Tive o privilégio do convívio como aluno e professor de outras artes na academia Machida. Uma família exemplar, modelo de profissionalismo, ética, honradez, bondade e tudo o mais que nos torna humanos! Axé, Machidas!
Esse ideia é muito próxima do Kempo/Kenpo que se diferencia do Karate no sentido de continuar sendo híbrido e o Karate se fechando em algum estilo. São muito bons o Machida Karate e o Karate Jutsu do Sensei Vinício.
Esse é um trabalho que estamos tentando fazer com a Capoeira, resgatar a parte luta e aperfeiçoar o que ja temos e buscar mais conhecimentos nas áreas que temos deficiência como a parte de chão e finalização.
Grande vídeo meu amigo ! Eu sou professor de Taekwondo , e logo após conhecer o vinicio Antony , eu comecei a enxergar que o que temos hoje são resquicios das artes , Não praticamos elas em sua forma completa e original , e com a esportização e treinos voltado para as regras competitivas as tornam muito menos eficazes para certas situações urbanas ou marciais . O trabalho que venho fazendo no taekwondo hoje está sendo de resgate e evolução da arte . Porque toda arte marcial deve evoluir . Os machidas e o Antony estão certos em trilhar o caminho da evolução e até você mesmo que já rompeu o véu da tradição. Muito respeito aqueles que pensam fora da caixinha👊🏾
Que bom, estou fazendo a mesma coisa com a Capoeira que com o passar do tempo a parte Show ganhou destaque e a parte de combate e armas ficaram no esquecimento, muita coisa se perdeu e hoje estamos em busca de resgatar e de aperfeiçoar as técnicas buscando conhecimento também em outras artes.
Excelente exposição do tema sensei Jayme ! Acompanho seu trabalho de longa data, pelo sr. ser um dos professores de Karatê que "foram além" e enxergou a arte marcial por outra lente, que teve contato com outras lutas e entendeu a defasagem que a esportivização ou as mudanças que o Karatê Do tiveram em relação a outra lutas. Como eu já havia comentado em outros vídeos: sou um atleta de 31 anos, que pratica artes marciais desde 1998 (desde os 6 anos de idade) , as que tive mais destaque foram o BJJ (Faixa preta 3º grau), Judô (Faixa Roxa), Sanda (Kung Fu - Faixa Roxa) e rápidas passagens pelo Kickboxing, Boxe, Muay Thai, Aikidô, Taekwondo e Capoeira. Por influência do seu trabalho e do sensie Vinicio Anthony, família Machida, sensei Paulo Afonso e Mano Santana, ingressei no Karatê Shotokan no início de 2021. E penso que as colocações e aplicações dos katas do Karatê Jutsu mostrada pelo sensei Vinicio, são muito coerentes, práticas e não fantasiosas como a maioria das apresentações tradicionais de bunkai que vemos por aí. Exatamente por eu vir da vivência e experiência com outras artes marcias, vejo fundamento no trabalho dele e também no Karatê Machida, haja visto que eles mostraram ao mundo a eficiência do seu trabalho, contra estes resultados, não restam argumentos. Penso que muitos senseis (com todo o respeito), ficaram acomodados, ou que só treinaram Karatê a vida inteira, nunca tiveram um momento em que precisaram se defender ou se experimentaram com outra luta, e por isso tem esta visão engessada, quando aparecem pessoas propondo o resgate ou que já experimentaram o seu Karate engessado em outros ambientes "extra dojô". Hoje com o advento da internet, estes professores não são mais os detentores dos conhecimentos ou a única fonte em que seus alunos tem para ver o Karatê. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco sensei ! Oss !
Muito legal. Um outro sensei que vale a pena acompanhar é o sensei Samir Berardo do Muidokan. Ele estuda materiais históricos, fatos do Karate mesmo, e com isso tem a proposta de fazer um resgate do Karate antigo. É uma das melhores coisas que já vi sobre Karate
Perfeito! Acho que todos, toda a comunidade da luta, deveria se unir em torno dessa ideia. E sem preconceitos, sem divisões, sem um achar que é melhor que o outro. Eu particularmente aprendo assistindo a vídeos de diferentes lutas.
Naminha opinião esse é o verdadeiro Karatê como ele foi concebido como uma arte marcial e não como um esporte, eu particularmente acho maravilhoso pessoas como o sensei Viniciu Antoni sensei Jayme sandal e os Machida que buscam ó resgate do verdadeiro Karatê. Oss 🥋👊
Excelente sensei!!! Caí de paraquedas aqui e achei muito bons os seus vídeos!!!! Tenho 26 anos de idade e prático o karatê shotokan desde os 3... Sempre senti que faltava algo até descobrir que existia o karatê jutsu, penso não conseguir treinar esse karatê tão completo, estou parado há 4 anos por conta do trabalho, estou sentindo muita falta dos treinos, estou até pensando em largar tudo e voltar pro karatê que é minha vida... OSS!!!
Eu concordo plenamente, o karatê tem que fortalecer, tanto em luta em pé, também no chão. O que hoi perdido no Karatê tem reconquistado, palavras dita pelo prof: Edson....Osss
O problema das artes marciais tradicionais é encará-las como se fossem dogmas que devem se manter inalterados para todo o sempre. É como se fosse uma religião. Adaptações devem ser feitas ao longo do tempo para melhorar a arte. Os Machida e o Vinicio Antony acertaram muito nisso. Uma pena que não tenha academia dos Machida no Brasil e que o Vinicius não tenha mais academia. Obrigado por mais um ótimo vídeo Jayme!
Isso! Não pode haver dogmas imutáveis e nem encarar as técnicas de luta como algo sagrado. Eu sou da jka, e considero os katas realmente como imutáveis, pois estão registrados e há o direcionamento da entidade oficial no Japão quanto à forma de aplicar essas técnicas. Entretanto, no kumite, há a a liberdade de estudar, modificar, acrescentar outras técnicas, treinar de formas diferentes para obter maior eficiência.
