Gean Carlos, t a precisando de professores com boa didática e vc, é uma desses. Assim, fica fácil e prazerosos fazer projeto eletrico. Esta, associação de fatores ligados ao tipo de transporte a levar os condutores até sua carga final, podendo ser canaletas, bandejas, eleyrodutos no chão e ou alvenarias, se torna uma ilustração de conteudo, que, só nos leva ao acerto. Valeu garoto, obrigado.
Show de aula!! Porém uma pergunta? Esse cálculo só é possível fazer c a planta ou croqui na mão para sabermos quantos circuitos irá passar pelo mesmo conduítes e a carga instalada de cada circuitos, seria isso?
Olá td bem? Ótima explicação. Tenho uma dúvida. A maioria das instalações residenciais seria em casa ou apartamento. Como saber qdo aplicar a temperatura correta. 30, 35 ou 40°?
Poderia fazer um vídeo sobre fator de potência de circuitos residencial, por circuito específico, desde já agradeço professor muito boa as suas explicações sempre posto no nosso grupo de aspirantes a eletrotécnica da faculdade Senai Roberto Mange em Anápolis.
3 роки тому+4
⚡JÁ PENSOU EM VIVER DE PROJETOS ELÉTRICOS? APRENDA A ELABORAR PROJETOS DO ZERO A ENTREGA E AINDA CONQUISTAR CLIENTES COM O CURSO PROJETO ELÉTRICO NA PRÁTICA! SAIBA MAIS EM escoladaeletrica.com/cursodeprojetoseletricos-vid70
Estou finalizando meu curso de elétrica, e minha aprovação depende de uma planta baixa com o projeto elétrico. Graças a Deus que tem pessoas como você que ajudam o próximo com ensinamentos ricos. Eu estava com muita dúvida sobre o circuito de agrupamento e essa explicação me ajudou muito. Deus o abençoe.
ótimo vídeo. Só esqueceu de comentar de que, os condutores para os quais se prevê uma corrente de projeto não superior a 30% de sua capacidade de condução de corrente, já determinada observando-se o fator de agrupamento incorrido, podem ser desconsiderados para efeito de cálculo do fator de correção aplicável ao restante do grupo.
Qual a temperatura ambiente a se levar em consideração, já que no Brasil no verão podemos ter temperaturas superior a 30 graus? O Ideal já é considerar 40° para todos os casos, em eletrodutos embutidos na parede?
Excelente explicação. Muito didática e precisa. Vou aplicar no dimensionamento da rede da minha casa, que estou atualizando para o novo padrão. Obrigado pela aula Prof. Anderson.😀
Ótima aula professor! Ao meu ver o método da "corrente corrigida" pode ocasionar erros, pois, nem sempre apresenta o mesmo resultado que o primeiro método apresentado no vídeo.
Olá Anderson beleza, mais o fio de 2,5 na tabela suportava 21Amperes com três condutores carregado não pode por de 2,5sem precisar de todo esse cálculo?
Olá, conforme o exemplo: com três circuitos de 1,5mm², 2,5mm² e 4mm²; para dimensionar cada corrente nesses condutores terei que fazer esse cálculo para todos os circuitos?
Isso sim é explicação!!! Muito obrigado professor! Minha dúvida é se em um eletroduto com apenas um circuito de iluminação e com dois interruptores em paralelo, em relação ao FCA ainda se considera um circuito com dois condutores carregados, logo FCA=1? Os retornos não são levados em consideração?
O fator de agrupamento está ligado a qual efeito? - Somente Efeito Joule? - Aumento de Impedância dos cabos pela Auto Indução Eletromagnética? - Força de Ampère? - Aumento do Efeito Pelicular (Skin Effect)? - O F.A. é aplicável em chicotes de cabos em veículos alimentados por corrente contínua?
