⚡JÁ PENSOU EM VIVER DE PROJETOS ELÉTRICOS? APRENDA A ELABORAR PROJETOS DO ZERO A ENTREGA E AINDA CONQUISTAR CLIENTES COM O CURSO PROJETO ELÉTRICO NA PRÁTICA! SAIBA MAIS EM escoladaeletrica.com/cursodeprojetoseletricos-vid3
Posso usar os mesmos fios de bitolas iguais os de 110 pra fazer uma ligação 220? No caso na minha casa é 110 e eu quero puxar umas tomadas 220 , precisarei trocar a fiação ou posso colocar mais um cabo de 10 pra puxar a rede?
Bom dia Anderson, por favor tire-me uma dúvida, no caso de medidor monofásico existe uma bobina de tensão e outra de corrente, o consumo será marcado com o giro do disco girando em função da corrente por ele induzida, fica a pergunta sendo uma corrente maior evidentemente que a indução nesse disco consequentemente será maior com acréscimo na conta em virtude da potência consumida.
Eu ainda tinha esse mesmo pensamento, achava que 220V consumia mais, isso sempre ouvindo os meus pais. Ainda bem que temos a internet e o UA-cam pra tirar dúvidas. Abs!!
Não tenho a menor dúvida de que o assunto abordado no vídeo tecnicamente seja verdade. Entretanto, parece-me que na prática do consumo há algumas diferenças significativas sim. No meu caso, minha casa tinha medidor monofásico, depois que alterei a carga da rede para trifásico, a conta de energia reduziu o valor. Aliás, há 15 anos eu pagava de conta de luz o que hoje pago menos ainda com mais equipamentos. Hoje tenho três banheiros com chuveiros elétricos, o que, antes, não tinha nenhum. Parece-me razoável que a sobrecarga na rede monofásica gera algum fator que aumenta consideravelmente o consumo. Ainda não pesquisei profundamente, mas acredito haver diferença sim.
Percebi que algumas pessoas confundem de qual economia esta falando , temos a economia da conta de energia e a economia dos materiais da instalação ( fios, disjuntores,etc). Chuveiros 127v ou 220v com a mesma potência (whatts) na conta o gasto é o mesmo , agora nos materiais, a economia será instalar o 220v., Pois o 127v precisará de um fio mais grosso e um disjuntor de mais amperes consequentemente mais caros.
Moro numa casa com instalação muito antiga e bifásica , um dia ouvi um estouro e era um fio desencapado recebendo infiltração de chuva ,depois que consertou baixou 60 reais minha conta de energia. Vou seguir seu canal adorei, obrigado
Correto, o consumo hora é o mesmo, mas se analisamos um exemplo, vc tem uma furadeira 127 e outra 220V se vc gasta um minuto para furar um buraco com a 127 vc gastaria 30 segundos com a 220V. O consumo só é igual em aparelhos com funciomento constantemente.
Excelente esclarecimento, e seu comentário quanto à instação de uma nova fiação e disjuntores ajudou muito, pois é meu caso.... Grato por compartilhar Anderson!
Tem um ponto que o video não falou que um dia já foi importante: a perda joule do fio que leva a corrente até o aparelho. Na tensão de 127V a perda Joule é quase 4 vezes maior que a perda em 220V. Se a qualidade dos cabos é fios for ruim e operar em 127V, haverá um pouco de perda maior que se fosse 200V. A diferença no consumo pode ser maior ou menor, mas em geral sem muito impacto na conta boa dias de hoje. Mas se usar produtos muito ruins, com pouco cobre, verá essa economia no produto barato ir para o brejo na conta de luz com alguns poucos anos.
fora as harmônicas, oscilação de uma rede "suja" não estabilizada....por isso em 220v consome menos e mais seguro fica o equipamento.....claro tbm um bom aterramento é essencial....
@@renatokubo6277uma tensão maior não ajuda na segurança de equipamento ligado por oscilação, tudo depende da instalação elétrica e da demanda de energia, em 127v não adianta economizar, se você usar cabos de bitola correta pra cada ponto inclusive chuveiro, vc não notaria diferença em usar mesma potência 127v e 220v. Seria idênticos no desempenho.
Na teoria 110v e 220v são similares em termos de consumo em cargas de mesma potência, porém na prática não é bem assim. As perdas por efeito joule são eminentemente causadas pela passagem de corrente elétrica portanto se verifica que as perdas em circuitos de tensão mais baixa serão maiores impactando no consumo. Tanto é assim que há diversos produtos no mercado que possuem potência declarada um pouco menor em 220v se comparado a um similar 110v. Outro ponto é que a quantidade necessária de disjuntores para circuitos em 220v serão o dobro, já no quesito cabo e capacidade de corrente de tomadas e interruptores por exemplo será a metade de um circuito 110v gerando economia ou pelo menos aumentando a vida útil dos componentes.
Anderson - Vc tá de parabéns pela explicação corretíssima que fez no vídeo. É isso mesmo, o que determina o valor da conta é a soma total da potencia de seus eletrodomésticos.
No caso de equipamentos resistivos isso é verdade, mas no caso de equipamentos indutivos não, a potência do equipamento 220V o consumo tende a ser menor.
a rede 220 fica na frente na questão se suportar equipamentos que consomem mais , ex: comprei uma air fryer de 1500w , se eu dividir 1500/220 dá 6,8 então minha tomada de 10 amperes esta dimensionada para suportar o meu equipamento, achei isso o maximo porque tem muitos videos de pessoas que tem tomadas estouradas e equipamentos queimados por usaram equipamentos 20amp em tomadas de 10amp , e devem ser todos em redes 127 , abraços meu amigo , muito esclarecedor a modo que explicou
Aqui em casa ,tenho uns eletrodomésticos que e 127 v ,incluindo a geladeira ,máquina de lavar que tenho e ventilador que comprei recentemente ,e fui pesquisar se podia tirar essas etiquetas da procel ,que indicam o quanto de energia gasta se podia remover lá e cai aqui
Muito boa explicação. Mas não esqueça que os motores fechado em maior tensão terá maior rendimento em consequência o tempo p fazer o mesmo será menor assim o consumo é menor.
@@fernandasousaferreira4144o que vai te dizer se vai ser rapida ou não é a potencia dela em Watts, sendo em 127v ou 220v praticamente tera mesma velocidade.
Em equipamentos que usam resistência ou motor é muito mais vantagem usar a tensão 220v por trabalhar de forma mais eficiente em altas temperaturas e por os elétrons ter uma secção mais curta para percorrer.
Em qualquer Estado do Pais as Concessionárias de Energia (Distribuidora) mantém um padrão diferenciado quanto aos valores cobrados das tarifas monofásicas, bifásicas e trifásicas, sendo assim os preços em kWH não serão os mesmos, ok.
