Nao vi o video completo. Estou em 5:43, para ser mais preciso. E ainda assim, me sinto honrado por tamanha reflexão! Esse é o professor que eu desejo para os meus ainda não nascidos filhos! Parabéns!
Grande aula, professor! Acredito que há um problema distintivo do espectro conservador: A necessidade do diálogo com o poder estabelecido. Em um mundo ideal, isso não seria nenhum empecilho e a sociedade evoluiria tranquilamente. Em um mundo corrupto como o nosso, o poder estabelecido não está disposto ao diálogo para temas estruturantes que podem ameaçar sua soberania, causando a estagnação da sociedade por décadas (tal como é o Brasil desde a constituição de 88).
Parabéns Professor, eu, pelo menos, me identifico mais conservador do que as outras opções, mas sim não é sempre, tem vezes que precisamos ser revolucionários(no sentido de pró ativos) em algum ponto, para que possa avançar em um ponto em especifico e colher o fruto da escolha(que provavelmente foi errada), para aprender com os erros e evoluir moralmente.
Descobri a algum tempo, que não sou exatamente um coservador no setido classico. Sou ultracoservador na questão da família, da mora e nos costumes. Em relação ao conservadorismo institucional, penso que deveria haver mudacas até radicais. Em relações ao progressismo social e de costumes, sou ultrareacionario com muito orgulho.
Não entendi, quer dizer que você é contra pessoas do mesmo gênero, se casar e coisas do tipo? Ou não tem haver com essas questões mais progressistas? Me considero conservador até certo ponto, porém eu não acho que é correto impedir a ação individual de nenhum ser humano, com tanto que ele não esteja cometendo crime e disseminando ódio.
@@BielSaggiComk cristão, não sou a favor de casamentos emtre pessoas do mesmo sexo, pois o matrimônio é um sacramento. Quanto ao casamento civil no cartório, não emito opinião. Respeito os homossexuais na sua individualidade, mas sou contra os movimentos políticos e identitários dessa entras causas, como feminismo, raciais e outras. O identirarismo visa fomentar a luta de classes, uma vez que já não existe mais uma classe proletária como no passado, fazendo esses grupos de massa de manobra da esquerda. Nesse ponto, sou ultra coservador. Quanto ao convívio com lgbt, não tenho nenhum problema, pois como disse, respeito a individualidade. Penso que mulheres podem exercer qualquer profissão com o memso salário dos homens, desde médica até servente de pedreiro. Reafirmando: Sou contrário aos grupos idemtitarios que são massa de manobra da esquerda.
O avanço da técnica, característico da nossa sociedade, impõe mudanças, gostemos ou não. Portanto, não tem como aplaudirmos o imobilista ou o reacionário, pois são delusionais.
E qual é o tipo que só aceita( ou prefere) a mudança orgânica e não veladamente forçada, como a dos que dizem: "devemos empurrar a história na direção certa"?
Sabe Paulo o que me assusta e porque vc vê principalmente na grande mídia, uma brincadeira parece ter até sentido, eu tenho duas pernas, a esquerda e a extrema direita.
Sou católico e luto pela instauração do reinado social de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não sou, portanto, nem conservador, tampouco revolucionário, reacionário ou imobilista.
...bom dia para todos... lido até hoje irmão...e daí???...o passado não foi feito para se viver nele e sim aprender com ele... então repito: e daí???... sabe porquê irmão??? : ➡️quem não tem irmão???...
Poxa eu pensei que o oposto de conservador era progressista, não revolucionário, eu mesmo tenho ideias conservadoras mas tendo mais para o lado progressista porque eu acho que tem que deixar os outros fazer o que quiser se não for crime nem eticamente questionável.
