Isso é muito bom pois vejo que tem desejo de conhecer o verdadeiro caminho que conduz à vida Eterna com Deus Altíssimo nas Mansões Celestiais através de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador mas não se esqueça do mais importante "a bússola" que nos indica a doutrina de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador que se encontra pasmada em todo o Novo testamento aí nós vamos encontrar tudo o que a nossa alma precisa para obter a vida eterna com Deus Altíssimo nas Mansões Celestiais através de Jesus Cristo, pois fora daí só vai encontrar doutrinas de demônios como o catecismo romano e os dogmas papais espero que o Espírito de Deus lhes abra o entendimento e possam regressar à verdade simples da fé em Cristo Jesus nosso bendito e amado Salvador e redentor pois só Ele é que salva e liberta as almas das garras de Satanás e em nenhum outro ha Salvação possível para a alma
Esse vídeo não é bom. É só mais uma protestante falando mentiras sobre os Pais da Igreja e sobre a Igreja Católica. Cuidado com o que você assiste e considera como bom!
Isso é muito bom para podermos conhecer a verdade acerca da Pessoa Bendita de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador basta abrir os Evangelhos Jesus explica tudo de uma maneira maravilhosa que até uma criança pode entender (SE ALGUÉM COMETER ALGUM PECADO CONTRA DEUS E SE ARREPENDE ENTÃO PESSA A DEUS PERDÃO EM NOME DE JESUS, SEMELHANTEMMENTE SE ALGUÉM COMETER ALGUMA FALHA PERANTE O SEU IRMÃO (SEMELHANTE) ENTÃO AÍ DEVE O PRÓPRIO A PEDIR PERDÃO PARA COM O OFENDIDO) vê como é simples e tão eficaz e linda a mensagem de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador e redentor pegue no seu Novo Testamento da Bíblia católica esta lá tudo o que nós pricisamos saber para obtermos a Graça Gloriosa para a salvação Eterna da alma com Cristo o nosso Bem Amado Salvador
Carol que lindo. Que explicação maravilhosa dos Pais da igreja. De fato para saber o pensamento que circula entre nós hoje, temos que estudar os pais da igreja. Podemos selecionar e saber escolher as várias contribuições que a era Patristica nos trouxe. Fascinante a história da igreja.
Você considera que a doutrina crida de forma unânime pelos Padres da Igreja sobre a Eucaristia ser substancialmente o Corpo e Sangue de Cristo, constitui uma contribuição importante da era Patrística?
Onde comparecer o Bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo que, onde estiver Jesus Cristo, aí está a IGREJA CATÓLICA. (Santo Inácio de Antioquia aos Esmirnenses)
Conheço vários ex-protestantes que ao lerem a patrística se converteram aos catolicismo. Igreja de dois mil anos fundada por Jesus Cristo, com o apóstolo Pedro à frente. Detalhe, já foram traçadas linhas sucessórias dos papas e todas chegam lá em Pedro. Não tem como não ser católico.
@@Phelluz Tira mesmo, aqueles que leem por contra própria e não entende o foi ensinado e sabe pq? Pq a Bíblia foi escrita por católicos e para católicos, por isso protestantes não a compreende, é impossível
É bem possível pois é assim que o demônio aproveita para criar heresias e divisões no ceio da igreja e desta forma levar as almas para o porgatorio [inferno] longe de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador e redentor já o nosso amado Apóstolo Paulo Paulo nos adverte que toda a Escritura é digna de aceitação e serve para o ensinamento e tudo o que for escrito que não esteja conforme o ensinamento das Sagradas Escrituras e a mensagem de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador e redentor é obra do demônio para levar os seus filhos ao purgatório [inferno] longe de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador e redentor pois só Ele é que salva e liberta as almas das garras de Satanás e em nenhum outro ha Salvação possível para a alma
Disse Irineu de Lion sobre a Igreja de ROMA: "“Para esta Igreja, devido ao seu peculiar PRINCIPADO, é necessário que convirja cada Igreja, isto é, os fiéis espalhados por toda a parte, pois nela a TRADIÇÃO DOS APÓSTOLOS foi sempre conservada”
@@flavioroberto52ninguém que passe a ler a Bíblia continua como católico. A própria patristica contradiz muitos dogmas católicos. Exemplo: imaculada Conceição.
@@18Akyramentiroso! Olha o que Santo Agostinho diz sobre a Mãe de Deus: "Quando se trata de pecado, não quero fazer absolutamente nenhuma menção a ela [Maria], por causa da honra devida ao Senhor." (De Natura et Gratia, 36, 42)
@__cristianroque não vou olhar ninguém, vou olhar oq a Bíblia diz. Maria foi uma serva de Deus, mas um ser humano como qualquer outro, ou seja, pecador e carente da graça de Cristo. Leia a Bíblia, meu amigo.
@@18Akyra Maria é PLENA DE GRAÇA, sabe o quê é isso???? É claro que não, não conheço ninguém que o seja, você conhece??? Somente Deus pai e Maria podem olhar pra Jesus e chamá-lo de MEU FILHO e mais ninguém!!! Melhor nós nos recolhermos a nossa insignificância diante de Maria. "Uma entre todas foi a ESCOLHIDA, foste tu MARIA, serva preferida, MÃE do MEU SENHOR, MÃE do MEU SALVADOR!!!!!!!".
Bom essa igreja que ela acredita começa 16 séculos após a morte de Jesus e ela está falando dos primeiros cristãos, séculos I, II, III, IV. Bem curiosa a ligação. Fico me perguntando de qual igreja ela está falando.
Comecei a me interessar por história da igreja por sua causa, depois daquele vídeo de indicações de livros. Ontem estava estudando sobre o cânon do novo testamento em um curso do Yago Martins, e ele falou um pouco sobre patrística e hoje vc lança esse vídeo! Continua postando! Muito bom ver seus conteúdos por aqui, e aguardando o vídeo sobre as mães da igreja rs.
"Católica " significando "universal " é uma coisa, mas chamar uma instituição religiosa de "Igreja Católica " já confunde um pouco. Concorda que a Igreja do Edir Macedo é A igreja universal do Reino de Deus, só porque tem este nome?
@@rafae1lima Esse é trecho que Justino no ano 100 d.C. descreve a MISSA. Irmão, não tome como falsa, apenas analise o texto e a missa de hoje. Aqui o texto abaixo: “Terminadas as orações, damos mutuamente o ósculo da paz. Apresenta-se, então, a quem preside aos irmãos, pão e um vaso de água e vinho, e ele tomando-os dá louvores e glória ao Pai do universo pelo nome de seu Filho e pelo Espírito Santo, e pronuncia uma longa ação de graças em razão dos dons que dele nos vêm. Quando o presidente termina as orações e a ação de graças, o povo presente aclama dizendo: Amém… Uma vez dadas as graças e feita a aclamação pelo povo, os que entre nós se chamam diáconos oferecem a cada um dos assistentes parte do pão, do vinho, da água, sobre os quais se disse a ação de graças, e levam-na aos ausentes. Este alimento se chama entre nós Eucaristia, não sendo lícito participar dele senão ao que crê ser verdadeiro o que foi ensinado por nós e já se tiver lavado no banho [batismo] da remissão dos pecados e da regeneração, professando o que Cristo nos ensinou. Porque não tomamos estas coisas como pão e bebida comuns, mas da mesma forma que Jesus Cristo, nosso Senhor, se fez carne e sangue por nossa salvação, assim também se nos ensinou que por virtude da oração do Verbo, o alimento sobre o qual foi dita a ação de graças - alimento de que, por transformação, se nutrem nosso sangue e nossas carnes - é a carne e o sangue daquele mesmo Jesus encarnado. E foi assim que os Apóstolos, nas Memórias por eles escritas, chamadas Evangelhos, nos transmitiram ter-lhe sido ordenado fazer, quando Jesus, tomando o pão e dando graças, disse: “Fazei isto em memória de mim, isto é o meu corpo”. E igualmente, tomando o cálice e dando graças, disse: “Este é o meu sangue”, o qual somente a eles deu a participar… No dia que se chama do Sol [domingo] celebra-se uma reunião dos que moram nas cidades e nos campos e alí se lêem, quanto o tempo permite, as Memórias dos Apóstolos ou os escritos dos profetas. Assim que o leitor termina, o presidente faz uma exortação e convite para imitarmos tais belos exemplos. Erguemo-nos, então, e elevamos em conjunto as nossas preces, após as quais se oferecem pão, vinho e água, como já dissemos. O presidente também, na medida de sua capacidade, faz elevar a Deus suas preces e ações de graças, respondendo todo o povo “Amém”. Segue-se a distribuição a cada um, dos alimentos consagrados pela ação de graças, e seu envio aos doentes, por meio dos diáconos. Os que têm, e querem, dão o que lhes parece, conforme sua livre determinação, sendo a coleta entregue ao presidente, que assim auxilia os órfãos e viúvas, os enfermos, os pobres, os encarcerados, os forasteiros, constituíndo´se, numa palavra, o provedor de quantos se acham em necessidade.” (Apologias)
@@afonsolima4501 Esse é trecho que Justino no ano 100 d.C. descreve a MISSA. Irmão, não tome como falsa, apenas analise o texto e a missa de hoje. Aqui o texto abaixo: “Terminadas as orações, damos mutuamente o ósculo da paz. Apresenta-se, então, a quem preside aos irmãos, pão e um vaso de água e vinho, e ele tomando-os dá louvores e glória ao Pai do universo pelo nome de seu Filho e pelo Espírito Santo, e pronuncia uma longa ação de graças em razão dos dons que dele nos vêm. Quando o presidente termina as orações e a ação de graças, o povo presente aclama dizendo: Amém… Uma vez dadas as graças e feita a aclamação pelo povo, os que entre nós se chamam diáconos oferecem a cada um dos assistentes parte do pão, do vinho, da água, sobre os quais se disse a ação de graças, e levam-na aos ausentes. Este alimento se chama entre nós Eucaristia, não sendo lícito participar dele senão ao que crê ser verdadeiro o que foi ensinado por nós e já se tiver lavado no banho [batismo] da remissão dos pecados e da regeneração, professando o que Cristo nos ensinou. Porque não tomamos estas coisas como pão e bebida comuns, mas da mesma forma que Jesus Cristo, nosso Senhor, se fez carne e sangue por nossa salvação, assim também se nos ensinou que por virtude da oração do Verbo, o alimento sobre o qual foi dita a ação de graças - alimento de que, por transformação, se nutrem nosso sangue e nossas carnes - é a carne e o sangue daquele mesmo Jesus encarnado. E foi assim que os Apóstolos, nas Memórias por eles escritas, chamadas Evangelhos, nos transmitiram ter-lhe sido ordenado fazer, quando Jesus, tomando o pão e dando graças, disse: “Fazei isto em memória de mim, isto é o meu corpo”. E igualmente, tomando o cálice e dando graças, disse: “Este é o meu sangue”, o qual somente a eles deu a participar… No dia que se chama do Sol [domingo] celebra-se uma reunião dos que moram nas cidades e nos campos e alí se lêem, quanto o tempo permite, as Memórias dos Apóstolos ou os escritos dos profetas. Assim que o leitor termina, o presidente faz uma exortação e convite para imitarmos tais belos exemplos. Erguemo-nos, então, e elevamos em conjunto as nossas preces, após as quais se oferecem pão, vinho e água, como já dissemos. O presidente também, na medida de sua capacidade, faz elevar a Deus suas preces e ações de graças, respondendo todo o povo “Amém”. Segue-se a distribuição a cada um, dos alimentos consagrados pela ação de graças, e seu envio aos doentes, por meio dos diáconos. Os que têm, e querem, dão o que lhes parece, conforme sua livre determinação, sendo a coleta entregue ao presidente, que assim auxilia os órfãos e viúvas, os enfermos, os pobres, os encarcerados, os forasteiros, constituíndo´se, numa palavra, o provedor de quantos se acham em necessidade.” (Apologias)
@@rafae1lima Boa noite irmão, trecho da MISSA descrita por Justino no início do século 2, por volta do ano 130. Agora seria interessante você conhecer a missa com alguém que possa explicar, e verá que é a mesma coisa entre hoje e o texto de Justino. Aqui o trecho abaixo: “Terminadas as orações, damos mutuamente o ósculo da paz. Apresenta-se, então, a quem preside aos irmãos, pão e um vaso de água e vinho, e ele tomando-os dá louvores e glória ao Pai do universo pelo nome de seu Filho e pelo Espírito Santo, e pronuncia uma longa ação de graças em razão dos dons que dele nos vêm. Quando o presidente termina as orações e a ação de graças, o povo presente aclama dizendo: Amém… Uma vez dadas as graças e feita a aclamação pelo povo, os que entre nós se chamam diáconos oferecem a cada um dos assistentes parte do pão, do vinho, da água, sobre os quais se disse a ação de graças, e levam-na aos ausentes. Este alimento se chama entre nós Eucaristia, não sendo lícito participar dele senão ao que crê ser verdadeiro o que foi ensinado por nós e já se tiver lavado no banho [batismo] da remissão dos pecados e da regeneração, professando o que Cristo nos ensinou. Porque não tomamos estas coisas como pão e bebida comuns, mas da mesma forma que Jesus Cristo, nosso Senhor, se fez carne e sangue por nossa salvação, assim também se nos ensinou que por virtude da oração do Verbo, o alimento sobre o qual foi dita a ação de graças - alimento de que, por transformação, se nutrem nosso sangue e nossas carnes - é a carne e o sangue daquele mesmo Jesus encarnado. E foi assim que os Apóstolos, nas Memórias por eles escritas, chamadas Evangelhos, nos transmitiram ter-lhe sido ordenado fazer, quando Jesus, tomando o pão e dando graças, disse: “Fazei isto em memória de mim, isto é o meu corpo”. E igualmente, tomando o cálice e dando graças, disse: “Este é o meu sangue”, o qual somente a eles deu a participar… No dia que se chama do Sol [domingo] celebra-se uma reunião dos que moram nas cidades e nos campos e alí se lêem, quanto o tempo permite, as Memórias dos Apóstolos ou os escritos dos profetas. Assim que o leitor termina, o presidente faz uma exortação e convite para imitarmos tais belos exemplos. Erguemo-nos, então, e elevamos em conjunto as nossas preces, após as quais se oferecem pão, vinho e água, como já dissemos. O presidente também, na medida de sua capacidade, faz elevar a Deus suas preces e ações de graças, respondendo todo o povo “Amém”. Segue-se a distribuição a cada um, dos alimentos consagrados pela ação de graças, e seu envio aos doentes, por meio dos diáconos. Os que têm, e querem, dão o que lhes parece, conforme sua livre determinação, sendo a coleta entregue ao presidente, que assim auxilia os órfãos e viúvas, os enfermos, os pobres, os encarcerados, os forasteiros, constituíndo´se, numa palavra, o provedor de quantos se acham em necessidade.” (Apologias)
Bispo Inácio de Antioquia no ano 107 escreveu Cartas a 7 Igrejas, e já escrevia Igreja Católica , inclusive dizia : A Igreja de Roma, a mais Excelente, onde foram martirizados , assassinados e enterrados os dois gloriosos Apóstolos Pedro e Paulo !! Viva Cristo Rei . Busquem a Eucaristia , que é Verdadeiramente Corpo e Sangue de Jesus Cristo !!
