A vantagem de 220V é que a corrente é mais baixa e com isso a bitola dos fios pode ser mais fina economizando dinheiro na compra dos fios. Sou técnico em elétrica.
@@anaoricofag1950 O mano, o choque 110v já é o suficiente para matar. Não existe esse negócio de morrer menos, os dois matam, os dois são letais. 220v gasta menos material, os fios são mais finos, você pode usar equipamentos mais potentes, como um chuveiro que esquenta bem mais.
Seria mesma coisa do 220v monofásico, afinal é 220v entre dois cabos. Independente de ser fase neutro ou fase fase sempre é medido 220v entre 2 pontos diferenciais.
O bom do 220V é que se precisar de extensão, qualquer extensão vagabunda resolve, ate mesmo aquelas extensões de fio 0.75mm no 220V aguentam 2kW de carga, por outro lado o aterramento se torna ainda mais necessario pra prevenir choques no caso de fuga de corrente...
Em partes concordo com o que foi dito no vídeo. Só esqueceu de dizer que um chuveiro na tensão 127V com a mesma potência de um na tensão 220V. A economia está na aquisição da fiação para ligar o chuveiro. Chuveiro com potência de 7.000W ligado em 220V a fiação é 6.0mm, já em 127V usa cabos de 10mm. Agora aqui em SC o cabo flex de 6.0mm está custando em média R$ 3,23 o metro, já o de 10.0mm custa R$ 6,50. Então a economia está na hora de fazer a elétrica de uma residência.
Numa casa pequena, essa economia na compra de cabos, em pouco tempo se tornará irrelevante, já numa indústria, que chega a usar quilômetros de cabo, a escolha da tensão certa, resulta em economia que beneficia por anos.
@@joseluisfreire8966 vc não poderia estar mais errado. 1) não é "voltagem", é tensão. 2) Não é "amperagem", é corrente. 3) não são 110V, é aproximadamente 127V, logo não é a metade. 4) o consumo não é medido pela corrente mas pela potência (em Watts), o que é igual em ambas as tensões. 5) brasileiro não mede esforços pra passar verg0nh@.
@@goldnicks tem nada a ver com NR-10. Tem tudo a ver com normas técnicas da ABNT, a começar pela ABNT NBR 5410. A NR-10 e demais Normas Regulamentadoras tratam de segurança do trabalho e não de engenharias em si.
O principal, já que o foco seria economia: na tensao 220V, você economiza na hora de comprar os cabos elétricos, pois a corrente produzida sera menor e nao necessitara de cabos com capacidade de condução maior, ou seja, mais grossos. OBS: Não esqueça de procrurar um profissional para fazer o correto dimensionamento de cabos, eletrodutos, disjuntores e afins. Como é bom ser eletricista!
Mesmo q o chuveiro 127v e 220v seja 5500W no inverno o 220v aquece melhor, no 127v na potência máxima quando tá no inverno vc tem q reduzir muita a passagem de água no chuveiro pra aquecer bem. 220v se você reduzir muita a passagem da água sai apelando demais kkkkk
@@fernandopessoa-w5f E no ensino médio você também aprendeu a efetuar a aplicação do fator de correção? Então os profissionais eletrotécnicos e eletricistas são invenções e desperdícios no projeto e execução do trabalho? Você não está se achando um pouco arrogante e pretensioso?
@@robertfranco4493 oxi eu falei em minha opinião, e a educação vem primeiro, vc já usou os dois chuveiros no inverno? Nunca passou dor de cabeça com isso creio! eu tô dizendo que 127v pra gerar calor e um pouco mais difícil que o 220v mesmo nas potências iguais por conta da sobrecarga pelos cabos e queda de tensão, além dos cabos de 10mm² sobre aquecer rapidamente com os 5500W, aguenta, mas.. enquanto 220v 6mm² é o suficiente, inclusive você tem economia nos cabos quando se fala de distância de cabeamento, em 127v você não pode ter um banho longo e nem um banho muito quente. (Ou seja minha opinião sobre isso que tive)
Puxa. Todos estes shorts que você produz com essa excelente qualidade merecem um parabéns. Num mundo virtual onde quase tudo é trivial , canais como o seu fazem a diferença pras pessoas certas. Parabéns.
@@samirhajjar9966 erro elementar de quem não conhece a norma ABNT NBR 5410. Existem 6 critérios de dimensionamentos de linhas elétricas. Um deles é a queda de tensão em função do comprimento do circuito. E não é correto achar que se pode usar o mesmo condutor em qualquer distância.
Eu só fui descobrir isso depois de quase colocar fogo na casa 😂😂 usando fio de 4mm no chuveiro troquei pra 10mm agora a chave cai mas não pega fogo na casa .
Você precisa de um cálculo para saber a circunferência transversal de um condutor para instalações elétricas. A Norma NBR 5410, estipula os valores mínimos, mas varia de acordo com a potência do equipamento e a distância do QDG
A relação entre tensão e corrente e diretamente proporcional na Lei de Ohm e inversamente proporcional NO COMPARATIVO entre dois chuveiros de 5500W com a diferença de um ser 220V e o outro 110v , logo: + tensão / - corrente e vice versa. Um chuveiro de 5500W funcionando em 220V gastaria em média 25A, levando em consideração a usar ele na potência máxima. P = V / F P - potência V - tensão F - corrente Caso você instale um chuveiro 5500W 110V. Você vai ter que comprar um cabo de energia que suporte 50A pra cima. Por isso o 220v economiza na fiação. Mas quem manda na hora de gastar energia é a potência do eletrodoméstico! Medida em Watts (W)
Relação entre tensão e corrente é DIRETA e não inversa. E não é proporcional por padrão, porque a resistência varia conforme a temperatura. Aumentando a tensão, aumenta a corrente. Diminuindo a tensão, diminui a corrente. 1ª Lei de Ohm. E não existe potência fixa.
@@WiltonSilveira Só está errado o ponto de não existir potência fixa. Todos os equipamentos e motores hoje tem na placa a informação da potência consumida, seja em w ou cv/hp. Essa informação é sempre do equipamento operando a 100%, em todos os cálculos, seja da rede de transmissão até a lâmpada da sua casa, será entregue para você a potência consumida e a tensão que este equipamento opera. Ai é disso que você tira a corrente, pro caso do chuveiro, se tu usar 127 V para esquentar a água na mesma temperatuda que você esquentava com 220 V, vai consumir mais corrente, porque a potência necessária continuará a mesma.
@@WiltonSilveira Eu errei, obriado por corrigir, é diretamente mesmo. O que eu queria dizer é: Um chuveiro 220v 5500w consome menos bitola de fio que um 110V 5500W, apesar dos dois gastarem a mesma potencia, a bitola do chuveiro 110v terá que ser maior para aguentar a corrente.
A bitola do fio para mesma potência pode ser menor em 220 volts por conta disso, ou seja, se estiver fazendo uma instalação elétrica do zero estiver no projeto uma rede bifásica ou trifásica onde a tensão(voltagem) de fase é 127 volts e optar passar duas fases para ter 220 nos aparelhos de grande potência como chuveiros, ar condicionado, fornos elétricos, nas tomadas de uso específico (TUE) isso pode representar uma economia considerável na compra dos fios. Lembrando que nesse caso tem que usar dijuntores bipolares para não ter risco de choque quando foir fazer manutenção nesses circuitos. Outro benefício cobtroverso é sobre o risco de morte por choque, visto que a corrente é menor conforme a voltagem é maior ( grandezas inversamente proporcionais). Em teoria a corrente tem um perigo maior conforme ela é maior, mas como disse não há consenso sobre isso. Acho que vi algo no "Eletroboom" falando sobre a relação da grandeza dos riscos em relação a intensidade da corrente,l e tensão. ( não sei se tinha uma outra grandeza. Inclusive seria um bom video para o canal desmistificar essa questão. Um abraço mestre.😊
Tensão e corrente NÃO são inversamente proporcionais. Aumentando a tensão, aumenta a corrente. Diminuindo a tensão, diminui a corrente. E isso afeta diretamente nos riscos com eletricidade. O que mata é a corrente e só existe corrente se existir tensão. Uma pilha de 1,5 V não oferece riscos. Uma tomada de 127 V pode matar. Aumentando a tensão, o risco aumenta.
@@bernardodc9631 A potência dissipada no caso de choque não será a nominal do chuveiro, mas sim aquela resultante da maior corrente em razão da maior tensão (220V contra 127V) passando pelo corpo da vítima (resistência constante). Daí, quanto maior a tensão, maior a corrente (e potência).
mas não tem nada de errado em dizer que o 127v é menos economico, por mais que a diferença PODE ser muito pequena, e por menor que seja, ela ainda existe, então não invalida nenhuma das duas afirmações Kkkkkkk
@@skyunrelenting sim, mas "ninguém" responde dessa forma técnica, quem diz que é mais econômico 220, n sabe explicar o pq, apenas diz que é. É tipo uma lenda urbana
Tem também uma pequena economia com a fiação, que não precisa da mesma espessura. Em casas não é muito grande, mas em prédios ou grandes construções pode ser bem significante
Olá, a economia existe sim! se ambas as instalações estiverem na norma. Geralmente o 220v é aplicado para se passar fios de menores "bitolas"(espessuras) ou com o mesmo foi você perder amentar a corrente o que gera grande economia no projeto a longo prazo seria com relação ao aquecimento do fio então sim 220v é mais econômico e seguro já que pra atingir a mesma potencia no 110v só é necessária metade da corrente. Gerando menos aquecimentos no condutor e menos gastos em altas temperaturas.
@@germanosmota eh mais complicado mesmo, como o Wilton comentou. Simplificando e ignorando outros fatores (temperatura ambiente por ex), a perda nos cabos acaba sendo proporcional a corrente que neles circula (o q n torna o aquecimento o mesmo), ela so eh desprezivel no caso do chuveiro eletrico. Mas em uma planta industrial com varias maquinas eletricas, uma troca de maquinas 127V por 220V, ou 220V por 380V, pode gerar economia significativa devido a menores perdas, e nao apenas no custo da instalacao.
Não costuma ter uma diferença muito significativa. Por exemplo, considerando um chuveiro de 5500W (nominal) 127V, ele terá um MENOR consumo do que um chuveiro de 5500W 220V pois ele terá uma maior QUEDA DE TENSÃO, considerando circuitos de mesmo comprimento e mesma seção transversal. Mesmo um chuveiro em 220V tendo menores perdas dissipadas nos cabos, o consumo total ainda seria maior, pois teríamos mais eficiência na carga, logo, maior potência. Mas no final, a diferença costuma der ínfima.
Sou eletricista. Excelente explicação. E tem também o fato de que ligando um chuveiro, por exemplo, no “110” você vai precisar de um fio bem mais grosso por causa da corrente ser maior Fio mais grosso= preço maior Logo, utilizando chuveiro, torneira elétrica, forno elétrico, fritadeira e etc no 220V você economiza na compra dos cabos também
Fazer uma instalação elétrica em 220V pode ser mais econômico, pois permite o uso de fios com bitola menor em comparação com uma instalação em 110V. Isso ocorre porque a potência transmitida através dos fios é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à corrente. Em 220V, a corrente necessária para transmitir a mesma potência é menor do que em 110V, o que significa que fios com bitola menor podem ser usados com segurança. Isso resulta em custos reduzidos de material e mão de obra durante a instalação. No entanto, é importante garantir que a instalação esteja de acordo com as normas elétricas locais e que seja realizada por profissionais qualificados para garantir a segurança e a eficiência do sistema elétrico.