Excelente vídeo na minha humilde opinião prezado sensei. Sou atleta de karatê shotokan aqui na cidade do Rio de Janeiro, e sou iniciante na prática de muay thai. Já estive estudando quanto à origem e propósitos de criação do karatê, e fiquei sabendo que é uma arte marcial que tinha o propósito de viabilizar expertise e vitória no combate corporal ou de proximidade com o inimigo, a fim de garantir a vitória dos combatentes daquele exército, sobre o outro,. Eu tomei conhecimento das justamente não mais praticadas chaves de articulações e golpes traumáticos mortais ou neutralizantes, suprimidos do aprendizado do karatê, tendo em vista essa ideia de possibilitar a disseminação e o desporto de nossa arte. Creio que certamente, quem gosta de karatê, após ver esse vídeo do Sr, irá despertar interesse em pesquisar mais profundamente sobre a origem e a grandeza e poder dessa luta. Muito obrigado por compartilhar seus valorosos conhecimentos conosco professor. Deus o abençoe Feliz Natal Oss
É bom sempre aprendermos, procurarmos conhecimento, e sabermos repassar o conhecimento, sabermos nos expressar para nós tornamos entendidos...Sou seu admirador,, sensei Maurício Nihon, Associação KARATEJAP 🇯🇵 NÊS....Oss
Sensei! Uma arte marcial é igual uma língua viva, ou seja, ela vai evoluindo de acordo com o tempo e a necessidade. Eu comecei no Judô com 11 anos de idade e fui um competidor até de razoável sucesso, pois fui campeão da escola; depois da cidade; regional e cheguei a ser reserva da seleção do meu Estado. Já aos 35 anos eu acrescentei o Jiu-Jitsu, o que me deu uma melhoria substancial no chão; aos 51, acrescentei Kickboxing e Boxe e aos 53 o Muay Thai. Atualmente, aos 60, tento, com um instrutor particuar - com experiênia em lutas reais de MMA no Japão e faixa preta de Jiu-Jitsu; graduação preta de Muay Thai e marrom de Judô - a fundir tudo o que treinei e porventura aprendi num tipo de MMA, adaptado para a defesa pessoal e manutenção da saúde, dentro do meu projeto 80 anos e lá vai pedrada. Como vim do Judô, sempre tive preferência de lutar muito próximo ao adversário e vi que o Muay Thai, na parte de socos e chutes; cotoveladas e joelhadas combina muito bem com o Judô e, se for o caso, o Jiu-Jitsu é como que um complemento. Na verdade, em relação ao trabalho de chão, não é bem o Jiu-Jitsu que usamos, mas sim o Catch Wrestling. No geral, prefiro evitar o trabalho de chão tradicional do Jiu-Jitsu e partir para o controle do adversário que levou a queda e partir para golpes contundentes, como o famoso Tiro de Meta; Socos etc., já que é um trabalho visando defesa pessoal. Não pretendo nada com esse estilo de luta, apenas continuar treinando e, se for o caso, poder me defender de uma agressão qualquer. Gostei muito das explicações do vídeo e desejo um Feliz Ano Novo.
Obrigado por este presente de Natal, Sensei. Seus posts sempre são repletos de sabedoria e coragem, para ser genuinamente humilde é necessária muita coragem. Feliz Natal e Próspero Ano Novo! Oss!
Jayme, fugindo um pouco do tema do vídeo, poderia analisar ou falar sobre as lutas do stephen wonderboy thompson, a forma como ele luta é diferente de outros karatecas, mas muito eficiente, aplicando golpes muito bonitos e precisos.
Excelente vídeo Sensei, sou amador e apaixonado por karatê, acredito que o karatê deve ser o mais completo possível, independente do estilo. Sucesso! OSS!
Tem meu respeito e admiração por tudo, Sensei! A arrogância do "tudo saber" sem conhecer cerra as possibilidades de crescimento e aprendizagem! Parabéns pela honestidade e humildade! Hai
O machida tem seus próprios katas (kumite kata). Não preservam os katas do Shotokan não. No jutsu, se preservam os katas, estudando aplicações voltadas à luta agarrada e muitas vezes à luta de chão.
Dentro do meu conhecimento sobre o assunto (que não é grande), o kudo seria também um karate que reúne tecnicas de trocação, quedas e finalizações. O fundador é um lutador de karate kyokushin, que misturou tecinicas de judo, jiu jitsu e kyokushin. As competições que há vi no UA-cam são muito maneiras!
Sr. Sandall, como foi postado aqui, por um seguidor seu, e eu concordo, " O vídeo é um presente de Natal "! Agora, me baseando em suas informações, tenho uma pergunta: O senhor não acha que o estilo Shotokan, acabou tirando muito da característica combativa do Karatê? Já que ele foi eliminando alguns golpes como chaves, quedas e torsões? Perdoe-me se eu estou errado em minha análise. Parabéns pela forma humilde como relatou a sua derrota por duas vezes para o outro praticante de Karatê aqui mencionado. Isso só nos mostra o quanto o senhor é um vencedor!
Eu acho que de certa forma sim, tirou uma parte do combate. Mas podemos resgatar isso através de treinos voltados para essa parte de defesa pessoal e combate real. Abraço!!
Sensei, seu canal é um dos melhores do segmento. Parabéns! A única observação que eu faria, seria sobre o áudio, acredito que a utilização de um microfone de lapela deixaria tudo ainda melhor.
Sensei Jayme uma dúvida, o karatê jutsu (antigo) não seria o karatê Goju ryu? Pergunto, pois sendo o Goju Ryu de Okinawa, o leigo pode entender que o estilo Goju Ryu é o antigo Karatê jutsu.
O goju ryu (apesar de eu não ter conhecimento profundo sobre esse estilo), é um estilo de karate, que, até onde sei, não desenvolve a luta de solo. Pode ser que algum professor de goju ryu comente aqui e me corrija.... oss!!
Marco ruas foi um pioneiro em todos os sentidos. Um lutador dotado de uma inteligência e uma visão totalmente à frente do seu tempo, um dos primeiros a treinar várias lutas para ficar completo. É um exemplo a ser seguido....
Sensei, parabéns e obrigado por mais um excelente vídeo. Se me permitir tenho duas perguntas. Por que alguns senseis dizem que o Karatê da JKA é diferente do tradicional? E também, o que ocorre quando levantamos o pé de trás no soco? Vejo que isso também é um pouco emblemático no Karatê tradicional. Oss.
Silvio, o karate JKA é a entidade original do karate Shotokan, fundada pelo mestre funakoshi em 1949. O karate Tradicional é uma federação, criada pelo mestre Nishiyama (discípulo de funakoshi). Em relação às regras de competição, há bastante diferenca, a9esar das duas não terem divisão de peso e de serem shobu ippon (luta por 2 wazari ou 1 ippon) Em relação ao pé de trás no gyako zuki, o Tradicional é mais rígido em relação a isso, e por vezes nem marcam pontos em competições se o lutador levantar o calcanhar no golpe... a JKA é mais flexível em relação à marcação de pontos. Muitos praticantes e professores creem que uamais deve se levantar o calcanhar do pé de trás no gyako zuki. Outros, como eu, acreditam que deve-se levantar, pois isso melhora muito o movimento e protege a saúde dos praticantes, por ser algo fisiologicamente mais correto. Oss!!
Parabéns pelo vídeo Jaime, concordo com o Vinicius antony , o karate do machida é muito bom também, tive o prazer de conhecer e treinar com o sr Yoshizo machida . Ossu .
Parabéns sensei uma grande explanação dos 3 estilos se podemos char assim, um unico carate é o que pregamos com algumas particularidades mas todos por uma bandeira.
Vai do gosto de cada um... eu particularmente gosto muito de treinar MMA, ajudou muito o desenvolvimento do meu karate, inclusive nas competições (depois que comecei a treinar MMA, ganhei muitos títulos de kumite). Mas boxe e jiu jitsu também são excelentes para complementar o karate... na verdade, várias lutas podem complementar: capoeira, muai thai, wrestling, kung fu, judô.... vai do gosto pessoal de cada um.
Sou praticante de hapkido a 2 anos entrei esse ano no shotokan e onde eu treino o karatê do mestre lá e exatamente assim ele e mestre de muaitai jiu-jitsu luta livre e karatê ligou todos os pontos uniu tudo e o karatê lá e porrada contato total tem até musculação makiwara etc
excelente video: sei que precisou resumir pois no shotokan as mudanças foram acontecendo de forma mais gradativa , ...pois o shotokan tem quedas e torçoes e o Funakoshi fala disso no livro karate do kyohan, daí mais pra frente o shotokan adota bases mais baixas e mais pra frente um pouco com os torneiros surgindo e se popularizando é que as tecnicas de queda (muito mais que apenas de varreduras) acabaram praticamente sumindo dos treinos: as coisas foram acontecendo atraves de um processo.
