Natureza humana, ocorre em qualquer lugar do Mundo, me lembro de um filme de guerra em que um dos soldados rouba o relógio e a carteira de um soldado inimigo, o Tenente chefe desse imbecil atira nele, e recupera a carteira ao abrir está a foto da esposa e filha desse soldado inimigo. (recoloca a carteira e relógio no corpo do inimigo) Mas existe uma justiça que todos passaremos e certamente não ocorrerão falhas, o julgamento será “preciso”
Sou morador das proximidades do morro do Cambirela. Cresci ouvindo a história dessa tragédia, que virou uma lenda aqui no bairro da Guarda do Cubatao. Até hoje as pessoas que fazem trilhas no morro dizem ver destroços da aeronave. Obrigado pela oportunidade de conhecer um pouco mais da história de onde moro!
Fiquei impressionado com a riqueza de detalhes da narrativa dos eventos ! Muito bem documentado e contextualizado. Tinha 16 anos e estava com meu pai numa viagem à serra catarinense. Voltamos para Florianópolis assim que soubemos do ocorrido. Hoje em dia, moro a 7 kilômetros do local.
Muito bom o documentário. Moro em Florianópolis, e durante anos, a partir 12 de abril de 1980 (época do acidente), sempre que me deslocava do Centro para a praia de Canasvieiras, ao passar pela SC-401, era possível ver o clarão na mata do morro da Vírginia (em Ratones) provocado pelo impacto do Boeing 727. Hoje a mata já está toda fechada novamente.
Passei na SC 401 indo pra Canasvieiras, foi lá que me hospedei quando fui em Floripa. Um táxi me levou do aeroporto até Canasvieiras, e lá passei perto de Ratones, onde aconteceu o acidente.
sempre vejo nas suas narrativas de acidentes aéreos um ar de desabafo, como se aquilo estivesse lhe machucando por dentro e no momento seu maior alívio é narrando essas histórias para nós. Sempre ao olhar nos seus olhos me emociono, como o já assistido por várias vezes sobre o acidente do fokker em São Paulo. obrigado por compartilhar essas histórias, nem todas tão tristes, mas de riqueza em detalhes incomparáveis.
Bom relato Lito. Conversei com o Major Ricardo Matriciano por telefone/DAC com respeito a documentos na sexta-feira, esse acidente deve ter ocorrido no sábado ou domingo, na segunda-feira quando retornei a chamada ao mesmo no DAC/Rio, fui informado do ocorrido. Nunca entendi o porquê mas nesta época vários militares possuiam em suas habilitações aeronaves como Boeing 727, uma vez que a maioria não tinha os pré-requisitos para tal. Tai uma boa reportagem. Abraço
Pilotos da FAB tinham habilitação em aeronaves que a FAB não opera porque o DAC era responsável por atestar a habilitação dos pilotos das empresas aéreas. Esses pilotos da FAB faziam curso justamente em empresas aéreas. Se não tinham pré requisitos, como eram aprovados nesses cursos? Claro que nunca conseguiriam uma proficiência equivalente aos pilotos comerciais, que voavam infinitamente mais. Quem é da aviação sabe que para ser bom piloto tem que voar sempre.
Acabei de passar no Ratones em Florianópolis, agora pouco. Agora estou em casa na vargem do bom jesus próximo dos ingleses, quem diria que houve acidente ali.😔😔😔
@Júlia Vaz Com certeza ,meu irmão trabalhou anos nela,ate fazer voo para os EUA São Paulo para Orlando e depois outras cidades americanas.Acho que fez voo ate Europa.
INFELIZMENTE , ESSES VÍDEO me traz tristes recordações.Sou PM ( agora aposentado) e estava de serviço no dia desse acidente.ja tinha terminado o meu turno e estava no ponto de ônibus pra ir embora quando passou o nosso micro ônibus e me" pegaram"pra uma ocorrênciapois na vdd niguém sabia ao certo o q tinha acontecido..estava um temporal terrivel. Quado chegamos no fim da estrada mais próxima do Morro da Virginia dava pra ver nas nuvens ( muito baixas)o clarão do incêndio .levamos hrs até chegar ao local. Aí foi terrivel as imagens q vi , mesmo q ja tivesse trabalhado em outro acidende aqui em Floripa .Foi do Hidroavião ALBATROZ da B.A.FPOLIS onde morreram 4 ou 5 Militares, se não me engano.Foram imagens q ficaram muito tempo na mente. Tem umas q ainda não esqueci.Muito triste.
amigo tudo bem? Fui funcionario da transbrasil de 1980 a 1983 e lembro-me desse acidente, foi horrivel não da para esquecer porém, tive oportunidade de deixar minha ajuda(junto com amigos funcionarios) quando Floripa foi quase destruida por uma grande enchente 1982 carregavamos doaçao no B-707 com13 pllets mais belly (éramos da carga TR VCP) íamos até aeroporto Hercilio Luz chegando lá eu e outro funcionário descarregavamos B-707 porque não tinha pessoal especializado nesse tipo de aeronave,isso foi muito trabalho feito,Morava em Campinas sp hoje moro aqui em floripa.Fiquei muito feliz de ter ajudado.
Omar Fontana, Rolim Amaro são ícones na história da aviação brasileira. Serão sempre lembrados por suas administrações que eram visionárias e muitos ditos gestores das empresas aéreas de hoje nunca terão 1% da genialidade, humanidade e coragem que estes tinham.
Lito, obrigado por contar como foi este acidente com o avião da trasbrasil. Moro bem próximo do morro e subi o morro no dia seguinte, com amigos e também meu tio que possuía uma câmera fotográfica. Enquanto meu tio registrava tudo um militar da aeronáutica pediu que meu tio não gravasse e pediu que entregasse o filme,( película ). Hoje poderia ter muitas fotos de boa qualidade, pois meu tio possuía câmera de ótima qualidade. Ao chegar a cena era terrível, muito cheiro de carne queimada e foi muito triste, dois anos depois servi na Aeronáutica e lá permaneci por 9 anos. Te agradeço de coração por ter feito este vídeo. Havia te pedido para fazer, não sei se chegou a ver minha mensagem. Estou sempre assistindo teus vídeos. Forte abraço PILOTO.
A internacionalmente conhecida 'cordialidade' brasileira sempre comprovada nesses relatos de acidentes do Lito. Povo corre pra saquear avião que cai, caminhão que tomba, etc. Vergonhoso.
Quando era criança e passava por Palhoça indo para Braço do Norte, meu pai sempre contava essa história do avião que se chocou contra o morro do Cambirela, muito legal ouvir essa história agora por aqui.
Impressionante, que algumas pessoas tem a capacidade de sentir que algo vai acontecer. Apesar de eu ser mais científico, lógico e acreditar só vendo, minha mãe também tem esta sensibilidade e já previu coisas que realmente aconteceram depois. Assustadoramente incrível, isto. Excelente vídeo, Lito. Parabéns.
Sou de Curitiba, mas a partir de 1975 fui morar em Floripa, e neste fatídico sábado de 1980 , Eu e minha esposa estávamos assistindo TV quando veio a triste notícia da queda do avião em Ratones, aquilo foi muito estranho a cidade ficou com um clima de tristeza e comoção muito grande por uns 2 , 3 dias ( a gente sentia isso no ar) . Mais tarde quando veio a lista dos passageiros que foram a óbito estava o nome da Sonia Beatriz Cabral , que havia sido minha colega de trabalho em um Órgão do Governo Estadual de Santa Catarina. Ficando muito triste. Me lembro também da médica carioca que foi retirada dos escombros com vida, e rezei muito por sua recuperação, mas acabou em tristeza.
Vídeo muito bem elaborado, com detalhes respeitosos aos que faleceram. Colaborando: a ilha não é Florianópolis, mas, sim, Ilha de Santa Catarina, onde se situa a parte insular da cidade de Florianópolis. Lito mais uma vez deu show de bola.