Hoje me considero conservador, porém acho que a maioria das nossas instituições são fadadas ao fracasso. Temos bancos, companhias aéreas, e outras várias áreas privadas com pouquíssima ou nenhuma concorrência, prestando um serviço pífio, cobrando valores surreais, que tornam conceitos conservadores, como ter uma casa e filhos basicamente inviáveis. Fora um modelo político aonde coronéis se enraizam, intelectuais totalmente sem princípios defendem o aparelhamento e inchaço do Estado, e basicamente o quanto mais pobre e sem instrução a população estiver, mais essas estruturas atuais se beneficiam. Considero isso um paradoxo, pois me sinto conservador, mas não quero nada disso conservado (queria mais era que toda essa gente mudasse pra Coréia do Norte ou lugar pior)
Eu sou reacionário, mas não sou bolsonarista. Esse termo inclusive tem vários significados para diferentes ideologias, notadadamente liberais e comunistas.
Me fez pensar no Estado de Israel. Algo radicalmente novo, que foi implantado à força e repentinamente. Talvez, se houvesse um desolvolvimento natural de um Estado na região, haveria equilíbrio e harmonia entre os habitantes.
Aula sensacional, bom seria se tivéssemos mais professores assim Só fiquei esperando a resposta de "extrema direita" e não abordado KKKK A única vez que vejo isso ser usado é por isso esquerdistas querendo usar essa palavra para taxar e xingar alguém
Depende: para alguns assuntos sou conservador, para outros revolucionário. Por exemplo: Sou revolucionário na saída do Lula, tem q tirar este merd@ o quanto antes. Agora na economia sou conservador, nos costumes imobilista cada um estrague sua vida como quiser. Ainda sou reacionário nas músicas e arte quero voltar aos anos 80 e sair desta M de funk
Concordo com quase tudo que descreveste, sobre tudo em relação a saída desse pulha do poder. Mas no caso dos costumes, sou reacionário. Entendo que a pessoa deve ser livre em sua vida individual, mas o problema é quando se unem em grupos militantes do identitarismo, por exemplo.
@@herculesmatheusderwisz7486 Bom ponto, o problema é q é sua vida, não da para mexer nos costumes de todo mundo para seguir uma norma, por exemplo um conservador aqui no BR é diferente de um conservador no estado islâmico, em alguns pontos até pode haver convergência porém imagino que no mais importante são opostos, não creio em uma unificação nos costumes, por isso sou imobilista, se vc crê que uma vaca é sagrada e aquilo faz parte do seu costume ok continue, só precisa definir por lei oq é o seu espaço e não invadir, por isso sou conservador na questão da propriedade privada, e no direito a legítima defesa. No caso de “grupos” não tem como evitar isso, estes grupo não tendo financiamento público, e nem poderes de estado, podem existir livremente, vou até mais longe, deveria existir “bares e locais, segregacionistas” (exemplo: bar só para corinthianos, ou bar só para negros, ou brancos) ter o direito de se reunir em grupos e ninguém ter direito de dizer quem pode ou não entrar. Isso lembra uma história triste da humanidade, porém as pessoas se apegaram as partes tristes deste período e esqueceram que tem individualidade, hj um trans quer invadir o espaço individual de uma igreja cristã (lugar de trans é onde ele quiser etc, porém ele está indo totalmente contra todos os princípios daquilo) ou seja na minha visão seu lugar é onde estão pessoas que pensam e agem dentro dos seus valores. Isso funciona para tudo (imigrantes, trabalho, religião etc)
@@menezes8139 Mais uma vez, concordo com tudo isso, inclusive com a existência de grupos fechados que só segue quem deseja identifica com a proposta. O problema é quando certos grupos querem se impor a toda sociedade. Um exemplo é a adoção do "todes" por ministérios do atual governo. Creio que parou devido a repercussão negativa. Em relação a igrejas e religiões religiões geral, que por lei não podem se imiscuir em iqestoes de estado por este ser laico, da mesma forma o estado não pode interferir em assuntos internos da religião. Digo isto, pois no Reino Unido gays recorrem a suprema corte para obrigarem as igrejas a celebrarem seu casamento. Aqui no Brasil, parlamentares queriam promulgar uma lei proibindo a leitura de trechos da Bíblia que falam de Homossexualidade, o que iria contra a liberdade religiosa. Sem falar no "politicamente correto", que na verdade é censura.