Na minha humilde opinião como faixa preta 4" Dan de judô Ex praticante de jiu-jitsu. uma das melhores fusões de artes marciais seria o judo e o karatê...Apesar de diferentes são parecidos na questão filosófica e doutrinária. Ambas seguem o Budo . Pouca gente sabe judô kodokan possui um Arsenal técnico poderosíssimo. É um enorme equívoco de muitos acharem que o judô não tem técnicas de finalizações como estrangulamentos e Chaves de braço. Possui também técnicas de atemi waza. Sem contar que nenhuma outra luta possui um acervo tão grande de técnicas de projeções ('nague waza).
Concordo que são artes muito parecidas em relação à filosofia e ao aspecto educativo. Não é por acaso que os fundadores das artes eram tão amigos... Dentro do meu conhecimento de judô (que infelizmente é bem pequeno), sei que há diversas técnicas de finalização. Infelizmente as competições acabam moldando a prática, e os atletas treinam muito mais as projeções do que as finalizações (eu acho, mas posso estar errado...). As projeções do judô são simplesmente fantásticas! É quase ilimitado o número de técnicas que podem ser usadas por um judoca para te jogar no chão.... Há muitos anos, tive a chance de fazer um treino (na verdade nem chegou a ser um treino, ele só me chamou e demonstrou algumas técnicas em mim, o que foi uma sorte sem tamanho), com o mestre Geraldo Bernardes. Era em uma academia onde eu treinava, que também tinha judô. Cheguei a ver o grande Flávio Canto treinando e fiquei muito impressionado com ele... O mestre Geraldo Bernardes me jogou no chão do jeito que quis, a hora que quis, e sem fazer a menor força. Senti, na época, que, mesmo com a diferença de idade (eu tinha vinte e poucos anos, e ele já era bem mais velho), se fosse um combate real, eu não teria muita chance não...
Sensei, tô querendo começar agora no Karate e seus vídeos têm me ajudado muito na pesquisa! Muito obrigado por isso. Queria pedir sua ajuda: Moro em São Paulo - SP e tenho pesquisado academias com um Karate mais próximo do original, como o Karate Jutsu. Encontrei o Byakuren Karate, onde o fundador saiu do Shorinji Kempo, e me pareceu bastante interessante, mas tem pouquíssima informação na internet. O senhor conhece? Indicaria? Gostei bastante da Academia Mushinkan, também, mas já é Shotokan. Muito obrigado!
Sensei, será que não estamos vendo um movimento amplo de resgate das técnicas que caíram no desuso? Pergunto isso porque vejo no Sensei Paulo Afonso uma preocupação muito grande nesse sentido também! Acredito inclusive que ele foi um desbravador nesse resgate.
Acredito que sim... vários professores eue treinaram outras artes e que tem bastante experiência, estão seguindo esse caminho. Aos poucos, acho que levarenos o karate a um outro patamar, mais alinhado à realidade atual. Sensei Paulo Afonso é com certeza um grande divulgador do karate real, eficiente , e completo. Oss!
Sansei Jayme, se o Karate "original" foi oriundo de técnicas chinesas, porque o Sansei Antony não foi buscar as técnicas chinesas de Sanda (ou Sanshou, se preferir) e Shuai Jiao? Abraço
É que o karate original, apesar de ter raízes no kung fu, foi modificado pelos habitantes de okinawa até se tornar o karate original. Ou seja: apesar das raízes chinesas, o karate original não era igual ao kung fu, mas algo diferente, desenvolvido pelo povo de okinawa. Oss!
Oss sensei. Creio que o Funakoshi não necessariamente "retirou" do Karatê os golpes mais traumáticos pois eles permaneceram nos Katas. Acredito que o Sensei Funakoshi teve uma missão muito difícil, que era popularizar o Karate em uma sociedade que via as artes marciais como algo primitivo, violento e inaceitável para a Era do Japão moderno. Ao mesmo tempo que ele "suavizou" a arte para se tornar mais aceitável para a sociedade da época ele manteve as técnicas originais nos Katas, como cotoveladas, joelhadas, golpes nas articulações, pontas de dedo e etc, e por isso o estudo dos Katas é importante para nós Karatecas, através do estudo e prática do Kata nós podemos entender o verdadeiro Karate que o sensei Funakoshi deixou "escondido". E aí que entra o Karatê Jutsu, que ao meu ver é justamente o estudo aprofundado dos movimentos "escondidos" nos Katas. Oss!
Excelente Tiago... os professores, na minha visão, devem manter os treinamentos de jyu kumite com essas técnicas que estão contidas nos katas (como chutes baixos, joelhada, cotoveladas...).
Não, não é. Kudo é basicamente um MMA de kimono. Não discuto aqui a sua eficiência que deve sem dúvida ser. Só que Kudo não deixa de ser um esporte trifásico: com Striker, quedas e finalizações. Mas, o karatê antigo é essencialmente um estilo voltado pra autodefesa e isso conceitualmente muda muito a forma de treinar.
Lembro de ter ouvido o Sensei Vinicio Anthony falando de um professor japonês ou um livro específico que foi bastante importante no estudo das técnicas duras antigas. Mas, não lembro o nome para procurar. Vc sabe qual era esse professor? Acho que não era o Sensei Yasutaka Tanaka, mas era outro...
No fim das contas, o Funakoshi era um grande lutador ou não ? Pelas histórias eu acredito que ele foi um grande pedagogo e ficou famoso pela adequação do okinawa te ao estilo japonês e o filho dele sim criou o que hoje é shotokan. Mas são tantas histórias.
Embora possa parecer que estudar outras artes marciais para afiar mais o karatê possa parecer algo ruim aos olhos de karatecas mais tradicionais, o próprio mestre Funakoshi defendia que o karatê é uma arte viva e está sempre suscetível à evolução.
Oss!!! Sensei eu já sabia disso só com um detalhe diferente o nome era ATEMI JUTSU. Nesse estudo/pesquisa que tive acesso todas as artes eram derivadas de uma arte criada por monges budistas chineses que englobava todas as atuais artes marciais. E quem comecou a desmembrar foi Gigoro Kano que retirou o Ju-jutsu e transformou no Judô. Em seguida Ginchin Funakoshi teria retirado o Atemi-jutsu e o transformou no Karate dô. Assim como tinha o Aiki-jutsu.
Pois é... alguns grandes mestres que organizaram e difundiram as artes, retiraram delas muitas das técnicas mais perigosas, e acabaram estreitando um pouco a luta. Me parece (mas isso é só uma impressão minha, nunca li em lugar nenhum), que havia um tipo de acordo tácito entre os mestres: você ensina só quedas, eu ensino só golpes traumáticos, o outro ensina só torções, etc...
@@JaymeSandall pois é mestre. Pelo que pesquisei do Judô e Karate-dô, tudo começou após a segunda guerra com Gigoro Kano e em seguida com Funakoshi. E no seu vídeo o senhor fala algo como que o Kano incentivou Funakoshi a fazer o mesmo que ele. Eu precisaria e tenho muita curiosidade sobre como isso se desenrolou no Aikidô.
