Parabéns pela clareza e pelo ponto de vista! Bem objetivo e muito bem explicado, a comparação de um cérebro lesionado com um saudável é um despertar, bem motivador.
😉 obrigada! O melhor disso tudo é que isso funciona! Esse vídeo é bem antigo, recentemente eu fiz uma live sobre esse assunto no lançamento do Pintura Cookiefy. Depois dá uma olhada lá, está na playlist aulas ao vivo😘
Consegui adquirir o livro na Estante Virtual!!!! Mas quero muito continuar acompanhando seus comentários e observações sobre ele! Obrigadíssima pela dica e pelo incentivo!
Que legal Norma! Então, a idéia é trazer novas contribuições mesmo para esse assunto. Estou fazendo esse estudo para mim mesma e cada hora vem uma nova conexão, algo que chega para ampliar a abrangência das idéias. Se você começar a ter idéias novas suas contribuições serão muito bem vindas. Podemos transformar essa playlist em um grupo de estudos feito a várias mãos!
Adoraria poder contribuir, mas ainda estou anos-luz distante deste nível... Sou muito teórica e enquanto saio pesquisando tudo o que há, custo muitíssimo a colocar a mão na massa... Vamos ver se me sentirei "empurrada" neste sentido! Torcendo aqui!
Elaine Nogueira que bom que gostou! Não sei se você já viu os outros vídeos da mesma playlist. Eles ainda são um pouco teóricos, mas em breve estarei prosseguindo com o estudo de uma forma mais prática. Mostrarei vários exercícios e quero que vocês participem contando suas experiências, mostrando o seu progresso... Se eu pudesse já estaria bem mais à frente com esse estudo, mas infelizmente o tempo disponível para o canal ainda é pequeno.
A Pequena Fábrica de Doces vou ter que dizer uma coisa...espero não parecer "chata nem clichê". Sou muito seleta com os vídeos que assisto, porque nem todas as pessoas tem dom para realizar tarefas como essa. Há vídeos que o som é de péssima qualidade e nem dá para entender o que as pessoas falam...outros a voz da pessoa "irrita". Estou impressionada com seu talento para estar diante de uma câmera!😍 Parabéns! Você usa o tom de voz adequado, os vídeos não tem eco, você consegue ser clara e objetiva...👏👏👏👏👏👏 Estou amando seguir seu canal.😘❤️❤️ Bj na minha 👸
Elaine Nogueira que bom que está gostando! Não está sendo nem chata e nem clichê! Preciso mesmo desse tipo de feeeback! Estou bem crua ainda nessa tarefa... Mas gosto muito de produzir esses vídeos. A pena é não ter mais tempo para produzir mais. Sobre o áudio, pura sorte! Kkk Só tento ficar o mais próximo possível da câmera por não ter microfone de lapela. Acho que estraga um pouco o enquadramento mas realmente contribui para que o som fique melhor.😁
Que bom que gostou Giovana! Obrigada por comentar aqui! Em breve devo levar à frente esse assunto aqui no canal. Por isso não esquece de se inscrever e ativar o sininho! Assim sempre será avisada dos próximos vídeos.
Eu quero uma série desse assunto sim. Obrigada pelos vídeos, tenha a certeza de que você está mudando a vida de gente. Obrigada pelas doces palavras. Quero um dia ter o prazer de conhecê-la.
Muito obrigada pelo carinho Luci! Estou com muitos projetos novos para o canal para o ano de 2019, entre eles um clubinho VIP para estreitar relacionamento com seguidores, quem sabe será essa uma oportunidade para a gente se conhecer?
Olá, quero te dar os parabéns pelo vídeo. Já conhecia este livro e realmente é surpreendente. Você tem uma forma de se comunicar muito agradável e honesta. Acho que se tiver uma pessoa te assistindo já terá valido a pena ter feito o vídeo. Aproveite estas habilidades e simpatia. Sucesso, sempre.
Obrigada Gabriel! Concordo com você completamente! Se uma pessoa só curtir já está valendo à pena! Mas infelizmente preciso que muitas pessoas curtam e apoiem para que meu trabalho aqui se torne viável. Estou louca para continuar com essa série, mas cadê tempo livre?
