Um bom equalizador dá uma profundidade acústica agradável de se ouvir. Sem ele o som fica muito chapado, ôco, todas as frequências muito audíveis ao mesmo tempo, principalmente os médios. Isso causa fadiga auditiva muito rápido. Um leve tratamento acústico é sempre bem vindo, então meu voto é a favor. Abraçossss !
Eu possuo um equalizador ES-10 da Gradiente e sempre uso ele junto com o meu amplificador Gradiente 366 para equalizar as músicas que escuto. Lembrete: só escuto músicas dos anos 70 e 80.👍👏👏👏😎🇧🇷
Puta merda cara eu tenho um equalizador desse o meu é da cor grafite. E também sou fissurado por músicas de 60 até 80. Gosto muito Elton John. M Jackson. Marvin Gaye Barry White. E a música dos anos 70 que eu curto muito é Have you ever seen the Rain do creedence clearwater. Aqui na rua o povo pede a morte comigo quando ligo o som. Porque eles só curtem a mesmice do tal arrocha e eu não curto esse gênero musical. Se vc morasse Em Aracajú gente ia trocar umas ideias sobre músicas antigas.
Ótimo vídeo... Então sou um empilhador e jamais faltará um equalizador.... é com dizem, gosto é gosto e eu gosto do equalizador ele existe não é pôr acaso, então vamos usar...rsss.... abraços
Equalizador e como tempero, tem que saber o que se faz, senão ou salga ou deixa insoso, não existe som profissional sem usar equalizador, como se tirar uma microfonia por exemplo sem um equalizador para cortar uma frequência específica, é um periférico de suma importância para qualquer som.
Equalizador serve para você deixar o som aprazível a sua audição ao seu gosto musical. Uso direto e a equalização bem feita dá um ganho na qualidade final.
@@edmilsonfelds7119 o ambiente não é reflexo não cara, o ambiente modifica o som dependendo da configuração dele, mais reflexivo, menos, ressalta mais uma frequencia ou outra e etc, e é pra isso que serve o equalizador, pra equalizar, ou seja, tornar igual as frequencias que estejam ou muito atenuadas ou muito acentuadas, pra que todas sejam reproduzidas igualmente..... ficar dando ganho deliberado em grave e agudo igual todo mundo faz só serve pra adulterar a música, ai fica dificil de apreciar a música do jeito que ela foi criada pra ser apreciada.....
@@djmhyde esse é seu parecer ou a maneira como vc aprecia a música. Você quer lacrar a sua ótica ou audição como regra geral para todo mundo. Acorda mané! Cada um tem seu conceito como apreciador de som. É como comida, gastronomia, carro, casa. O equalizador já tem denominação porque você EQUALIZA um padrão que lhe é peculiar ao seu ouvido. E voce use o como achar melhor. Eu não curto frequência iguais. Eu não curto a voz em evidência. Eu curto os instrumentos em primeiro plano. Então amigo, vc regula como vc achar melhor PARA SEU OUVIDO. NÃO EXISTE PADRÃO. EU APENAS OPINEI A MANEIRA COMO EU CURTO OUVIR MÚSICA.
Cada um com sua opinião vou fala por min, particularmente eu sou fascinado por som profissional e jamais fico sem equalizador pois com ele chegamos, nas frequências desejadas , para ter um equalizador tem de saber mexer sem satura ou tira a música do original, o equalizador ele da mais um brilho na música, sendo usado de acordo com o gosto e a necessidade de cada um.
Quando o set é bom, o som é maravilhoso em flat, e o equalizador só serve para compensar deficiências do AMBIENTE. Basta ver que em sistemas HiEnd não existe equalizador e sequer controle tonal no pré.
Adorei esse video. Na minha adolescência trabalhei com o famoso " som mecânico". Ganhávamos a grana do bar com isso. Tínhamos tantos eventos que a gente nem dormia. Então com a grana boa compramos o equalizador, na época um cignus pois achavamos o gradiente "caseiro demais" ou pouco profissional. Nos exibíamos com a parafernalia virada pra galera. Tinha muitos aparelhos e 70 por cento nao funcionava ou nem era ligado. Dava um serviço montar aquilo (rs). Enfim, veio o equalizador e sinceramente, pra mim aquilo "cagou" no nosso som e não foram poucas as discussões com meu socio e parça pois nao sei se o ouvido dele tinha dificuldades pra ouvir os graves pois bastava eu ir ao banheiro e o infeliz "atuchava " no equalizador. Como trabalhávamos em vários ambientes, configurávamos o som conforme mas, jamais senti que o equalizador fizesse algo mais do que foder tudo.Mas gosto e gosto. Hoje tenho em equalizador apenas como parte da "pilha". Equalizador pra mim e como tentar por agua num copo cheio ou mesmo tentar tirar algo de um copo vazio. Mas o que seria da vida se nao tivéssemos o excessos não e mesmo. JOIA O VIDEO.
O equalizador serve para você corrigir as deficiências das suas caixas ou do sistema, com o objetivo de tornar a resposta de frequência mais plana possível e também para "temperar" o som de acordo com o gosto de cada um. Ele também serve para corrigir o som prejudicado por um determinado ambiente.
O equalizador também ajuda no ganho da potência usando de forma correta .o timbre do grave almenta igual twitter muitos não gostao usam mais Titanium eu já gosto de twuiter igual vc diz gosto é gosto muito bom vídeo parabéns amigo
Tenho vários equalizadores, mas vim acertando aos poucos as caixas e utilizando cada vez menos, sendo que estão todos desligados no momento, mas como vc disse, ele embeleza o rack então mantenho sempre no set (desconectados). Excelente seus videos, gosto mto. Abç a todos.
@@assis3461 agradeço aí a pergunta, mas no momento eles são todos aparelhos que tem histórias de anos comigo, os que eu tinha disponíveis para venda ocasional, já se foram, mesmo assim com mta dor no coração. Gde abç.
Ótimo vídeo. Esse vídeo caiu de paraquedas. Estou com um Techinics SU-V5 é um equalizador Cygnus GE 400 com as ligações incorretas. Tinha tempo que não mexia e tinha esquecido como era. Mas a ligação antiga era exatamente como você ensina. Amanhã irei fazer. Valeu e obrigado.
