Curte o nosso conteúdo por aqui? Considere apoiar nosso trabalho! Esse canal só se mantém vivo graças ao apoio de pessoas como você! Qualquer ajuda é muito bem-vinda! - www.catarse.me/umotivo
Vivi essa época e o que tinha de gente desistindo de jogar e vendendo as cartas não foi brincadeira. Sobreviver foi incomum, mas quando passou a galera das antigas voltou.
foi uma epoca dificil... eu lembro como era chatp e impossivel jogar contra um affinity... se vc travasse a mesa ele te matava com o combo de pinça+discipulo...
O design inicial de "Pinça Craniana" era de modo que ela dava +1/+1. Eles acharam que ficava muito forte, então mudaram de última hora pra +1/-1. Ironicamente, foi o -1 que quebrou tudo.
A não cara, que história foda, que nostalgia, Mirrodin foi a coleção do meu primeiro contato com o MTG, inclusive tenho algumas das cartas dos meus decks até hoje.
Isso foi há 3000 anos atras Gandhalf e eu estava lá. Me lembro do arcbound ravager, batracoide e da pinça craniana. Mas há 6000 anos atrás eu estava presente quando aconteceu a academia tolariana e o golpe de genio, foi muito pior
Fable deve rodar logo, logo... Foi todo o comentário pós Pro Tour, especialmente depois da extensão de 1 ano de rotação. 3 anos de Fable ninguém vai tankar.
Adoro esse tipo de conteúdo, pois comecei recentemente no Magic, em Ascenção de Zendikar, e ver essas histórias antigas do Magic me deixa muito mais fascinado por esse jogo, e principalmente pelo seu canal
Comecei a jogar Magic por meados de 2002 e vi a ascensão e queda do Mirrodin e da mecânica da Afinidade de Artefatos! Eu mesmo quando consegui montar o meu primeiro deck, era um White Weenie baseado em defesa contra quase tudo, Madre das Runas, Adoração e Circulo de Histórias fazia parte, mas tinha cartas para destruir e barrar artefatos como Circulo de Proteção contra Artefatos e Desencantar! Até venci alguns torneios aqui em Vila Velha graças a esse deck!
Último pro tour tinha tantos Grixis e Rakdos Midrange (além dos 5-colors que eram só uma pequena variância) que não me pareceram mto diferentes desses números aí não. Adoro os vídeos históricos!
Eu joguei nessa época, me lembro bem quando joguei contra um affinity na loja, o maluco baixou aquele sapinho 2/2 no primeiro turno, e no Segundo ja desceu esse 4/4. Pinça deixava o sapo 3/1 com 1 back 4/4 isso tudo só no 2 turno, e na época não tinham muitas cartas pra tirar esses bixos da mesa tão rápido, e o foda é que esse deck era muito constante, você jogava umas 10 partidas contra ele, o cara conseguia abrir umas 8 com uma mão quase que perfeita, tudo por causa desses terrenos que também eram artefatos.
tenho um deck enxame mental darksteel que comprei em 2004. as cartas estão bem velhas e ainda tenho a caixa original. nunca imaginei que esse deck fez parte de uma história como essa. sou novo no canal, estou apaixonado pelo conteúdo, parabéns irmão!
Comecei a jogar em Investida, Legiões e Flagelo, mas meu primeiro pré-release foi Mirrodin. Eu não era muito ativo, então não senti nada dessa treta, mas o meu interesse por artefatos já vinha de antes de Mirrodin e quando essa edição saiu, eu forçava tanto a criação de deck com artefato que isso me gerou o apelido "garoto artefatos". Bons tempos...
Inacreditável. Eu já jogava magic na época com os baralhos do meu irmão. Mas mirrodin foi o primeiro baralho que eu comprei, inacreditável que já faz 20 anos.
Essa história é bem real mesmo. Eu conheci o Magic em 2003 e logo parei de jogar. Só voltei em Trono de Eldraine depois de uma publi num vídeo do Nerdologia. O canal do André foi o primeiro que encontrei depois de voltar a jogar e tô aí até hoje
Esse vídeo me deu uma nostalgia... Em 2005/2006 jogando com amigos meus da época que não conheciam tanto sobre os grandes torneios, nós spammavamos affnity/ ornithopter / cranial plating e pra dar uma equilibrada contra o deck de goblin/elfo da galera, tirávamos o arcbound do meio kkkkkkkkkkk, uma época muita boa da minha vida com esse joguinho de cartas, quem sabe um dia eu volte pra um arena e faça um deck pra brincar online ... Muito bom ver seu vídeo e relembrar desses tempos
Nostalgia viu, lembrei dos tempos bons da jogatina aqui com uns amigos. Tive um deck ver atropelar, um azul com muito artefato e um preto com uns mosquitos e uns ratos pestilentos que achava muito bom. Depois q descobri que tinha varias cartas raras nos deck. Saudade!!!! 😢
Quando eu era adolescente joguei até esta esta altura, tinha montado um deck focado na carta Goblin Charbelcher que eu achava muito louco mas como eu era muito inocente não tinha bem noção destas coisas xD bateu nostalgia
Parabéns André pelo video Maravilhoso! A cada carta que vc mostrou me veio uma lembrança boa dessa época, tive um affinity baratinho nesta época sem pinça craniana, vc me fez lembrar dos meus antigos amigos, da loja que eu frequentava e até dos perrengues da época rsrsrs, por favor, faça mais videos das antigas.
Eu jogo desde o início do Magic e por conta do jeito que ficou aquela época eu me afastei do Magic por mais de 10 anos, aqui no RJ era assim mesmo, chegava em um torneio e tudo era afinidade tinha vários amigos tentando montar anti afinidade mas era chato um torneio assim, quando caia dois anti partida ridícula ou dois afinity mesma coisa e isso aconteceu o tempo todo já que só tinha esses dois decks. E vc esqueceu da ruína reverberante, carta chave do meu deck de goblin
8 місяців тому
Eu jogo magic desde 2014, por ai. Meu primeiro deck foi um de dragão, da colação Knights vs. Dragons. ❤ Tenho um carinho enorme por ele, mas ele não ia ser nada vantajoso com esses deck de afinidade. É preciso pelo menos umas seis/sete cartas de mana pra descer os dragões. Mas gostei muito de saber da história, cai aqui de paraquedas e já vou me inscrever no canal.
