Salve meu brother... sou o Dj Bibi de Guaianasas - SP....sou colecionador a mais de 40 anos....não testei ainda mas pelos comentários deve ser mesmo o melhor vídeo da internet nesse segmento....parabéns pelas ótimas dicas....o mundo do vinil agradece.....
Obrigado, amigo! Satisfação em conhecer! Na verdade é uma adaptação que bolei para uma técnica antiga, dessas passadas de boca a boca, que exige paciência e um pouquinho de prática. Mas é algo proporciona resultados bastante satisfatórios. É um prazer enorme poder contribuir, espero que seja útil.
Eu trabalhei em um acervo, a gente fazia quase esse processo, a diferença é que usávamos explorador de dentista e um microscópio eletrônico, desses de R$ 200,00 do MercadoLivre. Recuperamos muitos discos de 78 e 45 RPM assim, alguns de goma laca.
Olá meu caro!És muito modesto. O teu vídeo ficou óptimo, tanto que eu, que sou deficiente visual ou melhor dizendo, cego, consegui entender muito bem o sentido da coisa, apesar de ser um processo que requer visão. Estou cá com um disco antigo que está com um arranhado bastante feio, vou pedir à minha mãe que me ajude com isto a ver se consigo recuperar o meu precioso LP... Os meus parabéns pelo vídeo e, acredites, está muitíssimo bem explicado! Recebas o meu abraço... Wendrill
Vim aqui te agradecer pela dica. Funcionou bem aqui em casa. Aqui vai uma contribuição. Eu encontrei uma outra maneira que substitui bem o celular com lente: um microscópio digital USB com zoom de 1000x. Dá pra encontrar ele fácil pela internet por uns 40-50 reais. Ele já vem com uma luz interna que ajuda a iluminar o ponto que estamos querendo ver melhor, tem um suporte pra deixar ele em pé e fixo enquanto estamos fazendo a operação e tu consegue ver tudo em tela cheia pelo notebook com uma resolução legal.
Legal Eric! Ainda não tentei com esse aparelho, já ouvi diferentes opiniões a respeito. Quero experimentar com certeza, acho que é uma boa mesmo. Valeu a dica! Abs
Este vídeo é simplesmente sensacional. Este fim de semana recuperei dois discos com esse método. Um, que simplesmente estava fazendo dois estalos irritantes causados por sujeira encrustada no sulco (e olha que já tinha lavado o vinil umas 4 vezes) e um outro que estava pulando. Problema resolvido. Tentei usar um microscópio USB, como algumas pessoas sugeriram nos comentários, mas não deu muito certo. A luz led do microscópio reflete no vinil e aí não se enxerga nada. Quando se apaga a luz led, fica uma escuridão total... A melhor maneria é usando a lente macro, e próximo a uma janela, aproveitando a luz natural. Sol não, apenas a claridade.
Muito legal, também já consegui resolver com palito de dente, de preferência aqueles feitos com madeira de bambu, pois as pontas não quebram facilmente.
há mais ou menos uns 26 anos atrás eu fazia isso com palitos de dente e também com agulha, e muitas vezes consegui resolver boa parte dos arranhões, na época eu só não tinha o celular e lente macro pra ajudar kkk, mas conseguia fazer, muito bom o seu vídeo brother, merece todos os likes!!!
poxa... sem palavras!!!! Nunca pensei q pudesse ter uma solução caseira pra isso. 47 anos ouvindo discos de vinil riscado. Acho q até no fim da quarentena dou um jeito na coleção..rs... Abraço e obrigado or compartilhar o conhecimento!!! PS: maior problema do disco riscado não é qdo pula pra frente e sim pra trás, qdo vc tá tomando banho com o som no volume q toda vizinhança tá ouvindo..kkkkk...
consegui reaver um vinil depois desse video. No meu caso não foi nem o arranhão em si mas sim uma sujeira no arranhão que como era atravessado aos sulcos estava fazendo pular. consegui remover, estou super feliz, obrigado
Eu me encabulo até hoje como é que esses riscos sai som, é impressionante. Quando acontecia esse problema nos meu discos eu lavava ele com uma escova de dentes e detergente neutro, limpava que era uma beleza, isso quando os riscos eram superficiais, quando o risco era muito profundo era roça.
Vou tentar fazer isso depois, você é muito eficiente, não só apresentou os materiais como também mostrou na prática e os cuidado na hora de fazer, parabéns.
Amigo, parabéns pelo vídeo que, para mim foi muito revelador. Eu lido com discos há 40 anos e não fazia ideia de como é possível fazer esses reparos. A gente encontra muitos vídeos no UA-cam mas a grande maioria é de gente lesada da cabeça, que parece se preocupar mais em se aparecer, mas que fala um monte de asneira. Daí, quando chega ao final do material, a gente fica se perguntando como foi capaz de desperdiçar o tempo com tamanha inutilidade. Mas este não é o caso do seu vídeo. Muito obrigado mesmo. Já vou correndo comprar a minha lente macro e botar a ponta da agulha na minha lapiseira. Um abraço!
Faço isso sempre que ocorre, a mais de 10 anos. É muito comum após garimpar discos usados, lavar e botar pra ouvir, mas nunca me liguei nessa lente de aumento, ajuda muito!! valeu!
