A Stara que é uma empresa 100% brasileira sediada em Não Me Toque, RS desenvolveu uma tecnologia de zero amassamento, onde a plantadeira deixa um rastro sem plantar, onde futuramente irão passar os pneus do pulverizador. Isso traz uma economia de sementes e um custo menor no final do plantio, sem desperdício.
Um pequeno comentário sobre motor a combustão alimentando motor eletrico: No setor de mineração o conceito de motores diesel ou até mesmo gasolina gerando energia para motores elétricos é usado a mais de 50 anos e é o melhor custo beneficio para larga escala atualmente em inúmeros maquinários. Basta lembrar que os primeiros tratores para uso realmente agrícolas surgiram por volta de 1890, e eram bem simples mesmo, apenas arraste de implementos rústicos... Todos mundo os considerava inadequados, lentos e inúteis ja que varios implementos dependiam de manuseio de pessoas embarcadas sobre os implementos e pessoas abastecendo caldeiras no próprio trator, Muita gente envolvida e muito custo era o que todos pensavam! Pois bem mesmo assim o tratores foram ganhando força e só quase 30 anos depois que surgiu o conceito de TDP(tomada de potencia, ou PTO em ingles), que transmitia potencia do carro trator para o implemento com uma espécie de cardam ou correa, dando inicio assim aos primeiros implementos mecanicanizados intercambiáveis o que realmente revolucionou a agricultura como um todo... Assim os tratores poderiam operar inumeros implementos mecanizados usando o mesmo padrao... Veja bem, o "trator a vapor" ja existia muito anos antes até mesmo em outros fins... Porem algo simples criado anos depois que fez a grande mudança e expandiu seu uso. As pessoas tem que entender que essa maquina é um CONCEITO! É uma tentativa de um novo produto, um novo conceito para plantio(muita automação envolvida por vir pelo jeito) e principalmente um ideia de "canivete suiço"/tudo em um! Não devemos trata-la como algo pronto na indústria global para ser comercializada em larga escala, a tentativa de PRECIFICAR algo fora de seu tempo/ou um conceito não é bem assim, muita coisa é desenvolvida e aprimorada com anos de experiência. E os custos? Sao mitigados quando tecnologias avançam e manufatura de certos componentes se tornam mais populares que outros. Entendo seus pontos mas discordo sobre julgar a tecnologia ao ponto de dizer que vai ser abandonada em 10 anos? Pensar nela somente baseado na aplicação local(o brasil) hmmm??? Um titulo melhor então pro seu video seria assim: "Porque a NEXAT não funcionaria no Brasil hoje??? Opnião" Sobre problemas de rastros e sobre plantio nao é minha area isso eu desconheço, Mas realmente muito legal seu video.
Sim, o trator a vapor quando foi lançado tinha vários problemas como vc citou, e precisou evoluir muito, (e sobre a tdp, é uma vdd e uma mentira, sim a tdp é muito importante, mas existe vários implementos que nem utilizam a tdp ainda hoje em dia, vc pode pesquisar no UA-cam tem o canal América rural onde eles utilizam tratores de mais de 600cv e esses tratores são comprados sem tdp, só usa a força do arrasto e das bombas hidráulicas), voltando aos tratores a vapores, eles tinham vários defeitos, mas eram mais fortes do que os bois, que eram utilizados na época para plantar e manejar a roça. Meu maior ponto é que muitos canais que não são relacionados ao agro estão falando que essa máquina é o futuro sem saber nada sobre plantio/colheita, eu vim aqui apresentar outro ponto de vista; sobre custos, sim uma tecnologia nova maioria das vezes vai ser mais cara e não tem problema, mas ela tem que entregar algo a mais. Vc disse q esse algo a mais é ser um canivete suíço, que faz tudo, mas daí eu te explico com um trator simples, vc tbm consegue plantar, pulverizar e colher, existem já implementos para fazer tudo isso, só que vale muito mais a pena para grandes fazendeiros comprar um trator grande só para plantar, um pulverizador para pulverizar e uma colheitadeira para colher, pq essas máquinas fazer tudo com "perfeição".
E agora vi que não respondi sobre os motores elétrico e a diesel, sim a várias máquina que utilizam os dois tipos de motores(principalmente utilizados para economia de combustível), agora no Brasil tmb o Civic utiliza esse princípio, mas o ponto é que no caso desse trator ele vai ficar muito pesado, e como citei no vídeo possivelmente ele vai atolar com facilidade pq ele não consegue distribuir seu peso em uma grande área, no vídeo eu comparo o trator fendt para vc ter uma ideia, q um trator com um motor parecido vem de fabrica com 8 pneus para poder distribuir melhor o peso e tracionar com o mínimo de estrago na terra.
@@comofuncionajean Amigo eu introduzi o TDP para explicar que o TRATOR em si nao foi a "grande invenção" da agricultura, pois tração mecanizada ja existia... Desde area militar, transporte e outros enfim.... O sistema de transmissão de força que veio anos depois junto com o trator e passou a mecanizar INUMEROS implementos que antes só funcionavam com força motriz humana embarcada ou motorização individual no implemento tornando mais caro ainda... Do ponto de vista usabilidade e inovação: o TDP sim, ISSO popularizou a mecanização da agricultura. Entende o ponto agora? Como voce citou existem até mesmo outros modelos hoje que dispensam o tomadas de força... Foi apenas um exemplo; o que eu quero dizer com isso? Grandes inovações e tecnologias surgem assim, você nao pode condenar algo em fase de CONCEITO, pois os problemas que surgem e as soluções criam as inovações... Essa máquina não é industrializada e vendida ainda(e sinceramente pode nem vir ser), mas dela pode surgir algo inovador para outro tipo de aplicação ou até mesmo em 10 anos alguns lugares prefiram por x razoes usar 10 maquinas "autônomas" nesse padrão do que manter uma grande equipe, infraestrutura e inúmeros implementos. Eu nao tenho como saber isso, nem voce em 10 anos... Enfim meu unico argumento aqui para você é esse; você não pode precificar ou condenar algo a frente do seu tempo(algo conceitual) como um produto finalizado comparando-o a apenas sua realiade/tempo... A propria empresa adimite que ela esta melhorando o produto (eu fui olhar alguns materiais da marca eles sao bem exagerados)... Voce até mostra que tem uma no brasil testando... Mais ou menos assim(agora vou viajar um pouco, mas vou ser amplo), hoje eu tenho um celular em meu bolso com milhares de vezes mais capacidade de comunicação, armazenagem e processamento de dados que o primeiro foguete mandado ao espaço décadas atrás por exemplo. Hoje eu pago 2-5mil(talvez um pouco mais kkkk) reais por um produtos desses... Você acha mesmo que todos BILHOES de dólares gastos por essass empresas e até mesmo governos no passado para desenvolver essas tecnoligas refletem no preço do meu aparelho hoje? E TODAS as tecnologias la atras foram criadas especificamente para nós termos o produto final hoje "o celular"? Muitas coisas foram criadas para um proposito mas melhor aplicado para outro... Necessidades novas surgiram... Produtos novos surgiram pra atende-las.
@@comofuncionajean Só uma correção: Voce cita que tratores nao possuem TDP mas usam sistemas hidráulicos... Cara eu posso ter me expressado mal. Mas quando eu falei em TDP nao é o engate em si de tomada de força nescessariamente. Mas sim o conceito(industrial) de transmissão de força entre um conjunto mecanico auto propelido em um implemento aparte. Em ingles é PTO algo assim... Um exemplo um caminhão que tem um implemento basculante usa um equipamento hidraulico para basculamento correto? bomba, pistão em fim... Porem o acionamento dessa bomba pode ser via PTO... Exemplo um Scania pode ter uma PTO diretamente na caixa de cambio para tocar um implemento como uma bomba hidráulica que aciona o pistão do conjunto. Isso é um PTO(TDP em portugues). Power take off. Pegar parte da força de um auto propelido(trator ou nao) e converter em outra força(motriz, hidráulica, eletrica) para um implemento ou componente aparte. Desculpe se causei alguma confusão no exemplo que dei no primeiro comentario.
O principal fator ao idealizar o projeto foi justamente a compactação, que é diferente do amassamento, a máquina passa pelo mesmo rastro em todas as operações separando a lavoura em área de trilho e área cultivável, no modo convencional geralmente 40 por cento da área é compactada pelos pneus, isso em todos os processos, com a nexat é apenas 5 por cento, então o foco da máquina é rentabilidade e não rendimento, o projeto ainda tem várias questões mas de fato será o futuro da agricultura, produzir mais em uma área menor
só existe rentabilidade se houver rendimento amigo! um não existe sem o outro, essa maquina também está sendo criticada lá fora pela sua falta de precisão na colheita e no plantio.
