Nos manuais disponíveis hoje, dia 5 de abril de 2023, as informações, dos 3 modelos estão diferentes, omitindo a octanagem recomendada... o que é muito estranho.
Cara eu fico encantado com o seus vídeos!!! Tudo que eu aprendi na vida inteira sobre motores vc deixa muito mais claro em 3min ... parabéns por mais um vídeo!!! Caso um dia der certo pra vc faça um vídeo sobre regulagem de carburador ar+combustível seria bem interessante!!!
Eu tomaria cuidado. A JToledo já tem histórico de problemas com gasolina. Nos anos 1990 ela importou um lote recusado na Espanha de Suzuki DR 650 e não trocou o gicle para andar com gasolina com álcool. O resultado foi um monte de motor estourado, até que alguém percebeu a diferença e começou a ganhar dinheiro colocando gicles maiores. Da JToledo (hoje JTZ) silêncio...
motos e tal, essa taxa alta de 12 é a taxa estática, a taxa dinâmica pode ser equilibrada pelo comando de válvulas, diminuindo um pouco a eficiência do comando em altas rotações ( enchendo menos), tem -se mais torque na faixa de possível batida de pino desse motor, trazendo mais força com menos aceleração a baixos RPMs, mesmo porque esse motor é muito forte, 35 cavalos mesmo carregado mais bagagem será muito difícil de chegar no ponto de torque necessário para esse motor grilar e mesmo se grilar o motor pode trabalhar por poucos períodos nessa condição, quem aí lembra dos motores mil grilando sob condição de alta carga e estão rodando por aí até hoje, eu achava que era válvula batendo, mas era detonação aquele barulhinho que eles faziam(não confundir pré detonação com detonação, a pré detonação se ocorrer leva o motor a quebra logo a seguir, já a detonação, que é o famoso grilar ou batida de pino que agente escuta quando acontece, esse acontece antes da pré detonação e se for pouca e por pouco tempo, apesar de não ser muito bom para o motor, não costuma estragar nada a curto prazo). Se o motor dessa moto tiver tratamento de cromo duro no cilindro e pistão forjado, aí que não terá problema mesmo rodar nessa condição transitóriamente...é o que eu acho...mas um paliativo se esse motor grilar demais é colocar um pouco de alcool aumentando a porcentagem além dos 27,5% que tem na mistura que apesar de diminuir a potência, aumenta a octanagem para além dos 95, lembrando que o alccol se não me engano tem o quivalente a 110 octanas.
Parabéns pelo excelente canal! Acredito e torço para que a JTZ não tenha problemas com a Zontes, pois já tem uma certa experiencia com outras marcas do mesmo grupo, muito diferente dos indianos da RE e Bajaj que chegaram aqui as cegas e hoje já têm um apoio do pessoal da Dafra que já montava as TVS.
Creio que quem comprar uma zontes vai ter em mente que precisará abastecer com boa gasolina, é um motor mais potente, não da pra fazer limomada sem espremer alguns limões certo?
Tem q considerar um fato q tds esquecem(gasolina adulterada) q infelizmente é comum a no Brasil. E reduz absurdamente a qualidade do combustível. A causa d muitos problemas.
No manual da Kawasaki Ninja 250R, da qual fui proprietário que desde 2009, onde não existia gasolina de alta octanagem já pedia gasolina de no mínimo 92. Pois essa exigência é uma norma do governo norte americano, que simplesmente foi traduzida pra cá. Sempre abasteci minha Ninja com gasolina comum e nunca teve problemas com combustível, seja pré detonação ou coisas do tipo. Mas vamos ver o que vai acontecer, mas acho que não há motivo para tanto alarde
A taxa de compressão da nova Zontes de 12,5:1 é mais alta que a taxa de compressão da ninja 400 (11,5:1) e até mais alta que da nova ZX-4R (12,3:1) a nova quatro cilindros 400 da kawasaki, que com essa taxa segundo manual da kawasaki o recomendado é gasolina de 87 octanas
Tenho uma Duke 390, estava usando apenas a podium, que tem 102 Ron. Em baixa, a moto ficava com uns buracos estranhos, uma leve falhada... coloquei a Grid, aditiva da BR e em baixas rotações melhorou muito, mais liso... ótima explicação. Acredito que a Zontes vai bem com uma boa gasolina comum.
Show!!! Conteúdo técnico de qualidade, e que contribui muito no crescimento de todos que se interessam pelo mundo das motos! Sem polêmica, sem histeria, parabéns!!!