Observação perfeita! Percebi o equívoco também mas já estamos tão acostumados a ouvir até mesmo de nativos "ilha de Florianópolis", que já nem faço questão de corrigir.
Minha mãe foi comissária de bordo da Transbrasil de 70 a 74. Ela voou com o comandante Teixeira e só hoje ela ficou sabendo o real motivo do acidente :/ . Se houver alguém da equipe da Transbrasil dessa época e que conheça a Catarina japonesa, me dá um alô!
Eu tinha 13 anos na época do acidente e morava proximo ao Estadio Adolfo Konder (campo do Avai) onde hoje fica o BeiraMar Shopping. Na noite do acidente estava na casa de um amigo e ouvimos o barulho do avião passando muito baixo. Na época não se ouvia barulho de avião em Floripa. Achamos estranho e corremos para a rua para ver o que era. Chovia muito naquela noite. Só fomos saber do acidente no outro dia quando acordei e meu avô estava ouvindo no rádio a noticia. Foi um acidente que chocou toda a cidade, na época uma capital ainda provinciana.
Os vídeos do Lito prendem demais a minha atenção, são muito didáticos e já aprendi muitos conceitos sobre aviação, apesar das histórias muito tristes que são contadas. Parabéns, Lito, pela iniciativa. Obs: descobri que teu nome é Joselito, pois você o revelou, no programa The Noite, do Danilo Gentili.
Excelente documentário sobre o acidente envolvendo o TB-303 da Transbrasil. O pai do meu cunhado, trabalhava na defesa civil de Floripa na época e auxiliou no socorro das vítimas desse acidente. Havia encaminhado um e-mail com diversas fotos desse acidente, e como sugestão, poderia reeditar o vídeo acrescentando-as para enriquecer o conteúdo. Creio que as ilustrações sejam domínio público, sem maiores problemas de publicação. Se precisar, posso reencaminhar aos seus cuidados. Abraço !
Lito, o posto policial fica na SC 401, e não na BR 101. A BR 101 fica a cerca de 30 km de ratones. Mas bela história, dizem que ainda é possível encontrar marcas do acidente no morro.
na época do acidente já existia o posto policial na SC-401??
@@giovanapcdespindula é uma boa pergunta, com certeza ainda era pista simples mas deveria ter algo por ali sim. Pois realmente da BR 101 fica bem mais longe e não apenas 7 km para conseguir chegar rápido e ver o fogo dele mesmo
@@giovanapcdespindula existia um Posto Policial da Policia Rodoviária Estadual que deixou de existir quando construíram o pedágio (hoje também desativado).
Obrigado pelo comentário. Também fiquei me perguntando isso.
Sim!!! Foi erro nosso mesmo, vou fixar seu comentário
Saquear um local de queda é simplesmente o cúmulo da falta de bom senso e humanidade.
Parabéns pelo vídeo. Sou filho de Flávio Goulart Barreto, um dos sobreviventes do voo da TransBrasil. Já havia lido e assistido algumas reportagens sobre o acidente, mas nenhuma com tantos detalhes. Na época eu tinha apenas 2 anos e passei os seguintes escutando meu pai contar suas poucas lembranças dos fatos para jornalistas e curiosos. Ele continua gozando com saúde a 2.ª vida que ganhou e eu aproveitando a criação e afeto que me foram oportunizados.
Que bênção, cara!
Milagre .seu pai foi abençoado
Caraca
Eu conheço o seu pai e toda a família dele. Fomos vizinhos em Laguna SC. Eu o reconheci pelo jornal, já morava em BH na época. Rezamos muito por ele. Abraços a todos!
Que benção !!
Meu pai morreu neste acidente. Estive lá já na manhã de domingo. Grato Lito por dar detalhes. Não nos informaram que não era o capitão que estava pilotando.
Meus pesamos a vc 😔😔😔
Lamento. Deve ter sido duro para vc reviver essa história. Um abraço fratrrno
Lamento 😿
Meus pêsames 😢
Meus sentimentos.
Eu estava neste vôo indo de Fortaleza Ceará para São Paulo. Horas depois soube que o avião havia caído. Foi uma sensação terrível.
Pelo que dá para entender com esses relatos de acidentes no Brasil até o fim dos anos 80 quem voou nas companhias aéreas vou literalmente na mão de Deus
Sem querer parecer funesto, mas os episódios narrando acidentes são de longe os melhores.
Concordo plenamente, ouço mais de uma vez vários dos vídeos, Créditos pro Lito que faz um Trabalho impecável com a narração e a História.
Acho que gostamos de entender acidentes porque a mídia em geral faz muita especulações e "aumentos" pela audiência e "vender notícias".
E os de funcionamento das aeronaves também.
Eu gosto das narrações, são muito boas
@@nascidoem7938 fora q a mídia raramente encerra a narrativa e qd encerra eh mais pra uma notinha. Muitos só ficam sabendo por programas de aviação ou internet
Meu avô estava nesse vôo da Trans Brasil, e desceu em Congonhas. Ele acordou assustado e em choque na manhã seguinte, porque em algum noticiário do rádio disseram que era aniversário do comandante, e parece que eles inclusive cantaram parabéns para ele durante as primeiras pernas da viagem, o que fez ele identificar bem facilmente que era o voo em que estava. É o que minha avó conta... infelizmente ele não está aqui pra contar mais detalhes
E era o último voo do comandante, por isso meu primo aceitou o convite, pois admirada demais o piloto.
É assustador imaginar que enquanto pessoas agonizam a espera de socorro outros carregam os seus pertences. Lembrei de um caso que aconteceu aqui no ES, certa vez um homem foi atropelado e uma mulher foi correndo para, aparentemente, ajuda-lo. Na verdade ela foi até lá, enfiou a mão no bolso do homem, e levou sua carteira. Triste.
😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢
Walking dead da vida real!
Como dizia o Toretto (personagem do Vin Diesel no filme Velozes e Furiosos), aqui é o Brasil! Se SAQUEIAM um CAMINHÃO ACIDENTADO na estrada, imagina os pertences dos passageiros de um acidente aéreo!
Aconteceu algo parecido na minha cidade, um caminhão com laranja tombou e colidiu com um carro de passeio. As pessoas que chegaram no local não ligaram para a polícia ou ambulância, foram direto para o carregamento saquear. Quem ligou foi um dos passageiros de um ônibus que passou e disse q o motorista do caminhão estava gritando por socorro pq estava preso na cabine, infelizmente o mesmo faleceu, os casal do outro carro envolvido também veio a óbito dias depois. Mesmo assim várias pessoas ficaram contando vantagem e alguns revenderem as laranjas para pessoas que estavam na BR paradas devido o acidente. Eu fico abismada até hj com frieza de algumas pessoas, nem ligarem para socorrer foram capaz.
Eu vi um vídeo de um caminhão de combustível que colidiu com um ônibus, o cenário por si só já assustava e tinha indícios que iria piorar. Tinham várias pessoas roubando combustível, tinha até crianças, várias pessoas mesmo, até que o pior aconteceu, o caminhão entrou em combustão e houve uma explosão, vários foram mortos carbonizados na hora, tinha gente gritando e correndo em chamas, horrível, horrível mesmo. Fica a pergunta, vale mesmo a pena se arriscar por tão pouco? Esses acidentes com caminhão de carga são muito imprevisíveis, não tem como dizer que está seguro, sendo assim, é melhor nem chegar perto e sempre ligar para o socorro e a polícia.
Olá. Sou Cleber Abip Moreira Filho, fui feito dentro do hospital em Florianópolis. Sou filho do casal sobrevivente. Eles já são falecidos hj, e me emociono muito com essa história, que escutava por eles, desde muito pequeno. Levei por muitos anos, muita culpa, por ter morrido tanta gente, para que eu pudesse nascer. A vida deles nunca mais foi a mesma. Por consequência, nem a minha e nem a da minha irmã. Meus pais perderam um Filho, o João Ricardo de 4 anos e meio.