@@kelson99 rentabilidade não tem nada haver com rendimento, tem haver com o lucro por área e rendimento é simplesmente a quantidade de área, pode se realizar uma operação de alto rendimento que maneja 500 hectares por dia mas que no final da prejuízo
Boa noite meu amigo, estou acompanhando seu video na TV e escrevendo este comentário ao mesmo tempo, deixo claro que não quero criticar você ou ofender, é apenas a minha opinião. E acredito que vai ler e entender o meu lado. 1º Ponto : Você poderia ter dado os direitos das imagens do começo do video e nos minutos 2:27, 4:14, 6:00 ao Alexander do Canal Farm Rider que é o criador desse vídeo, eu acompanho ele desde 2016 e esse vídeo é onde ele fez uma viagem a Alemanha e gravou o NEXAT em ação por lá. Na verdade ele passou em várias regiões da Alemanha e está postando vídeos ainda dessa sua última viagem. Não estou obrigando você a fazer isso, mas ele é um jovem muito criativo e humilde, tem a minha idade (20 anos) e eu acredito que deu muito trabalho para ele fazer esse vídeo... Enfim vamos continuar. 2º Ponto : 0:31 Sobre o preço ser tão alto e praticamente inacessível para nós eu diria que é culpa da economia e a desvalorização da agricultura no Brasil, afinal é absurdo comparar o Real com o Euro, afinal na Europa as chances de ter uma máquina dessas são infinitamente maiores que aqui. 3º Ponto : 1:37 Mas em questão de comprar com o valor do NEXAT “Um trator, uma plantadeira, um pulverizador e uma colheitadeira completa que fazem tudo bem feito, enquanto a NEXAT faz tudo mal feito” eu realmente não entendi, o que o NEXAT faz mal feito ? 4º Ponto : 1:52 Sim, é sabido que a maioria dos agricultures brasileiros colocam a plantadeira atrás da colheitadeira para o plantio do safrinha, porque nós usamos o sistema de plantio direto, mas e na Europa ou no país de origem do NEXAT ? Eles usam o plantio direto ? 5º Ponto : 2:12 Sim, o NEXAT não planta em cima do próprio rastro, porém em contrapartida ele faz todas as operações sob o mesmo rastro. Ou você vai me dizer que “Um trator, uma plantadeira, um pulverizador e uma colheitadeira completa que fazem tudo bem feito” também usam o MESMO RASTRO para todas essas operações ? Eu acho que não. Na verdade a única coisa que o produtor perde nesse sistema de rastros únicos é 98% da compactação do solo. 6º Ponto : 2:45 “Sim, todo produtor sabe que o pulverizador mata ou derruba ou ainda enfraquece as plantas que passa por cima com o pneu” Amigo eu não sei como você acompanha o mercado brasileiro mas a Stara por exemplo tem a tecnologia do Zero Amassamento, que faz a plantadeira não plantar onde será o rastro do pulverizador, isso é uma tecnologia 100% brasileira. Não vem ao caso mas a J.assy e Trimble também tem o mesmo sistema, o que não é novidade. Hoje em dia não existe essa história de pulverizador matar plantas, afinal com a tecnologia moderna elas nem sequer existem nos seus rastros. 7⁰ Ponto : 3:13 Até hoje eu nunca vi vídeos de um NEXAT atolado, mas receio que você esteja levemente enganado sobre o peso dela cheio de grãos, afinal o NEXAT usa pneus de radias de alta flutuação que tem a função de ter maior área de contato com o solo, ou seja, maior contato é menos peso concentrado em um único lugar. Basicamente uma máquina duplada tem dois pneus finos comparados a um radial de alta flutuação, a área de contato deles é muito menor e é muito mais peso no solo. Só que melhor que pneus radias de alta flutuação são esteiras, que tem ainda mais área de contato, você já dever ter visto isso e o NEXAT também tem essa opção. O NEXAT sem dúvidas tem menos chance de atolar do que uma colheitadeira filipada. 8⁰ Ponto : 3:50 Neste vídeo que você colocou claramente percebemos que o NEXAT segue colhendo sem interrupções e sem atolar. 9º Ponto : Não entendi porque você crítica tanto a construção do NEXAT, cerca de 100 anos atrás quando surgiram os primeiros tratores as pessoas da época se vissem o NEXAT ficariam loucas em ver como tudo evoluiu com tanta tecnologia 10º Ponto : 5:27 Um grande exemplo de máquina única é o trator Norte Americano Big Bud de 1100 cavalos de potência que usa implementos fabricados apenas para ele, afinal eu não conheço nenhum outro trator com tanta potência assim. O que não é diferente do NEXAT que também usa implementos fabricados apenas para ele. 11⁰ Ponto : Entendo suas considerações finais, mas no seu vídeo o tempo todo você está comparando com o que temos no Brasil e isso é a parte ruim. Todos nós sabemos que é praticamente impossível comprar uma máquina dessas aqui, ela funciona muito bem na Europa, foi feita para os europeus, na verdade eu nem sei porque trouxeram para cá. E em 10 anos ela não vai deixar de existir por lá, isso eu te garanto. Espero que você tenha lido meu comentário aqui e por favor não apague, não tenho intenção nenhuma de criticar você ou ofender, apenas apresentei minha opinião. Embora eu ache que a sua ideia era só fazer um vídeo polêmico mesmo
Parabéns jovem! Muito bem colocado e embasados seus pontos de vista. A máquina NÃO FOI feita para o Brasil, logo não há por que compara-la com a nossa realidade.
1) Eles podem usar esteira ao inves de pneus para não atolar, 2) Sistemas elétricos são muito mais estaveis que mecanicos 3) Vc pode passar depois uma plantadeira estilo yanmar linha simples ou dupla para plantar nas linhas das rodas que não serão usadas para passar os defensivos 4) Trator 800 mil, Colheitadeira 3 milhões, Plantadeira 400 mil.... Acho que no fim pode sair só um pouco a mais 5) Funcionará no futuro sem operador nenhum Logo acho que em 10 anos se empresa ou patente for comprada por uma grande (JD, CNH, MF) tem tudo pra dar certo
Concordo com 99.9% do que foi dito, mas tem apenas uma coisa que voce pode estar errado, isso pode se tornar tendência, virar o padrão em um futuro, ao menos partes dele Algo que acredito que ira vir a acontecer é um motor a combustão tocando motores elétricos, vantagem disso? maior eficiência, menor poluição ja aviso que não entendo de maquinas agrícolas, entendo de mecânica automotiva, e vou me basear no que sei de mecânica automotiva para falar sobre isso o motor trabalha em diferentes faixas de rotação, o que em baixas rotações assim como altas tem maior desgaste e menor eficiência, apenas na faixa X de rotação ira entregar a maior potencia e menor consumo, se o motor for projetado para trabalhar apenas em uma faixa de rotação, ele vai ser ainda mais eficiente Motor elétrico é torque instantâneo, se bem feito é melhor que qualquer outro sistema de tração (falando de evitar atolamento) e permite maiores ângulos Ou seja, realmente esse trator é uma bomba, uma b.o tremendo, mas ele é mais conceitual, e ira ajudar a implementar novas tecnologias
Sim concordo com você nessa parte, a varias maquinas modernas que o motor a combustão é usado para gerar energia, isso acontece em praticamente todos os navios grandes e agora tem o caso do novo civic vendido no brasil que o motor a combustão dele serve somente para produzir energia elétrica, e oq move ele é o motor elétrico. Mas nesse caso o problema é que um trator tem que ter um equilíbrio ele não pode ser muito pesado nem muito leve, e com todos esses motores ele fica muito pesa entre outros problema. E outro problema de ser é que um trator geralmente tem que ser o mais eficiente possível e de fácil manutenção, se ele tem muitos componentes elétricos e equipamentos normalmente é mais fácil de dar problemas. E um trator é uma maquina de trabalho então vai bater, vai força entre outras coisas e ele tem que resistir.
A locomotiva é antiga e já funciona assim a anos, com motor diesel como gerador para os motores elétricos, e já temos vários tratores e equipamentos agrícolas assim!
motor a combustão tocando motor elétrico, tem 3 manutenção cara, o motor o gerador e os motores elétricos, acredito que o futuro será motor a combustão tocando bombas hidráulicas, e bombas hidráulicas tocando motores hidráulicos e pistões. um sistema hidráulico é mais barato de se construir e de se manter.
Aceita o futuro Adolf, tudo evolui, daqui alguns anos esse equipamento vai ser o topo de linha em comodidade, versatilidade e custo beneficio. Provavelmente tu vai ter uma opinião real quando tiver acesso a uma, não tem como opinar sobre algo sem ter conhecimento, acesso e experiência.
Os valores mencionados pro Fendt 1050 estão defasados, quando foi anunciado que seriam importados pro Brasil, o valor de lista ja era 3M hj estão acima 4,5M, o trator 1167 com esteiras de boracha tem valor inicial de 5M! O novo pulverizador Rogator tbm vai custar na faixa 4M! As colheidateiras Ideal 9T tbm 4M, as plantadeiras Momentum tbm estão acima 1,5M! Se vc olha esses valores, me pergunto se a plantadeira automotriz Uniplanter 500 da Jacto que ainda não entrou em série é a maior mentira, os valores é pra ficar acima dos 5 Milhões e é só uma plantadeira 😅😅😅!
Desculpa pelo erro do trator fendt 1050, quando pesquisei estava aparecendo o valor perto de 3,5 M, coloquei 3 M pq só tinha certeza de ser mais de 3 M, E em relação a plantadeira, colheitadeira e outros, não estava me referindo exatamente a essas maquinas da fendt, estava me referindo a maquina que desempenham a mesma função da Nexat com um preço muito menor, que pode comprar todas com o valor de um Nexat. Esse era meu ponto.
@@comofuncionajean Eu entendi seu ponto de vista, mas se informe o que é o sistema CTF (Control Traffic Farming), é muito usado na Australia onde só se faz uma safra utilizando plantio direto por ano em algumas regioes muito secas! A plantadeira Jacto Uniplanter 500 tbm utiliza um sistema de tracionamento por motor elétrico nas rodas com energia gerada por motor a Diesel!
@@I.D.007 Gosto muito da plantadeira jacto uniplanter 500 e acho q cada vez mais tratores híbridos vão ser o futuro, pq o hibrido economiza diesel, mas planta 100% da área enquanto a nexat menos q 95% esse é um dos principais ponto ruim dessa maquina, em relação a ser hibrido ou não não tem problema, desde que funcione.
@@comofuncionajean O que é mais inteligente, deixar os rastros ja no plantio ou plantar a area toda e depois perder as linhas amassadas, perdendo assim semente e adubo em vão, pra quem planta poucos hectares talvez não seja interessante, mas plante acima de mil hectares que será uma economia consideravel principalmente quando se fala em qualidade de grão de trigo, cevada e centeio em que as carreiras de plantio são bem pertos 👈👍!
