É de cortar o coração. Outro dia vi uma mulher com duas crianças e um cara (talvez seja o pai). O Estado falhou miseravelmente e a constituição federal de 88 não serve para nada. A maldade dos políticos e dos grandes empresários é tenebrosa.
Ontem dia 12/12/2024 vi duas crianças em situação de rua no centro de São Paulo uma de aproximadamente 7 anos e outra de aproximadamente 3 anos.😢 Ah detalhe era duas meninas.
Em Mogi das Cruzes eu percebo isso claramente. Quando cheguei na cidade, há 8 anos, eu via uma meia dúzia no centro da cidade. Agora não consigo nem contar. É assombroso!
O número cresceu exponencialmente, você vê pessoas na rua até em bairros periféricos, o que não era comum. Essa última gestão está acabando com a cidade, falha em todos os setores
Seu erro é achar que isso está acontecendo só em São Paulo. Aqui no nordeste e principalmente no Ceará, aumentou absurdamente o número de pessoas vivendo nas ruas.
O Brasil precisa criar um modelo de educação/emprego/renda/moradia que permitam a todos ter acesso aos itens acima. Uma família sem casa, quando perde a renda acaba virando morador de rua, além de outras prefeituras que trazem seus moradores de rua para a cidade de São Paulo. Obrigado Dr. pelo conteúdo.
Trabalho com a PopRua há quase 2 anos, e já percebo o impacto que políticas públicas como o Consultório na Rua têm na epidemiologia local e no vínculo desse grupo com os equipamentos sociais. São pessoas como eu e você, sem tirar nem por. E como seres humanos que são, precisam de atenção focada e planejada do estado no que tange ao acesso à saúde e aos serviços sociais. Tenho muito orgulho do trabalho que estamos fazendo no meu estado.
Parabéns pelo seu humanismo! Faço o voluntariado tbm c morador d rua; e é mto gratificante! Eles não são marginais, como as pessoas pensam. Estudo comprovado, a maioria veio parar nas ruas primeiramente por desavenças familiares, depois drogas e agora pelo desemprego. Portanto, à partir d agora, vc q está lendo essa mha msg, qdo vc ver um morador d rua, não discrimine! Pois são pessoas dignas, q precisam da sua atenção, respeito, e uma ajuda p mudar a sua vida! Faça a diferença, e vc descobrirá o q é a verdadeira felicidade! ❤
@@lazaroneto3715 eu já fiz ação social com pessoas em situação de rua por 4 anos praticamente em Brasília. Eu ajudo o restaurante onde como, depois as 16h eles dão comida e as vezes roupa e produtos de higiene, eu sempre levo algo de higiene pra ajudar.
Ou seja 3 reais por dia, não é sobrevivência, estas pessoas estão morrendo aos poucos, é óbvio que uma boa parte acabam usando alguma substância pra aguentar a realidade. Nenhum político fez e faz algo significativo, é histórico o abandono.
Desculpa, VC É UM LEIGO, UM INOCENTE...NAO SABE DA REALIDADE JUSTAMENTE AO CONTRÁRIO, CAEM NAS RUAS PELO USO DE DROGAS ,ÁLCOOL Morei em albergues e hotéis sociais BÚZIOS, CABO FRIO,S P DA ALDEIA,CURITIBA, CASCAVEL,UMUARAMA...SP Tente passar 1 semana pra ver a realidade e depois vem conversar comigo
@@diegob9390, não é sobre isso. É sobre as prefeituras não se importarem com políticas públicas sociais. A economia está indo muito bem. Agro bombando e PIB subindo..
Cada pessoa deveria passar 1 semana nos albergues e hotéis sociais de Curitiba TENTE FAZER ISSO... EU MOREI 2 ANOS TE GARANTO, AO VER A VERDADE, O CENÁRIO, VC IRÁ DEIXAR DE TER PENA,CONSIDERAÇÃO POR MORADOR DE RUA !
Ótimo vídeo Dr. É interessante fazer um vídeo que explique as causas que fazem uma pessoa desistir. Tbm como pode ser feito um atendimento psicológico para ajudá-los.
Dá vontade de desistir mesmo, 90% do que eu produzo vai para o estado/políticos. A saúde que eu preciso eu não tenho. A rua que eu ando, não presta, só buraco. A escola das crianças, o ensino é do passado. A segurança nem se fala, nem tenho o direito de me defender. Os produtos que compramos são lixo eletrônico, graças à "proteção da nossa indústria", mesmo quando não temos indústria, vide a famosa Zona Franca de Manuaus, uma aberração.
O problema é que o ser humano depois da pandemia ficou com sérios problemas mentais , acesso mais fácil a drogas e sem esperança na vida!!muitos não suportam essa atual realidade que vivemos hoje e se perdem!!
Incrível que os Políticos não conseguem solucionar esse problema e só prometem antes das eleições , 80 mil pessoas é uma cidade média dentro de São Paulo...