Eu nasci dia 3 de maio de 81 como por milagre. Pois minha mãe nem poderia ter engravidado. Enfim , nem sei pq estou escrevendo. É isso.
obrigada por compartilhar!
Muito obrigada por compartilhar um pouco da sua história conosco.
Obrigada por nos contar
Tua vida é um milagre de todas as formas. Deus sabe o que faz. Tudo de bom pra ti
Tu nasceria igual irmão, independente do acidente acontecer ou não, mesmo não sendo plano do seus pais, o plano do universo já tava escrito e de qualquer forma tu viria ao mundo, fica em paz meu irmão
Nesse acidente da Transbrasil em fpolis,perdemos uma prima, Sonia beatriz.....foi muito choro e sofrimento......ela teve o corpo carbonizado
Que descanse em paz a sua prima
Cami, essa sua prima aí li que ela tava viajando acompanhada das irmãs Koerich, procede?
Meus sentimentos. 😥😥
Meus sentimentos! Que o Espírito Santo de Jesus console o seu coração
Meus sentimentos
Meus sentimentos
Trabalhei 25 anos na eterna, saudosa, e maravilhosa Transbrasil. O Conte Teixeira era hiper competente, pois era oriundo da FAB, onde foi Coronel aviador. Sofremos muito com a perda dele, e de todos os tripulantes e passageiros que pereceram nesse triste acidente. O filho do CmteTeixeira, Ricardo Teixeira, também foi Cmte anos depois na Transbrasil. Ambos ja estão no céu onde voaram por muitos anos.🙏🙏
Meus sentimentos, só quem passa pela perda sabe o quão difícil é!!!!
@@claudiosilva-eh5fs 🙏
As vezes foi pelo fato de ter sido oriundo da FAB que depositou tanta confiança no checador etc...
Ser oriundo da FAB não é garantia de ser melhor do que os não oriundos. Tem gente que nasce para a coisa, e o treinamento constante é a melhor forma de ser competente na cabine de um avião.
@@luizcarlos6814 com certeza, mas aí rola aquele papo de irmandade, hospitalidade, ego etc... Neste caso custou caro
A emoção do Lito ao narrar acidentes é contagiante. Entristece ver a atitude de certos, ditos, seres humanos que ao invés de prestar socorro, pilham
Àquela época, basicamente ricos voavam. Pessoas pobres sabiam disso e viam como oportunidade. Existe um problema moral aí, mas também existe a questão social.
@@giovanifm1984 ser pobre ou padecer necessidades não é senha para desumanidade ou falta de caráter, que aliás não está associada à condição social.
@@mrhr619 perfeito.
@@mrhr619 infelizmente, está sim. Eu não vejo caminhões acidentados sendo saqueados em zonas nobres da cidade, mas isso acontece com frequência nas zonas mais pobres. Veríamos muito mais aviões sendo saqueados na favela (caso caíssem em maior número) do que no Leblon, Jardins ou qualquer bairro nobre de qualquer cidade brasileira.
É muito bonito ostentar altos padrões morais, ignorando o mundo que o cerca.
@@joseoliveira8598 bonito, mas longe da perfeição.
Domingo com Aviões e Músicas, ótima combinação! Obrigado por sempre nos trazer essas histórias com excelente teor informativo, Lito!
"Vc aqui?"
Eu: não tá vendo porra?
Ei mine aqui???? Azidea kkkkk
kkkk olha só!..
Td beleza?
CARA,eu sou seu inscrito e assisto o lito,mas nunca imaginaria que você assistise o lito tambem,kkkkkkkk
Concordo
Eu nasci um dia depois do prazo previsto para o parto, pois o obstreta que faria o parto da minha mãe, faleceu neste vôo da Trasnbrasil em 1980.
Eu participei desse resgate. Era militar da FAB. Fomos avisados do acidente as 22:15 da noite. Foi Muito triste. Fiquei várias horas conversando com o doutor Barreto.
Finalmente saiu! Faz tempo que peço para que o Lito narre esses 02 episódios… Um abraço aqui de Balneário Camboriú- SC
Já morei em balneário Camboriú adorei a cidade hoje estou em Maringá Paraná um abraço pra todos de balneário Camboriú
Somos dois!! Enchia o saco do Lito toda semana! E o TBA303?? Valeu Lito!!
Poxa que triste...obrigada Lito por narrar ...
Abraço aqui de itajai então
Abraço aqui de Ilhota também
Essa prática, de populares pilharem objetos e valores em locais de acidentes (seja aéreo ou rodoviário), é uma das maiores vergonhas que ocorrem neste país. É um desrespeito às vítimas e seus familiares, e uma profunda falta de educação e de humanidade. Quanto ao vídeo em si, ficou muito bom! Valeu Lito!
Sim, por isso sou a favor da pena sumária nesse caso! Uma coisa são famintos, outra gente querendo se dar bem!! Só tiro e na cabeça!
E neguinho que para para urinar na beira da estrada na cara dura, nem para ficar na frente do veículo?
Interessante ver tantos parentes das vítimas aqui nos comentários. O Lito é um importante personagem do UA-cam Brasileiro. Conteúdo excelente!
Lito, trabalhei na Sadia empresa da família Fontana e uma coisa que todos os funcionários que relatavam era o tratamento humano que eles tinham com seus funcionários, tenho colegas que fala que eles cuidavam muito bem tanto de seus funcionários como clientes.
Na época morava bem perto do acidente e fui no local do acidente. Nessa noite dei uma entrevista para TV Cultura (da época). Foi muito triste. Com relação as joias, vc descreveu exatamente o que aconteceu, mas nós moradores de Floripa sabemos onde elas foram parar.
Sou de Florianópolis e não sei kkkk
Meu tio ajudou no resgate dos corpos, na época ele tinha uns 27 anos. Ele estava na região entregando madeira com o seu caminhão, e foi ajudar no transporte dos corpos, que era trazidos morro abaixo dentro de sacos, colocados nas carrocerias e levados até um certo ponto. Diz ele que nunca esqueceu o que viu lá.
eu uso tecnologias assistivas para acessar o youtube, sou totalmente cego.
Fico muito feliz que existam canais como o seu, graças ao excelente conteúdo ele está crescendo tão rápido!
Parabéns pelo excelente trabalho e por nos trazer um conteúdo tão único e inovador.
Motivado pelo gosto pela área da informática, com meus amigos criei o canal Blind Center, ele possui vídeos sobre tecnologia e jogos adaptados para pessoas com deficiência.
Meu pai era o Chefe da Base Rio da Transbrasil nessa época. Lembro quando o telefone de casa tocou e ele foi atender, logo em seguida caiu em prantos. Eu entrei nessa maravilhosa empresa em 1985 ficando 10 anos trabalhando. Parabéns pela riqueza dos detalhes.
O engenheiro Walter Mendes era meu primo em segundo grau. Lembro disso tudo, foi reconhecido pelo dentista, era filho único. Uma perda irreparável para a família.
O piloto jamais poderia ter colocado uma pessoa inexperiente para tal missão. Foi exatamente como vc contou, Lito. Fizeram curva errada e deram de cara com a montanha. Meu primo era apenas um jovem cheio de sonhos. O piloto o chamou e ele foi, pois era o último voo deste piloto que ele adorava.
"O piloto jamais poderia ter colocado uma pessoa inexperiente para tal missão." ou você não tem capacidade cognitiva para entender um vídeo tão claro como a água, ou é maliciosa mesmo !!! Primeiro que uma pessoa que está ali para supervisionar, NUNCA será uma pessoa inexperiente, pelo contrário !!!
@@tiagopimenta Eu maliciosa? Aconteceu com a minha família. A caixa Preta mostrou que o Piloto colocou um inexperiente sim. Meu primo foi convidado, não fera ele que pilotava no momento do acidente.