Esse lance da gasolina é complicado, a minha moto tem uma injeção programável e já fiz testes com gasolina e vc não pode em hipótese alguma trabalhar com ponto adiantado, só as grilada monsta kkkkkkkk Minha taxa é 11.. o motor funciona mas bem mais murcho, já no álcool pode abusar do ponto de ignição vem mais potência e fica seguro, e já fiz um mapa pra rodar com podium pura cara totalmente diferente da gasolina comum, e o motor fica encorpado e forte superior ao álcool, só deu um pouco de trabalho pra acertar ela na podium mas ficou top, uma pena ser muito cara e inviável pra andar no dia a dia. É notável o desempenho
Tá aí um canal que a Zontes poderia ter o privilégio de explicar qual o ajuste e se teve ajuste para a nossa gasolina. Tenho um amigo que tem uma MT03 e só usa pódio.
Parabéns meu amigo precisamos de mais conteúdos assim como o que você faz com muitas informações super interessantes e de uma riqueza de detalhes sem igual vou comprar uma ZONTES T310 .
@@motosetal já faz tempo que estava esperando a chegada da ZONTES ao Brasil pois tenho um amigo que mora em Portugal e ele tem uma ZONTES no caso é uma T350 ele me disse que a moto é simplesmente fantástica em tudo por isso vou comprar a T310 para ir ao trabalho eu sempre faço este percurso com a minha Ecosport Supercharger 1.0 ano 2004 com 305 mil km rodados original motor standard nunca foi retificado é trecho de Serras pois moro na região das montanhas capixabas todos os dias vou trabalhar em Cachoeiro de Itapemirim distância de 31 km da minha cidade vargem Alta por isso desço e subo a Serra do Soturno todos os dias e a ZONTES entrega potência e torque por isso escolhi para comprar a ZONTES T310 pois tem o melhor custo benefício aqui no Espírito Santo ela está saindo ao com frete de 30,990 reais mais em conta do G310GS da BMW que é sua concorrente direta .
Algo que acho que deve ser mencionado é que os motores flex e à gasolina com taxa elevada tendem a sofrer detonação com o tempo aqui no Brasil. O mínimo de carbonização já provoca detonação. Só não sei porque é raro ver isso nas motos esportivas.
A JTA esta ajustando o remap pra que a gasolina do nosso pais mao cause danos ao motor principalmente das novas Zontes com motor 350 cilindradas a minha foi mandado o módulo pra fazer os ajustes e ficou melhor que antes
Se a calibração do motor for bem feita, vai suportar sim mesmo gasolina ruim, pois no brasil o que mais tem é gasolina adulterada. Nessa condição, é lógico, fica comprometido todo esse desempenho do motor, mas anda sem quebrar sim. Tem uma série do Gol que tem motor com taxa de 13:1, motor 1,0l do ano +/- 2013 flex. tá rodando por aí hehehehehe. Atenção para que tem a moto ou pretende comprá-la: Não sei se é flex o motor dela, mas se não for, pode ser possível que o motor não suporte quantidades mais altas de alcool na mistura. Os motores de carros convencionais tem um tratamento nas sedes de válvulas e nas válvulas chamado nitretação (peças incandescentes são mergulhadas em um banho de sal). Por esse motivo, as peças tem uma camada de metal muito mais dura e resistente ao desgaste, sendo ainda um processo barato para manufatura. Show!!!
Os novos manuais não apresentam mais esses requisitos. Se você pegar o manual no site da Zontes, vai ver que a exigência é apenas sobre a ausência de chumbo.
Queria muinto um vídeo sobre suspensão,no caso as diferenças entre monobraço e tals,eu priorizo o maior conforto e gostaria de saber quais as mais confortáveis nesse quesito,abraço
A moto chegou com tudo, mas não tem previsão para entrega, já avisaram que irão subir o preço e ainda tem este problema sério com a gasolina. Já descartei como opção de compra.
Motor muito tachado ou com ponto muito adiantado resulta em super aquecimento aí vem as quebras, mas eu vou me informar também sobre o assunto que é bem interessante parabéns pelo conteúdo técnico Deus abençoe🙏
Se esse motor levar uma junta da cabeça com uma espessura um pouco maior a taxa de compressao reduz um pouco. Eu se tivesse uma dessas e esse combustivel tentaria baixar um pouco a taxa de compressao dela. Ha outras formas de reduzir a compressao ligeiramente, tornando segura para essas octanas. Pistao com maior concavidade tambem reduz compressao. Mas axo q alterando o ponto de igniçao nao resolve a alta compressao.
Taxa de compressão desse motor é alta, maior que 11. Tem que usar a maior octanagem possível, no Brasil tem que usar PODIUM do Br e etc. A PODIUM AINDA É FRACA!
