Olá, Thiago. Não que isso invalide o livro em relação a questão de como ver o desenho, mas acho importante realmente ressaltar que a premissa base do livro de que um lado do cérebro domina o processamento da criatividade já é um conceito ultrapassado. As primeiras pesquisas em relação a dicotomia do cérebro aconteceram na década de 80, desde então a neurociência avançou a passos largos, mostrando que todo o nosso sistema límbico é importante no processamento da criatividade. No artigo "Is it true that creativity resides in the right hemisphere of the brain?" da Sicientic America o tema é abordado com mais profundidade e em português o podcast Naruhodo(116) também fez um episodio dedicado ao assunto. Você fala sobre isso no vídeo, mas é legal deixar mais claro para a galera mais nova. A ciência avança e novas pesquisas vão trazendo resultados interessantes, inclusive há alguns artigos mostrando que mais importante do que anotar no papel ou computador, a forma da anotação e qual é sua utilização é mais relevante do que forma que ela foi feita.
Comecei a ler alguns dos livros da Betty Edwards recentemente... gosto muito de algumas discussões e observações que ela faz e abre em seus livros. Estou lendo um livro dela chamado "Desenhando com o Artista Interior", e é muito legal, recomendo para todos :)
O sucesso do canal é simples: objectividade, clareza de ideias e linguagem que todos entendem! Já referi isto mesmo anteriormente mas nunca é demais reforçar! Abraço!
O principal que ela ensina no método dela é enxergar o espaço negativo na composição. Assim a gente consegue desenhar sem se apegar às formas, como os círculos, triângulos, quadrados... a gente se desprende desse modelo pronto. Eu gostei muito do método ensinado por ela... Li o livro na década de noventa.
É como vc msm falou, por mais q o livro traga um sentimento de "há isso vai me ajudar no desenho e etc" isso ñ significa q seja um guia definitivo, tanto é q qnd comprei o livro resolvi disser pra mim msm q "por mais q esse livro nos ajude a ter uma visão melhor do desenho, isso ñ significa q o conhecimento desse livro será definitivo" já q comprei ele mais para dar uma clareada a mais na área de desenho e conseguir entender o do pq eu estou "enxergando mal" qnd começo um desenho. Obg pelo vídeo, espero q as pessoas entendam q o livro é mais uma porta de entrada para entender melhor o desenho, mas isso ñ significa q seja definitivo, se quer melhorar procure outros métodos de desenho além do livro.
Se há algo mais próximo ao tal " guia definitivo" eu diria que é a busca do auto conhecimento e a busca do entendimento da vida em si. O processo do desenho que funciona é aquele que está ligado a individualidade e visão de mundo de cada um. É um aprendizado eterno.
Essa obra agregou na minha arte, e na minha vida em relação a ver o mundo de várias perspectivas que antes estavam mais "adormecidas". Vale a pena a leitura Escutem o conselho do Thiago em relação a obter vários conhecimentos de formas e visões diferentes.
Muito obrigado por sua apreciação deste livro, Professor! No que me concerne, este livro específico foi um dos três absolutamente fundamentais, e não só isso: AINDA ESTÁ DANDO PANO PRA MANGA no que me concerne. É PARA MIM um dos livros definitivos da minha vida. Funcionou legal , comigo. Já o livro dela sobre cores, comparativamente, não funcionou comigo. Aprendi bem mais com os livros de Joseph Albers.
Gosto desse tipo de vídeo com conteúdos que ampliam a nossa visão sobre o desenho e a forma como o artista pode continuar a evoluir como profissional...
Confesso que este livro me causou algumas experiências interessante na prática dos exercícios propostos. Uma delas foi que ao praticar eu perdia a noção de tempo me gerando alguma espécie de "estado alterado de consciência" Sei que não é a abordagem do canal, mas eu por gostar de temas ocultistas, confesso que este livro foi um dos que me proporcionou grandes experiências nessa questão de estados mentais diferenciados.