Eu lembro bem, parei de jogar Magic por causa desse deck de artefato, era em uma casa de jogos, eu jogava de tudo, todas as cores, ai veio um sujeito com essa porra de deck artefato, no turno 3 ele desceu toda a mao dele e comprava mais carta, eu sai xingando o sujeito que nunca vi nada, todos os caras que jogavam falava que aquilo era roubo, deu 2 semanas todo mundo tava usando aquela porcaria e eu parei de jogar.
Jogava nessa época… tinham decks fortes e divertidos de jogar, mas affinity deu um banho de gelo na galera, era muito difícil ganhar. As vezes um elfo ou um goblin ganhava na sorte. Meu psicatog passava mal, tentei Aluren, mas por incrível que pareça era lento… acabei desistindo e montando um affinity tbm, ganhei uns 2 regionais, aí quase infartei quando baniram pinça
Na época, a afinidade de artefato era o deck mais popular e poderoso no meta dos torneios de Magic: The Gathering de 2004. Porém, o campeão mundial decidiu criar um deck fora do meta, com uma mecânica única baseada em cartas que revezavam cartas, e efeitos quando entravam em campo através do astral slide. Esse deck foi elaborado para ser completamente oposto à estratégia de afinidade de artefatos. Focada em lançar Vingança de Acroma e Cólera de Deus, limpando todos os artefatos da mesa. Enquanto as cartas de seu deck estavam fora de fase, para repetir o o efeitos das cartas no final do turno, permitindo que tivesse todo o deck e cemitério à disposição a todo momento. Com isso, conseguiu desbancar completamente a mecânica afinidade de artefatos, sendo o campeão mundial do ano. Eis que surge a mecânica de decks piscar.
Eu joguei Magic basicamente de 1995 a 2005, e foi justamente onde eu PAREI de jogar e vendi toda minha coleção... Eu tive todos os decks icônicos até essa época, inclusive o Affinity!!! Vendi logo após Kamigawa pq mesmo com novas mecânicas e decks surgindo, o estrago do Affinity foi absurdo!!! O Magic realmente tava chato, sem nada motivador...hoje apenas mantenho minha conta no MOL e brinco no Arena (inclusive tem uma versão do affinity montada em ambos)!!! Vídeo maneiro cara, até essa época eu me diverti demais com o Magic, fiz meu nome aqui no Estado além de grandes amigos!!! Me trouxe uma sentimento bom reviver esse m,omento assistindo o vídeo!!! Parabéns!!!
Eu já jogava naquela época e esse foi pra mim os tempos mais sombrios do magic até hoje, um deck excessivamente dominante no meta, bans e um único deck que fazia frente ao deck. ou vc jogava contra ou vc se juntava a ele. Insano. Ah! adorei a camiseta.
Caí neste vídeo por curiosidade, e você descreve nele exatamente a época em que eu e mais uns 6 amigos paramos de jogar Magic. Tenho uma nostalgia da época em que joguei, mas esse período dos artefatos foi bem frustrante. Nunca mais tive contato com Magic depois de ter jogado nesse período do Mirrodim, apesar de ter jogado outros cardgames ao longo dos anos. Valeu pelo vídeo, abraço!
Eu conhecei a jogar Magic nessa época de Mirrodin e Darksteel, etenho o deck de Afinidade de artefatos da coleção Mirrodin, nome do deck é "Atrair & Arrasar" um deck Dimir que eu amassava meus primos na época que jogávamos. Tenho nele "Cidadela de Aço Negro" terreno artefato indestrutível, pra ramp "Sinete de dimir", "Talismã da Dominação" e "Lingote de Aço Negro", usava o "Myr Moltaterreno" que da tap e transforma o terreno básico em artefato ate final de turno, e realmente baixava o "Impositor Myr" o "Behemoth de Mercúrio" e "Dragonete das Escamas Cromadas" de graça e já era pro oponente. Tinha um deck "Facho Solar" com todas cores de mana que era beeem legal de jogar.
Comecei a jogar Magic com Odisseia/Tormenta, tinha 9 anos quando saiu Mirrodin e até hoje é um set de muita nostalgia! Tinha noção zero do meta, mas adorava o conceito de equipamento e deixar minhas criaturas leoninas mais fortes hahahahaha
Último torneio que eu joguei foi pre reliese de Mirrodim. Depois do lançamento dessa edição eu senti muito que o Magic estratégico tinha morrido muito. Basicamente o que acontecia era quem comprasse o maior bicho ganhava. O fator sorte deixou de ser marginal e passou a influenciar demais nos jogos. Já andava desanimado e parei.
Tive os dois decks Astral slide e afinity....E pensar que eu jogava bem antes dessas ediçoes ainda ...hj tô com 35 anos ....Eu joguei tudo isso... Q nostalgia boa
Cara, que saudade dessa epoca! Lembro que jogava com um amigo eu jogava de affinity, e ele de boros. Partidassa! Alem dos Kataki em main deck, nostalgia pura.
Essa época da Afinidade teve uma coisa parecida em yugioh TCG que o Tearlaments e Floowandereeze foram básica 70% total do Torneio Motivos: 1- Tearlaments era tier 0 funcionando ao redor do GY 2- Floowandereeze era tier 1 com base em remoção de GY De resumo os decks eram basicamente Afinidade e anti afinidade
Gostei muito do video, lembra quando eu comecei em card game, iniciei em heartstone por conta do WOW. O jogo simplesmente lança mecanicas que não tem pé nem cabeça, e pirate warrior e face hunter me lembram muito sobre esse deck comentado.
Comecei a jogar Magic em 1994 e parei exatamente após o lançamento de Mirrodin. Não presenciei, mas meus amigos me contavam o que estava acontecendo e eu acho que só vi algo parecido com o maldito deck preto de Necropotência. Legal ver esses vídeos, mas isso é o mais próximo que eu chego de Magic, essa bagulho consumiu minha adolescência. Ainda não existia internet e para jogar eu rodava o Rio de Janeiro que nem um maluco. Muitas amizades e o privilégio de conhecer o Richard Garfield e Dan Frazier (que autografou um Juggernaut que eu tinha) no Gran Prix realizado no Museu Histórico Nacional. Tempo bom!
Jogador de Yugioh aqui, e eu simpatizo com isso, ainda mais com o formate pós-MAMA (Sim, esse é o nome resumido da coleção) do jogo era dominado por Tearlament Ishizu ou Anti-Tear. Aquele Deck era um negócio tão abusivo que Dimensional Shifter, Bystials e até cartas tóxicas como Dimensional Fissure e Macro Cosmo eram absolutamente NECESSÁRIOS se vocês quisesse ganhar. Ainda mais que Tear jogava no seu Turn 0 graças a uma carta chamada Tearlament Havnis, que sozinha na sua mão podia fazer ligar a Engine de Tear no turno do oponente.
