O fato é que quanto mais dinheiro você ganha maior é sua importância na sociedade, e pra ser importante na sociedade é preciso Conhecimento, não só conhecimento técnico mas interpessoal..
Sou um admirador do trabalho do Pondé há alguns anos, e digo sem sombre de dúvidas, que ele me influenciou muito na minha carreira acadêmica, até a minha escolha pela docência em Filosofia. Parabéns Pondé pelos seus comentários inteligentes e que fogem desta onda politicamente correta!
Meu namorado não tem dinheiro, mas tem um conhecimento incrível, ele sózinho busca se apronfundar em músicas, livros, cultura, coisas sobre arte etc... Ele compõe, pinta, faz poema. Tem um senso crítico admirável... falo com toda a pronfundidade e verdade, nunca conheci alguém tão interessante. Já namorei homens ricos, mas todos eles passaram, era comuns e semelhantes á todas as pessoas. Mas este se mostrou diferente. Por tanto dinheiro é fundamento, mas o conhecimento é a única coisa que ninguém tira de você, e muitas vezes lhe faz se tornar único!
Danilo Rodrigues mas não basta apenas ela o valorizar, tem que ser uma coisa recíproca, aposto que ele não se interessaria por uma mulher mais velha, e com filhos. Não é tão difícil assim gente, acho que vocês estão procurando nos lugares errados. eu e meu namorado mesmo, nos conhecemos em uma livraria, geralmente as pessoas procuram em app ou em festas, assim realmente as chances de só aparecer digamos que o que não presta são bem grandes.
Carlos Boettcher uma dica, vá à lugares mais culturais e barzinhos alternativos, conheço algumas amigas que são exatamente assim como eu, valorizam o conteúdo. E ao invés de procurarem homens com dinheiro, procuram, homens que gostam de teatro, cinema, também ao invés de ir para festas vazias gostam de livraria. Tudo vai do ambiente que procuras!
Dinheiro resolve problemas, e realizar é resolver problemas, felicidade é saber que pode escolher que tipo de problemas quer resolver! Dinheiro pode comprar sim, conhecimento e conhecimento pode se transformar em dinheiro!
Pondé não é tempo perdido, é coerente, maduro e racional. Tenho percebido que para ele não se trata de direita ou esquerda, etc; mas se as coisas fazem ou não fazem sentido. Gosto de acompanha-lo, sempre é um aprendizado. Hoje em dia tem poucos conteúdos úteis nos meios de comunicação. Além disso, falar a verdade ou basear seus argumentos em fatos históricos, leva ao ódio, pois, ou você se submete ou terá problemas. O Pondé parece não ligar para isso, pois prefere manter a coerência, independentemente do custo. Parabéns pela sua trajetória e seu trabalho.
Muito esclarecedor! Tive que abandonar grupo de pesquisa, assim como vida acadêmica para trabalhar 40hs. Logo o dinheiro se tornou algo de real necessidade, e por sua vez o conhecimento um artigo de luxo. Agora me resta ostentar meu título de mestre com bolsa conceito 6, assim como leituras casuais de Henri Bergson por vaidade. Enfim o dinheiro se tornou o requisito de sobrevivência.
Uma vez que não se tem nem um nem outro, o conhecimento se torna mais necessário. Após certa base de conhecimento, o dinheiro se torna mais necessário pela potencialização que proporciona as ações guiadas pelo conhecimento. Se tornando o dinheiro o objetivo fim desse processo.
Essa capacidade de imparcialidade do Pondé é a melhor. Ele consegue fazer a análise de qualquer assunto, por mais complexo que seja, sem deixar que preconceitos ou involuntárias impressões pessoais influenciem na resolução final
Tem um que é melhor que dinheiro e conhecimento: a Sabedoria. Com sabedoria você consegue muito dos outros dois, além de muitas outras coisas muito melhores.
Eu concordo com todas as colocações, inclusive do fato de ter dinheiro e ter conhecimento não serem aspectos conflitantes. O ponto é que muitas vezes a pessoa consegue muito dinheiro e nem por isso busca, ou passa a buscar, conhecimento, dando preferência à bens materiais, que é o que ela sentia falta quando não tinha dinheiro.
Para não dar muito trabalho, basta ter os dois. Se bem que conhecimento ajuda a ter dinheiro, ter dinheiro, para quem já nasce em berço de ouro, ajuda a ter conhecimento. Eu escolho os dois, tanto que lutei muito para conseguir um trabalho melhor para ganhar mais e consequentemente fazer muita coisa da minha vida, incluisive adquirir conhecimento.
O dinheiro é também pro seu próprio consumo. Viver bem, de forma confortável e sem grandes preocupações, viajar e adquirir ainda mais conhecimento. Dinheiro é muito mais do que mostrar pros outros. Dinheiro é liberdade.