Po Massa esse vídeo bem explicativo, essa era minha dúvida sobre a gasolina ⛽ para ser usada na ZONTES, vamos aguardar para ver como a moto se sai aqui no Brasil.
Parabéns pelos vídeos, muito informativo e técnico. Para o caso deste motor, seria possível abastecer com alguma proporção de álcool no intuito de evitar a detonação ou isso não resolveria?
Adoro esse canal, poderia me dizer qual o melhor combustível pra Yamaha crosser 2019 é minha primeira Yamaha pois sempre tive Honda
Рік тому
Moto "barata" com exigências específicas, rede de concessionárias limitada e erros de tradução no manual? Acredito que vai ser difícil se consolidar, principalmente com o mesmo motor equipando vários modelos da marca. Se não houve tropicalização, (o que não deve ter acontecido já que o manual mantém a recomendação da gasolina 95) recall só vai vir depois que a galera começar a reclamar nas redes e chamar de "bomba" igual as himalayans que citou no vídeo.
É um tipo de Piggyback, ele fica entre sua ECU e sensores e atuadores, com um Redline você consegue enriquecer a mistura ou empobrecer, tem muitas possibilidades!
Parabéns pelo vídeo! Entretanto fiquei com uma dúvida. Se a gasolina brasileira é de 93 e o manual fala de POSSÍVEL problema com 92, porque deveríamos ficar preocupados com isso? Afinal 93 não é 92!!!! Outro detalhe: se a taxa de octanagem da Podium é 97 e o manual fala de 95, não há risco também de ter problema? Afinal 97 não é 95!
O problema foi o manual ter exigido o minimo de 95, ou seja, com uma gasolina de 97 não ira ter problemas, mas a maioria não vai querer pagar mais de 3 reais a mais por litro em relação a comum, e de 92 pra 93 não irá mudar muita coisa não, ja que 93 passa longe do minimo de 95, os número são próximos aos olhos, na prática é diferente. Fora isso, a probabilidade de detonação (batida de pino) é em baixas Rotações, eu, particularmente EU, não acho tão arriscado usar gasolina comum nessa moto, mas essa é minha opinião, cada um tem que ver o que acha melhor.. eu só desejo sucesso pra zontes e desejo que a moto venda muito e não de dor de cabeça nenhuma
@@motosetal Resolvi pesquisar no manual da 310T em alemão sobre o assunto. Lá à página 26 diz o seguinte: "Tipps für Benzin, Motoröl und Kältemittel. Benzin: Sie müssen Kraftstoff E5 bleifrei RON/ROZ min.95 verwenden. Wir empfehlen die Verwendung von bleifreiem Benzin mit einer Oktanzahl von 92-95 oder mehr. Bleifreies Benzin verlängert die Lebensdauer von Kolben, Zündkerze und Schalldämpfer." Minha tradução do texto: "Dicas para gasolina, óleo de motor e líquido de arrefecimento. Gasolina: Você deve usar combustível E5 sem chumbo RON/ROZ de no mínimo 95. Recomendamos o uso de gasolina sem chumbo com octanagem de 92-95 ou superior. A gasolina sem chumbo prolonga a vida útil dos pistões, velas de ignição e silenciadores." Como a gasolina brasileira tem 93 de índice de octana, prá mim está resolvido o problema. Apesar disso passei ontem num posto Petrobrás aqui perto de casa prá ver a diferença de preço da gasolina comum para a Podium. Preço da Podium: R$ 7.49. Gasolina comum: R$ 5,69. Para encher o tanque de 19 litros da Zontes com Podium eu gastarei R$ 36,00 à mais do que se encher com gasolina comum. 🤔 R$ 1,80 de diferença por litro...
Isso só acontece com as "motos"??? E qdo os carro vem.pra cá? Acontece mudança para adaptar com nosso combustível, asfalto, terra, clima? Ou não tem mudanças para se adaptar ao Brasil
Tem sim, todo veículo é feito pra rodar em território nacional, os que são feitos la fora e passam a ser fabricados aqui passam pela tropicalizacao, seja suspensão, motor e etc, ja houve erros no passado, o tempra é um exemplo, o sistema de arrefecimento sofreu com nosso clima, o problema é com alguns de importação direta, aí não estão calibrados pro nosso clima e combustível... O veiculo em si " não tem culpa".
Entrei no site da Zontes e fiz o download do manual. Não tem nada que fale sobre octanagem mínima da gasolina. Poderias esclarecer que versão de manual foi apresentada em seu vídeo? Acho importante divulgar informações corretas e/ou explicar qual a fonte, uma vez que seu canal tem uma boa abrangência...