Na boa o que tá errado é cobrar taxa do relógio isso é incompreensível pois vc tem que pagar ainda iluminação pública. Aqui em MS 46,00 pila com uso ou sem . Tinha que extinguir as.taxas aí seria bom
Só sei que. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
Deveria ter feito um demonstrativo de consumo de wats de cada chuveiro pelo mesmo período de tempo em funcionamento. Será mais esclarecedor para os leigos como eu
pelo que entendi, não altera o valor sendo a mesma potencia, oque faz gastar mais depende da potencia do aparelho que você usar na sua casa por exemplo você optar por um chuveiro de 7500w em vez de um de 5500w, sua conta iria vir mais caro pela potencia do chuveiro.
As diferenças de tensões eh por conta de dimensionamento de condutores e mini disjuntores, em uma instalação 220v o material ficaria mais em conta do que em um sistema de 110v. O que eu quero realmente saber é se em uma indústria que vc tem FP direferente isso seria mito ou não, acho que se parar pra analisar numa indústria acredito que o nivel de tensão faz toda a diferença na eficiência no final.
Já vi muitas casas pegarem fogo em locais com a energia 127v devido não colocarem a bitola de Cabo ou fio correta! Neste caso de um chuveiro 550w a 127 = 43a uma bitola de 6mm está errada, porque pela tabela ele suporta só 35a! Então investir em Cabo 10mm sairá muito caro, mais por outro lado a mais correto!
Fiz um teste por um mês usando um secador 127w esperei a conta chegar…depois usei o secador 220w por um mês…..a conta do primeiro mês veio R$368 já a conta do seguro mês veio R$156 sendo que mantivemos a rotina de costume. Não sei o que é certo na real colocando em pratica fez diferença sim. Mas todas as explicações na teoria diz diferente.
O lance também é a perda por efeito. Térmico, grande vilão em auto consumo de energia elétrica, o equipamento com maior corrente, se estiver mal dimensionamento ou pela distância ou pela Ampacidade, irá ter perda de energia, logo maior consumo. Porém na tensão de trabalho em 220v, pela corrente ser menor, há menor chance de efeito térmico nos condutores.
Pode não alterar valor na fatura, mas os eletrônicos em 220v funcionam muito melhor, chuveiro esquenta mais, chapinha esquenta mais rápido, secador tem mais potência, então é válido trocar a instalação de 110v pra 220v msm que nao diminua o valor da conta.😊
Olá, comprei um imóvel antigo de uns 20 anos de uso como derrubei algumas paredes resolvi trocar a fiação que era antiga fio rígido por flexível (2018), como tb comprei um ar condicionado split e um forno elétrico de 220 w, solicitei ao eletricista que minha tensão agora seja 220 w bifásica, mas nossa estou gastando os tubos nesse imóvel. É uma casa simples porém num bairro considerado Zona Nobre, então td. esta caro, material e mão de obra, então um pouco arrasada e o eletricista é um ENROLADO, só que agora não dá pra desfazer, nem trocar de eletricista reta final.
O cálculo é simples. As consecionarias de energia elétrica nos vendem kilo watts. Todos aparelhos tem seu consumo informado em watts. Então não importa se sua rede é 127 ou 220 volts, se você consumir 200 kW durante um mês, você pagará os 200 kW independente da tensão 127 ou 220 volts. A única coisa é que em 220 você poderá utilizar cabos com menor espessura, devido os aparelhos em 220 v. Ter um consumo de corrente ou seja ( amperagem menor).Em minha região tem uma desvantagem. A rede 220 é obrigatório trifásico, aí o consumidor paga uma conta mínima de 100 kW/ mês, enquanto em 127 v. A conta mínima é de 30 kW/mês.
Explicação clara e didática. De tanto ouvir esse mito que 220 V economizaria mais energia quase troquei a instalação dos chuveiros da casa. Eliminada a dúvida vou manter os de 127 V. Obrigado pela informação tecnica.
O ganho que voce tera, uma vez que ja efetuou a mudança e investiu recursos e que os problemas constantes como queima frequente de resistencias e mau contato recorrente nas emendas de fios se reduz, vale a pena...
Impressionante a explicação. Pois no quintal que moro tem dois padrão, 127v e 220v; eu uso 220V. e tenho chuveiro e 1 motor 3500 w, uso várias ferramentas elétrica, pago menos de 100 reais. A pessoa que usa o 127v. , não tem máquinas nem de lavar, apenas 4 pontos de luz e chuveiro; no entanto paga mais de 100 reais. Como explicar agora?
Depende muito do uso da pessoa se ela passa mais tempo no chuveiro ou se usa maquina frequentemente ou ver se não tem nehuma irregularidade na instalação eletrica, se não tem fuga de corrente, geralmente a conta de luz sempre vem um pouquinho mais cara em 220v porque tem uma taxa do padrão bifásico enquanto q 127v é mono é barato.
Um chuveiro de 127V é obrigatório fio de 10mm, um chuveiro de 220V pode ser fio de 4mm ou 6mm, então vai gastar mais no valor do fio 10mm. E uma instalação de 127V se passar para 220V é indicada para poder usar mais instrumentos sem a necessidade de trocar os fios que já estão na rede elétrica e os disjuntores, mas se forem do tipo NEMA é melhor trocar por DIN. Os disjuntores DIN garantem uma proteção maior que os disjuntores NEMA, sendo a opção mais segura, pois sua a capacidade de interrupção é maior e também desarmam mais rápido. Por ter um disparo independente, os DIN não dependem da grandeza do curto circuito para disparar e são mais sensíveis, os tornando mais seguros
Mas as vantagens de usar em 220 são incontestáveis. Principalmente pelo consumo alto de corrente em 127. Bem comum derreter os fios até em bitolas de fio que em 220v não seria necessário tanto. Além de equipamentos com resistência a tendência a queimar onde é 127 é bem maior.
outra questão é a construção do aparelho tem geralmente a mesma bitola de fiação e os componentes na sua maioria são todos do mesmo tamanho, logo aparelhos em 220v em geral terão uma vida útil muito maior que aparelhos 127v
O fato é que tem muita gente que acha que sabe tudo e sai fazendo merda por aí. Somente profissionais qualificados, engenheiros eletricistas e técnicos da área têm conhecimentos sólidos para dimensionar e executar corretamente as instalações elétricas.
Boa explicação ,mas se usar bitolas de fios finos no 110 a instalação esquenta causando danos a rede e tbm aumenta o consumo.portanto no 220 podera haver uma economia na conta da energia devido trabalhar com mais folga. E isso?