No caso dos Cabos que chegam ao QDC (Exemplo: 16mm2), num úncio eletroduto, sendo sistema trifásicos (ou seja, chegam F1, F2, F3, Neutro e Terra). Considero como 1 único circuito ou 3 circuitos para calculo FCA ?🤔
Esta corrente de projeto que o professor está dizendo não seria a corrente de curto circuito aplicando o fator de potência? A corrente de projeto não é a corrente de curto circuito plicando os fatores de agrupamento e temperatura? Desde já agradeço por nos disponiblizar tua aula. Obrigado!
Em uma residencia bifasica 127/220V, caso eu tenha um cicuito monofasico Fase+Neutro+Terra (127V) e outro cicircuito bifasico Fase+Fase+Terra (220V) no mesmo eletroduto eu devo considerar 2 condutore carregados ou 3 condutores? Obrigado
Excelente aula. Muito obrigado. Se eu tivesse uma corrente de projeto de 20 A Teria que usar um cabo de 6mm ? Que suportaria no exemplo do video 24,97 A de corrente corrigida . Muito obrigado , Deus o abencoe sempre.
Mestre Anderson boa tarde. Aqui é o Adácio. Estou precisando da sua ajuda. Como devo fazer uma malha de aterramento em um edifício antigo para aterrar todos os apartamentos. devo escariar os pilares para ancorar os cabos de aterramento na ferragem ou isso é incorreto. Por favor me oriente
3 роки тому
Fala meu caro, é incorreto fazer isso ok, a malha pode e deve ter conexão com as ferragens somente no primeiro andar onde for ser feita a malha. Esta malha deve ser equipotencializada junto ao BEP da edificação, desse BEP você deriva condutores de proteção para BELs em cada andar.
@, professor, No caso dos Cabos que chegam ao QDC (Exemplo: 16mm2), num úncio eletroduto, sendo sistema trifásicos (ou seja, chegam F1, F2, F3, Neutro e Terra). Considero como 1 único circuito ou 3 circuitos para calculo FCA ?🤔
Parabéns pela aula. O 1o método deu uma corrente corrigida do cabo de 4mm2 de 19,48A (sendo que a corrente de projeto é 18A)... O disjuntor dimensionado será 20A? Pq aí 20 é maior do que a corrente corrigida do cabo.
3 роки тому+2
Excelente observação Lucas, Neste caso, pensando no disjuntor o teríamos que aumentar a seção do cabo para 6mm² e também corrigir e a partir disso, dimensionar o disjuntor.
Ola, gostaria de entender melhor a conta da 2 opção pela corrente de projeto. Pois eu fiz a conta e a minha ta dando errado 18A ÷ 0.7 x 0.87 está dando 22.37A. Pode me explicar melhor como chegou no valor de 29.55A?
Em qualquer fração, os fatores que estiverem no denominador devem ser divididos, ou seja, *18 / 0,7 / 0,87* OU, caso use parenteses, seria *18 / (0,7 x 0,87)*
Olá! Excelente aula. No exemplo apresentado, supondo que esse dimensionamento com as devidas correções feitas seja de uma TUE cuja carga instalada é um forno elétrico, como conectar o cabo de 4mm quadrados nos terminais da tomada, uma vez que esses terminais são projetados para receber no máximo cabos de 2,5mm quadrados?
Primeira muito obrigado pelo vídeo! Sei que o foco é o FCA e FCT, mas fiquei com um dúvida em relação ao Disjuntor, pois pelos cálculos o cabo #2,5mm com a Iz'=14,61 A, logo não atende a Ib=18 A, o cabo #4,0 mm tem uma Iz'=19,48 mm, pronto minha dúvida é sobre a escolha do disjuntor, pois os disjuntores de 16A e 20A não atenderiam para os cabos de 2,5 e 4,0 mm, acho que o cabo de #6,0mm com as correções aí sim poderíamos usar o disjuntor de 20A, resguardando o cabo e atendendo a IB=18A. Aguardo resposta, e te agradeço muito pelos vídeos. Gratidão !
Eu estava rolando aqui justamente procurando um comentário como o seu... já se passou 10 meses rsrs mas concordo com você, o cabo correto não é o cabo de 4mm² é o cabo de 6mm² pois não teria como proteger o cabo de 4mm² neste exemplo.
