Cara...quando eu penso que não tem mais o que melhorar nesse canal ..vem o Julio e nos presenteia come essa maravilha!!!! Sou muito apaixonada...Valeu!!!!!
A minha saudosa mãe me apresentou essa banda maravilhosa, amo o nasi e o Edgard, hoje tenho 21 anos e quando ela deixou esse plano quando eu tinha 10 anos, lembro-me de pegar o dvd do ira da MTV, e o escutar repetidamente, e até hoje lembro dela com essas canções !
Nasi eta cliente de uma vídeo locadora em que trabalhei. Uma vez, conversando com ele, ele me disse que o Edgard compôs Pobre Paulista com 15 anos de idade!!
Edgard Scandurra é um dos melhores guitarristas do Brasil, talvez do mundo. Compositor monstruoso, além de tudo. A forma dele empunhar o instrumento, parecendo um Albert King roqueiro, sempre foi uma imagem muito poderosa. Grande video!
Ira! Minha banda favorita. Tive o prazer de vê-los ao vivo na Universidade Estácio de Sá, na metade dos 80. Eles eram 'Mods' e eu tb era. Não gostávamos do termo 'new wave' (invenção ridícula pré-RIR). Eram outro estilo de visual e musical: Spandau Ballet, Style Council, The Jam (de onde o Ira! bebeu da fonte), Everything But The Girl, etc. Bons tempos, boas músicas...
Concordo, eu acho que "New wave" combina mais com B-52s, Blitz, acho que é por aí... Uma banda que eu acho que influenciou bastante o Ira também é o Gang of Four.
@@expeditomendoncajunior8664 Me parece q o Gang of Four (junto com Joy Division) influenciou MAIS o Legião. E vc ñ acha o B-52's Mods? Com aquele estilo visual anos 50?
@@addamms pois é, não conheço tanto a respeito. Os Mods têm muito esta questão de identidade visual, mas eu não conheço bem o que seria a sonoridade dos Mods. Uma vez conheci um guitarrista que me disse que o Violeta de Outono seria uma banda Mod. Mas, enfim, gostaria de saber mais a respeito, não conheço bem, só sei que os caras do Ira sempre falaram desta influência.
@@expeditomendoncajunior8664 Nos 80, associava o som do Violetas o q se chama/va de 'progressivo'. Tb é uma excelente banda. Não creio q 'mods' possa ser definido como um estilo. Mas uma coisa eu sei: Nos discos das bandas 'mods' tem desde rock, folk, pop e até uma levada de 'New Bosse'.
O Ira! Tinha uma pegada Pós Punk da cena Underground, assim como uma mistura dos Velvet Underground e The Jam, o mesmo que mesclar o mod revival e uma espécie de rock experimental, porém com novas influências, como a New Wave, nunca deixando de lado o psicodelismo dos Animals e The Who. Simplesmente o Ira! Para mim o melhor álbum da banda é o PsicoAcústica de 1988!
O baixista da formação original, Dino Nascimento, foi meu professor de geografia no colégio, surreal. Contava altas histórias da época da banda. Um cara extremamente inteligente e gente fina de mais!!
Sou de 1988 e em 2006, época em que completei 18 anos, tive que me alistar nas FFAA, e a canção do Ira! "Núcleo Base" era o meu hino. Ela não saía da minha mente e eu a cantava direito. 😂😂😂😂😂😂😂😂 "Eu tentei fugir Não queria me alistar Eu quero lutar Mas não com essa farda..." 😂😂😂😂😂😂😂😂
Tenho orgulho do Ira, por ter estudado no mesmo colégio que eles. Entrei na época em que o Álbum "MTV Ao Vivo" ainda tava fazendo sucesso, e lá falavam que "os caras do Ira estudaram aqui". Depois fui envelhecendo, fui descobrindo mais à fundo o conteúdo deles por conta própria e até hoje não consigo deixar de curtir.
Julio, parabéns pelo seu trabalho. O Ira! e toda essa cena de SP descrita no vídeo é parte da minha adolescência. Bandas alternativas, bandas de cada região, que tinham fãs, fitas de gravações de shows, programas de rádios piratas (que só pegavam nos bairros). Não nos importavamos se as músicas não eram tão boas. Mas o Edgard era o melhor guitarrista da cidade.
@JulioEttore Assim que você postou eu mandei diretamente para o Nasi, Ele assistiu e gostou muito, mandou um recado parabenizando você por essa pesquisa e trabalho e disse que vai divulgar esse seu vídeo na rede social dele. Um abraço do Alex Elvis e parabéns novamente pelo conteúdo.