Santo Inácio de Antioquia era discípulo de João, apóstolo de Jesus Cristo. Outro detalhe, Inácio de Antioquia, qdo do seu martírio, diante dos leões, disse que morreria feliz como um bispo CATÓLICO.
Os padres apostólicos ( pais da Igreja) todos são católicos apostólicos e quem disser o contrário está sendo desonesto intelectualmente. Só existe uma Igreja e ponto final.
O termo Católico utilizado pelos pais da igreja não se referia à igreja católica romana como a conhecemos hoje. Quanto a igreja em Roma, ela é uma das mais antigas. Sendo as principais no primeiro século as de: Jerusalém e de Antioquia.
A igreja em Roma só veio a ser considerada "universal" pelo decreto de Justiniano ,imperador , em 538 AD quando ele decretou que o bispo de Roma fosse o cabeça de todas as igrejas,tanto do Ocidente como do Oriente. Aí começa o período da supremacia papal , os 1260 anos de perseguição contra aqueles que não aceitavam os dogmas da igreja Catolica, e terminou sua supremacia em 1798 AD com o aprisionamento do papa , seu exílio e morte na França,por Napoleão Bonaparte,cumprindo assim a profecia de Apocalipse 13 : 10 : "Se alguém leva em cativeiro,em cativeiro irá..."
Engracado. Os padres da Igreja primitiva, discípulos direto dos apóstolos estao errados, mas a Carol Bazzo(2 mil anos depois)tem a interpretação correta
@@matheuskowalski302 você nunca parou pra pensar que existem mais de 40 mil seitas protestantes diferentes, todas com uma doutrina diferente e que engraçado...elas dizem usar a bíblia pra confirmar suas crenças. Pra você o espírito santo pode se contradizer???
Bah...depois que assisti o primeiro vídeo da prof Carol, fiquei fascinado pela história da igreja 📖😃 ela nos motiva! Sou da Bléia e apaixonei por sua metodologia e profundidade sobre o tema👏Que o Senhor continue lhe usando Prof. com essa dedicação e amor pelas escrituras e a história da igreja 👏🙏📖
Quando virem na patristica que se veneravam as relíquias dos santos e a virgem Maria e vaziam oração aos fiéis defuntos e celebravam a Eucaristia do jeito que os católicos celebram hj A patristica reportam a igreja católica. É,uma coleção com mais de 40 livros.
Mentira! A lista de sucessão de Irineu, surgiu para combater os gnósticos que alegavam ter uma tradição secreta e não para fazer lista de papas 😂😂😂😂😂😂😂
@@afonsolima4501 Meu caro, o choro é livre. Vemos a desonestidade intelectual e histórica protestante. Irineu de Lyon foi discípulo de Policarpo de Esmirna que por sua vez foi discípulo do apóstolo João. Além de apologista, Irineu de Lyon era também culto e conhecedor da história cristã, contudo, Cipriano de Cartago, 200-258 d.C, também afirma a cátedra de Pedro. Então meu caro, não adianta tentar adulterar a patrística.
@@olimpioabreu8459 não existe historicamente que pedro foi papa , na verdade nem existe evidência de certos personagens da sua biblia que nem existiria são figuras mitológicas 😂 kk
@@marcioviniciusdeoliveira373 Meu caro, será que foi atoa, porque não tinha nada para fazer que Jesus disse a Pedro: "tu és Pedro e sobre está pedra edificarei a minha igreja, as portas do inferno não prevalecerão contra ela, te dou as chaves do céu, tudo que ligares na terra será ligado no céu e tudo que desligares na terra será desligado no céu ".
@rafae1lima Esse é trecho que Justino no ano 100 d.C. descreve a MISSA. Irmão, não tome como falsa, apenas analise o texto e a missa de hoje. Aqui o texto abaixo: “Terminadas as orações, damos mutuamente o ósculo da paz. Apresenta-se, então, a quem preside aos irmãos, pão e um vaso de água e vinho, e ele tomando-os dá louvores e glória ao Pai do universo pelo nome de seu Filho e pelo Espírito Santo, e pronuncia uma longa ação de graças em razão dos dons que dele nos vêm. Quando o presidente termina as orações e a ação de graças, o povo presente aclama dizendo: Amém… Uma vez dadas as graças e feita a aclamação pelo povo, os que entre nós se chamam diáconos oferecem a cada um dos assistentes parte do pão, do vinho, da água, sobre os quais se disse a ação de graças, e levam-na aos ausentes. Este alimento se chama entre nós Eucaristia, não sendo lícito participar dele senão ao que crê ser verdadeiro o que foi ensinado por nós e já se tiver lavado no banho [batismo] da remissão dos pecados e da regeneração, professando o que Cristo nos ensinou. Porque não tomamos estas coisas como pão e bebida comuns, mas da mesma forma que Jesus Cristo, nosso Senhor, se fez carne e sangue por nossa salvação, assim também se nos ensinou que por virtude da oração do Verbo, o alimento sobre o qual foi dita a ação de graças - alimento de que, por transformação, se nutrem nosso sangue e nossas carnes - é a carne e o sangue daquele mesmo Jesus encarnado. E foi assim que os Apóstolos, nas Memórias por eles escritas, chamadas Evangelhos, nos transmitiram ter-lhe sido ordenado fazer, quando Jesus, tomando o pão e dando graças, disse: “Fazei isto em memória de mim, isto é o meu corpo”. E igualmente, tomando o cálice e dando graças, disse: “Este é o meu sangue”, o qual somente a eles deu a participar… No dia que se chama do Sol [domingo] celebra-se uma reunião dos que moram nas cidades e nos campos e alí se lêem, quanto o tempo permite, as Memórias dos Apóstolos ou os escritos dos profetas. Assim que o leitor termina, o presidente faz uma exortação e convite para imitarmos tais belos exemplos. Erguemo-nos, então, e elevamos em conjunto as nossas preces, após as quais se oferecem pão, vinho e água, como já dissemos. O presidente também, na medida de sua capacidade, faz elevar a Deus suas preces e ações de graças, respondendo todo o povo “Amém”. Segue-se a distribuição a cada um, dos alimentos consagrados pela ação de graças, e seu envio aos doentes, por meio dos diáconos. Os que têm, e querem, dão o que lhes parece, conforme sua livre determinação, sendo a coleta entregue ao presidente, que assim auxilia os órfãos e viúvas, os enfermos, os pobres, os encarcerados, os forasteiros, constituíndo´se, numa palavra, o provedor de quantos se acham em necessidade.” (Apologias)
@@alexandremagliano7069 sobre a sua conclusão que "os protestantes não conseguem compreender a diferença entre adoração e veneração", eu me incluo. Porém, permita-me dizer que acredito também que os católicos, de igual modo, não entendem a diferença entre adoração e veneração.
Nenhum Padre da patrística prega isso, motivo pelo qual a Igreja também não prega. Mas se vc estiver procurando a profunda veneração a Maria, tal como ensina a Santa Igreja Católica, basta se dar ao trabalho... O diácono João Victor Mariano mostra muitas dessas passagens na patrologia, procure ele aí. Deus abençoe.
A afeição a Maria já aparece nas catacumbas romanas do século I, nos afrescos das paredes, Maria entre Paulo e Pedro, sempre simbolizando ser a mãe da Igreja, do seu lugar no céu. Um exemplo é o afresco nas catacumbas de Santa Inês em Roma, as pinturas mostram ela como fonte de proteção e de intercessão. Cem anos após a morte de Nosso Senhor os líderes e mestres da Igreja se referem a Maria como a nova Eva como São Justino Mártir (165), Santo Irineu de Lyon (202), Santo Ambrósio (397), São Jerônimo (420). São Gregório Taumaturgo (350) escreve que "Maria está no céu rezando pelos que estão na terra". Santo Efrém (373) rezou diretamente a Maria em muitos dos seus sermões...
@@geds7 assistiu nada, já vi esse falso argumento... do "eu tava assistindo a missa e só fala de Maria".Isso significa que nunca foi a uma missa e não tem ideia do que seja.
Que o Espírito Santo continue abrindo os seus olhos Carol. Se o orgulho não te tomar, não tem como correr. A Igreja de Cristo já nasceu Católica. Louvado seja Deus!
É bem verdade e será sempre católica pois ela aceita e segue a mensagem de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador e redentor. IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O MEU EVANGELHO que é o único que pode salvar e libertar as almas no caminho que conduz à vida Eterna com Deus Altíssimo nas Mansões Celestiais através de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador e redentor pois só Ele é que salva e liberta as almas das garras de Satanás e em nenhum outro ha Salvação possível para a alma
Correção: o trevo da sorte é o trevo de quatro folhas, São Patrício usava o trevo de tres folhas para justamente explicar a Santíssima Trindade que são um Deus em três Pessoas
Eu acho simplesmente cômico como os protestantes conseguem falar a palavra IGREJA de uma maneira tão vaga e amorfa. Afinal, de qual Igreja eles eram? No que cria essa Igreja? Quais heresias esses homens refutaram? O que pregava essa Igreja? Vou dar um pequeno spoiler: criam na Presença real de Cristo na eucaristia; na primazia do Bispo de roma; na Virgindade perpétua de Maria e tudo o mais que os Católicos creem. Falar de Pais da Igreja é falar não somente da história do Cristianismo, mas da PRÓPRIA IGREJA CATÓLICA. Viva Santo Agostinho, Santo Atanásio, São Justino Mártir, São João Damasceno, São Basílio.
