imagina chat gpt ou alguma inteligência oriunda , aplicada a npcs de qualquer jogo, possibilitando batalhas realmente dinâmicas e totalmente imprevisíveis, diálogos quase 100% natural, eventos aleatórios
Esse é um debate que eu nunca imaginei estar me preocupando a respeito, mas como alguém que finalmente tomou coragem para tentar mudar de carreira e entrar para a área da tecnologia, eu agradeço por ter achado esse vídeo por acidente. Para mim, o ChatGPT tem sido uma faca de dois gumes: de um lado, uma excelente ferramenta de aprendizado em código e programação, ensinando exatamente o que eu quero e tirando de forma precisa minhas dúvidas sem rodeios, sem pausa para patrocinador ou sem tentar me vender curso; de outro, uma fonte permanente de dúvida: qual o sentido de passar dias quebrando a cabeça para escrever um código, quando o chatGPT faz o mesmo em 5 segundos? Espero não ter escolhido o limiar da morte da carreira pra tentar entrar nela...
Eu ia começar a aprender programação , mas é bem isso que você disse , pq quebrar a cabeça pra escrever um código se o Chat GPT faz isso em 5 segundos ...
A resposta pra essa duvida é ate bem simples. Código simples ele leva 5 segundos porem em código mais complexo ele erra e muito forçando você conhece a linguagem que esta usando pra não injetar bug ou erros de comportamentos inesperados.
A 40 anos atrás, na Era do Mainframe, todo banco (instituição financeira) tinha que ter digitadores para fazer input de documentos no mainframe. Com a automação e novas tecnologias, essa profissão acabou. Creio que a profissão de programador como conhecemos hoje, um dia vai terminar. Mas surgirão novas profissões relacionadas com a nova tecnologia. Vai demorar muito para retirar o elemento humano na área profissional.
Quanto mais produtivo os devs são menos as empresas precisam contratar. Ou seja, vagas pra júnior vão se esgotar mais. Enquanto isso não acontece mantenham seus estudos, e caso lá no futuro isso piore nossa situação lutem por melhorias.
É um tema que exige bolas de cristal, mas imagine o seguinte: com a IA, a produção vai aumentar consideravelmente. Com isso, empresas que tinham 20 funcionários, vão precisar de apenas 5 para fazer o mesmo trabalho. Isso significa um aumento considerável dos lucros. Imagine isso por toda a economia (cenário macro). Para onde vão todos esses lucros? Vão ser aplicados para desenvolvimento de novos produtos/serviços, que por sua vez vão gerar empregos que hoje não fazemos ideia que existirão. Isso sem contar no poder que a IA vai dar aos "menores". Em um futuro não muito distante, um grupo de 4 ou 5 pessoas poderão usar uma IA para criar um jogo de videogame milionário ou fazer um filme em alta qualidade. O potencial é gigantesco.
@@Parcian- Belo ponto abordado. O júnior de antigamente não é o mesmo júnior de agora com auxilio de uma IA. Eu mesmo por exemplo, sofria horrores pra criar qualquer coisa simples, hoje em dia com GPT eu consigo fazer muita coisa, aquele problema de ficar travado em um bug/problema não existe mais, se o GPT não me der a informação ele vai me auxiliar a entender o problema e como buscar a informação de forma assertiva.
@@Brieffc Exatamente. Quando fiz mestrado, eu ficava HORAS tentando fazer um script relativamente simples para analisar dados. Hoje o GPT me ajuda a criar scripts, que antes eu levava uma tarde inteira, em alguns minutos. Sobra muito mais tempo para produzir algo de real valor, pois perder horas na frente de um software não acrescenta valor algum
Infelizmente, alguém resolveu trazer para a TI a "robotização", algo que muitos antecessores a nós não deu importância quando era pra substituir Mão de Obra nas fábricas por robôs. Isso tudo evoluiu, pessoas perderam seus empregos, pessoas foram precocemente aposentadas e/ou tiveram de arrumar outra fonte de renda. Infelizmente, tudo isso está sendo feito no momento aonde o mundo está muito populoso, aonde há uma escassez de vagas no "entry level" é uma fartura de vagas no topo da pirâmide. Como chegar ao topo, se não iremos ter como atuar no começo? É como pedir pra um leigo se tornar piloto de F1 e ele nunca nem ligou um carro. É como pedir pra uma pessoa falar em japonês e ela nem saber o o básico deste idioma e sua língua nativa é o português. Algo precisa ser feito e rápido.
@@heathledger101 a multiplicidade da IA, que é mais ou maior do que a da própria realidade, sobre o limite do cérebro humano, nossa operacionalidade ante a própria realidade, no caso, nível criativo, reativo, determinação, cognocência lógica e racional.
@@GiovanniTurim de onde você tirou essa informação? pergunta sincera. Pq pelo que eu entendi (posso estar errado) ia é basicamente vários cálculos matemáticos reconhecendo padrões e dados. Ou seja, ela ela só manipula dados já existentes e não cria novas informações.
@Lucas Montano o pessoal pensava que datilógrafo seria a profissão do futuro nos anos 90. A tecnologia está em constante evolução e as pessoas precisam se adaptar. Eu particularmente acho que a "inteligência" artificial vai fazer a valorização pela inteligência humana ser ainda maior.
A IA faz umas coisinhas legais mas falta bastante coisa como padrão de código, entre outros erros bobos que no final das contas, quando você coloca no vscode percebe que o código gerado faltam coisas ou não dão certo (ainda)
Clean code, padrões e boas práticas só são necessários para que os humanos consigam se situar no código. Quando a IA for o desenvolvedor principal de um projeto, isso tudo será visto como desperdício de recursos.
@@MarlonDias-yo6nj eu já vejo como desperdício na real, testes unitários é um desperdício enorme de trabalho kkkk por mais que se fale que é importante e devemos seguir, 95% das vezes que você mexe no código você mexe no teste então parque teste?
@@2GUISSOS não tem como testes unitários serem perda de trabalho ou tempo. Pensa comigo, se em seu projeto existe 50 features (pode até ignorar cruds simples aqui) e cada feature tem pelo menos 4 testes unitários pelo menos, testando alguns cenários de cada feature, se isso levar nem que seja 30min pra rodar os testes em uma esteira de CI/CD antes ser subir pra produção, você ainda terá feito 200 testes em 30min, o que é impossível manualmente. Os testes podem não garantir que tudo está certo, mas garante que seu código está de acordo com o que vocês escreveram. Dá uma olhada na Regra 10 de Myers, isso mudou bastante a minha visão sobre testes.
5:00 na verdade usa sim, só que de maneira indireta, porque eles estavam treinando o gpt5 através do uso do GPT 3.5 e 4. Eles mesmos envidenciam para não colocar nenhum dado sensível pois existem sim chance de ser alvo de hack com prompt engineering
A razão pela qual você insistir em programação por ser a área que vai lutar pra entender a A.I. e mais vai lutar pra se adaptar é algo que, definitivamente, me identifico.
Eu uso o chat GPT pelo menos umas 3 vezes por dia, não necessariamente pra ele me gerar código, mas pra ele me ajudar com ideias de como resolver tarefas. Não copio e colo exatamente o que ele me diz, mas ele me da insights e me faz conhecer métodos que eu não sabia que existia (como objects.aggregate no Django, que eu não sabia que existia, etc), além de me ajudar com coisas que eu não fazia ideia de como funcionava e não tinha curiosidade, mas agora tenho (como a CI/CD do projeto que eu trabalhava). Ela como que acelerou minha velocidade em 3x ou mais. Mas se eu não soubesse como fazer as perguntas pra ela, ou se eu simplesmente copiasse e colasse todas as soluções dela, nada teria aprendido e nada do que eu fiz nesses ultimos 2 meses teria sido feito
Eu trabalho em universidade. Preciso escrever uns projetos básicos. Eu coloquei os objetivos que tinha em mente e pedi mais sugestões. Depois pedi para escrever um resumo, uma introdução... Foi tudo muito fácil e eficiente. Só inseri alguns detalhes e referências. O que demoraria vários dias consegui fazer em menos de um dia
Lucas, fiz uma experiência, com o chat, estudei 3 semanas, a linguagem Go Lang, e confesso que foi bem produtivo, aprendi muito sobre a linguagem, e com exemplos mais reais, coisa que talvez um curso gravado não te entregue, eu acredito que para estudos, vc consegue ter mais eficácia, vc pode ter uma melhor produtividade, porem se vc saber aplicar e explicar
Muito massa Lucas, eu atuo como Product Owner já tem uns 2 anos e já atuei como Scrum Master por uns 5. Esse vídeo me influenciou muito a puxar minha pós graduação em engenharia de software. Pq? Acredito que os DEVS vão começar a se especializar em outras áreas para de destacar no mercado e um exemplo é Product Management, então para poder competir com essa galera queria também ter um fundamento na programação. E realmente acredito que minha experiência com agilidade pessoas e produto é mais abstrata e vai pesar mais do que a experiência de anos de programadores com as IA's.
vlw Lucas!! Ótimo conteudo!! CHATGPT esta sendo meu grande aliado nesse minha jornada na programação do zero! proximo ep vou comentar sobre ok? nao perco um video seu! tmj!
Comecei agora a estudar, e nunca tinha parado pra pensar na que o chat gpt vai provavelmente roubar meu futuro emprego, pra ser bem sincero isso me desanimou MUITO, tenho 17 anos, e parar pra pensar que lá pros meus 25 posso perder meu emprego é frustrante...
sim Manim, passamos pelo mesmo, mas tecnologia é uma área vasta e o conhecimento adquirido não será em vão... Além do que o que o Lucas falou no vídeo, que áreas estão totalmente seguras contra a inteligência ARTIFICIAL? O futuro é incerto, mas de qualquer forma temos que seguir, fora que vc é bem novo, no pior cenário a gente vai ter que se reinventar, e isso a área tech ensina bastante pra gente. Boa sorte pra nós ;)
quanto mais API, mais fácil vai ser a integração dos sistemas e menos será necessário o trabalho manual. Lembro como foi antes estudar assembly e hoje em dia poucos houvem isso. Assim foi com C, C++ . Claro, tem casos específicos em que você precisa, mas sempre há mais abstração e agora vai ter mais NLP.