Maravilha @Julio Ettore gosto muito do conteúdo de vídeos que há no seu canal e a bibliografia que você apresentou são ótimas, me lembra a biblioteca cheia de livros somente com biografias do Rock brasileiro e são exatamente os títulos que você apresentou haviam todos esses títulos na estante de uma casa de praia localizada na ilha dos ingleses em Florianópolis, infelizmente eu não tive tempo de ler todos porque eu estava em turnê com a banda Made in Brazil ,ficamos por 15 dias e depois eu tive que voltar para a minha casa em Cotia/SP .
@@julioettore Foi em 2017, eu havia voltado a trabalhar com o Made in Brazil como Roadie,sendo que o primeiro trabalho que eu fiz com eles foi sendo Produtor executivo em vendas de shows em 2011, apesar de acompanhar os shows deles desde 2001 quando eu andava pela rua Caraíbas e Venâncio Aires lá no bairro da Pompéia que aliás era a mesma rua onde os irmãos Baptistas moravam e iniciaram com a banda os Bruxos antes de ser batizado pelo Ronnie Von de Mutantes! Mas enfim,eu tenho algumas histórias pra contar, com o tempo eu posso te mandar in box para o seu e-mail
☝️☝️☝️ Tem três macetes para Canhotos tocarem em instrumentos Destros; virar o instrumento e inverter as cordas (dizem que isto dá um peso à mais nos Graves em Guitarras tipo Fender pois esta corda fica mais comprida); Virar o Instrunento, mantendo as cordas e invertendo a Tablatura e terceira; manter o instrumento Destro e aprender na marra à tocar como destro (Mark Knopfler do Dire Straits fez isto e diz que com isto sua mão dominante dedilha com mais força nas Cordas; consrguindo um melhor som nas Notas)... Uma curiosidade; um Primo meu Destro toca cavaquinho em uma Banda de Pagode, e devido à um acidente de trabalho perdeu duas falanges do indicador esquerdo... Ele não se deu por vencido; virou o Cavaquinho para usar a mão direira; inverteu as cordas e se acostumou à segurar a Palheta com o dedo Médio e o Polegar e toca muito bem até hoje... Excelente Vídeo👏👏👏!!!
Uma das maiores bandas brasileiras sem sombra de dúvidas!!! E uma das maiores tretas da história da música também... Com aquela parada de interdição do Nasi e etc...
O Vivendo e Não Aprendendo é um puta disco. Quando o comprei na época estava interessado em Dias de Luta e Núcleo Base e me surpreendi com o disco todo, inclusive com o final, com as duas ao vivo ( Pobre Paulista e Gritos na Multidão). Tirando o DOIS, esse disco do Íra é o 2º melhor da safra
Fala Júlio! É muito bacana ver o Ira! no canal. É uma grande, importante para o Rock Nacional junto de outras grandes bandas da geração dos anos 80. Suas poéticas letras atemporais dão aquele toque final para composições que tem o Edgar, um baita guitarrista. Enfim... Sucesso e longevidade ao canal (boa pesquisa e bom gosto estão na ordem do dia, sempre). Uma abraço. Valeu Júlio! 👋
A trilogia Psicoacustica, Clandestino e Meninos da Rua Paulo foi uma das melhores no Rock Nacional anos 80/90...sem contar o Excelente "7"...só aí já fizeram história...
IRA! Minha banda favorita também! Desde 'Envelheço na Cidade'. Ótimas músicas com letras fantásticas. Podemos ouvir várias vezes (na verdade, a vida inteira) e nunca cansamos e é sempre possível perceber ou imaginar algo novo. Muito diferente do lixo produzido hoje pelos diversos estilos atuais.
Quero contribuir com uma historia sobre IRA! É está simplicidade "underground" deles... tive um amigo (Silvio luiz) que de tão fã deles, conseguiu ser convidado pelos caras do IRA! Pra show deles no antigo Canecao aqui do RJ é no famoso chá das 5 da rádio Transamerica FM RJ. Ficavam pelas madrugadas conversando por telefone (lembrei da Gang ... São 3 horas da manhã vc me liga pra falar coisas que só a gente entende...)😂
Tive conhecimento do IRA! Em 1985 e gostei de cara. Um ano depois comprei o primeiro LP e fiz muitos colegas gostarem do grupo, que não o conheciam até então. Esse pessoal de São Paulo era muito unido mesmo. O Júlio Barroso namorava a Taciana Barros, também da Gang 90, morreu, e ela casou em seguida com o Edgard Scandurra. 😂
uma das minhas bandas favoritas... já fui a vários shows (a banda da qual eu fui a mais shows, na vdd)... o primeiro álbum do Ira! marcou a minha vida!!!
Sensacional. Nesse curto vídeo consegui reviver tudo. Eu fiz parte desse movimento. Conheci muitos dos que foram citados. Eu era baixista de uma banda punk no ABC paulista e era um "ponto fora da curva": conseguia me relacionar bem com todas as tribos, inclusive a galera do hip hop. Saudades imensa de tudo. Ansioso pra ver o vídeo sobre o movimento punk em São Paulo. Grande abraço.