Meu avô só sabia escrever o nome e construiu um império na área de carpintaria. Já meu tio fez 3 faculdades e está desempregado. Resumindo ; o dinheiro deu a meu tio 3 formações academicas mas 3 formações academicas n deram a ele o dinheiro. 😂😂😂 Eu dou risada c a matemática da vida 😂
A maioria dos políticos não tem formação escolar e ficaram ricos . Os políticos botam pessoas formadas para fazer o serviço que eles não sabem pq mal sabem ler e fica com mérito e com a fortuna .
É preciso conhecimento para ter dinheiro , e ter dinheiro para ampliar o conhecimento . É necessário ter dinheiro para ter experiências e ter conhecimento sobre elas , E é necessário não ter dinheiro para ter planejamentos e ter experiências pata aumentar seu conhecimento
É disso q eu to falando! Conhecimento bem aplicado gera dinheiro, dinheiro bem aplicado gera conhecimento. Porem é mais facil perceber a necessidade de se aplicar o conhecimento quando nao se tem dinheiro, do que perceber a necessidade de se ampliar intelectualmente quando ja se tem o dinheiro e o conforto (temporario).
Nem um nem outro, pois a filosofia percebe uma amostra da realidade muito grande, como que fosse mais fácil compreender o momento como um livro imenso, diferentemente do título, a história em si é muito grande para ser armazenada rapidamente, com a questão do dinheiro ou do conhecimento, nós nos vemos dentro de um problema que será que foi predicado o suficiente?
Concordo com o filósofo. O dinheiro é uma das ferramentas para o alcance do conhecimento. Não adianta ter vontade de estudar e não ter condições financeiras. O dinheiro paga escolas, cursos, livros e viagens! Infelizmente a educação pública não traz chances de se obter um vasto conhecimento...
Eu concordo com Pondé .Tudo que ele falou é verdade . Entretando o dinheiro é super importante para conquistar a sabedoria ... Muitos sábios , foram de fato ricos ... realmemte depende muito do caso ... Porém dinheiro move o mundo .
Pode considerar também um encontro entre as duas coisas. A partida vai depender da situação atual de cada um. O que tem dinheiro de encontro ao conhecimento e que tem conhecimento de encontro ao dinheiro ou o que garantirá o ganho dele. É só um ponto de vista. Considero Pondé um mestre!
Com dinheiro se consegue conhecimento, mas com conhecimento também se consegue dinheiro, se esta for sua intenção. Mas se fosse colocar na balança o conhecimento é sem dúvidas mais importante, tanto é que existem muitas pessoas ricas mas pobres de conhecimento.
É isso aí.... Surreal... O dinheiro é importante diante os valores que as pessoas só pensam nisso e lhe dão valor.... O dinheiro e conhecimento são válidos
Acho que é melhor ter inteligência de saber quando transformar dinheiro em conhecimento e vice versa. Se não tiver dinheiro então vá atrás do conhecimento e num dado momento oportuno transforme em dinheiro e vice versa e ad infinitum. Ótimo o vídeo parabens...
Conhecimento e a chave do sucesso, com conhecimento e sabedoria ate a pior das besta vai longe, dinheiro e passageiro. Se eu poder escolher entre dinheiro e conhecimento, sem sobra de duvida eu escolheria Conhecimento. apesar que o mundo hoje não e dos que sabem muito mas sim dos que aprendem fácil
Precisamos dos dois, porém mais do conhecimento para termos um senso de realidade e não achar que tendo DINHEIRO não haverá mais FRUSTRAÇÕES na vida, pois a vida é um sopro cheio de emoções e causas totalmente fora do nosso controle, ainda que sejamos milionários, não compreendendo isso, seremos amargos! Às vezes as pessoas se decepcionam com o dinheiro quando vê que não pode resolver os problemas mais sérios!
Sabedoria. Teria o suficiente para ter conhecimento. Já tive força de fome de vontade de ter dinheiro. Consegui. Mas junto perdi a minha saúde física, mental, psicológica e o pior, senti minha essência morrendo e quase todo o dinheiro que consegui foi gasto com cuidados médicos. Sou grato pelo que aconteceu e de ter uma segunda chance para saborear cada momento com mais carinho e generosidade aos outros e a mim mesmo. "Quando a cabeça não pensa o corpo morre."
Gostaria de complementar um pouco este vídeo. Acredito eu que o importante é ter: conhecimento, dinheiro e contatos(networking). Conhecimento, pois nunca é demais obter conhecimento. Dinheiro, pois em um sistema capitalista ele é necessário. E contatos, pois se você pode fazer trocas de favores(me refiro a favores lícitos) você não precisa gastar o seu dinheiro para obter algumas coisas.
Muito bem lembrado amigo. Inclusive esse pensamento compõe o próprio livro do Professor Olavo " O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota ". Muito bem!
Pondé muito legal seus vídeos, busco sempre assisti-los pois eles falam de conteúdos de extrema relevância para todos, parabéns! Aproveitando o gancho do seu tema, eu gostaria de saber de você se acha que é possível construir vínculos verdadeiros de amizade e amor por intermédio do dinheiro, obrigado.