Boa noite Thiago. Descobri seu canal a uns 10 dias e estou maratonando durante o trabalho. Estou na área artistica a muitos anos e vivenciei muitos dos casos que você expõe em seus videos. Parabéns pelo conteúdo. Até agora concordei com todas as suas conclusões em todos os temas que você abordou. 👏👏👏
Já li o livro e é sim muito bom ! Os outros livros dela igualmente interessantes : Desenhando com o Artista Interior e Desenhando com o Olho Dominante. Sim, a questão de ser canhoto é mito pois sou canhoto e ainda estou aprendendo. Nada substitui a dedicação, determinar claramente seus propósitos e o amor e interesse pelo processo e não apenas o resultado final. Outro ponto importante é que o livro não chega a essa conclusão, quem deve chegar a essa conclusão errônea é o leitor. Thiago, ao falar para tomar cuidado eu acredito que devemos olhar o livro como uma fonte de pesquisa e tentativa de expansão do conhecimento, são sempre experimentações e análises. Ele possui sim muito embasamento e o resultado dos alunos são pra mim uma quebra de paradigma, outro mito de que você precisa ter anos a fio de estudos para perceber alguma evolução. Esse mito, para mim, é usado como fuga para quem não quer se dedicar e espera resultado a curtíssimo prazo. Não significa que não tenhamos uma evolução em um prazo menor, apenas observar as expectativas e como elas se encaixam com uma grade de estudos adequada. Agora não considero que o livro seja de auto-ajuda. Quem seguiu os exercícios conforme foram explicados percebeu sim os efeitos que são expostos. Senti isso principalmente no exercício sobre o desenho de perfil em que devemos falar em voz alta a parte que está sendo desenhada, acho que é um dos primeiros exercícios. Achei seu vídeo muito interessante, acredito que mais vídeos nesta linha seriam muito bem vindos. Forte abraço e parabéns pelos excelentes conteúdos
Eu estava lendo esse livro. Quando comecei analisar opiniões sobre ele descobri essas interpretação e controvérsias com a teoria que autora defende. Mas os exercícios parecem ser ótimos e bastante credibilizados por serem na maioria uma experiência diferente e com um sentido básico por trás.
Esse é um dos meus livros favoritos de desenho, te confesso que fiquei impressionado quando li pela primeira vez, acho que foi o livro com que mais entendi sobre observação antes de "perspective mad easy", além de traduzido eu realmente tinha achado interessante toda a explicação sobre as funções cerebrais, procurando desenvolver esse lado de observar para se livrar de símbolos, por muito tempo divulguei a torto e à direita que era o melhor livro de desenho para iniciar, ainda recomendo, mas não com toda euforia de ser "o Único melhor livro", divulgo mais como "essa é uma Ótima opção" para começar. Acho que uma coisa que eu deva ter me prendido no livro, é que justamente, ele alimentava o meu lado lógico explicando sobre o lado espacial rsrs, que doido né? acho que me fascinou mais por isso, a explicação para um lado que não fala, mas sente, aquela coisa que falam de "ah eu vi as figuras, interpretei e desenhei aqui", as vezes até sem saberem explicar, e acho que esse livro sanou mais a minha dúvida lógica , creio que até preparou o terreno para os que vieram a seguir que eu não entendia por nada, porque agora eu já interpretava melhor. Parei na parte de perspectiva orgânica e devo continuar à ler depois desse vídeo.
Professor aqui vai uma sugestão de vídeo de uma prática que foi profundamente importante pra minha evolução no desenho: Desenho automático. Grandes artistas como Moebius , Jack Kirby praticavam essa forma de desenho.
Muito bom, mais um livro pra lista de estudo teórico. Gosto muito desses assuntos porque nos ajuda a refletir e entender melhor quem somos, isso influencia na nossa visão de mundo e, consequentemente, na arte
eu estudei esse livro por muitos anos e tenho meu ponto de vista(não que alguém se importe). o principal a meu ver é o espaço negativo, já estudei livros de pintura do seculo 19 que explicava o método do espaço negativo sem necessariamente saber como. penso no nosso cérebro como um computador que liga tudo que experimentamos pelos sentidos a algum estimulo. o lado esquerdo é o dominante, mais rápido. funciona como o google tentando adivinhar o que vamos escrever. se eu pensar na palavra bola, ele pega a imagem que eu mais estou acostumado e manda um simbolo que geralmente é uma das primeiras bolas que eu desenhei na vida. então as pessoas se frustram ao desenhar. o lado direito é o responsável pela imersão, é quando não vemos a hora passar. é nesse estado que conseguimos os melhores resultados. a grande sacada do livro é focar no espaço negativo e cansar o lado esquerdo para podermos assim atingir a imersão. todos nós usamos os dois lados de maneira muito rápida, a diferença dos artistas é que conseguem manter o foco, ficar na imersão. a maioria das pessoas não mantem o foco, é como se estivesse vendo filme e alguém ficasse falando ao lado; começam a imersão e vão ver o celular, retomam e vão ver rapidinho o email. quem quiser aprender sobre desenho tem que estudar outras coisas também, eu indicaria o livro o poder do hábito ou ainda os micro hábitos. nosso cérebro está cheio de micro hábitos que atrapalham até o desenho. agora se quer desenhar sem esforço vá usar uma IA e divirta-se. abraços.