Parabéns pela aula sobre o uso do graphic equalizer, aliás bem à propósito, pois estou comprando um da marca Ciclotron, e sua brilhante e completa explanação vai me ajudar a tirar o melhor proveito dele, que tem 30 bandas de frequências.
Sempre usei equalizador desde 1980 .Usei com receiver depois com amprificador com receiver AV e hoje com pré mais power acho extremamente necessário, apesar de muitos serem contra seu uso. mas é preciso saber usar ,ele deve ser usado para deficiências que perceba no som seja no grave médios ou agudos,.
Pra quem entende e sabe mexer num equalizador, é bom, pois vai saber configurar de uma maneira que valorize cada instrumento de determinado gênero musical; mas, em contrapartida, pra quem escuta música casualmente, sem se importar muito com detalhes, não vai fazer muita diferença utilizar um equalizador. Então vai do nível de conhecimento e preferência de cada um.
Como você enfatizou,tudo é questão de gosto,eu prefiro ter um no meu sistema,até porque,algumas gravações necessitam de pequenos ajustes de acordo com o gosto de cada um,abs!
Então mas independe de gosto, existe o equilíbrio (o som correto). Então creio q o propósito de tantos ajustes é pra alcançar o equilíbrio de máxima qualidade do aparelho. Agora tem pessoas q gosta do som ruim né rsrs .
Eu gosto e utilizo!! Tenho equalizador da Gradiente da Cygnus da CCE da Micrologic da Tarkus e da bose!! Todos vintage de época!! Estes são de dez bandas. Mas tenho um da Micrologic MZ-1 que é mono e tem 32 bandas!! Uso todos os filtros possíveis na minha coleção!! Além do equalizador coloco Crossover, redutor de ruídos, compressor e até um pré valvulado para dar o timbre quente das válvulas!!
Eu fiz um teste hoje ouvi um cd sem equalizador e depois o mesmo cd com equalizador. Eu tenho um Cygnus GE1800 Prata mas nas verdade estou aguardando chegar o gradiente ES-10. A diferença de resposta das caixas com o equalizador melhoram muito. O amplificador é um gradiente M86 e as caixas são 2 cce CL-990. Fica show também me considero um empilhador.
Argumentos com muito fundamento, concordo em absolutamente tudo que foi falado, gosto muito de som, já tive vários tipos de sons montados onde eu mesmo montei, mas hoje em dia tenho som automotivo , tenho carrocinha e tenho que dizer que com os PROCESSADORES de áudio os equalizadores deixaram muito de ser essenciais pois esses processadores já fazem o trabalho do equalizador com maestria, principalmente os digitais, tenho um processador da EXPERT digital Conect, faço absolutamente tudo com ele e deixo meu som do jeitinho que quero pelo celular pois esse processador conecta-se por Bluetooth e o leque de detalhes e imenso , gosto de graves profundos e prolongados , não deixo meu som ficar com graves secos pois não curto, ou seja equalizador mesmo hoje em dia na grande massa só é usado para pessoas que querem montar um empilhamento de aparelhos , mas tenho que dizer que o som com equalizador e uma delicia de se ouvir se estiver bem equalizado é claro! Parabéns pelo vídeo e um forte abraço!
Oi Cesar..acabei de comprar um EQ90 da gradiente e estou adorando o som, ainda mais nas fitas cassetes que gravei antes de comprar, comprei esse equalizador de São Paulo com manual e tudo, impecável, esse vc disse que não tem ainda na sua coleção..tá muito conservado.. é outra coisa poder ouvir com equalização..valeu, é isso aí, gosto é gosto.. abraço
Eu sempre tive som profissional, e sempre com equalizador, pois o som fica do jeito q eu quero. Ex: Equalize um som do jeito q te agrada, depois ouça o mesmo som sem o equalizador e chegue a conclusão. Com ou sem ele. Seus ouvidos vão sentir muiiiiiiita diferença.
amigão parabéns vídeos muito top mais uma vez você nos premia com uma aula de conhecimento destas máquinas magnificas pra um leigo como eu estás explicações são muito importantes. um grande abraço fica com deus.
Parabens pelo video, muito bom e esclarecedor. Meu marido é DJ E NA MINHA CASA TEM UMA PARAFERNALIA DE SOM ENORME. OLHA ISSO...Mixer ligado numa mesa de 16 canais que esta ligada num equalizador de 31 vias que esta ligado num crossover de 5 vias que esta ligado num compressor e se não me engano tem tambem um processador de audio e....o som e simplesmente maravilhoso
Em áudio profissional, quanto menos interação com o sinal, melhor. Obviamente que isso só funciona se vc tiver investido em equipamentos de ponta, com todos os elos da corrente no mesmo nível.
Ótimo vídeo. É possível ligar um equalizador diretamente em uma caixa ativa? Não quero utilizar mesa de som, apenas dar mais opções de equalização para a caixa ativa. Tenho uma caixa que vai bem nos graves, porém falta um pouco de brilho nos agudos. Com o equalizador acredito que poderia equilibrar melhor o som. Obrigado.
Qualquer par de caixas acústicas a partir de R$ 20.000,00, produzidas por fabricantes de caixas acústicas de renome, já serão capazes de reproduzir o som com perfeição em flat ou com pequeníssimas variações de equalização.
Amigo .estive vendo seu vídeo na minha opinião , o equalizador é muito importante e essecional .para o som , quando eu estava sem equalizador . Meu grave não tinha timbre nenhum um grave seco quando coloquei equalizador que fui ver o timbre do grave . Então equalizador é bom muito importante para o amplificador . Mas tem que saber utilizá-lo . Chame se equalizador exatamente para equalizar dentro de suas frequência serta e não para dezequaliza-lo então. Tem que saber mecher saber equalizar na frequência serta se abrir o agudo o grave sem nenhum entendimento claro que vai acuza estorçao .eu gosto porque sei mecher .outros não gostao as vezes porque não sabe .não estou falando de vc só minha opinião parabéns pelo o vídeo sempre vai ser comentado por alguém chamou atenção muito bom .