Pra mim é tudo muito relativo, não tenho aonde cair morto, mas minha vida é norteada em buscar o conhecimento desde sempre. Por outro lado conheço muitas pessoas quem tem dinheiro e não sabem fazer o "Ó" com a quina do côco. N ão tem como medir qual o mais importante.
O dinheiro não traz a disposição necessária para acumular o conhecimento. Ter dinheiro pode te dar muitas possibilidades de conhecer, mas o saber demanda um esforço e o dinheiro, como um facilitador ou complicador, te dá infinitas possibilidades de se desviar do verdadeiro conhecimento, construído ao longo dos anos, muitos deles sem dinheiro e mais focado.
Até parece que o conhecimento é algo disponível e acessível a qualquer um, bastando a vontade que o escolhe ou rejeita. É claro que é burrice subestimar a importância fundamental do dinheiro, mas ainda se trata de um tipo de aquisição mais universal, por incrível que pareça, do que o conhecimento.
O conhecimento só não é melhor do oque o dinheiro, pq vivemos em um sistema que está em busca apenas do lucro. se o sistema fosse sobre compartilhamento de conhecimento união e coletividade ex: cada um produzir o seu e compartilhar o dinheiro não seria importante pq o foco seria o conhecimento e não o lucro.
Deep Web me ajudou mt, lá tem mt livro que tu nunca acha na internet convencional, mas ainda assim falta muita coisa, pirataria não resolve nada, só tem livro muuuito famoso, ou livro que não agrega nada...
A questão é o que voce ira fazer com seu conhecimento e o que voce ira fazer com seu dinheiro, assim se pode concluir com mais chance de acerto, o que seria mais importante para cada um, a final temos incontáveis exemplos de individuas que arruinaram suas vidas por ter dinheiro e outros que ficaram loucos ou anti social a ponto de perder o sentido da vida, por nao saberem o que fazer com o conhecimento e sua infinidade...
Pondé e seu pensamento refinado e sofisticado . Eu sempre questionei aquela frase clichê de que dinheiro não trás felicidade. Sempre achei inconclusiva e coisa de gente ressentida . A pergunta seria melhor se fosse ter dinheiro é garantia de felicidade? Se assim fosse , gente rica nunca precisaria de psiquiatria, nunca teria depressão , por exemplo. O oposto ao clichê seria : E pobreza trás felicidade? Obrigado Pondé
é o mesmo que dizer que "dinheiro não traz felicidade" - TRAZ SIM, e se for SABIAMENTE utilizado com certeza trará muita cultura e conhecimento. Agora, é possivel ter certo conhecimento sem dinheiro, basta MUITA boa vontade de buscar esses conhecimentos da melhor forma, como na internet por exemplo, que se muito bem utilizada é um portal para todo o resto. Eu acredito na sabedoria do ser humano: ou ele a tem ou não a tem. Com ou sem dinheiro, é algo muito mais profundo do ser que independe mas certamente é algo restrito a poucos - muito poucos.
Como já dizem por aí, "se você quiser ter dinheiro, então estude sobre o dinheiro". Pq realmente tem muita gente que tem diversos "canudinhos" debaixo do braço, só para ter um pouquinho a mais de dinheiro no final do mês . Infelizmente!
Trivalência em uma imagem. Para quem fez a pergunta, o dinheiro. Para o respondedor, livrar-se do tédio. Para quem assiste, o conhecimento. - Ei... Esqueceu da dúvida... - não havia dúvidas!
Pondé, sempre concordo muito com os seus pontos de vista, você é sempre ponderado, e explora as idéias pelos mais variados lados antes de dar a conclusão. Mas nesse vídeo específico (e talvez seja o primeiro) eu discordo um pouco da análise como um todo. Acho que você esqueceu de explorar o papel que o dinheiro representa na cabeça de quem fez a pergunta. Talvez o entendimento de dinheiro seja super valorizado (dado o cenário em que vivemos). Nesse sentido o conhecimento pode livrar a mente dessa urgência exacerbada por dinheiro, e aflorar o pensamento de que a sabedoria não necessariamente te ajuda a ter mais dinheiro, mas a depender menos dele e enxergar a vida sobre outras perspectivas. Porém sim, concordo com muito com o que você disse de que o conhecimento precisa de recursos para ser desenvolvido. Mas em uma análise final, ainda fico com o conhecimento hehe! Parabéns pelo bom trabalho e por sempre explorar as idéias por diferentes linhas de pensamento. Abraço!