Eu sou uma pessoa adulta que não desenha NADA! Nem bonequinho de palito. Um dos primeiros exercícios propostos no livro é desenhar um homem aranha que está de ponta cabeça. Quando eu concluí o desenho seguindo as orientações dela e a riqueza de detalhes é de qualquer um ficar impressionado. 😍
Não sou médico, e nem cientista, mas sou mto interessado no tema, e também estou aprendendo à desenhar (um dia chego lá). Ouvi em um podcast de ciência, que essa teoria que existe um lado do cérebro mais voltado para cálculo e o outro voltado para intuição / emoções foi refutado. Porém, não invalida o execício proposto no livro. Pois existem sim áreas com funções específicas nos cérebro. Como o córtex pré-frontal, que é a região da inteligência, do raciocínio lógico, entre outras coisas. Mas essa área está nos dois lados do cérebro (na parte da frente). Mas com certeza existem exercícios para melhorar tudo na gente. Melhorar raciocínio, melhorar o controle das emoções, desenvolver nossa imaginação, etc.
Abs enorme, te acompanho tem um tempo e sempre escuto e observo contribuições muito positivas em relação ao ensino/aprendizagem do desenho. Sobre as inteligências múltiplas conheci Howard Gardner é o mesmo?. Grande abraço! Quando vier ao rj dá um alô!
Eu adorei o livro dela sim,mas ela tb como você coloca que canhoto não é naturalmente o que tem mais proporção a ser artista. Ela ensina mais como copiar e tb ñ terminei de ler o livro...,mas de algum jeito melhorou como enxergo os objetos... Mas tô treinando com com você a enxergar em 3 D,como tb alguns professores me tentaram q eidentificasse formas geométricas e isso eu pulava fora,mas hoje sinto falta e tô tentando me disciplinar mais. Mas desenho corpo humano com mais facilidade do que o cubo....( um pouco duro sim,mas o gestual via música me é fácil.)
O criador do trajes fatais (o jogo de luta brasileiro que foi financiado e nunca saiu) fez um video meses atras dizendo que esse livro da Beth Edwards é o livro mais importante da vida dele… isso explica muita coisa…
"Acho importante realmente ressaltar que a premissa base do livro de que um lado do cérebro domina o processamento da criatividade já é um conceito ultrapassado. As primeiras pesquisas em relação a dicotomia do cérebro aconteceram na década de 80, desde então a neurociência avançou a passos largos, mostrando que todo o nosso sistema límbico é importante no processamento da criatividade. No artigo "Is it true that creativity resides in the right hemisphere of the brain?" da Sicientic America o tema é abordado com mais profundidade e em português o podcast Naruhodo(116) também fez um episodio dedicado ao assunto. Você fala sobre isso no vídeo, mas é legal deixar mais claro para a galera mais nova."
Betty Edwards basicamente recriou de maneira mais ''atrativa'' as abordagens e inovações pragmáticas do Kimon Nicolaides. Ou seja, enquanto a Betty aborda a filosófia do desbloqueio artistico que você tem, colocando a ''ciência''' no meio que não comprova nada, visto que o lado A & B, ambos trabalhem em conjunto, não sendo possível o controle ou ''desligamento'' de qualquer que seja o lado, muito menos perceber variação ou dominancia. Os exercícios que ela própoe, foram retirados e alguns alterados, que se encontra no livro do Kimon. Funciona, mas as explicações dela, é bem rasa. O Kimon Nicolaides por outro lado, recomenda que os estudantes dediquem três horas por dia à prática do desenho. Ele sugere uma abordagem de estudo intensiva e consistente. O livro dele, é muito mais completo e lógico ao desenho, pois oferece uma série de exercícios e métodos que envolvem não apenas o desenho de observação, mas também o desenvolvimento de uma conexão mais intuitiva com o processo criativo. Há 43 exercícios distintos no livro do Kimon N. Cada exercício é pensado para construir progressivamente a competência e a confiança no desenho.
Excelente vídeo Thiago, acho interessante você opinar sobre livros de desenho ou pintura com mais frequência no canal, sinto que falta esse tipo de conteúdo no youtube br, uma sugestão seria o How to Draw, Figure Drawing do Michel Hampton, Keys to Drawing e entre outros.
Vale lembrar que no livro a própria autora salienta que essa coisa de canhoto ter mais facilidade por, supostamente, usar o lado direito naturalmente é balela. O livro apresenta uma metodologia interessante e que realmente funciona. Ele trabalha com uma aspecto mais perceptivo, no sentido de você, através da metodologia, começar a ter o "sentido" do artista, já que o lado direito não tem um método que possa ser descrito, é mais um lado que "percebe" as coisas (é até estranho pra eu tentar explicar). Fora outra coisa: o exercício, é imprescindível usar o conhecimento se quisermos de fato que ele dê resultado.
Acho que esse livro me decepcionou, eu esperava algo na pegada do Alphonse Dunn e era algo mais sobre a mentalidade do desenho que sobre ele na prática.