*Equalizador, no máximo, o do próprio som, e tem que ainda cuidar, pois tem sons que ficam melhor sem suround, outros tem que tirar para ficar melhor.*
Valeu amigo vc entende do assunto quem gosta de ouvir música com qualidade tem que ter uma boa aparelhagem Como vc dos tem pessoas q ouve som em qualquer equalização eu mesmo percebo quando a qualidade ñ Tá boa vlu
Eu sinto MUITA falta de um equalizador, eu tive esse GEC 1012, hoje tenho um aparelhinho LG ridículo que diz que tem n variações de equalização e vária coisa nenhuma, uma porcaria, com o equalizador, aí sim você tem n variações de acordo com sua sala, caixa, matrizes, mais ou menos pessoas no ambiente, e até as vezes conforme varia seu humor, adoro os recursos dele! Bom, eu era um empilhador de equipamentos, eram 13, toca discos, fitas inclusive de rolo, redutor de ruídos, pré, mixer, módulos de potência.... Que saudades da qualidade de som que eu ouvia naquela época... Parabéns pelo trabalho e fórum!
Adoro amplificador.eu acho que ninguém ouve igual e isso serve para deixar o áudio mais confortável. A distorção gerada normalmente e inaldivel,medida por aparelhos.
Utilizo o equalizador nativo de um system 3 em 1 da Philips. Uso ele em "V" pois no caso dessas caixas antigas noto um excesso de médios. Mas vai de cada um... E o gênero musical influência também.
O problema por conta do fanatismo dos audiofilos é que eles querem que o som gravado seja idêntico ao som feito ao vivo, o som gravado jamais será igual ao mesmo som natural.
O equalizador principalmente em CS remasterizado é útil, pois tem gravações horrorizada. Agora, para utilizar equalizador tem que ter ouvido, senão não adianta.
É... liguei um equalizador a pouco tempo no meu receiver. Não sou audiófilo, mas notei que o som está menos limpo. Mesmo estando flat o som já sofre alteração. Sem o EQ parece um som mais macio, agradável. Tentei algumas equalizações diferentes, mas ainda não consegui gostar mais do que o som direto do receiver.
Eu sempre usei até no celulares quando vinham com essa função equalização com gráficos personalizar quando tiro a função equalizador o som ficar sem brilho e saber usar sabendo usar ele na posição que imita pop e rock dos aparelhos digitais , jamais queimará faltantes uso agora um Nashville neq 2 simples mas dá faz uma diferença no som😎
Claro q devemos usar desde q as caixas de som do ambiente não transmitam as mesmas frequências, onde os equalizadores irão corrigir problemas como esse. No som (cd) fixo tbm é necessário pq dependendo da qualidade da gravação bem como dos equipamentos q compõe o som ajuda dar um up ou controlar pra q não fique exagerado. Ferramenta excelente. E justamente isso q vc falou do ouvido. Se o operador não souber interpretar auditivamente o timbre das frequências, pouco vai adiantar.
Acho que depende do amplificador ou receiver . Eu tenho dois receiveres considerados bons : O primeiro é o Phillips RH 709 que é hi-fi e de tão bom n preciso usar equalizador, pois tem graves , médios e agudos de sobra, já o AKAI model 30 tem bastante grave, porém pouco agudo e brilho o que eu compenso no equalizador .
Video muito bacana, em breve me tornarei um 'empilhador". Music is live! Você fez algum video demonstrando essa configurações de Pre-Amplificador sobre Amplificador?
Equalizador e algo pré fundamental em um sistema de sonorização.seja caseiro ou profissional. Inteligente era o jimy rendrix.sem muito recurso.usava dois microfones.um capitava baixas e media.e o outro media alta. Isso e a prova que faz falta um equalizador
Não há dúvida de que o equalizador torna o som muito melhor.Eu uso no meu equipamento.Como gosto de ouvir com volume bem baixinho,acho q ele deixa o som bem incorporado,bem potente e bom de se ouvir.
Olá, tudo bem? Concordo com tudo o que disse. Depende de como cada pessoa percepciona os sons musicais. Como tenho um ouvido excelente não sou um "empilhador", aliás, nem tenho nada contra, mas isso traz-me problemas na hora de equalizar o pa, (dispensava o equalizador na hora tocar ao vivo) e passo a citar "o que para mim será o ideal para os outros pode não ser tão bom" e aqui não se pode aplicar o ditado "...dividir o mal pelas aldeias" pois com música pode não resultar. Abr.
Se vc não tem uma sala grande com o mais perfeito tratamento acústico, equipamentos hi end que custam literalmente um caminhão de dinheiro e se não escutam apenas gravações de nível audiofilo com excepcional qualidade técnica, um bom equalizador é MUITO útil e deixa o som bem melhor sim!
Já ouvi sistema,dito "hi end",sem controles de tonalidade,loudness e equalizador,mas a sala era tratada acusticamente,daí era um som belo,mas achei a falta do loudness(audibilidade),pois é um recurso de reforço nos extremos da faixa de áudio(20/40 Hz e 19/20kz),para minimizar a falta de linearidade de recepção dessas frequências ,em baixos volumes de audição natural de nossos ouvidos, por isso automaticamente é desativado quando o potenciometro de volume passa dos 30/40%da escala. Nas residencias é muito difícil e extremamente caro ter esse tipo de ambiente,por isso existem os controles de tom,e até é necessário o uso dos equalizadores,pois temos muitos materiais refletores e absorventes do som,tendo uma acústica bem complicada.Em casa uso equalizador,mas para a correção de algumas frequências,portanto,pessoal,o maior juíz para o nosso som...são os nossos ouvidos; eles são os nossos maiores clientes!Bela explicação e um forte abraços á todos!
Rapaz, alguns aparelhos antigos possuíam uma tecla chamada LOUDNESS, que dava uma "empurrada" no som tornando-o vigoroso. Apenas os aparelhos sem equalizador tinham essa tecla.
Eu tinha um receiver CCE SR 200 que tinha equalizador (Bass/Treble) e também o "LOUDNESS" que dá um ganho nas "pontas", ou seja, graves e agudos. Se não me engano, existiam receivers com a tecla "PRESENCE" que elevavam os "médios".
Bem eu sou tanto empilhador como audiófilo, audiófilo no sentido de que não som tão bom que não possa ficar melhor ou próximo do perfeito. Então quanto mais você adiciona ou incrementa com certo equilíbrio o resultado pode ser incrível.