A energia aqui é de 127 V. O profissional que contratei disse que 127v da muito problema. E que as peças são muito difíceis de encontrar. Disse que o ideal é 220. Só que eu teria que comprar um transformador, sendo que o transformador consome uma energia aparte. Fazendo o total de consumo ser maior...Estou muito confusa...
Tanto 127 quanto 220 gastam a mesma coisa, 220 é pra quem precisa usar aparelho que tem voltagem de 220, não tem nada a ver com economia de consumo. Meu ara condicionado é 220 então eu preciso de uma tomada 220.
eu aprendi eletricidade na universidade de Harvad e nesse caso a unica economia é na hora da instalação do seu quadro de distribuição onde em 220 0 material é mais em conta e ce fini
Na tensão 220v só mesmo os cabos que serão mais barato ! Disjuntores ,barramento tipo pente ,serão o dobro do valor em relação a 127v Já em 127v os disjuntores unipolar e mais barato , barramento tipo pente são mais em conta
Muito bom. Parabéns pelo vídeo. Entendo que o usuário faz uma pequena confusão no entendimento do consumo com relação a preço final que o mesmo paga. Tem coisas na cobrança que não é apenas consumo. Como já comentaram, toda rede tem perda e custos. Com uma intuição simples do que você explicou, o mesmo pode ser aplicado a empresa distribuidora. Logo, o custo de cada tipo (110/220) também é repassado ao consumidor. Se é custoso para um usuário na ponta fazer manutenção, também é caro para um distribuidora manter. Acho que seria interessante achar alguma pesquisa sobre o impacto macro entre redes 110 e 220. Novamente, parabéns pela explicação. ✌🏽
Aqui em casa eu mudei o Ar de 10000 btus e o chuveiro de 5500W para 220v. Por um "MILAGRE" minha conta caiu cerca de 20, 25%, sem meus habitos de consumo cairem. Seria a teoria diferente da pratica?
Quando alguem me pergunta se um aparelho eletrico em 220 volts consome menos do em 110 volts,eu respondo que o consumo e o mesmo,e explico o porque usando como exemplo o chuveiro eletrico ,se um chuveiro que consome 5.500 watts em 110 volts ou em 220 volts o consumo ser[á de 5.500watts,a fiferença e no consumo de corrente que em 220 volts sera a metade,mais tem algumas perdas devido a agrupamento e etc
Primeiramente tem muita coisa envolvida em relação a consumo, pela corrente ser o dobro em 127V pode existir mais perdas por dissipação. Cada senário traz uma realidade. Na teoria funciona assim, pai é pai, pedra é pedra. Na prática são muitas variáveis, distância, bitola de fios elétricos, tomadas... Mais pode sim ajudar a minimizar um pouco o consumo. Até mesmo utilizando um sistema trifásico ajudaria bastante no balanceamento das cargas.
Eu sempre achei que realmente o que importava era o consumo W/H. igual no video.. ou seja, se o aparelho gasta 200W/h, então não importa se ele é 220v ou 110v. O gasto seria em teoria o mesmo. Mas eu resolvi pegar um amperímetro, para calcular o consumo em Amperes. Pegando o resultado do Ampere e multiplicando pela corrente '127 e 220'. Com isso, temos o resultado em Watts . Pude perceber que SIM, 220v consome menos energia que 127v, MESMO sendo 200W como no exemplo que dei acima! E sabe porque? Simples, pelos vários testes de diferentes equipamentos que fiz, a eficiência tende a ser melhor em equipamentos 220v. Vou dar um exemplo pratico! Uma fonte de computador de 600W bivolt. Em teoria, deveria consumir os mesmos 600W tanto no 127 quanto no 220, certo? ERRADO! Pois no momento da conversão de 127/220 para 12v 5v 3v etc... há uma perda de energia ai. E em todos os testes que fiz, a perda é maior em 127v. Ou seja, 220v acaba consumindo menos para gerar os mesmos 600W. Claramente, esse exemplo que estou dando, eu pude testar apenas em aparelhos que faz conversão de energia, como fonte de computador, fonte de som automotivo, TV, etc.. tudo aquilo que não funciona exclusivamente em 127 ou 220, e precisa de uma conversão, pude notar que há perda de eficiência, e com isso maior consumo em 127v.
Se eu fizer a instalação em 220 mais não quero e não tenho todos os aparelhos em 220, aí teria que ter tomada 220 e 110 pela casa. Ainda vale a pena.!? Ou teria ter como essa possibilidade de ter tipos de tomadas ?
Eu sou de São paulo sp a rede aqui é de 127v, comprei uma chaleira elétrica de 127v, mas podia ter comprado uma 220v pelo mesmo valor, será que eu deveria ter comprado a 220v ou não faz diferença?
Bom dia, só não podemos esquecer que nossos medidores das concessionária se utilizam de pulso de amperagem para calcular consumo então em 127v junto com uma instalação precária o consumo é o triplo maior.
resposta está correta►►►O que manda é a potência do equipamento, porém quando maior a corrente maior será a perca de energia nos condutores devido ao efeito joule... Nenhum equipamento elétrico consegue converter toda a energia elétrica em outro tipo de força, muito se perde em calor, em atrito etc...
Pois é... eu sempre achei isso... se o apere é maior porque o consumo não é? Quando falamos em consumo temos que levar em conta tudo que esta envolvido... fios, disjuntores e etc, pois todos eles tem um tempo de vida.
O que manda é a potência do equipamento, porém quando maior a corrente maior será a perca de energia nos condutores devido ao efeito joule... Nenhum equipamento elétrico consegue converter toda a energia elétrica em outro tipo de força, muito se perde em calor, em atrito etc...
GRANA NA NET by FELIPAO, longe de ser inútil! Sempre é útil esclarecer as pessoas, quanto ao uso correto da língua portuguesa, principalmente, quando se trata de comunicação pública! Inútil foi sua réplica a meu comentário.
5 років тому+7
@@sandro7525 Tbm acho super inútil, tentanto dar uma de professor para corrigir algo que não fará a minima diferença...
Everton VIEIRA DA ROCHA, também acho você super inútil mas aqui é um lugar público e democrático, onde podemos opinar, comentar o que achamos conveniente e, nesse caso, é muito interessante que um comunicador saiba usar de forma, o mais correta possível, a língua portuguesa! Não estou “dando uma de professor”, apenas sou um cidadão que possui o conhecimento básico que todos deveriam possuir! Se você não gostou, azar o seu, pois meu comentário não foi dirigido a você!