Eu teria que trocar todas as bitolas do circuito ou não, outra dúvida teria que calcular todos os circuitos oh um só.
3 роки тому
Esse calculo deve ser feito separadamente em cada um dos circuitos, pra facilitar isso geralmente usamos softwares pagos ou planilhas como a nossa Planilha Projeto Elétricos Plus, caso queira conhecer aqui está o link de acesso hotm.art/planilhapep_em
Obrigado, Mestre! Mas... "condutores carregados" , Se tivermos em um mesmo eletroduto, 2 circuitos, iluminação e tomadas, teremos, então 4 condutores carregados ?
Consideramos condutores carregados somente fase e neutro. Tem uma associação dos condutores carregados com o tipo de circuito que é interessante tu ver, Tabela 46, NBR 5410. Então, se tem dois circuitos que tem fase e neutro, tu não conta 4, tu conta só 2.
Professor bom dia, a formula da corrente corrigida, não seria IZ' = IZ / (FCA * FCT). Ou seja a corrente do projeto dividido pelo produto dos fatores de correção?
Boa tarde !!. A dúvida é a seguinte: No seu exemplo o cabo correto seria 4,0mm. Mas se eu tenho 03 circuitos. O primeiro luz (cabo 1,5mm2), TUG (cabo 2,5), TUE cabo 10mm2.. Obviamente o cálculo seria utilizando outra corrente de projeto. Eu teria que trocar as bitolas de todos os circuitos para que eu encontrar no cálculo. Nunca vi isso. Vc poderia esclarecer melhor? Agradeço antecipadamente.
3 роки тому
Fala Paulo tudo bem? O primeiro ponto é que você não pode usar seções de cabos com muita diferença, sempre ter que ser numa escala de três seções, por exemplo, 1,5mm², 2,5mm² e 4mm². E você só troca a seção do cabo que for necessário conforme o cálculo. Você deve corrigir separadamente a corrente de cada cabo, no seu exemplo primeiro do de 1,5, depois 2,5 e 10. Esse calculo deve ser feito separadamente em cada um dos circuitos, pra facilitar isso geralmente usamos softwares pagos ou planilhas como a nossa Planilha Projeto Elétricos Plus, caso queira conhecer aqui está o link de acesso hotm.art/planilhapep_em
Exatamente! Não tem como proteger este cabo, tem que ser o cabo de 6mm² para este circuito, porém para o vídeo, sem considerar o disjuntor, está ok. Mas considerando o projeto completo, não daria o cabo de 4mm²
Boa tarde, fiquei com uma duvida. Tenho um caso que 4 circuitos saem da caixa onde ficam os medidores na rua e entram em um mesmo eletroduto tem tem 2metros e meio de comprimento e depois se afastam. Mesmo este eletroduto sendo curto tenho que fazer este calculo para que seja bem dimensionado ou nao seria um fator importante neste caso? por exemplo tenho um circuito com 48A de máxima
Uma pergunta estúpida. Estou na parte de dimensionamento dos eletrodutos para os circuitos CC do meu projeto. Meu sistema terá 10 strings de 21 módulos FV em série. No caso, eu quero que todas as strings "passem" por um duto só. Nesse caso, eu devo aplicar o meu fator de agrupamento como que eu tivesse 10 circuitos, correto? Outro ponto: para cada uma das strings, eu precisaria de um cabo positivo e um negativo para cada uma delas, correto?
Bom dia professor td blz, obrigado por compartilhar seus conhecimentos, uma dúvida com relação ao fator de agrupamento/ temperatura, caso haja necessidade apenas de 3 circuitos ficar juntos em um eletroduto fixado externo na parede por 6mts o fator é o mesmo ou tem alguma medida mínimo que podem percorrer juntos no eletroduto não havendo necessidade de aplicar o os fatores, aguardo um retorno? att. Andre limone
Eu fiquei com uma dúvida, se algum amigo poder ajudar agradeço. Esse valor final é independente da tensão? Pois presumo que a corrente calculada já esteja divida pela tensão de serviço.