Olá, querida. Não tive o prazer de ler este livro, mas fiz um curso há uns 11 anos atrás para desenvolver a criatividade, que partia dos princípios deste livro. Na época fiz vários desenhos que me deixaram impressionada, pois o lado direito do cérebro quando é estimulado através das atividades sugeridas neste livro, se torna muito mais capaz, mais eficiente. Amei. Guardo meus desenhos até hoje e agora desejo voltar a praticar tais atividades sugeridas por esta maravilhosa autora. Adoraria se você fizesse um vídeo citando quais são os exercícios sugeridos por ela, pois não lembro de todos. Fica aqui a minha sugestão. E para quem gosta do tema, pode mergulhar fundo porque os resultados são fantásticos. Um terno abraço.
Que legal! Eu amaria fazer 1000 vídeos sobre esse assunto! Infelizmente nosso dia só tem 24 horas😛 porque se desse... Vou ver se consigo levar essa playlist adiante, mesmo agora com bebê pequena. Mas se quiser ver eu tenho aqui um desses exercícios, o de rostos e vasos, lembra? É o primeiro que ela sugere no livro. Está aqui na playlist. Obrigada pelo seu comentário😊 quanto mais interação aqui mais fácil fica de colocar conteúdo❤️
Vc fez o curso do professor Paolo Giovanni para desenvolvimento dos hemisférios cerebrais e inteligências múltiplas? Eu estou fazendo e tá sendo espectacular.
Wanessa Nascimento clica no nome do canal e depois em playlists. Entre as minhas playlists você vai encontrar uma chamada "desenhando com o lado direito do cérebro" todos os vídeos sobre esse assunto estão lá!
Amei esse assunto, claro que queremos que vc aprofunde no assunto. Acredito que em crianças seja mais fácil esse treinamento, por ser tudo novo pra elas. Dá dicas pra estimular o lado direito, vou adorar dicas assim...
menecucci vicole que bom que vocês gostaram! Estou louca para aprofundar esse assunto! Afinal ensinar é a melhor foema de aprender. Espero aprender muito nessa série!
Olá Mariana! Sempre surpreendendo! Atrás de uma cake designer existe uma pessoa que adora aprender coisas novas e estudar outros universos diferentes qua não seja apenas doces. Pessoa linda que conheci! 👏🏻👏🏻
Eu tenho esse livro em pdf ha muito tempo. Quando a gente faz os exercicios do livro na ordem em que ele manda, a gente passa a descobrir coisas que a gente nunca imaginou que podia fazer. No livro ela ensina a desligar o modo E enquanto o modo D assume.
pois é Joel, já tive a experiência de levar uma aluna a entrar no modo D e conseguir pela primeira vez começar a pintar somente explicando as teorias da Betty Edwards! Parece que quando a gente fala do assunto e coloca abaixo a crença de que alguns não são capazes, a mente se liberta dos limites. É incrível!
Pessoal, aqui quem fala é a Samaya, esta é a minha conta. Enfim, eu estou aqui para anunciar um novo vídeo que vamos gravar sobre pintura em aquarela no papel, nada de bolo ou biscoito. Esperamos editar e postar logo. 25/03/18
Essa ideia de lado direito e esquerdo já caiu por terra, as funções não são somente atribuidas a um dos lados, mas a ideia é bem interessante e estou começando a ler esse livro para desvendar os mistérios da mente humana relacionados ao desenho. Eu diria que a melhor definição seria desenhar com o lado emocional do cérebro.
Sim, eu vi algo sobre isso mas preferi não me aprofundar já que sou professora de artes e não neurocientista 😊. Na verdade não sei se caiu tão por terra assim por causa do livro my stroke of insight. De qualquer forma acho incrível entender essas duas formas diferentes de interpretação da realidade. E o método funciona!
Se a fulana de tal que vc cita no fim do vídeo tinha perdido a noção de entender e ler etc , com que ela após melhorado relata que ela não entendia o que era sim e não sendo que não entendia do que se trata aqueles rabiscos que nos quais eram letras transformadas em palavras ??? Vc está me entendendo ??? Creio que vc não pensou nisto !!!