@@arianefreire5010 meus sentimentos. Lamento pela morte de seu primo nesse acidente
@@heloisaoliveira3525 Obrigada!!! Beijos
Major Zé ruela não toco a caminhada e bagaçou foi tudo
Parabéns pela atitude respeitosa em narrar os dois acidentes. Havia um colega de profissão e de empresa nesse voo. Uma investigação séria e as medidas tomadas para evitar que se repita são as maiores provas de respeito que se pode demonstrar pelas vítimas.
"Investigação séria" que nem menciona o piloto da FAB. Tu é de "floripa" tbm?
Deve ser muito duro uma pessoa que está no comando de Cia Área ter que ordenar a preparação de um avião carregado de caixões para resgatar os corpos de seus clientes. Se tratando do Senhor Fontanna, esse foi um dia extremamente doloroso da sua vida.
"Pessoas indo ao local e, ao invés de prestar socorro aos feridos, foram pra pilhar os mortos e os vivos".
As pessoas falam que o problema do Brasil são os políticos. Não, não são. Faz muito tempo que não são.
Atualmente as pessoas vão para filmar e tentar likes e views nas redes sociais.
O LITO narra, 1 Vasp que caiu numa serra no Ceará em 1982 a mesma coisa
@@brunoleopoldo7304 já tem um vídeo desse vôo
Parece q nao mudou nada né
Até porque quem coloca os políticos no poder, são as pessoas, né?
Lito, não conhecia teu canal mas esse vídeo apareceu como sugestão ao procurar infos sobre o voo 303. Minha vó paterna, Juracy Schmitt, estava nesse avião e eu cresci ouvindo a história trágica de sua morte. Foi tudo muito traumático para o meu pai e ao ver seu vídeo me senti ainda mais próxima dele e dessa avó que não pude conhecer. Foi esclarecedor e muito emocionante. Obrigada pelas informações tão detalhadas e pelo tom respeitoso. Mandei para minha mãe e ela tbm se emocionou muito. Ela disse que foi como uma viagem no tempo para aquele dia.
O dono da TransBrasil parecia ser um cara bem preocupado com as pessoas. Faltam pessoas assim no mundo.
Eu como brasileiro tenho que admitir, o Brasil só não está entre os países mais ricos, desenvolvidos, e com qualidade de vida, graças a essa cultura de tirar vantagem independentemente da situação.
@Zhero3 Brave Os políticos não são brasileiros?
Eles são uma amostra fiel da população.
Existem pessoas muito honestas, pessoas pouco honestas, e nada honestas, o que define a cultura é a média desse total. E a média do brasileiro é de maioria nada honestas.
não é culpa de políticos, o povo pilhar os mortos (seja neste acidente aéreo, ou como fazem com os caminhoneiros nas rodovias)! o erro de um não justifica o do outro! essa cultura do jeitinho brasileiro é a média do Br mesmo, e por serem os politicos saídos da sociedade essa cultura reflete-se nas instituições.
@@adrieloliveira3812 Foi exatamente o que eu escrevi acima.
Concordo, o brasileiro sempre tenta levar vantagem em tudo, claro que temos pessoas muito honestas no Brasil mas parece que está no sangue da maioria tirar aproveito das situações, a nossa política é só o espelho da nossa sociedade infelizmente
@Zhero3 Brave Políticos refletem a maioria.
Emocionante esta história especialmente no final sobre os comentários da sensibilidade do Sr Omar Fontana
Esse era um presidente de empresa aérea, um exemplo que deveria ser seguido pelos atuais
Será que ele não sabia de algo a mais cara? Provavelmente Centenas de avioes desta empresa decolavam por dia, justo este ele previa que algo poderia ocorrer????
A crueldade das pessoas desse país me assusta...
É assustador
Natureza humana, ocorre em qualquer lugar do Mundo, me lembro de um filme de guerra em que um dos soldados rouba o relógio e a carteira de um soldado inimigo, o Tenente chefe desse imbecil atira nele, e recupera a carteira ao abrir está a foto da esposa e filha desse soldado inimigo. (recoloca a carteira e relógio no corpo do inimigo) Mas existe uma justiça que todos passaremos e certamente não ocorrerão falhas, o julgamento será “preciso”
Meu primo, hoje com mais de 70 anos, morava em Ratones. Ele sempre conta essa história igual a que o Lito está contando. Ele sempre fala que ajudou no socorro.
Moro em Santo Antônio de Lisboa, do outro lado do morro onde ocorreu o acidente. Já ouvi muita história sobre o acidente. O pessoal não vai até o local porque tem muita jararaca. E tem mesmo, aqui em casa em pouco tempo foram mais de 20. Conheço um dos bombeiros que auxiliou no resgate, ele é aposentado, trabalha numa barbearia aqui no centro, o nome dele é Álvaro. Ele comentou sobre a dificuldade de chegar até o local.
A melhor forma de passar uma tarde de Domingo, assistindo a mais um lindo video do LITO!!
lindo falando sobre acidentes que mataram várias pessoas🤣
@@josealysson2166 Eu disse lindo video, não lindo o motivo do video.
um lindo Lito no vídeo *
Brasileiro é solidário.
Não,pera.......
Lindo??
Lito, saudações aeronáuticas! Muito obrigado por esse vídeo! Moro em Florianópolis, e fui um dos que pediram a história do voo 303 para você. É impressionante que, mesmo após tanto tempo, histórias sobre esse acidente ainda repercutem na cidade. Até hoje minha mãe lembra de olhar pela janela da nossa casa, que ficava na região continental de Floripa, e enxergar a fumaça vinda do morro da Virgínia no dia seguinte ao ocorrido. Hoje, eu trabalho na mesma empresa onde trabalha a neta de uma das vítimas desse fatídico acidente. Um grande abraço!!!
Esse TransBrasil 303 sim que foi uma verdadeira tragédia: a morte dos passageiros e tripulantes, os bandidos que foram saquear os mortos, a investigação, o relatório final e o roubo das joias. Que povinho esse nosso, hein?
Logo surge alguém q vestiu a carapuça pra te criticar pq o alecrim dourado "num eh currupitu".
Infelizmente essa é a realidade do nosso país desde sempre amigo
Pois é, uma vergonha
Da VERGONHA
Infelizmente é a verdade do nosso país...muita gente não respeita nem uma tragédia como este desastre da Transbrasil .....eu não entendo como existem pessoas tão cruéis roubando os pertences dos passageiros. .
No acidente da transbrasil eu tinha 12 anos e lembro do acidente perfeitamente. Na época morávamos em um bairro próximo ao morro onde ocorreu o acidente. Lembro da intensa tempestade e do avião passando em cima da nossa casa fazendo bastante barulho.
minha avó tbm , aki no meu bairro , monte verde , no outro lado do morro caiu o aviao , em ratones
Meu avô ele ia no voo 303 so q n quis ir e foi de varig chegou em porto alegre com a noticia q o avião q ele ia caiu ele se emociona cada vez q ele conta a historia
Quando viajei muito na Amazônia, por ocasião da instalação do programa SIVAM, pudemos verificar a diferença de procedimento dos pilotos civis e os pilotos da FAB
Os pilotos civis que voam todos os dias, tem muito mais experiência que os pilotos militares
Legal seu relato Marcelo, trabalho no aeroporto de Jacareacanga onde tem uma base do SIVAM.
Sobre a frequência de vôo é real, tenho amigos Pilotos na FAB que voam 20h ano, que pra nós da Aviação Civil é possível voar em menos de 2 semanas.
@@jadsongmoreno Sim, os pilotos civis, principalmente aí são os caras que conhecem a região de verdade mesmo.
Eu trabalhei na instalação do radar de Jacareacanga e os demais na região
1:24
O Lito já falou sobre o Correio Aéreo Nacional? Caso negativo, poderia ser uma excelente pauta para as próximas edições do "Senta que Lá Vem História", pois a história do CAN é simplesmente fantástica.