Bom dia. Tudo bem? Eu gostaria de saber como faço para CALCULAR O CONDUTOR DEPOIS DE TER FEITO TODOS ESSES CÁLCULOS E TENDO UMA CERTA DISTÂNCIA DE 14 metros DA CARGA POR EXEMPLO, DO (QUADRO DE DISTRIBUÍÇÃO ATÉ O CHUVEIRO DE 5500W / 220V É COMO CALCULAR A QUEDA DE TENSÃO SABENDO QUE O MEU MEDIDOR DE ENERGIA (POSTE) ESTÁ 200 METROS DO MEU QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE CIRCUITO CIRCUITO, COMO SERIA ESSES CALCULOS TENDO SOMENTE O CIRCUITO ESPECÍFICO PARA ESSE CHUVEIRO DE 5500W / 220V? OBRIGADO PELA, ÉDIO
Bom eu acho que não amigo,pois o cliente só vai consumir os 18A da corrente do projeto, o dimensionamento só foi pra aumentar os condutores que foi 4mm2 para a correção da corrente,, por ele só vai passar 18A.
não entendi o motivo, na primeira tabela de agrupamento são considerados 2 condutores em B1, e na tabela FCA foram considerados 3 condutores FCA= 0,70 ...
Gean Carlos, t a precisando de professores com boa didática e vc, é uma desses. Assim, fica fácil e prazerosos fazer projeto eletrico. Esta, associação de fatores ligados ao tipo de transporte a levar os condutores até sua carga final, podendo ser canaletas, bandejas, eleyrodutos no chão e ou alvenarias, se torna uma ilustração de conteudo, que, só nos leva ao acerto. Valeu garoto, obrigado.
EXCELENTE, MAS SEM FUNDO MUSICAL, FICA MELHOR
Parabéns, excelente, Show a Aula
Show professor, ótima explicação,tive que rever essa aula de correção de agrupamentos, melhor vídeo explicado até agora
Show de aula!! Porém uma pergunta? Esse cálculo só é possível fazer c a planta ou croqui na mão para sabermos quantos circuitos irá passar pelo mesmo conduítes e a carga instalada de cada circuitos, seria isso?
era esse vídeo que eu estava precisando agora deu pra entender parabéns
Que explicação meu amigo 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽obrigado
Achei o primeiro método mais fácil valeu
A melhor explicação de todos os canais!
Top demais .muito bem explicado..eu preciso rever mas já dá prá perceber . que não dá pra ficar fazendo puxadinho pôr aí....
Olá td bem? Ótima explicação. Tenho uma dúvida. A maioria das instalações residenciais seria em casa ou apartamento. Como saber qdo aplicar a temperatura correta. 30, 35 ou 40°?
boa aula tirou a minha duvida sobre os dois metodos
Poderia fazer um vídeo sobre fator de potência de circuitos residencial, por circuito específico, desde já agradeço professor muito boa as suas explicações sempre posto no nosso grupo de aspirantes a eletrotécnica da faculdade Senai Roberto Mange em Anápolis.
⚡JÁ PENSOU EM VIVER DE PROJETOS ELÉTRICOS? APRENDA A ELABORAR PROJETOS DO ZERO A ENTREGA E AINDA CONQUISTAR CLIENTES COM O CURSO PROJETO ELÉTRICO NA PRÁTICA! SAIBA MAIS EM escoladaeletrica.com/cursodeprojetoseletricos-vid70
Estou finalizando meu curso de elétrica, e minha aprovação depende de uma planta baixa com o projeto elétrico. Graças a Deus que tem pessoas como você que ajudam o próximo com ensinamentos ricos. Eu estava com muita dúvida sobre o circuito de agrupamento e essa explicação me ajudou muito. Deus o abençoe.
Ótimo video. Mas e agrupamento de dutos numa vala? um circuito por duto?
ótimo vídeo. Só esqueceu de comentar de que, os condutores para os quais se prevê uma corrente de projeto não superior a 30% de sua
capacidade de condução de corrente, já determinada observando-se o fator de agrupamento incorrido,
podem ser desconsiderados para efeito de cálculo do fator de correção aplicável ao restante do grupo.