Thiago peço a sua licença para fazer um comentário aleatório, mas bastante pertinente : não é normal que no Litoral Norte de São Paulo ( Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião ) exista uma população que permita que seus Cães sejam estressados, barulhentos e que fiquem latindo toda hora, outra coisa que não é normal se refere a atividade de Propagandista de Carro de Som, essas duas situações, os Cachorros Barulhentos e os Propagandistas de Carros de Som ocasionam uma POLUIÇÃO SONORA extrema nessa região. Por que Eu estou fazendo esta reclamação ? Você deve estar se perguntando, pelo simples motivo óbvio que é o fato de outras localidades do Brasil também estarem passando por essa situação de POLUIÇÃO SONORA. Como resolver isso : 1 - Cachorros Barulhentos que não obedecem os donos(as) podem ser acalmados com vasilhas d'água, uma caneca grande, ou panela, cheia de água, é só jogar a água com vontade na cara do Cachorro barulhento, umas 4 à 5 vezes por dia, que eles logo acalmam e começam à OBEDECER os donos(as). 2 - com relação aos Propagandistas de Carros de Som, as prefeituras devem realizar MUTIRÕES PROFISSIONALIZANTES com cursos de Pintor Predial, Eletricista de Manutenção Predial, Porteiro, Caseiro, Vendedor Ambulante, Jardineiro, Adestrador de Cães, etc., aí os Motoristas terão a condição de mudar de profissão e irão parar de exercer essa atividade IRRITANTE que são os Carros de Propaganda de Som.
Pra mim DESENHO É DOM E PONTO FINAL. Jesus cristo é quem Deu dons aos homens. ( Efesios 4.8 ). E para quem duvida disso porque Desenha razoavelmente bem e acha que desenho é labor , esforço e nada mais. Tenta tocar piano Tenta tocar sanfona Tenta tocar a 8*"sinfonia de beethowen Tenta tocar o bolero de ravel uma oitava acima do tom Tenta dançar o balé o lago cisnes Voce pode se esforçar a vida inteira e nunca vai aprender pois nao tem o dom da musica, cada qual no seu cada qual. Música e DOM Desenho é DOM A maestria do ritmo da dança é um dom, e nao é pra qualquer um. E nao vale chacoalhar o esqueleto e dizer que eu estou dançando no balé. Medicina é Dom ( nem todo mundo teansplanta um coração, nem todo mundo opera um cérebro, . Mas é claro: No reino de Deus se da sementes Nos é que regamos cuidamos e cultivamos. E essas sementes dao seus alegres frutos. Da semente ao fruto = um processo. Todos nos temos um dom especial dado por Deus.
Olá, Thiago. Não que isso invalide o livro em relação a questão de como ver o desenho, mas acho importante realmente ressaltar que a premissa base do livro de que um lado do cérebro domina o processamento da criatividade já é um conceito ultrapassado. As primeiras pesquisas em relação a dicotomia do cérebro aconteceram na década de 80, desde então a neurociência avançou a passos largos, mostrando que todo o nosso sistema límbico é importante no processamento da criatividade. No artigo "Is it true that creativity resides in the right hemisphere of the brain?" da Sicientic America o tema é abordado com mais profundidade e em português o podcast Naruhodo(116) também fez um episodio dedicado ao assunto. Você fala sobre isso no vídeo, mas é legal deixar mais claro para a galera mais nova.
A ciência avança e novas pesquisas vão trazendo resultados interessantes, inclusive há alguns artigos mostrando que mais importante do que anotar no papel ou computador, a forma da anotação e qual é sua utilização é mais relevante do que forma que ela foi feita.
Sim, o que mostra que essa autora está bem atrasada no tempo, ou então é uma tendenciosa.
@@fernando4885 O livro é da década de 60, sendo relançado em 80
Grande altayr do naruhodo
@@medaoi Exato, o que não invalida os exercícios que são bem bacanas
Quero sim, ver mais conteúdos do livro de como desenhar com lado direito do Cérebro.
vou comprar esse livro, parece ser interessante
@@WhereverArts eu tenho ele e é muito bom, acho que tem para vender na Amazon se não me engano.
@@OsAleatoricos Você tem ele em português?
Comecei a ler alguns dos livros da Betty Edwards recentemente... gosto muito de algumas discussões e observações que ela faz e abre em seus livros. Estou lendo um livro dela chamado "Desenhando com o Artista Interior", e é muito legal, recomendo para todos :)
O sucesso do canal é simples: objectividade, clareza de ideias e linguagem que todos entendem! Já referi isto mesmo anteriormente mas nunca é demais reforçar! Abraço!