Excelente, consegui recuperar um vinil do Chico Buarque vol 3 que comprei por 1 real sem encarte, tinha dois riscos um recuperei só passando a agulha sem lupa, como não tenho lupa, um outro era mais profundo aí tive a ideia de procurar um app de lupa para android não é que encontrei (magnifying glass) que usa inclusive o led do celular como luz e consegui uma ampliação bastante para enxergar os sucos do vinil e consegui depois de algumas tentativas recuperar o disco
uma dica eh: ao localizar o arranhão, na faixa seguinte e próximo colocar um pedaço de fita crepe para marcar o local enquanto se vai trabalhando na remoção do material e ouvindo. Obrigado seu video ajudou a clarear muitos pontos .
Muito legal a dica muito bem explicado, nunca imaginei que poderia fazer isso. Um disco que ficava num só ponto, depois que fiz essa dica ficou um mine estalinho más a música segue. Valeu! Márcio . Obrigado pela dica.
Meu amigo!!! tá de parabéns visse..agorinha eu tirei dois pulos do meu disco , e nem foi com agulha! foi com uma tesoura pequena, mas tem que ser so passando bem de leve. Salvei o meu disco do R.e.m. THANKS!! GOD BLESS YOU ALWAYS!
Bahh...eu sei a mão de obra que dá , é um trabalho artesanal mesmo, só quem ama o vinil faz isso.eu comprei no mercado livre um microscópio USB, aí olho na tela do pc ou direto no celular. Show...
Ja consertei com a propria agulha do aparelho. Pulava em 3 lugares mas consegui dar jeito... Mas essa foi uma ótima dica. Parabéns.
6 років тому+10
Muito obrigado pela dica, já tinha visto um vídeo gringo mas o aparelho para visualizar o risco é caríssimo. Tenho um Racional 2 que eu comprei com uns 2 riscos que dão estalos, vou tentar fazer um teste e quem sabe amenizar o atrito da agulha com o risco.
Cara, muito obrigado pela dica! Embora a câmera do meu celular, ou a macro que comprei, ou ambos..., não sejam bons o suficiente para ampliar a imagem dos sulcos como no vídeo, consegui encontrar o ponto exato dos arranhões em três discos e repará-los o necessário para que a agulha parasse de pular. O fundamental, realmente, é ter paciência e não forçar demais a agulha, pra não danificar o vinil.
Só agora estou vendo seu video e achei espetacular e pelos comentarios varias pessoas experimentaram e deu certo. Vou fazer tambem.. Obrigado. Valeu, Deus o abençoe e continue a compartilhar bons conhecimentos..
Confesso que achei que era click bait! Quebrei a cara, rs... Excelente dica, vídeo objetivo e muito didático. A sacada da lente macro foi excepcional. Muito bacana... Som muito agradável captado pelo celular. Parabéns!
Obrigado, amigo! Foi um vídeo feito de forma bem espontânea e amadora, mas o que vale é a informação. Fico contente que gostou e, espero que não, se precisar pode utilizar a técnica que funciona de verdade.
Eu ja fiz um trabalho deste em um compacto isso na década de 70 parou de pular mas o som (pléc) ficou no local eu ainda tenho este compacto simples guardado! Abraço
Muito bom, Luís! Realmente esse método não é muita novidade, a não ser pelas novas ferramentas que facilitam bastante o processo, inclusive podem ajudar a diminuir esse estalo que permaneceu no seu disco. Um abraço!
Parabéns pela ideia e dica, eu já aprendi a como desintortar o vinil e apliquei nos meu e deram certo e agora com a idica e vou providenciar os materiais e tirar os ricos que alguns dicos que tenho...abraços
DJ Mark muito legal e inovador seu vídeo. Parabéns mesmo cara, são ideias e recursos como este que fazem a diferença em um que só pregam o slogan "joga fora e compra outro. Forte abraço 🫂! A já ia me esquecendo da hora sua play list. By DJ Paulo Furtado.
Pô, maravilha cara! Gostei mesmo. Mais da ideia da lente, de que da agulha na lapseira, que da um certo pavor mesmo, pois parece que vai arranhar mais, mas eu sei que, fazendo com cuidado, como vc fez, funciona. Eu tirava os arranhados da forma tradicional. Com lápis comum. Nem sempre funcionava 😊
Se usasse um micro aspirador de po poderia chupar essa sujeirinha que obstrui a agulha. Parabens por compartilhar algo tão importante para os apreciadores de disco de vinil.
incrivel. muito obrigado cara. tenho um da Elis aqui, ja ia pendurar na parede de tristeza. consegui fazer, em meia hora arrumei uma faixa q tinha ao menos 8 pulos. muito obrigado de coraçao !
gostei, dá certo na maioria dos casos....só tive dificuldade pra segurar firme o celular enquanto limpava com a outra mão....mas com paciência salvei vários discos e ainda faltam muitos.....valeu a dica!
Cara, muito obrigado. Salvei um vinil do roupa nova com essa técnica. Mas foi sem lupa mesmo, o risco era gigantesco, agora so dá estalo, mas esse é o charme do vinil.
Que bom que deu tudo certo e que o vídeo foi útil, Bruno! A lente permite uma maior precisão, diminui sensivelmente a probabilidade de causar danos maiores ao disco. Já estraguei disco raro e garanto que não vale a pena correr esse risco! Sorte sua, maravilha! Abs
Muito legal o seu vídeo! Eu ví isso num canal americano ano passado e fiz e deu certo também, mas lá o cara usava uma lupa, com essa lente deve ficar bem mais fácil! Vou procurar por uma! Valeu!!!