Fui num só show do Íra, nem me lembro em que turnê era, foi no SESC. Cumprimentei o Scandura e ele foi bem gente boa. Scandura nessa foto de menino está parecendo o Sr.Spock
Parabéns Julio, por mais este trabalho. Se for possível, seria ótimo se conseguir fazer vídeos sobre as principais músicas do IRA! Ahh e também falar sobre a trajetória da banda, com as idas e vindas, separações e retornos. IRA! Minha banda favorita há décadas.
Assisti a um show do Ira no Rock Expresso, programa na antiga TV Manchete que passava aos sábados, foram anos de transformações na sociedade brasileira !!!
ASSISTI AO IRA ! , EM FEIRA DE SANTANA ( BA ) , NO CENTRO CULTURAL AMÉLIO AMORIM 93 E OUTRA VEZ EM SSA MÁS NÃO CONSERVAVA A SUA FORMAÇÃO ORIGINAL, MÁS O SHOW FOI MUITO MUITO MUITO BOM
Pra mim, o trio mais porrada do rock nacional é Barão Vermelho, Ira!, e Golpe de Estado. Aliás, não sei se vc Júlio curte Golpe, mas um vídeo seu sobre eles seria de arrebentar.
@@nandorodrigo9437 cara, acho que vc não entendeu meu comentário. Nasce de novo, talvez vc entenda. Do contrário, não me xingava por constatar um fato.
Como diria o Renato Russo: "alimento pra cabeça nunca vai matar a fome de ninguém." No fim das contas, todo mundo precisa "pagar os boleto", hehe... Não tem jeito, os caras protestavam, queriam fazer as pessoas refletirem no que eles falavam, mas, como todo mundo, precisavam de dinheiro. Então tinha que aparecer no Chacrinha, Faustão, etc... Ou, como diria o Marcelo Nova e o Raul Seixas "e do meu lado um hippie punk me chamando de traidor do movimento, vê se aguento?" kkkk
Julio, esse trabalho de montar enciclopédia, de penetrar nos meandros do rock nacional é importantíssimo. Obrigado. Mas eu queria perguntar se vc se sente trabalhando sob algo terminado (morto), ou se vc acredita que o rock nacional ainda vive? Abs
Vejo que aconteceram duas ondas, fins de 60 reverberando nos 70, e anos 80 reverberando até mais ou menos 2010. Não veio nenhuma outra depois, neste sentido é algo morto. O rock vive sim, porém a juventude atual não o enxerga mais como veículo de expressão... nem sabemos se isto voltará a acontecer. Tentei ouvir uma banda contemporânea, estes dias, e ela não desceu. Talvez eu já esteja um pouco preconceituoso pela idade... mas não encontro motivos pra abordar o rock contemporâneo Abs
@@julioettore Eu acho que tanto na época da Tropicália quanto no rock dos anos 80, o jovem se rebelava contra o que lhe era proibido, isto, de certa forma, incentivava a criatividade, principalmente nas letras. Hoje em dia, o que motivaria os jovens? Parece que tudo se restringiu às letras sobre sexo do funk e do sertanejo. Naquela época, eu acho que a letra tinha mais importância e abordavam mais assuntos.
O Ira foi uma das bandas que eu mais vi tocar na minha aadolescência, aqui em Santo André/SP. Recentemente o Nasi confessou que perdeu muito do dinheiro que ganhou naquela época, por conta do seu vício na cocaína. De acordo com o vocalista, ele passou muitos anos cheirando quase todos os dias e viu boa parte do seu patrimônio diluir. Uma pena!
Sei que o Rio teve grande importância para o Rock dos anos 1980, mas a efervescência de SP lembra o que ocorreu em Brasília. O fato de todo mundo se juntar para tocar juntos os ajudou a aprenderem uns com os outros. A Gang 90 foi importante mesmo e amealhou fãs e deu um tom diferente do Rio. Ajudou os jovens. Kid Vinil, outro que agitou essa cena, com seu programa de rádio e depois da TV. Mesmo depois de 1985, com os discos lançados, ainda existiam os grupos alternativos. Mais alguns lançaram LPs depois disso. E outros ficaram pelo caminho. Foi um grande movimento e esse ambiente foi frutífero para eles.
Concordo amigo...Mas se vc ler o livro Dias de Luta é que a cena do Rio tinha a Blitz (Asdrúbal pega o trombone), Vimana (Ritchie/Lobão e Lulu no grupo) e depois em carreiras solos, a Marina, sem falar no Tim Maia com seu sou e Black músic exportada do período que jogou em NY, e ainda a Jovem Guarda (RC e Erasmo), Tropicalia, Novos Baianos (todos radicados aqui no RJ)... foram os movimentos embrionários...E em SP a cena com Punks e Julinho Barroso vieram em sequência... Nosso Rock anos 80 é a maior referência de uma MPB nova fundamental pra nossa música.! Abraço !