Boa noite Pondé!Eu direi que o conhecimento é mais importante que o volume metal.Visto que dinheiro, não necessariamente promove o encontro com conhecimento. Não estamos com isto demonizando o dinheiro,porque a utilidade do dinheiro é importante desde que ele promove a produção,o bem estar,a qualidade de vida para uma maioria,caso contrário,muito dinheiro,como vimos campeando gera pouco trabalho e muita especulação no mercado financeiro,promovendo a moeda,mas oprimindo e precarizando pautas sociais que promovam o bem em diversos setores e direções.Alem do que o conhecimento, é um tipo de riqueza que não se esgota ,que promove como dissestes o crescimento interno e externo.Tambem,ainda analisando pode-se tirar tudo de um Homem,o dinheiro, bens imóveis,esposa, filhos, carros, jóias,etc no entanto,o conhecimento nunca lhe será tirado fica como patrimônio da alma imortal,que somos todos nós.E isto,de que somos Espíritos Imortais,se constitui uma verdade,mesmo que não aceites ,assim como o processo das reencarnações sucessivas objetivando levar o Ser a Relativa Perfeição,pois a Perfeição absoluta é Deus.Nesmo que nele não acredites. Só que sim,dentro de nós todos há uma ânsia,por acreditar no Amor na sua essência mais purificada, grandiosa e perfeita,que resplendente como o mais potente Sol. E verdade,que saímos um pouco do assunto conhecimento x dinheiro.Mas término dizendo que o primeiro tras uma satisfação que não sacia,e o segundo não compra nem mesmo a Saúde de forma ampla (física, emocional, Espiritual) E aí a gente logo lembra a assertiva do grande filósofo Sócrates, que disse:"Eu só sei que nada sei".O conhecimento adentra o infinito de possibilidades,coisa que o vil metal não alcança.Hehehe..., Fraterno Abraço 🙏🇧🇷☀
A questão é que quem perde dinheiro e não tem o conhecimento não recupera o dinheiro, mas quem tem o conhecimento pode até perder dinheiro, mas por causa do conhecimento ele recupera.
Fato que é dinheiro, você paga cursos, estuda nas melhores faculdades, tem mais acesso a muitas coisas, etc
Não quer dizer nada ter $,acesso a tudo isso e não saber usufruir da forma correta.
@@pizzaetalmarmitariaecantin8801 Sim, por isso Pondé não fez tal distinção
Por isso que eu gosto do Pondé! Pés no chão ao tratar das coisas! Sem fantasiar demais, franco, reto, simples!
"E quando você tem conhecimento, você pode chegar a ter dinheiro, dependendo de como você usa esse conhecimento" - Pondé empreendedor
Charles Kazdin Hahahahahahaha
O fato é que quanto mais dinheiro você ganha maior é sua importância na sociedade, e pra ser importante na sociedade é preciso Conhecimento, não só conhecimento técnico mas interpessoal..
Sou um admirador do trabalho do Pondé há alguns anos, e digo sem sombre de dúvidas, que ele me influenciou muito na minha carreira acadêmica, até a minha escolha pela docência em Filosofia. Parabéns Pondé pelos seus comentários inteligentes e que fogem desta onda politicamente correta!
Meu namorado não tem dinheiro, mas tem um conhecimento incrível, ele sózinho busca se apronfundar em músicas, livros, cultura, coisas sobre arte etc... Ele compõe, pinta, faz poema. Tem um senso crítico admirável... falo com toda a pronfundidade e verdade, nunca conheci alguém tão interessante. Já namorei homens ricos, mas todos eles passaram, era comuns e semelhantes á todas as pessoas. Mas este se mostrou diferente. Por tanto dinheiro é fundamento, mas o conhecimento é a única coisa que ninguém tira de você, e muitas vezes lhe faz se tornar único!
Clarissa Sca Acho que você está apaixonada rsrsrs.
Danilo Rodrigues mas não basta apenas ela o valorizar, tem que ser uma coisa recíproca, aposto que ele não se interessaria por uma mulher mais velha, e com filhos. Não é tão difícil assim gente, acho que vocês estão procurando nos lugares errados. eu e meu namorado mesmo, nos conhecemos em uma livraria, geralmente as pessoas procuram em app ou em festas, assim realmente as chances de só aparecer digamos que o que não presta são bem grandes.
Carlos Boettcher uma dica, vá à lugares mais culturais e barzinhos alternativos, conheço algumas amigas que são exatamente assim como eu, valorizam o conteúdo. E ao invés de procurarem homens com dinheiro, procuram, homens que gostam de teatro, cinema, também ao invés de ir para festas vazias gostam de livraria. Tudo vai do ambiente que procuras!
Danilo Rodrigues tomara que encontre, porém em app é mais difícil de achar pessoas com carácter, claro que tem! Mas é mais difícil.
Se não tiver que bancar ele pra sempre, tudo certo...
Excelente Pondé! 👏🏻👏🏻👏🏻
Eu acredito que temos que ter os dois.
Tô cansada de ter pouco dinheiro. Já estou experimentando essa dor.
estamos juntos nessa...
Tb...
Sempre muito bom ouvir o ponde
Dinheiro resolve problemas, e realizar é resolver problemas, felicidade é saber que pode escolher que tipo de problemas quer resolver! Dinheiro pode comprar sim, conhecimento e conhecimento pode se transformar em dinheiro!
Portanto, use seu conhecimento para ganhar dinheiro. Gere valores para as pessoas e ganhe com isso. ❤
Pondé não é tempo perdido, é coerente, maduro e racional. Tenho percebido que para ele não se trata de direita ou esquerda, etc; mas se as coisas fazem ou não fazem sentido.
Gosto de acompanha-lo, sempre é um aprendizado.