- [ ] A verdade nem sempre é doce, mas conhecimento sobre história é fundamental, principalmente antes de qualquer outro estudo, pois ela nos faz compreender melhor como e pq certas coisas aconteceram. - [ ] Boa leitura! - [ ] Como todos sabem, a atual Bíblia foi um projeto de um imperador romano chamado Constantino, ele vinha enfrentando inúmeros problemas de ordem em seu governo, isso devido as várias dissidências religiosas da época e esse problema já se estendia por mais de 10 anos, foi aí que ele teve a brilhante ideia de usar a própria crença da população para assim os manipular e acabar de vez com o problema, então no ano de 313 ele deu início a esse projeto em conjunto com o que viria ser a igreja católica, tal projeto levou longos 13 anos para ser concluído, sendo finalizado no ano de 326, como podem ver, o concílio ocorreu no ano 325, apenas um ano antes do término da compilação da Bíblia, sendo assim, fica mais do que evidente que tudo já estava quase pronto quando o concílio ocorreu, foi apenas uma jogada política para manipular a população menos esclarecida daquela época, o intuito era o de os fazer acreditar que estavam decidindo o que iria compor a nova Bíblia, como podem ver, nada além de um teatro, nesses longos 13 anos eles selecionaram os trechos de textos que mais lhe convinham para manipular a população menos esclarecida e assim acabar com os conflitos, então a Bíblia tinha que ter de tudo, desde como se deve escravizar outros povos, até como manter sua mulher obediente e te servindo de empregada, já os textos que não eram de conveniência para o governo e nem para a igreja eram destruídos, pois era assim que acreditavam que deveria ser feito, o povo a partir dali só teria aquela fonte de informação e mais nada, isso era a fórmula perfeita para manipular a população que em sua maioria não possuía estudo algum, com isso muitas escrituras e manuscritos se perderam ou foram destruídos, alguns pergaminhos só escaparam do fogo pq foram escondidos em vasos de barro e colocados em cavernas ou então enterrados, dentre eles os de Maria Madalena, pois uma das coisas que eles queriam era silenciar as mulheres, logo não queriam que a população tivesse acesso a tais textos. - [ ] Agora talvez venha a parte mais interessante da história, os pergaminhos que serviram de base para a atual Bíblia estavam em sua grande maioria aos pedaços, logo eles tiveram que preencher as lacunas destes textos com o que eles SUPUNHAM que TALVEZ ali tivesse escrito, fora que tais textos haviam sido escritos até após a morte de quem se dizia ser o autor, muitos não sabem, mas naquela época era comum as pessoas assinarem seus textos com o nome de uma pessoa famosa só para darem credibilidade ao texto, como por exemplo Lucas e Matheus, esses eram os mais utilizados, ou seja, mais de 60% dos textos de Lucas por exemplo são falsos, pois não foram escritos por ele próprio, mas entendam que isso era o de menos, pois o que importava para eles era manipular a população menos esclarecida com a nova Bíblia, há textos que foram escritas lá pelo segundo século por exemplo, sendo que Lucas nem estava mais vivo nessa época, como podem ver, por mais que a Bíblia traga bons textos para colocar as pessoas na linha, nem todos são verdadeiras, sem falar que todos foram selecionados com um único intuito, o de manipular a população menos esclarecida daquela época, sejamos realistas!!! - [ ] Acho que fica claro o quão importante é estudarmos história antes de sair acreditando em tudo o que está na Bíblia, por isso que é muito importante ter sempre varias fontes para só então formarmos uma opinião, nunca e em hipótese alguma devemos nos basear em um único livro, em uma única fonte de informação, pois caso façam isso estarão justamente sendo manipulados por uma ideologia que foi utilizada para manipular uma população menos esclarecida de quase dois mil anos atrás. - [ ] Para finalizar, a Bíblia passou por duas traduções primárias, posteriormente mais a tradução para as demais línguas, mas antes disso ela era copiada manualmente e, a cada cópia alguém fazia pequenas modificações, uma palavrinha aqui e outra ali, somem a isso anos de histórias sendo contadas de boca em boca e sofrendo mais alterações conforme o gosto de cada um, sendo assim, o que você lê na Bíblia não é um relato fiel do que realmente ocorreu ou foi dito, seus textos servem tão somente como base de conhecimento, mas não como uma verdade absoluta. - [ ] Verdades nem sempre são boas de se ler ou ouvir, nem sempre são doces como o mel, mas verdades são verdades e precisam ser ditas, mesmo que doam. - [ ] Sérgio Vargas.
Pais da igreja, unica, catolica e apostólicas. Todos santos reconhecidos pela santa igreja romana. “Tu es pedro e sobre esta pedra construirei a minha igreja”
Pessoal não entende que o fato de estudarmos a Patrística não nos faz católicos porque lemos a Bíblia e uma das coisas que não achamos é essa fala de obrigação à reverenciar Maria dentro da igreja primitiva em Atos, nas cartas Paulinas, nem nas epístolas gerais.
Estudem a Verdade e vocês verão que a Igreja Católica é a Igreja fundada por Pedro e que escreveu o novo testamento, formou o cânon (Bíblia com 72 Lvros). Nunca existiu várias igrejas mas somente uma: Só uma Igreja, só um batismo, só uma Fé, só um Salvador, só um Deus!
Embora seu vídeo seja bom, faltou falar que por exemplo Cipriano de Cartago defende a cátedra de Pedro e afirma ainda que ninguém pode ter Deus por Pai se não tiver a igreja por mãe.
@@d4vidsilva931 Meu caro, é um direito dela, contudo, a discordância, não tem o condão de mudar os fatos históricos e de mudar o fato de que as doutrinas expostas pelos pais da igreja são católicas.
@@olimpioabreu8459 as doutrinas cristãs são as doutrinas biblicas, as doutrinas catolicas são as doutrinas catolicas, outros 500, " Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema."
Vídeo interessante, porém: Nenhum pai da Igreja defende adoração à Maria, assim como NENHUM teólogo católico defende adoração à Maria, isso é um vício de linguagem protestante que confunde veneração com adoração.
Até porque se pode falar absurdos sobre Jesus que vcs não reclamam tanto assim, mas...... se é maria, qualquer questionamento, dizer que ela teve filhos então... vcs perdem a linha, mas fica trankes, não é porque vcs se ajoelham e pedem a ela que é adoração e nem porque tem uma procissão e uma cidade e um templo e lagrimas e uma profunda escatologia catolica que aponta maria como fundamental nos eventos finais, e que ela esta acima de todos os anjos, e é a rainha do céu, e que quem não aceitar maria como mãe não sera salvo ou tem Deus como pai , ou como o livro "glorias de maria" diz que há coisas que nem Deus pode fazer somente maria, mesmo que nenhum dessas historias nenhum apostolo relatou algo tão importante para fé, mesmo joão que ficou com ela nos deu essa revelação tão cristológica, eu acho que eles esqueceram, tambem, João estava bem velinho, na hora que ele foi escrever esse fato tão relevante para o cristianismo ou a tinta da caneta acabou ou ele ficou tão impactado vendo a assunção de maria, que simplesmente esquece de relatar, mas eu entendo, nos estamos errados
@@matheuskowalski302 nossa fiquei impressionado com teu conhecimento, é de tirar o chapéu. É claro que isso é uma piada e me sinto no dever de explicar a você, que isso é realmente uma piada pois é perceptível o nível do teu intelecto. Pessoas tem o livre arbítrio de seguir o que acham correto mas fazer escárnio com um assunto do qual não se tem domínio é ofensa. Jesus é nosso Deus, não há outro, Maria é filha de Deus mas mãe do Deus filho dentro do divina trindade. Você não precisa venerar a mãe de Jesus, mas faça um exame de consciência e seja honesto com você mesmo, não se comparando a ela, respeite a mãe de Jesus. Para encurtar o assunto posso lhe explicar sobre os filhos que vocês, ( nunca sabemos de que denominação protestante é ) acham que Maria tem, posso inclusive na bíblia, das os nomes dos verdadeiros pais desses filhos que vocês acham que é de Maria. Apesar das idiotices que vocês falam, respeito as outras "religiões" e quem as seguem. Mas estou disposto a conversar somente com pessoas serias que não tem medo de ouvir verdades e debater sobre os assuntos.
@@geds7a diferença, como uma pesquisa rápida vai lhe mostrar, está na natureza do culto, venerar é prestar honra, é usar como modelo a ser seguido para estar mais perto de Deus. Você não admira por exemplo uma pessoa que tem uma vida bem mais reta que a sua, uma pessoa que não tem os seus vícios, uma pessoa que segue muito mais a risca o que Jesus ensinou? Você admirar a vida dos seus pais por exemplo, se eles são pessoas corretas, isso é uma veneração, uma admiração, eles servem de modelo para você se tornar a pessoa que você quer ser. É uma burrice sem tamanho isso que vocês pensam dos católicos. Siga a religião que lhe faz bem e que você acredita mas seja honesto com a igreja católica, veja o que a igreja católica diz a respeito desse determinado assunto, santos e santas não tem poder de cura, tudo é pelo pai e somente ele, o único Deus. O que pedimos é a intercessão mas isso é outro assunto.
Com todo o respeito e sem nenhum espírito de polêmica, mas isso aqui a partir de 04:34 é um dos graves problemas na leitura tipicamente protestante da Patrística, extensivo a toda história da Igreja: com uma Bíblia na mão, o fiel sempre se coloca de algum modo como o epicentro, juiz autorizado e universal da ortodoxia. Quero dizer, quando um cristão que subscreve o princípio "sola Scriptura" chega ao nível de pontificar uma atrocidade como a de que "alguns pais da Igreja eram meio hereges", o que nos resta senão concluir que a doutrina bíblica mesmo, fiel, é a da Carol Razzo? Ela sim é capaz de consumir o peixe removendo aqueles espinhos que confundiram e provavelmente engasgaram os heróis da Fé! De novo, com todo o respeito, mas o que está por trás dessa série de afirmações infelizes é um absurdo! É verdade que enquanto teólogos particulares no exercício do seu ministério, os chamados Padres da Igreja não são, per se, instâncias de infalibilidade perfeita; no entanto, eles efetivamente constituem na Igreja uma constelação de testemunhas autoritativas da Fé Apostólica, já que muitos foram Bispos, em particular naqueles pontos onde existe consenso universal consistente, como sobre a regeneração Batismal, a Eucaristia ser o verdadeiro Corpo e Sangue de Cristo, a inspiração divina dos Evangelhos de Marcos, Mateus, Lucas (+ Atos dos Apóstolos) e João, a Virgem Maria ser Theotoks (Mãe de Deus), a necessidade da Sucessão Apostólica mediante o Sacramento da Ordem, só para citar alguns exemplos. Então dá pra entender porquê muitos evangélicos tem receito com a literatura Patrística: não é porque "tem muita coisa misturada", mas porque vão se acumulando evidências de que a Igreja já nasceu Católica. O que também dificulta sustentar a tese de que o conjunto de segmentos cristãos desconexos e incongruentes entre si de confissão protestantes/reformados/evangélicos "estivessem lá" (06:29). Leiam, conheçam, meditem São Clemente Romano, Santo Inácio de Antioquia, São policarpo, São Justino Martir, Santo Irineu de Lyon, e tantos outros... mas sem mutilações, sem self-service, em espírito de humildade pra aprender a Fé da única Igreja de Cristo pela qual eles deram suas vidas. Em tempo, os autores Patrísticos não são comente lidos e usados(?) por Católicos; nossa principal relação com eles é a de um amor específico chamado veneração. Nós os veneramos com o culto público da Igreja a Deus que é a Missa, no Calendário Litúrgico, e também com nossas orações pessoais pedindo sua intercessão. Não são objetos frios de estudo ou quando muito bons exemplos; são nossos amigos, mestres, pais... membros daquela nuvem de testemunhas (Hb 12, 1) que intercedem por nós junto a Deus até que completemos a nossa corrida da Fé.
Eles só usam a patristica de maneira com que eles concordam. Na verdade fazem o mesmo com a Bíblia, repara que são negacionistas, negam o óbvio escrito!
@@davimag2071 Leia a Patristica sobre esse tema e volta aqui pra me dizer se trata realmente de uma Ceia do Senhor simbólica protestante ou se trata da Eucaristia que é a presença REAL de Jesus em Corpo, Sangue, Alma e Divindade na hóstia consagrada.
Estudar a patrística lhe ajuda a entender que "sola scriptura" e outras doutrinas da reforma não possuem lastro histórico. São criações humanas do século XVI da cá. E estudar patrística para validar o que eu creio hoje perda de tempo. Se vc quer selecionar suas crenças não necessita tanto esforço intelectual.
cara eu acho que vc não sabe nada sobre que foi a reforma e porque ela ocorreu, o maior argumente e ataque que vcs católicos usam é dizer termos como "analfabetismo funcional" "falta de intelecto", ou como "vcs não sabem nada sobre a historia da igreja", quando vcs resumem algo que aconteceu a simplesmente como uma birra teologica e como se lutero foi o unico que tinha tentado uma "reforma" isso sim demonstra uma ignorancia real
para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade. 1 Timóteo 3:15 De qual igreja, Paulo o maior pregador de seu tempo, está falando ?
Onde a Bíblia diz que a Bíblia é a coluna da verdade, sim a Bíblia é infalível mas é só uma parte do conhecimento que Deus nos revelou, é uma outra parte veio através de tradição que igreja guardou e ainda guarda. E a Bíblia tbm veio dessa mesma igreja que guardou e guarda o que foi falado e não foi escrito.
Na verdade a Igreja considera Padres da Igreja, os primeiros escritores eclesiasticos. Ou seja, além de várias outras características, a de escrever é a imprescindível para ser considerado um Padre da Igreja.
Quem está atrás de conhecimento literário, de religião e de ritos cerimoniais, lê a história (super válido ler a história da formação da igreja universal (católica). E quem foi resgatado pelo evangelho, além dos registros históricos, lê a bíblia e pratica os ensinamentos do Senhor. E quem só quer ganhar um debate ou discussão teológica perde tempo, e fica só na teoria, em vez santificar-se, de praticar a piedade, e pregar o evangelho do Senhor para o arrependimento, batizar e discipular os novos na fé, e instruí-los à fazer o mesmo. "Vaidade de vaidade"
A autora do vídeo diz que tem que ter cuidado com a leitura dos Padres da Igreja porque alguns eram meio hereges e ensinavam coisas como adoração a Maria kkkk Bom, se alguém é herege não é verdadeiramente cristão. E nenhum Padre da Igreja ensinou adoração a Maria. Mas eu faço um convite a ela para que seja intelectualmente honesta. Você quer ler teólogos que tiveram muito mais tempo de estudo do que você tem de vida e é você quem vai julgar a teologia deles? Eles que receberam os ensinamentos diretamente dos apóstolos, que em teoria são os cristãos mais bem formados da história, serão julgados por nós? Só temos que levar em conta o que eles dizem quando eu concordo com eles? Faça esse exame de consciência, temos por exemplo São Justino que defendeu a Eucaristia no século segundo e foi discípulo direto dos apóstolos, ou Santo Inácio de Antioquia que foi Discípulo de São Policarpo. Estes dois exemplos de santos ensinaram doutrinas que vão completamente contra a doutrina protestante. Quem tem mais chance de estar errado, eles que foram discípulos dos apóstolos ou Lutero que veio dezesseis séculos depois e tinha graves problemas morais? Faça esse exame de consciência. Só porque eles discordam do que você acredita não significa que eles estejam errados, talvez o erro esteja no protestantismo, cujas idéias só são encontradas dentre os hereges da época.