@@I.D.007 Porém, a nexat pulverizando não irá precisar de todos os rastros que foram deixados no plantio, pois o barramento da parte de pulverização é bem mais largo que de plantio. Então discordo de vc, ela perde sim por deixar de plantar nos seus rastros. E hoje já temos tecnologias de desligamento de linha a linha nas plantadeiras, oq não traz benefício nenhum dessa nexat, pois já podemos deixar as linhas de pulverização prontas no plantio.
concordo com o posucionamento. mas as maquinas convencionais nao plantao 100% da area, tem a linda de pulverização isso é uma grande perda pra nos, pois se tem o gasto com o plantio e depois o pulverizador vem e amassa essas plantas da linha, hoje em dia as plantadeiras estao começando a ter tecnilogia de desligar a linha de plantio na linha que o pulverizador passa mas nao sao todos produtores que ainda tem essa tecninogia, hoje no agro se perde bastante ainda com essas linhas de pulverização
sim o pulverizador estraga onde ele passa como citei no vídeo, mas é bem menos do que a nexat. E ainda eu sei que é poucos agricultores que usam pulverização aérea, mas com o avião não estraga a lavoura. E o futuro acredito que vai ser pulverização por drone, sei que já existe, mas ainda não serve para grandes aéreas de lavoura. quem sabe o futuro com drone maiores.
Faço engenharia mecanica discordo em partes a proposta da maquina vai ficar o conceito é muito bom talvez ela seja o orkut da vez... vai ter simplificações no Brasil talvez não vingue pelo alto custo de imposto que vai dobrar o custo de manutenção mas fora daqui e plantações em larga escala tipo EUA elas vão tomar conta isso é para megalavouras se tiver duas delas tocando trabalhando uma colhe e a outra planta para aplicar defensivo vai ser na metade do tempo kkk.... Problema é o Br não a maquina... é só delimitar o trilho en dois anos ja virou uma rodovia da maquina passar no mesmo lugar. Maquina atola em arroz não em terreno seco soja e com esteiras ainda...
O unico erro da análise é que "Nunca vai evoluir". Os problemas foram bem apontados. Resta saber se a plataforma permite fazer as melhorias pra resolver os problemas. Ex: plantadeira pode ser inserida atrás das rodas pra corrigir. Pneus estreitos podem ser usados: um na frente do outro, ou, não usar mais pra pulverizar, usando drones. Peso nas rodas: talvez tem que usar esteiras. Plantio simultanro a colheita: usar duas máquinas... Mas obrigado pela análise. Parabéns.
Gostei muito do seu comentário, esse nunca foi um erro ter falado, o certo seria pouco provável evoluir, pq isso, acredito ser um projeto já muito caro e necessita de grandes mudança, eles devem colocar a venda e ver o resultado, se o resultado for baixo, acredito que fica mais fácil eles encerrar o projeto e quem sabe criar um novo do que tentar arrumar esse projeto.
@@comofuncionajean concordo: a solução dos problemas talvez seja difícil. Mas vejo uma demanda por máquinas cada vez maiores, objetivando a redução do tempo. Uma coisa essa máquina veio pra revolucionar: ela é uma plataforma, e mil coisas podem ser inseridas nela. Ela pode ser alta o suficiente pra permitir o cultivo de duas culturas simultâneas, viabilizando o cultivo no meio de pomares, etc. É um outro nicho, e toda essa complexidade só se paga com novas estratégias.
Sim pode ser que não de defeitos, mas componentes melhores custam mais caro e ainda, quanto mais componentes e peças moveis, mais manutenção vai dar isso é regra. não quero disser que vai quebrar, mais vai ter mais manutenção.
Opa, então, um ponto interessante a se pensar é que, toda e todas máquinas, não importa marca ou modelo, vai dar manutenção algum dia, e esse fator sempre deve ser levado em conta, assim, essa máquina vai tem muitos componentes que precisam de revisão e troca com o tempo, muitos componentes que máquinas comuns não tem, oq aumenta o custo com certeza.
Aopa meu caro aonde você fez o seu curso de Técnico Agrícola/Agropecuária eu estou procurando aonde fazer! já sei do IF e Paula Souza tem mais algum lugar?!
Vídeo bem estruturado, no entanto conseguimos ver que hoje, na Bahia, nós já temos a primeira NEXAT vendida, produtor este que comprou já avisou que não será a única. Sendo assim visualizando de fora, acredito que a NEXAT é sim o futuro, mas para mega produtores. Principalmente porque atualmente os produtores estão em busca de produtos inovadores. Tocando no ponto de ser ''a maior mentira'', é apenas sensacionalismo para chamar atenção ao vídeo, pois de fato a NEXAT entrega tudo o que é proposto, todas as operações com apenas uma máquina. Lembrando que atualmente nós vemos outras marcas no mercado atribuindo este conceito de múltiplos implementos, a HORSCH, por exemplo, este ano nos apresentou a RO G 500, maquina 100% autonoma. Então vemos aqui que esse é o futuro.
é muita tecnologia embarcada em uma máquina muito pesada e pelo preço acredito que não será viável para o Brasileiro imagina o valor disso e o tanto de impostos que fazem parte do pacote sem conta a manutenção, até os pneus são exclusivamente para ela não pode usar qualquer pneu vendido em autopeças em fim. tem muita exclusividade e nesse caso acredito não irá fluir tão bem aqui no Brasil
Só vantagens, 95%da área sem compactação, amassamento da carreira de soja só pra criar doença; se o fazendeiro tem uma colhedora um trator e uma plantadora, possivelmente terá uma máquina dessa só pra colher e outra pra semear; o atolamento será mais difícil já que a tração é bem espaçada, (acho bem difícil ter um ponto de atolamento de 14 metros)e tem a vantagem da tração ser basculante,
Quando Nikola Tesla inventou a corrente alternada, um tal Thomas Edison disse que aquilo não tinha futuro, que era muito complexo e não oferecia nenhuma vantagem ao sistema de corrente contínua já estabelecido e mais confiável.... O resto é história.
um exemplo que ja existe e faz sucesso: Retro escavadeira não é uma boa escavadeira não é uma boa carregadeira (comparando maquinas do mesmo peso) muita peça móvel, muitos problemas e menor eficiência
fico feliz que gostou do vídeo, nesse vídeo vim trazer meu ponto de vista e os grandes problemas que tem essa maquina, mas dividiu opiniões nos comentários esse vídeo.
Acredito que o senhor foi muito critico e faltou inteligencia para citar melhorias em um sistema evolutivo, ou seja criticar defeitos depois de algo feito é facil, percebi bastante dor de cotovelo, próximo video apresente defeitos, melhorias a serem feitas e qualidades.
O rapaz é técnico agrícola mas pode estudar um pouco mais kkkk. A ideia é que está máquina no futuro trabalha autônomo. Tem muitos benefícios que trazem esta Nexat, mas não vou explicar aqui kkkk. Os invejosos não enxergam. Que fala mal hoje do Nexat amanhã poderá operando ele kkkk
Então explica já que vc é da área e entende mais, explica pq essa máquina mais cara, que planta 95% da área, é muito mais pesada, e sobre automação deixa eu te explicar, os tratores convencionais já são totalmente autônomos, vc poderia soltar eles que planta sozinho, mas tem uma parte que eles não te explicaram ainda, precisa de um operador para conferir se o plantio/pulverização/colheita está certa, isso por enquanto não tem sensor que faz tão bem quanto um operador. Mas volta daqui 10 anos e me cobra se eu estiver errado.
Mesmo mostrando os motivos que esse projeto nasceu morto tem gente que acha que estou errado, mas não dão motivos para eu estar errado, obrigado pelo seu comentário!
Fale por você! Eu ja encomendei 6 nexat... 2 vão colhendo, 2 vem plantando e 2 ja passa herbicida...... E encomendei um Big bud 747 pra tirar ela quando atolar, e se sair a bazuca nexat vou comprar também!!!! Kkkkkkkkkkkkk
Concordo plenamente contigo , pois imagina o cara colhendo e ai entra uma pedra na máquina vai arrumar técnico aonde para arrumar a máquina o cara perde até dois dias de colheita , ou talvez cada fazenda que tiver uma nexat tem que ter um técnico contratado na fazenda para caso aconteça algum imprevisto.
É realmente a nexat é uma ideia de girico e não vai dar certo até porque às fabricantes de tratores convencionais não vai aceitar uma máquina dessas ocupando seu espaço
Eu concordo com o que vc falou. Deixou a sua opinião. Mas como você mesmo disse, está em teste no Brasil, que tem uma agricultura totalmente diferente do país onde ela foi desenvolvida. Acredito que ela não se acabará, mas servirá de modelo para outras melhoradas que a substituirão.
Tecnologia tá aí aceita q dói menos 😅 essa máquina vai fazer sucesso em grandes áreas pode ter certeza.. manutenção todo equipamento tem até a bicicleta 🚲 🚲 equipamento top 🔝🔝 em barroca n vai mesmo... Tem q torcer pra tecnologia!! n fica parado no tempo com Tobata e trator velho 😂😂
A questao dos rastros da maquina, se for usados todo ano os mesmos rastros é positiva. O restante da lavoura praticamente nao tera compactação e a tração do equipamento vai ser otimizada, pq vai trabayem verdadeiras estradas. Lembrando que maquinas tradicionais tb amassam a lavoura...
Há 50 anos atrás.... Uma cilhritadeira ou um simples trator teve a, mesma aceitação.... Povo dizia q, não iria pra frente q isso só milionário vai ter.... Bem daqui a uns 10 anos volto aqui pra retornar a conversa....
