1. 1:20 Postura 2. 2:04 Altura do pulso 3. 3:00 Polegar adiante dos outros dedos 4. 5:10 Bordões para o polegar 5. 6:23 Polegar para abafar cordas 6. 8:44 Movimento de fechar a mão 7. 10:08 Como fazer rangueado
Cara eu acho que vou partir para está técnica,pois sinto muita dificuldade de executar técnica com palheta. Obrigado por ter falado desta forma de tocar.
Mano sinceramente a sua leveza de espirito em transmitir o conhecimento, torna a didática muito mais dinâmica e pratica..Parabéns pelo excelente trabalho e obrigado pelo conhecimento que aprimorei com vc!!!!
Estou descobrindo tocar guitarra melodicamente sem palheta... comecei muitos anos atrás dedilhando no violão e nunca havia aplicado em improvisos e solos na guitarra de forma satisfatória. Por algum motivo desconhecido, está começando a fluir :)
Com ou sem palheta? Eis a questão. Esse vídeo me ajudou bastante pois à tempos venho querendo me libertar da palheta e vc mostrou que dá pra fazer muita coisa sem o uso da palheta. O problema é que as pontas dos dedos vão ficando doloridas rsrs
Eu sou canhoto entao essas tecnicas me servem para a mao esquerda kk mto bom, o "rasgueado" com dedao pra cima e indicador pra baixo me deram um pouco mais de velocidade no movimento pois tocava de forma oposta(dedao pra baixo e indicador pra cima) e so pegar o costume
Eu tenho mt dificuldade com palheta e tava me sentindo triste por perder a qualidade qnd toco com. Esse vídeo foi luz, vou continuar tocando do meu jeito e aplicar essas técnicas para aperfeiçoar.
@@PedroBernardiGuitarra pfvr cara ajuda aí kkk não temos muita ajuda em aprender isso, a gente que toca se! Palheta é difícil kkkk, a salvação é vc e os vídeos dos músicos que tocam sem, como Jared James, Richie kotzen, por exemplo 😢
Dica de gravação, como você posta o vídeo em FullHD 1080p, você poderia gravar aberto com uma resolução maior (4k por exemplo) E no programa de edição você aproxima a câmera nos momentos desejados.
Cara. Que vídeo bom. Além das dicas sensacionais que me ajudaram inclusive a analisar meu jeito de tocar (oque eu já aplicava x o que eu ainda não havia experimentado), o timbre e a sua habilidade técnica soaram maravilhosos. Me peguei fazendo até careta pros exemplos com esse timbrão. kkk
Vou seguir suas dicas! Depois das bolhas de sangue, evolui para bolhas d’água nos dedos. Agora é só um calo saudável! To evoluindo no finger style, embora use muito pontualmente!
Se tem vídeo abordando essa mão direita do demo que só o Pedro tem (seria ele o próprio demo? 😱😈), tem like! HAHAHAHAHAHA Excelente! Admiro profundamente! ❤
Valeeeu, Saulo! Interessante, pq até pouco tempo, eu achava a minha mão direita a parte mais mequetrefe da minha técnica haha. Mas hj já não acho isso :)
Ô velho, quando eu ouvi esse arpejo que voce fez aos 4:25, eu pensei assim: porra, se eu pudesse ser outra pessoa por um dia, eu ia querer ser esse cara!
Parabéns pelo vídeo, Pedro. Merece o selo Mark Knopfler de qualidade👍 Demais você dismistificar esse tabu da posição retilínea entre pulso e mão. Eu sempre preferi dessa maneira que você recomenda por me sentir mais confortável, mas já vi professores recondarem com o pulso torto afim de deixar os dedos perpendiculares às cordas formando um ângulo de 90 graus... nunca cobsegui tocar assim😂😂😂 A música black bird, dos Beatles pede um movimento bem particular do dedo indicador, onde é preciso atacar a corda com a parte interna do dedo e logo após com as "costas da unha", como você disse. Algo que eu faço meio que sem pensar é usar a unha e polpa do dedo do polegar com a mão fechada, como se estivesse usando uma palheta. Eu achava isso errado até ver Andy Martin tocando assim e mandando super bem. Outro detalhe que foi um game changer para mim é o apoio da mão direita. Em alguns momentos eu gosto de apoiar o dedo mindinho no corpo do instrumento (na região pnde fica o botão de volume da stratocaster). Vi que o Dough Aldrich e o Guthrie Trap também fazem isso, talvez por isso o Dough use escudo na Les Paul e a Telecaster do Guthrie esteja sem pintira nessa região, ao lado da ponte.