@@jonathan_hsf pra ser honesto então é preciso admitir que Lutero nem reformador foi, pois não reformou nada, ele copiou antigas heresias e criou outras próprias. Quando se fala em reforma se fala em restaurar algo estragado ao que era antes, e Lutero não fez nada disso. A acusação protestante é de que a igreja católica foi fundada por constantino, e que isso degenerou o cristianismo, portanto Lutero reformou o cristianismo voltando a ser como era antes da paganização de constantino. Mas essa falácia cai por terra quando se lê a patrística, porque os documentos mostram que a fé católica atual já estava presente séculos antes de constantino nascer. Lendo a história da igreja, fica claro que Lutero não foi reformador algum, foi um heresiarca.
Sim, alguns patrísticos eram meio hereges, já viu os ensinos bizarros de Orígenes e as péssimas interpretações dele? Patrísticos não são infalíveis, eles não possuem maior autoridade do que a Escritura. Vai ser meio chocante, mas: patrísticos eram apenas teólogos do período pós apostólico.
@@davimag2071 Vc fala que os Patrísticos são "meio hereges", mas cita justamente aquele único que foi EXCOMUNGADO pela Igreja (Católica, não a Igreja genérica que a moça fala no vídeo).
Sensacional. E interessante perceber que na verdade somos todos seguidores de Cristo. O erro ao longo do tempo sempre foi a idolatria e adoração errada da maior parte dos cristãos, que tornam pessoas ajudantes de Cristo, como "santos" nessa nossa terra. Quando deveríamos apenas ouvir e aprender com esses grandes homens. Canal Sensacional ❤
Meu amigo, nossa língua vem do latim, a palavra "venerar" vem do latim (venerari) e significa ação de reverenciar, ter uma grande admiração pelo outro, conferir honras a alguém. Por outro lado Adorar em latim (adorare) é prestar culto a divindade, amor extremo, submissão, assumir dependência de Deus. Isso se chama etimologia, estudo da origem e desenvolvimento das palavras. Essas palavras já eram usadas pelos romanos, pelos povos de língua de origem latina a centenas de anos atrás. Dicionário de português vai juntas as duas palavras em significados semelhantes por quê não se consegue traduzir o sentimento da palavra, inúmeras palavras que existe em um idioma não se tem algo exato na outra língua para traduzir corretamente. Procure a etimologia da palavra. De qualquer forma só são palavras (venerar ou adorar) o importante é o que cultivamos no coração e o sentido que damos a esses sentimentos. Estou lhe dizendo "amamos muitíssimo Maria sim, oramos a ela como os primeiros cristãos mas ela não toma o lugar de Deus, a igreja não prega isso".
Não falte com a verdade, a igreja sempre católica, Inácio de Antioquia que viveu entre 35-107 d.C já afirmava a igreja católica e a eucaristia. Lembrando ainda que foi discípulo direto do apóstolo de João.
a igreja católica nesse caso não seria a Igreja Católica Apostólica Romana meu caro. Eles usavam esse termo para simbolizar a igreja universal de Cristo
@@henzzo7507 Não seria? Ora, Justino Mártir, em suas apologias, descreve o culto cristão praticamente igual a missa de nossos dias, fala que depois da consagração não é mais pão e nem vinho, mas sim o corpo e sangue de Cristo, isto não é católico?
@@henzzo7507 Cipriano de Cartago, afirma que não pode ter Deus por Pai quem não tem a igreja por mãe, e, ainda afirma a cátedra de Pedro, isto não é católico?
@@henzzo7507 Agostinho de Hipona afirma que se quiser acreditaria nos evangelhos se a isso não o levasse a autoridade da igreja católica, Isto não é católico?
Gente, vejo vários comentários dos católicos, e só digo aos católicos, vocês não obrigados a concordar com um protestante na sua análise sobre a História da Igreja, vocês não mudaram a fé evangélica porque ela é Obra de Deus, vocês não precisam sentir ofendidos quando um.protestante fala da História da Igreja, porque tanto a História e a Igreja não são propriedades humanas nem de grupos humanos, e sim de Deus. A oração de um cristão genuíno (protestante) é para a Verdade transformá-los nessa vida, um cristão genuíno não é prepotente achando que sua intelectuidade e instituição religiosa irá salvar alguém, só Jesus salva. Nem vai temer pela sua eternidade, pois conhece Quem o salvou. Logo, os apelos dos catolicos contra os evangélicos (verdadeiros) não fará faze-los regressar para a antiga vida de ilusão. E outra, se quer rebater a moça do vídeo faça o seu trabalho na plataforma digital melhor que o dela para as pessoas interessarem pelo o seu trabalho, agora ficar nos comentários chamando ela de mentirosa que "vai estudar antes de falar", só mostra a pobreza de ideias e ineficácia de fazer um serviço melhor. Pelo menos gaste tempo em ouvir até o final e depois avalie se pra ti faz sentido o que a moça apresentou.
@@fabio30091991 Como você explica o fato de existirem 40.000 denominações protestantes? Se é o Espírito Santo quem as guia, por que todas essas denominações discordam entre si?
@@joaofelipe9147 ia sempre à missa, catequese... Era ativo; mas o catolicismo não era suficiente para mim. Missa é uma coisa chata, Jesus não é o foco. Isso era confuso para mim.
Moça, só por falar que os católicos "adoram" Maria, mostra que, infelizmente, não estudou o mínimo sobre a única igreja fundada por Nosso Salvador, Jesus Cristo!
Quando a pessoa não conhece a vdd e cai no protestantismo Deus perdoa, porém quando tem acesso a verdade! Difamar a igreja findada pelo próprio Deu é muito grave.
Meu caro amigo gostei do seu gesto de amor pois disse toda a verdade pois Jesus Cristo ama o pecador mas abomina o pecado e tudo o que for escrito que não esteja conforme o ensinamento das Sagradas Escrituras e a mensagem de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador e redentor é obra do demônio para a perdição eterna da alma no purgatório [inferno] longe de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador, diz o nosso amado Apóstolo Paulo que toda a Escritura é digna de aceitação e serve para o ensinamento e nem uma vírgula pode ser acrescentada ou retirada da mensagem de Jesus Cristo e dos Santos Apóstolos pois o Evangelho de Cristo é tão simples e tão eficaz e só Ele nos pode salvar e libertar as almas no caminho que conduz à vida Eterna com Deus Altíssimo nas Mansões Celestiais Mansões Celestiais através de Jesus Cristo
Acho que, inclusive, algo que faz a patrística parecer fortalecer os argumentos católicos se deve a tradução do grego daquela época para nossa língua de hoje, fazendo com que, em alguns casos, pareça que os católicos têm razão em grande maioria de seus argumentos.
É porque a bíblia como conhecemos foi compilada e traduzida pela IC, e nos primórdios do Cristianismo a igreja já era Católica, como o próprio Santo Inácio de Antioquia já havia falado na Patrística, por volta do ano 107 D.C.
Glória a Deus pela sua vida irmã! Conteúdo riquíssimo. Bendita seja a Igreja do Senhor, as portas do inferno jamais prevalecerão. 🙏🏻
Muito bom. Sou católico e cheguei aqui pesquisando os Sermões dos Santos Padres!
Isso é muito bom pois vejo que tem desejo de conhecer o verdadeiro caminho que conduz à vida Eterna com Deus Altíssimo nas Mansões Celestiais através de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador mas não se esqueça do mais importante "a bússola" que nos indica a doutrina de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador que se encontra pasmada em todo o Novo testamento aí nós vamos encontrar tudo o que a nossa alma precisa para obter a vida eterna com Deus Altíssimo nas Mansões Celestiais através de Jesus Cristo, pois fora daí só vai encontrar doutrinas de demônios como o catecismo romano e os dogmas papais espero que o Espírito de Deus lhes abra o entendimento e possam regressar à verdade simples da fé em Cristo Jesus nosso bendito e amado Salvador e redentor pois só Ele é que salva e liberta as almas das garras de Satanás e em nenhum outro ha Salvação possível para a alma
@@MarioNoronha-wl3rf A Bíblia veio da Igreja Católica.
Esse vídeo não é bom. É só mais uma protestante falando mentiras sobre os Pais da Igreja e sobre a Igreja Católica. Cuidado com o que você assiste e considera como bom!
Estou lendo Confissões!
Muito bom, estou lendo tbm.
Santo Agostinho é maravilhoso. Bendito seja Deus!
Amo esse livro.
Isso é muito bom para podermos conhecer a verdade acerca da Pessoa Bendita de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador basta abrir os Evangelhos Jesus explica tudo de uma maneira maravilhosa que até uma criança pode entender (SE ALGUÉM COMETER ALGUM PECADO CONTRA DEUS E SE ARREPENDE ENTÃO PESSA A DEUS PERDÃO EM NOME DE JESUS, SEMELHANTEMMENTE SE ALGUÉM COMETER ALGUMA FALHA PERANTE O SEU IRMÃO (SEMELHANTE) ENTÃO AÍ DEVE O PRÓPRIO A PEDIR PERDÃO PARA COM O OFENDIDO) vê como é simples e tão eficaz e linda a mensagem de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador e redentor pegue no seu Novo Testamento da Bíblia católica esta lá tudo o que nós pricisamos saber para obtermos a Graça Gloriosa para a salvação Eterna da alma com Cristo o nosso Bem Amado Salvador
Carol adoro seus vídeos, tão culto mas tão acessível seu jeito de explicar , obrigada por isso minha querida , Deus continue abençoando vc !!!
Carol que lindo. Que explicação maravilhosa dos Pais da igreja. De fato para saber o pensamento que circula entre nós hoje, temos que estudar os pais da igreja. Podemos selecionar e saber escolher as várias contribuições que a era Patristica nos trouxe. Fascinante a história da igreja.
Você considera que a doutrina crida de forma unânime pelos Padres da Igreja sobre a Eucaristia ser substancialmente o Corpo e Sangue de Cristo, constitui uma contribuição importante da era Patrística?
Padres da igreja,o pai da igreja é jesus
"Podemos selecionar o que nos interessa", kkk essa foi demais
Onde comparecer o Bispo, aí esteja a multidão,
do mesmo modo que, onde estiver Jesus Cristo,
aí está a IGREJA CATÓLICA. (Santo Inácio de Antioquia aos Esmirnenses)
Eles já manipulam até Bíblia, claro que fariam o mesmo com a Patristica. Essa parte aí eles pulam ou manipulam dizendo não ser Católica Romana rsrs
@@diegoroberto7121eles só conseguem ler o que os agrada e rejeitam tudo que eles não gostam
Conheço vários ex-protestantes que ao lerem a patrística se converteram aos catolicismo. Igreja de dois mil anos fundada por Jesus Cristo, com o apóstolo Pedro à frente. Detalhe, já foram traçadas linhas sucessórias dos papas e todas chegam lá em Pedro. Não tem como não ser católico.
Maravilha lendo a patriótica vc encontra a santa Igreja católica...
@@KayqueContinssão Tomás, santo Agostinho.. como chamamos na santa Igreja católica. E não Tomás ou Agostinho. Eles eswuece o São, ou o Santo...
Carol, a sua voz é tão gostosa, sua dicção, a modulação de voz... posso nem entender nada do tema, mas pela paz que a sua voz carrega já vale!
Só lembrando que eles são Católicos ❤
Católico = Universal.
E existia protestante nos primeiros séculos? É cada uma...
Assim como os protestantes deturpam a Bíblia, também estão deturpando os escritos dos Pais da Igreja. O Protestantismo é uma piada!
Já que comentou sobre a igreja Romana, indico o livro: todos caminhos levam a Roma.
tem um muito bom chamado: nenhum caminho leva a Roma
@@Thadeuzim esse aí é fake 😂
@@Thadeuzim que tal... a ignorância leva ao protestantismo
@@iEnquantoIsso Tem também o: Ler a bíblia te tira do catolicismo
Muito bom, recomendo
@@Phelluz
Tira mesmo, aqueles que leem por contra própria e não entende o foi ensinado e sabe pq?
Pq a Bíblia foi escrita por católicos e para católicos, por isso protestantes não a compreende, é impossível
João Damasceno defende o uso das imagens e combateu a iconoclatismo.
Protestante falando de Patrística só fala o que convém, rs.
😂😂😂 e a ICAR faz o quê? Só escolhe o que lhes convém.@@gabrielm1496
Ela foi bem enfática em dizer que muitos pensamentos dos padres são errôneos...qual seria esses pensamentos, se não aqueles que eles já desprezam??
Errôneos na visão dela kkkkk
É bem possível pois é assim que o demônio aproveita para criar heresias e divisões no ceio da igreja e desta forma levar as almas para o porgatorio [inferno] longe de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador e redentor já o nosso amado Apóstolo Paulo Paulo nos adverte que toda a Escritura é digna de aceitação e serve para o ensinamento e tudo o que for escrito que não esteja conforme o ensinamento das Sagradas Escrituras e a mensagem de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador e redentor é obra do demônio para levar os seus filhos ao purgatório [inferno] longe de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador e redentor pois só Ele é que salva e liberta as almas das garras de Satanás e em nenhum outro ha Salvação possível para a alma
Viva a Igreja Católica!