Ótimo vídeo amigo. Também sou aqui de Curitiba,e gostaria de fazer uma pergunta ,que você já deve ter respondido várias vezes,mas não achei aqui nos seus vídeos. A pergunta é a seguinte. Porquê as empresas como a Gradiente,Polyvox, CCE,e outras que fabricavam estes tipos de aparelhos, não voltam a fabricar? Sendo que ainda detém as patentes? Na sua opinião,se voltassem teriam o sucesso que tiveram na sua época?
Primeiramente parabéns pelos seus vídeos! Estou em dúvida se preciso ou não de um equalizador... Tenho um conjunto gradiente com STR1250 + caixas Master 100. Tenho bastante graves nesse conjunto, mas sinto muito a falta de agudos e médios. O botão dos agudos no receiver fica no máximo e dos graves fica em 30-40% e mesmo assim os agudos são fracos... Um equalizador resolveria meu problema?
Não consigo usar sem equalização, tenho um home Theater com Caixas Jamo e uso a equalização do receiver denon, tenho um Micro System Sony Grx9900 e uso a equalização “Rock” do próprio aparelho. Tenho um rack de “equipamentos empilhados” Technics/Sansui e uso um equalizador raro da Technics SH-Z360. Tenho som grande montado nos meus dois carros , com módulos e Voz RockfordFosgate e Graves Kicker L7, uso equalização da Audison.
Eu uso o equalizador pq da mas realce sonoro, e sou um empilhador de som pois a linha que possuo da época já vinha com encaixes na tampa superior no formato dos pezinhos, e porque não deixar empilhado como os originais ficão mais bonitos...
O EQ. É UMA FERRAMENTA ESSENCIAL DE CORREÇÃO. POIS É MUITO DIFÍCIL, PARA MIM, CONCORDAR COM A EQUALIZAÇÃO ORIGINAL DA FONTE TIPO ( CD, MP3, VINIL ETC ... ). PORÉM NECESSITA DE TER UM BOM OUVIDO !
Alô alô boa tarde. Gostaria de uma informação sobre o equalizador ES 10.Tenho um exemplar e otimo estado, mas como resido aqui no sul (passo fundo rs)o meu aparelho no inverno, tenho que deixar ligado um bom tempo para ele funcionar. Pergunto-o que está acontecendo é com a fonte ou com os eletroliticos?Espero ter sido objetivo e claro . antecipadamente agradeço. Abraco.
Eu uso, porque necessário a uma melhor qualidade do som. Não é somente o fato da equalização, na curva adequada, mas principalmente a ênfase que ele confere aos sinais. Eu gosto muito do ES-10. E, pode falar nesse, alguém tem ideia de qual potenciômetro deslizante pode substituir os do ES-10, de 25K e 45mm de curso? Encontro o de 45mm mas só de 10K ou de 50K. Eu apreciaria muito uma resposta que me desse uma solução.
Tenho um ES 10 instalado em um receiver 1360 mais um TD D35, todos da Gradiente. Depois que adquiri o EQUALIZADOR NÃO ABRO MÃO DO MESMO❗ Dá melhorada incrível na qualidade. Podem comprar.
Um bom equalizador dá uma profundidade acústica agradável de se ouvir.
Sem ele o som fica muito chapado, ôco, todas as frequências muito audíveis ao mesmo tempo, principalmente os médios. Isso causa fadiga auditiva muito rápido. Um leve tratamento acústico é sempre bem vindo, então meu voto é a favor. Abraçossss !
Eu possuo um equalizador ES-10 da Gradiente e sempre uso ele junto com o meu amplificador Gradiente 366 para equalizar as músicas que escuto. Lembrete: só escuto músicas dos anos 70 e 80.👍👏👏👏😎🇧🇷
Air ė forte demais.tem bom gosto cabra bom.
0000
Puta merda cara eu tenho um equalizador desse o meu é da cor grafite. E também sou fissurado por músicas de 60 até 80. Gosto muito Elton John. M Jackson. Marvin Gaye Barry White. E a música dos anos 70 que eu curto muito é Have you ever seen the Rain do creedence clearwater. Aqui na rua o povo pede a morte comigo quando ligo o som. Porque eles só curtem a mesmice do tal arrocha e eu não curto esse gênero musical. Se vc morasse Em Aracajú gente ia trocar umas ideias sobre músicas antigas.
Ótimo vídeo... Então sou um empilhador e jamais faltará um equalizador.... é com dizem, gosto é gosto e eu gosto do equalizador ele existe não é pôr acaso, então vamos usar...rsss.... abraços
C
Som equalizado, é outra coisa, quem tem audição apurada pra quem gosta de música 🎷
Equalizador e como tempero, tem que saber o que se faz, senão ou salga ou deixa insoso, não existe som profissional sem usar equalizador, como se tirar uma microfonia por exemplo sem um equalizador para cortar uma frequência específica, é um periférico de suma importância para qualquer som.
Som profissional é outra Historia.
Equalizador serve para você deixar o som aprazível a sua audição ao seu gosto musical. Uso direto e a equalização bem feita dá um ganho na qualidade final.
exatamente
equalizador não serve pra isso não, serve pra corrigir uma deficiência da caixa ou do ambiente, esse aí é o jeito errado de usar o equalizador
@@djmhyde equalizador serve para voce equalizar os canais ao seu gosto musical. O ambiente é apenas um reflexo disso.
@@edmilsonfelds7119 o ambiente não é reflexo não cara, o ambiente modifica o som dependendo da configuração dele, mais reflexivo, menos, ressalta mais uma frequencia ou outra e etc, e é pra isso que serve o equalizador, pra equalizar, ou seja, tornar igual as frequencias que estejam ou muito atenuadas ou muito acentuadas, pra que todas sejam reproduzidas igualmente.....
ficar dando ganho deliberado em grave e agudo igual todo mundo faz só serve pra adulterar a música, ai fica dificil de apreciar a música do jeito que ela foi criada pra ser apreciada.....
@@djmhyde esse é seu parecer ou a maneira como vc aprecia a música.
Você quer lacrar a sua ótica ou audição como regra geral para todo mundo.
Acorda mané!
Cada um tem seu conceito como apreciador de som.