Sou audiência assídua no canal, gosto muito da linguagem e, sobretudo, do compromisso com a pesquisa que Júlio Ettore tem. Só queria fazer uma observação em relação a esse cenário: a posição da câmera sugere um quarto desarrumado (e dá pra ver, pelos livros na cabeceira, que não se trata disso), o que dá quase a impressão de vídeo feito às pressas
Olá João Sim existe pressa e ela acontece porque tenho trabalhado num ritmo alucinante para produzir conteúdo como jamais produzi, trazendo praticamente seis conteúdos por semana- frequência que era de 2 a 3 no começo do ano. Por este motivo, peço que todos esqueçam um pouco se o lençol não está meticulosamente arrumado e foquem no que estou contando, seremos todos mais felizes. Abraços
Em 1986 me alistei no exército, Núcleo Base "bombava" nas rádios. Eu dizia que era a "minha" música...kkkkkk... Consegui sair livre do "quartel"...kkkkkk
Gang 90 merece um vídeo!
É uma banda tão criativa!! Adoro também o sotaque paulista carregado do IRA. Obrigada pelo vídeo, Júlio 🎉
Vivendo e não aprendendo ... eis homem, esse sou eu...
Amo Ira!
Banda fodastica
Melhor banda do Brasil ! Ira ! Sempre
Cara...quando eu penso que não tem mais o que melhorar nesse canal ..vem o Julio e nos presenteia come essa maravilha!!!! Sou muito apaixonada...Valeu!!!!!
A minha saudosa mãe me apresentou essa banda maravilhosa, amo o nasi e o Edgard, hoje tenho 21 anos e quando ela deixou esse plano quando eu tinha 10 anos, lembro-me de pegar o dvd do ira da MTV, e o escutar repetidamente, e até hoje lembro dela com essas canções !
Pode se dizer que com essas músicas, vc entra em contato com sua saudosa mãe. Que Deus a tenha em bom lugar 🙌🙏
Eu não era da turma deles no Brasílio Machado, mas, todos os conheciam. Tocavam o terror! Adoro o Ira! 🎶🌻
Nasi eta cliente de uma vídeo locadora em que trabalhei. Uma vez, conversando com ele, ele me disse que o Edgard compôs Pobre Paulista com 15 anos de idade!!
Edgard Scandurra é um dos melhores guitarristas do Brasil, talvez do mundo.
Compositor monstruoso, além de tudo.
A forma dele empunhar o instrumento, parecendo um Albert King roqueiro, sempre foi uma imagem muito poderosa.
Grande video!
Tenho a mesma opinião!
@@marquinhoprofessor3666, acho que todo mundo que ama a guitarra tem essa percepção. 😊
Talvez do mundo, fico com a segunda opção. 🤘
Edgar Escandurra está no nível do Robin Trower, Eric Clapton, Randy Rhods
@@edsroraphaelmais nunca, manda o scandurra tirar um solo do rhoads
Ira! Minha banda favorita. Tive o prazer de vê-los ao vivo na Universidade Estácio de Sá, na metade dos 80. Eles eram 'Mods' e eu tb era. Não gostávamos do termo 'new wave' (invenção ridícula pré-RIR). Eram outro estilo de visual e musical: Spandau Ballet, Style Council, The Jam (de onde o Ira! bebeu da fonte), Everything But The Girl, etc. Bons tempos, boas músicas...
Eu tbm os vi logo no comecinho da carreira deles. Foi uma experiência inesquecível!
Concordo, eu acho que "New wave" combina mais com B-52s, Blitz, acho que é por aí... Uma banda que eu acho que influenciou bastante o Ira também é o Gang of Four.
@@expeditomendoncajunior8664 Me parece q o Gang of Four (junto com Joy Division) influenciou MAIS o Legião. E vc ñ acha o B-52's Mods? Com aquele estilo visual anos 50?
@@addamms pois é, não conheço tanto a respeito. Os Mods têm muito esta questão de identidade visual, mas eu não conheço bem o que seria a sonoridade dos Mods. Uma vez conheci um guitarrista que me disse que o Violeta de Outono seria uma banda Mod. Mas, enfim, gostaria de saber mais a respeito, não conheço bem, só sei que os caras do Ira sempre falaram desta influência.
@@expeditomendoncajunior8664 Nos 80, associava o som do Violetas o q se chama/va de 'progressivo'. Tb é uma excelente banda. Não creio q 'mods' possa ser definido como um estilo. Mas uma coisa eu sei: Nos discos das bandas 'mods' tem desde rock, folk, pop e até uma levada de 'New Bosse'.