Hoje em dia tem poucos conteúdos úteis nos meios de comunicação.
Além disso, falar a verdade ou basear seus argumentos em fatos históricos, leva ao ódio, pois, ou você se submete ou terá problemas.
O Pondé parece não ligar para isso, pois prefere manter a coerência, independentemente do custo.
Parabéns pela sua trajetória e seu trabalho.
Muito esclarecedor! Tive que abandonar grupo de pesquisa, assim como vida acadêmica para trabalhar 40hs. Logo o dinheiro se tornou algo de real necessidade, e por sua vez o conhecimento um artigo de luxo. Agora me resta ostentar meu título de mestre com bolsa conceito 6, assim como leituras casuais de Henri Bergson por vaidade. Enfim o dinheiro se tornou o requisito de sobrevivência.
Uma vez que não se tem nem um nem outro, o conhecimento se torna mais necessário. Após certa base de conhecimento, o dinheiro se torna mais necessário pela potencialização que proporciona as ações guiadas pelo conhecimento. Se tornando o dinheiro o objetivo fim desse processo.
Os dois são importantes, mas já dizia minha avó: "Dinheiro, casa, carro; tudo isso pode ser tirado de você; mas, não o conhecimento. "
e se bater a cabeça no meio fio e esquecer de tudo?
@@pedroj.8013 mas nesse caso é só aprender tudo de novo kkkk
@@pedroj.8013 bom a riqueza não cura Alzheimer k
Alzheimer
*@Luis Felipe Pondé...🎩♣️🎩GRANDE!!! LUIS FELIPE PONDÉ🌠🎩🎁 Feliz Natal e um próspero ano Novo Bjs!🎩♣️🎩♣️👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻*
Essa capacidade de imparcialidade do Pondé é a melhor. Ele consegue fazer a análise de qualquer assunto, por mais complexo que seja, sem deixar que preconceitos ou involuntárias impressões pessoais influenciem na resolução final
Tem um que é melhor que dinheiro e conhecimento: a Sabedoria. Com sabedoria você consegue muito dos outros dois, além de muitas outras coisas muito melhores.
Dinheiro compra opções de conhecimento.
depende da hora.
com um filho doente é o dinheiro, no meio de raposas é melhor o conhecimento
Juliana Gil Uma mulher sabia...
Falou tudo
Juliana Gil 👏👏👏👏👏👏👏👏
Uau, melhor frase! Gamei!
Amei ❤
O duro é ser inteligentinho e duro.
Eu concordo com todas as colocações, inclusive do fato de ter dinheiro e ter conhecimento não serem aspectos conflitantes. O ponto é que muitas vezes a pessoa consegue muito dinheiro e nem por isso busca, ou passa a buscar, conhecimento, dando preferência à bens materiais, que é o que ela sentia falta quando não tinha dinheiro.
Bom dia mestre Dr Luiz Felipe Pondé, esse tema é de tal maneira que atinge muitos aspectos. Muito bom. Paiva - Salvador -Bahia.
Ruim é não ter os dois!. Mas se...
Gosto muito do Pondé , tenho muita admiração e respeito pela pessoa dele.
Para não dar muito trabalho, basta ter os dois. Se bem que conhecimento ajuda a ter dinheiro, ter dinheiro, para quem já nasce em berço de ouro, ajuda a ter conhecimento. Eu escolho os dois, tanto que lutei muito para conseguir um trabalho melhor para ganhar mais e consequentemente fazer muita coisa da minha vida, incluisive adquirir conhecimento.
Sabia que ele daria uma resposta assim!! Sempre depende das situações de cada um. E tenho aprendido que equilíbrio faz parte da vida em tudo.
É sempre uma delícia ouvir suas reflexões
Mandou bem pondér
O bom é ter os dois com muita saúde, cheio de Pseudo amigos.
Para seu próprio consumo, vale o conhecimento; para as impressões alheias sobre você é preciso ter dinheiro.
Profundo 😌
O dinheiro é também pro seu próprio consumo. Viver bem, de forma confortável e sem grandes preocupações, viajar e adquirir ainda mais conhecimento. Dinheiro é muito mais do que mostrar pros outros. Dinheiro é liberdade.
Falou isso em seu livro 4:19 filosofia para corajosos inclusive queria que fosse autografado pois esse livro mudou minha forma de viver!
Meu avô só sabia escrever o nome e construiu um império na área de carpintaria. Já meu tio fez 3 faculdades e está desempregado. Resumindo ; o dinheiro deu a meu tio 3 formações academicas mas 3 formações academicas n deram a ele o dinheiro. 😂😂😂
Eu dou risada c a matemática da vida 😂
Triste, pois não é porque o sujeito fez 3 faculdades que ele tem conhecimento, o sujeito pôde ter estudado errado toda a vida e nem sabia...
Na verdade o burro da história era você mesmo, pois fazer faculdade não é sinônimo de sabedoria, e às vezes é até sinal de burrice.
A maioria dos políticos não tem formação escolar e ficaram ricos . Os políticos botam pessoas formadas para fazer o serviço que eles não sabem pq mal sabem ler e fica com mérito e com a fortuna .