É como comida, gastronomia, carro, casa.
O equalizador já tem denominação porque você EQUALIZA um padrão que lhe é peculiar ao seu ouvido.
E voce use o como achar melhor.
Eu não curto frequência iguais.
Eu não curto a voz em evidência.
Eu curto os instrumentos em primeiro plano.
Então amigo, vc regula como vc achar melhor PARA SEU OUVIDO.
NÃO EXISTE PADRÃO.
EU APENAS OPINEI A MANEIRA COMO EU CURTO OUVIR MÚSICA.
Eu,concordo com o seu comentário por isso que eu falo gosto não se discute um forte abraço gratidão fica com Deus.
Cada um com sua opinião vou fala por min, particularmente eu sou fascinado por som profissional e jamais fico sem equalizador pois com ele chegamos, nas frequências desejadas , para ter um equalizador tem de saber mexer sem satura ou tira a música do original, o equalizador ele da mais um brilho na música, sendo usado de acordo com o gosto e a necessidade de cada um.
Quando o set é bom, o som é maravilhoso em flat, e o equalizador só serve para compensar deficiências do AMBIENTE. Basta ver que em sistemas HiEnd não existe equalizador e sequer controle tonal no pré.
Eu , também gosto de Equalizador gosto muito de mecher mas frequências e á Estética visual fica muito melhor, parabéns 👍 pelo vídeo.
Gostei da explicação. Tenho um EQ da CYGNUS, há mais de 15 anos. penso também que quase no flat é bem melhor. Obrigado!!
Adorei esse video. Na minha adolescência trabalhei com o famoso " som mecânico". Ganhávamos a grana do bar com isso. Tínhamos tantos eventos que a gente nem dormia. Então com a grana boa compramos o equalizador, na época um cignus pois achavamos o gradiente "caseiro demais" ou pouco profissional. Nos exibíamos com a parafernalia virada pra galera. Tinha muitos aparelhos e 70 por cento nao funcionava ou nem era ligado. Dava um serviço montar aquilo (rs). Enfim, veio o equalizador e sinceramente, pra mim aquilo "cagou" no nosso som e não foram poucas as discussões com meu socio e parça pois nao sei se o ouvido dele tinha dificuldades pra ouvir os graves pois bastava eu ir ao banheiro e o infeliz "atuchava " no equalizador. Como trabalhávamos em vários ambientes, configurávamos o som conforme mas, jamais senti que o equalizador fizesse algo mais do que foder tudo.Mas gosto e gosto. Hoje tenho em equalizador apenas como parte da "pilha". Equalizador pra mim e como tentar por agua num copo cheio ou mesmo tentar tirar algo de um copo vazio. Mas o que seria da vida se nao tivéssemos o excessos não e mesmo. JOIA O VIDEO.
Cara, um equalizador faz a diferença em um som modulado. Você consegue explorar todas as frequências. É show!
otimo video, não me vejo sem utilizar o equalizador, acho essencial...
O equalizador serve para você corrigir as deficiências das suas caixas ou do sistema, com o objetivo de tornar a resposta de frequência mais plana possível e também para "temperar" o som de acordo com o gosto de cada um. Ele também serve para corrigir o som prejudicado por um determinado ambiente.
Eu uso equalizador no meu conjunto de som. Tenho um Gradiente ES-10. Ele é realmente muito bom e me é extremamente útil.
O equalizador também ajuda no ganho da potência usando de forma correta .o timbre do grave almenta igual twitter muitos não gostao usam mais Titanium eu já gosto de twuiter igual vc diz gosto é gosto muito bom vídeo parabéns amigo
Muito bom o vídeo, como não usar um equalizador? não consigo se não tiver um o som fica sem timbre falta brilho, sou apaixonado por equalizador.
Tenho vários equalizadores, mas vim acertando aos poucos as caixas e utilizando cada vez menos, sendo que estão todos desligados no momento, mas como vc disse, ele embeleza o rack então mantenho sempre no set (desconectados). Excelente seus videos, gosto mto. Abç a todos.
Amigo, você não quer me vender um equalizador????
@@assis3461 agradeço aí a pergunta, mas no momento eles são todos aparelhos que tem histórias de anos comigo, os que eu tinha disponíveis para venda ocasional, já se foram, mesmo assim com mta dor no coração. Gde abç.
Ótimo vídeo. Esse vídeo caiu de paraquedas. Estou com um Techinics SU-V5 é um equalizador Cygnus GE 400 com as ligações incorretas. Tinha tempo que não mexia e tinha esquecido como era. Mas a ligação antiga era exatamente como você ensina. Amanhã irei fazer. Valeu e obrigado.
Parabéns pela aula sobre o uso do graphic equalizer, aliás bem à propósito, pois estou comprando um da marca Ciclotron, e sua brilhante e completa explanação vai me ajudar a tirar o melhor proveito dele, que tem 30 bandas de frequências.
Sempre usei equalizador desde 1980 .Usei com receiver depois com amprificador com receiver AV e hoje com pré mais power acho extremamente necessário, apesar de muitos serem contra seu uso. mas é preciso saber usar ,ele deve ser usado para deficiências que perceba no som seja no grave médios ou agudos,.
Pra quem entende e sabe mexer num equalizador, é bom, pois vai saber configurar de uma maneira que valorize cada instrumento de determinado gênero musical; mas, em contrapartida, pra quem escuta música casualmente, sem se importar muito com detalhes, não vai fazer muita diferença utilizar um equalizador. Então vai do nível de conhecimento e preferência de cada um.
coloquei um esses dias , e senti uma grande diferença no som , gostei muito !!!
Aleluia , alguém concorda comigo , vou compartilhar seu vídeo e parabéns pela explicação
Como você enfatizou,tudo é questão de gosto,eu prefiro ter um no meu sistema,até porque,algumas gravações necessitam de
pequenos ajustes de acordo com o gosto de cada um,abs!
Então mas independe de gosto, existe o equilíbrio (o som correto).
Então creio q o propósito de tantos ajustes é pra alcançar o equilíbrio de máxima qualidade do aparelho.
Agora tem pessoas q gosta do som ruim né rsrs .
Uma vez li na antiga Revista Som Três, a expressão "audiota".
Mas que é bonito um som emplilado é.