O principal que ela ensina no método dela é enxergar o espaço negativo na composição. Assim a gente consegue desenhar sem se apegar às formas, como os círculos, triângulos, quadrados... a gente se desprende desse modelo pronto. Eu gostei muito do método ensinado por ela... Li o livro na década de noventa.
É como vc msm falou, por mais q o livro traga um sentimento de "há isso vai me ajudar no desenho e etc" isso ñ significa q seja um guia definitivo, tanto é q qnd comprei o livro resolvi disser pra mim msm q "por mais q esse livro nos ajude a ter uma visão melhor do desenho, isso ñ significa q o conhecimento desse livro será definitivo" já q comprei ele mais para dar uma clareada a mais na área de desenho e conseguir entender o do pq eu estou "enxergando mal" qnd começo um desenho.
Obg pelo vídeo, espero q as pessoas entendam q o livro é mais uma porta de entrada para entender melhor o desenho, mas isso ñ significa q seja definitivo, se quer melhorar procure outros métodos de desenho além do livro.
Se há algo mais próximo ao tal " guia definitivo" eu diria que é a busca do auto conhecimento e a busca do entendimento da vida em si.
O processo do desenho que funciona é aquele que está ligado a individualidade e visão de mundo de cada um.
É um aprendizado eterno.
Essa obra agregou na minha arte, e na minha vida em relação a ver o mundo de várias perspectivas que antes estavam mais "adormecidas".
Vale a pena a leitura
Escutem o conselho do Thiago em relação a obter vários conhecimentos de formas e visões diferentes.
Nós desenhamos com os olhos e não com as mãos! Falo isso muito com os meus alunos! Aprendi desenhar com o método do Livro da Beth Edwards
Te ouvir e desenhar é terapia pra mim qnd to meio sem graça pra praticar
Traga não só desse, mas de outros livros tbm, venerável Mestre! O Color and Light do James Gurney seria bacana tbm.
Ótimo vídeo, obrigada.
Muito bom!
É esse o tipo de vídeo que gosto aqui do canal❤
Thiago, sempre sensato! Muito bom!
Muito obrigado por sua apreciação deste livro, Professor! No que me concerne, este livro específico foi um dos três absolutamente fundamentais, e não só isso: AINDA ESTÁ DANDO PANO PRA MANGA no que me concerne. É PARA MIM um dos livros definitivos da minha vida. Funcionou legal , comigo. Já o livro dela sobre cores, comparativamente, não funcionou comigo. Aprendi bem mais com os livros de Joseph Albers.
Se eu soubesse que esse canal existia a uns 4 meses atrás teria te procurado na CCXP para bater um papo.
Eu já tinha pedido análise desse livro há muuuuuuuito tempo atrás, mas você não costuma ler os comentários kkkkkk
to lendo esse livro
mt bom recomendo a leitura
Gosto desse tipo de vídeo com conteúdos que ampliam a nossa visão sobre o desenho e a forma como o artista pode continuar a evoluir como profissional...
Confesso que este livro me causou algumas experiências interessante na prática dos exercícios propostos.
Uma delas foi que ao praticar eu perdia a noção de tempo me gerando alguma espécie de "estado alterado de consciência"
Sei que não é a abordagem do canal, mas eu por gostar de temas ocultistas, confesso que este livro foi um dos que me proporcionou grandes experiências nessa questão de estados mentais diferenciados.
Boa noite Thiago. Descobri seu canal a uns 10 dias e estou maratonando durante o trabalho. Estou na área artistica a muitos anos e vivenciei muitos dos casos que você expõe em seus videos. Parabéns pelo conteúdo. Até agora concordei com todas as suas conclusões em todos os temas que você abordou. 👏👏👏
Já li o livro e é sim muito bom ! Os outros livros dela igualmente interessantes : Desenhando com o Artista Interior e Desenhando com o Olho Dominante.
Sim, a questão de ser canhoto é mito pois sou canhoto e ainda estou aprendendo. Nada substitui a dedicação, determinar claramente seus propósitos e o amor e interesse pelo processo e não apenas o resultado final. Outro ponto importante é que o livro não chega a essa conclusão, quem deve chegar a essa conclusão errônea é o leitor.
Thiago, ao falar para tomar cuidado eu acredito que devemos olhar o livro como uma fonte de pesquisa e tentativa de expansão do conhecimento, são sempre experimentações e análises. Ele possui sim muito embasamento e o resultado dos alunos são pra mim uma quebra de paradigma, outro mito de que você precisa ter anos a fio de estudos para perceber alguma evolução. Esse mito, para mim, é usado como fuga para quem não quer se dedicar e espera resultado a curtíssimo prazo. Não significa que não tenhamos uma evolução em um prazo menor, apenas observar as expectativas e como elas se encaixam com uma grade de estudos adequada.