ótimo video Mak. Tinha visto uma vez um gringo fazendo isso!!! outra coisa tbm é essa agulha+capsual que você está usando!! A Shure M44-7 é uma das melhores do mercado para discos com riscos!!! normalmente não pula!!! abs!!!
Lembrando que a lente MACRO não tem como função ampliar a imagem, apenas permite o foco com distâncias curtíssimas. Depois de você aproximar muito a lente do ponto desejado (quase encostando mesmo) você aplica o zoom no próprio celular.
joao carlos Mastroberti obrigado! É uma satisfação ajudar. Lembrando que a lupa nem sempre tem um aumento satisfatório... compensa comprar a lente pro celular
A ensinamento é excelente! Tanto que irei fazer também em alguns meus. Porém, o cuidado na manipulação do disco e a forma que se é usado, guardado... Também faz parte, pois a superfície de seu disco está muito suja, algo que poderia ser evitada com um manuseio melhor.
Muito boa a técnica que você desenvolveu, me pergunto se não teria sido melhor lavar o disco antes, pois dessa forma "amoleceria as sujeiras incrustadas" no disco. Também vi que seu equipamento para tocar é muito bom, com um equipamento desses o som é maravilhoso, Parabéns.
Essa técnica de uso da agulha de injeção aprendi a alguns anos, faço nos meus discos pessoais. Uma dica que deixo é dar um banho de álcool líquido no vinil e limpar com uma flanela ou pano que não solte fiapos, que já retira grande quantidade de sujeitas que ficam nos sulcos dos discos, pois a maioria das causas desses arranhões são de grãos de poeira que ficam acumuladas.
Realmente a técnica em si não é novidade, apenas divulguei as novas ferramentas que improvisei. Quanto ao seu comentário, não é aconselhável usar álcool no vinil, pois pode danificar o material. O aconselhável é usar sabão neutro diluído em água. A sujeira em si não causa arranhões, mas pode fazer a agulha pular sim. Grande abraço!
já recuperei esses arranhões de pulos, com um toca discos velho e uma agulha para 78rpm e um certo peso na capsula, acrescentando algumas moedas, sempre passando pelo trecho, pra frente e pra trás!!!!
Olá Rogério! O problema desse tipo de método é que, mesmo quando se consegue eliminar o pulo da agulha, ele danifica o sulco, deixando normalmente um chiado e perda na reprodução no local do dito "reparo", pois o sulco é forçado uma pressão bem maior que aquela causada pelo peso normal de uma agulha. Isso danifica o disco; se você realmente valoriza seu material, evite fazer isso de novo. Esse método que compartilhei aqui não altera em nada a profundidade nem as dimensões do sulco do vinil, apenas retira as rebarbas do material que está causando a obstrução. Observe que a recomendação no vídeo é exatamente a inversa - não aplicar força e inclusive aliviar o peso da mão o máximo possível. Vale a tentativa!
Marcio muito D ++ seu video rapaz, gostei muito tá de parabéns, eu achava que estes riscos não tinham solução, vou tentar fazer aqui em algum vinil pra ver se consigo também, agradeço pelo video mostrado.
Parabéns pelo vídeo, sou colecionador e DJ e tenho alguns títulos que estão necessitando de uns reparos, tipo um activate i say what i want que está arranhado no inicio da faixa! Grato por compartilhar a ideia.
Obrigado pelo feedback, Felipe! Mesmo sendo um video precário com um disco imundo, acredito que ele já tenha ajudado bastante gente e essa é a melhor parte dele. Abraço!
Haha, foi antes de sair de linha... ainda mais com aquele disco imundo direto da banca de R$10 da feira de vinil. Obrigado por visualizar, ajuda a divulgar pros amigos, abraço!
Gracias Mak, Voy intentar arreglar un vinilo maxi de culture beat, mr vain, justo tiene un salto hacia delante la versión más conocida, que rabia! Cuando lo arregle les cuento, saludos desde Chile.
Me recomendaram esse video aqui no UA-cam eu assistir, gostei só tem um detalhe eu nao tenho nenhum toca disco e muito menos um disco mais mesmo assim assistir 😑 vai entender...
Sou também de bsb, meu LP Thriller do MJ em uma faixa especifica (beat it) pula uns 3 segundos da faixa, vou ver se reparo ele, por ser um disco de época ele é um pouco empenado justamente no lado dessa faixa (fazendo relevos grotesco), e por meu toca disco ser um cavalo manco (philips AS205) provavelmente arranhou essa faixa por causa deste empenamento.
ola! a vitrola com TD philips franklin de 72 nunca danificou Lp aki .. dessa em 72 74 .. ate82 & eu ja com14 de idade arrumei nova um TD philips ga 312 com agulha conica le^son: azul ag70 .. mto ruim essa agulha ..fui pra gp401 philips eliptica melhorou Le^Son tmb pra axxis iv . muito melhor & com escova =shure v15
c.s pvlk deve ser excelente! No video optei por usar instrumentos bem baratos e acessíveis, mas com ctz deve facilitar imensamente! Obrigado pela dica! Abs
Eu testei o microscópio USB, mas a luz dele bate no vinil, vem um clarão e não se enxerga nada. Se apagar a luz fica muito escuro. O rolê da lente macro deu mais certo ( fiz uma lente macro usando uma lente de leitor de cd velho)
ERRATA (2:58) - AGULHA DE INJEÇÃO
mak comas, consegui aqui, deu certo... Arrumei Três e estraguei um vinil.... muita pressão...Aprendendo ainda rsrs.... desde já agradeço muito
Satisfação em saber, Ricardo! Mas se botar pressão, periga estragar mesmo. Quem sabe ainda dá pra arrumar? Abs
Boa Mr DJ!! Obrigado pela dica . Utilizei um explorador odontológico com ponta reta, funcionou mto bem!
