Estou com duvida na NR-35 Anexo III Escadas , item 4.1.3 e 4.2.2 escada como meio de acesso para alturas de ate 5 metros? Essa escada deve ser fixa e segura porque dispensa APR e proteção individual.
Boa noite gostaria de saber se e só o eletricista que tem direito de garantir seu 30 por cento o todo funcionário que que trabalha acima de 2 m de altura
O instrumento de treinamento tbm tem que fazer a reciclagem no treinamento
4 роки тому
Olá Gilson! Obrigada pela pergunta. Os instrutores precisam sempre estarem atualizados e antenados na atualização das normas, mais na NR não tem nenhum exigência de treinamento de reciclagem para o instrutor.
Top Gena! Uma dúvida quanto a anuência para o trabalhador, existe um padrão de informações na anuência para o empregado que trabalha em altura?
4 роки тому+1
Olá Samila! Obrigada pela pergunta. A Norma não define um padrão de informações sobre a anuência do colaborador para trabalho em altura. A única exigência da norma é que a empresa mantenha o cadastro atualizado da anuência de cada colaborador, ou seja, cada empresa define a sistema de anuência que irá utilizar e as informações que irá colocar neste cadastro de anuência. É importante lembrar que a anuência é algo dinâmico, portanto como deve estar sempre atualizado, sugiro que use algo simples, por exemplo vinculo a anuência ao treinamento de reciclagem e monitore com uma planilha ou algo do gênero.
Gena, sobre a Análise de Risco no trabalho em altura, precisa ser atualizado periodicamente ou faz-se no início da atividade a penas? Se já tenho essa análise de Risco no PGR da empresa, precisa mantê-la arquivada separadamente também? Como deve ser feito essas APR? Na empresa que comecei trabalhar agora existe trabalho em altura, mas não tem uma rotina específica. Tem dias que tem, outros não. Tem dias que acontece mais de uma vez no dia... não tem uma rotina exata.
3 роки тому
Olá Ritelandia! Excelente a sua pergunta. A APR deve refletir a realização da atividade, portanto, deve contemplar os riscos e medidas de controle para evitar acidentes e exposições na atividade de trabalho em altura. Se as atividades de trabalho em altura são comuns sempre ocorrem da mesma forma, não há necessidade de ficar atualizando. Sugiro que pelo menos a cada 3 meses você dê uma olhada para ver se ocorreu alguma alteração e ai atualizada, caso não ocorram mudanças, passe a verificação para a cada 4 ou 6 meses, lembrando que isso é somente sugestão, não é obrigatório. Mesmo tendo esta analise no PGR, você precisará ter um documento em campo que comprove que os colaboradores conhecem e tem a informação sobre os riscos a disposição.. Entendo se inviável você disponibilizar cópias do PGR em todas as frentes de serviço. Tenha um ótimo dia. Abraços.
Para subir no tanque de uma carreta precisa usar cinto? Para ficar sobre o guarda corpo da carreta, mesmo sem linha de vida é obrigatório o uso?
3 роки тому+3
Olá Anna! O cinto de segurança com talabarte deve se utilizado para qualquer trabalho em altura, ou seja, trabalho acima de 2 metros de altura, quando há risco de queda. Lembrando que não adianta utilizar o cinto de segurança com duplo talabarte, se não há um sistema de linha de vida para que o colaborador fique ancorado. No caso que você esta me descrevendo, se existe o guarda corpo, ele já é um EPC para evitar a queda, ou seja um proteção, neste caso não há necessidade do uso do cinto de segurança. Pense assim, se na cobertura dos prédios tem guarda corpo, é necessário usar cinto de segurança para permanecer no local? Claro que não, porque existe guarda corpo justamente para que as pessoas não se aproximem do parapeito do prédio, no caso do caminhão, ocorre o mesmo. Somente ressalto que o guarda corpo, precisa seguir as NBRs de construção e projeto. Agora um exemplo onde há necessidade de uso de EPI, um caminhão carregado de pranchões de madeira, o colaborador irá fazer o descarregamento, ficará a mais de 2 metros de altura do nível do piso, o caminhão não tem guarda corpo, neste caso, será necessário colocar no caminhão uma linha de vida provisória e o colaborador precisará utilizar cinto com trava queda. Tenha uma ótimo dia.