Sou eletricista cara, e de longe, essa foi a melhor explicação que alguém que não é da área pode ter falado e compartilhado... Nota 10 (Como é bom ser eletricista NERD 😉👍)
Sim, o video foi excelente, porém devemos dismistificar pro povo que não entende, isso porque o circuito 127 VAC tem sua função e o 220 VAC te m a sua ou seja: 127 VAC seria bom ser utilizado em circuitos de corrente baixa corrente, como iluminações e tomadas gerais de baixa corrente, e qual a vantagem? Na iluminação podemos utilizar fiações com bitolas menores com isso economizando no orçamento... Já os circuitos em 220 VAC, a melhor utilização seria circuitos motriz, ou motores elétricos, e porque? Porque a corrente por exemplo de uma máquina de lavar com um motor de 2 CV é menor em 50%, exemplo se um motor de 2 CV a corrente for 1 AMP em 220 V, já em 127 V a corrente seria 1,5 AMP, isso sim trás economia de consumo, resumindo a tensão em 220 V deve ser empregada sempre em circuitos motriz, geladeiras, secadoras, máquinas de Lavar, liquidificadores... Lembrando que tudo que reduz a bitola de um cabo, diminuem o orçamento hoje!
Sim e dependendo da distância do banheiro, o 110 do chuveiro sai mais caro ainda na afiação, ja que teria que aumentar a grossura do fio pela queda de rendimento.
A questão não é diretamente o disperdício de energia, se ambos estiverem usando a bitola correta, o 220 irá economizar no custo dos cabos, que é bem menor, pois exige bitolas menores. A grosso modo, a 110V usa fios grossos e a 220V usa fios finos, pois a amperagem é menor.
Traduzindo. Casa até 40 ou 50 metros Distância curta chuveiro de 7500 cabo de 6 mm O mesmo chuveiro em 127 vá Cabo de 10 mm Exemplo simples Quanto mais longe do qd mais perda vc terá. Como e bom vc tá estudando elétrica básica residencial Gente e facinante estou na primeira semana do curso.
O problema não está na tensão elétrica. E sim na cobrança da conta de energia. O 220 volts utiliza a potência aplicada em um divisor do relógio por igual ou seja: um equipamento de 1000 watts de potência é dividido em uma carga aplicada para ambos condutores do relógio. Sendo assim o 110 volts aplica toda a carga um um só condutor do relógio. Agora imagina uma casa que não está balanceada em sua carga aplicada. Em um determinado fio do relógio passou no mês 230kw e no outro fio do relógio passou 160kw. Sendo assim a concessionária de energia não vai sair somando 230 + 160 = 390kw a concessionária vai pegar o ( maior ) 230 e multiplicar por 2 ou seja 230×2= 460kw então ela vai cobrar 460 kw na conta. Então vamos imaginar que na sua cidade o 1kw custa R$ 0,81 centavos e isso depende da bandeira ( ser verde, amarela ou vermelha) para cada bandeira o valor cobrado muda. Más vamos levar em consideração a bandeira vermelha que em torno de R$ 0,81+- R$0,81 × 460= R$ 372,60 reais + o TUSD que somado vem quase o mesmo valor exemplo: R$ 0,76 × 460 = R$ 349,60 + impostos e sua conta sai quase R$ 830,00 Sendo assim, o 220 volts calibra por igual as cargas e o 127 volts não. Pq tudo depende do uso de cada equipamento. Más a concessionária não está nem aí, ela vai cobrar pela garrafa de dois litros, e se você bebeu ou não o problema não é dela. Igual ao copo de chopp, você paga o copo, só que não bebe a espuma. Espero ter ajudado.
@@domngosgabriel sou formado em engenharia elétrica. Na época da faculdade, visitei concessionária da minha cidade em um evento onde em pauta foi abordado como a concessionária fazia sua cobrança. Foi aí que esse tema veio a tona. A concessionária não está errada de fazer esse tipo de cobrança, pq o problema não está relacionado a concessionária e sim a rede balanceada de cada residência. Ou seja, em vez da contratante " pessoa fisica" contratar um profissional qualificado, ela contrata o zezinho que é eletricista e não um engenheiro e nem eletrotécnico, e por sua vez o zezinho que cobrou mais barato. Faz a instalação de qualquer jeito. E por sua vez, a mal distribuição, vai estourar na conta de energia. Então se na casa da pessoa a tensão elétrica mais usada é a de 127 volts, se a rede está toda mal balanceada, é notório que a maior carga aplicada será em cima de uma fase, e essa fase será a responsável pela maior cobrança. A solução é desmanchar tudo e fazer uma distribuição balanceada entre todos os eletrodomésticos, chuveiros e iluminação, respeitando todos os critérios de leis da física, sistema e padrão de segurança entre dispositivos e as normas da NBR5410/2004 Princípios fundamentais da NBR 5410 Os princípios fundamentais são aqueles que orientam os objetivos e as prescrições da norma e, por isso, todo profissional que realiza instalações elétricas deve conhecê-los. São eles: proteção contra choques elétricos; proteção contra efeitos térmicos; proteção contra sobrecorrentes; circulação de correntes de falta; proteção contra sobretensões; serviços de segurança; desligamento de emergência; seccionamento; independência da instalação elétrica; acessibilidade dos componentes; seleção dos componentes; prevenção de efeitos danosos ou indesejados; instalação dos componentes; verificação da instalação; qualificação profissional.
Melhor que ser nerd é ser técnico e saber exatamente do que se está falando!!! Explicação muito básica, a distribuição elétrica em uma residência vai muito além de "fios mais grossos" e "diferenças de desperdício"!!!😮
Excelente reflexão, a bitola dos cabos são dimensionados conforme a corrente que ele suporta, digamos que um chuveiro 127V seja de 60A, deve ser utilizado um cabo que suporta a corrente de 60A, se for um chuveiro 220V, a corrente é dividida entre as fases, sendo 30A para cada fase, o cabo que suporta 30A é mais barato, ou seja, economiza na obra.
Isso mesmo. 110v não esquenta a água, estraga torneira elétrica, é só prejuízo. Tenho uma torneira elétrica 220v a 3 anos e nunca troquei a resistência.
@@eltonnferreira3477 na região onde a energia é trifásica o ideal pra uma casa com 2 chuveiros , é instalar o padrão trifásico para uso dos chuveiros , assim vc pode ligar os 2 que o disjuntor não cai ,, já pro resto da casa vc pode usar uma das fases e o neutro pra ter os 127V pras tomadas e lâmpadas .
Na versão 110 você sempre vai ter aquele problema com fios derretendo, na versão 220 isso não acontece. Então se vc não quiser fios derretendo faça um 220.
Primeiro que 110v não existe é 127v, se usar chuveiro com 127v a corrente é maior, portanto será obrigado usar cabo com secção maior ou seja a economia só existe na compra dos cabos
A versão de voltagem 127 ou o popular 110 é um lixo!!! Deveria ser abolida! Tu gasta o dobro com fios, tem que pedir bifase pq chuveiros eletricos mais potentes necessitam, ar condicionado necessita. Se tu precisar levar energia a um lugar mais distante é uma merda também! Enfim, 220 é melhor pra tudo!
Que 127 V é ruim para qualquer coisa, concordo. Mas não é simples abolir, porque teria que alterar coisas demais para dezenas de milhões de consumidores. Geladeiras, liquidificadores, etc...
O problema é q nem todo lugar é 220V q no meu caso a casa é toda 127V o padrão de entrada é monofasico e a concessionária só faz ligação de um padrão bifasico quando a residência tem um consumo maior q 8 kW, mas seria ótimo se a maioria dos chuveiros fossem em 220V pra n ter problemas de aquecimento de cabos, disjuntores desarmando e queda de tensão, principalmente no inverno, hj moro numa residência com chuveiro 220v o aquecimento e o mesmo mas a tensão cai pela metade do q em 127 tmb aquece bem aguas geladas, na conta de luz não muda nada, mas a qualidade de energia é melhor.
@@ezequielsilva31322 Muito fácil justificar um consumo maior, um chuveiro, um fogão elétrico, forno elétrico, microondas. Chato e ter que justificar, mas é fácil hoje em dia. Alem disso, cc pode falar, pow, nao posso passar um cafe na cafeteira enquanto minha mulher toma banho, pq se nao o disjuntor desliga.
Sou eletricista, gostei da explicação e me permita acrescentar uma coisa, 220v normalmente te faz economizar em cabos elétricos, porém oferece mais risco a sua segurança, uma vez que tem uma capacidade maior de levar uma pessoa a óbito quando ocorre um acidente! E um outro detalhe bem importante, chuveiros 127 só chegam a 5500w por norma, pois acima disso seriam nescessário cabos muito grossos para sustentar um chuveiro assim, o que também gera um outro problema de como conectar cabos tão grossos a um chuveiro pequeno. É muito interessante entender e estudar sobre isso!
O trabalho de motorista é uma ocupação que envolve a condução de veículos para transportar pessoas, mercadorias ou materiais. Os motoristas podem trabalhar em diferentes setores, como transporte de passageiros, entregas de mercadorias, transporte de cargas, entre outros. Quanto ao salário, os ganhos de um motorista podem variar dependendo do tipo de trabalho e da região em que atua. Em média, um motorista pode ganhar entre R$ 1.500,00 e R$ 3.000,00 por mês, mas esse valor pode ser maior em casos de motoristas profissionais, como motoristas de caminhão ou motoristas de aplicativos de transporte. Existem algumas vantagens em ser motorista, como a flexibilidade de horários, a possibilidade de conhecer novos lugares e pessoas, e a independência no trabalho. Além disso, em alguns casos, os motoristas podem receber benefícios como vale-alimentação, plano de saúde e seguro de vida. No entanto, também existem algumas desvantagens nessa profissão. O trabalho de motorista pode ser cansativo, principalmente para aqueles que passam muitas horas dirigindo. Além disso, os motoristas estão sujeitos a condições de trânsito adversas, riscos de acidentes e podem enfrentar situações de estresse no dia a dia. Para se tornar um motorista, é necessário possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria correspondente ao tipo de veículo que será conduzido. Além disso, é importante ter conhecimento das leis de trânsito, ter habilidades de direção segura e, em alguns casos, é necessário realizar cursos específicos, como o curso de transporte de passageiros. Em resumo, o trabalho de motorista envolve a condução de veículos para diferentes finalidades, como transporte de pessoas e mercadorias. Os ganhos podem variar, mas é uma profissão que oferece flexibilidade de horários e a possibilidade de conhecer novos lugares. No entanto, é importante estar ciente dos desafios, como o cansaço e os riscos do trânsito. Para se tornar um motorista, é necessário possuir a CNH adequada e ter conhecimento das leis de trânsito.