Em alguns lugares onde tem um grande aglomerado de pessoas nestas condições parece cenário pós apocalíptico de filmes de ficcção... q na vdd é na vida real. Não é só descaso de políticas públicas, remonta muito antes na distribução de renda. E se isso não mudar, este número tende a aumentar, infelizmente
S.José do Rio Preto aumentou muito de 7 anos pra cá. Antes era comun no Centro dessa Cidade ( próximo a Rodoviária e a Represa Municipal) . Agora tem em todo canto que a gente olhar.
Studios de 20 m2 nao se qualificam para MCMV. A partir de 35m2 sim , quando e possive unidades de l 1 ou 2 dorm. Em geral ,o padrao 2 dorm MCMV produz plantas de 2 dorm. O que se ve em 20m2 sao apartamentos para investidores, em media acima de R$ 15.000/m2 , valor o qual extrapola o teto para Financiamentos MCMV.
Mas não é só em SP não, pedintes nos sinaleiros aqui em Goiânia nunca teve tantos, principalmente vindos de outros estados, enquanto isso o IBGE maquia dados...
Que triste! É preciso enfrentar este problema, não negá-lo. Políticas públicas para resolver este problema. A prefeitura de São Paulo precisa estudar o problema e procurar resolver da melhor forma possível!
Pois é, não preciso ir até SP para ver de perto essa realidade. Aqui em minha cidade é nítida a falta de vontade da gestão atual e das anteriores em atuar nessa demanda. Com a população de rua aumentando, infelizmente também aumentam os pequenos furtos a comércios locais e ocorrência de assaltos com arma, fora a sensação de insegurança que isso traz ao andar na rua à partir de determinada hora. É fato que a abordagem ao problema não pode ser unifatorial, mas não é algo que vemos nas campanhas dos candidatos. A maioria só quer saber de obras imediatistas e que dão visibilidade.
Pra mim isso aí é um contingente de pessoas que desistiram da vida, perderam a motivação na mais profunda raiz e jogaram tudo pro alto. O numero é altissimo, nunca artes na historia deste país tivemos um contingente tão grande de desabrigados nos grandes e médios centros urbanos.
Ouvi falar que tem um ônibus que sai de São Paulo e vai distribuindo essa população no interior, como aqui em Campinas. É visível o aumento dessa população por aqui.
É triste demais essa situação. E o mais triste é que parece que não há perspectiva de melhora. O governo deveria fazer mais esforços para ajudar essas pessoas, não dá para fingir que elas não existem. O problema só vai aumentar com o tempo, é como uma bola de neve.
Dr. Drausio, bem oportuno de sua parte levantar essa questão que realmente vem sendo um grave problema social em constante crescimento principalmente nas grandes cidades. Só não concordo com o termo "moradores de rua", já que, rua não é moradia, não é espaço para se habitar, mas para transitar. Pessoas nessa infeliz situação são "pessoas desabrigadas", "sem moradia", "sem casa", etc... Um abraço!✊🏼
Sugestão de perguntas para incluir no próximo senso: 1) Você gostaria de ter um emprego? 2) Você gostaria de sair da rua e ir morar em um abrigo? 3) Você gostaria de trabalhar durante o dia e a noite ir para um abrigo da prefeitura?
Com base nos dados do IBGE vemos que há uma concentração de crescimento populacional nos estados de SP, SC, PR, MT e MS. Em contrapartida estados do Norte/ Nordeste tem experimentado uma diminuição na população ou crescimento menor. Isso significa que estamos diante de um problema histórico. A ilusão que nos estados do Sul/ Sudeste há mais oportunidades para vencer a pobreza. A solução é política pública nacional para nivelar as oportunidades para que as pessoas não precisem migrar. Os grandes centros vivem uma verdadeira especulação imobiliária, inclusive nas periferias. Consequentemente milhares de pessoas não tem onde morar . Na minha visão é um problema federal e menos dos municípios.
Eles sempre existiram mas agora estão sendo contados como gente. Esteve um deles na igreja semana retrasada convidado pelos missionários, ele era branco de olhos verdes jovem educado fisicamente saudável estava dormindo na rua e descobriu um abrigo para dormir a noite perto no centro. Sua familia é de Ibiuna interior de São Paulo. Ele notou quando minha mão não pegou firme na mão dele.
Na verdade nenhum político quer resolver essa situação. Se eles não se preocupam nem em resolver os problemas da maioria das pessas pobres, imagina resolver a situação dos moradores de rua que são invisíveis perante a sociedade. O brasileiro precisa cobrar os políticos, mas infelizmente tem muita gente idolatrando esse canalhas. Imagina quantas moradias populares daria pra fazer anualmente só cortando os privilégios dos políticos, juizes, militares, ministros e funcionários públicos de alto escalão.
Debaixo do minhocão aumentou demais. Praticamente de uma a ponta a outra tem moradores de rua. Lembro que passava por ali uns 20 anos atrás e não era assim. Tinha um ou outro morador.