Se fosse depender de custo de manutenção ainda estariamos produzindo com tração animal. Tudo que é inovador precisa fazer adequações, aperfeiçoamentos... Abre a mente, garanto que no proximo ano já teremos algumas operando no Brasil.
o problema não é só manutenção, quando os agricultores trocaram os bois pelo trator, não foi pq não gostavam dos bois e sim pq o trator tinha mais beneficios do que os bois, quando inventaram o iphone, ninguem comprou pq era um celular pior e sim pq era um celular melhor dos concorrentes, isso que estou tentando te explicar, essa máquina esta tentando revolucionar o mercado, mas tem vários defeitos, entre eles preço e manutenção; agora a pergunta que fica pra vc, pq voce compraria uma maquina mais cara e pior do que as máquina já consolidadas no mercado e que fazem tudo melhor do que a Nexat?
Nao se esqueçam de que Agricultura é uma indústria a CÉU ABERTO ok!!! A prudência é a mola do resultado. Clima,janelas de plantio, colheita nos leva a máquinas mais leves para operação. E viva os loucos, visionários 😂😂😂
O comentário deste indivíduo queimou esse implemento a empresa que produzil esse equipamento não gostou nem um pouquinho vai deixar de vender no Brasil 😂😂😂😂
Concordo quase que integralmente. Esse conceito na nexat extrapolou o limite do bom senso. Pode pedir pro 'Elon Mushein' colocar um motor de foquete, que toca uma mini usina nuclear, que aciona uma ventoinha atochada no rabo dum motor elétrico, que aciona um carneiro hidráulico da pqp .. não adianta, se o conjunto vai pesar mais que um bitrem carregado vai atolar bonito.
Concordo plenamente com vc , as peças de reposição vai ser um absurdo de cara , não agiliza em nada , a janela do plantio é bem curta , nas grandes fazendas essa máquina não vai funcionar
Concordo plenamente com vc, sou produtor e nao gosto muito dessas invenções ai como essa maquina do video, drones para pulverização, no caso do drone aqui esta custando mais de 200 mil, da pra comprar um uniporte usado. So minha opinião valeu 👍
@@fabriciomundim4606 Essa sua comparação não tem sentido nem um, você esta comparando uma invenção com uma inovação, são duas coisas bem diferentes, Invenção tem a proposta de trazer ao mundo algo que não existe, apenas isso, criar algo novo, sendo um requisito para patenteabilidade. A inovação surge com a melhoria de um produto, processo ou serviço já existente ou a criação de algo novo que seja absorvido pelo mercado e gere negócio. eles não inventaram um trator, não inventaram um pulverizador e não inventaram uma colheitadeira, existe já todas essas máquinas a vários anos, eles só estão tentando pegar oq já existe e fazer um novo modelo, mas a vdd é que essa maquina é muito ruim, você não quer aceitar e não consegue me explicar pq eu estou errado!
As empresas deveriam focar em fazer maquinas mais simples e eficientes, quanto menos manutenção e custo das peças menor melhor geringonças ultra modernas no final das contas não compensa nem para quem tem muito dinheiro
Sugiro voce dar uma pesquisa sobre maquinario de mineração... Ja que gosta de maquinário bruto... Na lavoura. Na mineração os maiores veículos/implementos são na sua maioria motores diesel abastecendo motores eletricos que sao MUITO superiores e confiveis e entregam mais potencia... 😉
Sensacional! Sensatez sem igual! É um verdadeiro peido! E a compactação do solo absurda por onde passa ela nos campos de lavouras???????!!!! Haaaaaaaã! É peido!
sim ele é muito pesado, da de perceber pelos vídeos e ainda olha quanto ele estraga a lavoura para manobra, tem partes no vídeos q da de perceber o estrago que ele faz para manobrar
Não entende muito pelo jeito… e além de que se trata de uma inovação, o futuro pode estar começando aí. Não desistimule pessoas ou empresas que tentam inovar, pois foi graças às 99% das ideias que deram erradas que hoje temos toda essas facilidades à disposição. Precisa apenas que 1% das inovações funcionem para progredirmos.
Não estou criticando inovação, pelo contrario torço sempre para produtos melhores e mais baratos. O meu ponto é que estão falando que a Nexat é o futuro e vai acabar com as maquinas tradicionais, eu só vim trazer todos os problemas que essa máquina tem, só isso nesse vídeo.
Quer uma máquina que faz tudo? TRATOR. Muitos agricultores ainda chamam colheitadeiras de "automotriz" pq antes delas existiam as rebocadas (poucas no brasil, geralmente eram as de milho aqui). Então com o trator se planta, se pulveriza e, obviamente com dificuldades de escala, se colhe! Sem essas de reinventar a roda
@@comofuncionajean por parte do público leigo ouve-se todo dia que vai começar até mesmo a terceira guerra mundial mas isso eh dito explicitamente pelos desenvolvedores? Talvez só substitua nas “melhores grandes áreas”. Tratores utilizados por pecuaristas tem menos tecnologia embarcada que na agricultura.
A quantos anos essa máquina está trabalhando fora do Brasil 😂 se tu não pode comprar não chora 😢😢 compra um depois fala tá dizendo lorota aí troxa parece bobo faz o teste depois fala que babaca
Nunca será uma máquina popular, porque além do preço o fazendeiro tem que possuir no mínimo duas para estar colhendo e plantando ao mesmo tempo , principalmente no Brasil que fazemos safrinha !
Na minha opinião, essa maquina é inviável sim. Mas devem estar aproveitando que os terraplanistas do aquecimento global estão dinheiro para torrar, afinal, é uma máquina "elétrica" 😂😂😂 Com dois motores diesel de 550 cv tocando essa geringonça toda 😂😂😂 Parece piada
é igual pato, faz tudo mas nao faz nada direito
Muito boa sua comparação, até vou fixar nos comentários.
Igual retro entao
retroescavadeira é basicamente isso ai
Falei isso semana passada!
Kkkk
Pensei a mesma coisa
Igual a um pato
Tem nadadeiras mas nao nada direito
Tem pés mas anda mal e nao concegue corre
Tem asa mas não voa
A Stara que é uma empresa 100% brasileira sediada em Não Me Toque, RS desenvolveu uma tecnologia de zero amassamento, onde a plantadeira deixa um rastro sem plantar, onde futuramente irão passar os pneus do pulverizador. Isso traz uma economia de sementes e um custo menor no final do plantio, sem desperdício.
Sim, a plantadeira não planta onde o pulverizador vai passar e muito menos o NEXAT, é praticamente a mesma ideia
Prefiro a tecnologia de zero amassamento com os pneus do pulverizador nas entrelinhas ou pulverização aérea, assim você não perde área de plantio
não adianta nada a stara desenvolver tecnologia e o pós venda das revendas ser péssimo
Aguardem a Nexat que a Stara ira lancar. Ja esta em desenvolvimento
Um pequeno comentário sobre motor a combustão alimentando motor eletrico: No setor de mineração o conceito de motores diesel ou até mesmo gasolina gerando energia para motores elétricos é usado a mais de 50 anos e é o melhor custo beneficio para larga escala atualmente em inúmeros maquinários.
Basta lembrar que os primeiros tratores para uso realmente agrícolas surgiram por volta de 1890, e eram bem simples mesmo, apenas arraste de implementos rústicos... Todos mundo os considerava inadequados, lentos e inúteis ja que varios implementos dependiam de manuseio de pessoas embarcadas sobre os implementos e pessoas abastecendo caldeiras no próprio trator, Muita gente envolvida e muito custo era o que todos pensavam!
Pois bem mesmo assim o tratores foram ganhando força e só quase 30 anos depois que surgiu o conceito de TDP(tomada de potencia, ou PTO em ingles), que transmitia potencia do carro trator para o implemento com uma espécie de cardam ou correa, dando inicio assim aos primeiros implementos mecanicanizados intercambiáveis o que realmente revolucionou a agricultura como um todo...
Assim os tratores poderiam operar inumeros implementos mecanizados usando o mesmo padrao... Veja bem, o "trator a vapor" ja existia muito anos antes até mesmo em outros fins... Porem algo simples criado anos depois que fez a grande mudança e expandiu seu uso.
As pessoas tem que entender que essa maquina é um CONCEITO! É uma tentativa de um novo produto, um novo conceito para plantio(muita automação envolvida por vir pelo jeito) e principalmente um ideia de "canivete suiço"/tudo em um! Não devemos trata-la como algo pronto na indústria global para ser comercializada em larga escala, a tentativa de PRECIFICAR algo fora de seu tempo/ou um conceito não é bem assim, muita coisa é desenvolvida e aprimorada com anos de experiência. E os custos? Sao mitigados quando tecnologias avançam e manufatura de certos componentes se tornam mais populares que outros.
Entendo seus pontos mas discordo sobre julgar a tecnologia ao ponto de dizer que vai ser abandonada em 10 anos? Pensar nela somente baseado na aplicação local(o brasil) hmmm??? Um titulo melhor então pro seu video seria assim: "Porque a NEXAT não funcionaria no Brasil hoje??? Opnião"
Sobre problemas de rastros e sobre plantio nao é minha area isso eu desconheço,
Mas realmente muito legal seu video.
Sim, o trator a vapor quando foi lançado tinha vários problemas como vc citou, e precisou evoluir muito, (e sobre a tdp, é uma vdd e uma mentira, sim a tdp é muito importante, mas existe vários implementos que nem utilizam a tdp ainda hoje em dia, vc pode pesquisar no UA-cam tem o canal América rural onde eles utilizam tratores de mais de 600cv e esses tratores são comprados sem tdp, só usa a força do arrasto e das bombas hidráulicas), voltando aos tratores a vapores, eles tinham vários defeitos, mas eram mais fortes do que os bois, que eram utilizados na época para plantar e manejar a roça. Meu maior ponto é que muitos canais que não são relacionados ao agro estão falando que essa máquina é o futuro sem saber nada sobre plantio/colheita, eu vim aqui apresentar outro ponto de vista; sobre custos, sim uma tecnologia nova maioria das vezes vai ser mais cara e não tem problema, mas ela tem que entregar algo a mais. Vc disse q esse algo a mais é ser um canivete suíço, que faz tudo, mas daí eu te explico com um trator simples, vc tbm consegue plantar, pulverizar e colher, existem já implementos para fazer tudo isso, só que vale muito mais a pena para grandes fazendeiros comprar um trator grande só para plantar, um pulverizador para pulverizar e uma colheitadeira para colher, pq essas máquinas fazer tudo com "perfeição".