Tenho duvidas de que essa substituição será breve(5 anos). IA's são legais, mas não tem o necessário ainda para substituir programadores. Vejamos pelo lado dos testes, quando começaram a automatizar testes, com toda certeza algumas pessoas pensaram que ficariam sem emprego, com tudo hoje testes automatizados são um pré requisito. Para fora do Brasil talvez seja uma realidade mais próxima, mas aqui ainda somos muito atrasado com tecnologias. Se você olhar o mercado ainda existem vagas para programadores visual Basic(não que seja ruim a linguagem, mas é antiga). Onde uma ia vai substituir um programador desses ? Dar manutenção em sistemas de mais de 5/10 anos, é jogar um codigo pronto e dar pau no teste de integração, quebrar outros vinculos do sistema. Vamos pegar um sistema fiscal, teremos contas a receber, vinculadas com venda, comissão, cadastro de funcionário, cadastro de clientes, crédito para o cliente e por aí vai. Como somente uma IA vai gerar vários códigos para integrar cada uma dessas telas com o mínimo de bugs? cada tela tem várias verificação de campos e cálculos variados de impostos, de comissão e afins. IA já consegue substituir um programador Júnior, mas acho que as empresas devem entender a IA não tem vontade de crescer na empresa, ela sempre será um eterno Júnior se não fizer a pergunta correta. Já o Júnior quer ser um senior e o senior quer se aposentar, se as empresas acharem mesmo que vão conseguir pular uma etapa estão muito erradas, devs são importantes e não acho que serão substituídos tão facilmente. O que os devs novos precisam entender é que eles precisam estudar a base, por exemplo pegamos um bug gerado por um ofuscador, as próprias instruções baixo nível inseridas pelo ofuscador gerou um bug. Uma IA não ia conseguir achar isso, já uma pessoa com estudos e conhecimento vai demorar, mas vai achar. Acho que assim como testes automatizados, IA só vai ajudar a melhorar o desempenho. No final vai ser um requisito saber utilizar.
Sim, super concordo com o Lucas, a profissão de desenvolver começara a ruir quando deixar de ser um intermediário importante na transação, quando o usuário final (incluindo empresa) poder solicitar a funcionalidade pronta, o programador não entra na equação. Ou seja, o conhecimento técnico como diferencial de programadores está com os dias contados, trate de calibrar bem as antenas para detectar a próxima mina de ouro da tecnologia.
@@rodrigosantos8774 sei noa, muita cpmetiçao, pra poucas vagas, muitos estudos, muita tensao, tem algo de errado nisto ai A tecnologia deveria vir par os auxilair e tornar noss vidas melhores, e nao nos tornar escravizados, inseguros, e desempregados, depois de anos, decadas de estudos Nao da pra falar que isto é bom , e renda basica, e so esmola, isto noa vai trzer dignidade Da medo sim, e nao achonq ue este caminho é o futuro, bom e seugo para a humanidade, sei la, no momneto, é esta a opiniao
Em 2017 eu trabalhei muito com o IBM Watson, e ele tinha uma excelente capacidade generativa e de entendimento de linguagem natural. Na época eu treinei um chatbot para ajudar crianças com diabetes (projeto de faculdade), e o chatbot gerava informações e respondia as crianças. Na época já tinha toda essa discussão de substituição de pessoas, ao menos na minha bolha, a impressão que eu tenho é que o ChatGPT usa muito do que serviços como o Watson trouxe no passado, mas fácil pro usuário final e com bom marketing.
Será? Eu tenho visto q nos últimos anos um novo tipo de marketing surgiu em que cria-se um hype e surfa na sua onda, foi caso do daytrade, criptomoedas, jogos NFT, metaverso e agora pelo menos parece bastante o msm padrão, se for só isso ainda tá bom, vai ter a agalera q vai levar uma grana vendendo curso de chatGPT, a empresa ganha e etc.
acho que dentre as áreas de risco, nós programadores somos os menos afetados. referente ao assunto da IA ajudar, eu fiz um site pra empresa da minha mãe que faz orçamento de estofados, consigo gerar orçamento, receber por e-mail, whats, tudo com ajuda do gpt com erros que davam e na parte que ele (GPT) mais me ajudou foi com o css, fiz o css todo com o chatgpt, eu sou back-end, nao sei nd de css
a IA irá substituir os desenvolvedores da mesma forma que a IA substituiu os radiologistas ( O que não aconteceu) A IA vai substituir os desenvolvedores da mesma forma que os compiladores substituíram os programadores (O que não aconteceu). Os desenvolvedores/engenheiros de software não vão a lugar algum em um futuro visível. Em 2025, as empresas não vão precisar contratar 5x menos e os desenvolvedores não serão 5x mais produtivos do que em 2022. Em 2025, nós seremos mais produtivos da mesma forma que hoje somos mais produtivos que em 2019. A "inteligência artificial", que temos hoje que não passa de um gerador de texto bem competente. Enfim os LLM's podem ser uma grande UX para acessar informações, mais adaptativos, interativos e atraentes. Mas são apenas uma ferramenta, que o objetivo final é ajudar as pessoas. Enquanto os influenciadores de IA ficam prevendo o apocalipse do mercado de trabalho e isso não acontece, o que vem a seguir? Parem de ficar alimentando o FOMO, e foquem no que realmente importa, construam uma base de conhecimento sólida. Eu creio que a assistência da IA não vai se limitar a completar código ou conversar com o StackOverFlow. Ela vai ajudar nos problemas difíceis também, mas um tipo bem diferente de IA. Mas essas coisas levam tempo, e as arquiteturas dos modelos de IA que temos não permitem raciocínio abdutivo. Por fim, os engenheiros/desenvolvedores de software não vão a lugar algum, no futuro próximo
Acho q vc não compreendeu o potencial dessas ferramentas, o potencial de reduzir custos ou seja, reduzindo drasticamente um time em um escritório. Ou tomara q vc esteja certo, e essa não seja aquela história onde espera-se muito o mostro, porém o dia q o mostro realmente chega ninguém acredita.
@@brunomichael9337 Ela vai trazer um impacto na economia, mas não vai revolucionar ela. No melhor dos cenários ela vai aumentar o nível de abstração. Os humanos ainda estarão lá para projetar e arquitetar. E com certeza as empresas vão "descobrir" que se um desenvolvedor consegue ser incrivelmente "10x" mais rápido, elas vão poder fazer coisas 10x mais coisas também. Se você argumenta que a produtividade é responsável pelo desemprego, os últimos 300 anos parecem refutar esse argumento. Há um grande contingente de cada geração na história que espera aconteça em sua vida um cenário de "fim dos tempos", um colapso da sociedade, arrebatamento, etc... As pessoas gostam de pensar em si mesmas como vivendo o "capítulo final". Como eu disse, as IA's atuais irão trazer um impacto na economia. Mas em função do HYPE EXAGERADO, que o assunto vem tomando. Existem muitos "Experts em IA", pregando o fim dos tempos. Mas você também pode argumentar que os computadores pessoais foram revolucionários, ou que como você disse: "o dia que o monstro realmente chega ninguém acredita". Observe o seguinte: Introdução do MainFrame -> Minicomputador -> Computador Pessoal e finalmente os dispositivos móveis.Todos eles representaram pontos significativos de inflexão na evolução da computação. Como eu disse no comentário acima, existirá um dia onde as IA's farão o trabalho difícil que nos acreditamos que são inerentes do ser humano, mas será uma outra IA, uma outra arquitetura. Os modelos de GPT são arquitetonicamente incapazes de terem raciocínio abdutivo, ele não entende o que está sendo dito. Acredito que no fim, seja você que está superestimando o impacto dessas ferramentas.
@@cornerpitch Concordo que esses modelos atuais ainda não são os que vão substituir as pessoas em massa, mas o que assusta é o seu potencial de aumentar a velocidade de evolução de outros modelos sempre mais poderosos, eu não sei qual o limite disso tudo já que IAs são construídas apartir de modelos matemáticos-estatísticos, tbm ainda não vi nada sobre esse tipo de estudo.
A questão não é a IA substituir o programador é torná-lo obsoleto! Ela poder criar uma interface inteira em tempo real que atenda as necessidades do usuário, sem a interferência ou qualquer programação advinda de um programador! A questão não é ela criar código, mas ela resolver problemas que antes precisavam de códigos apenas com linguagem natural. Precisamos começar a ver as coisas dessa ângulo para entender o que está vindo... É um novo paradigma para resolução de problemas. Nós programamos máquinas, mas a IA pode entender o que programamos através da linguagem natural. Reflitam!!!
ötimas observações Lucas! Eu sempre que sou questionado sobre o tema falo: Ok, nós com acesso à informação, instrução, outros idiomas estamos capazes de acompanhar e tirar proveito durante algum tempo das tecnologias de AI, mas e os milhões de "Josés e Marias" que mal sabem as quatro operações básicas, um único idioma e no máximo sabem usar uma rede social? Minha visão é de um aumento drástico na diferença de classes sociais, principalmente em países subdesenvolvidos como os da America Latina.
Ja tem alguns paises tipo eua que n tem lixeiro, o caminhão tem um braço que encaixa naquelas lixeiras gigantes e despejam o lixo no caminhão Põe um pilo automático no caminhão e deu
@@Pedroetbdf Isso aí não. Um robô fazer uma sessão de terapia com alguém? Não que seja impossível no futuro, mas duvido que as pessoas vão preferir um robô a uma pessoa. Psicologia é de humano para humano
@@artorius0101 No EUA tem estados que usam robôs para fazer entregas, robôs para atender em lojas, carros que dirigem sozinhos e etc.. Se continuar assim ngm mais vai ter emprego kkkkk
Existe outro lado da moeda tambem, considerando que ela avance de forma muito rapida e ocorra uma demissao em massa visto que precisaria de umas poucas duzias de programadores ppara sustentar uma big tech por exemplo, o contrario tambem seria ppossivel, imagine so a pancada de aplicações surgindo nas plataforma android e ios, centenas de sites sendo criados, varios e varios problemas ocorreriam, algo que poderia ser pensado por um economista
Se humanos tem dificuldade para entender o que outros humanos querem, imagine as IAs, sempre vai ter aquela máxima o que o cliente quer nem sempre é o que ele quer
Se você se tornar um espadachim famoso, manter-se firme no caminho da espada, treinando todos os dias, refinando a arte de pensar, entender o significado da espada, e viver uma vida baseada em valores, virtudes e sabedoria, creio eu que IA não roubará esse emprego.
A IA se multiplicará, analisará seu padrão, ao mesmo tempo que estuda metalurgia, fará uma liga de metal mais mais forte e uma espada mais afiada, e fará o mesmo movimento ou até melhor utilizando eficientemente a energia, podendo fazer o movimento, 24 hrs por dia sem cansar.
Há também o limite físico. Processamento, energia, temperatura... Talvez quando existir processos não-determinísticos em nossas máquinas (computação quântica), o que está mais para o impossível do que para o possível!
Independente disso os processos já são mais rápidos que o que pessoas podem fazer utilizando energia nos transistores, imagina quando for aprimorado os processadores que utilizam luz ao invés de eletricidade.