A habilidade de desenhar, não é uma "habilidade secreta" que pode ser acessada do cérebro. Falar isso, é o mesmo que afirmar que trata-se de um dom! É trocar seis por meia dúzia! Desenhar é observar, representar o que se está sendo observando, armazenar no cérebro o que foi observado e representado, para então conseguir criar. Repete esse processo pela vida inteira (pelo menos pra quem tem a intenção de continuar desenhando). Dizer que trata-se de "habilidade secreta" ou de "dom" é incutir na mente dos iniciantes a ideia errada que, basta acessar essa habilidade secreta (ou dom) e magicamente já estará desenhando como um Da Vinci! Errado! Desenhar é VER, REPRESENTAR, ARMAZENAR, CRIAR! Repete! O que acontece então com a pessoa que não consegue desenhar "certo" quando deixa de ser criança? Muito simples! O cérebro vai armazenando informações para diversas finalidades. Quando crianças, vamos armazenando também com o propósito pictórico (de desenhar). Obviamente, não conseguimos desenhar realisticamente quando crianças, porque essa não é a nossa preocupação nessa faixa etária e muito menos temos coordenação motora para tanto! Então, vamos crescemos e vamos nos interessando por outras atividades, principalmente a leitura (linguagem verbal). Naturalmente, vamos deixando de lado o desenho (linguagem não-verbal). E o que acontece? O cérebro deixa de armazenar informações com propósito pictórico! Por exemplo, armazenamos as feições da nossa mãe com propósito, claro, de reconhecer a nossa própria mãe. Mas você não consegue desenhá-la, porque o cérebro não se preocupa mais com isso. E mesmo que você observe uma foto, também não conseguirá, pelo mesmo motivo. Ou seja, não existe uma habilidade secreta oculta na sua cabeça! Apenas você desaprendeu a observar e a representar o que está sendo observado! Só isso! Lamento informar, mas não é mágica! Quem quer desenhar (note que não falei em "aprender"), tem que ralar muito! Primeiro, para voltar a observar tudo o que tem ao nosso redor com propósito pictórico. Segundo, para conseguir colocar no papel o que se está sendo observado e não aquilo que já está armazenado no cérebro (os desenhos de criança). Por fim, muita prática, muito suor e, daqui a pouco, a pessoa já conseguirá também criar, já que ampliou o seu repertório referencial. O livro da Betty Edwards ajuda nesse sentido de recuperar a capacidade de observar com propósito pictórico. Mas sem praticar, lamento dizer, nem eu sou capaz de desenhar nada! Espero ter ajudado! =
Cara, você tem certeza de que assistiu ao vídeo? Em que momento está dito aqui que é possível atingir um trabalho de muita qualidade sem dedicação e suor??? O método do livro é dedicado ao total iniciante, àquele que não descobriu ainda o mínimo de habilidade que vai motivar toda a ralação que há de vir. Não tem nada a ver com habilidade secreta e muito menos trocar seis por meia dúzia. Aprender a ver, acessar uma forma diferente de enxergar, é a base para tudo isso que você disse depois. E se digo que todo ser humano tem essa capacidade como pode ser a mesma coisa que dom? Desculpe, mas sua crítica não procede porque simplesmente não se refere a o que foi dito no vídeo. Meu primeiro contato com esse método foi há mais de 20 anos e eu continuo até hoje achando os meus trabalhos d um ano atrás mais rudimentares que o desse ano. A evolução nunca termina, a dedicação é essencial, mas se não acessar a forma intuitiva de ver não dá nem para começar.
Excelente Joaquim Sto andre sp
Obg professora🖤
Excelente já li esse livro grato Joaquim raphael Sto entre sopa
Parabéns pela clareza e pelo ponto de vista! Bem objetivo e muito bem explicado, a comparação de um cérebro lesionado com um saudável é um despertar, bem motivador.
Faz muito sentido! Incrível 😍 ameeeei o conteúdo! Parabéns mesmo melo trabalho e pela evolução 👏
😉 obrigada! O melhor disso tudo é que isso funciona! Esse vídeo é bem antigo, recentemente eu fiz uma live sobre esse assunto no lançamento do Pintura Cookiefy. Depois dá uma olhada lá, está na playlist aulas ao vivo😘
Obrigada. Você explica muito bem!
Fala mais sobre o assunto! Muito bom
Vou tentar! Se eu pudesse colocaria vídeo toda semana. A rotina está difícil por aqui com bebê pequena.
Excelente vídeo!!!! Eu também li esse livro !!! Parabéns 👍🏻
Oioi, sobre o exercício do desenho de cabeça pra baixo, você conseguiu fazer a transição de primeira? Eu não senti nada que ela descreveu :(
Muito interessante... adoraria ouvir mais sobre isso!!!! Parabéns pela sua explanação.... adorei!
Norma Aloy Antunes legal Norma! Pode esperar que a série vai yer continuidade!
A Pequena Fábrica de Doces Vou ficar aguardando....! Muito bom!