Eu gosto e utilizo!! Tenho equalizador da Gradiente da Cygnus da CCE da Micrologic da Tarkus e da bose!! Todos vintage de época!! Estes são de dez bandas. Mas tenho um da Micrologic MZ-1 que é mono e tem 32 bandas!! Uso todos os filtros possíveis na minha coleção!! Além do equalizador coloco Crossover, redutor de ruídos, compressor e até um pré valvulado para dar o timbre quente das válvulas!!
Equalizador é tudo de bom... Dá um brilho no áudio.
Eu fiz um teste hoje ouvi um cd sem equalizador e depois o mesmo cd com equalizador. Eu tenho um Cygnus GE1800 Prata mas nas verdade estou aguardando chegar o gradiente ES-10. A diferença de resposta das caixas com o equalizador melhoram muito. O amplificador é um gradiente M86 e as caixas são 2 cce CL-990. Fica show também me considero um empilhador.
Argumentos com muito fundamento, concordo em absolutamente tudo que foi falado, gosto muito de som, já tive vários tipos de sons montados onde eu mesmo montei, mas hoje em dia tenho som automotivo , tenho carrocinha e tenho que dizer que com os PROCESSADORES de áudio os equalizadores deixaram muito de ser essenciais pois esses processadores já fazem o trabalho do equalizador com maestria, principalmente os digitais, tenho um processador da EXPERT digital Conect, faço absolutamente tudo com ele e deixo meu som do jeitinho que quero pelo celular pois esse processador conecta-se por Bluetooth e o leque de detalhes e imenso , gosto de graves profundos e prolongados , não deixo meu som ficar com graves secos pois não curto, ou seja equalizador mesmo hoje em dia na grande massa só é usado para pessoas que querem montar um empilhamento de aparelhos , mas tenho que dizer que o som com equalizador e uma delicia de se ouvir se estiver bem equalizado é claro!
Parabéns pelo vídeo e um forte abraço!
Oi Cesar..acabei de comprar um EQ90 da gradiente e estou adorando o som, ainda mais nas fitas cassetes que gravei antes de comprar, comprei esse equalizador de São Paulo com manual e tudo, impecável, esse vc disse que não tem ainda na sua coleção..tá muito conservado.. é outra coisa poder ouvir com equalização..valeu, é isso aí, gosto é gosto.. abraço
coincidência Tb acabei de compra um.. agora vou poder fazer o vídeo com. todos os equalizadores gradiente
@@dasantiga8049 Show de bola, aguardando o vídeo então..legal parabéns Cesar..valeu
Eu sempre tive som profissional, e sempre com equalizador, pois o som fica do jeito q eu quero. Ex: Equalize um som do jeito q te agrada, depois ouça o mesmo som sem o equalizador e chegue a conclusão. Com ou sem ele. Seus ouvidos vão sentir muiiiiiiita diferença.
É muita diferença sem o equalizador, é sem graça!
O vídeo que vc fez, responde a qualquer discussão sobre equalização, e agrega o critério de quem faz o uso dele, muito obrigado.
amigão parabéns vídeos muito top mais uma vez você nos premia com uma aula de conhecimento destas máquinas magnificas pra um leigo como eu estás explicações são muito importantes. um grande abraço fica com deus.
Boa meu amigo sempre me acompanhou equipamentos de boa qualidade sabendo ultilizar não deixa vc na mão.
Isso é que é explicação e uma opinião com o uso de bom senso
Parabens pelo video, muito bom e esclarecedor. Meu marido é DJ E NA MINHA CASA TEM UMA PARAFERNALIA DE SOM ENORME. OLHA ISSO...Mixer ligado numa mesa de 16 canais que esta ligada num equalizador de 31 vias que esta ligado num crossover de 5 vias que esta ligado num compressor e se não me engano tem tambem um processador de audio e....o som e simplesmente maravilhoso
Em áudio profissional, quanto menos interação com o sinal, melhor. Obviamente que isso só funciona se vc tiver investido em equipamentos de ponta, com todos os elos da corrente no mesmo nível.
Ótimo vídeo. É possível ligar um equalizador diretamente em uma caixa ativa? Não quero utilizar mesa de som, apenas dar mais opções de equalização para a caixa ativa. Tenho uma caixa que vai bem nos graves, porém falta um pouco de brilho nos agudos. Com o equalizador acredito que poderia equilibrar melhor o som. Obrigado.
Melhora bem até no volume do receiver fora a regulagem que pode conseguir se sua caixa não render muito...
Eu uso no meu som um equalizador da Gradiente e é muito bom. Deixa meu som profissional muito top para todas as vias. Muito bom mesmo.
Para chegar ao ponto de não ser necessário usar um equalizador você tem que ter caixas projetadas por deuses...
As minhas caixas frontais msm são boas em apenas no grave e medio,ja o agudo ja não é boa,vou ter q por um equalizador p melhorar isso...
Qualquer par de caixas acústicas a partir de R$ 20.000,00, produzidas por fabricantes de caixas acústicas de renome, já serão capazes de reproduzir o som com perfeição em flat ou com pequeníssimas variações de equalização.
Gosto muito de equalizador! 😉👍
Questão de gosto e saber usar. Disse tudo. Bom vídeo👍
Amigo .estive vendo seu vídeo na minha opinião , o equalizador é muito importante e essecional .para o som , quando eu estava sem equalizador . Meu grave não tinha timbre nenhum um grave seco quando coloquei equalizador que fui ver o timbre do grave . Então equalizador é bom muito importante para o amplificador . Mas tem que saber utilizá-lo . Chame se equalizador exatamente para equalizar dentro de suas frequência serta e não para dezequaliza-lo então. Tem que saber mecher saber equalizar na frequência serta se abrir o agudo o grave sem nenhum entendimento claro que vai acuza estorçao .eu gosto porque sei mecher .outros não gostao as vezes porque não sabe .não estou falando de vc só minha opinião parabéns pelo o vídeo sempre vai ser comentado por alguém chamou atenção muito bom .
To doidim pra adquirir um EQ, pra por no gradiente 1060, valeu a dica!!!!!!
Excelente explicação César. Como sempre.