@@JaymeSandall mestre queria até te pedir para fazer um video. Seria sobre a saudação ao inicio e fim das aulas. Inclusive tenho uma dúvida, pois na maioria das vezes o cumprimento voltado para o professor era Sensei Nin Hey, mais algumas vezes eu ouvi o Chomenin Hey e Shihanin hey. Qual seria a diferença ou para quem se deve os alunos cumprimentar com essas outras saudações?
o problema do karate Shotokan é q muitos professores, está muito ligado ao shiai kumite , que é muito diferente do jyu kumite , que traz muito possibilidade de golpes, e usar aqueles golpes que não treinamos, e tem como proposta diferente do shiai kumite.quem nao treina jyu kumiter , fica só na bolha de competição( shiai kumite) se limitando no 1 ,2 kizame zuki e Gyaku zuki.
Verdade. Eu, mesmo tendo sido atleta por 28 anos, sempre mantive os treinos de jyu kumite, paralelamente aos treinosde shiai. O karate não deve jamais ser limitado a uma vertente só. Oss!
Respeito muito esse estudo do vinicus antony aprendi muito assistindo os videos dele.Mas eu ainda vejo algumas coisas fora de contexto mas não vem ao caso.E o MACHIDA KARATE eu ainda vejo o shotokan a diferença que é admitado para o MMA,não estou aqui criticando nem nada é só uma critica construtiva,até pq eu admiro ambos os estilos. OSS
Oss! Na minha opinião, as três formas de karatê são boas: shotokan, karatê jutsu e Machida, embora os dois últimos karatê encorporaram e usam técnicas que não está se usando no shotokan, pra um combate real faz muita diferença. Vale lembrar que a grande base do Machida karatê e do karatê jutsu veio do shotokan. Então seja qual você treinar faça bem feito e com amor. Vale a pena treinar qualquer um dos estilos.
Machida Karater, pensava que era só um método de ensino e não um estilo próprio, eu acho que as associações de Karater são muito rígidas e indecisas é tipo eles querem que tudo seja tradicional, e é bom isso, mas não aceitam mudanças e tratam com desprezo estilos novos, Kyokushin mesmo pela associação tradicional não é considerado Karater, não sei se tem um componente racial por Oyama ser coreano (sim eu sei que era pensamento da época e não reflete a situação atual), eles tratam o Karater como se fosse uma arte sagrada com milênios, quando na verdade é uma arte moderna não tem nem 150 anos o sistema organizado, as praticas sim tem muito tempo, porém era um sistema de auto, e não uma arte cheia de regras, pensa como mais rico seria o karater se tivesse aboslvido técnicas do Taido, partes do Takendo (me perdoe a nomenclatura) do Kudo e de outras artes que se dividiram por não serem aceitas pela tradição, as associações escolheram dividir ao invés de absolver.
Apoio totalmente o estudo do Vinicius e dos machida, isso engrandece o carate, evolução já
Oss!
Concordo!!!
OSS!
Tive o privilégio do convívio como aluno e professor de outras artes na academia Machida. Uma família exemplar, modelo de profissionalismo, ética, honradez, bondade e tudo o mais que nos torna humanos! Axé, Machidas!
Esse ideia é muito próxima do Kempo/Kenpo que se diferencia do Karate no sentido de continuar sendo híbrido e o Karate se fechando em algum estilo. São muito bons o Machida Karate e o Karate Jutsu do Sensei Vinício.
Oss!
Esse é um trabalho que estamos tentando fazer com a Capoeira, resgatar a parte luta e aperfeiçoar o que ja temos e buscar mais conhecimentos nas áreas que temos deficiência como a parte de chão e finalização.
Eu particularmente sou grande fã da capoeira. Acho uma luta fora de série, e os lutadores desenvolvem habilidades fantásticas!
Na década de 80 dava gosto treinar e assistir um jogo de capoeira, a capoeira de hoje é muito monotomia, muito limitado
Grande vídeo meu amigo ! Eu sou professor de Taekwondo , e logo após conhecer o vinicio Antony , eu comecei a enxergar que o que temos hoje são resquicios das artes ,
Não praticamos elas em sua forma completa e original , e com a esportização e treinos voltado para as regras competitivas as tornam muito menos eficazes para certas situações urbanas ou marciais .
O trabalho que venho fazendo no taekwondo hoje está sendo de resgate e evolução da arte . Porque toda arte marcial deve evoluir .
Os machidas e o Antony estão certos em trilhar o caminho da evolução e até você mesmo que já rompeu o véu da tradição.
Muito respeito aqueles que pensam fora da caixinha👊🏾
Que bom, estou fazendo a mesma coisa com a Capoeira que com o passar do tempo a parte Show ganhou destaque e a parte de combate e armas ficaram no esquecimento, muita coisa se perdeu e hoje estamos em busca de resgatar e de aperfeiçoar as técnicas buscando conhecimento também em outras artes.
Excelente exposição do tema sensei Jayme !
Acompanho seu trabalho de longa data, pelo sr. ser um dos professores de Karatê que "foram além" e enxergou a arte marcial por outra lente, que teve contato com outras lutas e entendeu a defasagem que a esportivização ou as mudanças que o Karatê Do tiveram em relação a outra lutas.
Como eu já havia comentado em outros vídeos: sou um atleta de 31 anos, que pratica artes marciais desde 1998 (desde os 6 anos de idade) , as que tive mais destaque foram o BJJ (Faixa preta 3º grau), Judô (Faixa Roxa), Sanda (Kung Fu - Faixa Roxa) e rápidas passagens pelo Kickboxing, Boxe, Muay Thai, Aikidô, Taekwondo e Capoeira. Por influência do seu trabalho e do sensie Vinicio Anthony, família Machida, sensei Paulo Afonso e Mano Santana, ingressei no Karatê Shotokan no início de 2021. E penso que as colocações e aplicações dos katas do Karatê Jutsu mostrada pelo sensei Vinicio, são muito coerentes, práticas e não fantasiosas como a maioria das apresentações tradicionais de bunkai que vemos por aí. Exatamente por eu vir da vivência e experiência com outras artes marcias, vejo fundamento no trabalho dele e também no Karatê Machida, haja visto que eles mostraram ao mundo a eficiência do seu trabalho, contra estes resultados, não restam argumentos.
Penso que muitos senseis (com todo o respeito), ficaram acomodados, ou que só treinaram Karatê a vida inteira, nunca tiveram um momento em que precisaram se defender ou se experimentaram com outra luta, e por isso tem esta visão engessada, quando aparecem pessoas propondo o resgate ou que já experimentaram o seu Karate engessado em outros ambientes "extra dojô". Hoje com o advento da internet, estes professores não são mais os detentores dos conhecimentos ou a única fonte em que seus alunos tem para ver o Karatê.
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco sensei ! Oss !
Boa noite Sensei, sou faixa verde de karatê shotokan, e estou estudando mais sobre a história do karatê agora, seus vídeos são incríveis. Obrigado
Obrigado... siga no caminho do karate! Você não vai se arrepender.... OSS!
Quanto mais fortalecer o karatê, melhor será, concordo com essa revolução....Osss
Exato Edson!
Muito legal. Um outro sensei que vale a pena acompanhar é o sensei Samir Berardo do Muidokan. Ele estuda materiais históricos, fatos do Karate mesmo, e com isso tem a proposta de fazer um resgate do Karate antigo. É uma das melhores coisas que já vi sobre Karate
Perfeito! Acho que todos, toda a comunidade da luta, deveria se unir em torno dessa ideia. E sem preconceitos, sem divisões, sem um achar que é melhor que o outro. Eu particularmente aprendo assistindo a vídeos de diferentes lutas.