E quando é só um circuito q n usamos os fatores de correção Utilizamos (In < Dj < I do cabo) Sem aplicar os fatores??
Que aula cara , muito bom , está de parabéns amigo , didatica muito boa entendi facilmente obrigadooo Anderson ..
Ai sim sabe explicar, parabens!
Gostei da didática, ajudou sim. Obrigado vou me escrever!
MUITO BOM e simples entendimento um abraço querido
Qual o melhor para se usado no dia a dia ?
obrigado explicou muito bem abriu minha mente
Muito top a sua aula ❤
Que aula abençoou minha vida hoje
Gostei da aula
To vendo este video
Só conhecia o segundo método 😮
Muito explicativo
Aí sim.
Parabéns!
Qual a temperatura ambiente a se levar em consideração, já que no Brasil no verão podemos ter temperaturas superior a 30 graus? O Ideal já é considerar 40° para todos os casos, em eletrodutos embutidos na parede?
Explica muito bem,parabéns
Bom dia professor tudo bem contigo?
Excelente explicação. Muito didática e precisa. Vou aplicar no dimensionamento da rede da minha casa, que estou atualizando para o novo padrão. Obrigado pela aula Prof. Anderson.😀
Ótima aula professor! Ao meu ver o método da "corrente corrigida" pode ocasionar erros, pois, nem sempre apresenta o mesmo resultado que o primeiro método apresentado no vídeo.
Excelente aula.
Assunto: Como distribuir as fases em um projeto residencial trifásico. !
Para que o sistema fique equilibrado!
Excelente pedida Francisco, obrigado pela sugestão, vamos providenciar um vídeo mostrando esse passo a passo. Abraços
@ Já saiu este vídeo?
perfeito, ótima didática
Muito boa vídeo aula, só fiquei na dúvida da escolha do disjuntor, faço por qual corrente?
Boa explicação obrigado...
Quando se fala um circuito com tres condutores, o que eu considero, no fator de agrupamento? Número de circuito ou condutores.
boa tarde
então pode ser usado o disjuntor de 20 amperes
Boa tarde! Ainda tem o metodo de calculo por queda de tensão.
Explica muito bem,torna simples demais a aula,está me ajudando muito
bom dia
como o eletricista pode definir a corrente de projeto de a pessoa ainda não sabe o aparelho que vai usar no futuro
Muito professo! Parabéns! Aprendi muito
Quero saber qual eletroduto usar para 4 circuitos tipo B1
Você e show obrigada
Olá Anderson beleza, mais o fio de 2,5 na tabela suportava 21Amperes com três condutores carregado não pode por de 2,5sem precisar de todo esse cálculo?
Boa tarde, a corrente corrigida tem que ser maior que a corrente do circuito?
Olá, conforme o exemplo: com três circuitos de 1,5mm², 2,5mm² e 4mm²; para dimensionar cada corrente nesses condutores terei que fazer esse cálculo para todos os circuitos?
bom dia eu tenho uma pergunta vou passar dois circuito um de tomadas e um de iluminação como faço esse cálculo são quatro fios carregados?
Professor isso é diretamente proporcional no aumento da conta de energia né?
Esclarecedor
A minha dúvida é sobre a temperatura, como faço pra saber a temperatura? Ela não varia com o passar do tempo?
Excelente aula
Mui bom
Parabéns pela explicação. Muito bom!!
Nesse caso aí do exemplo como que ficaria o disjuntor pq ficou muito próximo a corrente do circuito e a correção da corrente do cabo
muito bom. Melhor vídeo sobre o assunto
Isso sim é explicação!!! Muito obrigado professor! Minha dúvida é se em um eletroduto com apenas um circuito de iluminação e com dois interruptores em paralelo, em relação ao FCA ainda se considera um circuito com dois condutores carregados, logo FCA=1? Os retornos não são levados em consideração?
Retorno ainda é o mesmo circuito.
boa noite, este fator de correção se aplica em pequenos trechos e depois meu circuito segue solo?