Pois é, a questão do pulso curvado já não me parece uma abordagem mto atual. Fora que um toque lateral me parece soar melhor, com mais corpo. Sobre o uso do mindinho para apoiar, vejo isso recorrentemente tb. Acho que é mais comum em quem toca com palheta, pq com os dedos me parece atrapalhar o uso do anelar com liberdade, visto que os dois dedos compartilham o mesmo tendão. Mas sem dúvida há que faça isso tocando super bem :)
@@PedroBernardiGuitarra Só para esclarecer no que diz respeito a apoiar o dedo mindinho e tocar com os dedos. É algo que faço em alguns momentos. Querer tocar o tempo todo com o mindinho apoiado no corpo do instrumento pode ser algo que limita demais a expressividade, na minha opinião.
Ah entendi! Sendo assim, realmente não limita significativamente :)
4 роки тому+7
Ótimo! O Polegar ajuda muito pra "mutar", e o legal é que junto disso, dá pra colegar a palhetada hibrida, pra quem curte. E Pedro, tu comentou sobre lesões, tu já teve alguma?
Verdade! :) Sobre lesões, não cheguei a ter nada severo, mas lembro de períodos longos de dores nos dois antebraços. Mas fui resolvendo sem intervenção médica, apenas com ajustes técnicos e alongamentos.
Eu desenvolvi isso, mas uso mais o dedo indicador e o médio. Polegar só abafo as cordas e uso como apoio com ele rsrsrs é errado ? Mas nessa parte da vida não quero mudar kk funciona assim mesmo rsrsr
Cara, preciso de uma dica. Sempre toquei guitarra com palheta, e agora q ganhei um violão quero aprender a tocar no dedo mesmo. Há músicas em que a palhetada alternada (na mesma corda) salva, e não consigo fazer isso apenas com o dedão... Alguma dica?
Eu costumo fazer como mostro no trecho a partir de 04:43 nesse vídeo, alternando polegar e indicador. Não substitui a palhetada alternada em todos os casos, mas quando não é super alta velocidade, é o que me resolve.
Sério, eu to querendo aprender a tocar com kkkk Meio que eu estou migrando minhas técnicas do violão para Guita, estou com muita dificuldade de usar palhetas.
Gostei muito do vídeo e suas dicas. Parabéns! Muito legal. Eu toco com os dedos. Pode me dizer qual a marca e modelo de sua guitarra e o ampli que Vc usou no vídeo? Valeu! Abs
@@PedroBernardiGuitarra vc vê grande diferença entre as Tagimas feitas quando era o próprio Tagima que as produzia em relação as que são agora fabricadas. Dizem que caiu bastante a qualidade. Você concorda? Quero comprar uma outra guitarra e estou pesquisando. Gostaria de ouvir sua opinião. Gratidão!
Obrigado, Leandro! Bom, parece não haver ainda muito material sobre o assunto em especial. Não que eu conheça, na verdade. Tenho um outro vídeo, postado um pouco depois desse, em que falo sobre algumas questões a mais. Mas eu diria que, para além disso, estudar o estilo de guitarristas que usam essa técnica predominante pode ser útil. O Mark Knopfler e o Nuno Mindelis são bons exemplos.
Gostei muito do vídeo parabéns! Se me permite gostaria de pedir uma dica... Tem um padrão de dedos para cada corda? Tipo quando você faz uma escala utilizando todas as cordas da guitarra partindo da mais grave até a mais aguda... você tem um padrão certo de cada dedo? Tipo... o polegar fica com as duas graves,o indicador com as duas do meio e o dedo médio com as duas agudas...? Ou algo semelhante? Confesso que isso me confunde,não sei qual dedo usar em cada corda e não consigo fazer como você faz...rs Da uma dica aí.... Obrigado!!!!
Muito obrigado!! E bem, depende um pouco de como pensar na articulação da escala. Na maioria das vezes eu uso muitos ligados em escalas, o que flexibiliza a escolha dos dedos da mão direita. Se a ideia é tocar com a mão direita todas as notas da escala, eu usaria ou indicador e médio; ou polegar indicador e médio (3 notas por corda); ou polegar e indicador. E eu não faço essa divisão entre cordas e dedos correspondentes, pq isso é algo que precisa sempre mudar para se adequar à passagem, pelo menos da maneira como toco.