É preciso conhecimento para ter dinheiro , e ter dinheiro para ampliar o conhecimento .
É necessário ter dinheiro para ter experiências e ter conhecimento sobre elas ,
E é necessário não ter dinheiro para ter planejamentos e ter experiências pata aumentar seu conhecimento
É disso q eu to falando! Conhecimento bem aplicado gera dinheiro, dinheiro bem aplicado gera conhecimento. Porem é mais facil perceber a necessidade de se aplicar o conhecimento quando nao se tem dinheiro, do que perceber a necessidade de se ampliar intelectualmente quando ja se tem o dinheiro e o conforto (temporario).
Fabio Gonçalves 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Moises Pereira C é o bixão hein doido!
se você não tem dinheiro, busca o conhecimento para obter.aí, com dinheiro, você amplia conhecimentos!
Nem um nem outro, pois a filosofia percebe uma amostra da realidade muito grande, como que fosse mais fácil compreender o momento como um livro imenso, diferentemente do título, a história em si é muito grande para ser armazenada rapidamente, com a questão do dinheiro ou do conhecimento, nós nos vemos dentro de um problema que será que foi predicado o suficiente?
Bons amigos, conhecimento e dinheiro para manter o escencial de sobrevivência é riqueza.
Concordo com o filósofo. O dinheiro é uma das ferramentas para o alcance do conhecimento.
Não adianta ter vontade de estudar e não ter condições financeiras.
O dinheiro paga escolas, cursos, livros e viagens!
Infelizmente a educação pública não traz chances de se obter um vasto conhecimento...
Maravilhoso 💕AMOR e LUZ 💕
resumo: tudo tem de ter equilíbrio!
Pondé eu voto no 04:49, definiu muito bem a minha resposta.
Ponde vc é o melhor
Eu concordo com Pondé .Tudo que ele falou é verdade .
Entretando o dinheiro é super importante para conquistar a sabedoria ... Muitos sábios , foram de fato ricos ... realmemte depende muito do caso ... Porém dinheiro move o mundo .
Pode considerar também um encontro entre as duas coisas. A partida vai depender da situação atual de cada um. O que tem dinheiro de encontro ao conhecimento e que tem conhecimento de encontro ao dinheiro ou o que garantirá o ganho dele. É só um ponto de vista. Considero Pondé um mestre!
Pondé faz um sobre os possíveis "maldições do conhecimento"
Com dinheiro se consegue conhecimento, mas com conhecimento também se consegue dinheiro, se esta for sua intenção. Mas se fosse colocar na balança o conhecimento é sem dúvidas mais importante, tanto é que existem muitas pessoas ricas mas pobres de conhecimento.
É isso aí.... Surreal... O dinheiro é importante diante os valores que as pessoas só pensam nisso e lhe dão valor.... O dinheiro e conhecimento são válidos
O conhecimento é inconhecivel caro amigo!!
Acho que é melhor ter inteligência de saber quando transformar dinheiro em conhecimento e vice versa. Se não tiver dinheiro então vá atrás do conhecimento e num dado momento oportuno transforme em dinheiro e vice versa e ad infinitum. Ótimo o vídeo parabens...
Conhecimento e a chave do sucesso, com conhecimento e sabedoria ate a pior das besta vai longe, dinheiro e passageiro. Se eu poder escolher entre dinheiro e conhecimento, sem sobra de duvida eu escolheria Conhecimento. apesar que o mundo hoje não e dos que sabem muito mas sim dos que aprendem fácil
Precisamos dos dois, porém mais do conhecimento para termos um senso de realidade e não achar que tendo DINHEIRO não haverá mais FRUSTRAÇÕES na vida, pois a vida é um sopro cheio de emoções e causas totalmente fora do nosso controle, ainda que sejamos milionários, não compreendendo isso, seremos amargos! Às vezes as pessoas se decepcionam com o dinheiro quando vê que não pode resolver os problemas mais sérios!
Perfeita análise
Sabedoria.
Teria o suficiente para ter conhecimento.
Já tive força de fome de vontade de ter dinheiro. Consegui. Mas junto perdi a minha saúde física, mental, psicológica e o pior, senti minha essência morrendo e quase todo o dinheiro que consegui foi gasto com cuidados médicos.
Sou grato pelo que aconteceu e de ter uma segunda chance para saborear cada momento com mais carinho e generosidade aos outros e a mim mesmo.
"Quando a cabeça não pensa o corpo morre."
É isso aí , muito bom Pondé !
O bom é ter dinheiro e conhecimento. Assim você pode aproveitar mais a vida.
Pouco me importa o que o pondé diz. Muito mais interessante e revelador é ler a resposta de vcs.
Gostaria de complementar um pouco este vídeo. Acredito eu que o importante é ter: conhecimento, dinheiro e contatos(networking). Conhecimento, pois nunca é demais obter conhecimento. Dinheiro, pois em um sistema capitalista ele é necessário. E contatos, pois se você pode fazer trocas de favores(me refiro a favores lícitos) você não precisa gastar o seu dinheiro para obter algumas coisas.