É correto passar margarina nos cabos para passar por dentro de conduítes apertados?
O fator de agrupamento está ligado a qual efeito?
- Somente Efeito Joule?
- Aumento de Impedância dos cabos pela Auto Indução Eletromagnética?
- Força de Ampère?
- Aumento do Efeito Pelicular (Skin Effect)?
- O F.A. é aplicável em chicotes de cabos em veículos alimentados por corrente contínua?
No caso dos Cabos que chegam ao QDC (Exemplo: 16mm2), num úncio eletroduto, sendo sistema trifásicos (ou seja, chegam F1, F2, F3, Neutro e Terra). Considero como 1 único circuito ou 3 circuitos para calculo FCA ?🤔
Muito bom excelente explicação, bem detalhada.
Esta corrente de projeto que o professor está dizendo não seria a corrente de curto circuito aplicando o fator de potência?
A corrente de projeto não é a corrente de curto circuito plicando os fatores de agrupamento e temperatura?
Desde já agradeço por nos disponiblizar tua aula. Obrigado!
Fiquei na mesma dúvida
Em uma residencia bifasica 127/220V, caso eu tenha um cicuito monofasico Fase+Neutro+Terra (127V) e outro cicircuito bifasico Fase+Fase+Terra (220V) no mesmo eletroduto eu devo considerar 2 condutore carregados ou 3 condutores? Obrigado
Gostei demais! Tem uma dessa falando de circuitos interrados ?
Acho que nas tabelas da nbr tem, tabela 40-42 na seção "condutores"
Excelente aula. Muito obrigado. Se eu tivesse uma corrente de projeto de 20 A Teria que usar um cabo de 6mm ? Que suportaria no exemplo do video 24,97 A de corrente corrigida . Muito obrigado , Deus o abencoe sempre.
Mestre Anderson boa tarde. Aqui é o Adácio. Estou precisando da sua ajuda. Como devo fazer uma malha de aterramento em um edifício antigo para aterrar todos os apartamentos. devo escariar os pilares para ancorar os cabos de aterramento na ferragem ou isso é incorreto. Por favor me oriente
Fala meu caro, é incorreto fazer isso ok, a malha pode e deve ter conexão com as ferragens somente no primeiro andar onde for ser feita a malha. Esta malha deve ser equipotencializada junto ao BEP da edificação, desse BEP você deriva condutores de proteção para BELs em cada andar.
Muito boa aula professor, gostaria de ver esse exemplo,em uma eletrocalha ou em um perfilado. 👍👍
Show de bola Willames, obrigado pelo feedback e sugestão, já colocamos no banco de conteúdos ok. Grande abraço
@, professor, No caso dos Cabos que chegam ao QDC (Exemplo: 16mm2), num úncio eletroduto, sendo sistema trifásicos (ou seja, chegam F1, F2, F3, Neutro e Terra). Considero como 1 único circuito ou 3 circuitos para calculo FCA ?🤔
Essa correção só se aplica aos cabos ou também aos disjuntores ?
Parabéns! Bem explicado!!
Parabéns pela aula. O 1o método deu uma corrente corrigida do cabo de 4mm2 de 19,48A (sendo que a corrente de projeto é 18A)... O disjuntor dimensionado será 20A? Pq aí 20 é maior do que a corrente corrigida do cabo.
Excelente observação Lucas, Neste caso, pensando no disjuntor o teríamos que aumentar a seção do cabo para 6mm² e também corrigir e a partir disso, dimensionar o disjuntor.
Boa tarde
Toda instalação eu tenho que fazer esses cálculos ou é só para projetos grandes?
Eu posso usar apenas o segundo método nos meus projetos elétricos?
Ola, gostaria de entender melhor a conta da 2 opção pela corrente de projeto.
Pois eu fiz a conta e a minha ta dando errado
18A ÷ 0.7 x 0.87 está dando 22.37A. Pode me explicar melhor como chegou no valor de 29.55A?