O Ira! Tinha uma pegada Pós Punk da cena Underground, assim como uma mistura dos Velvet Underground e The Jam, o mesmo que mesclar o mod revival e uma espécie de rock experimental, porém com novas influências, como a New Wave, nunca deixando de lado o psicodelismo dos Animals e The Who. Simplesmente o Ira! Para mim o melhor álbum da banda é o PsicoAcústica de 1988!
O baixista da formação original, Dino Nascimento, foi meu professor de geografia no colégio, surreal. Contava altas histórias da época da banda. Um cara extremamente inteligente e gente fina de mais!!
Demais... se escreve junto 😉✌🏼
Sou de 1988 e em 2006, época em que completei 18 anos, tive que me alistar nas FFAA, e a canção do Ira! "Núcleo Base" era o meu hino. Ela não saía da minha mente e eu a cantava direito. 😂😂😂😂😂😂😂😂
"Eu tentei fugir
Não queria me alistar
Eu quero lutar
Mas não com essa farda..."
😂😂😂😂😂😂😂😂
Tenho orgulho do Ira, por ter estudado no mesmo colégio que eles. Entrei na época em que o Álbum "MTV Ao Vivo" ainda tava fazendo sucesso, e lá falavam que "os caras do Ira estudaram aqui". Depois fui envelhecendo, fui descobrindo mais à fundo o conteúdo deles por conta própria e até hoje não consigo deixar de curtir.
E a partir daí o Nasi compartilhou o seu link nas redes sociais e estou assistindo aqui agora!👏🏾👏🏾👏🏾
Puta duma banda, o Ira ! Que banda ! Das melhoes do rock nacional , nao tem jeito !
Valeu pela postagem!
Julio, parabéns pelo seu trabalho.
O Ira! e toda essa cena de SP descrita no vídeo é parte da minha adolescência. Bandas alternativas, bandas de cada região, que tinham fãs, fitas de gravações de shows, programas de rádios piratas (que só pegavam nos bairros). Não nos importavamos se as músicas não eram tão boas.
Mas o Edgard era o melhor guitarrista da cidade.
@JulioEttore Assim que você postou eu mandei diretamente para o Nasi, Ele assistiu e gostou muito, mandou um recado parabenizando você por essa pesquisa e trabalho e disse que vai divulgar esse seu vídeo na rede social dele. Um abraço do Alex Elvis e parabéns novamente pelo conteúdo.
Puxa amigo, que ótimo ler isto!
Se puder mande um abraço
E outro pra você!
@@VivaelroqueMusic tô seguindo!
Maravilha @Julio Ettore gosto muito do conteúdo de vídeos que há no seu canal e a bibliografia que você apresentou são ótimas, me lembra a biblioteca cheia de livros somente com biografias do Rock brasileiro e são exatamente os títulos que você apresentou haviam todos esses títulos na estante de uma casa de praia localizada na ilha dos ingleses em Florianópolis, infelizmente eu não tive tempo de ler todos porque eu estava em turnê com a banda Made in Brazil ,ficamos por 15 dias e depois eu tive que voltar para a minha casa em Cotia/SP .
@@VivaelroqueMusic massa!! Quando foi isto?
@@julioettore Foi em 2017, eu havia voltado a trabalhar com o Made in Brazil como Roadie,sendo que o primeiro trabalho que eu fiz com eles foi sendo Produtor executivo em vendas de shows em 2011, apesar de acompanhar os shows deles desde 2001 quando eu andava pela rua Caraíbas e Venâncio Aires lá no bairro da Pompéia que aliás era a mesma rua onde os irmãos Baptistas moravam e iniciaram com a banda os Bruxos antes de ser batizado pelo Ronnie Von de Mutantes! Mas enfim,eu tenho algumas histórias pra contar, com o tempo eu posso te mandar in box para o seu e-mail
☝️☝️☝️ Tem três macetes para Canhotos tocarem em instrumentos Destros; virar o instrumento e inverter as cordas (dizem que isto dá um peso à mais nos Graves em Guitarras tipo Fender pois esta corda fica mais comprida); Virar o Instrunento, mantendo as cordas e invertendo a Tablatura e terceira; manter o instrumento Destro e aprender na marra à tocar como destro (Mark Knopfler do Dire Straits fez isto e diz que com isto sua mão dominante dedilha com mais força nas Cordas; consrguindo um melhor som nas Notas)... Uma curiosidade; um Primo meu Destro toca cavaquinho em uma Banda de Pagode, e devido à um acidente de trabalho perdeu duas falanges do indicador esquerdo... Ele não se deu por vencido; virou o Cavaquinho para usar a mão direira; inverteu as cordas e se acostumou à segurar a Palheta com o dedo Médio e o Polegar e toca muito bem até hoje... Excelente Vídeo👏👏👏!!!