*Como economizar?* • Banho gelado: economiza na energia, afinal não há gasto de energia para aquecer a água. E faz bem para a saúde física e mental 💪 *"Como é bom ser nerd"*
Dica: um chuveiro 110v tem a sua fiação interna mais resistente por conta da alta corrente, então comprem um 110v e instalem uma resistência 220v e terão um chuveiro super parrudo
Se a carga instalada não for alta o suficiente, não se justifica uma instalação bifásica ou trifásica. Nesse caso, o chuveiro 127V é uma opção perfeitamente válida, desde que os condutores sejam dimensionados corretamente pela capacidade de corrente e queda de tensão - geralmente as instalações do manual são suficientes - e as normas de segurança sejam observadas (aterramento e uso de IDR - interruptor diferencial-residual).
Já passou da hora de padronizarem o 220 V pro Brasil todo. Ninguém merece ir pra outro estado e não poder comprar ou reutilizar um equipamento adequadamente kkkkkk
Aí, na mesma cidade, vai ter um monde de casa com o padrão 110v, já que quase ninguém vai querer trocar todos os aparelhos de casa, e um monte de casa com padrão 220v. Aí ao invés de você se preocupar com a tensão quando for para outro estado vai ter que se preocupar com a tensão em casa casa que você for. Péssima ideia
@@Silvio-Ferraz O povo muda, fim de papo. Em locais desenvolvidos são assim, padronizados. As novas construções de agora pra frente, forem 220, em 20 anos a maioria migrará para essa tensão. Apenas 5 estados usam 110 hoje em dia, sendo 2 deles (SP e RJ), presença de uso misto. É uma questão que atrapalha turismo e reaproveitamento de aparelhos no território nacional. Péssima ideia é permanecer nessa bagunça, que convenhamos, é horrível!
@@gustavomelofa Daqui 20 anos a MAIORIA vai ter. Ou seja daqui 20 anos vai ter ainda um monte de casa com 220 e um monte de casa com 110. Imagina você ter que mudar de casa na mesma cidade e ter que trocar todos os equipamentos, isso sai caro. Uma pessoa que trabalha fazendo instalações nas casas das pessoas vai ter que ter dois de cada equipamento. Você está querendo resolver um probleminha que afeta poucas pessoas e que nunca vi ninguém reclamar gerando um problemão que afetará milhões de pessoas.
@@Silvio-Ferraz Ninguém faz política criando leis duras, dentro de um prazo curto. Muitas pessoas literalmente já realizam isso que você falou indo de um estado para outro kkkkk Seria benéfico e gradual a padronização nacional de longo prazo.
Eu achava que era mais econômico pois o relógio mede a corrente passada, logo, se com 220V puxa menos corrente, vai rodar menos no relógio, custando menos na conta
A unica economia existente quando falamos de instalações 220V é no material usado para fazê-la. O custo mensal na sua conta de luz é o mesmo, na verdade tem até um custo fixo maior que em casas com instalações 110V, pois vc possue um custo mínimo mensal para manter a instalação com 2 ou mais fases. Na prática, para quem de fato mora no local, não tem diferença entre custos em conta de luz. Quando ele citou a questão de fio esquentando, isso só é levado em conta quando é utilizado equipamentos errados, como por exemplo bitola de fio inferior ao necessário. Nesse caso sim, o fio irá aquecer e gerar um efeito onde consumirá mais energia. Mas isso acontecerá somente em casos onde a instalação foi feita de maneira errada. Enfim, não há diferença alguma no custo com a conta de luz no final do mês em uma casa habitada durante os 30 dias rs
Um conselho para todos use cabos de 2,5mm para todo o circuito da sua residência vindo do Quadro geral e o cabo que vem do seu medidor para o quadro geral use cado de 4mm ou 6mm isso para uma casa simples caso seja um projeto mais que o comum contrate um técnico ou engenheiro elétrico
O que vai determinar a seção de um condutor elétrico é a corrente Quanto maior a tensão menor a corrente Porém ambas as tensões o consumo em Watts potência elétrica ou potência ativa Ambos tanto faz um chuveiro em 110 ou 220 V se a potência for a mesma O consumo em KwH será o mesmo
Sei que é legal a parte "como é bom ser nerd". Mas a questão é "como é bom ser inteligente". O bom senso n deveria ser negociável. Esse canal ajuda, como muitos outros, a nós aprendermos o básico. Essas coisas deveriam ser de conhecimento de toda população. Já perdi as contas, de como conceitos simples, só aparecem muito depois na vida da pessoa. E n são difíceis de assimilar, basta as pessoas valorizarem mais, essas questões do dia a dia. E explicar de um jeito simples também, n precisa ser nada a nível engenharia. Precisamos de conhecimentos úteis. Bom vídeo.
Você divide a tensão pela potência para achar a corrente produzida pelo chuveiro em ampéres. Com base na corrente você determina o cabo e o disjuntor necessários. Ex: um chuveiro de 5500 watts em 220 vai ter 25A. Daí você precisaria de um cabo de 4mm2 e um disjuntor de 32A. O mesmo chuveiro em 127v precisaria de um cabo de 10mm2 e disjuntor de 50. Melhor optar pelo de 220 porque o custo da instalação fica menor. Mas no dia a dia o consumo é o mesmo.
A grande diferença está na execução da obra. Com tensão 220 o fio pode ser mais fino. Na construção de um edifício residencial ou comercial essa diferença é significativa no preço da obra com fios e no custo com disjuntores.
A eficiência do 220 também ajuda justamente por fazer o cabeamento ser mais confiável ao longo do tempo. Também tem o fato que alguns dispositivos só funcionam no 220
Lei da Potencia: P = V . I Ou seja, a potencia é igual a tensao vezes a corrente. Se temos um chuveiro de 110V, para ter uma potencia igual a 3300W, a corrente tera que ser de 33A. Ja um chuveiro, que funcione a 220V, para ter a mesma potencia de 3300W, a corrente tera que ser de 16,5A. No final, o chuveiro vai aquecer a agua da mesma maneira, gastando a energia igual em ambas as formas, porem, quando se há uma corrente alta, é necessario ter uma fiação de maior diametro, justamente para nao esquentar ao ponto de pegar fogo ( pra segurança ), entt voce acaba tendo mais gastos com os fios quando for comprar um chuveiro 110V.
Moro no 220 trifásico... Aqui se a luz tremer é pq é culpa da lâmpada e ta na hora de trocar. Extremamente estável e confiável. Perfeito pra manter aparelhos sensiveis a mudanças de tensão na tomada, como computadores e televisores
P=i.u Se diminuo a tensão, eu preciso aumentar o DDP pra manter a mesma potência. Essa diferença de potencial pode ser obtida em forma de fios com menos resistência, ou o aparelho simplesmente acaba gastando mais naturalmente. Único caso que isso não faz muita diferença é justamente no chuveiro, por que a função dele é esquentar utilizando uma resistência.
*INCORRETO, o que determina o desperdício no cabeamento é com o aumento da corrente, é a corrente que praticamente dobra de valor já que estamos falando de uma mesma potencia independentemente da tensão. E quando falo "dobra" estou me referindo a corrente e não o cabeamento, um chuveiro de 5000w em 220v a corente é 22,70A e para 5000 em 110V é 45,5A observe que dobrou a corrente. O cabo de 10mm² suporta o chuveiro de 110v e o cabo de 4mm² suporta o chuveiro de 220v. Se dividir 10÷4=2,5 vezes e não 4 vezes. "COMO É BOM SER ELETRICISTA" 😉* Se o vídeo era matar o sonho de quem quer tomar um banho quente você conseguiu com esse vídeo.
Normalmente o chuveiro tem potencias diferentes em cada voltagem para o mesmo modelo. Por exemplo o Duo Shower da Lorenzetti é vendido com 5500W em 127V e com 7500W em 220V, então consomem energia de maneira diferente.
pra instalar equipamentos com potencia maior como o chuveiro em 110v, tu acaba gastando mais no momento da intalaçao, pois precisa comprar e dimensionar os cabos, disjuntores e demais proteçoes pra essa corrente mais alta, que sempre eh o dobro da 220v. depois do dimensionamento correto tu nao vai ter gastos maiores do que se tivesse com o 220v.
Basicamente a fiação será sempre mais barata, para além da nossa casa temos que pensar em escala, para o país 220 é mais econômico, fiação menor, mas também transformadores menores. A única vantagem do 127 é a segurança. Não a toa apenas as capitais tem 127, era coisa pra os "ricos", ironicamente "todo mundo", vive em cidades hj.
O resumo é que qualquer instalação elétrica com fio de bitola menor do que a exigida faz com que o fio se comporte como uma resistência e esquente ; e isto se chama efeito joule ; e o medidor de consumo interpreta o aquecimento do fio como um consumo de energia elétrica também ...
Em Portugal o fornecimento de energia é todo 220 a 50HZ e nas instalações atuais usa cabo unifilar de 2.5mm, e nas placas de vitroceramica de indução e fornos elétricos é de 5mm, em instalações antigas usavam cabos de 1,5 que muitas vezes acabava por derreter porque ligavam aparelhos muito potentes e o cabo tinha um aquecimento enorme.
em relação ao chuveiro não só a bitola do fio do 220v pode ser menor (o que economiza no preço do fio) como a chave do quadro também pode ser menor (e mais barata). fora que na maioria das vezes vc pega um chuveiro de tal marca e modelo e nota que o 110v geralmente gira em torno de 5000W enquanto que o 220v gira em torno de 7000w. Aqui no sul isso faz muita diferença no inverno. por ultimo... experimenta colocar vários equipamentos que exigem carga alta para funcionar ao mesmo tempo, todos 110v e todos 220v depois me diz qual que vai fazer o disjuntor geral cair antes kkkkk se não trocar toda a fiação e não fizer uma distribuição correta o 110v não dura não... e com certeza vai ser mais caro sim!
Tem algumas ressalvas. Por exemplo, se compararmos uma rede monofasica 127V e uma rede bifasica 220V, o disjuntor bipolar custa cerca de 3 vezes mais. Para o padrão da concessionária, o bifasico é mais caro que o monofásico e utiliza 3 cabos de 16mm², no mínimo, enquanto no monofasico utiliza-se 2 condutores de 10mm² no mínimo. O IDR tetrapolar é mais caro que o IDR bipolar. Tem mais DPS no quadro da rede bifásica. O barramento é levemente mais caro. Uma rede bifasica tem a função de dispor de uma quantidade maior de potência e não costuma ser mais econômica, pois essa não é a função dela.
Podem pesquisar aí na rede, além da bitola dos fios ser maior, a potência dos chuveiros também é menor. A versão de 220v costuma ter 7500W e a de 110 tem 5500.
Nas cidades mais evoluídas, já descartaram o 110volts, faz tempo. Tudo é 220volts, não precisa se preocupar qual a tensão. Serve tanto para aparelhos de baixa potência, com para os de alta. A segurança da rede é maior e mais econômico.
Concordo. Inclusive, na prática, os fabricantes não fazem chuveiros 127V com mais de 5500W, pois já sabem que a fiação da maioria das casas não vai suportar tanta corrente. Já no 220V é fácil encontrar chuveiro com até 7500W.