Pra esse povo tem que dar trabalho! Varrer calçada, lavar banheiro público, pintar os muros que estão imundos aqui em SP,, pra que ela possa custear um local próprio, sua alimentação etc. É dar a volta da dignidade a essas pessoas! É isso que boa parte quer: trabalho para se sustentar!
Infelizmente a maioria não quer trabalhar, quer é ficar recebendo bolsa família, comendo de graça e ficar nas ruas se fazendo de coitados A setor público dá de graça cesta básica, leite, auxílio aluguel, pé de meia, bolsa família… trabalhar pra que né?
Os centros POP não são suficientes e nunca serão. É necessária a cooperação da sociedade, do Estado e das empresas privadas para oferecer aos vulneráveis uma perspectiva de vida.
@@fernandaveiga7829 Uma triste realidade, mas há quem coopere, são poucos, pouquíssimos mesmo. São os que dormem de consciência limpa. Eu sei que uma andorinha só não faz verão, mas busco fazer a minha parte.
O problema é esta imigração desenfreada que vem de outros estados, e vem para morar na rua, a grande maioria destas pessoas em situação de rua, é de outros estados do país.
Tudo isso é culpa dos paulistanos que elegeram um político carioca pro Governo do Estado. O cara tá lá, equipando criminalmente o estado, como todos os políticos lá do RJ, fazem lá também.
Não faz sentido tratar a dependência química fora de contexto. Rico drogado vai pra clínica, retiro, fazenda. Se alguém termina na rua por uso de drogas, é porque já estava em situação precária, ou passou a usar drogas para suportar a situação de rua.
É raro morador de rua paulista, é tudo gente de fora, principalmente lá de riba!! São Paulo tem emprego à vontade pra quem quer trabalhar, mas os caras não se ajudam!
Eu já morei nas ruas em SP. É tão complexo, são tanas mazelas pra ser resolvidas que não tenho nem palavras pra descrever... Mas uma pergunta que nunca cala a gente é " pq as pessoas preferem ficar nas ruas do que nos abrigos abertos pela prefeitura?" a resposta eu sei, mas fica aqui a pergunta pra quem ainda não morou nas ruas....
2 fatores: faltam abrigos e faltam leis que obriguem as pessoas a irem para eles. Precisamos de uma nova Constituição que acabe ou restrinja o "direito de ir e vir". Direito de ir e vir apenas se você sabe pra onde vai e tem como se manter no seu destino.
Crescendo em todos os grandes centros do mundo todo (LA, NY, Londres, Paris, Cidade do México, entre outros), e será quase impossível acabar com isso. A humanidade está em estado terminal.
Não duvido que o número de moradores de rua aumentou em São Paulo. Por outro lado, usar o Cadunico realmente distorce os números, porque ele passou a ser obrigatório para receber alguns benefícios sociais, e por esse motivo explodiu o número de cadastros.
Vai aumentar com o governo querendo cortar bpc benefícios de idoso e pessoas com deficiência ajuda ai druzio faça um vídeo sobre isso você tem uma grande audiência
Centro de São Paulo me faz vergonha ali é o retrato das más gestão eles estão nem aí a cidade mais rica do País não tem a competência de trazer de volta o centro histórico onde ali tudo começou hj largado as traças comércios fechados varios pontos de Cracolândia povo paulistano teve a chance de tentar mudar algo aqui senpre os mesmos nada muda depois reclamam agora é tarde não adianta chorar.
São Paulo não tem um plano de habitação para moradores de rua. Jamais era para ser permitido moradia em rua, é insalubre tanto para quem a ocupa como moradores, comerciantes e pedestres. Transformar hotéis e prédios do Centro em locais para alojá-los é outro desvirtuamento de finalidade e por um outro lado, uma forma de acabar de vez com essa região da cidade.
Mais de 80 mil pessoas. Isso passaria a capacidade do Estádio Morumbi. É muito triste em pleno 2024 nossa sociedade não ter dado condições e dignidade para esses cidadãos 😕
Temos hoje mais diplomas, menos senso comum; medicina de ponta em alguns hospitais, mas saúde precária no SUS; Viajamos o mundo e não conhecemos nosso vizinho; temos mais conhecimento e menos sabedoria; amigos virtuais e menos amigos reais;muitos humanos em São Paulo e menos humanidade; relógios caros mas não temos tempo pra nada nem para ouvir;Perdemos o bom senso, a humanidade, o equilibrio, os amigos; são 500 anos e não chegamos a lugar nenhum, e pelo jeito morreremos assim.
Hoje eu vi um morador de rua seminu e gesticulando sentado na faixa de passagem dos ônibus em plena Av. Brigadeiro Luís Antônio em frente ao Hospital Pérola Byington , terrível !
Para uma análise mais apurada seria interessante incluir a existência deste problema em dimensoes ainda maiores nas cidades dos EUA e também da Europa.
O papel da prefeitura é vergonhoso. Negam o problema e tratam essas pessoas como invisíveis
Exatamente
O que você faz pra ajudar?
