Muito bom! Irei mostrar o vídeo ao meu professor de filosofia, pois atualmente estamos aprendendo sobre "o que é ciência", dentro da matéria: formas de conhecimento.
Adorei a forma como o conteúdo foi explicado. A didática, as explicações e o exemplo final foram ótimos para visualizarmos o processo do método científico. Também notei a inflluência indutivista durante a explicação, me remetendo ao livro de Alan Chalmers "O que é ciência afinal?". Poderia ter outro vídeo neste estilo, mas com mais tempo e se aprofundadno mais na história da ciência, citando as pessoas envolvidas no processo histórico que nos leva até a ciência atual.
Gostei da forma como o conteúdo foi explicado. Um vídeo curto e muito informativo. As explicações e a didática foram ótimas. Senti falta de conceitos que incluíssem ciências humanas, infelizmente essas ciências são deixadas de lado em detrimento das ciências naturais e exatas(principalmente pela diferença entre os métodos de pesquisa) . Abordar os conceitos de o que é ciência para diferentes filósofos da ciência também seria muito produtivo para o vídeo, visto que esse conceito foi pensado por diversos cientistas como Karl Popper, Thomas Kuhn e Ernst Mayr.
Achei o vídeo uma ótima forma de introdução para o conceito de ciência, apesar da curta duração, os conceitos foram bem explicados! Porém, acho que agregaria muito se a análise fosse feita com mais foco nas ciências humanas, também poderia incluir outras perspectivas, como a de Paul Feyerabend e Ernst Mayr, enriquecendo ainda mais os conceitos expostos no vídeo!
A explicação, da definição de ciência como conhecimento profundo obtido por meio da observação e que leva a formulação de hipóteses testáveis, foi boa. Entretanto, essa visão positivista, acaba por reduzir as diversas formas de produção do conhecimento científico à uma única possibilidade: o método científico. A revisão por pares, citada no vídeo, é uma utopia, de certa forma, tendo em vista que somos seres humanos, com conhecimentos e experiências prévias. Logo, é impossível não deixarmos resquícios da nossa perspectiva durante a análise dos conteúdos. Como já foi apresentado por Karl Popper há muito tempo, a ciência não é produzida em um vácuo, ela é influenciada por vários contextos. Ele defende uma abordagem crítica que valoriza a refutação das teorias e amplia o diálogo na produção do conhecimento científico. É nteressante, que o autor do vídeo antente-se também à essas outras formas de produção da ciência ao produzir o conteúdo para o público. A ciência não se resume apenas à reprodução de um método, ela é muito mais ampla e flexível.
Muito interessante a explicação sobre os conceitos de Karl Popper e Thomas Kuhn! No entanto, senti falta de uma análise mais profunda das limitações e críticas às suas teorias. Incluir outras perspectivas, como as de Imre Lakatos e Paul Feyerabend, enriqueceria o conteúdo e proporcionaria uma visão mais completa da filosofia da ciência. Além disso, seria ótimo ver exemplos modernos de mudanças de paradigma para conectar a teoria com a prática científica atual. De qualquer forma, é uma excelente introdução aos fundamentos da ciência!
O vídeo em si é bem elaborado, didático e intrigante mas apresenta um conteúdo simplista de acordo com o conceito complexo de ciência. Poderia ter apresentado alguns filósofos para aprofundar o conteúdo com as diferentes concepções sobre ciência de cada pensador. Gaston Bachelard, por exemplo, é um filósofo que compreende a ciência como uma atividade complexa e dinâmica, que não se limita apenas a observação para aplicação de métodos e obtenção de resultados objetivos. Sua análise demonstra um processo ativo de transformação, criatividade e autocrítica de teorias e conceitos preexistentes do conhecimento científico, se contrapondo aos conceitos fixos e acumulativos do positivismo.
A definição de ciência e o método científico são temas complexos que têm sido discutidos e debatidos ao longo da história, envolvendo uma série de perspectivas e abordagens. Cada perspectiva tem seus próprios pontos fortes e limitações, destacando aspectos diferentes da ciência. A ciência é um empreendimento humano complexo, em constante evolução, que procura entender o mundo natural por meio de métodos rigorosos e investigação sistemática. As diversas perspectivas e filosofias da ciência ilustram a riqueza da disciplina, ao mesmo tempo em que nos lembram da necessidade de manter um equilíbrio entre o rigor e a criatividade, a objetividade e a subjetividade, e a comunicação com o público e a busca pelo conhecimento. A ciência é uma jornada contínua de descoberta e revisão, e a reflexão sobre sua natureza é essencial para o avanço do conhecimento científico e sua integração na sociedade.
não é qualquer coisa que uma pessoa qualquer achou vai ser tratada como ciência,primeiro que,como disse,como chegou,como se iniciou,o que é composto nesse meio e etc.