Talvez eu devesse me desspegar um pouco da ideia de usar palheta. Também estudei violão clássico, tive dificuldade de aceitar que eu sou guitarrista e não violonista e algo na minha cabeça foca que dedo é para violão e palheta é para guitarra.
No violao classico eu uso a polpa dos dedos com a unha. É o ideal! Lixo as unhas deixando mais finas e moldo o formato para facilitar. Nao seria ideal fazer a mesma coisa ma guitarra? A unha humana pode dar um som muito melhor que a palheta se devidamente tratada?
Fala man. Parabéns. Sou fã sempre. Conteúdo excelente. Tira uma dúvida. Existe uma variação significativa do posicionamento da mão direita ( destro ). Entre tocar sentado e tocar de pé ?
Oi, Daniel! Valeu demais! E eu diria que há sim alguma diferença, mas só é grande quando se usa a correia mto longa, deixando guitarra muito baixa. Aí muda tudo. Mas tb muda pra tocar palhetando... Eu procuro manter uma altura média, que que não seja muito diferente da posição que as mãos têm quando toco sentado.
Uso uma Nikon d7000 para as filmagens e o áudio nesse vídeo foi todo feito com um microfone de lapela super simples, da Boya. Pra outros vídeos em que o timbre é mais central, microfono o amp com um SM57 e uso uma interface Scarlett solo. Mas sim, posso detalhar isso num vídeo mais pra frente. Anotado :)
@@PedroBernardiGuitarra merece um vídeo, sim..kkk. Queria aprender a fazer vídeos assim, mas não para abrir um canal no UA-cam, e sim para criar uma mini biblioteca de gravações, postar algo de qualidade no meu Instagram. Porém ocorre que nem sei por onde começar (câmera, microfone, software de edição etc.).
Durante muito tempo eu parei de treinar palhetada híbrida (que é diferente de finger style, ok, rsrs) pq, por uma série de motivos, eu não posso deixar as unhas crescerem, e a diferença sonora entre palheta e pele é grande pra mim, fora a questão técnica para executar movimentos mais rápidos "sem unha"... mas hoje eu simplesmente liguei o foda-se e voltei a estudar dessa forma que tanto gosto. Rsrsrs
Eita que tentar tocar sem palheta parece coisa de alguém viciado que tem que abandonar o vicio, tem horas que meu cérebro grita por uma palheta. Vc sai da area de conforto e sofre muito, pelo menos eu to assim
Bom, eu uso basicamente a mesma combinação de pontas dos dedos + unhas que usava no violão, também para a guitarra. Exceto pelo polegar, que, para a guitarra, não uso a unha.
Desencanei da palheta e desenvolvi uma técnica top que consigo tocar até solos difíceis e complexos só com dedos
Como é sua técnica por favor
1. 1:20 Postura
2. 2:04 Altura do pulso
3. 3:00 Polegar adiante dos outros dedos
4. 5:10 Bordões para o polegar
5. 6:23 Polegar para abafar cordas
6. 8:44 Movimento de fechar a mão
7. 10:08 Como fazer rangueado
Cara eu acho que vou partir para está técnica,pois sinto muita dificuldade de executar técnica com palheta. Obrigado por ter falado desta forma de tocar.
Faça o experimento! Ajuda em muita coisa, na maioria delas, pra mim. Embora haja, claro, situações pras quais ainda uso palheta.
Mano sinceramente a sua leveza de espirito em transmitir o conhecimento, torna a didática muito mais dinâmica e pratica..Parabéns pelo excelente trabalho e obrigado pelo conhecimento que aprimorei com vc!!!!
Muito obrigado!
Eu aprendi tocar violao sozinho e sem palheta, que bom que posso ir pra guitarra sem tbm kkkk
Estou descobrindo tocar guitarra melodicamente sem palheta... comecei muitos anos atrás dedilhando no violão e nunca havia aplicado em improvisos e solos na guitarra de forma satisfatória. Por algum motivo desconhecido, está começando a fluir :)
Venho acompanhando seus vídeos. Parabéns pelo conteúdo!