Concordo. Falta de políticas públicas na Prefeitura e no Estado. São Paulo é uma negligência nos 2 .
@zila2445 adote um noia cracudo
Hoje eu consigo ver moradores de rua que não são usuários , as vezes é família inteira aqui em São Paulo 😮
É de cortar o coração. Outro dia vi uma mulher com duas crianças e um cara (talvez seja o pai). O Estado falhou miseravelmente e a constituição federal de 88 não serve para nada.
A maldade dos políticos e dos grandes empresários é tenebrosa.
Verdade, principalmente no centro 😢
A vida não presta
@@Analu-yl2dy os caras se procriam igual ratos, sem ter condição alguma; não tem estado, não tem Constituição que dê conta.
Ontem dia 12/12/2024 vi duas crianças em situação de rua no centro de São Paulo uma de aproximadamente 7 anos e outra de aproximadamente 3 anos.😢 Ah detalhe era duas meninas.
Não só em São Paulo. No país todo
Em Mogi das Cruzes eu percebo isso claramente. Quando cheguei na cidade, há 8 anos, eu via uma meia dúzia no centro da cidade. Agora não consigo nem contar. É assombroso!
O número cresceu exponencialmente, você vê pessoas na rua até em bairros periféricos, o que não era comum. Essa última gestão está acabando com a cidade, falha em todos os setores
Reflexo das políticas lá de cima, nível federal.
@fabioferreira5640 Discordo, eu não vi a prefeitura controlar a situação da cidade. Nenhuma outra cidade está assim
E foi reeleito,daqui pra frente é só pra trás.
Seu erro é achar que isso está acontecendo só em São Paulo. Aqui no nordeste e principalmente no Ceará, aumentou absurdamente o número de pessoas vivendo nas ruas.
@franciscocosta5781 Não é a mesma coisa, nenhuma cidade do Brasil se compara com São Paulo
O Brasil precisa criar um modelo de educação/emprego/renda/moradia que permitam a todos ter acesso aos itens acima. Uma família sem casa, quando perde a renda acaba virando morador de rua, além de outras prefeituras que trazem seus moradores de rua para a cidade de São Paulo.
Obrigado Dr. pelo conteúdo.
É o reflexo da má distribuição de renda. Infelizmente a concentração de renda só tem aumentado no Brasil.
Trabalho com a PopRua há quase 2 anos, e já percebo o impacto que políticas públicas como o Consultório na Rua têm na epidemiologia local e no vínculo desse grupo com os equipamentos sociais.
São pessoas como eu e você, sem tirar nem por. E como seres humanos que são, precisam de atenção focada e planejada do estado no que tange ao acesso à saúde e aos serviços sociais.
Tenho muito orgulho do trabalho que estamos fazendo no meu estado.
Parabéns pelo seu trabalho, qualquer pessoa poderia estar nessa situação. 😢
Parabéns pelo seu humanismo!
Faço o voluntariado tbm c morador d rua; e é mto gratificante!
Eles não são marginais, como as pessoas pensam.
Estudo comprovado, a maioria veio parar nas ruas primeiramente por desavenças familiares, depois drogas e agora pelo desemprego.
Portanto, à partir d agora, vc q está lendo essa mha msg, qdo vc ver um morador d rua, não discrimine!
Pois são pessoas dignas, q precisam da sua atenção, respeito, e uma ajuda p mudar a sua vida!
Faça a diferença, e vc descobrirá o q é a verdadeira felicidade!
❤
❤❤❤❤
Qual seu estado?
@@volinte2 Ceará. Aqui temos um projeto com equipe multidisciplinar que atende a poprua.
É uma coisa horrorosa, que vemos em SP, Paris, Nova York, em todo lugar, praticamente. Não tem pra onde fugir. E em lugares frios eles sofrem mais 😢
Belo Horizonte está do mesmo jeito. O centro nem se fale :(
@PabloMartinezfr se você puder doar um casaco ou um cobertor para um deles, faça isso. Deus vai te recompensar!
@@lazaroneto3715 eu já fiz ação social com pessoas em situação de rua por 4 anos praticamente em Brasília. Eu ajudo o restaurante onde como, depois as 16h eles dão comida e as vezes roupa e produtos de higiene, eu sempre levo algo de higiene pra ajudar.
Pode crer, tá absurdo em várias cidades grandes pelo mundo.
Porto Alegre RS está demais tbm. Em torres RS cidade litorânea tinha muitos medingos
Sei que está focando em São Paulo, mais aqui em Recife eu tbm percebi que aumentou tbm esses moradores de rua, é homem, mulher, casal.
Verdade, muita gente perdeu seu lar na Pandemia e sofre a té hoje nas ruas de Recife. ç.ç
Meu amigo disse que em Salvador aumentou também 😢
Nordeste também ? Imaginei que a vida aí estava melhor. Enfim, cada um tem o que procura
infelizmente o voto do povo de Recife custa aos mais pobres que sofrem na mão de políticos que destroem a economia.