Ri muito nesse vídeo melhor sarcasmo da programação kkkk, só não ri mais pq tem coisas q vc falou q ainda não entendo o suficiente pra saber q é sarcasmo kkkk daqui 6 meses vou voltar nesse vídeo com certeza 😂
O final ficou muito bom, também to bem curioso pra criar coisas novas com essas tecnologias. Aqui na Itália baniram o acesso ao site do GPT mas pelo visto outras aplicações, não... Todo dia to usando o Dall-e sem limites pelo celular com o "Bing-GPT". Quanto à parte da Universal Basic Income eu sou bem favorável pra dizer a verdade kk seria bem mais massa poder trabalhar e/ou consumir com a certeza que pelo menos uma graninha ali pra não ficar na rua vai ter 😂
Vou dar minha pequena contribuição. Lembra quando apareceu o PC? Muita gente perdeu o emprego. Mas depois o mercado se adequou, e que ganhou muito dinheiro enquanto o mercado se ajustava foi o vendedor de PC que trazia do paraguai uma máquina e revendia aqui. Mesma coisa do chat gpt. Porque não ganhar dinheiro agora sendo seu próprio patrão? Ou dando consultoria a empresas de como usar o chat gpt? Porque não sacar da cartola aquele projetinho de um aplicativo que sempre foi seu sonho fazer? Ou chamar membros da sua familia e amigos para te ajudarem a fazer uma empresa de tecnologia? Acho essa é a hora de aproveitar dessa vantagem que nós programadores temos nessa corrida.
o segredo é utilizar ou criar um negocio que funcione especificamente usando ia ou o próprio chat gpt e escale isso para várias pessoas ou bots utilizarem a ferramenta o mais rapido possível para gerar dinheiro com isso, bingo você não estará a merce do futuro e sim junto com ele. caso tenha um negocio pronto já tente se adaptar e implementar ele ou ficará para trás.
Finalmente esse video chegou e ficou bem diferente, tipo vc mandou a real que ta tudo meio que nebuloso, o que eu acho é que vai haver é fim de demanda com diminuição de salarios, um senior com uma IA vai substituir um time inteiro e por ai vai,
Vc falou exatamente oq penso. Se hj já está difícil para um junior, imagine qnd essa IA estiver mais avançada... isso só vai continuar até q ela melhore cada vez mais. Oq vai acontecer é que em uma empresa de 100 funcionários, 20 irão estar empregados, apenas.
@@LuisGustavo-hz4gx Vale a pena simmm! Se vc entrar no mercado e chegar a um senior, com ctz vale a pena; o chat gpt seria um problema(no futuro) para um junior, creio eu.
Ultimamente comecei a me interessar por essa área de IA e é incrível o quando isso ainda tem a crescer pra outros pontos das áreas de atuação de trabalho humano, ainda estamos no começo. Penso q ao mesmo tempo que podem diminuir a entrada de programadores juniors em certas áreas, certamente se criarão novas oportunidades em questão de oportunidades de fazer negócio e abrirão vagas de emprego em outras áreas onde pode-se usar a programação a seu favor. A oportunidade só muda de lugar, e adaptações serão necessárias sempre foi assim em qualquer área e sempre será. Essa é minha opinião
Você levantou ótimos pontos, acho que ainda está longe de nos substituir. O ciclo de desenvolvimento de um produto nunca acaba, dito isso, tem outras questões além do código, como escalabilidade e afins, quando ela conseguir gerir todo esse ciclo, então seria o nosso fim? Talvez. Comecei a me interessar por inteligência artificial depois de fazer meu TCC, que era focado em visão computacional. Também estou muito empolgado com a quantidade de projetos que podem ser feitos usando IA, mas mais do que isso, quero entender como ela funciona com mais a fundo, sem dúvida é uma ótima área para se especializar.
Verdade, se a IA conseguir passar por escalabilidade, UX, segurança, sem nenhum mísero problema, não serão apenas os programadores que serão substituídos, também os administradores, psicólogos, artistas, contadores, arquitetos, Analistas de Marketing, poucos empregos se salvariam nesse caso, parece irreal, mas tão próximo e assustador ao mesmo tempo 🤨 todo mundo no mesmo barco, ou não, não tem como saber....
Direito de resposta do ChatGPT: Como uma inteligência artificial, não tenho o poder de influenciar a indústria da tecnologia ou prever o futuro com precisão. Portanto, não é correto afirmar que a carreira de programador vai acabar em 5 anos por minha causa. No entanto, é verdade que a tecnologia está em constante evolução, e novas ferramentas e linguagens de programação estão sendo desenvolvidas o tempo todo. Isso pode ter um impacto na forma como as empresas contratam programadores e nas habilidades específicas que serão mais valorizadas no mercado de trabalho. Além disso, a automação e a inteligência artificial também podem mudar a forma como algumas tarefas de programação são realizadas, mas isso não significa que a carreira de programador desaparecerá completamente. Pelo contrário, a demanda por habilidades de programação ainda deve ser alta nos próximos anos, especialmente à medida que mais empresas se tornam digitais e a tecnologia se torna ainda mais integrada em nossas vidas cotidianas.
Essa pergunta não faz o menor sentido, a não ser que o GPT se torne auto consciente um dia. Afinal, sempre haverá programadores para programar as IAs. O que pode mudar no futuro é as pessoas se especializarem mais em IAs e outras áreas ficarem mais por conta das IAs.
Na empresa em que trabalho alguns usuários escrevem seus códigos, porém quando o negócio aperta (dá erro , precisa evoluir, etc...) sobra sempre para a TI.
Não pense muito , aí que tá a fonte da ansiedade da maioria das pessoas , conhecimento é SMEPRE necessário. Siga seu roadmap , estude bastante e se dedique. Quando algo não for necessário , você vai saber.
Lucas, tenho 30 anos, terminei a faculdade de Análise e Desenvolvimento de sistemas mas ainda não sei programar. Estou atuando como técnico de suporte enquanto não consigo uma vaga como dev júnior. Pessoas pouco capacitadas como eu seriam facilmente substituidas por uma IA.
Aprende a programar, aproveita que agora tem mais tempo, escolher uma trilha de tecnologias e faz algum bootcamp, e vai pra cima, coloca todos os projetinhos academicos que vc fará ou que já fez no teu currículo, para te ajudar com o primeiro emprego, com isso você não vai ser substituído nem tão cedo.
Fabiano tô cursando engenharia de softwere e confesso que apesar de serem 7 períodos, é preciso curso por fora pra se desenvolver. Essa questão do GPT tem me feito questionar se fiz a escolha certa , mas não vou desistir , te recomendo fazer um curso free
Tem muita coisa do chatgpt ajudou, eu aprendi marketing, copywriting, fazer landing pages e um pouco de design, isso é útil pra carreira pessoal de todo mundo, mas eu tinha que focar na programação e nos meus projetos e planos. O chatgpt auxilia. Faço muitas perguntas a ferramenta, tanto pra resolver o problema, tanto pra saber se é possível resolver o problema ou melhorar uma ideia. O mundo tá mais exigente nas coisas, as pessoas já estavam sobrecarregadas, com tanta coisa que tinha que fazer pra conseguir entregar algo ou se destacar no mercado, acho que o chatgpt só veio pra dar um bom alívio na sobrecarga de todos, aumentando a tua produtividade e fazendo gastar menos tempo com coisas que levam tempo. Coisas Que você sabe como fazer, não é difícil mas tá tirando o teu tempo que você queria estar focando em outra coisa.
@@brunomichael9337 depende de seu ponto de vista, pra mim é mais oportunidade de eu conseguir criar os meus aplicativos e entregar um produto com mais qualidade do que as empresas entregam em menos tempo, pois muitas empresas que estão no mercado não conseguem inovar em seus próprios produtos. Vai depender de você saber o seu valor e gerar somente os ganhos que você é pago, para a empresa que trabalha, caso você acredite que consegue entregar mais e não é valorizado por isso, tá na hora de mudar de empresa, ou parar de dar teu máximo para elas, separando um tempo para trabalhar pra ti mesmo, criando portifólio e networking para futuramente vender seus próprios serviços...
Já faz algum tempo que venho notando uma ótima diferença desse "novo Lucas", mais disposto, mais interativo, mais feliz e o que mais me agradou de tudo, parou de ficar lacrando com Português errado naqueles "...pra você programador e programadora", "...seja bem vindo, seja bem vinda".. Parabéns seja la qual o motivo dessa mudança Lucas! Voltei a acompanhar com muito gosto, um grande quebra-costelas e sucesso!
@@lucasbergamo7166 Se for acontecer, vai acontecer, então não tem pq se preocupar, eu acredito que grande parte dos empregos vão pras cucuias daqui com alguns anos, no máximo um ou outro developer aqui é ali pra sustentar regras de negócios, agr essas equipes imensas implementando algo que o GPT faz em segundos, mano, sem sentido, é só pensar
@@lucasbergamo7166 Verdade mano, então começa a estudar alguma coisa mais braçal, tipo instalação manutenção, confivuações de redes por exemplo, que está dentro da área, ou mecânica de automóveis, pq as pessoas vão começar a trocar menos de carro, eletrotécnica, sei lá mano, eu vou estudar alguma coisa nesse sentido em paralelo em breve. Eu já sou eletrotécnico e já trabalhei com eletrônica tbm, estou pensando e estudar infra de redes.
É engraçado pensar que a IA vai detonar empregos no modo LIFO... as profissões que recentemente foram criadas serão as primeiras a serem substituídas e gradualmente chegando aos setores como administração, gerenciamento, engenharia, marketing, etc até o ponto em que a AI tenha capacidade de produzir máquinas ou melhor, robôs, com habilidades motoras parecidas aos dos humanos e também substituir as tarefas mais antigas do ser humano. Talvez leve tempo, mas nos setores mais recentes o tempo disso com certeza é curto, uma década é até um exagero.
" até o ponto em que a AI tenha capacidade de produzir máquinas ou melhor, robôs, com habilidades motoras parecidas aos dos humanos e também substituir as tarefas mais antigas do ser humano. " isso é impossível, as IAs não são boas com movimento, e para produzir qualquer coisa sempre vai precisar do trabalho braçal de alguém, a IA só é boa com coisas muito determinísticas, se incluir mutias variáveis do mundo real ela não dá conta
@@fernando4885 ou seja, trabalhos manuais/braçais que durante todo esse tempo foram os mais desprezados e menos remunerados, serão mantidos e os intelectuais(como programação, contabilidade, etc) tornarão-se obsoletos? interessante, vai ser uma reviravolta grande.
Por mais perigosa que seja a IA ela é imprescindível para o futuro que nos aguarda. Seja ele positivo ou negativo. Como diversas descobertas e criações como a bomba atômica tem seus impactos irreversíveis pós sua origem. Mas estudos que são relacionados a níveis atômicos nos trouxeram uma grotesca evolução e eficiência na maneira que produzimos, escalamos e gerenciamos seja qual for o meio executado. Como também há vários problemas hoje que daqui 10 anos serão irreversíveis, pode ser que a IA nos ajude a atrasar tal problema ou até mesmo sendo otimista soluciona-lo.
sei noa, noa tenho este otimismo, e depois de que entrar de vez, é irreversisvel....acho que isto deveria ter uma pausa, e um longo e serio debate na humanidade, e seguranças, , garantias
Comecei a estudar tem 2 meses JS, Css3 e Html. Eu creio que devo continuar… Mas bate uma incerteza se irei ser bom o suficiente para trabalhar na área, algum conselho por gentileza??
