Finalmente uma pessoa pra falar sobre isso com base e experiência sobre o assunto, e não abrir a boca e falar que o pog ganhou por causa do pé de vela.
@@luan14lopes tu é daqueles que colocam aquela roupa cola no corpo todo apertadinho e coloca o banco da bike com 2 metros de altura e anda coma bundinha empinada nas nuvens?
Pra evitar isso use merchas mais leves e aumente a cadência, você fadiga muito menos o joelho, outra coisa é a altura correta do selim, mais o posicionamento dele. Selim baixos prejudicam muito mais o joelho. Fazer exercícios para este movimento também é muito bom. As suas dores melhoraram porque você aumentou a cadência.
Os vídeos com o Kleber são sempre umas ótimas aulas, o cara é sem dúvida uma enciclopédia do ciclismo e que faz a coisa ficar ainda melhor é que ele não fala de forma soberba e/ou arrogante.
14:50 Eu ja usei pedivela 175, não notei diferença positiva quanto a pedivela 170, pelo contrário, a circunferência ligeiramente maior diminuiu o meu rendimento, ou seja foi contrario ao que eu imaginava. Já com pedivela 165, consigo manter um giro maior e consequentemente um rendimento também maior, ou seja, a rotação melhora , até mesmo nas subidas, pois a circunferência da sua pedalada diminui , dimimuindo o movimento feito ao pedalar, possibilitando manter esforço por mais tempo, comparado a um pedivela maior.
No BMX Street os pedivelas 165mm tem uma excelente função, não é utilizado pra pedalar, porem devido os quadros virem com a traseira mais curta o pedivela 165mm não deixa o calcanhar pegar na pedaleira de trás, e tbm ajuda a melhorar o impulso no bunnyhop, pois vc fica com as penas mais juntas e vc acaba tendo mais força pra impulsionar.
Outro ponto pra gente do street também Melhora em manobras onde se é nescessário giro do guidão Eu tinha uma BMX pedivela 175mm e guidão 9,5 de altura 29 polegadas de largura Em manobras de girar guidão era um inferno volta e meia batia o guidão no quadríceps kkkkkk Hoje tenho 165 na minha bike também Ficou um pouco mais confortável para esse uso Tenho 1.85 quadro 21
Cleber Anderson é patrimônio histórico da bicicleta no Brasil, faz parte de um clã que veio antes do modismo das bicicletas, quando era um verdadeiro esporte e não um status social. Belíssimo conteúdo. Parabéns!
Passei de 175 para 170 no MTB e minha cadência no aumentou totalmente. Mais melhorou a aceleração e consigo aumentar a cadência e aceleração nas subidas .e melhorou a estabilidade nas descidas em pé na bike .. resumindo pra mim melhorou tudo!!!
Rapaziada, algum tempo atrás fiz um teste: Tirei o pedivela monobloco de uma bic. single aro 26 e coloquei um pedivela ¨mais curto¨, de uma bic. menor, pra ver no que dava. O resultado: A pedalada ficou mais pesada e incômoda de andar, mesmo com a relação original.
você tem que dar uma pedalada mais aeróbica, com cadência mais alta. Seu corpo provavelmente ta mais acostumado a pedalar anaerobicamente, com uma arrancada de força nos músculos
Boa noite! Eu voltei a pedalar em 2022. Eu tenho 1.88 estava usava do 175. Testei um 165 e ja uso a mais de 1 ano e gostei ficou muito melhor na subida consigo girar melhor e não tenho a falha que tenho com 175. Só que assim se baixar a cadência fica peso extra. Atualmente uso 165 com coroa 36 ate grau 20 vai di boa.
Em 2016 a GCN postou um vídeo muito detalhado sobre isso. Tamanho de pé de vela é mais uma questão de conforto do que de performance. Conforto da posição horizontal x vertical e de RPM mais baixo x mais alto. Se bem que até o conforto interfere na performance. 🤔
@@cleberanderson9140 que é isso meu amigo! Não tem que justificar nada! Você é fera, e suas contribuições são sempre uma aula. Admiro demais sua história e seu conhecimento! Grande abraço! 🤜🏼🤛🏼
Tem o caso da Falzone também, pessoas com uma idade mais avançada tende a reduzir a massa muscular de forma geral e inclusive isso é mais acentuado nas fibras de força. Uma das equações para potência (p) é P = F.v, onde F é a força aplicada e v a velocidade. Além da ergometria, para ela, temos uma menor capacidade de força que pode sim ser compensada pela capacidade de manter uma cadencia maior (maior velocidade de rotação). Agora no caso de uma pessoa jovem e com ótimo condicionamento físico, fico realmente com a tese de que não faz diferença ( a não ser nos casos de menor estatura e aí relacionado ao conforto).
parabens pelo video, tenho altura de 168cm e percebi que o pedevela 175mm dificulta minha pedalada. descobri por acaso isso, o video me ajudou muito, vou trocar da minha mtb para 170mm e poderia ser menor ainda.