Que bom, Rudimar! Obrigado! :)
Com ou sem palheta? Eis a questão. Esse vídeo me ajudou bastante pois à tempos venho querendo me libertar da palheta e vc mostrou que dá pra fazer muita coisa sem o uso da palheta. O problema é que as pontas dos dedos vão ficando doloridas rsrs
Mas isso passa! Igual à mão esquerda :) E que bom que o vídeo ajudou :)
Eu sou canhoto entao essas tecnicas me servem para a mao esquerda kk mto bom, o "rasgueado" com dedao pra cima e indicador pra baixo me deram um pouco mais de velocidade no movimento pois tocava de forma oposta(dedao pra baixo e indicador pra cima) e so pegar o costume
Eu tenho mt dificuldade com palheta e tava me sentindo triste por perder a qualidade qnd toco com. Esse vídeo foi luz, vou continuar tocando do meu jeito e aplicar essas técnicas para aperfeiçoar.
Que maravilha!
CONSEGUI ACHAR ,OBRIGADO CARA !!!!!!
Muito esclarecedor! Gratidão!
Salve Pedrão...
Excelente trabalho
Tmj ✌😎
Valeu demais, Henrique! 👊
E como solar com os dedos? Seria bom se passasse alguns exercícios
Eu tenho um outro vídeo em falo TB sobre técnicas fingerstyle que pode ser útil. Mas mais pra frente posso explorar mais a ideia de solos :)
@@PedroBernardiGuitarra pfvr cara ajuda aí kkk não temos muita ajuda em aprender isso, a gente que toca se! Palheta é difícil kkkk, a salvação é vc e os vídeos dos músicos que tocam sem, como Jared James, Richie kotzen, por exemplo 😢
Show demais!! Curso Completo em uma breve aula! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Dica de gravação, como você posta o vídeo em FullHD 1080p, você poderia gravar aberto com uma resolução maior (4k por exemplo) E no programa de edição você aproxima a câmera nos momentos desejados.
Faço sweep descendo com polegar e subindo com indicador
Dicas incríveis. Parabéns
Valeu demais, Sérgio!
A propósito, ótimo vídeo! Relembrei da época de estudos no Conservatório, especialmente a dica do polegar "plantado", penei pra pegar essa na época.
Obrigado!
Cara. Que vídeo bom. Além das dicas sensacionais que me ajudaram inclusive a analisar meu jeito de tocar (oque eu já aplicava x o que eu ainda não havia experimentado), o timbre e a sua habilidade técnica soaram maravilhosos. Me peguei fazendo até careta pros exemplos com esse timbrão. kkk
Obrigado demais! 😊😊😊
Vou seguir suas dicas! Depois das bolhas de sangue, evolui para bolhas d’água nos dedos. Agora é só um calo saudável! To evoluindo no finger style, embora use muito pontualmente!
No começo as pontas dos dedos sofrem mesmo! Eu não me lembro de ter tido bolhas, mas se essa fase já passou pra vc, ótimo :)
Maravilha! Estava aguardando esse vídeo!
Então deu certo! :) Valeu demais!
Muito bom. Vou treinar. Valeu
😊😊😊
Se tem vídeo abordando essa mão direita do demo que só o Pedro tem (seria ele o próprio demo? 😱😈), tem like! HAHAHAHAHAHA Excelente! Admiro profundamente! ❤
Valeeeu, Saulo! Interessante, pq até pouco tempo, eu achava a minha mão direita a parte mais mequetrefe da minha técnica haha. Mas hj já não acho isso :)
@@PedroBernardiGuitarra Jamais seria ❤
Algumas coisas nunca mudam, outras sim : )
@@marcelomiranda1081 Ainda bem :)
Ô velho, quando eu ouvi esse arpejo que voce fez aos 4:25, eu pensei assim: porra, se eu pudesse ser outra pessoa por um dia, eu ia querer ser esse cara!
Imagina! Vc consegue tocar isso sendo vc mesmo :)
@@PedroBernardiGuitarra daqui a 10 anos eu volto e te conto =D
Animal as dicas!! Se possível traga novos vídeos sobre essa técnica!! Valeu!!
Valeu demais! Trarei sim, já tá nos planos! :)
Achei muito bom o vídeo, obrigado
Que bom! Eu que agradeço a audiência!
Parabéns pelo vídeo, Pedro.