Em qualquer fração, os fatores que estiverem no denominador devem ser divididos, ou seja, *18 / 0,7 / 0,87* OU, caso use parenteses, seria *18 / (0,7 x 0,87)*
Olá! Excelente aula. No exemplo apresentado, supondo que esse dimensionamento com as devidas correções feitas seja de uma TUE cuja carga instalada é um forno elétrico, como conectar o cabo de 4mm quadrados nos terminais da tomada, uma vez que esses terminais são projetados para receber no máximo cabos de 2,5mm quadrados?
Amigo ai você usaria terminais tipo pino.
A minha dúvida e qual disjuntor usar, sendo 1° método deu 19,48A e o 2° deu 29,55A
Primeira muito obrigado pelo vídeo! Sei que o foco é o FCA e FCT, mas fiquei com um dúvida em relação ao Disjuntor, pois pelos cálculos o cabo #2,5mm com a Iz'=14,61 A, logo não atende a Ib=18 A, o cabo #4,0 mm tem uma Iz'=19,48 mm, pronto minha dúvida é sobre a escolha do disjuntor, pois os disjuntores de 16A e 20A não atenderiam para os cabos de 2,5 e 4,0 mm, acho que o cabo de #6,0mm com as correções aí sim poderíamos usar o disjuntor de 20A, resguardando o cabo e atendendo a IB=18A. Aguardo resposta, e te agradeço muito pelos vídeos. Gratidão !
Guerreiro eu no cabo 4mm como a Iz' 19,48 você deveria usar o disjuntor 16A. Protegendo assim o condutor.
Eu estava rolando aqui justamente procurando um comentário como o seu... já se passou 10 meses rsrs mas concordo com você, o cabo correto não é o cabo de 4mm² é o cabo de 6mm² pois não teria como proteger o cabo de 4mm² neste exemplo.
o que é corrente de projeto?
Eu teria que trocar todas as bitolas do circuito ou não, outra dúvida teria que calcular todos os circuitos oh um só.
Esse calculo deve ser feito separadamente em cada um dos circuitos, pra facilitar isso geralmente usamos softwares pagos ou planilhas como a nossa Planilha Projeto Elétricos Plus, caso queira conhecer aqui está o link de acesso hotm.art/planilhapep_em
Obrigado, Mestre!
Mas... "condutores carregados" ,
Se tivermos em um mesmo eletroduto, 2 circuitos, iluminação e tomadas, teremos, então 4 condutores carregados ?
Consideramos condutores carregados somente fase e neutro. Tem uma associação dos condutores carregados com o tipo de circuito que é interessante tu ver, Tabela 46, NBR 5410.
Então, se tem dois circuitos que tem fase e neutro, tu não conta 4, tu conta só 2.
Professor bom dia, a formula da corrente corrigida, não seria IZ' = IZ / (FCA * FCT). Ou seja a corrente do projeto dividido pelo produto dos fatores de correção?
Boa tarde !!. A dúvida é a seguinte: No seu exemplo o cabo correto seria 4,0mm. Mas se eu tenho 03 circuitos. O primeiro luz (cabo 1,5mm2), TUG (cabo 2,5), TUE cabo 10mm2.. Obviamente o cálculo seria utilizando outra corrente de projeto. Eu teria que trocar as bitolas de todos os circuitos para que eu encontrar no cálculo. Nunca vi isso. Vc poderia esclarecer melhor? Agradeço antecipadamente.
Fala Paulo tudo bem? O primeiro ponto é que você não pode usar seções de cabos com muita diferença, sempre ter que ser numa escala de três seções, por exemplo, 1,5mm², 2,5mm² e 4mm². E você só troca a seção do cabo que for necessário conforme o cálculo. Você deve corrigir separadamente a corrente de cada cabo, no seu exemplo primeiro do de 1,5, depois 2,5 e 10. Esse calculo deve ser feito separadamente em cada um dos circuitos, pra facilitar isso geralmente usamos softwares pagos ou planilhas como a nossa Planilha Projeto Elétricos Plus, caso queira conhecer aqui está o link de acesso hotm.art/planilhapep_em
E se forem duas fases com neutro compartilhado, eu devo entender como três cabos energizados? Qual seria o fator de agrupamento?