5 років тому+8
@@sandro7525 não está em questão o que você acha ou deixa de achar de mim, porque sua opnião nesse quesito, é o mesmo que merda.... O que é inútil e continua sendo a cada vez que vc tenta defender, é vir dar uma de Mr. gramática em um video onde o assunto não tem nada haver, o cara te pediu opinião sobre se está certo ou errado? Tá loko tem gente que não tem um 'pingo' de desconfiômetro.
Vale salientar que existem chuveiros para tensão 127V e 220V, se ligarmos um chuveiro para tensão de 127V em 220V teremos uma corrente maior e no melhor dos casos a queima do resistor.
127v vai gastar mais se os cabos estiverem mal dimensionados, o que é bem comum. Cabos com bitola menor que o corretamente dimensionado vão aquecer e calor é energia, nesse caso energia dissipada, ou seja, perdida, ou seja, energia gasta sem uso.
O consumo em tese é o mesmo, mas usando apenas 220V vc usará a rede elétrica de forma mais eficiente. Por ter menos corrente circulando, haverá menos aquecimento nos fios, menor chance de sobrecarga e poderá ligar mais equipamentos. Não recomendo a ninguém a tensão de 127V.
Parabéns... Você sem querer querendo esclareceu de uma vez por todas a questão relacionada ao mito do menor consumo de energia quando utilizando um aparelho ligado em tensão 220V... Nossa... Como eu sempre acreditei nesse mito já cheguei até mesmo a ligar toda as lâmpadas da casa para tensão 2220V... Só lamento.
Olá boa noite agradeço as informações sobre energia elétrica obrigado Professor gostaria de saber porque as máquinas de ligação em 220v é melhor no caso da bivolte ...
se voce estiver usando fios que nao suportam a corrente em 127 V, provocando aquecimento na instalacao. E mudar para 220 V eliminando o assim o aquecimento devido a corrente ser mais baixa. Nesta situacao voce nao economizaria pois nao ira pagar a corrente desperdicada no aquecimento dos fios ?
Acertou em parte, mas deixou de fora o principal fato. Em condições ideais sim, não tem diferença no consumo. Mas no mundo real, é super comum as casas serem construídas com fios bem finos, tanto em 220v quanto em 127v. E qual o problema? Que não foi mencionado no vídeo? Os fios mal dimensionados não tem só o custo na instalação, eles esquentam muito mais, dificultam e muito a passagem dos elétrons e gastam sim mais energia. Sem contar o fato de ser perigoso. Moral da história, o wue conta é a potência, tá correto, mas não pode deixar de lado o super aquecimento dos condutores com o dobro de corrente. Então sim, nesse caso de cabos mal dimensionados, além ds instalação mais cara, gasta mais energia sim 😎👍.
Olá. Muito boa explicação. Só uma dúvida: no caso do rendimento de máquinas e motores o 220v renderia mais, ou seja, teria uma eficiente maior que equipamento 110v? Pois motores 220v (bifásico) aparentam ser mais "fortes" que em 110v. Obrigado.
Direto, objetivo e sem gracinhas! Homen sério que passa confiança. Like, precisamos disso, não de caras barbados pondo MEMES no meio de um assunto sério. Parabéns
Só que ele ñ está totalmente certo , 127v aquece mais com o uso, e superaquecimento gera perda de energia, aumentando assim o consumo, 220v por ter menor corrente trabalha mais frio
Se for um equipamento de baixo consumo, como uma lâmpada por exemplo, ñ dá diferença, mas um que consome mais aí vai puxar mais energia, aquecer mais e gastar mais
⚡JÁ PENSOU EM VIVER DE PROJETOS ELÉTRICOS? APRENDA A ELABORAR PROJETOS DO ZERO A ENTREGA E AINDA CONQUISTAR CLIENTES COM O CURSO PROJETO ELÉTRICO NA PRÁTICA! SAIBA MAIS EM escoladaeletrica.com/cursodeprojetoseletricos-vid3
@Henrique Oliveira pra saber o da maquina é só olhar no cabo ou na traseira da máquina já pra saber o da tomada você ia precisar de um voltímetro
Posso usar os mesmos fios de bitolas iguais os de 110 pra fazer uma ligação 220? No caso na minha casa é 110 e eu quero puxar umas tomadas 220 , precisarei trocar a fiação ou posso colocar mais um cabo de 10 pra puxar a rede?
Bom dia Anderson, por favor tire-me uma dúvida, no caso de medidor monofásico existe uma bobina de tensão e outra de corrente, o consumo será marcado com o giro do disco girando em função da corrente por ele induzida, fica a pergunta sendo uma corrente maior evidentemente que a indução nesse disco consequentemente será maior com acréscimo na conta em virtude da potência consumida.
Eu ainda tinha esse mesmo pensamento, achava que 220V consumia mais, isso sempre ouvindo os meus pais. Ainda bem que temos a internet e o UA-cam pra tirar dúvidas. Abs!!
Excelente!!!
Só pra completar em 220 vc consegue ligar mais aparelhos ao mesmo tempo já 110 fica limitado
Nem sempre, pra isso vc usa cabo maior que 220v pra ligar mesma quantidade no 127v.
Não tenho a menor dúvida de que o assunto abordado no vídeo tecnicamente seja verdade. Entretanto, parece-me que na prática do consumo há algumas diferenças significativas sim. No meu caso, minha casa tinha medidor monofásico, depois que alterei a carga da rede para trifásico, a conta de energia reduziu o valor. Aliás, há 15 anos eu pagava de conta de luz o que hoje pago menos ainda com mais equipamentos. Hoje tenho três banheiros com chuveiros elétricos, o que, antes, não tinha nenhum. Parece-me razoável que a sobrecarga na rede monofásica gera algum fator que aumenta consideravelmente o consumo. Ainda não pesquisei profundamente, mas acredito haver diferença sim.
Tem diferença sim. Por isso as fases são dívidas, para não sobrecarregar
Percebi que algumas pessoas confundem de qual economia esta falando , temos a economia da conta de energia e a economia dos materiais da instalação ( fios, disjuntores,etc).
Chuveiros 127v ou 220v com a mesma potência (whatts) na conta o gasto é o mesmo , agora nos materiais, a economia será instalar o 220v., Pois o 127v precisará de um fio mais grosso e um disjuntor de mais amperes consequentemente mais caros.
Moro numa casa com instalação muito antiga e bifásica , um dia ouvi um estouro e era um fio desencapado recebendo infiltração de chuva ,depois que consertou baixou 60 reais minha conta de energia. Vou seguir seu canal adorei, obrigado
Explicou de um jeito super simplificado e fácil de entender ,agora usarei o aprendizado aí meu favor para economia em minha casa ,gratidão !