110V só existe (ou existia, tenho que verificar) na região central de São Paulo. Em todo o resto do país o normal é 127V (220√3/3). Então, a relação é 3, 4 realmente seria entre 110V e 220V). Fiz o projeto da casa de meu irmão mais novo que mora em Vila Mariana e consultei a norma da Eletropaulo na época. Lá, os secundários dos transformadores da rede de distribuição são em delta com tap central, ou seja, 220V entre fases e exatamente 110V entre fase e o tap. Mas parece que a denominação “110V” pegou no Brasil inteiro. Ainda hoje se fala em 110 e 220 volts onde a tensão de fase (entre fase e neutro) é na realidade 127V (quase todo o país). De qualquer modo, a vantagem de se usar 220V em vez de 127V ou 110V é na economia dos condutores. Em vez de cabos 6mm² ou mesmo 10mm², na maioria dos casos poderá ser usado cabos 4mm². Independente da tensão utilizada o importante é usar um bom sistema de aterramento associado com IDR (interruptor diferencial-residual), obrigatório por norma, e preferencialmente optar por chuveiros com resistência blindada para eliminar totalmente a possibilidade de choque elétrico. Os contatos do chuveiro de 127V tem que ser mais reforçados, uma vez que correntes 1,73 vezes maior (ou duas vezes no caso - bem raro - dos chuveiros realmente de 110V). Se o cabo for corretamente dimensionado para capacidade de corrente e queda de tensão, as perdas no cobre serão mínimas, independentemente da tensão do chuveiro.
Outra vantagem em utilizar o 220 é balanceamento de fase, o ideal seria utilizar 127 para iluminação pois os interruptores monopolares são mais baratos e faceis de encontrar no mercado, e em tomadas utilizar 220, alem de balancear as feses, vc consegue colocar um numero maior de tomadas com cabo de 2,5, que o cabo indicado para circuitos de tomadas.
Tem uma coisa que não estou vendo ninguém falando: porque a tensão 220 tem corrente menor? Se você colocar o dedo na tomada 110 você vai tomar um choque muito menor do que se colocar o dedo na tomada 220, então isso significa que 220 tem uma capacidade de mandar corrente para seu dedo duas vezes maior do que 110, já que pela lei de Ohm, V=RI. Como a resistência do seu corpo não vai mudar, a tensão maior vai aumentar a corrente mesmo e você vai tomar um choque maior. Mas no caso do chuveiro, estamos partindo do princípio que a potência vai ser a mesma, a corrente muda porque a resistência do chuveiro 220V tem que ser maior do que a corrente do chuveiro 110V. E quanto maior a resistência, menor é a corrente necessária para atingir aquela mesma potência. Então num chuveiro 220V: P = VI 5500W = 220I I = 25A Mas V=RI Então R = 220/25 = 8,8 Ohms Num chuveiro 110V, a mesma conta dá: I = 50A R = 2,2 Ohms Ou seja, o que diminui a corrente é a resistência e não a tensão.
Percebam que vários aparelhos 110, como Airfryer ou forno elétrico esquentam o cabo do próprio aparelho. As fabricantes pra economizar não usam a bitola adequada do cabo dentro do próprio aparelho. Então os 220 acabam sendo mais eficientes.
Olha, sobre a economia eu não posso afirmar, mas sobre o aquecimento sim. Moro em cidade fria e 110 não esquenta igual, mesmo a potência sendo a mesma do 220 e respeitando as devidas "bitolas". 220 tem um funcionamento bem melhor. Equipamentos com motores tbm são beneficiados, já que o pico de amperagem e menos e isso trás sim economia.
Para uma mesma potência, a fiação para uma instalação 220v usa fios com metade da bitola necessária parar fiação 110v. Portanto será usada a metade do cobre. Isso é uma economia muito grande. Se for pensado em termos de cidade ou mesmo um país a economia seria gigante
A economia é grande também na implantação do sistema elétrico. Como a espessura dos cabos para um sistema 110v é o dobro da bitola em relação a um sistema 220v, então é muito mais barato implantar um quadro elétrico 220v do que um 110v... Também é possível encontrar eletro-domésticos similares, mais baratos na versão 220v.
A diferença vai ser apenas no momento de construir o seu circuito elétrico, se utilizar o 220v vc poderá utilizar um cabo eletrico com bitola menor do que se fosse em 127v, gerando assim uma economia, pois o cabo mais fino é mais barato. Mais depois de o circuito já estar pronto, não haverá mais diferença.
A economia do uso de 220 está na instalação elétrica. Basta imaginar a fiação necessária para um prédio com 40 apartamentos: fiação 2.5mm para equipamentos de alta potencia em 220 e fios de 6mm para equipamentos de mesma alta potência em 110. Como é bom ser engenheiro!
Pois é. É só colocar fios mais grossos pra não ter desperdício de energia. Mas, pra colocar fios mais grossos a instalação elétrica fica bem mais cara. Você precisa colocar fios com o dobro da secção. Por isso, pelo menos para aparelhos de alto consumo como chuveiros e ar condicionados é melhor usar 220V. Um chuveiro de alta potência que pode puxar até 40 amperes você usa fio de 6mm2. Se fosse 110 teria que usar o de 10mm2. Por isso simplesmente é burrice usar chuveiro em 110, a não ser que sua cia de eletricidade só disponibilize 110.
Os medidores de energia (relógios da Energia) antigos àqueles de tem a rodinha que fica girando tem dificuldade de medir em nomofasica ( dois 127v para ter 220v) então antigamente erra mais econômico o 220v monofásico por falha técnica do equipamento de medição
1 coisa q achei besteira, foi ter trocado a fiação aqui de casa: substitui fio rígido por fio flexível padrão (bitola) indicado pela norma da companhia/prefeitura. Simplesmente, aumentou a conta de energia.
Mas a troca jamais seria com o intuito de economizar. 220V não costuma gerar economia, ele só é melhor mesmo. Na maioria dos casos, é uma segurança necessária.
Se não toma banho a economia e maior.
Pai do Cris.2017.
Francês: eu sou a personificação da economia 😂😂😂
Se tomar banho na chuva tmb é económico e não anda tipo 🐽 😅😅😅😅
Ele nunca falou isso na série, mas okay
Se começar a tomar banho às 23:55 e terminar às 00:05 , já tomou banho para os dois dias....
@@albertsilva747Mas tem uma frase dele que é "se não comprar o desconto é maior" ou algo do tipo, o cara só adaptou
Se entrar no banho as 23:55 e sair às 00:05 você tecnicamente tomou banho 2 dias seguidos. Siga o canal para mais dicas de economia.
kkkkkkkkk, boa!
😂😂😂
😂
E se for do dia 31/12 pra 1/1 é 2 anos seguidos🗿🍷
Kkkkkkk
Já tinha pensado nisso
A vantagem de 220V é que a corrente é mais baixa e com isso a bitola dos fios pode ser mais fina economizando dinheiro na compra dos fios.
Sou técnico em elétrica.
Somos! 🤝
Exatamente amigo. Muito melhor 220v.
E a desvantagem?
@@icamicostasilva4553 O choque de 220v é 4x mais letal que o de 110v.
@@anaoricofag1950 O mano, o choque 110v já é o suficiente para matar. Não existe esse negócio de morrer menos, os dois matam, os dois são letais. 220v gasta menos material, os fios são mais finos, você pode usar equipamentos mais potentes, como um chuveiro que esquenta bem mais.
Explicou pra uma instalação residencial monofásica com entrada de 110v no Padrão(medidor). Para 220v (bifásica)muda completamente.
Seria mesma coisa do 220v monofásico, afinal é 220v entre dois cabos. Independente de ser fase neutro ou fase fase sempre é medido 220v entre 2 pontos diferenciais.
Nao poderia ter explicado melhor este tema com tão poucas palavras... perfeito!
O bom do 220V é que se precisar de extensão, qualquer extensão vagabunda resolve, ate mesmo aquelas extensões de fio 0.75mm no 220V aguentam 2kW de carga, por outro lado o aterramento se torna ainda mais necessario pra prevenir choques no caso de fuga de corrente...
Confia...
Boa kkkkk
Em partes concordo com o que foi dito no vídeo.
Só esqueceu de dizer que um chuveiro na tensão 127V com a mesma potência de um na tensão 220V. A economia está na aquisição da fiação para ligar o chuveiro.
Chuveiro com potência de 7.000W ligado em 220V a fiação é 6.0mm, já em 127V usa cabos de 10mm. Agora aqui em SC o cabo flex de 6.0mm está custando em média R$ 3,23 o metro, já o de 10.0mm custa R$ 6,50.
Então a economia está na hora de fazer a elétrica de uma residência.
O problema é que a potência não é exatamente a mesma.
Não é a mesma potência REAL, embora possa ter a mesma potência NOMINAL.
Mas foi exatamente o que ele falou no vídeo. Economiza na fiação. Teoricamente a economia vem antes do 🚿
Obrigado por comentar isso. Não entendi o vídeo. Achei mal explicado
Numa casa pequena, essa economia na compra de cabos, em pouco tempo se tornará irrelevante, já numa indústria, que chega a usar quilômetros de cabo, a escolha da tensão certa, resulta em economia que beneficia por anos.
A imagem do cara decapando um cabo coaxial para instalação de um chuveiro elétrico foi de cair o Ku da bunda.
Nunca duvide😂
😂😂😂😂😂😂😂
Eu também fiquei de ku caído.
E depois botam fios de 1.5
😂😂😂😂😂😂
Po galera, estão forcando de mais kkkkkk
É claro que ele pega imagens só de referencia
@@mariomath1057 Eu sei, mas não duvido nada que um desavisado vendo esse vídeo vá instalar um chuveiro com cabo coaxial, dizendo que viu neste canal.
@@Mephistopheles_Phelestophinto kkkkkkk
Já peguei um plugue macho que "dava choque". O cara colocou o fase no parafuso que fecha o plugue!!!
Kkkkkkkkk
Chuveiro de 6400w no 220v passa uma corrente de 29A. A mesma potência 6400w no 110v a corrente é 58A. Precisando assim de fios mais bitolados...
Nao sabia que podia usar cabo coaxial pra instalar chuveiro. Obrigado por ensinar.😮😮
Pode po, o chuveiro vai ter até Wi-Fi.
😂😂😂
😅😅😅😅😅😅😅😅
a versão 110 é sempre o dobro da amperagem da versão 220, logo, consome o dobro.
Video falso.
@@joseluisfreire8966 vc não poderia estar mais errado.
1) não é "voltagem", é tensão.
2) Não é "amperagem", é corrente.
3) não são 110V, é aproximadamente 127V, logo não é a metade.
4) o consumo não é medido pela corrente mas pela potência (em Watts), o que é igual em ambas as tensões.
5) brasileiro não mede esforços pra passar verg0nh@.
@@theChadVader jantou o cara😅
Como já informaram, a principal diferença está na hora de comprar os cabos :) o cabo com bitola menor custa menos
Depois o cara vai gastar mais pra reformar a casa incendiada 😅
@@guilgs94porque?
@@guilgs94
Sim, todas as cidades que entregam 220v tem pelo menos 8 mil ocorrências de incêndio por dia
(Contém ironia)
@@goldnicks tem nada a ver com NR-10. Tem tudo a ver com normas técnicas da ABNT, a começar pela ABNT NBR 5410. A NR-10 e demais Normas Regulamentadoras tratam de segurança do trabalho e não de engenharias em si.
@@WiltonSilveira erro meu, comentei com sono e contundi uma com a outra.