Viva a Igreja católica, una e Santa.
VIIIIVA
Que viva la católica pero no la romana
Amém 🙏🏻✝️
Disse Irineu de Lion sobre a Igreja de ROMA:
"“Para esta Igreja, devido ao seu peculiar PRINCIPADO, é necessário que convirja cada Igreja, isto é, os fiéis espalhados por toda a parte, pois nela a TRADIÇÃO DOS APÓSTOLOS foi sempre conservada”
Mas para ela isto é uma heresia do Irineu de Lion, conforme convém a livre e individual interpretação bíblica.
@@flavioroberto52ninguém que passe a ler a Bíblia continua como católico. A própria patristica contradiz muitos dogmas católicos. Exemplo: imaculada Conceição.
@@18Akyramentiroso! Olha o que Santo Agostinho diz sobre a Mãe de Deus: "Quando se trata de pecado, não quero fazer absolutamente nenhuma menção a ela [Maria], por causa da honra devida ao Senhor." (De Natura et Gratia, 36, 42)
@__cristianroque não vou olhar ninguém, vou olhar oq a Bíblia diz. Maria foi uma serva de Deus, mas um ser humano como qualquer outro, ou seja, pecador e carente da graça de Cristo. Leia a Bíblia, meu amigo.
@@18Akyra Maria é PLENA DE GRAÇA, sabe o quê é isso???? É claro que não, não conheço ninguém que o seja, você conhece??? Somente Deus pai e Maria podem olhar pra Jesus e chamá-lo de MEU FILHO e mais ninguém!!! Melhor nós nos recolhermos a nossa insignificância diante de Maria. "Uma entre todas foi a ESCOLHIDA, foste tu MARIA, serva preferida, MÃE do MEU SENHOR, MÃE do MEU SALVADOR!!!!!!!".
Carol você é top em relação história da Igreja 👍🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Boa noite Carol ,eu amo ouvir sobre os pais da igreja
Carol nos inspira, ficaria horas ouvindo ela ensinando sobre a história da igreja 👏🏽👏🏽❤️🔥
Bom essa igreja que ela acredita começa 16 séculos após a morte de Jesus e ela está falando dos primeiros cristãos, séculos I, II, III, IV. Bem curiosa a ligação. Fico me perguntando de qual igreja ela está falando.
Falar só o que convém e dizer mentiras sobre a Igreja Católica e os Pais da Igreja é algo inspirador pra você?
Comprei meu primeiro livro da Paulos❤
Uma alegria poder ler a patristica
Excelente Carol ! Deus continue em sua vida, família e ministério.
Comecei a me interessar por história da igreja por sua causa, depois daquele vídeo de indicações de livros. Ontem estava estudando sobre o cânon do novo testamento em um curso do Yago Martins, e ele falou um pouco sobre patrística e hoje vc lança esse vídeo! Continua postando! Muito bom ver seus conteúdos por aqui, e aguardando o vídeo sobre as mães da igreja rs.
O bom de ler na fonte é que vc percebe que a Igreja SEMPRE FOI CATÓLICA
Estude a patrística livraria Paulus,e a origem da bíblia de lee mecdonald pastor reformado e também sobre Canon F,F,Bruce e j,n,d,Kelle
Estuda a Patristica livraria Paulus,e a origem da bíblia Lee mecdonald e F,F, Bruce e j,n,d, Kelle sobre o Canon teólogos reformados
Até que enfim alguma referência excelente pra ensinar um assunto tão bacana 😎
Cuidado com as referências
Irineu de lyon no ano 107 já dizia que a igreja de cristo seria universal (católica).
Santo Inácio de Antioquia ***
"Católica " significando "universal " é uma coisa, mas chamar uma instituição religiosa de "Igreja Católica " já confunde um pouco. Concorda que a Igreja do Edir Macedo é A igreja universal do Reino de Deus, só porque tem este nome?
Justino Mártir, em suas obras apologias descreve o culto cristão praticamente igual a missa de nossos dias.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@afonsolima4501e cada loucura que eu leio de pagãos romanos kkkk
@@rafae1lima Esse é trecho que Justino no ano 100 d.C. descreve a MISSA. Irmão, não tome como falsa, apenas analise o texto e a missa de hoje.
Aqui o texto abaixo:
“Terminadas as orações, damos mutuamente o ósculo da paz. Apresenta-se, então, a quem preside aos irmãos, pão e um vaso de água e vinho, e ele tomando-os dá louvores e glória ao Pai do universo pelo nome de seu Filho e pelo Espírito Santo, e pronuncia uma longa ação de graças em razão dos dons que dele nos vêm. Quando o presidente termina as orações e a ação de graças, o povo presente aclama dizendo: Amém… Uma vez dadas as graças e feita a aclamação pelo povo, os que entre nós se chamam diáconos oferecem a cada um dos assistentes parte do pão, do vinho, da água, sobre os quais se disse a ação de graças, e levam-na aos ausentes. Este alimento se chama entre nós Eucaristia, não sendo lícito participar dele senão ao que crê ser verdadeiro o que foi ensinado por nós e já se tiver lavado no banho [batismo] da remissão dos pecados e da regeneração, professando o que Cristo nos ensinou. Porque não tomamos estas coisas como pão e bebida comuns, mas da mesma forma que Jesus Cristo, nosso Senhor, se fez carne e sangue por nossa salvação, assim também se nos ensinou que por virtude da oração do Verbo, o alimento sobre o qual foi dita a ação de graças - alimento de que, por transformação, se nutrem nosso sangue e nossas carnes - é a carne e o sangue daquele mesmo Jesus encarnado. E foi assim que os Apóstolos, nas Memórias por eles escritas, chamadas Evangelhos, nos transmitiram ter-lhe sido ordenado fazer, quando Jesus, tomando o pão e dando graças, disse: “Fazei isto em memória de mim, isto é o meu corpo”. E igualmente, tomando o cálice e dando graças, disse: “Este é o meu sangue”, o qual somente a eles deu a participar… No dia que se chama do Sol [domingo] celebra-se uma reunião dos que moram nas cidades e nos campos e alí se lêem, quanto o tempo permite, as Memórias dos Apóstolos ou os escritos dos profetas. Assim que o leitor termina, o presidente faz uma exortação e convite para imitarmos tais belos exemplos. Erguemo-nos, então, e elevamos em conjunto as nossas preces, após as quais se oferecem pão, vinho e água, como já dissemos. O presidente também, na medida de sua capacidade, faz elevar a Deus suas preces e ações de graças, respondendo todo o povo “Amém”. Segue-se a distribuição a cada um, dos alimentos consagrados pela ação de graças, e seu envio aos doentes, por meio dos diáconos. Os que têm, e querem, dão o que lhes parece, conforme sua livre determinação, sendo a coleta entregue ao presidente, que assim auxilia os órfãos e viúvas, os enfermos, os pobres, os encarcerados, os forasteiros, constituíndo´se, numa palavra, o provedor de quantos se acham em necessidade.” (Apologias)
@@afonsolima4501 Esse é trecho que Justino no ano 100 d.C. descreve a MISSA. Irmão, não tome como falsa, apenas analise o texto e a missa de hoje.
Aqui o texto abaixo:
“Terminadas as orações, damos mutuamente o ósculo da paz. Apresenta-se, então, a quem preside aos irmãos, pão e um vaso de água e vinho, e ele tomando-os dá louvores e glória ao Pai do universo pelo nome de seu Filho e pelo Espírito Santo, e pronuncia uma longa ação de graças em razão dos dons que dele nos vêm. Quando o presidente termina as orações e a ação de graças, o povo presente aclama dizendo: Amém… Uma vez dadas as graças e feita a aclamação pelo povo, os que entre nós se chamam diáconos oferecem a cada um dos assistentes parte do pão, do vinho, da água, sobre os quais se disse a ação de graças, e levam-na aos ausentes. Este alimento se chama entre nós Eucaristia, não sendo lícito participar dele senão ao que crê ser verdadeiro o que foi ensinado por nós e já se tiver lavado no banho [batismo] da remissão dos pecados e da regeneração, professando o que Cristo nos ensinou. Porque não tomamos estas coisas como pão e bebida comuns, mas da mesma forma que Jesus Cristo, nosso Senhor, se fez carne e sangue por nossa salvação, assim também se nos ensinou que por virtude da oração do Verbo, o alimento sobre o qual foi dita a ação de graças - alimento de que, por transformação, se nutrem nosso sangue e nossas carnes - é a carne e o sangue daquele mesmo Jesus encarnado. E foi assim que os Apóstolos, nas Memórias por eles escritas, chamadas Evangelhos, nos transmitiram ter-lhe sido ordenado fazer, quando Jesus, tomando o pão e dando graças, disse: “Fazei isto em memória de mim, isto é o meu corpo”. E igualmente, tomando o cálice e dando graças, disse: “Este é o meu sangue”, o qual somente a eles deu a participar… No dia que se chama do Sol [domingo] celebra-se uma reunião dos que moram nas cidades e nos campos e alí se lêem, quanto o tempo permite, as Memórias dos Apóstolos ou os escritos dos profetas. Assim que o leitor termina, o presidente faz uma exortação e convite para imitarmos tais belos exemplos. Erguemo-nos, então, e elevamos em conjunto as nossas preces, após as quais se oferecem pão, vinho e água, como já dissemos. O presidente também, na medida de sua capacidade, faz elevar a Deus suas preces e ações de graças, respondendo todo o povo “Amém”. Segue-se a distribuição a cada um, dos alimentos consagrados pela ação de graças, e seu envio aos doentes, por meio dos diáconos. Os que têm, e querem, dão o que lhes parece, conforme sua livre determinação, sendo a coleta entregue ao presidente, que assim auxilia os órfãos e viúvas, os enfermos, os pobres, os encarcerados, os forasteiros, constituíndo´se, numa palavra, o provedor de quantos se acham em necessidade.” (Apologias)
@@rafae1lima Boa noite irmão, trecho da MISSA descrita por Justino no início do século 2, por volta do ano 130. Agora seria interessante você conhecer a missa com alguém que possa explicar, e verá que é a mesma coisa entre hoje e o texto de Justino.
Aqui o trecho abaixo:
“Terminadas as orações, damos mutuamente o ósculo da paz. Apresenta-se, então, a quem preside aos irmãos, pão e um vaso de água e vinho, e ele tomando-os dá louvores e glória ao Pai do universo pelo nome de seu Filho e pelo Espírito Santo, e pronuncia uma longa ação de graças em razão dos dons que dele nos vêm. Quando o presidente termina as orações e a ação de graças, o povo presente aclama dizendo: Amém… Uma vez dadas as graças e feita a aclamação pelo povo, os que entre nós se chamam diáconos oferecem a cada um dos assistentes parte do pão, do vinho, da água, sobre os quais se disse a ação de graças, e levam-na aos ausentes. Este alimento se chama entre nós Eucaristia, não sendo lícito participar dele senão ao que crê ser verdadeiro o que foi ensinado por nós e já se tiver lavado no banho [batismo] da remissão dos pecados e da regeneração, professando o que Cristo nos ensinou. Porque não tomamos estas coisas como pão e bebida comuns, mas da mesma forma que Jesus Cristo, nosso Senhor, se fez carne e sangue por nossa salvação, assim também se nos ensinou que por virtude da oração do Verbo, o alimento sobre o qual foi dita a ação de graças - alimento de que, por transformação, se nutrem nosso sangue e nossas carnes - é a carne e o sangue daquele mesmo Jesus encarnado. E foi assim que os Apóstolos, nas Memórias por eles escritas, chamadas Evangelhos, nos transmitiram ter-lhe sido ordenado fazer, quando Jesus, tomando o pão e dando graças, disse: “Fazei isto em memória de mim, isto é o meu corpo”. E igualmente, tomando o cálice e dando graças, disse: “Este é o meu sangue”, o qual somente a eles deu a participar… No dia que se chama do Sol [domingo] celebra-se uma reunião dos que moram nas cidades e nos campos e alí se lêem, quanto o tempo permite, as Memórias dos Apóstolos ou os escritos dos profetas. Assim que o leitor termina, o presidente faz uma exortação e convite para imitarmos tais belos exemplos. Erguemo-nos, então, e elevamos em conjunto as nossas preces, após as quais se oferecem pão, vinho e água, como já dissemos. O presidente também, na medida de sua capacidade, faz elevar a Deus suas preces e ações de graças, respondendo todo o povo “Amém”. Segue-se a distribuição a cada um, dos alimentos consagrados pela ação de graças, e seu envio aos doentes, por meio dos diáconos. Os que têm, e querem, dão o que lhes parece, conforme sua livre determinação, sendo a coleta entregue ao presidente, que assim auxilia os órfãos e viúvas, os enfermos, os pobres, os encarcerados, os forasteiros, constituíndo´se, numa palavra, o provedor de quantos se acham em necessidade.” (Apologias)
Bispo Inácio de Antioquia no ano 107 escreveu Cartas a 7 Igrejas, e já escrevia Igreja Católica , inclusive dizia : A Igreja de Roma, a mais Excelente, onde foram martirizados , assassinados e enterrados os dois gloriosos Apóstolos Pedro e Paulo !! Viva Cristo Rei . Busquem a Eucaristia , que é Verdadeiramente Corpo e Sangue de Jesus Cristo !!