Agora não considero que o livro seja de auto-ajuda. Quem seguiu os exercícios conforme foram explicados percebeu sim os efeitos que são expostos. Senti isso principalmente no exercício sobre o desenho de perfil em que devemos falar em voz alta a parte que está sendo desenhada, acho que é um dos primeiros exercícios.
Achei seu vídeo muito interessante, acredito que mais vídeos nesta linha seriam muito bem vindos.
Forte abraço e parabéns pelos excelentes conteúdos
Esse livro é muito bom!
Quando conheci custava 300 reais na média, só tinham usados e não existia essa reedição.
Quero mais conteúdos dele sim!
Oi. É a primeira vez que tenho contato com seu canal e estou MUITO feliz em ouvi-lo. Obrigada ❤
Esse livro tá me ajudando
Sim. Eu quero mais conteúdo sobre esse livro.
Eu estava lendo esse livro. Quando comecei analisar opiniões sobre ele descobri essas interpretação e controvérsias com a teoria que autora defende. Mas os exercícios parecem ser ótimos e bastante credibilizados por serem na maioria uma experiência diferente e com um sentido básico por trás.
A maioria dos exercícios dela, vem do livro "The natural way to draw".
@@s5az428 Sim. Ela tenta explicar a funcionalidade dele com a tese dos dois lados do cérebro.
Acho interessante falar mais sobre o livro e dos tipos de inteligências
Esse é um dos meus livros favoritos de desenho, te confesso que fiquei impressionado quando li pela primeira vez, acho que foi o livro com que mais entendi sobre observação antes de "perspective mad easy", além de traduzido eu realmente tinha achado interessante toda a explicação sobre as funções cerebrais, procurando desenvolver esse lado de observar para se livrar de símbolos, por muito tempo divulguei a torto e à direita que era o melhor livro de desenho para iniciar, ainda recomendo, mas não com toda euforia de ser "o Único melhor livro", divulgo mais como "essa é uma Ótima opção" para começar.
Acho que uma coisa que eu deva ter me prendido no livro, é que justamente, ele alimentava o meu lado lógico explicando sobre o lado espacial rsrs, que doido né? acho que me fascinou mais por isso, a explicação para um lado que não fala, mas sente, aquela coisa que falam de "ah eu vi as figuras, interpretei e desenhei aqui", as vezes até sem saberem explicar, e acho que esse livro sanou mais a minha dúvida lógica , creio que até preparou o terreno para os que vieram a seguir que eu não entendia por nada, porque agora eu já interpretava melhor.
Parei na parte de perspectiva orgânica e devo continuar à ler depois desse vídeo.
Professor aqui vai uma sugestão de vídeo de uma prática que foi profundamente importante pra minha evolução no desenho: Desenho automático.
Grandes artistas como Moebius , Jack Kirby praticavam essa forma de desenho.
Muito bom, mais um livro pra lista de estudo teórico. Gosto muito desses assuntos porque nos ajuda a refletir e entender melhor quem somos, isso influencia na nossa visão de mundo e, consequentemente, na arte
Adoro temas assim no canal ❤️
thiago e te amo
já li este livro e achei bem interessante, tbm recomendo!
Sempre muito bom nas suas análises!
eu estudei esse livro por muitos anos e tenho meu ponto de vista(não que alguém se importe). o principal a meu ver é o espaço negativo, já estudei livros de pintura do seculo 19 que explicava o método do espaço negativo sem necessariamente saber como. penso no nosso cérebro como um computador que liga tudo que experimentamos pelos sentidos a algum estimulo. o lado esquerdo é o dominante, mais rápido. funciona como o google tentando adivinhar o que vamos escrever. se eu pensar na palavra bola, ele pega a imagem que eu mais estou acostumado e manda um simbolo que geralmente é uma das primeiras bolas que eu desenhei na vida. então as pessoas se frustram ao desenhar. o lado direito é o responsável pela imersão, é quando não vemos a hora passar. é nesse estado que conseguimos os melhores resultados. a grande sacada do livro é focar no espaço negativo e cansar o lado esquerdo para podermos assim atingir a imersão. todos nós usamos os dois lados de maneira muito rápida, a diferença dos artistas é que conseguem manter o foco, ficar na imersão. a maioria das pessoas não mantem o foco, é como se estivesse vendo filme e alguém ficasse falando ao lado; começam a imersão e vão ver o celular, retomam e vão ver rapidinho o email. quem quiser aprender sobre desenho tem que estudar outras coisas também, eu indicaria o livro o poder do hábito ou ainda os micro hábitos. nosso cérebro está cheio de micro hábitos que atrapalham até o desenho. agora se quer desenhar sem esforço vá usar uma IA e divirta-se. abraços.