Eu tentei montar um deck de artefatos, lá na época que comecei a jogar, troquei um deck de Samurais (Campeões de Kamigawa) por uns artefatos pra montar um dimirzão... Era competitivo? Não, mas foi uma época muito divertida ❤
Esqueceu de comentar do combo Pinça Craniana e Segunda Aurora. Joguei o standard esse época, quando eles lançaram mirrodin o bagulho ficou loko hahaha, era muito barato montar um deck affinity, porém foi divertido e é verdade que mudou muita coisa no magic
Cara q nostalgia, comecei a jogar Magic em 1995 logo quando chegou a qu4rta edição aqui no brasil e ainda tinha alguma coisa de Revised, joguei até essa época ai, e parei justamente por isso pq pra mim tinha perdido a graça justamente pq todos os Campeonatos q participava ou tinha q jogar de Afinity ou com um deck full side desde o inicio pra parar os afinity, mas bate aquela saudade vendo as cartas, época boa demais, ia pra jambô aqui em porto alegre (hj o nome é Nerdz se nao me engano) e passava o finald e semana inteiro jogando, negociando cartas e comendo o nosso famoso XIs kkkkkkkkkkkk.
Comecei a jogar no bloco de Tempest. Quando o bloco de Mirrodin chegou, achei fenomenal...ate começar a jogar contra outras pessoas. Era sempre Arcbound ravager e Disciple of the vault. Como eu jogava for fun, era um saco. Larguei Magic por 15 anos.
Parabéns pelo vídeo! Apenas para acrescentar na história, salvo engano, em 2004 nenhum affinity fez top 8 de Nacional Brasileiro. Foram 3 monored control (com furnace dragon main), 3 UW Marchas das Maquinas, um GW e um Tooth and Nail. Todos os decks eram muito focados em ganhar de affinity e o aproveitamento do deck no torneio foi bem ruim. Abraço! Obs: lembro disso pq fiz t8 nesse nats 😂
Falo por experiência própria... O Affinity da época com Disciple of the Vault, Ravager e Skullclamp, meu amigo... Esse deck fez a vida de muitos um inferno, o choro era real. Saudades kkkkk
Saudades do meu Astral Slide, deck mais bala que já circulou por aí, eu gostava muito de jogar com ele. Bem que a wizards poderia colocar um Astral Slide nível "Sigarda's Aid" 1 mana encantamento que blinka quando recicla, ia ser viável no Modern. A melhor coisa que o Affinity fez foi popularizar o Astral Slide.
Lembro da época, quando via a pinça era porque acabou... André, outro deck bacana pra falar é o de Eldrazi, dominou o meta, era 6 de 8 do GP se não me engano.
Muita gente parou de jogar depois do bloco de Mirrodin. Não só por conta do standard, mas extended e até T1. Não era o Power Creep, era porque os jogadores simplesmente tiveram que abandonar as coleções para jogar competitivamente. Isso explica também porque o pessoal que começou nessa época acha super legal, pois era só correr atrás de carta de booster que dava pra enfrentar colecionadores mais antigos do jogo, pra essas pessoas puderam entrar forte competitivamente sem precisar ter carta antiga. Affinity dava surra em elfos de T1 com berço de Geia no maindeck. O bagulho era louco hahahaha.
Eu lembro da época do affinity. Tive um deck massa na época, era inacreditável. Foi um dos últimos blocos que joguei antes de parar de jogar (voltando por agora a jogar Arena)
Lembro dessa época, deck comprado de mirrodin estava amassando deck de elfo, zumbi e fractius. Os caras tunavam o deck com 3 boosters e já era. Parei de jogar quando saiu kamigawa, mas todos se lembram do terror dessas afinidades por artefato.
Adorava essa época, lembro de sentar com os amigos e tentar criar estratégias para parar o Affinity, boas lembranças, embora tenha sido um período que afastou muitos jogadores, a base de Magic se mantéu e a galera era focada em parar o Affinity.
Andre muito legal o vídeo! Parabéns! Apenas uma sugestão: talvez para os próximos valeria a pena compartilhar no vídeo uns exemplos das listas utilizadas na época. Valeu!!!!!!
Eu comecei na oitava ediçao la em 2002.. e eu sempre ficava perdido. tentando buildar alguma coisa com os boosters que eu comprava mas sempre tomei coro pq na epoca era dificil saber o que era bom de verdade quando se era iniciante e as informacoes na internet tao pouco divulgadas
Nossa que nostalgia!!! Joguei desde 1995 e passei por essa época... depois de ser atropelado 2x em torneios por affinity montei 1 também, fiquei sempre entre os top 8 por mais de 6 meses.. deck era um rolo compressor mesmo... 2 anos depois parei de jogar e voltei faz 6 meses (e tentando me acostumar com esses novos formatos)
Eu jogava nessa época, bloco de Investida foi o mais legal que já joguei, deck de goblin, mono black clerigos, astral, mono white control com exaltado, nostalgia... Quando veio mirrodin parei de jogar e só voltei no arena, uns 15 anos sem jogar! 😂
Porra , não sabia que eu jogava Magic em 2002-2003 no meta , tinha um deck de goblin e era muito engraçado eu com 400 goblins e metendo investida goblin , eu achava bom mas como era moleque sem acesso a informação nunca fiquei sabendo. Mas mano , mudando de assunto , parece que isso foi ontem mas foi uma época era boa demais , jogavamos principalmente Pokemon de gameboy e Magic no colégio (as vezes até com gente de outros colégios) e o sabor dos duelos eram muito melhores , chegar lá desafiando os outros e depois trocar um papo ... As vezes eu sinto falta do perfil "nerd" mais antigo que consistia de um sujeito com gostos mais diversificados , a maioria jogava um rpg , alguns jogos de video game , tinha magic , lia livros de fantasia , assistia uns animes ... Hoje é tudo muito especializado e acaba criando uma comunidade muito nichada porém com perfil inconsistente.
Comecei a jogar magic em 2014. A primeira mecânica que me interessou foi a de affinity. Hoje só joga commander e no 40k Warhammer, peguei o monoB Artefatos... Que deck maravilho!