A definição dada ao vídeo apesar de interessante e fácil de ser entendido, não deixa de ser dita de forma rasa e limitada. A ciência em si abrange vários métodos e pensamentos de definição diversificados, podendo ser citados filósofos como Karl Popper, Thomas Kuhn e Gaston Bachelard, sendo este o filósofo que acabou revolucionando o pensamento não positivista dando abertura a outras perspectivas. Diferentemente do pensamento positivista, esse pensamento mostra que o erro e a análise de falseabilidade na ciência não é um acidente, mas sim um estágio indispensável para se construir a ciência.
Eu gosto da ciência Parapsicologia, ela me trouxe para o mundo da ciência. Ainda mais a Parapsicologia que é o conjunto dos ramos da ciência que estuda o incomum, o misterioso, os fenômenos a primeira vista inexplicáveis que tem relação com o homem!
Resumo: O que é ciência? No dicionário: ciência é conhecimento. Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, experiência dos fatos e a métodos próprio. Conhecimento que em constante interrogação de seu método, suas origens e seus fins, obedece a princípios válidos e rigorosos, almejando Coerencia interna e sistematicidade. A etimologia da palavra ciência no latim é Scientia que significa saber, que significa ter conhecimento amplo e profundo de alguma coisa. O método científico é basicamente uma observação do mundo que te faça formular hipóteses de possibilidades do porque daquilo observado acontecer, com isso você cria experimentos para tentar verificar ou descartar essas hipóteses. A partir do análise desses experimentos você chega a uma conclusão, pode ser uma teoria, uma lei ou apenas um aprendizado que aquilo não funciona de acordo com os seus experimentos. Em um estudo feito por um método científico, toda e qualquer conclusão é válida, desde que ela possa ser reproduzida por outro cientista. É por isso que fontes seguras de informações científicas usam o método de revisão por pares, que nada mais é a revisão do estudo feito por especialistas daquela área, que atesta se o artigo é ou não válido para somente assim ser publicado. Uma grande descoberta não é feita de um dia para noite, então passa pelos pequenos passos da pesquisa basica e todo trabalho produzido por cientistas ao longo do mundo faz parte desse conjunto do resultado. Observação: seu gato brinca mais com rolo de lã colorido do que com uma caixa de papelão. Hipótese: gatos são mais atraídos por objetos coloridos que objetos de cor neutra. Experimento: disponibilizar em um quarto para o gato, os dois modelos de brinquedo e cronometrar o tempo gasto com cada um. Repetir o experimento com outros gatos, repetir todo o experimento com um modelo de lã apenas de uma cor e uma caixa de papelão colorida. Questionamentos dos dados para a conclusão, os dados confirmam sua hipótese inicial? Apenas nossos achados são considerados ciência, depois te ser visto e revisto. A ciência não é apenas conhecimento ou passo a passo para uma descoberta, a ciência é um convite para quem se interessar em descobrir os mistérios da natureza.
Vídeo é muito bom, gostei. Só queria fazer um parêntese e trazer que hoje em dia o último grau de conhecimento científico é somente mesmo a Teoria, não se faz mais Leis, as vezes algumas pessoas podem não entender que já não se usa mais Lei e cair naquela "É só uma teoria, se não caso contrário seria Lei." Faltou explicar isso para não caírem em confusão, tirando isso, excelente vídeo!
olá pessoa da etec que veio ver esse video a pedido do professor, eu também sou você :)
Também
é tois✊, preguiça..
Olá kkk
Eu
Ola kakaka
Se vc veio ver esse vídeo pra fazer um trabalho, RLX, vc n é o único
bom dia vim pq o professor disse q vale ponto
KKKKKKKK ASSI
Ss kkkkkkkk
eu aq em pleno 2024 😂
Também.
Gostei desse vídeo porque explicou sobre as características da ciência e sobre os experimentos que podemos fazer com as dúvidas e pra provar uma ação
EXCELENTE! Enfim encontrei um bom vídeo para indicar a meus alunos sobre o assunto: objetivo, didático e rigoroso.