Vários erros de português e de tradução em um só parágrafo do manual da Zontes....deve ser coisa típica da JTZ, pois o manual da Downtown 300i era de deixar os cabelos em pé. Se a JTZ é tão desleixada com a confecção de um manual, como será a nacionalização da moto e o pós vendas ? Em tempo: já a Dafra tem os manuais das motos muito precisos e bem feitos.
@@motosetal o que eu não entendo é como não saiu um monte de comentário a respeito disso sobre a Bajaj Acho que galera tá colocando gasolina normal e tá rodando suave
Acho que remap é justamente mudar o mapa de injeção, como ele diz no vídeo, diminui a chance de dar problema mas também diminui o desempenho do motor. Além disso parece que a zontes ainda não deixou claro se fez ou não essa adequação.
Isso é o que se pode chamar de matéria técnica. Levanta um possível problema, direciona a solução e se mostra aberto para debate. Parabéns.
Melhor e mais simples canal sobre motores da atualidade, sem soberba e direto ao ponto...
Aqui a pobraiada tá enchendo de etanol e ainda estufando o peito fazendo top speed. Kkkkkkk
@@raphael1558pobre tá sendo você em não ter conhecimento sobre octanagem ! Álcool possui cerca de 110 octanas !
Nos manuais disponíveis hoje, dia 5 de abril de 2023, as informações, dos 3 modelos estão diferentes, omitindo a octanagem recomendada... o que é muito estranho.
Cara eu fico encantado com o seus vídeos!!! Tudo que eu aprendi na vida inteira sobre motores vc deixa muito mais claro em 3min ... parabéns por mais um vídeo!!! Caso um dia der certo pra vc faça um vídeo sobre regulagem de carburador ar+combustível seria bem interessante!!!
Sensacional. Como disse, um dos melhores, senao o melhor canal sobre o assunto no YT brasileiro. Top
Faça um vídeo sobre as gasolinas que temos disponíveis no Brasil, comum, aditivada, Premium, vantagens e desvantagens, onde usar cada uma etc.......
Vish complicou agora,vou aguardar mais.
Eu tomaria cuidado. A JToledo já tem histórico de problemas com gasolina. Nos anos 1990 ela importou um lote recusado na Espanha de Suzuki DR 650 e não trocou o gicle para andar com gasolina com álcool. O resultado foi um monte de motor estourado, até que alguém percebeu a diferença e começou a ganhar dinheiro colocando gicles maiores. Da JToledo (hoje JTZ) silêncio...
Tem cara de que vai rolar um monte de batida de pino aqui no Br, porque muita gente não vai ler o manual e vai colocar combustível normal
Aqui a pobraiada tá enchendo de etanol e ainda estufando o peito fazendo top speed. Kkkkkkk
A minha so vou de V-Power
Muito bom e detalhado.....Muito bom o trabalho...
Grande abraço.
VAHE comigo
Você é o cara! Baita explicação
Sucesso pra Vc
O nosso melhor café, a carne , gasolina etc.. de.melhor qualidade é exportado 🤦♂️ pelo que vejo a dominar é a compra
mais prudente.otimo vídeo
“Não tem gaLanntia. CompLô porque quis”. Valeu meu querido! Parabéns pela explicação! Um abraço daqui de Marília SP.
Eu estava procurando um conteúdo assim sobre a taxa de compreensão da Zontes.
Ótimo vídeo, sem palavras...
Ganhou um inscrito 🤝🏻👍🏻
Excelente conteúdo, parabéns!
motos e tal, essa taxa alta de 12 é a taxa estática, a taxa dinâmica pode ser equilibrada pelo comando de válvulas, diminuindo um pouco a eficiência do comando em altas rotações ( enchendo menos), tem -se mais torque na faixa de possível batida de pino desse motor, trazendo mais força com menos aceleração a baixos RPMs, mesmo porque esse motor é muito forte, 35 cavalos mesmo carregado mais bagagem será muito difícil de chegar no ponto de torque necessário para esse motor grilar e mesmo se grilar o motor pode trabalhar por poucos períodos nessa condição, quem aí lembra dos motores mil grilando sob condição de alta carga e estão rodando por aí até hoje, eu achava que era válvula batendo, mas era detonação aquele barulhinho que eles faziam(não confundir pré detonação com detonação, a pré detonação se ocorrer leva o motor a quebra logo a seguir, já a detonação, que é o famoso grilar ou batida de pino que agente escuta quando acontece, esse acontece antes da pré detonação e se for pouca e por pouco tempo, apesar de não ser muito bom para o motor, não costuma estragar nada a curto prazo). Se o motor dessa moto tiver tratamento de cromo duro no cilindro e pistão forjado, aí que não terá problema mesmo rodar nessa condição transitóriamente...é o que eu acho...mas um paliativo se esse motor grilar demais é colocar um pouco de alcool aumentando a porcentagem além dos 27,5% que tem na mistura que apesar de diminuir a potência, aumenta a octanagem para além dos 95, lembrando que o alccol se não me engano tem o quivalente a 110 octanas.