E a lapiseira, qual é a espessura?
@@alexandrecampos8113 0.7 a desse vídeo.
Melhor vídeo de recuperação de vinil riscado do youtube!
Obrigado! Se puder, dá uma força e se inscreve aí
Salve meu brother... sou o Dj Bibi de Guaianasas - SP....sou colecionador a mais de 40 anos....não testei ainda mas pelos comentários deve ser mesmo o melhor vídeo da internet nesse segmento....parabéns pelas ótimas dicas....o mundo do vinil agradece.....
Obrigado, amigo! Satisfação em conhecer! Na verdade é uma adaptação que bolei para uma técnica antiga, dessas passadas de boca a boca, que exige paciência e um pouquinho de prática. Mas é algo proporciona resultados bastante satisfatórios. É um prazer enorme poder contribuir, espero que seja útil.
Eu trabalhei em um acervo, a gente fazia quase esse processo, a diferença é que usávamos explorador de dentista e um microscópio eletrônico, desses de R$ 200,00 do MercadoLivre.
Recuperamos muitos discos de 78 e 45 RPM assim, alguns de goma laca.
qbto melhor o microscópio melhor o reparo ..mas lavar ajuda :D'e mais
obrigado
Olá meu caro!És muito modesto. O teu vídeo ficou óptimo, tanto que eu, que sou deficiente visual ou melhor dizendo, cego, consegui entender muito bem o sentido da coisa, apesar de ser um processo que requer visão. Estou cá com um disco antigo que está com um arranhado bastante feio, vou pedir à minha mãe que me ajude com isto a ver se consigo recuperar o meu precioso LP... Os meus parabéns pelo vídeo e, acredites, está muitíssimo bem explicado! Recebas o meu abraço...
Wendrill
Fiquei muito contente com seu comentário, obrigado! Um abraço!
Vim aqui te agradecer pela dica. Funcionou bem aqui em casa. Aqui vai uma contribuição. Eu encontrei uma outra maneira que substitui bem o celular com lente: um microscópio digital USB com zoom de 1000x. Dá pra encontrar ele fácil pela internet por uns 40-50 reais. Ele já vem com uma luz interna que ajuda a iluminar o ponto que estamos querendo ver melhor, tem um suporte pra deixar ele em pé e fixo enquanto estamos fazendo a operação e tu consegue ver tudo em tela cheia pelo notebook com uma resolução legal.
Legal Eric! Ainda não tentei com esse aparelho, já ouvi diferentes opiniões a respeito. Quero experimentar com certeza, acho que é uma boa mesmo. Valeu a dica! Abs
Eu to tendo problema com a lente macro
Vou tentar esse microscópio
Este vídeo é simplesmente sensacional. Este fim de semana recuperei dois discos com esse método. Um, que simplesmente estava fazendo dois estalos irritantes causados por sujeira encrustada no sulco (e olha que já tinha lavado o vinil umas 4 vezes) e um outro que estava pulando. Problema resolvido. Tentei usar um microscópio USB, como algumas pessoas sugeriram nos comentários, mas não deu muito certo. A luz led do microscópio reflete no vinil e aí não se enxerga nada. Quando se apaga a luz led, fica uma escuridão total... A melhor maneria é usando a lente macro, e próximo a uma janela, aproveitando a luz natural. Sol não, apenas a claridade.
Onde comprou a lente?
Muito legal, também já consegui resolver com palito de dente, de preferência aqueles feitos com madeira de bambu, pois as pontas não quebram facilmente.
há mais ou menos uns 26 anos atrás eu fazia isso com palitos de dente e também com agulha, e muitas vezes consegui resolver boa parte dos arranhões, na época eu só não tinha o celular e lente macro pra ajudar kkk, mas conseguia fazer, muito bom o seu vídeo brother, merece todos os likes!!!
Foi bem nessa, adaptei os conhecimentos milenares da lupa + agulha/palito pra essa gambiarra aí. Facilitou um pouco... Valeu, um abraço!
poxa... sem palavras!!!! Nunca pensei q pudesse ter uma solução caseira pra isso. 47 anos ouvindo discos de vinil riscado. Acho q até no fim da quarentena dou um jeito na coleção..rs... Abraço e obrigado or compartilhar o conhecimento!!!
PS: maior problema do disco riscado não é qdo pula pra frente e sim pra trás, qdo vc tá tomando banho com o som no volume q toda vizinhança tá ouvindo..kkkkk...
Que bom que gostou, fico contente! Sim, aquele loop com um estalo... rs
consegui reaver um vinil depois desse video. No meu caso não foi nem o arranhão em si mas sim uma sujeira no arranhão que como era atravessado aos sulcos estava fazendo pular. consegui remover, estou super feliz, obrigado
Muito bom poder contribuir pra isso, obrigado!
Cara tu é um gênio. Pensei que não haveria solução para arranhões em discos.
oliver Rider obrigado! É uma satisfação poder ajudar.