@@herculesmatheusderwisz7486 São coisas diferentes, uma coisa é existir grupos gays, negros e outros, oque sou favorável, e outra é interferir no estado, assim como existi lei que impede a religião de tomar certas decisões, deveria existir para estes grupos, eu acredito q só de acabar com financiamento gringo há ONG, e com grana pública já resolve, pois não teriam tanto poder. Agora pensando no geral não dá para impedir que exista estes grupos. Concordo com vc que costumes precisam ser discutido (discutido e não imposto "tem q ser assim, e .") cada um tem q ter o direito de fazer oque bem entender (dentro da lei) e discutir isso com a população, tipo existe lei de costumes aqui no BR q são muito boas como a do aborto, a pessoa pode abortar, desde q prove q vai causar algum risco a vida da mãe ou o bb vá nascer sem cérebro ou q houve abuso, acho q todas as leis de costumes deveriam seguir este modelo de meio termo, (tipo é gay? quer casar?, case. mais não pode impor nenhuma igreja, nem empresa). Por isso acho q nos costumes sou bem moderado, quem quiser ficar na putaria q fique, e quem quiser casar q case, e cada pai escolhe qual educação dar.
Caramba, professor Paulo Cruz sempre muito bem, massssssss não está legal esse formato, a música de fundo parece de filme porno dos anos 90, o cenário estranho, a poltrona antiga. Realmente não ficou legal
Que malabarismo pra justificar o conservador. Conservador conserva não só valores e cultura, mas o status social das elites. Quando ele critica o reacionário, na verdade critica tbm o conservadorismo. O estado absolutista era extremamente conservador, só com as revoluções burguesas pôde mudar a estrutura social e econômica.
Que aula! Todo mundo deveria entender minimamente esses conceitos antes de xingar alguém de comunista, fascista e outros istas
taxista, budista, no calor do momento vale tudo
Uma das melhores aquisições do MBL. AULA
Verdade
O Prof. Paulo Cruz é essencial pra qualquer um. Que aula.
Hoje eu considero que me enquadro na categoria "Conservador".
Paulo falando é sempre uma aula
ACHO QUE O VOLUME DA MUSICA DE FUNDO FICO IDEAL. PARABÉNS AO EDITOR!
Que aula senhores! Cada vídeo do Paulo Cruz nesse canal é um material valioso, uma jóia nessa organização!
Que aula senhoras e senhores, que aula.
Sou conservador.
Grande aula! Grande Paulo Clubes ❤
O foda é achar
Belíssimo video pra elucidar essa ideologia, que nem a direita nem a esqueda brasileira sequer sabem o real significado.
Explicação maravilhosa, clara e precisa. Prof Paulo é fera!
Paulo Cruz é incrível
Paulo é muito bom
excelente vídeo.
Parabéns prof
Nao vi o video completo. Estou em 5:43, para ser mais preciso. E ainda assim, me sinto honrado por tamanha reflexão! Esse é o professor que eu desejo para os meus ainda não nascidos filhos! Parabéns!
o renan tava de shortinho amarelo kkkkkkkkkk me lembrou minhas roupas quando tinha 4 anos
Fiquei surpreso e com medo e me identificar como imobilista. Excelente aula professor!
Grande aula, professor! Acredito que há um problema distintivo do espectro conservador: A necessidade do diálogo com o poder estabelecido.
Em um mundo ideal, isso não seria nenhum empecilho e a sociedade evoluiria tranquilamente. Em um mundo corrupto como o nosso, o poder estabelecido não está disposto ao diálogo para temas estruturantes que podem ameaçar sua soberania, causando a estagnação da sociedade por décadas (tal como é o Brasil desde a constituição de 88).