Comecei em Kamigawa, mas percebi o a o bloco de mirrodin fez com o magic. Mas confesso q affinity foi o deck q mais gostei de jogar. Sei q durante sua presença no T2 ele acabou com a saúde do jogo, mas no legacy e modern foi o deck q mais joguei e mais me aperfeiçoei. Tenho um carinho enorme pelas cartas e pela história delas. Embora n jogue mais, guardo todas as cartas com muito carinho e nostalgia.
mto bom o vídeo... só quem jogou esse bloco sabe como essas cartas quebravam o jogo... Só um pequeno detalhe que acho que vc esqueceu de mencionar... na verdade antes de darksteel já tinhamos alguns decks com affinity bem poderosos, n só o azul... tinha o deck de atog+discípulo entre outros... E dava pra perceber a merda que ia dar com o affinity mesmo antes de darksteel, mesmo sem campeonatos grandes, se vc fosse na Devir (distribuidora oficial do magic no brasil) e passasse uma tarde lá, veria a qntidade de affinity que existia... quase todo deck T2 (mesmo antes de darksteel) usavam de alguma forma o affinity e se n usasse a habilidade propriamente dita, tinham formas de interagir e de se aproveitar dos artefatos... explosão de metralha+terreno artefeta era algo que vc via mto nos goblins por exemplo...
Cara, amo seu corte em Preto e Branco pra zuar ou colocar um comentário Zueira, maneiro demais apesar de já ter muito em Vídeos de outros canais, você faz com maestria...
e o top 8 desse pro tour standard que tem 5 decks com 4 cópias de Fabula do Quebrador de Espalhos e com 6 decks com a cor preta vulgo a cor mais forte atualmente, sendo o top 4 praticamente o mesmo deck
na epoca, o rakdos goblin era até mais consistente que o affinity, e usava uma magica de devolver do grave um tipo de criatura alem de usar prospector com pinça.
Eu havia comprado umas 10 ou 15 cartas na época, era extremamente difícil de achar na minha cidade, na época eu era criança e tive que juntar muita grana para conseguir essas cartas kkkkk, o pessoal mais velho vendiam pra gente as cartas que não servia para eles kkkkk mas era top
Eu fui umas das pessoas q parou de jogar na época, so voltei em 2020 com a pandemia. E eu em 2004 tinha um deck de goblin com bate estacas e 4 pinças craniana no deck
André falando sobre Damping Matrix me pareceu tão familiar. Não sei pq... Dust to Dust no pauper. Boros bully usando 4 no main e o povo dizendo que não precisava banir nada do afinity pq um deck fraco contra ele (O Bully) tinha 50% de taxa de vitória contra. Detalhe que dust to dust SÓ exila artefato.
pode ser uma mecânica super quebrada, mas a arte dessas cards de afinity eram lindas, elas fizeram eu me apaixonar de vez pelo jogo. A arte da primeira mirrodin é a minha favorita até hoje.
Eu tenho jogado pauper de affinity porém com uma lista voltada pra ganhar com reckless fireweaver pingando dano no oponente Mas acho que a bola da vez nem são as peças de affinity (myr enforcer, frogmite e terrenos) mas sim o total de 8 cópias de sacrifica e draw 2, acompanhados de vida ou tesouro (reckoner's bargain e deadly dispute) que dão ao deck um gás absurdo.
Eu consegui fazer um deck de elfos no histórico e tenho me divertido bastante com ele, muito forte, mas quando pego algum deck de afinity de artefatos é bem chato, porque de fato a escala é absurda demais.
Eu havia parado de jogar após Saga de Urza, e lembro da campanha de marketing pesada e atípica pra Mirrodin. Comprei uma cacetada de deck e pacotinho. Assim que a lista de Affinity apareceu na minha mão, fiz com Broodstar e Bota. Depois com a variante que usava Explosão de Metralha. Ainda tenho o deck. Jurei que fosse mencionar Tooth and Nail como hate deck.
Montei um deck white weenie de equipamento nessa época, com molda-aço, acho que foi o deck standart mais forte que já tive. Conseguia fazer frente inclusive com o afinity, segundo turno geralmente já tinha um bicho 4/2 iniciativa ou 3/1 golpe duplo.
Curte o nosso conteúdo por aqui? Considere apoiar nosso trabalho!
Esse canal só se mantém vivo graças ao apoio de pessoas como você!
Qualquer ajuda é muito bem-vinda! - www.catarse.me/umotivo
Vivi essa época e o que tinha de gente desistindo de jogar e vendendo as cartas não foi brincadeira. Sobreviver foi incomum, mas quando passou a galera das antigas voltou.
Fui uma dessas pessoas
Parei quando entrou mirrodin era roubado de mais
foi uma epoca dificil... eu lembro como era chatp e impossivel jogar contra um affinity... se vc travasse a mesa ele te matava com o combo de pinça+discipulo...
Irmão. tinha um amigo meu que te vencia com congelamento celebral.
Larguei nessa epoca
O design inicial de "Pinça Craniana" era de modo que ela dava +1/+1. Eles acharam que ficava muito forte, então mudaram de última hora pra +1/-1. Ironicamente, foi o -1 que quebrou tudo.
Pior q é vdd kkkkkkk
"Goblins tendo que pensar, já deu errado." 😂
Hahahha... meus decks preferidos...
😂😂😂
André continue fazendo esses vídeos sobre histórias antigas do Magic, muita gente pegou esse início anos 2000 melhor epoca sem dúvidas, abraço tmj
Ah irmão, quando chegou Ravnica foi bom de mais, se tem uma coisa em que acertaram foi na criação das guildas
Carai mano quase chorei aqui com as imagens dessas cartas icônicas. Foi exatamente nessa época que eu comecei a jogar magic com 12 anos de idade.
A não cara, que história foda, que nostalgia, Mirrodin foi a coleção do meu primeiro contato com o MTG, inclusive tenho algumas das cartas dos meus decks até hoje.
Isso foi há 3000 anos atras Gandhalf e eu estava lá. Me lembro do arcbound ravager, batracoide e da pinça craniana.
Mas há 6000 anos atrás eu estava presente quando aconteceu a academia tolariana e o golpe de genio, foi muito pior
E semana passada, a gente assistindo o Pro Tour e vendo quase todos os decks usando 4x Fable, e a Wizards até agora quietinha 🤣🤣
Fable deve rodar logo, logo... Foi todo o comentário pós Pro Tour, especialmente depois da extensão de 1 ano de rotação. 3 anos de Fable ninguém vai tankar.