Muito boa matéria! Os irmãos Anderson são muito técnicos. Assim com um motor moderno é superquadrado e compensa uma menor alavanca da manivela com a caixa de marchas, um ciclista também faz o mesmo, com um menor movimento linear do joelho/fêmur, possibilitando alta rpm
pelo que entendi,testar varias configuraçoes e escolher:conforto,aerodinamica,performace,ergonomia(entra parte de saude).Vai depender muito de anatomia.Deu uma formula basica para escolha mas nao exime de procurar uma consultoria com bike fit.Excelente explanaçao
Não acredito que eu estava pesquisando isto hoje de manhã... no meu estudo de GEAR RATIOS - e CRANK ARMS... e um vídeo de vcs DE HOJE falando no assunto. É muita coincidência. 😊 Forte abraço !!!
O mercado no caso são as lojas de bicicleta e os fornecedores.... Pq o cliente final que entende vai querer e vai buscar um produto adequado ao seu biotipo, o problema é que geralmente antes de chegar a conclusão das peças ideais passam por várias peças não ideais como as que vem nas bikes....
Interessante que quando estive em Osaka e Nagoya ha um mes, vi crank sets 165 facil. Ainda kits da Yamaha e Shimano, eletricos, para usar em bicicletas japonesas (style). O mercado dos caras e' muito curioso. Entao, acho que o Brasil tem um problema de fornecedores/importadores. Pois o cara meio que pena para achar pecas fora do padrao.
Já usei: 165, 170, 172,5, 175, 180. Não tem como 175 sempre tive performance melhor, tanto em arranque, cadencia e PRINCIPALMENTE Sprint. Tempos em tempos o povo tenta reinventar a roda.
Boa tarde família pedaleria,o vídeo foi sansacional ,muito bem explicado , obrigado pelo conteúdo agora ler todos os comentários do pessoal ai isso não tem preço 😂😂😂😂.valeo
Tem 5 anos que eu pedalo e quanto mais o tempo passa mais eu percebo que eu não sei de nada kkkk informações muito úteis, a ciência por traz da bike é incrível!!
Eu de um tempo pra cá prefiro montar a minha configuração do que comprar pronta. Hoje em dia é tudo padronizado e pra pior, é cada bomba que a gente vê por ai... Eu até hoje não fiz meu fit de fato lkkkkk mas sempre procuro deixar a bike o mais confortável e claro, mais aerodinâmica possível! Mas isso sem tirar meu conforto, porq uma lombar doendo ou joelho após, 80, 100, 150km ninguém merece...
Acho que o pedvéla depende do comprimento da perna da pessoa, acho que perna curta pedvéla curto e o banco um pouco mais baixo e rebaixar o guidão fica perfeito
Pedivela maior é talvez melhor em single-speeds, uma vez que a alavanca extra ajuda em subidas e possibilita um "aproveitamento" maior de uma reação mais pesada (afinal a "marcha sempre é a errada"). Em contrapartida, o pedal strike (pedal batendo no chão) e o toe overlap (pé passando pela roda) é algo a se considerar em fixas ou bikes com freio contrapedal.
Tem um fator importante que não vi ninguém comentar.... um pé de vela menor permite poder deitar a bike um pouco mais pedalando numa curva. Desta forma se ganha um pouco mais de velocidade no contorno da curva e consequentemente mais velocidade nas saídas de curvas.... Na minha humilde opinião o "Pog" e seus engenheiros pensaram nisso e não na relação cadência/força/potência da alavanca do PDV.....
Para bikes de trilha o ideal é o menor pedivela POSSÍVEL (de acordo com seu tamanho). Um pedivela maior se aproxima mais do solo, o que pode ser um problema na trilha, principalmente, se estivermos tranpondo alguns obstáculos como pedras e raízes.
Ano passado decidi trocar o pedivela de 175 para 170mm, senti que chegava um pouco menos cansado em casa, o pé chega um pouco mais cedo no ponto de pisar para gerar a força, conseguia sentir melhor as marchas/cadencia, consigo subir o rpm mais rapido. Valeu muito a pena, principalmente quando se esta cansado. E pela matemática, apesar de a alavanca ser um pouco menor , a circunferência que o pé percorre é menor, e precisa de menor velocidade para completar o círculo, então voce gasta um pouco menos energia, se poupa. Fiz as contas e a cada minuto meus pés percorrem 480cm a menos. Raio(medida do pedivela) x 2 xπ(3,14) = circunferência (quantos cm o pé percorre para completar a volta). Agora multiplique esse valor por 2, pois são 2 lados ( pé D e Pé E), ai multiplica elo valor medio da sua cadência (80 rpm por exemplo).
Nao interfere na performance é questão de conforto, ja que depende do comprimento do fémur pra melhor encaixar o corpo na bike. Vai alterar o estilo de pedalada, pedivela excessivamente comprido obriga a pedalar bastante em pe por longos períodos de tempo pra compensar o desconforto ou desalinhamento da bacia.