4
Professor, não precisa calcular o eletroduto ?
E como fica o disjuntor? Considerando o primeiro caso devo colocar um disjuntor de 20A?
Exatamente! Não tem como proteger este cabo, tem que ser o cabo de 6mm² para este circuito, porém para o vídeo, sem considerar o disjuntor, está ok. Mas considerando o projeto completo, não daria o cabo de 4mm²
Boa tarde, fiquei com uma duvida. Tenho um caso que 4 circuitos saem da caixa onde ficam os medidores na rua e entram em um mesmo eletroduto tem tem 2metros e meio de comprimento e depois se afastam. Mesmo este eletroduto sendo curto tenho que fazer este calculo para que seja bem dimensionado ou nao seria um fator importante neste caso? por exemplo tenho um circuito com 48A de máxima
Uma pergunta estúpida.
Estou na parte de dimensionamento dos eletrodutos para os circuitos CC do meu projeto.
Meu sistema terá 10 strings de 21 módulos FV em série.
No caso, eu quero que todas as strings "passem" por um duto só. Nesse caso, eu devo aplicar o meu fator de agrupamento como que eu tivesse 10 circuitos, correto?
Outro ponto: para cada uma das strings, eu precisaria de um cabo positivo e um negativo para cada uma delas, correto?
E essa temperatura é a máxima anual do município?
Bom dia professor td blz, obrigado por compartilhar seus conhecimentos, uma dúvida com relação ao fator de agrupamento/ temperatura, caso haja necessidade apenas de 3 circuitos ficar juntos em um eletroduto fixado externo na parede por 6mts o fator é o mesmo ou tem alguma medida mínimo que podem percorrer juntos no eletroduto não havendo necessidade de aplicar o os fatores, aguardo um retorno? att. Andre limone
Independente de onde esteja o eletroduto externo ou interno deve se considerar da mesma forma
Eu fiquei com uma dúvida, se algum amigo poder ajudar agradeço. Esse valor final é independente da tensão? Pois presumo que a corrente calculada já esteja divida pela tensão de serviço.
Na verdade você vai encontrar a corrente na sua tensão e depois você vai fazer as correções adequadas
Bom dia.
Tudo bem?
Eu gostaria de saber como faço para CALCULAR O CONDUTOR DEPOIS DE TER FEITO TODOS ESSES CÁLCULOS E TENDO UMA CERTA DISTÂNCIA DE 14 metros DA CARGA POR EXEMPLO, DO (QUADRO DE DISTRIBUÍÇÃO ATÉ O CHUVEIRO DE 5500W / 220V É COMO CALCULAR A QUEDA DE TENSÃO SABENDO QUE O MEU MEDIDOR DE ENERGIA (POSTE) ESTÁ 200 METROS DO MEU QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE CIRCUITO CIRCUITO, COMO SERIA ESSES CALCULOS TENDO SOMENTE O CIRCUITO ESPECÍFICO PARA ESSE CHUVEIRO DE 5500W / 220V? OBRIGADO PELA, ÉDIO
Cálculo ELÉTRICOS para RESIDÊNCIA.
Outra duvida é, caso nao este fator nao seja bem dimensionado, pode haver(além dos outros problemas que vc explicou) aumento na conta de energia?
Bom eu acho que não amigo,pois o cliente só vai consumir os 18A da corrente do projeto, o dimensionamento só foi pra aumentar os condutores que foi 4mm2 para a correção da corrente,, por ele só vai passar 18A.
Video muito bom, mas o fundo musical é desnecessário... tira o foco!!!
O fundo musical é horrível mesmo atrapalha demais
tens a tabela do excel disponibilazada?
IB 18A ÷0,7×0,87=22,37 )( agora se fosse 18A ÷0,7÷0,87 seria 29,55
não entendi o motivo, na primeira tabela de agrupamento são considerados 2 condutores em B1, e na tabela FCA foram considerados 3 condutores FCA= 0,70 ...
Sao 3 circuitos...mas so 1q foi corrigido..,?
Esse (IB)? E o que?