Aqui na Bahia também aumentou 😢 é uma tristeza
Ou seja 3 reais por dia, não é sobrevivência, estas pessoas estão morrendo aos poucos, é óbvio que uma boa parte acabam usando alguma substância pra aguentar a realidade. Nenhum político fez e faz algo significativo, é histórico o abandono.
Infelizmente é isso mesmo 😢
A economia a gente tá vendo depois. Fica em casa.
Desculpa,
VC É UM LEIGO, UM INOCENTE...NAO SABE DA REALIDADE
JUSTAMENTE AO CONTRÁRIO, CAEM NAS RUAS PELO USO DE DROGAS ,ÁLCOOL
Morei em albergues e hotéis sociais
BÚZIOS, CABO FRIO,S P DA ALDEIA,CURITIBA, CASCAVEL,UMUARAMA...SP
Tente passar 1 semana pra ver a realidade e depois vem conversar comigo
@@diegob9390, não é sobre isso. É sobre as prefeituras não se importarem com políticas públicas sociais. A economia está indo muito bem. Agro bombando e PIB subindo..
Aqui em Curitiba também é alarmante o número de pessoas que vivem em situação de ruas.
Cada pessoa deveria passar 1 semana nos albergues e hotéis sociais de Curitiba
TENTE FAZER ISSO... EU MOREI 2 ANOS
TE GARANTO, AO VER A VERDADE, O CENÁRIO, VC IRÁ DEIXAR DE TER PENA,CONSIDERAÇÃO POR MORADOR DE RUA !
Ótimo vídeo Dr.
É interessante fazer um vídeo que explique as causas que fazem uma pessoa desistir. Tbm como pode ser feito um atendimento psicológico para ajudá-los.
Dá vontade de desistir mesmo, 90% do que eu produzo vai para o estado/políticos. A saúde que eu preciso eu não tenho. A rua que eu ando, não presta, só buraco. A escola das crianças, o ensino é do passado. A segurança nem se fala, nem tenho o direito de me defender. Os produtos que compramos são lixo eletrônico, graças à "proteção da nossa indústria", mesmo quando não temos indústria, vide a famosa Zona Franca de Manuaus, uma aberração.
É só ver quanto esta custando hoje um aluguel na comunidade / favela... isso irá responder muitas perguntas...
Vdd😢
Isso mesmo! Pra ter uma casa hj é só vendendo a alma
Aqui em Santos está surreal o n de moradores de rua....triste😢
e o pessoal de SP votou pra continuar com essa situação triste
O problema é que o ser humano depois da pandemia ficou com sérios problemas mentais , acesso mais fácil a drogas e sem esperança na vida!!muitos não suportam essa atual realidade que vivemos hoje e se perdem!!
Eu acredito nisso também!
Verdade 😢
Isso a gente vê depois. Fica em casa.
Incrível que os Políticos não conseguem solucionar esse problema e só prometem antes das eleições , 80 mil pessoas é uma cidade média dentro de São Paulo...
Infelizmente, eles não se importam com a sociedade.
Parabéns pelo vídeo Dr. Drauzio
Em alguns lugares onde tem um grande aglomerado de pessoas nestas condições parece cenário pós apocalíptico de filmes de ficcção... q na vdd é na vida real. Não é só descaso de políticas públicas, remonta muito antes na distribução de renda. E se isso não mudar, este número tende a aumentar, infelizmente
Vdd 😢
O verdadeiro inferno é "viver" nessas condições
Vdd😢
Estar vivo é um inferno
A realidade é triste 🫀🙏🏼
Aqui no interior de SP tb. Nunca vi tanto pedido de comida mesmo, marmitex nas ruas. Tanta gente nos faróis etc. É visível esse aumento em todo lugar
S.José do Rio Preto aumentou muito de 7 anos pra cá. Antes era comun no Centro dessa Cidade ( próximo a Rodoviária e a Represa Municipal) . Agora tem em todo canto que a gente olhar.
Muito grave, pois além de todos problemas citados pelo Dr. Drausio ainda abre-se uma porta para a cracolandia.
Moradia é o primeiro direito de cada cidadão, para vir na sequência os outros. Hoje o MCMV virou milhares de "estúdios de 20m2"em SP
Studios de 20 m2 nao se qualificam para MCMV. A partir de 35m2 sim , quando e possive unidades de l 1 ou 2 dorm.
Em geral ,o padrao 2 dorm MCMV produz plantas de 2 dorm.
O que se ve em 20m2 sao apartamentos para investidores, em media acima de R$ 15.000/m2 , valor o qual extrapola o teto para Financiamentos MCMV.
Segundo paragrafo 40m2 produz 2 dorm sob MCMV. Errata.
Enquanto deputados e vereadores com auxílio moradias e outros benefícios , enquanto o povo não aprender a valorizar seu voto continuará assim .
O povo tem que cobrar esses caras. Mas os idiotas os estão idolatrando.
@claudioantoniosuzukideoliv594 verdade isso é lamentável
Exatamente
Viva a especulação imobiliária!