Só deixando claro,gostei muito do seu comentário e dos pontos que levou em consideração, espero que minha resposta tenha te ajudado em algo.
E agora vi que não respondi sobre os motores elétrico e a diesel, sim a várias máquina que utilizam os dois tipos de motores(principalmente utilizados para economia de combustível), agora no Brasil tmb o Civic utiliza esse princípio, mas o ponto é que no caso desse trator ele vai ficar muito pesado, e como citei no vídeo possivelmente ele vai atolar com facilidade pq ele não consegue distribuir seu peso em uma grande área, no vídeo eu comparo o trator fendt para vc ter uma ideia, q um trator com um motor parecido vem de fabrica com 8 pneus para poder distribuir melhor o peso e tracionar com o mínimo de estrago na terra.
@@comofuncionajean Amigo eu introduzi o TDP para explicar que o TRATOR em si nao foi a "grande invenção" da agricultura, pois tração mecanizada ja existia... Desde area militar, transporte e outros enfim.... O sistema de transmissão de força que veio anos depois junto com o trator e passou a mecanizar INUMEROS implementos que antes só funcionavam com força motriz humana embarcada ou motorização individual no implemento tornando mais caro ainda...
Do ponto de vista usabilidade e inovação: o TDP sim, ISSO popularizou a mecanização da agricultura. Entende o ponto agora? Como voce citou existem até mesmo outros modelos hoje que dispensam o tomadas de força...
Foi apenas um exemplo; o que eu quero dizer com isso? Grandes inovações e tecnologias surgem assim, você nao pode condenar algo em fase de CONCEITO, pois os problemas que surgem e as soluções criam as inovações... Essa máquina não é industrializada e vendida ainda(e sinceramente pode nem vir ser), mas dela pode surgir algo inovador para outro tipo de aplicação ou até mesmo em 10 anos alguns lugares prefiram por x razoes usar 10 maquinas "autônomas" nesse padrão do que manter uma grande equipe, infraestrutura e inúmeros implementos. Eu nao tenho como saber isso, nem voce em 10 anos...
Enfim meu unico argumento aqui para você é esse; você não pode precificar ou condenar algo a frente do seu tempo(algo conceitual) como um produto finalizado comparando-o a apenas sua realiade/tempo...
A propria empresa adimite que ela esta melhorando o produto (eu fui olhar alguns materiais da marca eles sao bem exagerados)... Voce até mostra que tem uma no brasil testando...
Mais ou menos assim(agora vou viajar um pouco, mas vou ser amplo), hoje eu tenho um celular em meu bolso com milhares de vezes mais capacidade de comunicação, armazenagem e processamento de dados que o primeiro foguete mandado ao espaço décadas atrás por exemplo.
Hoje eu pago 2-5mil(talvez um pouco mais kkkk) reais por um produtos desses... Você acha mesmo que todos BILHOES de dólares gastos por essass empresas e até mesmo governos no passado para desenvolver essas tecnoligas refletem no preço do meu aparelho hoje?
E TODAS as tecnologias la atras foram criadas especificamente para nós termos o produto final hoje "o celular"?
Muitas coisas foram criadas para um proposito mas melhor aplicado para outro... Necessidades novas surgiram... Produtos novos surgiram pra atende-las.
@@comofuncionajean Só uma correção: Voce cita que tratores nao possuem TDP mas usam sistemas hidráulicos... Cara eu posso ter me expressado mal. Mas quando eu falei em TDP nao é o engate em si de tomada de força nescessariamente. Mas sim o conceito(industrial) de transmissão de força entre um conjunto mecanico auto propelido em um implemento aparte. Em ingles é PTO algo assim...
Um exemplo um caminhão que tem um implemento basculante usa um equipamento hidraulico para basculamento correto? bomba, pistão em fim... Porem o acionamento dessa bomba pode ser via PTO... Exemplo um Scania pode ter uma PTO diretamente na caixa de cambio para tocar um implemento como uma bomba hidráulica que aciona o pistão do conjunto. Isso é um PTO(TDP em portugues). Power take off. Pegar parte da força de um auto propelido(trator ou nao) e converter em outra força(motriz, hidráulica, eletrica) para um implemento ou componente aparte.
Desculpe se causei alguma confusão no exemplo que dei no primeiro comentario.
O principal fator ao idealizar o projeto foi justamente a compactação, que é diferente do amassamento, a máquina passa pelo mesmo rastro em todas as operações separando a lavoura em área de trilho e área cultivável, no modo convencional geralmente 40 por cento da área é compactada pelos pneus, isso em todos os processos, com a nexat é apenas 5 por cento, então o foco da máquina é rentabilidade e não rendimento, o projeto ainda tem várias questões mas de fato será o futuro da agricultura, produzir mais em uma área menor
só existe rentabilidade se houver rendimento amigo! um não existe sem o outro, essa maquina também está sendo criticada lá fora pela sua falta de precisão na colheita e no plantio.
@@kelson99 rentabilidade não tem nada haver com rendimento, tem haver com o lucro por área e rendimento é simplesmente a quantidade de área, pode se realizar uma operação de alto rendimento que maneja 500 hectares por dia mas que no final da prejuízo
Boa noite meu amigo, estou acompanhando seu video na TV e escrevendo este comentário ao mesmo tempo, deixo claro que não quero criticar você ou ofender, é apenas a minha opinião. E acredito que vai ler e entender o meu lado.
1º Ponto : Você poderia ter dado os direitos das imagens do começo do video e nos minutos 2:27, 4:14, 6:00 ao Alexander do Canal Farm Rider que é o criador desse vídeo, eu acompanho ele desde 2016 e esse vídeo é onde ele fez uma viagem a Alemanha e gravou o NEXAT em ação por lá. Na verdade ele passou em várias regiões da Alemanha e está postando vídeos ainda dessa sua última viagem. Não estou obrigando você a fazer isso, mas ele é um jovem muito criativo e humilde, tem a minha idade (20 anos) e eu acredito que deu muito trabalho para ele fazer esse vídeo... Enfim vamos continuar.
2º Ponto : 0:31 Sobre o preço ser tão alto e praticamente inacessível para nós eu diria que é culpa da economia e a desvalorização da agricultura no Brasil, afinal é absurdo comparar o Real com o Euro, afinal na Europa as chances de ter uma máquina dessas são infinitamente maiores que aqui.
3º Ponto : 1:37 Mas em questão de comprar com o valor do NEXAT “Um trator, uma plantadeira, um pulverizador e uma colheitadeira completa que fazem tudo bem feito, enquanto a NEXAT faz tudo mal feito” eu realmente não entendi, o que o NEXAT faz mal feito ?
4º Ponto : 1:52 Sim, é sabido que a maioria dos agricultures brasileiros colocam a plantadeira atrás da colheitadeira para o plantio do safrinha, porque nós usamos o sistema de plantio direto, mas e na Europa ou no país de origem do NEXAT ? Eles usam o plantio direto ?
5º Ponto : 2:12 Sim, o NEXAT não planta em cima do próprio rastro, porém em contrapartida ele faz todas as operações sob o mesmo rastro. Ou você vai me dizer que “Um trator, uma plantadeira, um pulverizador e uma colheitadeira completa que fazem tudo bem feito” também usam o MESMO RASTRO para todas essas operações ? Eu acho que não. Na verdade a única coisa que o produtor perde nesse sistema de rastros únicos é 98% da compactação do solo.
6º Ponto : 2:45 “Sim, todo produtor sabe que o pulverizador mata ou derruba ou ainda enfraquece as plantas que passa por cima com o pneu” Amigo eu não sei como você acompanha o mercado brasileiro mas a Stara por exemplo tem a tecnologia do Zero Amassamento, que faz a plantadeira não plantar onde será o rastro do pulverizador, isso é uma tecnologia 100% brasileira. Não vem ao caso mas a J.assy e Trimble também tem o mesmo sistema, o que não é novidade. Hoje em dia não existe essa história de pulverizador matar plantas, afinal com a tecnologia moderna elas nem sequer existem nos seus rastros.
7⁰ Ponto : 3:13 Até hoje eu nunca vi vídeos de um NEXAT atolado, mas receio que você esteja levemente enganado sobre o peso dela cheio de grãos, afinal o NEXAT usa pneus de radias de alta flutuação que tem a função de ter maior área de contato com o solo, ou seja, maior contato é menos peso concentrado em um único lugar. Basicamente uma máquina duplada tem dois pneus finos comparados a um radial de alta flutuação, a área de contato deles é muito menor e é muito mais peso no solo. Só que melhor que pneus radias de alta flutuação são esteiras, que tem ainda mais área de contato, você já dever ter visto isso e o NEXAT também tem essa opção. O NEXAT sem dúvidas tem menos chance de atolar do que uma colheitadeira filipada.
8⁰ Ponto : 3:50 Neste vídeo que você colocou claramente percebemos que o NEXAT segue colhendo sem interrupções e sem atolar.
9º Ponto : Não entendi porque você crítica tanto a construção do NEXAT, cerca de 100 anos atrás quando surgiram os primeiros tratores as pessoas da época se vissem o NEXAT ficariam loucas em ver como tudo evoluiu com tanta tecnologia
10º Ponto : 5:27 Um grande exemplo de máquina única é o trator Norte Americano Big Bud de 1100 cavalos de potência que usa implementos fabricados apenas para ele, afinal eu não conheço nenhum outro trator com tanta potência assim. O que não é diferente do NEXAT que também usa implementos fabricados apenas para ele.