Correto, o consumo hora é o mesmo, mas se analisamos um exemplo, vc tem uma furadeira 127 e outra 220V se vc gasta um minuto para furar um buraco com a 127 vc gastaria 30 segundos com a 220V. O consumo só é igual em aparelhos com funciomento constantemente.
se a potencia das furadeiras 110v e 220v sao iguais; gastam a mesma quantidade de kw no tempo ligado!
Excelente esclarecimento, e seu comentário quanto à instação de uma nova fiação e disjuntores ajudou muito, pois é meu caso.... Grato por compartilhar Anderson!
Tem um ponto que o video não falou que um dia já foi importante: a perda joule do fio que leva a corrente até o aparelho. Na tensão de 127V a perda Joule é quase 4 vezes maior que a perda em 220V. Se a qualidade dos cabos é fios for ruim e operar em 127V, haverá um pouco de perda maior que se fosse 200V. A diferença no consumo pode ser maior ou menor, mas em geral sem muito impacto na conta boa dias de hoje. Mas se usar produtos muito ruins, com pouco cobre, verá essa economia no produto barato ir para o brejo na conta de luz com alguns poucos anos.
fora as harmônicas, oscilação de uma rede "suja" não estabilizada....por isso em 220v consome menos e mais seguro fica o equipamento.....claro tbm um bom aterramento é essencial....
@@renatokubo6277uma tensão maior não ajuda na segurança de equipamento ligado por oscilação, tudo depende da instalação elétrica e da demanda de energia, em 127v não adianta economizar, se você usar cabos de bitola correta pra cada ponto inclusive chuveiro, vc não notaria diferença em usar mesma potência 127v e 220v. Seria idênticos no desempenho.
Na teoria 110v e 220v são similares em termos de consumo em cargas de mesma potência, porém na prática não é bem assim. As perdas por efeito joule são eminentemente causadas pela passagem de corrente elétrica portanto se verifica que as perdas em circuitos de tensão mais baixa serão maiores impactando no consumo. Tanto é assim que há diversos produtos no mercado que possuem potência declarada um pouco menor em 220v se comparado a um similar 110v.
Outro ponto é que a quantidade necessária de disjuntores para circuitos em 220v serão o dobro, já no quesito cabo e capacidade de corrente de tomadas e interruptores por exemplo será a metade de um circuito 110v gerando economia ou pelo menos aumentando a vida útil dos componentes.
Excelente vídeo !
Estou construindo minha casa e fiquei na dúvida de 127 ou 220 volts!!!
Será 220Vts com certeza !
Pra mim que não entendo nada de eletricidade é mais complicado mas obrigado pelo vídeo. Deixei o like
Anderson - Vc tá de parabéns pela explicação corretíssima que fez no vídeo. É isso mesmo, o que determina o valor da conta é a soma total da potencia de seus eletrodomésticos.
Muito bom seu esclarecimento. Gostei de saber. Já trabalhei com dezenas de eletricista e ninguém falou sobre este tema. Valeu
Continuo com a duvida , pois se a potecia tem relação com tenção e corrente , por q no consumo é diferente?
Não sou eletricista .. mais sempre tive essas curiosidades ... Vc tá de parabéns explicação ótima. .. muito obrigado
Muitíssimo obrigado por sua explicação, gostei muito ! Era uma dúvida que eu tinha a muitos anos !!! Forte abraço !!! 🙏
Verdade , eu fiz isto tirei 127 vts pra por 220 vts mais e cobrado assim como você disse !!
No caso de equipamentos resistivos isso é verdade, mas no caso de equipamentos indutivos não, a potência do equipamento 220V o consumo tende a ser menor.
a rede 220 fica na frente na questão se suportar equipamentos que consomem mais , ex: comprei uma air fryer de 1500w , se eu dividir 1500/220 dá 6,8 então minha tomada de 10 amperes esta dimensionada para suportar o meu equipamento, achei isso o maximo porque tem muitos videos de pessoas que tem tomadas estouradas e equipamentos queimados por usaram equipamentos 20amp em tomadas de 10amp , e devem ser todos em redes 127 , abraços meu amigo , muito esclarecedor a modo que explicou
Ainda e bom dizer que o uso de transformador seja par a elevar ou baixa a tenção implica em consumo adicional .
Aqui foi novo. Bifasica. Cozinha fez separada. 2 chuveiro são 220v resto 127v
Aqui em casa ,tenho uns eletrodomésticos que e 127 v ,incluindo a geladeira ,máquina de lavar que tenho e ventilador que comprei recentemente ,e fui pesquisar se podia tirar essas etiquetas da procel ,que indicam o quanto de energia gasta se podia remover lá e cai aqui
Muito boa explicação.
Mas não esqueça que os motores fechado em maior tensão terá maior rendimento em consequência o tempo p fazer o mesmo será menor assim o consumo é menor.
No caso de uma fritadeira elétrica, qual seria a melhor opção ou á mais rápida na fritura???
@@fernandasousaferreira4144o que vai te dizer se vai ser rapida ou não é a potencia dela em Watts, sendo em 127v ou 220v praticamente tera mesma velocidade.
Um exemplo um chuveiro lorezeti pede para que você use um cabo de 6mm para 220v no 127v seria 10mm já penco você passa isso no conduíte.
Muito bom tirou minhas dúvidas,eu não queria comprar um microondas 220pois achei que ele consumia mais.
Em equipamentos que usam resistência ou motor é muito mais vantagem usar a tensão 220v por trabalhar de forma mais eficiente em altas temperaturas e por os elétrons ter uma secção mais curta para percorrer.
Mesmo usando um transformador?
Muito bom! Tem gente que fala essas coisas! Agente tenta explicar más não entra na cabeça deles.
Em qualquer Estado do Pais as Concessionárias de Energia (Distribuidora) mantém um padrão diferenciado quanto aos valores cobrados das tarifas monofásicas, bifásicas e trifásicas, sendo assim os preços em kWH não serão os mesmos, ok.
Na boa o que tá errado é cobrar taxa do relógio isso é incompreensível pois vc tem que pagar ainda iluminação pública. Aqui em MS 46,00 pila com uso ou sem . Tinha que extinguir as.taxas aí seria bom
Só sei que. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
Legal! Pra mim agora ficou bem claro a diferença entre as duas potências. Parabéns pela explicação. Abraço!
Vim aqui saber sobre a diferença de qual liquidificador devo comprar, se 127 ou 220.
220, então...
Boa madrugada valeu ajudou e muito
Deus e Nossa Senhora Aparecida e o divino Espírito Santo te abençoe grandemente sempre 🙏🙏🙏🙏🙏👍
Deveria ter feito um demonstrativo de consumo de wats de cada chuveiro pelo mesmo período de tempo em funcionamento. Será mais esclarecedor para os leigos como eu
pelo que entendi, não altera o valor sendo a mesma potencia, oque faz gastar mais depende da potencia do aparelho que você usar na sua casa
por exemplo você optar por um chuveiro de 7500w em vez de um de 5500w, sua conta iria vir mais caro pela potencia do chuveiro.