Parabéns pelo excelente canal! Acredito e torço para que a JTZ não tenha problemas com a Zontes, pois já tem uma certa experiencia com outras marcas do mesmo grupo, muito diferente dos indianos da RE e Bajaj que chegaram aqui as cegas e hoje já têm um apoio do pessoal da Dafra que já montava as TVS.
Leia meu comentário acima sobre as Suzuki DR 650
A ZONTES CHEGOU PIOR QUE CEGO EM TIROTEIO SEU OTHARIO
Creio que quem comprar uma zontes vai ter em mente que precisará abastecer com boa gasolina, é um motor mais potente, não da pra fazer limomada sem espremer alguns limões certo?
Tem q considerar um fato q tds esquecem(gasolina adulterada) q infelizmente é comum a no Brasil. E reduz absurdamente a qualidade do combustível. A causa d muitos problemas.
No manual da Kawasaki Ninja 250R, da qual fui proprietário que desde 2009, onde não existia gasolina de alta octanagem já pedia gasolina de no mínimo 92. Pois essa exigência é uma norma do governo norte americano, que simplesmente foi traduzida pra cá. Sempre abasteci minha Ninja com gasolina comum e nunca teve problemas com combustível, seja pré detonação ou coisas do tipo. Mas vamos ver o que vai acontecer, mas acho que não há motivo para tanto alarde
A taxa de compressão da nova Zontes de 12,5:1 é mais alta que a taxa de compressão da ninja 400 (11,5:1) e até mais alta que da nova ZX-4R (12,3:1) a nova quatro cilindros 400 da kawasaki, que com essa taxa segundo manual da kawasaki o recomendado é gasolina de 87 octanas
12,5 é igual a da bajaj tbm
@@HF079 Interessante, e qual a recomendação do manual da bajaj pra gasolina?
manda bem, parabéns
Cê é louco, que vídeo show!!! Conteúdo de primeira!
95 octanas é a gasolina comum em Portugal, e essa moto é vendido na Europa
Em Portugal não vi gasolina inferior a 95 faz muito tempo.
Parabéns pelo video.
Tenho uma Duke 390, estava usando apenas a podium, que tem 102 Ron. Em baixa, a moto ficava com uns buracos estranhos, uma leve falhada... coloquei a Grid, aditiva da BR e em baixas rotações melhorou muito, mais liso... ótima explicação. Acredito que a Zontes vai bem com uma boa gasolina comum.
Uma princesa essa moto me encantou com seu brilho e beleza conquistou o meu coração mas o meu bolso é da sahara
Megola, que linda! Depreende-se que, de tudo já foi feito no mundo das motos...
Feliz pascoa
Obrigado por mais esse conteúdo top!
Show!!! Conteúdo técnico de qualidade, e que contribui muito no crescimento de todos que se interessam pelo mundo das motos! Sem polêmica, sem histeria, parabéns!!!
Esse lance da gasolina é complicado, a minha moto tem uma injeção programável e já fiz testes com gasolina e vc não pode em hipótese alguma trabalhar com ponto adiantado, só as grilada monsta kkkkkkkk Minha taxa é 11.. o motor funciona mas bem mais murcho, já no álcool pode abusar do ponto de ignição vem mais potência e fica seguro, e já fiz um mapa pra rodar com podium pura cara totalmente diferente da gasolina comum, e o motor fica encorpado e forte superior ao álcool, só deu um pouco de trabalho pra acertar ela na podium mas ficou top, uma pena ser muito cara e inviável pra andar no dia a dia. É notável o desempenho
A moto é diferente pro Brasil, a moto vai ser nacionalisada, e tem 2 anos de garantia da suzuki.
Só fazer a álcool que tem bem mais resistência a pré detonação kkkkk
Esclarecedor!!! Parabéns pela matéria!!!
Tá aí um canal que a Zontes poderia ter o privilégio de explicar qual o ajuste e se teve ajuste para a nossa gasolina. Tenho um amigo que tem uma MT03 e só usa pódio.
Parabéns meu amigo precisamos de mais conteúdos assim como o que você faz com muitas informações super interessantes e de uma riqueza de detalhes sem igual vou comprar uma ZONTES T310 .