Lembrando que o Mod nessa época já havia voltado e estava crescendo no Reino Unido, entre outras tendências.
Uma das maiores bandas brasileiras sem sombra de dúvidas!!! E uma das maiores tretas da história da música também... Com aquela parada de interdição do Nasi e etc...
Banda foda más ta longe de ser umas das melhores
Pra mim o IRA! É a Banda Mais Rock'n Roll entre as Populares no Cenário Nacional! #VidaLongaAoIRA! Muito Obrigado Júlio Ettore!
O Vivendo e Não Aprendendo é um puta disco. Quando o comprei na época estava interessado em Dias de Luta e Núcleo Base e me surpreendi com o disco todo, inclusive com o final, com as duas ao vivo ( Pobre Paulista e Gritos na Multidão). Tirando o DOIS, esse disco do Íra é o 2º melhor da safra
Fala Júlio!
É muito bacana ver o Ira! no canal. É uma grande, importante para o Rock Nacional junto de outras grandes bandas da geração dos anos 80.
Suas poéticas letras atemporais dão aquele toque final para composições que tem o Edgar, um baita guitarrista.
Enfim...
Sucesso e longevidade ao canal (boa pesquisa e bom gosto estão na ordem do dia, sempre).
Uma abraço.
Valeu Júlio! 👋
Falar sobre o Ira!, é relembrar uma fase maravilhosa da minha vida a qual as músicas deles foram a minha trilha sonora. Obrigado. Ira! Para sempre 😊
A melhor banda paulista, técnica, carisma , presença de palco. Fui a muitos shows da banda.
Minha banda favorita do cenário anos 80, ouço até hoje.
Ao lado de titãs e legião, está entre as minhas três favoritas do rock nacional. Ira! É foda!
Admiro demais o som desses caras. Incrível como o Edgar toca!
A trilogia Psicoacustica, Clandestino e Meninos da Rua Paulo foi uma das melhores no Rock Nacional anos 80/90...sem contar o Excelente "7"...só aí já fizeram história...
Aguardando ansiosamente pelo tema Punk Paulista! Grande Júlio!
Amo o Ira! Aguardando os próximos vídeos ❤😊
IRA! Minha banda favorita também!
Desde 'Envelheço na Cidade'.
Ótimas músicas com letras fantásticas.
Podemos ouvir várias vezes (na verdade, a vida inteira) e nunca cansamos e é sempre possível perceber ou imaginar algo novo.
Muito diferente do lixo produzido hoje pelos diversos estilos atuais.
Você já ouviu a Maglore? Ouça!😏
Quero contribuir com uma historia sobre IRA! É está simplicidade "underground" deles... tive um amigo (Silvio luiz) que de tão fã deles, conseguiu ser convidado pelos caras do IRA! Pra show deles no antigo Canecao aqui do RJ é no famoso chá das 5 da rádio Transamerica FM RJ. Ficavam pelas madrugadas conversando por telefone (lembrei da Gang ... São 3 horas da manhã vc me liga pra falar coisas que só a gente entende...)😂
Aí, sim!
Ira! é muito foda.
Cada video um melhor q outro, adorando a frequencia dos videos, parabéns!!!
Tarde vazia tem uma letra simplesmente espetacular!! Melodia, sonoridade ímpar para essa época
Tolices, quanta qualidade, quanta melodia, sonoridade espetacular.
Novamente parabéns pelo belíssimo trabalho!!
Ufa! Finalmente chegamos ao rock paulista!!!!
Parabéns Júlio, apesar do vídeo ser muito curtinho!
😡😡😡🤣😂🤣
Anos 80 foi anos dourados do rock nacional.Tinha muita Banda boa. 🎸🎶
Tive conhecimento do IRA! Em 1985 e gostei de cara. Um ano depois comprei o primeiro LP e fiz muitos colegas gostarem do grupo, que não o conheciam até então.
Esse pessoal de São Paulo era muito unido mesmo. O Júlio Barroso namorava a Taciana Barros, também da Gang 90, morreu, e ela casou em seguida com o Edgard Scandurra. 😂
A melhor banda de todas! Finalmente!
Estava ansioso por essa série de vídeos do ira
Um adendo: O Hoje Crítico musical,Regis Tadeu,foi batera do Subúrbio
é tipo o encontro do Johny Marr com o Morissey.
Saudações! Vi um show do IRA! em Fortaleza. Excelente
O Mudança de Comportamento é uma porrada musical. Um dos melhores álbuns do Rock Nacional.
uma das minhas bandas favoritas... já fui a vários shows (a banda da qual eu fui a mais shows, na vdd)... o primeiro álbum do Ira! marcou a minha vida!!!
