Professor fera! 👏👏 Já seguindo o canal para aprender matemática sem complicação. Trás muitas ideias aí pq gabaritar matemática de concurso vai ser moleza.
Curti demais, todavia pra mim pareceu muito formula de bolo. E sei que além de uma fórmula existe o raciocínio. Queria entender melhor o raciocínio de fazer tudo isso
É ótimo que você queira entender o raciocínio por trás do cálculo da mediana em dados agrupados! Vamos explicar de forma simples: Quando temos dados agrupados em intervalos de classe, a mediana não pode ser obtida diretamente, como em dados não agrupados. Por isso, usamos uma fórmula para estimar a posição da mediana nesses intervalos. O raciocínio é dividido em etapas: Primeiro, identificamos o intervalo de classe que contém a mediana. Isso é importante porque a mediana estará nesse intervalo. Em seguida, calculamos a posição da mediana. Isso é feito usando a fórmula (n / 2) - F, onde n é o tamanho total da amostra e F é a frequência acumulada da classe anterior à classe da mediana. Essa fórmula nos ajuda a estimar a posição da mediana dentro do intervalo de classe. Determinamos a amplitude do intervalo de classe. A amplitude é a diferença entre o limite superior e o limite inferior do intervalo. Por fim, usamos a fórmula da mediana: Mediana = Limite Inferior do intervalo + [(Posição da mediana / Frequência da classe mediana) * Amplitude do intervalo de classe]. Essa fórmula nos ajuda a encontrar um valor aproximado da mediana dentro do intervalo de classe. Então, ao seguir esses passos, podemos estimar a mediana para dados agrupados. O raciocínio por trás desses cálculos envolve entender que a mediana é o valor que divide o conjunto de dados em duas partes iguais e, ao usar intervalos de classe, precisamos fazer estimativas para encontrar sua posição aproximada. Espero que isso ajude a esclarecer o raciocínio por trás dos cálculos da mediana em dados agrupados. É sempre importante entender o porquê das fórmulas e como elas se aplicam ao problema em questão. Continue explorando e praticando, e você se tornará cada vez mais familiarizado com esses conceitos!😉😍
Muito bom meu amigo, muito obrigado por ajudar a gente. Deus abençoa ...
Muitooooo bommmm
Parabéns 👏👏👏
Excelente explicação. Gratidão pelo conteúdo.
tmj, prof
top demais...
Obrigado
Professor fera! 👏👏 Já seguindo o canal para aprender matemática sem complicação. Trás muitas ideias aí pq gabaritar matemática de concurso vai ser moleza.
Muito obrigado, os teus videos tem me ajudado bastante na cadeira de estatistica.
Obrigado Profesor. Deus o abençoe!
Obrigado 😊 😊
obrigada , muito bom!!
obrigado professor!!!
Obrigado bem mas simples você explicando professor já tem um seguidora 🙌😘
Muito obrigado 😊 compartilhe nossas aulas 🙏 🙏
obrigada
Obrigada professor!
Que maravilha suas aulas, são sem igual.
Melhor vídeo.
O senhor e fera demais professor eu consigo entender tudo
Obrigado !
Curti demais, todavia pra mim pareceu muito formula de bolo. E sei que além de uma fórmula existe o raciocínio. Queria entender melhor o raciocínio de fazer tudo isso
É ótimo que você queira entender o raciocínio por trás do cálculo da mediana em dados agrupados! Vamos explicar de forma simples:
Quando temos dados agrupados em intervalos de classe, a mediana não pode ser obtida diretamente, como em dados não agrupados. Por isso, usamos uma fórmula para estimar a posição da mediana nesses intervalos.
O raciocínio é dividido em etapas:
Primeiro, identificamos o intervalo de classe que contém a mediana. Isso é importante porque a mediana estará nesse intervalo.
Em seguida, calculamos a posição da mediana. Isso é feito usando a fórmula (n / 2) - F, onde n é o tamanho total da amostra e F é a frequência acumulada da classe anterior à classe da mediana. Essa fórmula nos ajuda a estimar a posição da mediana dentro do intervalo de classe.
Determinamos a amplitude do intervalo de classe. A amplitude é a diferença entre o limite superior e o limite inferior do intervalo.
Por fim, usamos a fórmula da mediana: Mediana = Limite Inferior do intervalo + [(Posição da mediana / Frequência da classe mediana) * Amplitude do intervalo de classe]. Essa fórmula nos ajuda a encontrar um valor aproximado da mediana dentro do intervalo de classe.
Então, ao seguir esses passos, podemos estimar a mediana para dados agrupados. O raciocínio por trás desses cálculos envolve entender que a mediana é o valor que divide o conjunto de dados em duas partes iguais e, ao usar intervalos de classe, precisamos fazer estimativas para encontrar sua posição aproximada.
Espero que isso ajude a esclarecer o raciocínio por trás dos cálculos da mediana em dados agrupados. É sempre importante entender o porquê das fórmulas e como elas se aplicam ao problema em questão. Continue explorando e praticando, e você se tornará cada vez mais familiarizado com esses conceitos!😉😍
Professor, e se a mediana estiver no primeiro intervalo? Qual o valor que devo colocar na frequência acumulada da classe anterior?
Obrigado!
Vc utiliza zero na anterior
@@Murakami. Obrigado, Professor!
qual será minha frequência acumulada na linha anterior quando a minha linha for a primeira????
Zero