Usar de forma corretiva, sim
Ou seja eliminar as frequências que estão sobrando
amigo eu particularmente adoro sempre usei e acho muito importante para melhorar as frequências
*Equalizador, no máximo, o do próprio som, e tem que ainda cuidar, pois tem sons que ficam melhor sem suround, outros tem que tirar para ficar melhor.*
Surroud em música??? Isso é para filmes...
Eu tenho um equalizador gradiente sempre gostei e nao abro mão dele meus aparelho de som tem que ter o equalizador e muito bom
Parabéns pela explicação! Não sabia que eu sou um empilhador de equipamentos... Como sei qual frequência é grave, média ou aguada?
a partir de 20hz sao as graves,3 a 4 mil hz as medias,depois semi-agudas e agudas a partir duns 15 mil hz. maximo q ouvimos é ate 20 mil hz.
Valeu amigo vc entende do assunto quem gosta de ouvir música com qualidade tem que ter uma boa aparelhagem
Como vc dos tem pessoas q ouve som em qualquer equalização eu mesmo percebo quando a qualidade ñ Tá boa vlu
Cada um sabe o melhor gosto não se discute, mais eu gosto de mais é uso equalizador para todo tipo de músicas, amo música
Boa noite
Eu gosto de usar equalizador, uso FBQ 6200.
Esta ligado nele um PHILIP 748 e um sb JBL
Tbm sou um empilhador No meu som nunca Faltara e nas minhas gravaçoes tbm rsrs Vlw.
Boa noite amigo, você já fez o vídeo sobre pré sobre pré? Estou na dúvida se usobou não o pré amplificador
Montou um som profissional, tem que ter um equalizador.
Eu sinto MUITA falta de um equalizador, eu tive esse GEC 1012, hoje tenho um aparelhinho LG ridículo que diz que tem n variações de equalização e vária coisa nenhuma, uma porcaria, com o equalizador, aí sim você tem n variações de acordo com sua sala, caixa, matrizes, mais ou menos pessoas no ambiente, e até as vezes conforme varia seu humor, adoro os recursos dele!
Bom, eu era um empilhador de equipamentos, eram 13, toca discos, fitas inclusive de rolo, redutor de ruídos, pré, mixer, módulos de potência....
Que saudades da qualidade de som que eu ouvia naquela época...
Parabéns pelo trabalho e fórum!
USO E SEMPRE USAREI.
Adoro amplificador.eu acho que ninguém ouve igual e isso serve para deixar o áudio mais confortável. A distorção gerada normalmente e inaldivel,medida por aparelhos.
é um equalizador
Eu uso e gosto de som com EQUALIZADOR, além de ficar bonito esteticamente. O meu é o Pioneer GR 777.👍👍
Utilizo o equalizador nativo de um system 3 em 1 da Philips. Uso ele em "V" pois no caso dessas caixas antigas noto um excesso de médios. Mas vai de cada um... E o gênero musical influência também.
O problema por conta do fanatismo dos audiofilos é que eles querem que o som gravado seja idêntico ao som feito ao vivo, o som gravado jamais será igual ao mesmo som natural.
Excelente explicação.
O equalizador principalmente em CS remasterizado é útil, pois tem gravações horrorizada. Agora, para utilizar equalizador tem que ter ouvido, senão não adianta.
Uso equalizador e é questão de gosto mesmo..👍👍👍
tem que ser muito técnico na precisão pra sair um som legal, aqui no meu som fica impressionante a qualidade, usando apenas uma mesa e um equalizador
Eu uso equalizador após a mesa , apenas na forma corretiva.
Principalmente para eliminar microfonias
Muito boa dica....dei um talento no meu Model ES-10
Parabéns pelos esclarecemos...
Muito Bom Video e Observações.,Gostei,Valeu e Até Maís...
É... liguei um equalizador a pouco tempo no meu receiver. Não sou audiófilo, mas notei que o som está menos limpo. Mesmo estando flat o som já sofre alteração. Sem o EQ parece um som mais macio, agradável. Tentei algumas equalizações diferentes, mas ainda não consegui gostar mais do que o som direto do receiver.
Eu sempre usei até no celulares quando vinham com essa função equalização com gráficos personalizar quando tiro a função equalizador o som ficar sem brilho e saber usar sabendo usar ele na posição que imita pop e rock dos aparelhos digitais , jamais queimará faltantes uso agora um Nashville neq 2 simples mas dá faz uma diferença no som😎
Claro q devemos usar desde q as caixas de som do ambiente não transmitam as mesmas frequências, onde os equalizadores irão corrigir problemas como esse.
No som (cd) fixo tbm é necessário pq dependendo da qualidade da gravação bem como dos equipamentos q compõe o som ajuda dar um up ou controlar pra q não fique exagerado.
Ferramenta excelente.
E justamente isso q vc falou do ouvido.
Se o operador não souber interpretar auditivamente o timbre das frequências, pouco vai adiantar.
Acho que depende do amplificador ou receiver . Eu tenho dois receiveres considerados bons : O primeiro é o Phillips RH 709 que é hi-fi e de tão bom n preciso usar equalizador, pois tem graves , médios e agudos de sobra, já o AKAI model 30 tem bastante grave, porém pouco agudo e brilho o que eu compenso no equalizador .
Video muito bacana, em breve me tornarei um 'empilhador". Music is live!
Você fez algum video demonstrando essa configurações de Pre-Amplificador sobre Amplificador?
Equalizador e algo pré fundamental em um sistema de sonorização.seja caseiro ou profissional.
Inteligente era o jimy rendrix.sem muito recurso.usava dois microfones.um capitava baixas e media.e o outro media alta.
Isso e a prova que faz falta um equalizador
Não há dúvida de que o equalizador torna o som muito melhor.Eu uso no meu equipamento.Como gosto de ouvir com volume bem baixinho,acho q ele deixa o som bem incorporado,bem potente e bom de se ouvir.
Acho que para as mídias antigas discos e fitas e essencial usar o equalizador ,eu uso.
Exatamente, e principalmente nas mídias antigas.
Eu não dispenso o equalizador tenho um behringer 31 bandas o som sem ele parece que não fica bom .