O principal, já que o foco seria economia: na tensao 220V, você economiza na hora de comprar os cabos elétricos, pois a corrente produzida sera menor e nao necessitara de cabos com capacidade de condução maior, ou seja, mais grossos.
OBS: Não esqueça de procrurar um profissional para fazer o correto dimensionamento de cabos, eletrodutos, disjuntores e afins. Como é bom ser eletricista!
Mesmo q o chuveiro 127v e 220v seja 5500W no inverno o 220v aquece melhor, no 127v na potência máxima quando tá no inverno vc tem q reduzir muita a passagem de água no chuveiro pra aquecer bem. 220v se você reduzir muita a passagem da água sai apelando demais kkkkk
Não precisa é só calcular e com cálculos do ensino médio ou usar uma tabela
@@fernandopessoa-w5f
E no ensino médio você também aprendeu a efetuar a aplicação do fator de correção? Então os profissionais eletrotécnicos e eletricistas são invenções e desperdícios no projeto e execução do trabalho? Você não está se achando um pouco arrogante e pretensioso?
@@robertfranco4493 oxi eu falei em minha opinião, e a educação vem primeiro, vc já usou os dois chuveiros no inverno? Nunca passou dor de cabeça com isso creio! eu tô dizendo que 127v pra gerar calor e um pouco mais difícil que o 220v mesmo nas potências iguais por conta da sobrecarga pelos cabos e queda de tensão, além dos cabos de 10mm² sobre aquecer rapidamente com os 5500W, aguenta, mas.. enquanto 220v 6mm² é o suficiente, inclusive você tem economia nos cabos quando se fala de distância de cabeamento, em 127v você não pode ter um banho longo e nem um banho muito quente. (Ou seja minha opinião sobre isso que tive)
Puxa. Todos estes shorts que você produz com essa excelente qualidade merecem um parabéns. Num mundo virtual onde quase tudo é trivial , canais como o seu fazem a diferença pras pessoas certas. Parabéns.
Explicação boa. Correta. Exato. É bom se informar.
É bom conhecer os tipos de resistência de chuveiro. Muita coisa mudou.
O Chuveiro 220 é necessário cabos de 4mm onde eu trabalho sai 540,00 o rolo, enquanto 10mm está 1100,00 dependendo da marca
A seção correta varia conforme variam as características do trajeto da linha elétrica e a norma ABNT NBR 5410.
@@WiltonSilveirae já de saída no mínimo 6 mm2, seja qual for a distância entre o qdc e o ponto
@@samirhajjar9966 erro elementar de quem não conhece a norma ABNT NBR 5410. Existem 6 critérios de dimensionamentos de linhas elétricas. Um deles é a queda de tensão em função do comprimento do circuito. E não é correto achar que se pode usar o mesmo condutor em qualquer distância.
Eu só fui descobrir isso depois de quase colocar fogo na casa 😂😂 usando fio de 4mm no chuveiro troquei pra 10mm agora a chave cai mas não pega fogo na casa .
Você precisa de um cálculo para saber a circunferência transversal de um condutor para instalações elétricas. A Norma NBR 5410, estipula os valores mínimos, mas varia de acordo com a potência do equipamento e a distância do QDG
A relação entre tensão e corrente e diretamente proporcional na Lei de Ohm e inversamente proporcional NO COMPARATIVO entre dois chuveiros de 5500W com a diferença de um ser 220V e o outro 110v , logo: + tensão / - corrente e vice versa. Um chuveiro de 5500W funcionando em 220V gastaria em média 25A, levando em consideração a usar ele na potência máxima.
P = V / F
P - potência
V - tensão
F - corrente
Caso você instale um chuveiro 5500W 110V. Você vai ter que comprar um cabo de energia que suporte 50A pra cima. Por isso o 220v economiza na fiação. Mas quem manda na hora de gastar energia é a potência do eletrodoméstico! Medida em Watts (W)
Relação entre tensão e corrente é DIRETA e não inversa. E não é proporcional por padrão, porque a resistência varia conforme a temperatura. Aumentando a tensão, aumenta a corrente. Diminuindo a tensão, diminui a corrente. 1ª Lei de Ohm. E não existe potência fixa.
A potência é uma grandeza física DEPENDENTE. As grandezas físicas originais são tensão e resistência.
De onde tu tirou esse P = V / C ??? isso ai não existe. O que existe é o P = V * I e V = R * I.
@@WiltonSilveira Só está errado o ponto de não existir potência fixa. Todos os equipamentos e motores hoje tem na placa a informação da potência consumida, seja em w ou cv/hp. Essa informação é sempre do equipamento operando a 100%, em todos os cálculos, seja da rede de transmissão até a lâmpada da sua casa, será entregue para você a potência consumida e a tensão que este equipamento opera. Ai é disso que você tira a corrente, pro caso do chuveiro, se tu usar 127 V para esquentar a água na mesma temperatuda que você esquentava com 220 V, vai consumir mais corrente, porque a potência necessária continuará a mesma.
@@WiltonSilveira Eu errei, obriado por corrigir, é diretamente mesmo. O que eu queria dizer é: Um chuveiro 220v 5500w consome menos bitola de fio que um 110V 5500W, apesar dos dois gastarem a mesma potencia, a bitola do chuveiro 110v terá que ser maior para aguentar a corrente.
A bitola do fio para mesma potência pode ser menor em 220 volts por conta disso, ou seja, se estiver fazendo uma instalação elétrica do zero estiver no projeto uma rede bifásica ou trifásica onde a tensão(voltagem) de fase é 127 volts e optar passar duas fases para ter 220 nos aparelhos de grande potência como chuveiros, ar condicionado, fornos elétricos, nas tomadas de uso específico (TUE) isso pode representar uma economia considerável na compra dos fios. Lembrando que nesse caso tem que usar dijuntores bipolares para não ter risco de choque quando foir fazer manutenção nesses circuitos.
Outro benefício cobtroverso é sobre o risco de morte por choque, visto que a corrente é menor conforme a voltagem é maior ( grandezas inversamente proporcionais). Em teoria a corrente tem um perigo maior conforme ela é maior, mas como disse não há consenso sobre isso.
Acho que vi algo no "Eletroboom" falando sobre a relação da grandeza dos riscos em relação a intensidade da corrente,l e tensão. ( não sei se tinha uma outra grandeza. Inclusive seria um bom video para o canal desmistificar essa questão.
Um abraço mestre.😊
Tensão e corrente NÃO são inversamente proporcionais. Aumentando a tensão, aumenta a corrente. Diminuindo a tensão, diminui a corrente.
E isso afeta diretamente nos riscos com eletricidade. O que mata é a corrente e só existe corrente se existir tensão. Uma pilha de 1,5 V não oferece riscos. Uma tomada de 127 V pode matar. Aumentando a tensão, o risco aumenta.
Ah... quanto maior a corrente, maior o perigo. Mas depende do valor da tensão. De 50 V CA e 120 V CC para mais, é tudo perigoso.
@@WiltonSilveiraAcredito que ele quis dizer para a mesma potencia, como no caso do video. Mas as duas voltagens e correntes matariam igual kk
@@bernardodc9631 na análise dos riscos de choque, a potência não se usa.
@@bernardodc9631 A potência dissipada no caso de choque não será a nominal do chuveiro, mas sim aquela resultante da maior corrente em razão da maior tensão (220V contra 127V) passando pelo corpo da vítima (resistência constante). Daí, quanto maior a tensão, maior a corrente (e potência).
Otima explicação sem enrolação e em pouco tempo. Parabéns.
Finalmente alguém na Internet dando esta informação correta.
A quantidade de gente que ainda bate o pé e diz o contrário é grande.
Parabéns!
mas não tem nada de errado em dizer que o 127v é menos economico, por mais que a diferença PODE ser muito pequena, e por menor que seja, ela ainda existe, então não invalida nenhuma das duas afirmações Kkkkkkk
@@skyunrelenting sim, mas "ninguém" responde dessa forma técnica, quem diz que é mais econômico 220, n sabe explicar o pq, apenas diz que é. É tipo uma lenda urbana
Tem também uma pequena economia com a fiação, que não precisa da mesma espessura.
Em casas não é muito grande, mas em prédios ou grandes construções pode ser bem significante
Pode ser mais econômico pq duas fases estarão trabalhando de forma balanceada o tempo todo..
Entretanto, com a versão 220v podemos usar cabos com bitola menor, isso implica ecônomia no projeto
Olá, a economia existe sim! se ambas as instalações estiverem na norma.
Geralmente o 220v é aplicado para se passar fios de menores "bitolas"(espessuras) ou com o mesmo foi você perder amentar a corrente o que gera grande economia no projeto a longo prazo seria com relação ao aquecimento do fio então sim 220v é mais econômico e seguro já que pra atingir a mesma potencia no 110v só é necessária metade da corrente. Gerando menos aquecimentos no condutor e menos gastos em altas temperaturas.
A economia é apenas no cabo! se você coloca o cabo correto o aquecimento é o mesmo!
@@germanosmotaé mais complicado.
@@germanosmota eh mais complicado mesmo, como o Wilton comentou. Simplificando e ignorando outros fatores (temperatura ambiente por ex), a perda nos cabos acaba sendo proporcional a corrente que neles circula (o q n torna o aquecimento o mesmo), ela so eh desprezivel no caso do chuveiro eletrico. Mas em uma planta industrial com varias maquinas eletricas, uma troca de maquinas 127V por 220V, ou 220V por 380V, pode gerar economia significativa devido a menores perdas, e nao apenas no custo da instalacao.
Não costuma ter uma diferença muito significativa. Por exemplo, considerando um chuveiro de 5500W (nominal) 127V, ele terá um MENOR consumo do que um chuveiro de 5500W 220V pois ele terá uma maior QUEDA DE TENSÃO, considerando circuitos de mesmo comprimento e mesma seção transversal. Mesmo um chuveiro em 220V tendo menores perdas dissipadas nos cabos, o consumo total ainda seria maior, pois teríamos mais eficiência na carga, logo, maior potência. Mas no final, a diferença costuma der ínfima.
Resistor do chuveiro 220 queima muito menos frequentemente que de 110 também
Oh despedida cruel príncipe encantado 😍 kkkkkkk 👏👏
Perfeito, primeiro cara q vejo falar isso, totalmente correto!
Sou eletricista. Excelente explicação.
E tem também o fato de que ligando um chuveiro, por exemplo, no “110” você vai precisar de um fio bem mais grosso por causa da corrente ser maior
Fio mais grosso= preço maior
Logo, utilizando chuveiro, torneira elétrica, forno elétrico, fritadeira e etc no 220V você economiza na compra dos cabos também
Fazer uma instalação elétrica em 220V pode ser mais econômico, pois permite o uso de fios com bitola menor em comparação com uma instalação em 110V. Isso ocorre porque a potência transmitida através dos fios é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à corrente. Em 220V, a corrente necessária para transmitir a mesma potência é menor do que em 110V, o que significa que fios com bitola menor podem ser usados com segurança. Isso resulta em custos reduzidos de material e mão de obra durante a instalação. No entanto, é importante garantir que a instalação esteja de acordo com as normas elétricas locais e que seja realizada por profissionais qualificados para garantir a segurança e a eficiência do sistema elétrico.