11⁰ Ponto : Entendo suas considerações finais, mas no seu vídeo o tempo todo você está comparando com o que temos no Brasil e isso é a parte ruim. Todos nós sabemos que é praticamente impossível comprar uma máquina dessas aqui, ela funciona muito bem na Europa, foi feita para os europeus, na verdade eu nem sei porque trouxeram para cá. E em 10 anos ela não vai deixar de existir por lá, isso eu te garanto.
Espero que você tenha lido meu comentário aqui e por favor não apague, não tenho intenção nenhuma de criticar você ou ofender, apenas apresentei minha opinião. Embora eu ache que a sua ideia era só fazer um vídeo polêmico mesmo
Parabéns jovem! Muito bem colocado e embasados seus pontos de vista. A máquina NÃO FOI feita para o Brasil, logo não há por que compara-la com a nossa realidade.
1) Eles podem usar esteira ao inves de pneus para não atolar,
2) Sistemas elétricos são muito mais estaveis que mecanicos
3) Vc pode passar depois uma plantadeira estilo yanmar linha simples ou dupla para plantar nas linhas das rodas que não serão usadas para passar os defensivos
4) Trator 800 mil, Colheitadeira 3 milhões, Plantadeira 400 mil.... Acho que no fim pode sair só um pouco a mais
5) Funcionará no futuro sem operador nenhum
Logo acho que em 10 anos se empresa ou patente for comprada por uma grande (JD, CNH, MF) tem tudo pra dar certo
O pt 4 pelo q eu calculei a diferença não é mt pequena e o pt 5 já vai acontecer com qualquer outro tipo de trator tendo as tecnologias necessárias
Concordo com 99.9% do que foi dito, mas tem apenas uma coisa que voce pode estar errado, isso pode se tornar tendência, virar o padrão em um futuro, ao menos partes dele
Algo que acredito que ira vir a acontecer é um motor a combustão tocando motores elétricos, vantagem disso? maior eficiência, menor poluição
ja aviso que não entendo de maquinas agrícolas, entendo de mecânica automotiva, e vou me basear no que sei de mecânica automotiva para falar sobre isso
o motor trabalha em diferentes faixas de rotação, o que em baixas rotações assim como altas tem maior desgaste e menor eficiência, apenas na faixa X de rotação ira entregar a maior potencia e menor consumo, se o motor for projetado para trabalhar apenas em uma faixa de rotação, ele vai ser ainda mais eficiente
Motor elétrico é torque instantâneo, se bem feito é melhor que qualquer outro sistema de tração (falando de evitar atolamento)
e permite maiores ângulos
Ou seja, realmente esse trator é uma bomba, uma b.o tremendo, mas ele é mais conceitual, e ira ajudar a implementar novas tecnologias
Sim concordo com você nessa parte, a varias maquinas modernas que o motor a combustão é usado para gerar energia, isso acontece em praticamente todos os navios grandes e agora tem o caso do novo civic vendido no brasil que o motor a combustão dele serve somente para produzir energia elétrica, e oq move ele é o motor elétrico.
Mas nesse caso o problema é que um trator tem que ter um equilíbrio ele não pode ser muito pesado nem muito leve, e com todos esses motores ele fica muito pesa entre outros problema.
E outro problema de ser é que um trator geralmente tem que ser o mais eficiente possível e de fácil manutenção, se ele tem muitos componentes elétricos e equipamentos normalmente é mais fácil de dar problemas. E um trator é uma maquina de trabalho então vai bater, vai força entre outras coisas e ele tem que resistir.
A locomotiva é antiga e já funciona assim a anos, com motor diesel como gerador para os motores elétricos, e já temos vários tratores e equipamentos agrícolas assim!
motor a combustão tocando motor elétrico, tem 3 manutenção cara, o motor o gerador e os motores elétricos, acredito que o futuro será motor a combustão tocando bombas hidráulicas, e bombas hidráulicas tocando motores hidráulicos e pistões. um sistema hidráulico é mais barato de se construir e de se manter.
Aceita o futuro Adolf, tudo evolui, daqui alguns anos esse equipamento vai ser o topo de linha em comodidade, versatilidade e custo beneficio.
Provavelmente tu vai ter uma opinião real quando tiver acesso a uma, não tem como opinar sobre algo sem ter conhecimento, acesso e experiência.
Vc chegou a conhecer a plantadeira de cana automotriz?
Os valores mencionados pro Fendt 1050 estão defasados, quando foi anunciado que seriam importados pro Brasil, o valor de lista ja era 3M hj estão acima 4,5M, o trator 1167 com esteiras de boracha tem valor inicial de 5M! O novo pulverizador Rogator tbm vai custar na faixa 4M! As colheidateiras Ideal 9T tbm 4M, as plantadeiras Momentum tbm estão acima 1,5M! Se vc olha esses valores, me pergunto se a plantadeira automotriz Uniplanter 500 da Jacto que ainda não entrou em série é a maior mentira, os valores é pra ficar acima dos 5 Milhões e é só uma plantadeira 😅😅😅!
Desculpa pelo erro do trator fendt 1050, quando pesquisei estava aparecendo o valor perto de 3,5 M, coloquei 3 M pq só tinha certeza de ser mais de 3 M, E em relação a plantadeira, colheitadeira e outros, não estava me referindo exatamente a essas maquinas da fendt, estava me referindo a maquina que desempenham a mesma função da Nexat com um preço muito menor, que pode comprar todas com o valor de um Nexat. Esse era meu ponto.
@@comofuncionajean Eu entendi seu ponto de vista, mas se informe o que é o sistema CTF (Control Traffic Farming), é muito usado na Australia onde só se faz uma safra utilizando plantio direto por ano em algumas regioes muito secas! A plantadeira Jacto Uniplanter 500 tbm utiliza um sistema de tracionamento por motor elétrico nas rodas com energia gerada por motor a Diesel!
@@I.D.007 Gosto muito da plantadeira jacto uniplanter 500 e acho q cada vez mais tratores híbridos vão ser o futuro, pq o hibrido economiza diesel, mas planta 100% da área enquanto a nexat menos q 95% esse é um dos principais ponto ruim dessa maquina, em relação a ser hibrido ou não não tem problema, desde que funcione.
@@comofuncionajean O que é mais inteligente, deixar os rastros ja no plantio ou plantar a area toda e depois perder as linhas amassadas, perdendo assim semente e adubo em vão, pra quem planta poucos hectares talvez não seja interessante, mas plante acima de mil hectares que será uma economia consideravel principalmente quando se fala em qualidade de grão de trigo, cevada e centeio em que as carreiras de plantio são bem pertos 👈👍!
@@I.D.007 Porém, a nexat pulverizando não irá precisar de todos os rastros que foram deixados no plantio, pois o barramento da parte de pulverização é bem mais largo que de plantio. Então discordo de vc, ela perde sim por deixar de plantar nos seus rastros. E hoje já temos tecnologias de desligamento de linha a linha nas plantadeiras, oq não traz benefício nenhum dessa nexat, pois já podemos deixar as linhas de pulverização prontas no plantio.
concordo com o posucionamento. mas as maquinas convencionais nao plantao 100% da area, tem a linda de pulverização isso é uma grande perda pra nos, pois se tem o gasto com o plantio e depois o pulverizador vem e amassa essas plantas da linha, hoje em dia as plantadeiras estao começando a ter tecnilogia de desligar a linha de plantio na linha que o pulverizador passa mas nao sao todos produtores que ainda tem essa tecninogia, hoje no agro se perde bastante ainda com essas linhas de pulverização
sim o pulverizador estraga onde ele passa como citei no vídeo, mas é bem menos do que a nexat. E ainda eu sei que é poucos agricultores que usam pulverização aérea, mas com o avião não estraga a lavoura. E o futuro acredito que vai ser pulverização por drone, sei que já existe, mas ainda não serve para grandes aéreas de lavoura. quem sabe o futuro com drone maiores.
E muito cedo para dar uma opinião destas , precisa de mais tempo para saber se daria certo ou não , o futuro dirá
Eu só estou pontuando os grandes erros dessa máquina, mas vdd o futuro dirá se a máquina é boa ou não.
Faço engenharia mecanica discordo em partes a proposta da maquina vai ficar o conceito é muito bom talvez ela seja o orkut da vez... vai ter simplificações no Brasil talvez não vingue pelo alto custo de imposto que vai dobrar o custo de manutenção mas fora daqui e plantações em larga escala tipo EUA elas vão tomar conta isso é para megalavouras se tiver duas delas tocando trabalhando uma colhe e a outra planta para aplicar defensivo vai ser na metade do tempo kkk.... Problema é o Br não a maquina... é só delimitar o trilho en dois anos ja virou uma rodovia da maquina passar no mesmo lugar. Maquina atola em arroz não em terreno seco soja e com esteiras ainda...
Pontos e virgulas nada...
O sistema é desafiador, mas com tratores e colhedeiras vc compacta toda área.
Quanto à compensação de custo benefício, só o tempo.
O unico erro da análise é que "Nunca vai evoluir".
Os problemas foram bem apontados. Resta saber se a plataforma permite fazer as melhorias pra resolver os problemas.
Ex: plantadeira pode ser inserida atrás das rodas pra corrigir. Pneus estreitos podem ser usados: um na frente do outro, ou, não usar mais pra pulverizar, usando drones.
Peso nas rodas: talvez tem que usar esteiras.
Plantio simultanro a colheita: usar duas máquinas...
Mas obrigado pela análise. Parabéns.