Eu utilizo equalizador e o som fica muito melhor
Olá, tudo bem? Concordo com tudo o que disse. Depende de como cada pessoa percepciona os sons musicais. Como tenho um ouvido excelente não sou um "empilhador", aliás, nem tenho nada contra, mas isso traz-me problemas na hora de equalizar o pa, (dispensava o equalizador na hora tocar ao vivo) e passo a citar "o que para mim será o ideal para os outros pode não ser tão bom" e aqui não se pode aplicar o ditado "...dividir o mal pelas aldeias" pois com música pode não resultar. Abr.
Se vc não tem uma sala grande com o mais perfeito tratamento acústico, equipamentos hi end que custam literalmente um caminhão de dinheiro e se não escutam apenas gravações de nível audiofilo com excepcional qualidade técnica, um bom equalizador é MUITO útil e deixa o som bem melhor sim!
Gosto de equalizador, tanto residencial (Tarkus) como automotivo(Pioneer).
Já ouvi sistema,dito "hi end",sem controles de tonalidade,loudness e equalizador,mas a sala era tratada acusticamente,daí era um som belo,mas achei a falta do loudness(audibilidade),pois é um recurso de reforço nos extremos da faixa de áudio(20/40 Hz e 19/20kz),para minimizar a falta de linearidade de recepção dessas frequências ,em baixos volumes de audição natural de nossos ouvidos,
por isso automaticamente é desativado quando o potenciometro de volume passa dos 30/40%da escala.
Nas residencias é muito difícil e extremamente caro ter esse tipo de ambiente,por isso existem os controles de tom,e até é necessário o uso dos equalizadores,pois temos muitos materiais refletores e absorventes do som,tendo uma acústica bem complicada.Em casa uso equalizador,mas para a correção de algumas frequências,portanto,pessoal,o maior juíz para o nosso som...são os nossos ouvidos; eles são os nossos maiores clientes!Bela explicação e um forte abraços á todos!
Pré sobre pré ? Se puder da faça uma demonstração pra nós.....Abração !!
Rapaz, alguns aparelhos antigos possuíam uma tecla chamada LOUDNESS, que dava uma "empurrada" no som tornando-o vigoroso. Apenas os aparelhos sem equalizador tinham essa tecla.
Eu tinha um receiver CCE SR 200 que tinha equalizador (Bass/Treble) e também o "LOUDNESS" que dá um ganho nas "pontas", ou seja, graves e agudos. Se não me engano, existiam receivers com a tecla "PRESENCE" que elevavam os "médios".
Bem eu sou tanto empilhador como audiófilo, audiófilo no sentido de que não som tão bom que não possa ficar melhor ou próximo do perfeito. Então quanto mais você adiciona ou incrementa com certo equilíbrio o resultado pode ser incrível.
Depende o tipo de equalizador o que uso não destorcer porém e caro mais eficiente estou satisfeito
Eu tenho e uso e gosto das possibilidades que ele oferece.
Ótimo vídeo amigo.
Também sou aqui de Curitiba,e gostaria de fazer uma pergunta ,que você já deve ter respondido várias vezes,mas não achei aqui nos seus vídeos.
A pergunta é a seguinte.
Porquê as empresas como a Gradiente,Polyvox, CCE,e outras que fabricavam estes tipos de aparelhos, não voltam a fabricar?
Sendo que ainda detém as patentes?
Na sua opinião,se voltassem teriam o sucesso que tiveram na sua época?
Olá , já fiz um vídeo sobre isso . o nome é A vlota da polyvox e gradiente procure ai no Canal . Abraço.
Primeiramente parabéns pelos seus vídeos!
Estou em dúvida se preciso ou não de um equalizador...
Tenho um conjunto gradiente com STR1250 + caixas Master 100.
Tenho bastante graves nesse conjunto, mas sinto muito a falta de agudos e médios. O botão dos agudos no receiver fica no máximo e dos graves fica em 30-40% e mesmo assim os agudos são fracos...
Um equalizador resolveria meu problema?
Não consigo usar sem equalização, tenho um home Theater com Caixas Jamo e uso a equalização do receiver denon, tenho um Micro System Sony Grx9900 e uso a equalização “Rock” do próprio aparelho. Tenho um rack de “equipamentos empilhados” Technics/Sansui e uso um equalizador raro da Technics SH-Z360. Tenho som grande montado nos meus dois carros , com módulos e Voz RockfordFosgate e Graves Kicker L7, uso equalização da Audison.
Eu uso o equalizador pq da mas realce sonoro, e sou um empilhador de som pois a linha que possuo da época já vinha com encaixes na tampa superior no formato dos pezinhos, e porque não deixar empilhado como os originais ficão mais bonitos...
video perfeito, aprendi demais...
O EQ. É UMA FERRAMENTA ESSENCIAL DE CORREÇÃO. POIS É MUITO DIFÍCIL, PARA MIM, CONCORDAR COM A EQUALIZAÇÃO ORIGINAL DA FONTE TIPO ( CD, MP3, VINIL ETC ... ). PORÉM NECESSITA DE TER UM BOM OUVIDO !
Eu uso direto um igual ao seu, o E1-C da GRADIENTE, e agora comprei um EQ 6060 CCE. Não consigo ouvir sem equalizador.
Muito boa explicação mas equalizador sempre quando necessário
Alô alô boa tarde. Gostaria de uma informação sobre o equalizador ES 10.Tenho um exemplar e otimo estado, mas como resido aqui no sul (passo fundo rs)o meu aparelho no inverno, tenho que deixar ligado um bom tempo para ele funcionar. Pergunto-o que está acontecendo é com a fonte ou com os eletroliticos?Espero ter sido objetivo e claro . antecipadamente agradeço. Abraco.
Eu uso, porque necessário a uma melhor qualidade do som. Não é somente o fato da equalização, na curva adequada, mas principalmente a ênfase que ele confere aos sinais. Eu gosto muito do ES-10. E, pode falar nesse, alguém tem ideia de qual potenciômetro deslizante pode substituir os do ES-10, de 25K e 45mm de curso? Encontro o de 45mm mas só de 10K ou de 50K. Eu apreciaria muito uma resposta que me desse uma solução.
Tenho um ES 10 instalado em um receiver 1360 mais um TD D35, todos da Gradiente. Depois que adquiri o EQUALIZADOR NÃO ABRO MÃO DO MESMO❗
Dá melhorada incrível na qualidade.
Podem comprar.