Verdade, hein!!! E outra coisa que tenho curiosidade em saber: são os voos mais seguros? Eu viajo de CAN e SEMPRE escuto dizer que são melhores pilotos, mecânicos, etc...fico bem curiosa kkkkkkkk
Ahhhh enfim saiu!!!!!!! Tava esperando há muito tempo por ele!!!! Minha mãe tava neste voo da Transbrasil. Nós somos de Fortaleza e na época ela trabalhava em Brasília, tinha vindo passar a páscoa e pegou o 303 voltando pra Brasília, ela desceu lá e depois ficou sabendo que o voo tinha caído em Floripa. Esse acidente faz aniversário junto comigo, ele é 1980 e eu de 1995. Cresci ouvindo essa história. Valeu!!!!!!! Não há outras informações sobre ele no youtube, pelo menos não achei, tava querendo muito ver/ouvir alguém falando sobre. Arrasou bonito, aplausos!!!!!
Minha prima, Sonia Beatriz Cabral faleceu neste acidente. Meu pai fala bastante dela, hoje ainda conversamos e ele chorou como menino. Tem 78 anos e tem muito carinho por ela ainda. Que ela esteja em paz, junto com todos os sobreviventes e suas amigas, as irmãs Koerich.
Lembro perfeitamente do 'day after' ao acidente. Praticamente todos os habitantes de Florianópolis, da classe média para cima, conheciam alguém que morreu no sinistro. Eu, por exemplo, tinha 9 anos e um colega de escola e vizinho meu, o Políbio, perdeu o pai. Mais tarde, estudei com a Ana Cristina da Nova, que perdeu pai e mãe nesse voo. E, por acaso, anos depois, no final dos anos 90, tive o privilégio de conhecer e conversar com o Kleber Moreira, um dos três sobreviventes (aquele cuja esposa - Marlene - também sobreviveu). Ele trabalhava de garçon na praia da Armação, onde eu tenho casa.
Sou de Curitiba, mas a partir de 1975 fui morar em Floripa, e neste fatídico sábado de 1980 , Eu e minha esposa estávamos assistindo TV quando veio a triste noticia da queda do avião em Ratones, aquilo foi muito estranho a cidade ficou com um clima de tristeza e comoção muito grande por uns 2 , 3 dias ( a gente sentia isso no ar) . Mais tarde quando veio a lista dos passageiros que foram a óbito estava o nome da Sonia Beatriz Cabral , que havia sido minha colega de trabalho em um Órgão do Governo Estadual de Santa Catarina. Ficando muito triste
Melhor canal de aviação do Brasil (talvez do mundo)
Lito o melhor!!! O caba e bom
Finalmente Saiu o Vídeo que eu mais estava esperando ... a História dos dois acidentes aqui próximo de casa
As figurinhas do mano rsrsrsrs
Segundo minha mãe, fui concebido no dia do acidente da Trans Brasil, em abril de 1980. Como manezinho (nascido e criado em Floripa), lamento profundamente os furtos ocorridos em ambos acidentes. Demonstram a pequinês de meus conterrâneos. Infelizmente são fatos que se repetem em acidentes rodoviários. Parabéns Lito por mais este ótimo registro! Sucesso!
Sou de Curitiba, mas a partir de 1975 fui morar em Floripa, e neste fatídico sábado de 1980 , Eu e minha esposa estávamos assistindo TV quando veio a triste noticia da queda do avião em Ratones, aquilo foi muito estranho a cidade ficou com um clima de tristeza e comoção muito grande por uns 2 , 3 dias ( a gente sentia isso no ar) . Mais tarde quando veio a lista dos passageiros que foram a óbito estava o nome da Sonia Beatriz Cabral , que havia sido minha colega de trabalho em um Órgão do Governo Estadual de Santa Catarina. Ficando muito triste. Natureza humana, ocorre em qualquer lugar do Mundo, me lembro de um filme de guerra em que um dos soldados rouba o relógio e a carteira de um soldado inimigo, o Tenente chefe desse imbecil atira nele, e recupera a carteira ao abrir está a foto da esposa e filha desse soldado inimigo. (recoloca a carteira e relógio no corpo do inimigo) Mas existe uma justiça que todos passaremos e certamente não ocorrerão falhas, o julgamento será "preciso"
@@fernandofrey53 li que a Sônia estava nesse vôo 303 e pegou ele em Congonhas, acompanhada das irmãs Koerich, que eram amigas dela.
A forma que o Lito explica cada segundo nós transporta a cada momento do vôo. Lito vc é sensacional!
Já tem algum tempo que acompanho o canal e está excelente essa narrativa. Parabéns!
Sou filho do comerciante citado, Manoel J. do Nascimento e essa lembrança muito me emocionou.
Me lembro bem dessa noite do acidente da de Fpolis...no morro de Ratones. Eu e meu pai vimos...da janela de casa...o fogo no alto do morro. Chovia muito. Eu não tinha visto nada...mas meu pai comentou comigo que estava achando estranho aquele "clarão" no topo do morro. No dia seguinte..logo cedo..ficamos sabendo que era um acidente de avião. Qto a citação da BR 101...provavelmente era a SC-401. No título do vídeo diz 2 acidentes em Fpolis...mas o Lito fala depois em SC...correto....como sempre...porque um deles foi na cidade de Palhoça...pertinho de Fpolis.
Recordo do acidente, pois era pequeno, foi uma grande tragédia, o morro onde ocorreu o acidente, fica na localidade de Ratones,bem em frente ao trevo da SC401 que da acesso ao bairro de ratones, quem vem das praias de Jurere, sentido SC401 centro da cidade, consegue ver o morro onde ocorreu a colisão, a vegetação já tomou seu lugar, na época a cauda da aeronave, ficou no local por bastante tempo,l.
O relato da pilhagem ocorrida, também é verdadeiro, lembro do comentário que chegaram a cortar os dedos dos corpos, para retirarem anéis, alianças dos corpos.
A unidade de Polícia na verdade não é um PRF, era uma unidade da PRE, polícia rodoviária estadual, que ficava bem próxima ao local do impacto.
Morreram muitas pessoas da cidade, que até hoje são lembradas, por se ter algum conhecido ainda vivo.
Parabéns pelas matérias, sempre bem elaboradas.
Você sabe o local exato do acidente? Estava querendo ir la
@@renatofurtadojr eu, de pequeno, recordo do H1 levando, "partes" até o aterro, onde hoje está a passarela,
O Morro do acidente, e aquele logo na entrada do Ratones, quando se estava na pista voltando de jurere, e se olha pro elevado, é o morro a direta, acredito que não tem como chegar lá, o mato cresceu e não se vê mais marca alguma na vegetação, talvez na pedra onde ocorreu o impacto.
Eu residia no bairro da forquilhinhas São José,soube que um vizinho meu estava enrolado sobre umas jóias, mas parece que o inocentaram, muito comentado tal evento de fato era uma noite de muita chuva, soubemos uma hora depois do ocorrido.
@@nelsondarosanelson468 Moro no bairro Forquilhinhas também!
Sou de Curitiba, mas a partir de 1975 fui morar em Floripa, e neste fatídico sábado de 1980 , Eu e minha esposa estávamos assistindo TV quando veio a triste notícia da queda do avião em Ratones, aquilo foi muito estranho a cidade ficou com um clima de tristeza e comoção muito grande por uns 2 , 3 dias ( a gente sentia isso no ar) . Mais tarde quando veio a lista dos passageiros que foram a óbito estava o nome da Sonia Beatriz Cabral , que havia sido minha colega de trabalho em um Órgão do Governo Estadual de Santa Catarina. Ficando muito triste. Me lembro também da médica carioca que foi retirada dos escombros com vida, e rezei muito por sua recuperação, mas acabou em tristeza.