Santo Inácio de Antioquia era discípulo de João, apóstolo de Jesus Cristo. Outro detalhe, Inácio de Antioquia, qdo do seu martírio, diante dos leões, disse que morreria feliz como um bispo CATÓLICO.
Os padres apostólicos ( pais da Igreja) todos são católicos apostólicos e quem disser o contrário está sendo desonesto intelectualmente. Só existe uma Igreja e ponto final.
Muitíssimo excelente
O termo Católico utilizado pelos pais da igreja não se referia à igreja católica romana como a conhecemos hoje. Quanto a igreja em Roma, ela é uma das mais antigas. Sendo as principais no primeiro século as de: Jerusalém e de Antioquia.
A igreja em Roma só veio a ser considerada "universal" pelo decreto de Justiniano ,imperador , em 538 AD quando ele decretou que o bispo de Roma fosse o cabeça de todas as igrejas,tanto do Ocidente como do Oriente. Aí começa o período da supremacia papal , os 1260 anos de perseguição contra aqueles que não aceitavam os dogmas da igreja Catolica, e terminou sua supremacia em 1798 AD com o aprisionamento do papa , seu exílio e morte na França,por Napoleão Bonaparte,cumprindo assim a profecia de Apocalipse 13 : 10 : "Se alguém leva em cativeiro,em cativeiro irá..."
Muito bom
Amei seu video, esperando mais história Deus lhe abençoe
MARAVILHOSO MUITO BOM PARABÉNS PESSOAL TRABALHO INCRÍVEL 👏🏻👏🏻👏🏻
Engracado. Os padres da Igreja primitiva, discípulos direto dos apóstolos estao errados, mas a Carol Bazzo(2 mil anos depois)tem a interpretação correta
engraçado, mas é a verdade, prova ai, sua teoria usando a biblia pra mim
@@matheuskowalski302 você nunca parou pra pensar que existem mais de 40 mil seitas protestantes diferentes, todas com uma doutrina diferente e que engraçado...elas dizem usar a bíblia pra confirmar suas crenças. Pra você o espírito santo pode se contradizer???
40 mil denominações protestantes e dentro de cada uma cada membro tem o seu entendimento. Da preguiça até de explicar para essas pessoas
@@lopesjoao4935uma dúvida? Maria é co-redentora mesmo? E, se sim, pq?
Engraçado é vocês trocarem a adoração somente a Deus pra ficar idolatrando pedaço de pau e pedras
Grande vídeo, parabéns!
Bah...depois que assisti o primeiro vídeo da prof Carol, fiquei fascinado pela história da igreja 📖😃 ela nos motiva! Sou da Bléia e apaixonei por sua metodologia e profundidade sobre o tema👏Que o Senhor continue lhe usando Prof. com essa dedicação e amor pelas escrituras e a história da igreja 👏🙏📖
Procura a patrística livraria Paulus
Excelente
Quando virem na patristica que se veneravam as relíquias dos santos e a virgem Maria e vaziam oração aos fiéis defuntos e celebravam a Eucaristia do jeito que os católicos celebram hj A patristica reportam a igreja católica. É,uma coleção com mais de 40 livros.
Você pode ler "a historia da igreja de Cristo" de Daniel Rops. Conta tudo desde a crucificação até 1960
Faz um vídeo sobre a Didaquê!!
Irineu de Lyon, 130-202 d.C trás a lista dos Papas desde Pedro até o Papa de sua época.
Mentira! A lista de sucessão de Irineu, surgiu para combater os gnósticos que alegavam ter uma tradição secreta e não para fazer lista de papas 😂😂😂😂😂😂😂
@@afonsolima4501 Meu caro, o choro é livre. Vemos a desonestidade intelectual e histórica protestante. Irineu de Lyon foi discípulo de Policarpo de Esmirna que por sua vez foi discípulo do apóstolo João. Além de apologista, Irineu de Lyon era também culto e conhecedor da história cristã, contudo, Cipriano de Cartago, 200-258 d.C, também afirma a cátedra de Pedro. Então meu caro, não adianta tentar adulterar a patrística.
@@olimpioabreu8459 não existe historicamente que pedro foi papa , na verdade nem existe evidência de certos personagens da sua biblia que nem existiria são figuras mitológicas 😂 kk
@@marcioviniciusdeoliveira373 Meu caro, será que foi atoa, porque não tinha nada para fazer que Jesus disse a Pedro: "tu és Pedro e sobre está pedra edificarei a minha igreja, as portas do inferno não prevalecerão contra ela, te dou as chaves do céu, tudo que ligares na terra será ligado no céu e tudo que desligares na terra será desligado no céu ".
@@marcioviniciusdeoliveira373 também será que foi atoa que Jesus disse a Pedro e somente a ele para apascentar o rebanho?
Muito bom!
Faça uma live respeitosa com a Priscila, descobrindo a igreja católica, pois ela também fala da Patristica. Iria ser top.Que tal.
Os pais da igreja jamais defenderam adoração a Maria, defendem sim a veneração.
Já vi que falta muito a ela ser uma Católica de vedade. Adoramos somente a Deus.
@@claysilvanery6074 Na verdade pelo que pude entender, ela não é católica mas sim protestante.
@rafae1lima Esse é trecho que Justino no ano 100 d.C. descreve a MISSA. Irmão, não tome como falsa, apenas analise o texto e a missa de hoje.
Aqui o texto abaixo:
“Terminadas as orações, damos mutuamente o ósculo da paz. Apresenta-se, então, a quem preside aos irmãos, pão e um vaso de água e vinho, e ele tomando-os dá louvores e glória ao Pai do universo pelo nome de seu Filho e pelo Espírito Santo, e pronuncia uma longa ação de graças em razão dos dons que dele nos vêm. Quando o presidente termina as orações e a ação de graças, o povo presente aclama dizendo: Amém… Uma vez dadas as graças e feita a aclamação pelo povo, os que entre nós se chamam diáconos oferecem a cada um dos assistentes parte do pão, do vinho, da água, sobre os quais se disse a ação de graças, e levam-na aos ausentes. Este alimento se chama entre nós Eucaristia, não sendo lícito participar dele senão ao que crê ser verdadeiro o que foi ensinado por nós e já se tiver lavado no banho [batismo] da remissão dos pecados e da regeneração, professando o que Cristo nos ensinou. Porque não tomamos estas coisas como pão e bebida comuns, mas da mesma forma que Jesus Cristo, nosso Senhor, se fez carne e sangue por nossa salvação, assim também se nos ensinou que por virtude da oração do Verbo, o alimento sobre o qual foi dita a ação de graças - alimento de que, por transformação, se nutrem nosso sangue e nossas carnes - é a carne e o sangue daquele mesmo Jesus encarnado. E foi assim que os Apóstolos, nas Memórias por eles escritas, chamadas Evangelhos, nos transmitiram ter-lhe sido ordenado fazer, quando Jesus, tomando o pão e dando graças, disse: “Fazei isto em memória de mim, isto é o meu corpo”. E igualmente, tomando o cálice e dando graças, disse: “Este é o meu sangue”, o qual somente a eles deu a participar… No dia que se chama do Sol [domingo] celebra-se uma reunião dos que moram nas cidades e nos campos e alí se lêem, quanto o tempo permite, as Memórias dos Apóstolos ou os escritos dos profetas. Assim que o leitor termina, o presidente faz uma exortação e convite para imitarmos tais belos exemplos. Erguemo-nos, então, e elevamos em conjunto as nossas preces, após as quais se oferecem pão, vinho e água, como já dissemos. O presidente também, na medida de sua capacidade, faz elevar a Deus suas preces e ações de graças, respondendo todo o povo “Amém”. Segue-se a distribuição a cada um, dos alimentos consagrados pela ação de graças, e seu envio aos doentes, por meio dos diáconos. Os que têm, e querem, dão o que lhes parece, conforme sua livre determinação, sendo a coleta entregue ao presidente, que assim auxilia os órfãos e viúvas, os enfermos, os pobres, os encarcerados, os forasteiros, constituíndo´se, numa palavra, o provedor de quantos se acham em necessidade.” (Apologias)
Infelizmente os protestantes não conseguem compreender a diferença entre adoração e veneração. Pastor Nicodemus já disse que " é tudo a mesma coisa".
@@alexandremagliano7069 sobre a sua conclusão que "os protestantes não conseguem compreender a diferença entre adoração e veneração", eu me incluo. Porém, permita-me dizer que acredito também que os católicos, de igual modo, não entendem a diferença entre adoração e veneração.
Que conteúdo top! ❤
Vamos estudar ❤
Muito bom! Ótimas colocações, gostei de João Damasceno!
amei o vídeo!
Queria que alguém me mostrasse um pai da Igreja que pregava adoração a Maria😂
Nenhum Padre da patrística prega isso, motivo pelo qual a Igreja também não prega. Mas se vc estiver procurando a profunda veneração a Maria, tal como ensina a Santa Igreja Católica, basta se dar ao trabalho... O diácono João Victor Mariano mostra muitas dessas passagens na patrologia, procure ele aí. Deus abençoe.
@@cassiounderlineifeOutro dia tava assistindo TV aparecida. Só se fala da santa. Jesus tá em último plano. Idolatria pura.
@@geds7 Entende nada do universalismo, a católica e apostólica fé por Jesus Cristo. Falar de Maria é cumprir o preceito de Lc1, 48. Cumpra vc também.
A afeição a Maria já aparece nas catacumbas romanas do século I, nos afrescos das paredes, Maria entre Paulo e Pedro, sempre simbolizando ser a mãe da Igreja, do seu lugar no céu. Um exemplo é o afresco nas catacumbas de Santa Inês em Roma, as pinturas mostram ela como fonte de proteção e de intercessão. Cem anos após a morte de Nosso Senhor os líderes e mestres da Igreja se referem a Maria como a nova Eva como São Justino Mártir (165), Santo Irineu de Lyon (202), Santo Ambrósio (397), São Jerônimo (420). São Gregório Taumaturgo (350) escreve que "Maria está no céu rezando pelos que estão na terra". Santo Efrém (373) rezou diretamente a Maria em muitos dos seus sermões...
@@geds7 assistiu nada, já vi esse falso argumento... do "eu tava assistindo a missa e só fala de Maria".Isso significa que nunca foi a uma missa e não tem ideia do que seja.
Amo esse assunto.
A patristica ainda fala do batismo infantil que muitos criticam na barca de Pedro. Podem ler e se preparem para grandes surpresas. Paz e bem.
Muitos estão voltando a Santa Igreja Católica graças ao estudo da Patrística.
Tem muitos evangélicos como eu que estudam pratrística e mesmo assim continuam evangélicos e protestantes assim como foram os reformadores.
Os fariseus usaram a escritura antiga quê atestava jesus e mesmo assim foram orgulhosos e são até hj e não aceita jesus
Está falando da Tradição. Um dos pilares da fé católica, diferentemente da sola scriptura protestante.
Que o Espírito Santo continue abrindo os seus olhos Carol. Se o orgulho não te tomar, não tem como correr. A Igreja de Cristo já nasceu Católica. Louvado seja Deus!
É bem verdade e será sempre católica pois ela aceita e segue a mensagem de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador e redentor. IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O MEU EVANGELHO que é o único que pode salvar e libertar as almas no caminho que conduz à vida Eterna com Deus Altíssimo nas Mansões Celestiais através de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador e redentor pois só Ele é que salva e liberta as almas das garras de Satanás e em nenhum outro ha Salvação possível para a alma
Católica = universal
Que orgulho dos comentários kkkkkk me parece que protestante quando fala de patrística tira só oq convém
vc nem deve te lido cara kkk, todo catolico que eu conheço não leu... vc argumenta pelo que vc acha que tem la
@@matheuskowalski302você "acha" que o colega não leu!!! E critica o achismo dele. Que incoerência
Pessoal da atenção para o nosso amigo olimpio, ele está carente....
Correção: o trevo da sorte é o trevo de quatro folhas, São Patrício usava o trevo de tres folhas para justamente explicar a Santíssima Trindade que são um Deus em três Pessoas
Excelente conteúdo Carol. Desprovido de inclinações "religiosas". Conteúdo puramente histórico.
Agostinho diz que sequer acreditaria nos evangelhos se a isso não o levasse a autoridade da igreja católica..
Efesios 4:4-6,1Corintios 8:4-6 Ha um so Deus e Pai de todos...Ef 4:6
Carol no curso da história da igreja fala sobre cada um dos pais da igreja com profundidade?
Bom ❤
Eu acho simplesmente cômico como os protestantes conseguem falar a palavra IGREJA de uma maneira tão vaga e amorfa.
Afinal, de qual Igreja eles eram? No que cria essa Igreja? Quais heresias esses homens refutaram? O que pregava essa Igreja?
Vou dar um pequeno spoiler: criam na Presença real de Cristo na eucaristia; na primazia do Bispo de roma; na Virgindade perpétua de Maria e tudo o mais que os Católicos creem.
Falar de Pais da Igreja é falar não somente da história do Cristianismo, mas da PRÓPRIA IGREJA CATÓLICA.