Eu me encabulo até hoje como é que esses riscos sai som, é impressionante. Quando acontecia esse problema nos meu discos eu lavava ele com uma escova de dentes e detergente neutro, limpava que era uma beleza, isso quando os riscos eram superficiais, quando o risco era muito profundo era roça.
MARCOS COMAS! VOCÊ É MODESTO EM DIZER REPARO, NA VERDADE É RESTAURAÇÃO. PARABÉNS COM NOTA 10. SUCESSO E FIQUE BEM.
Obrigado pelo feedback, Lucio! Abraço!
Testei num disquim de mais de 30 anos do Raul que tinha aqui e a primeira tentativa deu certo 👏👏🤘
Maravilha! Fico satisfeito de poder ajudar.
Vou tentar fazer isso depois, você é muito eficiente, não só apresentou os materiais como também mostrou na prática e os cuidado na hora de fazer, parabéns.
Esse vídeo tem o meu respeito, funcional , muito bom para recuperar aquele tao precioso disco que esta pulando . Muito obrigado amigo!!!
Obrigado!
Amigo, parabéns pelo vídeo que, para mim foi muito revelador. Eu lido com discos há 40 anos e não fazia ideia de como é possível fazer esses reparos. A gente encontra muitos vídeos no UA-cam mas a grande maioria é de gente lesada da cabeça, que parece se preocupar mais em se aparecer, mas que fala um monte de asneira. Daí, quando chega ao final do material, a gente fica se perguntando como foi capaz de desperdiçar o tempo com tamanha inutilidade. Mas este não é o caso do seu vídeo. Muito obrigado mesmo. Já vou correndo comprar a minha lente macro e botar a ponta da agulha na minha lapiseira. Um abraço!
Faço isso sempre que ocorre, a mais de 10 anos. É muito comum após garimpar discos usados, lavar e botar pra ouvir, mas nunca me liguei nessa lente de aumento, ajuda muito!! valeu!
Boa! É isso, vamo somando as gambiarras rsrsrs... se descobrir mais alguma divulga ae! Abraço mano, que bom que o video contribuiu.
Excelente, consegui recuperar um vinil do Chico Buarque vol 3 que comprei por 1 real sem encarte, tinha dois riscos um recuperei só passando a agulha sem lupa, como não tenho lupa, um outro era mais profundo aí tive a ideia de procurar um app de lupa para android não é que encontrei (magnifying glass) que usa inclusive o led do celular como luz e consegui uma ampliação bastante para enxergar os sucos do vinil e consegui depois de algumas tentativas recuperar o disco
Muito bom, fico contente em poder ajudar. Abs
uma dica eh: ao localizar o arranhão, na faixa seguinte e próximo colocar um pedaço de fita crepe para marcar o local enquanto se vai trabalhando na remoção do material e ouvindo. Obrigado seu video ajudou a clarear muitos pontos .
Boa! Obrigado pela contribuição, vou aplicar com certeza. Abraço!
Muito legal a dica muito bem explicado, nunca imaginei que poderia fazer isso. Um disco que ficava num só ponto, depois que fiz essa dica ficou um mine estalinho más a música segue. Valeu! Márcio . Obrigado pela dica.
Gratificante saber que o vídeo serviu pra te ajudar! Abs
Fiz poucos movimentos com a agulha e bem de leve. Funcionou perfeitamente! Valeu!!!
Meu amigo!!! tá de parabéns visse..agorinha eu tirei dois pulos do meu disco , e nem foi com agulha! foi com uma tesoura pequena, mas tem que ser so passando bem de leve.
Salvei o meu disco do R.e.m. THANKS!! GOD BLESS YOU ALWAYS!
Amém! Que bom que deu certo. Abs
Bahh...eu sei a mão de obra que dá , é um trabalho artesanal mesmo, só quem ama o vinil faz isso.eu comprei no mercado livre um microscópio USB, aí olho na tela do pc ou direto no celular. Show...
Vale a pena! Salvei alguns vinis de estimação por aqui já.
Ja consertei com a propria agulha do aparelho. Pulava em 3 lugares mas consegui dar jeito... Mas essa foi uma ótima dica. Parabéns.
Muito obrigado pela dica, já tinha visto um vídeo gringo mas o aparelho para visualizar o risco é caríssimo. Tenho um Racional 2 que eu comprei com uns 2 riscos que dão estalos, vou tentar fazer um teste e quem sabe amenizar o atrito da agulha com o risco.
Fico contente em poder ajudar! Abraço!
Cara, muito obrigado pela dica! Embora a câmera do meu celular, ou a macro que comprei, ou ambos..., não sejam bons o suficiente para ampliar a imagem dos sulcos como no vídeo, consegui encontrar o ponto exato dos arranhões em três discos e repará-los o necessário para que a agulha parasse de pular. O fundamental, realmente, é ter paciência e não forçar demais a agulha, pra não danificar o vinil.
Cara, genial! Eu fico doido qdo vejo esses risquinhos na transversal dos sulcos. Acho difícil de tirá-los. Mas agora sei q não é impossível. Valeu!!
Parabéns vou fazer tenho um vinil que está com alguns riscos creio que terei um trabalho mas é único jeito de não perder disco de vinil é show !
Só agora estou vendo seu video e achei espetacular e pelos comentarios varias pessoas experimentaram e deu certo. Vou fazer tambem.. Obrigado. Valeu, Deus o abençoe e continue a compartilhar bons conhecimentos..
Sensacional. Não fazia a menor idéia q isso era possível. Obrigado por compartilhar.