Merece o selo Mark Knopfler de qualidade👍
Demais você dismistificar esse tabu da posição retilínea entre pulso e mão. Eu sempre preferi dessa maneira que você recomenda por me sentir mais confortável, mas já vi professores recondarem com o pulso torto afim de deixar os dedos perpendiculares às cordas formando um ângulo de 90 graus... nunca cobsegui tocar assim😂😂😂
A música black bird, dos Beatles pede um movimento bem particular do dedo indicador, onde é preciso atacar a corda com a parte interna do dedo e logo após com as "costas da unha", como você disse.
Algo que eu faço meio que sem pensar é usar a unha e polpa do dedo do polegar com a mão fechada, como se estivesse usando uma palheta. Eu achava isso errado até ver Andy Martin tocando assim e mandando super bem.
Outro detalhe que foi um game changer para mim é o apoio da mão direita. Em alguns momentos eu gosto de apoiar o dedo mindinho no corpo do instrumento (na região pnde fica o botão de volume da stratocaster). Vi que o Dough Aldrich e o Guthrie Trap também fazem isso, talvez por isso o Dough use escudo na Les Paul e a Telecaster do Guthrie esteja sem pintira nessa região, ao lado da ponte.
Pois é, a questão do pulso curvado já não me parece uma abordagem mto atual. Fora que um toque lateral me parece soar melhor, com mais corpo.
Sobre o uso do mindinho para apoiar, vejo isso recorrentemente tb. Acho que é mais comum em quem toca com palheta, pq com os dedos me parece atrapalhar o uso do anelar com liberdade, visto que os dois dedos compartilham o mesmo tendão. Mas sem dúvida há que faça isso tocando super bem :)
@@PedroBernardiGuitarra Só para esclarecer no que diz respeito a apoiar o dedo mindinho e tocar com os dedos. É algo que faço em alguns momentos. Querer tocar o tempo todo com o mindinho apoiado no corpo do instrumento pode ser algo que limita demais a expressividade, na minha opinião.
Ah entendi! Sendo assim, realmente não limita significativamente :)
Ótimo! O Polegar ajuda muito pra "mutar", e o legal é que junto disso, dá pra colegar a palhetada hibrida, pra quem curte.
E Pedro, tu comentou sobre lesões, tu já teve alguma?
Verdade! :) Sobre lesões, não cheguei a ter nada severo, mas lembro de períodos longos de dores nos dois antebraços. Mas fui resolvendo sem intervenção médica, apenas com ajustes técnicos e alongamentos.
Deus te abençoe.sucesso!!!🙌🙌
Obrigado, Kelly!! :)
Eu desenvolvi isso, mas uso mais o dedo indicador e o médio. Polegar só abafo as cordas e uso como apoio com ele rsrsrs é errado ? Mas nessa parte da vida não quero mudar kk funciona assim mesmo rsrsr
Eu treino a técnica do Mateo Mancuso
Obrigado pelas dicas =)
Que bom que gostou! :)
MUITO LEGAL !!!!!!!!
Valeeeu!
Muito didático! :)
Valeeu, Bruno!
Pedro, Com que o senhor faz os armönios artificiais?
VALEU!
Disponha!
Como seria o sweep com dedos?
Demais meu amigo!
Obrigado, Thiago!! :)
Cara, preciso de uma dica. Sempre toquei guitarra com palheta, e agora q ganhei um violão quero aprender a tocar no dedo mesmo. Há músicas em que a palhetada alternada (na mesma corda) salva, e não consigo fazer isso apenas com o dedão... Alguma dica?
Eu costumo fazer como mostro no trecho a partir de 04:43 nesse vídeo, alternando polegar e indicador. Não substitui a palhetada alternada em todos os casos, mas quando não é super alta velocidade, é o que me resolve.
@@PedroBernardiGuitarra Ahh, valeu! Vou treinar isso! Ótimo vídeo por sinal ;)
Sério, eu to querendo aprender a tocar com kkkk
Meio que eu estou migrando minhas técnicas do violão para Guita, estou com muita dificuldade de usar palhetas.
Ótimo! Muito obrigado
Imagina! :)
Excelente
Bom dia. Você dá aulas dessa técnica,? Existe vídeos específicos sobre como tocar com os dedos?