Sou eletricista cara, e de longe, essa foi a melhor explicação que alguém que não é da área pode ter falado e compartilhado... Nota 10 (Como é bom ser eletricista NERD 😉👍)
Queria q tivesse um professor eletriscista assim...
Mas ele é da área
Alguém que não é da área 😅😅o cara é físico, eletricidade ele come com farinha 😅😅😅
Como é bom ser eletricista
Só não é bom na hora de puxar fio na chuva
@@papadefuntodobairro mkkkkk
Eletricista profissional né porque o Seu Zezinho metido a eletricista puxa toda casa com um fio só, geralmente o de corrente menor e mais barato.
Sim, o video foi excelente, porém devemos dismistificar pro povo que não entende, isso porque o circuito 127 VAC tem sua função e o 220 VAC te m a sua ou seja:
127 VAC seria bom ser utilizado em circuitos de corrente baixa corrente, como iluminações e tomadas gerais de baixa corrente, e qual a vantagem? Na iluminação podemos utilizar fiações com bitolas menores com isso economizando no orçamento...
Já os circuitos em 220 VAC, a melhor utilização seria circuitos motriz, ou motores elétricos, e porque? Porque a corrente por exemplo de uma máquina de lavar com um motor de 2 CV é menor em 50%, exemplo se um motor de 2 CV a corrente for 1 AMP em 220 V, já em 127 V a corrente seria 1,5 AMP, isso sim trás economia de consumo, resumindo a tensão em 220 V deve ser empregada sempre em circuitos motriz, geladeiras, secadoras, máquinas de Lavar, liquidificadores...
Lembrando que tudo que reduz a bitola de um cabo, diminuem o orçamento hoje!
Cara, na boa, seus vídeos tem um impacto VIOLENTO em nossas vidas. Muito obrigado.
Economia no fio de cobre, mais de 40%. Quanto menor a corrente sempre melhor.
Perfeito, reduz o custo de instalação como um todo
Sim e dependendo da distância do banheiro, o 110 do chuveiro sai mais caro ainda na afiação, ja que teria que aumentar a grossura do fio pela queda de rendimento.
Só faltou falar que o fio no 220v é mais fino pois carrega menor corrente e portanto custa menos e ocupa menos espaço no conduite
Cara isso não ajuda em nada pq eu prefiro pagar o valor maior no fio doque passar anos gastando mais energia
A questão não é diretamente o disperdício de energia, se ambos estiverem usando a bitola correta, o 220 irá economizar no custo dos cabos, que é bem menor, pois exige bitolas menores. A grosso modo, a 110V usa fios grossos e a 220V usa fios finos, pois a amperagem é menor.
Amperagem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkjkkkk de cair o kur
@@viktorvasilyev6142Só faltou ele dizer que a amperagem é medida em Correntes.
😂😂😂
Traduzindo.
Casa até 40 ou 50 metros
Distância curta chuveiro de
7500 cabo de 6 mm
O mesmo chuveiro em 127 vá
Cabo de 10 mm
Exemplo simples
Quanto mais longe do qd mais perda vc terá.
Como e bom vc tá estudando elétrica básica residencial
Gente e facinante estou na primeira semana do curso.
Informação bem útil , grato !
O chuveiro 220v pode ter potência maior em mais de 50% e isso é muito bom para lugares com temperaturas baixas.
não sei qual a potencia que usam em 110v, o meu aqui é 7700w eletronico
@@eduardodomingues5764110 n e possível ligar essa potência a menos q tenha um fio mt grosso.
Podem ter a mesma potência só que trabalha em uma amperagem maior, P= V.A
@@eduardodomingues5764certeza que é 220 V, em 110v o máximo que vi foi de 5500W.
Errado.
Potência é em Watts, não em Volts.
Como é bom tomar banho quente!
Num calor desse banhar de água quente é pedir para ser cozinhado kkkkkk
@@gustavodutra3633só usar resistência 220v em 127V se a água for morna e quiser um banho bem morninho. Se for possível claro.
O problema não está na tensão elétrica. E sim na cobrança da conta de energia.
O 220 volts utiliza a potência aplicada em um divisor do relógio por igual ou seja: um equipamento de 1000 watts de potência é dividido em uma carga aplicada para ambos condutores do relógio. Sendo assim o 110 volts aplica toda a carga um um só condutor do relógio.
Agora imagina uma casa que não está balanceada em sua carga aplicada. Em um determinado fio do relógio passou no mês 230kw e no outro fio do relógio passou 160kw.
Sendo assim a concessionária de energia não vai sair somando 230 + 160 = 390kw a concessionária vai pegar o ( maior ) 230 e multiplicar por 2 ou seja 230×2= 460kw então ela vai cobrar 460 kw na conta.
Então vamos imaginar que na sua cidade o 1kw custa R$ 0,81 centavos e isso depende da bandeira ( ser verde, amarela ou vermelha) para cada bandeira o valor cobrado muda. Más vamos levar em consideração a bandeira vermelha que em torno de R$ 0,81+-
R$0,81 × 460= R$ 372,60 reais + o TUSD que somado vem quase o mesmo valor exemplo: R$ 0,76 × 460 = R$ 349,60 + impostos e sua conta sai quase R$ 830,00
Sendo assim, o 220 volts calibra por igual as cargas e o 127 volts não. Pq tudo depende do uso de cada equipamento. Más a concessionária não está nem aí, ela vai cobrar pela garrafa de dois litros, e se você bebeu ou não o problema não é dela. Igual ao copo de chopp, você paga o copo, só que não bebe a espuma.
Espero ter ajudado.
Po mas aí é falcatrua
Tu leu isso onde
@@domngosgabriel sou formado em engenharia elétrica. Na época da faculdade, visitei concessionária da minha cidade em um evento onde em pauta foi abordado como a concessionária fazia sua cobrança. Foi aí que esse tema veio a tona.
A concessionária não está errada de fazer esse tipo de cobrança, pq o problema não está relacionado a concessionária e sim a rede balanceada de cada residência. Ou seja, em vez da contratante " pessoa fisica" contratar um profissional qualificado, ela contrata o zezinho que é eletricista e não um engenheiro e nem eletrotécnico, e por sua vez o zezinho que cobrou mais barato. Faz a instalação de qualquer jeito. E por sua vez, a mal distribuição, vai estourar na conta de energia.
Então se na casa da pessoa a tensão elétrica mais usada é a de 127 volts, se a rede está toda mal balanceada, é notório que a maior carga aplicada será em cima de uma fase, e essa fase será a responsável pela maior cobrança. A solução é desmanchar tudo e fazer uma distribuição balanceada entre todos os eletrodomésticos, chuveiros e iluminação, respeitando todos os critérios de leis da física, sistema e padrão de segurança entre dispositivos e as normas da NBR5410/2004
Princípios fundamentais da NBR 5410
Os princípios fundamentais são aqueles que orientam os objetivos e as prescrições da norma e, por isso, todo profissional que realiza instalações elétricas deve conhecê-los. São eles:
proteção contra choques elétricos;
proteção contra efeitos térmicos;
proteção contra sobrecorrentes;
circulação de correntes de falta;
proteção contra sobretensões;
serviços de segurança;
desligamento de emergência;
seccionamento;
independência da instalação elétrica;
acessibilidade dos componentes;
seleção dos componentes;
prevenção de efeitos danosos ou indesejados;
instalação dos componentes;
verificação da instalação;
qualificação profissional.
@@livrepensador1437 Eu gostaria de saber onde você leu isso
@@livrepensador1437 Os digitais contam da mesma forma? Se funciona, no caso de injeção de energia, essa medição pode prejudicar a concessionária
Melhor que ser nerd é ser técnico e saber exatamente do que se está falando!!! Explicação muito básica, a distribuição elétrica em uma residência vai muito além de "fios mais grossos" e "diferenças de desperdício"!!!😮
Excelente reflexão, a bitola dos cabos são dimensionados conforme a corrente que ele suporta, digamos que um chuveiro 127V seja de 60A, deve ser utilizado um cabo que suporta a corrente de 60A, se for um chuveiro 220V, a corrente é dividida entre as fases, sendo 30A para cada fase, o cabo que suporta 30A é mais barato, ou seja, economiza na obra.
quem já usou 220V uma vez na vida , nunca mais quer 110 kkkkkkkkkkkk
Você ainda está falando sobre Voltz né?
@@b0t123 não ,,, estou falando de corrente ,, maior tensão menor corrente ,,menos perda , maior rendimento ,, maior economia
Isso mesmo. 110v não esquenta a água, estraga torneira elétrica, é só prejuízo. Tenho uma torneira elétrica 220v a 3 anos e nunca troquei a resistência.
@@eltonnferreira3477 na região onde a energia é trifásica o ideal pra uma casa com 2 chuveiros , é instalar o padrão trifásico para uso dos chuveiros , assim vc pode ligar os 2 que o disjuntor não cai ,, já pro resto da casa vc pode usar uma das fases e o neutro pra ter os 127V pras tomadas e lâmpadas .
Povo aq é eletricista?
Na versão 110 você sempre vai ter aquele problema com fios derretendo, na versão 220 isso não acontece. Então se vc não quiser fios derretendo faça um 220.
Sim realmente, além de poder economizar com cabos os eletrodomésticos funcionam sem ter aquecimento de cabo.
Fios só "derretem" se forem mal dimensionados para o fluxo de corrente, em ampéres, que forem circular por eles. 👍
Primeiro que 110v não existe é 127v, se usar chuveiro com 127v a corrente é maior, portanto será obrigado usar cabo com secção maior ou seja a economia só existe na compra dos cabos
A versão de voltagem 127 ou o popular 110 é um lixo!!! Deveria ser abolida! Tu gasta o dobro com fios, tem que pedir bifase pq chuveiros eletricos mais potentes necessitam, ar condicionado necessita. Se tu precisar levar energia a um lugar mais distante é uma merda também! Enfim, 220 é melhor pra tudo!
Que 127 V é ruim para qualquer coisa, concordo. Mas não é simples abolir, porque teria que alterar coisas demais para dezenas de milhões de consumidores. Geladeiras, liquidificadores, etc...
O problema é q nem todo lugar é 220V q no meu caso a casa é toda 127V o padrão de entrada é monofasico e a concessionária só faz ligação de um padrão bifasico quando a residência tem um consumo maior q 8 kW, mas seria ótimo se a maioria dos chuveiros fossem em 220V pra n ter problemas de aquecimento de cabos, disjuntores desarmando e queda de tensão, principalmente no inverno, hj moro numa residência com chuveiro 220v o aquecimento e o mesmo mas a tensão cai pela metade do q em 127 tmb aquece bem aguas geladas, na conta de luz não muda nada, mas a qualidade de energia é melhor.
@@ezequielsilva31322 Muito fácil justificar um consumo maior, um chuveiro, um fogão elétrico, forno elétrico, microondas. Chato e ter que justificar, mas é fácil hoje em dia. Alem disso, cc pode falar, pow, nao posso passar um cafe na cafeteira enquanto minha mulher toma banho, pq se nao o disjuntor desliga.