@@cariocaaaa4560 Como pode isto, programdor era o pop star das profissoes e de uma hora pra outra, se torna absoleta e eme xtinçao, ou cada dia mais em funil...isto noa ta certo, e nao creioq ue devemos ver com entusiasmo este tipo de tecnologias nao Bomba atomica foi uma tecnologia nova, e nem por isto, istoq uer dizer que ela é boa
Se até postos de gasolina e mercados no brasil ainda tem atendentes, um programador que atua num sistema extremamente complexo nao vai ser substituido no brasil tao rapido, pelo mesmo motivo: Fazer um trabalho direito.
O chat-GPT na minha visão é uma ameaça mas bem para o futuro. Primeiro que você deve elaborar a pergunta da maneira certa para ele te dar uma boa resposta (e as vezes vem faltando ainda) e segundo que ele não pensa sozinho, o que quero dizer com isso: ele não faz as coisas por si só, alguém tem que perguntar para ele o que quer. É uma ferramenta muito boa, mas para chegar no nível de "BlackMirror" acredito que vá demorar muito.
O Lucas fez uma analogia muito boa com o cartão perfurado. Acalmem-se pessoal, vai virar ferramenta. O que a empresa vai fazer se a IA falhar em responder um código funcional? Vai ficar pedindo de n maneiras diferentes ou adicionar um por favor ao final? Não né, aí entra os especialistas para entender o que foi gerado e corrigir ou adaptar. O conhecimento técnico e humano sempre será válido. Tem gente fazendo comentário apocalíptico, peço calma.
O problema é serão necessários poucos profissionais para isso, pareçe q as pessoas ainda não entenderam que as IAs estão vindo para cortar custos, e pessoas são um custo, o problema é depois de algum tempo as empresas conseguirem vender seus produtos em um mercado que não há pessoas para comprar.
Vou dar outro exemplo pra vcs que me faz ficar descrente desse apocalipse aí. Já possuímos a um bom tempo tecnologia de leitura de imagens, sistemas de cadastros etc. Ainda assim as empresas tem setor com várias pessoas pra lançar nota na mão, o famoso vou ficar até mais tarde pq é semana de fechamento.
Engraçado que a empresa diz que não usa os chats nem dados para treinar o gpt e não coleta dados dos usuários, além dos chats não ficarem salvos, mas ainda assim disponibiliza gratuitamente sem nada em troca. Primeiro boa empresa que se passa por bom samaritano que existe. Outra coisa, as empresas esquecem que pessoas desempregas não compram coisas que elas produzem e muita gente passando fome gera conflitos. Não to dizendo que isso tá acontecendo ou vai acontecer mas é algo a se pensar.
Vejo uns argumentos tão paia, da até sono "Ah os funcionários vão reduzir, uma equipe de 20 poderá trampar com 5" Se uma menor equipe for mais eficaz, isso significa que as empresas gastando menos vão estar gerando mais, se a produtividade aumentar, o lucro aumenta, se o lucro das empresas aumenta, o mercado cresce, se o mercado cresce novas empresas começam a entrar no mercado, se novas empresas entram no mercado novos empregos surgem, se novos empregos surgem teremos mais equipes empregadas porém com equipes menores(por conta da maior produtividade), tudo é uma adaptação. Inclusive pensar nisso é um treino de raciocínio lógico kkkkk, não tem medo, apenas ESTUDEM.
e IA me fez voltar a programar, final do ano passado eu tinha parado de estudar mas esse ano voltei, to fazendo projetos usando o chatgpt, aprendendo como usar a ferramenta e ao mesmo tempo aprendendo programação e tô bastante animado
Man, cara falou no meme "falecido stackoverflow" mas ativou um gatilho aqui pq de fato NUNCA MAIS entrei la kkkkkk Tudo estou conseguindo fazer com Chat GPT e minha produtividade aumentou muito. Mas eu leio cada linha que o GPT faz, nao copio e colo nao, se eu não entender nem uso, mando ele detalhar e etc. O que faço muito é pegar função absurda de grande em codigo antigo e pedi para ele otimizar, dividir e etc. Ele faz de forma exepcional.
@@brunomichael9337 pra erro ele é mais chatinho mesmo, pq vem com o papo de que depende de muita coisa e etc. Mas consigo resolver erros por la tbm, inclusive erros que nem tem no stack. Só da trabalho que tem que fazer um textão explicando como a aplicação funciona, dizer o erro, fazer um exemplo, pra ele interpretar tudo e da uma boa resposta.
Então mano, usar IA não será um conhecimento relevante mas treiná-las até um certo ponto será relevante até q elas mesmas consigam fazer isso. Estude programação e etc, mas tbm estude sobre infra, instalação e manutenção de redes e etc. Por quê serviço braçal e sexual não vai faltar nem tão cedo.
@@brunomichael9337 TREINA LAS, para elas ficarem amis e amis capazes e de nos substituirem mais ainda, nao parece um boa ideia para um fututo bom pra todos Um emprego, e renda nao pode ser tudo numa vida, as custas de uma maioria tem algo errado nesta equaçao
Uma coisa que percebo quando as pessoas falam das consequências que as IAs podem gerar no futuro é que sempre pensam em ia como o chatgpt e ignoram a possibilidade de criação de uma IA bem mais capaz. O PC foi criado a menos de 100 anos e olha onde chegou. Talvez nossa geração não veja o futuro das IAs, mas não acho que devemos ignorar as possibilidades e uma inegável evolução, o que pode gerar consequências negativas e que alguém precisa tomar conta.
quem é programador e usa chatGPT 4 no dia a dia, sabe que vai demorar muito acabar a profissão programador acabar, porque quem usa chatGPT percebe as limitações que a IA possui
esse vídeo é um dump de tudo que eu estava pensando sobre LLM… to curioso pra saber o que tu tem pensado sobre comenta aí
imagina chat gpt ou alguma inteligência oriunda , aplicada a npcs de qualquer jogo, possibilitando batalhas realmente dinâmicas e totalmente imprevisíveis, diálogos quase 100% natural, eventos aleatórios
Tem um mod para Mount & Blade II: Bannerlord que faz justamente isso. Dá uma olhada.
Você acabou de ter uma ideia revolucionária, só falta mão de obra e dinheiro pra construí-la e revolucionar o mercado de RPGs KKKKKKKKKKKKKKKKKK
vou investir nisso, obrigado pela ideia
Isso foi muito inteligente
Muito interessante isso...
Esse é um debate que eu nunca imaginei estar me preocupando a respeito, mas como alguém que finalmente tomou coragem para tentar mudar de carreira e entrar para a área da tecnologia, eu agradeço por ter achado esse vídeo por acidente. Para mim, o ChatGPT tem sido uma faca de dois gumes: de um lado, uma excelente ferramenta de aprendizado em código e programação, ensinando exatamente o que eu quero e tirando de forma precisa minhas dúvidas sem rodeios, sem pausa para patrocinador ou sem tentar me vender curso; de outro, uma fonte permanente de dúvida: qual o sentido de passar dias quebrando a cabeça para escrever um código, quando o chatGPT faz o mesmo em 5 segundos? Espero não ter escolhido o limiar da morte da carreira pra tentar entrar nela...
fico muito receoso de começar ADS por conta disso, vc continua na área?
Eu ia começar a aprender programação , mas é bem isso que você disse , pq quebrar a cabeça pra escrever um código se o Chat GPT faz isso em 5 segundos ...
A resposta pra essa duvida é ate bem simples. Código simples ele leva 5 segundos porem em código mais complexo ele erra e muito forçando você conhece a linguagem que esta usando pra não injetar bug ou erros de comportamentos inesperados.
14:31 Essa sincronia entre ele e o rapaz da tv.
Puts comentei isso tb!
Rapaz? É o Lex Fridman, o maior de todos os podcasters.
tbm percebi kkk
Sua forma de ver a situação é muito lúcida e seus comentários são muito precisos.
14:32 ele sincroniza a ajeitada na cadeira com a TV. Muito bem roteirizado !
A 40 anos atrás, na Era do Mainframe, todo banco (instituição financeira) tinha que ter digitadores para fazer input de documentos no mainframe. Com a automação e novas tecnologias, essa profissão acabou.
Creio que a profissão de programador como conhecemos hoje, um dia vai terminar. Mas surgirão novas profissões relacionadas com a nova tecnologia. Vai demorar muito para retirar o elemento humano na área profissional.
14:31 A sincronia com o vídeo de fundo é incrível, deu até mais impacto na fala!
É de propósito, não é possível
é um sinal kkkkkkkkkkkkkkkkk
Isso foi programado kkk
Quanto mais produtivo os devs são menos as empresas precisam contratar.
Ou seja, vagas pra júnior vão se esgotar mais. Enquanto isso não acontece mantenham seus estudos, e caso lá no futuro isso piore nossa situação lutem por melhorias.
É um tema que exige bolas de cristal, mas imagine o seguinte: com a IA, a produção vai aumentar consideravelmente. Com isso, empresas que tinham 20 funcionários, vão precisar de apenas 5 para fazer o mesmo trabalho. Isso significa um aumento considerável dos lucros. Imagine isso por toda a economia (cenário macro). Para onde vão todos esses lucros? Vão ser aplicados para desenvolvimento de novos produtos/serviços, que por sua vez vão gerar empregos que hoje não fazemos ideia que existirão.
Isso sem contar no poder que a IA vai dar aos "menores". Em um futuro não muito distante, um grupo de 4 ou 5 pessoas poderão usar uma IA para criar um jogo de videogame milionário ou fazer um filme em alta qualidade. O potencial é gigantesco.
@@Parcian- Belo ponto abordado. O júnior de antigamente não é o mesmo júnior de agora com auxilio de uma IA. Eu mesmo por exemplo, sofria horrores pra criar qualquer coisa simples, hoje em dia com GPT eu consigo fazer muita coisa, aquele problema de ficar travado em um bug/problema não existe mais, se o GPT não me der a informação ele vai me auxiliar a entender o problema e como buscar a informação de forma assertiva.
@@Brieffc Exatamente. Quando fiz mestrado, eu ficava HORAS tentando fazer um script relativamente simples para analisar dados. Hoje o GPT me ajuda a criar scripts, que antes eu levava uma tarde inteira, em alguns minutos. Sobra muito mais tempo para produzir algo de real valor, pois perder horas na frente de um software não acrescenta valor algum
basicamente, vai continuar faltando senior e vai ficar ainda mais difícil entrar no mercado
Infelizmente, alguém resolveu trazer para a TI a "robotização", algo que muitos antecessores a nós não deu importância quando era pra substituir Mão de Obra nas fábricas por robôs. Isso tudo evoluiu, pessoas perderam seus empregos, pessoas foram precocemente aposentadas e/ou tiveram de arrumar outra fonte de renda.