Consegui adquirir o livro na Estante Virtual!!!! Mas quero muito continuar acompanhando seus comentários e observações sobre ele! Obrigadíssima pela dica e pelo incentivo!
Que legal Norma! Então, a idéia é trazer novas contribuições mesmo para esse assunto. Estou fazendo esse estudo para mim mesma e cada hora vem uma nova conexão, algo que chega para ampliar a abrangência das idéias. Se você começar a ter idéias novas suas contribuições serão muito bem vindas. Podemos transformar essa playlist em um grupo de estudos feito a várias mãos!
Adoraria poder contribuir, mas ainda estou anos-luz distante deste nível... Sou muito teórica e enquanto saio pesquisando tudo o que há, custo muitíssimo a colocar a mão na massa... Vamos ver se me sentirei "empurrada" neste sentido! Torcendo aqui!
eu tenho esse livro, já usei ele inteirinho, os resultados são fantásticos, recomendo!
Estou boquiaberta! Que sensacional. Nunca havia escutado falar sobre isso.😮
Elaine Nogueira que bom que gostou! Não sei se você já viu os outros vídeos da mesma playlist. Eles ainda são um pouco teóricos, mas em breve estarei prosseguindo com o estudo de uma forma mais prática. Mostrarei vários exercícios e quero que vocês participem contando suas experiências, mostrando o seu progresso... Se eu pudesse já estaria bem mais à frente com esse estudo, mas infelizmente o tempo disponível para o canal ainda é pequeno.
A Pequena Fábrica de Doces vou ter que dizer uma coisa...espero não parecer "chata nem clichê". Sou muito seleta com os vídeos que assisto, porque nem todas as pessoas tem dom para realizar tarefas como essa. Há vídeos que o som é de péssima qualidade e nem dá para entender o que as pessoas falam...outros a voz da pessoa "irrita".
Estou impressionada com seu talento para estar diante de uma câmera!😍 Parabéns! Você usa o tom de voz adequado, os vídeos não tem eco, você consegue ser clara e objetiva...👏👏👏👏👏👏 Estou amando seguir seu canal.😘❤️❤️ Bj na minha 👸
Elaine Nogueira que bom que está gostando! Não está sendo nem chata e nem clichê! Preciso mesmo desse tipo de feeeback! Estou bem crua ainda nessa tarefa... Mas gosto muito de produzir esses vídeos. A pena é não ter mais tempo para produzir mais. Sobre o áudio, pura sorte! Kkk Só tento ficar o mais próximo possível da câmera por não ter microfone de lapela. Acho que estraga um pouco o enquadramento mas realmente contribui para que o som fique melhor.😁
Muito legal adorei o assunto!
Que bom que gostou Giovana! Obrigada por comentar aqui! Em breve devo levar à frente esse assunto aqui no canal. Por isso não esquece de se inscrever e ativar o sininho! Assim sempre será avisada dos próximos vídeos.
Eu quero uma série desse assunto sim. Obrigada pelos vídeos, tenha a certeza de que você está mudando a vida de gente. Obrigada pelas doces palavras. Quero um dia ter o prazer de conhecê-la.
Muito obrigada pelo carinho Luci! Estou com muitos projetos novos para o canal para o ano de 2019, entre eles um clubinho VIP para estreitar relacionamento com seguidores, quem sabe será essa uma oportunidade para a gente se conhecer?
Eu li esse livrooo e adorei gostaria de mais informações SSS
PARABÉNS, MUITO PRODUTIVO.
Obrigada!
ÓTIMO VIDEO, OBRIGADAAAAAAAA
Olá, quero te dar os parabéns pelo vídeo. Já conhecia este livro e realmente é surpreendente. Você tem uma forma de se comunicar muito agradável e honesta. Acho que se tiver uma pessoa te assistindo já terá valido a pena ter feito o vídeo. Aproveite estas habilidades e simpatia. Sucesso, sempre.
Obrigada Gabriel! Concordo com você completamente! Se uma pessoa só curtir já está valendo à pena! Mas infelizmente preciso que muitas pessoas curtam e apoiem para que meu trabalho aqui se torne viável. Estou louca para continuar com essa série, mas cadê tempo livre?
Obrigada Mariana por nós incentivar tanto. Vou comprar o livro. Me interessou muito. Que DEUS abençoe sua vida e de sua família sempre!!!😍
Vania Siguel obrigada! A continuidade da serie já está decidida! E que Deus abençoe sua família também!