Naminha opinião esse é o verdadeiro Karatê como ele foi concebido como uma arte marcial e não como um esporte, eu particularmente acho maravilhoso pessoas como o sensei Viniciu Antoni sensei Jayme sandal e os Machida que buscam ó resgate do verdadeiro Karatê. Oss 🥋👊
Oss Gibson...
Perfeito Jaime concorde em tudo OSS
Excelente sensei!!! Caí de paraquedas aqui e achei muito bons os seus vídeos!!!! Tenho 26 anos de idade e prático o karatê shotokan desde os 3... Sempre senti que faltava algo até descobrir que existia o karatê jutsu, penso não conseguir treinar esse karatê tão completo, estou parado há 4 anos por conta do trabalho, estou sentindo muita falta dos treinos, estou até pensando em largar tudo e voltar pro karatê que é minha vida... OSS!!!
Eu concordo plenamente, o karatê tem que fortalecer, tanto em luta em pé, também no chão. O que hoi perdido no Karatê tem reconquistado, palavras dita pelo prof: Edson....Osss
Excelente!
Todas as lutas devem ter conhecimento de quedas, finalizações, chão, uso de mãos, joelhos, cotovelos, ou seja, tem que ser completa.
Sensei muy buena su percepción, aquí en Venezuela tenemos claro la historia del Karate jutsu. Los Machida, creo que van por el camino correcto.
Gracias por tu comentario!
Ótima avaliação, tenho aprendido me inspirado muito com todos esses mestres que sempre gentilmente se dispõe a compartilhar conhecimentos .
Oss!
O problema das artes marciais tradicionais é encará-las como se fossem dogmas que devem se manter inalterados para todo o sempre. É como se fosse uma religião.
Adaptações devem ser feitas ao longo do tempo para melhorar a arte.
Os Machida e o Vinicio Antony acertaram muito nisso. Uma pena que não tenha academia dos Machida no Brasil e que o Vinicius não tenha mais academia.
Obrigado por mais um ótimo vídeo Jayme!
Isso! Não pode haver dogmas imutáveis e nem encarar as técnicas de luta como algo sagrado. Eu sou da jka, e considero os katas realmente como imutáveis, pois estão registrados e há o direcionamento da entidade oficial no Japão quanto à forma de aplicar essas técnicas.
Entretanto, no kumite, há a a liberdade de estudar, modificar, acrescentar outras técnicas, treinar de formas diferentes para obter maior eficiência.
Isso. E criam uma atmosfera de misticismo no Karatê, que não existe em artes marciais não tradicionais.
Excelente vídeo na minha humilde opinião prezado sensei.
Sou atleta de karatê shotokan aqui na cidade do Rio de Janeiro, e sou iniciante na prática de muay thai.
Já estive estudando quanto à origem e propósitos de criação do karatê, e fiquei sabendo que é uma arte marcial que tinha o propósito de viabilizar expertise e vitória no combate corporal ou de proximidade com o inimigo, a fim de garantir a vitória dos combatentes daquele exército, sobre o outro,. Eu tomei conhecimento das justamente não mais praticadas chaves de articulações e golpes traumáticos mortais ou neutralizantes, suprimidos do aprendizado do karatê, tendo em vista essa ideia de possibilitar a disseminação e o desporto de nossa arte.
Creio que certamente, quem gosta de karatê, após ver esse vídeo do Sr, irá despertar interesse em pesquisar mais profundamente sobre a origem e a grandeza e poder dessa luta.
Muito obrigado por compartilhar seus valorosos conhecimentos conosco professor.
Deus o abençoe
Feliz Natal
Oss
Excelente comentário vinicius... felia natal!
@@JaymeSandall oss
Parabéns sensei Jayme Sandall! Excelente explanação. Obrigado.
Obrigado cauduro! Grande abraço para londrina! Oss
@@JaymeSandall ARIGATO! Feliz 2024!
muito bom
obrigado...
É bom sempre aprendermos, procurarmos conhecimento, e sabermos repassar o conhecimento, sabermos nos expressar para nós tornamos entendidos...Sou seu admirador,, sensei Maurício Nihon, Associação KARATEJAP 🇯🇵 NÊS....Oss
Obrigado Maurício.... OSS!!
Graças a Deus fui formado em uma escola de shotokan onde ainda se treinava as projeções e finalizações!
Excelente!
Brigado por explicar Jayme - Sensei
Abraço luiz!
Tudo está convergindo para um treino de mma no final.
O kudo também trabalha esse começo meio e fim
Isso mesmo
Mestre impar, extremamente honesto! Se fosse outro apontaria faixas e títulos e se venderia como instrutor!
Adoro esse canal! OSS
obrigado...
Sensei! Uma arte marcial é igual uma língua viva, ou seja, ela vai evoluindo de acordo com o tempo e a necessidade.
Eu comecei no Judô com 11 anos de idade e fui um competidor até de razoável sucesso, pois fui campeão da escola; depois da cidade; regional e cheguei a ser reserva da seleção do meu Estado.
Já aos 35 anos eu acrescentei o Jiu-Jitsu, o que me deu uma melhoria substancial no chão; aos 51, acrescentei Kickboxing e Boxe e aos 53 o Muay Thai.
Atualmente, aos 60, tento, com um instrutor particuar - com experiênia em lutas reais de MMA no Japão e faixa preta de Jiu-Jitsu; graduação preta de Muay Thai e marrom de Judô - a fundir tudo o que treinei e porventura aprendi num tipo de MMA, adaptado para a defesa pessoal e manutenção da saúde, dentro do meu projeto 80 anos e lá vai pedrada.
Como vim do Judô, sempre tive preferência de lutar muito próximo ao adversário e vi que o Muay Thai, na parte de socos e chutes; cotoveladas e joelhadas combina muito bem com o Judô e, se for o caso, o Jiu-Jitsu é como que um complemento.
Na verdade, em relação ao trabalho de chão, não é bem o Jiu-Jitsu que usamos, mas sim o Catch Wrestling.
No geral, prefiro evitar o trabalho de chão tradicional do Jiu-Jitsu e partir para o controle do adversário que levou a queda e partir para golpes contundentes, como o famoso Tiro de Meta; Socos etc., já que é um trabalho visando defesa pessoal.
Não pretendo nada com esse estilo de luta, apenas continuar treinando e, se for o caso, poder me defender de uma agressão qualquer.
Gostei muito das explicações do vídeo e desejo um Feliz Ano Novo.
Obrigado por compartilhar seu relato aqui... concordo com você: é como uma língua viva!!
Obrigado por este presente de Natal, Sensei.
Seus posts sempre são repletos de sabedoria e coragem, para ser genuinamente humilde é necessária muita coragem.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
Oss!
Obrigado romulo.....feliz natal!
Jayme, fugindo um pouco do tema do vídeo, poderia analisar ou falar sobre as lutas do stephen wonderboy thompson, a forma como ele luta é diferente de outros karatecas, mas muito eficiente, aplicando golpes muito bonitos e precisos.
É diferente, mas é possível visualizar toda essência do karatê no estilo de luta dele, desde movimentação até esquivas.