Pega uma bike dos anos 30 ou 40 ... e para de mi-mi-mi.... E o biquefite .... modinha .... Na boa ... PEDALERA ... PARABENS PELOS VIDEOS .. OTIMOS CONTEUDOS . .
Bom dia Fernando e Edu, tenho uma dúvida que me consome a um bom tempo e procuro informações e acabo achando opiniões desencontradas sobre o tema. Aqui na minha cidade há muitos “bicicleteiros” e também 2 mecânicos: um deles tem ferramentas e bom treinamento para fazer manutenções em movimentos centrais, caixa de direção, cubos e freehub usando graxa azul ou Shimano Premium cobrando o devido preço adequado para tal manutenção. Já o outro é um especialista que tem treinamento e ferramentas para atender manutenções de uma Full Suspension completa em todos os componentes mas trabalha com a graxa da marca Evoil. Sei que poderia fazer mais manutenções com o 2º exemplo ao custo de uma longeva manutenção com graxa Shimano, mas minha dúvida realmente é se vale mesmo a pena colocando na equação além do custo/beneficio, a durabilidade, experiencia/diversão?
Esqueçam o torque e foquem no toque, novembro azul galera. Vcs que são ciclistas, removam o selim e deixem o canote, como nunca vou fazer o toque eu não precisarei fazer isso mas fica a dica para vocês.
pois é, pessoal andou por decadas com pedivelas monobloco que praticamente todos eram 1,65 e ninguem ligava para isso. O que lembro dessa epoca é que realmente a alavanca para subidas e sprints era ruim nesses monoblocos (além das proprias limitações do sistema) de qualquer maneira, é bom que o mercado veja que cada pesssoa é de um jeito, deveriam ter mais opções de medidas, normalmente só importados tem medidas menores que 175
O 165mm é fora do padrão industrial, logo, Pogui criou uma demanda espetacular para a caríssima indústria do ciclismo. O que muitos esquecem, ou mesmo não querem aceitar, é o fato do cara estar muitíssimo acima da média dos profissionais atuais (ou mesmo desde sempre). Salvo engano, ele é um spinner nato, em gira mais lhe caiu perfeitamente.
Fora do padrão aqui no Brasil. Lá fora acha normal. Toda bicicleta com quadro tamanho S, deveria vir com essa medida de pedivela. Mas o Brasileiro aceita pagar mais caro em produto inferior...
@@IvanHirt aqui o menor q se achar naturalmeente é 170, q veme nas bikes S ou medium.. A minha mesmo veio com 170, pq peguei uma bike 52 ou medium, visto quee tenho 1,76. Alguns bike fiters diriam q tenho que usar 172,5, mas eestou muito satisfeito com o 170. Agora eu não arrisco descer pra 165 neem fodendo.
@@Diego_Curcino pelas tabelas minha medida seria 170, mas quando montei minha híbrida só achei 175. Nem lembrava mais deste fato até que o assunto começou hypar. Como eu iria encher com solda e refurar fui logo no 165, se não gostasse ou tentava 170 ou voltava para 175. Mas gostei tanto que estou até com receio de tentar 170, mas 175 tenho certeza que não é ideal para mim. Semana passada fiz um mesmo trajeto que já fiz com a híbrida, só que com a MTB que ainda está 175, passei o resto do domingo quebrado! 😂😂
Muito se fala da maior cadência gerada por um pedivela mais curto, mas pouco se fala da diminuição do torque aplicado na coroa, uma vez que o braço de alavanca é menor. A cadência é apenas um entre os três parâmetros (torque, cadência e biomecânica) que a medida do pedivela pode determinar. Considerar a escolha de um pedivela com base em algum parâmetro isolado, ao invés do conjunto, é ignorância. O fato é que não é possível extrair o melhor aproveitamento de todos os parâmetros simultaneamente, pois sempre vai haver prejuízo de um, em detrimento da vantagem de outro. É justamente essa possibilidade de personalização que torna a escolha da medida do pedivela algo totalmente individual, a depender essencialmente das características anatômicas e de pedalada de cada atleta (peso, estatura, condicionamento físico). De modo geral, as "tabelas prontas" disponíveis na internet não consideram o princípio da individualidade biológica e são materiais limitados apenas a valores de referência para os ciclistas, sobretudo com viés à ergonomia, e não à performance.