Que legal, Paulo! Fico contente que gostou, espero que lhe seja útil. Abraço!
Confesso que achei que era click bait! Quebrei a cara, rs... Excelente dica, vídeo objetivo e muito didático. A sacada da lente macro foi excepcional. Muito bacana... Som muito agradável captado pelo celular. Parabéns!
Obrigado, amigo! Foi um vídeo feito de forma bem espontânea e amadora, mas o que vale é a informação. Fico contente que gostou e, espero que não, se precisar pode utilizar a técnica que funciona de verdade.
Eu ja fiz um trabalho deste em um compacto isso na década de 70 parou de pular mas o som (pléc) ficou no local eu ainda tenho este compacto simples guardado! Abraço
Muito bom, Luís! Realmente esse método não é muita novidade, a não ser pelas novas ferramentas que facilitam bastante o processo, inclusive podem ajudar a diminuir esse estalo que permaneceu no seu disco. Um abraço!
Agora sim, esse explicou o que tem que fazer. Valeu amigo! Muito bem explicado o processo.
Parabéns pela ideia e dica, eu já aprendi a como desintortar o vinil e apliquei nos meu e deram certo e agora com a idica e vou providenciar os materiais e tirar os ricos que alguns dicos que tenho...abraços
Consegui consertar o meu disco preferido (e muito raro) que achei que não tinha mais solução. Obrigado amigo!!!!
Por curiosidade, qual disco seria ? Qual banda ou artista ? E qual prensagem ? Obrigado!
Kamilovsky Rocker o disco se chama “olhar” da banda “Metrô” . Prensagem 85
DJ Mark muito legal e inovador seu vídeo. Parabéns mesmo cara, são ideias e recursos como este que fazem a diferença em um que só pregam o slogan "joga fora e compra outro. Forte abraço 🫂! A já ia me esquecendo da hora sua play list. By DJ Paulo Furtado.
Obrigado, DJ! Espero que nunca precise, mas se precisar, que seja útil! abraço
Pô, maravilha cara! Gostei mesmo. Mais da ideia da lente, de que da agulha na lapseira, que da um certo pavor mesmo, pois parece que vai arranhar mais, mas eu sei que, fazendo com cuidado, como vc fez, funciona. Eu tirava os arranhados da forma tradicional. Com lápis comum. Nem sempre funcionava 😊
Valeu cara, uma gambiarra que foi se aprimorando, rs. O esquema é aliviar a mão o máximo que conseguir e ir com paciência que dá certo sim. Abs
Perfeito, reparei meu vinil favorito, por isso tinha um risco enorme rsrsrsrs. Obrigada pelo vídeo! show
Cláudia Landi fico contente que o vídeo foi útil
Se usasse um micro aspirador de po poderia chupar essa sujeirinha que obstrui a agulha. Parabens por compartilhar algo tão importante para os apreciadores de disco de vinil.
incrivel. muito obrigado cara.
tenho um da Elis aqui, ja ia pendurar na parede de tristeza.
consegui fazer, em meia hora arrumei uma faixa q tinha ao menos 8 pulos.
muito obrigado de coraçao !
Excelente! Fico muito contente por ter ajudado. O vídeo, no fim das contas, atingiu seu propósito. Passe pra frente essa dica, abraço!
gostei, dá certo na maioria dos casos....só tive dificuldade pra segurar firme o celular enquanto limpava com a outra mão....mas com paciência salvei vários discos e ainda faltam muitos.....valeu a dica!
E ai meu brother,tava lá no skate park curtindo seu som,vc é massa!!!DJ que encara vinil,é dj raiz!!!!!
No mínimo teimoso, rs.....valeu demais brother! Abs
Dica preciosa, cara. Meus parabéns. Agora sei como acabar com o "cuvuco . . . cuvuco"!
Mak, fantástico. Bem didático e perfeita explicação. Valeu.
Parabéns, gravado na memória pra sempre.
Obrigado! Espero que lhe seja útil, abraço!
Obrigado DJ, sua dica é excelente.
Fico contente em poder contribuir! Abs
Cara, muito obrigado. Salvei um vinil do roupa nova com essa técnica. Mas foi sem lupa mesmo, o risco era gigantesco, agora so dá estalo, mas esse é o charme do vinil.
Que bom que deu tudo certo e que o vídeo foi útil, Bruno! A lente permite uma maior precisão, diminui sensivelmente a probabilidade de causar danos maiores ao disco. Já estraguei disco raro e garanto que não vale a pena correr esse risco! Sorte sua, maravilha! Abs
Muito legal o seu vídeo! Eu ví isso num canal americano ano passado e fiz e deu certo também, mas lá o cara usava uma lupa, com essa lente deve ficar bem mais fácil! Vou procurar por uma! Valeu!!!
Que bom! Legal poder ajudar. Abraço
ótimo video Mak. Tinha visto uma vez um gringo fazendo isso!!! outra coisa tbm é essa agulha+capsual que você está usando!! A Shure M44-7 é uma das melhores do mercado para discos com riscos!!! normalmente não pula!!! abs!!!
Muito bom Tutorial!!Foi a melhor maneira de reparar os discos que eu vi aqui no UA-cam!!Parabéns!!!Agora preciso encontrar essa Lupa macro.
Obrigado Nilton! Fico contente que achou útil! A lente macro vc acha em lojas/quiosques de acessórios para celular, até em camelô já vi. Abs
Lembrando que a lente MACRO não tem como função ampliar a imagem, apenas permite o foco com distâncias curtíssimas. Depois de você aproximar muito a lente do ponto desejado (quase encostando mesmo) você aplica o zoom no próprio celular.