O cara é sensacional! Mto Obrigado pelo trabalho !
Que aula incrível, tem como doar especificamente para a Valete? Preciso pagar por esse conteúdo riquíssimo
Aula👏👏👏
Devido a minha personalidade revolucionária, aprendi que o conservadorismo tende a ser algo mais racional e tende a ser mais assertivo.
Tem como não amar uma aula dessas?
Esperei sem pausar pra ir mijar...😅
Rumo aos 10 mil views do professor Paulo Cruz🙌🙌🙌
Muito bom
Que conteúdo maravilhoso, que professor incrível
Que vídeo bom!!!
👏🏿👏🏽👏🏼
Esse conteúdo é muito bom. Parabéns professor.
muito bom
Simplesmente o mais brabo
🔥🔥🔥
Incrível como o conservadorismo é amplo e traz bases que todos humanos tem como instinto
Parabéns Professor, eu, pelo menos, me identifico mais conservador do que as outras opções, mas sim não é sempre, tem vezes que precisamos ser revolucionários(no sentido de pró ativos) em algum ponto, para que possa avançar em um ponto em especifico e colher o fruto da escolha(que provavelmente foi errada), para aprender com os erros e evoluir moralmente.
Paulo Cruz!
Descobri a algum tempo, que não sou exatamente um coservador no setido classico. Sou ultracoservador na questão da família, da mora e nos costumes. Em relação ao conservadorismo institucional, penso que deveria haver mudacas até radicais. Em relações ao progressismo social e de costumes, sou ultrareacionario com muito orgulho.
Não entendi, quer dizer que você é contra pessoas do mesmo gênero, se casar e coisas do tipo? Ou não tem haver com essas questões mais progressistas? Me considero conservador até certo ponto, porém eu não acho que é correto impedir a ação individual de nenhum ser humano, com tanto que ele não esteja cometendo crime e disseminando ódio.
@@BielSaggiComk cristão, não sou a favor de casamentos emtre pessoas do mesmo sexo, pois o matrimônio é um sacramento. Quanto ao casamento civil no cartório, não emito opinião. Respeito os homossexuais na sua individualidade, mas sou contra os movimentos políticos e identitários dessa entras causas, como feminismo, raciais e outras. O identirarismo visa fomentar a luta de classes, uma vez que já não existe mais uma classe proletária como no passado, fazendo esses grupos de massa de manobra da esquerda. Nesse ponto, sou ultra coservador. Quanto ao convívio com lgbt, não tenho nenhum problema, pois como disse, respeito a individualidade. Penso que mulheres podem exercer qualquer profissão com o memso salário dos homens, desde médica até servente de pedreiro. Reafirmando: Sou contrário aos grupos idemtitarios que são massa de manobra da esquerda.
PAULO CRUZ É GÊNIO!!!
Sou Reacionario e me lixo para configurações familiares.
O avanço da técnica, característico da nossa sociedade, impõe mudanças, gostemos ou não. Portanto, não tem como aplaudirmos o imobilista ou o reacionário, pois são delusionais.
Tudo tende há mudar, porque praticamente nada é efêmero.
Tem família e tem sócios.
Votei nulo e me arrependi.
E qual é o tipo que só aceita( ou prefere) a mudança orgânica e não veladamente forçada, como a dos que dizem: "devemos empurrar a história na direção certa"?
Bom, pelo que foi posto e considerando as circunstâncias do meu eu (kkkkk), sou conservador.
boa aula, mas não achei que o título condiz.
Sabe Paulo o que me assusta e porque vc vê principalmente na grande mídia, uma brincadeira parece ter até sentido, eu tenho duas pernas, a esquerda e a extrema direita.
Acho que eu me encaixo mais em um conservador, porém tem algumas coisas que eu não godtaria que mudassem
Sou católico e luto pela instauração do reinado social de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não sou, portanto, nem conservador, tampouco revolucionário, reacionário ou imobilista.