8:07 me desculpe, mas se vc diminui o pé de vela, vc estica menos a pena e consequentemente precisa subir o selim. Deixando o tronco mais arqueado. Sou leigo e desculpe se viajei aqui
Na meditação aprendemos que quanto mais plana a suas costas, mais nosso chi circula em paz e as costas é o ponto principal desta energia para se fluir pelo corpo e ela se movendo sem curvas tensas ela se flui tranquilamente por todo o corpo como nos órgãos, e esta energia estando sendo bloqueada ai nasce o desequilibro do corpo e vem a fonte da doença e teu começo com falta de energia em algum ponto do seu corpo o desequilibro do yang yin ai fora os pensamentos e atitude que tomamos outro equilibrio e desiquilibrio do corpo mas ai já fora da geometria da bicicleta. E nesta que sou e ando cada vez mais fã das bicicletas feitas sob medida mas ai a pena que no Brasil só estamos ainda no aço e cromoly, de exemplo como disse pela Calfee eles pegam todo o seu corpo como falou dos pés ao comprimento das pernas parte a parte antes de construirem uma feita fora das pré prontas deles e do modo que desejamos, tanto como a mesa e guidão são feitas como um só já para do quadro ao guidão estar perfeita em seu corpo tipo o fit dela é feita na construção.
De modo nenhum, a posição da Falsoni é de que a indústria oferte pé de velas menores, ela não relaciona a performance, mas o ajuste correto na bicicleta em função da altura de cada pessoa.
Rapaziada, essa questão tá dando tanto pano pra manga (a Renata Falzoni fez um vídeo dizendo q avisou!) q merecia um vídeo de teste comparando os watts e o desempenho em geral. Com uma boa metodologia de comparação, dava pra ver resultados bem interessantes hem! (O GCM já fez... Fica a dica!)
Finalmente uma pessoa pra falar sobre isso com base e experiência sobre o assunto, e não abrir a boca e falar que o pog ganhou por causa do pé de vela.
Eu sentia dores no meu joelho esquerdo.
Me sugeriram colocar pedivela 165, eu usava 175, as minhas dores nos joelhos acabaram após a troca.
@@luan14lopes a msm coisa aconteceu comigo quando comecei a pedalar, tava até pensando em desistir, botei pedivela 165 e nunca mais sentir dor
Pois é, era essa a origem do problema. Já tive lesões de joelho por usar quadro maior e por estar com o selim fora da posição ideal.😮
@@luan14lopes tu é daqueles que colocam aquela roupa cola no corpo todo apertadinho e coloca o banco da bike com 2 metros de altura e anda coma bundinha empinada nas nuvens?
Pra evitar isso use merchas mais leves e aumente a cadência, você fadiga muito menos o joelho, outra coisa é a altura correta do selim, mais o posicionamento dele. Selim baixos prejudicam muito mais o joelho. Fazer exercícios para este movimento também é muito bom. As suas dores melhoraram porque você aumentou a cadência.
Se o desempenho não é alterado pelo comprimento do pedivela, mas o pedivela mais curto é menos lesivo, pra que usar o mais longo?
Os vídeos com o Kleber são sempre umas ótimas aulas, o cara é sem dúvida uma enciclopédia do ciclismo e que faz a coisa ficar ainda melhor é que ele não fala de forma soberba e/ou arrogante.
Muito obrigado Emerson! Somos parte do mesmo pelotão 👊
14:50 Eu ja usei pedivela 175, não notei diferença positiva quanto a pedivela 170, pelo contrário, a circunferência ligeiramente maior diminuiu o meu rendimento, ou seja foi contrario ao que eu imaginava.
Já com pedivela 165, consigo manter um giro maior e consequentemente um rendimento também maior, ou seja, a rotação melhora , até mesmo nas subidas, pois a circunferência da sua pedalada diminui , dimimuindo o movimento feito ao pedalar, possibilitando manter esforço por mais tempo, comparado a um pedivela maior.
O Edu Capivara é um cara que possui um incrível know-how, e o Cleber Anderson também é outro cara profissional da bike, estudioso de longa data!
No BMX Street os pedivelas 165mm tem uma excelente função, não é utilizado pra pedalar, porem devido os quadros virem com a traseira mais curta o pedivela 165mm não deixa o calcanhar pegar na pedaleira de trás, e tbm ajuda a melhorar o impulso no bunnyhop, pois vc fica com as penas mais juntas e vc acaba tendo mais força pra impulsionar.
Outro ponto pra gente do street também
Melhora em manobras onde se é nescessário giro do guidão
Eu tinha uma BMX pedivela 175mm e guidão 9,5 de altura 29 polegadas de largura
Em manobras de girar guidão era um inferno volta e meia batia o guidão no quadríceps kkkkkk
Hoje tenho 165 na minha bike também
Ficou um pouco mais confortável para esse uso
Tenho 1.85 quadro 21
Cleber Anderson é patrimônio histórico da bicicleta no Brasil, faz parte de um clã que veio antes do modismo das bicicletas, quando era um verdadeiro esporte e não um status social. Belíssimo conteúdo. Parabéns!
Muito obrigado Maurício! Estamos todos no mesmo pelotão 👊
Passei de 175 para 170 no MTB e minha cadência no aumentou totalmente. Mais melhorou a aceleração e consigo aumentar a cadência e aceleração nas subidas .e melhorou a estabilidade nas descidas em pé na bike .. resumindo pra mim melhorou tudo!!!
não muda o fato que pode ser efeito placebo.. Vc se sentir mais motivado por achar que melhoraria.. é complexo..