Sou eletricista, gostei da explicação e me permita acrescentar uma coisa, 220v normalmente te faz economizar em cabos elétricos, porém oferece mais risco a sua segurança, uma vez que tem uma capacidade maior de levar uma pessoa a óbito quando ocorre um acidente! E um outro detalhe bem importante, chuveiros 127 só chegam a 5500w por norma, pois acima disso seriam nescessário cabos muito grossos para sustentar um chuveiro assim, o que também gera um outro problema de como conectar cabos tão grossos a um chuveiro pequeno. É muito interessante entender e estudar sobre isso!
O trabalho de motorista é uma ocupação que envolve a condução de veículos para transportar pessoas, mercadorias ou materiais. Os motoristas podem trabalhar em diferentes setores, como transporte de passageiros, entregas de mercadorias, transporte de cargas, entre outros. Quanto ao salário, os ganhos de um motorista podem variar dependendo do tipo de trabalho e da região em que atua. Em média, um motorista pode ganhar entre R$ 1.500,00 e R$ 3.000,00 por mês, mas esse valor pode ser maior em casos de motoristas profissionais, como motoristas de caminhão ou motoristas de aplicativos de transporte. Existem algumas vantagens em ser motorista, como a flexibilidade de horários, a possibilidade de conhecer novos lugares e pessoas, e a independência no trabalho. Além disso, em alguns casos, os motoristas podem receber benefícios como vale-alimentação, plano de saúde e seguro de vida. No entanto, também existem algumas desvantagens nessa profissão. O trabalho de motorista pode ser cansativo, principalmente para aqueles que passam muitas horas dirigindo. Além disso, os motoristas estão sujeitos a condições de trânsito adversas, riscos de acidentes e podem enfrentar situações de estresse no dia a dia. Para se tornar um motorista, é necessário possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria correspondente ao tipo de veículo que será conduzido. Além disso, é importante ter conhecimento das leis de trânsito, ter habilidades de direção segura e, em alguns casos, é necessário realizar cursos específicos, como o curso de transporte de passageiros. Em resumo, o trabalho de motorista envolve a condução de veículos para diferentes finalidades, como transporte de pessoas e mercadorias. Os ganhos podem variar, mas é uma profissão que oferece flexibilidade de horários e a possibilidade de conhecer novos lugares. No entanto, é importante estar ciente dos desafios, como o cansaço e os riscos do trânsito. Para se tornar um motorista, é necessário possuir a CNH adequada e ter conhecimento das leis de trânsito.
*Como economizar?*
• Banho gelado: economiza na energia, afinal não há gasto de energia para aquecer a água. E faz bem para a saúde física e mental 💪
*"Como é bom ser nerd"*
Dica: um chuveiro 110v tem a sua fiação interna mais resistente por conta da alta corrente, então comprem um 110v e instalem uma resistência 220v e terão um chuveiro super parrudo
A diferença será ínfima. A queda de tensão nos 60cm de cabo não irão trazer mudanças significativas para o chuveiro. É desperdício total de dinheiro.
Mas daí vc vai gastar dinheiro com o chuveiro e com a resistência extra.
Dica: não usa chuveiro 220v pra ligar em uma rede 110v e instalar resistência 110v, nesse caso aí sim tem q comprar um novo chuveiro.
Parrudo e queimado.
😂😂
Resumindo: 220 é mais barato e melhor, mas por algum cagas d'águas, as pessoas insistem em fazer produtos 110, e outras pessoas insistem em usar. 😅
Se você tivesse um cérebro funcional , saberia o porquê existem modelos diferentes, jegue
Na minha casa mesmo o padrão de entrada é 110v não tem 220v, então n tem q fazer 😂
@@ezequielsilva31322Tem sim. É só usar duas fases em vez de fase e neutro.
@@14viniciusms meu relógio é monofasico só s eu pedir pra concessionária trocar pra um bifasico.
Se a carga instalada não for alta o suficiente, não se justifica uma instalação bifásica ou trifásica. Nesse caso, o chuveiro 127V é uma opção perfeitamente válida, desde que os condutores sejam dimensionados corretamente pela capacidade de corrente e queda de tensão - geralmente as instalações do manual são suficientes - e as normas de segurança sejam observadas (aterramento e uso de IDR - interruptor diferencial-residual).
Excelente professor.... parabéns
🌞 BOM dia Professor ! 👏 Continue assim: Sempre Com ÓTIMAS dicas !! 😂
Já passou da hora de padronizarem o 220 V pro Brasil todo. Ninguém merece ir pra outro estado e não poder comprar ou reutilizar um equipamento adequadamente kkkkkk
geralmente é bem facil fazer 220 com 110 ...
Aí, na mesma cidade, vai ter um monde de casa com o padrão 110v, já que quase ninguém vai querer trocar todos os aparelhos de casa, e um monte de casa com padrão 220v. Aí ao invés de você se preocupar com a tensão quando for para outro estado vai ter que se preocupar com a tensão em casa casa que você for. Péssima ideia
@@Silvio-Ferraz O povo muda, fim de papo. Em locais desenvolvidos são assim, padronizados. As novas construções de agora pra frente, forem 220, em 20 anos a maioria migrará para essa tensão. Apenas 5 estados usam 110 hoje em dia, sendo 2 deles (SP e RJ), presença de uso misto. É uma questão que atrapalha turismo e reaproveitamento de aparelhos no território nacional. Péssima ideia é permanecer nessa bagunça, que convenhamos, é horrível!
@@gustavomelofa Daqui 20 anos a MAIORIA vai ter. Ou seja daqui 20 anos vai ter ainda um monte de casa com 220 e um monte de casa com 110. Imagina você ter que mudar de casa na mesma cidade e ter que trocar todos os equipamentos, isso sai caro. Uma pessoa que trabalha fazendo instalações nas casas das pessoas vai ter que ter dois de cada equipamento. Você está querendo resolver um probleminha que afeta poucas pessoas e que nunca vi ninguém reclamar gerando um problemão que afetará milhões de pessoas.
@@Silvio-Ferraz Ninguém faz política criando leis duras, dentro de um prazo curto. Muitas pessoas literalmente já realizam isso que você falou indo de um estado para outro kkkkk
Seria benéfico e gradual a padronização nacional de longo prazo.
Como é bom ser eletricista.
Só corrigindo: o nível de tensão é 127V (220/raiz(3)) e não 110V
Não precisa corrigir pq está escrito no video 😉 mas agradeço a lembrança
Tem lugares no Brasil que é 115V
Tensão nominal, desconsiderar as variações da rede. Por isso os aparelhos elétricos tem tolerância a variação mínima e máxima.
MUITO BOM, ÓTIMA DICA.
Eu achava que era mais econômico pois o relógio mede a corrente passada, logo, se com 220V puxa menos corrente, vai rodar menos no relógio, custando menos na conta
O medidor da concessionária NÃO cobra por corrente elétrica. Isso não faria sentido algum. Ela cobra por potência elétrica ativa.
Excelente conteúdo! Só o fio de antena ali que o editor errou, mas não diminui o excelente conteúdo!
A unica economia existente quando falamos de instalações 220V é no material usado para fazê-la.
O custo mensal na sua conta de luz é o mesmo, na verdade tem até um custo fixo maior que em casas com instalações 110V, pois vc possue um custo mínimo mensal para manter a instalação com 2 ou mais fases.
Na prática, para quem de fato mora no local, não tem diferença entre custos em conta de luz.
Quando ele citou a questão de fio esquentando, isso só é levado em conta quando é utilizado equipamentos errados, como por exemplo bitola de fio inferior ao necessário.
Nesse caso sim, o fio irá aquecer e gerar um efeito onde consumirá mais energia.
Mas isso acontecerá somente em casos onde a instalação foi feita de maneira errada.
Enfim, não há diferença alguma no custo com a conta de luz no final do mês em uma casa habitada durante os 30 dias rs
Um conselho para todos use cabos de 2,5mm para todo o circuito da sua residência vindo do Quadro geral e o cabo que vem do seu medidor para o quadro geral use cado de 4mm ou 6mm isso para uma casa simples caso seja um projeto mais que o comum contrate um técnico ou engenheiro elétrico
Essa foi uma excelente dica de como NÃO devemos fazer para dimensionar condutores em residências, por mais simples que sejam. Para béns!
O que vai determinar a seção de um condutor elétrico é a corrente
Quanto maior a tensão menor a corrente
Porém ambas as tensões o consumo em Watts potência elétrica ou potência ativa
Ambos tanto faz um chuveiro em 110 ou 220 V se a potência for a mesma
O consumo em KwH será o mesmo
Interessante! Fala de instalação elétrica e também exibe cabo coaxial.
Parabéns... explicação perfeita
Sei que é legal a parte "como é bom ser nerd".
Mas a questão é "como é bom ser inteligente".
O bom senso n deveria ser negociável. Esse canal ajuda, como muitos outros, a nós aprendermos o básico. Essas coisas deveriam ser de conhecimento de toda população. Já perdi as contas, de como conceitos simples, só aparecem muito depois na vida da pessoa. E n são difíceis de assimilar, basta as pessoas valorizarem mais, essas questões do dia a dia. E explicar de um jeito simples também, n precisa ser nada a nível engenharia.
Precisamos de conhecimentos úteis.
Bom vídeo.
Você divide a tensão pela potência para achar a corrente produzida pelo chuveiro em ampéres. Com base na corrente você determina o cabo e o disjuntor necessários. Ex: um chuveiro de 5500 watts em 220 vai ter 25A. Daí você precisaria de um cabo de 4mm2 e um disjuntor de 32A. O mesmo chuveiro em 127v precisaria de um cabo de 10mm2 e disjuntor de 50. Melhor optar pelo de 220 porque o custo da instalação fica menor. Mas no dia a dia o consumo é o mesmo.
A grande diferença está na execução da obra. Com tensão 220 o fio pode ser mais fino. Na construção de um edifício residencial ou comercial essa diferença é significativa no preço da obra com fios e no custo com disjuntores.
A eficiência do 220 também ajuda justamente por fazer o cabeamento ser mais confiável ao longo do tempo.
Também tem o fato que alguns dispositivos só funcionam no 220
Lei da Potencia: P = V . I
Ou seja, a potencia é igual a tensao vezes a corrente. Se temos um chuveiro de 110V, para ter uma potencia igual a 3300W, a corrente tera que ser de 33A.
Ja um chuveiro, que funcione a 220V, para ter a mesma potencia de 3300W, a corrente tera que ser de 16,5A.
No final, o chuveiro vai aquecer a agua da mesma maneira, gastando a energia igual em ambas as formas, porem, quando se há uma corrente alta, é necessario ter uma fiação de maior diametro, justamente para nao esquentar ao ponto de pegar fogo ( pra segurança ), entt voce acaba tendo mais gastos com os fios quando for comprar um chuveiro 110V.
Nossa,como aprendo nesse canal 👏👏👏
Exato! Tbm depende da qualidade do aparelho usado.👍😊
Moro no 220 trifásico... Aqui se a luz tremer é pq é culpa da lâmpada e ta na hora de trocar. Extremamente estável e confiável. Perfeito pra manter aparelhos sensiveis a mudanças de tensão na tomada, como computadores e televisores
P=i.u
Se diminuo a tensão, eu preciso aumentar o DDP pra manter a mesma potência.
Essa diferença de potencial pode ser obtida em forma de fios com menos resistência, ou o aparelho simplesmente acaba gastando mais naturalmente.