Que legal que vai comprar uma! É um motor incrível 35 cavalos em um monocilindrico é uma experiência absurda, muita potência e entrega rapida
@@motosetal já faz tempo que estava esperando a chegada da ZONTES ao Brasil pois tenho um amigo que mora em Portugal e ele tem uma ZONTES no caso é uma T350 ele me disse que a moto é simplesmente fantástica em tudo por isso vou comprar a T310 para ir ao trabalho eu sempre faço este percurso com a minha Ecosport Supercharger 1.0 ano 2004 com 305 mil km rodados original motor standard nunca foi retificado é trecho de Serras pois moro na região das montanhas capixabas todos os dias vou trabalhar em Cachoeiro de Itapemirim distância de 31 km da minha cidade vargem Alta por isso desço e subo a Serra do Soturno todos os dias e a ZONTES entrega potência e torque por isso escolhi para comprar a ZONTES T310 pois tem o melhor custo benefício aqui no Espírito Santo ela está saindo ao com frete de 30,990 reais mais em conta do G310GS da BMW que é sua concorrente direta .
Excelente explicação..agradeço 👏🏼👏🏼
Conhecimento é sempre bem vindo. Obrigado.
Fantásticas suas explicações, seus vídeos!!
Algo que acho que deve ser mencionado é que os motores flex e à gasolina com taxa elevada tendem a sofrer detonação com o tempo aqui no Brasil. O mínimo de carbonização já provoca detonação.
Só não sei porque é raro ver isso nas motos esportivas.
A JTA esta ajustando o remap pra que a gasolina do nosso pais mao cause danos ao motor principalmente das novas Zontes com motor 350 cilindradas a minha foi mandado o módulo pra fazer os ajustes e ficou melhor que antes
Só conteúdo top! Parabéns continue assim que o canal só tem a crescer, logo logo bate os 50k👍🏽
Se a calibração do motor for bem feita, vai suportar sim mesmo gasolina ruim, pois no brasil o que mais tem é gasolina adulterada. Nessa condição, é lógico, fica comprometido todo esse desempenho do motor, mas anda sem quebrar sim.
Tem uma série do Gol que tem motor com taxa de 13:1, motor 1,0l do ano +/- 2013 flex. tá rodando por aí hehehehehe.
Atenção para que tem a moto ou pretende comprá-la: Não sei se é flex o motor dela, mas se não for, pode ser possível que o motor não suporte quantidades mais altas de alcool na mistura. Os motores de carros convencionais tem um tratamento nas sedes de válvulas e nas válvulas chamado nitretação (peças incandescentes são mergulhadas em um banho de sal). Por esse motivo, as peças tem uma camada de metal muito mais dura e resistente ao desgaste, sendo ainda um processo barato para manufatura.
Show!!!
Os novos manuais não apresentam mais esses requisitos. Se você pegar o manual no site da Zontes, vai ver que a exigência é apenas sobre a ausência de chumbo.
Como sempre um excelente conteúdo!
Queria muinto um vídeo sobre suspensão,no caso as diferenças entre monobraço e tals,eu priorizo o maior conforto e gostaria de saber quais as mais confortáveis nesse quesito,abraço
A moto chegou com tudo, mas não tem previsão para entrega, já avisaram que irão subir o preço e ainda tem este problema sério com a gasolina. Já descartei como opção de compra.
Motor muito tachado ou com ponto muito adiantado resulta em super aquecimento aí vem as quebras, mas eu vou me informar também sobre o assunto que é bem interessante parabéns pelo conteúdo técnico Deus abençoe🙏
Excelente 👏👏👏.
Se esse motor levar uma junta da cabeça com uma espessura um pouco maior a taxa de compressao reduz um pouco.
Eu se tivesse uma dessas e esse combustivel tentaria baixar um pouco a taxa de compressao dela.
Ha outras formas de reduzir a compressao ligeiramente, tornando segura para essas octanas.
Pistao com maior concavidade tambem reduz compressao.
Mas axo q alterando o ponto de igniçao nao resolve a alta compressao.
Só conteúdo de altíssima qualidade! Obrigado por compartilhar com a gente!
Parabéns pela análise, gostaria de ver um vídeo sobre o motor 350 da zontes. Saber como ela consegue entregar 41 cv com 349cc.
Pode ser pq a zontes tem aqui na Europa e aqui a gasolina mais fraca é 95 e tem a melhor com 98
👏🏻👏🏻👏🏻
Taxa de compressão desse motor é alta, maior que 11. Tem que usar a maior octanagem possível, no Brasil tem que usar PODIUM do Br e etc.