Quanto aos saques : Natureza humana, ocorre em qualquer lugar do Mundo, me lembro de um filme de guerra em que um dos soldados rouba o relógio e a carteira de um soldado inimigo, o Tenente chefe desse imbecil atira nele, e recupera a carteira ao abrir está a foto da esposa e filha desse soldado inimigo. (recoloca a carteira e relógio no corpo do inimigo) Mas existe uma justiça que todos passaremos e certamente não ocorrerão falhas, o julgamento será “preciso”
O ser humano.... o ser humano...ganancia... arrogância. Acobertar os erros, principalmente de um militar, demonstra quanto custa a verdade. Como vc relembra sempre, a questão não é apontar culpados, mas, aprender com os erros, o DAC deveria se envergonhar da postura idiota, pois militares não são seres superiores ou impolutos, são humanos e como qualquer pessoa estão sujeitos a erros e interpretações equivocadas. Que servisse de exemplo.
Fora isso, com sinceridade, alguém que chega em um ambiente de acidente e saqueia, e há relatos no dia a dia que até bombeiros fazem isso, deveria ser banido da sociedade. É muito hediondo.
Sempre importante vc levantar e mostrar essas historia, os seres pensantes devem usa-los para uma seria reflexão.
Parabéns Lito, boa história, e muitos likes para o conteúdo com todos os sentimentos para as pessoa que morreram nesta tragédia.
Marco Antonio Rezende...excelente comentário!
👏👏👏
Lito! Que documentário excelente apesar de triste, não é!? Como sou padre, preciso te dizer que no primeiro acidente no Cambirela um Padre, Capelão do Exército na época ajudou na busca dos corpos numa expedição bem difícil ! Foi o Pe Dr. Itamar da Costa Franco.
O Pe itamar teve um papel fundamental nesta história que será contada no meu livro: O ultimo voo do C-47 2023, o desastre aéreo que abalou o Brasil.
@@silvioadrianicardoso8394 então você conhece! Que legal!!
Lito, ilha de Santa Catarina, é o nome da ilha onde fica a maior parte do município de Fpolis. Eu surfava na Praia do Forte este final de tarde. Lembro de um vento sul tempestuoso chegando no começo da noite. Dormi na casa de praia em Jurerê e me surpreendi com uma aproximação inusual de um jato por cima de Jurerê, as rotas de chegada norte ou eram por cima do continente ( vento sul) ou do mar ( vento nordeste).
Não me canso de dizer, melhor canal do UA-cam, 100% cultura, sou de Florianópolis, não sabia dessa história, moro há 15 min do cambirela. Show show show 👍🏻👍🏻👍🏻
Sou de Florianópolis também, nascido em 82, cresci ouvindo essa história do acidente aéreo em Ratones.
Inclusive alguém da família que trabalhou no resgate desse acidente, tinha a capa do encosto de cabeça de uma das poltrona do Boeing, com a serigrafia TRANSBRASIL.
Sou de Curitiba, mas a partir de 1975 fui morar em Floripa, e neste fatídico sábado de 1980 , Eu e minha esposa estávamos assistindo TV quando veio a triste notícia da queda do avião em Ratones, aquilo foi muito estranho a cidade ficou com um clima de tristeza e comoção muito grande por uns 2 , 3 dias ( a gente sentia isso no ar) . Mais tarde quando veio a lista dos passageiros que foram a óbito estava o nome da Sonia Beatriz Cabral , que havia sido minha colega de trabalho em um Órgão do Governo Estadual de Santa Catarina. Ficando muito triste. Me lembro também da médica carioca que foi retirada dos escombros com vida, e rezei muito por sua recuperação, mas acabou em tristeza.
Quanto aos saques : Natureza humana, ocorre em qualquer lugar do Mundo, me lembro de um filme de guerra em que um dos soldados rouba o relógio e a carteira de um soldado inimigo, o Tenente chefe desse imbecil atira nele, e recupera a carteira ao abrir está a foto da esposa e filha desse soldado inimigo. (recoloca a carteira e relógio no corpo do inimigo) Mas existe uma justiça que todos passaremos e certamente não ocorrerão falhas, o julgamento será “preciso”
Interessante a preocupação do comando da Transbrsil. O comandante não estava comandando e o Major que deveria fiscalizar estava no Comando. O relatório da FAB foi corporativista.
Fab forma mal seus pilotos
Na ditadura acobertavam os podres, até epidemia de meningite esconderam, QQ semelhança com a atualidade não é mera coincidência.
@@alevalvulado ditadura em 1949? esse pesolistas são um cranco mesmo!!
@@arthurgabriel2444 o segundo acidente é de 1980, época em que o Brasil estava em uma ditadura militar. Nessa época os órgãos do governo não tinham transparência, sendo assim, dados de que o major estava no comando da aeronave não foram divulgados. Estes dados só foram encontrados depois com a dissolução da ditadura.
@@arthurgabriel2444 Não prestou atenção no vídeo?
Saudades dos boeings 727 e 707. Eram os mais comuns nos aeroportos. Só o 737 sobreviveu ao tempo. Lembro até hoje de um amigo de infância que tinha irmão de um piloto da TransBrasil na época. A família chegou a pensar nervosa que era o vôo dele que também vinha da mesma origem e depois viria pra cá(RJ)Depois ainda me contou que teve gente que acabou em cima da hora trocando lugar no vôo, sobrevivendo por isso(isso certamente já aconteceu em outros acidentes). Naquela época acho que ainda podia dizer que perder um vôo era uma dor de cabeça, mas tb podia ser um alívio pra vida...
O Comandante do C-47 2023, Carlos Augusto de Freitas Lima, era meu avô paterno. Somente hoje recebi esse vídeo. Parabéns pela produção. Há um livro na Amazon, sob o título "O último voo do C-47 2023", que conta detalhes sobre o acidente.
😎🙏🏻
Nesse vôo tinham duas filhas de um grande empresário aqui de Florianópolis. Gostei desse vídeo, pois agora eu sei dos detalhes. Valeu, lito!
Sou de Curitiba, mas a partir de 1975 fui morar em Floripa, e neste fatídico sábado de 1980 , Eu e minha esposa estávamos assistindo TV quando veio a triste notícia da queda do avião em Ratones, aquilo foi muito estranho a cidade ficou com um clima de tristeza e comoção muito grande por uns 2 , 3 dias ( a gente sentia isso no ar) . Mais tarde quando veio a lista dos passageiros que foram a óbito estava o nome da Sonia Beatriz Cabral , que havia sido minha colega de trabalho em um Órgão do Governo Estadual de Santa Catarina. Ficando muito triste. Me lembro também da médica carioca que foi retirada dos escombros com vida, e rezei muito por sua recuperação, mas acabou em tristeza.
A Sonia era amiga das filhas desse empresário, parece que tinham ido a são Paulo.
Se não me engano, as três foram sepultadas juntas.
Tenho 29 anos sou nascida em Florianópolis e NUNCA ouvi essas histórias 😱 muito bem contado em riqueza de detalhes 👏 sinto pela desumanidade das pessoas em meio a essas tragédias, falta de empatia e respeito de certos seres humanos me assusta 💔 meus sentimentos a todos os que perderam seus entes queridos 🙏
Esa noite eu estava de serviço no APP-PA que tinha recebido em 1980 o radar secundário que aumentava o alcance pra 200NM
Ótimo vídeo Lito.
Só duas correções, é Polícia Rodoviária Estadual. E e o local dela era e ainda é na SC-401.
Por muitos anos foi assunto recorrente.
Na época minha vó, que morava a uns 3km de frente para esse morro, disse que escutou o barulho do impacto e em seguida viu o fogo.
Naquela época eu tinha apenas 4 anos de idade.
Sou de Curitiba, mas a partir de 1975 fui morar em Floripa, e neste fatídico sábado de 1980 , Eu e minha esposa estávamos assistindo TV quando veio a triste notícia da queda do avião em Ratones, aquilo foi muito estranho a cidade ficou com um clima de tristeza e comoção muito grande por uns 2 , 3 dias ( a gente sentia isso no ar) . Mais tarde quando veio a lista dos passageiros que foram a óbito estava o nome da Sonia Beatriz Cabral , que havia sido minha colega de trabalho em um Órgão do Governo Estadual de Santa Catarina. Ficando muito triste. Me lembro também da médica carioca que foi retirada dos escombros com vida, e rezei muito por sua recuperação, mas acabou em tristeza.
pra quem n sabe politramaustismo e quando ocorre varias lesões nos orgãos internos, a pessoa pode está bem por fora, mais por dentro está totalmente destruida, sem chance de vida.