Excelente vídeo Sensei, sou amador e apaixonado por karatê, acredito que o karatê deve ser o mais completo possível, independente do estilo. Sucesso! OSS!
Perfeito! Oss
O respeito ao próximo e a Arte do próximo é o ponto essencial nas Artes Marciais. Oss!!!
Exato!
Tem meu respeito e admiração por tudo, Sensei!
A arrogância do "tudo saber" sem conhecer cerra as possibilidades de crescimento e aprendizagem!
Parabéns pela honestidade e humildade!
Hai
Muito obrigado.... OSS!
Oss! Por favor espalhem pelo Brasil o Karatê jutsu pelo Brasil
O machida e o jutsu eles conservam todos os kata do shotokan, removem, modificam, ou adicionam algum?
O machida tem seus próprios katas (kumite kata). Não preservam os katas do Shotokan não.
No jutsu, se preservam os katas, estudando aplicações voltadas à luta agarrada e muitas vezes à luta de chão.
Deus te abençoe guerreiro oss
Obrigado...
Sensei Jaime, o que seria o Kudo?
Dentro do meu conhecimento sobre o assunto (que não é grande), o kudo seria também um karate que reúne tecnicas de trocação, quedas e finalizações. O fundador é um lutador de karate kyokushin, que misturou tecinicas de judo, jiu jitsu e kyokushin. As competições que há vi no UA-cam são muito maneiras!
Sr. Sandall, como foi postado aqui, por um seguidor seu, e eu concordo, " O vídeo é um presente de Natal "!
Agora, me baseando em suas informações, tenho uma pergunta: O senhor não acha que o estilo Shotokan, acabou tirando muito da característica combativa do Karatê?
Já que ele foi eliminando alguns golpes como chaves, quedas e torsões?
Perdoe-me se eu estou errado em minha análise.
Parabéns pela forma humilde como relatou a sua derrota por duas vezes para o outro praticante de Karatê aqui mencionado.
Isso só nos mostra o quanto o senhor é um vencedor!
Eu acho que de certa forma sim, tirou uma parte do combate. Mas podemos resgatar isso através de treinos voltados para essa parte de defesa pessoal e combate real. Abraço!!
Parabéns, Sensei mas uma excelente aula , para evoluir nosso Karate. OSS
Obrigado marco....
ou seja karate jutsu ou Machida são os karates completos. queria muito fazer essas aulas quando chegar na minha cidade. Florianópolis
Faz sentido o que você escreveu. Karate completo, com trocação, quedas e finalizações...
Explicação lúcida! A melhor que já ouvi.
Obrigado...
Grande Sensei Jayme! Excelente aula, oss!
Obrigado!
Sensei, seu canal é um dos melhores do segmento. Parabéns! A única observação que eu faria, seria sobre o áudio, acredito que a utilização de um microfone de lapela deixaria tudo ainda melhor.
Você está certo! Vou providenciar um para melhorar essa parte. Abraço!
Sensei Jayme uma dúvida, o karatê jutsu (antigo) não seria o karatê Goju ryu? Pergunto, pois sendo o Goju Ryu de Okinawa, o leigo pode entender que o estilo Goju Ryu é o antigo Karatê jutsu.
O goju ryu (apesar de eu não ter conhecimento profundo sobre esse estilo), é um estilo de karate, que, até onde sei, não desenvolve a luta de solo. Pode ser que algum professor de goju ryu comente aqui e me corrija.... oss!!
Parabéns pelo vídeo e ponto de vista!
Outro lutador que também mostrou ao mundo todas essas técnicas mistas foi o Marcos Ruas aliás ele fundou o estilo Ruas Vale tudo
Marco ruas foi um pioneiro em todos os sentidos. Um lutador dotado de uma inteligência e uma visão totalmente à frente do seu tempo, um dos primeiros a treinar várias lutas para ficar completo. É um exemplo a ser seguido....
@@JaymeSandall Sim, ele também chegou a treinar karatê shotokan com o saudoso Ronaldo Carlos na Kobukan.
Sensei, parabéns e obrigado por mais um excelente vídeo. Se me permitir tenho duas perguntas. Por que alguns senseis dizem que o Karatê da JKA é diferente do tradicional? E também, o que ocorre quando levantamos o pé de trás no soco? Vejo que isso também é um pouco emblemático no Karatê tradicional. Oss.
Silvio, o karate JKA é a entidade original do karate Shotokan, fundada pelo mestre funakoshi em 1949. O karate Tradicional é uma federação, criada pelo mestre Nishiyama (discípulo de funakoshi). Em relação às regras de competição, há bastante diferenca, a9esar das duas não terem divisão de peso e de serem shobu ippon (luta por 2 wazari ou 1 ippon)
Em relação ao pé de trás no gyako zuki, o Tradicional é mais rígido em relação a isso, e por vezes nem marcam pontos em competições se o lutador levantar o calcanhar no golpe... a JKA é mais flexível em relação à marcação de pontos.
Muitos praticantes e professores creem que uamais deve se levantar o calcanhar do pé de trás no gyako zuki. Outros, como eu, acreditam que deve-se levantar, pois isso melhora muito o movimento e protege a saúde dos praticantes, por ser algo fisiologicamente mais correto.
Oss!!
Grato pela explicação sensei.Oss.
Muito bom esse trabalho, o karatê deve evoluir sempre.
Oss!
Mas pq ele foi pro Thai e não pro koykushin pra procurar essa parte "perdida" do shotokan?
Isso eu não sei responder....
Boa Mestre ! Ganhou um fã e mais um inscrito ! E parabéns pelo canal !
Muito obrigado Sérgio!
Sempre evoluindo.... como falava.. Bruce Lee ...Oss...feliz Natal,. Mestre
Feliz natal irene!
Quero..aprender..oss
Parabéns pelo vídeo Jaime, concordo com o Vinicius antony , o karate do machida é muito bom também, tive o prazer de conhecer e treinar com o sr Yoshizo machida . Ossu .
Sensei machida é uma referência!!
Parabéns sensei uma grande explanação dos 3 estilos se podemos char assim, um unico carate é o que pregamos com algumas particularidades mas todos por uma bandeira.
OSS!
Excelente!
Oss!
Boa noite sensei e a horas gente tem sair da zona de Conforto abri mais este leque de experiência aprimorar nosso karatê oss
Perfeito Sérgio!
Interessante conteúdo, parabéns pelo trabalho sensei!
Obrigado renan!
Era isso sempre tinha dúvidas sobre isso diferença
Oss!
Obrigado Jayme por compartilhar esse conteúdo fantástico. Oss
Oss!
Sensei seria melhor treinar boxing e o jiu jitsu junto do karate ou treinar karate e mma?
Vai do gosto de cada um... eu particularmente gosto muito de treinar MMA, ajudou muito o desenvolvimento do meu karate, inclusive nas competições (depois que comecei a treinar MMA, ganhei muitos títulos de kumite). Mas boxe e jiu jitsu também são excelentes para complementar o karate... na verdade, várias lutas podem complementar: capoeira, muai thai, wrestling, kung fu, judô.... vai do gosto pessoal de cada um.
QUE AULA MARAVILHOSA, PARABÉNS PELA INICIATIVA
OSS!
Sensacional!!
Oss!
Sou praticante de hapkido a 2 anos entrei esse ano no shotokan e onde eu treino o karatê do mestre lá e exatamente assim ele e mestre de muaitai jiu-jitsu luta livre e karatê ligou todos os pontos uniu tudo e o karatê lá e porrada contato total tem até musculação makiwara etc
Perfeito!