Olá, querida. Não tive o prazer de ler este livro, mas fiz um curso há uns 11 anos atrás para desenvolver a criatividade, que partia dos princípios deste livro. Na época fiz vários desenhos que me deixaram impressionada, pois o lado direito do cérebro quando é estimulado através das atividades sugeridas neste livro, se torna muito mais capaz, mais eficiente. Amei. Guardo meus desenhos até hoje e agora desejo voltar a praticar tais atividades sugeridas por esta maravilhosa autora. Adoraria se você fizesse um vídeo citando quais são os exercícios sugeridos por ela, pois não lembro de todos. Fica aqui a minha sugestão. E para quem gosta do tema, pode mergulhar fundo porque os resultados são fantásticos. Um terno abraço.
Que legal! Eu amaria fazer 1000 vídeos sobre esse assunto! Infelizmente nosso dia só tem 24 horas😛 porque se desse... Vou ver se consigo levar essa playlist adiante, mesmo agora com bebê pequena. Mas se quiser ver eu tenho aqui um desses exercícios, o de rostos e vasos, lembra? É o primeiro que ela sugere no livro. Está aqui na playlist. Obrigada pelo seu comentário😊 quanto mais interação aqui mais fácil fica de colocar conteúdo❤️
Vc fez o curso do professor Paolo Giovanni para desenvolvimento dos hemisférios cerebrais e inteligências múltiplas?
Eu estou fazendo e tá sendo espectacular.
Parabéns pelo assunto muito proativo.
Muito boa a sua introdução, é isso mesmo, parabéns .....
Muito bom! Gostaria de ouvir mais sim é também aprender como utilizar o lado D 🙂
Wanessa Nascimento
A Pequena Fábrica de Doces
Não!! Só consegui ver 2 vídeos. Como faço pra ver os outros??? 😘
Wanessa Nascimento clica no nome do canal e depois em playlists. Entre as minhas playlists você vai encontrar uma chamada "desenhando com o lado direito do cérebro" todos os vídeos sobre esse assunto estão lá!
Ok! Vou olhar sim! Muito obrigada, Deus abençoe
Amemm..foi bom mesmo, gostei muito dessas explicações!!
sim quero aprofundar no assunto joaquim diadema sp
Muito bom! Vou aguardar o próximo vídeo. Bjs
Eu amei já li esse livro sim eu quero estudo do livro Joaquim raphael st
Amei esse assunto, claro que queremos que vc aprofunde no assunto. Acredito que em crianças seja mais fácil esse treinamento, por ser tudo novo pra elas. Dá dicas pra estimular o lado direito, vou adorar dicas assim...
menecucci vicole que bom que vocês gostaram! Estou louca para aprofundar esse assunto! Afinal ensinar é a melhor foema de aprender. Espero aprender muito nessa série!
Olá Mariana! Sempre surpreendendo! Atrás de uma cake designer existe uma pessoa que adora aprender coisas novas e estudar outros universos diferentes qua não seja apenas doces. Pessoa linda que conheci! 👏🏻👏🏻
Vc podenoss ensinar
onde consigo comprar o livro?
Gostaria de um vídeo...
Eu tenho esse livro em pdf ha muito tempo. Quando a gente faz os exercicios do livro na ordem em que ele manda, a gente passa a descobrir coisas que a gente nunca imaginou que podia fazer. No livro ela ensina a desligar o modo E enquanto o modo D assume.
pois é Joel, já tive a experiência de levar uma aluna a entrar no modo D e conseguir pela primeira vez começar a pintar somente explicando as teorias da Betty Edwards! Parece que quando a gente fala do assunto e coloca abaixo a crença de que alguns não são capazes, a mente se liberta dos limites. É incrível!
Estou precisando desse lado D... A...B..C...Z etc
@@drikaa.d.s.p9259 Pois é! O alfabeto todo e estaremos usando 100% da capacidade do nosso cérebro! kkk
Nossa, que assunto interessante! Gostei muito!
Obrigado pela oportunidade de ouvir sobre esse assunto!
Vou procurar esse livro, achei muitíssimo interessante!
Obrigado.
Pessoal, aqui quem fala é a Samaya, esta é a minha conta. Enfim, eu estou aqui para anunciar um novo vídeo que vamos gravar sobre pintura em aquarela no papel, nada de bolo ou biscoito. Esperamos editar e postar logo. 25/03/18
Essa ideia de lado direito e esquerdo já caiu por terra, as funções não são somente atribuidas a um dos lados, mas a ideia é bem interessante e estou começando a ler esse livro para desvendar os mistérios da mente humana relacionados ao desenho. Eu diria que a melhor definição seria desenhar com o lado emocional do cérebro.