Oi, Hugo, tenho um outro vídeo no canal sobre a técnica de tocar com os dedos. É uma outra abordagem , mas pode ajudar.
Eu não sei usar palheta ;-; vlw pelo vídeo :)
perfeito
Alguma dica pra início no estudo de violão clássico?
Eu diria para considerar aulas com um(a) professor(a) com experiência. Sem dúvida isso encurtaria muito os caminhos.
Gostei muito do vídeo e suas dicas. Parabéns! Muito legal. Eu toco com os dedos. Pode me dizer qual a marca e modelo de sua guitarra e o ampli que Vc usou no vídeo? Valeu! Abs
Obrigado! A guitarra é uma Tagima T635 e o amp um Fender Pro Junior IV.
@@PedroBernardiGuitarra vc vê grande diferença entre as Tagimas feitas quando era o próprio Tagima que as produzia em relação as que são agora fabricadas. Dizem que caiu bastante a qualidade. Você concorda? Quero comprar uma outra guitarra e estou pesquisando. Gostaria de ouvir sua opinião. Gratidão!
Pedro não achei o outro vídeo seu sobre fingerstyle pode passar o link?
Na verdade, ele já não está mais no ar.
@@PedroBernardiGuitarra que pena!
Olá boa noite, seus vídeos são ótimos!!! Há algum estudo de técnica de guitarra sem palheta que possa indicar?
Obrigado, Leandro! Bom, parece não haver ainda muito material sobre o assunto em especial. Não que eu conheça, na verdade. Tenho um outro vídeo, postado um pouco depois desse, em que falo sobre algumas questões a mais. Mas eu diria que, para além disso, estudar o estilo de guitarristas que usam essa técnica predominante pode ser útil. O Mark Knopfler e o Nuno Mindelis são bons exemplos.
@@PedroBernardiGuitarra obrigado pela resposta.
Gostei muito do vídeo parabéns!
Se me permite gostaria de pedir uma dica...
Tem um padrão de dedos para cada corda?
Tipo quando você faz uma escala utilizando todas as cordas da guitarra partindo da mais grave até a mais aguda... você tem um padrão certo de cada dedo?
Tipo... o polegar fica com as duas graves,o indicador com as duas do meio e o dedo médio com as duas agudas...?
Ou algo semelhante?
Confesso que isso me confunde,não sei qual dedo usar em cada corda e não consigo fazer como você faz...rs
Da uma dica aí....
Obrigado!!!!
Muito obrigado!! E bem, depende um pouco de como pensar na articulação da escala. Na maioria das vezes eu uso muitos ligados em escalas, o que flexibiliza a escolha dos dedos da mão direita. Se a ideia é tocar com a mão direita todas as notas da escala, eu usaria ou indicador e médio; ou polegar indicador e médio (3 notas por corda); ou polegar e indicador. E eu não faço essa divisão entre cordas e dedos correspondentes, pq isso é algo que precisa sempre mudar para se adequar à passagem, pelo menos da maneira como toco.
@@PedroBernardiGuitarra
Muito obrigado pelas dicas irmão!!!
Olá parabéns pelos vídeos ja ganhou mais um escrito , gostaria de saber se é necessário ter as unhas grandes para tocar assim?
Oi, César! Valeu demais! Eu as uso ligeiramente longas, mas não diria que é realmente necessário. Mas me ajuda a ter um som um pouco mais claro.
@@PedroBernardiGuitarra obrigado
Talvez eu devesse me desspegar um pouco da ideia de usar palheta. Também estudei violão clássico, tive dificuldade de aceitar que eu sou guitarrista e não violonista e algo na minha cabeça foca que dedo é para violão e palheta é para guitarra.
Como você faz palm mut junto com o fingerstyle?
Não é algo que costumo fazer com os dedos. Para isso, prefiro a palheta mesmo!
Você não utiliza a técnica com apoio, nos dedos indicador, médio e anelar?
Para guitarra, não costumo usar.
No violao classico eu uso a polpa dos dedos com a unha. É o ideal! Lixo as unhas deixando mais finas e moldo o formato para facilitar. Nao seria ideal fazer a mesma coisa ma guitarra? A unha humana pode dar um som muito melhor que a palheta se devidamente tratada?