Mano, Thiago tá produzindo vídeo a estoque de caixa! Tô vendo tanto vídeo novo essa semana que tá dando essa impressão
Boa Thiago
Muito boa reflexão 👍
Gostaria de ver mais vídeos sobre esse livro.
Eu sou uma pessoa adulta que não desenha NADA! Nem bonequinho de palito. Um dos primeiros exercícios propostos no livro é desenhar um homem aranha que está de ponta cabeça. Quando eu concluí o desenho seguindo as orientações dela e a riqueza de detalhes é de qualquer um ficar impressionado. 😍
Muito bom.
Esse livro é incrível, meu prof de plástica me indicou
Não sou médico, e nem cientista, mas sou mto interessado no tema, e também estou aprendendo à desenhar (um dia chego lá).
Ouvi em um podcast de ciência, que essa teoria que existe um lado do cérebro mais voltado para cálculo e o outro voltado para intuição / emoções foi refutado. Porém, não invalida o execício proposto no livro.
Pois existem sim áreas com funções específicas nos cérebro. Como o córtex pré-frontal, que é a região da inteligência, do raciocínio lógico, entre outras coisas.
Mas essa área está nos dois lados do cérebro (na parte da frente).
Mas com certeza existem exercícios para melhorar tudo na gente. Melhorar raciocínio, melhorar o controle das emoções, desenvolver nossa imaginação, etc.
tras mais seu lindo
Excelente vídeo! 💯💯💯
Abs enorme, te acompanho tem um tempo e sempre escuto e observo contribuições muito positivas em relação ao ensino/aprendizagem do desenho. Sobre as inteligências múltiplas conheci Howard Gardner é o mesmo?. Grande abraço! Quando vier ao rj dá um alô!
Vídeo bem legal
Ótimo conteúdo 👏👏
Eu tenho esse livro, é curiosa as ideias dela, mas não tive tempo pra treinar os exercícios com afinco e ver se dá efeito.
Fala sobre o livro FORCE
Massa!
Eu adorei o livro dela sim,mas ela tb como você coloca que canhoto não é naturalmente o que tem mais proporção a ser artista. Ela ensina mais como copiar e tb ñ terminei de ler o livro...,mas de algum jeito melhorou como enxergo os objetos...
Mas tô treinando com com você a enxergar em 3 D,como tb alguns professores me tentaram q eidentificasse formas geométricas e isso eu pulava fora,mas hoje sinto falta e tô tentando me disciplinar mais. Mas desenho corpo humano com mais facilidade do que o cubo....( um pouco duro sim,mas o gestual via música me é fácil.)
O criador do trajes fatais (o jogo de luta brasileiro que foi financiado e nunca saiu) fez um video meses atras dizendo que esse livro da Beth Edwards é o livro mais importante da vida dele… isso explica muita coisa…
Tem um trecho muito interessante do livro Como desenhar com o lado direito do cérebro: "Você pinta como eu pinto?" . ( EDWARDS, 1979. P.18 ).
KKKKKKKKKKk
😂😂😂
"Acho importante realmente ressaltar que a premissa base do livro de que um lado do cérebro domina o processamento da criatividade já é um conceito ultrapassado. As primeiras pesquisas em relação a dicotomia do cérebro aconteceram na década de 80, desde então a neurociência avançou a passos largos, mostrando que todo o nosso sistema límbico é importante no processamento da criatividade. No artigo "Is it true that creativity resides in the right hemisphere of the brain?" da Sicientic America o tema é abordado com mais profundidade e em português o podcast Naruhodo(116) também fez um episodio dedicado ao assunto. Você fala sobre isso no vídeo, mas é legal deixar mais claro para a galera mais nova."
Interpretação pessoal.
Like deixado!!
Eu tinha uma opinião equivocada sobre esse livro
Betty Edwards basicamente recriou de maneira mais ''atrativa'' as abordagens e inovações pragmáticas do Kimon Nicolaides.
Ou seja, enquanto a Betty aborda a filosófia do desbloqueio artistico que você tem, colocando a ''ciência''' no meio que não comprova nada, visto que o lado A & B, ambos trabalhem em conjunto, não sendo possível o controle ou ''desligamento'' de qualquer que seja o lado, muito menos perceber variação ou dominancia. Os exercícios que ela própoe, foram retirados e alguns alterados, que se encontra no livro do Kimon. Funciona, mas as explicações dela, é bem rasa.
O Kimon Nicolaides por outro lado, recomenda que os estudantes dediquem três horas por dia à prática do desenho. Ele sugere uma abordagem de estudo intensiva e consistente. O livro dele, é muito mais completo e lógico ao desenho, pois oferece uma série de exercícios e métodos que envolvem não apenas o desenho de observação, mas também o desenvolvimento de uma conexão mais intuitiva com o processo criativo. Há 43 exercícios distintos no livro do Kimon N. Cada exercício é pensado para construir progressivamente a competência e a confiança no desenho.