Sou de Floripa, estava esperando muito por esse vídeo. Muito bom.
Fala Lito! Os relatos de acidentes são de dar incômodo no estômago.
Mas admiro muito a prioridade e a clareza desses relatórios que você apresenta nos vídeos, a gente sempre acaba aprendendo um pouquinho.
Parabéns pelo conteúdo! 👏🏿
Uma sugestão, falar dos avioes abandonados pelos aeroportos do Brasil
Seres humanos são horríveis. Já passei por um acidente entre um caminhão da Garoto e um carro policial. Os corpos dos policias ainda estavam dentro do carro. As pessoas estavam roubando as caixas de bombom do caminhão e ainda ficaram chamando meus pais pra pegarem caixas para as crianças (eu e meu irmão). Felizmente meus pais não pararam, estavam horrorizados.
@Zhero3 Brave tem de tudo nesses saques. Veja o vídeo. Muito antes de existir o 13 já haviam saqueadores. A ditadura militar não deixou o relatório constar que um militar pilotava na hora do acidente. A polícia roubou as jóias sob sua custódia.
E dentro do meu carro, meus pais e anos depois eu e meu irmão votamos 13. Justamente a família que votou 13 é a que achou um horror e não parou pra saquear.
Alguns* seres humanos são horríveis. Não me inclua junto com estes selvagens.
@Zhero3 Brave E o 38 com suas mentiradas? Santo não é? Nada a ver o caráter está na criação de cada um.
@Zhero3 Brave tu te comparas ao 13 e ninguém te chamou de genocida papa hóstias!
tu pegastes um viés de alguns seres humanos desprezíveis. Existem piores, mas também seres humanos de grande valor ético e baseiam suas vidas na educação, exemplo e reeducação moral.
Lito, esse terreno que caiu o Avião da Transbrasil é da minha família. Bons anos atrás estive no local, ainda tinha bastante coisa da fuselagem. A marca na pedra está até hoje lá, como uma cruz. Hoje o terreno está cercado e a mata está fechada, provavelmente muita coisa já apodreceu em meio à mata. Esse terreno começa no bairro Saco Grande e termina no bairro Ratones. Essa época não era nascido, mas meus tios contaram muitas histórias, desde a contribuição para levar o resgate terrestre até o local(feito pelo meu tio) como relatos de pessoas que invadiram o terreno para roubar as coisas dos passageiros. Até hoje é um assunto cheio de mistérios!
Sou de Curitiba, mas a partir de 1975 fui morar em Floripa, e neste fatídico sábado de 1980 , Eu e minha esposa estávamos assistindo TV quando veio a triste notícia da queda do avião em Ratones, aquilo foi muito estranho a cidade ficou com um clima de tristeza e comoção muito grande por uns 2 , 3 dias ( a gente sentia isso no ar) . Mais tarde quando veio a lista dos passageiros que foram a óbito estava o nome da Sonia Beatriz Cabral , que havia sido minha colega de trabalho em um Órgão do Governo Estadual de Santa Catarina. Ficando muito triste. Me lembro também da médica carioca que foi retirada dos escombros com vida, e rezei muito por sua recuperação, mas acabou em tristeza.
Quanto aos saques : Natureza humana, ocorre em qualquer lugar do Mundo, me lembro de um filme de guerra em que um dos soldados rouba o relógio e a carteira de um soldado inimigo, o Tenente chefe desse imbecil atira nele, e recupera a carteira ao abrir está a foto da esposa e filha desse soldado inimigo. (recoloca a carteira e relógio no corpo do inimigo) Mas existe uma justiça que todos passaremos e certamente não ocorrerão falhas, o julgamento será “preciso”
DEVERIA ter mais senta que lá vem história! Muito Massa 😍😍😍😍. abração de Coimbra Portugal 🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
Sou morador das proximidades do morro do Cambirela. Cresci ouvindo a história dessa tragédia, que virou uma lenda aqui no bairro da Guarda do Cubatao. Até hoje as pessoas que fazem trilhas no morro dizem ver destroços da aeronave. Obrigado pela oportunidade de conhecer um pouco mais da história de onde moro!
Ninguém....Repito... Ninguém fãz ideia do quanto eu Amo os vídeos docomentarios desse canal 👏👏👏👏 Parabéns Lito... Muito obrigado Deus o Abençoe 🙏🙏
Como é diferente ouvir uma história quando se conhece o local e se convive todos os dias com os cenários apresentados.
Excelente episódio.
Fiquei impressionado com a riqueza de detalhes da narrativa dos eventos ! Muito bem documentado e contextualizado. Tinha 16 anos e estava com meu pai numa viagem à serra catarinense. Voltamos para Florianópolis assim que soubemos do ocorrido. Hoje em dia, moro a 7 kilômetros do local.
Muito bom o documentário. Moro em Florianópolis, e durante anos, a partir 12 de abril de 1980 (época do acidente), sempre que me deslocava do Centro para a praia de Canasvieiras, ao passar pela SC-401, era possível ver o clarão na mata do morro da Vírginia (em Ratones) provocado pelo impacto do Boeing 727. Hoje a mata já está toda fechada novamente.
Passei na SC 401 indo pra Canasvieiras, foi lá que me hospedei quando fui em Floripa. Um táxi me levou do aeroporto até Canasvieiras, e lá passei perto de Ratones, onde aconteceu o acidente.
sempre vejo nas suas narrativas de acidentes aéreos um ar de desabafo, como se aquilo estivesse lhe machucando por dentro e no momento seu maior alívio é narrando essas histórias para nós. Sempre ao olhar nos seus olhos me emociono, como o já assistido por várias vezes sobre o acidente do fokker em São Paulo. obrigado por compartilhar essas histórias, nem todas tão tristes, mas de riqueza em detalhes incomparáveis.
Bom relato Lito. Conversei com o Major Ricardo Matriciano por telefone/DAC com respeito a documentos na sexta-feira, esse acidente deve ter ocorrido no sábado ou domingo, na segunda-feira quando retornei a chamada ao mesmo no DAC/Rio, fui informado do ocorrido. Nunca entendi o porquê mas nesta época vários militares possuiam em suas habilitações aeronaves como Boeing 727, uma vez que a maioria não tinha os pré-requisitos para tal. Tai uma boa reportagem. Abraço
Pilotos da FAB tinham habilitação em aeronaves que a FAB não opera porque o DAC era responsável por atestar a habilitação dos pilotos das empresas aéreas. Esses pilotos da FAB faziam curso justamente em empresas aéreas. Se não tinham pré requisitos, como eram aprovados nesses cursos? Claro que nunca conseguiriam uma proficiência equivalente aos pilotos comerciais, que voavam infinitamente mais. Quem é da aviação sabe que para ser bom piloto tem que voar sempre.
Na ditadura milico podia tudo, até surto de meningite esconderam.
Triste lembrança porém uma importante observação meu amigo Marcos Vinicius. A propósito, bom encontra lo por aquí, abraço cmte e bons voos.
Sou de Floripa, estava esperando pela história do fatídico vôo da Transbrasil...
Acabei de passar no Ratones em Florianópolis, agora pouco.
Agora estou em casa na vargem do bom jesus próximo dos ingleses, quem diria que houve acidente ali.😔😔😔
Também sou de Floripa. Não sabia desse detalhe das jóias. Quem sabe assim que começaram as joalherias do ARS hehe
@@luizfernandomanfrini534 Compro ouro, vendo ouro, pago bem o ouro. Hahahahah
@@FLN690 a felipe schimidt não foi mais a mesma
@Júlia Vaz Com certeza ,meu irmão trabalhou anos nela,ate fazer voo para os EUA São Paulo para Orlando e depois outras cidades americanas.Acho que fez voo ate Europa.