@@diegokrieger4107 Essa é a esperança kkkk
@@diegokrieger4107 se tiver mais um ano de rakdos eu choro
E aí? Rodou? Não jogo Magic mas fiquei curioso
Adoro esse tipo de conteúdo, pois comecei recentemente no Magic, em Ascenção de Zendikar, e ver essas histórias antigas do Magic me deixa muito mais fascinado por esse jogo, e principalmente pelo seu canal
Eu amo esses videos sobre a historia e curiosidade do Magic. Veria um documentário, facil.
Parabéns pelo conteúdo, André. Otimo video.
Comecei a jogar Magic por meados de 2002 e vi a ascensão e queda do Mirrodin e da mecânica da Afinidade de Artefatos!
Eu mesmo quando consegui montar o meu primeiro deck, era um White Weenie baseado em defesa contra quase tudo, Madre das Runas, Adoração e Circulo de Histórias fazia parte, mas tinha cartas para destruir e barrar artefatos como Circulo de Proteção contra Artefatos e Desencantar!
Até venci alguns torneios aqui em Vila Velha graças a esse deck!
"Quando goblins tá tendo que pensar é porque o negócio já deu errado" KKKKKKKK genial
pq eu to vendo isso? eu nem jogo magic kkkkkkkkkkkkkkkkk
A didática dele é muito boa KKKKK comecei agora e não entendo de porra nenhuma e ao invés de estar vendo tutorial e dicas, estou aqui 😂
Último pro tour tinha tantos Grixis e Rakdos Midrange (além dos 5-colors que eram só uma pequena variância) que não me pareceram mto diferentes desses números aí não. Adoro os vídeos históricos!
Eu joguei nessa época, me lembro bem quando joguei contra um affinity na loja, o maluco baixou aquele sapinho 2/2 no primeiro turno, e no Segundo ja desceu esse 4/4. Pinça deixava o sapo 3/1 com 1 back 4/4 isso tudo só no 2 turno, e na época não tinham muitas cartas pra tirar esses bixos da mesa tão rápido, e o foda é que esse deck era muito constante, você jogava umas 10 partidas contra ele, o cara conseguia abrir umas 8 com uma mão quase que perfeita, tudo por causa desses terrenos que também eram artefatos.
tenho um deck enxame mental darksteel que comprei em 2004. as cartas estão bem velhas e ainda tenho a caixa original. nunca imaginei que esse deck fez parte de uma história como essa. sou novo no canal, estou apaixonado pelo conteúdo, parabéns irmão!
Comecei a jogar em Investida, Legiões e Flagelo, mas meu primeiro pré-release foi Mirrodin. Eu não era muito ativo, então não senti nada dessa treta, mas o meu interesse por artefatos já vinha de antes de Mirrodin e quando essa edição saiu, eu forçava tanto a criação de deck com artefato que isso me gerou o apelido "garoto artefatos". Bons tempos...
Inacreditável. Eu já jogava magic na época com os baralhos do meu irmão. Mas mirrodin foi o primeiro baralho que eu comprei, inacreditável que já faz 20 anos.
Essa história é bem real mesmo. Eu conheci o Magic em 2003 e logo parei de jogar. Só voltei em Trono de Eldraine depois de uma publi num vídeo do Nerdologia.
O canal do André foi o primeiro que encontrei depois de voltar a jogar e tô aí até hoje
Esse vídeo me deu uma nostalgia... Em 2005/2006 jogando com amigos meus da época que não conheciam tanto sobre os grandes torneios, nós spammavamos affnity/ ornithopter / cranial plating e pra dar uma equilibrada contra o deck de goblin/elfo da galera, tirávamos o arcbound do meio kkkkkkkkkkk, uma época muita boa da minha vida com esse joguinho de cartas, quem sabe um dia eu volte pra um arena e faça um deck pra brincar online ... Muito bom ver seu vídeo e relembrar desses tempos
Nostalgia viu, lembrei dos tempos bons da jogatina aqui com uns amigos. Tive um deck ver atropelar, um azul com muito artefato e um preto com uns mosquitos e uns ratos pestilentos que achava muito bom. Depois q descobri que tinha varias cartas raras nos deck. Saudade!!!! 😢
Quando eu era adolescente joguei até esta esta altura, tinha montado um deck focado na carta Goblin Charbelcher que eu achava muito louco mas como eu era muito inocente não tinha bem noção destas coisas xD bateu nostalgia
Parabéns André pelo video Maravilhoso! A cada carta que vc mostrou me veio uma lembrança boa dessa época, tive um affinity baratinho nesta época sem pinça craniana, vc me fez lembrar dos meus antigos amigos, da loja que eu frequentava e até dos perrengues da época rsrsrs, por favor, faça mais videos das antigas.
Eu jogo desde o início do Magic e por conta do jeito que ficou aquela época eu me afastei do Magic por mais de 10 anos, aqui no RJ era assim mesmo, chegava em um torneio e tudo era afinidade tinha vários amigos tentando montar anti afinidade mas era chato um torneio assim, quando caia dois anti partida ridícula ou dois afinity mesma coisa e isso aconteceu o tempo todo já que só tinha esses dois decks. E vc esqueceu da ruína reverberante, carta chave do meu deck de goblin
Eu jogo magic desde 2014, por ai. Meu primeiro deck foi um de dragão, da colação Knights vs. Dragons. ❤
Tenho um carinho enorme por ele, mas ele não ia ser nada vantajoso com esses deck de afinidade. É preciso pelo menos umas seis/sete cartas de mana pra descer os dragões.
Mas gostei muito de saber da história, cai aqui de paraquedas e já vou me inscrever no canal.
Eu lembro bem, parei de jogar Magic por causa desse deck de artefato, era em uma casa de jogos, eu jogava de tudo, todas as cores, ai veio um sujeito com essa porra de deck artefato, no turno 3 ele desceu toda a mao dele e comprava mais carta, eu sai xingando o sujeito que nunca vi nada, todos os caras que jogavam falava que aquilo era roubo, deu 2 semanas todo mundo tava usando aquela porcaria e eu parei de jogar.
Jogava nessa época… tinham decks fortes e divertidos de jogar, mas affinity deu um banho de gelo na galera, era muito difícil ganhar. As vezes um elfo ou um goblin ganhava na sorte. Meu psicatog passava mal, tentei Aluren, mas por incrível que pareça era lento… acabei desistindo e montando um affinity tbm, ganhei uns 2 regionais, aí quase infartei quando baniram pinça
André ta mandando muito nos roteiros, to adorando os vídeos de história.