*TODO MUNDO*vim pq o prof pediu KKKKKKKKKKK
👏👏
Muito bom minha professora que mandou o link desse vídeo para minha turma está de parabéns 👏👏
A minha também
A minha também
A minha tbm , n sei se é professor ou professora kkk
Eu também
Muito bom!!!! Excelente descrição
Vim pela lição on-line
Muito bom! Irei mostrar o vídeo ao meu professor de filosofia, pois atualmente estamos aprendendo sobre "o que é ciência", dentro da matéria: formas de conhecimento.
+Carlos Rogerio obrigado, Carlos. Mostre e dps conta pra gente oq seu professor achou do q falamos. =)
mas a gente ta de quarentena
@@ligiatoroni9498 mas esse comentário foi postado três anos atrás quando ainda não estávamos de quarentena
Quem veio pelo professor
EUUUUUU
Eu
Kkkkk
Euu
Eu
Vim pela lição online
Eu tbm
Igualmente...
Também
@ღAna Cat miauღ tmj lek✌
Adorei a forma como o conteúdo foi explicado. A didática, as explicações e o exemplo final foram ótimos para visualizarmos o processo do método científico. Também notei a inflluência indutivista durante a explicação, me remetendo ao livro de Alan Chalmers "O que é ciência afinal?". Poderia ter outro vídeo neste estilo, mas com mais tempo e se aprofundadno mais na história da ciência, citando as pessoas envolvidas no processo histórico que nos leva até a ciência atual.
Vim pq o professor pediu✊👍
Tb kkkk
Eu também
O meu também, kkk
Também!
Gostei da forma como o conteúdo foi explicado. Um vídeo curto e muito informativo. As explicações e a didática foram ótimas. Senti falta de conceitos que incluíssem ciências humanas, infelizmente essas ciências são deixadas de lado em detrimento das ciências naturais e exatas(principalmente pela diferença entre os métodos de pesquisa) . Abordar os conceitos de o que é ciência para diferentes filósofos da ciência também seria muito produtivo para o vídeo, visto que esse conceito foi pensado por diversos cientistas como Karl Popper, Thomas Kuhn e Ernst Mayr.
Achei o vídeo uma ótima forma de introdução para o conceito de ciência, apesar da curta duração, os conceitos foram bem explicados!
Porém, acho que agregaria muito se a análise fosse feita com mais foco nas ciências humanas, também poderia incluir outras perspectivas, como a de Paul Feyerabend e Ernst Mayr, enriquecendo ainda mais os conceitos expostos no vídeo!
A explicação, da definição de ciência como conhecimento profundo obtido por meio da observação e que leva a formulação de hipóteses testáveis, foi boa. Entretanto, essa visão positivista, acaba por reduzir as diversas formas de produção do conhecimento científico à uma única possibilidade: o método científico. A revisão por pares, citada no vídeo, é uma utopia, de certa forma, tendo em vista que somos seres humanos, com conhecimentos e experiências prévias. Logo, é impossível não deixarmos resquícios da nossa perspectiva durante a análise dos conteúdos.
Como já foi apresentado por Karl Popper há muito tempo, a ciência não é produzida em um vácuo, ela é influenciada por vários contextos. Ele defende uma abordagem crítica que valoriza a refutação das teorias e amplia o diálogo na produção do conhecimento científico.
É nteressante, que o autor do vídeo antente-se também à essas outras formas de produção da ciência ao produzir o conteúdo para o público. A ciência não se resume apenas à reprodução de um método, ela é muito mais ampla e flexível.
Canal muito bom, explica de uma forma bem clara e fácil,com palavras que usamos no dia a dia que facilita a aprendizagem.
Verdade👏
Muito interessante a explicação sobre os conceitos de Karl Popper e Thomas Kuhn! No entanto, senti falta de uma análise mais profunda das limitações e críticas às suas teorias. Incluir outras perspectivas, como as de Imre Lakatos e Paul Feyerabend, enriqueceria o conteúdo e proporcionaria uma visão mais completa da filosofia da ciência. Além disso, seria ótimo ver exemplos modernos de mudanças de paradigma para conectar a teoria com a prática científica atual. De qualquer forma, é uma excelente introdução aos fundamentos da ciência!
Oi alunos do sesi, também estão aqui pela nota?
QUE DEUS ABENÇOE SEU CANAL
Gostei muito do seu comentario sobre cencia.
Gostei muito obrigada, bjs.
Muito bom! Obrigada pelo conteúdo.
👏
Parabens!!gostei muito do seu vídeo!explicou muito bem!!!
Vim pelo professor gustavo, salve juíz de fora
Muito bom . Estudar para a prova de metodologia científica
olá vim pelo curso cruzeiro do sul, Engenharia de Produção.