Homens igual a Omar Fontana estão se tornando cada vez mais raros.....
Pessoas tomadas por um amor imenso por aquilo que fazem....
INFELIZMENTE , ESSES VÍDEO me traz tristes recordações.Sou PM ( agora aposentado) e estava de serviço no dia desse acidente.ja tinha terminado o meu turno e estava no ponto de ônibus pra ir embora quando passou o nosso micro ônibus e me" pegaram"pra uma ocorrênciapois na vdd niguém sabia ao certo o q tinha acontecido..estava um temporal terrivel.
Quado chegamos no fim da estrada mais próxima do Morro da Virginia dava pra ver nas nuvens ( muito baixas)o clarão do incêndio .levamos hrs até chegar ao local.
Aí foi terrivel as imagens q vi , mesmo q ja tivesse trabalhado em outro acidende aqui em Floripa .Foi do Hidroavião ALBATROZ da B.A.FPOLIS onde morreram 4 ou 5 Militares, se não me engano.Foram imagens q ficaram muito tempo na mente. Tem umas q ainda não esqueci.Muito triste.
Triste evento e pior é o comportamento de pessoas que não estava nem aí para os feridos.
Como todos os livros do Panda, esse sobre a TransBrasil é uma verdadeira joia, com fotos magníficas e histórias contadas por quem estava lá.
amigo tudo bem? Fui funcionario da transbrasil de 1980 a 1983 e lembro-me desse acidente, foi horrivel não da para esquecer porém, tive oportunidade de deixar minha ajuda(junto com amigos funcionarios) quando Floripa foi quase destruida por uma grande enchente 1982 carregavamos doaçao no B-707 com13 pllets mais belly (éramos da carga TR VCP) íamos até aeroporto Hercilio Luz chegando lá eu e outro funcionário descarregavamos B-707 porque não tinha pessoal especializado nesse tipo de aeronave,isso foi muito trabalho feito,Morava em Campinas sp hoje moro aqui em floripa.Fiquei muito feliz de ter ajudado.
gratidao
Omar Fontana, Rolim Amaro são ícones na história da aviação brasileira. Serão sempre lembrados por suas administrações que eram visionárias e muitos ditos gestores das empresas aéreas de hoje nunca terão 1% da genialidade, humanidade e coragem que estes tinham.
Aprender com os erros do passado se evita erros no futuro. Ótima pesquisa e historia.
Lito, obrigado por contar como foi este acidente com o avião da trasbrasil. Moro bem próximo do morro e subi o morro no dia seguinte, com amigos e também meu tio que possuía uma câmera fotográfica. Enquanto meu tio registrava tudo um militar da aeronáutica pediu que meu tio não gravasse e pediu que entregasse o filme,( película ). Hoje poderia ter muitas fotos de boa qualidade, pois meu tio possuía câmera de ótima qualidade. Ao chegar a cena era terrível, muito cheiro de carne queimada e foi muito triste, dois anos depois servi na Aeronáutica e lá permaneci por 9 anos. Te agradeço de coração por ter feito este vídeo. Havia te pedido para fazer, não sei se chegou a ver minha mensagem. Estou sempre assistindo teus vídeos. Forte abraço PILOTO.
Transbrasil foi a companhia aérea que ficou no meu coração, viajei bastante por eles e se tornou a minha cia favorita.
A internacionalmente conhecida 'cordialidade' brasileira sempre comprovada nesses relatos de acidentes do Lito. Povo corre pra saquear avião que cai, caminhão que tomba, etc. Vergonhoso.
Pois é. Realmente uma mácula esse tipo de atitude: pilhagem. Só Deus pode perdoar.
Brasileiro é um povo corrupto desde sempre!
E ainda reclamam de político, sendo que o povo é reflexo dos políticos
Pois é, cada povo merece o governo que tem neh, reflexo puro. Mas o país é maravilhoso, algumas pessoas que estragam.
@@emersonbaron6390 algumas naum... a grande maioria... vem fazer merda até na europa... povo escuso
Quando era criança e passava por Palhoça indo para Braço do Norte, meu pai sempre contava essa história do avião que se chocou contra o morro do Cambirela, muito legal ouvir essa história agora por aqui.
Lito parabéns pelo canal
Vc transmiti uma postura muito legal passa segurança e muito conhecimento
Impressionante, que algumas pessoas tem a capacidade de sentir que algo vai acontecer. Apesar de eu ser mais científico, lógico e acreditar só vendo, minha mãe também tem esta sensibilidade e já previu coisas que realmente aconteceram depois. Assustadoramente incrível, isto.
Excelente vídeo, Lito. Parabéns.
já presenciei algo do tipo
Sou de Curitiba, mas a partir de 1975 fui morar em Floripa, e neste fatídico sábado de 1980 , Eu e minha esposa estávamos assistindo TV quando veio a triste notícia da queda do avião em Ratones, aquilo foi muito estranho a cidade ficou com um clima de tristeza e comoção muito grande por uns 2 , 3 dias ( a gente sentia isso no ar) . Mais tarde quando veio a lista dos passageiros que foram a óbito estava o nome da Sonia Beatriz Cabral , que havia sido minha colega de trabalho em um Órgão do Governo Estadual de Santa Catarina. Ficando muito triste. Me lembro também da médica carioca que foi retirada dos escombros com vida, e rezei muito por sua recuperação, mas acabou em tristeza.
Vídeo muito bem elaborado, com detalhes respeitosos aos que faleceram. Colaborando: a ilha não é Florianópolis, mas, sim, Ilha de Santa Catarina, onde se situa a parte insular da cidade de Florianópolis. Lito mais uma vez deu show de bola.
Observação perfeita! Percebi o equívoco também mas já estamos tão acostumados a ouvir até mesmo de nativos "ilha de Florianópolis", que já nem faço questão de corrigir.
Minha mãe foi comissária de bordo da Transbrasil de 70 a 74. Ela voou com o comandante Teixeira e só hoje ela ficou sabendo o real motivo do acidente :/ . Se houver alguém da equipe da Transbrasil dessa época e que conheça a Catarina japonesa, me dá um alô!
Alô parceiro
Eu tinha 13 anos na época do acidente e morava proximo ao Estadio Adolfo Konder (campo do Avai) onde hoje fica o BeiraMar Shopping. Na noite do acidente estava na casa de um amigo e ouvimos o barulho do avião passando muito baixo. Na época não se ouvia barulho de avião em Floripa. Achamos estranho e corremos para a rua para ver o que era. Chovia muito naquela noite. Só fomos saber do acidente no outro dia quando acordei e meu avô estava ouvindo no rádio a noticia. Foi um acidente que chocou toda a cidade, na época uma capital ainda provinciana.
Olá.
Todos os conteúdos deste canal merecem um like porque toda a história
tem o seu valor.
Até que enfim saiu essa história no canal! Acompanho o canal há anos e sempre esperei por esse dia! 🙏
Os vídeos do Lito prendem demais a minha atenção, são muito didáticos e já aprendi muitos conceitos sobre aviação, apesar das histórias muito tristes que são contadas.
Parabéns, Lito, pela iniciativa.
Obs: descobri que teu nome é Joselito, pois você o revelou, no programa The Noite, do Danilo Gentili.
Esse Morro do Cambirela é bem alto mesmo, e em 2013 ele ficou cheio de neve por causa do frio no inverno desse ano. Muito bonito!
Voei na Transbrasil por 4 anos , eu já tinha ouvido essa. História e realmente quem pilotava o avião então major
Excelente documentário sobre o acidente envolvendo o TB-303 da Transbrasil. O pai do meu cunhado, trabalhava na defesa civil de Floripa na época e auxiliou no socorro das vítimas desse acidente. Havia encaminhado um e-mail com diversas fotos desse acidente, e como sugestão, poderia reeditar o vídeo acrescentando-as para enriquecer o conteúdo. Creio que as ilustrações sejam domínio público, sem maiores problemas de publicação. Se precisar, posso reencaminhar aos seus cuidados. Abraço !