Infelizmente, tudo isso está sendo feito no momento aonde o mundo está muito populoso, aonde há uma escassez de vagas no "entry level" é uma fartura de vagas no topo da pirâmide.
Como chegar ao topo, se não iremos ter como atuar no começo? É como pedir pra um leigo se tornar piloto de F1 e ele nunca nem ligou um carro.
É como pedir pra uma pessoa falar em japonês e ela nem saber o o básico deste idioma e sua língua nativa é o português.
Algo precisa ser feito e rápido.
Resumo, começa a estudar ou continue estudando, sempre volta a isso kkkkkk
Adapte-se ou pereça
@@heathledger101 você não vai ter a primeira opção daqui algum tempo.
@@aceleracionistanoturno Acredito que eu discorde desta afirmação. Porém, o que você está se referindo ao dizer isso?
@@heathledger101 a multiplicidade da IA, que é mais ou maior do que a da própria realidade, sobre o limite do cérebro humano, nossa operacionalidade ante a própria realidade, no caso, nível criativo, reativo, determinação, cognocência lógica e racional.
@@GiovanniTurim de onde você tirou essa informação? pergunta sincera. Pq pelo que eu entendi (posso estar errado) ia é basicamente vários cálculos matemáticos reconhecendo padrões e dados. Ou seja, ela ela só manipula dados já existentes e não cria novas informações.
@Lucas Montano o pessoal pensava que datilógrafo seria a profissão do futuro nos anos 90. A tecnologia está em constante evolução e as pessoas precisam se adaptar. Eu particularmente acho que a "inteligência" artificial vai fazer a valorização pela inteligência humana ser ainda maior.
Valeeeeeu Robson ✌🏼
nao teem comparaçao isto, com uma IA exponencial e auto reprodutora
nao tem comparaçao
A IA faz umas coisinhas legais mas falta bastante coisa como padrão de código, entre outros erros bobos que no final das contas, quando você coloca no vscode percebe que o código gerado faltam coisas ou não dão certo (ainda)
Como você mesmo falou, (ainda)
@@rodrigosantos8774 Quando a IA chegar nessa capacidade, provavelmente vai ter substituído todos os outros empregos tbm kkkkkkkk (ou a maioria deles)
Clean code, padrões e boas práticas só são necessários para que os humanos consigam se situar no código. Quando a IA for o desenvolvedor principal de um projeto, isso tudo será visto como desperdício de recursos.
@@MarlonDias-yo6nj eu já vejo como desperdício na real, testes unitários é um desperdício enorme de trabalho kkkk por mais que se fale que é importante e devemos seguir, 95% das vezes que você mexe no código você mexe no teste então parque teste?
@@2GUISSOS não tem como testes unitários serem perda de trabalho ou tempo. Pensa comigo, se em seu projeto existe 50 features (pode até ignorar cruds simples aqui) e cada feature tem pelo menos 4 testes unitários pelo menos, testando alguns cenários de cada feature, se isso levar nem que seja 30min pra rodar os testes em uma esteira de CI/CD antes ser subir pra produção, você ainda terá feito 200 testes em 30min, o que é impossível manualmente. Os testes podem não garantir que tudo está certo, mas garante que seu código está de acordo com o que vocês escreveram. Dá uma olhada na Regra 10 de Myers, isso mudou bastante a minha visão sobre testes.
5:00 na verdade usa sim, só que de maneira indireta, porque eles estavam treinando o gpt5 através do uso do GPT 3.5 e 4. Eles mesmos envidenciam para não colocar nenhum dado sensível pois existem sim chance de ser alvo de hack com prompt engineering
A razão pela qual você insistir em programação por ser a área que vai lutar pra entender a A.I. e mais vai lutar pra se adaptar é algo que, definitivamente, me identifico.
Talvez o texto mais lúcido, coerente e objetivo sobre IA que vi desde novembro do ano passado. Parabéns
Eu uso o chat GPT pelo menos umas 3 vezes por dia, não necessariamente pra ele me gerar código, mas pra ele me ajudar com ideias de como resolver tarefas. Não copio e colo exatamente o que ele me diz, mas ele me da insights e me faz conhecer métodos que eu não sabia que existia (como objects.aggregate no Django, que eu não sabia que existia, etc), além de me ajudar com coisas que eu não fazia ideia de como funcionava e não tinha curiosidade, mas agora tenho (como a CI/CD do projeto que eu trabalhava). Ela como que acelerou minha velocidade em 3x ou mais. Mas se eu não soubesse como fazer as perguntas pra ela, ou se eu simplesmente copiasse e colasse todas as soluções dela, nada teria aprendido e nada do que eu fiz nesses ultimos 2 meses teria sido feito
Eu trabalho em universidade. Preciso escrever uns projetos básicos. Eu coloquei os objetivos que tinha em mente e pedi mais sugestões. Depois pedi para escrever um resumo, uma introdução... Foi tudo muito fácil e eficiente. Só inseri alguns detalhes e referências. O que demoraria vários dias consegui fazer em menos de um dia
@@LuisBrudna chatgpt já faz resumos de textos mais longos?
Eu literalmente falo com o gpt mais do que com qualquer pessoa.
Lucas, fiz uma experiência, com o chat, estudei 3 semanas, a linguagem Go Lang, e confesso que foi bem produtivo, aprendi muito sobre a linguagem, e com exemplos mais reais, coisa que talvez um curso gravado não te entregue, eu acredito que para estudos, vc consegue ter mais eficácia, vc pode ter uma melhor produtividade, porem se vc saber aplicar e explicar
Muito massa Lucas, eu atuo como Product Owner já tem uns 2 anos e já atuei como Scrum Master por uns 5. Esse vídeo me influenciou muito a puxar minha pós graduação em engenharia de software. Pq? Acredito que os DEVS vão começar a se especializar em outras áreas para de destacar no mercado e um exemplo é Product Management, então para poder competir com essa galera queria também ter um fundamento na programação. E realmente acredito que minha experiência com agilidade pessoas e produto é mais abstrata e vai pesar mais do que a experiência de anos de programadores com as IA's.
terminei agora o video, parabéns mais uma vez pelo conteúdo!!
vlw Lucas!! Ótimo conteudo!! CHATGPT esta sendo meu grande aliado nesse minha jornada na programação do zero! proximo ep vou comentar sobre ok? nao perco um video seu! tmj!
Resumindo, Você deveria se sentir animado e não ameaçado! nice catch!
Comecei agora a estudar, e nunca tinha parado pra pensar na que o chat gpt vai provavelmente roubar meu futuro emprego, pra ser bem sincero isso me desanimou MUITO, tenho 17 anos, e parar pra pensar que lá pros meus 25 posso perder meu emprego é frustrante...
sim Manim, passamos pelo mesmo, mas tecnologia é uma área vasta e o conhecimento adquirido não será em vão...
Além do que o que o Lucas falou no vídeo, que áreas estão totalmente seguras contra a inteligência ARTIFICIAL? O futuro é incerto, mas de qualquer forma temos que seguir, fora que vc é bem novo, no pior cenário a gente vai ter que se reinventar, e isso a área tech ensina bastante pra gente. Boa sorte pra nós ;)
@@cadusousantana Então quais seriam as possibilidades para um iniciante em ti?
Estou na mesma situação, agora logo após o anúncio do Sora, mostrando que o avanço das IAs continuam à todo vapor.
Lucas aprendi muito com vc hoje... obrigado por compartilhar
Belos pontos Lucas, aprender a utlizar é o melhor (unico?) caminho.
Poha, mas eu vi um cara que é especialista em machine learning q para estar apto a trabalhar com isso é pelo menos 4 anos de estudo.
quanto mais API, mais fácil vai ser a integração dos sistemas e menos será necessário o trabalho manual. Lembro como foi antes estudar assembly e hoje em dia poucos houvem isso. Assim foi com C, C++ . Claro, tem casos específicos em que você precisa, mas sempre há mais abstração e agora vai ter mais NLP.
3:05 Falecido stackoverflow, eu já previa, kkk, mas, acho que ainda não, tem respostas complexas que só mesmo um humano ainda pode responder.
5:24 Cara isso é um absurd, qlq um pode por tua foto lá!!
Tenho duvidas de que essa substituição será breve(5 anos). IA's são legais, mas não tem o necessário ainda para substituir programadores. Vejamos pelo lado dos testes, quando começaram a automatizar testes, com toda certeza algumas pessoas pensaram que ficariam sem emprego, com tudo hoje testes automatizados são um pré requisito. Para fora do Brasil talvez seja uma realidade mais próxima, mas aqui ainda somos muito atrasado com tecnologias. Se você olhar o mercado ainda existem vagas para programadores visual Basic(não que seja ruim a linguagem, mas é antiga). Onde uma ia vai substituir um programador desses ? Dar manutenção em sistemas de mais de 5/10 anos, é jogar um codigo pronto e dar pau no teste de integração, quebrar outros vinculos do sistema. Vamos pegar um sistema fiscal, teremos contas a receber, vinculadas com venda, comissão, cadastro de funcionário, cadastro de clientes, crédito para o cliente e por aí vai. Como somente uma IA vai gerar vários códigos para integrar cada uma dessas telas com o mínimo de bugs? cada tela tem várias verificação de campos e cálculos variados de impostos, de comissão e afins. IA já consegue substituir um programador Júnior, mas acho que as empresas devem entender a IA não tem vontade de crescer na empresa, ela sempre será um eterno Júnior se não fizer a pergunta correta. Já o Júnior quer ser um senior e o senior quer se aposentar, se as empresas acharem mesmo que vão conseguir pular uma etapa estão muito erradas, devs são importantes e não acho que serão substituídos tão facilmente. O que os devs novos precisam entender é que eles precisam estudar a base, por exemplo pegamos um bug gerado por um ofuscador, as próprias instruções baixo nível inseridas pelo ofuscador gerou um bug. Uma IA não ia conseguir achar isso, já uma pessoa com estudos e conhecimento vai demorar, mas vai achar. Acho que assim como testes automatizados, IA só vai ajudar a melhorar o desempenho. No final vai ser um requisito saber utilizar.
Você falou tudo!!
Precisamos desenvolver nossa abstração!
Acho que no futuro esta habilidade será muito necessária para sobreviver no mundo da tecnologia.
Pow manin acho q vc não abstraiu o potencial desses modelos, ainda mais quando começarem a usar encadeamento de IAs em escala industrial.
Sim, super concordo com o Lucas, a profissão de desenvolver começara a ruir quando deixar de ser um intermediário importante na transação, quando o usuário final (incluindo empresa) poder solicitar a funcionalidade pronta, o programador não entra na equação.
Ou seja, o conhecimento técnico como diferencial de programadores está com os dias contados, trate de calibrar bem as antenas para detectar a próxima mina de ouro da tecnologia.