Ainda não comprei minha guitarra, mas ja tenho consciência que não quero usar palheta kkk sonoridade é melhor explorada nos dedos
Fala man. Parabéns. Sou fã sempre. Conteúdo excelente. Tira uma dúvida. Existe uma variação significativa do posicionamento da mão direita ( destro ). Entre tocar sentado e tocar de pé ?
Oi, Daniel! Valeu demais! E eu diria que há sim alguma diferença, mas só é grande quando se usa a correia mto longa, deixando guitarra muito baixa. Aí muda tudo. Mas tb muda pra tocar palhetando... Eu procuro manter uma altura média, que que não seja muito diferente da posição que as mãos têm quando toco sentado.
Sensacional. Qual o modelo da câmera você usa e como faz a captação de áudio? Poderia fazer um vídeo se possível? Forte abraço
Uso uma Nikon d7000 para as filmagens e o áudio nesse vídeo foi todo feito com um microfone de lapela super simples, da Boya.
Pra outros vídeos em que o timbre é mais central, microfono o amp com um SM57 e uso uma interface Scarlett solo. Mas sim, posso detalhar isso num vídeo mais pra frente. Anotado :)
@@PedroBernardiGuitarra merece um vídeo, sim..kkk. Queria aprender a fazer vídeos assim, mas não para abrir um canal no UA-cam, e sim para criar uma mini biblioteca de gravações, postar algo de qualidade no meu Instagram. Porém ocorre que nem sei por onde começar (câmera, microfone, software de edição etc.).
@@PedroBernardiGuitarra muito obrigado meu querido. Tmj
@@edgarrocha3459 Bom saber! Vou programar um vídeo assim, então!
Consegui um belo calo tocando John Lee Hooker.
Muito bom. Justin Johnson também tem boas dicas.
Pedro, qual camera você usa?
Não o conheço, mas vou procurar. Valeu a dica! A câmera é uma Nikon D7000.
@@PedroBernardiGuitarra Valeu.
Procure mesmo o Justin Johnson, é um dos melhores bluesmen atuais.
TEM UM estilo para usar com a guitarra sem ser rock
Qual o grau de complexidade técnica do pau de chuva?
Eu diria que apenas ligeiramente menor do que essas que mostrei. 😉
Durante muito tempo eu parei de treinar palhetada híbrida (que é diferente de finger style, ok, rsrs) pq, por uma série de motivos, eu não posso deixar as unhas crescerem, e a diferença sonora entre palheta e pele é grande pra mim, fora a questão técnica para executar movimentos mais rápidos "sem unha"... mas hoje eu simplesmente liguei o foda-se e voltei a estudar dessa forma que tanto gosto. Rsrsrs
Boa decisão! Se vc gosta bastante, vc vai encontrar um jeito de fazer soar bem e tocar com fluidez :)
Já tentei muito, mas nunca consigo realmente desencalhar na palheta ( Ao contrário da mão, que me sinto bem mais confortável! )
Nunca consegui me acostumar com palheta, pra mim o fato de não sentir o toque na corda estraga toda a parte de pressão e força.
Eita que tentar tocar sem palheta parece coisa de alguém viciado que tem que abandonar o vicio, tem horas que meu cérebro grita por uma palheta. Vc sai da area de conforto e sofre muito, pelo menos eu to assim
Eu já acho mais fácil o indicador próximo ao polegar😂😂
Up
Usa jogo híbrido? (Pergunto pela posição dos carrinhos)... Ok, não e a ideia do vídeo, só curiosidade rsrs
Que bom de observação! :) Sim, nesse vídeo estou usando 010 - 048.
Eu sou o contrário, só sei tocar sem palheta no costume do violão ksjkajslk
2:46 krl
Pra não foi tão difícil por causa do violão clássico
No violão erudito o som é tirado com as unhas;Na guitarra infelizmente isso é mais dificil.Tem que calejar as pontas dos dedos mesmo.
Bom, eu uso basicamente a mesma combinação de pontas dos dedos + unhas que usava no violão, também para a guitarra. Exceto pelo polegar, que, para a guitarra, não uso a unha.
eu não consigo tocar com palheta
Por isso cães não tocam guitarra tão bem, né? É a falta de polegares opositores. :D
Eu fiz um comentário muito parecido com esse mas acabei cortando na edição hahahahah 😋😋😋
@@PedroBernardiGuitarra por essa e outras que você é o melhor irmão.
Eu sempre gostei de tocar com as unhas não gosto de palhetas.