Muitos cidadãos negam ajuda à população de rua, mas muitos sem teto só precisam de uma chance pra se reerguer na sociedade.
Verdade, quem poderia ajudar fecha os olhos. Depois dizem que são "cristãos"
A maioria não quer saber de trabalhar
Aham, vai nessa. A maioria não quer trabalhar nao. Quer ficar só dormindo, pedindo coisas e por aí vai
O numero de moradores de rua está aumentando muito em vários países😢 aqui no Canadá está bem grave
CAUSA,...99%......... DROGAS, ÁLCOOL
@@YinYang-r8r, isso é o efeito colateral. Causa principal é o desalento e perceber que nasceu para viver junto com seres humanos péssimos.
Parabéns Dr. Drauzio por trazer esse tema tão relevante. ❤❤ Deus te dê muita saúde e vida longa, o senhor é uma pérola na nossa sociedade
Não só em SP, como em outras cidades do país. Aqui em Manaus cresceu bastante também. 😓
Tenho visto várias pessoas morando na rua, principalmente próximas aos Bom Prato.....
é só ver o custo dos alugueis que dá pra entender...
Vdd😢
Mas não é só em SP não, pedintes nos sinaleiros aqui em Goiânia nunca teve tantos, principalmente vindos de outros estados, enquanto isso o IBGE maquia dados...
Que triste! É preciso enfrentar este problema, não negá-lo. Políticas públicas para resolver este problema. A prefeitura de São Paulo precisa estudar o problema e procurar resolver da melhor forma possível!
Parabéns pelo trabalho dr Drauzio 👍👍🙏
ALÔ *RICARDO NUNES* CADÊ AS *SUBPREFEITURAS* RESOLVENDO ESSE PROBLEMÃO ????? TÁ DEMAIS
Esse Nunes é um fantasma, ninguém vê o rosto dele na reportagem dando uma explicação dos problemas da cidade, ele fecha os olhos para os problemas.
Quem manda em São Paulo e no Brasil são os políticos e grandes empresários. Eles têm o controle de tudo.
O governo atual disse que ia tirar a população da pobreza, prometeu "picanha"😂...
Quem acreditou ou acredita não sabe que esse homem e sua trupe são ruins e só governam para benefícios proprios.
Pois é, não preciso ir até SP para ver de perto essa realidade. Aqui em minha cidade é nítida a falta de vontade da gestão atual e das anteriores em atuar nessa demanda. Com a população de rua aumentando, infelizmente também aumentam os pequenos furtos a comércios locais e ocorrência de assaltos com arma, fora a sensação de insegurança que isso traz ao andar na rua à partir de determinada hora.
É fato que a abordagem ao problema não pode ser unifatorial, mas não é algo que vemos nas campanhas dos candidatos. A maioria só quer saber de obras imediatistas e que dão visibilidade.
surreal estas informações 😮😮😮
A migração em massa de outros Estados acabou com são Paulo
Pra maioria vir roubar e usar droga na rua, por que trabalhar que é bom a maioria dos vagabundos não querem
Pra mim isso aí é um contingente de pessoas que desistiram da vida, perderam a motivação na mais profunda raiz e jogaram tudo pro alto. O numero é altissimo, nunca artes na historia deste país tivemos um contingente tão grande de desabrigados nos grandes e médios centros urbanos.
Ótima Análise !!!
É muita gente, e o número só tem crescido, é muito preocupante isso
Ouvi falar que tem um ônibus que sai de São Paulo e vai distribuindo essa população no interior, como aqui em Campinas. É visível o aumento dessa população por aqui.
É triste demais essa situação.
E o mais triste é que parece que não há perspectiva de melhora.
O governo deveria fazer mais esforços para ajudar essas pessoas, não dá para fingir que elas não existem.
O problema só vai aumentar com o tempo, é como uma bola de neve.
Infelizmente 😢
Que vídeo necessário. Obrigada.
Dr. Drausio, bem oportuno de sua parte levantar essa questão que realmente vem sendo um grave problema social em constante crescimento principalmente nas grandes cidades. Só não concordo com o termo "moradores de rua", já que, rua não é moradia, não é espaço para se habitar, mas para transitar. Pessoas nessa infeliz situação são "pessoas desabrigadas", "sem moradia", "sem casa", etc... Um abraço!✊🏼
Sugestão de perguntas para incluir no próximo senso:
1) Você gostaria de ter um emprego?
2) Você gostaria de sair da rua e ir morar em um abrigo?
3) Você gostaria de trabalhar durante o dia e a noite ir para um abrigo da prefeitura?
Com base nos dados do IBGE vemos que há uma concentração de crescimento populacional nos estados de SP, SC, PR, MT e MS. Em contrapartida estados do Norte/ Nordeste tem experimentado uma diminuição na população ou crescimento menor. Isso significa que estamos diante de um problema histórico. A ilusão que nos estados do Sul/ Sudeste há mais oportunidades para vencer a pobreza.
A solução é política pública nacional para nivelar as oportunidades para que as pessoas não precisem migrar.