Sensacional. Nesse curto vídeo consegui reviver tudo.
Eu fiz parte desse movimento. Conheci muitos dos que foram citados. Eu era baixista de uma banda punk no ABC paulista e era um "ponto fora da curva": conseguia me relacionar bem com todas as tribos, inclusive a galera do hip hop.
Saudades imensa de tudo.
Ansioso pra ver o vídeo sobre o movimento punk em São Paulo.
Grande abraço.
Mais um trabalho sensacional de história.
E sobre uma das melhores bandas nacionais
Ah... esqueci! Fui no show do Ira! Sábado aqui em Barretos no Motorcicle.
Se possível, faça um vídeo contando os primórdios do BRock: A Cor do Som, Rita Lee, 14 Bis, Gang 90... até chegar na Blitz.
Sem palavras para Descrever
Viva IRA 🤜
Fui num só show do Íra, nem me lembro em que turnê era, foi no SESC. Cumprimentei o Scandura e ele foi bem gente boa. Scandura nessa foto de menino está parecendo o Sr.Spock
O IRA é muito bom! Núcleo Base era a trilha sonora do meu tempo no exército!
Adorei... não sabia da ligação do Ira! com o Júlio Barroso e a Gang 90
Ira! Marcou minha adolescencia!
Banda muito querida! Sou fã
Ira! na cabeça, mesmo que lhe dê dor de cabeça!
Ótimo vídeo! Adorei saber mais de uma das bandas que adoro. Há alguns anos tive o prazer de almoçar em um restaurante ao lado de toda a banda.
O Ira virá na minha cidade dia 27, estou muito animado
Minha segunda banda 💚 favorita
A primeira é Engenheiros do Hawaii ?
Se for, estamos no mesmo barco.
🤝🤝🏻🫱🏾🫲🏿🤘🏽🤘🏽🤘🏽🎼🎼🎼
@@roneypereira5801 sempre 😎
@@GLMツtatuzinn 👊🏽🫱🏽🫲🏻
Grande banda ira!👏👏👏👏👏
Curto muito o Ira!
Parabéns Julio, por mais este trabalho.
Se for possível, seria ótimo se conseguir fazer vídeos sobre as principais músicas do IRA!
Ahh e também falar sobre a trajetória da banda, com as idas e vindas, separações e retornos.
IRA! Minha banda favorita há décadas.
Assisti a um show do Ira no Rock Expresso, programa na antiga TV Manchete que passava aos sábados, foram anos de transformações na sociedade brasileira !!!
Eu amo ver seus vídeos, é uma gama de conhecimentos que adquirimos ❤
ASSISTI AO IRA ! , EM FEIRA DE SANTANA ( BA ) , NO CENTRO CULTURAL AMÉLIO AMORIM 93
E OUTRA VEZ EM SSA
MÁS NÃO CONSERVAVA A SUA FORMAÇÃO ORIGINAL,
MÁS O SHOW FOI MUITO
MUITO MUITO BOM
O Ira! é muito bom. Assisti um show deles num carnaval alternativo em Recife que foi marcante. Ótimo vídeo.
Excelente vídeo! Obrigado Júlio!!
Eu amo tanto o Ira❤.
Ira ! É uma banda muito boa.
Parabéns pelo vídeo, meu caro!
Muito show, curto bastante o MTV ao vivo, com vários clássicos, inclusive núcleo base e dias de luta,muito show
Isso sim era rock Roll
Nosso The Jam brasileiro!
Banda com uma Obra foda !
Gosto bastante do seu canal, se possível faz um sobre leoni e o heróis da resistência.... Forte abraço
Grande banda
Muito bom
Não vejo a hr de vê sobre Punk Rock
A melhor Banda de Rock do Brasil
Não fica nem no top 5
Gosto do Ira, mas não é a melhor banda não.
Minha bandaaaaaa .... Saiam da sala, meu momento chegouuu
Banda boa essa irá!
Que vídeo maravilhoso 👏🏻
Pra mim, o trio mais porrada do rock nacional é Barão Vermelho, Ira!, e Golpe de Estado. Aliás, não sei se vc Júlio curte Golpe, mas um vídeo seu sobre eles seria de arrebentar.
Faz um vídeo sobre casa das máquinas!
Depois de Legião urbana, Ira é a que gosto mais.
Ninguém Entende um Mod! Para quem não queria ser mainstream, de repente entrar na trilha sonora de abertura de novela da Globo foi bem contraditório.
Sempre tem um chato
@@nandorodrigo9437 cara, acho que vc não entendeu meu comentário. Nasce de novo, talvez vc entenda. Do contrário, não me xingava por constatar um fato.