O vídeo em si é bem elaborado, didático e intrigante mas apresenta um conteúdo simplista de acordo com o conceito complexo de ciência. Poderia ter apresentado alguns filósofos para aprofundar o conteúdo com as diferentes concepções sobre ciência de cada pensador. Gaston Bachelard, por exemplo, é um filósofo que compreende a ciência como uma atividade complexa e dinâmica, que não se limita apenas a observação para aplicação de métodos e obtenção de resultados objetivos. Sua análise demonstra um processo ativo de transformação, criatividade e autocrítica de teorias e conceitos preexistentes do conhecimento científico, se contrapondo aos conceitos fixos e acumulativos do positivismo.
A definição de ciência e o método científico são temas complexos que têm sido discutidos e debatidos ao longo da história, envolvendo uma série de perspectivas e abordagens. Cada perspectiva tem seus próprios pontos fortes e limitações, destacando aspectos diferentes da ciência. A ciência é um empreendimento humano complexo, em constante evolução, que procura entender o mundo natural por meio de métodos rigorosos e investigação sistemática. As diversas perspectivas e filosofias da ciência ilustram a riqueza da disciplina, ao mesmo tempo em que nos lembram da necessidade de manter um equilíbrio entre o rigor e a criatividade, a objetividade e a subjetividade, e a comunicação com o público e a busca pelo conhecimento. A ciência é uma jornada contínua de descoberta e revisão, e a reflexão sobre sua natureza é essencial para o avanço do conhecimento científico e sua integração na sociedade.
Vim pelo Professor kkkkkkkkk
Parabéns... Vc é novo e muito inteligente, amei sua sabedoria.
parabéns! minha professoa mandou o link desse vídeo :)
Eu também
Gostei muito do conceito irmão
Esse canal é sensacional!
Tudo que ele falou é superficial e incongruente.
Muito bom... gostei bastante do exemplo do gato 🐱
Incrível, ótima caracterização sobre este processo de conhecer tão importante!
Verdade
Um valor fundamental ao meio cientifico é que todo resultado é aberto ao questionamento. E esse valor foi destruido durante a pandemia.
Amei❤
Alguém sabe me dizer 5 ideias da ciencias por favor
Ótimo vídeo, parabéns.
não é qualquer coisa que uma pessoa qualquer achou vai ser tratada como ciência,primeiro que,como disse,como chegou,como se iniciou,o que é composto nesse meio e etc.
Muito boa a explicação. Estão de parabéns!
*A única coisa que entendi desse vídeo foi BLÁ BLÁ BLÁ, ciência, ciência, ciência. Está de brincadeira né!*
Conteúdo de Qualidade.
Ótimo seu vídeo! O melhor que encontrei sobre o assunto! Vou usar na minha aula, obrigada!
A definição dada ao vídeo apesar de interessante e fácil de ser entendido, não deixa de ser dita de forma rasa e limitada. A ciência em si abrange vários métodos e pensamentos de definição diversificados, podendo ser citados filósofos como Karl Popper, Thomas Kuhn e Gaston Bachelard, sendo este o filósofo que acabou revolucionando o pensamento não positivista dando abertura a outras perspectivas. Diferentemente do pensamento positivista, esse pensamento mostra que o erro e a análise de falseabilidade na ciência não é um acidente, mas sim um estágio indispensável para se construir a ciência.
vim pelo pedido da professora hehe
tbm
Tbm
Também
voce e bom moleque. tem talento
Gostei do vídeo
Obrigada ❤
Eu vindo aqui por conta própria, pq eu sou obcecada pela ciência
Kisa ki Syans?
Syans se yon efò rijid, sistematik ki konstwi ak òganize konesans nan fòm eksplikasyon ak prediksyon teste sou mond lan.
Ótimo, obrigado.
vim pelo professor igor antunes, salvezão meu truta👍
edit: Mauricio fernandes
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bom! Parabéns!
Vim pelo professor , valia nota kkkk
olá lucas
@@brunobrc7 ola bruno
@@c-chiro ola vini
Oiii
olá
Bom eu vir pq agr quero ser inteligente e estou com cede de conhecimento
Vim pelo professor Castro Pinto
Nemmmmmm e meu professor tambem
@@Lucasss513 caramba, ele é irmão do professor caio pinto??
@@c-chiro ele mesmo, o maior pinto do bairro
Caramba, é a mesma pessoa dos vídeos atuais?