Gostei demais deste teu vídeo, vou comprar esta lupa e tentar fazer isto pois tenho alguns adquiridos usados com arranhão.
joao carlos Mastroberti obrigado! É uma satisfação ajudar. Lembrando que a lupa nem sempre tem um aumento satisfatório... compensa comprar a lente pro celular
A ensinamento é excelente! Tanto que irei fazer também em alguns meus. Porém, o cuidado na manipulação do disco e a forma que se é usado, guardado... Também faz parte, pois a superfície de seu disco está muito suja, algo que poderia ser evitada com um manuseio melhor.
obrigado, e não deixe de ler a descrção do video
Leia a descrição, por favor.
Parabéns meu bom! Obrigado por sua aula de sapiência e boa intenção. Abração!
Essa pkup aí tecnics muito boa parabéns pela dica amigo eu tenho mais de 1000 vinil muita relíquia eu tenho
Importante destacar que a agulha de costura precisa fica inclinada para evitar que a ponta altere as notas e bem
leve.
Parabéns!!
Sim, quanto mais de leve for a intervenção, menor a possibilidade de gerar mais ruído ou mesmo de terminar o estrago rs... Abs!
Obrigada pela dica e explicação detalhada.
Fico contente em poder ajudar de alguma forma. Abs!
Tenho uns do Balão Magico arranhado, ainda bem que não joguei fora.
Pode mandar ver sem medo, seja do Balão Mágico ou de qualquer artista. Funciona.
Muito boa a técnica que você desenvolveu, me pergunto se não teria sido melhor lavar o disco antes, pois dessa forma "amoleceria as sujeiras incrustadas" no disco. Também vi que seu equipamento para tocar é muito bom, com um equipamento desses o som é maravilhoso, Parabéns.
Rapaz, que qualidade de captação desse TD, parabéns
Essa técnica de uso da agulha de injeção aprendi a alguns anos, faço nos meus discos pessoais. Uma dica que deixo é dar um banho de álcool líquido no vinil e limpar com uma flanela ou pano que não solte fiapos, que já retira grande quantidade de sujeitas que ficam nos sulcos dos discos, pois a maioria das causas desses arranhões são de grãos de poeira que ficam acumuladas.
Realmente a técnica em si não é novidade, apenas divulguei as novas ferramentas que improvisei. Quanto ao seu comentário, não é aconselhável usar álcool no vinil, pois pode danificar o material. O aconselhável é usar sabão neutro diluído em água. A sujeira em si não causa arranhões, mas pode fazer a agulha pular sim. Grande abraço!
Vou fazer essa técnica... eu lixo suavemente cm lixa d'água 1000 e tira tira arranhões e depois dou uma polida e fica bom... vlw pelo vídeo
Vc passa lixa no disco?
Fiz aqui em casa e deu certo! Muito obrigado!
Francisco Peixoto Gigante fico contente em saber! Abs
👏🏼👏🏼👏🏼 que moço paciencioso 😱mas eu vou um dia me arriscar..rs
já recuperei esses arranhões de pulos, com um toca discos velho e uma agulha para 78rpm e um certo peso na capsula, acrescentando algumas moedas, sempre passando pelo trecho, pra frente e pra trás!!!!
Olá Rogério! O problema desse tipo de método é que, mesmo quando se consegue eliminar o pulo da agulha, ele danifica o sulco, deixando normalmente um chiado e perda na reprodução no local do dito "reparo", pois o sulco é forçado uma pressão bem maior que aquela causada pelo peso normal de uma agulha. Isso danifica o disco; se você realmente valoriza seu material, evite fazer isso de novo. Esse método que compartilhei aqui não altera em nada a profundidade nem as dimensões do sulco do vinil, apenas retira as rebarbas do material que está causando a obstrução. Observe que a recomendação no vídeo é exatamente a inversa - não aplicar força e inclusive aliviar o peso da mão o máximo possível. Vale a tentativa!
Marcio muito D ++ seu video rapaz, gostei muito tá de parabéns, eu achava que estes riscos não tinham solução, vou tentar fazer aqui em algum vinil pra ver se consigo também, agradeço pelo video mostrado.
Obrigado, é uma satisfação poder contribuir
@@vnyl.33-45 bacana meu amigo eu que agradeço por ajudar outras pessoas isso é bem legal, Deus te abençoe.
Ajudou muito! Excelente dica. Dá pra baixar o aplicativo LUPA que funciona bem. abrç
Esse aplicativo lupa, precisar usar junto com?a lente macro
Ganhou um like é um inscrito. Agora é só ter a lente as agulhas e a tal “paciência”
Opaaa parceiro obrigado foi essa mesmo qui achei no mercado livre showw OBRIGADO DEUS ABENÇOE EXPLICAÇÃO TOP PARABÉNS 👏👏👏👏
boa dica, vou tomar coragem e fazer! Mas po, DJ, vamo lavar o disco que esse tá demais hahaha abç
Tens toda a razão hahaha! Trouxe o disco da feira de vinil e tava empolgado pra fazer o vídeo que nem esperei. Garanto que ele já está brilhando!
Excelente ideia!! Parabéns pelo vídeo, ajudou muito!!
obrigado pela.dica. Vou comprar a lente, Clio e água e testar nos meus. Abs.