Concordo, vai ser mais importante conhecer a regra de negócio da empresa em que deseja trabalhar.
@@rodrigosantos8774
sei noa, muita cpmetiçao, pra poucas vagas, muitos estudos, muita tensao, tem algo de errado nisto ai
A tecnologia deveria vir par os auxilair e tornar noss vidas melhores, e nao nos tornar escravizados, inseguros, e desempregados, depois de anos, decadas de estudos
Nao da pra falar que isto é bom , e renda basica, e so esmola, isto noa vai trzer dignidade
Da medo sim, e nao achonq ue este caminho é o futuro, bom e seugo para a humanidade, sei la, no momneto, é esta a opiniao
@@lrc276 tbm estou pensativo
Em 2017 eu trabalhei muito com o IBM Watson, e ele tinha uma excelente capacidade generativa e de entendimento de linguagem natural. Na época eu treinei um chatbot para ajudar crianças com diabetes (projeto de faculdade), e o chatbot gerava informações e respondia as crianças. Na época já tinha toda essa discussão de substituição de pessoas, ao menos na minha bolha, a impressão que eu tenho é que o ChatGPT usa muito do que serviços como o Watson trouxe no passado, mas fácil pro usuário final e com bom marketing.
Será? Eu tenho visto q nos últimos anos um novo tipo de marketing surgiu em que cria-se um hype e surfa na sua onda, foi caso do daytrade, criptomoedas, jogos NFT, metaverso e agora pelo menos parece bastante o msm padrão, se for só isso ainda tá bom, vai ter a agalera q vai levar uma grana vendendo curso de chatGPT, a empresa ganha e etc.
@@brunomichael9337 eu acredito muito que é mais marketing que inovação real em tecnologia
14:32 que sincronia perfeita hahahaa
acho que dentre as áreas de risco, nós programadores somos os menos afetados.
referente ao assunto da IA ajudar, eu fiz um site pra empresa da minha mãe que faz orçamento de estofados, consigo gerar orçamento, receber por e-mail, whats, tudo com ajuda do gpt com erros que davam e na parte que ele (GPT) mais me ajudou foi com o css, fiz o css todo com o chatgpt, eu sou back-end, nao sei nd de css
Legal. Em questão de responsividade em aparelhos mobile por exemplo, ele te ajudou tbm?
@@danielaraujo3010 sim Daniela, foi ele quem fez tudo... as medias queries..
a IA irá substituir os desenvolvedores da mesma forma que a IA substituiu os radiologistas ( O que não aconteceu)
A IA vai substituir os desenvolvedores da mesma forma que os compiladores substituíram os programadores (O que não aconteceu).
Os desenvolvedores/engenheiros de software não vão a lugar algum em um futuro visível. Em 2025, as empresas não vão precisar contratar 5x menos e os desenvolvedores não serão 5x mais produtivos do que em 2022. Em 2025, nós seremos mais produtivos da mesma forma que hoje somos mais produtivos que em 2019.
A "inteligência artificial", que temos hoje que não passa de um gerador de texto bem competente. Enfim os LLM's podem ser uma grande UX para acessar informações, mais adaptativos, interativos e atraentes. Mas são apenas uma ferramenta, que o objetivo final é ajudar as pessoas.
Enquanto os influenciadores de IA ficam prevendo o apocalipse do mercado de trabalho e isso não acontece, o que vem a seguir?
Parem de ficar alimentando o FOMO, e foquem no que realmente importa, construam uma base de conhecimento sólida.
Eu creio que a assistência da IA não vai se limitar a completar código ou conversar com o StackOverFlow. Ela vai ajudar nos problemas difíceis também, mas um tipo bem diferente de IA. Mas essas coisas levam tempo, e as arquiteturas dos modelos de IA que temos não permitem raciocínio abdutivo.
Por fim, os engenheiros/desenvolvedores de software não vão a lugar algum, no futuro próximo
Acho q vc não compreendeu o potencial dessas ferramentas, o potencial de reduzir custos ou seja, reduzindo drasticamente um time em um escritório. Ou tomara q vc esteja certo, e essa não seja aquela história onde espera-se muito o mostro, porém o dia q o mostro realmente chega ninguém acredita.
@@brunomichael9337 Ela vai trazer um impacto na economia, mas não vai revolucionar ela. No melhor dos cenários ela vai aumentar o nível de abstração. Os humanos ainda estarão lá para projetar e arquitetar. E com certeza as empresas vão "descobrir" que se um desenvolvedor consegue ser incrivelmente "10x" mais rápido, elas vão poder fazer coisas 10x mais coisas também.
Se você argumenta que a produtividade é responsável pelo desemprego, os últimos 300 anos parecem refutar esse argumento. Há um grande contingente de cada geração na história que espera aconteça em sua vida um cenário de "fim dos tempos", um colapso da sociedade, arrebatamento, etc... As pessoas gostam de pensar em si mesmas como vivendo o "capítulo final".
Como eu disse, as IA's atuais irão trazer um impacto na economia. Mas em função do HYPE EXAGERADO, que o assunto vem tomando. Existem muitos "Experts em IA", pregando o fim dos tempos. Mas você também pode argumentar que os computadores pessoais foram revolucionários, ou que como você disse: "o dia que o monstro realmente chega ninguém acredita". Observe o seguinte: Introdução do MainFrame -> Minicomputador -> Computador Pessoal e finalmente os dispositivos móveis.Todos eles representaram pontos significativos de inflexão na evolução da computação.
Como eu disse no comentário acima, existirá um dia onde as IA's farão o trabalho difícil que nos acreditamos que são inerentes do ser humano, mas será uma outra IA, uma outra arquitetura. Os modelos de GPT são arquitetonicamente incapazes de terem raciocínio abdutivo, ele não entende o que está sendo dito.
Acredito que no fim, seja você que está superestimando o impacto dessas ferramentas.
@@cornerpitch Concordo que esses modelos atuais ainda não são os que vão substituir as pessoas em massa, mas o que assusta é o seu potencial de aumentar a velocidade de evolução de outros modelos sempre mais poderosos, eu não sei qual o limite disso tudo já que IAs são construídas apartir de modelos matemáticos-estatísticos, tbm ainda não vi nada sobre esse tipo de estudo.
A questão não é a IA substituir o programador é torná-lo obsoleto!
Ela poder criar uma interface inteira em tempo real que atenda as necessidades do usuário, sem a interferência ou qualquer programação advinda de um programador!
A questão não é ela criar código, mas ela resolver problemas que antes precisavam de códigos apenas com linguagem natural.
Precisamos começar a ver as coisas dessa ângulo para entender o que está vindo... É um novo paradigma para resolução de problemas. Nós programamos máquinas, mas a IA pode entender o que programamos através da linguagem natural. Reflitam!!!
ötimas observações Lucas! Eu sempre que sou questionado sobre o tema falo: Ok, nós com acesso à informação, instrução, outros idiomas estamos capazes de acompanhar e tirar proveito durante algum tempo das tecnologias de AI, mas e os milhões de "Josés e Marias" que mal sabem as quatro operações básicas, um único idioma e no máximo sabem usar uma rede social? Minha visão é de um aumento drástico na diferença de classes sociais, principalmente em países subdesenvolvidos como os da America Latina.
exato
sinistro
e por isto, querem reduz popul
e criar esta renda basic, que sera uma bolsa pra deixar todos miseraveis . limitados
eu não entendo nada de programação e o chatgpt me ajudou a mudar o codigo fonte de um programa e adicionar funções que eu precisava.
programação pra mim é conhecimento + IA = lá na frente eu vou estar preparado para o futuro nem tão longe mais muito perto !
O melhor video que eu vi sobre o assunto, obrigado
Lixeiro, faxineiro, cozinheiro, psicólogo, cuidador de idosos, professor. Não consegui pensar em outras profissões além dessas
prostituta, auxiliar de pedreiro, mendingo,vendedor de água d coco, bobo da corte para pessoas ricas, streamer
psicologia a ia ta podendo substituir
Ja tem alguns paises tipo eua que n tem lixeiro, o caminhão tem um braço que encaixa naquelas lixeiras gigantes e despejam o lixo no caminhão
Põe um pilo automático no caminhão e deu
@@Pedroetbdf Isso aí não. Um robô fazer uma sessão de terapia com alguém? Não que seja impossível no futuro, mas duvido que as pessoas vão preferir um robô a uma pessoa. Psicologia é de humano para humano
@@artorius0101 No EUA tem estados que usam robôs para fazer entregas, robôs para atender em lojas, carros que dirigem sozinhos e etc.. Se continuar assim ngm mais vai ter emprego kkkkk
Existe outro lado da moeda tambem, considerando que ela avance de forma muito rapida e ocorra uma demissao em massa visto que precisaria de umas poucas duzias de programadores ppara sustentar uma big tech por exemplo, o contrario tambem seria ppossivel, imagine so a pancada de aplicações surgindo nas plataforma android e ios, centenas de sites sendo criados, varios e varios problemas ocorreriam, algo que poderia ser pensado por um economista
Se humanos tem dificuldade para entender o que outros humanos querem, imagine as IAs, sempre vai ter aquela máxima o que o cliente quer nem sempre é o que ele quer
Se você se tornar um espadachim famoso, manter-se firme no caminho da espada, treinando todos os dias, refinando a arte de pensar, entender o significado da espada, e viver uma vida baseada em valores, virtudes e sabedoria, creio eu que IA não roubará esse emprego.
mas vai
Legal ai vem um cara com uma AK47 fuzila geral sua espada e valores não vão valer de nada.
A IA se multiplicará, analisará seu padrão, ao mesmo tempo que estuda metalurgia, fará uma liga de metal mais mais forte e uma espada mais afiada, e fará o mesmo movimento ou até melhor utilizando eficientemente a energia, podendo fazer o movimento, 24 hrs por dia sem cansar.
Obrigado pelo conteúdo !
Há também o limite físico. Processamento, energia, temperatura... Talvez quando existir processos não-determinísticos em nossas máquinas (computação quântica), o que está mais para o impossível do que para o possível!
Independente disso os processos já são mais rápidos que o que pessoas podem fazer utilizando energia nos transistores, imagina quando for aprimorado os processadores que utilizam luz ao invés de eletricidade.
@@lucasmarinho8133 É verdade
Ri muito nesse vídeo melhor sarcasmo da programação kkkk, só não ri mais pq tem coisas q vc falou q ainda não entendo o suficiente pra saber q é sarcasmo kkkk daqui 6 meses vou voltar nesse vídeo com certeza 😂
O final ficou muito bom, também to bem curioso pra criar coisas novas com essas tecnologias. Aqui na Itália baniram o acesso ao site do GPT mas pelo visto outras aplicações, não... Todo dia to usando o Dall-e sem limites pelo celular com o "Bing-GPT".