Olá Gena, dando uma olhada na NR 35, item 35.2.1.b) especifica que tem que fazer análise de risco mas não obriga a APR, poderia fazer outro tipo de análise com outros métodos..eu não encontrei, poderia me ajudar? Obrigada pela atenção!
3 роки тому
Aialla, obrigado por assistir nossos videos! A análise de risco é similar a APR, por precisa ser feita antes da execução das atividades contemplando os itens do item 35.4.5.1. Para serviços rotineiros a análise de risco pode ser contemplada no procedimento operacional.
Tenho muita dificuldade com técnicos de ar condicionados, pois NUNCA tem pontos de ancoragem para eles trabalharem com segurança e eles sempre me perguntam como solucionar isso. Eu não sei como responder essa dúvida de forma definitiva e satisfatória. Obs: A NR 35 tbm não dá conta.
4 роки тому+2
Olá Thiago! Obrigada pela sua pergunta. Ter pontos de ancoragem são obrigatórios pela norma. Entendo que tem algumas estruturas antigas que não possuem, porém é necessário fazer a instalação. Dependendo da situação, claro que é necessário avaliar, pode ser usado plataforma elevatória.
Acredito bastante
Gostei muito deste video, é bastante esclarecedor e instrutivo.
Boa tarde a tds Gilson Mogi das Cruzes SP Parabéns pelo vídeo
Olá Gilson!
Obrigada.
Ótima semana.
Gostei do vídeo mi ajudou bastante
Bzcana saber que temos ótimos profissionais neste segmento da SST
Olá Gilson!
A cada dia os profissionais de SMS vem se reinventando e compartilhando conhecimento.
Obrigada por acompanhar o nosso canal.
Posso usar a cinta de içamento de carga como cinta de ancoragem.
Estou com duvida na NR-35 Anexo III Escadas , item 4.1.3 e 4.2.2 escada como meio de acesso para alturas de ate 5 metros? Essa escada deve ser fixa e segura porque dispensa APR e proteção individual.
PERFEITA
Sua explicação e ótima obrigado
Boa tarde a tds Gilson Mogi das Cruzes Sp
Olá Gilson!
Obrigada por acompanhar o nosso canal.
Precisa de nr35 para trabalhar "dentro "dos apartamentos assentando revestimento cerâmico?
Trabalho em uma empresa que deu certificado para mim assinar NR35 mas nunca me deu o treinamento, trabalho sempre em altura muitas vezes acima de 10M
Boa noite gostaria de saber se e só o eletricista que tem direito de garantir seu 30 por cento o todo funcionário que que trabalha acima de 2 m de altura
Parabéns👏👏👏👏
Olá!
Obrigada.
Admiro muito seu trabalho ❤️ você é muito fera kk
Olá Pedro!
Obrigada pelos elogios.
Estou buscando sempre compartilhar mais conteúdo.
Tenha uma ótima semana.
Amei essa é uma aula pra mim
Olá Lipian!
Obrigada por acompanhar o nosso canal e pelo comentário.
Tenha um ótimo dia.
Abraços.
Obrigado, muito bom seus vídeos.
Olá Gilnei!
Obrigada pelo comentário e por acompanhar o nosso canal.
Forte abraço.
bom dia, sou sst em uma mineradora de calcario, poderia me ajudar co dds diferenciado
O instrumento de treinamento tbm tem que fazer a reciclagem no treinamento
Olá Gilson!
Obrigada pela pergunta.
Os instrutores precisam sempre estarem atualizados e antenados na atualização das normas, mais na NR não tem nenhum exigência de treinamento de reciclagem para o instrutor.
@ boa noite
Obrigado por ter respondido
Terminei o curso de TST faz mais de 1 ano e ainda não tive a chance de trabalhar com isso...tenho tanta vontade de aprender..obrigada pelo vídeo.
Top Gena! Uma dúvida quanto a anuência para o trabalhador, existe um padrão de informações na anuência para o empregado que trabalha em altura?
Olá Samila!
Obrigada pela pergunta.
A Norma não define um padrão de informações sobre a anuência do colaborador para trabalho em altura.
A única exigência da norma é que a empresa mantenha o cadastro atualizado da anuência de cada colaborador, ou seja, cada empresa define a sistema de anuência que irá utilizar e as informações que irá colocar neste cadastro de anuência.