Na época, a afinidade de artefato era o deck mais popular e poderoso no meta dos torneios de Magic: The Gathering de 2004. Porém, o campeão mundial decidiu criar um deck fora do meta, com uma mecânica única baseada em cartas que revezavam cartas, e efeitos quando entravam em campo através do astral slide. Esse deck foi elaborado para ser completamente oposto à estratégia de afinidade de artefatos. Focada em lançar Vingança de Acroma e Cólera de Deus, limpando todos os artefatos da mesa. Enquanto as cartas de seu deck estavam fora de fase, para repetir o o efeitos das cartas no final do turno, permitindo que tivesse todo o deck e cemitério à disposição a todo momento. Com isso, conseguiu desbancar completamente a mecânica afinidade de artefatos, sendo o campeão mundial do ano. Eis que surge a mecânica de decks piscar.
Eu joguei Magic basicamente de 1995 a 2005, e foi justamente onde eu PAREI de jogar e vendi toda minha coleção...
Eu tive todos os decks icônicos até essa época, inclusive o Affinity!!! Vendi logo após Kamigawa pq mesmo com novas mecânicas e decks surgindo, o estrago do Affinity foi absurdo!!!
O Magic realmente tava chato, sem nada motivador...hoje apenas mantenho minha conta no MOL e brinco no Arena (inclusive tem uma versão do affinity montada em ambos)!!!
Vídeo maneiro cara, até essa época eu me diverti demais com o Magic, fiz meu nome aqui no Estado além de grandes amigos!!! Me trouxe uma sentimento bom reviver esse m,omento assistindo o vídeo!!! Parabéns!!!
Eu já jogava naquela época e esse foi pra mim os tempos mais sombrios do magic até hoje, um deck excessivamente dominante no meta, bans e um único deck que fazia frente ao deck. ou vc jogava contra ou vc se juntava a ele. Insano. Ah! adorei a camiseta.
Descobri essa canal ontem por acaso, achei massa o conteúdo, parabéns
Caí neste vídeo por curiosidade, e você descreve nele exatamente a época em que eu e mais uns 6 amigos paramos de jogar Magic. Tenho uma nostalgia da época em que joguei, mas esse período dos artefatos foi bem frustrante. Nunca mais tive contato com Magic depois de ter jogado nesse período do Mirrodim, apesar de ter jogado outros cardgames ao longo dos anos. Valeu pelo vídeo, abraço!
Eu conhecei a jogar Magic nessa época de Mirrodin e Darksteel, etenho o deck de Afinidade de artefatos da coleção Mirrodin, nome do deck é "Atrair & Arrasar" um deck Dimir que eu amassava meus primos na época que jogávamos. Tenho nele "Cidadela de Aço Negro" terreno artefato indestrutível, pra ramp "Sinete de dimir", "Talismã da Dominação" e "Lingote de Aço Negro", usava o "Myr Moltaterreno" que da tap e transforma o terreno básico em artefato ate final de turno, e realmente baixava o "Impositor Myr" o "Behemoth de Mercúrio" e "Dragonete das Escamas Cromadas" de graça e já era pro oponente. Tinha um deck "Facho Solar" com todas cores de mana que era beeem legal de jogar.
Comecei a jogar Magic com Odisseia/Tormenta, tinha 9 anos quando saiu Mirrodin e até hoje é um set de muita nostalgia! Tinha noção zero do meta, mas adorava o conceito de equipamento e deixar minhas criaturas leoninas mais fortes hahahahaha
Poxa muito bem explicado ,não peguei essa época mas a história foi muito bacana tu tá de parabéns
Último torneio que eu joguei foi pre reliese de Mirrodim. Depois do lançamento dessa edição eu senti muito que o Magic estratégico tinha morrido muito. Basicamente o que acontecia era quem comprasse o maior bicho ganhava. O fator sorte deixou de ser marginal e passou a influenciar demais nos jogos. Já andava desanimado e parei.
Tive os dois decks Astral slide e afinity....E pensar que eu jogava bem antes dessas ediçoes ainda ...hj tô com 35 anos ....Eu joguei tudo isso... Q nostalgia boa
Cara, que saudade dessa epoca! Lembro que jogava com um amigo eu jogava de affinity, e ele de boros. Partidassa! Alem dos Kataki em main deck, nostalgia pura.
legal achar teu canal, interessante que parei de jogar magic físico uns anos antes durante o bloco de invasão.
Essa época da Afinidade teve uma coisa parecida em yugioh TCG que o Tearlaments e Floowandereeze foram básica 70% total do Torneio
Motivos:
1- Tearlaments era tier 0 funcionando ao redor do GY
2- Floowandereeze era tier 1 com base em remoção de GY
De resumo os decks eram basicamente Afinidade e anti afinidade
Essa época tinha muito deck forte, pinça craniana com myr de busca e molda aço faziam estrago tbm
Gostei muito do video, lembra quando eu comecei em card game, iniciei em heartstone por conta do WOW.
O jogo simplesmente lança mecanicas que não tem pé nem cabeça, e pirate warrior e face hunter me lembram muito sobre esse deck comentado.
Comecei a jogar Magic em 1994 e parei exatamente após o lançamento de Mirrodin. Não presenciei, mas meus amigos me contavam o que estava acontecendo e eu acho que só vi algo parecido com o maldito deck preto de Necropotência. Legal ver esses vídeos, mas isso é o mais próximo que eu chego de Magic, essa bagulho consumiu minha adolescência. Ainda não existia internet e para jogar eu rodava o Rio de Janeiro que nem um maluco. Muitas amizades e o privilégio de conhecer o Richard Garfield e Dan Frazier (que autografou um Juggernaut que eu tinha) no Gran Prix realizado no Museu Histórico Nacional. Tempo bom!
Meus parabéns! Que vídeo incrível, que esse tipo de vídeos se torne comum por aqui, um abraço!
Joguei muito pouco, mas tenho amigos que jogam muito desde o início dos anos 2000 e lembro de várias cartas dessas.
Achei a história muito legal…
Jogador de Yugioh aqui, e eu simpatizo com isso, ainda mais com o formate pós-MAMA (Sim, esse é o nome resumido da coleção) do jogo era dominado por Tearlament Ishizu ou Anti-Tear. Aquele Deck era um negócio tão abusivo que Dimensional Shifter, Bystials e até cartas tóxicas como Dimensional Fissure e Macro Cosmo eram absolutamente NECESSÁRIOS se vocês quisesse ganhar. Ainda mais que Tear jogava no seu Turn 0 graças a uma carta chamada Tearlament Havnis, que sozinha na sua mão podia fazer ligar a Engine de Tear no turno do oponente.