Oss
Oss! Obrigado
OSS!
Que fala excelente, muito bem elaborado. Parabéns e um abraço
Oss alex!
excelente video: sei que precisou resumir pois no shotokan as mudanças foram acontecendo de forma mais gradativa , ...pois o shotokan tem quedas e torçoes e o Funakoshi fala disso no livro karate do kyohan, daí mais pra frente o shotokan adota bases mais baixas e mais pra frente um pouco com os torneiros surgindo e se popularizando é que as tecnicas de queda (muito mais que apenas de varreduras) acabaram praticamente sumindo dos treinos: as coisas foram acontecendo atraves de um processo.
Sim, você está certo... abraço!
@@JaymeSandall oss sensei ....admiro e aprendo muito com seu trabalho
Treino karate em Angola e tenho aula de jiu jutsu brasileiro e judô
Excelente! Deve ser um país lindo... tenho muita vontade de conhecer Angola...
Parabéns, Sensei! Bem didática a explicação. Oss!
Oss Ricardo!!
Muito boa explicação
Obrigado!
Excelente conteúdo sensei. Oss.
Oss marvin!!
Bom dia prof: oss
Excelente ! Obrigado pela aula !
Abraço!
Vídeo bom, sensei.
Obrigado!
excelente video, um verdadeiro mestre de arte marciais
Obrigado izac!
Excelente explicação Jayme, oss.
Oss Robson!
Bom dia e um Feliz Natal. É muito interessante essa mescla de lutas. Fez lembrar o Kudo q vem da kiokushyn.
Isso mesmo. Já pesquisei sobre o kudo. É muito interessante e bem parecido...
Felia natal!
@@JaymeSandall 🙏🤝🥋
Na minha humilde opinião como faixa preta 4" Dan de judô Ex praticante de jiu-jitsu. uma das melhores fusões de artes marciais seria o judo e o karatê...Apesar de diferentes são parecidos na questão filosófica e doutrinária. Ambas seguem o Budo . Pouca gente sabe judô kodokan possui um Arsenal técnico poderosíssimo. É um enorme equívoco de muitos acharem que o judô não tem técnicas de finalizações como estrangulamentos e Chaves de braço. Possui também técnicas de atemi waza. Sem contar que nenhuma outra luta possui um acervo tão grande de técnicas de projeções ('nague waza).
Concordo que são artes muito parecidas em relação à filosofia e ao aspecto educativo. Não é por acaso que os fundadores das artes eram tão amigos...
Dentro do meu conhecimento de judô (que infelizmente é bem pequeno), sei que há diversas técnicas de finalização. Infelizmente as competições acabam moldando a prática, e os atletas treinam muito mais as projeções do que as finalizações (eu acho, mas posso estar errado...). As projeções do judô são simplesmente fantásticas! É quase ilimitado o número de técnicas que podem ser usadas por um judoca para te jogar no chão....
Há muitos anos, tive a chance de fazer um treino (na verdade nem chegou a ser um treino, ele só me chamou e demonstrou algumas técnicas em mim, o que foi uma sorte sem tamanho), com o mestre Geraldo Bernardes. Era em uma academia onde eu treinava, que também tinha judô. Cheguei a ver o grande Flávio Canto treinando e fiquei muito impressionado com ele...
O mestre Geraldo Bernardes me jogou no chão do jeito que quis, a hora que quis, e sem fazer a menor força. Senti, na época, que, mesmo com a diferença de idade (eu tinha vinte e poucos anos, e ele já era bem mais velho), se fosse um combate real, eu não teria muita chance não...
Oss
Sensei, tô querendo começar agora no Karate e seus vídeos têm me ajudado muito na pesquisa! Muito obrigado por isso. Queria pedir sua ajuda:
Moro em São Paulo - SP e tenho pesquisado academias com um Karate mais próximo do original, como o Karate Jutsu. Encontrei o Byakuren Karate, onde o fundador saiu do Shorinji Kempo, e me pareceu bastante interessante, mas tem pouquíssima informação na internet. O senhor conhece? Indicaria?
Gostei bastante da Academia Mushinkan, também, mas já é Shotokan.
Muito obrigado!
A byakuren, não conheço... a mushin conheço e recomendo 100 %
Tomara que vc inicie no karate e não pare mais! Oss!!
@@JaymeSandall muito obrigado! 🙏
Oss! Creio que o sensei Paulo Afonso também foi para a vertente do jutsu.
Sensei Paulo Afonso estuda e desenvolve o karate, aproximando a arte tradicional das lutas reais. É um lutador diferenciado e com vasta experiência!
Feliz natal sensei oss
Boas festas Sérgio!!
Sensei, será que não estamos vendo um movimento amplo de resgate das técnicas que caíram no desuso? Pergunto isso porque vejo no Sensei Paulo Afonso uma preocupação muito grande nesse sentido também! Acredito inclusive que ele foi um desbravador nesse resgate.
Acredito que sim... vários professores eue treinaram outras artes e que tem bastante experiência, estão seguindo esse caminho. Aos poucos, acho que levarenos o karate a um outro patamar, mais alinhado à realidade atual.
Sensei Paulo Afonso é com certeza um grande divulgador do karate real, eficiente , e completo.
Oss!
@@JaymeSandall obrigado pela resposta, Sensei! Oss!
Oss!
Oss!
Sensei Jayme, Poderia ter falado do Shoryn Ryu e do Kung Fu de Shaolin ( a origem de tudo) se poder pegar esses temas pro próximo vídeo
Eu até tentei fazer um vídeo sobre toda essa trajetória mas minha dicção ainda não é tão boa pra fazer vídeo.
Eu gostaria.... mas confesso que não tenho conhecimento sobre shory ryu (um dos primeiros estilos de karate conhecidos) e kung fu...
Mais o Machida karatê teve mudança nos katas ?
Ou e um novo estilo de karatê ?
É um novo estilo. Tem katas próprios
Eu treino karatê Jutsu todos os dias de forma on-line.
Sansei Jayme, se o Karate "original" foi oriundo de técnicas chinesas, porque o Sansei Antony não foi buscar as técnicas chinesas de Sanda (ou Sanshou, se preferir) e Shuai Jiao?
Abraço
É que o karate original, apesar de ter raízes no kung fu, foi modificado pelos habitantes de okinawa até se tornar o karate original. Ou seja: apesar das raízes chinesas, o karate original não era igual ao kung fu, mas algo diferente, desenvolvido pelo povo de okinawa. Oss!
Oss sensei. Creio que o Funakoshi não necessariamente "retirou" do Karatê os golpes mais traumáticos pois eles permaneceram nos Katas. Acredito que o Sensei Funakoshi teve uma missão muito difícil, que era popularizar o Karate em uma sociedade que via as artes marciais como algo primitivo, violento e inaceitável para a Era do Japão moderno. Ao mesmo tempo que ele "suavizou" a arte para se tornar mais aceitável para a sociedade da época ele manteve as técnicas originais nos Katas, como cotoveladas, joelhadas, golpes nas articulações, pontas de dedo e etc, e por isso o estudo dos Katas é importante para nós Karatecas, através do estudo e prática do Kata nós podemos entender o verdadeiro Karate que o sensei Funakoshi deixou "escondido". E aí que entra o Karatê Jutsu, que ao meu ver é justamente o estudo aprofundado dos movimentos "escondidos" nos Katas. Oss!