Gostei muito do seu comentário, esse nunca foi um erro ter falado, o certo seria pouco provável evoluir, pq isso, acredito ser um projeto já muito caro e necessita de grandes mudança, eles devem colocar a venda e ver o resultado, se o resultado for baixo, acredito que fica mais fácil eles encerrar o projeto e quem sabe criar um novo do que tentar arrumar esse projeto.
@@comofuncionajean concordo: a solução dos problemas talvez seja difícil. Mas vejo uma demanda por máquinas cada vez maiores, objetivando a redução do tempo.
Uma coisa essa máquina veio pra revolucionar: ela é uma plataforma, e mil coisas podem ser inseridas nela. Ela pode ser alta o suficiente pra permitir o cultivo de duas culturas simultâneas, viabilizando o cultivo no meio de pomares, etc.
É um outro nicho, e toda essa complexidade só se paga com novas estratégias.
O primeiro protótipo testado na Ucrânia usa esteiras
Discordo apenas na parte de defeitos. Não é por que tem um monte de componentes que vai dá problemas, e sim na qualidade que foram feitos.
Sim pode ser que não de defeitos, mas componentes melhores custam mais caro e ainda, quanto mais componentes e peças moveis, mais manutenção vai dar isso é regra. não quero disser que vai quebrar, mais vai ter mais manutenção.
Opa, então, um ponto interessante a se pensar é que, toda e todas máquinas, não importa marca ou modelo, vai dar manutenção algum dia, e esse fator sempre deve ser levado em conta, assim, essa máquina vai tem muitos componentes que precisam de revisão e troca com o tempo, muitos componentes que máquinas comuns não tem, oq aumenta o custo com certeza.
Aopa meu caro aonde você fez o seu curso de Técnico Agrícola/Agropecuária eu estou procurando aonde fazer! já sei do IF e Paula Souza tem mais algum lugar?!
Acho que a ãrea de manobra dele é pequena, quer dizer se a roda vira 180 graus ele não precisa fazer uma curva pra voltar ao campo e passar por.
Vídeo bem estruturado, no entanto conseguimos ver que hoje, na Bahia, nós já temos a primeira NEXAT vendida, produtor este que comprou já avisou que não será a única. Sendo assim visualizando de fora, acredito que a NEXAT é sim o futuro, mas para mega produtores. Principalmente porque atualmente os produtores estão em busca de produtos inovadores. Tocando no ponto de ser ''a maior mentira'', é apenas sensacionalismo para chamar atenção ao vídeo, pois de fato a NEXAT entrega tudo o que é proposto, todas as operações com apenas uma máquina. Lembrando que atualmente nós vemos outras marcas no mercado atribuindo este conceito de múltiplos implementos, a HORSCH, por exemplo, este ano nos apresentou a RO G 500, maquina 100% autonoma. Então vemos aqui que esse é o futuro.
Imagina a compactação que uma máquina destas causa na lavoura .
deve compactar muito onde passa, até mesmo com esteiras, pq o peso dessa máquina é muito alto!
Fora as perdas em áreas né
é muita tecnologia embarcada em uma máquina muito pesada e pelo preço acredito que não será viável para o Brasileiro imagina o valor disso e o tanto de impostos que fazem parte do pacote sem conta a manutenção, até os pneus são exclusivamente para ela não pode usar qualquer pneu vendido em autopeças em fim. tem muita exclusividade e nesse caso acredito não irá fluir tão bem aqui no Brasil
Só vantagens, 95%da área sem compactação, amassamento da carreira de soja só pra criar doença; se o fazendeiro tem uma colhedora um trator e uma plantadora, possivelmente terá uma máquina dessa só pra colher e outra pra semear; o atolamento será mais difícil já que a tração é bem espaçada, (acho bem difícil ter um ponto de atolamento de 14 metros)e tem a vantagem da tração ser basculante,
Quando Nikola Tesla inventou a corrente alternada, um tal Thomas Edison disse que aquilo não tinha futuro, que era muito complexo e não oferecia nenhuma vantagem ao sistema de corrente contínua já estabelecido e mais confiável....
O resto é história.
Eu já disse isso há um tempo atrás! Uma loucura de custos
a ideia é boa, 1 trator que faz tudo, mas o projeto e os custo dessa máquina é muito alto!
O melhor vídeo sobre. Parabéns. Isso é o maior elefante branco fabricado. Conseguiu ganhar do Plantar 500 da jacto 🤦🤦🤦
um exemplo que ja existe e faz sucesso: Retro escavadeira
não é uma boa escavadeira
não é uma boa carregadeira
(comparando maquinas do mesmo peso)
muita peça móvel, muitos problemas e menor eficiência
Muito boa a comparação!
Parabéns pelo vídeo analisando, muito profissional. Pessoal no Brasil não é besta, os profissionais do agro estão bem preparados.
fico feliz que gostou do vídeo, nesse vídeo vim trazer meu ponto de vista e os grandes problemas que tem essa maquina, mas dividiu opiniões nos comentários esse vídeo.
Eu fui na largada claas no mato grosso a esteira tela afunda e os pneus traseiro levanta morro de terra quando vira
Acredito que o senhor foi muito critico e faltou inteligencia para citar melhorias em um sistema evolutivo, ou seja criticar defeitos depois de algo feito é facil, percebi bastante dor de cotovelo, próximo video apresente defeitos, melhorias a serem feitas e qualidades.
O rapaz é técnico agrícola mas pode estudar um pouco mais kkkk. A ideia é que está máquina no futuro trabalha autônomo. Tem muitos benefícios que trazem esta Nexat, mas não vou explicar aqui kkkk. Os invejosos não enxergam. Que fala mal hoje do Nexat amanhã poderá operando ele kkkk
Então explica já que vc é da área e entende mais, explica pq essa máquina mais cara, que planta 95% da área, é muito mais pesada, e sobre automação deixa eu te explicar, os tratores convencionais já são totalmente autônomos, vc poderia soltar eles que planta sozinho, mas tem uma parte que eles não te explicaram ainda, precisa de um operador para conferir se o plantio/pulverização/colheita está certa, isso por enquanto não tem sensor que faz tão bem quanto um operador. Mas volta daqui 10 anos e me cobra se eu estiver errado.
Você é muito inteligente nogueira deixa uma tecnologia cara de fora vir pro Brasil ...
So pelo tanto de marcas de pneus na lavoura ja da pra saber q o rendimento nao vai ser bom olha o tanto q ele amassou a lavoura
Sim, olha onde manobra a maquina quanto estragou a lavoura!
Onde o tempo faz toda a diferença não a dúvida que logo vai dominar as grades lavouras.
Isso é um projeto que já nasceu morto !! Vc tem razão!
Mesmo mostrando os motivos que esse projeto nasceu morto tem gente que acha que estou errado, mas não dão motivos para eu estar errado, obrigado pelo seu comentário!
Foi exatamente o que eu pensei. Isso não vai pegar!
Fale por você! Eu ja encomendei 6 nexat... 2 vão colhendo, 2 vem plantando e 2 ja passa herbicida...... E encomendei um Big bud 747 pra tirar ela quando atolar, e se sair a bazuca nexat vou comprar também!!!! Kkkkkkkkkkkkk
kkkkkk
Todo dia acorda cedo um trouxa e um espertalhão, é assim a vida e quando eles se encontrão há negócio, entendeu trouxa.
Resumindo - Jogando muito farming simulator 22 com os mods alterados
Eu aposto q á máquina vai ser á pioneira nesse futuro próximo,dela vai si aprimorar outras com eficiência total..
Vou comprar uma NEXAT e pronto.
Enquanto isso melhorar a eficiência dos que ja existem abertamente poucos querem
Concordo plenamente contigo , pois imagina o cara colhendo e ai entra uma pedra na máquina vai arrumar técnico aonde para arrumar a máquina o cara perde até dois dias de colheita , ou talvez cada fazenda que tiver uma nexat tem que ter um técnico contratado na fazenda para caso aconteça algum imprevisto.
É realmente a nexat é uma ideia de girico e não vai dar certo até porque às fabricantes de tratores convencionais não vai aceitar uma máquina dessas ocupando seu espaço
Isso eh bem fácil de acontecer. Vamos ver o que acontece com o Otto Celera 500
Isso eh bem fácil de acontecer. Vamos ver o que acontece com o Otto Celera 500
Eu concordo com o que vc falou. Deixou a sua opinião. Mas como você mesmo disse, está em teste no Brasil, que tem uma agricultura totalmente diferente do país onde ela foi desenvolvida. Acredito que ela não se acabará, mas servirá de modelo para outras melhoradas que a substituirão.
O ponto de vista do rapaz é bem consciente. Imagina o preço destas peças específicas, e a mão de obra e ferramentas especiais de manutenção? Absurdo
Já está cara a manutenção de uma máquina normal com rede de concessionária e bastante máquina a campo! Imagina isso aí tudo importado
Tenho a sensação também que é muito custo para pouco retorno
O discurso é muito bonito talvez esteja certo
Uma BOMBA mesmo. Literalmente
Dentre muitos paises o Brasil foi contemplado com projetos pilotos desse porte estou orgulhoso .parabens a todos
Mas como alguém paga 2 milhões de dólares numa máquina sem ter certeza que ela dá retorno? Estranho...
Concordo 👍💯 patrão é colono de verdade. É só moda ,sempre inventam uma porcaria.
Que bom que você explicou a verdade . Obrigado
Eu que agradeço
Na vdd falou muito mais muitas coisas q disse não são verdade
Tecnologia tá aí aceita q dói menos 😅 essa máquina vai fazer sucesso em grandes áreas pode ter certeza.. manutenção todo equipamento tem até a bicicleta 🚲 🚲 equipamento top 🔝🔝 em barroca n vai mesmo... Tem q torcer pra tecnologia!! n fica parado no tempo com Tobata e trator velho 😂😂
A questao dos rastros da maquina, se for usados todo ano os mesmos rastros é positiva.