Sim, eu vi algo sobre isso mas preferi não me aprofundar já que sou professora de artes e não neurocientista 😊. Na verdade não sei se caiu tão por terra assim por causa do livro my stroke of insight. De qualquer forma acho incrível entender essas duas formas diferentes de interpretação da realidade. E o método funciona!
como você e linda perfeita você
Se a fulana de tal que vc cita no fim do vídeo tinha perdido a noção de entender e ler etc , com que ela após melhorado relata que ela não entendia o que era sim e não sendo que não entendia do que se trata aqueles rabiscos que nos quais eram letras transformadas em palavras ??? Vc está me entendendo ??? Creio que vc não pensou nisto !!!
Desculpe, mas não entendi sua questão. Poderia explicar melhor?
A habilidade de desenhar, não é uma "habilidade secreta" que pode ser acessada do cérebro. Falar isso, é o mesmo que afirmar que trata-se de um dom! É trocar seis por meia dúzia! Desenhar é observar, representar o que se está sendo observando, armazenar no cérebro o que foi observado e representado, para então conseguir criar. Repete esse processo pela vida inteira (pelo menos pra quem tem a intenção de continuar desenhando). Dizer que trata-se de "habilidade secreta" ou de "dom" é incutir na mente dos iniciantes a ideia errada que, basta acessar essa habilidade secreta (ou dom) e magicamente já estará desenhando como um Da Vinci! Errado! Desenhar é VER, REPRESENTAR, ARMAZENAR, CRIAR! Repete!
O que acontece então com a pessoa que não consegue desenhar "certo" quando deixa de ser criança? Muito simples! O cérebro vai armazenando informações para diversas finalidades. Quando crianças, vamos armazenando também com o propósito pictórico (de desenhar). Obviamente, não conseguimos desenhar realisticamente quando crianças, porque essa não é a nossa preocupação nessa faixa etária e muito menos temos coordenação motora para tanto! Então, vamos crescemos e vamos nos interessando por outras atividades, principalmente a leitura (linguagem verbal). Naturalmente, vamos deixando de lado o desenho (linguagem não-verbal). E o que acontece? O cérebro deixa de armazenar informações com propósito pictórico! Por exemplo, armazenamos as feições da nossa mãe com propósito, claro, de reconhecer a nossa própria mãe. Mas você não consegue desenhá-la, porque o cérebro não se preocupa mais com isso. E mesmo que você observe uma foto, também não conseguirá, pelo mesmo motivo. Ou seja, não existe uma habilidade secreta oculta na sua cabeça! Apenas você desaprendeu a observar e a representar o que está sendo observado! Só isso!
Lamento informar, mas não é mágica! Quem quer desenhar (note que não falei em "aprender"), tem que ralar muito! Primeiro, para voltar a observar tudo o que tem ao nosso redor com propósito pictórico. Segundo, para conseguir colocar no papel o que se está sendo observado e não aquilo que já está armazenado no cérebro (os desenhos de criança). Por fim, muita prática, muito suor e, daqui a pouco, a pessoa já conseguirá também criar, já que ampliou o seu repertório referencial.
O livro da Betty Edwards ajuda nesse sentido de recuperar a capacidade de observar com propósito pictórico. Mas sem praticar, lamento dizer, nem eu sou capaz de desenhar nada!
Espero ter ajudado! =
Cara, você tem certeza de que assistiu ao vídeo? Em que momento está dito aqui que é possível atingir um trabalho de muita qualidade sem dedicação e suor??? O método do livro é dedicado ao total iniciante, àquele que não descobriu ainda o mínimo de habilidade que vai motivar toda a ralação que há de vir. Não tem nada a ver com habilidade secreta e muito menos trocar seis por meia dúzia. Aprender a ver, acessar uma forma diferente de enxergar, é a base para tudo isso que você disse depois. E se digo que todo ser humano tem essa capacidade como pode ser a mesma coisa que dom? Desculpe, mas sua crítica não procede porque simplesmente não se refere a o que foi dito no vídeo. Meu primeiro contato com esse método foi há mais de 20 anos e eu continuo até hoje achando os meus trabalhos d um ano atrás mais rudimentares que o desse ano. A evolução nunca termina, a dedicação é essencial, mas se não acessar a forma intuitiva de ver não dá nem para começar.