Excelente Tiago... os professores, na minha visão, devem manter os treinamentos de jyu kumite com essas técnicas que estão contidas nos katas (como chutes baixos, joelhada, cotoveladas...).
Eu tenho impressão que mesmo os mais fechados no shotokan da WKF estão também procurando treinar com uma visão mais ampla do karatê.
Concordo
Oss.
Qual a diferença do karatê jka e wkf contato é mais?
ua-cam.com/video/ybDniMqn30I/v-deo.html
Nesse vídeo eu explico bem isso. Abraço!
Existe o Kudo, que é exatamente o resgate do karate antigo. Nao sei se vc ja viu
Não, não é. Kudo é basicamente um MMA de kimono. Não discuto aqui a sua eficiência que deve sem dúvida ser. Só que Kudo não deixa de ser um esporte trifásico: com Striker, quedas e finalizações. Mas, o karatê antigo é essencialmente um estilo voltado pra autodefesa e isso conceitualmente muda muito a forma de treinar.
Lembro de ter ouvido o Sensei Vinicio Anthony falando de um professor japonês ou um livro específico que foi bastante importante no estudo das técnicas duras antigas. Mas, não lembro o nome para procurar. Vc sabe qual era esse professor? Acho que não era o Sensei Yasutaka Tanaka, mas era outro...
Não me lembro Jackson... vou perguntar para ele, e posto aqui
Senssei Jayme Sandall o Machida karatê é o karatê jutsu possuem Kata?
Machida karate possui os kumite kata, criados por eles. Karate Jutsu estuda os katas do Shotokan, com aplicações diferentes
@@JaymeSandall Obrigado pelo esclarecimento OSS!!!
No fim das contas, o Funakoshi era um grande lutador ou não ? Pelas histórias eu acredito que ele foi um grande pedagogo e ficou famoso pela adequação do okinawa te ao estilo japonês e o filho dele sim criou o que hoje é shotokan. Mas são tantas histórias.
Danillo, dentro do que eu sei ele nunca foi um grande lutador, mas sim um grande educador e pedagogo, como você escreveu
Olá, Jayme.
Me tira uma dúvida: O Machida Karatê é o mesmo ensinado em todo o Brasil? Tenho interesse em iniciar na Machida aqui de Belém do Pará.
É sim, Gustavo. Para uma academia dar aula de Machida karate, deve ser autorizada pelos machida.
@@JaymeSandall Certo. Obrigado!
Embora possa parecer que estudar outras artes marciais para afiar mais o karatê possa parecer algo ruim aos olhos de karatecas mais tradicionais, o próprio mestre Funakoshi defendia que o karatê é uma arte viva e está sempre suscetível à evolução.
Oss!!! Sensei eu já sabia disso só com um detalhe diferente o nome era ATEMI JUTSU. Nesse estudo/pesquisa que tive acesso todas as artes eram derivadas de uma arte criada por monges budistas chineses que englobava todas as atuais artes marciais. E quem comecou a desmembrar foi Gigoro Kano que retirou o Ju-jutsu e transformou no Judô. Em seguida Ginchin Funakoshi teria retirado o Atemi-jutsu e o transformou no Karate dô. Assim como tinha o Aiki-jutsu.
Pois é... alguns grandes mestres que organizaram e difundiram as artes, retiraram delas muitas das técnicas mais perigosas, e acabaram estreitando um pouco a luta. Me parece (mas isso é só uma impressão minha, nunca li em lugar nenhum), que havia um tipo de acordo tácito entre os mestres: você ensina só quedas, eu ensino só golpes traumáticos, o outro ensina só torções, etc...
@@JaymeSandall pois é mestre. Pelo que pesquisei do Judô e Karate-dô, tudo começou após a segunda guerra com Gigoro Kano e em seguida com Funakoshi. E no seu vídeo o senhor fala algo como que o Kano incentivou Funakoshi a fazer o mesmo que ele. Eu precisaria e tenho muita curiosidade sobre como isso se desenrolou no Aikidô.
@@JaymeSandall lembrando que temos outros ATEMIS JUTSU que tb apareceram em outros continentes, como Boxe Chines, Muay-thai, Taekwondo, Kung-fu.
@@JaymeSandall mestre queria até te pedir para fazer um video. Seria sobre a saudação ao inicio e fim das aulas. Inclusive tenho uma dúvida, pois na maioria das vezes o cumprimento voltado para o professor era Sensei Nin Hey, mais algumas vezes eu ouvi o Chomenin Hey e Shihanin hey. Qual seria a diferença ou para quem se deve os alunos cumprimentar com essas outras saudações?
o problema do karate Shotokan é q muitos professores, está muito ligado ao shiai kumite , que é muito diferente do jyu kumite , que traz muito possibilidade de golpes, e usar aqueles golpes que não treinamos, e tem como proposta diferente do shiai kumite.quem nao treina jyu kumiter , fica só na bolha de competição( shiai kumite) se limitando no 1 ,2 kizame zuki e Gyaku zuki.
Verdade. Eu, mesmo tendo sido atleta por 28 anos, sempre mantive os treinos de jyu kumite, paralelamente aos treinosde shiai. O karate não deve jamais ser limitado a uma vertente só. Oss!
Respeito muito esse estudo do vinicus antony aprendi muito assistindo os videos dele.Mas eu ainda vejo algumas coisas fora de contexto mas não vem ao caso.E o MACHIDA KARATE eu ainda vejo o shotokan a diferença que é admitado para o MMA,não estou aqui criticando nem nada é só uma critica construtiva,até pq eu admiro ambos os estilos. OSS
Seu comentário foi super respeitoso. Abraço!!
Oss! Na minha opinião, as três formas de karatê são boas: shotokan, karatê jutsu e Machida, embora os dois últimos karatê encorporaram e usam técnicas que não está se usando no shotokan, pra um combate real faz muita diferença. Vale lembrar que a grande base do Machida karatê e do karatê jutsu veio do shotokan. Então seja qual você treinar faça bem feito e com amor. Vale a pena treinar qualquer um dos estilos.
Concordo 1.000 % com o seu comentário! Oss
Minha preferência é karatê jutsu, mas na minha região só shotokan normal existe.
Você pode treinar o karate Tradicional e, se desejar, complementar com treinos de jiu jitsu...
Machida Karater, pensava que era só um método de ensino e não um estilo próprio, eu acho que as associações de Karater são muito rígidas e indecisas é tipo eles querem que tudo seja tradicional, e é bom isso, mas não aceitam mudanças e tratam com desprezo estilos novos, Kyokushin mesmo pela associação tradicional não é considerado Karater, não sei se tem um componente racial por Oyama ser coreano (sim eu sei que era pensamento da época e não reflete a situação atual), eles tratam o Karater como se fosse uma arte sagrada com milênios, quando na verdade é uma arte moderna não tem nem 150 anos o sistema organizado, as praticas sim tem muito tempo, porém era um sistema de auto, e não uma arte cheia de regras, pensa como mais rico seria o karater se tivesse aboslvido técnicas do Taido, partes do Takendo (me perdoe a nomenclatura) do Kudo e de outras artes que se dividiram por não serem aceitas pela tradição, as associações escolheram dividir ao invés de absolver.