Único caso que isso não faz muita diferença é justamente no chuveiro, por que a função dele é esquentar utilizando uma resistência.
É bom ver como o Brasil é cheio de Engenheiros
*INCORRETO, o que determina o desperdício no cabeamento é com o aumento da corrente, é a corrente que praticamente dobra de valor já que estamos falando de uma mesma potencia independentemente da tensão. E quando falo "dobra" estou me referindo a corrente e não o cabeamento, um chuveiro de 5000w em 220v a corente é 22,70A e para 5000 em 110V é 45,5A observe que dobrou a corrente. O cabo de 10mm² suporta o chuveiro de 110v e o cabo de 4mm² suporta o chuveiro de 220v. Se dividir 10÷4=2,5 vezes e não 4 vezes. "COMO É BOM SER ELETRICISTA" 😉* Se o vídeo era matar o sonho de quem quer tomar um banho quente você conseguiu com esse vídeo.
Ótima explicação!
Normalmente o chuveiro tem potencias diferentes em cada voltagem para o mesmo modelo. Por exemplo o Duo Shower da Lorenzetti é vendido com 5500W em 127V e com 7500W em 220V, então consomem energia de maneira diferente.
pra instalar equipamentos com potencia maior como o chuveiro em 110v, tu acaba gastando mais no momento da intalaçao, pois precisa comprar e dimensionar os cabos, disjuntores e demais proteçoes pra essa corrente mais alta, que sempre eh o dobro da 220v. depois do dimensionamento correto tu nao vai ter gastos maiores do que se tivesse com o 220v.
Basicamente a fiação será sempre mais barata, para além da nossa casa temos que pensar em escala, para o país 220 é mais econômico, fiação menor, mas também transformadores menores. A única vantagem do 127 é a segurança. Não a toa apenas as capitais tem 127, era coisa pra os "ricos", ironicamente "todo mundo", vive em cidades hj.
O resumo é que qualquer instalação elétrica com fio de bitola menor do que a exigida faz com que o fio se comporte como uma resistência e esquente ; e isto se chama efeito joule ; e o medidor de consumo interpreta o aquecimento do fio como um consumo de energia elétrica também ...
Todo condutor aquece, pois ele não é perfeito e sempre terá o seu valor de resistividade. Então SEMPRE pagamos por perdas nos condutores.
Ótima explicação pq eata é sempre uma dúvida.
Algumas marcas de chuveiro, são fabricados em 110v e 220v, é claro, porém não na mesma potência.
Então em lugares muito frios a opção 220v é melhor.
Musica linda! Saudade dessa época!
Em Portugal o fornecimento de energia é todo 220 a 50HZ e nas instalações atuais usa cabo unifilar de 2.5mm, e nas placas de vitroceramica de indução e fornos elétricos é de 5mm, em instalações antigas usavam cabos de 1,5 que muitas vezes acabava por derreter porque ligavam aparelhos muito potentes e o cabo tinha um aquecimento enorme.
em relação ao chuveiro não só a bitola do fio do 220v pode ser menor (o que economiza no preço do fio) como a chave do quadro também pode ser menor (e mais barata). fora que na maioria das vezes vc pega um chuveiro de tal marca e modelo e nota que o 110v geralmente gira em torno de 5000W enquanto que o 220v gira em torno de 7000w. Aqui no sul isso faz muita diferença no inverno.
por ultimo... experimenta colocar vários equipamentos que exigem carga alta para funcionar ao mesmo tempo, todos 110v e todos 220v depois me diz qual que vai fazer o disjuntor geral cair antes kkkkk se não trocar toda a fiação e não fizer uma distribuição correta o 110v não dura não... e com certeza vai ser mais caro sim!
Tem algumas ressalvas. Por exemplo, se compararmos uma rede monofasica 127V e uma rede bifasica 220V, o disjuntor bipolar custa cerca de 3 vezes mais. Para o padrão da concessionária, o bifasico é mais caro que o monofásico e utiliza 3 cabos de 16mm², no mínimo, enquanto no monofasico utiliza-se 2 condutores de 10mm² no mínimo. O IDR tetrapolar é mais caro que o IDR bipolar. Tem mais DPS no quadro da rede bifásica. O barramento é levemente mais caro. Uma rede bifasica tem a função de dispor de uma quantidade maior de potência e não costuma ser mais econômica, pois essa não é a função dela.
O que vejo nas lojas são chuveiros 110 de 5500w e 220 de 7500w, logo os de 220 esquentam mais sem derreter os fios.
Podem pesquisar aí na rede, além da bitola dos fios ser maior, a potência dos chuveiros também é menor. A versão de 220v costuma ter 7500W e a de 110 tem 5500.
Nas cidades mais evoluídas, já descartaram o 110volts, faz tempo. Tudo é 220volts, não precisa se preocupar qual a tensão. Serve tanto para aparelhos de baixa potência, com para os de alta. A segurança da rede é maior e mais econômico.
Caríssimo instalar chuveiro ou aquecedor de água 110v. Bitola do fio vai pra acima de 8. Fora o disjuntor, que tem que ser altíssimo.
Concordo. Inclusive, na prática, os fabricantes não fazem chuveiros 127V com mais de 5500W, pois já sabem que a fiação da maioria das casas não vai suportar tanta corrente. Já no 220V é fácil encontrar chuveiro com até 7500W.
110V só existe (ou existia, tenho que verificar) na região central de São Paulo. Em todo o resto do país o normal é 127V (220√3/3). Então, a relação é 3, 4 realmente seria entre 110V e 220V). Fiz o projeto da casa de meu irmão mais novo que mora em Vila Mariana e consultei a norma da Eletropaulo na época. Lá, os secundários dos transformadores da rede de distribuição são em delta com tap central, ou seja, 220V entre fases e exatamente 110V entre fase e o tap. Mas parece que a denominação “110V” pegou no Brasil inteiro. Ainda hoje se fala em 110 e 220 volts onde a tensão de fase (entre fase e neutro) é na realidade 127V (quase todo o país). De qualquer modo, a vantagem de se usar 220V em vez de 127V ou 110V é na economia dos condutores. Em vez de cabos 6mm² ou mesmo 10mm², na maioria dos casos poderá ser usado cabos 4mm². Independente da tensão utilizada o importante é usar um bom sistema de aterramento associado com IDR (interruptor diferencial-residual), obrigatório por norma, e preferencialmente optar por chuveiros com resistência blindada para eliminar totalmente a possibilidade de choque elétrico. Os contatos do chuveiro de 127V tem que ser mais reforçados, uma vez que correntes 1,73 vezes maior (ou duas vezes no caso - bem raro - dos chuveiros realmente de 110V). Se o cabo for corretamente dimensionado para capacidade de corrente e queda de tensão, as perdas no cobre serão mínimas, independentemente da tensão do chuveiro.
Outra vantagem em utilizar o 220 é balanceamento de fase, o ideal seria utilizar 127 para iluminação pois os interruptores monopolares são mais baratos e faceis de encontrar no mercado, e em tomadas utilizar 220, alem de balancear as feses, vc consegue colocar um numero maior de tomadas com cabo de 2,5, que o cabo indicado para circuitos de tomadas.
Tem uma coisa que não estou vendo ninguém falando: porque a tensão 220 tem corrente menor? Se você colocar o dedo na tomada 110 você vai tomar um choque muito menor do que se colocar o dedo na tomada 220, então isso significa que 220 tem uma capacidade de mandar corrente para seu dedo duas vezes maior do que 110, já que pela lei de Ohm, V=RI. Como a resistência do seu corpo não vai mudar, a tensão maior vai aumentar a corrente mesmo e você vai tomar um choque maior.
Mas no caso do chuveiro, estamos partindo do princípio que a potência vai ser a mesma, a corrente muda porque a resistência do chuveiro 220V tem que ser maior do que a corrente do chuveiro 110V. E quanto maior a resistência, menor é a corrente necessária para atingir aquela mesma potência.
Então num chuveiro 220V:
P = VI
5500W = 220I
I = 25A
Mas V=RI
Então R = 220/25 = 8,8 Ohms
Num chuveiro 110V, a mesma conta dá:
I = 50A
R = 2,2 Ohms
Ou seja, o que diminui a corrente é a resistência e não a tensão.
Percebam que vários aparelhos 110, como Airfryer ou forno elétrico esquentam o cabo do próprio aparelho. As fabricantes pra economizar não usam a bitola adequada do cabo dentro do próprio aparelho. Então os 220 acabam sendo mais eficientes.
Olha, sobre a economia eu não posso afirmar, mas sobre o aquecimento sim. Moro em cidade fria e 110 não esquenta igual, mesmo a potência sendo a mesma do 220 e respeitando as devidas "bitolas". 220 tem um funcionamento bem melhor. Equipamentos com motores tbm são beneficiados, já que o pico de amperagem e menos e isso trás sim economia.
Para uma mesma potência, a fiação para uma instalação 220v usa fios com metade da bitola necessária parar fiação 110v. Portanto será usada a metade do cobre. Isso é uma economia muito grande. Se for pensado em termos de cidade ou mesmo um país a economia seria gigante
poucos canais recebem meu like logo que começa pq vc sabe que o conteudo é bom, esse é um deles
A economia é grande também na implantação do sistema elétrico. Como a espessura dos cabos para um sistema 110v é o dobro da bitola em relação a um sistema 220v, então é muito mais barato implantar um quadro elétrico 220v do que um 110v... Também é possível encontrar eletro-domésticos similares, mais baratos na versão 220v.
A diferença vai ser apenas no momento de construir o seu circuito elétrico, se utilizar o 220v vc poderá utilizar um cabo eletrico com bitola menor do que se fosse em 127v, gerando assim uma economia, pois o cabo mais fino é mais barato. Mais depois de o circuito já estar pronto, não haverá mais diferença.
A economia do uso de 220 está na instalação elétrica. Basta imaginar a fiação necessária para um prédio com 40 apartamentos: fiação 2.5mm para equipamentos de alta potencia em 220 e fios de 6mm para equipamentos de mesma alta potência em 110. Como é bom ser engenheiro!
Pois é. É só colocar fios mais grossos pra não ter desperdício de energia. Mas, pra colocar fios mais grossos a instalação elétrica fica bem mais cara. Você precisa colocar fios com o dobro da secção.
Por isso, pelo menos para aparelhos de alto consumo como chuveiros e ar condicionados é melhor usar 220V. Um chuveiro de alta potência que pode puxar até 40 amperes você usa fio de 6mm2. Se fosse 110 teria que usar o de 10mm2. Por isso simplesmente é burrice usar chuveiro em 110, a não ser que sua cia de eletricidade só disponibilize 110.
Os medidores de energia (relógios da Energia) antigos àqueles de tem a rodinha que fica girando tem dificuldade de medir em nomofasica ( dois 127v para ter 220v) então antigamente erra mais econômico o 220v monofásico por falha técnica do equipamento de medição
1 coisa q achei besteira, foi ter trocado a fiação aqui de casa: substitui fio rígido por fio flexível padrão (bitola) indicado pela norma da companhia/prefeitura. Simplesmente, aumentou a conta de energia.
Mas a troca jamais seria com o intuito de economizar. 220V não costuma gerar economia, ele só é melhor mesmo. Na maioria dos casos, é uma segurança necessária.