O conhecimento é mas importante pra mim
Porra Pondé nota 1000 para a sua aula!
Brilhante!!
Inteligente é Ser o Ciclo da prosperidade conjunta.
Pondé o que voce acha da astrologia? E que dia você nasceu? bjssss! gosto muito de você!
Eu quero ter os dois ponde!rs
Esli Silva Hahahahahahaha
Complementação.
"Brasileiro é o único povo no mundo que quer ser rico primeiro e inteligente depois" - Olavo de Carvalho.
Marcelo Galindo falou o astrólogo charlatão
Edu silva falou vc, que não criticou a frase, nem ao menos refletiu sobre ela, mas, simplesmente, atacou o autor da mesma.
Muito bem lembrado amigo. Inclusive esse pensamento compõe o próprio livro do Professor Olavo " O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota ". Muito bem!
@@edusilva5764 e vc um mero Silva que fala mal dos outros...
Disse o estadunidense...
Esse cara é muito inteligente !
Heverton GAMEPLAY concordo
Pondé muito legal seus vídeos, busco sempre assisti-los pois eles falam de conteúdos de extrema relevância para todos, parabéns! Aproveitando o gancho do seu tema, eu gostaria de saber de você se acha que é possível construir vínculos verdadeiros de amizade e amor por intermédio do dinheiro, obrigado.
Pra mim é tudo muito relativo, não tenho aonde cair morto, mas minha vida é norteada em buscar o conhecimento desde sempre. Por outro lado conheço muitas pessoas quem tem dinheiro e não sabem fazer o "Ó" com a quina do côco. N ão tem como medir qual o mais importante.
O dinheiro não traz a disposição necessária para acumular o conhecimento. Ter dinheiro pode te dar muitas possibilidades de conhecer, mas o saber demanda um esforço e o dinheiro, como um facilitador ou complicador, te dá infinitas possibilidades de se desviar do verdadeiro conhecimento, construído ao longo dos anos, muitos deles sem dinheiro e mais focado.
Assunto muito interessante, indico a leitura deste ótimo livro: As 10 Principais Diferenças Entre os Milionários e a Classe Média
Smith, Keith Cameron
Os dois são importantes, mas nenhum são mais importantes que a vida e saúde
Mente Humana ❤️
Gostei Pondé!
Porque o conhecimento gera muitas coisas
O dinheiro move o mundo e até para se obter conhecimento ele é necessário pois sem ele apenas sobreviver importa e isso é do conhecimento de todos.
Pondé faz um video sobre as motivações para uma pessoa sem do contra se impor contra tudo
Ser “” kkk
Até parece que o conhecimento é algo disponível e acessível a qualquer um, bastando a vontade que o escolhe ou rejeita. É claro que é burrice subestimar a importância fundamental do dinheiro, mas ainda se trata de um tipo de aquisição mais universal, por incrível que pareça, do que o conhecimento.
O conhecimento só não é melhor do oque o dinheiro, pq vivemos em um sistema que está em busca apenas do lucro. se o sistema fosse sobre compartilhamento de conhecimento união e coletividade ex: cada um produzir o seu e compartilhar o dinheiro não seria importante pq o foco seria o conhecimento e não o lucro.
Só de lembrar o preço de todos os livros que eu deveria ter comprado na faculdade, dinheiro é melhor.
Infelizmente, nada supera a sensação de ter o livro fisicamente na tua mão...
Natan quem dera a pirataria suprisse
Deep Web me ajudou mt, lá tem mt livro que tu nunca acha na internet convencional, mas ainda assim falta muita coisa, pirataria não resolve nada, só tem livro muuuito famoso, ou livro que não agrega nada...
Luiz Felipe Hahahahhahahah com certeza!
Sou desse segmento. O material físico e muitíssimo bem
aaa eu amo esse cara
A questão é o que voce ira fazer com seu conhecimento e o que voce ira fazer com seu dinheiro, assim se pode concluir com mais chance de acerto, o que seria mais importante para cada um, a final temos incontáveis exemplos de individuas que arruinaram suas vidas por ter dinheiro e outros que ficaram loucos ou anti social a ponto de perder o sentido da vida, por nao saberem o que fazer com o conhecimento e sua infinidade...
Pondé e seu pensamento refinado e sofisticado . Eu sempre questionei aquela frase clichê de que dinheiro não trás felicidade. Sempre achei inconclusiva e coisa de gente ressentida . A pergunta seria melhor se fosse ter dinheiro é garantia de felicidade? Se assim fosse , gente rica nunca precisaria de psiquiatria, nunca teria depressão , por exemplo. O oposto ao clichê seria : E pobreza trás felicidade? Obrigado Pondé
O saber erudito racional.
Todavia, precisamos também de: viver em um país desenvolvido, ter incentivos, ter saúde e, por fim, ter dinheiro.
reflexão incrível.