Que bom que gostou! Manda ver! Abs
Muito útil. Parabéns.
Valeu o feedback, Ricardo! Foi o motivo pelo qual quis postar, legal que gostou. Abs!
Parabéns, conterrâneo, pela dica! Quando eu tiver paciência, vou fazer isso nos meus discos arranhados. Vão me dar trabalho por meses a fio....kkkkk!
Armando AR vale a pena! Fico contente em poder ajudar!
A qualidade do som do seu toca-discos está excelente
Usando caixas QSC K8.2👍🏽
Parabéns pelo vídeo, sou colecionador e DJ e tenho alguns títulos que estão necessitando de uns reparos, tipo um activate i say what i want que está arranhado no inicio da faixa! Grato por compartilhar a ideia.
Fico contente que o video foi útil! Abs
Cara, que qualidade do seu som!
Vídeo incrível! Muito obrigado, DJ!
Obrigado pelo feedback, Felipe! Mesmo sendo um video precário com um disco imundo, acredito que ele já tenha ajudado bastante gente e essa é a melhor parte dele. Abraço!
Gostei.Aprendi e vou tentar tirar os arranhões de meus LPs.Grato.
Beleza pura. Fico contente em contribuir, depois me conta o resultado.
GOSTEI DO VÍDEO BEM PERCEPTÍVEL SE ACONTECER NOS MEUS VINIS JÁ SEI O QUE FAZER 👏🏼👏🏼👏🏼 SHOW DJ OBRIGADO PELO VÍDEO
Eu que agradeço
PQP... era disso que eu precisava. Você caiu do céu meu chapa.
Rafael Almeida valeu irmão, que bom que ajudou! Passa pra frente!
Parabéns isso é um vídeo extremamente educativo. Valeu, nós os amantes de vinil.
Vou tentar fazer isso em um vinil meu,tomar que dê certo,obrigado pela dica.
Costuma dar certo, a não ser que o estrago seja muito grande. Boa sorte!
só da dó de ver você passando essa shure ( caríssima) em cima do arranhão kkkkk brincadeiras a parte, video sensacional
Haha, foi antes de sair de linha... ainda mais com aquele disco imundo direto da banca de R$10 da feira de vinil. Obrigado por visualizar, ajuda a divulgar pros amigos, abraço!
ótimo! parabéns pelo vídeo.
Valeu demais, abraço!
Amo toca disco!
LEGAL SUA DICA CARA...TENHO QUASE 200 DISCOS DE VINIL.....NÃO VI AINDA NENHUM ARRANHADO....ESTÃO SUPER CONSERVADOS.......
Ailton Oliveira obrigado! Tomara que nunca precise usar essa técnica! :)
Gracias Mak, Voy intentar arreglar un vinilo maxi de culture beat, mr vain, justo tiene un salto hacia delante la versión más conocida, que rabia! Cuando lo arregle les cuento, saludos desde Chile.
Me recomendaram esse video aqui no UA-cam eu assistir, gostei só tem um detalhe eu nao tenho nenhum toca disco e muito menos um disco mais mesmo assim assistir 😑 vai entender...
que qualidade boa do seu som. qual é a aparelhagem usada?
Valeu, Henri! Ali estava utilizando toca discos Technics SL1210-MK2, cápsulas/agulhas Shure M447/N447, mixer Pioneer DJM-250K, caixas ativas QSC-K8.2
ajudou demais irmão!!
Valeu mano, essa é a satisfação maior. Abs
Parabéns irmão
Sou também de bsb, meu LP Thriller do MJ em uma faixa especifica (beat it) pula uns 3 segundos da faixa, vou ver se reparo ele, por ser um disco de época ele é um pouco empenado justamente no lado dessa faixa (fazendo relevos grotesco), e por meu toca disco ser um cavalo manco (philips AS205) provavelmente arranhou essa faixa por causa deste empenamento.
ola! a vitrola com TD philips franklin de 72 nunca danificou Lp aki ..
dessa em 72 74 .. ate82 & eu ja com14 de idade arrumei nova um TD philips ga 312 com agulha conica le^son: azul ag70 .. mto ruim essa agulha ..fui pra gp401 philips eliptica melhorou
Le^Son tmb
pra axxis iv .
muito melhor & com escova =shure v15
Parabéns cara, sensacional
Tem até plantação de alface nesse vinil
Fora a fábrica de salsicha
Fábrica de salsicha kkkk
@@vnyl.33-45 kkk
Rapaz, tenha minha ETERNA GRATIDÃO!!!!! =)
Uau, "cirurgia plástico"do vinil, rsrs. Parabéns!
Literalmente haha... :)
Márcio a lente macro tem medidas certas eu vi na shoope.
Fernando
Muito interessante o vídeo e nos ajuda a salvar alguns discos.
Qual a marca da sua lente macro? Ela cumpriu, satisfatoriamente, a função.
Parabéns pelo video muito bom!!! Posso dar uma dica ?? Existem hoje microscópio USB no mercado livre com zoom de 1000x na tela do PC.
c.s pvlk deve ser excelente! No video optei por usar instrumentos bem baratos e acessíveis, mas com ctz deve facilitar imensamente! Obrigado pela dica! Abs
Eu testei o microscópio USB, mas a luz dele bate no vinil, vem um clarão e não se enxerga nada. Se apagar a luz fica muito escuro. O rolê da lente macro deu mais certo ( fiz uma lente macro usando uma lente de leitor de cd velho)