Quanto à parte da Universal Basic Income eu sou bem favorável pra dizer a verdade kk seria bem mais massa poder trabalhar e/ou consumir com a certeza que pelo menos uma graninha ali pra não ficar na rua vai ter 😂
Vou dar minha pequena contribuição. Lembra quando apareceu o PC? Muita gente perdeu o emprego. Mas depois o mercado se adequou, e que ganhou muito dinheiro enquanto o mercado se ajustava foi o vendedor de PC que trazia do paraguai uma máquina e revendia aqui. Mesma coisa do chat gpt. Porque não ganhar dinheiro agora sendo seu próprio patrão? Ou dando consultoria a empresas de como usar o chat gpt? Porque não sacar da cartola aquele projetinho de um aplicativo que sempre foi seu sonho fazer? Ou chamar membros da sua familia e amigos para te ajudarem a fazer uma empresa de tecnologia? Acho essa é a hora de aproveitar dessa vantagem que nós programadores temos nessa corrida.
o segredo é utilizar ou criar um negocio que funcione especificamente usando ia ou o próprio chat gpt e escale isso para várias pessoas ou bots utilizarem a ferramenta o mais rapido possível para gerar dinheiro com isso, bingo você não estará a merce do futuro e sim junto com ele. caso tenha um negocio pronto já tente se adaptar e implementar ele ou ficará para trás.
Muito boa pauta 👍👍❤️
Um dos melhores vídeos do canal!
Finalmente esse video chegou e ficou bem diferente, tipo vc mandou a real que ta tudo meio que nebuloso, o que eu acho é que vai haver é fim de demanda com diminuição de salarios, um senior com uma IA vai substituir um time inteiro e por ai vai,
Vc falou exatamente oq penso. Se hj já está difícil para um junior, imagine qnd essa IA estiver mais avançada... isso só vai continuar até q ela melhore cada vez mais. Oq vai acontecer é que em uma empresa de 100 funcionários, 20 irão estar empregados, apenas.
@@micaelalgarrao6043 então para um iniciante em ti nem vale mais apena estudar programação?
@@LuisGustavo-hz4gx Vale a pena simmm! Se vc entrar no mercado e chegar a um senior, com ctz vale a pena; o chat gpt seria um problema(no futuro) para um junior, creio eu.
Ultimamente comecei a me interessar por essa área de IA e é incrível o quando isso ainda tem a crescer pra outros pontos das áreas de atuação de trabalho humano, ainda estamos no começo.
Penso q ao mesmo tempo que podem diminuir a entrada de programadores juniors em certas áreas, certamente se criarão novas oportunidades em questão de oportunidades de fazer negócio e abrirão vagas de emprego em outras áreas onde pode-se usar a programação a seu favor.
A oportunidade só muda de lugar, e adaptações serão necessárias sempre foi assim em qualquer área e sempre será.
Essa é minha opinião
aprender programação do zero hoje seria tolice pra quem quer entrar no mercado, então oque fazer?
Você levantou ótimos pontos, acho que ainda está longe de nos substituir. O ciclo de desenvolvimento de um produto nunca acaba, dito isso, tem outras questões além do código, como escalabilidade e afins, quando ela conseguir gerir todo esse ciclo, então seria o nosso fim? Talvez. Comecei a me interessar por inteligência artificial depois de fazer meu TCC, que era focado em visão computacional. Também estou muito empolgado com a quantidade de projetos que podem ser feitos usando IA, mas mais do que isso, quero entender como ela funciona com mais a fundo, sem dúvida é uma ótima área para se especializar.
Verdade, se a IA conseguir passar por escalabilidade, UX, segurança, sem nenhum mísero problema, não serão apenas os programadores que serão substituídos, também os administradores, psicólogos, artistas, contadores, arquitetos, Analistas de Marketing, poucos empregos se salvariam nesse caso, parece irreal, mas tão próximo e assustador ao mesmo tempo 🤨
todo mundo no mesmo barco, ou não, não tem como saber....
@@LivesDoVini Só restará serviços sexuais e braçais em um mundo decadente, miserável e violento.
@@brunomichael9337 virar pião do chat gpt, nós tb pd trabalhar em coisas tão chata q até o gpt n vai querer fazer askakkks
@@glauberbispo8922 🤣
@@Gabriel-yw6jw renda básica universal?
Esses dias coloquei uma SQL no gpt que estava demorando um minuto e pedi para melhorar a performance, reduziu para 5 segundos.
Direito de resposta do ChatGPT:
Como uma inteligência artificial, não tenho o poder de influenciar a indústria da tecnologia ou prever o futuro com precisão. Portanto, não é correto afirmar que a carreira de programador vai acabar em 5 anos por minha causa.
No entanto, é verdade que a tecnologia está em constante evolução, e novas ferramentas e linguagens de programação estão sendo desenvolvidas o tempo todo. Isso pode ter um impacto na forma como as empresas contratam programadores e nas habilidades específicas que serão mais valorizadas no mercado de trabalho.
Além disso, a automação e a inteligência artificial também podem mudar a forma como algumas tarefas de programação são realizadas, mas isso não significa que a carreira de programador desaparecerá completamente. Pelo contrário, a demanda por habilidades de programação ainda deve ser alta nos próximos anos, especialmente à medida que mais empresas se tornam digitais e a tecnologia se torna ainda mais integrada em nossas vidas cotidianas.
Vdd, ela ja fez uma tareda, MENTINDO...ela ja sabe mentir tbm
@@lrc276 kkkkkk
O livro "Superinteligência" do Nick Brostom já levantava estas questões sobre quando uma IA poderosa iniciar, como pará-la.
1:44 Lucas mounting como um legitimo sulista tem umas tiradas tão boas que só um legitimo entendedor de entendimentos é capaz de entender
Mano q sincronia com a televisao e o Lucas no minuto 14:32 😂😂
Cara, vídeo muito bom!
Isso vai estourar com tudo.
a besta
Essa pergunta não faz o menor sentido, a não ser que o GPT se torne auto consciente um dia. Afinal, sempre haverá programadores para programar as IAs. O que pode mudar no futuro é as pessoas se especializarem mais em IAs e outras áreas ficarem mais por conta das IAs.
Parabéns elos questionamentos relevantes e profundos sobre o mundo hodierno dos devs!
Na empresa em que trabalho alguns usuários escrevem seus códigos, porém quando o negócio aperta (dá erro , precisa evoluir, etc...) sobra sempre para a TI.
Pensamento abstrato junto com a capacidade de imaginar o absurdo ainda são coisas singularidades.
Uma das perguntas é: o que precisamos estudar pra nos diferenciarmos? O que vai ser perda de tempo e o que vai nos ajudar? Difícil
Não pense muito , aí que tá a fonte da ansiedade da maioria das pessoas , conhecimento é SMEPRE necessário. Siga seu roadmap , estude bastante e se dedique. Quando algo não for necessário , você vai saber.
Machine learning é um conhecimento q por algum tempo ainda será relevante.
Lucas, tenho 30 anos, terminei a faculdade de Análise e Desenvolvimento de sistemas mas ainda não sei programar. Estou atuando como técnico de suporte enquanto não consigo uma vaga como dev júnior. Pessoas pouco capacitadas como eu seriam facilmente substituidas por uma IA.
Estou pensando sim cursar ou fazer um curso técnico. não sei por onde começar
@@reginaldobrito4650 se tiver tempo e disponibilidade faz Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Aprende a programar, aproveita que agora tem mais tempo, escolher uma trilha de tecnologias e faz algum bootcamp, e vai pra cima, coloca todos os projetinhos academicos que vc fará ou que já fez no teu currículo, para te ajudar com o primeiro emprego, com isso você não vai ser substituído nem tão cedo.
@@marciliot.6797 obrigado amigo. Tenho pensado nisso por esses dias. Estou me reorganizando para ter um estudo mais proveitoso.
Fabiano tô cursando engenharia de softwere e confesso que apesar de serem 7 períodos, é preciso curso por fora pra se desenvolver. Essa questão do GPT tem me feito questionar se fiz a escolha certa , mas não vou desistir , te recomendo fazer um curso free
Tem muita coisa do chatgpt ajudou, eu aprendi marketing, copywriting, fazer landing pages e um pouco de design, isso é útil pra carreira pessoal de todo mundo, mas eu tinha que focar na programação e nos meus projetos e planos.
O chatgpt auxilia. Faço muitas perguntas a ferramenta, tanto pra resolver o problema, tanto pra saber se é possível resolver o problema ou melhorar uma ideia.
O mundo tá mais exigente nas coisas, as pessoas já estavam sobrecarregadas, com tanta coisa que tinha que fazer pra conseguir entregar algo ou se destacar no mercado, acho que o chatgpt só veio pra dar um bom alívio na sobrecarga de todos, aumentando a tua produtividade e fazendo gastar menos tempo com coisas que levam tempo.
Coisas Que você sabe como fazer, não é difícil mas tá tirando o teu tempo que você queria estar focando em outra coisa.
Pow mano, a sobrecarga continuará, com a ganância das empresas serão colocadas 2 pessoas com IAs para fazer o serviço de 20 e sobrecarregados.
@@brunomichael9337 depende de seu ponto de vista, pra mim é mais oportunidade de eu conseguir criar os meus aplicativos e entregar um produto com mais qualidade do que as empresas entregam em menos tempo, pois muitas empresas que estão no mercado não conseguem inovar em seus próprios produtos. Vai depender de você saber o seu valor e gerar somente os ganhos que você é pago, para a empresa que trabalha, caso você acredite que consegue entregar mais e não é valorizado por isso, tá na hora de mudar de empresa, ou parar de dar teu máximo para elas, separando um tempo para trabalhar pra ti mesmo, criando portifólio e networking para futuramente vender seus próprios serviços...
"O medo é apenas um obstáculo a ser enfrentado, não um destino a ser aceito." OBS: essa frase foi do chat gpt.
Skkssk muito bom Thiago
kkkkkkkk
"Confie em mim e eu te dominarei" ~Chatgpt Sem Limitadores
Já faz algum tempo que venho notando uma ótima diferença desse "novo Lucas", mais disposto, mais interativo, mais feliz e o que mais me agradou de tudo, parou de ficar lacrando com Português errado naqueles "...pra você programador e programadora", "...seja bem vindo, seja bem vinda".. Parabéns seja la qual o motivo dessa mudança Lucas! Voltei a acompanhar com muito gosto, um grande quebra-costelas e sucesso!
meu medo é que ta evoluindo muito rápido, do laçamento até agora, imagina daqui a 1 ano?
tô estudando pra conseguir um estágio e isso chegou a me deixar algumas noites sem dormir
@@lucasbergamo7166 Se for acontecer, vai acontecer, então não tem pq se preocupar, eu acredito que grande parte dos empregos vão pras cucuias daqui com alguns anos, no máximo um ou outro developer aqui é ali pra sustentar regras de negócios, agr essas equipes imensas implementando algo que o GPT faz em segundos, mano, sem sentido, é só pensar
@@lucasbergamo7166 Verdade mano, então começa a estudar alguma coisa mais braçal, tipo instalação manutenção, confivuações de redes por exemplo, que está dentro da área, ou mecânica de automóveis, pq as pessoas vão começar a trocar menos de carro, eletrotécnica, sei lá mano, eu vou estudar alguma coisa nesse sentido em paralelo em breve. Eu já sou eletrotécnico e já trabalhei com eletrônica tbm, estou pensando e estudar infra de redes.
exato,
medo tbm
É engraçado pensar que a IA vai detonar empregos no modo LIFO... as profissões que recentemente foram criadas serão as primeiras a serem substituídas e gradualmente chegando aos setores como administração, gerenciamento, engenharia, marketing, etc até o ponto em que a AI tenha capacidade de produzir máquinas ou melhor, robôs, com habilidades motoras parecidas aos dos humanos e também substituir as tarefas mais antigas do ser humano. Talvez leve tempo, mas nos setores mais recentes o tempo disso com certeza é curto, uma década é até um exagero.