É importante lembrar que a anuência é algo dinâmico, portanto como deve estar sempre atualizado, sugiro que use algo simples, por exemplo vinculo a anuência ao treinamento de reciclagem e monitore com uma planilha ou algo do gênero.
Gena, sobre a Análise de Risco no trabalho em altura, precisa ser atualizado periodicamente ou faz-se no início da atividade a penas? Se já tenho essa análise de Risco no PGR da empresa, precisa mantê-la arquivada separadamente também? Como deve ser feito essas APR?
Na empresa que comecei trabalhar agora existe trabalho em altura, mas não tem uma rotina específica. Tem dias que tem, outros não. Tem dias que acontece mais de uma vez no dia... não tem uma rotina exata.
Olá Ritelandia!
Excelente a sua pergunta.
A APR deve refletir a realização da atividade, portanto, deve contemplar os riscos e medidas de controle para evitar acidentes e exposições na atividade de trabalho em altura. Se as atividades de trabalho em altura são comuns sempre ocorrem da mesma forma, não há necessidade de ficar atualizando. Sugiro que pelo menos a cada 3 meses você dê uma olhada para ver se ocorreu alguma alteração e ai atualizada, caso não ocorram mudanças, passe a verificação para a cada 4 ou 6 meses, lembrando que isso é somente sugestão, não é obrigatório.
Mesmo tendo esta analise no PGR, você precisará ter um documento em campo que comprove que os colaboradores conhecem e tem a informação sobre os riscos a disposição.. Entendo se inviável você disponibilizar cópias do PGR em todas as frentes de serviço.
Tenha um ótimo dia.
Abraços.
Para subir no tanque de uma carreta precisa usar cinto?
Para ficar sobre o guarda corpo da carreta, mesmo sem linha de vida é obrigatório o uso?
Olá Anna!
O cinto de segurança com talabarte deve se utilizado para qualquer trabalho em altura, ou seja, trabalho acima de 2 metros de altura, quando há risco de queda.
Lembrando que não adianta utilizar o cinto de segurança com duplo talabarte, se não há um sistema de linha de vida para que o colaborador fique ancorado.
No caso que você esta me descrevendo, se existe o guarda corpo, ele já é um EPC para evitar a queda, ou seja um proteção, neste caso não há necessidade do uso do cinto de segurança.
Pense assim, se na cobertura dos prédios tem guarda corpo, é necessário usar cinto de segurança para permanecer no local? Claro que não, porque existe guarda corpo justamente para que as pessoas não se aproximem do parapeito do prédio, no caso do caminhão, ocorre o mesmo. Somente ressalto que o guarda corpo, precisa seguir as NBRs de construção e projeto.
Agora um exemplo onde há necessidade de uso de EPI, um caminhão carregado de pranchões de madeira, o colaborador irá fazer o descarregamento, ficará a mais de 2 metros de altura do nível do piso, o caminhão não tem guarda corpo, neste caso, será necessário colocar no caminhão uma linha de vida provisória e o colaborador precisará utilizar cinto com trava queda.
Tenha uma ótimo dia.
Maravilha Gena, grata pela atenção!👏🏾👏🏾👏🏾🤩
👍👍👍
Olá Esdras!
Obrigada pelo comentário.
Tenha uma ótima semana.
Olá Gena, dando uma olhada na NR 35, item 35.2.1.b) especifica que tem que fazer análise de risco mas não obriga a APR, poderia fazer outro tipo de análise com outros métodos..eu não encontrei, poderia me ajudar? Obrigada pela atenção!
Aialla, obrigado por assistir nossos videos! A análise de risco é similar a APR, por precisa ser feita antes da execução das atividades contemplando os itens do item 35.4.5.1. Para serviços rotineiros a análise de risco pode ser contemplada no procedimento operacional.
Tenho muita dificuldade com técnicos de ar condicionados, pois NUNCA tem pontos de ancoragem para eles trabalharem com segurança e eles sempre me perguntam como solucionar isso.
Eu não sei como responder essa dúvida de forma definitiva e satisfatória. Obs: A NR 35 tbm não dá conta.
Olá Thiago!
Obrigada pela sua pergunta.
Ter pontos de ancoragem são obrigatórios pela norma.
Entendo que tem algumas estruturas antigas que não possuem, porém é necessário fazer a instalação.
Dependendo da situação, claro que é necessário avaliar, pode ser usado plataforma elevatória.