Parabéns, bem explicado sem enrolação 👏👏👏
Eu gosto da ciência Parapsicologia, ela me trouxe para o mundo da ciência. Ainda mais a Parapsicologia que é o conjunto dos ramos da ciência que estuda o incomum, o misterioso, os fenômenos a primeira vista inexplicáveis que tem relação com o homem!
👏👏
Eu vim pelo o prf
Simples e esclarecedor
Gostei MT n sei se vc e professor mas seria MT legal
Resumo: O que é ciência?
No dicionário: ciência é conhecimento. Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, experiência dos fatos e a métodos próprio. Conhecimento que em constante interrogação de seu método, suas origens e seus fins, obedece a princípios válidos e rigorosos, almejando Coerencia interna e sistematicidade. A etimologia da palavra ciência no latim é Scientia que significa saber, que significa ter conhecimento amplo e profundo de alguma coisa. O método científico é basicamente uma observação do mundo que te faça formular hipóteses de possibilidades do porque daquilo observado acontecer, com isso você cria experimentos para tentar verificar ou descartar essas hipóteses. A partir do análise desses experimentos você chega a uma conclusão, pode ser uma teoria, uma lei ou apenas um aprendizado que aquilo não funciona de acordo com os seus experimentos. Em um estudo feito por um método científico, toda e qualquer conclusão é válida, desde que ela possa ser reproduzida por outro cientista. É por isso que fontes seguras de informações científicas usam o método de revisão por pares, que nada mais é a revisão do estudo feito por especialistas daquela área, que atesta se o artigo é ou não válido para somente assim ser publicado. Uma grande descoberta não é feita de um dia para noite, então passa pelos pequenos passos da pesquisa basica e todo trabalho produzido por cientistas ao longo do mundo faz parte desse conjunto do resultado. Observação: seu gato brinca mais com rolo de lã colorido do que com uma caixa de papelão. Hipótese: gatos são mais atraídos por objetos coloridos que objetos de cor neutra. Experimento: disponibilizar em um quarto para o gato, os dois modelos de brinquedo e cronometrar o tempo gasto com cada um. Repetir o experimento com outros gatos, repetir todo o experimento com um modelo de lã apenas de uma cor e uma caixa de papelão colorida. Questionamentos dos dados para a conclusão, os dados confirmam sua hipótese inicial? Apenas nossos achados são considerados ciência, depois te ser visto e revisto. A ciência não é apenas conhecimento ou passo a passo para uma descoberta, a ciência é um convite para quem se interessar em descobrir os mistérios da natureza.
Resumo
Quem veio pelo professor da escola eu aqui e vcs :)
Parabéns 🎈 👏🏽👏🏽
Excelente!
Muito bom
olá incrível aluno lutando contra aula online,tudo bem?
@ღAna Cat miauღ que bom haha
Tudo minha consagrada
Q veio a pedido do professor ?? Euuu
Eu vim pelo professor e pela PROVA
Bela explicação parabéns me ajudou bastante
É a 1° vez que assunto o canal.
Gostei do raciocínio.
Acompanharei para ver qual a linha de pensamento do canal.
Sucesso.
Também vim pelo professor
Ótimo.
Me ajudou muito obrigado
Fé e ciência
Valeu
Vim pela aula online
Eu também
vim pelo professor
Quem veio pela Prof de Ciências
Adivinha eu neh
Eu
Eu
Me ajudou bastante, muito obrigada!!! 😘
Ciência é tudo
Eu vim pelo professor
Eu também Mano kkk
Eu amo gato❤️🥰😍
Tema a investigar:
Como é que as células vivem, durante as horas de sono ?
Obrigada!!!
Vídeo é muito bom, gostei. Só queria fazer um parêntese e trazer que hoje em dia o último grau de conhecimento científico é somente mesmo a Teoria, não se faz mais Leis, as vezes algumas pessoas podem não entender que já não se usa mais Lei e cair naquela "É só uma teoria, se não caso contrário seria Lei." Faltou explicar isso para não caírem em confusão, tirando isso, excelente vídeo!
ameiiiii
O design inteligente seria ciência?
Pode meus aplicar melhor🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔
Gostei
+Marcos Nogueira Obrigado, Marcos. Se inscreva pra continuar acompanhando nosso conteúdo. =)
interessante
Meu Deus, você começou afazer esse canal quando era adolescente?! rsrsrs PS. É só uma brincadeira. Gosto muito do trabalho de vocês.
Ciência é Comercimento
Conhecimento*
MT bom
vc sabe tudo sobre a ciencia
Agora que percebi que o video e de 2017 kkkkk achei que tivese cortado o cabelo
Sesi pq?
Nossas d+tudo isso