Minha casa coloquei rede trifásica para melhor equilibrar a carga! Os principais eletrodomésticos são 220 e olha já duram muito mais tempo
As diferenças de tensões eh por conta de dimensionamento de condutores e mini disjuntores, em uma instalação 220v o material ficaria mais em conta do que em um sistema de 110v. O que eu quero realmente saber é se em uma indústria que vc tem FP direferente isso seria mito ou não, acho que se parar pra analisar numa indústria acredito que o nivel de tensão faz toda a diferença na eficiência no final.
Já vi muitas casas pegarem fogo em locais com a energia 127v devido não colocarem a bitola de Cabo ou fio correta! Neste caso de um chuveiro 550w a 127 = 43a uma bitola de 6mm está errada, porque pela tabela ele suporta só 35a! Então investir em Cabo 10mm sairá muito caro, mais por outro lado a mais correto!
Fiz um teste por um mês usando um secador 127w esperei a conta chegar…depois usei o secador 220w por um mês…..a conta do primeiro mês veio R$368 já a conta do seguro mês veio R$156 sendo que mantivemos a rotina de costume. Não sei o que é certo na real colocando em pratica fez diferença sim. Mas todas as explicações na teoria diz diferente.
O lance também é a perda por efeito. Térmico, grande vilão em auto consumo de energia elétrica, o equipamento com maior corrente, se estiver mal dimensionamento ou pela distância ou pela Ampacidade, irá ter perda de energia, logo maior consumo.
Porém na tensão de trabalho em 220v, pela corrente ser menor, há menor chance de efeito térmico nos condutores.
Pode não alterar valor na fatura, mas os eletrônicos em 220v funcionam muito melhor, chuveiro esquenta mais, chapinha esquenta mais rápido, secador tem mais potência, então é válido trocar a instalação de 110v pra 220v msm que nao diminua o valor da conta.😊
PARABÉNS AMIGO, ACREDITO MUITO NA PRÁTICA. VOU FAZER UM VÍDEO NA PRÁTICA
Liga um chuveiro em 110 e outro em220 e vai lá olhar no medidor pra ver quem corre mais rápido
Olá, comprei um imóvel antigo de uns 20 anos de uso como derrubei algumas paredes resolvi trocar a fiação que era antiga fio rígido por flexível (2018), como tb comprei um ar condicionado split e um forno elétrico de 220 w, solicitei ao eletricista que minha tensão agora seja 220 w bifásica, mas nossa estou gastando os tubos nesse imóvel. É uma casa simples porém num bairro considerado Zona Nobre, então td. esta caro, material e mão de obra, então um pouco arrasada e o eletricista é um ENROLADO, só que agora não dá pra desfazer, nem trocar de eletricista reta final.
A ligaçao bifasica traz uma cobrança maior no KWh em relaçao a monofasica, isso e real...
O cálculo é simples. As consecionarias de energia elétrica nos vendem kilo watts. Todos aparelhos tem seu consumo informado em watts. Então não importa se sua rede é 127 ou 220 volts, se você consumir 200 kW durante um mês, você pagará os 200 kW independente da tensão 127 ou 220 volts. A única coisa é que em 220 você poderá utilizar cabos com menor espessura, devido os aparelhos em 220 v. Ter um consumo de corrente ou seja ( amperagem menor).Em minha região tem uma desvantagem. A rede 220 é obrigatório trifásico, aí o consumidor paga uma conta mínima de 100 kW/ mês, enquanto em 127 v. A conta mínima é de 30 kW/mês.
Explicação clara e didática. De tanto ouvir esse mito que 220 V economizaria mais energia quase troquei a instalação dos chuveiros da casa. Eliminada a dúvida vou manter os de 127 V. Obrigado pela informação tecnica.
O ganho que voce tera, uma vez que ja efetuou a mudança e investiu recursos e que os problemas constantes como queima frequente de resistencias e mau contato recorrente nas emendas de fios se reduz, vale a pena...
Se vc tiver fios adequados p/ 110v, tbm vejo que é desnecessário.
Impressionante a explicação.
Pois no quintal que moro tem dois padrão, 127v e 220v; eu uso 220V. e tenho chuveiro e 1 motor 3500 w, uso várias ferramentas elétrica, pago menos de 100 reais. A pessoa que usa o 127v. , não tem máquinas nem de lavar, apenas 4 pontos de luz e chuveiro; no entanto paga mais de 100 reais.
Como explicar agora?
Depende muito do uso da pessoa se ela passa mais tempo no chuveiro ou se usa maquina frequentemente ou ver se não tem nehuma irregularidade na instalação eletrica, se não tem fuga de corrente, geralmente a conta de luz sempre vem um pouquinho mais cara em 220v porque tem uma taxa do padrão bifásico enquanto q 127v é mono é barato.
Um chuveiro de 127V é obrigatório fio de 10mm, um chuveiro de 220V pode ser fio de 4mm ou 6mm, então vai gastar mais no valor do fio 10mm.
E uma instalação de 127V se passar para 220V é indicada para poder usar mais instrumentos sem a necessidade de trocar os fios que já estão na rede elétrica e os disjuntores, mas se forem do tipo NEMA é melhor trocar por DIN.
Os disjuntores DIN garantem uma proteção maior que os disjuntores NEMA, sendo a opção mais segura, pois sua a capacidade de interrupção é maior e também desarmam mais rápido. Por ter um disparo independente, os DIN não dependem da grandeza do curto circuito para disparar e são mais sensíveis, os tornando mais seguros
Mas as vantagens de usar em 220 são incontestáveis. Principalmente pelo consumo alto de corrente em 127. Bem comum derreter os fios até em bitolas de fio que em 220v não seria necessário tanto. Além de equipamentos com resistência a tendência a queimar onde é 127 é bem maior.
outra questão é a construção do aparelho tem geralmente a mesma bitola de fiação e os componentes na sua maioria são todos do mesmo tamanho, logo aparelhos em 220v em geral terão uma vida útil muito maior que aparelhos 127v
O fato é que tem muita gente que acha que sabe tudo e sai fazendo merda por aí. Somente profissionais qualificados, engenheiros eletricistas e técnicos da área têm conhecimentos sólidos para dimensionar e executar corretamente as instalações elétricas.
Boa explicação ,mas se usar bitolas de fios finos no 110 a instalação esquenta causando danos a rede e tbm aumenta o consumo.portanto no 220 podera haver uma economia na conta da energia devido trabalhar com mais folga. E isso?