Wizards: Affinity nao volta mais, relaxa
Wizards tbm: André, fazendo outro video em 2028 falando algo como "pois é, affinity voltou, salvem-se"
Eu tentei montar um deck de artefatos, lá na época que comecei a jogar, troquei um deck de Samurais (Campeões de Kamigawa) por uns artefatos pra montar um dimirzão... Era competitivo? Não, mas foi uma época muito divertida ❤
conteúdão massa, época em que jogava e realmente um período onde parei
Esqueceu de comentar do combo Pinça Craniana e Segunda Aurora. Joguei o standard esse época, quando eles lançaram mirrodin o bagulho ficou loko hahaha, era muito barato montar um deck affinity, porém foi divertido e é verdade que mudou muita coisa no magic
André você conta histórias muito bem. Porque você não conta as histórias dos campeonatos mundiais? Acho que ficaria muito legal
Duas coisas que você aprende quando joga qualquer jogo de cartas é que card draw é super importante e não se brinca com redução de custo.
Cara q nostalgia, comecei a jogar Magic em 1995 logo quando chegou a qu4rta edição aqui no brasil e ainda tinha alguma coisa de Revised, joguei até essa época ai, e parei justamente por isso pq pra mim tinha perdido a graça justamente pq todos os Campeonatos q participava ou tinha q jogar de Afinity ou com um deck full side desde o inicio pra parar os afinity, mas bate aquela saudade vendo as cartas, época boa demais, ia pra jambô aqui em porto alegre (hj o nome é Nerdz se nao me engano) e passava o finald e semana inteiro jogando, negociando cartas e comendo o nosso famoso XIs kkkkkkkkkkkk.
Comecei a jogar no bloco de Tempest. Quando o bloco de Mirrodin chegou, achei fenomenal...ate começar a jogar contra outras pessoas. Era sempre Arcbound ravager e Disciple of the vault. Como eu jogava for fun, era um saco. Larguei Magic por 15 anos.
Parabéns pelo vídeo! Apenas para acrescentar na história, salvo engano, em 2004 nenhum affinity fez top 8 de Nacional Brasileiro. Foram 3 monored control (com furnace dragon main), 3 UW Marchas das Maquinas, um GW e um Tooth and Nail. Todos os decks eram muito focados em ganhar de affinity e o aproveitamento do deck no torneio foi bem ruim.
Abraço!
Obs: lembro disso pq fiz t8 nesse nats 😂
comecei a jogar nessa edição, tenho até hoje meu deck de myr, muito foda 🙅♂️🙌
Falo por experiência própria... O Affinity da época com Disciple of the Vault, Ravager e Skullclamp, meu amigo...
Esse deck fez a vida de muitos um inferno, o choro era real. Saudades kkkkk
Eu sinto falta do formato de blocos de três partes. Gostava tanto
Saudades do meu Astral Slide, deck mais bala que já circulou por aí, eu gostava muito de jogar com ele. Bem que a wizards poderia colocar um Astral Slide nível "Sigarda's Aid" 1 mana encantamento que blinka quando recicla, ia ser viável no Modern. A melhor coisa que o Affinity fez foi popularizar o Astral Slide.
Lembro da época, quando via a pinça era porque acabou...
André, outro deck bacana pra falar é o de Eldrazi, dominou o meta, era 6 de 8 do GP se não me engano.
Muita gente parou de jogar depois do bloco de Mirrodin. Não só por conta do standard, mas extended e até T1.
Não era o Power Creep, era porque os jogadores simplesmente tiveram que abandonar as coleções para jogar competitivamente.
Isso explica também porque o pessoal que começou nessa época acha super legal, pois era só correr atrás de carta de booster que dava pra enfrentar colecionadores mais antigos do jogo, pra essas pessoas puderam entrar forte competitivamente sem precisar ter carta antiga.
Affinity dava surra em elfos de T1 com berço de Geia no maindeck. O bagulho era louco hahahaha.
5:56 - Estrela Flutuante é o Murktide do Affinity. Change my mind.
Eu lembro da época do affinity. Tive um deck massa na época, era inacreditável. Foi um dos últimos blocos que joguei antes de parar de jogar (voltando por agora a jogar Arena)
Tenho meu deck de affinity até hoje. Uma delicia hahahahaha esse video me deu nostalgia da época da escola
Lembro dessa época, deck comprado de mirrodin estava amassando deck de elfo, zumbi e fractius. Os caras tunavam o deck com 3 boosters e já era. Parei de jogar quando saiu kamigawa, mas todos se lembram do terror dessas afinidades por artefato.
Adorava essa época, lembro de sentar com os amigos e tentar criar estratégias para parar o Affinity, boas lembranças, embora tenha sido um período que afastou muitos jogadores, a base de Magic se mantéu e a galera era focada em parar o Affinity.
Se não me engano, afinidade surgiu na Saga de Urza
Essa mesma época tinha muito deck myr com escudo de armas, um cubo que não lembro o nome e tinker, botava 50 myr 20/20 na mesa de uma vez
Andre muito legal o vídeo! Parabéns! Apenas uma sugestão: talvez para os próximos valeria a pena compartilhar no vídeo uns exemplos das listas utilizadas na época. Valeu!!!!!!
Afinidade: "Na minha época, meti o terror em geral hehehe"
Aniquilar: "Hum, me conte mais jovem"
"Me conte mais, **boomer"
Viajei para o passado com seu vídeo. Muito obrigado!
Eu comecei na oitava ediçao la em 2002.. e eu sempre ficava perdido. tentando buildar alguma coisa com os boosters que eu comprava mas sempre tomei coro pq na epoca era dificil saber o que era bom de verdade quando se era iniciante e as informacoes na internet tao pouco divulgadas
Tive a sensação que tava trocando ideia com um parça com esse video!
Massa demais essa história!