Rapaziada, algum tempo atrás fiz um teste: Tirei o pedivela monobloco de uma bic. single
aro 26 e coloquei um pedivela ¨mais curto¨, de uma bic. menor, pra ver no que dava.
O resultado: A pedalada ficou mais pesada e incômoda de andar, mesmo com a relação original.
Como ele disse, os caras que usam pedivela mais curto pedalam numa cadência mais alta, por isso seria recomendável reduzir a relação.
você tem que dar uma pedalada mais aeróbica, com cadência mais alta. Seu corpo provavelmente ta mais acostumado a pedalar anaerobicamente, com uma arrancada de força nos músculos
@@alexguerra7358Obrigado pela dica.
Boa noite!
Eu voltei a pedalar em 2022.
Eu tenho 1.88 estava usava do 175.
Testei um 165 e ja uso a mais de 1 ano e gostei ficou muito melhor na subida consigo girar melhor e não tenho a falha que tenho com 175.
Só que assim se baixar a cadência fica peso extra.
Atualmente uso 165 com coroa 36
ate grau 20 vai di boa.
Eu uso 155 para subida você vai gosta desse pedevela
Em 2016 a GCN postou um vídeo muito detalhado sobre isso. Tamanho de pé de vela é mais uma questão de conforto do que de performance. Conforto da posição horizontal x vertical e de RPM mais baixo x mais alto.
Se bem que até o conforto interfere na performance. 🤔
Parabéns pela apresentação. Kleber e Edu são demais
Excelente explicação! Sou vascular e a questão ilíaca faz todo o sentido. E se for mais velho pode ter também arteriosclerose
Edu! Marca um podcast com ele urgente de pelo menos 2 hrs de duração!! Mega aula, isso não pode ficar só por aí !!😅
Ótima explicação e orientação!
Só um adendo, a Jumbo Visma agora é Visma Lease a Bike.
Grande abraço, família Pedaleria!
👊🤘 obrigado pela correção!
Muito obrigado Bike'n Rock!!! Acostumei com Jumbo Visma e não troquei a fita cassete aqui dentro 😂😅😂. Bike e Rock'Roll, a melhor combinação ❤❤
@@cleberanderson9140 que é isso meu amigo! Não tem que justificar nada! Você é fera, e suas contribuições são sempre uma aula. Admiro demais sua história e seu conhecimento!
Grande abraço! 🤜🏼🤛🏼
Um dos melhores vídeos do ano da Pedaleria...
O Cleber é um cientista que pedala.
Qual o valor para fazer um bike fit, onde fica a oficina em São Paulo??
Tem o caso da Falzone também, pessoas com uma idade mais avançada tende a reduzir a massa muscular de forma geral e inclusive isso é mais acentuado nas fibras de força. Uma das equações para potência (p) é P = F.v, onde F é a força aplicada e v a velocidade. Além da ergometria, para ela, temos uma menor capacidade de força que pode sim ser compensada pela capacidade de manter uma cadencia maior (maior velocidade de rotação).
Agora no caso de uma pessoa jovem e com ótimo condicionamento físico, fico realmente com a tese de que não faz diferença ( a não ser nos casos de menor estatura e aí relacionado ao conforto).
O bike fit do cleber deve ser top demais
Uso pedevela 1,65mm a um ano e meio e gostei bastante
Porem sou baixo, então no meu cado fica suave
1,65mm? Tu é uma formiga né? Você quis dizer 165mm
parabens pelo video, tenho altura de 168cm e percebi que o pedevela 175mm dificulta minha pedalada. descobri por acaso isso, o video me ajudou muito, vou trocar da minha mtb para 170mm e poderia ser menor ainda.
Muito boa matéria! Os irmãos Anderson são muito técnicos. Assim com um motor moderno é superquadrado e compensa uma menor alavanca da manivela com a caixa de marchas, um ciclista também faz o mesmo, com um menor movimento linear do joelho/fêmur, possibilitando alta rpm
Eu já usei pedivela 135 de bike infantil na Caloi Cruise aro 26 quando eu era office boy. Faz 6ns 35 anos.
O meu lado Edu Capivara agora ficou excitado para testar, hahahaha. Conta mais como foi isso pls
Duas feras, parabéns pela aula.
Aí sim e sabedoria parabéns pelo seu trabalho wendel de Brasília ótimo vídeo garoto s
pelo que entendi,testar varias configuraçoes e escolher:conforto,aerodinamica,performace,ergonomia(entra parte de saude).Vai depender muito de anatomia.Deu uma formula basica para escolha mas nao exime de procurar uma consultoria com bike fit.Excelente explanaçao
Não acredito que eu estava pesquisando isto hoje de manhã... no meu estudo de GEAR RATIOS - e CRANK ARMS... e um vídeo de vcs DE HOJE falando no assunto. É muita coincidência. 😊 Forte abraço !!!
Vcs dois, são top, no que nos passam
Cleber Anderson ? Brabo! O cara é fera!