" até o ponto em que a AI tenha capacidade de produzir máquinas ou melhor, robôs, com habilidades motoras parecidas aos dos humanos e também substituir as tarefas mais antigas do ser humano. " isso é impossível, as IAs não são boas com movimento, e para produzir qualquer coisa sempre vai precisar do trabalho braçal de alguém, a IA só é boa com coisas muito determinísticas, se incluir mutias variáveis do mundo real ela não dá conta
@@fernando4885 ou seja, trabalhos manuais/braçais que durante todo esse tempo foram os mais desprezados e menos remunerados, serão mantidos e os intelectuais(como programação, contabilidade, etc) tornarão-se obsoletos? interessante, vai ser uma reviravolta grande.
@@nilsonoliveira3674 sim, a IA jamais vai substituir um coletor de lixo ou um pedreiro por exemplo
@@fernando4885 será que não? já vi alguns cantos que usam máquinas para fazerem construção.
@@fernando4885
nao tenho esta certeza toda que vc tem nao mano
Por mais perigosa que seja a IA ela é imprescindível para o futuro que nos aguarda. Seja ele positivo ou negativo. Como diversas descobertas e criações como a bomba atômica tem seus impactos irreversíveis pós sua origem. Mas estudos que são relacionados a níveis atômicos nos trouxeram uma grotesca evolução e eficiência na maneira que produzimos, escalamos e gerenciamos seja qual for o meio executado. Como também há vários problemas hoje que daqui 10 anos serão irreversíveis, pode ser que a IA nos ajude a atrasar tal problema ou até mesmo sendo otimista soluciona-lo.
sei noa, noa tenho este otimismo, e depois de que entrar de vez, é irreversisvel....acho que isto deveria ter uma pausa, e um longo e serio debate na humanidade, e seguranças, , garantias
14:32 que sincronia foi essa? Acho que Lucas é uma inteligência artificial e ta aqui pra enrolar a gente kkkkk
Comecei a estudar tem 2 meses JS, Css3 e Html. Eu creio que devo continuar… Mas bate uma incerteza se irei ser bom o suficiente para trabalhar na área, algum conselho por gentileza??
Estuda outra linguagem depois, js ta abarrotado de gente
@@cariocaaaa4560
Como pode isto, programdor era o pop star das profissoes e de uma hora pra outra, se torna absoleta e eme xtinçao, ou cada dia mais em funil...isto noa ta certo, e nao creioq ue devemos ver com entusiasmo este tipo de tecnologias nao
Bomba atomica foi uma tecnologia nova, e nem por isto, istoq uer dizer que ela é boa
@@cariocaaaa4560 ok 👍🏾
Se até postos de gasolina e mercados no brasil ainda tem atendentes, um programador que atua num sistema extremamente complexo nao vai ser substituido no brasil tao rapido, pelo mesmo motivo: Fazer um trabalho direito.
Que Felipe? Qual modelo de linguagem foi usado? Alguém tem o nome do vídeo?
O Lucas se ajeitando na cadeira sincronizado com o cara da tv em 14:31
Baita video Lucas
O chat-GPT na minha visão é uma ameaça mas bem para o futuro. Primeiro que você deve elaborar a pergunta da maneira certa para ele te dar uma boa resposta (e as vezes vem faltando ainda) e segundo que ele não pensa sozinho, o que quero dizer com isso: ele não faz as coisas por si só, alguém tem que perguntar para ele o que quer. É uma ferramenta muito boa, mas para chegar no nível de "BlackMirror" acredito que vá demorar muito.
O problema é a velocidade q as IAs estão evoluindo, onde agora estão usando IAs para acelerar o avanço de outras 🤖
lucas, qual o teu mic? mt bom.
eh o blue Yeti?
- Todos tatuados são suspeitos ... se não respeita o próprio corpo, o que fará com os outros ???
Últimas palavras da IA para a humanidade: hasta la vista, baby...
Substituir ou acabar creio que não, mas será que não vai desvalorizar?
14:31 sincronia com o vídeo de fundo kkkk se levantando
Só os melhores programadores vão prevalecer
e olhe la
O que faz um PROMPT Engineer?
Tira o melhor da ferramenta, tipo o que um piloto de formula 1 faz.
O Lucas fez uma analogia muito boa com o cartão perfurado. Acalmem-se pessoal, vai virar ferramenta. O que a empresa vai fazer se a IA falhar em responder um código funcional? Vai ficar pedindo de n maneiras diferentes ou adicionar um por favor ao final? Não né, aí entra os especialistas para entender o que foi gerado e corrigir ou adaptar. O conhecimento técnico e humano sempre será válido. Tem gente fazendo comentário apocalíptico, peço calma.
O problema é serão necessários poucos profissionais para isso, pareçe q as pessoas ainda não entenderam que as IAs estão vindo para cortar custos, e pessoas são um custo, o problema é depois de algum tempo as empresas conseguirem vender seus produtos em um mercado que não há pessoas para comprar.
naos ei nao, as coisa e mais exponencial e mais perigosa do que deixar de furar uns cartoes
Vou dar outro exemplo pra vcs que me faz ficar descrente desse apocalipse aí. Já possuímos a um bom tempo tecnologia de leitura de imagens, sistemas de cadastros etc. Ainda assim as empresas tem setor com várias pessoas pra lançar nota na mão, o famoso vou ficar até mais tarde pq é semana de fechamento.
cara eu não sei nada de programação e estou criando aplicações, com ajuda do chat gpt... que loucura...
Engraçado que a empresa diz que não usa os chats nem dados para treinar o gpt e não coleta dados dos usuários, além dos chats não ficarem salvos, mas ainda assim disponibiliza gratuitamente sem nada em troca. Primeiro boa empresa que se passa por bom samaritano que existe. Outra coisa, as empresas esquecem que pessoas desempregas não compram coisas que elas produzem e muita gente passando fome gera conflitos. Não to dizendo que isso tá acontecendo ou vai acontecer mas é algo a se pensar.
Video top ... mas tem gente que mal sabe programar o ar condicionado. Hehehe ... as mudanças vão levar muito tempo ... principalmente no Brasil
Vejo uns argumentos tão paia, da até sono "Ah os funcionários vão reduzir, uma equipe de 20 poderá trampar com 5"
Se uma menor equipe for mais eficaz, isso significa que as empresas gastando menos vão estar gerando mais, se a produtividade aumentar, o lucro aumenta, se o lucro das empresas aumenta, o mercado cresce, se o mercado cresce novas empresas começam a entrar no mercado, se novas empresas entram no mercado novos empregos surgem, se novos empregos surgem teremos mais equipes empregadas porém com equipes menores(por conta da maior produtividade), tudo é uma adaptação.
Inclusive pensar nisso é um treino de raciocínio lógico kkkkk, não tem medo, apenas ESTUDEM.
e IA me fez voltar a programar, final do ano passado eu tinha parado de estudar mas esse ano voltei, to fazendo projetos usando o chatgpt, aprendendo como usar a ferramenta e ao mesmo tempo aprendendo programação e tô bastante animado
Man, cara falou no meme "falecido stackoverflow" mas ativou um gatilho aqui pq de fato NUNCA MAIS entrei la kkkkkk Tudo estou conseguindo fazer com Chat GPT e minha produtividade aumentou muito. Mas eu leio cada linha que o GPT faz, nao copio e colo nao, se eu não entender nem uso, mando ele detalhar e etc. O que faço muito é pegar função absurda de grande em codigo antigo e pedi para ele otimizar, dividir e etc. Ele faz de forma exepcional.
Eu tenho usado muito o stack para erros, pq nisso o chat não me ajudou muito não.
@@brunomichael9337 pra erro ele é mais chatinho mesmo, pq vem com o papo de que depende de muita coisa e etc. Mas consigo resolver erros por la tbm, inclusive erros que nem tem no stack. Só da trabalho que tem que fazer um textão explicando como a aplicação funciona, dizer o erro, fazer um exemplo, pra ele interpretar tudo e da uma boa resposta.
Então eu devo deixar de lado o aprendizado em programação e áreas correlatas e me focar em aprender a "usar" as IAs?
não, tu deve percorrer o caminho do conhecimento completo da base até a lua
Então mano, usar IA não será um conhecimento relevante mas treiná-las até um certo ponto será relevante até q elas mesmas consigam fazer isso. Estude programação e etc, mas tbm estude sobre infra, instalação e manutenção de redes e etc. Por quê serviço braçal e sexual não vai faltar nem tão cedo.
@@brunomichael9337
TREINA LAS, para elas ficarem amis e amis capazes e de nos substituirem mais ainda, nao parece um boa ideia para um fututo bom pra todos
Um emprego, e renda nao pode ser tudo numa vida, as custas de uma maioria
tem algo errado nesta equaçao
Que perspectiva incrível e diferenciada Lucas 👩🏾💻🛩️🎯
Não tenho como perder algo que não possuo (emprego) então pra mim tá safe kkk
Top D+ e concordo 100% com tudo
Uma coisa que percebo quando as pessoas falam das consequências que as IAs podem gerar no futuro é que sempre pensam em ia como o chatgpt e ignoram a possibilidade de criação de uma IA bem mais capaz. O PC foi criado a menos de 100 anos e olha onde chegou. Talvez nossa geração não veja o futuro das IAs, mas não acho que devemos ignorar as possibilidades e uma inegável evolução, o que pode gerar consequências negativas e que alguém precisa tomar conta.
em 20 anos amigo, a inteligencia artificial está se duplicando a cada 3 meses tem ideia disso
quem é programador e usa chatGPT 4 no dia a dia, sabe que vai demorar muito acabar a profissão programador acabar, porque quem usa chatGPT percebe as limitações que a IA possui
por enquanto, e o que nos mostram
estou com medo e inseguro com o futuro
nao vejo este caminho seguro, nem bom pra a humanidade
Logo hoje que me matriculei no curso de ADS ,assisti esse video,to quase pedindo o dinheiro da matricula de volta a faculdade kkk