Os grandes centros vivem uma verdadeira especulação imobiliária, inclusive nas periferias. Consequentemente milhares de pessoas não tem onde morar . Na minha visão é um problema federal e menos dos municípios.
Eles sempre existiram mas agora estão sendo contados como gente.
Esteve um deles na igreja semana retrasada convidado pelos missionários, ele era branco de olhos verdes jovem educado fisicamente saudável estava dormindo na rua e descobriu um abrigo para dormir a noite perto no centro. Sua familia é de Ibiuna interior de São Paulo.
Ele notou quando minha mão não pegou firme na mão dele.
Credo pq motivo esse rapaz tá na rua?
Conteúdo q deveria passar diariamente nas redes .
O centro de Santo André (Grande São Paulo/ Região do ABCD) está igual, muitos casais com crianças morando nas ruas. Uma tristeza! 😢😢😢
Na verdade nenhum político quer resolver essa situação. Se eles não se preocupam nem em resolver os problemas da maioria das pessas pobres, imagina resolver a situação dos moradores de rua que são invisíveis perante a sociedade. O brasileiro precisa cobrar os políticos, mas infelizmente tem muita gente idolatrando esse canalhas. Imagina quantas moradias populares daria pra fazer anualmente só cortando os privilégios dos políticos, juizes, militares, ministros e funcionários públicos de alto escalão.
Até nas periferias tem morador de rua agora antes só se via no centro.
PARABÉNS PELO VÍDEO MUITO IMPORTANTE E ESCLARECEDOR
Situação muito triste.
Debaixo do minhocão aumentou demais. Praticamente de uma a ponta a outra tem moradores de rua. Lembro que passava por ali uns 20 anos atrás e não era assim. Tinha um ou outro morador.
Ali são noias , não morador de rua
O doutor é incrível!😊😊😊😊
Pra esse povo tem que dar trabalho! Varrer calçada, lavar banheiro público, pintar os muros que estão imundos aqui em SP,, pra que ela possa custear um local próprio, sua alimentação etc. É dar a volta da dignidade a essas pessoas! É isso que boa parte quer: trabalho para se sustentar!
@@marialuizagomeschaves1613
MAS QUEM VAI PAGAR, COM ESSES MALDITOS JUROS E IMPOSTOS ABUSIVOS??
Infelizmente a maioria não quer trabalhar, quer é ficar recebendo bolsa família, comendo de graça e ficar nas ruas se fazendo de coitados
A setor público dá de graça cesta básica, leite, auxílio aluguel, pé de meia, bolsa família… trabalhar pra que né?
Sao Paulo e Rio de Janeiro sao cidades ingovernaveis. Criminalidade em constante alta e mendicancia alarmante.
E outras grandes capitais vão no mesmo caminho: Brasília, Curitiba, BH, Recife ...
@@fabioferreira5640Salvador que é pura ilusão.
Nunca vi uma pessoa tão otimista
Porém, acho que seja uma cega da realidade do país
Os centros POP não são suficientes e nunca serão. É necessária a cooperação da sociedade, do Estado e das empresas privadas para oferecer aos vulneráveis uma perspectiva de vida.
Eu concordo contigo, Fernanda.
Mas a verdade é que ninguém se importa. Triste
@@MarceloLemeD3 pois é, nunca vai mudar pq ninguém liga… é a realidade
@@fernandaveiga7829 Uma triste realidade, mas há quem coopere, são poucos, pouquíssimos mesmo. São os que dormem de consciência limpa. Eu sei que uma andorinha só não faz verão, mas busco fazer a minha parte.
Que triste meu Deus.
A política nacional para a PSR é quase inexistente, e depende de emendas parlamentares para funcionar. Muito difícil, muito triste 😢
O problema é esta imigração desenfreada que vem de outros estados, e vem para morar na rua, a grande maioria destas pessoas em situação de rua, é de outros estados do país.
Tudo isso é culpa dos paulistanos que elegeram um político carioca pro Governo do Estado. O cara tá lá, equipando criminalmente o estado, como todos os políticos lá do RJ, fazem lá também.
Exatamente
Isso aí, até porque antes não tinha nada disso kkjj
E a dependência química
Isso para mim é a principal causa
Mas isso seria dizer que todos são usuários. O que não é verdade. Tem muitas famílias que perderam a renda e são obrigadas a ir pra rua
Não faz sentido tratar a dependência química fora de contexto. Rico drogado vai pra clínica, retiro, fazenda. Se alguém termina na rua por uso de drogas, é porque já estava em situação precária, ou passou a usar drogas para suportar a situação de rua.
Muito triste 😢
É raro morador de rua paulista, é tudo gente de fora, principalmente lá de riba!! São Paulo tem emprego à vontade pra quem quer trabalhar, mas os caras não se ajudam!
Custo de vida no Brasil è muito alto!!!!
População cresceu, conta quantas pessoas vieram de outro estado ou cidade desde 2000 e se mudaram para São Paulo.