Forte abraços a todos Pedaleira!
caramba!!!! eu pensei que ia falar só de pedivela, mais... falo da bike toda, uma aula pra vida 👍👏
Cleber sabe muito! É sempre bom ouvi-lo.
Esse assunto tem mais a ver com a característica individual de cada atleta do que um novo padrão de performance...
Quadro interessantíssimo! Chamem mais especialistas.
O mercado no caso são as lojas de bicicleta e os fornecedores.... Pq o cliente final que entende vai querer e vai buscar um produto adequado ao seu biotipo, o problema é que geralmente antes de chegar a conclusão das peças ideais passam por várias peças não ideais como as que vem nas bikes....
Interessante que quando estive em Osaka e Nagoya ha um mes, vi crank sets 165 facil. Ainda kits da Yamaha e Shimano, eletricos, para usar em bicicletas japonesas (style). O mercado dos caras e' muito curioso.
Entao, acho que o Brasil tem um problema de fornecedores/importadores. Pois o cara meio que pena para achar pecas fora do padrao.
Logo o vídeo que eu pedi muito obrigado
Obrigado Anderson e Edu. Aprendi bastante.
Já usei: 165, 170, 172,5, 175, 180.
Não tem como 175 sempre tive performance melhor, tanto em arranque, cadencia e PRINCIPALMENTE Sprint.
Tempos em tempos o povo tenta reinventar a roda.
Gostei interessante , para quem usa bicicleta antiga faz a diferença
Aula 10 sem palavras
Que video é este top de mais desmetifica todas as duvidas sobre a geometrica da bike como nosso corpo como sempre parabéns familiapedaleria .
Parabéns pelo Vídeo, gostei bastante, Ótimo 👏👏👏👏👏
Dois monstros dos pedais, admiro demais vocês! 😁
Boa tarde família pedaleria,o vídeo foi sansacional ,muito bem explicado , obrigado pelo conteúdo agora ler todos os comentários do pessoal ai isso não tem preço 😂😂😂😂.valeo
Cleber é lenda viva do ciclismo.
Respeito!
Vcs dão aula de ciclismo 👏👏👏👍🫡👉🚴😁
estou adorando esses vídeos com conteúdos relacionando a bike fixa! 😃🥰
Eu também
Graças a Deus uma explicação mais clara pra esclarecer essas dúvida de algumas pessoas...!
Boas discussões e análises. É um assunto extremamente cheio de detalhes ❤
Grato pela partilha! 🎉
Tenho 1,76m troquei pedivela 175 por 165 na MTB, devido a problema no quadril, melhorou não resolveu 100%, mas diminui o desconforto em 80%.
Aula top , parabéns!!!
Uma aula mesmo .... parabéns
Tem 5 anos que eu pedalo e quanto mais o tempo passa mais eu percebo que eu não sei de nada kkkk informações muito úteis, a ciência por traz da bike é incrível!!
Parabéns ! Muito bom !
Muito bom, sempre mudo, as peças de acordo com minha performa estou em uso do 165.
A mudança de acordo com vento ou subida usem o maior mm.
Conteúdo importantíssimo!
Edu tudo bem? Projeta uma roda com sistema de pêndulo pea ver se faz diferença ❤
Vídeo alto nível parabéns 🤙🏼🤟🏻✌🏻
Eu de um tempo pra cá prefiro montar a minha configuração do que comprar pronta. Hoje em dia é tudo padronizado e pra pior, é cada bomba que a gente vê por ai... Eu até hoje não fiz meu fit de fato lkkkkk mas sempre procuro deixar a bike o mais confortável e claro, mais aerodinâmica possível! Mas isso sem tirar meu conforto, porq uma lombar doendo ou joelho após, 80, 100, 150km ninguém merece...
Conteúdo toooooop demais!!!!!!!
Acho que o pedvéla depende do comprimento da perna da pessoa, acho que perna curta pedvéla curto e o banco um pouco mais baixo e rebaixar o guidão fica perfeito
Ciclismo é um negócio doido, sempre mudando pro início kkkkkk😂😂
Surge a modinha, todos seguem, a bolha estoura, todos de volta ao inicio. Hahaha.
Vao-se as pecas! Fica a Pedaleria!
Pedivela maior é talvez melhor em single-speeds, uma vez que a alavanca extra ajuda em subidas e possibilita um "aproveitamento" maior de uma reação mais pesada (afinal a "marcha sempre é a errada"). Em contrapartida, o pedal strike (pedal batendo no chão) e o toe overlap (pé passando pela roda) é algo a se considerar em fixas ou bikes com freio contrapedal.
Tem um fator importante que não vi ninguém comentar.... um pé de vela menor permite poder deitar a bike um pouco mais pedalando numa curva. Desta forma se ganha um pouco mais de velocidade no contorno da curva e consequentemente mais velocidade nas saídas de curvas.... Na minha humilde opinião o "Pog" e seus engenheiros pensaram nisso e não na relação cadência/força/potência da alavanca do PDV.....