O livro da Betty tem 24 exercícios.
Ambos os livros são interessante, funcionam muito bem. Mas a forma que a B. Edwards aborda, é bem tosca. XD
Qual é o nome do professor que vc utilizou para montar duas aulas?
Ken Robison disse:
"A escola castra a criatividade e o elemento chave dos alunos".
"Ensino cartesiano nas escolas".
Agora, estou entendendo melhor.
Meu primo desenha com as duas mãos!e também escreve com as duas!😢
sempre achei uma conversinha mole isso de lado do cérebro xd
Excelente vídeo Thiago, acho interessante você opinar sobre livros de desenho ou pintura com mais frequência no canal, sinto que falta esse tipo de conteúdo no youtube br, uma sugestão seria o How to Draw, Figure Drawing do Michel Hampton, Keys to Drawing e entre outros.
800
Vale lembrar que no livro a própria autora salienta que essa coisa de canhoto ter mais facilidade por, supostamente, usar o lado direito naturalmente é balela.
O livro apresenta uma metodologia interessante e que realmente funciona. Ele trabalha com uma aspecto mais perceptivo, no sentido de você, através da metodologia, começar a ter o "sentido" do artista, já que o lado direito não tem um método que possa ser descrito, é mais um lado que "percebe" as coisas (é até estranho pra eu tentar explicar). Fora outra coisa: o exercício, é imprescindível usar o conhecimento se quisermos de fato que ele dê resultado.
🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Brown não é a interpretação da Betty, e das pessoas. Vlw
Acho que esse livro me decepcionou, eu esperava algo na pegada do Alphonse Dunn e era algo mais sobre a mentalidade do desenho que sobre ele na prática.
Tenho uma teoria de que você sabe escrever sabe desenhar 😀...
🤠👍
Thiago peço a sua licença para fazer um comentário aleatório, mas bastante pertinente : não é normal que no Litoral Norte de São Paulo ( Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião ) exista uma população que permita que seus Cães sejam estressados, barulhentos e que fiquem latindo toda hora, outra coisa que não é normal se refere a atividade de Propagandista de Carro de Som, essas duas situações, os Cachorros Barulhentos e os Propagandistas de Carros de Som ocasionam uma POLUIÇÃO SONORA extrema nessa região. Por que Eu estou fazendo esta reclamação ? Você deve estar se perguntando, pelo simples motivo óbvio que é o fato de outras localidades do Brasil também estarem passando por essa situação de POLUIÇÃO SONORA. Como resolver isso : 1 - Cachorros Barulhentos que não obedecem os donos(as) podem ser acalmados com vasilhas d'água, uma caneca grande, ou panela, cheia de água, é só jogar a água com vontade na cara do Cachorro barulhento, umas 4 à 5 vezes por dia, que eles logo acalmam e começam à OBEDECER os donos(as). 2 - com relação aos Propagandistas de Carros de Som, as prefeituras devem realizar MUTIRÕES PROFISSIONALIZANTES com cursos de Pintor Predial, Eletricista de Manutenção Predial, Porteiro, Caseiro, Vendedor Ambulante, Jardineiro, Adestrador de Cães, etc., aí os Motoristas terão a condição de mudar de profissão e irão parar de exercer essa atividade IRRITANTE que são os Carros de Propaganda de Som.
Ummm
Que diabo de livro é esse?
Pra mim DESENHO É DOM E PONTO FINAL.
Jesus cristo é quem Deu dons aos homens. ( Efesios 4.8 ).
E para quem duvida disso porque Desenha razoavelmente bem e acha que desenho é labor , esforço e nada mais.
Tenta tocar piano
Tenta tocar sanfona
Tenta tocar a 8*"sinfonia de beethowen
Tenta tocar o bolero de ravel uma oitava acima do tom
Tenta dançar o balé o lago cisnes
Voce pode se esforçar a vida inteira e nunca vai aprender pois nao tem o dom da musica, cada qual no seu cada qual.
Música e DOM
Desenho é DOM
A maestria do ritmo da dança é um dom, e nao é pra qualquer um. E nao vale chacoalhar o esqueleto e dizer que eu estou dançando no balé.
Medicina é Dom ( nem todo mundo teansplanta um coração, nem todo mundo opera um cérebro, .
Mas é claro:
No reino de Deus se da sementes
Nos é que regamos cuidamos e cultivamos.
E essas sementes dao seus alegres frutos.
Da semente ao fruto = um processo.
Todos nos temos um dom especial dado por Deus.
Só li bobagens
ela pega td estudo do nikoladies tira toda parte importante e coloca uma parada esoterica
Ótimo conteúdo!