Eu já morei nas ruas em SP. É tão complexo, são tanas mazelas pra ser resolvidas que não tenho nem palavras pra descrever... Mas uma pergunta que nunca cala a gente é " pq as pessoas preferem ficar nas ruas do que nos abrigos abertos pela prefeitura?" a resposta eu sei, mas fica aqui a pergunta pra quem ainda não morou nas ruas....
Por causa das pulgas, percevejos, etc e por que não tem onde deixar os animais. Sempre ouvi falar sobre essas dificuldades
2 fatores: faltam abrigos e faltam leis que obriguem as pessoas a irem para eles.
Precisamos de uma nova Constituição que acabe ou restrinja o "direito de ir e vir". Direito de ir e vir apenas se você sabe pra onde vai e tem como se manter no seu destino.
@@fabioferreira5640Mussolini e Hitler já fizeram isso. Foi chamado de Estado Nazifascista. 🤬
São fatores diversos que conduzem a viver em situação de rua.
Mas o Lule recentemente disse que acabou com a pobreza do país. Não estou entendendo...
Boa noite Doutor asistindo de São Paulo capital
que triste essa realidade
Crescendo em todos os grandes centros do mundo todo (LA, NY, Londres, Paris, Cidade do México, entre outros), e será quase impossível acabar com isso. A humanidade está em estado terminal.
Estive em SP recentemente, de fato, é a absurdo a quantia de gente.
Sim, além do fato de que tem muitas crianças nessa situação, isso é o pior de SP…Deveria ser a prioridade de qualquer gestão.
Não duvido que o número de moradores de rua aumentou em São Paulo. Por outro lado, usar o Cadunico realmente distorce os números, porque ele passou a ser obrigatório para receber alguns benefícios sociais, e por esse motivo explodiu o número de cadastros.
Vai aumentar com o governo querendo cortar bpc benefícios de idoso e pessoas com deficiência ajuda ai druzio faça um vídeo sobre isso você tem uma grande audiência
Centro de São Paulo me faz vergonha ali é o retrato das más gestão eles estão nem aí a cidade mais rica do País não tem a competência de trazer de volta o centro histórico onde ali tudo começou hj largado as traças comércios fechados varios pontos de Cracolândia povo paulistano teve a chance de tentar mudar algo aqui senpre os mesmos nada muda depois reclamam agora é tarde não adianta chorar.
Exatamente
Mas, se vc ver uma cidade canadense famosa chamada Montréal vai ver que tá cheio de pessoas sem teto também
Tem que cadastrar, catalogar,entender pq estão nas ruas e dar condições permanetes pra elas saírem e recomeçar suas vidas.
Rio de Janeiro também, aparenta ser o aumento de usuários de crack
À prefeitura ignora várias ocupações irregulares também. Depois que está grande demais fica muito complicado realocar essas pessoas.
Apresentar o problema é fácil, quero ver Apresentar uma solução.
São Paulo não tem um plano de habitação para moradores de rua. Jamais era para ser permitido moradia em rua, é insalubre tanto para quem a ocupa como moradores, comerciantes e pedestres. Transformar hotéis e prédios do Centro em locais para alojá-los é outro desvirtuamento de finalidade e por um outro lado, uma forma de acabar de vez com essa região da cidade.
Em São Paulo o Padre Júlio Lancelotti faz um excelente trabalho para com os moradores de rua da cidade.
Em João Pessoa PB teve um aumento absurdo e a única preocupação é o turismo!
O estranho é que a mídia exalta o sucesso econômico deste "governo".
Mais de 80 mil pessoas. Isso passaria a capacidade do Estádio Morumbi. É muito triste em pleno 2024 nossa sociedade não ter dado condições e dignidade para esses cidadãos 😕
Vdd😢
Estes moradores de rua, é tudo de fora a maior parte, vem de outros estados.
É triste a situação de São Paulo. E infelizmente a administração pública pouco se importa. Somente uma correção: HIV não se enquadra como doença.
Temos hoje mais diplomas, menos senso comum; medicina de ponta em alguns hospitais, mas saúde precária no SUS; Viajamos o mundo e não conhecemos nosso vizinho; temos mais conhecimento e menos sabedoria; amigos virtuais e menos amigos reais;muitos humanos em São Paulo e menos humanidade; relógios caros mas não temos tempo pra nada nem para ouvir;Perdemos o bom senso, a humanidade, o equilibrio, os amigos; são 500 anos e não chegamos a lugar nenhum, e pelo jeito morreremos assim.
Hoje eu vi um morador de rua seminu e gesticulando sentado na faixa de passagem dos ônibus em plena Av. Brigadeiro Luís Antônio em frente ao Hospital Pérola Byington , terrível !
Muito triste.
Vergonhoso de parte do governo.
Para uma análise mais apurada seria interessante incluir a existência deste problema em dimensoes ainda maiores nas cidades dos EUA e também da Europa.
Em Recife tem ruas inteiras tomadas por moradores de rua e aumenta a cada dia.