Viva Santo Agostinho, Santo Atanásio, São Justino Mártir, São João Damasceno, São Basílio.
Ao estudar a patrística me tornei católico.
Estudar a Patrística verdadeiramente, fará o fiel entender que eles eram Católicos e defensores da única Igreja.
- [ ] A verdade nem sempre é doce, mas conhecimento sobre história é fundamental, principalmente antes de qualquer outro estudo, pois ela nos faz compreender melhor como e pq certas coisas aconteceram.
- [ ] Boa leitura!
- [ ] Como todos sabem, a atual Bíblia foi um projeto de um imperador romano chamado Constantino, ele vinha enfrentando inúmeros problemas de ordem em seu governo, isso devido as várias dissidências religiosas da época e esse problema já se estendia por mais de 10 anos, foi aí que ele teve a brilhante ideia de usar a própria crença da população para assim os manipular e acabar de vez com o problema, então no ano de 313 ele deu início a esse projeto em conjunto com o que viria ser a igreja católica, tal projeto levou longos 13 anos para ser concluído, sendo finalizado no ano de 326, como podem ver, o concílio ocorreu no ano 325, apenas um ano antes do término da compilação da Bíblia, sendo assim, fica mais do que evidente que tudo já estava quase pronto quando o concílio ocorreu, foi apenas uma jogada política para manipular a população menos esclarecida daquela época, o intuito era o de os fazer acreditar que estavam decidindo o que iria compor a nova Bíblia, como podem ver, nada além de um teatro, nesses longos 13 anos eles selecionaram os trechos de textos que mais lhe convinham para manipular a população menos esclarecida e assim acabar com os conflitos, então a Bíblia tinha que ter de tudo, desde como se deve escravizar outros povos, até como manter sua mulher obediente e te servindo de empregada, já os textos que não eram de conveniência para o governo e nem para a igreja eram destruídos, pois era assim que acreditavam que deveria ser feito, o povo a partir dali só teria aquela fonte de informação e mais nada, isso era a fórmula perfeita para manipular a população que em sua maioria não possuía estudo algum, com isso muitas escrituras e manuscritos se perderam ou foram destruídos, alguns pergaminhos só escaparam do fogo pq foram escondidos em vasos de barro e colocados em cavernas ou então enterrados, dentre eles os de Maria Madalena, pois uma das coisas que eles queriam era silenciar as mulheres, logo não queriam que a população tivesse acesso a tais textos.
- [ ] Agora talvez venha a parte mais interessante da história, os pergaminhos que serviram de base para a atual Bíblia estavam em sua grande maioria aos pedaços, logo eles tiveram que preencher as lacunas destes textos com o que eles SUPUNHAM que TALVEZ ali tivesse escrito, fora que tais textos haviam sido escritos até após a morte de quem se dizia ser o autor, muitos não sabem, mas naquela época era comum as pessoas assinarem seus textos com o nome de uma pessoa famosa só para darem credibilidade ao texto, como por exemplo Lucas e Matheus, esses eram os mais utilizados, ou seja, mais de 60% dos textos de Lucas por exemplo são falsos, pois não foram escritos por ele próprio, mas entendam que isso era o de menos, pois o que importava para eles era manipular a população menos esclarecida com a nova Bíblia, há textos que foram escritas lá pelo segundo século por exemplo, sendo que Lucas nem estava mais vivo nessa época, como podem ver, por mais que a Bíblia traga bons textos para colocar as pessoas na linha, nem todos são verdadeiras, sem falar que todos foram selecionados com um único intuito, o de manipular a população menos esclarecida daquela época, sejamos realistas!!!
- [ ] Acho que fica claro o quão importante é estudarmos história antes de sair acreditando em tudo o que está na Bíblia, por isso que é muito importante ter sempre varias fontes para só então formarmos uma opinião, nunca e em hipótese alguma devemos nos basear em um único livro, em uma única fonte de informação, pois caso façam isso estarão justamente sendo manipulados por uma ideologia que foi utilizada para manipular uma população menos esclarecida de quase dois mil anos atrás.
- [ ] Para finalizar, a Bíblia passou por duas traduções primárias, posteriormente mais a tradução para as demais línguas, mas antes disso ela era copiada manualmente e, a cada cópia alguém fazia pequenas modificações, uma palavrinha aqui e outra ali, somem a isso anos de histórias sendo contadas de boca em boca e sofrendo mais alterações conforme o gosto de cada um, sendo assim, o que você lê na Bíblia não é um relato fiel do que realmente ocorreu ou foi dito, seus textos servem tão somente como base de conhecimento, mas não como uma verdade absoluta.
- [ ] Verdades nem sempre são boas de se ler ou ouvir, nem sempre são doces como o mel, mas verdades são verdades e precisam ser ditas, mesmo que doam.
- [ ] Sérgio Vargas.
As mães da Igreja eu não conheço. Faz um vídeo por favor.
Pais da igreja, unica, catolica e apostólicas. Todos santos reconhecidos pela santa igreja romana. “Tu es pedro e sobre esta pedra construirei a minha igreja”
Só faltou para ela tirar as escamas e se tornar uma excelente católica.
Vem para a verdade Carol!
cristo é a verdade, somente cristo, e se tem um lugar onde cristo nao esta, é na igreja catolica
Eles foram muito importante para o cristianismo o exemplo disso são os concílios que de tudo só não tem bíblia.
Ela se expressa muito bem mas o conteúdo é bem senso comum...
Pessoal não entende que o fato de estudarmos a Patrística não nos faz católicos porque lemos a Bíblia e uma das coisas que não achamos é essa fala de obrigação à reverenciar Maria dentro da igreja primitiva em Atos, nas cartas Paulinas, nem nas epístolas gerais.
Estudem a Verdade e vocês verão que a Igreja Católica é a Igreja fundada por Pedro e que escreveu o novo testamento, formou o cânon (Bíblia com 72 Lvros). Nunca existiu várias igrejas mas somente uma: Só uma Igreja, só um batismo, só uma Fé, só um Salvador, só um Deus!
Verdade, só existe uma igreja, são os salvos somente pela fé no SENHOR JESUS CRISTO, os crentes, os regenerados, os eleitos por DEUS!
Orgulho de ser católica e Jesus abrir meus olhos.
Embora seu vídeo seja bom, faltou falar que por exemplo Cipriano de Cartago defende a cátedra de Pedro e afirma ainda que ninguém pode ter Deus por Pai se não tiver a igreja por mãe.
Como é dito no vídeo, ela não concorda com tudo que os pais da Igreja disseram.
@@d4vidsilva931 Meu caro, é um direito dela, contudo, a discordância, não tem o condão de mudar os fatos históricos e de mudar o fato de que as doutrinas expostas pelos pais da igreja são católicas.
Ou seja, comprova o que ela disse: Que muitos eram hereges! Essa afirmação é antibíblica.
@@olimpioabreu8459 as doutrinas cristãs são as doutrinas biblicas, as doutrinas catolicas são as doutrinas catolicas, outros 500, " Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema."
@@matheuskowalski302 Me responda uma coisa, quem foi mesmo que escolheu os 27 livros do N.T, determinou que eles eram inspirados e os canonizou?
Não seria mais fácil voltar pra igreja católica?
So se for pai da igreja catolica pra mim pai da igreja e Deus eu creio tenho certrza verdadeira
Impossível não Amar a Igreja Católica Apostolica 'Romana' lendo a Patristica!
Viva os santos Pais da Igreja Católica Apostólica Romana
Desperta a vontade de conhecer a história da igreja
Vídeo interessante, porém: Nenhum pai da Igreja defende adoração à Maria, assim como NENHUM teólogo católico defende adoração à Maria, isso é um vício de linguagem protestante que confunde veneração com adoração.
Até porque se pode falar absurdos sobre Jesus que vcs não reclamam tanto assim, mas...... se é maria, qualquer questionamento, dizer que ela teve filhos então... vcs perdem a linha, mas fica trankes, não é porque vcs se ajoelham e pedem a ela que é adoração e nem porque tem uma procissão e uma cidade e um templo e lagrimas e uma profunda escatologia catolica que aponta maria como fundamental nos eventos finais, e que ela esta acima de todos os anjos, e é a rainha do céu, e que quem não aceitar maria como mãe não sera salvo ou tem Deus como pai , ou como o livro "glorias de maria" diz que há coisas que nem Deus pode fazer somente maria, mesmo que nenhum dessas historias nenhum apostolo relatou algo tão importante para fé, mesmo joão que ficou com ela nos deu essa revelação tão cristológica, eu acho que eles esqueceram, tambem, João estava bem velinho, na hora que ele foi escrever esse fato tão relevante para o cristianismo ou a tinta da caneta acabou ou ele ficou tão impactado vendo a assunção de maria, que simplesmente esquece de relatar, mas eu entendo, nos estamos errados
@@matheuskowalski302 nossa fiquei impressionado com teu conhecimento, é de tirar o chapéu. É claro que isso é uma piada e me sinto no dever de explicar a você, que isso é realmente uma piada pois é perceptível o nível do teu intelecto. Pessoas tem o livre arbítrio de seguir o que acham correto mas fazer escárnio com um assunto do qual não se tem domínio é ofensa. Jesus é nosso Deus, não há outro, Maria é filha de Deus mas mãe do Deus filho dentro do divina trindade. Você não precisa venerar a mãe de Jesus, mas faça um exame de consciência e seja honesto com você mesmo, não se comparando a ela, respeite a mãe de Jesus. Para encurtar o assunto posso lhe explicar sobre os filhos que vocês, ( nunca sabemos de que denominação protestante é ) acham que Maria tem, posso inclusive na bíblia, das os nomes dos verdadeiros pais desses filhos que vocês acham que é de Maria. Apesar das idiotices que vocês falam, respeito as outras "religiões" e quem as seguem. Mas estou disposto a conversar somente com pessoas serias que não tem medo de ouvir verdades e debater sobre os assuntos.
Veneração é exatamente a mesma coisa que adoração.
@@geds7 veneração significa HONRA. Vcs usam a palavra Reverendo e implica com veneração?
@@geds7a diferença, como uma pesquisa rápida vai lhe mostrar, está na natureza do culto, venerar é prestar honra, é usar como modelo a ser seguido para estar mais perto de Deus. Você não admira por exemplo uma pessoa que tem uma vida bem mais reta que a sua, uma pessoa que não tem os seus vícios, uma pessoa que segue muito mais a risca o que Jesus ensinou? Você admirar a vida dos seus pais por exemplo, se eles são pessoas corretas, isso é uma veneração, uma admiração, eles servem de modelo para você se tornar a pessoa que você quer ser. É uma burrice sem tamanho isso que vocês pensam dos católicos. Siga a religião que lhe faz bem e que você acredita mas seja honesto com a igreja católica, veja o que a igreja católica diz a respeito desse determinado assunto, santos e santas não tem poder de cura, tudo é pelo pai e somente ele, o único Deus. O que pedimos é a intercessão mas isso é outro assunto.
Com todo o respeito e sem nenhum espírito de polêmica, mas isso aqui a partir de 04:34 é um dos graves problemas na leitura tipicamente protestante da Patrística, extensivo a toda história da Igreja: com uma Bíblia na mão, o fiel sempre se coloca de algum modo como o epicentro, juiz autorizado e universal da ortodoxia. Quero dizer, quando um cristão que subscreve o princípio "sola Scriptura" chega ao nível de pontificar uma atrocidade como a de que "alguns pais da Igreja eram meio hereges", o que nos resta senão concluir que a doutrina bíblica mesmo, fiel, é a da Carol Razzo? Ela sim é capaz de consumir o peixe removendo aqueles espinhos que confundiram e provavelmente engasgaram os heróis da Fé!
De novo, com todo o respeito, mas o que está por trás dessa série de afirmações infelizes é um absurdo!
É verdade que enquanto teólogos particulares no exercício do seu ministério, os chamados Padres da Igreja não são, per se, instâncias de infalibilidade perfeita; no entanto, eles efetivamente constituem na Igreja uma constelação de testemunhas autoritativas da Fé Apostólica, já que muitos foram Bispos, em particular naqueles pontos onde existe consenso universal consistente, como sobre a regeneração Batismal, a Eucaristia ser o verdadeiro Corpo e Sangue de Cristo, a inspiração divina dos Evangelhos de Marcos, Mateus, Lucas (+ Atos dos Apóstolos) e João, a Virgem Maria ser Theotoks (Mãe de Deus), a necessidade da Sucessão Apostólica mediante o Sacramento da Ordem, só para citar alguns exemplos.
Então dá pra entender porquê muitos evangélicos tem receito com a literatura Patrística: não é porque "tem muita coisa misturada", mas porque vão se acumulando evidências de que a Igreja já nasceu Católica. O que também dificulta sustentar a tese de que o conjunto de segmentos cristãos desconexos e incongruentes entre si de confissão protestantes/reformados/evangélicos "estivessem lá" (06:29).
Leiam, conheçam, meditem São Clemente Romano, Santo Inácio de Antioquia, São policarpo, São Justino Martir, Santo Irineu de Lyon, e tantos outros... mas sem mutilações, sem self-service, em espírito de humildade pra aprender a Fé da única Igreja de Cristo pela qual eles deram suas vidas.
Em tempo, os autores Patrísticos não são comente lidos e usados(?) por Católicos; nossa principal relação com eles é a de um amor específico chamado veneração. Nós os veneramos com o culto público da Igreja a Deus que é a Missa, no Calendário Litúrgico, e também com nossas orações pessoais pedindo sua intercessão.