...bom dia para todos... lido até hoje irmão...e daí???...o passado não foi feito para se viver nele e sim aprender com ele... então repito: e daí???... sabe porquê irmão??? : ➡️quem não tem irmão???...
Conservador não é ansioso! Se vc é ansioso, logo não é conservador!
18:30 Acabei de descobrir que tenho um pouco de cada😅
"Você é oq?"
R: Mono Janna, o terror que assola as soloq's do Ferro 4 😎
Poxa eu pensei que o oposto de conservador era progressista, não revolucionário, eu mesmo tenho ideias conservadoras mas tendo mais para o lado progressista porque eu acho que tem que deixar os outros fazer o que quiser se não for crime nem eticamente questionável.
Ou seja, você só apoia se tá escrito em um pedaço de papel?
Então vc não e conservador(ideologicamente)
O bolsonarismo passa longe da "prudência " porque eles são chamados de conservadores então?
Pq a mídia é burra e usa esse termo pra tudo que “não é esquerda” e pq o Bolsonarismo precisa de um termo assim pra não ser caricato.
Resumindo, o conservador só serve pra tenda atrasar a janela de overton ao invés de puxar ela pro outro lado
Eu sou tão Extrema Direita que nem Paulo Cruz pode me ver.
Mas o que é a Extrema Direita? Rsrs
Hoje me considero conservador, porém acho que a maioria das nossas instituições são fadadas ao fracasso. Temos bancos, companhias aéreas, e outras várias áreas privadas com pouquíssima ou nenhuma concorrência, prestando um serviço pífio, cobrando valores surreais, que tornam conceitos conservadores, como ter uma casa e filhos basicamente inviáveis. Fora um modelo político aonde coronéis se enraizam, intelectuais totalmente sem princípios defendem o aparelhamento e inchaço do Estado, e basicamente o quanto mais pobre e sem instrução a população estiver, mais essas estruturas atuais se beneficiam. Considero isso um paradoxo, pois me sinto conservador, mas não quero nada disso conservado (queria mais era que toda essa gente mudasse pra Coréia do Norte ou lugar pior)
Eu sou reacionário, mas não sou bolsonarista. Esse termo inclusive tem vários significados para diferentes ideologias, notadadamente liberais e comunistas.
Me fez pensar no Estado de Israel.
Algo radicalmente novo, que foi implantado à força e repentinamente.
Talvez, se houvesse um desolvolvimento natural de um Estado na região, haveria equilíbrio e harmonia entre os habitantes.
No império otomano existia um certo nível de paz e harmonia na região, com a queda do império se iniciou-se uma bola de neve desastrosa.
Esse começo eu achei que era coaching.
Sou racional
Aula sensacional, bom seria se tivéssemos mais professores assim
Só fiquei esperando a resposta de "extrema direita" e não abordado KKKK
A única vez que vejo isso ser usado é por isso esquerdistas querendo usar essa palavra para taxar e xingar alguém
O vídeo é desmonetizado se ele fala isso, olha o título
O paulo cruz descreveu Bolsonaro e o bolsonarismo. Nunca foi conservador.
Ts
"Professor "você gosta Edgar allan poe ?
Quem eram os ditadores ?
Depende: para alguns assuntos sou conservador, para outros revolucionário.
Por exemplo:
Sou revolucionário na saída do Lula, tem q tirar este merd@ o quanto antes.
Agora na economia sou conservador,
nos costumes imobilista cada um estrague sua vida como quiser.
Ainda sou reacionário nas músicas e arte quero voltar aos anos 80 e sair desta M de funk
Concordo com quase tudo que descreveste, sobre tudo em relação a saída desse pulha do poder. Mas no caso dos costumes, sou reacionário. Entendo que a pessoa deve ser livre em sua vida individual, mas o problema é quando se unem em grupos militantes do identitarismo, por exemplo.