O restante da lavoura praticamente nao tera compactação e a tração do equipamento vai ser otimizada, pq vai trabayem verdadeiras estradas.
Lembrando que maquinas tradicionais tb amassam a lavoura...
Quer aprender a deixar o granito brilhando e tirar manchas, basta clicar no vídeo: ua-cam.com/video/ORL5-T7-G8Y/v-deo.html
Há 50 anos atrás.... Uma cilhritadeira ou um simples trator teve a, mesma aceitação.... Povo dizia q, não iria pra frente q isso só milionário vai ter.... Bem daqui a uns 10 anos volto aqui pra retornar a conversa....
que dia de 2033 vc vai voltar, dai já deixo agendado, estarei te esperando!
E como se diz, quando se tentam um pouco de muito se consegue um muito de nada
Tudo que é novo assusta.
Os tratores normal é que faz tudo com seus implementos... fora colhedeiras,rogator e ...!
Ja tem que andar com mecânicos em cima dela
Se fosse depender de custo de manutenção ainda estariamos produzindo com tração animal. Tudo que é inovador precisa fazer adequações, aperfeiçoamentos...
Abre a mente, garanto que no proximo ano já teremos algumas operando no Brasil.
o problema não é só manutenção, quando os agricultores trocaram os bois pelo trator, não foi pq não gostavam dos bois e sim pq o trator tinha mais beneficios do que os bois, quando inventaram o iphone, ninguem comprou pq era um celular pior e sim pq era um celular melhor dos concorrentes, isso que estou tentando te explicar, essa máquina esta tentando revolucionar o mercado, mas tem vários defeitos, entre eles preço e manutenção; agora a pergunta que fica pra vc, pq voce compraria uma maquina mais cara e pior do que as máquina já consolidadas no mercado e que fazem tudo melhor do que a Nexat?
Nao se esqueçam de que Agricultura é uma indústria a CÉU ABERTO ok!!! A prudência é a mola do resultado. Clima,janelas de plantio, colheita nos leva a máquinas mais leves para operação. E viva os loucos, visionários 😂😂😂
Isso é vdd, dependemos muito do tempo, para poder plantar, pulverizar e colher! Muito bom comentário.
Ela amassa muito mais que um pulverizador normal
Ela não amassa nada, ela não planta nas áreas de trilho
Parece que está amassando pouco.
O intuito e teste....desenvolvimento.....
Eo peso ea compactação
O comentário deste indivíduo queimou esse implemento a empresa que produzil esse equipamento não gostou nem um pouquinho vai deixar de vender no Brasil 😂😂😂😂
O cara se diz tecnico e fala veneno🤦🏻🤦🏻🤦🏻
Querem reinventar a roda kkk
Só você que sabe e é o cara, só quer ganhar like. Não entende nada de inovação e desenvolvimento de conceitos.
Concordo quase que integralmente.
Esse conceito na nexat extrapolou o limite do bom senso. Pode pedir pro 'Elon Mushein' colocar um motor de foquete, que toca uma mini usina nuclear, que aciona uma ventoinha atochada no rabo dum motor elétrico, que aciona um carneiro hidráulico da pqp .. não adianta, se o conjunto vai pesar mais que um bitrem carregado vai atolar bonito.
Concordo com vc Jean. Abraços
👍
Desde o primeiro vídeo disse que isso aí é uma porcaria! Não gosto de reinvenção da roda... Inovações são necessárias, mas nada de professor pardal!
Concordo plenamente com vc , as peças de reposição vai ser um absurdo de cara , não agiliza em nada , a janela do plantio é bem curta , nas grandes fazendas essa máquina não vai funcionar
Faz um video falando da tribine
não conheço essa máquina mas posso fazer.( vou pesquisar)
Concordo plenamente com vc, sou produtor e nao gosto muito dessas invenções ai como essa maquina do video, drones para pulverização, no caso do drone aqui esta custando mais de 200 mil, da pra comprar um uniporte usado. So minha opinião valeu 👍
ACHO QUE VC É VENDEDOR DE TRATORES USADOS DA DECADA DE 70.
PELA SUA FORMA DE PENSAR.
não sou vendedor, mas me explica então pq vc acha boa essa máquina?
@@comofuncionajean Compara os cavalos Puro sangue Inglês com o primeiro automóvel.
Me fala se fazia sentido na época
@@fabriciomundim4606 Essa sua comparação não tem sentido nem um, você esta comparando uma invenção com uma inovação, são duas coisas bem diferentes, Invenção tem a proposta de trazer ao mundo algo que não existe, apenas isso, criar algo novo, sendo um requisito para patenteabilidade. A inovação surge com a melhoria de um produto, processo ou serviço já existente ou a criação de algo novo que seja absorvido pelo mercado e gere negócio. eles não inventaram um trator, não inventaram um pulverizador e não inventaram uma colheitadeira, existe já todas essas máquinas a vários anos, eles só estão tentando pegar oq já existe e fazer um novo modelo, mas a vdd é que essa maquina é muito ruim, você não quer aceitar e não consegue me explicar pq eu estou errado!
As empresas deveriam focar em fazer maquinas mais simples e eficientes, quanto menos manutenção e custo das peças menor melhor geringonças ultra modernas no final das contas não compensa nem para quem tem muito dinheiro
Pura verdade
Vou fazer uma máquina onde terá dois motores a diesel cendo que eles servirão para gerar energia elétrica 😂😂😂😂😂😂
Só pode ser piada 1000 CV 200 litros de diesel horas 😂
Sugiro voce dar uma pesquisa sobre maquinario de mineração... Ja que gosta de maquinário bruto... Na lavoura. Na mineração os maiores veículos/implementos são na sua maioria motores diesel abastecendo motores eletricos que sao MUITO superiores e confiveis e entregam mais potencia... 😉
Desculpa fritz, não consegui ver seu video até o fim, muita lorota e asneira em um único video.
Tô com Tigo e não abro
Pensa numa bomba nuclear
É uma boa análise considerando as realidades do Brasil. Talvez em outras realidades, cujo não estamos acostumados, seja uma excelente ferramenta.
Muito. Bem colocado
Sensacional! Sensatez sem igual!
É um verdadeiro peido!
E a compactação do solo absurda por onde passa ela nos campos de lavouras???????!!!!
Haaaaaaaã!
É peido!
sim ele é muito pesado, da de perceber pelos vídeos e ainda olha quanto ele estraga a lavoura para manobra, tem partes no vídeos q da de perceber o estrago que ele faz para manobrar
@@comofuncionajean exatamente! Vi isso no lugar onde estava virando!
Detona chão mais que um D 11!😁😁😁😁
Quando o olho Que. Inveja. A inveja mata
Não entende muito pelo jeito… e além de que se trata de uma inovação, o futuro pode estar começando aí. Não desistimule pessoas ou empresas que tentam inovar, pois foi graças às 99% das ideias que deram erradas que hoje temos toda essas facilidades à disposição. Precisa apenas que 1% das inovações funcionem para progredirmos.
Não estou criticando inovação, pelo contrario torço sempre para produtos melhores e mais baratos. O meu ponto é que estão falando que a Nexat é o futuro e vai acabar com as maquinas tradicionais, eu só vim trazer todos os problemas que essa máquina tem, só isso nesse vídeo.
E essa idéia já é muito antiga, não tem nada de muita inovação nesse conceito de máquina transversal, antes dos anos 2000 já existiam máquinas assim.
Quer uma máquina que faz tudo? TRATOR. Muitos agricultores ainda chamam colheitadeiras de "automotriz" pq antes delas existiam as rebocadas (poucas no brasil, geralmente eram as de milho aqui). Então com o trator se planta, se pulveriza e, obviamente com dificuldades de escala, se colhe! Sem essas de reinventar a roda
@@cristhoferweis4788 ideais antigas como o carro elétrico só estão se tornando viáveis pq houve evolução tecnológica das baterias
@@comofuncionajean por parte do público leigo ouve-se todo dia que vai começar até mesmo a terceira guerra mundial mas isso eh dito explicitamente pelos desenvolvedores? Talvez só substitua nas “melhores grandes áreas”. Tratores utilizados por pecuaristas tem menos tecnologia embarcada que na agricultura.
A quantos anos essa máquina está trabalhando fora do Brasil 😂 se tu não pode comprar não chora 😢😢 compra um depois fala tá dizendo lorota aí troxa parece bobo faz o teste depois fala que babaca
Kkkkkkk, vc é engraçado
Sem contar que ela vira facilmente
Falou tudo
Kkkkkk o cara falando que faz tudo mal feito, Nunca viu pessoalmente a máquina e está em fase de teste só, Pare Home,. E fala o nome direito da marca,
tudo bem, volta daqui a 10 anos e veremos quem está certo!
Concordo plenamente
Imagina o consumo de combustível com 2 motores.... Não ia querer nem de graça um trem desses...
Nunca será uma máquina popular, porque além do preço o fazendeiro tem que possuir no mínimo duas para estar colhendo e plantando ao mesmo tempo , principalmente no Brasil que fazemos safrinha !
Você não entende nada nem de trator nem de lavoura ok
Mas sei que um dia eles vão fazer um trator que faz tudo
eu trabalho no agro você não tem noção doque está falando 🤠 mentiroso kkkkkk
Na minha opinião, essa maquina é inviável sim. Mas devem estar aproveitando que os terraplanistas do aquecimento global estão dinheiro para torrar, afinal, é uma máquina "elétrica" 😂😂😂
Com dois motores diesel de 550 cv tocando essa geringonça toda 😂😂😂
Parece piada
Pura bucha
A famosa gambiarra kkk
"É um trator que faz tudo 😁, mas tudo errado 😐". kkkkkkkkk. Pior que é mesmo.