Não são objetos frios de estudo ou quando muito bons exemplos; são nossos amigos, mestres, pais... membros daquela nuvem de testemunhas (Hb 12, 1) que intercedem por nós junto a Deus até que completemos a nossa corrida da Fé.
pra mim falou algo q vai contra a palavra de DEus, eu dispenso pode ser que for. pra mim a tradição só dos apostolos
E o que dizer da Eucaristia, citada pelos Pais da Igreja? Onde esta a Eucaristia na Igreja protestante?
Eles só usam a patristica de maneira com que eles concordam. Na verdade fazem o mesmo com a Bíblia, repara que são negacionistas, negam o óbvio escrito!
Eucaristia é só outro nome para Ceia do Senhor 😪
@@davimag2071 Leia a Patristica sobre esse tema e volta aqui pra me dizer se trata realmente de uma Ceia do Senhor simbólica protestante ou se trata da Eucaristia que é a presença REAL de Jesus em Corpo, Sangue, Alma e Divindade na hóstia consagrada.
Resume os escritos dos mais importantes
Estudar a patrística lhe ajuda a entender que "sola scriptura" e outras doutrinas da reforma não possuem lastro histórico. São criações humanas do século XVI da cá. E estudar patrística para validar o que eu creio hoje perda de tempo. Se vc quer selecionar suas crenças não necessita tanto esforço intelectual.
cara eu acho que vc não sabe nada sobre que foi a reforma e porque ela ocorreu, o maior argumente e ataque que vcs católicos usam é dizer termos como "analfabetismo funcional" "falta de intelecto", ou como "vcs não sabem nada sobre a historia da igreja", quando vcs resumem algo que aconteceu a simplesmente como uma birra teologica e como se lutero foi o unico que tinha tentado uma "reforma" isso sim demonstra uma ignorancia real
para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.
1 Timóteo 3:15
De qual igreja, Paulo o maior pregador de seu tempo, está falando ?
Onde a Bíblia diz que a Bíblia é a coluna da verdade, sim a Bíblia é infalível mas é só uma parte do conhecimento que Deus nos revelou, é uma outra parte veio através de tradição que igreja guardou e ainda guarda. E a Bíblia tbm veio dessa mesma igreja que guardou e guarda o que foi falado e não foi escrito.
Martinho Lutero foi um dos pais da igreja?
Os pais da igreja jamais defenderam heresias,.
Na verdade a Igreja considera Padres da Igreja, os primeiros escritores eclesiasticos. Ou seja, além de várias outras características, a de escrever é a imprescindível para ser considerado um Padre da Igreja.
Sofisma teológico - Nenhum Pai da Igreja ensinou adoração a Maria. Entre vários pontos.
Outra coisa, a moça do vídeo chama os Padres da Igreja, que lutaram contra várias heresias, de "meio hereges", doidera...
Mas é verdade, cara. Eles eram homens falíveis, não eram inerrantes. Tertuliano e Orígenes são provas vivas disso.
Se os pais da igreja estivessem vivos hoje estariam combatendo exatamente pessoas como esta mulher, mais uma herege, só que dos tempos atuais.
Esse João Damasceno por acaso não era aquele que defendia a veneração de imagens dentro da igreja?
Quem está atrás de conhecimento literário, de religião e de ritos cerimoniais, lê a história (super válido ler a história da formação da igreja universal (católica). E quem foi resgatado pelo evangelho, além dos registros históricos, lê a bíblia e pratica os ensinamentos do Senhor. E quem só quer ganhar um debate ou discussão teológica perde tempo, e fica só na teoria, em vez santificar-se, de praticar a piedade, e pregar o evangelho do Senhor para o arrependimento, batizar e discipular os novos na fé, e instruí-los à fazer o mesmo. "Vaidade de vaidade"
A autora do vídeo diz que tem que ter cuidado com a leitura dos Padres da Igreja porque alguns eram meio hereges e ensinavam coisas como adoração a Maria kkkk
Bom, se alguém é herege não é verdadeiramente cristão. E nenhum Padre da Igreja ensinou adoração a Maria.
Mas eu faço um convite a ela para que seja intelectualmente honesta. Você quer ler teólogos que tiveram muito mais tempo de estudo do que você tem de vida e é você quem vai julgar a teologia deles?
Eles que receberam os ensinamentos diretamente dos apóstolos, que em teoria são os cristãos mais bem formados da história, serão julgados por nós? Só temos que levar em conta o que eles dizem quando eu concordo com eles?
Faça esse exame de consciência, temos por exemplo São Justino que defendeu a Eucaristia no século segundo e foi discípulo direto dos apóstolos, ou Santo Inácio de Antioquia que foi Discípulo de São Policarpo. Estes dois exemplos de santos ensinaram doutrinas que vão completamente contra a doutrina protestante.
Quem tem mais chance de estar errado, eles que foram discípulos dos apóstolos ou Lutero que veio dezesseis séculos depois e tinha graves problemas morais? Faça esse exame de consciência.
Só porque eles discordam do que você acredita não significa que eles estejam errados, talvez o erro esteja no protestantismo, cujas idéias só são encontradas dentre os hereges da época.
Quando se trata de Patrística, protestante só fala o que convém. Afinal, se falarem tudo, já sabemos que terão de dar o braço a torcer.
Lutero não foi o primeiro reformador. Isso tbm é desonestidade intelectual.
@@jonathan_hsf pra ser honesto então é preciso admitir que Lutero nem reformador foi, pois não reformou nada, ele copiou antigas heresias e criou outras próprias.
Quando se fala em reforma se fala em restaurar algo estragado ao que era antes, e Lutero não fez nada disso.
A acusação protestante é de que a igreja católica foi fundada por constantino, e que isso degenerou o cristianismo, portanto Lutero reformou o cristianismo voltando a ser como era antes da paganização de constantino.
Mas essa falácia cai por terra quando se lê a patrística, porque os documentos mostram que a fé católica atual já estava presente séculos antes de constantino nascer.
Lendo a história da igreja, fica claro que Lutero não foi reformador algum, foi um heresiarca.
Sim, alguns patrísticos eram meio hereges, já viu os ensinos bizarros de Orígenes e as péssimas interpretações dele?
Patrísticos não são infalíveis, eles não possuem maior autoridade do que a Escritura. Vai ser meio chocante, mas: patrísticos eram apenas teólogos do período pós apostólico.
@@davimag2071 Vc fala que os Patrísticos são "meio hereges", mas cita justamente aquele único que foi EXCOMUNGADO pela Igreja (Católica, não a Igreja genérica que a moça fala no vídeo).
Tem gente virando católico por causa dos "Pais da Igreja", até pastor presbiteriano. Incrível.
Como uma pessoa vem na internet dizendo que não época dos apóstolos não era a igreja católica apostólica romana 😮
Gente assista os filmes o nome da rosa , o judeu, o monge acordem não é questão de ser católico ou protestante é muito além disso
Sensacional. E interessante perceber que na verdade somos todos seguidores de Cristo. O erro ao longo do tempo sempre foi a idolatria e adoração errada da maior parte dos cristãos, que tornam pessoas ajudantes de Cristo, como "santos" nessa nossa terra. Quando deveríamos apenas ouvir e aprender com esses grandes homens. Canal Sensacional ❤
Senti falta do sistematizador ( Não criador) da doutrina da trindade ,Tertuliano de Cartago
Meu amigo, nossa língua vem do latim, a palavra "venerar" vem do latim (venerari) e significa ação de reverenciar, ter uma grande admiração pelo outro, conferir honras a alguém. Por outro lado Adorar em latim (adorare) é prestar culto a divindade, amor extremo, submissão, assumir dependência de Deus. Isso se chama etimologia, estudo da origem e desenvolvimento das palavras. Essas palavras já eram usadas pelos romanos, pelos povos de língua de origem latina a centenas de anos atrás. Dicionário de português vai juntas as duas palavras em significados semelhantes por quê não se consegue traduzir o sentimento da palavra, inúmeras palavras que existe em um idioma não se tem algo exato na outra língua para traduzir corretamente. Procure a etimologia da palavra. De qualquer forma só são palavras (venerar ou adorar) o importante é o que cultivamos no coração e o sentido que damos a esses sentimentos. Estou lhe dizendo "amamos muitíssimo Maria sim, oramos a ela como os primeiros cristãos mas ela não toma o lugar de Deus, a igreja não prega isso".
Não falte com a verdade, a igreja sempre católica, Inácio de Antioquia que viveu entre 35-107 d.C já afirmava a igreja católica e a eucaristia. Lembrando ainda que foi discípulo direto do apóstolo de João.
a igreja católica nesse caso não seria a Igreja Católica Apostólica Romana meu caro. Eles usavam esse termo para simbolizar a igreja universal de Cristo
@@henzzo7507 Não seria? Ora, Justino Mártir, em suas apologias, descreve o culto cristão praticamente igual a missa de nossos dias, fala que depois da consagração não é mais pão e nem vinho, mas sim o corpo e sangue de Cristo, isto não é católico?
@@henzzo7507 Cipriano de Cartago, afirma que não pode ter Deus por Pai quem não tem a igreja por mãe, e, ainda afirma a cátedra de Pedro, isto não é católico?
@@henzzo7507 Agostinho de Hipona afirma que se quiser acreditaria nos evangelhos se a isso não o levasse a autoridade da igreja católica, Isto não é católico?
@@henzzo7507 Irineu de Lyon trás a lista dos papas desde Pedro até o Papa de sua época. Isto não é católico
Gente, vejo vários comentários dos católicos, e só digo aos católicos, vocês não obrigados a concordar com um protestante na sua análise sobre a História da Igreja, vocês não mudaram a fé evangélica porque ela é Obra de Deus, vocês não precisam sentir ofendidos quando um.protestante fala da História da Igreja, porque tanto a História e a Igreja não são propriedades humanas nem de grupos humanos, e sim de Deus. A oração de um cristão genuíno (protestante) é para a Verdade transformá-los nessa vida, um cristão genuíno não é prepotente achando que sua intelectuidade e instituição religiosa irá salvar alguém, só Jesus salva. Nem vai temer pela sua eternidade, pois conhece Quem o salvou. Logo, os apelos dos catolicos contra os evangélicos (verdadeiros) não fará faze-los regressar para a antiga vida de ilusão. E outra, se quer rebater a moça do vídeo faça o seu trabalho na plataforma digital melhor que o dela para as pessoas interessarem pelo o seu trabalho, agora ficar nos comentários chamando ela de mentirosa que "vai estudar antes de falar", só mostra a pobreza de ideias e ineficácia de fazer um serviço melhor. Pelo menos gaste tempo em ouvir até o final e depois avalie se pra ti faz sentido o que a moça apresentou.
Você provavelmente nem leu um livro Patrístico, como pode querer saber de algo ?
@@joaofelipe9147 Católico deveria ler e estudar a bíblia, fazendo isso de forma correta; deixaria de ser católico. Digo isso como um ex-católico.
@@fabio30091991 Como você explica o fato de existirem 40.000 denominações protestantes? Se é o Espírito Santo quem as guia, por que todas essas denominações discordam entre si?
@@fabio30091991 Ou você era um católico de IBGE ou só era mal formado e não conheceu a própria fé.
@@joaofelipe9147 ia sempre à missa, catequese... Era ativo; mas o catolicismo não era suficiente para mim. Missa é uma coisa chata, Jesus não é o foco. Isso era confuso para mim.
Bom não ótimo ❤❤❤
Moça, só por falar que os católicos "adoram" Maria, mostra que, infelizmente, não estudou o mínimo sobre a única igreja fundada por Nosso Salvador, Jesus Cristo!
Quando a pessoa não conhece a vdd e cai no protestantismo Deus perdoa, porém quando tem acesso a verdade! Difamar a igreja findada pelo próprio Deu é muito grave.
Meu caro amigo gostei do seu gesto de amor pois disse toda a verdade pois Jesus Cristo ama o pecador mas abomina o pecado e tudo o que for escrito que não esteja conforme o ensinamento das Sagradas Escrituras e a mensagem de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador e redentor é obra do demônio para a perdição eterna da alma no purgatório [inferno] longe de Jesus Cristo nosso único e Bendito Salvador, diz o nosso amado Apóstolo Paulo que toda a Escritura é digna de aceitação e serve para o ensinamento e nem uma vírgula pode ser acrescentada ou retirada da mensagem de Jesus Cristo e dos Santos Apóstolos pois o Evangelho de Cristo é tão simples e tão eficaz e só Ele nos pode salvar e libertar as almas no caminho que conduz à vida Eterna com Deus Altíssimo nas Mansões Celestiais Mansões Celestiais através de Jesus Cristo
Carol você é top em relação história da Igreja 👍🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Acho que, inclusive, algo que faz a patrística parecer fortalecer os argumentos católicos se deve a tradução do grego daquela época para nossa língua de hoje, fazendo com que, em alguns casos, pareça que os católicos têm razão em grande maioria de seus argumentos.
É porque a bíblia como conhecemos foi compilada e traduzida pela IC, e nos primórdios do Cristianismo a igreja já era Católica, como o próprio Santo Inácio de Antioquia já havia falado na Patrística, por volta do ano 107 D.C.
Mas eles tem razão.