A PODIUM AINDA É FRACA!
Eles mudaram o manual na 310T.
Faz um video explicando sobre o aditivo "octan booster"
Parabéns pelo conteúdo!❤
Tõ fora eu que não caio nessa só compro quando ela vier atualizada para o nosso país
Isso será resolvido facilmente assim como a Royal Resolveu. Isso se já não tiver sido e a gente tá gastando tempo atoa.
da para fazer mistura para virar E46 sem precisar gasolina premium para superar essa questão
massa
Já sabem algo sobre a gasolina se realmente tem que ser as de alta qualidade.
Da uma olhada no motor 1.0 firefly que usam no 208, taxa de compressão é de superbike e usa comum
Po Massa esse vídeo bem explicativo, essa era minha dúvida sobre a gasolina ⛽ para ser usada na ZONTES, vamos aguardar para ver como a moto se sai aqui no Brasil.
Pagamos caro por um combustível inferior... E não temos a opção de uma gasolina sem uma quantidade absurda de álcool... Um absurdo!
Vou pedir novamente permissao pra poder fazer um react desse seu video... Posso ??
Claro que pode meu irmão! Fique a vontade!
@@motosetal ele vai falar que a zontes não vai guentar, hatear para variar kkkkk.
Mais é é flex não é ?
E se rodar no etanol ?
Alta taxa de compressão e combustível ⛽ ruim é certeza de pré ignição, se o motor grilar 🦗🏍️ ta batendo pino e é BO na certa 😱
Parabéns pelos vídeos, muito informativo e técnico. Para o caso deste motor, seria possível abastecer com alguma proporção de álcool no intuito de evitar a detonação ou isso não resolveria?
Vou responder isso em vídeo, mas adiantando não é boa idéia não!
Adoro esse canal, poderia me dizer qual o melhor combustível pra Yamaha crosser 2019 é minha primeira Yamaha pois sempre tive Honda
Moto "barata" com exigências específicas, rede de concessionárias limitada e erros de tradução no manual? Acredito que vai ser difícil se consolidar, principalmente com o mesmo motor equipando vários modelos da marca. Se não houve tropicalização, (o que não deve ter acontecido já que o manual mantém a recomendação da gasolina 95) recall só vai vir depois que a galera começar a reclamar nas redes e chamar de "bomba" igual as himalayans que citou no vídeo.
Começando com erro de informação no manual ?
Será que está chegando mais uma Kasinski?
Hehehe!!
Eu acho que nada vai acontecer. Com a quantidade de álcool que é misturada na gasolina, não dá para ocorrer a pré-ignição.
Teria que levar em lugares como o Madeira Performance para fazer o acerto no mapa dela.
Eu tentaria um Redline primeiro
@@motosetal o que é esse redline ?
É um tipo de Piggyback, ele fica entre sua ECU e sensores e atuadores, com um Redline você consegue enriquecer a mistura ou empobrecer, tem muitas possibilidades!
Nossa gasolina vai diminuir durabilidade do motores da Zontes claro, tudo numa boa???
👍👍👍
Parabéns pelo vídeo! Entretanto fiquei com uma dúvida. Se a gasolina brasileira é de 93 e o manual fala de POSSÍVEL problema com 92, porque deveríamos ficar preocupados com isso? Afinal 93 não é 92!!!! Outro detalhe: se a taxa de octanagem da Podium é 97 e o manual fala de 95, não há risco também de ter problema? Afinal 97 não é 95!
O problema foi o manual ter exigido o minimo de 95, ou seja, com uma gasolina de 97 não ira ter problemas, mas a maioria não vai querer pagar mais de 3 reais a mais por litro em relação a comum, e de 92 pra 93 não irá mudar muita coisa não, ja que 93 passa longe do minimo de 95, os número são próximos aos olhos, na prática é diferente.