GENTE EU ADORO ESSE CARA DEMAIS DA CONTA
é o mesmo que dizer que "dinheiro não traz felicidade" - TRAZ SIM, e se for SABIAMENTE utilizado com certeza trará muita cultura e conhecimento. Agora, é possivel ter certo conhecimento sem dinheiro, basta MUITA boa vontade de buscar esses conhecimentos da melhor forma, como na internet por exemplo, que se muito bem utilizada é um portal para todo o resto. Eu acredito na sabedoria do ser humano: ou ele a tem ou não a tem. Com ou sem dinheiro, é algo muito mais profundo do ser que independe mas certamente é algo restrito a poucos - muito poucos.
Dinheiro não traz felicidade, mas ajuda muito a ter uma vida mais digna e com qualidade.
Como já dizem por aí, "se você quiser ter dinheiro, então estude sobre o dinheiro". Pq realmente tem muita gente que tem diversos "canudinhos" debaixo do braço, só para ter um pouquinho a mais de dinheiro no final do mês . Infelizmente!
Pondé, te admiro muito , gostaria muito de lhe conhecer.
Trivalência em uma imagem.
Para quem fez a pergunta, o dinheiro.
Para o respondedor, livrar-se do tédio.
Para quem assiste, o conhecimento.
- Ei... Esqueceu da dúvida... - não havia dúvidas!
Pondé, sempre concordo muito com os seus pontos de vista, você é sempre ponderado, e explora as idéias pelos mais variados lados antes de dar a conclusão. Mas nesse vídeo específico (e talvez seja o primeiro) eu discordo um pouco da análise como um todo. Acho que você esqueceu de explorar o papel que o dinheiro representa na cabeça de quem fez a pergunta. Talvez o entendimento de dinheiro seja super valorizado (dado o cenário em que vivemos). Nesse sentido o conhecimento pode livrar a mente dessa urgência exacerbada por dinheiro, e aflorar o pensamento de que a sabedoria não necessariamente te ajuda a ter mais dinheiro, mas a depender menos dele e enxergar a vida sobre outras perspectivas. Porém sim, concordo com muito com o que você disse de que o conhecimento precisa de recursos para ser desenvolvido. Mas em uma análise final, ainda fico com o conhecimento hehe! Parabéns pelo bom trabalho e por sempre explorar as idéias por diferentes linhas de pensamento. Abraço!
Triste é quando não tem nenhum dos dois.
Na verdade o equilibrio é a perfeição.
Quero ter os dois. Isso é mais sensato!
Boa noite Pondé!Eu direi que o conhecimento é mais importante que o volume metal.Visto que dinheiro, não necessariamente promove o encontro com conhecimento. Não estamos com isto demonizando o dinheiro,porque a utilidade do dinheiro é importante desde que ele promove a produção,o bem estar,a qualidade de vida para uma maioria,caso contrário,muito dinheiro,como vimos campeando gera pouco trabalho e muita especulação no mercado financeiro,promovendo a moeda,mas oprimindo e precarizando pautas sociais que promovam o bem em diversos setores e direções.Alem do que o conhecimento, é um tipo de riqueza que não se esgota ,que promove como dissestes o crescimento interno e externo.Tambem,ainda analisando pode-se tirar tudo de um Homem,o dinheiro, bens imóveis,esposa, filhos, carros, jóias,etc no entanto,o conhecimento nunca lhe será tirado fica como patrimônio da alma imortal,que somos todos nós.E isto,de que somos Espíritos Imortais,se constitui uma verdade,mesmo que não aceites ,assim como o processo das reencarnações sucessivas objetivando levar o Ser a Relativa Perfeição,pois a Perfeição absoluta é Deus.Nesmo que nele não acredites. Só que sim,dentro de nós todos há uma ânsia,por acreditar no Amor na sua essência mais purificada, grandiosa e perfeita,que resplendente como o mais potente Sol. E verdade,que saímos um pouco do assunto conhecimento x dinheiro.Mas término dizendo que o primeiro tras uma satisfação que não sacia,e o segundo não compra nem mesmo a Saúde de forma ampla (física, emocional, Espiritual) E aí a gente logo lembra a assertiva do grande filósofo Sócrates, que disse:"Eu só sei que nada sei".O conhecimento adentra o infinito de possibilidades,coisa que o vil metal não alcança.Hehehe..., Fraterno Abraço 🙏🇧🇷☀
conhecimento é tudo na vida é ótimo para se conformar.
Conhecimento talvez não faça você ficar rico,porem uma vida confortável certamente você terá.
Gostei estou fazendo um trabalho.o professor mandou asistir esse vídeo e comentar vou todos os vídeos.
Pondé ti amooooo!!!
Pra mim é mais importante é o dinheiro, pois com ele vce viaja, ler muito mais etc.
Ferramenta que trás mais conhecimento.
Os dois são importantes. Acho melhor o equilibrio entre os dois.
A questão é que quem perde dinheiro e não tem o conhecimento não recupera o dinheiro, mas quem tem o conhecimento pode até perder dinheiro, mas por causa do conhecimento ele recupera.
Obrigado pelo video