Show de bola🎉
Isso é mais que aula, é Ciencia.
Para bikes de trilha o ideal é o menor pedivela POSSÍVEL (de acordo com seu tamanho). Um pedivela maior se aproxima mais do solo, o que pode ser um problema na trilha, principalmente, se estivermos tranpondo alguns obstáculos como pedras e raízes.
Assunto muito interessante, uma aula! Edu, coloca umas cadeiras, da agonia ver vocês em pé rsrs 😅
Ano passado decidi trocar o pedivela de 175 para 170mm, senti que chegava um pouco menos cansado em casa, o pé chega um pouco mais cedo no ponto de pisar para gerar a força, conseguia sentir melhor as marchas/cadencia, consigo subir o rpm mais rapido. Valeu muito a pena, principalmente quando se esta cansado.
E pela matemática, apesar de a alavanca ser um pouco menor , a circunferência que o pé percorre é menor, e precisa de menor velocidade para completar o círculo, então voce gasta um pouco menos energia, se poupa.
Fiz as contas e a cada minuto meus pés percorrem 480cm a menos.
Raio(medida do pedivela) x 2 xπ(3,14) = circunferência (quantos cm o pé percorre para completar a volta). Agora multiplique esse valor por 2, pois são 2 lados ( pé D e Pé E), ai multiplica elo valor medio da sua cadência (80 rpm por exemplo).
Eu uso 165 é sem duvidas pra mim é o melhor ja usei o 175 é nao me dava bem.
Nao interfere na performance é questão de conforto, ja que depende do comprimento do fémur pra melhor encaixar o corpo na bike. Vai alterar o estilo de pedalada, pedivela excessivamente comprido obriga a pedalar bastante em pe por longos períodos de tempo pra compensar o desconforto ou desalinhamento da bacia.
voces podiam pegar uma MTB comum de entrada e transformar em fixa colocando um esticador de corrente preso no cambio
aguardei esse video a anos... E lembrem-se: Bike é soda!!!
Pega uma bike dos anos 30 ou 40 ... e para de mi-mi-mi....
E o biquefite .... modinha ....
Na boa ...
PEDALERA
... PARABENS PELOS VIDEOS ..
OTIMOS CONTEUDOS .
.
Eu acredito que pedivela 165 deve melhorar para pessoas menores que 1,70m.
bom vídeo!
Muito bom!
To de queixo caído. Master!
Bom dia Fernando e Edu, tenho uma dúvida que me consome a um bom tempo e procuro informações e acabo achando opiniões desencontradas sobre o tema.
Aqui na minha cidade há muitos “bicicleteiros” e também 2 mecânicos: um deles tem ferramentas e bom treinamento para fazer manutenções em movimentos centrais, caixa de direção, cubos e freehub usando graxa azul ou Shimano Premium cobrando o devido preço adequado para tal manutenção. Já o outro é um especialista que tem treinamento e ferramentas para atender manutenções de uma Full Suspension completa em todos os componentes mas trabalha com a graxa da marca Evoil.
Sei que poderia fazer mais manutenções com o 2º exemplo ao custo de uma longeva manutenção com graxa Shimano, mas minha dúvida realmente é se vale mesmo a pena colocando na equação além do custo/beneficio, a durabilidade, experiencia/diversão?
Isso serve pra quem usa bike rebaixada também? 🤔
Maís um vídeo top
Legal d- mais.
Edu tenta criar uma suspensão magnética para bike
Legal. Campinas SP 06/11/24
Olá.... Anderson..... para subir vc me indica um pé de vela...175....
Esqueçam o torque e foquem no toque, novembro azul galera. Vcs que são ciclistas, removam o selim e deixem o canote, como nunca vou fazer o toque eu não precisarei fazer isso mas fica a dica para vocês.
BOA Noite!
Nas Mountain bike de entrada Os pedvelas das bicicletas monobloco vem todas com medida 1,65 .
pois é, pessoal andou por decadas com pedivelas monobloco que praticamente todos eram 1,65 e ninguem ligava para isso. O que lembro dessa epoca é que realmente a alavanca para subidas e sprints era ruim nesses monoblocos (além das proprias limitações do sistema) de qualquer maneira, é bom que o mercado veja que cada pesssoa é de um jeito, deveriam ter mais opções de medidas, normalmente só importados tem medidas menores que 175
Esse projeto seria único
Resumindo, hoje muda sim! A musculatura e ganho de músculos, mudaram muito
Eu gosto o pé de vela pequeno, já não sou muito alto mesmo
Então quanto menor melhor
O 165mm é fora do padrão industrial, logo, Pogui criou uma demanda espetacular para a caríssima indústria do ciclismo.
O que muitos esquecem, ou mesmo não querem aceitar, é o fato do cara estar muitíssimo acima da média dos profissionais atuais (ou mesmo desde sempre).