Fora isso, a probabilidade de detonação (batida de pino) é em baixas Rotações, eu, particularmente EU, não acho tão arriscado usar gasolina comum nessa moto, mas essa é minha opinião, cada um tem que ver o que acha melhor.. eu só desejo sucesso pra zontes e desejo que a moto venda muito e não de dor de cabeça nenhuma
@@motosetal Resolvi pesquisar no manual da 310T em alemão sobre o assunto. Lá à página 26 diz o seguinte: "Tipps für Benzin, Motoröl und Kältemittel. Benzin: Sie müssen Kraftstoff E5 bleifrei RON/ROZ min.95 verwenden. Wir empfehlen die Verwendung von bleifreiem Benzin mit einer Oktanzahl von 92-95 oder mehr. Bleifreies Benzin verlängert die Lebensdauer von Kolben, Zündkerze und Schalldämpfer." Minha tradução do texto: "Dicas para gasolina, óleo de motor e líquido de arrefecimento. Gasolina: Você deve usar combustível E5 sem chumbo RON/ROZ de no mínimo 95. Recomendamos o uso de gasolina sem chumbo com octanagem de 92-95 ou superior. A gasolina sem chumbo prolonga a vida útil dos pistões, velas de ignição e silenciadores." Como a gasolina brasileira tem 93 de índice de octana, prá mim está resolvido o problema. Apesar disso passei ontem num posto Petrobrás aqui perto de casa prá ver a diferença de preço da gasolina comum para a Podium. Preço da Podium: R$ 7.49. Gasolina comum: R$ 5,69. Para encher o tanque de 19 litros da Zontes com Podium eu gastarei R$ 36,00 à mais do que se encher com gasolina comum. 🤔 R$ 1,80 de diferença por litro...
@@motosetal desculpe onde você tá lendo no manual a expressão "NO MÍNIMO"? Será que o alerta sobre a 92 não é o que deveria ser o foco?
Isso só acontece com as "motos"??? E qdo os carro vem.pra cá? Acontece mudança para adaptar com nosso combustível, asfalto, terra, clima? Ou não tem mudanças para se adaptar ao Brasil
Tem sim, todo veículo é feito pra rodar em território nacional, os que são feitos la fora e passam a ser fabricados aqui passam pela tropicalizacao, seja suspensão, motor e etc, ja houve erros no passado, o tempra é um exemplo, o sistema de arrefecimento sofreu com nosso clima, o problema é com alguns de importação direta, aí não estão calibrados pro nosso clima e combustível... O veiculo em si " não tem culpa".
Não dá pra resolver colocando uma aditivada?
Será que adptaram o motor depois?
verdade que esse motor é derivado das KTM 390?
Aqui a pobraiada tá enchendo de etanol e ainda estufando o peito fazendo top speed. Kkkkkkk
Pessoal, fui dar um olhada no manual. Acho que tiraram essa informação. Alguém consegue verificar pra ver se é um bug aqui ou se realmente tiraram?
Varios comentários falaram que tiraram sim, supeitei que poderia acontecer, por isso citei o trecho com fotos do pdf
Nesse motor no álcool fica bom
Entrei no site da Zontes e fiz o download do manual. Não tem nada que fale sobre octanagem mínima da gasolina. Poderias esclarecer que versão de manual foi apresentada em seu vídeo? Acho importante divulgar informações corretas e/ou explicar qual a fonte, uma vez que seu canal tem uma boa abrangência...
A zontes modificou o manual
A gasolina da shell Vpower tem essa octanagem? Só uso ela nos carros e motos
A V-power tem a mesma octangem da gasolina comum, quem tem mais octanagem é a V-power racing
Resumindo: 💣 ⌚
Vários erros de português e de tradução em um só parágrafo do manual da Zontes....deve ser coisa típica da JTZ, pois o manual da Downtown 300i era de deixar os cabelos em pé.
Se a JTZ é tão desleixada com a confecção de um manual, como será a nacionalização da moto e o pós vendas ?
Em tempo: já a Dafra tem os manuais das motos muito precisos e bem feitos.
Infelizmente esses erros tiram a confiança do produto, que pode ser de qualidade absurda
Qual a gasolina q eu coloco?
Comim ou aditivada mesmo, ambas irão atender o requisitos de octanagem dela
Já tiraram isto do manual.
O mesmo vale para Bajaj D400?
Bajaj aparentemente tem um melhor controle para pré ignição, mas nada como os testes na prática para comprovar
@@motosetal o que eu não entendo é como não saiu um monte de comentário a respeito disso sobre a Bajaj
Acho que galera tá colocando gasolina normal e tá rodando suave
Um REMAP resolve isso?
Acho que remap é justamente mudar o mapa de injeção, como ele diz no vídeo, diminui a chance de dar problema mas também diminui o desempenho do motor. Além disso parece que a zontes ainda não deixou claro se fez ou não essa adequação.
Opinião particular: um manual mal traduzindo refletirá na falta de preocupação com o resto.
Se a solução for a perda de potência e ainda com riscos de quebrar a moto perde todo o encanto.
Essa moto, essa marca é tão podre que qlqr gasolina vai dar problema gnt, não se preocupem
Resumindo. Moto é Honda o resto é genérico
Coitados dos compradores afoitos e infelizmente , cobaias .
Moto descartável 😅
Vai dormir caboclo