@@herculesmatheusderwisz7486 Bom ponto, o problema é q é sua vida, não da para mexer nos costumes de todo mundo para seguir uma norma, por exemplo um conservador aqui no BR é diferente de um conservador no estado islâmico, em alguns pontos até pode haver convergência porém imagino que no mais importante são opostos, não creio em uma unificação nos costumes, por isso sou imobilista, se vc crê que uma vaca é sagrada e aquilo faz parte do seu costume ok continue, só precisa definir por lei oq é o seu espaço e não invadir, por isso sou conservador na questão da propriedade privada, e no direito a legítima defesa. No caso de “grupos” não tem como evitar isso, estes grupo não tendo financiamento público, e nem poderes de estado, podem existir livremente, vou até mais longe, deveria existir “bares e locais, segregacionistas” (exemplo: bar só para corinthianos, ou bar só para negros, ou brancos) ter o direito de se reunir em grupos e ninguém ter direito de dizer quem pode ou não entrar. Isso lembra uma história triste da humanidade, porém as pessoas se apegaram as partes tristes deste período e esqueceram que tem individualidade, hj um trans quer invadir o espaço individual de uma igreja cristã (lugar de trans é onde ele quiser etc, porém ele está indo totalmente contra todos os princípios daquilo) ou seja na minha visão seu lugar é onde estão pessoas que pensam e agem dentro dos seus valores. Isso funciona para tudo (imigrantes, trabalho, religião etc)
@@menezes8139 Mais uma vez, concordo com tudo isso, inclusive com a existência de grupos fechados que só segue quem deseja identifica com a proposta. O problema é quando certos grupos querem se impor a toda sociedade. Um exemplo é a adoção do "todes" por ministérios do atual governo. Creio que parou devido a repercussão negativa. Em relação a igrejas e religiões religiões geral, que por lei não podem se imiscuir em iqestoes de estado por este ser laico, da mesma forma o estado não pode interferir em assuntos internos da religião. Digo isto, pois no Reino Unido gays recorrem a suprema corte para obrigarem as igrejas a celebrarem seu casamento. Aqui no Brasil, parlamentares queriam promulgar uma lei proibindo a leitura de trechos da Bíblia que falam de Homossexualidade, o que iria contra a liberdade religiosa. Sem falar no "politicamente correto", que na verdade é censura.
@@herculesmatheusderwisz7486 São coisas diferentes, uma coisa é existir grupos gays, negros e outros, oque sou favorável, e outra é interferir no estado, assim como existi lei que impede a religião de tomar certas decisões, deveria existir para estes grupos, eu acredito q só de acabar com financiamento gringo há ONG, e com grana pública já resolve, pois não teriam tanto poder. Agora pensando no geral não dá para impedir que exista estes grupos. Concordo com vc que costumes precisam ser discutido (discutido e não imposto "tem q ser assim, e .") cada um tem q ter o direito de fazer oque bem entender (dentro da lei) e discutir isso com a população, tipo existe lei de costumes aqui no BR q são muito boas como a do aborto, a pessoa pode abortar, desde q prove q vai causar algum risco a vida da mãe ou o bb vá nascer sem cérebro ou q houve abuso, acho q todas as leis de costumes deveriam seguir este modelo de meio termo, (tipo é gay? quer casar?, case. mais não pode impor nenhuma igreja, nem empresa). Por isso acho q nos costumes sou bem moderado, quem quiser ficar na putaria q fique, e quem quiser casar q case, e cada pai escolhe qual educação dar.
Sou de direita nao gosto de extremo
Caramba, professor Paulo Cruz sempre muito bem, massssssss não está legal esse formato, a música de fundo parece de filme porno dos anos 90, o cenário estranho, a poltrona antiga.
Realmente não ficou legal
Que malabarismo pra justificar o conservador. Conservador conserva não só valores e cultura, mas o status social das elites. Quando ele critica o reacionário, na verdade critica tbm o conservadorismo. O estado absolutista era extremamente conservador, só com as revoluções burguesas pôde mudar a estrutura social e econômica.