Como diria o Renato Russo: "alimento pra cabeça nunca vai matar a fome de ninguém." No fim das contas, todo mundo precisa "pagar os boleto", hehe... Não tem jeito, os caras protestavam, queriam fazer as pessoas refletirem no que eles falavam, mas, como todo mundo, precisavam de dinheiro. Então tinha que aparecer no Chacrinha, Faustão, etc... Ou, como diria o Marcelo Nova e o Raul Seixas "e do meu lado um hippie punk me chamando de traidor do movimento, vê se aguento?" kkkk
Julio, esse trabalho de montar enciclopédia, de penetrar nos meandros do rock nacional é importantíssimo. Obrigado. Mas eu queria perguntar se vc se sente trabalhando sob algo terminado (morto), ou se vc acredita que o rock nacional ainda vive?
Abs
Vejo que aconteceram duas ondas, fins de 60 reverberando nos 70, e anos 80 reverberando até mais ou menos 2010.
Não veio nenhuma outra depois, neste sentido é algo morto.
O rock vive sim, porém a juventude atual não o enxerga mais como veículo de expressão... nem sabemos se isto voltará a acontecer.
Tentei ouvir uma banda contemporânea, estes dias, e ela não desceu. Talvez eu já esteja um pouco preconceituoso pela idade... mas não encontro motivos pra abordar o rock contemporâneo
Abs
@@julioettore Eu acho que tanto na época da Tropicália quanto no rock dos anos 80, o jovem se rebelava contra o que lhe era proibido, isto, de certa forma, incentivava a criatividade, principalmente nas letras. Hoje em dia, o que motivaria os jovens? Parece que tudo se restringiu às letras sobre sexo do funk e do sertanejo. Naquela época, eu acho que a letra tinha mais importância e abordavam mais assuntos.
O Ira foi uma das bandas que eu mais vi tocar na minha aadolescência, aqui em Santo André/SP. Recentemente o Nasi confessou que perdeu muito do dinheiro que ganhou naquela época, por conta do seu vício na cocaína. De acordo com o vocalista, ele passou muitos anos cheirando quase todos os dias e viu boa parte do seu patrimônio diluir. Uma pena!
Viva o Ira !
Sei que o Rio teve grande importância para o Rock dos anos 1980, mas a efervescência de SP lembra o que ocorreu em Brasília. O fato de todo mundo se juntar para tocar juntos os ajudou a aprenderem uns com os outros.
A Gang 90 foi importante mesmo e amealhou fãs e deu um tom diferente do Rio. Ajudou os jovens. Kid Vinil, outro que agitou essa cena, com seu programa de rádio e depois da TV.
Mesmo depois de 1985, com os discos lançados, ainda existiam os grupos alternativos. Mais alguns lançaram LPs depois disso. E outros ficaram pelo caminho. Foi um grande movimento e esse ambiente foi frutífero para eles.
Concordo amigo...Mas se vc ler o livro Dias de Luta é que a cena do Rio tinha a Blitz (Asdrúbal pega o trombone), Vimana (Ritchie/Lobão e Lulu no grupo) e depois em carreiras solos, a Marina, sem falar no Tim Maia com seu sou e Black músic exportada do período que jogou em NY, e ainda a Jovem Guarda (RC e Erasmo), Tropicalia, Novos Baianos (todos radicados aqui no RJ)... foram os movimentos embrionários...E em SP a cena com Punks e Julinho Barroso vieram em sequência...
Nosso Rock anos 80 é a maior referência de uma MPB nova fundamental pra nossa música.! Abraço !
Rumores dizem que o Scandurra serviu no 6 Bil na minha cidade Caçapava -sp
Vi ao vivo em 1994 no bar opinião RS porto alegre.
Valeu 🤘🤘
Sou audiência assídua no canal, gosto muito da linguagem e, sobretudo, do compromisso com a pesquisa que Júlio Ettore tem.
Só queria fazer uma observação em relação a esse cenário: a posição da câmera sugere um quarto desarrumado (e dá pra ver, pelos livros na cabeceira, que não se trata disso), o que dá quase a impressão de vídeo feito às pressas
Olá João
Sim existe pressa e ela acontece porque tenho trabalhado num ritmo alucinante para produzir conteúdo como jamais produzi, trazendo praticamente seis conteúdos por semana- frequência que era de 2 a 3 no começo do ano.
Por este motivo, peço que todos esqueçam um pouco se o lençol não está meticulosamente arrumado e foquem no que estou contando, seremos todos mais felizes.
Abraços
@@julioettore entendo
Em 1986 me alistei no exército, Núcleo Base "bombava" nas rádios. Eu dizia que era a "minha" música...kkkkkk...
Consegui sair livre do "quartel"...kkkkkk
Faz um vídeo sobre a Plebe rude.
Faz dos Garotos da Rua Julio