Nossa que nostalgia!!! Joguei desde 1995 e passei por essa época... depois de ser atropelado 2x em torneios por affinity montei 1 também, fiquei sempre entre os top 8 por mais de 6 meses.. deck era um rolo compressor mesmo... 2 anos depois parei de jogar e voltei faz 6 meses (e tentando me acostumar com esses novos formatos)
Eu jogava nessa época, bloco de Investida foi o mais legal que já joguei, deck de goblin, mono black clerigos, astral, mono white control com exaltado, nostalgia... Quando veio mirrodin parei de jogar e só voltei no arena, uns 15 anos sem jogar! 😂
Porra , não sabia que eu jogava Magic em 2002-2003 no meta , tinha um deck de goblin e era muito engraçado eu com 400 goblins e metendo investida goblin , eu achava bom mas como era moleque sem acesso a informação nunca fiquei sabendo. Mas mano , mudando de assunto , parece que isso foi ontem mas foi uma época era boa demais , jogavamos principalmente Pokemon de gameboy e Magic no colégio (as vezes até com gente de outros colégios) e o sabor dos duelos eram muito melhores , chegar lá desafiando os outros e depois trocar um papo ... As vezes eu sinto falta do perfil "nerd" mais antigo que consistia de um sujeito com gostos mais diversificados , a maioria jogava um rpg , alguns jogos de video game , tinha magic , lia livros de fantasia , assistia uns animes ... Hoje é tudo muito especializado e acaba criando uma comunidade muito nichada porém com perfil inconsistente.
Comecei a jogar magic em 2014. A primeira mecânica que me interessou foi a de affinity. Hoje só joga commander e no 40k Warhammer, peguei o monoB Artefatos... Que deck maravilho!
Comecei em Kamigawa, mas percebi o a o bloco de mirrodin fez com o magic. Mas confesso q affinity foi o deck q mais gostei de jogar. Sei q durante sua presença no T2 ele acabou com a saúde do jogo, mas no legacy e modern foi o deck q mais joguei e mais me aperfeiçoei.
Tenho um carinho enorme pelas cartas e pela história delas. Embora n jogue mais, guardo todas as cartas com muito carinho e nostalgia.
mto bom o vídeo... só quem jogou esse bloco sabe como essas cartas quebravam o jogo...
Só um pequeno detalhe que acho que vc esqueceu de mencionar... na verdade antes de darksteel já tinhamos alguns decks com affinity bem poderosos, n só o azul... tinha o deck de atog+discípulo entre outros...
E dava pra perceber a merda que ia dar com o affinity mesmo antes de darksteel, mesmo sem campeonatos grandes, se vc fosse na Devir (distribuidora oficial do magic no brasil) e passasse uma tarde lá, veria a qntidade de affinity que existia... quase todo deck T2 (mesmo antes de darksteel) usavam de alguma forma o affinity e se n usasse a habilidade propriamente dita, tinham formas de interagir e de se aproveitar dos artefatos...
explosão de metralha+terreno artefeta era algo que vc via mto nos goblins por exemplo...
Cara, amo seu corte em Preto e Branco pra zuar ou colocar um comentário Zueira, maneiro demais apesar de já ter muito em Vídeos de outros canais, você faz com maestria...
Excelente, vídeo.
Gostaria de perguntar... Você possui uma playlist com todas essas histórias?
Não consegui identificar nas playlists!
e o top 8 desse pro tour standard que tem 5 decks com 4 cópias de Fabula do Quebrador de Espalhos e com 6 decks com a cor preta vulgo a cor mais forte atualmente, sendo o top 4 praticamente o mesmo deck
Então essa Pinça Craniana é o "Pote da Ganância" e o Afinidade era o "Lágrimatiara" do Magic.
"Só se um milagre acontecer"
Corta para o Tezzeret dando affinity pra todas as suas criaturas e planinautas com uma habilidade estática
na epoca, o rakdos goblin era até mais consistente que o affinity, e usava uma magica de devolver do grave um tipo de criatura alem de usar prospector com pinça.
Deck que mais amei das antigas foi o deck do juramentos dos druidas de controle.
Como povo odiava ele.
Eu havia comprado umas 10 ou 15 cartas na época, era extremamente difícil de achar na minha cidade, na época eu era criança e tive que juntar muita grana para conseguir essas cartas kkkkk, o pessoal mais velho vendiam pra gente as cartas que não servia para eles kkkkk mas era top
Lembro que eu vencia Affinity com meu Mono White tribal de cavaleiros. Usava Shared Triumph, Antífona, Represalia e Parallax Wave.
Eu fui umas das pessoas q parou de jogar na época, so voltei em 2020 com a pandemia. E eu em 2004 tinha um deck de goblin com bate estacas e 4 pinças craniana no deck
Skullclamp era tão absurda que todos os decks do mundo usavam ela, até os deck de controle era tipo 20 criaturas pequenas e 4 skullclamp.
André falando sobre Damping Matrix me pareceu tão familiar. Não sei pq...
Dust to Dust no pauper. Boros bully usando 4 no main e o povo dizendo que não precisava banir nada do afinity pq um deck fraco contra ele (O Bully) tinha 50% de taxa de vitória contra.
Detalhe que dust to dust SÓ exila artefato.
Andrézão! Adoro ouvir os seus vídeos explicando fatos interessantes sobre o Magic!
Queria uma land básica com seu autógrafo! Como faço?
pode ser uma mecânica super quebrada, mas a arte dessas cards de afinity eram lindas, elas fizeram eu me apaixonar de vez pelo jogo. A arte da primeira mirrodin é a minha favorita até hoje.
Eu tenho jogado pauper de affinity porém com uma lista voltada pra ganhar com reckless fireweaver pingando dano no oponente
Mas acho que a bola da vez nem são as peças de affinity (myr enforcer, frogmite e terrenos) mas sim o total de 8 cópias de sacrifica e draw 2, acompanhados de vida ou tesouro (reckoner's bargain e deadly dispute) que dão ao deck um gás absurdo.
Me lembro que uma coisa parecida ocorreu durante o inverno eldrazi...era mt chato jogar magic nessa época.
Eu consegui fazer um deck de elfos no histórico e tenho me divertido bastante com ele, muito forte, mas quando pego algum deck de afinity de artefatos é bem chato, porque de fato a escala é absurda demais.
Eu havia parado de jogar após Saga de Urza, e lembro da campanha de marketing pesada e atípica pra Mirrodin. Comprei uma cacetada de deck e pacotinho. Assim que a lista de Affinity apareceu na minha mão, fiz com Broodstar e Bota. Depois com a variante que usava Explosão de Metralha. Ainda tenho o deck.
Jurei que fosse mencionar Tooth and Nail como hate deck.
Montei um deck white weenie de equipamento nessa época, com molda-aço, acho que foi o deck standart mais forte que já tive. Conseguia fazer frente inclusive com o afinity, segundo turno geralmente já tinha um bicho 4/2 iniciativa ou 3/1 golpe duplo.