A energia aqui é de 127 V. O profissional que contratei disse que 127v da muito problema. E que as peças são muito difíceis de encontrar. Disse que o ideal é 220. Só que eu teria que comprar um transformador, sendo que o transformador consome uma energia aparte. Fazendo o total de consumo ser maior...Estou muito confusa...
Tanto 127 quanto 220 gastam a mesma coisa, 220 é pra quem precisa usar aparelho que tem voltagem de 220, não tem nada a ver com economia de consumo. Meu ara condicionado é 220 então eu preciso de uma tomada 220.
muito obrigada, você me ajudou na escolha da fritadeira elétrica estava com duvida entre 110 ou 220, fiz a formula e já sei qual comprar rs
220v claro
eu aprendi eletricidade na universidade de Harvad e nesse caso a unica economia é na hora da instalação do seu quadro de distribuição onde em 220 0 material é mais em conta e ce fini
Depois fala sobre inverter ,geladeira ,ar ..etc...SOBRE PICOS DE PARTIDA ETC..inverter não tem pico...
Na tensão 220v só mesmo os cabos que serão mais barato ! Disjuntores ,barramento tipo pente ,serão o dobro do valor em relação a 127v
Já em 127v os disjuntores unipolar e mais barato , barramento tipo pente são mais em conta
Muito bom. Parabéns pelo vídeo.
Entendo que o usuário faz uma pequena confusão no entendimento do consumo com relação a preço final que o mesmo paga. Tem coisas na cobrança que não é apenas consumo. Como já comentaram, toda rede tem perda e custos. Com uma intuição simples do que você explicou, o mesmo pode ser aplicado a empresa distribuidora. Logo, o custo de cada tipo (110/220) também é repassado ao consumidor. Se é custoso para um usuário na ponta fazer manutenção, também é caro para um distribuidora manter. Acho que seria interessante achar alguma pesquisa sobre o impacto macro entre redes 110 e 220.
Novamente, parabéns pela explicação. ✌🏽
Aqui em casa eu mudei o Ar de 10000 btus e o chuveiro de 5500W para 220v. Por um "MILAGRE" minha conta caiu cerca de 20, 25%, sem meus habitos de consumo cairem. Seria a teoria diferente da pratica?
Em casa são 4 adulto .com todos os aparelhos que tem em uma casa .......em média 80.00 reais por mês....tudo em casa 220 v
Qual estado vc mora?
Quando alguem me pergunta se um aparelho eletrico em 220 volts consome menos do em 110 volts,eu respondo que o consumo e o mesmo,e explico o porque usando como exemplo o chuveiro eletrico ,se um chuveiro que consome 5.500 watts em 110 volts ou em 220 volts o consumo ser[á de 5.500watts,a fiferença e no consumo de corrente que em 220 volts sera a metade,mais tem algumas perdas devido a agrupamento e etc
Eu comprei um aparador de grama de 15000 w minha enegia e de 127...ela é economia o aparador
Falou sem enrolar. raro. Obrigado.
e a corrente de pico dos equipamentos, como fica a relaçao entre 127 e 220..acho q isso faz diferença
Lembrando que a rede 220 sendo bem balaciada a economia é bem maior a minha rede era 127 troquei por 220 e balanciei caiu 30% do consumo
Vc trocou a rede toda
Sei
kkkkkk
Ai esta algo que mostra algo interessante que as pessoas desconhecem.
Obrigado assistir bastante. Dúvida que levei toda vida.
Primeiramente tem muita coisa envolvida em relação a consumo, pela corrente ser o dobro em 127V pode existir mais perdas por dissipação. Cada senário traz uma realidade. Na teoria funciona assim, pai é pai, pedra é pedra. Na prática são muitas variáveis, distância, bitola de fios elétricos, tomadas... Mais pode sim ajudar a minimizar um pouco o consumo. Até mesmo utilizando um sistema trifásico ajudaria bastante no balanceamento das cargas.
Eu sempre achei que realmente o que importava era o consumo W/H. igual no video.. ou seja, se o aparelho gasta 200W/h, então não importa se ele é 220v ou 110v. O gasto seria em teoria o mesmo.
Mas eu resolvi pegar um amperímetro, para calcular o consumo em Amperes. Pegando o resultado do Ampere e multiplicando pela corrente '127 e 220'. Com isso, temos o resultado em Watts .
Pude perceber que SIM, 220v consome menos energia que 127v, MESMO sendo 200W como no exemplo que dei acima!
E sabe porque? Simples, pelos vários testes de diferentes equipamentos que fiz, a eficiência tende a ser melhor em equipamentos 220v.
Vou dar um exemplo pratico!
Uma fonte de computador de 600W bivolt. Em teoria, deveria consumir os mesmos 600W tanto no 127 quanto no 220, certo? ERRADO!
Pois no momento da conversão de 127/220 para 12v 5v 3v etc... há uma perda de energia ai. E em todos os testes que fiz, a perda é maior em 127v. Ou seja, 220v acaba consumindo menos para gerar os mesmos 600W.
Claramente, esse exemplo que estou dando, eu pude testar apenas em aparelhos que faz conversão de energia, como fonte de computador, fonte de som automotivo, TV, etc.. tudo aquilo que não funciona exclusivamente em 127 ou 220, e precisa de uma conversão, pude notar que há perda de eficiência, e com isso maior consumo em 127v.
Sem contar que se usar uma Rig com 2 fonte em 110v esquenta diminuindo eficiência.
Se eu fizer a instalação em 220 mais não quero e não tenho todos os aparelhos em 220, aí teria que ter tomada 220 e 110 pela casa. Ainda vale a pena.!? Ou teria ter como essa possibilidade de ter tipos de tomadas ?
Se a fabrica fabricar dois equipamento de mesmo deficiência o 127 tera 200w o 220 sera menos 160w e tera a mesma eficiência
@diogo. Tem essa dúvida para esse caso.que vc explicou com aparelhos bivolt. Teve muita diferença no consumo?
Eu sou de São paulo sp a rede aqui é de 127v, comprei uma chaleira elétrica de 127v, mas podia ter comprado uma 220v pelo mesmo valor, será que eu deveria ter comprado a 220v ou não faz diferença?
Direto esclarecedor, simples assim.
Forte abraço.
Bom dia, só não podemos esquecer que nossos medidores das concessionária se utilizam de pulso de amperagem para calcular consumo então em 127v junto com uma instalação precária o consumo é o triplo maior.
Porém vc paga pelo kw/h e não Ampére hora
resposta está correta►►►O que manda é a potência do equipamento, porém quando maior a corrente maior será a perca de energia nos condutores devido ao efeito joule... Nenhum equipamento elétrico consegue converter toda a energia elétrica em outro tipo de força, muito se perde em calor, em atrito etc...