Salvo engano, ele é um spinner nato, em gira mais lhe caiu perfeitamente.
Fora do padrão aqui no Brasil. Lá fora acha normal. Toda bicicleta com quadro tamanho S, deveria vir com essa medida de pedivela. Mas o Brasileiro aceita pagar mais caro em produto inferior...
@@IvanHirt aqui o menor q se achar naturalmeente é 170, q veme nas bikes S ou medium.. A minha mesmo veio com 170, pq peguei uma bike 52 ou medium, visto quee tenho 1,76.
Alguns bike fiters diriam q tenho que usar 172,5, mas eestou muito satisfeito com o 170. Agora eu não arrisco descer pra 165 neem fodendo.
@@Diego_Curcino pelas tabelas minha medida seria 170, mas quando montei minha híbrida só achei 175. Nem lembrava mais deste fato até que o assunto começou hypar. Como eu iria encher com solda e refurar fui logo no 165, se não gostasse ou tentava 170 ou voltava para 175. Mas gostei tanto que estou até com receio de tentar 170, mas 175 tenho certeza que não é ideal para mim. Semana passada fiz um mesmo trajeto que já fiz com a híbrida, só que com a MTB que ainda está 175, passei o resto do domingo quebrado! 😂😂
Muito se fala da maior cadência gerada por um pedivela mais curto, mas pouco se fala da diminuição do torque aplicado na coroa, uma vez que o braço de alavanca é menor. A cadência é apenas um entre os três parâmetros (torque, cadência e biomecânica) que a medida do pedivela pode determinar. Considerar a escolha de um pedivela com base em algum parâmetro isolado, ao invés do conjunto, é ignorância. O fato é que não é possível extrair o melhor aproveitamento de todos os parâmetros simultaneamente, pois sempre vai haver prejuízo de um, em detrimento da vantagem de outro. É justamente essa possibilidade de personalização que torna a escolha da medida do pedivela algo totalmente individual, a depender essencialmente das características anatômicas e de pedalada de cada atleta (peso, estatura, condicionamento físico). De modo geral, as "tabelas prontas" disponíveis na internet não consideram o princípio da individualidade biológica e são materiais limitados apenas a valores de referência para os ciclistas, sobretudo com viés à ergonomia, e não à performance.
O que é formigamento na ponta dos dedos quando pedalo?
8:07 me desculpe, mas se vc diminui o pé de vela, vc estica menos a pena e consequentemente precisa subir o selim. Deixando o tronco mais arqueado.
Sou leigo e desculpe se viajei aqui
Na meditação aprendemos que quanto mais plana a suas costas, mais nosso chi circula em paz e as costas é o ponto principal desta energia para se fluir pelo corpo e ela se movendo sem curvas tensas ela se flui tranquilamente por todo o corpo como nos órgãos, e esta energia estando sendo bloqueada ai nasce o desequilibro do corpo e vem a fonte da doença e teu começo com falta de energia em algum ponto do seu corpo o desequilibro do yang yin ai fora os pensamentos e atitude que tomamos outro equilibrio e desiquilibrio do corpo mas ai já fora da geometria da bicicleta.
E nesta que sou e ando cada vez mais fã das bicicletas feitas sob medida mas ai a pena que no Brasil só estamos ainda no aço e cromoly, de exemplo como disse pela Calfee eles pegam todo o seu corpo como falou dos pés ao comprimento das pernas parte a parte antes de construirem uma feita fora das pré prontas deles e do modo que desejamos, tanto como a mesa e guidão são feitas como um só já para do quadro ao guidão estar perfeita em seu corpo tipo o fit dela é feita na construção.
Muito boa a analogia com meditação ❤
Final dos anos 90 a maioria usava 170 depois de 15 anos vc nao achava 170 pra comprar so 172.5 e 175. Agora vai voltar atras...
Arrumaram briga com a Renata Falsoni
Não assisto o canal dela, ela apoia ou é contra pedivelas menores?
De modo nenhum, a posição da Falsoni é de que a indústria oferte pé de velas menores, ela não relaciona a performance, mas o ajuste correto na bicicleta em função da altura de cada pessoa.
Eu como um cara baixo com bike grande pedivela pequena é uma maravilha, uso um 155mm e eu gostaria de diminuir mais ainda
@@hugobraz5498 realmente é bem difícil achar pedivela de tamanho diferente. Vale mais a pena pedir pra um mecânico/torneiro fazer um furo mais embaixo
A defesa da falzoni do 165 nunca foi sobre performance. Apenas sobre conforto para pessoas mais baixas
Rapaziada, essa questão tá dando tanto pano pra manga (a Renata Falzoni fez um vídeo dizendo q avisou!) q merecia um vídeo de teste comparando os watts e o desempenho em geral. Com uma boa metodologia de comparação, dava pra ver resultados bem interessantes hem! (O GCM já fez... Fica a dica!)
É tudo bem relativo né pessoal. Como ele fala " não é regra" cada necessidade pede um tipo de componente específico