Pois é... eu sempre achei isso... se o apere é maior porque o consumo não é? Quando falamos em consumo temos que levar em conta tudo que esta envolvido... fios, disjuntores e etc, pois todos eles tem um tempo de vida.
O que manda é a potência do equipamento, porém quando maior a corrente maior será a perca de energia nos condutores devido ao efeito joule... Nenhum equipamento elétrico consegue converter toda a energia elétrica em outro tipo de força, muito se perde em calor, em atrito etc...
É “PERDA” e não “PERCA”! Um é substantivo e o outro é verbo.
GRANA NA NET by FELIPAO, longe de ser inútil! Sempre é útil esclarecer as pessoas, quanto ao uso correto da língua portuguesa, principalmente, quando se trata de comunicação pública! Inútil foi sua réplica a meu comentário.
@@sandro7525 Tbm acho super inútil, tentanto dar uma de professor para corrigir algo que não fará a minima diferença...
Everton VIEIRA DA ROCHA, também acho você super inútil mas aqui é um lugar público e democrático, onde podemos opinar, comentar o que achamos conveniente e, nesse caso, é muito interessante que um comunicador saiba usar de forma, o mais correta possível, a língua portuguesa! Não estou “dando uma de professor”, apenas sou um cidadão que possui o conhecimento básico que todos deveriam possuir! Se você não gostou, azar o seu, pois meu comentário não foi dirigido a você!
@@sandro7525 não está em questão o que você acha ou deixa de achar de mim, porque sua opnião nesse quesito, é o mesmo que merda.... O que é inútil e continua sendo a cada vez que vc tenta defender, é vir dar uma de Mr. gramática em um video onde o assunto não tem nada haver, o cara te pediu opinião sobre se está certo ou errado? Tá loko tem gente que não tem um 'pingo' de desconfiômetro.
Vale salientar que existem chuveiros para tensão 127V e 220V, se ligarmos um chuveiro para tensão de 127V em 220V teremos uma corrente maior e no melhor dos casos a queima do resistor.
127v vai gastar mais se os cabos estiverem mal dimensionados, o que é bem comum. Cabos com bitola menor que o corretamente dimensionado vão aquecer e calor é energia, nesse caso energia dissipada, ou seja, perdida, ou seja, energia gasta sem uso.
O consumo em tese é o mesmo, mas usando apenas 220V vc usará a rede elétrica de forma mais eficiente. Por ter menos corrente circulando, haverá menos aquecimento nos fios, menor chance de sobrecarga e poderá ligar mais equipamentos. Não recomendo a ninguém a tensão de 127V.
Transforma em kwm e depois pela tarifas nos dois casos
A única coisa que economiza é o material a comprar... pois a corrente em 220 é menor.
Gostei muito do video, mas fiquei com duvida qto ao que vc falou sobre potencia
ajudou muito mesmo mas só responda a pergunta anterior só pra comfirmação
Parabéns... Você sem querer querendo esclareceu de uma vez por todas a questão relacionada ao mito do menor consumo de energia quando utilizando um aparelho ligado em tensão 220V... Nossa... Como eu sempre acreditei nesse mito já cheguei até mesmo a ligar toda as lâmpadas da casa para tensão 2220V... Só lamento.
Ótimo vídeo. É verdade que para um chuveiro 127 de 5.500 Watts eu teria que usar uma fiação de 10 mm de espessura?
O medidor do relógio vai rodar mais rapido com mais corrente passando ou seja quanto mais o relógio virar mais vx vai consumir
corrente mais alta com a tensao menor roda igual! potencia e tensao multiplicada pela corrente!
Top gostei muito! Tirou minha dúvida ! obrigado!
Olá boa noite agradeço as informações sobre energia elétrica obrigado Professor gostaria de saber porque as máquinas de ligação em 220v é melhor no caso da bivolte ...
Obrigada me ajudou muito.muito obrigada.
Acabei de ganhar uma discussão muito obrigado....rs
Lembrando que 220v também não gera harmônicas, "energia limpa", ao longo do tempo seu equipamentos eletrônicos agradecem.
Por isso q meu técnico só ar falou q 220 gastaria menos usaria mais
Perfeito... Amigo... Bem explicado
Excelente tirou minha duvida parabéns pelo video, explicação clara e simples de facil entendimento, show.
...então explica porque máquinas iguais tem preços diferentes, ou seja, equipamentos 127 chegam ser 30 a 40% mais baratos que o mesmo equipamento 220?
Parabéns por repassar o conhecimento... ótima Aula
se voce estiver usando fios que nao suportam a corrente em 127 V, provocando aquecimento na instalacao. E mudar para 220 V eliminando o assim o aquecimento devido a corrente ser mais baixa. Nesta situacao voce nao economizaria pois nao ira pagar a corrente desperdicada no aquecimento dos fios ?
VALEU PELA EXPLICAÇÃO TIROU MINHAS DÚVIDAS
Acertou em parte, mas deixou de fora o principal fato.
Em condições ideais sim, não tem diferença no consumo.
Mas no mundo real, é super comum as casas serem construídas com fios bem finos, tanto em 220v quanto em 127v.
E qual o problema? Que não foi mencionado no vídeo?
Os fios mal dimensionados não tem só o custo na instalação, eles esquentam muito mais, dificultam e muito a passagem dos elétrons e gastam sim mais energia. Sem contar o fato de ser perigoso.
Moral da história, o wue conta é a potência, tá correto, mas não pode deixar de lado o super aquecimento dos condutores com o dobro de corrente. Então sim, nesse caso de cabos mal dimensionados, além ds instalação mais cara, gasta mais energia sim 😎👍.
O consumo e o mesmo , o que muda é custo da instalação já q vai aumentar a corrente de trabalho exigindo fiação de maior bitola
Exato.
Olá. Muito boa explicação. Só uma dúvida: no caso do rendimento de máquinas e motores o 220v renderia mais, ou seja, teria uma eficiente maior que equipamento 110v? Pois motores 220v (bifásico) aparentam ser mais "fortes" que em 110v. Obrigado.
tenho essa dúvida
Direto, objetivo e sem gracinhas! Homen sério que passa confiança. Like, precisamos disso, não de caras barbados pondo MEMES no meio de um assunto sério. Parabéns
Só que ele ñ está totalmente certo , 127v aquece mais com o uso, e superaquecimento gera perda de energia, aumentando assim o consumo, 220v por ter menor corrente trabalha mais frio
Se for um equipamento de baixo consumo, como uma lâmpada por exemplo, ñ dá diferença, mas um que consome mais aí vai puxar mais energia, aquecer mais e gastar mais